SóProvas



Prova Quadrix - 2018 - SESC-DF - Professor - Português


ID
3879286
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação brasileira é direito público subjetivo do cidadão, dever do Estado, de oferta obrigatória e gratuita, e apresenta  etapa  compulsória  de  matrícula  de  crianças  em  unidade escolar. Em 2006, a etapa compulsória foi ampliada pela Lei  n.º  11.274/2006, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da  Educação Nacional  (LDB), concedendo ainda um prazo para  sua  implantação  pelos  sistemas  de  ensino. 

Com  relação  à  ampliação da etapa compulsória, julgue os itens a seguir. 


I A Lei n.º 11.274/2006 incorporou a educação infantil ao ensino fundamental, ampliando a duração dessa etapa. 

II O ensino fundamental foi ampliado para nove anos em 2006, com a alteração da LDB, passando a ter início aos  seis anos de idade. 

III A  etapa  compulsória  foi  fixada  pela  Constituição  Federal,  que  estabelece  o  ensino  fundamental  como  etapa obrigatória e gratuita para todos os cidadãos. 


Assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Mas ela sabe da base, o q é crime.

    Né Nenê ou nené, palavra do francês daí pode ser ambas.

  • I A Lei n.º 11.274/2006 incorporou a educação infantil ao ensino fundamental, ampliando a duração dessa etapa.

    II O ensino fundamental foi ampliado para nove anos em 2006, com a alteração da LDB, passando a ter início aos seis anos de idade.

    (Lei 11.274/06) - Art. 3º O art. 32 da passa a vigorar com a seguinte redação:

    O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:

    III A etapa compulsória foi fixada pela Constituição Federal, que estabelece o ensino fundamental como etapa obrigatória e gratuita para todos os cidadãos.

     CF/88 - Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

    I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria;          

  • Descordo do gabarito:

    A etapa compulsória foi fixada pela Constituição Federal, que estabelece o ensino fundamental como etapa obrigatória e gratuita para todos os cidadãos. 

    Item tbm errado. Segundo a CF,  educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade. A CF NÃO MENCIONA QUE SERÁ OBRIGATORÓRIA A TODOS OS CIDADÃOS.


ID
3879289
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O psicólogo russo Lev Vygotsky trouxe importantes contribuições à compreensão dos processos cognitivos e de aprendizagem, entre as quais a teoria sociointeracionista. Sob o enfoque dessa teoria, pode‐se considerar que o bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento e, nele,

Alternativas
Comentários
  • É sempre bom lembrar que para Vygotsky a interação com outro ser humano é vital para aprendizagem.

  • A

    as tentativas de ensaio e erro orientam os processos de ensino e aprendizagem. Acerto e erro vem do Behaviorismo, Sckinner.

    B

    o papel do professor é central, pois a aprendizagem é consequência da ação de quem ensina sobre quem não sabe. O aluno é o centro do processo de ensino-aprendizagem em uma relação horizontal.

    C

    o professor exerce o papel de controlador das interações pessoais, pois a presença do adulto promove o desenvolvimento cognitivo da criança. Professor exerce o Papel de mediador,

    D

    a relação com o outro é fundamental, uma vez que é na relação com o outro que o ser humano se constitui.

    E

    o conhecimento científico é fundamental para a construção de conhecimentos, por desempenhar o papel de mediador no processo de aprendizagem. Não é o conhecimento que vai mediar, as relações são intrapessoais, ou seja o aprendizado se dá com alguém superior.


ID
3879292
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O projeto político‐pedagógico é a articulação das intenções, das prioridades e dos caminhos a serem trilhados para a realização da

Alternativas
Comentários
  • Achei a Questão Mediana.

    Logo percebi que o item C " Função Social da Escola" é um conceito técnico classicamente conhecido e trabalhado nos livros de Conhecimentos pedagógicos, daí que a chance de essa alternativa ser a correta cresceu muito.

    As Opções "B" e "E" são as mais erradas, já que nem fazem sentido semântico e não encaixam gramaticalmente com o comando da questão.

    Já as opções A e D são as menos erradas, pois fazem algum sentido semântico com o comando e tem algum encaixe gramatical, no entanto pelo fato de o item "C" ser o mais correto eu o marquei.

  • Projeto é a intenção de fazer

    Político é o social

    Pedagógico é a aprendizagem

    Logo, o PPP é o caminho para realização da função social da escola.

  • GAB. C.


ID
3879295
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O multiculturalismo é um movimento de reivindicação dos grupos sociais marginalizados. É um desejo de que sua cultura seja reconhecida e representada no âmbito da cultura nacional. Os currículos multiculturais, além de darem espaço aos mais diversos grupos culturais, fazem uma crítica ao pensamento marxista, que apontava a dinâmica de classe como única no processo de reprodução das desigualdades sociais. Acerca do multiculturalismo, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A própria questão traz a resposta. Representa um importante instrumento de luta política. Gabarito ''c''.


ID
3879298
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para além de uma planificação, o currículo é também a prática em que se estabelece o diálogo entre os agentes sociais, os técnicos, as famílias, os professores e os alunos. Determinado pelo contexto, o currículo adquire diferentes sentidos conforme os diversos protagonistas. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta os tipos de currículo.

Alternativas
Comentários
  • Currículo Formal (prescrito);

    Currículo Real (em ação);

    Currículo Oculto (implícito). 

  • Manifestações do Currículo:

    Formal= prescrito/ oficial (Estabelecido pelo Sistema de Ensino

    Real= Em ação (acontece em sala de aula)

    Oculto= Implícito (influências)

    Fonte: Os pedagógicos

  • ·      Formal – Prescrito

    ·      Informal - Atividades não estruturadas / estruturadas para além das atividades letivas

    ·      Currículo Real – Aquele que está em ação

    ·      Currículo Oculto – Símbolos / Implícito

    Fonte: Pedagogia para concursos


ID
3879301
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Paulo Freire, a tolerância não é um favor que gente superior faz a gente inferior ou concessão que gente bondosa e caridosa faz a gente carente. Em uma perspectiva crítica da educação, a tolerância é

Alternativas

ID
3879304
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional de Educação aponta os muitos desafios da educação brasileira contemporânea, entre os quais a superação das desigualdades, a formação para o trabalho e para a cidadania e a promoção do respeito aos direitos humanos e à diversidade. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta a responsabilidade da educação escolar.

Alternativas
Comentários
  • Metas 4 e 8 são referentes à redução da desigualdade e valorização à diversidade.

  • Art. 2º São diretrizes do PNE

    III - superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação;

    VI - promoção do princípio da gestão democrática da educação pública;

    X - promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.


ID
3879307
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o item que, de acordo  com Libâneo (2013), destacando a instrução e o ensino como  elementos  primordiais  do  processo  pedagógico  escolar,  traduz  objetivos  sociais  e  políticos  em  objetivos  de  ensino, seleciona e organiza os conteúdos e métodos e, ao mesmo  tempo, estabelece as conexões entre ensino e aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  • D de didática!

    :)

    Obra do Libâneo muito cobrada em provas!

  • puts, tem que focar nisso, nesses autores
  • Gabarito D

    De acordo com Libâneo:

    • Metodologia: caminho para atingir um fim.

    • Currículo: conjunto de vários tipos de aprendizagens — procedimentos, valores, hábitos, mídias, cultura social, cultura dos alunos, etc. — que incorporam o plano de fundo desse grande palco de formação humana chamado escola.

    • Planejamento: meio para programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação. Há três modalidades de planejamento, articulados entre si o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aulas.

    • Didática: uma das disciplinas da Pedagogia que estuda o processo de ensino através de seus componentes – os conteúdos escolares, o ensino e aprendizagem – para, com o embasamento numa teoria da educação formular diretrizes orientadoras da atividade profissional dos professores.

    De acordo com Luckesi:

    • Tendência Pedagógica: as diversas teorias filosóficas que pretenderam dar conta da compreensão e da orientação da prática educacional em diversos momentos e circunstâncias da história humana (LUCKESI, 1990, p. 53).


ID
3879313
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nas questões que avaliem conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que:  todos  os  programas mencionados estejam em  configuração‐padrão, em  português;  o mouse esteja configurado para  pessoas destras; expressões como clicar, clique simples clique duplo  refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; e teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que  não  haja  restrições  de  proteção,  de  funcionamento  e  de  uso  em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos mencionados.  

No Windows 8.1, a opção Painel de Controle pode ser acessada por meio da barra de charms (charms bar). Para ter acesso a essa opção, o usuário deverá clicar em

Alternativas
Comentários
  • A Charm Bar do Windows 8   é, essencialmente, uma reformulação do “Menu Iniciar”, assim como da barra de tarefas. É nela em que se localizam as “Charms”, funcionalidades fundamentais do novo sistema operacional da Microsoft, as quais são: Iniciar (Start), Pesquisar (Search), Dispositivos (Devices), Configurações (Settings) e Compartilhar (Share).

    https://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/03/entenda-charm-bar-do-windows-8.html#:~:text=Diferentemente%20do%20tradicional%20bot%C3%A3o%20iniciar,no%20lado%20direito%20da%20tela.

  • GABARITO - B

    O painel de controle , no W8, pode ser acessado por meio de "Configurações" na " Charms bar ".

    São opções da Charms bar :

    Iniciar (Start)

    O Iniciar serve para trocar entre as múltiplas telas da nova interface do Windows. O sistema é capaz de manter, ao mesmo tempo, vários aplicativos e programas abertos, na área de trabalho, além da tela Start.

    Ao clicar no Iniciar, por padrão, cambia-se entre a tela Start e o último aplicativo usado ou programa na área de trabalho.

    Pesquisar (Search)

    No Windows 8, existem duas maneiras de se usar o Charm Pesquisar. A primeira é pela tela Start na interface Metro e, a segunda é dentro de um aplicativo compatível com esta funcionalidade. Isso significa que o Pesquisar vai além da sua função de busca somente dentro do sistema. O recurso também funciona dentro dos aplicativos.

    Dispositivos (Devices)

    O Charm Devices permite que os usuários acessem os dispositivos que desejam utilizar. Através dele, é possível obter fotos de uma câmera digital conectada ao computador, fazer uma transmissão de vídeo para sua TV ou mandar arquivos para outro dispositivo.

    Configurações (Settings)

    O Charm Configurações é o local onde se realizam as tarefas básicas da sua máquina para o uso diário, como: ajuste de volume, desligamento do PC, reiniciar, hibernar, brilho da tela, conexões de Internet, notificações, linguagem e etc. Dentre essas, estão algumas das funcionalidades que se encontravam antes no canto direito da barra de tarefas.

    Compartilhar (Share)

    O Compartilhar, novamente, serve para enviar conteúdos do PC ou de seus aplicativos. Por exemplo, se o usuário desejar mostrar a um amigo um aplicativo instalado no seu computador, o link desse pode ser enviado por e-mail.

    Canaltech.

    Bons estudos!

  • Prezados, a questão aborda conhecimentos pertinentes a Sistemas Operacionais, especificamente sobre Windows 8.1.

    Desta forma, passaremos a tratar da questão.

    Charm Bar do Windows 8 é, essencialmente, uma reformulação do “Menu Iniciar", assim como da barra de tarefas. É nela em que se localizam as “Charms", funcionalidades fundamentais do novo sistema operacional da Microsoft, as quais são: Iniciar (Start), Pesquisar (Search), Dispositivos (Devices), Configurações (Settings) e Compartilhar (Share).

    1 – Para acessar o painel de controle (control panel em inglês) deve-se utilizar a combinação de teclas Winkey + C e selecionar Configurações (Settings).

    2 – Na guia seguinte, aparecerá as opções Desktop, Control PanelPersonalization, PC Info e Help.


    Fonte: imagem cedida pelo professor.

    Portanto, a resposta é Configurações.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
3879316
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nas questões que avaliem conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que:  todos  os  programas mencionados estejam em  configuração‐padrão, em  português;  o mouse esteja configurado para  pessoas destras; expressões como clicar, clique simples clique duplo  refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; e teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que  não  haja  restrições  de  proteção,  de  funcionamento  e  de  uso  em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos mencionados.  

O recurso do Google Chrome que permite ao usuário fechar, de um modo forçado, uma janela ou guia que não esteja funcionando é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    SHift+ Esc - acessa o gerenciador de tarefas do google chrome

  • Para acessar o GERENCIADOR DE TAREFAS

    Windows ----> Ctrl + Shift + Esc

    Google CHROME ----> Shift + Esc


ID
3879319
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nas questões que avaliem conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que:  todos  os  programas mencionados estejam em  configuração‐padrão, em  português;  o mouse esteja configurado para  pessoas destras; expressões como clicar, clique simples clique duplo  refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; e teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que  não  haja  restrições  de  proteção,  de  funcionamento  e  de  uso  em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos mencionados.  

Na  área  de  segurança  da  informação,  o  mecanismo inteligente que é capaz de detectar tentativas de invasões em  tempo  real,  um  ataque  de  SYN  flooding  ou  a  ação  de  um   port scanner é o 

Alternativas
Comentários
  • gab.: A

    B) Bastion Hosts. É um sistema configurado para desempenhar um papel critico na segurança da rede interna. Os servidores disponíveis no bastion host são designados de proxy servers. Tem responsabilidades diferentes do Packet Filtering dependendo do seu tipo, actuando em todos os níveis do modelo OSI. fonte :www.ipg.pt 

    C) Um buffer overflow (ou transbordamento de dados) acontece quando um programa informático excede o uso de memória assignado a ele pelo sistema operacional, passando então a escrever no setor de memória contíguo. Essas falhas são utilizadas por cibercriminosos para executar códigos arbitrários em um computador, o que possibilita muitas vezes aos atacantes controlar o PC. fonte :https://www.welivesecurity.com/br

  • Gab A

    SYN flood ou ataque SYN é uma forma de ataque de negação de serviço (também conhecido como Denial of Service - DoS) em sistemas computadorizados, na qual o atacante envia uma sequência de requisições SYN para um sistema-alvo visando uma sobrecarga direta na camada de transporte e indireta na camada de aplicação do modelo OSI.

  • IDS: (Sistema de detecção de intrusos) refere-se aos meios técnicos que descobre em uma rede acessos não autorizados que podem inidicar a ação de um Cracker ou pessoas mal intencionadas.

    Bons estudos !!

  • GABARITO A

    IDS - Sistemas de Detecção de Intrusão ( sistema de monitoramento )

    Usando analogia - C. dócil. Até observa a ação , mas não age ativamente.

    O IDS não altera os pacotes de rede de nenhuma maneira, já o IPS impede que o pacote seja entregue com base em seu conteúdo, da mesma forma como um firewall impede o tráfego por endereço IP.

    IPS - os Sistemas de Prevenção de Intrusões ( sistema de controle. )

    Usando analogia - Pitbull age ativamente caso alguém tente entrar na sua casa.

     O IPS nega proativamente o tráfego de rede com base em um perfil de segurança, se esse pacote representar uma ameaça de segurança conhecida.

     

    https://blog.varonis.com.br/ids-vs-ips-qual-a-diferenca/.

  • Gabarito "A"

    Com o objetivo de inspecionar dados e verificar a existência de fraudes ou erros, os sistemas financeiros começaram a introduzir, em meados da década de 60, a prática da auditoria. Contudo, surgiram algumas questões pertinentes, sobre o que deveria ser detectado, como realizar uma análise nas descobertas e como proteger os diversos níveis de habilitação de segurança em uma mesma rede sem comprometer a segurança.

    Entre 1984 e 1986, então, dois especialistas desenvolveram o primeiro modelo de IDS, chamado IDES (Sistema Especialista em Detecção de Intrusão). Ele é baseado na hipótese de que a base de comportamento de um intruso não é o mesmo de um usuário legítimo. Por isso, o modelo tenta criar um padrão de comportamento de usuários em relação a programas, arquivos e dispositivos, tanto em longo quanto em curto prazo. Depois do IDES, muitos outros sistemas foram desenvolvidos, baseados numa abordagem que combinava estatística e sistemas especialistas.

    Fonte: https://ostec.blog/seguranca-perimetro/ids-o-que-e-e-principais-conceitos/

    Bons Estudos.

  • coitado desse professor de português

  • Conhecimento que certamente será usado pelos nobres professores de português em suas aulas


ID
3879322
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Criado em 1946, o Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Dica: Algumas provas q forem responder sobre administração indireta, irão vir como alternativa: sistema “S” e quando for vir, vc já vai saber o que se trata.

    Entes do sistema “ S” é o termo que define o conjunto de organizações das entidades corporativas voltadas para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica, que além de terem seu nome iniciado com a letra S, tem raízes comuns e características organizacionais similares.

    Ex: Sesc - Serviço Social do Comércio..


ID
3879325
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que diz respeito ao Programa Mesa Brasil, implementado em 2003 pelo Sesc‐DF, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Quando a cespe utiliza "pode ser corretamente substituída", ela se refere à correção gramatical. Pegue o histórico de questões assim e verá.


ID
3879328
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Quanto ao Sesc, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3879331
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o Projeto Cultural desenvolvido pelo Sesc‐DF que revela talentos e incentiva a produção das artes cênicas, dando a atores, diretores e companhias teatrais locais a oportunidade de divulgar seus trabalhos e receber prêmios em dinheiro nas categorias de melhor espetáculo, direção, melhor ator, melhor atriz, figurino, cenografia, sonoplastia e iluminação.

Alternativas

ID
3879334
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o Projeto Cultural que, visando a democratizar o acesso à música erudita e a tornar acessível esse gênero musical que não chega ao público com tanta intensidade, leva música clássica ao público, desde 2004, proporcionando aos brasilienses o contato com obras, compositores e intérpretes ilustres da música erudita, por meio de espetáculos de altíssima qualidade.

Alternativas
Comentários
  • e por que a questão tá errada? uai kk


ID
3879337
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o Programa, implantado  no  Distrito  Federal  em  maio  de  2003,  cujo  propósito  é  diagnosticar  precocemente  as  pessoas  que  poderão  fazer  parte  do  grupo  portador  de  doenças  crônicas  não  transmissíveis,  promovendo  a  saúde,  prevenindo  doenças,  mediante  ações  educativas  que  estimulem  a  adoção  de  hábitos  saudáveis,  e  identificando  os  principais  fatores  de risco  relacionados  ao  surgimento  de  doenças  cardiovasculares, hipertensão, diabetes mellitus, obesidade e  dislipidemias.

Alternativas

ID
3879340
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Assinale  a  alternativa  que  apresenta  o  Projeto  do  Sesc‐DF,  realizado  anualmente,  que  reúne  atletas  de  nível  internacional  e  é  considerado  como  um  dos  principais eventos esportivos da cidade, promovendo uma competição  que é dividida em duas categorias principais: amador e elite, que compreendem percursos distintos, com natação, ciclismo  e corrida.

Alternativas

ID
3879343
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o Projeto do Sesc‐DF que  consiste  em  um  laboratório  interativo,  onde  os  usuários  podem  manusear  equipamentos  específicos  da  atividade  científica,  como  microscópios  e  lâminas,  e  que  visa  a  democratizar  o  acesso  à  ciência  e  a  oferecer  um  complemento  prático  ao  ensino  científico  das  escolas  públicas e privadas. 

Alternativas

ID
3879361
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para a questão.

     Língua  é  produto  do  meio  social  e,  uma  vez  constituída,  tem  um  papel  ativo  no  processo  de  conhecimento e comportamento do homem. A língua não é  uma  nomenclatura,  que  se  sobrepõe  a  uma  realidade   pré‐categorizada, ela é que classifica a  realidade. Tomemos  um exemplo: em português, chama‐se de posse a investidura,  por  exemplo,  na  presidência  da  República;  em  inglês,  inauguration; em  francês, investiture. A palavra portuguesa  dá  ideia  de  assenhorear‐se  de  alguma  coisa,  de  domínio;  a  inglesa  indica  apenas  começo;  a  francesa  diz  respeito  ao  recebimento de uma função. Esses termos têm, sem dúvida,  relação com a maneira como concebemos o poder do Estado. 

     A  língua  desenvolve‐se  historicamente  e,  uma  vez  constituída, impõe aos falantes uma maneira de organizar o  mundo.  Quando  Wilhelm  von  Stock  traduzia  Antero  de  Quental para o alemão, escreveu ao poeta português sobre a  dificuldade  de  verter  para  o  alemão  o  soneto  Mors‐Amor,  porque as duas figuras alegóricas – o Amor e a Morte – têm  gêneros  diferentes  nas  duas  línguas  (o amor/ die  Liebe –  a  morte/der  Tod).  Responde  Antero  que  “esse  é  um  caso  interessante de influência da língua sobre a imaginação”, pois  representam a morte como mulher os falantes de uma língua  em que a palavra para designá‐la é feminina e como homem aqueles que falam um idioma em que o termo é masculino.

José Luiz Fiorin. Língua, discurso e política. In: Alea: Estudos   Neolatinos, v. 11, n.º 1, p. 148‐165, 2009. 

Segundo o texto, é correto concluir que as línguas

Alternativas
Comentários
  • “esse é um caso interessante de influência da língua sobre a imaginação


ID
3879364
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para a questão.

     Língua  é  produto  do  meio  social  e,  uma  vez  constituída,  tem  um  papel  ativo  no  processo  de  conhecimento e comportamento do homem. A língua não é  uma  nomenclatura,  que  se  sobrepõe  a  uma  realidade   pré‐categorizada, ela é que classifica a  realidade. Tomemos  um exemplo: em português, chama‐se de posse a investidura,  por  exemplo,  na  presidência  da  República;  em  inglês,  inauguration; em  francês, investiture. A palavra portuguesa  dá  ideia  de  assenhorear‐se  de  alguma  coisa,  de  domínio;  a  inglesa  indica  apenas  começo;  a  francesa  diz  respeito  ao  recebimento de uma função. Esses termos têm, sem dúvida,  relação com a maneira como concebemos o poder do Estado. 

     A  língua  desenvolve‐se  historicamente  e,  uma  vez  constituída, impõe aos falantes uma maneira de organizar o  mundo.  Quando  Wilhelm  von  Stock  traduzia  Antero  de  Quental para o alemão, escreveu ao poeta português sobre a  dificuldade  de  verter  para  o  alemão  o  soneto  Mors‐Amor,  porque as duas figuras alegóricas – o Amor e a Morte – têm  gêneros  diferentes  nas  duas  línguas  (o amor/ die  Liebe –  a  morte/der  Tod).  Responde  Antero  que  “esse  é  um  caso  interessante de influência da língua sobre a imaginação”, pois  representam a morte como mulher os falantes de uma língua  em que a palavra para designá‐la é feminina e como homem aqueles que falam um idioma em que o termo é masculino.

José Luiz Fiorin. Língua, discurso e política. In: Alea: Estudos   Neolatinos, v. 11, n.º 1, p. 148‐165, 2009. 

A respeito dos aspectos linguísticos do trecho “‘esse é um caso interessante de influência da língua sobre a imaginação’, pois representam a morte como mulher os falantes de uma língua em que a palavra para designá‐la é feminina e como homem aqueles que falam um idioma em que o termo é masculino.”, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Quando for fazer referência a algo que ainda será dito: ESTE, ESTA, ISTO.

    Para algo que já foi dito: ESSE, ESSA, ISSO.

    Ex: Sua aprovação no concurso, isso é o que importa.

  • Gabarito: E

  • alguém sabe explicar por que a letra B está errada??

    já analisei e continuo com o pensamento de que REPRESENTA se refere a CASO, podendo ficar no singular.

  • pq o gabarito é a letra E?

  • O sujeito da letra B é " a morte como mulher...e a morte como homem", mas como o sujeito está posposto ao verbo, pensei que o verbo REPRESENTAR poderia tanto ficar no plural, concordando com o sujeito completo quanto ficar no singular concordando com o mais próximo. Errei o item e não entendi o porquê ainda.


ID
3879367
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para a questão.

     Língua  é  produto  do  meio  social  e,  uma  vez  constituída,  tem  um  papel  ativo  no  processo  de  conhecimento e comportamento do homem. A língua não é  uma  nomenclatura,  que  se  sobrepõe  a  uma  realidade   pré‐categorizada, ela é que classifica a  realidade. Tomemos  um exemplo: em português, chama‐se de posse a investidura,  por  exemplo,  na  presidência  da  República;  em  inglês,  inauguration; em  francês, investiture. A palavra portuguesa  dá  ideia  de  assenhorear‐se  de  alguma  coisa,  de  domínio;  a  inglesa  indica  apenas  começo;  a  francesa  diz  respeito  ao  recebimento de uma função. Esses termos têm, sem dúvida,  relação com a maneira como concebemos o poder do Estado. 

     A  língua  desenvolve‐se  historicamente  e,  uma  vez  constituída, impõe aos falantes uma maneira de organizar o  mundo.  Quando  Wilhelm  von  Stock  traduzia  Antero  de  Quental para o alemão, escreveu ao poeta português sobre a  dificuldade  de  verter  para  o  alemão  o  soneto  Mors‐Amor,  porque as duas figuras alegóricas – o Amor e a Morte – têm  gêneros  diferentes  nas  duas  línguas  (o amor/ die  Liebe –  a  morte/der  Tod).  Responde  Antero  que  “esse  é  um  caso  interessante de influência da língua sobre a imaginação”, pois  representam a morte como mulher os falantes de uma língua  em que a palavra para designá‐la é feminina e como homem aqueles que falam um idioma em que o termo é masculino.

José Luiz Fiorin. Língua, discurso e política. In: Alea: Estudos   Neolatinos, v. 11, n.º 1, p. 148‐165, 2009. 

Quanto aos aspectos linguísticos usados na construção dos sentidos, é correto afirmar que o texto

Alternativas

ID
3879370
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para a questão.

     Língua  é  produto  do  meio  social  e,  uma  vez  constituída,  tem  um  papel  ativo  no  processo  de  conhecimento e comportamento do homem. A língua não é  uma  nomenclatura,  que  se  sobrepõe  a  uma  realidade   pré‐categorizada, ela é que classifica a  realidade. Tomemos  um exemplo: em português, chama‐se de posse a investidura,  por  exemplo,  na  presidência  da  República;  em  inglês,  inauguration; em  francês, investiture. A palavra portuguesa  dá  ideia  de  assenhorear‐se  de  alguma  coisa,  de  domínio;  a  inglesa  indica  apenas  começo;  a  francesa  diz  respeito  ao  recebimento de uma função. Esses termos têm, sem dúvida,  relação com a maneira como concebemos o poder do Estado. 

     A  língua  desenvolve‐se  historicamente  e,  uma  vez  constituída, impõe aos falantes uma maneira de organizar o  mundo.  Quando  Wilhelm  von  Stock  traduzia  Antero  de  Quental para o alemão, escreveu ao poeta português sobre a  dificuldade  de  verter  para  o  alemão  o  soneto  Mors‐Amor,  porque as duas figuras alegóricas – o Amor e a Morte – têm  gêneros  diferentes  nas  duas  línguas  (o amor/ die  Liebe –  a  morte/der  Tod).  Responde  Antero  que  “esse  é  um  caso  interessante de influência da língua sobre a imaginação”, pois  representam a morte como mulher os falantes de uma língua  em que a palavra para designá‐la é feminina e como homem aqueles que falam um idioma em que o termo é masculino.

José Luiz Fiorin. Língua, discurso e política. In: Alea: Estudos   Neolatinos, v. 11, n.º 1, p. 148‐165, 2009. 

Assinale a alternativa que apresenta proposta de reescrita gramaticalmente correta e coerente para o seguinte período do texto: “A língua desenvolve‐se historicamente e, uma vez constituída, impõe aos falantes uma maneira de organizar o mundo.”

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da letra A?

  • Letícia, na letra "a" parece haver quebra no sentido, já que no enunciado há menção a que a língua, em geral, desenvolve-se historicamente. Já na letra "a", apenas seriam determinantes as línguas que se desenvolvem historicamente, e não todas as outras línguas. O "que" da letra "a", sem vírgula, limita o sentido. Entendi assim. Não entendi o erro da alternativa "c". Questão difícil, bem difícil. Concurso para professor de português.

  • Eu entendi que a letra "A" esta incompleta, pois a língua so pode se desenvolver e determinar "Apos constituída !!!

    Se estiver errado me corrijam !!

    Força a todos!!!!

  • Qual problema da B?


ID
3879373
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Relativamente poucos falantes de uma língua conhecem bem a sua evolução histórica; e, no entanto, aprendendo‐a naturalmente na infância, chegam a falá‐la de acordo com certos princípios sistemáticos ou “regras”, “imanentes” nos enunciados que ouvem à sua volta. Na linguística moderna, a esse processo, por que passam as crianças desde a infância, dá‐se o nome de

Alternativas

ID
3879376
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

No que diz respeito à descrição sincrônica da língua, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3879379
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A corrente da linguística que concebe que as línguas humanas são sistemas computacionais que ganham corpo biologicamente como órgãos da mente/cérebro, possuem natureza modular e operam de forma mais ou menos autônoma, é denominada de

Alternativas
Comentários
  • "Eça SESPI tá di Sacanaige"

  • hahahaaa


ID
3879382
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Quanto aos campos de investigação da morfologia e da sintaxe na gramática tradicional, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3879385
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

flexão e derivação são termos sinônimos no âmbito dos estudos morfológicos.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO 40

     Quanto aos campos de investigação da morfologia e da sintaxe na gramática tradicional, é correto afirmar que 

    (A) a morfologia trata das estruturas internas das palavras e dos seus sentidos contextuais.

    (B) a distinção entre morfologia e sintaxe é entendida como a distinção entre forma e função. 

    (C) as flexões nominais e verbais são fenômenos que não têm relações com a sintaxe. 

    (D) a palavra é a unidade básica da morfologia, mas não da sintaxe. 

    (E) flexão e derivação são termos sinônimos no âmbito dos estudos morfológicos. 

    Essa questão está completamente fora de contexto. Procurei no site da banca e achei a questão.

  • É O QUÊ?????/


ID
3879388
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação à distinção conceitual entre gêneros e tipos textuais, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • letra B

    A reportagem é um gênero textual que pode ser tipo textual descritivo e dissertativo ao mesmo tempo.

    O gênero Romance pode ser do tipo textual narrativo e descritivo ao mesmo tempo.

    tipos textuais = estrutura do texto

    Gêneros textuais

    Crônicas, Fábulas, Lendas, Resumo, Diário

    Reportagem, Charge, Receita, e outros

  • Cadê o texto vey??


ID
3879394
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Pelas precedentes considerações se manifesta que não é ofício do poeta narrar o que aconteceu; é, sim, o de representar  o que poderia acontecer, quer dizer: o que é possível segundo a verossimilhança e a necessidade. Com efeito, não diferem o  historiador e o poeta, por escreverem verso ou prosa (pois que bem poderiam ser postas em verso as obras de Heródoto, e nem  por isso deixariam de  ser histórias,  se  fossem em verso o que eram em prosa),  ̶  diferem,  sim, em que diz um as coisas que  sucederam, e outro as que poderiam suceder.

Aristóteles (tradução de Eudoro de Sousa). Poética. Porto: Casa da Moeda, 1986, p. 50.  

O  texto acima apresenta uma  das  primeiras iniciativas  no  sentido  de  formular  um  conceito  de literatura a  partir  de  uma  das  especificidades  da  linguagem  literária  que  a  difere  das  demais  expressões  culturais.  Sendo  assim,  assinale  a  alternativa  que  apresenta o conceito de literatura com base em uma especificidade da linguagem literária que dialoga com a anunciada no texto  de Aristóteles.

Alternativas

ID
3879397
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com relação aos períodos literários e ao contexto histórico brasileiro, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3879400
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Quando nasci, um anjo torto 
desses que vivem na sombra 
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.  
Carlos Drummond de Andrade. Poema de Sete Faces. In
Alguma Poesia. Belo Horizonte: Pindorama, 1930, p. 15. 

Quando nasci veio um anjo safado 
O chato dum querubim 
E decretou que eu tava predestinado 
A ser errado assim 
Já de saída a minha estrada entortou 
Mas vou até o fim 

Francisco Buarque de Holanda. Até o fim. In: Chico Buarque.  
Rio de Janeiro: Marola Edições Musicais, 1978.  
Internet: <www.chicobuarque.com.br>. 

Assinale a alternativa correta quanto às  relações existentes  entre  o  trecho  do  poema  de  Drummond  e  o  da  letra  da  canção de Chico Buarque de Holanda. 

Alternativas

ID
3879403
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale a alternativa correta com relação à produção poética de diferentes períodos da literatura brasileira.

Alternativas
Comentários
  • Por eliminação:

    A) Não há liberdade em nada no Parnasianismo, a não ser a liberdade de seguir modelos prontos, rígidos, buscando, acima de tudo, a estética da obra parnasiana.

    B) O gênero épico, conforme William Cereja aborda em seu livro, corresponde ao gênero no qual há uma alusão aos grandes feitos, seja por uma determinada pessoa, seja por um grupo, país, cidade, bairro, enfim. Isso bate perfeitamente com a primeira geração romancista, também conhecida como indianista, sob uma óptica eurocêntrica, mas com características, muitas vezes forçosas, das sociedades já existentes no Brasil, antes da chegada dos europeus.

    D) Não. Não há abertura do subjetivismo. Na verdade, a representação do nativo americano ficou deturpada justamente pelo acréscimo de subjetividades, manifestações características de tempos mais remotos, como, por exemplo, a literatura grega e romana.

    E) Não há unidade de sentido. O Barroco representa um aspecto individual, porém partilhado em coletividade, das agonias interiores, do ser ou não ser humano e, ao mesmo tempo, filho de Deus. Pecador ou não pecador, bom ou mal? Inexiste uma unicidade de sentido, além da utilização de concepções, palavras classificadas como cultas, a fim de que tornassem os textos mais rebuscados, denunciando, ainda que indiretamente, a forte influência da cultura europeia nas produções feitas em solo sul-americano.

    GAB: C

  • Essa sua explicação da letra D ficou confusa. Há subjetividade ou não na sua teoria? começou dizendo que não e em seguida afirma ter tido acréscimo subjetivista?! @viniciusmonteiro


ID
3879406
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Essa coisa da realidade, essa dificuldade, esse suposto  confronto  entre  poesia  e  realidade,  talvez  ele  não  exista  verdadeiramente, ou será que existe? Manuel Bandeira tem  razão  quando  diz  que  estamos  imersos  em  poesia  e  isso  é  uma grande verdade. Ao mesmo tempo, João Cabral também  está  certo  quando  diz,  nos  versos  finais  de  Uma  faca  só  lâmina,  que  a  realidade  arrebenta  com  toda  palavra;  isso  também é uma verdade. São contradições? São. Mas o que  importa  é  que  ambos  dizem  verdades. É  que  a  realidade  é  uma  coisa  muito  difícil,  imensamente  difícil  de  saber.  As  palavras,  quer  dizer,  essa  coisa  da  fala,  como  se  fosse  um  canto  geral,  uma  música,  uma  verdadeira  música  que  o  homem diz nas circunstâncias mais banais,  têm um  sentido  de uma intensidade admirável; não há no mundo palavra que  seja uma palavra perdida, ao contrário das balas. As palavras  acertam  fundo;  todo  o  discurso  humano  é  um  canto  realmente  extraordinário.  Isso  ultrapassa  o  país,  isso  ultrapassa as fronteiras. Agora, o ouvido é pequeno, o ouvido  é insuficiente, o ouvido realmente não dá, não tem a medida  do diapasão desse canto, que é o canto da realidade, do qual,  no  entanto,  não  desistimos,  não  desanimamos  de  escutar  onde quer que estejamos.


Francisco Alvim. In: Flora Süssekind e Tânia Dias (org.).   

Cultura brasileira hoje: diálogos. Rio de Janeiro: 

 Fundação Casa de Rui Barbosa, 2018. p. 236.   

Internet:<http://www.casaruibarbosa.gov.br/>

(com adaptações).


Com  base  no  texto  acima,  assinale  a  alternativa  correta  acerca de literatura, cultura e realidade. 


Alternativas

ID
3879409
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

     De  fato, antes  procurava‐se mostrar  que o valor e  o  significado de uma obra dependiam de ela exprimir ou não  certo aspecto da  realidade, e que este aspecto constituía o  que  ela  tinha  de  essencial.  Depois,  chegou‐se  à  posição  oposta, procurando‐se mostrar que a matéria de uma obra é  secundária,  e  que  a  sua  importância  deriva  das  operações  formais  postas  em  jogo,  conferindo‐lhe  uma  peculiaridade  que  a  torna  de  fato  independente  de  quaisquer  condicionamentos, sobretudo social, considerado inoperante  como  elemento  de  compreensão.  Hoje  sabemos  que  a  integridade  da  obra  não  permite  adotar  nenhuma  dessas  visões  dissociadas; e  que  só a  podemos entender  fundindo  texto e contexto numa interpretação dialeticamente íntegra,  em  que  tanto  o  velho  ponto  de  vista  que  explicava  pelos  fatores externos, quanto o outro, norteado pela convicção de  que a estrutura é virtualmente independente, se combinam  como  momentos  necessários  do  processo  interpretativo. Sabemos, ainda,  que  o externo  (no  caso,  o  social)  importa,  não como causa, nem como significado, mas como elemento  que  desempenha  um  certo  papel  na  constituição  da  estrutura, tornando‐se, portanto, interno.   


Antonio Candido. Crítica e sociologia. InLiteratura e sociedade. 

 Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2010, p. 13 e 14. 


A  respeito  das  duas  correntes  teóricas  de  interpretação   da  obra  literária  apresentadas  no  texto  acima,  assinale  a  alternativa correta.

Alternativas

ID
3879412
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale a alternativa correta acerca da composição do narrador em Memórias póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro, de Machado de Assis, e São Bernardo e Vidas secas, de Graciliano Ramos

Alternativas
Comentários
  • A - [Errado] Machado de Assis é sempre lembrado pela ironia, a metalinguagem e o realismo psicológico com que caracterizava suas obras e personagens. Iniciou no Romantismo, porém seu estilo tradicional é o Realismo. Graciliano Ramos tem uma prosa firme e crítica, com linguagem objetiva e próxima a coloquialidade. O autor modernista é o principal representante da Geração de 30.

    B - [Errado] Em Memórias Póstumas de Brás Cubas temos um narrador em 1ª pessoa, logo um narrador-observador e protagonista que conta apenas o que viveu, viu e sentiu.

    C - [Errado] Em momento nenhum da narrativa Bentinho, o narrador personagem em Dom Casmurro, é neutro. A narrativa é toda em torno de sua visão dos fatos e suas suspeitas, sendo assim totalmente tendenciosa.

    D - [Errado] Apesar da linguagem "seca" e direta de Graciliano, conseguimos sentir e perceber as angustias e pensamentos no narrador-personagem.

    E - [Certo] Temos um narrador em terceira pessoa, única obra de Graciliano com essa característica, que usa o discurso indireto livre para dar voz aos personagens rudes e iletrados. A escrita "curta e grossa" do autor manifesta no leitor a aridez e escassez do cenário narrativo: o sertão.