SóProvas



Prova Instituto Excelência - 2019 - DEMSUR - Arquiteto/Urbanista


ID
5181943
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto e responda a questão:

A liberdade e o consumo

Quantos morreram pela liberdade de sua pátria? Quantos foram presos ou espancados pela liberdade de dizer o que pensam? Quantos lutaram pela libertação dos escravos? No plano intelectual, o tema da liberdade ocupa as melhores cabeças, desde Platão e Sócrates, passando por Santo Agostinho, Spinoza, Locke, Hobbes, Hegel, Kant, Stuart Mill, Tolstoi e muitos outros. Como conciliar a liberdade com a inevitável ação restritiva do Estado? Como as liberdades essenciais se transformam em direitos do cidadão? Essas questões puseram em choque os melhores neurônios da filosofia, mas não foram as únicas a galvanizar controvérsias.
Mas vivemos hoje em uma sociedade em que a maioria já não sofre agressões a essas liberdades tão vitais, cuja conquista ou reconquista desencadeou descomunais energias físicas e intelectuais. Nosso apetite pela liberdade se aburguesou. Foi atraído (corrompido?) pelas tentações da sociedade de consumo. O que é percebido como liberdade para um pacato cidadão contemporâneo que vota, fala o que quer, vive sob o manto da lei (ainda que capenga) e tem direito de mover-se livremente?
O primeiro templo da liberdade burguesa é o supermercado. Em que pesem as angustiantes restrições do contracheque, são as prateleiras abundantemente supridas que satisfazem a liberdade do consumo (não faz muitas décadas, nas prateleiras dos nossos armazéns ora faltava manteiga, ora leite, ora feijão). Não houve ideal comunista que resistisse às tentações do supermercado. Logo depois da queda do Muro de Berlim, comer uma banana virou ícone da liberdade no Leste Europeu. A segunda liberdade moderna é o transporte próprio. BMW ou bicicleta, o que conta é a sensação de poder sentar-se ao veículo e resolver em que direção partir. Podemos até não ir a lugar algum, mas é gostoso saber que há um veículo parado à porta, concedendo permanentemente a liberdade de ir, seja aonde for. Alguém já disse que a Vespa e a Lambretta tiraram o fervor revolucionário que poderia ter levado a Itália ao comunismo.
A terceira liberdade é a televisão. É a janela para o mundo. É a liberdade de escolher os canais (restritos em países totalitários), de ver um programa imbecil ou um jogo, ou estar tão perto das notícias quanto um presidente da República – que nos momentos dramáticos pode assistir às mesmas cenas pela CNN. É estar próximo de reis, heróis, criminosos, superatletas ou cafajestes metamorfoseados em apresentadores de TV.
Uma ” liberdade ” recente é o telefone celular. É o gostinho todo especial de ser capaz de falar com qualquer pessoa, em qualquer momento, onde quer que se esteja. Importante? Para algumas pessoas, é uma revolução no cotidiano e na profissão. Para outras, é apenas o prazer de saber que a distância não mais cerceia a comunicação, por boba que seja.
Há ainda uma última liberdade, mais nova, ainda elitizada: a internet e o correio eletrônico. É um correio sem as peripécias e demoras do carteiro, instantâneo, sem remorsos pelo tamanho da mensagem (que se dane o destinatário do nosso attachmentmegabáitico) e que está a nosso dispor, onde quer que estejamos. E acoplado a ele vem a web, com sua cacofonia de informações, excessivas e desencontradas, onde se compra e vende, consomem-se filosofia e pornografia, arte e empulhação.
Causa certo desconforto intelectual ver substituídas por objetos de consumo as discussões filosóficas sobre liberdade e o heroísmo dos atos que levaram à sua preservação em múltiplos domínios da existência humana. Mas assim é a nossa natureza, só nos preocupamos com o que não temos ou com o que está ameaçado. Se há um consolo nisso, ele está no saber que a preeminência de nossas liberdades consumistas marca a vitória de havermos conquistado as outras liberdades, mais vitais. Mas, infelizmente, deleitar-se com a alienação do consumismo está fora do horizonte de muitos. E, se o filósofo Joãozinho Trinta tem razão, não é por desdenhar os luxos, mas por não poder desfrutá-los.
Cláudio de Moura Castro Veja 1712, 8/8/01

”Não houve ideal comunista que resistisse às tentações do supermercado”.
O autor infere-nos a ideia de:

Alternativas
Comentários
  • ”Não houve ideal comunista que resistisse às tentações do supermercado”

    Ou seja, até o comunista mais voraz rendeu-se ao supermercado.


ID
5181946
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale o segmento em que a frase obedece às normas da Língua Portuguesa.

Alternativas
Comentários
  • A questão quer saber qual assertiva traz corretamente o emprego da norma culta. Vejamos:

    a) Incorreta.

    "Entre eu e você há majestosas coincidências."

    Não devemos utilizar o pronome pessoal do caso reto como complemento e o oblíquo como sujeito.

    Formas corretas:

    Entre mim e você;

    Entre mim e o senhor; (...)

    Formas erradas:

    Entre eu e você;

    Entre eu e o senhor; (...)

    b) *Incorreta

    "Mal entrou na sala, já encontrou empecilhos para o seu projeto."

    Aqui, não há erros. O que poderia causar dúvidas é o emprego da palavra "mal" e "empecilhos" e o uso do pretérito perfeito em orações subordinadas temporais.

    Quando usamos “mal" com sentido de conjunção temporal, usa-se com L. Pode ser trocada por assim que, logo que, quando...

    Empecilhos significa algo que atrapalha.

    Normalmente se usa verbo conjugado no pretérito mais-que-perfeito nesse tipo de construção, contudo, o ilustre Bechara já usa em sua gramática normativa verbos no pretérito perfeito nesse tipo de oração.

    "Mal entrou na sala, já encontrou empecilhos para o seu projeto."

    "Mal entrara na sala, já encontrou empecilhos para o seu projeto."

    "Observação: Em certas orações temporais, aparece o pretérito perfeito onde se esperaria o mais-que-perfeito: Logo que se retirou o inimigo, mandou D. João Mascarenhas enterrar os mortos [ED.1, § 208]. Ao revés encontra-se em orações subordinadas o mais-que-perfeito correspondendo a um presente da oração subordinada, quando este presente tem o sentido de um pretérito, v.g. Os antiquários dizem (= deixaram escrito) que ele vivera neste reinado” [ED.1]"

    Variadas gramáticas normativas transcrevem a oração dessa forma sem apontar nenhum tipo de erro. Portanto, esse deveria ser o gabarito.

    c) Incorreta.

    "Há muitos anos atrás, viajei por todo o país do futebol."

    Não se usa "atrás" após já ter usado "há", porque ambas as palavras significam algo passado, ou seja, torna-se uma redundância.

    d) *Correta.

    A banca entendeu que nenhuma está correta, mas como vimos na alternativa B, eu não concordo.

    Referência bibliográfica: BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37 ed. Rev., Ampl e atual conforme o novo Acordo Ortográfico. – Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.

    Gabarito do monitor: B

    Gabarito da banca: D


ID
5181949
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que ocorre um exemplo de prosopopeia:

Alternativas
Comentários
  • Prosopopeia:

    Figura de linguagem pela qual o orador ou escritor empresta sentimentos humanos a seres inanimados.

    Um relógio não anota nada.

    Gabarito A

  • Complementando o comentário do amigo, prosopopeia também é conhecida como personificação.

  • A questão é sobre figuras de linguagens e quer saber qual assertiva possui uma prosopopeia. Vejamos:

    a) Correta.

    "E o relógio anotava, minuciosamente, cada segundo que passava."

    Prosopopeia é entregar a seres inanimados formas de animadas, ou seja, o relógio não anota nada verdadeiramente, porque não tem vida.

    b) Incorreta.

    "Toda profissão tem seus dolorosos espinhos."

    Metáfora é a transferência de sentido entre termos. Sabemos que toda profissão não tem espinhos, foi apenas uma forma de falar, de comparar a profissão com um fruto que tenha espinhos

    c) Incorreta.

    "Ele sentava em sua cadeira de balanço e apreciava com prazer seu havana."

    Metonímia é o emprego de palavras fora do seu contexto. Havana é a chamada o charuto cubano, ou seja, ele estava apreciando o charuto. Nesse caso, foi trocado o lugar pelo produto.

    d) Incorreta.

    Gabarito do monitor: A

  • prosopopeia - personificação/ uso de atributos humanos.


ID
5181952
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Tendo em vista as regras de concordância, assinale a alternativa em que a forma verbal está INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Falta (falta o que?) uma postura digna sobre o que é diferente às consciências humanas.

    Gabarito C

  • Mencionou-se a concordância verbal, ou seja, deve-se inspecionar o verbo e reconhecer se há correspondência entre ele e o sujeito.

    a) Existem no mundo de hoje muitas espécies de preconceitos prejudiciais à sociedade.

    Correto. O verbo "existir" concordar corretamente com o núcleo do sujeito "espécies";

    b) Podem causar irreversíveis prejuízos, os preconceitos vistos em nossa sociedade.

    Correto. O verbo auxiliar da locução verbal "podem causar" concorda corretamente com o núcleo do sujeito "preconceitos";

    c) Faltam às consciências humanas uma postura digna sobre o que é diferente.

    Incorreto. O verbo "faltar" deve flexionar-se a fim de concordar com o núcleo do sujeito "postura". Correção: "Falta às consciências humanas uma postura digna (...)".

    Letra C

  • GABARITO C

    Faltam às consciências humanas uma postura digna sobre o que é diferente.

    Uma postura digna sobre o que é diferente falta às consciências humanas.

    ou

    Falta às consciências humanas uma postura digna sobre o que é diferente

  • Mas na B há um erro de pontuação separando o sujeito do predicado.

    Alguém me corrija se eu estiver errada, por favor.


ID
5181955
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português

Assinale a alternativa CORRETA quanto à regência verbal.

Alternativas

ID
5181958
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que possui uma oração subordinada adverbial concessiva:

Alternativas
Comentários
  • concessivas: exprimem um fato que se esconde, que se admite, em oposição a oração principal. As conjunções são:

    embora; conquanto; que; ainda que; mesmo que; ainda quando; mesmo quando; posto que; por mais que; por muito que; por menos que; se bem que.....

  • Na letra C, a locução conjuntiva "a não ser que" introduz uma oração subordinada condicional

  • Procuramos a oração que transmite uma ideia contrária do que se espera (concessiva). Permitam-me comentar.

    ---------------------

    (A) Ele foi visitar a prima visto que ela estava com hipertensão.

    R.: FALSO. A oração subordinada está ligada à oração principal pela locução conjuntiva "visto que", que traz consigo uma ideia CAUSAL. Assim sendo, temos uma oração subordinativa causal.

    • Conjunções causais: porque; pois; por isso que; uma vez que; já que; visto que; que; porquanto;
    • Transmitem a ideia de motivo.

    ---------------------

    (B) Ainda que você tente de tudo, nada vai me fazer mudar de ideia.

    R.: CERTO. Veja bem, se alguém tenta de tudo, então é razoável supor que esse deveria lograr êxito em sua empreitada, mas não, nem mesmo assim o sujeito da oração principal mudaria de ideia. Isso é uma CONTRADIÇÃO da lógica de quem tenta de tudo. Assim sendo, temos uma oração subordinada concessiva, a qual foi ligada pela locução conjuntiva: "ainda que".

    • Conjunções concessivas: por mais que; por menos que; apesar de que; embora; conquanto; mesmo que; ainda que; se bem que;
    • Transmitem uma ideia de contradição.

    ---------------------

    (C) Encomendarei comida a não ser que você não esteja com fome.

    R.: FALSO. "A não ser que" é uma locução conjuntiva que denota um sentido condicional. Na oração principal o sujeito diz que comprará comida, mas se o agente da oração subordinativa condicional não estiver com fome, ele não vai. Ter fome é condição necessária para que se compre a comida.

    • Conjunções condicionais: se; caso; salvo se; desde que; contanto que; dado que; a menos que; a não ser que;
    • Transmitem uma ideia de condição ou hipótese.

    ---------------------

    (D) Nenhuma das alternativas.

    R.: FALSO. Dispensa mais comentários.

    -----------------------------------------------

    Boa sorte e bons estudos.

  • GABARITO - B

    A) Ele foi visitar a prima visto que ela estava com hipertensão.

    VISTO QUE Causal

    B) Ainda que você tente de tudo, nada vai me fazer mudar de ideia.

    AINDA QUE Concessiva

    C) Encomendarei comida a não ser que você não esteja com fome.

    A NÃO SER QUE → Condicional

  • a) causal

    b) concessiva

    c) condicional

  • Gabarito: B


ID
5181961
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Marque a alternativa em que o sinal da crase é INCORRETO:

Alternativas
Comentários
  • A questão exigiu conhecimento sobre o uso da crase e quer saber qual assertiva trouxe o uso incorreto. Vejamos o conceito:

    Crase é a fusão de A + A, sendo que o primeiro é sempre a preposição, o segundo pode ser artigo definido "a" ou pronome "aquela, aquele, aquilo..."

    Analisemos as assertivas:

    a) Correta.

    "Dirigiu-se, calmamente, à mesa do diretor da empresa"

    O verbo "dirigir", com sentido de aproximar, rege a preposição A, o substantivo feminino "mesa" aceita o artigo definido A, portanto, A + A= À.

    b) Correta.

    "Todos os gráficos referem-se às estatísticas feitas nos últimos anos."

    O verbo "referir-se" acompanhado do pronome "se" e com sentido de "diz respeito" rege a preposição A, o substantivo feminino "estatísticas" aceita o artigo definido A, portanto, A + A= À.

    c) Incorreta.

    "Estiveram no congresso os especialistas brasileiros à quem a presença surpreendeu."

    O erro é que não se coloca crase antes do pronome indefinido "quem".

    d) --------------

    Gabarito do monitor: C


ID
5181964
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português

Marque a alternativa CORRETA em vista da regência do verbo em cada uma das frases a seguir:

Alternativas

ID
5181967
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia:

Noturno

O mar soprava sinos

os sinos secavam as flores

as flores eram cabeças de santos

Minha memória cheia de palavras

meus pensamentos procurando fantasmas

”meus pesadelos atrasados de muitas noites

De madrugada, meus pensamentos soltos

”voaram como telegramas

e nas janelas acesas toda a noite

o retrato da morta

fez esforços desesperados para fugir

(João Cabral de Melo Neto)

Sobre o poema, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • 1º O mar soprava sinos (complemento verbal)

    os sinos secavam as flores (sujeito)

    Gabarito A

  • Só um adendo.

    Na letra b, em que fala que a maioria das frases eram formadas por frases nominais esta equivocada, pois a maioria é formada por frases verbais.

    Há verbos, frase verbal. Ex: O mar soprava sinos


ID
5181979
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Dois números x e ysão tais que x + y = 27 e x2 − y2 = 594. O valor de x é:

Alternativas
Comentários
  • D pois se for resolver na raça 24,5 ao quadrado seria 610,25 menos o y que seria 6,25 daria 604 logo nenhuma das alternativas da certo

  • X+y=27

    X=27-y

    X^2-y^=594

    (27-y)^2-y^2=594

    729-54y-y^2+y^2=594

    -54y-y^2+y^2=594-729

    -54y=-135

    Y=24,5

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Matemática e o assunto inerente à equação e aos sistemas lineares.

    Tal questão apresenta as seguintes equações as quais devem ser utilizadas para a sua resolução:

    1) x + y = 27.

    2) x² - y² = 594.

    Por fim, frisa-se que a questão deseja saber o valor de "x".

    Resolvendo a questão

    Considerando a equação "1" e isolando a variável "y", tem-se o seguinte:

    x + y = 27

    1) y = 27 - x.

    Substituindo-se o valor de "y" encontrado acima, na equação "2", tem-se o seguinte:

    x² - y² = 594, sendo que y = 27 - x

    x² - ((27 - x)²) = 594

    x² - ((27 - x) * (27 - x)) = 594

    x² - (729 - 27x - 27x + x²) = 594

    x² - 729 + 27x + 27x - x² = 594

    x² - x² + 54x = 594 + 729

    54x = 1.323

    x = 1.323/54

    x = 24,5.

    Gabarito: letra "c".


ID
5181982
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Numa PG (Progressão Geométrica) a1 = 9-5 e a2 = 37 . O quarto termo dessa PG é:

Alternativas
Comentários
  • 9 podemos escrever como 3 ao quadrado 3^2

    (3^2)^-5 isso é o que chamamos de potência da potência, o -5 eleva tudo que está dentro dos parênteses

    Multiplicando a potência interna com a externa

    3^-10

    Pra descobrirmos a razão "q" em uma PG, podemos pegar um termo qualquer e dividirmos pelo seu antecessor Ex: a2/a1

    3^7/3^-10

    Divisão de potências de bases iguais, eu mantenho a base e subtraio os expoentes, a base é o 3 e os expoentes são 7 e -10

    subtraindo os expoentes 7 - (-10) = 17

    3^17 então essa é a nossa razão q

    q = 3^17

    Pra descobrirmos o a3 é só multiplicar o a2 por essa razão

    a3 = a2*q

    a3 = 3^7*3^17 multiplicação de potências de bases iguais, mantenho a base e somo os expoentes

    a3 = 3^24

    a4 = a3*q

    a4 = 3^24*3^17

    a4 =3^41

    a questão é mais de matemática básica do que progressões em si

  • Determinando a razão q:

    q = a2 / a1

    q = (3^7) / (9^(-5))

    q = (3^7) / (3^(-10))

    q = (3^7) x (3^(-10)) = 3^17

    Determinando o quarto termo:

    a4 = a1 x q^(4 - 1)

    a4 = (9^(-5)) x (3^17)³

    a4 = (3^(-10)) x (3^51)

    a4 = (3^41)


ID
5181985
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Se(6x− 10) = bx − 20 para todo x real e se ∫(26) = 28, o valor do coeficiente b é:

Alternativas

ID
5181988
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Os pontos(−8, 6), (4, 12) e (ππ) estão sobre a mesma reta. O valor de π é: 

Alternativas
Comentários
  • Se pertencem a mesma reta, logo os 3 pontos são colineares.

    condição de alinhamento de 3 pontos:

    DETERMINANTE:

    XA YA 1

    XB YB 1 = 0

    XC YC 1

    -8 6 1

    4 12 1 = 0

    pi pi 1

    a solução é pi = 20. LETRA B.


ID
5181991
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Laura e Brenda aplicaram o mesmo capital durante seis anos a uma taxa de 12% ao ano. Laura aplicou no regime de juros composto com capitalização mensal e Brenda no regime de juros simples. Sabe-se que ao final da operação a aplicação de Laura gerou um montante de R$1.049,72 a mais que o montante de Brenda, logo, qual o valor aproximado do capital aplicado.

Alternativas
Comentários
  • Acumulado de Brenda (aB)= X*(1+ (12%*6))

    Acumulado de Laura (aL)= X*112% = aB + 1049,72

    197/100*x=172/100*x + 1049,72

    25/100*x=1049,72

    25x= 104972

    x=4198,88

    Quem conseguir ajudar pode mandar mensagem no privado.


ID
5191756
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Conforme a Lei de criação do DEMSUR (Nº2165/97) Art. 2° - O Departamento Municipal de Saneamento Urbano – DEMSUR, com sede na cidade de Muriaé – MG área de atuação no perímetro urbano, distritos e povoados, tem as seguintes finalidades:

I – Os serviços de captação, adução, tratamento e distribuição de água potável esgotamento sanitário e saneamento básico.
II – A coleta, transporte e destinação final do lixo residencial e não residencial.
III – Disciplinar e fiscalizar depósitos de entulhos da construção civil.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
5191759
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Conforme a Lei de criação do DEMSUR (Nº2165/97) Art. 7° - A Diretoria Geral é a unidade executiva do DEMSUR, com a finalidade de gerir todos os serviços do Departamento, tendo como titular 01 (um) diretor-geral, nomeado pelo Prefeito Municipal. Leia os contextos abaixo:
[1] O Diretor Geral, no seu impedimento e nas suas eventuais ausências, será substituído por um dos Diretores de Divisão por ele indicado e nomeado pelo Prefeito Municipal.
[2] A Diretoria Geral contará com um Assessor de Engenharia e Planejamento e com um Assessor Jurídico. 

Alternativas

ID
5191762
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Estatuto dos Servidores Públicos do município de Muriaé – MG ( Nº 3824/09).Art. 12 O concurso público será de provas ou de provas e títulos, conforme dispuser a Lei e os respectivos Planos de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores Públicos Municipais e do Magistério Municipal. Com base nessa informação marque a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
5191765
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre a história do município de Muriaé – Mg em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 7 distritos:

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Parabéns! Seus cometários são ótimos.

    Simples e objetivo, sem preciosismo!


ID
5191768
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre a história do município de Muriaé-MG leia o trecho abaixo e complete a lacuna:
O município de Muriaé-MG está totalmente inserido na_____________. Os principais cursos d’água que cortam o município são os rios Muriaé e Glória.

Alternativas

ID
5191771
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A inovação trouxe muitas opções para um design mais flexível nos mais diversos tipos de uso. Sobre essas inovações considere os itens a seguir:

I- Em escritórios: Móveis ajustáveis remontáveis possuem maiores chances de fornecer flexibilidade para ambientes de trabalho, permitindo personalização e fácil substituição de peças individuais.
II- Em residências: Paredes em drywall que podem ser modificadas para criar mais espaços quando as crianças crescem e precisam de seus próprios quartos.
III- Em hospitais: São ambientes onde ocorrem muitas mudanças. Prever mobiliários médicos flexíveis, assim como solicitar do arquiteto responsável pelo projeto arquitetônico que ele preveja uma arquitetura mais flexível ajudará a manter os espaços altamente úteis a longo prazo.
Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas

ID
5191774
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Planta baixa é a vista superior de uma edificação cortada por um plano horizontal a uma altura de _______________ m do piso do pavimento.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBR 6492/94, a PLANTA DE EDIFICAÇÃO é uma vista superior do plano secante HORIZONTAL, localizado a, aproximadamente, 1,50 m do piso em referência.


ID
5191777
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação à planta baixa analise os itens a seguir:


I- Elementos em _____________: (Paredes, esquadrias) – linhas mais grossas (0,7 ou 0,9 B).

II- Elementos em _______________: (Linhas de piso) – linhas finas (0,5 HB).

III- Elementos em _______________: (cobertura, escada) – linhas finas tracejadas (0,5 HB).

Sobre os itens acima, as lacunas devem ser completadas da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • 1 - Elementos em corte

    2 - Elementos em vista

    3 - Elementos em projeção

    LETRA A


ID
5191780
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Nos projetos arquitetônicos, as linhas de eixo ou coordenadas são representadas por:

Alternativas
Comentários
  • Tipos de Linhas

    Contínuas:

    • Linhas de contorno
    • Linhas internas
    • Linhas de cotas
    • Linhas auxiliares (para construção de desenhos, guia de letras e números, com traço; o mais leve possível.)
    • Linhas de indicação e chamadas

    Tracejadas:

    • Linhas situadas além do plano do desenho

    Traço e dois pontos:

    • Linhas de projeção (quando se tratar de projeções importantes, devem ter o mesmo valor que as linhas de contorno. São indicadas para representar projeções de pavimentos superiores, marquises, balanços, etc.)

    Traço e ponto:

    • Linhas de eixo ou coordenadas (GABARITO)

    Fonte: NBR 6492/1994

  • LETRA C

    NBR 6492/21:

    Traço longo e ponto estreita: linha de eixo

    NBR 6492/94

    Traço e ponto: linha de eixo ou coordenadas


ID
5191783
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sobre os comandos para atributos disponíveis no AutoCAD marque verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) ATTDEF – Cria uma definição de atributo.
( ) ATTDISP – Controla a visibilidade de atributos globalmente.
( ) ATTEDIT – Extrai dados de atributos.
( ) ATTEXT - Muda informações de atributos.

Alternativas
Comentários
  • Questão só fez trocar a definição nas duas últimas alternativas:

    ATTDEF – Cria uma definição de atributo _ VERDADEIRO

    ATTDISP – Controla a visibilidade de atributos globalmente _ VERDADEIRO

    ATTEDIT – Extrai dados de atributos _ FALSO (EDIT de editar, muda informações de atributos)

    ATTEXT – Muda informações de atributos _ FALSO (EXT de Extract, extrai dados de atributos. Alternativa induz ao erro ao confundir com "text")


ID
5191786
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para criar cotas de diâmetro para círculos e arcos no AutoCAD deve-se utilizar o comando:

Alternativas
Comentários
  • DIMCONTINUE - Cria uma cota que começa na linha de extensão de uma cota previamente criada;

    DIMCENTER - Cria a marca de centro ou as linhas de centro de círculos e arcos

    DIMDIAMETER - Cria uma cota de diâmetro para um círculo ou um arco


ID
5191789
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

“Predomínio da parte arquitetônica, uso de terraços para se adaptar à arquitetura, grutas com santos nos jardins, vegetação verde-escuro, escadarias e escalinatas.”

Com base na descrição acima, podemos afirmar que trata-se de qual estilo paisagístico? 

Alternativas
Comentários
  • Estilo Francês - Apresentam um eixo central que se eleva para o horizonte, valorizando a perspectiva e a sensação de grandiosidade e destacando o domínio do homem sobre a natureza. O jardim é limitado por bosques nos arredores. Principais características: rígida distribuição axial, simetria, proporções matemáticas, perspectiva sem fim, artificialismo, plantas podadas e labirintos, estátuas, bordaduras nos canteiros com plantas verde-escuro podadas e no interior flores anuais coloridas.

    Estilo Italiano - As características gerais deste estilo são: predomínio da parte arquitetônica, uso de terraços para se adaptar à arquitetura, grutas com santos nos jardins, vegetação verde-escuro, escadarias e escalinatas.

    Estilo Medieval - Após a queda do Império Romano, as cidades se desestruturam, sendo cercadas para se proteger das guerras. Desta forma, o verde fica limitado ao meio rural. Apenas os mosteiros ainda mantém jardins internos, de formato retangular com circulação em forma de cruz, com plantas medicinais, condimentares, flores-de-corte, além de horta e pomar.

    Fonte: Apostila de Paisagismo. Biblioteca AGPTEA

    Gabarito letra B

  • Fonte: (não apareceu no outro comentário) http://www.bibliotecaagptea.org.br/agricultura/paisagismo/livros/APOSTILA%20DE%20PAISAGISMO%20IFRS.pdf


ID
5191792
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os projetos paisagísticos ingleses compreendiam todo o panorama visível desde a residência, ou seja, toda a paisagem. Buscavam explorar diferentes impressões visuais como reflexos luminosos, textura, além da sonoridade do movimento das plantas. Também utilizavam alegorias mitológicas e literárias.

São características desse estilo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Estilo Inglês - As principais características deste estilo são:

    - amplos gramados, mais espontâneos

    - caminhos amplos

    - formações vegetais heterogêneas e flores com cores suaves

    - água em formas mais naturais

    - exploração dos elementos surpresa, variedade, simulação e sequência de perspectivas

    - eliminação de barreiras entre o jardim e a paisagem.

    Gabarito Letra C - o erro está em "...flores com cores fortes."

    Fonte: http://www.bibliotecaagptea.org.br/agricultura/paisagismo/livros/APOSTILA%20DE%20PAISAGISMO%20IFRS.pdf


ID
5191795
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Entre os paisagistas ingleses que se destacaram, Olmstead adotou um estilo informal e natural, com linhas suaves e linhas curvas, em contraste com o urbanismo de linhas retas. Este paisagista projetou:

I- O Central Park (1859) de Nova York.
II- O Parque Nacional de Yellowstone (1872).
III- Yosemite National Park na Califórnia (1889).
Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Central Park e Yellowstone.

    Mais informações a respeito: https://www.scielo.br/pdf/topoi/v21n45/2237-101X-topoi-21-45-754.pdf

    ✅ LETRA A


ID
5191798
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Nas representações dos projetos em arquitetura, os desenhos devem ser executados em papéis transparentes ou opacos, de resistência e durabilidade apropriadas. A escolha do tipo de papel deve ser feita em função dos objetivos, do tipo do projeto e das facilidades de reprodução. São papéis opacos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • papel transparente

    • manteiga
    • vegetal
    • albanene
    • poliéster
    • cronaflex

    papel opaco

    • canson
    • schoeller
    • sulfite grosso

    GABARITO: B


ID
5191801
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura

Considere a alternativa que descreve corretamente a Descrição Técnica de um projeto arquitetônico:

Alternativas

ID
5191804
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O estudo preliminar é o estudo da viabilidade de um programa e do partido arquitetônico a ser adotado para sua apreciação e aprovação pelo cliente. Dentro de um estudo preliminar é exemplo de documento eventual:

Alternativas
Comentários
  • Documentos típicos do estudo preliminar:

    a) situação;

    b) plantas, cortes e fachadas;

    c) memorial justificativo.

    Documentos eventuais do estudo preliminar:

    a) perspectiva;

    b) maquete (estudo de volume);

    c) desenvolvimento através de texto ou desenhos sumários de elementos isolados que

    sejam de interesse em casos especiais;

    d) análise preliminar de custo.

    LETRA C


ID
5191807
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O Anteprojeto é a definição do partido arquitetônico e dos elementos construtivos, considerando os projetos complementares (estrutura, instalações, etc.). Sobre os documentos do Anteprojeto é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • 5.1.3 Anteprojeto

    Definição do partido arquitetônico e dos elementos cons- trutivos, considerando os projetos complementares (es- trutura, instalações, etc.). Nesta etapa, o projeto deve re- ceber aprovação final do cliente e dos órgãos oficiais en- volvidos e possibilitar a contratação da obra.

    5.1.3.1 Documentos típicos

    Os documentos típicos são os seguintes:

    a) situação;

    b) plantas, cortes e fachadas;

    c) memorial justificativo, abrangendo aspectos construtivos;

    d) discriminação técnica;

    e) quadro geral de acabamento (facultativo);

    f) documentos para aprovação em órgãos públicos; g) lista preliminar de materiais.

    5.1.3.2 Documentos eventuais

    Os documentos são os seguintes:

    a) desenvolvimento de elementos de interesse, em casos especiais;

    b) maquete;

    c) estimativa de custo.

    Como a questão pede a incorreta: Letra A

  • NBR 16636-2017

    A letra B tb está errada

    Planta de situação não é citada na norma no Anteprojeto

    6.4.5 Anteprojeto arquitetônico (AP-ARQ)

    6.4.5.1 Informações de referência a serem utilizadas:

    a) estudo preliminar de arquitetura (EP-ARQ);

    b) estudos preliminares complementares produzidos por outras atividades técnicas (quando aplicável);

    c) levantamento topográfco e cadastral (LV-TOP);

    d) legislação municipal estadual e federal vigente;

    e) normas técnicas específcas.

    6.4.5.2 Informações técnicas a serem produzidas: relativas à edifcação (ambientes interiores e exteriores) e a todos os elementos da edifcação e a seus componentes construtivos e materiais de construção considerados relevantes.

    6.4.5.3 Documentos técnicos a serem apresentados:

    a) desenhos: — planta geral de implantação; — planta com as diretrizes de terraplenagem; — plantas individualizadas dos pavimentos — plantas das coberturas; — cortes (longitudinais e transversais) vinculados aos temas anteriormente citados — elevações (fachadas e outras); — detalhes principais (de elementos da edifcação e de seus componentes construtivos);

    b) texto: — memorial descritivo do projeto arquitetônico de edifcação; — memorial descritivo dos elementos da edifcação, dos componentes construtivos e dos materiais de construção.

  • Questão formulada pela NBR 6492 - 1994 que foi anulada e substituída pela NBR 6492 - 2021

    Pela norma atual a resposta correta seria letra d

    5.5 Anteprojeto arquitetônico (AP-ARQ)

    5.5.1 Definição e desenvolvimento do partido arquitetônico

    A definição e o desenvolvimento do partido arquitetônico devem incluir o pré-dimensionamento dos elementos construtivos e as definições gerais dos demais projetos complementares, de modo a subsidiar o processo de aprovação pelo cliente, e o desenvolvimento da documentação para aprovação pelos órgãos oficiais responsáveis.

    5.5.2 Documentos gráficos

    Os seguintes documentos gráficos devem ser apresentados:

    a) planta geral de implantação: indicar norte, escala, vias de acesso, acesso principal do objeto arquitetônico, platôs e taludes, perímetro do terreno, recuos e afastamentos, eixos do projeto com respectivo ponto de referência, denominação das edificações, indicação de áreas cobertas e estacionamentos, cotas gerais e cotas de nível principais, eixos do projeto

    b) planta com diretrizes de terraplenagem;

    c) planta individualizada dos pavimentos: indicar norte, escala, acessos, vedos internos e externos, esquadrias (portas e janelas), elementos estruturais principais, identificação dos ambientes, espaços de circulação, áreas de serviços, áreas funcionais e técnicas; projeção de níveis superiores e da cobertura, cotas gerais e cotas de nível principais;

    d) planta das coberturas: indicar norte, escala, curvas de nível, acessos, estacionamento e áreas cobertas, cobertura das edificações, sentido de escoamento das águas pluviais e inclinação, cotas gerais e cotas de nível principais;

    e) cortes (longitudinais e transversais): indicar escala, elementos estruturais gerais, vedos internos e externos, esquadrias (portas e janelas), identificação dos ambientes representados, cobertura com indicação da respectiva inclinação, cotas gerais e cotas de nível principais, eixos do projeto, relevo construído e projeção da topografia natural; f) elevações (fachadas e outras); g) detalhes principais (de elementos da edificação e de seus componentes construtivos).

    5.5.3 Documentos escritos

    Os documentos escritos a serem apresentados devem ser os seguintes:

    a) memorial descritivo do projeto arquitetônico;

    b) memorial descritivo dos elementos da edificação, componentes construtivos e materiais de construção;

    c) lista de pranchas e documentos.


ID
5191810
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sobre as plantas de um projeto arquitetônico, faz parte da caracterização dos elementos do projeto, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Como a questão pediu "caracterização dos elementos de projeto", então pela norma NBR 6492, sistema estrutural não está nesse tópico.

    5.3.3.2 Plantas

    As plantas, em geral, devem conter:

    a) simbologias de representação gráfica conforme

    as prescritas nesta Norma;

    b) indicação do norte;

    c) eixos do projeto;

    d) sistema estrutural;

    e) indicação de todas as cotas necessárias para a

    execução da obra, exceto onde houver ampliação;

    f) caracterização dos elementos do projeto;

    - fechamentos externos e internos;

    - acesso;

    - circulações verticais e horizontais;

    - áreas de instalações técnicas e de serviços;

    - cobertura/telhado e captação de águas pluviais;

    - acessos e demais elementos significativos;

    g) denominação e numeração dos compartimentos

    com suas respectivas áreas úteis para referência

    dos acabamentos constantes no quadro geral de

    acabamentos (ver Anexo);

    h) codificação dos elementos a serem detalhados:

    portas, janelas, escadas, entre outros;

    i) marcação de cortes e fachadas;

    j) marcação dos detalhes e ampliações;

    k) marcação de projeção de elementos significativos

    acima ou abaixo do plano de corte;

    l) indicação dos níveis de piso acabado e em osso;

    m) escalas;

    n) notas gerais, desenhos de referência e carimbo.

    LETRA A