SóProvas



Prova Iamspe - SP - 2017 - IAMSPE - Médico


ID
2485339
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação à pontuação, selecione a alternativa que, de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa, apresenta algum desvio:

Alternativas
Comentários
  • b) Do outro lado da cerca, pelos espaços entre as flores curvas, eles estavam tacando. Eles foram para o lugar onde estava a bandeira e eu fui seguindo junto à cerca. Luster estava procurando na grama perto da árvore florida. Eles(sujeito), tiraram(verbo) a bandeira e aí tacaram outra vez. Então puseram a bandeira de novo e foram até a mesa, e ele tacou e o outro tacou. (Trecho de O Som e a Fúria – Willian Faulkner) 

     

    Entre o sujeito e o verbo não se usa a vírgula!

  • QUESTÃO PRA TESTAR A PACIÊNCIA DE LER TUDO! RSRS

  • B. Não se separa por vírgula SUJEITO + VERBO + COMPLEMENTO + ADJUNTO ADVERBIAL. A vírgula deve ser usada para deslocamento de termo ou intercalação !

  • outro erro no inicio da letra b, seria eles foram para, ao inves de, eles foram ao???


ID
2485342
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Na sentença “Compareceu naquela sala com a argumentação de que não poderia ficar mais. Destarte partiu sombrio para o encontro do seu ocaso” as palavras grifadas podem ser substituídas, sem prejuízo do sentido, pelos seguintes termos, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Considerando que:

     

    no entando = porém. Ambas com valores adversativos

    Sendo assim = portanto. Ambas com valores conclusivos

    Letras : a, b , c e e eliminadas.

     

    Só nos resta a letra d mesmo!

     

  • D - Destarte (desse modo) / do seu ocaso (do seu fim, morte)

  • Rodrigo Marcelo, a sua lógica é falha. Nada impede que os primeiros termos tenham o mesmo valor semântico, sendo, portanto, o segundo o diferencial para se achar a resposta correta.

  • Sinônimo de destarte

    Transmite uma noção de conclusão e recapitulação:

    1 dessa forma, por isto, por consequência, isto posto, à vista disso, por conseguinte, assim sendo, deste jeito, desta maneira, dessarte, em vista disso, então, deste modo, desta forma, sendo assim, consequentemente, por isso, pois, assim, portanto, logo

  • Destarte: conjunção Conclusiva. 


ID
2485345
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para a questão 3:

O Brasil é como "House of Cards" sob efeito de ácido, diz diretor do BTG Pactual

SÃO PAULO - Os últimos anos têm sido bastante conturbados para o Brasil, que vive uma reviravolta política atrás da outra, levando o País a ser destaque quase toda semana nas publicações internacionais. Desta vez, em entrevista ao Financial Times, foi a vez do diretor do BTG Pactual, Steve Jacobs, comentar o cenário por aqui.

Segundo ele, que é presidente-executivo da divisão de administração de ativos do BTG Pactual e membro do comitê executivo de 10 integrantes que comanda a companhia, o Brasil é como "House of Cards sob efeito de ácido", em uma referência _________ série da Netflix sobre política.

A publicação lembra que entre essas reviravoltas da política nacional, o banqueiro e fundador do BTG, André Esteves, acabou detido em 2015 sob acusações de obstruir uma investigação quanto __________ propinas na Petrobras. Segundo a matéria, os papéis do banco já caíram 60% desde a máxima. "Houve uma venda acelerada de ativos, entre os quais carteiras de crédito e uma subsidiária de private banking na Suíça, e os clientes fugiram o mais rápido que podiam", diz o texto.

Os ativos da administradora de fundos de hedge do BTG caíram em 97%, de US$ 5 bilhões para US$ 150 milhões, e a divisão de fundos mútuos da instituição viu reduzido em quase 50% o capital que tinha sob administração, lembra o Financial Times. Apesar dos problemas, Jacobs se mostra otimista e diz que Esteve está confiante de que sua inocência será provada.

"Ele é um grande amigo, e tenho muita, muita esperança de que em breve surjam provas de que é completamente inocente. Mas isso é um assunto de menor importância para o BTG", diz Jacobs. A matéria diz que o executivo não mostra sinais de irritação quando questionado se os problemas de Esteves prejudicaram os negócios do banco, ou se eles continuam a desestimular os investidores.

"Ele minimiza o problema, dizendo que o assunto da prisão de Esteves era muito mencionado em 2016, mas que a maioria dos investidores deixou a questão para trás", afirma a matéria. "Isso literalmente é uma não questão no momento", diz o diretor ao Financial Times.

Sobre o atual momento, Jacobs diz que "ninguém antecipou o problema com Temer". "Esses são mercados em que é difícil operar. Ninguém quer mercados emocionais, que mudem rapidamente". "Quanto __________ ações brasileiras ou ao mercado de renda fixa, [os investidores] estão cautelosos. Por conta do torvelinho político e econômico no Brasil , é preciso cautela sobre os mercados de lá", ele diz.

Ele afirma ter esperança de que Temer fique no poder, _________ fim de comandar a reorganização de que o Brasil precisa depois da pior recessão na história do País. Jacobs diz que "parece haver a sensação de que Temer será capaz de manter sua posição, o que é provavelmente bom para o Brasil. Se ele sobreviver, é provável que seja o homem que vai liderar essas reformas muito importantes, talvez cruciais". O Brasil, conclui Jacobs, é sempre "muito divertido".

(Disponível em: https://www.msn.com/pt-br/noticias/crise-politica/o-brasil-%C3%A9-como-house-of-cards-sob-efeito-de-%C3%A1cido-diz-diretor-do-btg-pactual/ar-BBCTCsr. Acesso em 19/06/2017, às 22h50)


Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas pontilhadas, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Resposta. Alternativa A

    à – a – às – a 

     

  • VIDE Q823409  Q828446

     

     

    Em ”nos tipos de exigências que o Mercado e o mundo em geral vêm fazendo às pessoas”, a crase ficaria dispensada se o artigo estivesse no singular.

     

     

    OBS.:  Uma fácil maneira de descobrir a existência do sinal indicativo de crase é substituindo a palavra feminina por uma masculina.

    Q397165

    AO CICLO...

    AO DESEVOLVIMENTO...

    Dá ao comércio

    - Pronome pessoal, não há crase.

    -  Preposição exigida pelo verbo "pertencer" + artigo antes de "imaginação". ---- *Macete do PORTÃO.

     

    Trocar a palavra seguinte por "portão".

    Se der "a" não tem crase, se der "ao" tem crase. Nesse caso, há crase.

     

     

     

    “represália  (vti)   à aliança” 

    “represália  ( ao aumento) --> LATIU TEM CRASE! 

    associada à  evolução da tecnologia

     

    vinculada  À possibilidade (subs. feminino) de diminuir.       VINCULADA A ALGUMA COISA

     

    Q559541 Q452381

     

    As empresas, em geral, visam (VTI)  à manutenção da força de trabalho.

    Os professores sempre VISAM À evolução dos alunos

     

    Q405421

    Quando não existia fotoxópi e recorriam (VTI)    à pistola

     

                     VIDE  Q118445   Q51952  Q202664  Q766366

     

    Não tem crase antes de   VERBO      ( A PARTIR)

     

    Não usa a crase antes de ARTIGOS  indefinidos    (A UM)

     

    Não há crase antes de pronome  (A ELA)

     

    NÃO há crase antes de pronome demonstrativo     (A ESSE, A ESTA, A TAL)

      

    NÃO há crase antes de pronome INDEFINIDO    (A QUALQUER, A CADA, A TODA)

     

    Não há crase antes de palavra MASCULINA     A     PRAZO   =   O      PRAZO   

     

                       A    PROPÓSITO       =        O PROPÓSITO        A PRÓPRIA

     

    Não há crase diante de palavras no plural:        a   oligarquias locais,   A   nossaS      

     

    PALAVRAS REPETIDAS =       FRENTE   A     FRENTE          cara  a  cara.

                        Exceção: declarou guerra à guerra.   Declarou guerra ao partido.

     

     

     

  • Alguém me explica por que diabos a penúltima tem crase, uma vez que "palavra no singular + palavra no plural = crase nem a pau". Complicado...

  • Olá, Alex Large. Espero que eu consiga tirar sua dúvida, bem, nós temos a seguinte situação: 

     

    "Quanto __________ ações brasileiras ou ao mercado de renda fixa, [os investidores] estão cautelosos." 

     

     

    Perceba aqui que a frase não está na ordem direta da lingua portuguesa: Sujeito - Verbo - Complemento. Então, vamos resolver isso e ver como a frase fica:

     

     

    "[Os investidores] Estão cautelosos quanto __________ ações brasileiras ou ao mercado de renda fixa"

     

     

    Agora ficou bem fácil de observar que quem fica cauteloso, fica cauteloso quanto a alguma coisa e, neste caso, quanto às ações brasileiras ou ao mercado de renda fixaTemos então nossa regência, condição necessária para o acento grave. Entretanto, a existência da crase também é condicionada à existência do artigo definido feminino. E neste caso, eu gostaria que você reparasse na palavra "mercado". Observe que esse não é um mercado qualquer, é o mercado de renda fixa. O próprio texto define qual é o mercado que ele está tratando e parte dessa precisão vem pelo uso do artigo "o" que acaba resultando no termo "ao mercado de renda fixa" , ou seja, essa mesma análise vale para a palavra "ações", essas não são ações quaisquer, são as ações do mercado financeiro. Logo, teremos a fusão a+as = às.

     

    Aqui eu gostaria de fazer uma ressalva sobre a sua afirmação, tome um pouco de cuidado, pois, apesar de existir uma regra que diz que jamais irá ocorrer crase com o "a" no singular precedidos de palavras no plural, isso não significa que palavras no plural não podem ser precedidos pelo "às", afinal, esse fenômeno só acontece porque o uso do artigo é proibído ou facultativo, o que deixa somente a preposição exposta, mas repare que a questão cobrava justamente esse nível de análise do candidato.    

     

    Continue com as ótimas indagações e bons estudos. Espero ter ajudado e forte abraço. 

     

  • A minha dúvida é: se há crase em "quanto às ações brasileiras" por que não há em "investigação quanto a propinas na Petrobras"?

    Se alguém puder ajudar serei grato, obrigado.

  • Cristyan Silva, 

    Eu ainda estou um pouco de dúvida quanto a isso, mas tenho duas informações na minha mente.

     

    A primeira é que não existe plural de preposição. Se na frase o "a" está acompanhado do "s", logo estamos diante de um artigo, necessariamente. 

    A segunda tem relação com a regra do "parelelismo". Olhe isso:

    Quanto __________ ações brasileiras ou ao mercado de renda fixa

    Esse "ao" é a preposição "a" + o artigo "o". Quando isso ocorre, ele obriga a utilização da preposição + artigo em "Quanto às ações brasileiras..."

    Por isso que deverá ser acentuado. O que não ocorre no trecho das propinas, devendo ser aplicado tudo aquilo que você já sabe sobre o acento grave. 

    Mas isso é o pouco que eu sei. Espero que alguém com mais conhecimento possa nos ajudar a fundamentar melhor. Mas acredito que seja por isso. 

  • Demônio de assunto!

  • "Quanto às ações brasileiras." poderia ser ação de bolsa de valores e ação de atitude/iniciativa. Tem uma regrinha que diz que a crase se usa pra tirar a ambiquidade. SERVIU NESSE CASO.
  • ·         NÃO SE USA CRASE ANTES DE PALAVRAS MASCULINAS

    ·         NÃO SE USA CRASE ANTES DE VERBO

    ·         NÃO SE USA CRASE ANTES DE UM ARTIGO INDEFINIDO

    um, uma, uns, umas, num,  numa, dum,  dumas.

    ·         NÃO SE USA CRASE NAS PALAVRAS FEMININAS NO PLURAL

    a mulheres, a pessoas ,  a alunas .

    ·         NÃO SE USA CRASE EM OBJETO DIRETO

    a mim, a Pedro, a todos, a quem.

    ·         NÃO SE USA CRASE EM SUBSTANTIVOS IGUAIS

    dia a dia\ cara a cara \ frente a frente \

    ·         NÃO SE USA CRASE EM NUMERAIS (EXCETO HORAS)

    a quinhentos e vinte e sete,  a dois quilômetros daqui, a 180 km/h.

    ·         NÃO SE USA CRASE COM PREPOSIÇÕES: para, desde, após e entre

    desde as seis horas,  para as duas horas

  • Essa prova foi macabra! 

  • Segui a lógica do "palavra no singular + palavra no plural = crase nem a pau" e errei feio.

    Gabarito A

  • Vamos todos indicar pra comentário, essa questão gera muitas dúvidas.

  • Um raciocínio que me ajuda muito em crase é ver se o artigo 'a' é aplicável. Quer dizer, uma vez que o 'a' é um artigo definido só se usa o mesmo quando se tem certeza, quando se quer definir algo.

    Em "sob acusações de obstruir uma investigação quanto a propinas na Petrobras."

    o racíocinio que eu fiz é se são investigações não há certeza da existência, ou seja, não dá pra encaixar um artigo definido porque as propinas podem nem existir.

    O mesmo raciocínio em: 

    "em uma referência à série da Netflix"

    A série é bem definida então o artigo é necessário.

    Só uma linha de raciocínio que eu espero que ajude a vocês tanto quanto tem me ajudado :)

  • crase e de ranger os dentes.
  • É TENSO VIU!!!


ID
2485348
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente, de acordo com a norma padrão culta da Língua Portuguesa:

Alternativas
Comentários
  • E) Sobrancelha / Expansão / Majestoso, letra E está correta.

     

  • Gabarito letra e).

     

    DESTACANDO AS INCORRETAS

     

     

    a) Detenção / Consenso

     

    * Significado de "vicissitude": https://www.dicio.com.br/vicissitude/

     

     

    b) Colisão / Piche

     

     

    c) Traseira / Pretensioso

     


    d) Madrasta

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • a Vicissitude / Detensão / Concenso (E) /detenção/ consenso

    b Subsídio / Colizão / Pixe (E) /colisão/ Piche

    c Trazeira / Assunção / Pretencioso (E) Traseira(trás)/Pretensioso(pretensão)

    d Contorção / Manteigueira / Madastra (E) Madrasta

    e Sobrancelha / Expansão / Majestoso (C)

     

    GAB: E

     

    #DEUSN0CONTROLE

  • COLISÃO 

    COALIZÃO


ID
2485351
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Sobre as Comissões de Avaliação de Documentos e Acesso (CADA), de que trata o Decreto Estadual nº 58.052/2012:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Dec 58.052 - SEÇÃO III Das Comissões de Avaliação de Documentos e Acesso

    Artigo 12 - São atribuições das Comissões de Avaliação de Documentos e Acesso - CADA;

    I - orientar a gestão transparente dos documentos, dados e informações do órgão ou entidade, visando assegurar o amplo acesso e divulgação; 


    II - realizar estudos, sob a orientação técnica da Unidade do Arquivo Público do Estado, órgão central do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo - SAESP, visando à identificação e elaboração de tabela de documentos, dados e informações sigilosas e pessoais, de seu órgão ou entidade; 

  • A) Solicitar informações caracterizadas como sigilosas não gera multa.

     

    B e C) Artigo 11, § 2º - As Comissões de Avaliação de Documentos e Acesso - CADA serão integradas por servidores de nível superior das áreas jurídica, de administração geral, de administração financeira, de arquivo e protocolo, de tecnologia da informação e por representantes das áreas específicas da documentação a ser analisada.

     

    D) (GABARITO) Artigo 12 - São atribuições das Comissões de Avaliação de Documentos e Acesso - CADA:

    II - realizar estudos, sob a orientação técnica da Unidade do Arquivo Público do Estado, órgão central do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo - SAESP, visando à identificação e elaboração de tabela de documentos, dados e informações sigilosas e pessoais, de seu órgão ou entidade;

     

    E) Artigo 12 - São atribuições das Comissões de Avaliação de Documentos e Acesso - CADA:

    VIII - atuar como instância consultiva da autoridade máxima do órgão ou entidade, sempre que provocada, sobre os recursos interpostos relativos às solicitações de acesso a documentos, dados e informações não atendidas ou indeferidas, nos termos do parágrafo único do artigo 19 deste decreto;

     

  • a)  Têm como parte de suas atribuições a aplicação de multa no caso de um cidadão solicitar informações caracterizadas como sigilosas. 

     

    b) São compostas somente por servidores com formação de nível superior na área jurídica.

    Artigo 11 - As Comissões de Avaliação de Documentos de Arquivo, a que se referem os Decretos nº 29.838, de 18 de abril de 1989, e nº 48.897, de 27 de agosto de 2004, instituídas nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, passarão a ser denominadas Comissões de Avaliação de Documentos e Acesso - CADA. (...)

    § 2º - As Comissões de Avaliação de Documentos e Acesso - CADA serão integradas por servidores de nível superior das áreas jurídica, de administração geral, de administração financeira, de arquivo e protocolo, de tecnologia da informação e por representantes das áreas específicas da documentação a ser analisada.

     

    c) São compostas somente por indivíduos que não possuem qualquer relação com o Governo do Estado de São Paulo. 

    Vide letra B

     

    d) Devem realizar estudos, sob a orientação técnica da Unidade do Arquivo Público do Estado, órgão central do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo - SAESP, visando à identificação e elaboração de tabela de documentos, dados e informações sigilosas e pessoais, de seu órgão ou entidade. (GABARITO)

    Artigo 12 - São atribuições das Comissões de Avaliação de Documentos e Acesso - CADA, além daquelas previstas para as Comissões de Avaliação de Documentos de Arquivo nos Decretos nº 29.838, de 18 de abril de 1989, e nº 48.897, de 27 de agosto de 2004:

    II - realizar estudos, sob a orientação técnica da Unidade do Arquivo Público do Estado, órgão central do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo - SAESP, visando à identificação e elaboração de tabela de documentos, dados e informações sigilosas e pessoais, de seu órgão ou entidade;

     

    e) Não podem atuar como instância consultiva do órgão ou entidade aos quais se acham vinculados sobre recursos interpostos relativos às solicitações de acesso a documentos, dados e informações não atendidas ou indeferidas.

    Artigo 12 - (...)

    VIII - atuar como instância consultiva da autoridade máxima do órgão ou entidade, sempre que provocada, sobre os recursos interpostos relativos às solicitações de acesso a documentos, dados e informações não atendidas ou indeferidas, nos termos do parágrafo único do artigo 19 deste decreto;

  • A alternativa A está INCORRETA. Em nenhum momento o Decreto prevê aplicação de multa ao cidadão por ter solicitado informação sigilosa.

    A alternativa B está INCORRETA. Conforme parágrafo segundo do artigo 11 do Decreto, as comissões terão na sua composição, além de servidores com formação de nível superior na área jurídica, servidores com nível superior nas áreas de administração geral, de administração financeira, de arquivo e protocolo, de tecnologia da informação e por representantes das áreas específicas da documentação a ser analisada.

    A alternativa C está INCORRETA, pois a composição é a que comentamos na alternativa anterior, conforme artigo 11 §2º do Decreto.

    A alternativa D está CORRETA. A atribuição mencionada na assertiva está de acordo com o artigo 12, inciso II do Decreto.

    A alternativa E está INCORRETA. De acordo com o artigo 12, inciso VIII, a CADA poderá atuar como instância consultiva.

    Gabarito: D


ID
2485354
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito da natureza jurídica das Autarquias:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra c).

     

     

    a) As autarquias integram a Administração Pública Indireta.

     

     

    b) Não há subordinação entre a Autarquia e o respectivo entre federativo que a criou. Porém, importa destacar que existe uma vinculação - controle finalístico, supervisão ministerial. Portanto, item incorreto.

     

    DICA: RESOLVER A Q622739.

     

     

    c) Comentário da letra "a".

     

     

    d) CF, Art. 37, XIX – somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação.

     

     

    e) Autarquia é pessoa jurídica de direito público.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • ADMINISTRAÇÃO INDIRETA

    * Fundações públicas
    * Autarquias
    * Sociedade de Economia Mista
    * Empresas Públicas

     

    ADMINISTRAÇÃO DIRETA

    *União
    *Estados
    *Distrito Federa
    *Municípios

     

    - Sinomimos da Administração Direta:

     

    - Entes Federados;
    - Entes Políticos;
    - Adm Centralizada;

  • Correta, C

    Complementando.

    Um pouco mais sobre as Autárquias:


    Administração Indireta:

    Autárquia > Faz parte da denominada Administração Pública Indireta: DESPROVIDAS DE AUTONOMIA POLITITCA e criadas mediante Descentralização administrativa, possuindo a titularidade do serviço.


    Características:


    a) Criação: São CRIADAS, por Descentralização, através de Lei Específica (e não complementar) e fazem parte da Adm.Pública Indireta
    b) Personalidade Jurídica: De Direito Público;
    c) Servidores: Estatutários, regidos por regime jurídico único;
    d) Imunidade Tributária: Recíproca.
    e) Finalidade: As autarquias desempenham funções típicas da administração pública, não possuem fins lucrativos, e podem atuar como fiscalizadora de atividades privadas (autarquia sob regime especial - angência reguladora).
    f) Capital: Totalmente público;
    g) Seus bens: São impenhoráveis;
    h) Patrimômio: Próprio.

  •  a)São parte da Administração Pública indireta.

     b)Não há subordinação com a Administração Pública.... 

     c)São parte da Administração Pública indireta. Certo.

     d)Uma Autarquia é criada e extinta por lei específica

     e)Autarquia é pessoa jurídica de direito público

  • Pobres médicos, além de se rachar estudando medicina, têm de estudar direito.

     

  • GABARITO:C

     

    Autarquia na Administração Pública


    Autarquia na administração pública (ou em direito administrativo) é uma entidade autônoma, auxiliar e descentralizada da administração pública, porém fiscalizada e tutelada pelo Estado, com patrimônio formado com recursos próprios, cuja finalidade é executar serviços que interessam a coletividade ou de natureza estatal.


    No Brasil são exemplos de autarquia os institutos de previdência como o INSS e outros como o INCRA.

  • Gabarito C. 

    As autarquias fazem parte da adm indireta. 

    Estrutura da adm direta: União, Estados, DF e Munícipios. 

    Estrutura da adm indireta: Autarquias, Fundações Públicas, Em. Públ. e Soci. de Eco. Mista. 

  • GABARITO A.

    Autarquia faz parte da Administração Indireta.

    Uma autarquia é criada e extinta por lei específica.

    Autarquia é pessoa jurídica de direito público

  • Eis os comentários sobre cada alternativa lançada:

    a) Errado:

    Em verdade, autarquias são entidades integrantes da administração indireta, o que se extrai do art. 4º, II, "a", do Decreto-lei 200/67:

    "Art. 4° A Administração Federal compreende:

    (...)

    II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:

    a) Autarquias;"

    b) Errado:

    Embora sejam dotadas de autonomia administrativa, as autarquia submetem-se a controle finalístico pela administração direta, baseado em relação de vinculação, também chamada de tutela ou supervisão ministerial. O objetivo central consiste em aferir se a entidade encontra-se cumprindo suas finalidades institucionais, bem como se está alinhadas às políticas públicas definidas pela respectiva pessoa federativa instituidora.

    Logo, é incorreto aduzir que não teriam vínculo com a administração direta.

    c) Certo:

    Os fundamentos esposados nos comentários à opção A demonstram o acerto deste item.

    d) Errado:

    Na verdade, autarquias são instituídas (criadas) por meio de leis específicas, sendo certo que o ente instituidor é uma pessoa federativa (União, Estados, DF ou Municípios), que são pessoas de direito público interno componentes do conceito amplo de "Estado".

    Sobre a forma de criação de autarquias, confira-se o disposto no art. 37, XIX, da CRFB:

    "Art. 37 (...)
    XIX – somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação;" 

    Assim, incorreto sustentar que as autarquias sejam formadas pela mera associação de pessoas, sem vínculo com o Estado.

    e) Errado:

    Em rigor, autarquias são pessoas de direito público, como estabelece o art. 41, IV, do Código Civil:

    "Art. 41. São pessoas jurídicas de direito público interno:

    (...)

    IV - as autarquias, inclusive as associações públicas;"


    Gabarito do professor: C


ID
2485357
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Luiz, após aprovação em concurso público foi convocado para assumir a vaga de Pesquisador numa Fundação Pública do Governo do Estado de São Paulo, a qual tem por atribuição a realização de trabalhos estatísticos. Na primeira semana de trabalho, realizando pesquisa nas ruas para subsidiar determinado banco de dados da Fundação, se depara com um morador que se nega a responder às perguntas por ele formuladas. Notando que o portão não estava trancado, Luiz adentra na residência sem consentimento do morador com o propósito de que ele respondesse a suas perguntas. Pode-se dizer que Luiz violou qual direito fundamental do morador, prescrito pela Constituição Federal de 1988?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra b).

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ARTIGO 5°

     

     

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

     

    * Tendo em vista as informações fornecidas, percebe-se que Luiz não se enquadra em nenhuma das exceções para se adentrar na casa do morador, tampouco houve consentimento do morador para que Luiz entrasse na casa. Portanto, Luiz violou o direito à inviolabilidade do domicílio.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Luiz está se achando pq passou no concurso!! Kkkk

     

    Claro que não pode! 

     

    Pode:

    Dia e noite com consentimento

    Dia e noite - flagrante delito

    Dia e noite - desastre

    Dia e noite - para prestar socorro

    Somente de dia - por determinação  judicial

  • GABARITO B 

     

    Art. 5º, XI da CF - A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo:

     

    (I) em caso de flagrante delito

    (II) desastre                                       --------> Pode entrar  na casa, sem o consentimento do morador, de dia ou de noite.

    (III) prestar socorro 

     

     

    (IV) por determinação judicial  ----> somente durante o dia.

  • Correta, B

    Constituição Federal - Art.5, inciso XI:

    A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

    Resumindo:

    - Regra Geral: Não pode entrar na casa do indivíduo.

    - Exceção: Pode entrar, sem consentimento do morador:

    a - autoridade policial - somente durante o dia, por determinação judicial: para cumprir mandato de busca e apreensão, por exemplo;

    b - qualquer pessoa em qualquer horário - aqui, compreendido dia e noite:

    - para prestar socorro;
    - flagrante delito; - sim, qualquer pessoa, além da autoridade polícial, pode ''prender'' quem quer que esteja em flagrente delito.
    - desastre.

  • Gab. B) Luiz ta vacilando kkkk

    Complementando o que ja foi dito pelos colegas, sao licitas provas obtidas atraves de escuta, instalada à noite em escritorio de advocacia(domicilio), pois a inviolabilidade do domicilio nao pode ser usada como escudo para pratica de atos ilicitos. Agora pensa cmgo: na hora faz sentido a instalacao da escuta ser feita no periodo noturno visto que se fosse pela manha, a galera veria a policia instalando ne.

    Espero ter agregado para o seu aprendizado, qualquer correcao ou desatualizacao podem me mandar msg no privado, perdoem o portugues rsrs, fiz o comentario as pressas,

    Fonte: estrategia.

  •  

    Esse Luiz é folgado ein! kkkkkkkk

     

  • Com certeza no concurso desse Luiz não caiu Direito Constitucional kkkkk 

  • kkkkkkkk eeeeeeh Luiz ¬¬

  • Existe um direito chamado inviolabilidade domiciliar, ou seja, ninguém pode penetrar nela sem consetimento do morador, exceto para:

    1 - flagrante delito  - a qualquer hora do dia

    2 - desastre ou para prestar socorro - a qualquer hora do dia

    3 - determinação judicial - apenas durante o dia.

    Art 5º XI CF/88

    Importante ressaltar que domicílio compreende não apenas casa, mas também escritórios profissionais, hotéis segundo o entendimento do STF. Note que Luiz entrou na casa do morador sem consetimento do morador.

    Gabarito: B 

  • Esse Luiz viu não leu a Constituição! :o

  • Luiz, não estudou pelo QCONCURSO !

     

      Violação de domicílio

            Art. 150 CP - Entrar ou permanecer, clandestina ou astuciosamente, ou contra a vontade expressa ou tácita de quem de direito, em casa alheia ou em suas dependências:

            Pena - detenção, de um a três meses, ou multa.

            § 1º - Se o crime é cometido durante a noite, ou em lugar ermo, ou com o emprego de violência ou de arma, ou por duas ou mais pessoas:

            Pena - detenção, de seis meses a dois anos, além da pena correspondente à violência.

            § 2º - Aumenta-se a pena de um terço, se o fato é cometido por funcionário público, fora dos casos legais, ou com inobservância das formalidades estabelecidas em lei, ou com abuso do poder.

            § 3º - Não constitui crime a entrada ou permanência em casa alheia ou em suas dependências:

            I - durante o dia, com observância das formalidades legais, para efetuar prisão ou outra diligência;

            II - a qualquer hora do dia ou da noite, quando algum crime está sendo ali praticado ou na iminência de o ser.

            § 4º - A expressão "casa" compreende:

            I - qualquer compartimento habitado;

            II - aposento ocupado de habitação coletiva;

            III - compartimento não aberto ao público, onde alguém exerce profissão ou atividade.

            § 5º - Não se compreendem na expressão "casa":

            I - hospedaria, estalagem ou qualquer outra habitação coletiva, enquanto aberta, salvo a restrição do n.º II do parágrafo anterior;

            II - taverna, casa de jogo e outras do mesmo gênero.

  • O melhor são os comentários!! kkkkkk

  • Luiz vc não é o batman 

  • Olha o Luiz vibrando na sua primeira semana de trabalho!!!

  • Luiz tá achando que é polícia com mandado judicial em mãos.

  • Olha o Luiz pisando fora da faixa. 

  • Luiz, ainda, abriu a geladeira e cochilou na varanda!

  • Hoje Luiz é agente comunitário de saúde no controle da dengue.

  • GABARITO:B


    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988



    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

     

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;   [GABARITO]


    A casa de uma pessoa, por mais humilde que seja, tem o seu âmbito preservado das ingerências de particulares e também do Estado. A casa, o domicílio do ser humano só pode ser violado nas circunstâncias que a própria Constituição Federal prevê.


    A garantia da inviolabilidade do lar ou centro de ocupações de um indivíduo é um direito constitucional, previsto no ordenamento jurídico brasileiro desde a Constituição do Império e nas outras Cartas que a ela se sucederam.


    Atualmente, o asilo inviolável do indivíduo será posto em xeque nos casos de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial. Além dessas quatro formas de violação domiciliar, há também a hipótese de o morador consentir com a devassa.

  • Meu sonho cair umas questões dessas na prova pra delegado hahahhahaha. O ruim é que todo mundo ia acertar... 

  • olhei o número de acertos da questão e estranhei 22 comentários . kkkk

  • Prova de constitucional pra médico né rsrs.

  • Isso é mesmo Direito Constitucional? Hahaha

  • questao mais facil que ja fiz aqui

  • que questao mais tosca! 

  • Fiquei procurando a alternativa "sim"

  • Fiquei procurando a pegadinha..... Num é possível uma questão dessa!

  • GB B

    PMGOOO

  • GB B

    PMGOOO

  • Luiz, após aprovação em concurso público foi convocado para assumir a vaga de Pesquisador numa Fundação Pública do Governo do Estado de São Paulo, a qual tem por atribuição a realização de trabalhos estatísticos. Na primeira semana de trabalho, realizando pesquisa nas ruas para subsidiar determinado banco de dados da Fundação, se depara com um morador que se nega a responder às perguntas por ele formuladas. Notando que o portão não estava trancado, Luiz adentra na residência sem consentimento do morador com o propósito de que ele respondesse a suas perguntas. Pode-se dizer que Luiz violou qual direito fundamental do morador, prescrito pela Constituição Federal de 1988?

    B) Inviolabilidade do domicílio. [Gabarito]

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    [...]

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; 

  • A questão trata de direitos individuais.

    Pode-se dizer que Luiz violou qual direito fundamental do morador, prescrito pela Constituição Federal de 1988?

    Trata-se da inviolabilidade do domicílio.

    Segundo o art. 5º XI da Constituição, a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

    Gabarito do Professor: letra B.


ID
2485360
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O atalho “Ctrl + L” utilizado num documento aberto no Microsoft Word 2010, cuja extensão é “.docx”, o qual contém um texto qualquer:

Alternativas
Comentários
  • comandos do grupo Edição, da guia “Página Inicial”. Teclar ALT e, em seguida, TAB até a opção localizar ou substituir. Atalho: Ctrl + L.

    O cursor já estará na caixa de texto onde devemos digitar a palavra que será localizada. Em seguida tecle ENTER para localizar, tecle ESC para fechar a janela e vírgula para ler a palavra localizada. Repita o mesmo procedimento para continuar localizando.
     

  • CTRL + L - localizar no pacote Office.

     

    E a título de curiosidade, essa mesma funcionalidade, nos browsers, utiliza-se CTRL + F.

  •  

    Função semelhante no LibreOffice é feita através do Ctrl + F

  • Localizar no ms-word 2010: Ctrl+L ou na página inicial>grupo edição>ícone binóculos

  • Pra ficar uma coisa bunitinha, sintetizando:

    LOCALIZAR

    CRTL+ L= word

    CRTL+ F= writer

     

    GABARITO ''E''

  • hahaha na rotina diária sempre confundo CTRL+L com CTRL+F e acabo apertando duas vezes para achar o correto

  • Ctrl + F  em sites?

  • Gab E

    Crtl+L - Localizar- Procurar uma ococrrência no documento.

  • e)

     Abre uma caixa destinada a localizar itens que constem no texto.

  • Sim , Mariana .Você também pode usar o F3. 

  • Lembrando que os atalhos do Microsoft estão trazudidos em português enquanto que os do Libre estão em inglês, por isso:

    Word: Ctrl + L ( L de localizar)

    Writer: Ctrl + F (F de find)

     

     

    essa lógica ajuda a lembrar das diferenças entre os 2 pacotes

     

    GABARITO: E

  • Ctrl + Localizar


ID
2485366
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Aberta uma pasta qualquer no Microsoft Windows 7, clicando com o botão direito do mouse no arquivo “documento.doc” e selecionando a opção “Criar atalho”, qual será o resultado?

Alternativas
Comentários
  • Passo 1. Clique com o botão direito do mouse sobre o papel de parede, vá em “Novo” e clique em “Atalho”;

    Passo 2. Em seguida, entre com um dos comandos da lista abaixo e clique em “Avançar”;

    Passo 3. Na próxima tela, digite o nome de sua preferência para o atalho e clique em “Concluir”.

    Dessa forma, você poderá criar atalhos rápidos para configurações específicas do Windows 10 e economizar tempo.

     

    http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/01/como-criar-atalhos-no-windows-10-para-fazer-o-que-voce-quiser.html

  • Mas a questão e sobre windows 7

  • GABARITO - D

     

    COMPLEMENTANDO

     

    Para que o atalho fosse criado na Área de Trabalho como sugere a alternativa A, dever-se-ia ter feito o seguinte: clicar no arquivo com o botão direito do mouse > clicar em 'Enviar para' > Área de trabalho (criar atalho)

     

  • Um outro arquivo, que servirá de atalho para este, será criado na mesma pasta.

  • ''A'' tem pegada do MALANDRO.

  • ráaaaaaaaaaa, pegadinha do malandro.

  • microsoft maldita, criar um atalho na mesma página?????

    ultilidade????

     

  • essa opçao nao existe no meu windows 7

  • IÉ IÉ!!!!!! ATALHO NA MESMA PASTA!!!!

    GABA: D

  •  d)

    Um outro arquivo, que servirá de atalho para este, será criado na mesma pasta.


ID
2485369
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Assinale a correta sobre o uso de Ventilação Não Invasiva (VNI) na SARA (Síndrome da Angustia Respiratória Aguda):

Alternativas

ID
2485372
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A Pressão de Distensão em Ventilação Mecânica é definida por:

Alternativas

ID
2485375
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Na ventilação do paciente com Síndrome da Angustia Respiratória Aguda (SARA), assinale a correta:

Alternativas
Comentários
  • Volume corrente e pressões nas vias aéreas: Altos volumes correntes, associados a altas pressões de platô (representando a pressão alveolar), devem ser evitados em pacientes com SDRA. Volume corrente baixo (≤ 6 mL/kg de peso corporal predito*) e manutenção da pressão de platô ≤ 30 cmH2 O são recomendados.

    Pressão positiva ao final da expiração (PEEP): Pressão positiva ao final da expiração (PEEP) deve ser sempre utilizada em pacientes com LPA/SDRA, para minimizar o potencial de lesão pulmonar associada ao uso de concentrações tóxicas de oxigênio inspirado e para evitar o colapso pulmonar ao final da expiração. Ainda é contraditório na literatura que valores de PEEP devem ser utilizados nesses pacientes (PEEP “elevada” vs. PEEP “baixa”).

    Fração Inspirada de Oxigênio (FIO2 ): Os objetivos da oxigenoterapia incluem manter a PaO2 ≥ 60 mmHg e/ou a SaO2 ≥ 90%. Na obtenção desses objetivos, a FIO2 deve ser mantida abaixo de 60%, sempre que possível.

    Ventilação de alta freqüência: Não há, no momento, justificativa para o uso rotineiro de ventilação de alta freqüência (oscilatória) em pacientes adultos com LPA/SDRA.

    Posição prona: Posição prona deve ser considerada em pacientes necessitando de elevados valores de PEEP e FIO2 para manter uma adequada SaO2 (exemplo: necessidade de PEEP > 10 cmH2 O a uma FIO2 ≥ 60% para manter SaO2 ≥ 90%) ou pacientes com LPA/SDRA grave (complacência estática do sistema respiratório < 40 mL/cmH2 O), a menos que o paciente seja de alto risco para conseqüências adversas da mudança postural ou esteja melhorando rapidamente.

    III Consenso Brasileiro de Ventilação Mecânica

  • é recomendado que se EVITE o suporte ventilatório de alta frequência;

    A pronação é recomendada em pessoas com P/F <150

    Deve-se coletar gasometria 1h após prono;

    HIT é uma contraindicação da ECMO


ID
2485378
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação ao atendimento de um paciente em parada cardiorrespiratória assinale a alternativa correta:

I. Capnografia inicial evidenciando baixos níveis de CO2 sugerem que o tempo de hipoperfusão foi pequeno e está associado a um bom prognóstico.

II. Capnografia evidenciando elevação dos níveis de PCO2 durante a realização das manobras de RCP sugerem eficácia das mesmas.

III. O uso de capnografia para avaliar qualidade das manobras de RCP é recomendação do ACLS desde 2010.

Alternativas

ID
2485387
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um paciente idoso em pós-operatório de colecistectomia é admitido na UTI porque a pressão arterial de 100 x 50 mmHg foi considerada muito baixa. Como o paciente tem um cateter arterial e outro venoso central o médico intensivista colheu uma gasometria de cada via. Os exames mostram: PaCO2 arterial = 32mmHg e PvCO2 venoso = 50mmHg. O que podemos deduzir?

Alternativas

ID
2485393
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um paciente encontra-se na UTI na fase aguda de um choque séptico. Após a infusão de fluidos em grande quantidade os monitores mostram que o débito cardíaco duplicou, mas a saturação venosa central de oxigênio permanece inalterada. O que aconteceu com a oxigenação deste paciente?

Alternativas

ID
2485396
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Avalie o perfil hemodinâmico abaixo e identifique o diagnóstico mais provável:

Débito cardíaco baixo, elevada pressão venosa central, baixa saturação venosa mista de oxigênio, alta pressão de oclusão de artéria pulmonar (PAOP) e presença de onda v maior que 10 mmHg no traçado da PAOP.

Alternativas

ID
2485399
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Qual a melhor interpretação para o aumento do gradiente veno-arterial do gás carbônico (CO2) no choque hemorrágico:

Alternativas

ID
2485402
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação a alterações de ritmo cardíaco e ao uso de marcapasso temporário, assinale a correta:

Alternativas

ID
2485405
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação a pacientes com choque em pós-operatório de cirurgia cardíaca é correto afirmar:

Alternativas

ID
2485408
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O tratamento indicado para os pacientes que apresentam pneumotórax e fistula broncopleural, com persistência de escape aéreo por dreno de tórax por mais de sete dias é:

Alternativas

ID
2485411
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação a delirium na UTI é correto afirmar que:

Alternativas

ID
2485414
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação ao uso de sedativos e analgésicos em pacientes críticos é correto afirmar:

Alternativas

ID
2485420
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação ao tratamento de pacientes vítimas de trauma, a alternativa correta é:

Alternativas

ID
2485423
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Você admite paciente na UTI com hiponatremia de duração desconhecida. À admissão, [Na+] = 102 meq/L. Após corrigir hipovolemia com 2 litros de SF 0,9% foi iniciada infusão de NaCl 3% a 60 ml/hr. Doze horas após a admissão, o plantonista da unidade colhe novo exame que revela [Na+] = 114 meq/L. A melhor conduta neste momento é:

Alternativas

ID
2485426
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Na condução da síndrome hepatorrenal é correto afirmar:

Alternativas

ID
2485429
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação aos índices prognósticos e de gravidade podemos afirmar:

Alternativas

ID
2485432
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação aos aspectos ético-legais dos cuidados paliativos na UTI, com relação às assertivas a seguir, selecione a alternativa correta:

I. No Brasil a prática da ortotanásia está de acordo com a ética médica e com a jurisprudência penal.

II. O cuidado paliativo visa à melhoria da qualidade de vida de pacientes e familiares devendo ser iniciado após interrupção dos cuidados curativos.

III. O aumento progressivo da dose de medicações para alívio da dor em pacientes terminais deve ser evitado pois acarreta risco à vida.

Alternativas

ID
2485435
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um paciente com doença crônica incurável apresenta disfunção orgânica múltipla incluindo insuficiência renal aguda. O médico intensivista é interrogado pela família sobre a necessidade de fazer hemodiálise e se ela é indispensável. Que condutas o médico pode assumir com amparo ético e legal?

Alternativas

ID
2485438
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente jovem interna com hipertermia, rabdomiólise e ECG com arritmia supraventricular. A história do pronto-atendimento é de agitação psicomotora, taquicardia, hipertensão e dilatação pupilar bilateral. A principal hipótese e conduta inicial são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • GAB A


    A) A cocaína (C17H21NO4), também conhecida por coca, é um alcaloide, estimulante.

    COCAÍNA (benzoilmetilecgonina) 

    A cocaína pode ser utilizada em três vias: fumada, cheirada ou injetada. A cocaína é um alcalóide da folha de coca, que cresce exclusivamente na Bolívia e na Colômbia, que bloqueia os canais de sódio, inibe a recaptação de dopamina e catecolaminas e aumenta a agregação plaquetária. Além disso, o seu uso crônico pode levar a uma perfuração do septo nasal devido a vasoconstrição local e à rinorréia. Casos de granuloma e de edema pulmonar, de pneumotórax, de pneumomediastino, de convulsões e de ruptura de aneurima cerebral também já foram descritos. 

    ANTAGONISTA

    Os sintomas da overdose aguda pela cocaína são agitação, sudorese, delírios, taquicardia hipertensão arterial, arritmia cardíaca, febre extrema, convulsões, dor no peito e infarto do miocárdio. O tratamento é de suporte. Convulsões devem ser controladas com o uso de benzodiazepínicos (BZD) por via venosa em ambiente hospitalar, que também podem reduzir a agitação, a hipertensão arterial e a taquicardia – porém se a hipertensão persistir, nitratos e bloqueadores de canal de cálcio devem ser utilizados.







ID
2485441
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um paciente é admitido na emergência com hipotensão arterial severa. O ultrassom mostra que ele desenvolveu um grande abscesso hepático após uma colecistectomia. O cirurgião consultado agenda cirurgia para daqui a 6 horas. Alternativamente, o emergencista se prontifica a realizar uma punção esvaziadora guiada e com segurança. Qual a conduta recomendada?

Alternativas

ID
2485444
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente de 33 anos é admitido com sinais de choque séptico de foco urinário por litíase obstrutiva em rim direito. Sobre o tratamento a ser instituído, assinale a correta:

Alternativas

ID
2485447
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação ao controle da pressão arterial do paciente com acidente vascular cerebral isquêmico (AVC-I) podemos afirmar:

Alternativas

ID
2485450
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Qual a melhor estratégia farmacológica para o paciente com Miastenia Gravis em uso regular de medicação anticolinesterásica que evoluiu com insuficiência respiratória aguda requerendo suporte de ventilação mecânica:

Alternativas

ID
2485453
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Os critérios clássicos de gravidade nas hemorragias intraparenquimatosas são:

Alternativas

ID
2485456
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Muitos potenciais doadores são excluídos pela presença de infecção, suspeita ou comprovada, no momento do diagnóstico de morte cerebral. No manejo dos eventos infecciosos dos potenciais doadores marque a alternativa correta.

Alternativas

ID
2485459
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Quanto à trombocitopenia, é correto afirmar:

Alternativas

ID
2485462
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Escolha a melhor opção terapêutica indicada para um paciente com neutropenia febril pós-quimioterapia, instável clinicamente e com cateter periférico com presença de sinais de celulite, sem patógeno identificado:

Alternativas

ID
2485465
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um médico intensivista percebeu que um paciente quase recebeu uma transfusão de sangue indevida porque o paciente foi colocado transitoriamente em outro leito, enquanto eram feitos reparos elétricos no box que ocupava. Qual a conduta mais adequada neste caso?

Alternativas

ID
2485468
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação ao fluxo sanguíneo cerebral podemos afirmar que. Assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
2485471
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Quanto à indicação de cirurgia nos pacientes com pancreatite aguda necrozante, assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
2485474
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sobre controle glicêmico no paciente crítico, qual afirmação está correta?

Alternativas

ID
2485477
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sobre crise tireotóxica e estado mixedematoso, assinale a afirmação correta:

Alternativas

ID
2485480
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Você recebe um paciente vítima de capotamento de veículo. Ao exame físico, está com Glasgow de 11, pressão arterial de 85/60 mmHg e frequência cardíaca de 115 bpm, com extremidades frias, frequência respiratória de 35 por minuto e oximetria indetectável, turgência jugular e paraplegia de membros inferiores. A ausculta pulmonar revela ausência de murmúrios vesiculares a direita. Foram infundidos 2000 ml de cristaloide no atendimento pré- hospitalar. Sobre a abordagem inicial deste paciente, assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
2485483
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um paciente politraumatizado, com fratura de bacia e fêmur apresenta súbita dispneia, hipoxemia e o exame físico revela o aparecimento de petéquias no tronco e conjuntivas. Qual a melhor hipótese e conduta neste caso?

Alternativas

ID
2485486
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação ao paciente oncológico na unidade de terapia intensiva, assinale a correta:

Alternativas