SóProvas



Prova OBJETIVA - 2021 - Prefeitura de Horizontina - RS - Contador


ID
5546203
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Estudo afirma que bebês são altruístas
   Um estudo publicado apontou que bebês parecem ser capazes de comportamentos altruístas. A pesquisa envolveu quase 100 bebês de 19 meses de idade.
   Os cientistas montaram um cenário em que o bebê tinha _____ disposição algumas frutas. A ideia era verificar se ele se disporia a dar comida a um estranho – no caso, um dos pesquisadores –, sem ser encorajado.
   O pesquisador, sentado à frente da criança em uma mesa, mostrava a ela um pedaço de fruta. Caso o bebê estivesse em um primeiro grupo selecionado para a avaliação, o “de controle”, o cientista colocava a comida em uma __________ no chão ao alcance da criança e ficava parado, esperando a sua ação. Já no outro grupo, o pesquisador fingia derrubar a fruta e tentava recuperá-la, sem sucesso.
   A intenção dos cientistas era de que o adulto parecesse querer a fruta nesse último caso, enquanto, no primeiro, estaria indiferente à comida. A descoberta foi de que apenas 4% das crianças no grupo de controle pegava a fruta e a devolvia ao pesquisador. No outro, a taxa de bebês que devolveu a comida foi de mais de 50%.
   Na segunda parte do experimento, outras crianças foram observadas. Seus pais as levaram até o local da pesquisa logo antes de uma refeição ou lanche que seus bebês estavam acostumados a fazer – ou seja, quando provavelmente estivessem famintos.
   A diferença entre esse teste e o primeiro é de que, neste caso, haveria um, digamos assim, custo para a criança que resolvesse devolver a fruta: ela continuaria passando fome. Desse modo, os pesquisadores queriam verificar se o comportamento de ajudar o próximo seria reproduzido até mesmo quando resultasse em uma consequência negativa para o bebê.
   Os resultados foram __________: enquanto nenhuma criança do grupo de controle ofereceu a comida de volta ao cientista, 37% dos bebês do outro grupo o fizeram. Assim, os pesquisadores afirmam ter descoberto raízes do comportamento altruísta já no início da infância.
(Site: Abril - adaptado.)

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE:

Alternativas
Comentários
  • por que tem crase o verbo ter é vtd pow

  • talita,tambem achei estranho estava confiante que seria a C

  • Tbm marquei a letra C

  • Para indicar que uma pessoa está ao dispor, pronta para auxiliar ou ser útil, a forma correta é à disposição, com crase:

    • Fico à disposição para qualquer esclarecimento.

    "A disposição" , sem crase, é a simples sequência do artigo definido a e do substantivo feminino disposição:

    • A disposição dos móveis da sala não é funcional.

    Fonte: https://duvidas.dicio.com.br/a-disposicao-ou-a-disposicao/

  • Essa expressão, assim como tantas outras na nossa Língua Portuguesa, leva crase sim! A crase (do grego krásis) é a fusão que ocorre entre a  A e o  A (ou com os demonstrativos A, AQUELE, AQUELA e AQUILO) seguido ou não de S, formando À, ÀQUELE, ÀQUELA ÀQUILO. Veja:

    • vamos a + a festa = à festa;
    • compareceu a + as reuniões = às reuniões.

    Geralmente as locuções adverbiais (expressões que indicam tempo, modo, etc.) formadas com substantivo feminino levam o acento grave de : à noite, às pressas, à força e, é claro, à disposição.

    Esse substantivo remete à ação de dispor, isto é, arranjar de determinada forma, distribuir. Pode, ainda, significar localização, ânimo, estado de humor, tendência. No caso dessa locução, estar à disposição significa colocar-se a serviço de alguém, estar de prontidão para ajudar.

    Vamos aos exemplos?

    • Estou à disposição dos trabalhadores.
    • Fico à disposição para viajar.

    Algumas frases são usuais em linguagem comercial, como uma forma polida e delicada de demonstrar ao cliente que pode contar com você. Veja a seguir.

    No fim da comunicação, use essa frase e tenha certeza de que o cliente ficará mais confortável se precisar de alguma informação.

    Complemente com “caso surjam dúvidas”, “se houver algum problema”, se houver necessidade de complementar as informações”, entre outras.

    Quer deixar um pouco mais pessoal? Use “coloco-me à sua disposição“, “fico à disposição da empresa“, etc. O importante é permanecer à disposição!

    Atenção para os casos em que a preposição A não aparece e, por isso, a crase não acontece:

    • A disposição dos móveis atrapalha o deslocamento dos funcionários.
    • A disposição da empresa pode melhorar.

  • Fiquei na dúvida diante de verbo não tem crase, marquei a C.

  • Bandeja

    Impressionante

  • VERBO TRASITIVO DIRETO.. NÃO ENTENDI.. ALGUEM ME CORRIJA

  • A necessidade da crase na expressão à disposição é facilmente verificável ao substituirmos essa expressão por uma expressão sinônima que esteja no masculino. 

    Estou à disposição. (a + a = à)

    Estou ao dispor. (a + o = ao)

    Ao compararmos à disposição com ao dispor verificamos que ocorre contração da preposição a com o artigo definido seguinte. 

    https://duvidas.dicio.com.br/a-disposicao-ou-a-disposicao/

  • Gabarito: Letra D.

     

    Precisamos completar as lacunas corretamente. A primeira lacuna envolve a ocorrência da crase, que é o fenômeno em que duas vogais idênticas se unem. Quando isto ocorre, empregamos o acento grave para indicar a tal contração.

     

    a (preposição) + a (artigo) = à (com acento grave)

    a (preposição) + as (artigo) = às

    a (preposição) + a qual/as quais = à qual/às quais

    a (preposição) + aquele/aquilo/aquela = àquele/àquilo/àquela

    a (preposição) + (pronome demonstrativo) = à

     

    Pessoal, compreender esse conceito evita que vocês precisem decorar aquele montão de regrinhas. Eu gosto de explicar que analisar a existência da CRASE é como atravessar uma via de mão dupla: VOCÊ PRECISA OLHAR PARA OS DOIS LADOS.

    • O termo que vem antes pede a preposição "a"?
    • O termo que vem depois aceita o artigo "a" (ou o artigo "as")?

     

    Se as duas respostas forem "SIM", ocorre a crase. Sempre observem se existe preposição "a"! Se não houver essa preposição (num objeto direto, por exemplo), não há crase! Em seguida, observem se a palavra que vem depois do termo "a" aceita artigo feminino. Se não aceitar (se for um verbo, por exemplo), não há crase! Conclusão: é muito importante que, antes da crase, vocês estudem REGÊNCIA, pois assim conseguirão identificar melhor a presença da preposição "a". Vocês verão que a grande maioria das questões sobre crase pode ser resolvida apenas com esse entendimento.

    Lacuna 1: Os cientistas montaram um cenário em que o bebê tinha _____ disposição algumas frutas.

    Opções: a - à.

     

    Ocorre crase nas locuções formadas por palavras femininas. Esse é um desdobramento da aplicação da regra geral da contração A + A(s). No caso das locuções, ocorre a contração A (preposição que integra a locução) + A ou AS (artigo que acompanha o termo feminino que faz parte da locução). Exemplos: às vezes, à tarde, à noite, às claras, à vontade, à toa, à medida que, à proporção que, à vista, às ordens, à custa de, etc.

    Assim, o correto é:

    → [...] tinha À disposição algumas frutas.

     

     

    Lacuna 2: o cientista colocava a comida em uma _____ no chão ao alcance da criança e ficava parado

    Opções: bandeija - bandeja.

     

    A palavra "bandeija" está gramaticalmente incorreta. A única opção correta é BANDEJA.

     

    Lacuna 3: Os resultados foram _____: enquanto nenhuma criança do grupo de controle ofereceu a comida de volta ao cientista, 37% dos bebês do outro grupo o fizeram.

    Opções: imprecionantes - impressionantes.

     

    A palavra "imprecionantes" está gramaticalmente incorreta. A única opção correta é IMPRESSIONANTES.

     

     

    A sequência correta está na alternativa "D": à | bandeja | impressionantes.

    Fonte. TEC

  • GAB-D

    à | bandeja | impressionantes

    PODEM MARCA, CONFIA NO PAI.

    AQUI É CONCURSEIRO RAIZ!!

    D

    D

    D

    D

    D

  • A questão é de ortografia e crase e quer. Vejamos:

     .

    Os cientistas montaram um cenário em que o bebê tinha _____ disposição algumas frutas.

    À. Ocorre crase já que "à disposição" é uma locução adverbial com núcleo feminino.

    • SEMPRE ocorre crase nas locuções de natureza adverbial, formadas com palavra feminina

    Ex.: À vontade, à noite, à tarde, às pressas, às vezes, à toa, às claras, às escondidas, à direita, à esquerda, à milanesa (= à moda milanesa)...

     .

    o cientista colocava a comida em uma __________ no chão ao alcance da criança e ficava parado...

    BANDEJA, com "j" e sem "i" após o "e".

     .

    Os resultados foram __________

    IMPRESSIONANTES, com "ss".

     .

    Gabarito: Letra D 


ID
5546206
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Estudo afirma que bebês são altruístas
   Um estudo publicado apontou que bebês parecem ser capazes de comportamentos altruístas. A pesquisa envolveu quase 100 bebês de 19 meses de idade.
   Os cientistas montaram um cenário em que o bebê tinha _____ disposição algumas frutas. A ideia era verificar se ele se disporia a dar comida a um estranho – no caso, um dos pesquisadores –, sem ser encorajado.
   O pesquisador, sentado à frente da criança em uma mesa, mostrava a ela um pedaço de fruta. Caso o bebê estivesse em um primeiro grupo selecionado para a avaliação, o “de controle”, o cientista colocava a comida em uma __________ no chão ao alcance da criança e ficava parado, esperando a sua ação. Já no outro grupo, o pesquisador fingia derrubar a fruta e tentava recuperá-la, sem sucesso.
   A intenção dos cientistas era de que o adulto parecesse querer a fruta nesse último caso, enquanto, no primeiro, estaria indiferente à comida. A descoberta foi de que apenas 4% das crianças no grupo de controle pegava a fruta e a devolvia ao pesquisador. No outro, a taxa de bebês que devolveu a comida foi de mais de 50%.
   Na segunda parte do experimento, outras crianças foram observadas. Seus pais as levaram até o local da pesquisa logo antes de uma refeição ou lanche que seus bebês estavam acostumados a fazer – ou seja, quando provavelmente estivessem famintos.
   A diferença entre esse teste e o primeiro é de que, neste caso, haveria um, digamos assim, custo para a criança que resolvesse devolver a fruta: ela continuaria passando fome. Desse modo, os pesquisadores queriam verificar se o comportamento de ajudar o próximo seria reproduzido até mesmo quando resultasse em uma consequência negativa para o bebê.
   Os resultados foram __________: enquanto nenhuma criança do grupo de controle ofereceu a comida de volta ao cientista, 37% dos bebês do outro grupo o fizeram. Assim, os pesquisadores afirmam ter descoberto raízes do comportamento altruísta já no início da infância.
(Site: Abril - adaptado.)

Em conformidade com o texto, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5546209
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Estudo afirma que bebês são altruístas
   Um estudo publicado apontou que bebês parecem ser capazes de comportamentos altruístas. A pesquisa envolveu quase 100 bebês de 19 meses de idade.
   Os cientistas montaram um cenário em que o bebê tinha _____ disposição algumas frutas. A ideia era verificar se ele se disporia a dar comida a um estranho – no caso, um dos pesquisadores –, sem ser encorajado.
   O pesquisador, sentado à frente da criança em uma mesa, mostrava a ela um pedaço de fruta. Caso o bebê estivesse em um primeiro grupo selecionado para a avaliação, o “de controle”, o cientista colocava a comida em uma __________ no chão ao alcance da criança e ficava parado, esperando a sua ação. Já no outro grupo, o pesquisador fingia derrubar a fruta e tentava recuperá-la, sem sucesso.
   A intenção dos cientistas era de que o adulto parecesse querer a fruta nesse último caso, enquanto, no primeiro, estaria indiferente à comida. A descoberta foi de que apenas 4% das crianças no grupo de controle pegava a fruta e a devolvia ao pesquisador. No outro, a taxa de bebês que devolveu a comida foi de mais de 50%.
   Na segunda parte do experimento, outras crianças foram observadas. Seus pais as levaram até o local da pesquisa logo antes de uma refeição ou lanche que seus bebês estavam acostumados a fazer – ou seja, quando provavelmente estivessem famintos.
   A diferença entre esse teste e o primeiro é de que, neste caso, haveria um, digamos assim, custo para a criança que resolvesse devolver a fruta: ela continuaria passando fome. Desse modo, os pesquisadores queriam verificar se o comportamento de ajudar o próximo seria reproduzido até mesmo quando resultasse em uma consequência negativa para o bebê.
   Os resultados foram __________: enquanto nenhuma criança do grupo de controle ofereceu a comida de volta ao cientista, 37% dos bebês do outro grupo o fizeram. Assim, os pesquisadores afirmam ter descoberto raízes do comportamento altruísta já no início da infância.
(Site: Abril - adaptado.)

Em “A pesquisa envolveu quase 100 bebês de 19 meses de idade.”, a forma verbal sublinhada está empregada no:

Alternativas
Comentários
  • A questão é sobre verbos e quer que identifiquemos a forma verbal em destaque em “A pesquisa envolveu quase 100 bebês de 19 meses de idade”. Vejamos:

     .

    A) Presente do indicativo.

    Errado. Eu envolvo, tu envolves, ele envolve, nós envolvemos, vós envolveis, eles envolvem.

    Presente do indicativo: a ação da qual se está falando ocorre no instante da fala e essa ação provavelmente ou certamente está acontecendo ou acontecerá, ou seja, ela tem possibilidades reais de acontecer. Ex.: Eu resolvo questões todos os dias.

     .

    B) Pretérito perfeito do indicativo.

    Certo. Eu envolvi, tu envolveste, ele envolveu, nós envolvemos, vós envolvestes, eles envolveram.

    Pretérito perfeito do indicativo: expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado. Ex.: Ele resolveu questões ontem à noite.

     .

    C) Pretérito imperfeito do indicativo.

    Errado. Eu envolvia, tu envolvias, ele envolvia, nós envolvíamos, vós envolvíeis, eles envolviam.

    Pretérito imperfeito do indicativo: refere-se a um fato inacabado ocorrido no passado, transmitindo, portanto, uma ideia de continuidade. Ex.: Ainda era noite, quando me levantei.

     .

    D) Pretérito imperfeito do subjuntivo.

    Errado. Se eu envolvesse, se tu envolvesses, se ele envolvesse, se nós envolvêssemos, se vós envolvêsseis, se eles envolvessem.

    Pretérito imperfeito do subjuntivo: é utilizado na expressão de desejos, probabilidades e acontecimentos que estão condicionados por outros. Refere-se a um fato que pode ter ocorrido ou não. Pode indicar uma ação presente, passada ou futura. Ex.: Se ele estudasse, passaria na prova.

     .

    E) Pretérito mais-que-perfeito do indicativo.

    Errado. Eu envolvera, tu envolveras, ele envolvera, nós envolvêramos, vós envolvêreis, eles envolveram.

    Pretérito mais-que-perfeito do indicativo: expressa um fato ocorrido antes de outro fato já terminado. Ex.: Ele já resolvera as questões quando os amigos chegaram.

     .

    Gabarito: Letra B 

  • GAB: B

    pretérito perfeito é um tempo verbal do modo indicativo. Um verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo indica que a ação verbal aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado. Na terça-feira eu visitei meus avós paternos.

  • Pretérito Perfeito do Indicativo - EU, EI, OU, STE, UA

    Envolveu

    Letra B

  • A

    Presente do indicativo.-“A pesquisa envolve quase 100 bebês de 19 meses de idade.”

    B

    Pretérito perfeito do indicativo.-A pesquisa envolveu quase 100 bebês de 19 meses de idade.”

    C

    Pretérito imperfeito do indicativo.“A pesquisa envolveria quase 100 bebês de 19 meses de idade.”

    D

    Pretérito imperfeito do subjuntivo.“Se a pesquisa envolvesse quase 100 bebês de 19 meses de idade.”

    E

    Pretérito mais-que-perfeito do indicativo.“A pesquisa envolvera quase 100 bebês de 19 meses de idade.”


ID
5546212
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação ao uso dos porquês, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B.

    1) Porque: conjunção causal ou explicativa, utilizada geralmente em respostas, com sentido de “pois”, “uma vez que”, “já que”.

     2) Porquê: é o substantivo, normalmente acompanhado por artigo. Significa "causa", "motivo", "razão".

     3) Por que: preposição por + pronome interrogativo que. Essa forma é utilizada para iniciar frases interrogativas, ou quando estiver implícita (ou explícita) as expressões "por que motivo" ou "por que razão". 

    Além disso, pode representar também preposição por + pronome relativo que. Nesse caso, a forma será utilizada quando equivalente a "pelo qual".

    4) Por quê: preposição por + pronome interrogativo quê. Essa forma é utilizada para encerrar frases interrogativas, também equivalente a "por que motivo" ou "por que razão". Por estar inserido no final da frase, o monossílabo que torna-se tônico, devendo ser acentuado.

    Faça das dificuldades sua motivação!

  • A questão é sobre o uso dos porquês e quer que assinalemos a alternativa CORRETA. Vejamos:

     .

    A) Faltamos ao compromisso, por que foi necessário.

    Errado. O certo seria PORQUE = pois.

    Porque: conjunção com valor de “pois”, “uma vez que”... É utilizado em respostas. Ex.: Não fiz a prova porque não me senti preparada. 

     .

    B) Este é o motivo por que decidimos nos afastar.

    Certo. Está certo POR QUE = pelo qual.

    Por que: equivale a “por qual razão / motivo” ou “pelo qual” (e variações). Ex.: Por que você não resolve mais questões? / A rua por que passamos estava cheia de buracos.

     .

    C) Por quê ninguém compareceu ao exame?

    Errado. O certo seria POR QUE = por qual razão / motivo.

     .

    D) Desconhecemos o porque de tanta rebeldia.

    Errado. O certo seria PORQUÊ = motivo / razão (substantivo)

    Porquê: substantivo com significado de “motivo”, “razão”. Vem acompanhado de determinante: artigo, pronome, adjetivo ou numeral. Ex.: Gostaria de saber o porquê dessa resposta.

     .

    E) Ele foi excluído do grupo porque?

    Errado. O certo seria POR QUÊ = por qual razão / motivo antes do ponto de interrogação.

    Por quê: vem antes de um ponto (final, interrogativo, exclamação) e continua com o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”. É utilizado em perguntas no fim das frases. Ex.: Vocês não se inscreveram por quê?

     .

    Gabarito: Letra B 

  • GABARITO- B

    A ) Faltamos ao compromisso, por que foi necessário.

    PORQUE = explicativo ou Causal

    ___________________

    B ) Este é o motivo por que decidimos nos afastar.

    Por que = pelo qual

    ____________________

    C ) Por quê ninguém compareceu ao exame?

    POR QUE = equivale a por Qual motivo

    E inicia pergunta.

    ____________________

    D ) Desconhecemos o porque de tanta rebeldia.

    Porquê = substantivo

    ____________________

    E )  Ele foi excluído do grupo porque

    Por que = por qual motivo.

  • GAB-B

    Este é o motivo por que decidimos nos afastar.

    Por que, separado e sem acento, pode ser a junção da preposição por com o pronome interrogativo que. Nesse caso, ele é utilizado com o mesmo sentido de “por qual motivo” ou “por qual razão”, tanto em frases afirmativas como interrogativas.

    Por quê" separado com acento

    Só isso. É o mesmo que perguntar "Por qual razão?", "Por qual motivo?". De acordo com o professor, esse "quê" vira tônico na entonação. Assim, quando há um “por que” separado encerrando uma frase, ele ganha o acento e passa a ser “por quê”

    Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

    Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas

    O CONCURSEIRO RAIZ, NÃO DESISTE POR NADA, NEM QUANDO SUAS AMIGAS PEDEM PARA ELE FAZER MASSAGEM NELAS. VÁ ESTUDAR!!!

  • Troque o ''por que'' por pela/pelo qual ;)

  • A

    Faltamos ao compromisso, por que foi necessário.

    FALTAMOS AO COMPROMISSO, PORQUE (POIS- EXPLICAÇÃO) FOI NECESSÁRIO.

    B

    Este é o motivo por que decidimos nos afastar.

    ( = PELO QUAL)

    C

    Por quê ninguém compareceu ao exame?

    POR QUE( POR QUAL MOTIVO) NINGUÉM COMAPRECEU AO EXAME?

    D

    Desconhecemos o porque de tanta rebeldia.

    DESCONHECEMOS O PORQUÊ ( SUBSTANTIVO/ ACOMPANHADO DE ARTIGO/ CAUSA, MOTIVO)DE TANTA REBELDIA

    E

     Ele foi excluído do grupo porque?

    ELE FOI EXCLUÍDO DO GRUPO POR QUÊ?

    (POR +QUÊ- POR QUAL MOTIVO/ FINAL DE FRASE)


ID
5546215
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinalar a alternativa cujo termo sublinhado é um agente da passiva:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A.

    A - O gado ia tangido pela seca. CERTO: A oração está na voz passiva. O sujeito "O gado" sofre a ação de ser tangido.

    B - A menina corria pela chuva. ERRADO: A expressão "pela chuva" é um adjunto adverbial de lugar.

    C - Trocou a ganância pelo companheirismo. ERRADO:  "pelo companheirismo" exerce a função de objeto indireto.

    D - O homem feriu o indefeso animal. ERRADO: O sujeito "O homem" é o agente, isto é, pratica ação de ferir. Temos a voz ativa.

    E - Cumprimentaram-se no meio da rua. ERRADO: O "se" é pronome recíproco (cumprimentaram um ao outro) e exerce a função de objeto direto do verbo "cumprimentar".

    Faça das dificuldades sua motivação!

  • O gado sofre a ação de ser tangido. Voz passiva analítica V ser + particípio ADO, IDO

  • GABARITO - A

    O agente da passiva acompanha a estrutura da voz passiva analítica.

    Verbo auxiliar " ser " + " Principal no particípio "

    O gado ia tangido pela seca.

  • • Agente da passiva: Oração que está na voz passiva. Sempre vem precedido pela preposição "por" ou de contração "pelo, pela, pelos, pelas". • Para transformar voz ativa na passiva: Tudo o que está atrás vai para frente; tudo que está na frente vai para trás. Ex.: Meu irmão escreveu um artigo científico. (voz ativa). Um artigo científico foi escrito pelo meu irmão. (voz passiva) - O verbo faz a concordância. ✓ Quem escreveu o artigo científico? Meu irmão (sujeito). O que é sujeito na voz ativa, passa ser agente na voz passiva. Ex.: Ele fez uma lasanha maravilhosa. (voz ativa). Uma lasanha maravilhosa foi feita por ele. (voz passiva). ✓ Quem fez uma lasanha maravilhosa? Ele (sujeito). Lasanha maravilhosa passa a ser sujeito paciente. E "ele" é agente da passiva. • "Sujeito Paciente" - É aquele que sofre a ação verbal em vez de praticar. Surge em orações na voz passiva analítica, quando a ação verbal é praticada pelo agente da passiva. • Estrutura: Como saber se está na voz passiva? Sujeito Paciente + Verbo Auxiliar + Particípio + Preposição + Agente da Passiva. " A petição foi entregue pelo advogado. " 1) A petição: Sujeito Paciente 2) Foi: Verbo Auxiliar 3) Entregue: Particípio 4) Pelo: Preposição 5) Advogado: Agente da Passiva __________________________________________________ Gabarito letra A.
  • GAB-A

    O GADO QUE ESTÁ REALIZANDO AÇÃO DE ANDAR PRÓXIMO A CERCA.

    Acredite em si mesmo.CONTINUE ESTUDANDO!!!

  • então agente da passiva é quem faz a ação? eu achei que era quem recebia

  • Errei por não saber significado de "tangido" que é chegar até, tocar, atingir. Por isso não consegui passar para voz ativa. Que a meu ver ficaria:

    A seca tange o gado. Ou seja, "a seca atinge o gado".

    Se eu tiver errado me corrijam!

    Bons estudo !!


ID
5546218
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Conforme a gramática normativa, em relação à colocação pronominal, analisar os itens abaixo:

I. Me chamaram para participar do sorteio.

II. Sempre nos disseram a verdade.

III. Não informaram-te sobre os prazos?

Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B.

    I. Me chamaram para participar do sorteio. ERRADO: Não podemos iniciar a oração com um pronome oblíquo átono. Correção: Chamaram-me para participar do sorteio.

     II. Sempre nos disseram a verdade . CERTO: O advérbio "Sempre" atrai o pronome, por isso a próclise é obrigatória.

     III. Não informaram-te sobre os prazos? ERRADO: O advérbio "Não" atrai o pronome, portanto, a próclise é obrigatória. Correção: Não te informaram sobre os prazos?

    Faça das dificuldades sua motivação!

     

  • A questão é sobre colocação pronominal e quer que identifiquemos as alternativas corretas conforme a gramática normativa. Vejamos:

     .

    I. Me chamaram para participar do sorteio.

    Errado. É errado iniciar frases com pronome oblíquo átono. O correto seria: "Chamaram-ME para participar do sorteio".

     .

    II. Sempre nos disseram a verdade.

    Certo. O advérbio "sempre" atrai o pronome para antes do verbo.

     .

    III. Não informaram-te sobre os prazos?

    Errado. A palavra negativa "não" atrai o pronome para antes do verbo. O correto seria: "Não TE informaram sobre os prazos?".

     .

    Para complementar:

     .

    Colocação pronominal

     .

    PRÓCLISE (pronome ANTES do verbo)

    É obrigatória quando houver palavra que atraia o pronome para antes do verbo. As palavras que atraem o pronome são:

    1) Palavras de sentido negativo. Ex.: Nunca me deixaram falar.

    2) Advérbios. Ex.: Sempre me lembro deles.

    3) Pronomes indefinidos e demonstrativos neutros. Ex.: Tudo se acaba / Isso te pertence.

    4) Conjunções subordinativas. Ex.: Quando nos viu, chorou.

    5) Pronomes relativos. Ex.: Há certas pessoas que nos querem bem.

    6) Orações interrogativas. Ex.: Quem se apresenta?

     . .

    MESÓCLISE (pronome NO MEIO do verbo)

    É obrigatória com verbo no futuro do presente ou no futuro do pretérito, desde que não haja antes palavra atrativa. Ex.: Convidar-me-ão para a formatura. / Convidar-me-iam para a formatura.

     .

    ÊNCLISE (pronome APÓS o verbo)

    É obrigatória com:

    1) Verbo no início da frase. Ex.: Passaram-me a resposta.

    2) Verbo no imperativo afirmativo. Ex.: Meninos, calem-se.

    3) Verbo no gerúndio. Ex.: Chegou, falando-nos grosseiramente.

    Obs.: Se o gerúndio vier precedido de preposição ou de palavra atrativa, ocorrerá PRÓCLISE. Ex.: Em se tratando de regras, sou leiga. / Saiu da sala, não nos dizendo as razões.

    4) Verbo no infinitivo impessoal. Ex.: Era necessário ajudar-te.

     .

    Gabarito: Letra B 

  • GAB: B

    I) Início de frase usa-se a ênclise.

    II) Advérbio atrai o pronome para mais perto, ocasionando a próclise (CORRETA)

    III) Palavras negativas também atrai o pronome para mais perto.


ID
5546221
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Na oração “À medida que as horas passavam, ficava mais ansioso.”, a expressão sublinhada exprime ideia de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C.

    Proporcional

    CONECTORES: à medida que, à proporção que, ao passo que, enquanto, quanto mais... (mais).

  • A questão é sobre conjunções e quer saber o valor semântico da conjunção em destaque em  À medida que as horas passavam, ficava mais ansioso”. Vejamos:

     .

    Conjunções subordinativas são as que ligam duas orações que se completam uma à outra e fazem que a segunda dependa da primeira. Com exceção das conjunções integrantes (que introduzem orações substantivas), essas conjunções introduzem orações adverbiais e exprimem circunstâncias (causa, comparação, concessão, condição, conformidade, consequência, fim, tempo e proporção).

     .

    A) Tempo.

    Errado.

    Conjunções subordinativas temporais: têm valor semântico de tempo, relação cronológica...

    São elas: logo que, quando, enquanto, até que, antes que, depois que, desde que, desde quando, assim que, sempre que...

    Ex.: Enquanto todos saíam, eu estudava.

     .

    B) Causa.

    Errado.

    Conjunções subordinativas causais: têm valor semântico de causa, motivo, razão...

    São elas: porque, porquanto, como, uma vez que, visto que, já que, posto que, por isso que, na medida em que, dado que...

    Ex.: Já que você está estudando bastante, suas chances de passar em concurso são enormes.

     .

    C) Proporção.

    Certo. "À medida que" é uma conjunção subordinativa proporcional.

    Conjunções subordinativas proporcionais: têm valor semântico de proporcionalidade, simultaneidade, concomitância...

    São elas: à medida que, à proporção que, ao passo que, quanto mais (ou menos)... mais/menos, tanto mais (ou menos)... mais/menos...

    Ex.: À medida que resolvia questões, aprendia o assunto das provas.

     .

    D) Concessão.

    Errado.

    Conjunções subordinativas concessivas: têm valor semântico de concessão, contraste, consentimento, licença, quebra de expectativa...

    São elas: embora, ainda que, se bem que, mesmo que, nem que, mesmo quando, posto que, apesar de que, conquanto, malgrado, não obstante, inobstante...

    Ex.: Embora discordasse da justificativa da banca, aceitei a explicação.

     .

    E) Conformidade. 

    Errado.

    Conjunções subordinativas conformativas: têm valor semântico de conformidade, consonância, igualdade, concordância...

    São elas: conforme, como, segundo, consoante...

    Ex.: Tudo saiu conforme combinamos.

     .

    Gabarito: Letra C 

  • À medida que = proporcional

    Na medida em que = causal

  • GAB-C

    Proporção.

    Lembre-se: – À medida que significa “à proporção que”, “conforme”. – À medida em que NÃO EXISTE! – Na medida em que corresponde a “tendo em vista que”, “já que”, “uma vez que”.

    Você pode fazer qualquer coisa ATÉ PARAR DE SER BOI COMECE A ESTUDAR!!!RSRS


ID
5546224
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação à regência nominal, analisar os itens abaixo:
I. Aquele trabalho foi considerado análogo de escravidão.
II. A sala ficava contígua à cozinha.
III. Parecia alheio por todas as coisas.
Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B.

    I. Aquele trabalho foi considerado análogo de (à) escravidão. ERRADO: O termo "análogo" (no sentido de semelhante) rege a preposição "A". Análogo "A - preposição"+ "A - do artigo de escravidão" = à.

    II. A sala ficava contígua à cozinha. CERTO: O termo contígua rege a preposição "A", em consequência, ocorre a contração A (preposição) + A (artigo que acompanha o substantivo "cozinha") = à.

    III. Parecia alheio por (a) todas as coisas. ERRADO: O termo "alheio" significa "distante" e rege preposições "A" e "DE":

    Faça das dificuldades sua motivação!


ID
5546227
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação à pontuação, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C.

    A - São Paulo, 29 de outubro, de 2015. ERRADO: Na indicação de datas, utilizamos vírgula somente depois do topônimo, isto é, nome do lugar. Então, dessa forma, o certo seria: São Paulo, 29 de outubro de 2015.

    B - Poucos alunos, realmente estudaram para a prova. ERRADO: Não se separa por vírgula sujeito e predicado. Correção: Poucos alunos realmente estudaram para a prova.

    C - A sentença, minha senhora, era previsível. CERTO: O expressão "minha senhora" é um vocativo, ou seja, não faz parte do sujeito nem do predicado.

    USO DA VÍRGULA

    • Enumeração;
    • Ruptura da forma canônica (ordem direta);
    • Termo explicativo (aposto);
    • Vocativo.

    D - Nas férias visitei, Curitiba a capital do Paraná. ERRADO: Não se separa por vírgula verbo "visitei" de seu completo "Curitiba". Além disso, a construção "a capital do Paraná" é um aposto, ou seja, deve ser separado por vírgula. Correção: Nas férias visitei Curitiba, a capital do Paraná. 

    E - Espero, que você se arrependa logo. ERRADO: A vírgula separa o verbo "esperar" de seu complemento "que você se arrependa logo". Correção: Espero que você se arrependa logo.

    Faça das dificuldades sua motivação!

  • A questão é de pontuação e quer que assinalemos a alternativa correta. Vejamos:

     .

    A) São Paulo, 29 de outubro, de 2015.

    Errado. Deve-se usar as vírgulas para separar, nas datas, o nome do lugar. O certo, portanto, é: "São Paulo, 29 de outubro de 2015."

     .

    B) Poucos alunos, realmente estudaram para a prova. 

    Errado. Não se separa por vírgula o sujeito ("poucos alunos") do predicado ("realmente estudaram"). O certo é: "Poucos alunos realmente estudaram para a prova".

     .

    C) A sentença, minha senhora, era previsível.

    Certo. As vírgulas foram usadas para isolar o vocativo "minha senhora".

    Vocativo é o termo (nome, título, apelido) usado para chamar ou interpelar a pessoa, o animal ou a coisa personificada a que nos dirigimos. Sempre vem isolado do resto da frase. É um “chamamento”, uma “invocação” com entoação exclamativa.

    Ex.: Professor, gostaria que o senhor repetisse a explicação!

     .

    D) Nas férias visitei, Curitiba a capital do Paraná.

    Errado. Não se separa por vírgula o verbo ("visitei") de seu complemento ("Curitiba"). Além disso, há a necessidade de uma vírgula após "Curitiba" para separar o aposto explicativo. O certo é: "Nas férias visitei Curitiba, a capital do Paraná".

     .

    E) Espero, que você se arrependa logo.

    Errado. Não se separa por vírgula o verbo ("espero") de seu complemento ("que você se arrependa logo"). O certo é: "Espero que você se arrependa logo.".

     .

    Gabarito: Letra C  


ID
5546230
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação à regência verbal, marcar C para as sentenças Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) Naquele momento, dependia de aprovação.
(_) Procederemos a um inquérito.
(_) Suas atitudes implicaram em problemas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E.

    (CNaquele momento, dependia de aprovação.

    Quem depende, depende de alguma coisa? "de aprovação" (Objeto Indireto)

    O verbo "depender" é transitivo indireto e rege preposição "de"

     (C) Procederemos a um inquérito.

    O verbo "proceder" no sentido de "dar início a alguma coisa; realizar; executar"; é transitivo indireto e rege preposição "a".

    "a um inquérito" (Objeto Indireto)

    (ESuas atitudes implicaram em problemas.

    o verbo "implicar" foi empregado com sentido de "trazer como consequência", dessa forma é transitivo direto.

    O certo seria: Suas atitudes implicaram problemas.

    Para revisão!

    Implicar

    • Com sentido de comprometer ou envolver: verbo transitivo direto e indireto — implicar alguém em algo. Ex: Maus comportamentos implicaram João em alguns problemas. (VTDI, OD = João, OI = em alguns problemas)

    • Com sentido de acarretar, ocasionar, trazer como consequência ou de exigir / requerer: verbo transitivo direto (implicar alguma coisa) ou verbo transitivo indireto (implicar em alguma coisa). Ex: Vitória implica (em) esforço. (VTD ou VTI)

    • Com sentido de zombar, provocar ou brigar: verbo transitivo indireto — implicar com alguém. Ex: Maria implicava com o irmão. (VTI, OI = com o irmão)

    Faça das dificuldades sua motivação!

  • GABARITO: E.

    (CNaquele momento, dependia de aprovação.

    Quem depende, depende de alguma coisa? "de aprovação" (Objeto Indireto)

    O verbo "depender" é transitivo indireto e rege preposição "de"

     (C) Procederemos a um inquérito.

    O verbo "proceder" no sentido de "dar início a alguma coisa; realizar; executar"; é transitivo indireto e rege preposição "a".

    "a um inquérito" (Objeto Indireto)

    (ESuas atitudes implicaram em problemas.

    o verbo "implicar" foi empregado com sentido de "trazer como consequência", dessa forma é transitivo direto.

    O certo seria: Suas atitudes implicaram problemas.

    Para revisão!

    Implicar

    • Com sentido de comprometer ou envolver: verbo transitivo direto e indireto — implicar alguém em algo. Ex: Maus comportamentos implicaram João em alguns problemas. (VTDI, OD = João, OI = em alguns problemas)
    • Com sentido de acarretar, ocasionar, trazer como consequência ou de exigir / requerer: verbo transitivo direto (implicar alguma coisa) ou verbo transitivo indireto (implicar em alguma coisa). Ex: Vitória implica (em) esforço. (VTD ou VTI)
    • Com sentido de zombar, provocar ou brigar: verbo transitivo indireto — implicar com alguém. Ex: Maria implicava com o irmão. (VTI, OI = com o irmão)

ID
5546233
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A tabela abaixo apresenta a idade de alguns funcionários de certa empresa. Sendo assim, assinalar a alternativa que apresenta o valor correspondente à média dessas idades:

Idade         Quantidade de funcionários
  20                                12
  25                                 8
  30                                14
  35                                 6

Alternativas
Comentários
  • Tabela horrível, não dá para identificar os correspondentes.

  • Vai no chute galera, pq a nota para tabela é 0

    Complicado...

  • "Tabela":

    IDADE                 QUANTIDADE DE FUNCIONÁRIOS

    20                                                  12

    25                                                   8

    30                                                  14

    35                                                   6

    Média:

    20x12 + 25x8 + 30x14 + 35x6 = 26.75

    12+8+14+6

    Alternativa B)

    Acho que dá pra entender...


ID
5546236
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sabendo-se que a razão entre a quantidade de homens e de mulheres em certo evento é igual a 5/7, que há mais mulheres do que homens nesse evento, e que há um total de 360 pessoas nesse evento, ao todo, quantas mulheres há nesse evento?

Alternativas
Comentários
  • H/M = 5/7 -----> H/5=M/7 = 360/12 = 30 ----> M = 7 × 30 = 210 mulheres
  • H:5P

    M:7P

    H+M= 12P

    12P=360

    P=30

    M= 7*30

    M=210

  • Estudar exatas depois de 7 anos. Lets go.

    5k + 7k = 12k.

    12k = 360

    k = 30.

    7 x 30 = 210;

  • Homem= 5

    Mulheres = 7

    Isso é a representação da fração.

    360/12= 30

    30*5 = 150 Homens

    30*7= 210 Mulheres.

    GAB: D

  • > a razão de H/M = 5/7. Isso é o mesmo que H = 5M/7. O total é 360, ou seja H+M=360

    > sabendo destes valores é só trabalhar com a substituição do H na segunda operação que encontrará o valor de M

    5M/7 + M = 360

    5M + 7M = 2520

    12M = 2520

    M = 210

    • obs: Eu sei que há maneiras mais fáceis de resolver razão e proporção, o problema é que em operações mais complexas esse método de substituição acaba se tornando mais fácil de trabalhar com o enunciado. O ideal é sempre exercitar pra pegar o feeling de cada questão, afinal quanto mais rápido chegar ao resultado, melhor.

  • regra do Kadin rapaizis

  • 5k + 7k = 360

    12k = 360

    k = 360 /12

    k = 30

    Mulheres 7k   -> 7 x 30 -> 210  


ID
5546239
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sabe-se que 3 funcionários de certa fábrica trabalham 5 horas e produzem um total de 150 unidades de certo produto. Sendo assim, mantendo-se o mesmo ritmo de trabalho, ao todo, quantas horas são necessárias para que 2 funcionários produzam 300 unidades desse mesmo produto?

Alternativas
Comentários
  • 3---5---150

    2---x---300

    300x=4500

    x=4500/300

    x=15

  • GAB-A

    15

    MULTIPLICA RETO E NA ÚLTIMA MULTIPLICA CRUZADO

    3 * 5------*300

    2 * X-----*150

    3*5*300= 4500

    2*X*150= 300

    4500=300X

    X=4500/300-----------------CORTA OS ZEROS

    X= 45/3

    X=15


ID
5546242
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Durante uma convenção, foram disponibilizados 5 estandes para a apresentação dos produtos de certas empresas. Sabendo-se que 8 empresas se inscreveram para fazer essa apresentação, mas que apenas 5 serão escolhidas, de quantos modos distintos pode ser feita a escolha das empresas que irão se apresentar?

Alternativas
Comentários
  • Combinatória

    C8,5 = 8! = 8.7.6.5! = 56

    5!(8-5)! 5!.3.2.1

    gab. C

    @matematico_plantao

  • Combinação de 8 em 5
  • C8,5 (8 abre 5)

    8*7*6*5*4/5*4*3*2*1 = 56

    • BIZU PRA SABER SE É ARRANJO OU COMBINAÇÃO:
    • A ordem importa? Aham, arranjo.
    • A ordem importa? Não, combinação.
    • Nesse caso, a ordem não importa!

    8 EMPRESAS, MAS APENAS 5 SERÃO ESCOLHIDAS.

    C8,5= 56


ID
5546245
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um grupo de 20 professores, há 12 homens e 8 mulheres. Sabe-se que, dentre os homens, 6 são professores de matemática, 4 de português e 2 de ciências, e dentre as mulheres, 5 são professoras de matemática, 2 de português e 1 de ciências. Escolhendo-se aleatoriamente uma pessoa desse grupo, qual a probabilidade de ele ser um homem ou uma professora de ciências?

Alternativas
Comentários
  • Vamos la

    ser Homem = 12

    ser mulher e de ciência = 1

    12+1 = 13

    agora corre para o abraço

    13/20 = 0,65 ou 65%

    gab. C

    @matematico_plantao


ID
5546248
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Atenção! Para responder à questão de Informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considerar que os programas mencionados encontram-se na versão Português-BR e em sua configuração padrão de instalação, possuem licença de uso, o mouse está configurado para destros, um clique ou duplo clique correspondem ao botão esquerdo do mouse, e teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Dessa forma, as teclas de atalho, os menus, os submenus, as barras, os ícones e os demais itens que compõem os programas abordados nesta prova encontram-se na configuração padrão.

Em relação às funcionalidades do Word 2010, sobre os atalhos de teclado e suas funções, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Ctrl + X.
(2) Ctrl + E.
(3) Ctrl + Z.
(_) Utilizado para desfazer a ação anterior.
(_) Utilizado para recortar o conteúdo selecionado para a área de transferência.
(_) Utilizado para centralizar o texto. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Alguns atalhos Importantes do MS WORD:

    CTRL + A Abrir um documento.

    CTRL + B Salvar um documento.

    CTRL + C Copiar o texto ou objeto selecionado.

    CTRL + D Abre a caixa de diálogo Fonte para alterar a formatação ou caracteres.

    CTRL + E Centralizar.

    CTRL + F Aumenta o espaçamento.

    CTRL + G Alinhar à direita.

    CTRL + I Itálico.

    CTRL + J Alinhar justificado.

    CTRL + K Inserir hiperlink.

    CTRL + L Localizar.

    CTRL + N Negrito.

    CTRL + O Novo.

    CTRL + P Imprimir.

    CTRL + Q Alinhar à esquerda.

    CTRL + R Refazer/Repetir.

    CTRL + S Sublinhar.

    CTRL + T Selecionar Tudo.

    CTRL + V Colar.

    CTRL + U Substituir.

    CTRL + W Fechar.

    CTRL + X Recortar

    CTRL + Z Desfazer. 

  • GAB-B

    3 - 1 - 2

    CTRL + X Recortar

    CTRL + Z Desfazer. 

    CTRL + E Centralizar.

    ESTUDE, E PROVE PARA TODOS QUE VOCÊ CONSEGUIU REALIZAR SEU SONHO!!!!

  • Acrescentando....

    Ctrl + Z - Desfazer

    Ctrl + Y - Refazer

  • A questão aborda conhecimentos acerca da função dos atalhos CTRL + X, CTRL + E e CTRL + Z.

     

    Item 1 – O atalho CTRL + X tem como função recortar o item selecionado para a área de transferência.

    Item 2 – O atalho CTRL + E é utilizado para aplicar o alinhamento centralizado no documento.

    Item 3 – O atalho CTRL + Z tem como função desfazer a última ação realizada pelo usuário.

     

    Agora basta aplicar os valores na próxima coluna, ficando a seguinte sequência: 3 – 1 – 2.

     

    Gabarito – Alternativa B.

  • GABARITO: B

    CTRL + Z: desfaz a última ação

    CTRL + E: centraliza o texto

    CTRL + Z: desfaz a última ação


ID
5546251
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Atenção! Para responder à questão de Informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considerar que os programas mencionados encontram-se na versão Português-BR e em sua configuração padrão de instalação, possuem licença de uso, o mouse está configurado para destros, um clique ou duplo clique correspondem ao botão esquerdo do mouse, e teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Dessa forma, as teclas de atalho, os menus, os submenus, as barras, os ícones e os demais itens que compõem os programas abordados nesta prova encontram-se na configuração padrão.

 Sobre as principais funções do Excel 2010, analisar os itens abaixo:
I. A função SE é utilizada para retornar um valor se uma condição for verdadeira e outro valor se for falsa.
II. A função SOMA é utilizada para somar os valores nas células.
III. A função ESCOLHER é utilizada para analisar uma única linha ou coluna e localizar um valor, na mesma posição, em uma segunda linha ou coluna.
Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Comentários
  • I - Verdadeiro

    II - Verdadeiro

    III - Falso --> essa é a descrição da função PROC. ESCOLHER seleciona um valor baseado num número de índice.

    Gabarito: A

    @revisa.arq

  • A função ESCOLHER é utilizada para analisar uma única linha ou coluna e localizar um valor, na mesma posição, em uma segunda linha ou coluna.

    O nome desta função é Procv ( Procura na coluna ) Proch (Procura na linha) .

    Gab. Letra A

    Estude enquanto os outros transam !

    PPMG fé em deus !

  • A função ESCOLHER do Excel retorna um valor de uma lista usando uma determinada posição ou índice. Por exemplo, = ESCOLHER(2, “vermelho”, “azul”, “verde”) retorna “azul”, pois o azul é o segundo valor listado após o número do índice.

  • GAB-A

    Somente os itens I e II. 

     I. A função SE é utilizada para retornar um valor se uma condição for verdadeira e outro valor se for falsa.

    II. A função SOMA é utilizada para somar os valores nas células. 

    NÃO DESISTA, ESTAMOS AQUI JUNTOS COM O MESMO OBJETIVO!!!

  • A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade das funções “SE”, “SOMA” e “ESCOLHER”.

     

    Item I – A função “SE” é utilizada para realizar testes lógicos entre dois valores, retornando um valor determinado pelo usuário, caso o teste seja positivo, ou outro valor caso o teste seja negativo. Essa função possui a seguinte estrutura: “=SE(teste lógico; valor se verdadeiro; valor se falso)”. 

    Item II – A função “SOMA” é utilizada para somar os valores de um intervalo. Essa função possui a seguinte estrutura “=SOMA(Intervalo)”.

    Item III – A função “Escolher” é usada para retornar um resultado de acordo com o número de índice. Essa função possui a seguinte estrutura “=ESCOLHER(Número de índice; Valor 1; Valor 2; Valor 3...). Dessa forma, ao atribuir o número 2, no número de índice, a função “Escolher” retornará o conteúdo presente no argumento “Valor 2”.

     

    Gabarito – Alternativa A.

  •  II. A função SOMA é utilizada para somar os valores nas células.

    Obs.: Se fosse uma banca mais exigente como o CESPE, com certeza estaria errada. Pelo simples fato de a função SOMA não somar os valores NAS células, mas ela soma extraindo os valores das células.

    EX:

    A1 = 2

    A2 = 3

    B5 = "=SOMA(A1:A2)"

    a função somaria A1+A2 e exibiria o resultado em B5 !

  • I e II.

    Estudem enquanto muitos gastam grana com cachaça.

  • Rumo à PPMG


ID
5546254
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Atenção! Para responder à questão de Informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considerar que os programas mencionados encontram-se na versão Português-BR e em sua configuração padrão de instalação, possuem licença de uso, o mouse está configurado para destros, um clique ou duplo clique correspondem ao botão esquerdo do mouse, e teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Dessa forma, as teclas de atalho, os menus, os submenus, as barras, os ícones e os demais itens que compõem os programas abordados nesta prova encontram-se na configuração padrão.

Sobre hardware e software, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Hardware.
(2) Software.

(_) Antivírus.
(_) Placa de vídeo.
(_) Monitor.
(_) Spyware.

Alternativas
Comentários
  • GAB-A

    2 - 1 - 1 - 2.

    Hardware. ---VOCÊ CHUTA, QUEBRA, JOGA NO CHÃO.

    Software.--- VOCÊ XINGA. F5. DESLIGA E LIGA .

    VENDA O CARRO QUE VOCÊ FINANCIOU E COMPRE PLATAFORMAS E SIMULADOS. VÁ ESTUDAR!!!

  • Drive: Hardware – unidade de armazenamento de dados. (parte física)→ é a parte física (material) do sistema de informática, de uma maneira bem simples, é tudo aquilo que pode ser tocado ou que ocupa um espaço físico. Resumindo, hardware é o conjunto de peças, partes, circuitos eletrônicos e circuitos integradas. Exemplos: teclado, monitor, mídias, processador etc.

    Driver: Software – para controlar um dispositivo de hardware. (parte lógica)→ é o programa de computador, desenvolvido pela inteligência humana, posto em um equipamento com tecnologia digital para fazer funcioná-lo adequadamente. Exemplos: sistema operacional, editor de texto, planilha de cálculo.

  • A questão aborda conhecimentos acerca da diferença e exemplos de hardwares e softwares.

     

    Antes de analisarmos os itens apresentados, vale destacar a diferença entre hardware e software:

    Hardware está relacionado à parte física do computador, ou seja, às peças em que podemos tocar, como, por exemplo, monitor, mouse, teclado, fone de ouvido etc.   

    Software está relacionado às partes intangíveis e lógicas do computador, como, por exemplo, programas e aplicativos.    

     

    Antivírus – Os antivírus são softwares que têm como função realizar a proteção do computador contra a entrada e ataque de malwares, bem como eliminar os códigos maliciosos presentes no computador.

    Placa de vídeo – Placa de vídeo (GPU) é o hardware que tem como função processar dados, transformá-los em imagem/vídeo e transmiti-los ao monitor.

    Monitor – O monitor é o hardware responsável por receber informações do computador e transmitir em formas de imagem ao usuário.

    Spyware – O “Spyware” é um malware (software) utilizado para espionar a atividade do usuário, através, por exemplo, das teclas pressionadas e pela visualização da tela do usuário, para conseguir acesso a senhas do usuário, aos hábitos de navegação, a informações confidenciais etc.

     

    Agora basta aplicar os valores apresentados na primeira coluna, ficando a seguinte sequência: 2 – 1 – 1 – 2.

     

    Gabarito – Alternativa A.

  • GABARITO - A

    Regrinha que ajuda :

    Hardware- vc chuta

    Software - vc xinga

  • hardware (física) Software (lógica)

    Estudem enquanto sua ex amiga pega seu ex.

  • Gabarito''A''.

    (1) Hardware.

    (2) Software.

    ( ) Antivírus.

    2 - O Antivírus é um software que detecta, impede e atua na remoção de programas de software maliciosos, como vírus e worms.

    ( ) Placa de vídeo.

    1 - A Placa de vídeo é o componente do hardware do computador responsável por administrar e controlar as funções de exibição de vídeo na tela.

    ( ) Monitor.

    1 - O Monitor é o componente do hardware do computador responsável por transmitir informação ao utilizador através da imagem.

    ( ) Spyware.

    2 - O Spyware é um software projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.

    A sequência certa é: ( 2 ) ( 1 ) ( ) ( 2 ).

    Fontes: Canaltech | Techtudo | Wikipedia.Expedito Alves De Lima 

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

  • GABARITO: A

    Hardware é a parte física do computador, ou seja, o conjunto de aparatos eletrônicos, peças e equipamentos que fazem o computador funcionar. A palavra hardware pode se referir também como o conjunto de equipamentos acoplados em produtos que precisam de algum tipo de processamento computacional. A ciência que estuda o hardware é conhecida como arquitetura de computadores.

    Diferentemente do hardware, o software é a parte lógica do computador. Software é a manipulação, instrução de execução, redirecionamento e execução das atividades lógicas das máquinas.

    Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/informatica/hardware-software.htm

  • GAB-A

    2 - 1 - 1 - 2.

  • GABARITO: LETRA A

    COMENTÁRIO DO MONITOR PARA QUEM NÃO TEM ACESSO

    A questão aborda conhecimentos acerca da diferença e exemplos de hardwares e softwares.

    Antes de analisarmos os itens apresentados, vale destacar a diferença entre hardware e software:

    Hardware está relacionado à parte física do computador, ou seja, às peças em que podemos tocar, como, por exemplo, monitor, mouse, teclado, fone de ouvido etc.   

    Software está relacionado às partes intangíveis e lógicas do computador, como, por exemplo, programas e aplicativos.    

    Antivírus – Os antivírus são softwares que têm como função realizar a proteção do computador contra a entrada e ataque de malwares, bem como eliminar os códigos maliciosos presentes no computador.

    Placa de vídeo – Placa de vídeo (GPU) é o hardware que tem como função processar dados, transformá-los em imagem/vídeo e transmiti-los ao monitor.

    Monitor – O monitor é o hardware responsável por receber informações do computador e transmitir em formas de imagem ao usuário.

    Spyware – O “Spyware” é um malware (software) utilizado para espionar a atividade do usuário, através, por exemplo, das teclas pressionadas e pela visualização da tela do usuário, para conseguir acesso a senhas do usuário, aos hábitos de navegação, a informações confidenciais etc.

     Agora basta aplicar os valores apresentados na primeira coluna, ficando a seguinte sequência: 2 – 1 – 1 – 2.


ID
5546257
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Atenção! Para responder à questão de Informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considerar que os programas mencionados encontram-se na versão Português-BR e em sua configuração padrão de instalação, possuem licença de uso, o mouse está configurado para destros, um clique ou duplo clique correspondem ao botão esquerdo do mouse, e teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Dessa forma, as teclas de atalho, os menus, os submenus, as barras, os ícones e os demais itens que compõem os programas abordados nesta prova encontram-se na configuração padrão.

Há uma proteção antivírus integrada ao Windows 10, a qual oferece proteção em tempo real contra ameaças de software, como vírus e malware em e-mails, nos aplicativos e na Web. Assinalar a alternativa que apresenta o nome dessa proteção:

Alternativas
Comentários
  • Windows Explorer é um gerenciador de arquivos e pastas do sistema Windows. Ou seja, é utilizado para a cópia, exclusão, organização, movimentação e todas as atividades de gerenciamento de arquivos.

    O Microsoft Office, ou simplesmente Office, é um pacote de aplicativos para escritório e serviços, desenvolvido pela Microsoft. Contém programas como processador de texto, planilha de cálculo, banco de dados, apresentação gráfica, cliente de e-mails, entre outros.

    Internet Explorer é uma série de navegadores web gráficos desenvolvidos pela Microsoft e inclusos como parte da linha de sistemas operacionais Microsoft Windows, iniciado em 1995.

    O Microsoft Edge é um navegador da internet desenvolvido pela Microsoft.

    Microsoft Defender é um software que remove malware, trojan, spyware e adware instalados no computador. Também monitoriza o computador para evitar que estes softwares perigosos modifiquem configurações tanto do navegador, como do sistema operacional. 

  • GAB> E

    Windows Defender é um antivírus básico e que oferece recursos como verificação de disco rígido atrás de infecções, além de detecção em tempo real e remoção de malwares.

    O ícone dele é um escudo azul.

    Para ativar ou desativar o Microsoft Defender Firewall:

    1. Selecione o botão Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Segurança do Windows e depois Firewall e proteção de rede. ...
    2. Selecione um perfil de rede.
    3. Em Microsoft Defender Firewall, mude a configuração para Ativado.

  • DIRETO AO PONTO

    O Windows Defender é o antivírus nativo do sistema da Microsoft e vem ativado por padrão no PC Windows 10. Entretanto, por algum motivo, a proteção em tempo real pode ser desativada. Dessa forma, o software não será capaz de identificar as ameaças em arquivos baixados da Internet ou pen drives conectados ao computador, por exemplo.

  • GAB-E

    Windows Defender.

    SE BEBER USE CAMISINHA.!!!

  • A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade dos recursos presentes no Windows 10, mais especificamente quanto ao recurso que funciona como um antivírus no computador.

     

    A)  Incorreta - O Windows Explorer é um recurso do sistema operacional Windows que tem como função realizar o gerenciamento de pastas e arquivos no computador. Através desse recurso o usuário poderá criar, acessar ou pesquisar pastas e subpastas presentes no computador.

    B)  Incorreta - O Office é uma suíte de aplicativos voltados à produtividade, como, por exemplo, editores de textos, editores de planilhas, softwares de apresentação e gerenciamento de banco de dados etc.

    C)  Incorreta – Internet Explorer é um navegador web, desenvolvido pela Microsoft, utilizado para acessar aos sites da internet, através do processamento de linguagens, como, por exemplo, a HTML. Vale destacar que esse software foi o navegador web padrão do sistema operacional Windows até a versão Windows 8.

    D)  Incorreta – O Edge é um navegador web, assim como o Internet Explorer, desenvolvido pela empresa Microsoft, sendo o navegador web padrão do sistema operacional Windows 10.

    E)  Correta - O sistema operacional Windows possui um antivírus básico chamado “Windows Defender”, que realiza a remoção de malwares, bem como o monitoramento para detectar ações de códigos maliciosos.

     

    Gabarito – Alternativa E.

  • GABARITO - E

    A Segurança do Windows está embutida no Windows e inclui um programa antivírus chamado Microsoft Defender Antivírus. (Nas primeiras versões do Windows 10, a Segurança do Windows é chamada de Central de Segurança do Windows Defender).

    Microsoft Defender é um software que remove malware, trojan, spyware e adware instalados no computador. Também monitoriza o computador para evitar que estes softwares perigosos modifiquem configurações tanto do navegador, como do sistema operacional.

    Bons Estudos!!!

  • Gabarito''E''.

    A) INCORRETO. O Windows Explorer é o gerenciador de arquivos e pastas do Windows.

    B) INCORRETO. O Microsoft Office é uma suíte de aplicativos para escritório e serviços da Microsoft.

    C) INCORRETO. O Internet Explorer era o antigo navegador padrão utilizado em sistemas anteriores a versão 10 do Windows.

    D) INCORRETO. O Microsoft Edge é o atual navegador padrão do sistema Windows, sucessor do Internet Explorer.

    E) CORRETO. O Windows Defender é o antivírus que vem instalado no Windows 10, oferecendo bom nível de proteção contra malwares.

    Fontes: Suporte da Microsoft | Techtudo | Wikipedia. Expedito Alves De Lima 

  • A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade dos recursos presentes no Windows 10, mais especificamente quanto ao recurso que funciona como um antivírus no computador.

     

    A)  Incorreta - O Windows Explorer é um recurso do sistema operacional Windows que tem como função realizar o gerenciamento de pastas e arquivos no computador. Através desse recurso o usuário poderá criar, acessar ou pesquisar pastas e subpastas presentes no computador.

    B)  Incorreta - O Office é uma suíte de aplicativos voltados à produtividade, como, por exemplo, editores de textos, editores de planilhas, softwares de apresentação e gerenciamento de banco de dados etc.

    C)  Incorreta – Internet Explorer é um navegador web, desenvolvido pela Microsoft, utilizado para acessar aos sites da internet, através do processamento de linguagens, como, por exemplo, a HTML. Vale destacar que esse software foi o navegador web padrão do sistema operacional Windows até a versão Windows 8.

    D)  Incorreta – O Edge é um navegador web, assim como o Internet Explorer, desenvolvido pela empresa Microsoft, sendo o navegador web padrão do sistema operacional Windows 10.

    E)  Correta - O sistema operacional Windows possui um antivírus básico chamado “Windows Defender”, que realiza a remoção de malwares, bem como o monitoramento para detectar ações de códigos maliciosos.

  • GABARITO: E

    O Windows 10 e 11 incluem a Segurança do Windows, que fornece a proteção antivírus mais recente. Seu dispositivo estará ativamente protegido a partir do momento em que você iniciar o Windows. A Segurança do Windows verifica continuamente a existência de malware (software malicioso), vírus e ameaças à segurança. Além dessa proteção em tempo real, as atualizações são baixadas automaticamente para ajudar a manter seu dispositivo seguro e a protegê-lo contra ameaças.

    Fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/windows/ficar-protegido-com-a-seguran%C3%A7a-do-windows-2ae0363d-0ada-c064-8b56-6a39afb6a963

  • A importância de fazer logo a leitura do que a banca que pede evita essa enrolação com mouse destro, dois cliques, um clique...

  • GABARITO: LETRA E

    COMENTÁRIO DO MONITOR PARA QUEM NÃO TEM ACESSO

    A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade dos recursos presentes no Windows 10, mais especificamente quanto ao recurso que funciona como um antivírus no computador.

    A)  Incorreta - O Windows Explorer é um recurso do sistema operacional Windows que tem como função realizar o gerenciamento de pastas e arquivos no computador. Através desse recurso o usuário poderá criar, acessar ou pesquisar pastas e subpastas presentes no computador.

    B)  Incorreta - O Office é uma suíte de aplicativos voltados à produtividade, como, por exemplo, editores de textos, editores de planilhas, softwares de apresentação e gerenciamento de banco de dados etc.

    C)  Incorreta – Internet Explorer é um navegador web, desenvolvido pela Microsoft, utilizado para acessar aos sites da internet, através do processamento de linguagens, como, por exemplo, a HTML. Vale destacar que esse software foi o navegador web padrão do sistema operacional Windows até a versão Windows 8.

    D)  Incorreta – O Edge é um navegador web, assim como o Internet Explorer, desenvolvido pela empresa Microsoft, sendo o navegador web padrão do sistema operacional Windows 10.

    E)  Correta - O sistema operacional Windows possui um antivírus básico chamado “Windows Defender”, que realiza a remoção de malwares, bem como o monitoramento para detectar ações de códigos maliciosos.


ID
5546260
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Atenção! Para responder à questão de Informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considerar que os programas mencionados encontram-se na versão Português-BR e em sua configuração padrão de instalação, possuem licença de uso, o mouse está configurado para destros, um clique ou duplo clique correspondem ao botão esquerdo do mouse, e teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Dessa forma, as teclas de atalho, os menus, os submenus, as barras, os ícones e os demais itens que compõem os programas abordados nesta prova encontram-se na configuração padrão.

Em conformidade com a Cartilha de Segurança para Internet, sobre golpes na internet, o phishing ocorre por meio do envio de mensagens eletrônicas que, entre outros:
I. Tentam se passar pela comunicação oficial de uma instituição conhecida, como um banco, uma empresa ou um site popular.
II. Informam que a não execução dos procedimentos descritos pode acarretar sérias consequências, como a inscrição em serviços de proteção de crédito e o cancelamento de um cadastro, de uma conta bancária ou de um cartão de crédito.
III. Auxiliam o usuário a proteger seu computador.
Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Comentários
  • gab. A

    I e II

    III ❌

    Phishing é o crime de enganar as pessoas para que compartilhem informações confidenciais como senhas e número de cartões de crédito. Como em uma verdadeira pescaria, há mais de uma maneira fisgar uma vítima, mas uma tática de phishing é a mais comum.

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB ®

    CONSTÂNCIA!!

  • Gab.:A

  • Gabarito: A

    Phishing , phishing-scam ou phishing/scam, é o tipo de fraude por meio da qual um golpista tenta obter dados pessoais e financeiros de um usuário, pela utilização combinada de meios técnicos e engenharia social.

    O phishing ocorre por meio do envio de mensagens eletrônicas que:

    Tentam se passar pela comunicação oficial de uma instituição conhecida, como um banco, uma empresa ou um site popular;

    Informam que a não execução dos procedimentos descritos pode acarretar sérias consequências, como a inscrição em serviços de proteção de crédito e o cancelamento de um cadastro, de uma conta bancária ou de um cartão de crédito;

    Procuram atrair a atenção do usuário, seja por curiosidade, por caridade ou pela possibilidade de obter alguma vantagem financeira;

    Tentam induzir o usuário a fornecer dados pessoais e financeiros, por meio do acesso a páginas falsas, que tentam se passar pela pagina oficial da instituição; da instalação de códigos maliciosos, projetados para coletar informações sensíveis; e do preenchimento de formulários contidos na mensagem ou em paginas Web.

  • GAB-A

    Somente os itens I e II.

    SE VOCÊ É LEÃO ANDA COMIGO!!

  • essa alternativa III para mim se enquadra no phishing

ID
5546263
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

De acordo com a Lei Orgânica do Município, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5546266
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

De acordo com a Lei Municipal nº 1.008/1990 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município, sobre a posse e o exercício, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5546284
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei nº 8.429/1992 - Improbidade Administrativa, sobre os atos de improbidade administrativa, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Ato de improbidade administrativa que causa prejuízo ao erário.
(2) Ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilícito. 

(_) Permitir ou facilitar aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado.
(_) Permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se enriqueça ilicitamente.
(_) Adquirir, para si ou para outrem, no exercício de mandato, cargo, emprego ou função pública, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional à evolução do patrimônio ou à renda do agente público.
(_) Utilizar, em obra ou serviço particular, veículos, máquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, bem como o trabalho de servidores públicos, empregados ou terceiros contratados por essas entidades.

Alternativas
Comentários
  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 8.429/92. Vejamos:

    Macete:

    Uma forma de resolver estas questões é tentar lembrar que:

    O agente público obteve alguma vantagem patrimonial com seu ato? Provavelmente se trata de enriquecimento ilícito.

    O agente público não obteve alguma vantagem patrimonial, porém alguém sim? Provavelmente se trata de prejuízo ao erário.

    Não houve ganhos patrimoniais? Provavelmente se trata de ato administrativo que atenta contra os princípios da administração pública.

    Desta forma:

    (1)- “Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão dolosa, que enseje, efetiva e comprovadamente, perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta Lei, e notadamente:

    V - permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado.”

    (1)- “Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão dolosa, que enseje, efetiva e comprovadamente, perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta Lei, e notadamente:

    XII - permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se enriqueça ilicitamente.”

    (2)- “Art. 9º Constitui ato de improbidade administrativa importando em enriquecimento ilícito auferir, mediante a prática de ato doloso, qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, de mandato, de função, de emprego ou de atividade nas entidades referidas no art. 1º desta Lei, e notadamente:

    VII - adquirir, para si ou para outrem, no exercício de mandato, de cargo, de emprego ou de função pública, e em razão deles, bens de qualquer natureza, decorrentes dos atos descritos no caput deste artigo, cujo valor seja desproporcional à evolução do patrimônio ou à renda do agente público, assegurada a demonstração pelo agente da licitude da origem dessa evolução.”

    (2)- “Art. 9º Constitui ato de improbidade administrativa importando em enriquecimento ilícito auferir, mediante a prática de ato doloso, qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, de mandato, de função, de emprego ou de atividade nas entidades referidas no art. 1º desta Lei, e notadamente:

    IV - utilizar, em obra ou serviço particular, qualquer bem móvel, de propriedade ou à disposição de qualquer das entidades referidas no art. 1º desta Lei, bem como o trabalho de servidores, de empregados ou de terceiros contratados por essas entidades.”

    Assim:

    A. CERTO. 1-1-2-2.

    GABARITO: ALTERNATIVA A.

  • Alterações promovidas pela lei 14.230/2021 nas penalidades da Lei de Improbidade Administrativa:

    Atos que importem enriquecimento ilícito: (Art. 9°)

    • Perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente;
    • Perda da função pública;
    • Suspensão dos direitos políticos: até 14 anos (antes era de 8 a 10 anos);
    • Pagamento de multa civil equivalente ao valor do acréscimo patrimonial; (antes era até três vezes o valor do acréscimo patrimonial)
    • Proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário: por prazo não superior a 14 anos (antes era 10 anos).

     

    Atos que causam prejuízo ao erário: (Art. 10)

    • Perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente;
    • Perda da função pública;
    • Suspensão dos direitos políticos: até 12 anos (antes era de 5 a 8 anos);
    • Pagamento de multa civil equivalente ao valor do acréscimo patrimonial; (antes era até duas vezes o valor do dano)
    • Proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário: por prazo não superior a 12 anos (antes era 5 anos).

     

    Atos que atentam contra os princípios da administração pública:

    • Pagamento de multa civil de até 24 (vinte e quatro) vezes o valor da remuneração percebida pelo agente; (antes era até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente)
    • Proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário: por prazo não superior a 4 anos (antes era 3 anos).

  • Dos Atos de Improbidade Administrativa que Causam Prejuízo ao Erário

    Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão dolosa, que enseje, efetiva e comprovadamente, perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta Lei, e notadamente: 

    V - permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado;

    XII - permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se enriqueça ilicitamente;

    Dos Atos de Improbidade Administrativa que Importam Enriquecimento Ilícito

    Art. 9º Constitui ato de improbidade administrativa importando em enriquecimento ilícito auferir, mediante a prática de ato doloso, qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, de mandato, de função, de emprego ou de atividade nas entidades referidas no art. 1º desta Lei, e notadamente:   

    IV - utilizar, em obra ou serviço particular, qualquer bem móvel, de propriedade ou à disposição de qualquer das entidades referidas no art. 1º desta Lei, bem como o trabalho de servidores, de empregados ou de terceiros contratados por essas entidades; 

    VII - adquirir, para si ou para outrem, no exercício de mandato, de cargo, de emprego ou de função pública, e em razão deles, bens de qualquer natureza, decorrentes dos atos descritos no  caput   deste artigo, cujo valor seja desproporcional à evolução do patrimônio ou à renda do agente público, assegurada a demonstração pelo agente da licitude da origem dessa evolução;

    Alternativa A - correta

  • Gab.: A

    • Beneficia a terceiros - Prejuízo ao Erário
    • Beneficia a si próprio - Enriquecimento ilícito
  • GAB: A

    ( 1 ) Permitir ou facilitar aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado.( causa prejuízo ao erário)

    ( 1_) Permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se enriqueça ilicitamente.(causa prejuízo ao erário)

    ( 2 ) Adquirir, para si ou para outrem, no exercício de mandato, cargo, emprego ou função pública, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional à evolução do patrimônio ou à renda do agente público.(Enriquecimento ilícito)

    ( 2 ) Utilizar, em obra ou serviço particular, veículos, máquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, bem como o trabalho de servidores públicos, empregados ou terceiros contratados por essas entidades.(Enriquecimento ilícito)

  • ( 1 ) Permitir ou facilitar aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado.

    Art. 10, V, da LIA.

     ________________________________________________________________

     

    ( 1 ) Permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se enriqueça ilicitamente.

    Art. 10, XII, Da lia.

    ____________________________________________________

    ( 2 ) Adquirir, para si ou para outrem, no exercício de mandato, cargo, emprego ou função pública, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional à evolução do patrimônio ou à renda do agente público.

    Art. 9, VII, Da LIA. Nova redação.

     

    _________________________________________________________

    ( 2 ) Utilizar, em obra ou serviço particular, veículos, máquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, bem como o trabalho de servidores públicos, empregados ou terceiros contratados por essas entidades.

    Art. 9, IV, DA LIA. Nova redação. 

  • Nessas questões é mais fácil entender o raciocínio utilizado pelo legislador do que tentar decorar os incisos. Assim:

    1) Enriquecimento ilícito (art. 9): Agente foi beneficiado de alguma maneira.

    2) Prejuízo ao erário (art. 10): Agente não foi beneficiado, mas concorreu para que terceiro obtivesse vantagem, causando prejuízo a Administração Pública.

    3) Atenta contra princípios (art. 11): Ninguém foi beneficiado, contudo, houve violação de algum dos princípios estipulados no art. 11.

  • aquela questão fácil que você fica meia hora procurando a pegadinha

ID
5658328
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Segundo a Lei Municipal nº 1.010/1990, merecimento é a demonstração positiva do servidor no exercício do seu cargo e se evidencia pelo desempenho de forma eficiente, dedicada e leal das atribuições cometidas, bem como pela sua assiduidade, pontualidade e disciplina. Fica prejudicado o merecimento, acarretando a interrupção da contagem do tempo de exercício para fins de promoção, sempre que o servidor:


I. Sofrer alguma penalidade de advertência.

II. Sofrer pena de suspensão disciplinar, mesmo que convertida em multa.

III. Cometer alguma falta injustificada ao serviço.

IV. Somar 10 atrasos de comparecimento ao serviço e/ou saídas antes do horário marcado para término da jornada.


Estão CORRETOS:

Alternativas

ID
5658331
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

De acordo com a Lei Municipal nº 1.292/1997 - Código Tributário Municipal, sobre o fato gerador e os sujeitos da obrigação tributária, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:


Fato Gerador da obrigação ___________ é a situação definida como necessária e suficiente para justificar o lançamento e a cobrança de cada um dos tributos de competência do Município. Salvo disposição de lei em contrário, considera-se ocorrido o fato gerador e existente os seus efeitos, entre outros, tratando-se de situação ___________, desde o momento em que se verifiquem as circunstâncias materiais necessárias para que se produzam os efeitos que normalmente lhe são próprios. O sujeito passivo da obrigação principal será considerado ___________, quando tenha relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador.

Alternativas

ID
5658334
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Segundo a Constituição Federal, compete aos Municípios instituir impostos, entre outros, sobre:


I. Propriedade predial e territorial urbana.

II. Transmissão inter vivos, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição.

III. Vendas a varejo de combustíveis líquidos e gasosos, exceto óleo diesel.


Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas

ID
5658337
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a Lei Orçamentária Anual, analisar os itens abaixo:


I. O projeto de Lei Orçamentária Anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a Lei de Diretrizes Orçamentárias e com as normas da Lei Complementar, conterá reserva de contingência, cuja forma de utilização e montante, definido com base na receita corrente líquida, serão estabelecidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias, destinada ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos.

II. Todas as despesas relativas à dívida pública, mobiliária ou contratual, e as receitas que as atenderão, constarão da Lei Orçamentária Anual.

III. O refinanciamento da dívida pública constará separadamente na Lei Orçamentária e nas de crédito adicional.


Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas

ID
5658340
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

De acordo com a Lei Complementar nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal, entende-se como:


I. Ente da Federação: a União, cada Estado, o Distrito Federal e cada Município.

II. Empresa controlada: empresa controlada que receba do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária.

III. Empresa estatal dependente: sociedade cuja maioria do capital social com direito a voto pertença, direta ou indiretamente, a ente da Federação.


Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas

ID
5658343
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a Lei nº 4.320/1964 - Normas Gerais de Direito Financeiro, os créditos adicionais classificam-se em:


I. Suplementares, destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica.

II. Especiais, destinados a reforço de dotação orçamentária.

III. Extraordinários, destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.


Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Comentários
    • Suplementares: destinados a reforço de dotação orçamentária.
    • Especiais: destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica;
    • Extraordinários: destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.

ID
5658346
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em conformidade com a Lei nº 6.404/1976 - Sociedades por Ações, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Lei 6.404/1976

    Art. 1º A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.

    Art. 2º Pode ser objeto da companhia qualquer empresa de fim lucrativo, não contrário à lei, à ordem pública e aos bons costumes.

    GAB.: B


ID
5658352
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Segundo a Lei nº 8.666/1993 - Lei de Licitações e Contratos da Administração Pública, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:


A ______________ destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da _________, a seleção da proposta _____________ para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável.

Alternativas

ID
5658355
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional, são deveres do Contabilista, entre outros:


I. Manifestar, a qualquer tempo, a existência de impedimento para o exercício da profissão.

II. Inteirar-se de todas as circunstâncias antes de emitir opinião sobre qualquer caso.

III. Auferir qualquer provento em função do exercício profissional que não decorra exclusivamente de sua prática lícita.


Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Comentários
  • VEJA BEM: O ITEM I, encontra-se errado. pois no código, diz: Manifestar, IMEDIATAMENTE, a existência de impedimento para o exercício da (...). Caberia Recurso.

ID
5658358
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com MARION, as principais premissas adotadas em relação a eventos futuros e outras informações que envolvam incertezas, e, por consequência, riscos de ajustes materiais nos saldos de ativos e passivos no período seguinte, devem ser divulgadas através de:

Alternativas

ID
5658361
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com MARION, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:


Ao contrário da __________________________, que fornece a movimentação, basicamente, de uma única conta do Patrimônio Líquido (Lucros Acumulados), a ___________________________ evidencia a movimentação de diversas (todas) contas do Patrimônio Líquido ocorrida durante o exercício. Assim, todo acréscimo e diminuição do Patrimônio Líquido são evidenciados por meio dessa demonstração, bem como a formação e utilização das reservas (inclusive aquelas não originadas por lucro).

Alternativas
Comentários
  • Gb B


ID
5658364
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando-se as etapas da receita pública, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(1) Lançamento.
(2) Arrecadação.
(3) Recolhimento.


( ) É o ato que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora, inscrevendo o débito desta.

( ) É a fase em que os devedores quitam seus débitos junto ao Tesouro, pagando aos agentes estatais, que transferem para a conta única.

( ) Consiste no depósito do recurso em conta do Tesouro, seja ele Nacional, Estadual, Distrital ou Municipal. É a entrega do numerário, propriamente dito.

Alternativas
Comentários
  • MCASP 9ª Edição - Gabarito letra E

    Lançamento: O art. 53 da Lei nº 4.320/1964, define o lançamento como ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

    Arrecadação: Corresponde à entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente.

    Recolhimento: É a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa, conforme determina o art. 56 da Lei nº 4.320, de 1964, a seguir transcrito:

    Art. 56. O recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais.

    Q1878711. Na etapa do recolhimento da receita pública, deve ser observado o princípio de unidade de tesouraria. Gab. Certo.

    Q1878710. Na etapa da previsão da receita pública, são verificadas a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora. Gab. Errado.

    Na etapa de lançamento que são verificadas a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora.

    Q1137068. Em alguns casos, a cronologia das etapas da receita orçamentária — previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento — não precisa necessariamente ser observada, uma vez que nem todas as etapas ocorrem para todos os tipos de receitas orçamentárias. Gab. Certo

    Nem todas receitas passam pela fase de lançamento, como doações recebidas em dinheiro, que vão direto para fase de arrecadação.


ID
5658367
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com ALMEIDA, sobre controle interno e planejamento da auditoria, analisar a sentença abaixo:


Entre os principais objetivos do planejamento de auditoria, destaca-se a necessidade de identificação prévia dos problemas relacionados com contabilidade, auditoria e impostos (1ª parte). O auditor externo ou independente tem a função de acompanhar os aspectos inerentes ao controle interno da empresa a ser auditada, tendo em vista a necessidade de avaliar os controles contábeis e, sobretudo, os controles administrativos, independentemente da influência destes nos relatórios de contabilidade (2ª parte). São ações a serem executadas, por parte do auditor independente, quando da avaliação do controle interno: levantamento do sistema de controle interno; verificação se o sistema levantado está sendo executado na prática pela empresa auditada; avaliação da possibilidade de o sistema de controle interno revelar, de imediato, irregularidades (3ª parte).


A sentença está:

Alternativas
Comentários
  • 1ª Parte: Entre os principais objetivos do planejamento de auditoria, destaca-se a necessidade de identificação prévia dos problemas relacionados com contabilidade, auditoria e impostos.

     

    CORRETO. De fato, um dos principais objetivos do planejamento de auditoria é a necessidade de identificação prévia dos problemas. Vejamos o que Almeida, na sua obra "Auditoria - Abordagem moderna e completa", nos ensina sobre esse tema:

     

    • adquirir conhecimento sobre a natureza das operações, dos negócios e forma de organização da empresa;
    • planejar maior volume de horas nas auditorias preliminares;
    • obter maior cooperação do pessoal da empresa;
    • determinar a natureza, amplitude e datas dos testes de auditoria;
    • identificar previamente problemas relacionados com contabilidade, auditoria e impostos.

     

    Diante disso, observamos que a 1ª parte da sentença está correta. Vamos analisar a segunda parte.

     

    2ª Parte: O auditor externo ou independente tem a função de acompanhar os aspectos inerentes ao controle interno da empresa a ser auditada, tendo em vista a necessidade de avaliar os controles contábeis e, sobretudo, os controles administrativos, independentemente da influência destes nos relatórios de contabilidade.

     

    INCORRETO. O erro da segunda parte consiste em afirmar que o auditor externo deve avaliar os controles independentemente da influência destes nos relatórios de contabilidade. Na verdade, como o objetivo do auditor independente é expressar uma opinião acerca da adequação das demonstrações contábeis, ele deve avaliar apenas os controles internos que influenciem os relatórios contábeis. Vejamos o que Almeida, na sua obra "Auditoria - Abordagem moderna e completa", nos ensina sobre esse tema:

    Diante disso, observamos que a 2ª parte da sentença está incorreta. Vamos analisar a terceira parte.

     

    3ª Parte: São ações a serem executadas, por parte do auditor independente, quando da avaliação do controle interno: levantamento do sistema de controle interno; verificação se o sistema levantado está sendo executado na prática pela empresa auditada; avaliação da possibilidade de o sistema de controle interno revelar, de imediato, irregularidades 

     

    CORRETO. A terceira parte da sentença apresenta corretamente ações que devem ser executadas pelo auditor independente quando da avaliação do controle interno. Vejamos o que Almeida, na sua obra "Auditoria - Abordagem moderna e completa", nos ensina sobre esse tema:

     

    Diante disso, observamos que a 3ª parte da sentença está correta.

     

    Sendo assim, concluímos que apenas a 1ª e 3ª partes da sentença estão corretas. Portanto, o gabarito da questão é a letra C.

     

     

    GABARITO: LETRA C.

    FONTE: ANDRÉ SANTOS, professor do TECCONCURSO.


ID
5658370
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As características qualitativas da informação incluída nos Relatórios Contábeis de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPGs), de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, são:

Alternativas
Comentários
  • MCASP 9ª Edição - Gabarito letra A

    As características qualitativas são atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil. São elas: a relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade.

    Outras questões que ajudam:

    Q1702492. São características qualitativas incluídas nos relatórios contábeis que tornam a informação útil para os usuários da informação contábil no setor público:

    c) a relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade.

    Q1120045. Assinale a opção que apresenta as características qualitativas da informação incluída nos Relatórios Contábeis de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPG), em conformidade com o disposto na NBC TSP – Estrutura Conceitual.

    b) relevância, representação fidedigna, compreensibilidade,tempestividade, comparabilidade e verificabilidade


ID
5658373
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Para responder à questão, considerar as transações abaixo, extraídas do sistema de contabilidade do Executivo de Coronalândia, referentes ao exercício de 2019:


• Doação de um terreno ao Lar dos Velhinhos R$ 16.000,00

• Receita com obtenção de empréstimo de longo prazo R$ 12.000,00

• Despesa com aquisição de um veículo a prazo R$ 6.000,00

• Despesa com serviços de manutenção predial R$ 2.000,00

• Receitas de taxas pela prestação de serviços R$ 4.000,00

• Despesa com amortização da dívida de longo prazo R$ 2.000,00

• Receita com alienação de terrenos R$ 10.000,00

• Despesa com aluguel de imóveis R$ 3.000,00

• Receita de impostos recebida no ato do fato gerador R$ 5.000,00

As variações patrimoniais quantitativas aumentativas totalizaram, no exercício de 2019:

Alternativas
Comentários
  • Receitas de taxas pela prestação de serviços R$ 4.000,00

    Receita de impostos recebida no ato do fato gerador R$ 5.000,00

    Acho que deveria ser considerado os 10.000, pq foi "receita", logo eu consideraria ganho

  • A venda (alienação) de um bem imovel configura fato permutativo, portanto, não é uma VPA,pois, ao entrar recurso no caixa : Receita com alienação de terrenos R$ 10.000,00, concomitantemente , ocorreu uma saída de bem público (ativo imobilizado).


ID
5658376
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Para responder à questão, considerar as transações abaixo, extraídas do sistema de contabilidade do Executivo de Coronalândia, referentes ao exercício de 2019:


• Doação de um terreno ao Lar dos Velhinhos R$ 16.000,00

• Receita com obtenção de empréstimo de longo prazo R$ 12.000,00

• Despesa com aquisição de um veículo a prazo R$ 6.000,00

• Despesa com serviços de manutenção predial R$ 2.000,00

• Receitas de taxas pela prestação de serviços R$ 4.000,00

• Despesa com amortização da dívida de longo prazo R$ 2.000,00

• Receita com alienação de terrenos R$ 10.000,00

• Despesa com aluguel de imóveis R$ 3.000,00

• Receita de impostos recebida no ato do fato gerador R$ 5.000,00

As variações patrimoniais quantitativas diminutivas somam:

Alternativas
Comentários
  • Doação de um terreno ao Lar dos Velhinhos R$ 16.000,00

    Despesa com serviços de manutenção predial R$ 2.000,00

    Despesa com aluguel de imóveis R$ 3.000,00

    VPD - 21.000,00