SóProvas



Prova NC-UFPR - 2019 - ITAIPU BINACIONAL - Profissional de Nível Universitário Jr - Engenharia Elétrica


ID
2908405
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Praticamente desde o surgimento dos primeiros jogos digitais comerciais há questionamentos sobre os seus supostos perigos. As perguntas vão se tornando mais numerosas à medida que a indústria cresce e esses jogos se multiplicam na sociedade. As acusações vão desde provocar sedentarismo nos jovens a causar danos à postura e, mais frequentemente, provocar comportamentos violentos. Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. [...]

      Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] Um fenômeno importante mencionado por Ferguson é como pessoas com problemas psicológicos frequentemente usam jogos como forma de alívio para suas dificuldades. Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?


Jogos sérios


      Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

      Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

      Além disso, merece destaque a relação entre o jogador e sua representação no jogo, ou seu avatar, como é chamado. O psicólogo sino-americano Nick Yee, especializado em jogos digitais, defende que existe uma relação de identificação entre o jogador no mundo real e seu avatar no mundo virtual do jogo. Não no sentido de que o jogador ‘se torna’ o avatar, mas sim no de que o jogador, ao usar o avatar para interferir no jogo, acaba se influenciando pelas características positivas dele, modificando em algum grau o seu próprio comportamento.

      Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real. Nesse aspecto, a ideia do avatar como um ‘corpo digital’, combinada ao efeito Proteus, torna-se um importante fundamento para os jogos de saúde, que defendem que, se o jogador aprender formas de cuidar melhor do ‘bem-estar’ e da ‘saúde’ do seu avatar dentro do jogo, esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo.

(Extraído de “Do Senet aos videogames”, por Marcelo Simão de Vasconcellos, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.)

Assinale a alternativa que identifica a intenção geral do texto.

Alternativas
Comentários
  • gab e ..errei essa...a resposta está nas 3 ultimas linhas

  • Qual o potencial não explorado de que a alternativa está se referindo?

  • Alguns programadores têm se esforçado para projetar, intencionalmente, jogos com o fim de apoio psicológico

  • Todas as vezes corto as letras B, C e D, ficando apenas A e E, terceira vez que respondo A e erro.

  • Complicada essa resposta...

    Pois primeiramente pensei que o "potencial" do texto se referia aos jogos com fins terapêuticos, nesse caso a alternativa E estaria errada pois esse potencial já está sendo explorado.

    Contudo, após reler o texto eu acredito que o potencial ao qual a alternativa E se refere é a combinação do efeito Proteus com o avatar do jogador...

    Acredito que por isso a alternativa E esteja correta.

  • ufpr e suas perguntas furadas de português ...como que não está sendo explorado se já tem jogos produzidos com esse objetivo:Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

  • Como o potencial não é explorado?

    Exemplo 01: Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas.......

    Exemplo 02: Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos....

    **Questão sem resposta correta, pois assumir a letra E) como correta é extrapolar o texto, e se interpretar assim, a letra A) se torna correta também, pois também extrapola o texto.

  • A alternativa A está errada porque o texto reconhece que, em alguns casos, os jogos digitais podem sim ser nocivos à saúde humana. O texto não está negando esse fato, mas apresentando uma tendência de "evolução" desses jogos para que possuam função de amenizar ou até ajudar jovens na vida real em vários problemas, fazendo com que a alternativa E seja a correta.

  • Questão exagerada.

  • AQUI É TENTAR ESCOLHER A MENOS ERRADA QUE O EXAMINADOR "ACHOU" E EU PENSANDO QUE TINHA QUE VIAJAR SÓ NAS QUESTÕES DA CESPE!KKKK

  • Li praticamente um livro pra ter uma pergunta mal elaborada dessas

  • Ao meu entendimento, a banca buscou mostrar , com a alternativa(e), que alguns jogos possuem uma relevância e são considerados sérios, justamente por apontar para um potencial não explorado dos jogos digitais, no qual traz benefícios ao jogador extra-game.

  • Mano, resposta letra A tá deixando Loko essas questões

  • CUIDADO! O examinador está pedindo para analisarmos qual é a intenção do texto (sentido/objetivo geral) e não apenas um dos seus objetivos específicos.

    Bons estudos!

  • Alternativa E

    Analisando a última frase do 1º texto que é uma pergunta :

     "se os jogos podem ... , o que mais podem fazer para nos beneficiar?"

    Lendo os textos vemos que os jogos são basicamente usados para entretenimento e distração ( muitas vezes de problemas) , agora sendo usados como parte de um tratamento.

  • alem dos jogos trazerem algo que não seja bom, nos últimos anos ultilizar jogos como solução para outros problemas psicológicos dentre outros.

  • Alternativa E

    p-2, l- 6.

    Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?

  • "Apontar para um potencial não explorado dos jogos digitais."

    Não explorado quer dizer sem exploração alguma..

    O texto cita 3 jogos que exploram exatamente esse campo.

    Questão ruim.

  • Gabarito letra "E"

    Analisando o seguinte trecho pode-se chegar nessa conclusão:

    Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?

    #PCPR

  • Partiu jogar um pouco de COD Warzone....

  • Partiu jogar um pouco de COD Warzone....

  • tem que conhecer a personalidade do examinador para acerta

  • Essa é aquela questão que tem 2 alternativas quase certas, na hora de liberar o gabarito o examinador escolhe a que ele quer.

  • sinceramente a banca escolhe a resposta que ela quer e geralmente não tem nada a ver com o enunciado.
  • Como é "um potencial não explorado" se o texto cita uns 5 exemplos de jogos???????

  • Assertiva E.

    Justifico a resposta através do seguinte trecho: "Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [..."

  • Se a questão trouxesse POUCO explorado, nem questionaria. Agora, considerar certo uma resposta que diz "não explorado" quando o texto traz vários exemplos de jogos que, justamente, explorarm essa área é forçar demais a amizade.

  • Responder às questões de interpretação desta banca está mais complicado que jogar ao lado de Sergi Roberto.

  • Quem sou eu para discordar do gabarito, mas seguem minhas considerações...

    Gabarito: E) Apontar para um potencial não explorado dos jogos digitais. (Na verdade poderiam colocar em vez de não explorado, pouco explorado. Creio que a ficaria mais correto, uma vez que o texto traz a informação de que: Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico.)

    Acabei marcando a letra A, pois na introdução o autor diz: Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. 

    Portanto, ficaria correta a letra A) Desfazer a ideia de que os jogos digitais trazem problemas aos jovens.

    Enfim... =/

  • Percebam que a enunciado quer saber a ideia geral do texto, ou seja, não podemos levar em consideração o conteúdo de apenas um parágrafo.

    Concordo plenamente que a letra E poderia ser melhor redigida, mas não há dúvidas de que ela é a mais correta, pois o texto traz, na maioria dos seus parágrafos, o potencial dos jogos sérios, que é uma área pouco explorada dos jogos digitais.

    #PERTENCEREMOS

  • se já possui jogos, então está sendo explorado.

  • O texto é basicamente um elenco de exemplos nos quais o potencial positivo dos jogos é explorado. Todos utilizados para fazer oposição ao primeiro parágrafo.

    GABARITO: E

    Comentário tão estranho quanto a questão.

  • Gabarito E só por que o examinador quis..

  • Não sou autoridade nenhuma no assunto, mas acho que a alternativa A está correta também, de acordo com esse trecho que destaquei do próprio texto da questão:

     Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] 

    A -Desfazer a ideia de que os jogos digitais trazem problemas aos jovens.

  • Impressão que tenho que a UFPR adota uma postura especial quando são provas de nível superior:

    • Textos de Revistas "Comuns" ou da Internet (em contrapartida de literatura / técnicos)
    • Questões de Interpretação → pelo menos 1-2 com alternativas dúbias para "dificultar"
    • Questões de Gramática → Ortografia de palavras/verbos menos comuns.

    Isso é postura de examinador preguiçoso.

  • Para resolver as questões da UFPR: seguraaaaa na mão de Deeeeeuusss e vaaaaai

  • "Apontar para um potencial não explorado dos jogos digitais."

     Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

       Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

    Se isso não é exploração eu não sei o que é!!!!

  • Na minha opinião, a letra A também seria correta.

  • TEM QUE QUERER!

    AVANTE PM-PR!!!

  • Fiquei entre a D e E, e assinalei a D, pois o texto citou até jogos na categoria de sérios, então, como não está sendo explorado? :(

  • Acredito que o texto quis mostrar um lado dos jogos eletrônicos que não é compartilhado, no caso, os pontos positivos dos jogos sérios, pois a visão geral e comum é que jogos são apenas maléficos. Essa é a intenção, mostrar algo que não é explorado e que existe.

  • Acredito que o texto quis mostrar um lado dos jogos eletrônicos que não é compartilhado, no caso, os pontos positivos dos jogos sérios, pois a visão geral e comum é que jogos são apenas maléficos. Essa é a intenção, mostrar algo que não é explorado e que existe.

  • A letra A não está errada, pelo menos não no meu ponto de vista.
  • Na minha opinião tem duas respostas a letra A e E sendo que as duas faz jus ao que o texto pede posso estar errado mais aí fica difícil por mais que eu escolhi a letra E fiquei uns 3 a 5 min tentando entender e isso tempo demais para somente uma pergunta.


ID
2908408
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Praticamente desde o surgimento dos primeiros jogos digitais comerciais há questionamentos sobre os seus supostos perigos. As perguntas vão se tornando mais numerosas à medida que a indústria cresce e esses jogos se multiplicam na sociedade. As acusações vão desde provocar sedentarismo nos jovens a causar danos à postura e, mais frequentemente, provocar comportamentos violentos. Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. [...]

      Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] Um fenômeno importante mencionado por Ferguson é como pessoas com problemas psicológicos frequentemente usam jogos como forma de alívio para suas dificuldades. Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?


Jogos sérios


      Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

      Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

      Além disso, merece destaque a relação entre o jogador e sua representação no jogo, ou seu avatar, como é chamado. O psicólogo sino-americano Nick Yee, especializado em jogos digitais, defende que existe uma relação de identificação entre o jogador no mundo real e seu avatar no mundo virtual do jogo. Não no sentido de que o jogador ‘se torna’ o avatar, mas sim no de que o jogador, ao usar o avatar para interferir no jogo, acaba se influenciando pelas características positivas dele, modificando em algum grau o seu próprio comportamento.

      Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real. Nesse aspecto, a ideia do avatar como um ‘corpo digital’, combinada ao efeito Proteus, torna-se um importante fundamento para os jogos de saúde, que defendem que, se o jogador aprender formas de cuidar melhor do ‘bem-estar’ e da ‘saúde’ do seu avatar dentro do jogo, esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo.

(Extraído de “Do Senet aos videogames”, por Marcelo Simão de Vasconcellos, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.)

Conforme o texto, o principal diferencial dos jogos apresentados como “sérios” é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

    Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade...

  • "Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo."

  • Gabarito: C.

    Final do texto diz: " (...) esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo."

    Bons estudos.

  • "foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]"linha 3 1 paragrafo -- caberia fácil fácil a D

  • Algumas questões dessa banca vem "facil" outras só DEUS para ajudar

  • "Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]"

  • AVANTE PM-PR!!!

  • Essa questão, sim, foi objetiva, a 1° extramamente tênue a interpretação entre a "d" e "e".


ID
2908411
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Praticamente desde o surgimento dos primeiros jogos digitais comerciais há questionamentos sobre os seus supostos perigos. As perguntas vão se tornando mais numerosas à medida que a indústria cresce e esses jogos se multiplicam na sociedade. As acusações vão desde provocar sedentarismo nos jovens a causar danos à postura e, mais frequentemente, provocar comportamentos violentos. Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. [...]

      Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] Um fenômeno importante mencionado por Ferguson é como pessoas com problemas psicológicos frequentemente usam jogos como forma de alívio para suas dificuldades. Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?


Jogos sérios


      Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

      Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

      Além disso, merece destaque a relação entre o jogador e sua representação no jogo, ou seu avatar, como é chamado. O psicólogo sino-americano Nick Yee, especializado em jogos digitais, defende que existe uma relação de identificação entre o jogador no mundo real e seu avatar no mundo virtual do jogo. Não no sentido de que o jogador ‘se torna’ o avatar, mas sim no de que o jogador, ao usar o avatar para interferir no jogo, acaba se influenciando pelas características positivas dele, modificando em algum grau o seu próprio comportamento.

      Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real. Nesse aspecto, a ideia do avatar como um ‘corpo digital’, combinada ao efeito Proteus, torna-se um importante fundamento para os jogos de saúde, que defendem que, se o jogador aprender formas de cuidar melhor do ‘bem-estar’ e da ‘saúde’ do seu avatar dentro do jogo, esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo.

(Extraído de “Do Senet aos videogames”, por Marcelo Simão de Vasconcellos, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.)

Sobre a construção argumentativa do texto acima, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) No segundo parágrafo, a menção aos 15 anos de pesquisa sobre jogos digitais de Chris Ferguson tem a função de enfatizar sua competência como autoridade no assunto.

( ) Em “jogar seria uma forma de escape [...], e privar alguém dessa atividade não promove a cura”, a primeira parte é uma hipótese, a segunda uma afirmação.

( ) O autor evita chamar os jogos “sérios” de educativos, mas se trata apenas de nova denominação para algo já existente.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • (V) No segundo parágrafo, a menção aos 15 anos de pesquisa sobre jogos digitais de Chris Ferguson tem a função de enfatizar sua competência como autoridade no assunto.

    "Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos,..." O autor usou o verbo haver com sentido de tempo decorrido a fim de enfatizar os 15 anos de pesquisa que o psicólogo Chris Ferguson possui em seu currículo.

    (V) Em “jogar seria uma forma de escape [...], e privar alguém dessa atividade não promove a cura”, a primeira parte é uma hipótese, a segunda uma afirmação.

    O autor na primeira parte usa o verbo SER no modo subjetivo justamente para demonstrar que é uma hipótese, uma possibilidade. Na segunda parte usa o modo indicativo para afirmar.

    (F) O autor evita chamar os jogos “sérios” de educativos, mas se trata apenas de nova denominação para algo já existente.

    "Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos."

  • Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos.

    Oração subordinada adjetiva restritiva (sem vírgulas). E o pronome relativo (que) está exercendo a função de sujeito, salvo engano.

  • Força guerreiro, não desista do seu sonho!

  • AVANTE PM-PR!!!


ID
2908414
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Praticamente desde o surgimento dos primeiros jogos digitais comerciais há questionamentos sobre os seus supostos perigos. As perguntas vão se tornando mais numerosas à medida que a indústria cresce e esses jogos se multiplicam na sociedade. As acusações vão desde provocar sedentarismo nos jovens a causar danos à postura e, mais frequentemente, provocar comportamentos violentos. Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. [...]

      Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] Um fenômeno importante mencionado por Ferguson é como pessoas com problemas psicológicos frequentemente usam jogos como forma de alívio para suas dificuldades. Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?


Jogos sérios


      Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

      Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

      Além disso, merece destaque a relação entre o jogador e sua representação no jogo, ou seu avatar, como é chamado. O psicólogo sino-americano Nick Yee, especializado em jogos digitais, defende que existe uma relação de identificação entre o jogador no mundo real e seu avatar no mundo virtual do jogo. Não no sentido de que o jogador ‘se torna’ o avatar, mas sim no de que o jogador, ao usar o avatar para interferir no jogo, acaba se influenciando pelas características positivas dele, modificando em algum grau o seu próprio comportamento.

      Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real. Nesse aspecto, a ideia do avatar como um ‘corpo digital’, combinada ao efeito Proteus, torna-se um importante fundamento para os jogos de saúde, que defendem que, se o jogador aprender formas de cuidar melhor do ‘bem-estar’ e da ‘saúde’ do seu avatar dentro do jogo, esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo.

(Extraído de “Do Senet aos videogames”, por Marcelo Simão de Vasconcellos, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.)

Do trecho “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”, infere-se corretamente que:

Alternativas
Comentários
  • Entendi o porquê da letra B estar certa... Mas não o porquê da A estar errada... Alguém?

  •  Gabarito: B

    Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real.

    Joana a "A" está errada, pois no texto não fala que projetar jogos sérios com o fim de apoio psicológico é mais trabalhoso que projetar jogos comuns.

  • Joana, acredito que a A é o típico caso de extrapolação, pois, por mais que possa ser mais difícil projetar jogos sérios a jogos comuns, no texto não fala nada sobre isso.

  • GABARITO B

    Porém, o comando da questão é em relação ao trecho.

    Do trecho “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”, infere-se corretamente que:

    O que é possível inferir desse trecho?

    Que está sendo feito esforços pelos programadores para se projetar tal coisa...

    Alternativa A: jogos sérios com o fim de apoio psicológico é mais trabalhoso que projetar jogos comuns.

    Definição do adjetivo (trabalhoso): que é difícil, custoso

    Assim sendo, tudo que é custoso, necessita-se de esforço.

    E é essa relação de interpretação que leva ao erro da alternativa A, pois mesmo que analisado separadamente o trecho, é necessário um entendimento sobre "jogos digitais" que refere-se ao jogos sérios. Restaria então, analisarmos somente a alternativa B e como na alternativa o verbo usado foi -podem- é a alternativa a ser marcada.

    B) os jogos digitais comuns também podem propiciar apoio psicológico, mas não é seu objetivo.

    :/

  • o erro da letra A é algo comum na interpretação de texto, pois as bancas adoram EXTRAPOLAR, ou seja, colocar uma afirmativa verdadeira, porém não consta em nenhum parágrafo do texto esta afirmativa, tornando assim a questão incorreta...

    Espero ter ajudado.

    FORÇA E FÉ!

  • Letra B - "jogos digitais comuns (ou seja, não são os jogos sérios) podem propiciar apoio psicológico", como podemos evidenciar no segundo parágrafo "Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas".

    Porém, ao meu ver, essa interpretação é sobre o texto em geral e não sobre o trecho da questão

    QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA

  • O verbo inferir no enunciado, da sentido de conclusão, dedução. sendo assim, ao meu entender, busca-se uma interpretação do texto nas alternativas, algo q vá ALÉM do texto. A alternativa B mostra uma idéia de compreensão do texto. por que seria compreensção e não interpretação ?

  • Letra A errada, pois a alternativa compara: que fazer jogos sérios é mais complicado que fazer jogos comuns, entretanto, em nenhum momento no texto ele compara isso, ele apenas diz: "Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico.". Logo, é difícil fazer jogos sérios, mas não significa que seja mais difícil do que fazer jogos comuns.

    Essa banca cobra questões de lógica gramatical, talvez essa questão tenha que ser interpretada dessa maneira. E nesse caso, não caberia nem recurso :/

  • Tem que ler o texto todo para responder. Equanto isso, os elaboradores de questoes fazem o que querem. Gab B

  • Alternativa correta é letra B. Porém não se pode chegar até ela com base no trecho que foi pedido no comando da questão.

    Não precisa fazer malabarismo pra justificar a alternativa correta.

  • Discordo das justificativas dos caros colegas.

    É possível sim responder apenas a partir do trecho, vejamos:

    Trecho do enunciado - Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. 

    --> Ou seja, podemos inferir que podem existir outros jogos digitais que propiciam apoio psicológico, porém sem intenção. (caso contrário não haveria razão para colocar a palavra "intencionalmente" na frase!)

    Logo, a resposta B está correta.

    B) os jogos digitais comuns também podem propiciar apoio psicológico, mas não é seu objetivo.

    Resumindo:

    Jogos digitais com o fim de apoio psicológico --> propiciam apoio psicológico INTENCIONALMENTE.

    Jogos digitais comuns --> propiciar apoio psicológico NÃO É SEU OBJETIVO, mas podem propiciar.

  • Discordo do gabarito.

    O comando da questão diz: "Do trecho...infere-se", não disse do texto.

    Avaliado o trecho isoladamente não tem nada, nenhuma palavra indicando que os jogos digitais comuns podem proporcionar apoio psicologico. No caso, pode-se inferir isso do texto mas do trecho não. Achei sacanagem da banca.

  • A palavra "esforço" é sinônima de "empenho" "dedicação", não se confunde com "trabalhoso", "sofrido", "dificultoso". Eis porque a alternativa A não pode ser o gabarito.

  • Eu até concordaria com o gabarito se a alternativa dissesse:

    Do trecho “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”, infere-se corretamente do texto que:

    É possível fazer a seguinte comparação: se os jogos comuns podem propiciar apoio psicológico, mesmo não sendo o seu objetivo, é sinal que não houve esforço algum para essa finalidade, ou seja, para dar apoio psicológico. O fato de dar apoio é mera coincidência.

    No entanto, há programadores se esforçando para projetar intencionalmente jogos digitais, conformo o trecho da questão, e se eles estão se esforçando, fica claro que é mais trabalhoso que projetar jogos comuns, pois a finalidada entre eles é diferente!

  • Do trecho “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”, infere-se corretamente que:

    Não entendi este gabarito.

    Os textos dizem que os jogos podem ajudar os players, OK, mas foi pedido apenas de acordo com o trecho e não textos.

  • Gabarito - "B"

    Erro da alternativa...

    A) projetar jogos sérios com o fim de apoio psicológico é mais trabalhoso que projetar jogos comuns.

    Não dá para inferir do texto que projetar jogos comuns é menos ou mais trabalhoso.

  • Por favor, da onde vem que isso: " “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”.

    Quer dizer isso: "os jogos digitais comuns também podem propiciar apoio psicológico, mas não é seu objetivo".

  • tá loco, hoje eu tô errando tudo kkkkkk
  • Essa banca não é mto boa nos anunciados... questões como essa vale a pena voltar ao texto sem dúvida...

  • a)extrapolação das ideias do texto

    b)os jogos digitais comuns também podem propiciar apoio psicológicomas não é seu objetivoPara resolver a questão basta atentar-se a palavra “intencionalmente” no enunciado da questão. De forma não intencional em algum momento, alguns programadores desenvolveram jogos que propiciam também certo apoio psicológico. Portanto, é o gabarito.

    c)extrapolação das ideias do texto

    d)restrição das ideias do autor

    e)oposição com as ideias do autor

  • Avante guerreiro, não desista do seu sonho!

  • AVANTE PM-PR!!!


ID
2908417
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Praticamente desde o surgimento dos primeiros jogos digitais comerciais há questionamentos sobre os seus supostos perigos. As perguntas vão se tornando mais numerosas à medida que a indústria cresce e esses jogos se multiplicam na sociedade. As acusações vão desde provocar sedentarismo nos jovens a causar danos à postura e, mais frequentemente, provocar comportamentos violentos. Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. [...]

      Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] Um fenômeno importante mencionado por Ferguson é como pessoas com problemas psicológicos frequentemente usam jogos como forma de alívio para suas dificuldades. Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?


Jogos sérios


      Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

      Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

      Além disso, merece destaque a relação entre o jogador e sua representação no jogo, ou seu avatar, como é chamado. O psicólogo sino-americano Nick Yee, especializado em jogos digitais, defende que existe uma relação de identificação entre o jogador no mundo real e seu avatar no mundo virtual do jogo. Não no sentido de que o jogador ‘se torna’ o avatar, mas sim no de que o jogador, ao usar o avatar para interferir no jogo, acaba se influenciando pelas características positivas dele, modificando em algum grau o seu próprio comportamento.

      Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real. Nesse aspecto, a ideia do avatar como um ‘corpo digital’, combinada ao efeito Proteus, torna-se um importante fundamento para os jogos de saúde, que defendem que, se o jogador aprender formas de cuidar melhor do ‘bem-estar’ e da ‘saúde’ do seu avatar dentro do jogo, esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo.

(Extraído de “Do Senet aos videogames”, por Marcelo Simão de Vasconcellos, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.)

Na frase “... responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line”, a parte sublinhada estabelece uma relação de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra D.

    "Ao jogar com personagens mais poderosos"

    O trecho sublinhado estabelece uma relação de simultaneidade, isto é, ao mesmo tempo que a mudança de atitude ocorre, o jovem está jogando com personagens mais poderosos.

    Cuidado!!!

    A causa da mudança de atitude é do ‘efeito Proteus’

    Consequência: os jovens são mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line.

    Quem vai direto na questão tende a errar.

  • Temporais= logo que, assim que, antes que, depois que, quando, enquanto, mal, até que, sempre que, por fim, finalmente, então.

  • Resposta A

    Trata-se de uma oração reduzida no infinitivo.

    Como aquelas propagandas de remédio

    AO = Quando = Tempo

    Ao persistirem os problemas o médico deverá ser consultado --> O problema vai persistir, questão de tempo. (Não bom)

    A = Se= Condição

    A persistirem os problemas o médico deverá ser consultado --> Talvez o problema persista, questão de se acontecer. (isso é o que se espera de um remédio)

    POR = Já Que = Causa

    Por persistirem os problemas o médico deverá ser consultado --> O problema vai persistir, questão de causa. (melhor não tomar o remédio)

  • QUANDO passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line??? ao jogar com personagens mais poderosos.

    Relação de tempo.

  • GABARITO D

    Temporais: Quando, enquanto, apenas, mal, desde que, logo que, até que, antes que, depois que, assim que, sempre que, senão quando, ao tempo que.

    bons estudos

  • Ao + infinitivo = ideia de tempo.

    Fonte: Professora Flavia Rita

  • “... responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line”,

    Oração adverbial temporal deslocada reduzida de infinitivo. Vejam:

    “... responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, quando jogam com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line”,

  • Gab.: D

    AO + INFINITIVO = TEMPO 

    AO JOGAR COM PERSONAGENS MAIS PODEROSOS

    TEMPORAIS --> QUANDO, ENQUANTO, ASSIM QUE, LOGO QUE, DESDE QUE, ATÉ QUE, MAL, DEPOIS QUE, EIS QUE. 

  • Ao+ infinitivo= temporalidade

    #Rumoa2020!

  • Ao mais verbo no infinitivo ideia de tempo.

    fonte professora Helena .

  • Rumo à PM/PR.

  • "AO em inicio de oração é quase sempre tempo na mão"

    GAB: D

    Rumo à PM/PR

  • To até emocionada de ter acertado uma dessa banca haha

    AO JOGAR = QUANDO JOGAM > Temporalidade

    GAB D

  • Por + infinitivo = causa

    Para + infinitivo = finalidade

    Apesar de + infinitivo = concessão

    Ao + infinitivo = tempo

    A + infinitivo = condição

  • AO + INFINITIVO = TEMPORAL

    POR + INFINITIVO = CAUSAL

    A + INFINITIVO = CONDIÇÃO

  • Ao + infinitivo = tempo

    ao + jogar

    ao + colocar

    ao + brincar

    dá uma ideia de tempo!

  • Substitui o "AO" por "QUANDO" ::Se der certo= (TEMPORAL)
  • ERREI DUAS VEZES. OMG.

  • Muitos jogadores tímidos passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line QUANDO jogam com personagens mais poderosos. (temporalidade)

  • putz, preciso melhorar nisso, fui reto em "causa"
  • Macete: A + o + Infinitivo = ideia temporal;

  • Ao + Infinitivo = Temporalidade

    Para + Infinitivo = Finalidade

    Por + Infinitivo = Causalidade

    #PERTENCEREMOS

  • Ao + Infinitivo = Temporalidade

    Para + Infinitivo = Finalidade

    Por + Infinitivo = Causalidade

  • pra ficar de lembrete p mim mesmo.. Ao + Infinitivo = Temporalidade

    Para + Infinitivo = Finalidade

    Por + Infinitivo = Causalidade

  • AO = Quando (tempo)

    A = Se (condição)

  • PC-PR 2021

  • "[...] responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos [...]."

     

    "[...] responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, QUANDO jogam com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos [...]."

     

    "[...] responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ENQUANTO jogam com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos [...]."

     

    Em todos os casos acima, as orações destacadas exprimem matiz semântico de temporalidade.

  • Gabarito letra D- Oração reduzida - Temporalidade (quando).

  • Responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos...passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. QUANDO eles passam a ser mais decididos ? ao jogar com personagens mais poderosos. Temporalidade.


ID
2908420
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que as formas verbais estão grafadas corretamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

    a) Nem todos os armários contém livros; alguns só armazenam papéis avulsos.

    Nem todos os armários contêm livros; alguns só armazenam papéis avulsos

    b) Diversas iniciativas de edições colaborativas compõe um cenário novo no mercado editorial.

    Diversas iniciativas de edições colaborativas compõem um cenário novo no mercado editorial.

    c) Não são muitos os estudantes que retém as informações apenas ouvidas e não visualizadas.

    Não são muitos os estudantes que retêm as informações apenas ouvidas e não visualizadas.

    d)O aparelho mantem o usuário conectado por horas, de forma prejudicial à saúde.

    O aparelho mantém o usuário conectado por horas, de forma prejudicial à saúde

    e) Os especialistas veem com bons olhos a iniciativa de jogos terapêuticos.

    Correta.

  • acento agudo na 3ª pessoa do singular 

    acento circunflexo na 3ª pessoa do plural. 

    ele contém; eles contêm (*sem acento = verbo contar)

    ele mantém; eles mantêm

    ele retém; eles retêm

    ele intervém; eles intervêm

    ele provém; eles provêm

    ele advém. eles advêm

  • E.

    Veem.

  • A)    CONTÊM (plural, concordando com o núcleo do sujeito “armários”);

    B)     COMPÕEM (plural, concordando com o núcleo do sujeito “edições”);

    C)     RETÊM (plural, concordando com o núcleo do sujeito “estudantes”; nesse caso o “que” é pronome relativo que retoma/tem função sintática de sujeito, iniciando a OSA restritiva);

    D)    MANTÉM (singular, concordando com o núcleo do sujeito “aparelho”);

    E)     Correta => depois da ortográfica, o acento circunflexo da primeira vogal do hiato “EE” na 3ª pessoa do plural foi abolido, ficando VEEM, e não mais “vêem”;

    Obs.: por favor, em caso de erro me corrijam e me enviem msg no pv! Tks :)

  • A)   Contém, com acento agudo, está na 3ª pessoa do singular.

    contêm, com acento circunflexo, está na 3ª pessoa do plural.

    Contem, sem acento, não é uma forma conjugada do verbo conter, mas do verbo contar.

  • voo

    veem

  • Com o acordo ortográfico o CREDELEVE perdeu o acentos. São os verbos CRER, DAR, LER E VER.

    Dica: Profª Adriana Figueiredo

  • Fiquei na dúvida entre a Letra D e E, porém FELIZMENTE ACERTEI ao lembrar que o Acento da vorma verbal VER na terceira pessoa do plural foi abolida com o Novo Acordo e que tambem existe oxitona terminada em EM com acento gráfico como a palavra ARMAZÉM.

  • a) E. Contém = usado para singular. Contêm = usado para plural. Note que o sujeito está no plural [armários], logo o verbo deve estar flexionado no plural

    'contêm'.

    b) E. O que compõe uma novo no mercado editorial? Diversas iniciativas de edições colaborativas. Note que o sujeito está no plural [iniciativas]. Logo o verbo

    deve concordar com ele, sendo o correto 'compõem'.

    c) E. Retém = singular, retêm = plural. O sujeito está no plural [estudantes], logo o verbo deve ser flexionado no plural.

    d) E. Mantém = singular, mantêm = plural. Sujeito no singular, a forma deveria ser 'mantém'.

    e) C.

  • Professora de Português

    As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Ambas são formas conjugadas do verbo compor no presente do indicativo. 

    Estão, contudo, conjugadas em diferentes pessoas:

    Compõe está na 3.ª pessoa do singular: ele compõe.

    Compõem está na 3.ª pessoa do plural: eles compõem.

  • A

    Nem todos os armários contém livros; alguns só armazenam papéis avulsos.CONTÊM

    B

    Diversas iniciativas de edições colaborativas compõe um cenário novo no mercado editorial.COMPÕEM

    C

    Não são muitos os estudantes que retém as informações apenas ouvidas e não visualizadas.RETÊM

    D

    O aparelho mantem o usuário conectado por horas, de forma prejudicial à saúde.MANTÉM

    E

    Os especialistas veem com bons olhos a iniciativa de jogos terapêuticos.GABARITO

  • Dica que vi aqui no QC e me ajuda muito:

    CRE-DE-LE-VE - não tem acento quando vai para o plural!

    GABARITO letra E

  • Veem é a forma do verbo ver conjugado na 3. ª pessoa do plural do presente do indicativo: eles veem. A palavra vêem está errada desde que entrou em vigor o atual acordo ortográfico, em janeiro de 2009.

  • No caso da alternativa E ( gabarito ), pode-se usar a regra das paroxítonas que não haverá erro.

    Não se acentua as paroxítonas com terminações de oxítonas acentuadas, quais sejam ( terminadas em a, e, o, em, ens ) . - veem - parox. terminada em em...

  • a) Contém / contêm.

    b) Compõe / compõem.

    c) Retém / retêm.

    d) Mantém / mantêm.

    e) Veem = verbo ver. / Vêm = verbo vir.

  • Letra A – ERRADA – É necessário empregar a forma plural “contêm” – com acento diferencial circunflexo -, para que haja concordância com o sujeito plural “Nem todos os armários”.

    Letra B – ERRADA – É necessário o emprego da forma plural “compõem”, parra que haja concordância com o sujeito plural “Diversas iniciativas de edições colaborativas”.

    Letra C - ERRADA – É necessário empregar a forma plural “retêm” – com acento diferencial circunflexo -, para que haja concordância com o antecedente plural “os estudantes”.

    Letra D - ERRADA – É necessário empregar a forma singular “mantém” – com acento agudo -, para que haja concordância com o sujeito singular “O aparelho”.

    Letra E – CERTA – Vale ressaltar que não mais acento no primeiro E do EE.

    Resposta: E

  • PESSOAL, usem mnemônico CRE DE LE VE para resolver essa questão.

    Ele/Ela crê Eles/Elas creem

    Ele/Ela Eles/Elas deem

    Ele/Ela Eles/Elas leem

    Ele/Ela Eles/Elas veem

    CUIDADO: VEM (sentido de vir)

    ELE/ELA vem ELAS/ELAS vêm

    Espero ter ajudado, bons estudos.

  • Dica que vi aqui no QC e me ajuda muito:

    CRE-DE-LE-VE não tem acento quando vai para o plural!

    GABARITO letra E

  • GOSTEI:

    CRE-DE-LE-VE não tem acento quando vai para o plural!

  • a) contêm

    b) compõem

    c) retêm

    d) mantém

    e) veem

  • Após a reforma ortográfica, o acento circunflexo da primeira vogal do hiato “ee”, na terceira pessoa do plural, foi abolido. Portanto, não se escreve mais vêem e sim veem.

  • PC-PR 2021


ID
2908423
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a substituição do trecho sublinhado por pronome está correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

    Regras de pronomes oblíquos:

    Os pronomes pessoais oblíquos átonos não são precedidos de uma preposição. Podem ser usados quando, na frase, o substantivo que substituem tem função de objeto direto (o, a, os, as, se) ou de objeto indireto (lhe, lhes).

    De acordo com o verbo a que estão ligados, os pronomes pessoais oblíquos átonos podem sofrer alterações.

    Se a forma verbal terminar em -r, -s ou -z, os pronomes oblíquos átonos assumem as formas lo, la, los, las.

    Se a forma verbal terminar em "m" ou noutro som nasal, os pronomes oblíquos átonos assumem as formas no, na, nos, nas.

  • Cabe a vocês acatar as decisões tomadas na assembleia geral – ...acatá-las.

    Invertendo a ordem fica:

    Acatar as decisões tomadas na assembléia geral (Sujeito) cabe (VTI) a vocês. (OI)

    Acatar as decisões tomadas na assembléia geral = Acatá-las

  • A)    Correta: quem acata, acata alguma coisa; “as decisões etc...” é objeto direito do verbo acatar, então se usa os pronomes "O/A, OS/AS" => "acatá-las";

    B)     Incorreta: “o mau uso” não é sujeito do verbo “denunciaram” para concordar com ele em número; o sujeito está indeterminado na forma da 3ª pessoa do plural, sem referente, e o trecho “o mau uso...” é OD do verbo; assim, fica no singular o pronome oblíquo átono, e como o verbo termina com a nasalização "m", os pronomes transformam-se em "NO/NA, NOS/NAS" => “denunciaram-no”;

    C)     Incorreta: o verbo “informar” é bitransitivo no caso da alternativa; “os enfermeiros” é OD e “sobre o estado...” é OI; como o pronome colocado está fazendo referência ao trecho “os enfermeiros”, pelo fato de ser OD jamais vai poder se usar “lhe/lhes”, mas somente “O/A, OS/AS” => “informei-os”;

    D)    Incorreta: mesmo erro da assertiva anterior, o verbo “responder” é transitivo direto, o trecho “o ofício etc...” é OD, motivo pelo qual não podem ser usados os pronomes “lhe/lhes”, apenas "O/A, OS/AS" => “respondê-lo”;

    E)      Incorreta: quem solicita, solicita algo A alguém; na alternativa, “a esse departamento” é objeto indireto do verbo solicitar (no caso bitransitivo), com a preposição A; contudo, os pronomes “O/A, OS/AS” não podem desempenhar função sintática de OI, mas apenas de OD, motivo pelo qual, no caso, deve-se usar “lhe, lhes” => “solicitar-lhe”;

    Obs.: nessa alternativa eu acredito que a oração “que providencie a atualização...” é uma OSS objetiva direta, sendo o “que” conjunção integrante;

    Por favor, peço que me corrijam e enviem msg no PV em caso de erro no comentário, ok?! Tks! :)

  • GABARITO= A

    VERBOS TERMINADOS NO INFINITIVOS= ( TERMINOU EM (R) ) RETIRA DA PALAVRA E COLOCAR= LO, LA, LOS, LAS

    ACATAR= ACATÁ-LOS

    AVANTE GUERREIROS.

    @UESLEI.MENDONCA

  • R: Gabarito A

    A) Cabe a vocês acatar as decisões tomadas na assembleia geral  CABE A VOCÊS ACATÁ-LAS (corta o "R" e acrescenta " LA")

    B) Denunciaram o mau uso dos espaços públicos DENUNCIARAM-NO ( TERMINADO EM "m", "n", "til" - NO, NA,NOS,NAS)

    C) Informei os enfermeiros sobre o estado da paciente INFORMEI-OS (OS ENFERMEIROS É OBJETO DIRETO, LOGO USA-SE O,A,OS,AS)

    D) Falta responder o ofício pendente no sistema eletrônico FALTA RESPONDÊ-LO (corta o "R" e acrescenta "LO")

    E) Venho solicitar a esse departamento que providencie a atualização do sistema VENHO SOLICITAR-LHE ( " a esse departamento é OBJETO INDIRETO, LOGO USA-SE " LHE")

    au revoir

  • Oi, pessoal!

    Tenho uma dúvida: Se "as decisões tomadas na assembleia geral" é objeto direto do verbo "acatar", então o sujeito é "vocês", certo? O verbo não teria de concordar com o sujeito? "Cabe a vocês acatarem as decisões tomadas na assembleia geral".

    Isso não muda em nada a questão, que continua certa, porque "em" seria apenas a desinência do infinitivo pessoal. É só para eu não errar alguma questão que cobre especificamente isso.

  • b) Denunciaram-no.

    c) Informei-os.

    d) Respondê-lo.

    e) Solicitar-lhe.

  • A questão tem como assunto principal a colocação dos pronomes, contudo exige conhecimento de concordância e transitividade verbal para responder com sucesso.

    a) Cabe a vocês acatar as decisões tomadas na assembleia geral.

    O verbo atacar é transitivo direto e tem como objeto direto um termo no feminino plural e tem sua terminação em R, assim acrescenta o LAS. CORRETA.

    Cabe a vocês acatá-las.

    b) Denunciaram o mau uso dos espaços públicos.

    Quando o verbo transitivo direto terminar em nasal e seu objeto direto for masculino singular, acrescenta o NO na sua terminação. INCORRETA.

    Forma correta: Denunciaram-no.

    c) Informei os enfermeiros...

    O verbo é bitransitivo terminado com vogal e tem seu objeto direto no plural masculino(os enfermeiros), assim acrescenta o OS. INCORRETA.

    Forma correta: Informei-os.

    d) Falta responder o ofício pendente no sistema eletrônico 

    Em verbos transitivos diretos terminados em R, S, Z com objetos diretos masculino singular, acrescenta o LOS. INCORRETA.

    Forma correta: falta respondê-lo

    e) Venho solicitar a esse departamento...

    Em verbos transitivos indiretos na terceira pessoa do singular acrescenta o LHE na sua terminação. INCORRETA.

    Forma correta: venho solicitar-lhe

    GABARITO A

  • Para ter certeza que o verbo "acatar" da primeira frase é VTD, é só ver que na expressão original não vai crase após o verbo, ou seja, não exige preposição

  • Finalmente acertei uma. _/\_

  • b - denuciaram o mau uso (denunciaram-no)

    c - informei-os

    d - respondê-lo

    e - venho solicitar-lhe

  • Pra quem ficou com dificuldades de saber qual a transitividade da C e E

    Percebam que na C: "Informei os enfermeiros sobre o estado da paciente"; após o verbo está uma palavra no masculino, logo, se estivesse preposição, esta viria explicitamente - Informei aos enfermeiros. Assim, VTD.

    Do mesmo modo, na letra E: "Venho solicitar a esse departamento que providencie a atualização do sistema"; departamento é masculino, tirando-se o pronome demonstrativo, percebam que ficaria - solicitar ao departamento. Assim, VTI.

    #PERTENCEREMOS

  • verbo "Informar" é Bitransitivo, ou seja, é Transitivo Direto e Indireto. Em seu emprego é importante lembrar que, quando a pessoa é objeto direto, a coisa deverá ser objeto indireto e vice-versa, ou seja, informar alguém de alguma coisa ou informar a alguém alguma coisa.


ID
2908429
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O sistema de posicionamento global (Global Positioning System – GPS) é uma dessas pequenas maravilhas tecnológicas que utilizam uma quantidade enorme de conhecimento acumulado. Usando ideias de eletromagnetismo, para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana, para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial e geral, para tratar a defasagem dos sinais emitidos, e da geometria esférica do planeta, é possível nos localizar com precisão de poucos metros. Para sorte de muitos, parece que não é necessário acreditar na ciência para que ela funcione.

                       Extraído de “A terra é redonda”, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.) 

Para caracterizar o princípio de funcionamento do GPS, o autor cita a contribuição de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

    Usando ideias de eletromagnetismo, para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana, para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial e geral, para tratar a defasagem dos sinais emitidos, e da geometria esférica do planeta, é possível nos localizar com precisão de poucos metros. 

  • hmm, achei meio polêmica: as áreas do conhecimento citadas são a física (eletromagnetismo, newton e relatividade espacial e geral) e astronomia (também a relatividade, e a geometria esférica do planeta, que nao deixa de pertencer à física)... se fossemos rigorosos, apenas a física é a área citada, ja que a astronomia é um ramo da física! quem fez essa prova desconhece ciência

  • o termo usado pelo elaborador-área do conhecimento-é equivocado,uma vez que ciências exatas,biológicas e afins são classificadas dessa forma.Questão passível de anulação.

  • Gabarito C

    mas achei meio forçado afirmar que são "áreas distintas de conhecimento".

  • Questão bem xexelenta. Tinha que ser anulada uma questão dessa!

  • Pensei que seria apenas 1 área do conhecimento (física), mas como não havia essa opção, marquei 4.

  • Usando ideias de eletromagnetismo, (para que?) para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana / para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial e geralpara tratar a defasagem dos sinais emitidos, E (valor de inclusão) da geometria esférica do planeta...

  • concordo com Cindy Ro.. Na realidade tudo é física, apenas muda os campos de estudo dentro da matéria.

  • nada ve irmao

  • 1 - Ideias de eletromagnetismo

    2 - Física newtoniana

    3 - Teoria da relatividade especial e geral

    4 - Geometria esférica do planeta

    GAB C de #CASCAVEL

    RUMO A PMPR

  • Compreendo as indignações, mas tem que levar em consideração que a prova foi feita para engenheiros.

  • Pelos sinais de pontuação mata a questão!

  • Questão deveria ser anulada.

  • Pessoal,

    A análise deve ser feita com base NO TEXTO. Existem outras áreas do conhecimento envolvidas? Claramente sim. No entanto, a questão diz: "o autor cita a contribuição de".

    Deixarei grifado para aqueles que não visualizaram:

    O sistema de posicionamento global (Global Positioning System – GPS) é uma dessas pequenas maravilhas tecnológicas que utilizam uma quantidade enorme de conhecimento acumulado. Usando ideias de eletromagnetismo, para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana, para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial e geral, para tratar a defasagem dos sinais emitidos, e da geometria esférica do planeta, é possível nos localizar com precisão de poucos metros. Para sorte de muitos, parece que não é necessário acreditar na ciência para que ela funcione.

    Notem que antes de todos os trechos que destaquei, implicitamente temos: "Usando ideias de/da".

    Ele cita uma área e logo depois diz o porquê de ter sido utilizada, ou melhor, para qual função. Não teve nada de conhecimento absurdo, ou por ser prova de engenheiro. É só ter atenção no texto e no enunciado.

    Gabarito: C.

    Bons estudos!

  • Marquei 4 pelo número de assuntos citados, Mas não sei se são distintos.

  • Usando ideias de eletromagnetismo (1), ..., da física newtoniana (2), ..., da teoria da relatividade especial e geral (3), ..., e da geometria esférica (4) ...,[...]

  • Reclamar da banca não dá ponto.

  • As alternativas foram mal formuladas. A resposta correta mesmo seria: 2 áreas de conhecimento. Mas como a prova é de português e não de física, vamos responder dentro do contexto.

  • Eu também marquei a D (5 áreas). Contudo, em rápida pesquisa no Pai do burros (Google), lembrei que a teoria da relatividade de Einstein é uma só. Ocorre que, ela emprega parte geral para determinados casos, e a especial para outros, por exemplo: a parte especial é um caso particular do princípio da relatividade geral em que efeitos da gravidade são ignorados; enquanto a parte geral estuda os efeitos da gravitação por serem integrados, surgindo a noção de espaço-tempo curvo.

    Boa sorte a nós!

  • O sistema de posicionamento global (Global Positioning System – GPS) é uma dessas pequenas maravilhas tecnológicas que utilizam uma quantidade enorme de conhecimento acumulado.

    1 -Usando ideias de eletromagnetismo, para tratar dos sinais emitidos,

    2 - da física newtoniana, para pôr os satélites em órbita,

    3 - da teoria da relatividade especial e geral, para tratar a defasagem dos sinais emitidos,

    4 - e da geometria esférica do planeta, é possível nos localizar com precisão de poucos metros.

    Para sorte de muitos, parece que não é necessário acreditar na ciência para que ela funcione.

  • caia na minha prova amem

  • Usando ideias de eletromagnetismo, para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana, para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial e geral, para tratar a defasagem dos sinais emitidos, e da geometria esférica do planeta.

    Pra mim, são dois temas específicos: Física e Matemática.

  • Questão para ser anulada. É possível justificar 3 alternativas como sendo corretas!!

  • Pensei em 5

    Usando ideias de eletromagnetismo(1), para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana(2), para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial (3) e geral (4), para tratar a defasagem dos sinais emitidos (5), e da geometria esférica do planeta.

    Poderia ter 3 tipos de resposta diferente, eu erraria dnv se viesse uma dessa

    5 areas

    4 areas

    2 areas (fisica e geometria)

  • AVANTE PM-PR!!!


ID
2908432
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O sistema de posicionamento global (Global Positioning System – GPS) é uma dessas pequenas maravilhas tecnológicas que utilizam uma quantidade enorme de conhecimento acumulado. Usando ideias de eletromagnetismo, para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana, para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial e geral, para tratar a defasagem dos sinais emitidos, e da geometria esférica do planeta, é possível nos localizar com precisão de poucos metros. Para sorte de muitos, parece que não é necessário acreditar na ciência para que ela funcione.

                       Extraído de “A terra é redonda”, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.) 

O texto acima encerra uma matéria sobre o percurso da comprovação científica de que o planeta Terra é redondo (em resposta a quem o julga plano):


Nesse contexto, é correto inferir que “muitos”, no último período, refere-se:

Alternativas
Comentários
  • Ironia: consiste em afirmar o contrário do que se quer dizer.

    Gab: D

  • O sarcasmo é mais escrachado e pode ser utilizado através de diversas formas, como através do riso, de palavras, atitudes, gestos e etc. 

    A ironia é caracterizada em situações onde a pessoa diz o oposto daquilo que pensa, em tom de crítica e censura, o sarcasmo é mais voltado para a provocação e comédia.

  • Falando nisso, alguém aqui acredita em Terra plana? hahahha

  • GABARITO: LETRA D

    A ironia é a representação do contrário daquilo que se afirma.

    Exemplo: É tão inteligente que não acerta nada.

    FONTE: WWW.TODAMATÉRIA.COM.BR

  • GABARITO LETRA D. O autor foi irônico.

  • Engraçado

  • Explícito: que é claro, explicado sem ambiguidade;

    Claro: óbvio, distinto, evidente;

    Específico: próprio

    Irônico: referente a ironia, em afirmar o contrário do que se quer dizer. (GABARITO)

    Sarcasmo: zombaria, dizer o oposto do que se quer de maneira mordaz e amarga. É uma ironia cáustica.

  • IRONIA: Olha só quem chegou! Não tá nem um pouco atrasado!

    SARCASMO: Chegou cedão para a reunião de amanhã.

    DEBOCHE: Eeeita! Lá vem o prêmio nobel da pontualidade!

  • Eita farpada violenta.

  • Achei a questão difícil, mas a porcentagem de erros é de apenas 18%, isso, sim, é ironia....rs

    Acertei!

  • Avante guerreiro, não desista do seu sonho!


ID
2915107
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A copper conductor has a diameter of 0.6 in. and it is 1200 ft long. Assume that it carries a total DC current of 50 A. Mark the alternative that presents the total resistance of the conductor and how much power is dissipated in the wire.

Alternativas
Comentários
  • R = p*l/A

    p= 1/56 (ohm*mm² / m)

    l = 1200 ft = 1200 ft*(12 in/1ft)*(0,0254m/1 in) = 365,76 m

    d= 0,6in*(25,4 mm/1 in)= 15,24 mm

    A = pi*d²/4 = pi*(15,24² mm²)/4= 182,4 mm²

    R= (1/56*365,76)/182,4 = 0,0358 ohm

  • Se não lembrar a resistividade do cobre pode usar a lei de ohm e analisar as respostas para achar a correta.


ID
2915110
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Eletrônica

A transmitter and receiver are connected using a cascaded pair of transmission lines. At the operating frequency, line 1 has a measured loss of 0.1 dB/m, and line 2 is rated at 0.2 dB/m. The link is composed of 40 m of line 1 joined to 25 m of line 2. At the joint, a splice loss of 2 dB is measured. If the transmitted power is 100 mW, what is the received power?

Alternativas

ID
2915113
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Uma subestação é composta por um transformador trifásico com potência nominal igual a 30 MVA, relação de transformação (138/34,5) kV e reatância indutiva igual a 3% (nas bases 30 MVA e 34,5 kV). O lado de tensão mais alta do transformador está conectado em estrela aterrada e o lado de tensão mais baixa do transformador está conectado em delta. A potência de curto-circuito trifásica na barra de 138 kV é igual a 1500 MVA. Na barra de 34,5 kV do transformador, está ligado um gerador síncrono cuja reatância indutiva é igual a 5% (base 15 MVA e 34,5 kV).

Assuma que o fasor de tensão pré-falta na barra de 34,5 kV tem magnitude igual a 1 p.u. e ângulo igual a 0 (zero) grau. Adote potência base igual a 30 MVA e 34,5 kV no lado de tensão mais baixa do transformador.

Suponha que tenha ocorrido um curto-circuito trifásico na barra de 34,5 kV.


Qual é o valor da corrente de falta proveniente do lado de tensão mais baixa desse transformador?

Alternativas
Comentários
  • Alguém?

  • Encontrei 30...


ID
2915116
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um gerador síncrono tem características de nominais iguais a 20 MVA e 13,8 kV. Ele está conectado em estrela aterrada através de uma impedância de aterramento igual a 0,05 p.u. Esse gerador está ligado a um sistema elétrico através de um transformador do tipo núcleo envolvente (13,8/138) kV com conexão delta/estrela aterrada. O gerador está conectado no lado conectado em delta do transformador e a reatância indutiva do transformador é igual a 0,10 p.u. (base 20 MVA e tensão nominal). O sistema gerador-transformador está operando a vazio.

Dados do gerador (nas bases 20 MVA e 13,8 kV): reatância indutiva subtransitória igual a 0,10 p.u.; reatância indutiva de sequência negativa igual a 0,10 p.u.; reatância indutiva de sequência zero igual a 0,05 p.u.

Assuma que o fasor de tensão pré-falta na barra de 138 kV tem magnitude igual a 1 p.u.

Adote potência base igual a 20 MVA e 13,8 kV no lado de tensão mais baixa do transformador.

Ocorreu uma falta fase-terra na barra de 138 kV e na fase A.


Qual o valor da magnitude de corrente de falta fase-terra na fase A?

Alternativas
Comentários
  • Curto Fase-Terra os três modelos de sequência ficam em série.

    Assim, fica tudo em série e a reatância equivalente vale:

    Xeq = X0 + X1 +X2 + 3Xaterramento + Xtrafo = 0,05 + 0,1 + 0,1 + 0,15 + 0,1 = 0,5

    A corrente nos três modelos é a mesma, logo:

    I0 = I1 = I2 = V/Xeq = 1/j0,5=-j2

    Ia = I0 + I1 + I2 = -j6

  • Resposta do amigo ai chega no resultado mas o desenvolvimento esta errado, o trafo isola o gerador na falta fase terra.

  • X1 = X2 = 0,1+0,1 = 0,2

    Na sequência zero, como o transformador está em D-Y aterrado, teremos apenas a reatância do transformador.Logo, X0 = 0,1.

    Portanto, teremos a fonte em série com essas três reatâncias.

    X1+X2+X0 = 0,2+0,2+0,1 = 0,5

    I1=I2=I0= 1/0,5 = 2pu

    Ia=3*I1 = 3*2 = 6pu


ID
2915119
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Eletrônica
Assuntos

Sobre os subespaços de Mn,n , considere os seguintes itens:


1. Matrizes n × n em todas as entradas são constituídas por inteiros.

2. Matrizes n × n em que A = At .

3. Matrizes n × n triangulares superiores.

4. Matrizes n × n em que det A = 0.


Os subespaços de Mn,n estão corretos em:

Alternativas

ID
2915125
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um ciclo de refrigeração tem uma eficiência igual a 3 e mantém um laboratório de computador a 18 °C enquanto a temperatura exterior é 30 °C. O carregamento térmico em regime permanente consiste de energia entrando através de paredes e janelas a uma taxa de 30000 kJ/h, e de ocupantes, computadores e iluminação a uma taxa de 6000 kJ/h. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a potência requerida para esse condicionamento de ar e a mínima potência teórica requerida por um ciclo qualquer operando sob essas condições, em kW.

Alternativas

ID
2915128
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Num tanque cilíndrico de 50 L, há uma entrada de gás de 0,10 kg/s e uma saída de 311 m/s, com área 65 mm2 . A densidade inicial do gás no tanque é de 6,13 kg/m3 . Qual é a taxa de variação da densidade no tempo, no instante inicial?

Alternativas
Comentários
  • Resolução

    Essa questão é referente ao assunto "Equações básicas na forma integral para volume de controle". Deve ser usada a equação de conservação de massa para volume de controle.

    Para resolvê-la, é necessário adotar as seguintes considerações:

    1 - Regime não permanente, o que implica o uso do termo dependente do tempo na equação;

    2 - Fluxo uniforme na entrada e na saída;

    3 - Volume de controle rígido.

    *Considere "rô" como a massa específica do gás*

    Na entrada, a vazão mássica já foi dada: 0,10kg/s. Na saída, ela é calculada como rô*V*A - (6,13kg/s * 311m/s * 65 mm^2)/1000 = 0,1239kg/s

    Como a vazão mássica de saída é maior que a de entrada, pode-se ter certeza que a densidade irá cair ao longo do tempo, o que elimina as alternativas C, D e E.

    A vazão na saída é considerada como tendo sinal positivo, enquanto a vazão de entrada é considerada como sendo negativa (lembrar-se da orientação dos vetores velocidade e dA). Logo, a vazão resultante é 0,1239kg/s-0,10 = 0,023 kg/s.

    Como foi dito nas considerações adotadas, o volume de controle é rígido, o que implica em afirmar que ele não é variável com o tempo. Deste modo, a equação da conservação de massa se torna:

    d"rô")/dt * volume do tanque = 0,023kg/s. Logo, o resultado da variação de densidade é:

    d"rô"/dt = 0,023kg/m^3 / 0,05m^3 = -0,478kg/m^3*s

    Gabarito: letra B

  • Fiz da mesma maneira, porém, de foma mais intuitiva.

    1) Calculei a vazão mássica de saída (ms_dot), em kg/s, uma vez que ja temos a de entrada (me_dot = 0,10 kg/s).

    2) A diferença entre me_dot e ms_dot é a taxa de variação de massa no tanque (∆m_dot). O valor é negativo, como explicou Lucas Costa.

    3) A taxa de variação massa específica (∆rho) do volume de controle do tanque (V) é calculada dividindo-se a taxa de variação de massa pelo volume do tanque: ∆rho = ∆m_dot/V

    p.s.: Achei apenas que a questão falhou na aplicação dos conceitos de densidade e massa específica. Por exemplo, o gás, propriamente, tem uma determinada densidade; mas uma certa quantidade desse gás dentro de um volume de controle (tanque) tem a sua massa específica.

    Bons estudos!


ID
2915131
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Numa usina hidrelétrica, cada turbina Kaplan produz 91.156 cv, com uma vazão de 150 m3 /s e altura de queda de 50 m. Qual é o rendimento total?

Alternativas
Comentários
  • Podia usar calculadora nessa prova? Pq pra chegar na precisão desse resultado só com calculadora ahhahaha

  • Determinando o rendimento:

    Considerando a aceleração da gravidade como 9,81 m/s².

    P = ρ x Q x H x g x η

    η = P / (ρ x Q x H x g)

    η = 91156 x 736 / (1000 x 150 x 50 x 9,81)

    η = 0,911

    Obs: não foi dado o valor da aceleração da gravidade e se o valor considerado for 10 m/s² como é usualmente feito quando essa informação é omitida o resultado será 0,89 se aproximando mais de 0,88 do que 0,91 e induzindo ao erro.


ID
2915134
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Verificou-se que uma turbina Francis desenvolvia a potência de 5 cv girando a 360 RPM sob uma altura de queda de 2,0 m. Assinale a alternativa que apresenta a rotação e a potência de eixo de uma turbina semelhante cinco vezes maior, funcionando sob uma altura de queda de 5,80 m.

(Considere os rendimentos iguais)

Alternativas
Comentários
  • Não sei se fiz certo, mas acertei a rotação:

    semelhança de turbina para rotação

    (hb/ha)=(wb/wa)^2.(db/da)^2 -> rotação = 122,61 rpm

  • Está certo, Isaque Rodrigues.

    A potência é calculada de forma análoga, porém, com (db/da)^5.

    Bons estudos!


ID
2915137
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Duas pequenas esferas condutoras, idênticas, possuem cargas de 2,0×10−9 C e −0,5×10−9 C. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a força entre elas quando estiverem separadas por 4 cm, e a força entre elas quando forem postas em contato e novamente separadas por 4 cm.

Alternativas
Comentários
  • Lei de Coulomb: F= (K. Q1. Q2) / d^2

    Lembrando que se o exercício não deu a constante do meio considera-se a do vácuo K=9.10^9N.m^2/C^2

    Montando a fórmula para a primeira situação fica F= (9.10^9 . 2,10^-9 . (-0,5.10^-9)) / (0,04)^2

    Simplificando vai ficar F=9.10^-5/16=-0,56.10^-5

    Por eliminação já matou a questão

  • E quando vc faz, não acha a resposta. Faz a conta de novo, não acha a resposta. Aí vc vai verificar a fórmula vc escreveu certinha... aí vai verificar os cálculos e percebe que jogou o valor da distância e esqueceu de colocar ao quadrado? Af...


ID
2915140
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um motor de 4 cv conectado em 220 V tem rendimento de 74%, com fator de potência 0,8 indutivo. Qual é o valor das potências elétricas ativa, aparente e reativa e da corrente demandada, sendo 1 cv = 735,5 W?

Alternativas

ID
2915149
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica

Assinale a alternativa que apresenta a reatância capacitiva (em Ω.km) de uma linha trifásica de cabos múltiplos a 60 Hz, com três condutores CAA tipo Rail por cabo, afastados 45 cm entre si. Os espaçamentos entre cabos são de 9 m, 9 m e 18 m. Por razões de projeto, deseja-se que a capacitância ao neutro seja 10% maior. A reatância capacitiva e a nova distância entre os condutores de cada fase, mantida a distância entre centros das fases, são, respectivamente:

Alternativas

ID
2915152
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Com relação aos Sistema Elétrico de Potência, considere as seguintes afirmativas:


1. A função básica dos Sistemas Elétricos de Potência é fornecer energia elétrica aos consumidores (grandes ou pequenos), com qualidade, no instante em que for solicitada.

2. Os requisitos de um Sistema Elétrico de Potência são: continuidade, conformidade, flexibilidade, segurança e manutenção.

3. A geração é responsável pela produção da energia elétrica, formada por Centrais Elétricas que convertem alguma forma de energia (cinética, calor etc).


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2915155
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Com relação à regulação primária de velocidade e tensão, considere as seguintes afirmativas:


1. A função básica da regulação primária (ou controle primário de velocidade) é controlar a potência mecânica da turbina acoplada ao rotor do gerador, através de um regulador de velocidade, de modo a manter o equilíbrio entre geração e carga.

2. A resposta do gerador depende da característica de estatismo do regulador de tensão, de modo que o gerador deve ter condições de aumentar ou reduzir sua geração.

3. O controle primário de frequência é um serviço auxiliar de controle de velocidade das unidades geradoras, realizado por meio de reguladores automáticos de velocidade, sendo que, para esse serviço, está associada a provisão de reserva de potência primária, também definida como um serviço auxiliar.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2915158
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Considere um sistema de potência com 3 áreas interconectadas, com as características abaixo:


Β1 = 200 MW/0,1 Hz.

Β2 = 330 MW/0,1 Hz.

Β3 = 90 MW/0,1 Hz.


Se ocorrem simultaneamente acréscimos de carga nas áreas 1 e 3, de 200 MW e 100 MW, respectivamente, qual é a nova frequência de equilíbrio para uma frequência inicial de 60 Hz?

Alternativas

ID
2915161
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Considera-se como área de controle uma parte de um sistema de potência na qual os grupos de unidades geradoras são responsáveis pelo suprimento das variações da carga contida nessa parte. Em geral, as fronteiras de uma área de controle coincidem com as fronteiras elétricas de uma concessionária que possua uma razoável capacidade de geração e carga significativa. Com base no exposto, considere as seguintes afirmativas:


1. As áreas de controle são balanceadas em termos de carga-geração.

2. As linhas de interligação entre áreas devem trabalhar com folgas suficientes, para garantir intercâmbios de auxílio, intercâmbios de emergência etc.

3. As unidades geradoras de uma área devem ser tão coerentes quanto possível, do ponto de vista dinâmico.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2915164
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Com relação a relés temporizadores, considere as seguintes afirmativas:


1. Relés temporizados são aqueles que, quando têm de comutar seus contatos, contam um tempo antes de fazê-lo, podendo ser temporizados na energização ou na desenergização.

2. Relés temporizados, na desenergização, ao energizar sua bobina, comutam seus contatos instantaneamente, e, ao desenergizar, contam um tempo para retornar à sua posição de repouso.

3. Relés temporizados são aqueles que comutam os seus contatos em uma sequência predeterminada no tempo e, ao terminá-la, começam-na novamente, sendo usados, por exemplo, para repetir operações todos os dias ou a cada intervalo de horas pré-ajustadas.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Analisando as afirmativas:

    1. Relés temporizados são aqueles que, quando têm de comutar seus contatos, contam um tempo antes de fazê-lo, podendo ser temporizados na energização ou na desenergização. Correta.

    2. Relés temporizados, na desenergização, ao energizar sua bobina, comutam seus contatos instantaneamente, e, ao desenergizar, contam um tempo para retornar à sua posição de repouso. Correta.

    3. Relés temporizados são aqueles que comutam os seus contatos em uma sequência predeterminada no tempo e, ao terminá-la, começam-na novamente, sendo usados, por exemplo, para repetir operações todos os dias ou a cada intervalo de horas pré-ajustadas. Incorreta. A descrição é de um relé programável ou cíclico.


ID
2915167
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Com relação à partida de motor estrela-triângulo, considere as seguintes afirmativas:


1. O princípio consiste em acionar o motor ligando os enrolamentos em estrela à tensão da rede, o que é o mesmo que dividir a tensão nominal do motor em estrela por 1,73, e nesse momento o pico de corrente de partida é dividido por 3.

2. Um motor 380 V/660 V ligado em estrela à tensão nominal de 660 V absorve uma corrente 1,73 vezes menor do que em ligação triângulo a 380 V.

3. Uma vez que o conjugado de partida é proporcional ao quadrado da tensão de alimentação, ele próprio também é dividido por 3.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi esse item 2

  • Item 2 não esta errado?

    o correto não seria absorve uma corrente 3 vezes menor do que em ligação triângulo a 380 V?

  • O item 2 diz respeito a corrente nominal do motor. Em Estrela IL = If , em Delta IL = 1,73 x If

  • a corrente seria 3x menor se você conectasse o motor em estrela e o alimentasse com 380 V ao invés de 660V.


ID
2915170
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Qual é a área da seção transversal de um eletroduto embutido em parede de alvenaria que contém três circuitos monofásicos a sete condutores (3 F + 3 N + 1 PE), de isolação PVC iguais, respectivamente, a 7,8 mm, 7,8 mm e 6 mm?

Alternativas

ID
2915173
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

De acordo com a norma NBR 5410, sobre as condições gerais de funcionamento do dispositivo diferencial-residual, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) Os dispositivos DR devem garantir o seccionamento de todas as fases dos circuitos.

( ) O circuito magnético dos dispositivos DR devem envolver todos os condutores vivos do circuito, inclusive o neutro, sendo que somente o condutor de proteção não deve passar pelo circuito magnético.

( ) Os dispositivos DR são apropriados para instalações que não possuam condutores de proteção, mesmo as inferiores a 30 mA.

( ) Os dispositivos DR selecionados não devem atuar durante o comportamento normal das cargas alimentadas.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Porque a primeira afirmação seria falsa? Não encontrei a palavra 'somente' na frase.

  • Deve seccionar todos os condutores vivos do sistema, e não apenas as fases. Incluindo o Neutro


ID
2915176
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O aterramento elétrico tem a finalidade de proteger tanto a instalação elétrica como as pessoas que a utilizam, por meio da ligação intencional com a terra. Sobre aterramento elétrico, considere as seguintes afirmativas:


1. Por definição de norma, é proibido tratamento do solo para equipamentos a serem instalados em locais de acesso público (colunas de semáforos, caixas telefônicas, controladores de tráfegos etc.) e em estruturas de transmissão de energia elétrica.

2. Dois tipos de aterramento são usuais nas instalações elétricas. Um deles é o aterramento funcional, que é a ligação à terra de um dos condutores, geralmente o neutro, e está diretamente relacionado ao perfeito funcionamento da instalação.

3. No esquema de aterramento TN-C-S, as funções de neutro e de proteção são combinadas em um único condutor. Em um projeto elétrico predial residencial, normalmente se usa o esquema TN-C-S até o quadro do apartamento, e o esquema TN-S dentro dele.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2915182
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Desde o início da transmissão de potências em alta tensão, foi necessário demonstrar a capacidade dos equipamentos elétricos de suportar sobretensões decorrentes de descargas atmosféricas (sobretensões externas) e de surtos de manobra (sobretensões internas). Sobre ensaios de impulso atmosférico e de manobra, considere as seguintes afirmativas:


1. As correntes resultantes das descargas atmosféricas podem atingir até 200 kA, com tempos de crescimento de 1 µs a 10 µs.

2. Vários ensaios de alta tensão são usualmente realizados com o gerador de impulso, destacando-se os ensaios de impulso atmosférico e de impulso de manobra, pelos quais se simula, em laboratório, sobretensões de elevada ordem, originadas, respectivamente, por descargas atmosféricas e surtos provenientes de chaveamentos no sistema de potência.

3. Um transformador de força, cuja tensão nominal do enrolamento de tensão superior é de 550 kV, exige a aplicação de tensões da ordem de 1550 kV para o ensaio de impulso atmosférico, e de 1250 kV para o ensaio de impulso de manobra.

4. Os impulsos atmosféricos se caracterizam por possuir forma de onda padronizada como 1,2/50, sendo o tempo virtual de frente igual a 1,2 µs e o tempo virtual de cauda equivalente a 50 µs. A sua caracterização é feita com base na amplitude da onda de tensão, nos tempos virtuais de frente e de cauda e, eventualmente, no tempo virtual até a disrupção, se o objeto sob ensaio não suportar a aplicação do impulso de tensão.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • alguém teria algum material sobre esse assunto pra disponibilizar?


ID
2915185
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O Fórum Nacional de Normalização é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A ABNT NBR 5410 foi elaborada no Comitê Brasileiro de Eletricidade (ABNT/CB-03), pela Comissão de Estudo de Instalações Elétricas de Baixa Tensão (CE–03:064.01), da ABNT. Com relação à NBR 5410, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) As influências externas devem ser consideradas na concepção e na execução das instalações elétricas. Cada condição de influência externa é designada por um código de codificação, sendo que a primeira letra indica a categoria geral da influência externa: A para meio ambiente, B para utilização e C para construção.

( ) As massas de uma instalação que possam oferecer perigo a pessoas ou animais devem estar ligadas a condutores de proteção.

( ) Um dispositivo de proteção deve seccionar automaticamente a alimentação do circuito ou equipamento por ele protegido sempre que uma falta no circuito ou equipamento der origem a uma tensão de contato superior ao valor de 110 Vrms.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • por que a B é falsa?

  • creio que seja porque todas as massas da instalação devem ser aterradas

    5.1.2.2.3.1 Todas as massas de uma instalação devem estar ligadas a condutores de proteção.


ID
2915188
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um importante recurso de produtividade disponível em softwares de computer aided design (ou desenho auxiliado por computador), como o AUTOCAD. Especificamente para o AUTOCAD, assinale a alternativa que apresenta a variável de sistema que ajusta a suavidade dos objetos sombreados e objetos renderizados, bem como objetos com linhas ocultas removidas.

Alternativas
Comentários
  • aí vc quebra o estudante

  • GABARITO: C

    FACE TRES

    ajusta a suavidade dos objetos sombreados

  • Questão para galera da área de engenharia/arquitetura... Só pular quem não for da área.

  • No AutoCAD, o usuário poderá definir variáveis de sistema e variáveis internas que controlarão a forma como os objetos serão exibidos.

    SDI é uma variável externa, armazenada no registro do Windows.
    PSLTSCALE é uma variável interna do programa AutoCAD, para manter a mesma escala de tipo de linha para os objetos exibidos em diferentes fatores de zoom em um layout e na viewport de layout. Quando um desenho for visualizado em um layout, as linhas serão exibidas em relação ao fator de escala da viewport.
    VSINTERSECTIONEDGES é uma variável externa, que controla a exibição das intersecções de sólidos 3D independentes, superfícies e malhas de um estilo visual.
    DGNFRAME é uma variável externa e determina se os quadros da subjacência DGN estão visíveis ou plotados no desenho atual.

    FACETRES é uma variável interna do sistema Autocad, para ajustar a suavidade dos objetos sombreados e renderizados, das sombras renderizadas e dos objetos com linhas ocultas removidas.

    Gabarito: Letra C.



  • Letra C.

    Ainda bem que não tinha anti-aliasing nas alternativas, senão teria marcado sem dó.

  • questao para nao zerar a prova

  • O examinador destruiu em português agr.

  • questão fácil pra quem vai tentar pra engenheiro da NASA
  • acertei no chute kkkkkkkkkkkkkkkkkk to rindo de desespero

  • Essa foi pra não zerar. Easy like sunday morning

  • No chute, na gaveta !

  • Profissão: Engenheiro Elétrico, mas nas horas vagas faço bico de Analista Sênior de TI na NASA !!!!


ID
2915197
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Projeto é um esforço temporário para criar um produto ou serviço único, tendo início e fim bem definidos. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) O gerenciamento de recursos humanos em projetos requer habilidades e deve considerar três focos básicos: o administrativo, o gerencial e o de desenvolvimento.

( ) O ciclo de vida de um projeto inclui seis fases: início, planejamento, execução, controle, monitoramento e encerramento.

( ) No método do diagrama de setas (MDS), são usados quatro tipos de dependências para definir a sequência entre as atividades: dependências obrigatórias, dependências arbitradas, dependências internas e dependências temporais.

( ) A EAP organiza e define o escopo total do projeto, agrupando o trabalho do projeto em macroatividades, o que facilita o gerenciamento.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • -O ciclo de vida de um projeto inclui seis fases: início, planejamento, execução, controle, monitoramento e encerramento. (FALSO)

    Na verdade esses citados compõem os GRUPOS de processo de acordo com o PMBOK, o Ciclo de vida são 4:

    De acordo com o PMBOK, o ciclo de vida de um projeto pode ser descrito assim:

    Ø Início do projeto.

    Ø Organização e preparação.

    Ø Execução do trabalho do projeto.

    Ø Encerramento do projeto.

    -A EAP organiza e define o escopo total do projeto, agrupando o trabalho do projeto em macroatividades, o que facilita o gerenciamento. (FALSO)

    O correto seria micro atividade.

    FONTE: RODRIGO RENNO

  • (V) O gerenciamento de recursos humanos em projetos requer habilidades e deve considerar três focos básicos: o administrativo, o gerencial e o de desenvolvimento.

    (F) O ciclo de vida de um projeto inclui seis fases: início, planejamento, execução, controle, monitoramento e encerramento. O ciclo de vida não pode ser desmembrado como proposto na questão. Ele ocorre com o Início, Organização, Execução e Encerramento. O grupo de processos de gerenciamento de projetos ocorre com a Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento.

    (F) No método do diagrama de setas (MDS), são usados quatro tipos de dependências para definir a sequência entre as atividades: dependências obrigatórias, dependências arbitradas, dependências internas e dependências temporais. Não existe dependências temporais.

    (F) A EAP organiza e define o escopo total do projeto, agrupando o trabalho do projeto em macroatividades, o que facilita o gerenciamento.

  • (F) No método do diagrama de setas (MDS), são usados quatro tipos de dependências para definir a sequência entre as atividades: dependências obrigatórias, dependências arbitradas, dependências internas e dependências temporais.

    A dependência tem quatro atributos, mas dois podem ser aplicáveis ao mesmo tempo das seguintes maneiras: dependências externas obrigatórias, dependências internas obrigatórias, dependências externas arbitradas, ou dependências internas arbitradas.

    Tipos de Dependência

    Por fim, vamos comentar sobre os tipos de dependência me um MDP. A dependência tem quatro atributos, mas dois podem ser aplicáveis ao mesmo tempo das seguintes maneiras: dependências externas obrigatórias, dependências internas obrigatórias, dependências externas arbitradas, ou dependências internas arbitradas.

    1.   Dependência Obrigatória – As dependências obrigatórias são as exigidas legal ou contratualmente ou inerentes à natureza do trabalho. As dependências obrigatórias frequentemente envolvem limitações físicas, tais como num projeto de construção onde é impossível erguer a superestrutura antes que a fundação tenha sido concluída.

    2.   Dependência Arbitrada – As dependências arbitradas às vezes são chamadas de lógica preferida, lógica preferencial ou “soft logic”. As dependências arbitradas são estabelecidas com base no conhecimento das melhores práticas numa área de aplicação específica ou em algum aspecto singular do projeto onde uma sequência específica é desejada, mesmo que haja outras sequências aceitáveis. Por exemplo, práticas recomendadas geralmente aceitas especificam que, durante uma construção, o trabalho elétrico comece depois de terminar o trabalho de encanamento. Esta ordem não é obrigatória e ambas as atividades podem ocorrer ao mesmo tempo (em paralelo), mas realizar as atividades em ordem sequencial reduz o risco geral do projeto.

    3.   Dependência Externa – As dependências externas envolvem um relacionamento entre as atividades do projeto e as não pertencentes ao projeto. Tais dependências normalmente não estão sob o controle da equipe do projeto.

    4.   Dependência Interna – As dependências internas envolvem uma relação de precedência entre as atividades do projeto e estão geralmente sob o controle da equipe do projeto.

    Fonte: https://www.guiadaengenharia.com/diagramas-redes-elementos/

  • e-

    EAP (work breakdown structure) é a organizacao do projeto em elementos controlaveis. parte desta estruturacao subdividi-lo em tarefas e work packets, tarefas podem ser subdivididas, enquanto que work packets sao a menor unidade desta divisao

  • II - O ciclo de vida apresenta 4 fases (IOET): Iniciação, Organização, Execução e Término. Não confundir com os grupos de processos de gerenciamento, que são 5 (IPECE): Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento.

    III - As dependências são: obrigatória interna, obrigatória externa, arbitrada interna e arbitrada externa.

    IV - A Estrutura Analítica do Processo (EAP) decompõe as entregas do projeto em atividades menores e mais facilmente gerenciáveis (pacotes de trabalho).

  • II -  FALSA -O ciclo de vida de um projeto inclui 4 fases;

    https://www.researchgate.net/figure/Figura-3-Ciclo-de-vida-de-um-projeto_fig3_283491165

    III - FALSA - No método do diagrama de setas (MDS), são usado 3 tipos de dependências: 1-obrigatórias (mandatórias), hard logic. Ex; fazer a estrutura do prédio; 2- Arbitradas Pode flexibilizar, mas assumi os riscos. Ex.; Construir sem o laudo de qualidade do material. 3- Externas, atividades que não são do projeto. Ex.; alvará de construção

    IV -  - FALSA - A EAP não define o escopo, mas o Project Charter sim (documento inicial do projeto).


ID
2915206
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Uma empresa recebe lotes de 120 peças e deseja estabelecer um sistema de controle de qualidade. Como parte do treinamento da equipe de qualidade, é enviado um lote, pelo fornecedor, com 20 peças defeituosas (nominado de lote de treinamento). O lote é considerado aceito caso seja identificada no máximo 1 peça com defeito. A avaliação das peças é feita por amostragem. O número de peças que devem ser selecionadas para compor a amostra de avaliação de qualidade do lote de treinamento para que seja aceito com probabilidade de 80% é:

(Ignore na análise as eventuais casas decimais do resultado).

Alternativas
Comentários
  • A empresa recebe lotes com 120 peças. Não sei quantos lotes e quantas peças tem cada um.

    1 lote enviado pelo fornecedor tem 20 peças defeituosas. Com base nesta informação deduzimos que cada lote tem 20 peças.

    O lote para ser aceito deve ter no máximo 1 peça com defeito do total de 20 peças.

    Já sabemos que das 120 peças, 20 são defeituosas. Então nosso universo de amostragem são as 100 peças.

    Sabemos que cada lote tem 20 peças cada.

    100 / 20 = 5

    O número de peças que devem compor a amostra de avaliação de qualidade do lote de treinamento para que seja aceito com probabilidade de 80% é

    Letra A

  • Li, reli, e não entendi nada dessa questão, mesmo com sua resposta bem detalhada...vou dar o like mesmo assim...segue o jogo...


ID
2915209
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Um sistema antivírus consegue identificar a ação de um vírus de computador dependendo de suas ações no sistema infectado. O vírus incorpora seu código executável a um aplicativo do usuário e procura mascarar suas atividades, dificultando sua detecção pelo sistema antivírus. Em um sistema típico, uma execução do antivírus consegue identificar um vírus em um programa infectado e ativo com uma probabilidade de 20%. Programas infectados têm sua execução bloqueada. Para reduzir casos de falsos positivos, um programa antivírus bloqueia um aplicativo quando identifica pela 4ª vez ação considerada suspeita. A probabilidade de que sejam necessárias 10 verificações (pelo antivírus) de um mesmo aplicativo contaminado para que que ocorra o seu bloqueio é:

(Com 2 casas de precisão após a vírgula, valores após a 3ª casa devem ser ignorados).

Alternativas

ID
2915221
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica

Considere uma corrente de 25te-500tA, t ≥ 0 em um indutor de 150 µH. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa que apresenta corretamente o módulo da potência nos terminais do indutor para t = 5s.

(Valores abaixo de 0,5 são arredondados para 0 e valores maiores ou iguais a 0,5 são arredondados para 1).

Alternativas

ID
2929732
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o trecho a seguir:

A operação interligada de sistemas elétricos de potência proporciona vantagens para as concessionárias de energia elétrica, tais como: a otimização da exploração dos recursos energéticos e o aumento da confiabilidade, entre outras.

Assinale a alternativa em que a reescrita do trecho está adequada à língua padrão escrita e mantém o sentido original.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

    Questão sobre a voz ativa e voz passiva.

    A operação interligada de sistemas elétricos de potência proporciona vantagens para as concessionárias de energia elétrica, tais como: a otimização da exploração dos recursos energéticos e o aumento da confiabilidade, entre outras.

    Reescrevendo, a otimização da exploração e o aumento da confiabilidade tornam-se sujeito:

    A otimização da exploração dos recursos energéticos e a ampliação da confiabilidade são, entre outras, vantagens propiciadas às concessionárias de energia elétrica pela operação interligada de sistemas elétricos de potência.

  • Gabarito Letra C.

    Voz ativa e voz passiva:

    A operação interligada de sistemas elétricos de potência proporciona vantagens para as concessionárias de energia elétrica, tais como: a otimização da exploração dos recursos energéticos e o aumento da confiabilidade, entre outras.

    Reescrevendo, a otimização da exploração e o aumento da confiabilidade tornam-se sujeito:

    A otimização da exploração dos recursos energéticos e a ampliação da confiabilidade são, entre outras, vantagens propiciadas às concessionárias de energia elétrica pela operação interligada de sistemas elétricos de potência.

  • Questão insuportável. Porém, típica desta banca.

  • voz ativa e voz passiva.

    o sujeito da frase fica : A otimização da exploração dos recursos energéticos e a ampliação da confiabilidade são...

  • verificar os marcadores: proporciona e propicia

  • Na B ainda tem um erro de concordância.

  • a) Errado, inversão das ideias, o que causa, portanto, alteração semântica. É a “operação interligada...”, sujeito, quem proporciona vantagens e não o oposto. Ademais, o OI sumiu.

    b) Errado. O verbo “propor” não é substituto viável para “proporcionar”. Ademais, há erro na concordância referencial entre “benefícios” e “elas” (o pronome deveria estar flexionado no masculino). 

    c) Certo. Houve, no item, além algumas pequenas modificações, houve uma mudança de voz verbal – da voz ativa para a voz passiva.

    d) Errado. Houve, aqui, alteração semântica, pois não são as concessionárias que apresentam as vantagens para a operação interligada de sistemas, mas sim o oposto. Ademais, o termo “confiabilidade”, por quebra do paralelismo sintático, está incidindo sobre a “exploração dos recursos” e não sobre a empresa em si (concessionárias), como propõe o enunciado da questão.

    e) Errado. O período revela -se incoerente. Uma correção adequada seria “o fato de que a interligação…”, pois não é o fato que traz as referidas vantagens, mas sim a própria “interligação dos sistemas elétricos…”. Outro equívoco está em dizer que a confiança se dá nos recursos energéticos, quando na verdade, o trecho propõe, implicitamente, que o aumento da confiabilidade se dá em relação às próprias concessionárias e não aos recursos energéticos.

    fonte: P. caveira.

  • PC-PR 2021

  • PC-PR 2021

  • Não sei vocês, mais esta banca ela pega metade do texto para final e joga para começo e coloca a pontuação e pronto está feito a reescrita, pelo menos isso que tenho reparado em várias questões.