SóProvas



Prova Máxima - 2021 - Prefeitura de Heliodora - MG - Professor de Educação Básica


ID
5518927
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme a Lei de Diretrizes e Bases (LEI Nº 9.394/1996), o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Para responder esta questão, exige-se conhecimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n° 9394/1996.  O candidato deve assinalar a assertiva que possui uma afirmativa incorreta sobre os princípios do ensino.  Vejamos:

    a) Correta.

    "Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: (...) II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; (...)"

    b) Incorreta.

    O erro foi a palavra concorrência. Vejam o texto de lei:

    "Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: (...) V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; (...)"

    c) Correta.

    "Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: (...) VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino; (...)"

    d) Correta.

    "Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: (...) XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais."

    Gabarito do monitor: B

  • GABARITO: B.

    Princípios da Educação

    →Os princípios da educação norteiam a ação do Poder Público para a oferta e utilização da educação, não podendo ser desviados.

    1. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola: caráter inclusivo; dever da oferta; dever da matrícula; distribuição de recurso público.

    2. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber: liberdade de cátedra; determina que todos podem e devem aprender; respeito à multicultura.

    3. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas: liberdade do direito de oferta da educação; garantia para as escolas públicas; respeito à multicultura.

    4. Respeito à liberdade e apreço à tolerância: solidariedade humana; respeito à diferença; convivência harmônica.

    5. Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino: dever do Estado; direito do ensino privado – com as seguintes condições: seguir as normas nacionais e do sistema de ensino, possuir autorização de funcionamento e avaliação do Poder Público, e possuir capacidade de autofinanciamento.

    6. Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais: prioridade do ensino público; relativo – cursos de pós graduação podem ser cobrados; não deve ser confundido com contribuições.

    7. Valorização do profissional da educação escolar: formas de valorização previstas no art. 67; relacionado ao PNE; versa sobre a comunidade.

    8. Gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino: participação; sistemas de ensino com leis próprias.

    9. Garantia de padrão de qualidade: insumos; avaliação/autorização; controle social.

    10. Valorização da experiência extraescolar: significado da prática social; vinculação da educação escolar, das práticas sociais e do trabalho; contextualização.

    11. Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais: educação escolar; práticas sociais; trabalho.

    12. Consideração com a diversidade étnico-racial: relacionada ao art. 26-A (que trata da valorização da diversidade étnico-racial); origens.

    13. Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida: Ensino de Jovens e Adultos (EJA); inclusão.


ID
5518930
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme a Redação dada pela Lei nº 11.274, de 2006 (LDB), Art. 32, o ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão. Analise os seguintes incisos:
I. O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
II. A compreensão do ambiente natural e social, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade, desvinculando da formação ou da intervenção política.
III. O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
IV.O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Estão de acordo com o Art. 32:

Alternativas
Comentários
  • Para responder esta questão, exige-se conhecimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n° 9394/1996.  O candidato deve assinalar a assertiva que possui uma afirmativa correta sobre o ensino fundamental que consta no artigo 32. Vejamos

    I.  Correta.

    "Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; (...)"

    II. Incorreta.

    O erro foi dizer que deve desvincular da formação ou da intervenção política a compreensão do ambiente natural e social. Vejam o texto de lei:

    "Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: (...) II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; (...)"

    III. Correta.

    "Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: (...) III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; (...)"

    IV. Correta.

    "Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: (...) IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

    Portanto, estão corretas somente as assertivas I, III e IV.

    Gabarito do monitor: D

  • Alternativa D


ID
5518933
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme a LDB (LEI 9.394/1996), está assegurada à Educação Superior: 

Alternativas
Comentários
  • Para responder esta questão, exige-se conhecimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n° 9394/1996. O candidato deve assinalar a assertiva que possui uma afirmativa correta sobre a educação superior.

     Como a assertiva trouxe a literalidade da educação superior, irei postar a letra da lei em cada assertiva e destacarei em negrito a correção de cada alternativa. Analisemos:

    a) Incorreta.

    "Art. 48. Os diplomas de cursos superiores reconhecidos, quando registrados, terão validade nacional como prova da formação recebida por seu titular."

    b) Incorreta.

    "Art. 48 (...)§ 1º Os diplomas expedidos pelas universidades serão por elas próprias registrados, e aqueles conferidos por instituições não-universitárias serão registrados em universidades indicadas pelo Conselho Nacional de Educação."

    c) *Incorreta.

    "Art. 49. As instituições de educação superior aceitarão a transferência de alunos regulares, para cursos afins, na hipótese de existência de vagas, e mediante processo seletivo."

    Embora esta assertiva tenha sido considerada errada, é a cópia fiel do artigo 49 da referida lei.

    d) Correta.

    "Art. 50. As instituições de educação superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrícula nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo seletivo prévio."

    Gabarito da banca: D

    Gabarito do monitor: Nulo por haver duas respostas (C e D).

  • O gabarito é letra D, mas não encontrei o erro da letra C.

    A letra C é o artigo 49 e a letra D é o artigo 50 da LDB, ou estou enganada?

    Art. 49. As instituições de educação superior aceitarão a transferência de alunos regulares, para cursos afins, na hipótese de existência de vagas, e mediante processo seletivo.

    Parágrafo único. As transferências ex officio dar-se-ão na forma da lei.       

    Art. 50. As instituições de educação superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrícula nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo seletivo prévio.

  • A questão tem duas repostas corretas. C e D

  • Conforme mencionado pelos colegas, a questão há duas alternativas corretas.


ID
5518936
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Qualquer grupo está permeado por questões de poder. O poder é inerente ao ser humano. E isso porque o poder é político. E o homem é um animal político.
Para Weber, o poder está nas relações de mando e obediência, na relação entre empregador e empregado. Para Foucault, o poder só pode ser conquistado com barganha. Segundo essa concepção do pensador francês, o poder é uma relação desigual de trocas, onde os mais privilegiados dão o mínimo (pequenos benefícios) para os menos privilegiados, que são condicionados a serem submissos. Essas coisas mínimas fazem com que os menos privilegiados fiquem passíveis. Somado essa atitude à outras práticas, podemos dizer que é assim que se criam corpos dóceis. Já para Pagès, a organização estimula a formação de um ideal coletivo. Com esse coletivo, surge algo parecido como uma “coerção própria”. Isto é, o sujeito não se sente digno e capaz de pertencer ao coletivo. A partir daí, ele obedece às regras. Também se criam corpos dóceis dessa forma, afastando a possibilidade desses sujeitos serem críticos. Quer dizer, eles são críticos, mas estão inseridos dentro de um contexto que permite sua criticidade”.
Fonte: Costa, Lucas Carneiro. Relações de poder e gestão escolar na contemporaneidade. 10 de junho de 2020.
Disponível em: <https://pensaraeducacao.com.br/pensaraeducacaoempauta/relacoes-de-poder-egestao-escolar-na-contemporaneidade/> Data de acesso: 10/8/2021

Nesse sentido, as relações de poder na escola envolvem, EXCETO: 

Alternativas
Comentários
  • Acho que o examinador queria que o candidato analisasse os elementos que envolvem a escola e apontar qual que não é possível traçarmos uma análise sobre as relações de poder.

    Nesse sentido, a atuação do professor e do diretor claramente envolve relações de poder.

    A democratização da escola é urgente, porque existem relações de poder que levam ao autoritarismo e a centralização.

    No entanto, as instâncias educacionais ( e é aqui que você precisa saber o que é: são os órgãos colegiados, grêmio estudantil, conselho da escola, etc) não necessariamente envolve relações de poder, pois suas decisões são sempre tomadas a partir do coletivo, da vontade da maioria, não havendo, portanto, uma relação desigual entre as partes.

    Acho bem questionável esse raciocínio, mas é uma questão bastante subjetiva, portanto, não tem muito o que fazer.

    Gabarito C

  • Acertei pela palavra disciplinadas


ID
5518939
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação à interdisciplinaridade no contexto escolar, analise as seguintes afirmativas:
I. Os professores devem ter flexibilidade na aplicação dos conteúdos.
II. As atividades devem passar por um bom planejamento pedagógico.
III. Deve-se evitar o uso de recursos digitais, embora possa ser usado quando os alunos estejam interessados no conteúdo.
IV.É importante a utilização de atividades lúdicas, independente da fase escolar.
Estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Interdisciplinaridade é um conceito que busca a intersecção entre conteúdos de duas ou mais disciplinas para permitir que o aluno elabore uma visão mais ampla a respeito dessas temáticas.A prática interdisciplinar procura romper com padrões tradicionais que priorizam a construção do conhecimento de maneira fragmentada, revelando pontos em comum e favorecendo análises críticas a respeito das diversas abordagens para um mesmo assunto.


ID
5518942
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Em 2020, o Brasil atingiu o maior número de denúncias de violência contra a criança e o adolescente desde 2013. Foram 95.247 denúncias no Disque 100, programa do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH) — uma média de 260 novas denúncias a cada dia”.
Fonte: Disponível em: <https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2021/04/20/denuncias-deviolencia-contra-a-crianca-e-o-adolescente-atingem-maior-patamar-desde-2013.ghtml> Data de
acesso: 11/8/2021

O Artigo 98 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA -LEI Nº 8.069/1990) prevê que medidas de proteção à criança e ao adolescente são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos nesta Lei forem ameaçados ou violados:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Art. 98. As medidas de proteção à criança e ao adolescente são

    aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos nesta Lei forem

    ameaçados ou violados:

    I - por ação ou omissão da sociedade ou do Estado;

    II - por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável;

    III - em razão de sua conduta

  • Para responder esta questão, exige-se conhecimento sobre as medidas de proteção  localizadas no artigo 98 conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990 (ECA), Lei n 8.069/1990. O candidato deve indicar a assertiva correta em relação ao tema em exposição. Vejamos:

    a) Correta.

    "Art. 98. As medidas de proteção à criança e ao adolescente são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos nesta Lei forem ameaçados ou violados:

    I - por ação ou omissão da sociedade ou do Estado;

    II - por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável;

    III - em razão de sua conduta".

    b) Incorreta.

    Não há exceção para os pais ou responsáveis tratar de criança e de adolescente com abuso, portanto, caso isso aconteça, serão aplicadas medidas de proteção.

    c) Incorreta.

    Serão aplicadas medidas de proteção tanto por ação ou omissão, sempre que os direitos da criança e do adolescente forem ameaçados ou violados

    d) Incorreta.

    Serão aplicadas medidas de proteção tanto por ação ou omissão, sempre que os direitos da criança e do adolescente forem ameaçados ou violados por ação ou omissão da sociedade ou do Estado; por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável; em razão de sua conduta.

    Gabarito do monitor: A


ID
5518948
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em seu livro “Filosofia da Educação/1994), Luckesi defende a ideia de que a Pedagogia se delineia a partir de uma posição filosófica definida”. O autor apresenta três tendências filosóficas responsáveis por interpretar a função da educação na sociedade: 

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    A Educação Transformadora é crítico-reflexivo.


ID
5518951
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Podem ser consideradas etapas do processo ensino e aprendizagem:

Alternativas
Comentários
  • Penso que isso vai depender de qual corrente pedagógica estamos falando.

  • Compreender, reter, praticar, disseminar e criar. 


ID
5518954
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O currículo do Ensino Fundamental tem uma base nacional comum, complementada em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar por uma parte diversificada. A base nacional comum e a parte diversificada do currículo do Ensino Fundamental constituem um todo integrado e não podem ser consideradas como dois blocos distintos.
(Diretrizes Curriculares Nacionais/2013)
Portanto, o currículo deve ser:

Alternativas
Comentários
  • Opção A


ID
5518957
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a educação na perspectiva crítica, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • D) São teorias da desconfiança, questionamento e transformação radical.

    Nesse sentido, as teorias críticas e pós-críticas do currículo efetuam uma completa inversão nos fundamentos das teorias tradicionais. Como vimos anteriormente, os modelos tradicionais de currículo não estavam absolutamente preocupados em fazer qualquer tipo de questionamentos mais radicais aos arranjos educacionais existentes, às formas dominantes de conhecimento ou à forma social vigente. Segundo Silva (2002), ao tomar o status quo como referência desejável, as teorias tradicionais se concentravam, pois, nas formas de organização e elaboração do currículo. As teorias críticas desconfiam do status quo, responsabilizando-o pelas desigualdades e injustiças sociais. As teorias tradicionais eram teorias de aceitação, ajuste e adaptação. As teorias críticas são teorias de desconfiança, questionamento e transformação radical. Para as teorias críticas, o importante não é desenvolver técnicas de como fazer o currículo, mas desenvolver conceitos que nos permitam compreender o que o currículo faz.

    FONTE:

    https://livrodigital.uniasselvi.com.br/SOC21_met_e_cont_basicos_de_hist_e_geografia/unidade3.html?topico=1

  • Não estaria essa questão equivocada? haja vista que quem vem com a perspectiva de transformação é a pós-crítica (voltada para as questões de gênero, identidade, sexualidade, etnia, alteridade...). A crítica apenas trata de criticar.


ID
5518960
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases (Art. 3º, XI), “O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: Vinculação entre educação escolar, o trabalho e as práticas sociais”. Portanto, é notório que a escola possui sua função social e política. Dentro dessa visão social, cabe à escola, EXCETO:

Alternativas

ID
5518963
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“(...) o Projeto Político-Pedagógico da Escola como instrumento representativo dos interesses da comunidade escolar e que, para sua efetividade, não pode prescindir da participação dos atores que a constituem – alunos, pais, professores, equipe pedagógica, funcionários e direção da Escola”. (Moreston, Josimary – Pedagoga)
O trecho acima faz referência a um modelo de gestão: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito está errado, o descrito não corresponde a uma gestão"teocrática"
  • não há menos condição de ser teocrática .... não há menção de entidade espiritual
  • Se não se tratar de gestão democrática eu não sei mais de nada nessa vida. Gabarito errado.

  • Esse gabarito está errado.

  • Gabarito errado. A resposta correta é a letra B.

  • foi otimo ver os comentarios de voces pq eu tinha certeza que tava certa a letra B quando vi o gabarito quase cair de costas srsrs seria bom eles corrigir isso

  • Estou na dúvia,pois a questão tem um "Não",nos levando a entender que é uma gestão "Ditadora". ( não pode prescindir da participação dos atores que a constituem – alunos, pais, professores, equipe pedagógica, funcionários e direção da Escola).

  • Alô qconcurso, disponibilizar gabarito errado é triste, emmm

  • O gabarito certo é a letra B, e não prescindir significa não recusar.

  • Não tem como ser a letra B a resposta certa, pois o verbo "prescindir" significa - não precisar de; dispensar - acredito que a resposta certa seja ditatorial, pois dispensa a participação de todos os envolvidos.

  • Parem de chorar, a questão tá correta, é a letra B.


ID
5518966
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em 2003 foi sancionada a Lei 10639/03 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da presença da temática:

Alternativas
Comentários
  • Para responder esta questão, exige-se conhecimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n° 9394/1996. O candidato deve indicar qual temática tratava a mudança que em 2003 foi sancionada a Lei 10639/03 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação que inclui uma obrigatoriedade no currículo oficial da Rede de Ensino.

    "Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira(Incluído pela Lei nº 10.639, de 9.1.2003) (REVOGADA)

    § 1º O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil. (Incluído pela Lei nº 10.639, de 9.1.2003) (REVOGADA)

    ATUAL:

    "Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. " (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).

    A lei foi alterada em 2003 e depois novamente em 2008. Os estudos que foram considerados obrigatórios foram das temáticas:  "História e Cultura Afro-Brasileira e Africana".

    Gabarito do monitor: A

  • está errado, o texto é história e cultura afro-brasileira e indígena, não história e cultura afro-brasileira e africana.

  • GABARITO DA BANCA : A

    Pensando nas alterações recentes, creio que, o gabarito correto seria: Estudo de história e cultura afro-brasileira e indígena, ou seja, gabarito ausente.

    Em 2003 foi sancionada a Lei 10639/03 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da presença da temática:

    Currículos (art.26-28)

    O currículo deve abranger o ensino obrigatório da língua portuguesa, da matemática, do mundo físico e natural, além da realidade social e política, especialmente do Brasil.

    Art 4 - História do Brasil: Deve ser focada nas matrizes étnicas e culturais do povo brasileiro, que são os indígenas, os africanos e os europeus.

    Art 26 - Estudo de história e cultura afro-brasileira e indígena: Obrigatório em todo o currículo do ensino fundamental e do ensino médio público e privado. Especialmente em artes, literatura e história.

    Conforme o texto da lei:

    Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).

    § 1º O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).

    § 2º Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008

  • Não pessoal, o gabarito NÃO está errado, pelo simples fato que a banca citou a LEI FEDERAL 10.639/2003 onde ela aborda apenas "História e Cultura Afro-Brasileira e Africana". Vocês que disseram que o gabarito está errado, estão confundido com a LEI FEDERAL 11.645/2008 que se sobrepõem a lei 10.639/2003

    Na lei 10.639 não foram citados os povos indígenas e por essa razão a lei de 2003 foi sobreposta pela lei 11.645 de 2008.

    Sendo assim, o GABARITO é SIM a letra A.

  • É sobre interpretação de texto, embora a questão comece citando essa lei 11.645, o foco recai sobre a Lei de Diretrizes e Bases, perguntando sobre tais conteúdos que comporão o currículo obrigatório do Básico. Tais conteúdos são história e cultura afro-brasileira e indígena.

  • ESSA QUESTÃO DEVE TER SIDO ANULADA , POIS A ALTERNATIVA ´´A`` ESTÁ INCOMPLETA SEGUNDO A LDB ;

    Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).

  • QUESTÃO CONFUSA VIU, MAS LENDO TUDO DÁ PARA CONFORMAR COM O GABARITO.

    º O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).

    MUITA MALDADE!


ID
5518969
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Podemos afirmar que o Conselho Escolar é parte constitutiva da estrutura da gestão da escola e deve ser concebido como: 

Alternativas
Comentários
  • Resumo que acabei de fazer sobre esses conselhos:

    Conselho escolar é formado pelos pais, alunos, professores, funcionários, comunidade, diretores. Cabe ao conselho zelar pela manutenção da escola e monitorar as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade do ensino.

    Conselho gestor: participa da gestão administrativa, pedagógica e financeira. Ele também deve contribuir com as ações dos dirigentes escolares para assegurar a qualidade de ensino e a gestão democrática na escola.

    Ajudem-me a complementá-lo, se puderem.

    Letra B


ID
5518972
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre o Colegiado Escolar, NÃO podemos afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • São funções do conselho escolar: deliberativa, consultiva, fiscalizadora, mobilizadora e pedagógica. A alternativa B está incorreta em considerar que a legislação não influência nas ações escolares. Gabarito B.

    #vousernomeado


ID
5518975
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Projeto Político e Pedagógico define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade. Sobre essa questão, analise as seguintes afirmativas:
I. É projeto porque reúne propostas de ação concreta a serem executadas por tempo indeterminado.
II. É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
III. É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • É projeto porque reúne propostas de ação concreta a serem executadas por tempo indeterminado.

  • Gabarito C. O erro está em considerar a dimensão de projeto por considerar que as ações serão executadas em um tempo indeterminado. O PPP prevê ações que serão executadas durante um período de longa duração, mas ainda assim o tempo é determinado.

    #vousernomeado

  • Segundo Celso Vasconcellos, existem metas que devem ser avaliadas a cada ano e itens como missão e valores devem ser discutidos a cada quatro anos.


ID
5518978
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Direito à educação é parte de um conjunto de direitos chamados de direitos sociais, que foi reconhecido apenas em 1988; antes disso o Estado não tinha a obrigação formal de garantir a educação de qualidade a todos os brasileiros. Sobre esse Direito Social, fazem parte as seguintes Leis, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D.

    A - ECA (CERTO)

    Direito à Educação, cultura, esporte e lazer – (arts. 53 a 59) Aprender, passear, jogar bola, ler, brincar: toda criança e adolescente têm o direito fundamental de acesso a equipamentos de educação, cultura e esporte.

    B - LDB (CERTO)

    Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

    C - Constituição Federal. (CERTO)

    Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

  • Risos.... É Serio isso!!!

    LOA de 2080 (Dois mil e oitenta)....

  • que questão tosca!


ID
5518981
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental determinam a obrigatoriedade de permanência do estudante na escola, principalmente no Ensino Fundamental; e na forma da Lei possui exigências que se centram nas relações entre a escola, os pais ou responsáveis, e a comunidade, de tal modo que a escola e os sistemas de ensino se tornam responsáveis por, dentre outros objetivos: 

Alternativas
Comentários
  • Alunos de até 15 anos devem assistir a no mínimo 85% das aulas a cada mês. A exigência para adolescentes de 16 e 17 anos é de 75% das aulas. ... Cabe ao Ministério da Educação o acompanhamento da frequência escolar desses estudantes. O objetivo é combater a evasão e estimular a progressão do aluno.

  • GAB. QC: D

    GAB. REAL: A

    Houve, certamente, um equivoco na sinalização do gabarito. A assertiva D não condiz com a realidade da legislação, uma vez que, como bem aponta o colega Saimon, não está de acordo em nada com a legislação. Nenhum dos expostos encontra-se, na verdade, na Resolução nº 7 de 2010 (DCNs do Enfinso Fundamental), CONTUDO, a assertiva A condiz com as demais legislações, enquanto as outras não.

    FIQUEM NA PAZ!


ID
5518984
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre as Etapas da Educação Básica correspondentes aos diferentes momentos constitutivos do desenvolvimento educacional, analise as informações abaixo:
I. A Educação Infantil, que compreende: a Creche, englobando as diferentes etapas do desenvolvimento da criança até 3 (três) anos e 11 (onze) meses; e a Pré-Escola, com duração de 2 (dois) anos.
II. O Ensino Fundamental, obrigatório e gratuito, com duração de 9 (nove) anos, é organizado e tratado em duas fases: a dos 5 (cinco) anos iniciais e a dos 4 (quatro) anos finais.
III. O Ensino Médio, com duração mínima de 4 (quatro) anos.
São CORRETAS as informações:

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).


    RESOLVENDO A QUESTÃO:


    Sobre as etapas da Educação Básica, vamos analisar as informações abaixo para identificarmos o(s) item(ns) correto(s):


    I. A Educação Infantil, que compreende: a Creche, englobando as diferentes etapas do desenvolvimento da criança até 3 (três) anos e 11 (onze) meses; e a Pré-Escola, com duração de 2 (dois) anos.


    Certo! Conforme o art. 30 da LDB:

    A educação infantil será oferecida em:

    I - creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade;

    II - pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade.


    Vale esclarecer que a questão fala em 3 anos e 11 meses para creches, o que de fato está correto, pois a criança ainda não possui 4 anos completos (idade da Pré-Escola). Portanto, o item I está de acordo com o art. 30 da LDB.


    II. O Ensino Fundamental, obrigatório e gratuito, com duração de 9 (nove) anos, é organizado e tratado em duas fases: a dos 5 (cinco) anos iniciais e a dos 4 (quatro) anos finais.


    Certo! O art. 32 da LDB afirma que o Ensino Fundamental é obrigatório e tem duração de 9 anos, iniciando-se aos 6 anos de idade. Além disso, o item menciona de forma correta as duas fases do Ensino Fundamental, os conhecidos “fundamental 1" (dos 6 aos 10 anos) e “fundamental 2" (dos 11 aos 14 anos).


    III. O Ensino Médio, com duração mínima de 4 (quatro) anos.


    Errado! De acordo com art. 35 da LDB, o Ensino Médio, etapa final da educação básica, possui duração mínima de três anos. Item incorreto, portanto.

    Com base na análise feita, podemos concluir que estão corretas as informações constantes nos itens I e II.

     



    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA A.
  • Ensino médio mínimo 3 anos.

  • gab A

    " NÃO PARE! ATÉ TENHA TERMINADO AQUILO QUE TÚ COMEÇOU, LEMBRE-SE, TÚ NÃO PODE DESISTIR"!

    Baltasar Gracian

  • GABARITO: A.

    GARANTIAS DA EDUCAÇÃO (4º Art.)

    → Educação Escolar se divide em dois níveis:

    Educação básica:

    • Educação Infantil: 0 a 5 anos (gratuita).

    - Creche; e (0 a 3 anos e 11 meses)

    - Pré-escola (Obrigatório - 4 anos ).

    • Ensino Fundamental (Obrigatório):

    - Anos iniciais; e

    - Anos finais.

    • Ensino médio (Obrigatório - 17 anos):

    - Formação Geral Básica;

    - Itinerários Formativos, que ainda estão em formação.

    Para revisão!

    https://intensivopedagogico.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Organiza%C3%A7%C3%A3o-dos-N%C3%ADveis-Etapas-e-Modalidades-da-Educa%C3%A7%C3%A3o-.pdf


ID
5518987
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 
A escritora espanhola Jessica Gómez conseguiu fazer “o post” do verão
europeu. Enquanto estava na praia, escreveu uma carta para a “garota do
maiô verde”, sentada ao seu lado. No texto, publicado numa terça-feira (05)
no Facebook, ela explicava para a menina, de forma eloquente, como tantas
mulheres de todo o mundo se envergonhavam do seu corpo e que deixavam
de lado a questão mais importante: a beleza por estar viva. E o texto viralizou
na Europa e tem rodado o mundo, chamando a atenção para muitas
mulheres de “maiô verde”, a ponto de terem feito até um curta metragem.
“Garota do maiô verde”
Querida garota do maiô verde:
Sou a mulher da toalha ao lado. A que veio com um menino e uma menina. Antes de mais nada, quero te dizer que estou me divertindo muito perto de você e de seus amigos, neste pedacinho de tempo em que nossos espaços se tocam e suas risadas, sua conversa ‘transcendental’ e a música de sua turma me invadem o ar.
Fiquei meio atordoada ao perceber que não sei em que momento de minha vida deixei de estar aí para estar aqui: deixei de ser a menina para ser “a senhora do lado”, deixei de ser a que vai com os amigos para ser a que vai com as crianças. Mas não te escrevo por nada disso. Escrevo porque gostaria de te dizer que prestei atenção em você. Não pude evitar.
 E eu gostaria de poder te dizer tantas coisas, querida garota do maiô verde… Talvez porque eu, antes de ser a mulher que vem com as crianças, já estive aí, na sua toalha. Eu gostaria de poder te dizer que, na verdade, estive na sua toalha e na de sua amiga. Fui você e fui ela. E agora não sou nenhuma das duas – ou talvez ainda seja ambas – assim, se pudesse voltar atrás, escolheria simplesmente curtir a vida em vez de me preocupar – ou me vangloriar – por coisas como em qual das duas toalhas, a dela ou a sua, prefiro estar.
Eu gostaria de poder te dizer que você tem um sorriso lindo e que é uma pena estar tão ocupada em se esconder que não te sobre tempo para sorrir mais vezes.
Eu gostaria de poder te dizer que esse corpo do qual você parece se envergonhar é belo simplesmente por ser jovem. É belo só por estar vivo. Por ser invólucro e transporte de quem você realmente é e poder te acompanhar em tudo que você faz. Eu adoraria te dizer que gostaria que você se visse com os olhos de uma mulher de trinta e tantos, porque talvez então percebesse o muito que merece ser amada, inclusive por você mesma.
Eu gostaria de poder te dizer que a pessoa que um dia te amar de verdade não amará a pessoa que você é apesar de seu corpo e sim adorará seu corpo: cada curva, cada buraquinho, cada linha, cada pinta. Adorará o mapa, único e precioso, que se desenha em seu corpo e, se não o fizer, se não te amar desse jeito, então não merece seu amor.
Eu gostaria de poder te dizer – e acredite, mas acredite mesmo – que você é perfeita do jeito que é: sublime em sua “imperfeição”, se é assim que você se acha.
O que posso te dizer eu, que sou só a mulher do lado?
Mas – sabe de uma coisa? – estou aqui com minha filha. É aquela do maiô rosa, a que está brincando no rio e se sujando de areia. Sua única preocupação hoje foi se a água estava muito fria.
Não posso te dizer nada, querida garota do maiô verde…
Mas vou dizer tudo, TUDO, a ela.
E direi tudo, TUDO, ao meu filho também.
Porque é assim que todos merecemos ser amados.
E é assim que todos deveríamos amar.

Lendo a introdução do texto acima e a carta destinada à “Garota do Maiô Verde”. Pode-se afirmar que fica subentendido, EXCETO: 

Alternativas

ID
5518990
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 
A escritora espanhola Jessica Gómez conseguiu fazer “o post” do verão
europeu. Enquanto estava na praia, escreveu uma carta para a “garota do
maiô verde”, sentada ao seu lado. No texto, publicado numa terça-feira (05)
no Facebook, ela explicava para a menina, de forma eloquente, como tantas
mulheres de todo o mundo se envergonhavam do seu corpo e que deixavam
de lado a questão mais importante: a beleza por estar viva. E o texto viralizou
na Europa e tem rodado o mundo, chamando a atenção para muitas
mulheres de “maiô verde”, a ponto de terem feito até um curta metragem.
“Garota do maiô verde”
Querida garota do maiô verde:
Sou a mulher da toalha ao lado. A que veio com um menino e uma menina. Antes de mais nada, quero te dizer que estou me divertindo muito perto de você e de seus amigos, neste pedacinho de tempo em que nossos espaços se tocam e suas risadas, sua conversa ‘transcendental’ e a música de sua turma me invadem o ar.
Fiquei meio atordoada ao perceber que não sei em que momento de minha vida deixei de estar aí para estar aqui: deixei de ser a menina para ser “a senhora do lado”, deixei de ser a que vai com os amigos para ser a que vai com as crianças. Mas não te escrevo por nada disso. Escrevo porque gostaria de te dizer que prestei atenção em você. Não pude evitar.
 E eu gostaria de poder te dizer tantas coisas, querida garota do maiô verde… Talvez porque eu, antes de ser a mulher que vem com as crianças, já estive aí, na sua toalha. Eu gostaria de poder te dizer que, na verdade, estive na sua toalha e na de sua amiga. Fui você e fui ela. E agora não sou nenhuma das duas – ou talvez ainda seja ambas – assim, se pudesse voltar atrás, escolheria simplesmente curtir a vida em vez de me preocupar – ou me vangloriar – por coisas como em qual das duas toalhas, a dela ou a sua, prefiro estar.
Eu gostaria de poder te dizer que você tem um sorriso lindo e que é uma pena estar tão ocupada em se esconder que não te sobre tempo para sorrir mais vezes.
Eu gostaria de poder te dizer que esse corpo do qual você parece se envergonhar é belo simplesmente por ser jovem. É belo só por estar vivo. Por ser invólucro e transporte de quem você realmente é e poder te acompanhar em tudo que você faz. Eu adoraria te dizer que gostaria que você se visse com os olhos de uma mulher de trinta e tantos, porque talvez então percebesse o muito que merece ser amada, inclusive por você mesma.
Eu gostaria de poder te dizer que a pessoa que um dia te amar de verdade não amará a pessoa que você é apesar de seu corpo e sim adorará seu corpo: cada curva, cada buraquinho, cada linha, cada pinta. Adorará o mapa, único e precioso, que se desenha em seu corpo e, se não o fizer, se não te amar desse jeito, então não merece seu amor.
Eu gostaria de poder te dizer – e acredite, mas acredite mesmo – que você é perfeita do jeito que é: sublime em sua “imperfeição”, se é assim que você se acha.
O que posso te dizer eu, que sou só a mulher do lado?
Mas – sabe de uma coisa? – estou aqui com minha filha. É aquela do maiô rosa, a que está brincando no rio e se sujando de areia. Sua única preocupação hoje foi se a água estava muito fria.
Não posso te dizer nada, querida garota do maiô verde…
Mas vou dizer tudo, TUDO, a ela.
E direi tudo, TUDO, ao meu filho também.
Porque é assim que todos merecemos ser amados.
E é assim que todos deveríamos amar.

A escolha da remetente pela expressão “maiô verde” e o fato de que o texto chamou a atenção para mulheres de “maiô verde” no mundo todo, entende-se que:

Alternativas

ID
5518993
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 
A escritora espanhola Jessica Gómez conseguiu fazer “o post” do verão
europeu. Enquanto estava na praia, escreveu uma carta para a “garota do
maiô verde”, sentada ao seu lado. No texto, publicado numa terça-feira (05)
no Facebook, ela explicava para a menina, de forma eloquente, como tantas
mulheres de todo o mundo se envergonhavam do seu corpo e que deixavam
de lado a questão mais importante: a beleza por estar viva. E o texto viralizou
na Europa e tem rodado o mundo, chamando a atenção para muitas
mulheres de “maiô verde”, a ponto de terem feito até um curta metragem.
“Garota do maiô verde”
Querida garota do maiô verde:
Sou a mulher da toalha ao lado. A que veio com um menino e uma menina. Antes de mais nada, quero te dizer que estou me divertindo muito perto de você e de seus amigos, neste pedacinho de tempo em que nossos espaços se tocam e suas risadas, sua conversa ‘transcendental’ e a música de sua turma me invadem o ar.
Fiquei meio atordoada ao perceber que não sei em que momento de minha vida deixei de estar aí para estar aqui: deixei de ser a menina para ser “a senhora do lado”, deixei de ser a que vai com os amigos para ser a que vai com as crianças. Mas não te escrevo por nada disso. Escrevo porque gostaria de te dizer que prestei atenção em você. Não pude evitar.
 E eu gostaria de poder te dizer tantas coisas, querida garota do maiô verde… Talvez porque eu, antes de ser a mulher que vem com as crianças, já estive aí, na sua toalha. Eu gostaria de poder te dizer que, na verdade, estive na sua toalha e na de sua amiga. Fui você e fui ela. E agora não sou nenhuma das duas – ou talvez ainda seja ambas – assim, se pudesse voltar atrás, escolheria simplesmente curtir a vida em vez de me preocupar – ou me vangloriar – por coisas como em qual das duas toalhas, a dela ou a sua, prefiro estar.
Eu gostaria de poder te dizer que você tem um sorriso lindo e que é uma pena estar tão ocupada em se esconder que não te sobre tempo para sorrir mais vezes.
Eu gostaria de poder te dizer que esse corpo do qual você parece se envergonhar é belo simplesmente por ser jovem. É belo só por estar vivo. Por ser invólucro e transporte de quem você realmente é e poder te acompanhar em tudo que você faz. Eu adoraria te dizer que gostaria que você se visse com os olhos de uma mulher de trinta e tantos, porque talvez então percebesse o muito que merece ser amada, inclusive por você mesma.
Eu gostaria de poder te dizer que a pessoa que um dia te amar de verdade não amará a pessoa que você é apesar de seu corpo e sim adorará seu corpo: cada curva, cada buraquinho, cada linha, cada pinta. Adorará o mapa, único e precioso, que se desenha em seu corpo e, se não o fizer, se não te amar desse jeito, então não merece seu amor.
Eu gostaria de poder te dizer – e acredite, mas acredite mesmo – que você é perfeita do jeito que é: sublime em sua “imperfeição”, se é assim que você se acha.
O que posso te dizer eu, que sou só a mulher do lado?
Mas – sabe de uma coisa? – estou aqui com minha filha. É aquela do maiô rosa, a que está brincando no rio e se sujando de areia. Sua única preocupação hoje foi se a água estava muito fria.
Não posso te dizer nada, querida garota do maiô verde…
Mas vou dizer tudo, TUDO, a ela.
E direi tudo, TUDO, ao meu filho também.
Porque é assim que todos merecemos ser amados.
E é assim que todos deveríamos amar.

Quanto à remetente da carta, é CORRETO o que se afirma em:

Alternativas

ID
5518996
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 
A escritora espanhola Jessica Gómez conseguiu fazer “o post” do verão
europeu. Enquanto estava na praia, escreveu uma carta para a “garota do
maiô verde”, sentada ao seu lado. No texto, publicado numa terça-feira (05)
no Facebook, ela explicava para a menina, de forma eloquente, como tantas
mulheres de todo o mundo se envergonhavam do seu corpo e que deixavam
de lado a questão mais importante: a beleza por estar viva. E o texto viralizou
na Europa e tem rodado o mundo, chamando a atenção para muitas
mulheres de “maiô verde”, a ponto de terem feito até um curta metragem.
“Garota do maiô verde”
Querida garota do maiô verde:
Sou a mulher da toalha ao lado. A que veio com um menino e uma menina. Antes de mais nada, quero te dizer que estou me divertindo muito perto de você e de seus amigos, neste pedacinho de tempo em que nossos espaços se tocam e suas risadas, sua conversa ‘transcendental’ e a música de sua turma me invadem o ar.
Fiquei meio atordoada ao perceber que não sei em que momento de minha vida deixei de estar aí para estar aqui: deixei de ser a menina para ser “a senhora do lado”, deixei de ser a que vai com os amigos para ser a que vai com as crianças. Mas não te escrevo por nada disso. Escrevo porque gostaria de te dizer que prestei atenção em você. Não pude evitar.
 E eu gostaria de poder te dizer tantas coisas, querida garota do maiô verde… Talvez porque eu, antes de ser a mulher que vem com as crianças, já estive aí, na sua toalha. Eu gostaria de poder te dizer que, na verdade, estive na sua toalha e na de sua amiga. Fui você e fui ela. E agora não sou nenhuma das duas – ou talvez ainda seja ambas – assim, se pudesse voltar atrás, escolheria simplesmente curtir a vida em vez de me preocupar – ou me vangloriar – por coisas como em qual das duas toalhas, a dela ou a sua, prefiro estar.
Eu gostaria de poder te dizer que você tem um sorriso lindo e que é uma pena estar tão ocupada em se esconder que não te sobre tempo para sorrir mais vezes.
Eu gostaria de poder te dizer que esse corpo do qual você parece se envergonhar é belo simplesmente por ser jovem. É belo só por estar vivo. Por ser invólucro e transporte de quem você realmente é e poder te acompanhar em tudo que você faz. Eu adoraria te dizer que gostaria que você se visse com os olhos de uma mulher de trinta e tantos, porque talvez então percebesse o muito que merece ser amada, inclusive por você mesma.
Eu gostaria de poder te dizer que a pessoa que um dia te amar de verdade não amará a pessoa que você é apesar de seu corpo e sim adorará seu corpo: cada curva, cada buraquinho, cada linha, cada pinta. Adorará o mapa, único e precioso, que se desenha em seu corpo e, se não o fizer, se não te amar desse jeito, então não merece seu amor.
Eu gostaria de poder te dizer – e acredite, mas acredite mesmo – que você é perfeita do jeito que é: sublime em sua “imperfeição”, se é assim que você se acha.
O que posso te dizer eu, que sou só a mulher do lado?
Mas – sabe de uma coisa? – estou aqui com minha filha. É aquela do maiô rosa, a que está brincando no rio e se sujando de areia. Sua única preocupação hoje foi se a água estava muito fria.
Não posso te dizer nada, querida garota do maiô verde…
Mas vou dizer tudo, TUDO, a ela.
E direi tudo, TUDO, ao meu filho também.
Porque é assim que todos merecemos ser amados.
E é assim que todos deveríamos amar.

“Não posso te dizer nada, querida garota do maiô verde…
Mas vou dizer tudo, TUDO, a ela.
E direi tudo, TUDO, ao meu filho também.
Porque é assim que todos merecemos ser amados”.

O emprego do pronome indefinido no final da carta em letra maiúscula:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva D

    O emprego do pronome indefinido no final da carta em letra maiúscula: Reforça a importância que a remetente da carta vê em enfatizar o amor-próprio aos filhos.


ID
5518999
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 
A escritora espanhola Jessica Gómez conseguiu fazer “o post” do verão
europeu. Enquanto estava na praia, escreveu uma carta para a “garota do
maiô verde”, sentada ao seu lado. No texto, publicado numa terça-feira (05)
no Facebook, ela explicava para a menina, de forma eloquente, como tantas
mulheres de todo o mundo se envergonhavam do seu corpo e que deixavam
de lado a questão mais importante: a beleza por estar viva. E o texto viralizou
na Europa e tem rodado o mundo, chamando a atenção para muitas
mulheres de “maiô verde”, a ponto de terem feito até um curta metragem.
“Garota do maiô verde”
Querida garota do maiô verde:
Sou a mulher da toalha ao lado. A que veio com um menino e uma menina. Antes de mais nada, quero te dizer que estou me divertindo muito perto de você e de seus amigos, neste pedacinho de tempo em que nossos espaços se tocam e suas risadas, sua conversa ‘transcendental’ e a música de sua turma me invadem o ar.
Fiquei meio atordoada ao perceber que não sei em que momento de minha vida deixei de estar aí para estar aqui: deixei de ser a menina para ser “a senhora do lado”, deixei de ser a que vai com os amigos para ser a que vai com as crianças. Mas não te escrevo por nada disso. Escrevo porque gostaria de te dizer que prestei atenção em você. Não pude evitar.
 E eu gostaria de poder te dizer tantas coisas, querida garota do maiô verde… Talvez porque eu, antes de ser a mulher que vem com as crianças, já estive aí, na sua toalha. Eu gostaria de poder te dizer que, na verdade, estive na sua toalha e na de sua amiga. Fui você e fui ela. E agora não sou nenhuma das duas – ou talvez ainda seja ambas – assim, se pudesse voltar atrás, escolheria simplesmente curtir a vida em vez de me preocupar – ou me vangloriar – por coisas como em qual das duas toalhas, a dela ou a sua, prefiro estar.
Eu gostaria de poder te dizer que você tem um sorriso lindo e que é uma pena estar tão ocupada em se esconder que não te sobre tempo para sorrir mais vezes.
Eu gostaria de poder te dizer que esse corpo do qual você parece se envergonhar é belo simplesmente por ser jovem. É belo só por estar vivo. Por ser invólucro e transporte de quem você realmente é e poder te acompanhar em tudo que você faz. Eu adoraria te dizer que gostaria que você se visse com os olhos de uma mulher de trinta e tantos, porque talvez então percebesse o muito que merece ser amada, inclusive por você mesma.
Eu gostaria de poder te dizer que a pessoa que um dia te amar de verdade não amará a pessoa que você é apesar de seu corpo e sim adorará seu corpo: cada curva, cada buraquinho, cada linha, cada pinta. Adorará o mapa, único e precioso, que se desenha em seu corpo e, se não o fizer, se não te amar desse jeito, então não merece seu amor.
Eu gostaria de poder te dizer – e acredite, mas acredite mesmo – que você é perfeita do jeito que é: sublime em sua “imperfeição”, se é assim que você se acha.
O que posso te dizer eu, que sou só a mulher do lado?
Mas – sabe de uma coisa? – estou aqui com minha filha. É aquela do maiô rosa, a que está brincando no rio e se sujando de areia. Sua única preocupação hoje foi se a água estava muito fria.
Não posso te dizer nada, querida garota do maiô verde…
Mas vou dizer tudo, TUDO, a ela.
E direi tudo, TUDO, ao meu filho também.
Porque é assim que todos merecemos ser amados.
E é assim que todos deveríamos amar.

“Sou a mulher da toalha ao lado. A que veio com um menino e uma menina. Antes de mais nada, quero te dizer que estou me divertindo muito perto de você e de seus amigos, neste pedacinho de tempo em que nossos espaços se tocam e suas risadas, sua conversa ‘transcendental’ e a música de sua turma me invadem o ar”.
Levando em consideração ao emprego dos pronomes no primeiro parágrafo da carta, pode-se afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

  • "Antes de mais nada, quero lhe dizer que estou me divertindo muito perto de ti "

    Ti é um pronome pessoal oblíquo tônico, assumindo a função de objeto indireto numa frase. Deverá ser sempre precedido de uma preposição, como: para, a, de e com.

    • Isto é para ti.
    • O livro está atrás de ti.
    • Espero ou vou sem ti?
    • Não tenho nada contra ti.

    É possível estabelecer uma relação entre os pronomes te e ti:

    • Eu TE amo. Eu amo a TI.
    • Eu TE espero. Eu espero por TI.

    Essa mesma regra se aplica a outros pronomes oblíquos como se e si.

    https://duvidas.dicio.com.br/te-ou-ti/#:~:text=Ti%20%C3%A9%20um%20pronome%20pessoal,%2C%20a%2C%20de%20e%20com.

  • Houve uma preocupação da remetente em fazer o uso da norma culta da língua, fazendo emprego exclusivo da segunda pessoa do singular, devido a intenção de publicar seu texto nas redes sociais. Ela não usou a norma culta da língua, por exemplo em "Antes de mais nada, quero te dizer", o correto, conforme a norma seria "Antes de mais nada, quero lhe dizer" 

    O emprego do “te” nesse parágrafo reforça o tom mais regional ao texto, além de formal, em sintonia com a norma culta. O emprego de "te" não é considerado regionalismo

    O emprego dos pronomes possessivos no texto traz um certo egocentrismo da remetente quanto ao pensamento em si e ao olhar para a garota. Se ler o pequeno texto antes da carta verá que a última coisa demonstrada é egocentrismo

  • O emprego do “te” e ao mesmo tempo o “você”. Por que o termo "você" é informal? não entendi!


ID
5519002
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 
A escritora espanhola Jessica Gómez conseguiu fazer “o post” do verão
europeu. Enquanto estava na praia, escreveu uma carta para a “garota do
maiô verde”, sentada ao seu lado. No texto, publicado numa terça-feira (05)
no Facebook, ela explicava para a menina, de forma eloquente, como tantas
mulheres de todo o mundo se envergonhavam do seu corpo e que deixavam
de lado a questão mais importante: a beleza por estar viva. E o texto viralizou
na Europa e tem rodado o mundo, chamando a atenção para muitas
mulheres de “maiô verde”, a ponto de terem feito até um curta metragem.
“Garota do maiô verde”
Querida garota do maiô verde:
Sou a mulher da toalha ao lado. A que veio com um menino e uma menina. Antes de mais nada, quero te dizer que estou me divertindo muito perto de você e de seus amigos, neste pedacinho de tempo em que nossos espaços se tocam e suas risadas, sua conversa ‘transcendental’ e a música de sua turma me invadem o ar.
Fiquei meio atordoada ao perceber que não sei em que momento de minha vida deixei de estar aí para estar aqui: deixei de ser a menina para ser “a senhora do lado”, deixei de ser a que vai com os amigos para ser a que vai com as crianças. Mas não te escrevo por nada disso. Escrevo porque gostaria de te dizer que prestei atenção em você. Não pude evitar.
 E eu gostaria de poder te dizer tantas coisas, querida garota do maiô verde… Talvez porque eu, antes de ser a mulher que vem com as crianças, já estive aí, na sua toalha. Eu gostaria de poder te dizer que, na verdade, estive na sua toalha e na de sua amiga. Fui você e fui ela. E agora não sou nenhuma das duas – ou talvez ainda seja ambas – assim, se pudesse voltar atrás, escolheria simplesmente curtir a vida em vez de me preocupar – ou me vangloriar – por coisas como em qual das duas toalhas, a dela ou a sua, prefiro estar.
Eu gostaria de poder te dizer que você tem um sorriso lindo e que é uma pena estar tão ocupada em se esconder que não te sobre tempo para sorrir mais vezes.
Eu gostaria de poder te dizer que esse corpo do qual você parece se envergonhar é belo simplesmente por ser jovem. É belo só por estar vivo. Por ser invólucro e transporte de quem você realmente é e poder te acompanhar em tudo que você faz. Eu adoraria te dizer que gostaria que você se visse com os olhos de uma mulher de trinta e tantos, porque talvez então percebesse o muito que merece ser amada, inclusive por você mesma.
Eu gostaria de poder te dizer que a pessoa que um dia te amar de verdade não amará a pessoa que você é apesar de seu corpo e sim adorará seu corpo: cada curva, cada buraquinho, cada linha, cada pinta. Adorará o mapa, único e precioso, que se desenha em seu corpo e, se não o fizer, se não te amar desse jeito, então não merece seu amor.
Eu gostaria de poder te dizer – e acredite, mas acredite mesmo – que você é perfeita do jeito que é: sublime em sua “imperfeição”, se é assim que você se acha.
O que posso te dizer eu, que sou só a mulher do lado?
Mas – sabe de uma coisa? – estou aqui com minha filha. É aquela do maiô rosa, a que está brincando no rio e se sujando de areia. Sua única preocupação hoje foi se a água estava muito fria.
Não posso te dizer nada, querida garota do maiô verde…
Mas vou dizer tudo, TUDO, a ela.
E direi tudo, TUDO, ao meu filho também.
Porque é assim que todos merecemos ser amados.
E é assim que todos deveríamos amar.

Leia o trecho a seguir para responder a questão seguinte.

“E eu gostaria de poder te dizer tantas coisas, querida garota do maiô verde… Talvez porque eu, antes de ser a mulher que vem com as crianças, já estive aí, na sua toalha. Eu gostaria de poder te dizer que, na verdade, estive na sua toalha e na de sua amiga. Fui você e fui ela. E agora não sou nenhuma das duas – ou talvez ainda seja ambas – assim, se pudesse voltar atrás, escolheria simplesmente curtir a vida em vez de me preocupar – ou me vangloriar – por coisas como em qual das duas toalhas, a dela ou a sua, prefiro estar. 

“Eu gostaria de poder te dizer tantas coisas (...)”. O verbo gostar nesse trecho está conjugado:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C.

    “Eu gostaria de poder te dizer tantas coisas (...)”. 

    O futuro do pretérito do indicativo se refere a um fato que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação passada. É utilizado também para indicar uma ação que é consequente de outra, encontrando-se condicionada.

    1.ª conjugação (-ar)

    (Eu) radical + -aria

    (Tu) radical + -arias

    (Ele) radical + -aria

    (Nós) radical + -aríamos

    (Vós) radical + -aríeis

    (Eles) radical + -ariam

  • A questão é de morfologia e quer saber a classificação do verbo "gostar" em “Eu gostaria de poder te dizer tantas coisas (...)”. Vejamos:

     .

    A) No pretérito perfeito;

    Errado.

    Pretérito perfeito do indicativo: expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado. Ex.: Ele resolveu questões ontem à noite.

     .

    B) No pretérito imperfeito;

    Errado.

    Pretérito imperfeito do indicativo: refere-se a um fato inacabado ocorrido no passado, transmitindo, portanto, uma ideia de continuidade. Ex.: Ainda era noite, quando me levantei.

     .

    C) No futuro do pretérito;

    Certo. "Gostaria" está no futuro do pretérito do indicativo: eu gostaria, tu gostarias, ele gostaria, nós gostaríamos, vós gostaríeis, eles gostariam.

    Futuro do pretérito do indicativo: refere-se a algo que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação no passado e expressa incerteza, surpresa ou indignação. Ex.: Se eu tivesse dinheiro, viajaria nas férias.

     .

    D) No futuro do presente.

    Errado.

    Futuro do presente do indicativo: indica um tempo posterior ao momento da fala, ou seja, um fato futuro com relação ao momento presente. Ex.: Neste final de semana, nós resolveremos muitas questões.

     .

    Gabarito: Letra C

  • O texto dessa questão traz tantas reflexões que tive até que pausar os estudos

  • Que perfeição de texto! Meninas, LEIAM!

  • futuro do preterito pois indica um fato que pode ocorrer posteriormente a um determinado passado

  • A questão requer conhecimento sobre as flexões verbais (tempo e modo).


    No trecho “Eu gostaria de poder te dizer tantas coisas (...)", o verbo gostar está flexionado no futuro do pretérito do indicativo, cuja desinência modo-temporal é -ria.

    Gabarito da Professora: Letra C.

  • Sem muito MIMIMI!

    A- No pretérito perfeito (Passado, aconteceu em um determinado momento)

    B- No pretérito imperfeito (Passado, ação incompleto)

    C- No futuro do pretérito (Algo esperado que não aconteceu)

    D- No futuro do presente (Algo que possivelmente acontecerá)


ID
5519005
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 
A escritora espanhola Jessica Gómez conseguiu fazer “o post” do verão
europeu. Enquanto estava na praia, escreveu uma carta para a “garota do
maiô verde”, sentada ao seu lado. No texto, publicado numa terça-feira (05)
no Facebook, ela explicava para a menina, de forma eloquente, como tantas
mulheres de todo o mundo se envergonhavam do seu corpo e que deixavam
de lado a questão mais importante: a beleza por estar viva. E o texto viralizou
na Europa e tem rodado o mundo, chamando a atenção para muitas
mulheres de “maiô verde”, a ponto de terem feito até um curta metragem.
“Garota do maiô verde”
Querida garota do maiô verde:
Sou a mulher da toalha ao lado. A que veio com um menino e uma menina. Antes de mais nada, quero te dizer que estou me divertindo muito perto de você e de seus amigos, neste pedacinho de tempo em que nossos espaços se tocam e suas risadas, sua conversa ‘transcendental’ e a música de sua turma me invadem o ar.
Fiquei meio atordoada ao perceber que não sei em que momento de minha vida deixei de estar aí para estar aqui: deixei de ser a menina para ser “a senhora do lado”, deixei de ser a que vai com os amigos para ser a que vai com as crianças. Mas não te escrevo por nada disso. Escrevo porque gostaria de te dizer que prestei atenção em você. Não pude evitar.
 E eu gostaria de poder te dizer tantas coisas, querida garota do maiô verde… Talvez porque eu, antes de ser a mulher que vem com as crianças, já estive aí, na sua toalha. Eu gostaria de poder te dizer que, na verdade, estive na sua toalha e na de sua amiga. Fui você e fui ela. E agora não sou nenhuma das duas – ou talvez ainda seja ambas – assim, se pudesse voltar atrás, escolheria simplesmente curtir a vida em vez de me preocupar – ou me vangloriar – por coisas como em qual das duas toalhas, a dela ou a sua, prefiro estar.
Eu gostaria de poder te dizer que você tem um sorriso lindo e que é uma pena estar tão ocupada em se esconder que não te sobre tempo para sorrir mais vezes.
Eu gostaria de poder te dizer que esse corpo do qual você parece se envergonhar é belo simplesmente por ser jovem. É belo só por estar vivo. Por ser invólucro e transporte de quem você realmente é e poder te acompanhar em tudo que você faz. Eu adoraria te dizer que gostaria que você se visse com os olhos de uma mulher de trinta e tantos, porque talvez então percebesse o muito que merece ser amada, inclusive por você mesma.
Eu gostaria de poder te dizer que a pessoa que um dia te amar de verdade não amará a pessoa que você é apesar de seu corpo e sim adorará seu corpo: cada curva, cada buraquinho, cada linha, cada pinta. Adorará o mapa, único e precioso, que se desenha em seu corpo e, se não o fizer, se não te amar desse jeito, então não merece seu amor.
Eu gostaria de poder te dizer – e acredite, mas acredite mesmo – que você é perfeita do jeito que é: sublime em sua “imperfeição”, se é assim que você se acha.
O que posso te dizer eu, que sou só a mulher do lado?
Mas – sabe de uma coisa? – estou aqui com minha filha. É aquela do maiô rosa, a que está brincando no rio e se sujando de areia. Sua única preocupação hoje foi se a água estava muito fria.
Não posso te dizer nada, querida garota do maiô verde…
Mas vou dizer tudo, TUDO, a ela.
E direi tudo, TUDO, ao meu filho também.
Porque é assim que todos merecemos ser amados.
E é assim que todos deveríamos amar.

Leia o trecho a seguir para responder a questão seguinte.

“E eu gostaria de poder te dizer tantas coisas, querida garota do maiô verde… Talvez porque eu, antes de ser a mulher que vem com as crianças, já estive aí, na sua toalha. Eu gostaria de poder te dizer que, na verdade, estive na sua toalha e na de sua amiga. Fui você e fui ela. E agora não sou nenhuma das duas – ou talvez ainda seja ambas – assim, se pudesse voltar atrás, escolheria simplesmente curtir a vida em vez de me preocupar – ou me vangloriar – por coisas como em qual das duas toalhas, a dela ou a sua, prefiro estar. 

“Talvez porque eu, antes de ser a mulher que vem com as crianças, já estive aí, na sua toalha.” A oração destacada estabelece em relação às demais:

Alternativas
Comentários
  • A questão é de sintaxe e quer que classifiquemos a oração destacada em “Talvez porque eu, antes de ser a mulher que vem com as crianças, já estive aí, na sua toalha.”. Vejamos:

     .

    Orações Subordinadas Adverbiais: funcionam como adjuntos adverbiais da oração principal. Aparecem introduzidas por conjunções adverbiais. Sua classificação é feita conforme o sentido da circunstância adverbial que expressam. Podem ser: temporais, proporcionais, finais, causais, consecutivas, conformativas, condicionais, comparativas e concessivas.

     .

    A) Finalidade; 

    Errado.

    Oração subordinada adverbial final: exprime ideia de finalidade, intenção em relação ao fato expresso na oração principal. É introduzida pelas conjunções a fim de que, para que, que e porque (= para que)

    Ex.: Fazemos tudo, a fim de que você passe nas provas.

     .

    B) Tempo; 

    Certo. "antes de ser a mulher que vem com as crianças" é uma oração subordinada adverbial temporal introduzida pela conjunção "antes que".

    Oração subordinada adverbial temporal: exprime ideia do tempo em que ocorre o fato expresso na oração principal. É introduzida pelas conjunções quando, enquanto, logo que, até que, antes que, depois que, desde que, desde quando, assim que, sempre que...

    Ex.: Enquanto todos saíam, eu estudava.

     .

    C) Causa; 

    Errado.

    Oração subordinada adverbial causal: exprime ideia de causa do fato expresso na oração principal. É introduzida pelas conjunções porque, porquanto, uma vez que, visto que, já que, como...

    Ex.: Já que você estudou muito, suas chances de passar são enormes.

     .

    D) Condição. 

    Errado.

    Oração subordinada adverbial condicional: exprime o que deve ou não ocorrer para ser realizado o fato expresso na oração principal. É introduzida pelas conjunções se, caso, desde que, contanto que, exceto se...

    Ex.: Se você for, eu vou!

     .

    Gabarito: Letra B

  • Letra B

    Talvez porque eu, antes de ser a mulher que vem com as crianças, já estive aí, na sua toalha.

    Expressa Tempo.

  • Oração subordinada adverbial temporal: exprime ideia do tempo em que ocorre o fato expresso na oração principal. É introduzida pelas conjunções quando, enquanto, logo que, até que, antes que, depois que, desde que, desde quando, assim que, sempre que...

    Ex.: Enquanto todos saíam, eu estudava.


ID
5519008
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 
A escritora espanhola Jessica Gómez conseguiu fazer “o post” do verão
europeu. Enquanto estava na praia, escreveu uma carta para a “garota do
maiô verde”, sentada ao seu lado. No texto, publicado numa terça-feira (05)
no Facebook, ela explicava para a menina, de forma eloquente, como tantas
mulheres de todo o mundo se envergonhavam do seu corpo e que deixavam
de lado a questão mais importante: a beleza por estar viva. E o texto viralizou
na Europa e tem rodado o mundo, chamando a atenção para muitas
mulheres de “maiô verde”, a ponto de terem feito até um curta metragem.
“Garota do maiô verde”
Querida garota do maiô verde:
Sou a mulher da toalha ao lado. A que veio com um menino e uma menina. Antes de mais nada, quero te dizer que estou me divertindo muito perto de você e de seus amigos, neste pedacinho de tempo em que nossos espaços se tocam e suas risadas, sua conversa ‘transcendental’ e a música de sua turma me invadem o ar.
Fiquei meio atordoada ao perceber que não sei em que momento de minha vida deixei de estar aí para estar aqui: deixei de ser a menina para ser “a senhora do lado”, deixei de ser a que vai com os amigos para ser a que vai com as crianças. Mas não te escrevo por nada disso. Escrevo porque gostaria de te dizer que prestei atenção em você. Não pude evitar.
 E eu gostaria de poder te dizer tantas coisas, querida garota do maiô verde… Talvez porque eu, antes de ser a mulher que vem com as crianças, já estive aí, na sua toalha. Eu gostaria de poder te dizer que, na verdade, estive na sua toalha e na de sua amiga. Fui você e fui ela. E agora não sou nenhuma das duas – ou talvez ainda seja ambas – assim, se pudesse voltar atrás, escolheria simplesmente curtir a vida em vez de me preocupar – ou me vangloriar – por coisas como em qual das duas toalhas, a dela ou a sua, prefiro estar.
Eu gostaria de poder te dizer que você tem um sorriso lindo e que é uma pena estar tão ocupada em se esconder que não te sobre tempo para sorrir mais vezes.
Eu gostaria de poder te dizer que esse corpo do qual você parece se envergonhar é belo simplesmente por ser jovem. É belo só por estar vivo. Por ser invólucro e transporte de quem você realmente é e poder te acompanhar em tudo que você faz. Eu adoraria te dizer que gostaria que você se visse com os olhos de uma mulher de trinta e tantos, porque talvez então percebesse o muito que merece ser amada, inclusive por você mesma.
Eu gostaria de poder te dizer que a pessoa que um dia te amar de verdade não amará a pessoa que você é apesar de seu corpo e sim adorará seu corpo: cada curva, cada buraquinho, cada linha, cada pinta. Adorará o mapa, único e precioso, que se desenha em seu corpo e, se não o fizer, se não te amar desse jeito, então não merece seu amor.
Eu gostaria de poder te dizer – e acredite, mas acredite mesmo – que você é perfeita do jeito que é: sublime em sua “imperfeição”, se é assim que você se acha.
O que posso te dizer eu, que sou só a mulher do lado?
Mas – sabe de uma coisa? – estou aqui com minha filha. É aquela do maiô rosa, a que está brincando no rio e se sujando de areia. Sua única preocupação hoje foi se a água estava muito fria.
Não posso te dizer nada, querida garota do maiô verde…
Mas vou dizer tudo, TUDO, a ela.
E direi tudo, TUDO, ao meu filho também.
Porque é assim que todos merecemos ser amados.
E é assim que todos deveríamos amar.

“Fiquei meio atordoada ao perceber que não sei em que momento de minha vida deixei de estar aí para estar aqui: deixei de ser a menina para ser “a senhora do lado”, deixei de ser a que vai com os amigos para ser a que vai com as crianças. Mas não te escrevo por nada disso.” O emprego da palavra destacada, em certas situações da língua pode sofrer flexão de gênero, levando em consideração a concordância nominal. ASSINALE a alternativa em que pode ocorrer essa situação. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D.

    Meio = numeral fracionário. Virá vinculado a um substantivo e concorda normalmente: meia-noite, meia garrafa, meia folha.

    Meio = advérbio de intensidade. Virá vinculado a um adjetivo e não se flexiona: meio cansada, meio distraída, meio louca, meio triste.

    _____________________________________________________________________________________________

    Dica do professor João Bolognese! (Damásio Educacional)

    Para sair de vez da dúvida, pense na palavra muito: se muito não varia, meio também não. Compare:

    Ela estava muito feliz.

    Ela estava meio feliz.

    A mulher era muito rápida.

    A mulher era meio rápida.

    Embora o sentido seja diferente, o uso é igual e, por isso, serve de comparação. Diga com tranquilidade: “Ela estava meio triste, mas depois ficou muito feliz”. Mas “meia triste” nunca mais.

    Faça das dificuldades sua motivação!

  • A questão é de concordância e quer que marquemos a alternativa em que "meio" pode sofrer flexão de gênero. Vejamos:

     .

    “Meio” no sentido de "um pouco", "mais ou menos" é um advérbio e, portanto, é invariável. Ex.: A porta da sala estava meio aberta.

    "Meio" no sentido de "metade" é um número fracionário ou adjetivo e varia de acordo com o termo ao qual se refere, flexionando-se em gênero e número. Ex.: Ela tomou meia garrafa de suco.

     .

    A) A janela estava ______ aberta deixando um suave vento entrar.

    Errado. "Meio" aqui é advérbio e, portanto, invariável: "A janela estava MEIO aberta..."

     .

    B) A garota permaneceu _______ preocupada com o que estava para acontecer.

    Errado. "Meio" aqui é advérbio e, portanto, invariável: "A garota permaneceu MEIO preocupada..."

     .

    C) Ela se mostrou _______ perplexa com os olhares em volta. 

    Errado. "Meio" aqui é advérbio e, portanto, invariável: "Ela se mostrou MEIO perplexa..."

     .

    D) Ainda faltava ________ página para completar o número ideal de linhas. 

    Certo. "Meio" aqui é numeral e sofre flexão de gênero: "Ainda faltava MEIA página..."

     .

    Gabarito: Letra D

  • A questão aborda o tema concordância nominal e quer que encontremos a alternativa em que o termo "meio" possa variar. . Analisaremos cada uma das alternativas a fim de descobrir quem é adjetivo (variável) e quem é advérbio (invariável):

    A) A janela estava meio aberta deixando um suave vento entrar. Aqui "meio" é advérbio pois se relaciona-se com o verbo estar.

    B) A garota permaneceu meio preocupada com o que estava para acontecer. Assim como na anterior, o o termo aqui também se relaciona com um outro verbo "permanecer".

    C) Ela se mostrou meio perplexa com os olhares em volta. Novamente, o termo se relaciona com outro verbo, nesse caso o verbo "mostrar".

    D) Ainda faltava meia página para completar o número ideal de linhas. Alternativa correta pois o termo "meia" varia por se tratar de um adjetivo que caracteriza o substantivo "página".

    #vousernomeado


ID
5519011
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação à tipologia textual “Reportagem”, atente-se para os itens a seguir:
I. As reportagens, geralmente, são textos mais longos, opinativos e assinados pelos repórteres.
II. As notícias são textos relativamente curtos e impessoais que possuem o intuito de somente informar o leitor de um fato atual ocorrido.
III. Em resumo, podemos dizer que a notícia faz parte do jornalismo informativo, enquanto as reportagens fazem parte do chamado jornalismo opinativo.
Estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Força guerreiros!

  • Dentre outras diferenças que podem surgir entre esses tipos de textos, vale lembrar que a notícia apresenta um tema atual de modo inteiramente informativo, enquanto a reportagem aprofunda-se mais sobre os temas sociais e de interesse da sociedade apresentando as opiniões do autor.

  • "TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"

    #PMMG

    A

    Texto Jornalístico: é aquele em o principal objetivo é a divulgação de informações pelos veículos de comunicação, que pode se apresentar de forma audiovisual, impressa ou até mesmo digital.

    • Interpretativo: relacionado com a análise e com o aprofundamento de determinados assuntos, sendo os principais textos desse gênero, a crítica – ou resenha – e a reportagem;
    • Opinativo: como o nome sugere, nesse tipo de texto, são levados em conta a opinião e o ponto de vista do autor, e seus principais textos são o artigo, a crônica e o editorial; ; e
    • Informativo: o gênero informativo tem como principal objetivo a divulgação de informações, mas de forma considerada imparcial. Seus principais textos são a entrevista, a nota e a notícia.
    • Reportagem: são textos de aprofundamento de determinada notícia, geralmente com mais detalhes e produzidos por um jornalista, podendo contar com entrevistas, dados estatísticos e pesquisas, com o intuito de informar e de passar credibilidade ao leitor; e

    FONTE: https://vestibulares.estrategia.com/portal/portugues/texto-jornalistico/


ID
5519017
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um automóvel percorreu 300 Km com 20 litros de gasolina. Quantos Km esse automóvel percorrerá com apenas 1 litro de gasolina?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    300/20 = 15

  • GAB-B

    15;

    300=20

    X 1

    20X=300

    X=300/20 CORTA OS ZEROS

    X=30/2

    X=15

    PERCORRE 15 KILÔMETROS

    ESTUDE ATÉ SEUS OLHOS SAIREM SANGUE, MAIS NÃO PARE DE ESTUDAR...


ID
5519020
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Se 15 operários levam 10 dias para completar um certo trabalho, quantos operários serão necessários para fazer esse mesmo trabalho em 6 dias? 

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    Processo       X        Produto

    15op  10D                T

    X         6D                  T

     

    X*6*T = 15*10*T (T com T se anulam)

    X*6 = 15*10

    6X=150

    X=150/6

    X= 25

  • GAB-C

    25

    15=10

    X 6

    AI VOCÊ MULTIPLICA PELO INVERSO DA SEGUNDA:

    15=6

    X 10

    6X=150

    X= 150

    6

    X=25

    QUEM NÃO GOSTA DE MATEMÁTICA DEIXA O LIKE.

  • Gabarito C. Você gostaria de entrar em um grupo no whats focado nas carreiras policiais ? principalmente guardas e Polícia penal ? chama no PV e vamos pra cima.

ID
5519023
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Quanto rende de juros simples um capital de R$200.000,00, investido a 9 % ao mês durante 8 meses? 

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    Fórmula p/ calcular Juros Simples -> J=CIT

    J=200.000*9/100*8

    J=2000*9/1*8

    J=2000*9*8

    J=144.000


ID
5519026
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Coloque (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as afirmações falsas:
( )A unidade fundamental para medir a massa é o quilograma.
( )Para medir o comprimento usamos como unidade o metro.
( )Para medir uma superfície usamos como unidade o quilograma.
( )A unidade fundamental para medir a capacidade é o litro.
A sequência CORRETA é: 

Alternativas
Comentários
  • Massa = Kg

    comprimento= Km ,

    Volume = L

  • Gab. B

    SUPERFÍCIE ou área = km2, m2, dam2

  • acredito q o gabarito esteja errado , Pelo sistema internacional, utilizamos como principal unidade de medida o grama (g)

  • GABARITO ESTÁ ERRADO!!!!!!

    A UNIDADE FUNDAMENTAL PARA MEDIR MASSA É O GRAMA (g).

    GABARITO LETRA D

  • DESCONSIDERE TODOS OS COMENTÁRIOS(DESTE EXERCÍCIO) E PESQUISE VC MESMO PARA NÃO CONFUNDIR.

    Talvez pq o comprimento e o tempo seja em metro e segundo, as pessoas acreditam que a massa é em gramas, mas o Sistema Internacional de medidas apenas definiu uma unidade para ser usada como padrão e, para massas, foi definido a unidade em kilogramas.

    Gente, cuidado, aqui não é lugar para falar o que acha, tem estudantes de todos os níveis que usam esse site para fazer exercícios durante o aprendizado. Tenha responsabilidade ao comentar, aqui é um lugar onde as pessoas vão tirar dúvidas, não pode ter confusão.


ID
5519029
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Paulinho tinha R$ 10,00. Com muito esforço e dedicação, conseguiu aumentar em 7/2 seu dinheiro. Um dia, a pedido de sua mãe, deu 4/9 de suas economias para sua irmã. Do dinheiro que lhe restou, investiu 3/4 em uma caderneta de poupança e, depois de um mês, esse dinheiro investido aumentou em 12%. A quantia atual que Paulinho possui é igual a:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    7/2 de 10 (valor que ele conseguiu juntar)

    10/2 = 5 -> 5*7 = 35 +10,00 = 45,00

    4/9 de 45 (Descobrir o valor que ele deu a irmã)

    45/9=5 -> 5*4 = 20 (Deu para a irmã 20,00)

    45-20 = 25,00 (valor que ele possui após agora)

    3/4 de 25 (descobrir o valor investido)

    25/4= 6,5*3= 18,75 (investiu 18,75)

    Rendimento do valor investido

    18,75 + 12% = 18,75*0,12 = 2,25

    Paulinho Possui -> 25,00 + 2,25 = 27,25

  • R$10,00 com aumento: 10 * 7/2 -> 10 * 3,5 = 35 + 10 = 45 (faça 6/2 + 1/2 e ache os 3,5)

    Repassando economia para a irmã: 45 * 4/9 -> 45/9 = 5*4 = 20, 45-20 = 25

    Investindo 3/4 em poupança: 25 * 3/4 = 25/4 = 6,25*3 = 18,75

    Valor não investido: 6,25

    Valor aplicado após rendimento de 12%: 18,75 * 1,12 = 21

    Saldo final (valor não investido + valor aplicado pós rendimento) = 21 + 6,25 = 27,25

    Gabarito B.


ID
5519032
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

São opções de fonte de texto disponíveis no MS Word 2016, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A fórmula de Bháskara é um dos métodos mais conhecidos para encontrar as raízes de uma equação do segundo grau. Nessa fórmula, basta substituir os valores dos coeficientes dessa equação e realizar os cálculos que forem formados.

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que-e-formula-bhaskara.htm

    Gab. B

  • Gabarito letra B-

    exceto Bháskara

  • Gab : B

    bhaskara = B2 - 4.A.C rsrs

  • E falavam que Bháskara não seria útil para nada na vida

  • GAB-B

    Bhaskara;

    CHEGUE NA NOVINHA E DIGA. -Me chama de Estados Unidos e me USA.

    DEIXA SEU LIKE!!!

  • A questão aborda conhecimentos acerca das fontes disponíveis, por padrão, no Word 2016. Vale destacar que a questão pede que o candidato assinale a alternativa que não traz um tipo de fonte existente no Word.

     

    B) Correta – Bhaskara se refere a uma fórmula matemática que é utilizada para encontrar raízes em equações de segundo grau.

     

    As fontes apresentadas nas alternativas A, C e D estão disponíveis no Word. Vale destacar que a fonte “Calibri” é a padrão utilizada pelo software.

     

    Gabarito – Alternativa B.


ID
5519035
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O software pertencente ao pacote Office da Microsoft destinado à criação, edição e apresentação de slides é?

Alternativas
Comentários
  • a) é um processador de texto;

    b) é um editor de planilhas;

    c) um programa utilizado para criação/edição e exibição de apresentações gráficas;

    d) é um sistema de gerenciamento de banco de dados.

  • Editor de planilha ( excel/ calc). Pago/gratuito.

    Texto(word/writer) Pago/gratuito.

    Apresentação(powerpoint/ impress). Pago/ gratuito.

  • A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade dos softwares presentes no pacote Office da Microsoft, mais especificamente quanto ao aplicativo utilizado para a criação, edição e apresentação de slides.

     

    A)      Incorreta – O Word é um software, desenvolvido pela Microsoft, utilizado para o processamento de textos. Através desse aplicativo, o usuário poderá criar e editar documentos de textos com mais eficiência, uma vez que o Word possui diversos recursos para auxiliar o usuário a revisar o documento, editar o texto, compartilhar com outras pessoas, etc.   

    B)      Incorreta – O Excel é o software específico do pacote Office utilizado para a criação e edição de planilhas eletrônicas, bem como para a análise de documentos que possuam uma grande quantidade de dados.  

    C)      Correta – O PowerPoint é o software específico do pacote Office utilizado para a criação, edição e apresentação de slides.

    D)      Incorreta – O Access é um software do pacote Office utilizado para o gerenciamento de dados.

     

    Gabarito – Alternativa C.

  • GAB-C

    Power Point; 

    ABRAÇO PARA TODOS DA BAHIA!!!

  • Mais questões simples como essa!

    Gab: Power point

    Bons estudos


ID
5519038
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

São softwares que podem ser utilizados para navegação na internet e busca de documentos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O PowerBuilder é uma linguagem de programação orientada a objetos, mas que disponibiliza recursos bastante variados, permitindo que o desenvolvedor utilize desde técnicas avançadas de programação, como orientação a objetos, até formas mais simples como programação estruturada e orientação a eventos - em um processo similar ao Visual Basic.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/PowerBuilder

    Gab. C

  • Gab. C

    7 diferentes tipos de navegadores da web

    1. Google Chrome.
    2. Mozilla Firefox.
    3. Opera.
    4. Apple Safari. ...
    5. Navegador Kingpin. ...
    6. Navegador Tor. ...
    7. Navegador Iridium.

    https://kingpinbrowser.com/pt/blogue/tipos-navegadores-web/

  • GAB-C

    Power Builder; 

    O PowerBuilder é uma linguagem de programação orientada a objetos, mas que disponibiliza recursos bastante variados, permitindo que o desenvolvedor utilize desde técnicas avançadas de programação

    ESTUDE ENQUANTO OUTROS CURTEM O NATAL. E GASTAM O DINHEIRO QUE JÁ NÃO TEM!!

  • A questão aborda conhecimentos acerca dos tipos de navegadores web existentes. Vale destacar que a questão pede que o candidato assinale a alternativa que não traz um tipo de navegador.

     

    C) Correta – “PowerBuilder” se refere a uma linguagem de programação voltada a objetos.

     

    Os softwares apresentados nas alternativas A, B e D são exemplos de navegadores web, cuja função é realizar o acesso a páginas web através do processamento de linguagens, como, por exemplo, a HTML. 

     

    Gabarito – Alternativa C.

  • Fala meu aluno(a)!

    Gabarito: LETRA C.

    O que é O Microsoft Edge?

    R. é o navegador recomendado para Windows 10 e já está instalado em seu computador.

    Quais as vantagens do Microsoft Edge?

    R. Com a promessa de proteger os dados do usuário na internet, o Edge também é um navegador com um olhar especial para recursos de privacidade. O de maior destaque é um filtro que evita o rastreamento do usuário enquanto ele estiver navegando na web.

    Rumo à aprovação meu aluno(a)!

    Bons Estudos!


ID
5519041
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Os e-mails ou correios eletrônicos são ferramentas importantes na comunicação pela internet. Após acessar a conta de e-mails, é possível realizar diversas ações, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Devemos nos atentar a sintaxe do endereço de e-mail. Arroba = AT.

  • Enviar mensagens para destinatários sem @ no endereço

    E-mail sem @, pode isso Arnaldo?

  • O uso é obrigatório!
  • GAB A

    Segue estrutura de e-mail de forma bem simples:

    gedilson@hotmail.com, onde:

    1. Gedilson – é o nome escolhido pelo usuário. "USERNAME"
    2. @ (arroba) –é o símbolo que identifica o endereço de e-mail e significa onde o endereço está hospedado; O @ ou “arroba” existe para separar o nome do usuário do nome do provedor onde está hospedada a conta de e-mail. O @ em inglês significa at (o equivalente às nossas preposições “em”, “na” ou “no”), fazendo com que o endereço de e-mail possa ser lido de uma forma muito mais natural. 
    3. Hotmail – é o nome do provedor;
    4. .com – Tipo de usuário. É necessário que haja um ponto final (.) entre o provedor e o tipo.

    Seguem os tipos mais utilizados para:

    • .com: fins comerciais.
    • .org: organizações sem fins lucrativos.
    • .edu: organizações educacionais (universidades, escolas etc.).
    • .gov: governamental.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • A questão aborda conhecimentos acerca das funcionalidades presentes nos correios eletrônicos. Vale destacar que a questão pede que o candidato assinale a alternativa incorreta.

     

    A)      Incorreta – Um endereço de e-mail deve seguir a seguinte estrutura: nome@provedor.tipo de conta. Portanto, não é possível enviar mensagens a um endereço de e-mail que não possua “@”.

    B)      Correta – Ao enviar um e-mail, o usuário poderá inserir anexos para enviar arquivos ao destinatário ou inserir apenas textos na mensagem.

    C)      Correta – Os correios eletrônicos possuem um comando chamado “Encaminhar”, que é utilizado para encaminhar uma mensagem, incluindo os anexos, a outra pessoa.

    D)      Correta – Os correios eletrônicos possuem um comando chamado “Responder”, que é utilizado para responder o remetente da mensagem. Vale destacar que caso a mensagem original contenha anexos, ao utilizar a opção “Responder”, os anexos não serão incluídos.

     

    Gabarito – Alternativa A.


ID
5519044
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Dentre as opções abaixo, assinale a alternativa que contém uma das principais ações que podem ser realizadas nas plataformas e ferramentas de aula online:

Alternativas
Comentários
  • O compartilhamento de conteúdo em tela é uma das principais atividades dessas plataformas de aula online, pois possibilita a gravação e o compartilhamento dessas aulas.

    Gab. D

  • GAB-D

    Compartilhar conteúdo em tela.

    Aos invejosos meu aplauso, no lugar deles, também iria querer ser eu. CONTINUE ESTUDANDO!!!