SóProvas



Prova Nosso Rumo - 2017 - SEDUC-SP - Diretor de Escola


ID
2560066
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise os fragmentos abaixo.


Pela descentralização e autonomia, daríamos meios eficazes para a administração mais eficiente das escolas e responsabilidade dignificante a diretores e professores, que não estariam trabalhando em obediência a ordens distantes, mas sob a inspiração dos seus próprios estudos e competência profissional.

(...) Daí defender eu a administração autônoma das escolas de nível médio e superior e a administração central das escolas de nível elementar (...).

TEIXEIRA, Anísio,1956.


Essa reflexão de Anísio Teixeira nos remete à questão da autonomia da escola pública. A autonomia da escola é uma construção permanente, um exercício de poder compartilhado e exige uma atuação ativa dos sujeitos. Para Anísio Teixeira, a autonomia é uma exigência

Alternativas
Comentários
  • c) da natureza intrínseca do processo educacional. A educação para todos e todas com qualidade social exige uma escola com a faculdade de se governar por si mesma, centralizada no aluno e na aluna e capaz de promover a relação entre a diversidade cultural e a escola única.

  • Para Anísio Teixeira, a autonomia da escola pública é uma exigência da natureza do processo educacional. A educação para todos com qualidade social exige uma escola com a capacidade de se autogovernar, centrada no aluno e capaz de promover a relação entre a diversidade cultural e a escola única. Marco a seguir as impropriedades das demais alternativas:

    A) da escola para todos e todas, da qual os educadores não apenas participam de um poder local, mas têm o poder. Constitui um processo a partir do qual a coletividade se autoadministra e é soberana.

    B) de autogestão, de liberdade, de autogoverno, de autoformação, visando garantir a educação libertária e a possibilidade de ensinar a criança a ser autônoma. Compete à instituição escolar definir as finalidades e os objetivos da educação que pretende desenvolver.

    D) de ruptura com os postulados fundamentais da sociedade, que é heterônoma e heterodeterminada, e da escola única e desigual, que não promove a equidade e a justiça social. Expressa a busca da não diretividade pedagógica e uma transgressão de normas e programas advindos do centro do sistema.

    E) da descentralização e da desconcentração dos procedimentos administrativos e burocráticos dos sistemas de ensino, para além da liberdade de ensinar.

    GABARITO: alternativa “C”


ID
2560069
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o fragmento abaixo.


A avaliação precisa ser espelho e lâmpada, não apenas espelho. Precisa não apenas refletir a realidade, mas iluminá- la criando enfoques, perspectivas, mostrando relações, atribuindo significados.

M. H. Abrams, in Dilvo Ristoff, 1995.


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas abaixo, escolhendo as palavras-chave para montar um resumo coerente sobre avaliação institucional.


A autoavaliação institucional, fundada nos princípios democráticos e de participação, tem o propósito de _______________________________ (1). A avaliação institucional é um processo integrado de autoavaliação e de avaliação externa. Há dois tipos de sujeitos envolvidos: internos e externos, que são, respectivamente:__________________________________________ (2).

Alternativas

ID
2560072
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o trecho abaixo.


Art. 3° A qualidade da educação básica será aferida, objetivamente, com base no Ideb, calculado e divulgado periodicamente pelo Inep, a partir dos dados sobre rendimento escolar, combinados com o desempenho dos alunos, constantes do censo escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb, composto pela Avaliação Nacional da Educação Básica - Aneb e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Prova Brasil).

Decreto n° 6.094, de 24 de abril de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2007/decreto/d6094.htm


O Ideb não mede o desempenho de alunos e professores individualmente. Ele aponta a situação da escola e é um indicador que deve ser interpretado dentro do contexto em que aquela escola existe. De posse de seus resultados, compete ao coletivo da escola, sob a coordenação da gestão, refletir, compreender e agir, enfim, como intervir para modificar e/ou consolidar e/ou ampliar uma situação diagnosticada. O Ideb está baseado no resultado

Alternativas

ID
2560075
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto abaixo.


Em 2004, a Ação Educativa, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Ministério da Educação, publicou os Indicadores da Qualidade na Educação (Indique), instrumento de autoavaliação de escolas, que visa ao envolvimento de toda a comunidade escolar em processos de melhoria da qualidade da educação. O material consiste em uma proposta metodológica participativa e em um sistema de indicadores, por meio dos quais a comunidade julga a situação de diferentes aspectos de sua realidade, identifica prioridades, estabelece um plano de ação, implementa-o e monitora seus resultados.

RIBEIRO, Vanda Mendes et GUSMÃO, Joana Buarque de, 2011.


Nesse contexto da avaliação institucional com base nos indicadores de qualidade Indique, as dimensões expressam grandes eixos que, uma vez analisados, podem revelar todas as condições sobre as quais funcionam a escolas. Os indicadores são

Alternativas

ID
2560081
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto abaixo.


A escola sozinha não poderá compensar a sociedade, contudo, quando atinge a efetividade, pode contribuir, nos limites da sua faixa de atuação, para diminuir as diferenças sociais. Então, que atributos são influentes para se constituir uma escola democrática e de qualidade?

GOMES, Cândido Alberto, 2005.


De acordo com as reflexões de Cândido Alberto Gomes, apoiadas em diferentes resultados de pesquisas educacionais, há fortes indícios de que

Alternativas
Comentários
  • b) o protagonismo dos alunos tem crescente importância para os objetivos da escola serem ou não atingidos. Este novo protagonismo discente, exercido por adolescentes e jovens, indica que o grupo de colegas tem influência na aprendizagem e no processo educativo em geral, influência esta que varia conforme as suas origens sociais. Destaca assim a importância das interações, denominada “efeitos dos colegas”.


ID
2560087
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o fragmento abaixo.


A gestão pedagógica é essencial para efetivar uma escola capaz de promover as competências indispensáveis ao enfrentamento dos desafios sociais, culturais e profissionais do mundo contemporâneo; capaz de promover as aprendizagens. A escola é um espaço de cultura e de articulação de competências e conteúdos disciplinares.

Currículo é a expressão de tudo que existe na cultura científica, artística e humanista, transposto para uma situação de aprendizagem e ensino.

SEE/2012.


A gestão curricular envolve todo o conjunto de processos e procedimentos através dos quais se tomam as decisões necessárias quanto aos modos de implementação, organização, acompanhamento e avaliação

Alternativas
Comentários
  • Acertei por exclusão, mas que questão sem pé nem cabeça...kkkkk

  • do currículo proposto no projeto pedagógico; da contextualização do currículo escolar com a realidade; da articulação das atividades extraclasse, orientadas por projetos educacionais, visando estabelecer a integração entre a áreas de conhecimento e articular a cultura e o conhecimento.

    GAB. C)

  • Pela as alternativas dá pra descobrir o que a questão queria, pois enunciado foi totalmente mal elaborado.


ID
2560090
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o trecho abaixo.


É possível encontrar centros educativos que funcionam de uma maneira diferente da tradicional, em torno do que podemos chamar de uma cultura de aprendizagem.

COLL, Cesar, 2003.


Nas instituições escolares que vivenciam as diversas experiências, denominadas “Comunidades Escolares de Aprendizagem”, ocorre

Alternativas
Comentários
  • a) a substituição das estruturas hierárquica e burocrática por outra, de trabalho e responsabilidade compartilhada. São escolas que estão abertas à sociedade e à comunidade, nas quais se encontram e utilizam-se de todos os recursos que aparecem na comunidade para a formação dos alunos. Tentam estabelecer corresponsabilidades e compromissos dos agentes sociais nos aspectos de organização curricular e funcionamento da escola.


ID
2560093
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o fragmento abaixo.


A gestão de recursos materiais na escola é um conjunto de práticas que situam o espaço escolar e todos os seus recursos materiais a serviço do desenvolvimento de uma proposta pedagógica que garanta formação e ensino de qualidade.

Progestão, 2009.


A gestão do patrimônio escolar também pode e deve ser exercida no contexto da autonomia prevista em lei, Art. 15 - Lei n° 9.394/96 (LDBEN), visando alcançar os padrões básicos de funcionamento da escola. Compete à equipe gestora liderar e coordenar o monitoramento das condições de funcionamento da escola, considerando a relação indissociável entre proposta pedagógica e espaço físico, recursos materiais, mobiliários e equipamentos. Todos devem estar envolvidos nas atividades de prevenção, manutenção, conservação e segurança do patrimônio escolar. Sendo assim, a elaboração de um plano com medidas preventivas de manutenção, conservação e segurança do patrimônio escolar NÃO envolve

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

    necessariamente a expedição de laudos e a vistoria técnica dos profissionais qualificados da gerência de manutenção e conservação do sistema estadual e/ou de empresas terceirizadas prestadoras de serviços.

    Apostei como correta.


ID
2560096
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

É possível dar vida aos dados educacionais para auxiliar gestores, diretores, professores e todos os interessados a fazerem melhores escolhas na educação. É possível identificar três grandes categorias de usos da Prova Brasil, a saber: uso normativo, uso pedagógico e uso administrativo e gerencial. Sendo assim, o uso administrativo e gerencial envolve

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C

    Usos da Prova Brasil - Francisco Soares

    https://www.youtube.com/watch?v=SYciRHw5Lb0


ID
2560099
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme o artigo 205 da Constituição da República Federativa do Brasil: “A educação, direito de todos e dever do estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Com base neste artigo, é correto afirmar que o sistema educacional e o estado

Alternativas
Comentários
  • Pode-se ressaltar a presença do princípio da igualdade, positivado no caput do art. 5o, o que também busca efetivar um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, sendo a educação direito de todos, devendo ser eliminada qualquer forma de discriminação ou preconceito.

     

    O dever do Estado em propiciar a educação vem do fato de ela estar entre os direitos sociais positivados na própria Constituição (são direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho etc.). Cabe, portanto, ao Estado garanti-la de maneira igualitária aos brasileiros.

  • e)

    devem atuar com base nas instâncias: estado, escola e família, em uma relação de coexistência necessária e que contribui para a formação do aluno e do cidadão

  • a letra b também não estaria correta?

  • qual é o erro da letra B?

     

  • b) devem garantir no locus escolar a transmissão de conteúdos científicos, artísticos, filosóficos, históricos e políticos, os quais devem orientar as ações do aluno e assim promover e garantir a plena educação para o exercício da cidadania.

     

    Acredito que a B não esteja correta porque limita a transmissão de conteúdos no espaço escolar.

  • Gedy Lopes! O erro da letra B é afirmar que a educação - Locus escolar é: TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS! Isso pode?

  • Wiliana! Então seria, Ensinar ao invés de transmitir?


ID
2560102
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Gomes (2005): “A estrutura da escola e do sistema educacional foi por muito tempo comparada a uma caixa preta que processava insumos e oferecia resultados à sociedade”. Tendo em vista a atual realidade, pode-se afirmar sobre o modelo “caixa-preta” que

Alternativas

ID
2560105
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o trecho abaixo. 


      Nos tempos modernos, está em curso um longo processo de conquista de cidadania em termos de direitos civis, políticos e sociais. Estamos vivenciando um novo e diferente ciclo da história do mundo moderno: transnacionalização das atividades econômicas políticas, culturais, sociais. As formas de sociabilidade e os jogos sociais têm se modificado e adquirido outros significados. Nesse processo dos jogos das forças sociais e das formas de sociabilidade que se formam e se transformam, vai se formando uma nova sociedade civil, na qual se movem indivíduos e coletividades, classes sociais que compreendem etnias, diversidade de religiões, gênero, língua, valores e tradições, entre outros. A educação, a religião, a família, a política e o trabalho são inserções importantes, por meio das quais o indivíduo situa-se na sociedade, bem como no grupo social e na classe social.

IANNI, Octávio. O Cidadão do Mundo. In: Capitalismo, Trabalho e Educação. Campinas, 2002. Adaptado.


Para responder à necessidade de acompanhar a sociedade que se transforma de maneira rápida e acelerada, a escola ideal seria

Alternativas
Comentários
  • SE A QUESTÃO PEDE COMO RESPOSTA " A NECESSIDADE DE ACOMPANHAR A SOCIEDADE QUE SE TRANSFORMA DE MANEIRA RÁPIDA", LOGO O GABARITO É A ALTERNATIVA "E" 


ID
2560108
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Saviani (2008), o fator de marginalização da escolarização está classificado em dois grupos, a saber: 1. grupo que entende a educação como um instrumento de equalização social; 2. grupo que entende a educação como instrumento de discriminação social. Tendo como referência a sociedade, o ser humano e a educação, assinale a alternativa relacionada às proposições descritas no enunciado, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • LETRA: D

    A sociedade é essencialmente marcada pela divisão entre grupos ou classes antagônicas que se relacionam à base da força que se manifesta nas condições de vida material. A marginalidade é entendida como fenômeno inerente à própria estrutura social./ A educação é dependente da estrutura social e geradora da marginalidade. A escola não supera, mas legitima a marginalidade.


ID
2560111
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Anisio Teixeira (1956): “a nova escola comum, antes de mais nada, teve de lutar para fugir dos métodos já consagrados da escola antiga, que sendo especial e especializante, especializara os seus processos e fizera da cultura escolar uma cultura peculiar e segregada (...) a escola antiga era, com efeito, a oficina que preparava os escolásticos, isto é, homens eruditos, intelectuais, críticos. Objetivos, métodos, processos, tudo passou nela a ser algo de muito especializado e, portanto, remoto, alheio à vida cotidiana e indiferente às necessidades comuns aos homens. Enfim, a escola era a oficina do conhecimento racional e a oficina era a escola do conhecimento prático. Uma não conhecia a outra. Dois mundos à parte. Podiam se admirar ou se odiar, mas não se compreendiam nem podiam se compreender.”

Assim sendo, considerando a história da educação no Brasil, o mundo social, econômico, cultural, os avanços da ciência experimental, da tecnologia, o novo caráter da pesquisa e do conhecimento científico, o Plano Nacional de Educação (PNE) propõe alternativas curriculares e pedagógicas como forma de melhor preparar os egressos da escola, dentre as quais pode-se destacar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:

     c) a garantia do domínio de conhecimentos universais e científicos, os quais devem ser ministrados a partir de ações que permitam a relação do aluno com o conhecimento e o conduzam ao domínio intelectual da técnica.

  • Que banca é essa


ID
2560114
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o trecho abaixo.


(...) As escolas não são espaços exclusivos para o puro aprender e para o puro ensinar. São locais nos quais se estabelecem vínculos e se criam expectativas e sentimentos. Ou seja, ensinar não pode ser constituído por um simples repassar ou transmitir conhecimentos. O próprio processo de conhecer exige percepção das relações com objetos e com pessoas.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários á prática educativa, p. 13. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.


Esse pensamento educacional se vincula à ideia de uma escola

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    que considera o valor da dimensão política e social da escola, articulado com a dimensão do saber e de sua apropriação histórica, política e social.


ID
2560117
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a autora Miriam Abramovay (2015), na escola, “o jovem é despido da condição social de ser jovem e se transforma em ‘aluno’ e assim é visto por uma perspectiva exterior a ele”, caracterizada pela


I. imposição normativa do sistema de ensino, perdendo-se de vista a diversidade, as buscas e os parâmetros de comportamento que fazem parte das modelagens da juventude.

II. vontade própria de se profissionalizar.

III. desconsideração à cultura juvenil, que se caracteriza por ser dinâmica, diversa, flexível e móvel.


É correto o que se apresenta em

Alternativas

ID
2560120
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O programa de ensino de tempo integral do sistema estadual do Estado de São Paulo tem objetivado o incentivo aos alunos a criarem seus “projetos de vida”. Assim sendo, a escola de tempo integral deverá

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B

    acolher, recepcionar, diagnosticar, orientar os novos alunos sobre o ensino integral, levando-os à reflexão sobre a criação e escrita de seu projeto de vida, além de prover meios para que possam realizá-los.


ID
2560123
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

É da competência do núcleo pedagógico da escola a função de dar apoio técnico aos docentes e discentes no que concerne à elaboração, ao desenvolvimento e à avaliação da proposta pedagógica. Assim sendo, o diretor da escola

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C - no exercício de sua função, representa o centro executivo do planejamento, da organização, coordenação e avaliação do processo educacional em toda sua amplitude.


ID
2560126
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na contemporaneidade, existe o consenso de que, embora a ciência e a tecnologia sejam importantes ramos da sociedade globalizada e de suas organizações, o papel exercido pela liderança é importante para o alcance dos objetivos organizacionais. No caso da escola, o papel exercido pelo diretor como líder do processo ensino-aprendizagem é de valor imprescindível. Tendo como referência os autores Trigo, J.R e Costa (2008), a liderança deve ser de caráter

Alternativas
Comentários
  • c) de valores, pois conta com a participação de pessoas através do diálogo explícito e democrático, sendo vinculada às raízes humanistas e procurando responder à complexidade da escola com clareza e ponderação. 

     


ID
2560129
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O diretor de escola estadual efetivo e ingressante no cargo deste concurso fica sujeito, durante os 3 primeiros anos de atuação, ao período probatório e à avaliação especial de desempenho, além da frequência a curso específico de formação. Dessa forma, após esse período,


I. o diretor não será avaliado individualmente, mas na ação coletiva, uma vez que a atividade administrativa é de natureza coletiva.

II. será aplicada a avaliação periódica de desempenho individual, que terá periodicidade anual e será consolidada a cada 3 anos em parecer denominado “resultado do ciclo avaliativo”.

III. o diretor que não obtiver resultado satisfatório no “ciclo de avaliação” integrará obrigatoriamente o programa de desenvolvimento profissional a ser promovido pela Secretaria de Educação.


É correto o que se apresenta em

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    II e III, apenas.


ID
2560132
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando três eixos expressos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Flexibilidade, Avaliação e Liberdade, a LDBEN reconhece a escola como um importante espaço educativo e os profissionais da educação como portadores de competência técnica e política capazes de participar da elaboração do seu projeto pedagógico. Nessa perspectiva, a Lei

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

    De nada!

  • Na LDB, destacam-se três grandes eixos diretamente relacionados à construção do projeto pedagógico para a melhoria da qualidade de ensino; dentre eles podemos destacar:

    O eixo da Flexibilidade: vincula-se à autonomia, possibilitando à escola organizar o seu próprio trabalho pedagógico.

    O eixo da Avaliação: reforça um aspecto importante a ser observado nos vários níveis do ensino (Artigo 9º, inciso VI).

    O eixo da Liberdade: expressa-se no âmbito do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas (Artigo 3º, inciso III) e da proposta de gestão democrática do ensino publico (Artigo 3º, inciso VIII), a ser definida em cada sistema de ensino.


ID
2560135
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na semana de planejamento escolar, a direção e equipe de gestão, professores e funcionários de uma escola estadual iniciaram a discussão sobre o Projeto Político-Pedagógico (PPP). Após leitura de textos e documentos legais, concluíram que a elaboração e execução de um bom PPP deve seguir três princípios, que, de certa forma, garantem o alcance dos objetivos propostos pelo projeto. São eles:

Alternativas
Comentários
  • 1. Igualdade de condições para acesso e permanência na escola - há um ponto de partida, mas a igualdade deve ser garantida no ponto de chegada.

    2. Qualidade para todos, que deve ser garantida e se constitui em um grande desafio.

    3. Gestão democrática, que abrange as dimensões pedagógica, administrativa e financeira.

  • Princípios do PPP:

    -igualdade

    -qualidade

    -gestão democrática

    -liberdade

    -valorização do magistério.


ID
2560138
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o trecho abaixo, retirado de “Organização e gestão da escola: teoria e prática’’, de José Carlos Libâneo, para responder à questão.


O princípio da autonomia requer vínculos mais estreitos com a comunidade educativa, basicamente os pais, as entidades e organizações paralelas à escola. A presença da comunidade na escola, especialmente dos pais, tem várias implicações. Prioritariamente, os pais e outros representantes participam do Conselho de Escola, da Associação de Pais e Mestres (ou organizações correlatas) para preparar o projeto pedagógico-curricular e acompanhar e avaliar a qualidade dos serviços prestados.


No fragmento acima, Libâneo (2013) cita a importância dos Conselho de Escola e da Associação de Pais e Mestres para a democratização da educação e o debate sobre os principais problemas da escola e suas possíveis soluções. Tendo em vista este assunto, é correto afirmar que são atribuições do Conselho Escolar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GAB D

  • GAB; D

    planejar a política relativa ao programa de assistência escolar, bem como orientar e apoiar a iniciativa privada no campo da educação.

    Lembrar que gestão democrática e suas extensões são voltadas ao ensino público


ID
2560141
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na abordagem cognitivista, conforme Mizukami (1992), a escola

Alternativas
Comentários
  • deveria dar a qualquer aluno a possibilidade de aprender por si próprio, oportunidades de investigação individual, possibilitando-lhe todas as tentativas, todos os tateios e ensaios que uma atividade real pressupõe.

  • B) deveria dar a qualquer aluno a possibilidade de aprender por si próprio, oportunidades de investigação individual, possibilitando-lhe todas as tentativas, todos os tateios e ensaios que uma atividade real pressupõe.

    Segundo Mizukami (2019, p. 73) "a escola, dessa forma, deveria dar a qualquer aluno a possibilidade de aprender por si próprio, oportunidades de investigação individual, possibilitando-lhe todas as tentativas, todos os tateios e ensaios que uma atividade real pressupõe".

    Fonte:

    MIZUKAMI, M. Ensino: as abordagens do processo. Reimpressão. São Paulo: E.P.U., 2019.

  • Questão que cobra q vc decore, pq a resposta da letra A diz praticamente a mesma coisa, assim fica difícil.

  • @Everton, quando se falar em "processo de vir-a-ser" sempre é humanista. Autonomia, processo de vir-a-ser são palavras-chave dessa abordagem. :)


    Creio, a partir do pensamento de Mizukami, que ficaria assim:


    a) é aquela que respeita a criança tal qual é oferece condições para que ela possa se desenvolver em seu processo de vir-a-ser. É uma escola que oferece condições que possibilitem a autonomia do aluno. (Humanista)

    b) deveria dar a qualquer aluno a possibilidade de aprender por si próprio, oportunidades de investigação individual, possibilitando-lhe todas as tentativas, todos os tateios e ensaios que uma atividade real pressupõe. (Cognitivista)

    c) é considerada e aceita como uma agência educacional que deverá adotar forma peculiar de controle, de acordo com os comportamentos que pretende instalar e manter. Cabe a ela, portanto, manter, conservar e, em parte, modificar os padrões de comportamento aceitos como úteis e desejáveis para uma sociedade, considerando-se determinado contexto cultural. (Comportamentalista)

    d) é o lugar por excelência onde se realiza a educação, a qual se restringe, em sua maior parte, a um processo de transmissão de informações em sala de aula e funciona como uma agência sistematizadora de uma cultura complexa. (Tradicional)

    e) é uma instituição que existe num contexto histórico de uma determinada sociedade. Para que seja compreendida, é necessário que se entenda como o poder se constitui na sociedade e a serviço de quem está atuando. (Sócio-cultural)

  • Atenção as palavras- chaves sempre, assim orienta nosso professores. Estas serão o diferencial nas alternativas propostas.

  • B


ID
2560144
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os recursos de adiantamento atendem à legislação específica e, portanto, devem ser utilizados para pagar despesas comuns ou de caráter emergencial que não podem aguardar processo de licitação. Em relação à prestação de contas desse tipo de recurso, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2560147
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Paulo Freire (1996), em “Pedagogia da Autonomia”, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra E:Para Paulo Freire, um professor verdadeiramente democrático é aquele que não apenas tolera, mas encoraja o questionamento, o debate e a crítica dos alunos ao conteúdo da matéria.

  • Paulo Freire nos ensina que a rigorosidade é quando o educador por meio de sua perseverança cria métodos para extrair e instigar o conhecimento em seus educandos. Colocando-os no caminho da busca de sua própria autonomia.


ID
2560150
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o fragmento abaixo.


No Brasil, a pobreza extrema que afeta milhões de famílias, as condições exaustivas de trabalho a que são submetidas as pessoas, retirando-lhes o tempo que poderiam dedicar para comunicar-se com os filhos e educá-los em parceria com as escolas, a falta de boas políticas públicas que verdadeiramente beneficiem todos, os recursos ainda insuficientes destinados à educação têm suas raízes no contexto socioeconômico de violência e exclusão, caracterizado pela enorme concentração de riquezas nas mãos de poucos e por um estrutural desrespeito pelos direitos de cidadania.

Disponível em: https://www.imprensaoficial.com.br/downloads/pdf/projetossociais /conflitos_n a_escola. pdf


Uma das causas externas de conflitos nas escolas são os fatores socioeconômicos. Porém, existem ações que podem contribuir para transformar esse contexto, como

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    mudança no horário, formato e objetivo das reuniões com pais e mães, tornando-as oportunidades de diálogo.


ID
2560153
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Azanha (2004), é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Acerto por dedução, baseado na prática pedagógica. Não a conheço, nunca ouvi falar da referida autora.


ID
2560156
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto abaixo.


Nas organizações educativas, a liderança tem vindo a assumir um papel de crescente relevo e a ser apontada como uma das chaves para a mudança dos sistemas educativos e das organizações escolares no sentido de as tornar mais eficazes e de aumentar os seus níveis de qualidade.

TRIGO, João Ribeiro et COSTA, Jorge Adelino, p. 562, 2008.


Quanto ao potencial da Direção por Valores, no que concerne à aplicação para a organização escolar, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    a grande missão da escola deve ser, inquestionavelmente, educar para uma cidadania com valores, de reconhecimento e de respeito pela dignidade de todos os seres humanos. Têm aqui necessariamente lugar a solidariedade e a educação para a justiça, desenvolvendo o sentido de responsabilidade pela transformação das estruturas de injustiça no nosso mundo.


ID
2560165
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto abaixo.


Há várias formas de se conceber o fenômeno educativo. Por sua própria natureza, não é uma realidade acabada que se dá a conhecer de forma única e precisa em seus múltiplos aspectos. É um fenômeno humano, histórico e multidimensional. Nele, estão presentes tanto a dimensão humana quanto a técnica, a cognitiva, a emocional, a sociopolítica e cultural. Não se trata de mera justaposição das referidas dimensões, mas, sim, da aceitação de suas múltiplas implicações e relações.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: E.P.U., 1992.


Diante do exposto, conforme Mizukami (1992), o fenômeno educativo pode ser concebido de várias formas. Uma mesma situação pode ser tratada de forma diferente conforme a abordagem. Em relação às abordagens tradicional e comportamentalista, respectivamente, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra D

    Abordagem tradicional: Exposição verbal da matéria, preparação do aluno, apresentação, associação, exercícios e repetições. Fonte: pedagogiaedidaticablogspot

    Abordagem comportamentalista: O que interessa à psicologia, portanto, é a relação entre estímulos e respostas, aspectos que podem ser empiricamente (primado do objeto: empirismo) observados. O mais importante na determinação do comportamento são as experiências (conhecimento), aquilo que foi aprendido durante a vida. A preocupação básica do comportamentalismo é explicar como os comportamentos são aprendidos. Fonte: portaleducação


ID
2560168
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os estudantes de um ensino ministrado com base em alguns princípios, como igualdade de condições para o acesso, pluralismo de idéias e respeito à liberdade e aos direitos. Educar exige cuidado; cuidar é educar, envolvendo acolher, ouvir, encorajar, apoiar, no sentido de desenvolver o aprendizado de pensar e agir, cuidar de si, do outro, da escola, da natureza, da água, do Planeta. Dessa forma, no que concerne ao cuidar, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO letra E

    O cuidado inclui ampliação das dimensões constitutivas do trabalho pedagógico, mediante verificação das condições de aprendizagem apresentadas pelo estudante e busca de soluções junto à família, aos órgãos do poder público e a diferentes segmentos da sociedade.



ID
2560171
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

É correto afirmar que o Idesp é um indicador que avalia

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    a qualidade da escola; nesta avaliação, considera-se que uma boa escola é aquela em que a maior parte dos alunos apreende as competências e habilidades requeridas para a sua série, em um período de tempo ideal.


ID
2560174
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia os fragmentos abaixo.


Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

ECA, Art. 5°. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm


A violência simbólica se manifesta de múltiplas formas: a formação da opinião pública através dos meios de comunicação de massa, jornais etc.; a pregação religiosa; a atividade artística e literária; a propaganda e a moda; a educação familiar etc.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.


Sendo assim, a respeito da violência simbólica no sistema escolar, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta : "D"

  • Rindo.


ID
2560177
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o fragmento abaixo.


A liderança do Gestor é, sem dúvida, uma característica essencial, porém isoladamente não basta. Faz-se necessário pôr a sua disposição e de sua equipe um conjunto de ferramentas gerenciais que permitam dirigir a escola de forma estruturada. Essa estrutura deverá garantir que missão, objetivos, metas, estratégias, planos de ação e métricas estejam todos alinhados e claramente definidos, em todos os níveis da organização, de modo que todos possam, com clareza, compreender o seu papel e contribuir objetivamente para a consecução dos resultados esperados, para que sejam medidos, avaliados e recompensados.

Modelo de gestão: tecnologia empresarial socioeducacional (TESE): uma nova escola para juventude brasileira: escolas de ensino médio em tempo integral. Recife: ICE, 2007.


O ciclo PDCA é um dos métodos de gestão que visam controlar e conseguir resultados eficazes e confiáveis nas atividades de uma organização. A esse respeito, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • b) ao final de um período, geralmente anual, é imprescindível proceder à correção do Plano de Ação, ajustando estratégias, metas, indicadores e outras variáveis em função da vivência de cada um e dos resultados alcançados. 


ID
2560180
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As práticas restaurativas se originam do modelo de Justiça Restaurativa e têm contribuído para criar uma cultura de diálogo, respeito mútuo e de paz nas escolas, levando a mudanças diretas no campo das inter-relações. Diante disso, assinale a alternativa INCORRETA acerca dos objetivos das práticas restaurativas. 

Alternativas
Comentários
  • Promove harmonia social, mediante restauração das vítimas, ofensores e comunidade. Não apenas daqueles que foram prejudicados como diz a alternativa

  • O examinador pede a INCORRETA

    A) Desenvolver competências nas pessoas, elevando as habilidades sociais daqueles que foram prejudicados por outros e fortalecendo suas personalidades.


ID
2560183
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com as Matrizes de referência para avaliação: documento básico - Saresp, competências cognitivas são modalidades estruturais da inteligência. Modalidades, pois expressam o que é necessário para compreender ou resolver um problema. Um mesmo problema pode ser resolvido de diversos modos. Em relação às Competências para Realizar, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    as habilidades estão focadas nas atividades dos alunos, no quê e como fazem. Estas habilidades implicam procedimentos de classificar, seriar, ordenar, conservar, compor, decompor, fazer antecipações, calcular, medir, interpretar.


ID
2560186
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme a Proposta curricular do Estado de São Paulo para o ensino fundamental II e ensino médio, em relação aos princípios para um currículo comprometido com seu tempo, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2560189
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme o TÍTULO IV: Da Organização da Educação Nacional, da LDB de 1996, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LDB art. 10. Os Estados incumbir-se-ão de:

     

    IV - autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino;

     Gabarito E

  • Art. 10. Os Estados incumbir-se-ão de:
    I - organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino;
    II - definir, com os Municípios, formas de colaboração na oferta do ensino fundamental, as quais devem assegurar a distribuição proporcional das responsabilidades, de acordo com a população a ser atendida e os recursos financeiros disponíveis em cada uma dessas esferas do Poder Público;
    III - elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações e as dos seus Municípios;
    IV - autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino;

  • E, lembrando que município não reconhece ninguém kkk


ID
2560192
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito da Pedagogia Tecnicista, de acordo com Saviani (2008), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Buscou-se planejar a educação de modo a dotá-la de uma organização racional capaz de minimizar as interferências subjetivas que pudessem pôr em risco sua eficiência. Para tanto, era mister operacionalizar os objetivos e, pelo menos em certos aspectos, mecanizar o processo.

  • Questão correta letra A.

  • Alternativa A é a correta.

    Saviani fez duras críticas ao ensino TECNICISTA o qual tinha como objetivo a formação de cidadãos voltados para o trabalho (é só olhar para as escolas técnicas ou institutos federais. Eles são tecnicistas).

    A questão-impasse para Saviani consistia no fato de que esse tipo de modelo formava pessoas sem senso crítico. O ensino tecnicista não permite subjetividade. Dentro de uma visão marxista, da qual Saviani se apropriava, isso não funcionava bem, uma vez que, para ele, a função da escola é formar cidadãos críticos. (Pedagogia Histórico-Crítica)

  • Racional. OK


ID
2560195
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto abaixo.


A meta do projeto da UNESCO de Padrões de Competência em TIC para Professores (ICT-CST) é melhorar a prática docente em todas as áreas de trabalho. Combinando as habilidades das TIC com as visões emergentes na pedagogia, no currículo e na organização escolar, os padrões foram elaborados para o desenvolvimento profissional dos professores que utilizarão as habilidades e os recursos de TIC para aprimorar o ensino, cooperar com os colegas e, talvez, se transformarem em líderes inovadores em suas instituições.

Padrões de competência em TIC para professores. UNESCO, 2008.


No que tange aos Padrões de Competência em TIC para Professores, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E


ID
2560198
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base no artigo 205 da Constituição Federal, composto por seis elementos e dos demais artigos referentes à Educação, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  •  d)

    O pleno exercício da cidadania carrega consigo um único fator: o de perceber que a República Federativa do Brasil, que se constitui em um Estado Democrático de Direito, leva-nos a desfrutar direitos.

  • Muito cuidado com as palavras: Único, apenas e exclusivamente. Pois muitas vezes a questão parece certíssima, assim induzindo ao erro.

    Letra D. carrega consigo um único fator (...)

  • Os direitos não são que nem chocolates que podemos desfrutar de seus sabores.

    Os direitos existem para serem EXERCIDOS e não DESFRUTADOS.

    Gabarito C


ID
2560201
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma das formas de garantir a qualidade da merenda escolar é o trabalho em conjunto com o nutricionista. Sobre este assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C - Sempre que houver a introdução, no cardápio, de alimento novo ou quaisquer outras alterações inovadoras, a entidade executora deverá aplicar teste de aceitabilidade aos alunos, o qual será planejado e coordenado pelo nutricionista responsável técnico do PNAE. No entanto, o teste de aceitabilidade pode ser dispensado para frutas e hortaliças, bem como para outros preparos constituídos, em sua maioria, por estes mesmos alimentos.


ID
2560204
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto abaixo.


Meta 6 - Garantir educação integral em todos os níveis e modalidades de ensino e assegurar educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender a, pelo menos, 25% (vinte e cinco porcento) dos alunos na educação básica.

Lei n° 16.279, de 08 de julho de 2016. Disponível em: http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2016/lei-16279- 08.07.2016.html.


Com base na Meta 6, leia o enunciado abaixo e assinale a alternativa que apresenta procedimentos didáticos necessários na busca da meta estabelecida, ou seja, nenhum aluno excluído e melhoria nos resultados de aprendizagem e do índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb.


A educação integral expande os tempos, os espaços e as oportunidades educativas. Propõe uma aprendizagem conectada à vida e aos interesses e possibilidades das crianças e adolescentes, reconhecendo as múltiplas dimensões do ser humano, o que exige

Alternativas
Comentários
  • e) Ressignificar o currículo, articulando os saberes escolares com os locais; diagnosticar as aprendizagens dos alunos e alunas, identificando as principais dificuldades e lacunas para redimensionar o planejamento dos professores e ressignificar as práticas didáticas, possibilitando a construção dos conhecimentos a partir dos saberes já existentes; transformar os espaços em ambientes de aprendizagem acolhedores e desafiadores.

  • A. desenvolver o currículo prescrito; avaliar as aprendizagens dos alunos e das alunas e classificá-los em agrupamentos homogêneos quanto aos conhecimentos já assimilados; entender o espaço como um componente básico do clima escolar e como sua organização colabora para reproduzir desigualdades e segregações sociais presentes na escola.

    B. desenvolver um currículo focado nos saberes populares que fazem parte da prática cultural do local e grupo coletivo; mapear os diferentes tipos de saberes populares existentes, distinguindo os baseados em crenças e opiniões dos construídos a partir da observação e de explicações mais elaboradas; exigir a ordem dos espaços e das instalações para favorecer o progresso do fazer pedagógico e da convivência social.

    C. rejeitar alternativas didáticas de inserção dos saberes populares na sala de aula; avaliar o desempenho escolar dos alunos e alunas na perspectiva da busca de resultados; ensinar a aceitar o convívio com carteiras quebradas, janelas sujas, banheiros descuidados e quadras sem condições de uso.

    D. desenvolver práticas didáticas fundamentadas na concepção, de modo que compete à escola desenvolver um ritual formal necessário para a inclusão do aluno no mercado de trabalho; avaliar para classificar, planejar e otimizar o uso pelos alunos dos laboratórios de ciências, de informática e do espaço das quadras de esporte.

    E. ressignificar o currículo, articulando os saberes escolares com os locais; diagnosticar as aprendizagens dos alunos e alunas, identificando as principais dificuldades e lacunas para redimensionar o planejamento dos professores e ressignificar as práticas didáticas, possibilitando a construção dos conhecimentos a partir dos saberes já existentes; transformar os espaços em ambientes de aprendizagem acolhedores e desafiadores.

    Sem duvidas a letra E é a alternativa mais completa da questão...

    As demais estão apresentando erros gritantes!!!!


ID
2560207
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o trecho abaixo.


A promoção do desenvolvimento positivo do jovem vai exigir: primeiramente, a identificação de seus recursos pessoais - talentos, energias e interesses construtivos - e, depois, a elaboração de programas específicos de estimulação desses talentos. De acordo com Lerner (2004), o sucesso desses programas depende de três fatores preponderantes: uma relação positiva e sustentável com adultos; atividades dirigidas ao desenvolvimento de suas habilidades: e a participação do jovem em todas as decisões e vertentes do programa. Em geral, eles propõem ações efetivas com base, por exemplo, no desenvolvimento de características, tais como os cinco “Cs” - caráter, cuidado, confiança, conexão e compaixão.

SENNA, Sylvia Regina Carmo Magalhães et DESSEN, Maria Auxiliadora, 2012.


A escola de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, ao adotar princípios do desenvolvimento positivo do século XXI, tem como finalidade promover formas de desenvolvimento saudáveis na adolescência e não só diminuir comportamentos de risco. Busca possibilitar ao jovem o preparo para construir o seu próprio desenvolvimento e o da sociedade. Diante disso, entende-se adolescência

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    não como um estado em si ou algo que não esteja acabado, que tenha um início e um fim bem definidos. Buscar os antecedentes geradores das mudanças na adolescência significa tratá-la como um período de intensa exploração e de grandes e múltiplas oportunidades para muitos jovens, futuros adultos. A delimitação deste período ultrapassa aspectos cronológicos e biológicos e esbarra em condições sociais, culturais, históricas, ambientais e psicológicas específicas.


ID
2560210
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um diretor de escola estadual, recém-empossado no cargo, procurou conhecer seu novo ambiente de trabalho e detectou que, embora a escola contasse com um corpo docente bem preparado e estivesse bem equipada com vastos e modernos materiais pedagógicos, apresentava alto índice de retenção e de evasão escolar. Assim sendo, tendo como objetivo a melhoria da qualidade de ensino e, consequentemente, a melhoria dos índices de promoção escolar, bem como a redução da evasão escolar, resolveu, em conjunto com a equipe escolar, rediscutir o Projeto Político-Pedagógico da escola e, para tanto, contou com a participação dos professores, alunos, funcionários e pais. Iniciaram a discussão partindo de três grandes eixos que norteiam a construção do projeto pedagógico: flexibilidade, avaliação e liberdade, os quais se vinculam, respectivamente, à:

Alternativas
Comentários
  • A

    Autonomia, que possibilita à escola organizar seu próprio trabalho pedagógico; Avaliação, que reforça aspectos importantes observados nos vários níveis do ensino público; Liberdade, que se expressa no âmbito do pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, bem como da proposta de gestão democrática do ensino público a ser definido em cada sistema de ensino.


ID
2560213
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um dos movimentos pertinentes à construção coletiva do projeto pedagógico é a identidade que se deseja construir para a escola. Tendo em vista esse objetivo, assinale a alternativa que apresenta uma estratégia de organização relativa ao trabalho com esse movimento.

Alternativas
Comentários
  •  

    Disponibilização e discussão, com os vários segmentos, mediante a utilização de textos que articulem questões teóricas e práticas sobre a organização do trabalho da escola, visando contribuir para a construção do projeto.


ID
2560216
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Localizada em uma comunidade violenta, uma escola sofre constantes depredações, tanto de alunos quanto de invasores. Devido a esta condição, o desempenho dos alunos na escola em questão é baixo - 67% de notas abaixo da média -, apesar do esforço dos educadores. Há também infrequência em boa parte das turmas, que contam com a presença de apenas 53% dos alunos. A fim de reverter esta situação, a diretora convoca uma reunião de pais. Para que esta ação seja bem-sucedida, ela deve

Alternativas
Comentários
  • organizar informações sobre o desempenho geral e individual dos alunos, orientando as famílias a estimularem o empenho dos alunos nas atividades escolares e disponibilizando um espaço de manifestação e esclarecimento de dúvidas.


ID
2560219
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito da aquisição de bens e contrato de serviços na escola, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    para adquirir equipamentos mais caros ou em grande quantidade, por exemplo, a escola depende de aquisições realizadas pelo Secretaria de Educação ou a Secretaria de Administração.

  • Letra A - deve-se seguir somente um referencial básico: a adequação das compras e da contratação de serviços às necessidades da escola e ao uso de recursos públicos. (não é somente)

    Letra B - o critério básico a ser seguido para adquirir bens é o econômico, a partir do qual o gestor realiza um levantamento das necessidades de recursos materiais para seu desenvolvimento.

    Letra C - para otimizar a utilização dos recursos públicos, deve-se considerar o menor custo de aquisição, ainda que em detrimento da qualidade e da adequação aos objetivos educacionais que estes recursos materiais devem seguir. (tem que levar em conta o custo e a qualidade).

    Letra D - em caso de licitação, todo o processo de compra e contratação de bens e serviços deve obedecer, unicamente, ao princípio da probidade administrativa. (a palavra unicamente está errada)

    Letra E - para adquirir equipamentos mais caros ou em grande quantidade, por exemplo, a escola depende de aquisições realizadas pelo Secretaria de Educação ou a Secretaria de Administração. (correta)


ID
2560222
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A capacitação profissional em serviço, estruturada, liderada e orientada pelo diretor escolar envolve diversas atividades e ações. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O diretor estimula e orienta a busca de conhecimentos específicos e gerais que possam auxiliar na fundamentação e no aprimoramento do trabalho pedagógico, incentivando o planejamento e a incorporação de novas aprendizagens e conhecimentos em novas práticas profissionais, que se renovam à medida que a troca de experiências e de material pedagógico promove maior efetividade na aprendizagem dos alunos.


ID
2560225
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No início do ano letivo, durante os dias de planejamento, um diretor de escola estadual e sua equipe, tendo em vista os resultados do rendimento escolar obtidos pelos alunos no ano anterior, o nível de evasão escolar e a baixa participação dos pais na escola, resolveram rediscutir o Projeto Político-Pedagógico da escola, como forma de analisar e estabelecer objetivos no sentido da melhoria da qualidade de ensino, de diminuir o índice de evasão escolar e promover aumento da participação dos pais na escola. Assim sendo, devem considerar que o Projeto Político-Pedagógico seja reelaborado a partir das seguintes dimensões:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO letra A 

  • Projeto> reúne propostas de ações concretas. Indica uma direção.

    Político> considera a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes. 

    Pedagógico> define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem. O tipo de ser humano que se quer formar.

     


ID
2560228
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O diretor de uma escola estadual foi informado por professores do 5o ano que uma aluna apresentava vários hematomas pelo corpo, demonstrando nitidamente que havia sido agredida fisicamente. Ao ser indagada por duas professoras, a aluna em questão, após relutar para responder, disse que havia sido espancada no dia anterior pelo padrasto. Ao tomar conhecimento do fato, a conduta ideal do diretor deve ser: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B.

    Art. 56. do ECA - Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:

    I - maus-tratos envolvendo seus alunos;

    II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares;

    III - elevados níveis de repetência.

  • ART. 56- OS DIRIGENTES DE ESTABELECIMENTOS COMUNICARÃO AO CONSELHO TUTELAR:

    -MAUS-TRATOS ENVOLVENDO OS ALUNOS;

    -REITERAÇÃO DE FALTAS INJUSTIFICADAS E DE EVASÃO ESCOLAR, ESGOTADOS OS RECURSOS ESCOLARES;

    -ELEVADOS NÍVEIS DE REPETÊNCIA;

    -LAVRAR EM LIVRO PRÓPRIO O DEPOIMENTO DA ALUNA, COLHER A ASSINATURA DE 2 TESTEMUNHAS E A DA ALUNA.

  • duas testemunhas??????? onde isso tá escrito?

  • Onde no ECA consta chamar duas testemunhas????


ID
2560231
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com os resultados da Prova Brasil e os resultados do fluxo da escola obtidos do Censo Escolar, o Inep calcula o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), também denominada “Prova Brasil” é uma avaliação de Língua Portuguesa - leitura e Matemática realizada a cada dois anos, envolvendo os alunos do 5° ano e do 9° ano do Ensino Fundamental. Os resultados de cada escola são entregues pelo Inep para cada diretor de escola. Diante dos resultados, compete aos gestores educacionais, com o coletivo da escola, perguntarem o que fazer para mudar esta situação. Uma ação necessária é

Alternativas

ID
2560234
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A liberdade assistida, conforme disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente, será fixada pelo prazo mínimo de seis meses, podendo ser prorrogada, revogada ou substituída por outra medida, ouvido o orientador, o Ministério Público e o defensor. Dessa forma, em relação ao adolescente em regime de liberdade assistida na escola, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C. 

    Art. 118. do ECA A liberdade assistida será adotada sempre que se afigurar a medida mais adequada para o fim de acompanhar, auxiliar e orientar o adolescente.

    § 1º A autoridade designará pessoa capacitada para acompanhar o caso, a qual poderá ser recomendada por entidade ou programa de atendimento.

    § 2º A liberdade assistida será fixada pelo prazo mínimo de seis meses, podendo a qualquer tempo ser prorrogada, revogada ou substituída por outra medida, ouvido o orientador, o Ministério Público e o defensor.

    Art. 119 do ECA. Incumbe ao orientador, com o apoio e a supervisão da autoridade competente, a realização dos seguintes encargos, entre outros:

    I - promover socialmente o adolescente e sua família, fornecendo-lhes orientação e inserindo-os, se necessário, em programa oficial ou comunitário de auxílio e assistência social;

    II - supervisionar a freqüência e o aproveitamento escolar do adolescente, promovendo, inclusive, sua matrícula;

    III - diligenciar no sentido da profissionalização do adolescente e de sua inserção no mercado de trabalho;

    IV - apresentar relatório do caso.


ID
2560237
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma escola estadual possui um projeto pedagógico que incentiva as atividades de arte-educação, especialmente as aulas de música. Devido a um orçamento limitado, a direção não tem recursos para adquirir novos instrumentos, mas quer manter estas aulas e também ampliar o acesso dos alunos às atividades musicais. Diante desta situação, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • c) uma opção seria criar um grupo de coral na escola, o que permitiria a participação de mais alunos sem a necessidade de adquirir novos materiais e instrumentos musicais.

  • uma vez que a escola tem instrumentos e alunos que ja fazem parte do projeto um boa alternativa seria formar um coral ampliando o projeto arte musica na escola.


ID
2560240
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme a Constituição Federal, a União aplicará, anualmente, nunca menos de 18%, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios 25%, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino. A verba que vem do governo federal é distribuída pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) por canais como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), depositada na conta bancária da entidade executora da escola, geralmente a Associação de Pais e Mestres (APM). Dessa forma, o gestor deve planejar os gastos mediante o previsto no Plano Político-Pedagógico (PPP). Sendo assim, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • gestão demcratica vai contra qualquer principio de centralização.

  • a gestão democrática implica principalmente o repensar da estrutura de poder da escola, tendo em vista sua reestruturação. A centralização do poder propicia a prática da organização, que expande a transparência, atenuando o individualismo, atuando na reciprocidade, eliminando a exploração, superando a opressão e, por fim, a autonomia, que anula a dependência de órgãos intermediários que elaboram políticas educacionais das quais a escola é mera executora.

    A gestão democrática vai contra a centralização de poderes na escola.

  • descentralização


ID
2560243
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o fragmento abaixo.


(...) A simples profissão de fé democrática não divide os homens (...) as atuais controvérsias ideológicas não se concentram no significado de democracia, mas nas teorias sobre as condições de seu desenvolvimento e os meios de realização.

AZANHA, José Mário Pires, 2004.


Articulando as necessidades locais da Unidade Educacional com as diretrizes definidas pela Secretaria Estadual de Educação, o diretor de uma escola estadual divulga amplamente o Plano de Ação para o ano letivo. Este foi discutido e aprovado pelo Conselho de Escola, e está comprometido com os princípios da educação de qualidade para todos e todas. Sua primeira meta é garantir que 100% dos alunos estejam alfabetizados ao término do terceiro ano, com oito anos de idade. Adota como estratégias: sondagens periódicas e fortalecimento das práticas pedagógicas de recuperação contínua, turmas de recuperação no contraturno utilizando espaços alternativos e recuperação intensiva ao término de cada semestre. Diante do exposto, é correto afirmar que a maneira de compreender a democratização do ensino se expressa na seguinte alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Apenas lendo a ultima frase da questão, foi possível chegar a resposta correta, letra C. Sendo que o texto leva a acreditar que a resposta correta é a letra E, que dispõe sobre alunos não alfabetizados.

  • Gabarito: E - não se democratiza uma instituição pública se ela não atinge a todos. A existência de alunos não alfabetizados, prováveis reprovados, anula a política de garantir vagas para todos.


ID
2560246
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

      A “E.E. Mário de Andrade” aceita o desafio de uma Educação Integral em concordância com a meta 6 do PEE para os anos do Ensino Fundamental, visando à formação integral da criança e do adolescente. A base legal está também fundamentada na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, com uma concepção da criança e do adolescente como sujeitos de direito. Está embasada nas proposições pedagógicas que defendem uma sociedade mais justa e igualitária e uma educação pública, gratuita e laica de qualidade social para todos. Deste modo, exige uma gestão democrática.

      O seu projeto pedagógico parte de um diagnóstico, revisita a função social da escola, reflete sobre a igualdade e a equidade, define a escola que quer construir, conceitua a educação integral e apresenta um plano de ação que explicita como executar as ações definidas pelo coletivo escolar.

      Seu diagnóstico apresenta o perfil sociocultural e educacional das crianças e adolescentes matriculados e os índices de desempenho escolar. Indica desafios a serem enfrentados: a vulnerabilidade social e o baixo desempenho escolar, altamente relacionados com os princípios da igualdade e da equidade.

      Seu plano de ação estabelece: nenhum aluno excluído e melhoria nos resultados de aprendizagem e do índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb.

O projeto pedagógico da “E.E. Mário de Andrade”, que pretende ser integral, iniciou-se com as seguintes perguntas: A que tipo de educação a escola se propõe? Quais são nossas intencionalidades? Esta proposta está a serviço de quem ou do quê? A perspectiva de educação integral apresentada no projeto pedagógico, fundamentado pela Constituição Federal, pelo EDA e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, tem como base a concepção de uma escola voltada para o desenvolvimento

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    pleno do ser humano, que visa à integralidade do sujeito. Reconhece que os processos de aprendizagem ocorrem de modo mutidimensional, em diferentes dimensões - física, afetiva, cognitiva, ética, estética e política -, o que exige articular os diversos saberes da escola, da família, da comunidade e da região em que o indivíduo está inserido.


ID
2560249
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

      A “E.E. Mário de Andrade” aceita o desafio de uma Educação Integral em concordância com a meta 6 do PEE para os anos do Ensino Fundamental, visando à formação integral da criança e do adolescente. A base legal está também fundamentada na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, com uma concepção da criança e do adolescente como sujeitos de direito. Está embasada nas proposições pedagógicas que defendem uma sociedade mais justa e igualitária e uma educação pública, gratuita e laica de qualidade social para todos. Deste modo, exige uma gestão democrática.

      O seu projeto pedagógico parte de um diagnóstico, revisita a função social da escola, reflete sobre a igualdade e a equidade, define a escola que quer construir, conceitua a educação integral e apresenta um plano de ação que explicita como executar as ações definidas pelo coletivo escolar.

      Seu diagnóstico apresenta o perfil sociocultural e educacional das crianças e adolescentes matriculados e os índices de desempenho escolar. Indica desafios a serem enfrentados: a vulnerabilidade social e o baixo desempenho escolar, altamente relacionados com os princípios da igualdade e da equidade.

      Seu plano de ação estabelece: nenhum aluno excluído e melhoria nos resultados de aprendizagem e do índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb.

Leia o fragmento abaixo.


      Os Conselhos Escolares são órgãos colegiados que representam as comunidades escolar e local, atuando em sintonia com a administração da escola e definindo caminhos para tomar decisões administrativas, financeiras e político-pedagógicas condizentes com as necessidades e potencialidades da escola.

MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad2.pdf.


É uma exigência do projeto pedagógico da “E.E. Mário de Andrade” a existência de espaços de participação no interior da escola. Elegeu-se o Conselho de Escola como o espaço principal de participação, em função de sua atuação estar ligada à essência do trabalho escolar, ou seja, o processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, nas ações de monitoramento e avaliação das aprendizagens, compete aos conselheiros escolares

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    propor as ações que podem ser desenvolvidas na escola para corrigir as lacunas e desempenhos indesejáveis, com delimitação de responsabilidade e um cronograma para acompanhamento, a partir da análise dos resultados das avaliações externas e internas. Identificar os pontos fortes, médios e fracos da escola, propor encaminhamentos para a melhoria dos processos pedagógicos e dos resultados obtidos.

  • Deliberativo e consultivo! Foco guerreiro.


ID
2560252
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

      A “E.E. Mário de Andrade” aceita o desafio de uma Educação Integral em concordância com a meta 6 do PEE para os anos do Ensino Fundamental, visando à formação integral da criança e do adolescente. A base legal está também fundamentada na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, com uma concepção da criança e do adolescente como sujeitos de direito. Está embasada nas proposições pedagógicas que defendem uma sociedade mais justa e igualitária e uma educação pública, gratuita e laica de qualidade social para todos. Deste modo, exige uma gestão democrática.

      O seu projeto pedagógico parte de um diagnóstico, revisita a função social da escola, reflete sobre a igualdade e a equidade, define a escola que quer construir, conceitua a educação integral e apresenta um plano de ação que explicita como executar as ações definidas pelo coletivo escolar.

      Seu diagnóstico apresenta o perfil sociocultural e educacional das crianças e adolescentes matriculados e os índices de desempenho escolar. Indica desafios a serem enfrentados: a vulnerabilidade social e o baixo desempenho escolar, altamente relacionados com os princípios da igualdade e da equidade.

      Seu plano de ação estabelece: nenhum aluno excluído e melhoria nos resultados de aprendizagem e do índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb.

A educação integral expande os tempos, os espaços e as oportunidades educativas. Propõe uma aprendizagem conectada à vida e aos interesses e possibilidades das crianças e adolescentes, reconhecendo as múltiplas dimensões do ser humano. Diante disso, assinale a alternativa que apresenta procedimentos didáticos necessários na busca da meta estabelecida pela “E.E. Mário de Andrade”, ou seja, nenhum aluno excluído e melhoria nos resultados de aprendizagem e do índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb.

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    Ressignificar o currículo, articulando os saberes escolares com os locais; diagnosticar as aprendizagens dos alunos e alunas, identificando as principais dificuldades e lacunas para redimensionar o planejamento dos professores e ressignificar as práticas didáticas, possibilitando a construção dos conhecimentos a partir dos saberes já existentes; transformar os espaços em ambientes de aprendizagem acolhedores e desafiadores.


ID
2560255
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Art. 36. O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, a saber: (Redação dada pela Lei n° 13.415, de 2017) I - linguagens e suas tecnologias: (Redação dada pela Lei n° 13.415, de 2017); II - matemática e suas tecnologias: (Redação dada pela Lei n° 13.415, de 2017); III - ciências da natureza e suas tecnologias; (Redação dada pela Lei n° 13.415, de 2017); IV - ciências humanas e sociais aplicadas; (Redação dada pela Lei n° 13.415, de 2017); V - formação técnica e profissional. (Incluído pela Lei n° 13.415, de 2017).

Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm


A organização curricular para o Ensino Médio viveu debates e estudos entre atender às necessidades formativas dos jovens e à demanda do mercado de trabalho. Em 2017, sofreu intervenções verticais em sua proposta, com a alteração da Lei n° 9.394/96. A “E.E. Rocha Junior”, escola de ensino médio, definiu sua missão: preparar os adolescentes para o pleno exercício da cidadania e instrumentalizá-los para sua inserção no mercado de trabalho. Seu objetivo é oferecer um currículo com foco em uma formação integrada. Seu plano de ação educacional apresenta a oferta de um ensino médio integrado à formação profissionalizante, com três linhas de ação: gestão de pessoas e equipes; gestão pedagógica; gestão administrativa. 


Diante do contexto descrito acima, de acordo com a Lei n° 13.415/17, a “E.E. Rocha Junior”, na perspectiva do planejamento estratégico, deve propor na gestão pedagógica

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    a integração efetiva entre os conhecimentos próprios da base nacional comum do currículo e a formação prática e laborai do currículo profissionalizante.


ID
2560258
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Art. 36. O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, a saber: (Redação dada pela Lei n° 13.415, de 2017) I - linguagens e suas tecnologias: (Redação dada pela Lei n° 13.415, de 2017); II - matemática e suas tecnologias: (Redação dada pela Lei n° 13.415, de 2017); III - ciências da natureza e suas tecnologias; (Redação dada pela Lei n° 13.415, de 2017); IV - ciências humanas e sociais aplicadas; (Redação dada pela Lei n° 13.415, de 2017); V - formação técnica e profissional. (Incluído pela Lei n° 13.415, de 2017).

Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm


A organização curricular para o Ensino Médio viveu debates e estudos entre atender às necessidades formativas dos jovens e à demanda do mercado de trabalho. Em 2017, sofreu intervenções verticais em sua proposta, com a alteração da Lei n° 9.394/96. A “E.E. Rocha Junior”, escola de ensino médio, definiu sua missão: preparar os adolescentes para o pleno exercício da cidadania e instrumentalizá-los para sua inserção no mercado de trabalho. Seu objetivo é oferecer um currículo com foco em uma formação integrada. Seu plano de ação educacional apresenta a oferta de um ensino médio integrado à formação profissionalizante, com três linhas de ação: gestão de pessoas e equipes; gestão pedagógica; gestão administrativa. 


A gestão pedagógica da proposta da “E.E. Rocha Junior”, na perspectiva de um planejamento estratégico e de acordo com os princípios que regem a educação, deve pressupor as seguintes ações:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    formação continuada dos professores em serviço, reflexão sobre a prática, visando à sua superação; elaboração de um currículo básico da unidade; avaliação diagnostica bimestral com a finalidade de corrigir e reavaliar os percursos formativos discentes; criação de critérios e índice para avaliar o desempenho das aprendizagens; definição de metas a serem alcançadas; criação de procedimentos e instrumentos de monitoramento dos resultados. Implantar na gestão escolar a cultura do planejamento de metas e resultados.

  • A) seleção dos professores pela formação inicial que atenda ao perfil desejado; implantação do currículo prescrito; avaliação classificatória a cada unidade desenvolvida; adoção de índices de desempenho já estabelecidos; valorização do processo e não dos resultados; definição de procedimentos didáticos. Implantar gestão escolar de monitoramento de processos e não de resultados.

    B) formação continuada dos professores em serviço, reflexão sobre a prática, visando à sua superação; elaboração de um currículo básico da unidade; avaliação diagnostica bimestral com a finalidade de corrigir e reavaliar os percursos formativos discentes; criação de critérios e índice para avaliar o desempenho das aprendizagens; definição de metas a serem alcançadas; criação de procedimentos e instrumentos de monitoramento dos resultados. Implantar na gestão escolar a cultura do planejamento de metas e resultados.

    C) formação continuada dos professores através de cursos ministrados por universidades; focar no treinamento de técnicas aplicadas no mundo do trabalho; avaliar sistematicamente os alunos e alunas e proceder o remanejamento destes, organizando turmas por desempenho; adotar indicadores de qualidade educacional; definir metas; acompanhar a execução. Implantar na gestão escolar a cultura das ações espontâneas advindas da vivência dos alunos.

    D) formação continuada de professores através de cursos ministrados por empresas da produção e/ou da prestação de serviços, de acordo com o itinerário formativo definido; reforçar a necessidade do Plano de Trabalho Docente com base em um conhecimento sobre o que os alunos já sabem e o que precisam saber; avaliar e classificar os alunos por desempenho; criar indicadores de qualidade educacional por turma e ano de escolaridade; definir estratégias; controlar a execução. Implantar na gestão escolar a cultura do desenvolvimento humano profissional.

    E) formação dos docentes na Educação Profissional e Tecnológica, devido à sua carência nessa área de conhecimento; incentivar a elaboração de planos de trabalho docentes focados nas aprendizagens do mundo do trabalho; controlar a frequência e os resultados das aprendizagens; estabelecer os indicadores de qualidade para avaliar a turma, o docente e o discente; definir estratégias; monitorar a execução. Implantar na gestão escolar uma cultura de trabalho especializado.

  • B


ID
2560261
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o fragmento abaixo.


Para o exercício da cidadania democrática, a educação, como direito de todos e dever do Estado e da família, requer a formação dos(as) cidadãos(ãs) (...) a educação em direitos humanos está imbricada no conceito da educação para uma cultura democrática (...) nos valores da tolerância, da solidariedade, da justiça social e na sustentabilidade, na Inclusão e na pluralidade.

SEDH/MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download &alias=2191 -plano-nacional-pdf&category_slug=dezembro-2009- pdf<emid=30192


Uma escola estadual vive o recrudescimento da violência, tempos difíceis e conturbados por inúmeros conflitos; a intolerância é a sua marca central. Há um descompasso entre os conflitos e as normas do Regimento Escolar e de convívio expressas no Projeto Pedagógico da escola. O diretor da escola, de acordo com os princípios da gestão democrática, juntamente com o Conselho de Escola, questiona como intervir. Considera que a violência não pode ser entendida como natural, comum ou aceitável e nem ser vista apenas como um crime. Em consonância com os princípios da educação em direitos humanos, propõe: 1. Mapeamento e identificação dos atos que envolvem violência, para além do reconhecimento do conflito; 2. Agir na busca da resolução não violenta dos conflitos. Sendo assim, é correto afirmar que este diretor deve buscar concretizar as ações mediante o seguinte procedimento:

Alternativas

ID
2560267
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao matricular-se no ensino médio de uma escola pública estadual, um aluno solicitou ao diretor da escola, através de requerimento, a utilização de seu nome social não só pelos colegas, funcionários e professores, como também nos atos e procedimentos escolares (lista de chamada, histórico escolar, entre outros). O diretor da escola, ao tomar conhecimento da solicitação e no uso de suas atribuições, deve se posicionar da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 55.588, DE 17 DE MARÇO DE 2010

    Dispõe sobre o tratamento nominal das pessoas transexuais e travestis nos órgãos públicos do Estado de São Paulo e dá providências correlatas

    Artigo 1º - Fica assegurado às pessoas transexuais e travestis, nos termos deste decreto, o direito à escolha de tratamento nominal nos atos e procedimentos promovidos no âmbito da Administração direta e indireta do Estado de São Paulo.
    Artigo 2º - A pessoa interessada indicará, no momento do preenchimento do cadastro ou ao se apresentar para o atendimento, o prenome que corresponda à forma pela qual se reconheça, é identificada, reconhecida e denominada por sua comunidade e em sua inserção social.
    § 1º - Os servidores públicos deverão tratar a pessoa pelo prenome indicado, que constará dos atos escritos.
    § 2º - O prenome anotado no registro civil deve ser utilizado para os atos que ensejarão a emissão de documentos oficiais, acompanhado do prenome escolhido.
    § 3º - Os documentos obrigatórios de identificação e de registro civil serão emitidos nos termos da legislação própria.
    Artigo 3º - Os órgãos da Administração direta e as entidades da Administração indireta capacitarão seus servidores para o cumprimento deste decreto.
    Artigo 4º - O descumprimento do disposto nos artigos 1º e 2º deste decreto ensejará processo administrativo para apurar violação à Lei nº 10.948, de 5 de novembro de 2001, sem prejuízo de infração funcional a ser apurada nos termos da Lei nº 10.261, de 28 de outubro de 1968 - Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado.


ID
2560270
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um diretor de escola, ao discutir com a equipe escolar sobre o projeto político a ser desenvolvido no ano letivo, propôs que este fosse elaborado e desenvolvido a partir do eixo “Inclusão de alunos com necessidades especiais: seus limites e benefícios”. Fundamentou sua proposta nos artigos 58 e 59 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9.394/96), os quais asseguram o direito à educação especial, e deve, portanto, considerar o seguinte item:

Alternativas
Comentários
  • o desenvolvimento de um projeto que contemple a inclusão de crianças com necessidades especiais em escolas e classes comuns, que, além de atender à legislação, é um dos meios de conscientizar a própria comunidade, criando vínculos pautados em valores e ideais compartilhados, tendo em vista a sociedade inclusiva.