SóProvas



Prova IF-MS - 2016 - IF-MS - Professor - Alimentos


ID
2226049
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Dentre os itens a seguir, indique aquele que se relaciona com os princípios e fins da educação nacional, expressos no Artigo 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB Nº. 9.394/96.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

    Educação Básica: Garante apenas o desenvolvimento do aluno

    Educação Básica Ensino Superior: Garantem o pleno desenvolvimento do aluno.

  • Gabarito = E

    Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho


ID
2226052
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 6 de 20 de setembro de 2012, a Educação Profissional Técnica de Nível Médio poderá ser desenvolvida nas seguintes formas:

Alternativas
Comentários
  • Resposta - A

    Resolução nº 6 de 2012

    Art. 3º A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas
    articulada e subsequente ao Ensino Médio, podendo a primeira ser integrada ou concomitante
    a essa etapa da Educação Básica.
     

  • a) Articulada ao Ensino Médio, podendo ser integrada ou concomitante, e subsequente, ofertando a formação técnica para os egressos da educação básica. 

  •  a)

    Articulada ao Ensino Médio, podendo ser integrada ou concomitante, e subsequente, ofertando a formação técnica para os egressos da educação básica. 

  • Gabarito = A

     

    Art. 3º A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio,

    podendo a primeira ser integrada ou concomitante a essa etapa da Educação Básica.

  • Minha dúvida foi com relação a palavra "egresso" que significa sair, dando a ideia que seria para os alunos que estivessem saindo da educação básica, porém o nível médio faz parte da educação básica.

  • Marquei a letra E justamente pela palavra "egresso".

    Depois de ver o significado entendi que a palavra estava se referindo a forma subsequente que é pra quem terminou o ensino médio, ou seja, saiu(egresso) da educação básica.


ID
2226055
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as alternativas a seguir, com referências ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, e assinale a alternativa correta:

I. Os cursos e programas do PROEJA deverão considerar as características dos jovens e adultos atendidos e poderão ser articulados à formação inicial e continuada de trabalhadores ou à educação profissional técnica e tecnológica.

II. Os cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores articular-se-ão, preferencialmente, com os cursos de educação de jovens e adultos, objetivando a qualificação para o trabalho e a elevação do nível de escolaridade do trabalhador, o qual, após a conclusão com aproveitamento dos referidos cursos, fará jus a certificados de formação inicial ou continuada para o trabalho.

III. Todos os cursos e programas do PROEJA devem prever a possibilidade de conclusão a qualquer tempo, desde que demonstrado aproveitamento e atingidos os objetivos desse nível de ensino, mediante avaliação e reconhecimento por parte da respectiva instituição de ensino.

IV. Os cursos de educação profissional técnica de nível médio do PROEJA deverão contar com carga horária mínima de duas mil e quatrocentas horas, assegurando-se a observância às diretrizes curriculares nacionais e demais atos normativos do Conselho Nacional de Educação para a educação profissional técnica de nível médio, para o ensino fundamental, para o ensino médio e para a educação de jovens e adultos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D.

    O art. 1º, § 1o  do Decreto 5.840/2006 aduz que "O PROEJA abrangerá os seguintes cursos e programas de educação profissional:

    I - formação inicial e continuada de trabalhadores; e

    II - educação profissional técnica de nível médio."

  • § 2o  Os cursos e programas do PROEJA deverão considerar as características dos jovens e adultos atendidos, e poderão ser articulados:

    I - ao ensino fundamental ou ao ensino médio, objetivando a elevação do nível de escolaridade do trabalhador, no caso da formação inicial e continuada de trabalhadores, nos termos do art. 3o, § 2o, do Decreto no 5.154, de 23 de julho de 2004;  (não é uma possibilidade; é um objetivo a ser cumprido); e

    II - ao ensino médio, de forma integrada ou concomitante, nos termos do art. 4o, § 1o, incisos I e II, do Decreto no 5.154, de 2004.

  •  

    Gabarito = D

    Decreto 5840/2006

     

    I-

    Art. 1o

    § 1o  O PROEJA abrangerá os seguintes cursos e programas de educação profissional:

    I - formação inicial e continuada de trabalhadores; e

    II - educação profissional técnica de nível médio.

    § 2o  Os cursos e programas do PROEJA deverão considerar as características dos jovens e adultos atendidos, e poderão ser articulados:

    I - ao ensino fundamental ou ao ensino médio, objetivando a elevação do nível de escolaridade do trabalhador, no caso da formação inicial e continuada de trabalhadores, nos termos do art. 3o, § 2o, do Decreto no 5.154, de 23 de julho de 2004; e

    II - ao ensino médio, de forma integrada ou concomitante, nos termos do art. 4o, § 1o, incisos I e II, do Decreto no 5.154, de 2004.

     

     

     

    II - 

    § 2o  Os cursos e programas do PROEJA deverão considerar as características dos jovens e adultos atendidos, e poderão ser articulados:

    I - ao ensino fundamental ou ao ensino médio, objetivando a elevação do nível de escolaridade do trabalhador, no caso da formação inicial e continuada de trabalhadores, nos termos do art. 3o, § 2o, do Decreto no 5.154, de 23 de julho de 2004; e

    II - ao ensino médio, de forma integrada ou concomitante, nos termos do art. 4o, § 1o, incisos I e II, do Decreto no 5.154, de 2004.

    Art. 6o  O aluno que demonstrar a qualquer tempo aproveitamento no curso de educação profissional técnica de nível médio, no âmbito do PROEJA, fará jus à obtenção do correspondente diploma, com validade nacional,

     

     

    III-

    Art. 6º

    Parágrafo único.  Todos os cursos e programas do PROEJA devem prever a possibilidade de conclusão, a qualquer tempo, desde que demonstrado aproveitamento e atingidos os objetivos desse nível de ensino, mediante avaliação e reconhecimento por parte da respectiva instituição de ensino.

     

     

     

    IV

    Art. 4o  Os cursos de educação profissional técnica de nível médio do PROEJA deverão contar com carga horária mínima de duas mil e quatrocentas horas, assegurando-se cumulativamente:

    I - a destinação de, no mínimo, mil e duzentas horas para a formação geral;

    II - a carga horária mínima estabelecida para a respectiva habilitação profissional técnica; e

    III - a observância às diretrizes curriculares nacionais e demais atos normativos do Conselho Nacional de Educação para a educação profissional técnica de nível médio, para o ensino fundamental, para o ensino médio e para a educação de jovens e adultos.


ID
2226058
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Cabe ao docente ocupante de cargo no magistério público federal observar a legislação que rege sua carreira na categoria funcional de professor do ensino básico, técnico e tecnológico e a que disciplina sua atuação na administração pública. Tendo como base as normativas para o Servidor Público Federal, analise as proposições e julgue se são verdadeiras ou falsas.

I. Exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo, ser leal às instituições a que servir, observar as normas legais e regulamentares, atender com presteza ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo, são deveres do servidor público expressamente previstos no Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994.

II. Manter conduta compatível com a moralidade administrativa, ser assíduo e comunicar aos seus superiores irregularidades ou atos contrários ao interesse público são obrigações do servidor público, no que se refere à observância da Lei 8.112/90 e do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo decreto 1.171/94.

III. Por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, o servidor não poderá ser privado de quaisquer dos seus direitos, sofrer discriminação em sua vida funcional, nem eximir-se do cumprimento de seus deveres.

IV. A Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico destina-se a profissionais habilitados em atividades acadêmicas próprias do pessoal docente no âmbito da educação básica e da educação profissional e tecnológica.

V. O desenvolvimento na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá mediante progressão funcional e promoção, compreendendo-se a promoção como sendo a passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe, e progressão, a passagem do servidor de uma classe para outra subsequente.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

  • Qual o erro na I? pq tem "instituições"?

  • O erro do item I está simplesmente no fato de que a afirmação não está expressa no código de ética e,sim,na Lei 8.112/90,in verbis:

     Art. 116.  São deveres do servidor:

            I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

            II - ser leal às instituições a que servir;

            III - observar as normas legais e regulamentares;

            IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

            V - atender com presteza:

            a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

            b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal;

            c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.

     VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração; (Redação dada pela Lei nº 12.527, de 2011)

            VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público;

            VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

            IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

            X - ser assíduo e pontual ao serviço;

            XI - tratar com urbanidade as pessoas;

            XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

            Parágrafo único.  A representação de que trata o inciso XII será encaminhada pela via hierárquica e apreciada pela autoridade superior àquela contra a qual é formulada, assegurando-se ao representando ampla defesa

     

    Inteligência da banca!Temos de ficar ligados!Bons estudos!

  • GABARITO (C)

     

    Questão extremamente maldosa!

     

    A afirmativa 1 expõe corretamentamente os deveres do servidor, no entanto erra ao dizer que esse deveres estão dispostos no Decreto nº 1.171 quando na verdade estão expostos na lei nº 8.112.

     

    A afirmativa 5 erra ao definir promoção e progressão.

    Progressão- Passagem para nível superior dentro da mesma classe ou categoria da Carreira.

    Promoção Passagem para nível superior mudando de classe ou categoria da Carreira.

  • quanta maldade!!!!!

  • Os IFs são assim a banca do IFCE,faz o mesmo, misturam os deveres e proibições regras deontológicas  decreto e a lei, não consigo acertar essa pqp ,ai ai algum MACETE gente Socorrrrrooooo...

  • Questão que não mede conhecimento de ninguém. A discricionaridade das bancas para formularem o que chamam de "questões" é muita ampla, deveria haver um mecanismo de controle disso, embora, seja realmente muito difícil fazê-lo.

  • QUESTÃO HORROROSA! 

  • A regra é clara!

  • Título IV                                            LEI 8.112

    Do Regime Disciplinar

    Capítulo I

    Dos Deveres

            Art. 116.  São deveres do servidor:

            I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

            II - ser leal às instituições a que servir;

            III - observar as normas legais e regulamentares;

            IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

            V - atender com presteza:

            a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

            b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal;

     

    O texto está correto, porém é da lei 8.112. 

     

    LETRA C

     

     

     

  • A decoreba ainda predomina em várias avaliações de escolas do país, assim como nos concursos... Mentalidade de professores e examinadores que não são bons profissionais. É por isso que muitos jovens não conseguem interpretar um texto de três linhas... Examinadores que elaboram questões deste tipo são MEDÍOCRES!!!

  • Questão maldosa! Em meio a tanto conteúdo que o concursando tem para estudar o examinador tem a coragem de lhe cobrar "decoreba de decreto".

  • GABARITO (C)

     

    Questão extremamente maldosa!

     

    A afirmativa 1 expõe corretamentamente os deveres do servidor, no entanto erra ao dizer que esse deveres estão dispostos no Decreto nº 1.171 quando na verdade estão expostos na lei nº 8.112.

     

    A afirmativa 5 erra ao definir promoção e progressão.

    Progressão- Passagem para nível superior dentro da mesma classe ou categoria da Carreira.

    Promoção Passagem para nível superior mudando de classe ou categoria da Carreira.

  • O comentário do Wilton Silveira deveria virar um artigo da lei de diretrizes e bases da educação nacional, lei 9394.

     

    Quando os IF´s elaboram suas próprias provas de concurso, eles mesmos escolhem um servidor internamente pra elaborar as provas, na maioria das vezes o cara nem tem experiência em elaboração de provas, ai simplesmente faz uma diarreia dessas e acha que elaborou uma questão.  Estou falando isso porque já fui professor substituto do IFCE e sei como funciona.

  • Gente, que questão mais confusa... Eu já fiz provas correlativas aos IF's, mas essa... Cruzes... 

  • IF é de dá dó!

  • Gabarito = C

     

    I - (F)-(refere-se domente a Lei 8112 e não ao decreto 1.171/94)

    Lei 8112/90

    Art. 116. São deveres do servidor:
    I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;
    II - ser leal às instituições a que servir;
    III - observar as normas legais e regulamentares;
    IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;
    V - atender com presteza:
    a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;
    b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal;
    c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.
    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração; (Redação dada pela Lei nº 12.527, de 2011)
    VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público;
    VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;
    IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;
    X - ser assíduo e pontual ao serviço;
    XI - tratar com urbanidade as pessoas;
    XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

     

     

    II - (V) (juntou a Lei 8112 e o decreto 1171)

    Lei 8112/90 - Art. 116. São deveres do servidor:

    IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;
    X - ser assíduo e pontual ao serviço;

    Decreto 1171/94

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;

     

     

    III - (V) (só a lei 8112)

    Lei 8112/90

    Art. 239. Por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, o servidor não poderá ser privado de quaisquer dos seus direitos, sofrer discriminação em sua vida funcional, nem eximir-se do cumprimento de seus deveres.

     

     

    IV - (V)

    Lei 12.772/12

    Art. 1º Fica estruturado, a partir de 1º de março de 2013, o Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, composto pelas seguintes Carreiras e cargos:

    III - Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, composta pelos cargos de provimento efetivo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, de que trata a Lei no 11.784, de 22 de setembro de 2008; e

     

     

    V - (F)

    Lei 12.772/12

    Art. 14.  A partir da instituição do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, o desenvolvimento na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá mediante progressão funcional e promoção, na forma disposta nesta Lei.

    § 1o  Para os fins do disposto no caput, progressão é a passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe, e promoção, a passagem do servidor de uma classe para outra subsequente, na forma desta Lei.

  • Parem de mimimi, questão boa. Errei, e estou lendo os comentários, muita gente reclamando da banca..... Minha conclusão: Preciso estudar mais, a banca não vai mudar...


ID
2226061
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Assinale a alternativa que contempla uma das finalidades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, conforme a Lei Nº. 11.892/2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criou os Institutos Federais.

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    Promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infraestrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão.

  • Seção II  Das Finalidades e Características dos Institutos Federais . Inciso III do artigo  6º.

  • Gabarito: D

    Art. 6º  Os Institutos Federais têm por finalidades e características:

     

    Inciso III - promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infra-estrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão;

  • III - promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infra-estrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão;

     

    FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm

  • Finalidade de integrar o ensino básico ao superior e assim ao mercado de trabalho.

    Palavras chaves: verticalização e integração

  • Gabarito = D

     

    Lei 11892/2008.

    Art. 6º Os Institutos Federais têm por

    finalidades e características:

    I - ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional;

    II - desenvolver a educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais;

     

    III - promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infra-estrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão; (é o Gabarito)

     

    IV - orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificados com base no mapeamento das potencialidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural no âmbito de atuação do Instituto Federal;
    V - constituir-se em centro de excelência na oferta do ensino de ciências, em geral, e de ciências aplicadas, em particular, estimulando o desenvolvimento de espírito crítico, voltado à investigação empírica;
    VI - qualificar-se como centro de referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização pedagógica aos docentes das redes públicas de ensino;
    VII - desenvolver programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica;
    VIII - realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico;
    IX - promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais, notadamente as voltadas à preservação do meio ambiente.

     

     

    Art. 7º Observadas as finalidades e características definidas no art. 6º desta Lei,

    são objetivos dos Institutos Federais:

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio,...

    II - ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a...

    III - realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções...

    IV - desenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades...

    V - estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda....

    VI - ministrar em nível de educação superior....

    a) cursos superiores de tecnologia visando à formação de profissionais...

    b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica....

    c) cursos de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais....

    d) cursos de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização....

    e) cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado,....

     


ID
2238685
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A determinação de protídeos em alimentos, baseada na determinação de nitrogênio, feita pelo método Kjeldahl, tem sofrido modificações desde a sua idealização, em 1883. Sabendo que o método constitui-se em três etapas, assinale a alternativa que contem a sequência correta:

Alternativas
Comentários
  • Destilação, destilação e titulação. Gab.: A
  • Faço essa análise quase todo dia, é a letra A :)


ID
2238688
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O lactobutirômetro é utilizado para determinação de gordura no leite pelo método de Gerber, que envolve reações baseadas na:

Alternativas
Comentários
  • O principio do método de Gerber baseia-se na quebra da emulsão do leite com acido sulfúrico concentrado e na utilização de uma substância desemulsificante, o álcool isoamílico.

     

    Alternativa: C

  • O método tradicional de determinação do conteúdo de gordura do leite é o de Gerber. Baseia-se no tratamento de um determinado volume de leite com ácido sulfúrico e álcool isoamílico, no butirômetro de Gerber. O princípio do método é a destruição das micelas de gordura e a dissolução da caseína, facilitando a separação da gordura


ID
2238691
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Para análise de qualidade em méis podem ser realizadas Reações de Lund e Fiehe e avaliados os seus resultados. Assinale a alternativa que apresenta a interpretação correta do resultado dessas reações:

Alternativas

ID
2238694
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Alveografia é uma análise realizada em Alveógrafo e simula o comportamento de massas de panificação na fermentação, imitando, em grande escala, a formação de alvéolos originados na massa pelo CO2 produzido pelos fermentos. Considerando os resultados deste tipo de análise, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
2238697
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sobre as alterações sofridas pelos ovos durante o armazenamento, analise as afirmativas a seguir:

I. a clara sofre aumento de pH de valores de 7,6 a 9,2, em apenas três dias de armazenamento a 3°C, em virtude da perda de dióxido de carbono através dos poros da casca.
II. o aumento do pH da clara provoca a ruptura da estrutura de gel, característica da camada densa da clara, perdendo-se a sua consistência ou viscosidade.
III. as mudanças de pH da gema oscilam entre valores de 6 (gema fresca) e 6,5 (em 18 dias a 37°C).
IV. a cessão de vapor d’água através da casca provoca diminuição da densidade e aumento da câmara de ar.
V. para determinar a idade do ovo, são consideradas: prova de flutuação (mudanças de densidade), exame por translucidação (forma e posição da gema), medida da câmara de ar.

Assinale a alternativa que lista as afirmativas corretas:

Alternativas

ID
2238700
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O método de Análise Descritiva Quantitativa (ADQ) avalia todos os atributos sensoriais presentes no produto alimentício, quais sejam: aparência, aroma, sabor e textura. A aplicação da ADQ envolve algumas etapas. Sobre elas assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) FALSA. Recomenda-se que o número de julgadores selecionados seja entre 8 e 25 julgadores treinados

    E) FALSA. Teste de Tukey ou Ducan.

  • A) a primeira etapa é a seleção da equipe de julgadores, que deverá ser composta, no máximo, por 10 a 12 julgadores não treinados. Mínimo 10 a 12 julgadores treinados. ERRADA.

    B) a segunda etapa é o levantamento dos descritores, onde os julgadores avaliam sensorialmente o produto e verbalizam as sensações percebidas, discutindo-as em grupo com a ajuda do líder da equipe. GABARITO!

    C) na terceira etapa é realizado treinamento com soluções correspondentes aos gostos básicos. Treinamento com os próprios produtos e com os materiais de referência. ERRADA.

    D) o teste sensorial é conduzido na quarta etapa, onde será realizada a seleção final dos julgadores. Só será realizado o teste sensorial após treinamento e seleção final de avaliadores. ERRADA.

    E) na quinta etapa é aplicado exclusivamente o teste de Tukey e os resultados são representados em gráfico aranha. a quinta etapa é a analise dos resultados, avaliada por ANOVA e um teste de média, como o teste de TUKEY, mas não é exclusivo!. ERRADA.


ID
2238703
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A análise sensorial é utilizada para evocar, medir, analisar e interpretar reações das características dos alimentos e materiais. A esse respeito, analise as afirmações:

I. no teste de reconhecimento de odores são selecionados de 16 a 20 aromas comuns, pedindo-se que sejam identificados nominalmente em uma ficha.
II. para o teste de identificação de gostos o critério de aprovação é de 70% de identificação.
III. os métodos sensoriais são classificados em métodos de diferença, métodos discriminativos e métodos subjetivos.
IV. o teste de comparação pareada tem como objetivo saber se uma amostra apresenta um certo atributo sensorial em maior intensidade que a outra amostra.
V. os métodos afetivos medem o quanto uma população gostou de um produto, para avaliar preferência ou aceitabilidade.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:

Alternativas
Comentários
  • I. no teste de reconhecimento de odores são selecionados de 16 a 20 aromas comuns, pedindo-se que sejam identificados nominalmente em uma ficha. CORRETA

    II. para o teste de identificação de gostos o critério de aprovação é de 70% de identificação. INCORRETA: É um teste eliminatório e requer 100% de acerto.

    III. os métodos sensoriais são classificados em métodos de diferença, métodos discriminativos e métodos subjetivos. INCORRETA: São classificados em métodos descritivos, discriminativos (ou de diferença) e subjetivos (ou afetivos).

    IV. o teste de comparação pareada tem como objetivo saber se uma amostra apresenta um certo atributo sensorial em maior intensidade que a outra amostra. (CORRETA)

    V. os métodos afetivos medem o quanto uma população gostou de um produto, para avaliar preferência ou aceitabilidade. (CORRETA)


ID
2238706
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O desenvolvimento de microrganismos, de reações químicas ou de mudanças físicas da carne congelada está muito relacionado com o conteúdo em água da carne e com a água ainda disponível durante o transcurso das reações. Em relação ao congelamento da carne, assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
2238709
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A geleia é um produto obtido à base de suco de fruta que, depois de previamente processado, apresenta uma forma geleificada (gel). Os componentes indispensáveis para a produção de geleia são a pectina, o ácido e o açúcar. Considerando este processo de produção, análise as afirmações a seguir:

I. a pectina contribui para a resistência mecânica da parede celular e para a adesão entre células. Qualquer modificação nas suas características resulta em alterações na textura dos frutos.
II. a protopectina predomina nos tecidos vegetais imaturos. Com a evolução da maturação dos frutos, por atividade enzimática, é transformada em pectina ou em ácido péctico.
III. o mecanismo de geleificação é controlado pelos parâmetros de temperatura, qualidade da pectina, pH, açúcar e outros solutos e íons de cálcio.
IV. as pectinas para uso alimentício são classificadas em alta metoxilação, com 60 a 90% de grupos carboxílicos esterificados e baixa metoxilação, com 5 a 50% da esterificação.
V. as condições ótimas para formação de gel estão próximas do pH 3,2. Em valores mais baixos que esse, a resistência do gel diminui lentamente e, em valores maiores que 3,5, não se consegue gel com as quantidades normais de sólidos solúveis.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • A Resposta correta é a C


ID
2238712
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O processamento mínimo de frutas e hortaliças consiste no conjunto de operações que elimina suas partes não comumente consumidas, como cascas, talos e sementes. Por conseguinte, os produtos são reduzidos a porções menores por meio do corte, de modo que fiquem prontos para o consumo imediato e, ao mesmo tempo, mantenham todas as qualidades organolépticas do produto in natura. Com relação as etapas do processamento mínimo de frutas e hortaliças, assinale a alternativa verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • D as etapas de pré-seleção e classificação tem como objetivo remover sujidades, frutos secos, talos entre outros e separar a matéria-prima de acordo com a forma, peso, firmeza e cor.


ID
2238715
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A necessidade de procurar novas alternativas para a utilização do pescado na forma de produtos aceitáveis sensorialmente pela população, favorecendo um maior consumo, vem crescendo nos últimos anos. Uma alternativa antiga e comum é a elaboração de empanados de pescado, produtos que acompanham a tendência do mercado e favorecem o aproveitamento de espécies comerciais. Com relação a elaboração de produtos empanados, assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
2238718
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A queda post-mortem do pH do músculo, devido ao acúmulo de ácido lático, é uma das mudanças mais significativas durante a sua conversão em carne, sendo extremamente importante para a sua qualidade final. Analise os itens a seguir e marque a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito alterado pela banca.

    Letra correta: B

    A carne suína considerada ideal é identificada como RFN (Reddish Pink, Firm, Non-Exudative), apresentando coloração vermelho-rosada, textura firme e livre de exsudação de água na superfície.

    Alterações de qualidade influenciadas pelo pH podem estar relacionadas ao aparecimento de carnes:

    PSE (Pale, Soft, Exudative), de coloração muito clara, textura mole e apresentando exsudação de água na superfície carne;

    RSE (Reddish Pink, Soft, Exudative), de coloração típica da carne RFN, enquanto as demais características são semelhante à carne PSE e;

    DFD (Dark, Firm, Dry), de coloração escura, textura firme e muito seca, observada com menor frequência em suínos. 


ID
2238721
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Muitos casos de doenças causadas por alimentos não são notificados, pois seus sintomas são geralmente parecidos com gripe. Na produção de alimentos é essencial que medidas apropriadas sejam tomadas para garantir a segurança e prolongar a vida de prateleira do produto. É muito importante salientar que os testes microbiológicos devem ser realizados para testar os alimentos quanto à presença de patógenos. Sobre os testes microbiológicos, analise as afirmativas a seguir.

I. Os testes microbiológicos devem ser realizados como parte do sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).
II. Os testes microbiológicos são realizados como suporte a implementação do sistema de APPCC.
III. Os critérios microbiológicos são requeridos dentro da indústria como procedimento de controle da contaminação de alimentos.
IV. Os testes microbiológicos requeridos pela indústria de alimentos, considera o resultado aceitável, a presença de uma única unidade formadora de colônia (UFC) para análise de Salmonella sp.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2238724
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A fermentação é um termo geral usado para designar a degradação anaeróbica da glicose ou de outros nutrientes orgânicos para obtenção de energia, conservada como adenosina trifosfato (ATP). Na indústria de alimentos a produção de cerveja é realizada por meio da fermentação. Observe as alternativas abaixo e marque aquela que apresenta uma etapa do processo de produção da cerveja

Alternativas
Comentários
  • s cervejeiros fabricam a cerveja por meio da fermentação etanólica de carboidratos.


ID
2238727
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A contaminação de alimentos por microrganismos pode causar danos ao homem. Por isso, a indústria alimentícia busca métodos de monitoramento que possam auxiliar no controle dos processos. O microrganismo indicador, por exemplo, é frequentemente utilizado para avaliar a segurança e a higiene alimentar. Com relação aos microrganismos indicadores, marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Os coliformes são SENSÍVEIS ao calor e por isso sua contagem pode ser útil em testes de contaminação pós-processamento. (FORSYTHE, 2013)

    B) Coliformes: Escherichia, Klebsiella, Enterobacter e Citrobacter  (FORSYTHE, 2013)

    C)  Gram negativas

    D) Para identificar o microrganismo indicador tem-se como critério a produção de gás e a fermentação da LACTOSE, em um período de 48 horas a 35º C.


     

  • a) Coliformes são facilmente destruídos pelo calor, ou seja, são sensíveis ao calor.

    b) Escherichia coli, Citrobacter, Enterobacter, Klebsiella, Enterococcus (com restrição), Staphylococcus aureus, Clostridium perfringens e Clostridium botulinum, etc..

    c) Coliformes são Gram-negativas.

    d) Fermentação da lactose.

    e) Os critérios a seguir definem o microrganismo ou o grupo de microrganismos como indicadores: rápida e fácil detecção, facilmente distinguível de outros microrganismos da microbiota do alimento, não estar presente como contaminante natural do alimento, estar sempre presente quando o patógeno associado estiver, seu número deve correlacionar-se com o do patógeno, apresentar necessidades de crescimento e velocidade de crescimento semelhante às do patógeno, ter velocidade de morte que seja semelhante à do patógeno e, se possível, sobrevivência levemente superior à do patógeno, estar ausente nos alimentos que estão livres do patógeno, ou estar presente em quantidades mínimas.


     

    Alternativa: E


ID
2238730
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Para controlar a deterioração microbiana e a segurança de alimentos é necessário conhecer os fatores que afetam o desenvolvimento dos microrganismos. Assinale a opção correta que se refere a esses fatores. Considerando esses fatores, assinale a opção verdadeira:

Alternativas

ID
2238733
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A indústria de alimentos visa à produção de alimentos seguros, com garantia de qualidade à saúde do consumidor. Neste sentido, a indústria tem buscado por ferramentas de gerenciamento de segurança alimentar.

Alternativas
Comentários
  • Achei a resposta mal formulada... Teria substituído cadeia alimentícia por todo processo produtivo.


ID
2238736
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As proteínas, para desempenhar o seu papel, devem estar em seu estado nativo, ou seja, manter a integridade de suas estruturas. Sabe-se que a desnaturação de proteínas tem influência tecnológica na produção de alimentos lácteos, cárneos, pão e outros. Com relação à desnaturação protéica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta certa: Para conseguir a desnaturação proteica é necessário o tratamento térmico, a hidrólise enzimática, a acidificação ou a alcalinização. Alternativa A.


ID
2238739
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os lipídios são o substrato de uma das alterações mais importantes dos alimentos. A rancificação auto-oxidativa provoca o aparecimento de cores e odores. De acordo com o assunto marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A rancidez oxidativa ou auto-oxidação é a reação mais importe em gorduras e óleos do ponto de vista da qualidade. É uma reação do oxigênio atmosférico com as duplas ligações dos ácidos graxos insaturados. Esta reação produz hidroperóxidos e peróxidos, que posteriormente irão produzir compostos voláteis, cetonas e aldeídos que irão caracterizar o odor de ranço nos alimentos.

    A variação de compostos voláteis produzidos pode ser dependente da natureza do ácido graxo envolvido e do tipo de mecanismos de auto-oxidação. Como já dito anteriormente, o grau de insaturação de um óleo ou gordura determina sua suscetibilidade à oxidação. A gordura de porco, por exemplo, é mais suscetível à oxidação quando comparada à gordura de bovinos, porque a primeira possui maior quantidade de insaturação em sua estrutura.
     


ID
2238742
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação ao uso do calor para conservação de alimentos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • - esterilização usa temperatura > 100°C
    - destruição de de formas vegetativas e esporuladas de microrganismos

     

  • TEM ÚNICA E OBJETIVA FINALIDADE DE DESTRUIR E INATIVAR AS ENZIMAS CAPAZES DE DETERIORAR O ALIMENTO.

  • O gabarito foi alterado da A para a letra D

    Correto letra D

  • Pasteurização não elimina toda flora microbiana, esterilização não destrói apenas M.O. patogênicos...

  • não aceito a A como alternativa correta, porque o objetivo da pasteurização é somente destruir os patogênicos. Por ser um testamento mais brando, os produtos pasteurizados não tem elevada vida de prateleira.
  • A pasteurização não destrói toda a flora microbiana e sim grande parte dos MO existentes nos alimentos. Não destrói os microorganismos termorresistentes

  • Pasteurizar não destrói toda flora e esterilizar não destrói só Moo patogênicos.

    Questão sem gabarito correto.

  • Está completamente errado essa questão, não caiam nessa estudantes...