I – As ideias pedagógicas expressas no Ratio correspondem ao que passou a ser conhecido na modernidade como pedagogia tradicional.
Exatamente, é a pedagogia dos jesuítas e de todos os melhores sistemas de ensino europeus.
II – O plano contido no Ratio era de caráter universalista, pois era adotado indistintamente por todos os Jesuítas em qualquer lugar em que estivessem.
Exatamente, idem acima.
III – O plano contido no Ratio era de caráter populista, pois atendia tanto aos filhos dos colonos quanto aos indígenas.
Errado! Não tinha caráter populista, o ensino era especificado para cada grupo social que o iria absorver. Existiam 2 objetivos no Brasil: catequese dos silvícolas e ensino de Administração Pública (vide termos atuais) para os filhos dos colonos/elite.
IV – Formaram-se pela obra educativa dos colégios jesuítas um número expressivo de grandes intelectuais como Descartes, Montesquieu e Rousseau.
Exatamente, todos os prêmios nobel e grandes intelectuais passaram por universidades que tinham os métodos do ensino do Ratio Studiorum durante os séculos XVI até o século XX.
http://www.uel.br/grupo-estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais14/arquivos/textos/Comunicacao_Oral/Trabalhos_Completos/Ana_Toyshima_e_Gilmar_Montagnoli_e_Celio_Costa.pdf
https://run.unl.pt/bitstream/10362/10952/1/Tese%20-%20Ratio%20Studiorum.pdf
https://www.unimep.br/phpg/bibdig/pdfs/2006/LWXIVPILABYH.pdf
https://www.unimep.br/phpg/bibdig/pdfs/2006/PLOKUTLTELNB.pdf
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200010
http://www.scielo.br/pdf/er/n31/n31a11.pdf
http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_ratio_studiorum.htm
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2361/6652.pdf?sequence=1&isAllowed=y