SóProvas



Prova Quadrix - 2019 - COREN-RS - Assistente Técnico - Fiscalização


ID
3207577
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a alternativa correta no que se refere à correção gramatical e à adequação da linguagem do trecho apresentado à correspondência oficial.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A) Informo que Vossa Senhoria deveis encaminhar o documento de denúncia diretamente a Comissão de Ética deste Conselho. ? incorreto, o pronome de tratamento "Vossa Senhoria" embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa (deve).

    B) É muito importante que você compareça à Sessão de Pessoal, sem falta, com antecedência, para pedir suas férias. ? uso informal do pronome "você", em comunicações oficiais prioriza-se o uso de termos formais.

    C) Informo que não pra entregar seu registro profissional na data prevista por que o papel timbrado acabou. ? novamente o uso do verbo em sentido informal, coloquial.

    D) Esclarecemos a Vossa Senhoria que, no momento, tua solicitação não poderá ser atendida, cujos os motivos estão expressos a seguir. ? usa-se o pronome "sua".

    E) Importa ressaltar que a informatização dos trabalhos desta Comissão foi essencial para a melhoria da qualidade dos serviços prestados ao público. ? correto, formalidade mantida e demais regras de concordância em perfeito atendimento à norma-padrão.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • a questão poderia ser anulada pois embora a grafia esteja correta, não cabe à redação oficial emitir um texto valorativo, com expressões como: "importa ressaltar" (correto: ressalto); "essencial para a melhoria" (caráter subjetivo). O texto porta elementos que sugerem que seja um texto de propaganda, ou promoção.

  • Além dos erros de correção gramatical apontados por Arthur Carvalho, creio que há erros de adequação da linguagem também:

    Na letra B, o enunciado é prolixo, pois ao dizer " É muito importante comparecer, fica redundante a expressão "sem falta".

    Na letra C, temos também o uso incorreto do Por que. O certo é "porque" tendo em vista o contexto explicativo.

    letra D, temos o uso incorreto da vírgula com a conjunção deslocada separando o " que" do sujeito e também a ausência da vírgula antes da expressão " a seguir".

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical na correspondência oficial.


    a) O erro presente neste período diz respeito à flexão do verbo dever. De acordo com o manual de redação, os pronomes de tratamento embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala), levam a concordância para a terceira pessoa. Assim, o correto é "Informo que Vossa Senhoria deve".


    b) Neste período ocorrem 3 erros. O 1º é que ele é prolixo, ou seja, faz uma prorrogação desnecessária do discurso em "É muito importante..., sem falta, com antecedência", o que acaba infringindo os atributos da concisão e da objetividade, os quais estabelecem que é preciso transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras, indo diretamente ao assunto que se deseja abordar; o 2º erro corresponde ao emprego do pronome de tratamento "você". De acordo com o manual, os pronomes de tratamento, embora se refiram à segunda pessoa gramatical, levam a concordância para a terceira pessoa. Assim, os que devem ser utilizados para se comunicar diretamente com o receptor são Vossa Excelência ou Vossa Senhoria; o último erro diz respeito ao emprego do vocábulo "sessão". Esse representa o tempo de uma reunião, de um espetáculo, de uma consulta ou de um exercício, ou seja, não é o adequado para se referir a uma divisão de uma repartição pública. Nesse caso, o correto é "seção".


    c) Há 2 erros neste período. O 1º é referente ao uso do "por que". Esse sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'". Isso vale para perguntas diretas e também para frases terminadas com ponto final. Também pode ser empregado quando equivale a "pelo qual", "pela qual", "pelos quais", "pelas quais". Assim, verificamos que este não é o sentido do seu uso e, portanto, o correto é usar "porque" junto, que é o apropriado para introduzir uma explicação, conforme ocorre na frase. Já o 2º erro diz respeito ao emprego da palavra pra. Ela consta em dicionários, e até mesmo no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras (VOLP), como uma escrita reduzida de para. É aceitável que seja utilizada no português falado ou até mesmo como um recurso poético em textos artísticos, como poesias, músicas, publicidade, textos pessoais, entre outros, mas não na linguagem formal, que é a exigida na redação oficial. Assim, o correto é usar para.


    d) Neste período também ocorrem 2 erros. O 1º é referente ao pronome "tua". De acordo com o manual de redação, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa. Assim, o correto é empregar sua. O 2º corresponde ao emprego de determinante antes do pronome “Cujo". Embora comum, é errado usar artigos definidos depois de tal pronome.


    e) Verificamos que este período atende ao uso da norma padrão, pois é claro, conciso e coerente. Além disso, os pronomes foram empregados corretamente, bem como as palavras grafadas de forma devida. Dessa forma, esta é a alternativa correta.



    Gabarito: Letra E



  • letra D

    ... cujos os motivos...

    ERRADO, usar artigos depois da palavra cujo e variações.


  • a)encaminha alguma coisa (documento ) à comissão = x 


    B) SESSÃO = de cinema
    seção ou secção = parte de um todo!! 
    cessão = ceder (verbo)


    C)PORQUE = JUNTO explicativo


    D)CUJO= pronome relativo cujo nunca poderá ser antecedido e nem suscedido de artigo.
    apenas de preposição

    a pessoa a cujo referia passou  .  A É PREPOSIÇÃO 
    mas na frente do cujo jamais terá artigo cujo os cuja as  =XXXXX

    E)correta.

  • "Esclarecemos a Vossa Senhoria que, no momento, tua solicitação não poderá ser atendida, cujos os motivos estão expressos a seguir."

    Rápido, li sua! Também não me atentei ao bendito pronome relativo!!

  • Gabarito E

    Sessão

    Esta palavra é utilizada para indicar um intervalo de tempo em que algo acontece.

    Grafia: sessão (ss)

    Exemplos:

    - Que horas é a sessão daquele filme que queríamos ver?

    - A sessão da Câmara terminou mais cedo do que o esperado.

    - Queria também que passasse meu filme favorito na "Sessão da Tarde"

    Seção e Secção

    Esta palavra é utilizada para indicar a parte de um todo, uma divisão. Além disso, também é usada para repartições públicas ou privadas.

    Grafia: seção (ç)* e secção (cç)*

    Exemplos:

    - Onde fica a seção (secção) de carnes deste mercado?

    - Decorei onde fica a minha seção (secção) eleitoral. E você?

    - Você viu que o site está com uma nova seção (secção) para reportagens sobre política?

    *As duas palavras possuem o mesmo significado, porém uma é utilizada no português do Brasil (seção) e a outra no português de Portugal (secção).

    Cessão

    Esta palavra é utilizada para indicar o ator de ceder/transferir/renunciar um direito ou bem.

    Grafia: cessão (ss)

    Exemplos:

    - Você pediu para ele assinar o documento de cessão de direitos de imagem?

    - A universidade realizou a cessão de livros educativos para uma comunidade carente.

    - Houve cessão entre as duas partes.


ID
3207583
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na questão abaixo, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração‐padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

O programa, armazenado em uma memória no hardware da placa‐mãe, que é responsável pela ativação do computador quando ele é ligado e tem a função de analisar os periféricos instalados na máquina é o(a)

Alternativas
Comentários
  • O Sistema Básico de Entrada e Saída é um aplicativo responsável pela execução da várias tarefas executadas do momento em que você liga o computador até o carregamento do sistema operacional instalado na máquina.

    Ao iniciar o PC, a BIOS faz uma varredura para detectar e identificar todos os componentes de hardware conectados à máquina. Só depois de todo esse processo de identificação é que a BIOS passa o controle para o sistema operacional e o boot acontece de verdade.

  • "O power-on self-test (POST), em tradução livre autoteste de inicialização, é um processo realizado pelas rotinas de firmware ou software em uma sequência de testes ao hardware, realizada pelo BIOS, responsável por verificar, preliminarmente, se o sistema se encontra em estado operacional. Se for detectado algum problema durante o POST a BIOS emite uma certa sequência de bipes sonoros, que podem mudar de acordo com o fabricante da placa-mãe. É o primeiro passo de um processo mais abrangente designado Initial Program Load (IPL), booting ou bootstrapping."

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Power-on_self-test

  • O que é BIOS e para que serve?

    O Sistema Básico de Entrada e Saída (BIOS) é um aplicativo responsável pela execução da várias tarefas executadas do momento em que você liga o computador até o carregamento do sistema operacional instalado na máquina.

    Ao iniciar o PC, a BIOS faz uma varredura para detectar e identificar todos os componentes de hardware conectados à máquina. Só depois de todo esse processo de identificação é que a BIOS passa o controle para o sistema operacional e o boot acontece de verdade.

     Ele contém todo o software básico, necessário para inicializar a placa-mãe, verificar os dispositivos instalados e carregar o sistema operacional.

    Fonte = www.tecmundo.com.br

  • Complementando...

    O BIOS possui vários software dentro dela:

    → SETUP: responsável pelas configurações do PC

    → POST: realiza o teste de hardware, ou seja, função de analisar os periféricos instalados na máquina.

  • A) Placa-Mãe

    B) Gabarito

    C, D e E) Componentes da CPU

  • Gab B

    Quando um computador é ligado, por meio do BIOS é iniciado o seu funcionamento; são checados os periféricos que estão ligados ao computador tais como o disco rígido e o teclado; bem como é permitida a comunicação entre o microprocessador e outras partes do computador como o monitor, o teclado e a impressora.


ID
3207586
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na questão abaixo, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração‐padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

O padrão, utilizado para especificar qualquer tipo de informação na Internet, facilitando o acesso a documentos distribuídos por todo o mundo, que define informações como protocolo e porta é o(a)

Alternativas
Comentários
  • URL:  endereço virtual com um caminho indicando o local do arquivo, site, documento, ou qualquer item que possua uma localização. (gabarito)

    DNS:  localizar e traduzir para números  os endereços dos sites que digitamos nos navegadores.

    HTML: método de codificar a informação da internet, para ser exibida da maneira desejada. 

    FTP:  Protocolo de Transferência de Arquivos

    Telnet:  protocolo standard de  que permite a interface de terminais e de aplicações através da Internet (remoto)

  • LETRA A

    URL: Localizador de Recursos Uniformes.

  • URL é o endereço de qualquer site na internet.

    é a mesma coisa de endereço web, o texto que você digita na barra de endereços de seu navegador para acessar uma determinada página ou serviço.

    Bons estudos!


ID
3207592
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na questão abaixo, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração‐padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

No Explorador de Arquivos do Windows 8, a opção de Layout do menu Exibir que fornece as informações Nome, Data de modificação, Tipo e Tamanho dos arquivos é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    Mostra informações como: nome, data de modificação, tipo e tamanho dos arquivos --> Detalhes

  • Conteúdo mostra apenas a data de modificação.

  • Lista, Ícones: nome.

    Conteúdo: nome, tamanho, data de modificação.

    Detalhes: nome, tamanho, data de modificação, tipo.

    Blocos: nome, tamanho, tipo.

  • ◘exibir modo lista- SEM detalhes

    exibir modo detalhes - COM detalhes, esses detalhes são configuráveis, você escolhe, mas o padrão é

    • nome arquivo
    • data modificação
    • tipo de arquivo
    • tamanho arquivo

    GAB -C


ID
3207595
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na questão abaixo, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração‐padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

Em redes de computadores, o endereço que é reservado para teste do TCP/IP (loopback) e comunicação entre processos da mesma máquina é o

Alternativas
Comentários
  • Gab C

  • Endereço LoopBack, endereço interno ao Computador,( Local Host).

    IPV4: 127.0.0.1

    IPV6: ::1

  • a) 0.0.0.0 é o endereço de inicialização da placa de rede. Todas as classes que começam com 0, portanto, foram reservadas.

    b) 255.255.255.255 é o endereço reservado para broadcast. Dessa forma, todas as classes iniciadas com 255 foram reservadas.

    c) Endereços inicializados com 127 são reservados para testes GABARITO

    d) 255.255.255.255 é o endereço reservado para broadcast. Dessa forma, todas as classes iniciadas com 255 foram reservadas.

    e) Endereço pertencente à classe C dos endereços privados que vai do 192.168.0.0 a 192.168.255.255

    Lembrando que os números que constroem o endereço IP vão de 0 a 255, apenas

    Bora nessa!

  • GABARITO: C

    0: 0.0.0.0 é o número de inicialização da placa rede

    127: reservado para testes

    255: 255.255.255.255 é utilizado para broadcast.

  • Gabarito C

    Na letra A temos o IP começando em 10.

    Todos os IPs que começam em 10 são para rede privada.

  • sei la kkkkkkkk

  •  

    O IP 127.0.0.1. é reservado para teste.

    IPS Privados começam com > 10.X.X.X ; 172.16.X.X ; 192.168.X.X  

     

    GAB (C)

    BONS ESTUDOS!

  • Provinha puxada!

  • É o famoso LOCALHOST.

  • Para fins de prova decore:

    O 127 = serve para teste.

    Sucesso, Bons estudos, Não desista!

  • IP(Internet Protocol) - Computadores utilizam um sistema de numeração binário, ou seja, eles fazem contas utilizando apenas dois números (0 e 1). O nome desse dígito binário é o BIT. Um endereço IP possui 32 bits(versão 4) IPv4. Uma forma de organizar esse tanto de Bits é fragmentá-lo em 4 partes de 8 Bits (chamados Octetos Binários) -> Notação IP (octetos binários): 10101010 | 01010101 | 11100111 | 10111101 -> Esses números do sistema binário podem ser convertidos para o sistema decimal. Cada parte poderia ir de 0 a 255. IP notação decimal: 170 | 85 | 231 | 189 -> 170.85.231.189 = IP com ponto Divisor. Toda máquina conectada à internet deve possuir um IP exclusivo. Todo endereço IP válido na Internet tem um proprietário e existe uma instituição chamada IANA (Internet Assigned Numbers Authority) responsável pela coordenação global de endereçamento IP. Quando acessamos a internet por meio de um provedor de serviços (ISP) - ele atribui um IP diferente para minha máquina a cada conexão. O comando ipconfig é o comando através do prompt que dá para saber o IP de determinada máquina. O prefixo octeto é muito importante porque ele é o prefixo catalogado pela IANA. Esse prefixo é dividido em 5 classes:

    1º Octeto - Classe - Utilização

    1 a 126   - A    - Grandes Organizações;

    128 a 191 - B    - Organizações de médio porte;  

    192 a 223 - C    - Pequenas organizações;

    224 a 239 - D    - Reservado para multicast;

    240 a 254 - E    - Reservado para teste.

    Na internet, um endereço IP não pode começar com o zero, porque 0.0.0.0 é o endereço de inicialização da placa de rede; também não pode começar com 127, porque é um endereço reservado para testes; e também não pode começar com 255, porque é um endereço reservado para broadcast. 

    Ao se montar uma rede privada não se pode utilizar o endereço que quiser, porque ele pode está sendo usado por outro dispositivo; por conta disso foram padronizadas faixas de endereçamento IP para redes privadas.

    Todo roteador possui um software chamado Network Adress Translation (NAT), ele é responsável por manter uma tabela de endereços de origem e destino de modo que consiga mapear - quando um recurso vem da internet para a rede privada - para qual máquina da rede privada as informações de fora devem ser enviadas.

  • PRINCIPAIS PROTOCOLOS 

    IP (INTERNET PROTOCOL) 

    --------------------------------------

    Endereços de IP reservados

    -> Iniciados em 0: inicialização da Placa de Rede 

    -> Iniciados em 127: reservado para testes 

    -> Iniciados em 255: reservado para broadcast 

    .

    "Eu sou de uma terra que o povo padece

    Mas não esmorece e procura vencer."

  • Muito útil pra um assistente administrativo...

  • Noções de informática da Nasa -'

  • Localhost é a localização do sistema que estiver sendo usado, ou seja, um dispositivo de loopback (volta ao início) é um conceito de rede que se refere a um endereço que existe apenas para redirecionar o tráfego de volta para o computador atual. Endereços de loopback são úteis para testes de softwares, assim como configurações. No IPv4, o endereço de loopback é definido como 127.0.0.1; qualquer pacote endereçado a ele seria enviado a interface de rede - porém sem ser transmitido pelo link da rede. 

     

    Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA C.

  • Eu não imaginava que estava resolvendo questões de assistente administrativo da INTERPOL ou da NASA KKKKKKK

  • Letra C, também conhecido como Local host

  • Questão de engenharia de rede. Sacan*&%$#

  • GAB. C vamos às alternativas!

    a) 10.0.0.0.-> é um IP de classe A utilizado para redes locais. Início em 10.x.x.x

    CLASSE A VAI DE 1 - 126.

    b) 255.255.255.0. -> é a máscara de subrede.

    c) 127.0.0.1. -> MEMORIZE! o IP iniciado em 127.x.x.x funciona para teste, não sendo, portanto, atribuído em uma rede local para acesso à internet.

    d) 255.255.252.0. -> é a máscara de subrede tbm.

    e) 192.168.1.0. é um IP de classe C utilizado para redes locais. Início em 192.168.x.x

    Intervalos das classes de IPs:

    • CLASSE A VAI DE 1 - 126. (127 = teste)

    • CLASSE B VAI DE 128 - 191.

    • CLASSE C VAI DE 192 - 223.

    • CLASSE D VAI DE 224 - 239.

    • CLASSE E VAI DE 240 - 254.

    IPs utilizados somente em redes locais:

    • classe A --> 10.x.x.x

    • classe B --> 172.16.x.x a 172.31.x.x

    • classe C --> 192.168.x.x
  • Eu acerto essa e erro as fáceis...


ID
3207598
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na questão abaixo, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração‐padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

Utilizando o programa de navegação Google Chrome, em sua versão mais recente, um usuário clicou sobre o arquivo enfermagem.pdf, disponibilizado no portal do Coren‐RS, com o objetivo de realizar download. O download foi realizado com sucesso para uma área de armazenamento em seu computador. Acidentalmente, ele clicou novamente sobre o mesmo arquivo para iniciar o processo de download.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta em relação ao processo de download do Google Chrome.

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Os dois arquivos serão salvos. Se, por exemplo, fizer o download pela terceira vez, esse arquivo também será salvo, mas como: enfermagem (2).pdf. (e assim sucessivamente)

  • Assertiva b

    download será realizado com sucesso, mas a área de armazenamento do computador do usuário conterá dois arquivos: o enfermagem.pdf e o enfermagem (1).pdf.

  • Engraçado que o Chrome no Android avisa que o arquivo já foi baixado e se deseja baixar novamente.


ID
3207601
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na questão abaixo, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração‐padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

Ao digitar o termo define:oncologia na caixa de pesquisa do Google, será possível encontrar

Alternativas
Comentários
  • Buscador do google:

    -Ao inserir uma sequência entre aspas, ele realiza a busca exata;

    "alguma coisa"

    -Se for colocado o traço antes de um termo, ele exclui da pesquisa;

    alguma coisa -tal coisa.

    -Se for usado o comando filetype:, todos os resultados serão no formato/extensão escolhida;

    -"intitle" -> pesquisa no titulo;

    -"inurl" -> pesquisa no url;

    -"info": e o site na frente -> permite obtenção de detalhes sobre o sítio eletrônico digitado;

    - Operadores booleanos: or (ou) / not (não) / and (e).

    -Ele distingui Espaço/Simbolo/Palavra

    -define:alguma coisa -> O google busca a definição da palavra depois dos 2 pontos.

    Bons Estudos

  • Outros caracteres que às vezes caem em prova, sempre bom lembrar:

    Pesquisar em mídias sociais: Coloque um @ antes de uma palavra para pesquisar em mídias sociais. Por exemplo: @twitter.

    Pesquisar um preço: Coloque um $ antes de um número. Por exemplo: câmera $400.

    Pesquisar hashtags: Coloque uma # antes de uma palavra. Por exemplo: #tbt

    Excluir palavras da pesquisa: Coloque um - antes de uma palavra que você queira deixar de fora. Por exemplo, velocidade do jaguar -carro

    Pesquisar uma correspondência exata: Coloque uma palavra ou frase entre aspas. Por exemplo, "prédio mais alto do mundo".

    Pesquisar dentro de um intervalo de números: Coloque .. entre dois números. Por exemplo, câmera $50..$100.

    Combinar pesquisas: Coloque "OR" entre cada consulta de pesquisa. Por exemplo, maratona OR corrida.

    Pesquisar um site específico: Coloque "site:" antes de um site ou domínio. Por exemplo, site:youtube.com ou site:.gov.

    Pesquisar sites relacionados: Coloque "related:" antes de um endereço da Web que você já conhece. Por exemplo, related:time.com.

    Ver a versão em cache do Google de um site: Coloque "cache:" antes do endereço do site.

    https://support.google.com/websearch/answer/2466433?hl=pt

  • GABARITO: LETRA D.

  • define:

    Explica o significado da palavra procurada. Ex: define:concurso

    GAB = D

  • O comando define não usa (dois pontos ":") quando utilizado, pequeno detalhe, mas que está errado no excerto da questão.


ID
3207604
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na questão abaixo, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração‐padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

Ao clicar o botão direito do mouse sobre o arquivo anuidade_coren.pdf, armazenado na unidade c:\coren_rs\ do Windows 8, e selecionar a opção “Abrir com”, por meio do Explorador de Arquivos, será possível

Alternativas
Comentários
  • Gab (D)

    Faça o teste!

    quando vc clica com o botão direito sobre um determinado arquivo, ele te fornece a opção de escolher o programa com que planeja executar o arquivo.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Assertiva D

    escolher o programa‐padrão para abrir o arquivoanuidade_coren.pdf.

  • Só pra conceituar: ao clicar com o botão direito do mouse, temos acesso ao que se denomina Menu de Contexto.

  • a)ERRAD0, A memória virtual é ajustada automaticamente pelo computador no momento em que a memória RAM já não é mais suficiente.

    b)ERRADO, Clique com o botão direito -> Conceder acesso -> Definir as restrições de acesso

    c)ERRADO, Não está disponível essa opção

    d)CORRETO

    e)ERRADO, Painel de Controle -> Aparência e Personalização -> Opções de Explorador de Arquivos -> "Especificar clique simples ou duplo"


ID
3207607
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na questão abaixo, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração‐padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

O ataque que tem como objetivo tornar os computadores incapazes de responder devido à sobrecarga de dados e que consiste em fazer com que hosts inocentes respondam a requisições echo de pacotes ICMP para um determinado número IP falsificado pelo atacante é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Ataque Smurf é um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS) distribuído pela rede, com o nome do malware DDoS.Smurf que permite sua execução. Os ataques Smurf são um pouco semelhante a inundações por ping, já que ambos são realizados pelo envio de uma série de solicitação de pacotes ICMP (Internet Control Message Protocol) Echo para o IP de origem falsificado da vítima usando um endereço de broadcast IP. A maioria dos dispositivos em uma rede, por padrão, responderá a isso enviando uma resposta para o endereço IP de origem. Se o número de máquinas na rede que recebem e respondem a esses pacotes é muito grande, o computador da vítima será inundado com o tráfego. Isso pode retardar o computador da vítima até o ponto em que se torna impossível trabalhar nele. Ao contrário da inundação por ping regular, no entanto, Smurf é um vetor de ataque de amplificação que aumenta seu potencial de dano, explorando as características das redes de transmissão.

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ataque_Smurf

    GAB - A

  • Smurf é uma forma de que deixa as redes de computadores inoperáveis. Para fazer isso, o programa Smurf dos protocolos IP e ICMP.

    Um ataque Smurf segue estas etapas:

    Quando combinado com uma transmissão de IP, que envia o pacote malicioso para todos os endereços IP na rede, o ataque Smurf é capaz de causar rapidamente uma negação de serviço completa.

  • A) gabarito - imagine milhares de "smurfs" tentando acessar uma rede.

    B) spoof (enganar) - No contexto da segurança da informação, e especialmente da segurança da rede, um ataque de falsificação é uma situação em que uma pessoa ou programa se identifica com sucesso como outro por falsificação de dados, para obter uma vantagem ilegítima.

    C) Um port scanner são ferramentas com o objetivo de mapear as portas TCP e UDP. Neste teste ele identifica o status das portas, se estão fechadas, escutando ou abertas. Pode-se explicitar o range de portas que o aplicativo irá escanear,

    D) sniffer - farejador - é um tipo de software que captura todo o tráfego (lembra do cão farejador nos aeroportos) que entra e sai de um computador conectado a uma rede.

    E) cavalo de Troia é qualquer malware que engana os usuários sobre sua verdadeira intenção. O termo é derivado da história grega antiga do cavalo de Troia enganoso que levou à queda da cidade de Troia.

  • ✅Gabarito Letra A.

    O ataque que tem como objetivo tornar os computadores incapazes de responder devido à sobrecarga de dados e que consiste em fazer com que hosts inocentes respondam a requisições de pacotes ICMP para um determinado número IP falsificado pelo atacante é conhecido como SMURF.

    • SMURF é um DoS que sobrecarrega o serviço fazendo requisições falsas, isso acaba forçando o servidor a responder Hosts(máquinas) que não foram as que fizeram requisição.

    Bons estudos!✌


ID
3207610
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) terá

Alternativas
Comentários
  • Art 5º O Conselho Federal terá nove membros efetivos e igual número de suplentes, de nacionalidade brasileira, e portadores de diploma de curso de enfermagem de nível superior.

     Art 9º O mandato dos membros do Conselho Federal será honorífico e terá a duração de três anos, admitida uma reeleição.

    FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5905.htm

  • O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) foi criado pela Lei 5.095 de julho de 1973. Nela, é colocado que o Conselho Federal terá nove membros efetivos e igual número de suplentes, de nacionalidade brasileira, e portadores de diploma de curso de Enfermagem de nível superior. Além disso, o mandato dos membros do Conselho Federal será honorífico e terá a duração de três anos, admitida uma reeleição. 

    Gabarito do Professor: Letra A 

  • O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) foi criado pela Lei 5.095 de julho de 1973, nela é colocado que o Conselho Federal terá nove membros efetivos e igual número de suplentes, de nacionalidade brasileira, e portadores de diploma de curso de Enfermagem de nível superior, além disso, o mandato dos membros do Conselho Federal será honorífico e terá a duração de três anos, admitida uma reeleição. 

    Gabarito do Professor: Letra A 

    Bibliografia 

    http://www.cofen.gov.br/


ID
3207613
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Conselho Federal e os Conselhos Regionais deverão reunir‐se, pelo menos, uma vez,

Alternativas
Comentários
  • LEI N 5.905/73

    Art. 17 – O Conselho Federal e os Conselhos Regionais deverão reunir-se, pelo menos, uma vez mensalmente.

  • cofens e corens tem que se reunir pelo menos 1 vez mensalmente


ID
3207616
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 7.498/1986, é técnico de enfermagem o titular de

Alternativas
Comentários
  • Não entendir

  • Art. 7°

    Sao Técnicos de Enfermagem:

    I - o titular do diploma ou do certificado de Técnico de Enfermagem, expedido de acordo com a legislaçao e registrado pelo orgao competente;

    II - o titular do diploma ou do certificado legalmente conferido por escola ou curso estrangeiro, registrado em virtude de acordo de intercambio cultural ou revalidado no Brasil como diploma de Técnico de Enfermagem.

  • A Lei 7.498 de 25 de junho de 1986 dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem. Na lei, coloca-se que é técnico de enfermagem o titular do diploma ou do certificado de Técnico de Enfermagem, expedido de acordo com a legislação e registrado pelo órgão competente; ou o titular do diploma ou do certificado legalmente conferido por escola ou curso estrangeiro, registrado em virtude de acordo de intercâmbio cultural ou revalidado no Brasil como diploma de Técnico de Enfermagem. 

    As alternativas A e B estão erradas pois a questão não é sobre o enfermeiro mas, sim, sobre o técnico de enfermagem. 

    Auxiliar de enfermagem é outra categoria da enfermagem, portanto a letra C está errada. 

    A alternativa D está correta, conforme o exposto no início da correção. 

    Não tem a categoria de tecnólogo entre os profissionais de enfermagem. Alternativa E está errada. 

    Gabarito do Professor: Letra D 

  • Questão vazia.

  • d.

    Art. 7º – São técnicos de Enfermagem:

    I – o titular do diploma ou do certificado de Técnico de Enfermagem, expedido de acordo com a legislação e registrado pelo órgão competente;

    II – o titular do diploma ou do certificado legalmente conferido por escola ou curso estrangeiro, registrado em virtude de acordo de intercâmbio cultural ou revalidado no Brasil como diploma de Técnico de Enfermagem.


ID
3207619
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Quanto à assistência à saúde, dispõe a Constituição Federal de 1988 (CF) que

Alternativas
Comentários
  • GAB C

    ****instituições privadas poderão participar, de forma complementar, do Sistema Único de Saúde (SUS).

  • GAB C

    ****instituições privadas poderão participar, de forma complementar, do Sistema Único de Saúde (SUS).

  • GABARITO: LETRA C

    TÍTULO II

    DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

    DISPOSIÇÃO PRELIMINAR

    Art. 4º O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS).

    § 1º Estão incluídas no disposto neste artigo as instituições públicas federais, estaduais e municipais de controle de qualidade, pesquisa e produção de insumos, medicamentos, inclusive de sangue e hemoderivados, e de equipamentos para saúde.

    § 2º A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter complementar.

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.

  • a questao diz segundo a constituiçao, e nao pela 8080.. meio confuso

  • GAB C

    CF 88

    Art. 199. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.

    § 1o As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

    § 2o É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.

    § 3o - É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei.

    Lei 8080/90

    Art. 23. É permitida a participação direta ou indireta, inclusive controle, de empresas ou de capital estrangeiro na assistência à saúde nos seguintes casos:        


ID
3207622
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A repreensão que será divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação é a penalidade de

Alternativas
Comentários
  • Art. 108 As penalidades a serem impostas pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, conforme o que determina o art. 18, da Lei n° 5.905, de 12 de julho de 1973, são as seguintes:

    I – Advertência verbal;

    II – Multa;

    III – Censura;

    IV – Suspensão do Exercício Profissional;

    V – Cassação do direito ao Exercício Profissional.

    § 1º A advertência verbal consiste na admoestação ao infrator, de forma reservada, que será registrada no prontuário do mesmo, na presença de duas testemunhas.

    § 2º A multa consiste na obrigatoriedade de pagamento de 01 (um) a 10 (dez) vezes o valor da anuidade da categoria profissional à qual pertence o infrator, em vigor no ato do pagamento.

    § 3º A censura consiste em repreensão que será divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação. (GABARITO)

    § 4º A suspensão consiste na proibição do exercício profissional da Enfermagem por um período de até 90 (noventa) dias e será divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, jornais de grande circulação e comunicada aos órgãos empregadores.

    § 5º A cassação consiste na perda do direito ao exercício da Enfermagem por um período de até 30 anos e será divulgada nas publicações do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação.

    FONTE: CEPE 2017

  • As penalidades previstas no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem são: advertência verbal, multa, censura, suspensão do exercício profissional e cassação do direito ao exercício profissional.  

    A advertência verbal consiste na admoestação ao infrator, de forma reservada, que será registrada no prontuário do mesmo, na presença de duas testemunhas. Portanto, a alternativa A está errada. 

    Admoestação e reprimenda não são definições das penalidades. Alternativa B e C estão erradas. 

    A suspensão consiste na proibição do exercício profissional da Enfermagem por um período de até 90 (noventa) dias e será divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, jornais de grande circulação e comunicada aos órgãos empregadores. Portanto, a alternativa D está errada. 

    A censura consiste em repreensão que será divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação. Alternativa E está correta. 

    Gabarito do Professor: Letra E 


ID
3207625
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No sistema de apuração e decisão das infrações ético‐disciplinares, constitui órgão de julgamento, em segunda e última instância, aos recursos das decisões dos Conselhos Regionais de Enfermagem

Alternativas
Comentários
  • Art.2º- Constituem o sistema de apuração e decisão das infrações éticas:

    I. Como órgão de admissibilidade, o Plenário do respectivo Conselho, no âmbito de sua competência.

    II. Como órgão de apuração, as Comissões de Instrução, criadas em cada Conselho.

    III. Como órgãos de decisão em 1ª instância:

    a) o Plenário dos Conselhos Regionais de Enfermagem (CORENs);

    b) o Plenário do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), nas infrações cometidas por seus Conselheiros ou Suplentes, inclusive, nas infrações cometidas pelos Conselheiros Regionais e seus suplentes.

    c) o Plenário do COFEN no impedimento das Plenárias dos CORENs.

    IV - Como órgão de decisão, em segunda e última instância, a Plenária do COFEN, relativamente, aos recursos das decisões dos CORENs. 

    FONTE: http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2001/04/Resolucao-252-01-Anexo-CODIGO-DE-PROCESSO-ETICO-DAS-AUTARQUIAS-PROFISSIONAIS-DE-ENFERMAGEM.pdf

  • São órgãos de julgamento, em segunda e última instância, o Plenário do Conselho Federal e a Assembleia Geral dos Delegados Regionais, referente aos recursos das decisões do Plenário do Conselho Federal. Portanto, a alternativa A está correta. 

    O Plenário dos Conselhos Regionais de Enfermagem é órgão deliberativo de primeira instância. Alternativa B é incorreta. 

    Não há comissão, câmara ou turma especial. Alternativa C, D e E estão erradas. 

    Gabarito do Professor: Letra A 

  • Gabarito :A


ID
3207628
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Para habilitar‐se nas categorias D e E ou para conduzir veículo de transporte de emergência, o candidato deve preencher o seguinte requisito:

Alternativas
Comentários
  • fiquei sem entender o gabarito. art.145 a) no mínimo há dois anos na categoria B, ou no mínimo há um ano na categoria C, quando pretender habilita-se na categoria D. pq a alternativa C estaria errada?
  • Não entendi o erro da C.

  • O comando da questão aponta para a habilitação de veículo de emergência, ao qual necessita treinamento prévio.
  • Art. 145. Para habilitar-se nas categorias D e E ou para conduzir veículo de transporte coletivo de passageiros, de escolares, de emergência ou de produto perigoso, o candidato deverá preencher os seguintes requisitos:

    I - ser maior de 21 anos;

    II - estar habilitado:

    a) no mínimo há 2 anos na categoria B, (CORREÇÃO DA ALTERNATIVA A) ou no mínimo há 1 ano na categoria C, quando pretender habilitar-se na categoria D; e (Alternativa C)

    b) no mínimo há 1 ano na categoria C, quando pretender habilitar-se na categoria E; (CORREÇÃO DA ALTERNATIVA D)

    III - não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses; (CORREÇÃO DA ALTERNATIVA E)

     IV - ser aprovado em curso especializado e em curso de treinamento de prática veicular em situação de risco, nos termos da normatização do CONTRAN. (Alternativa B)

    Parágrafo único. A participação em curso especializado previsto no inciso IV independe da observância do disposto no inciso III. 

    Claramente possui duas alternativas corretas: B e C

  • Tem q ser comum nas duas!

    Quadrix é uma banca braba!

  • Duas alternativas corretas de acordo com o art 145 B e C

  • A alternativa C não está errada, porém a alternativa que responde ao comando da questão de forma mais específica é a alternativa B.

  • Tinha que ser a QUADRIX...

  • Creio que caberia recurso, pois há duas opções corretas.

  • Depois de analisar o porque da alternativa C não ser considerada como correta, cheguei a seguinte conclusão.

    De fato, no art. 145 fala que para ambos, D ou E, é necessário de no mínimo 1 ano na categoria C, OLHE, para ambos, e na alternativa ela apresentou apenas para a categoria D.

    Já a alternativa B, apresenta a realização de curso especializado e de treinamento de prática veicular em situação de risco. Sem deixar restringir para uma categoria em especifico, deixando implícito que seria para ambos... Por esse motivo, pelo menos foi o que conclui, que a correta é a alternativa B.

  • Quadrix sendo quadrix

  • Então quer dizer se eu quiser habilitar-se na D e E eu só preciso de um curso de especialização?. Vai vendo!


ID
3207631
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

De acordo com sua utilização, as vias rurais abertas à circulação classificam‐se como

Alternativas
Comentários
  • As vias abertas à circulação, de acordo com sua utilização, classificam-se em:

    I - vias urbanas:

    a) via de trânsito rápido;

    b) via arterial;

    c) via coletora;

    d) via local;

    II - vias rurais:

    a) rodovias;

    b) estradas.    

  • VIAS RURAIS

    ESTRADA : Via rural não pavimentada

    RODOVIA: via rural pavimentada

  • Art. 60


ID
3207634
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é infração gravíssima

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Art. 169. Dirigir sem atenção OU sem os cuidados indispensáveis à segurança:

    Infração - leve;

           Penalidade - multa.

    Art. 171. USAR O VEÍCULO para ARREMESSAR, sobre os pedestres OU veículos, água ou detritos:

    Infração - média;

           Penalidade - multa.

    Art. 177. Deixar o condutor de prestar socorro à vítima de acidente de trânsito QUANDO SOLICITADO pela autoridade e seus agentes:

    Infração - grave;

           Penalidade - multa.

         Art. 180. Ter seu veículo imobilizado na via por falta de combustível:

    Infração - média;

           Penalidade - multa;

           Medida administrativa - remoção do veículo.

  • Complementando:

    B) Art. 162. Dirigir veículo:

    V - com validade da Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de 30 dias:

    Infração - gravíssima;

    Penalidade - multa;

    Medida administrativa - recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação e retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado;

  • sempre erro esta questão porq vou seguindo o raciocínio que seria mais grave não prestar socorro a alguém do que estar com documento vencido ai me lasco, eu pensando que o mais importante seria a vida das pessoas.

  • A) leve

    B) Gravíssima

    C) média

    D) Grave

    E) média

  • ☠️ GAB B ☠️

    .

    Art. 169. Dirigir sem atenção OU sem os cuidados indispensáveis à segurança:

    Infração - leve;

           Penalidade - multa.

    Art. 171. USAR O VEÍCULO para ARREMESSAR, sobre os pedestres OU veículos, água ou detritos:

    Infração - média;

           Penalidade - multa.

    Art. 177. Deixar o condutor de prestar socorro à vítima de acidente de trânsito QUANDO SOLICITADO pela autoridade e seus agentes:

    Infração - grave;

           Penalidade - multa.

      Art. 180. Ter seu veículo imobilizado na via por falta de combustível:

    Infração - média;

           Penalidade - multa;

           Medida administrativa - remoção do veículo.

    ➥ ☠️Art. 162. Dirigir veículo:☠️ (GABARITO)

    V - com validade da Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de 30 dias:

    Infração - gravíssima;

    Penalidade - multa;

    Medida administrativa - recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação e retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.

  • Melhor comentário.

  • conduzir com a CNH vencida é mais grave que fugir e não prestar socorro!
  • arrasou

  • arrasou

  • arrasou

  • INFRAÇÕES GRAVÍSSIMAS + RETENÇÃO

    Dirigir veículo:

    I) Sem possuir CNH: multa 3x.

    II) Com CNH cassada ou suspensa: multa 3x + recolhimento da CNH.

    III) Com CNH diferente: multa 2x.

    IV) Com CNH vencida: multa + recolhimento da CNH.

    V) Sem usar lentes corretoras, aparelhos, prótese: multa.

    INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA + RETENÇÃO + RECOLHIMENTO DA CNH + MULTA 10x + SUSPENSÃO DO DIREITO DE DIRIGIR

    Dirigir sob a influencia de álcool ou de qualquer outra substancia psicoativa;

    Recusar-se a ser submetido a teste, exame ou outro procedimento.

    Comentário da Camyla Caroline

  • Vc tá errada. Tem vírgula, são vocativos extensos.

  • Só o 9 não é vocativo.


ID
3207637
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Em caso de homicídio culposo cometido na direção de veículo automotor, não há previsão de aumento de pena se o agente

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

      Art. 302. Praticar homicídio culposo na direção de veículo automotor:

    § 1 No homicídio culposo cometido na direção de veículo automotor, a pena é aumentada de 1/3 (um terço) à metade, se o agente:                          

    I - não possuir Permissão para Dirigir ou Carteira de Habilitação;                        

    II - praticá-lo em faixa de pedestres ou na calçada;                           

    III - deixar de prestar socorro, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à vítima do acidente;                         

    IV - no exercício de sua profissão ou atividade, estiver conduzindo veículo de transporte de passageiros.                    

  • ☠️ GAB D ☠️

    .

    Art. 302. Praticar homicídio culposo na direção de veículo automotor:

    § 1 No homicídio culposo cometido na direção de veículo automotor, a pena é aumentada de 1/3 (um terço) à metade, se o agente:                          

    I - não possuir Permissão para Dirigir ou Carteira de Habilitação;                        

    II - praticá-lo em faixa de pedestres ou na calçada;                           

    III - deixar de prestar socorro, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à vítima do acidente;                         

    IV - no exercício de sua profissão ou atividade, estiver conduzindo veículo de transporte de passageiros.                    


ID
3249820
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

O instituto previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que estabelece e proporciona à criança e ao adolescente vínculos externos à instituição para fins de convivência familiar e comunitária e colaboração com o seu desenvolvimento nos aspectos social, moral, físico, cognitivo, educacional e financeiro é o(a)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Segundo o ECA (8069/90):

    ? Art. 19-B. A criança e o adolescente em programa de acolhimento institucional ou familiar poderão participar de programa de apadrinhamento. (Incluído pela Lei nº 13.509, de 2017).

    § 1º O apadrinhamento consiste em estabelecer e proporcionar à criança e ao adolescente vínculos externos à instituição para fins de convivência familiar e comunitária e colaboração com o seu desenvolvimento nos aspectos social, moral, físico, cognitivo, educacional e financeiro. (Incluído pela Lei nº 13.509, de 2017).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • O instituto previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que estabelece e proporciona à criança e ao adolescente vínculos externos à instituição para fins de convivência familiar e comunitária e colaboração com o seu desenvolvimento nos aspectos social, moral, físico, cognitivo, educacional e financeiro é o apadrinhamento.

    Art. 19-B, § 1o O apadrinhamento consiste em estabelecer e proporcionar à criança e ao adolescente vínculos externos à instituição para fins de convivência familiar e comunitária e colaboração com o seu desenvolvimento nos aspectos social, moral, físico, cognitivo, educacional e financeiro.

    Gabarito: D

  • Doutrinariamente, a família substituta é, nas palavras de Marlusse Pestana Daher, “aquela que se propõe trazer para dentro dos umbrais da própria casa, uma criança ou adolescente que por qualquer circunstância foi desprovido da família natural, para que faça parte integrante dela, nela se desenvolva e seja”.

  • A questão em comento requer conhecimento da literalidade do ECA.

    O caso versa sobre homicídio de marido em face de esposa (melhor categorizando: feminicidio)

    Ora, o feminicidio), crime doloso contra a vida, gera pena de reclusão.

    Neste caso, vigora o exposto no art. 23, §2º, do ECA:

    “Art. 23 (...)

    (...) § 2º A condenação criminal do pai ou da mãe não implicará a destituição do poder familiar, exceto na hipótese de condenação por crime doloso sujeito à pena de reclusão contra outrem igualmente titular do mesmo poder familiar ou contra filho, filha ou outro descendente."

    Logo, no caso em tela falamos em perda do poder familiar.

    Vamos comentar as alternativas da questão.

    LETRA A- INCORRETA. Não compatível com o previsto no art. 23, §2º, do ECA.

    LETRA B- INCORRETA. Não compatível com o previsto no art. 23, §2º, do ECA.

    LETRA C- INCORRETA. Não compatível com o previsto no art. 23, §2º, do ECA.

    LETRA D- INCORRETA. Não compatível com o previsto no art. 23, §2º, do ECA.

    LETRA E- CORRETA. Representa a hipótese do art. 23, §2º, do ECA.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E

    A questão em comento cobra uma leitura fina de que tipo de instituto pode gerar vínculos externos para criança e adolescente em situação de acolhimento institucional ou familiar.

    Vejamos o que diz o ECA:

    “Art. 19-B. A criança e o adolescente em programa de acolhimento institucional ou familiar poderão participar de programa de apadrinhamento. (Incluído pela Lei nº 13.509, de 2017).

    § 1º O apadrinhamento consiste em estabelecer e proporcionar à criança e ao adolescente vínculos externos à instituição para fins de convivência familiar e comunitária e colaboração com o seu desenvolvimento nos aspectos social, moral, físico, cognitivo, educacional e financeiro. (Incluído pela Lei nº 13.509, de 2017)."

    Diante do exposto, cabe comentar as alternativas da questão.

    LETRA A- INCORRETA. Não é condizente com o exposto no art. 19-B, do ECA.

    LETRA B- INCORRETA. Não é condizente com o exposto no art. 19-B, do ECA.

    LETRA C- INCORRETA. Não é condizente com o exposto no art. 19-B, do ECA.

    LETRA D- CORRETA. De fato, o apadrinhamento é o instituto que responde a questão, tudo conforme o art. 19-B, do ECA.

    LETRA E- INCORRETA. Não é condizente com o exposto no art. 19-B, do ECA.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D

  • Um macete que funciona comigo: Quando as questões falam em "vínculos externos a instituição" imagino alguém que colabora de forma mais simples sem muitas obrigações, um padrinho, apadrinhamento.


ID
3249823
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

De acordo com o ECA, a adoção

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? De acordo com o ECA (8069/90):

    ? Art. 42. Podem adotar os maiores de 18 (dezoito) anos, independentemente do estado civil. (Redação dada pela Lei nº 12.010, de 2009)

    § 1º Não podem adotar os ascendentes e os irmãos do adotando.

    § 2º Para adoção conjunta, é indispensável que os adotantes sejam casados civilmente ou mantenham união estável, comprovada a estabilidade da família. (Redação dada pela Lei nº 12.010, de 2009)

    § 3º O adotante há de ser, pelo menos, dezesseis anos mais velho do que o adotando.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Muito embora o ECA, de modo expresso, obsta a realização de adoção por ascendentes e irmãos (art. 42, §1º, ECA), o STJ mitiga essa regra, reconhecendo a adoção conjunta feita por irmãos (Resp. 1.217.415/RS) e de netos pelos seus avôs (Resp. 1.448.969/SC).

  • Apenas complementando o comentário do colega Arthur:

    Eca Art. 45. A adoção depende do consentimento dos pais ou do representante legal do adotando.

    § 1º. O consentimento será dispensado em relação à criança ou adolescente cujos pais sejam desconhecidos ou tenham sido destituídos do pátrio poder poder familiar . 

    § 2º. Em se tratando de adotando maior de doze anos de idade, será também necessário o seu consentimento.

  • LEI 8.069/1990

    a) é permitida ao solteiro, desde que maior de 18 anos;

    b) é vedada aos ascendentes (avós) e irmãos do adotado;

    d) a adoção por procuração é vedada;

    e) a adoção depende do consentimento dos pais;

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: C

  • Resuminho sobre Adoção

    → Medida excepcional e irrevogável;

    → Não pode ocorrer por procuração;

    → Podem adotar os maiores de 18 (dezoito) anos, independentemente do estado civil. 

    → Não podem adotar os ascendentes e os irmãos do adotando.

    → O adotante há de ser, pelo menos, dezesseis anos mais velho do que o adotando.

    →O adotando deve contar com, no máximo, dezoito anos à data do pedido, salvo se já estiver sob a guarda ou tutela dos adotantes.

    → Precedida de estágio de Convivência,(90 dias no máximo) exceto se já estiver sob tutela ou guarda legal; se internacional prazo de convivência entre 30 e 45 dias.

    →Maior de 12 anos: Precisa do seu consentimento;

    →Menor de 12 anos: Opinião considerada, mas não vincula.

  • Em regra, a adoção DEPENDE do consentimento dos pais.

  • ARTIGO 42

    § 3o O adotante há de ser, pelo menos, dezesseis anos mais velho do que o adotando.

    PMGO \ GB C

  • A – Errada. A adoção é permitida ao solteiro, pois independe do estado civil. A idade mínima, contudo, é 18 anos.

    Art. 42. Podem adotar os maiores de 18 (dezoito) anos, independentemente do estado civil.

    B – Errada. A adoção NÃO é permitida ao ascendente e ao irmão do adotando.

    Art. 42, § 1º Não podem adotar os ascendentes e os irmãos do adotando.

    C – Correta. A adoção é permitida ao adotante 16 anos mais velho que o adotando, pois esta é a diferença mínima de idade exigida.

    Art. 42, § 3º O adotante há de ser, pelo menos, dezesseis anos mais velho do que o adotando.

    D – Errada. A adoção é um ato personalíssimo e, portanto, NÃO pode ser feita por procuração.

    Art. 39, § 2º É vedada a adoção por procuração. 

    E – Errada. A adoção depende do consentimento dos pais ou representante legal do adotando.

    Art. 45. A adoção depende do consentimento dos pais ou do representante legal do adotando.

    Gabarito: C

  • O adotante deve ser pelo menos dezesseis anos mais velho que o adotando.

  • A – Errada. A adoção é permitida ao solteiro, pois independe do estado civil. A idade mínima, contudo, é 18 anos.

    Art. 42. Podem adotar os maiores de 18 (dezoito) anos, independentemente do estado civil.

    B – Errada. A adoção NÃO é permitida ao ascendente e ao irmão do adotando.

    Art. 42, § 1º Não podem adotar os ascendentes e os irmãos do adotando.

    C – Correta. A adoção é permitida ao adotante 16 anos mais velho que o adotando, pois esta é a diferença mínima de idade exigida.

    Art. 42, § 3º O adotante há de ser, pelo menos, dezesseis anos mais velho do que o adotando.

    D – Errada. A adoção é um ato personalíssimo e, portanto, NÃO pode ser feita por procuração.

    Art. 39, § 2º É vedada a adoção por procuração. 

    E – Errada. A adoção depende do consentimento dos pais ou representante legal do adotando.

    Art. 45. A adoção depende do consentimento dos pais ou do representante legal do adotando.

    Gabarito: C

  • A questão versa sobre adoção no ECA.

    Diz o art. 42 do ECA:

    “Art. 42.  Podem adotar os maiores de 18 (dezoito) anos, independentemente do estado civil. (Redação dada pela Lei nº 12.010, de 2009)

    § 1º Não podem adotar os ascendentes e os irmãos do adotando.

    § 2 o Para adoção conjunta, é indispensável que os adotantes sejam casados civilmente ou mantenham união estável, comprovada a estabilidade da família. (Redação dada pela Lei nº 12.010, de 2009)

    § 3º O adotante há de ser, pelo menos, dezesseis anos mais velho do que o adotando.

    § 4 o Os divorciados, os judicialmente separados e os ex-companheiros podem adotar conjuntamente, contanto que acordem sobre a guarda e o regime de visitas e desde que o estágio de convivência tenha sido iniciado na constância do período de convivência e que seja comprovada a existência de vínculos de afinidade e afetividade com aquele não detentor da guarda, que justifiquem a excepcionalidade da concessão. (Redação dada pela Lei nº 12.010, de 2009)

    § 5 o Nos casos do § 4 o deste artigo, desde que demonstrado efetivo benefício ao adotando, será assegurada a guarda compartilhada, conforme previsto no art. 1.584 da Lei n o 10.406, de 10 de janeiro de 2002 - Código Civil . (Redação dada pela Lei nº 12.010, de 2009)

    § 6 o A adoção poderá ser deferida ao adotante que, após inequívoca manifestação de vontade, vier a falecer no curso do procedimento, antes de prolatada a sentença. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009)"

    Feitas tais digressões, nos cabe comentar as alternativas da questão.

    LETRA A- INCORRETO. A adoção se dá aos maiores de 18 anos, conforme resta claro no caput do art. 42 do ECA.

    LETRA B- INCORRETO. Ofende a redação do art. 42, §1º, do ECA.

    LETRA C- CORRETO. Reproduz o art. 42, §3º, do ECA.

    LETRA D- INCORRETO. Não cabe por procuração pública.

    Diz o art. 39, §2º, do ECA:

    “ Art. 39 (...)

    § 2 o É vedada a adoção por procuração. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009)"

    LETRA E- INCORRETO. Ofende a regra do art. 45 do ECA:

    “Art. 45. A adoção depende do consentimento dos pais ou do representante legal do adotando."

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C


ID
3249826
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

A colocação em família substituta estrangeira constitui medida excepcional, somente admissível na modalidade de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C

    Colocação em família substituta estrangeira somente na modalidade ADOÇÃO.

    A adoção internacional de criança ou adolescente brasileiro ou domiciliado no Brasil somente terá lugar quando restar comprovado: 

    - que a colocação em família substituta é a solução adequada ao caso concreto; 

    - que foram esgotadas todas as possibilidades de colocação da criança ou adolescente em família substituta brasileira, após consulta aos cadastros.

    - que, em se tratando de adoção de adolescente, este foi consultado, por meios adequados ao seu estágio de desenvolvimento, e que se encontra preparado para a medida, mediante parecer elaborado por equipe interprofissional.

    - Os brasileiros residentes no exterior terão preferência aos estrangeiros, nos casos de adoção internacional de criança ou adolescente brasileiro. 

    - A adoção internacional pressupõe a intervenção das Autoridades Centrais Estaduais e Federal em matéria de adoção internacional.

    Bons estudos

  • ECA, art. 31. A colocação em família substituta estrangeira constitui medida excepcional, somente admissível na modalidade de adoção.

  • GABARITO C

    PMGO

    ECA, art. 31. A colocação em família substituta estrangeira constitui medida excepcional, somente admissível na modalidade de adoção.

  • Art. 31. A colocação em família substituta estrangeira constitui medida excepcional, somente admissível na modalidade de adoção.

  • A colocação em família substituta estrangeira constitui medida excepcional, somente admissível na modalidade de adoção.

    Art. 31. A colocação em família substituta estrangeira constitui medida excepcional, somente admissível na modalidade de adoção.

    Gabarito: C


ID
3249829
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Segundo a Lei n.º 10.216/2001, a internação psiquiátrica somente será realizada mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos, sendo compulsória a

Alternativas
Comentários
  • (A)

    Art. 6o A internação psiquiátrica somente será realizada mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos.

    Parágrafo único. São considerados os seguintes tipos de internação psiquiátrica:

    I - internação voluntária: aquela que se dá com o consentimento do usuário;

    II - internação involuntária: aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro; e

    III - internação compulsória: aquela determinada pela Justiça.

  • Questão fundamentada na expressa literalidade normativa.

  • De acordo com a Lei n. 10.216/01, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais, a internação psiquiátrica somente poderá ser realizada "mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos" (art. 6º). O mesmo artigo prevê três tipos de internação psiquiátrica, a saber:
    "I - internação voluntária: aquela que se dá com o consentimento do usuário;
    II - internação involuntária: aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro; e
    III - internação compulsória: aquela determinada pela Justiça".

    Assim, está correta a alternativa A, que corresponde ao art. 6º, par. único, III da Lei n. 10.216/01.

    Gabarito: a resposta é a LETRA A. 




ID
3249832
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em todo o território nacional, os casos de violência contra a mulher atendidos em serviços de saúde públicos e privados constituem objeto de

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º Constituem objeto de notificação compulsória, em todo o território nacional, os casos em que houver indícios ou confirmação de violência contra a mulher atendida em serviços de saúde públicos e privados.       

    Art. 3 A notificação compulsória dos casos de violência de que trata esta Lei tem caráter sigiloso, obrigando nesse sentido as autoridades sanitárias que a tenham recebido.

    Parágrafo único. A identificação da vítima de violência referida nesta Lei, fora do âmbito dos serviços de saúde, somente poderá efetivar-se, em caráter excepcional, em caso de risco à comunidade ou à vítima, a juízo da autoridade sanitária e com conhecimento prévio da vítima ou do seu responsável.


ID
3249835
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Gael, enfermeiro, durante seu plantão em hospital público, ao verificar a medicação de um paciente, identificou erro na prescrição da dosagem.

Com base nesse caso hipotético e no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Gael deve

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B, esclarecer com o médico e registrar no prontuário.

    FUNDAMENTO:

    CAPÍTULO II- DOS DEVERES

    Art. 46- Recusar-se a executar prescrição onde não conste a assinatura e o número de registro do profissional do prescritor, inclusive por erro e/ou ilegibilidade, exceto em urgência e emergência (ANTES ERA DIREITO, AGORA É DEVER!!!).

    §2ºÉ VEDADO cumprimento de prescrição à distância, EXCETO urgência/emergência.

    FONTE: RESOLUÇÃO COFEN 564/2017

  • O profissional de enfermagem também é responsável pela medicação e deve conhecer o princípio ativo e forma de administração. Alternativa A está errada. 

    Para ser administrada, deve constar assinatura e número de registro do profissional prescritor, portanto deve ser esclarecido o erro com o médico, e esse deve alterar a prescrição. Está correto dizer que Gael deve esclarecer com o médico e registrar no prontuário o ocorrido. 

    O profissional de enfermagem não pode alterar prescrição médica. Alternativa C e E estão erradas. 

    Com base no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, o Gael tem o dever de se recusar a executar a prescrição exceto em situação de urgência e emergência. Alternativa D está errada. 

    Gabarito do Professor: Letra B 


ID
3249838
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Conforme o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, é dever do profissional prestar assistência de enfermagem sem discriminação de qualquer natureza. A violação desse dever é punida, mas não se aplica, nesse caso, a pena de

Alternativas
Comentários
  • NÃO se aplica a pena de Cassação. É passível de multa, censura , advertência verbal ou suspensão.

  • As penalidades previstas no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem são: advertência verbal, multa, censura, suspensão do exercício profissional e cassação do direito ao exercício profissional. 

    Segundo o código, o descumprimento do dever do profissional prestar assistência de enfermagem sem discriminação de qualquer natureza pode ser punido com advertência verbal, multa, censura e suspensão do exercício profissional. Portanto, a única pena que não se aplica é a cassação do direito ao exercício profissional. 

    Gabarito do Professor: Letra E 

  • C) Advertência Verbal


ID
3249841
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, em regra, é permitido

Alternativas
Comentários
  • Tudo é proibição. Nada é permitido. Gabarito E errado.

    CAPÍTULO III- DAS PROIBIÇÕES

    Art.46- §2ºÉ VEDADO cumprimento de prescrição à distância, EXCETO urgência/emergência.

    Art. 76- Negar assistência nas situações que se caracterizem como urgência, emergência, epidemia, desastre, catástrofe, desde que não ofereça risco à integridade física do profissional. 

    FONTE: RESOLUÇÃO COFEN 564/2017- CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM.

  • (...) desde que não ofereça risco à integridade física do profissional.

  • Art. 76- Negar assistência nas situações que se caracterizem como urgência, emergência, epidemia, desastre, catástrofe, desde que não ofereça risco à integridade física do profissional. 

    GAbarito: E

  • É vedado ao profissional de Enfermagem o cumprimento de prescrição à distância, exceto em casos de urgência e emergência e regulação, conforme Resolução vigente. Alternativa A está errada. 

    É proibido ao profissional de Enfermagem provocar aborto, ou cooperar em prática destinada a interromper a gestação, exceto nos casos permitidos pela legislação vigente. Alternativa B está errada. 

    É proibido ao profissional de Enfermagem promover ou participar de prática destinada a antecipar a morte da pessoa. Alternativa C está errada. 

    É proibido ao profissional de Enfermagem provocar, cooperar, ser conivente ou omisso diante de qualquer forma ou tipo de violência contra a pessoa, família e coletividade, quando no exercício da profissão. Alternativa D está errada. 

    É proibido ao profissional de Enfermagem negar assistência de enfermagem em situações de urgência, emergência, epidemia, desastre e catástrofe, desde que não ofereça risco a integridade física do profissional. Porém, a questão coloca que o profissional de enfermagem estaria em risco, nesse caso, ele pode negar-se a atender. Alternativa E está correta. 

    Gabarito do Professor: Letra E 


ID
3249844
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Conforme a Resolução Cofen n.º 554/2017, é permitido ao profissional de enfermagem

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B.

    Facilmente conseguimos eliminar as demais alternativas....

    FUNDAMENTO:

    CAPÍTULO I- DOS DIREITOS

    Art. 19- Utilizar-se de veículo de comunicação para conceder entrevistas/ divulgação de assuntos com finalidade educativa e de interesse social.

    Questão com enunciado errado. A legislação que versa acerca do dimensionamento é a 564/2017.

  • Segundo a Resolução Cofen n.º 554/2017, é vedado ao Profissional de Enfermagem expor a imagem de pacientes em redes e grupos sociais, tais como o WhatsApp. Alternativa A está errada. 

    Segundo a Resolução Cofen n.º 554/2017, é permitido ao Profissional de Enfermagem utilizar‐se de qualquer meio de divulgação para dar entrevistas sobre enfermagem, porém é vedado ao Profissional de Enfermagem sua autopromoção e sensacionalismo, preservando, sempre, o decoro da profissão. Alternativa B está correta. 

    Segundo a Resolução Cofen n.º 554/2017, é vedado ao Profissional de Enfermagem oferecer consultoria a pacientes e familiares por mídia social, como substituição da consulta de enfermagem presencial. Alternativa C está incorreta. 

    Segundo a Resolução Cofen n.º 554/2017, é vedado ao Profissional de Enfermagem expor imagens da face ou do corpo de pacientes, que não se destinem às finalidades acadêmicas. Alternativa D está errada. 

    Segundo a Resolução Cofen n.º 554/2017, é vedado ao Profissional de Enfermagem expor imagens de exames de pacientes onde conste a identificação nominal dos mesmos. Alternativa E está errada. 

    Gabarito do Professor: Letra B 


ID
3249847
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a Resolução Cofen n.º 543/2017, o referencial mínimo para o quadro dos profissionais de enfermagem em centro cirúrgico considera a classificação da cirurgia, as horas de assistência segundo o porte cirúrgico, o tempo de limpeza das salas e o tempo de espera das cirurgias. Para efeito de cálculo, deve ser considerada como proporção profissional/categoria, nas 24 horas, a relação de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A, 1 enfermeiro para cada 3 salas cirúrgicas (eletivas);

    FUNDAMENTO/ COMPLEMENTO:

    Art.6Centro Cirúrgico: considera a classificação da cirurgia, conforme porte cirúrgico, tempo de limpeza das salas e tempo de espera das cirurgias, a saber: 

     

    I-               Horas de enfermagem:

    a)   1,4h para cirurgia de porte 1;

    b)   2,9hpara cirurgia de porte 2;

    c)   4,9h para cirurgia de porte 3;

    d)   8,4h para cirurgia de porte 4;

    II-              Tempo de limpeza, por cirurgia:

    a)   Cirurgias eletivas -0,5h;

    b)   Cirurgias de urgência e emergência- 0,6h;

    III-             Tempo de espera, por cirurgia:

    a)   0,2h;

    IV-           Proporção profissional/categoria:

    a)   1 enfermeiro: 3 salas cirúrgicas (eletivas);

    b)   Enfermeiro exclusivo nas salas de cirurgias eletivas e de urgência/emergência de acordo com o grau de complexidade e porte cirúrgico;

    c)   1 técnico/auxiliar para cada sala como circulante (conforme porte cirúrgico);

    d)   1 técnico/auxiliar para instrumentação (conforme porte cirúrgico);

    FONTE: RESOLUÇÃO COFEN 543/2017 - DIMENSIONAMENTO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM.

  • A Resolução Cofen n.º 543/2017 trata do dimensionamento do quadro de enfermagem, para o caso apresentado deve ser considerada como proporção profissional/categoria, nas 24 horas, a relação de relação de um enfermeiro para cada três salas cirúrgicas (eletivas). Alternativa A está correta. 

    Deve haver a relação de um profissional técnico/auxiliar de enfermagem para cada sala como circulante (de acordo com o porte cirúrgico). O circulante de sala não é responsável pela instrumentação, isso fica a critério do médico responsável pela cirurgia, ele pode contratar um instrumentador caso ache necessário. Alternativa B e D estão incorretas. 

    Como já dito na alternativa A, é um enfermeiro para cada três salas cirúrgicas eletivas. Alternativa C e E estão erradas. 

    Gabarito do Professor: Letra A 

ID
3249850
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O impedimento à atividade fiscalizatória do Coren‐RS configura‐se

Alternativas
Comentários
  • Conforme a Decisão COREN-RS Nº 030/2016, que cria procedimento para garantia do exercício da atividade fiscalizatória, o impedimento à atividade fiscalizatória do COREN‐RS configura‐se como ato ilegal e infração ética, passível de sanção. Inclusive, o COREN pode contatar a polícia federal para garantir a fiscalização. Portanto, a única alternativa que se enquadra é a letra D, as demais trazem informações incorretas. 

    Gabarito do Professor: Letra D 


ID
3249853
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), é correto afirmar que o limite máximo é de

Alternativas
Comentários
  • A Resolução Cofen 509/2016 estabelece o limite máximo de duas concessões de ART por enfermeiro, desde que não haja coincidência de horário de suas atividades como RT ou assistencial nas empresas/instituições/ensino, as quais esteja vinculado, sendo que a jornada de trabalho não poderá ser inferior a 20 (vinte) horas semanais para qualquer instituição. 

    Alternativa A está errada porque podem ser duas concessões e a jornada de trabalho deve ser de 20 horas no mínimo. 

    Alternativa B está errada porque podem ser duas concessões. 

    Alternativa C está errada porque a jornada de trabalho é de no mínimo 20 horas e não quarenta. 

    Alternativa D está correta. 

    Alternativa E está errada porque são apenas duas concessões e a jornada de trabalho não é livre. 

    Gabarito do Professor: Letra D 


ID
3249856
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

À luz da Decisão Coren‐RS n.º 53/2016, assinale a alternativa correta acerca de registros de enfermagem.

Alternativas
Comentários
  • Os registros de enfermagem podem ser manuais ou eletrônicos. Alternativa A está errada, nos dias atuais seria irracional impedir o registro digital. 

    Os registros não podem apresentar espaços em branco, isso diminui o risco de adulteração dos dados. Alternativa B está errada. 

    As siglas e abreviações somente são aceitas em caso de serem especificadas em protocolos institucionais ou baseadas em referenciais bibliográficos. Alternativa E está errada. 

    As informações erradas não podem ser apagadas por meio do uso de corretivo ou riscadas, deve-se colocar entre parênteses a informação incorreta, e com a palavra “digo" entre vírgulas e, logo após, o registro da informação correta. Alternativa D está errada. 

    A alternativa E está correta quanto a forma de colocar fato narrado pelo paciente/usuário. 

    Apesar da banca colocar uma decisão de um Coren específico, o contexto não foge as regras da anotação de enfermagem. 

    Gabarito do Professor: Letra E 




ID
3249859
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Nos termos da Resolução Cofen n.º 358/2009, o processo de enfermagem organiza‐se em cinco etapas inter‐relacionadas, interdependentes e recorrentes, na seguinte ordem:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A, coleta de dados, diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação.

    FUNDAMENTO:

    Art. 2º O Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes:

    I – Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) – processo deliberado, sistemático e contínuo, realizado com o auxílio de métodos e técnicas variadas, que tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde e doença.

    II – Diagnóstico de Enfermagem – processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença; e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados.

    III – Planejamento de Enfermagem – determinação dos resultados que se espera alcançar; e das ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas face às respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, identificadas na etapa de Diagnóstico de Enfermagem.

    IV – Implementação – realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de Planejamento de Enfermagem.

    V – Avaliação de Enfermagem – processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado; e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem.

    FONTE: RESOLUÇÃO COFEN 358/2009

  •  O Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes: Coleta de dados de Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem e Avaliação de Enfermagem. 

    Diagnóstico de Enfermagem – processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem. 

    Planejamento de Enfermagem – determinação dos resultados que se espera alcançar; e das ações ou intervenções de enfermagem.  

    Implementação de Enfermagem – realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de anterior.  

    Avaliação de Enfermagem – processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem.  

    Portanto, a alternativa que traz a sequência correta é a letra A.



    Gabarito do Professor: Letra A



ID
3249862
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou a prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos, denomina‐se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B, vigilância epidemiológica.

    FUNDAMENTO:

    Art. 6. § 2º Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

    COMPLEMENTO:

    Art.6. § 1º Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo:

    I - o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e

    II - o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.

    Art.6. § 3º Entende-se por saúde do trabalhador, para fins desta lei, um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho

    FONTE: LEI 8.080/90

  • Vigilância sanitária - é um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. Alternativa A está errada. 

    Vigilância epidemiológica - é um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. Alternativa B está correta, 

    Saúde do trabalhador - é um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho. Alternativa C está incorreta. 

    Saneamento básico - está relacionado com o controle e distribuição dos recursos básicos (abastecimento, tratamento e distribuição de água, esgoto sanitário, coleta e destino adequado do lixo, limpeza pública). Alternativa D está errada. 

    A assistência terapêutica integral inclui a dispensação de medicamentos e produtos de interesse para a saúde e a oferta de procedimentos terapêuticos. Alternativa E está errada. 

    Gabarito do Professor: Letra B 

ID
3249865
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com a NOAS‐SUS n.º 1/2002, representa a base territorial mínima a ser submetida à aprovação do Ministério da Saúde e da Comissão Intergestores Tripartite para qualificação na assistência à saúde e deverá ser a menor base territorial de planejamento regionalizado com complexidade assistencial acima do módulo assistencial o(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E -

    Definir os seguintes conceitos-chaves para a organização da assistência no âmbito estadual, que deverão ser observados no PDR:

    a) Região de Saúde - base territorial de planejamento da atenção à saúde, não necessariamente coincidente com a divisão administrativa do estado, a ser definida pela Secretaria Estadual de Saúde, de acordo com as especificidades e estratégias de regionalização da saúde em cada estado, considerando as características demográficas, socioeconômicas, geográficas, sanitárias, epidemiológicas, oferta de serviços, relações entre municípios, entre outras. Dependendo do modelo de regionalização adotado, um estado pode se dividir em macrorregiões, regiões e/ou microrregiões de saúde. Por sua vez, a menor base territorial de planejamento regionalizado, seja uma região ou uma microrregião de saúde, pode compreender um ou mais módulos assistenciais.

    b) Módulo Assistencial - módulo territorial com resolubilidade correspondente ao primeiro nível de referência, definida no Item 8 - Capítulo I desta Norma, constituído por um ou mais municípios, com área de abrangência mínima a ser estabelecida para cada Unidade da Federação, em regulamentação específica, e com as seguintes características:

    - conjunto de municípios, entre os quais há um município-sede, habilitado em Gestão Plena do Sistema Municipal/GPSM ou em Gestão Plena da Atenção Básica Ampliada/GPAB-A, com capacidade de ofertar a totalidade dos serviços de que trata o Item 8 - Capítulo I desta Norma, com suficiência, para sua população e para a população de outros municípios a ele adscritos; ou

    - município em Gestão Plena do Sistema Municipal ou em Gestão Plena da Atenção Básica Ampliada / GPAB-A, com capacidade de ofertar com suficiência a totalidade dos serviços de que trata o Item 8 – Capítulo I para sua própria população, quando não necessitar desempenhar o papel de referência para outros municípios.

    c) Município-sede do módulo assistencial (GPSM ou GPAB-A) - município existente em um módulo assistencial que apresente a capacidade de ofertar a totalidade dos serviços de que trata o Item 8 - Capítulo I, correspondente ao primeiro nível de referência intermunicipal, com suficiência, para sua população e para a população de outros municípios a ele adscritos.

    d) Município-pólo (GPSM ou GPAB-A) - município que, de acordo com a definição da estratégia de regionalização de cada estado, apresente papel de referência para outros municípios, em qualquer nível de atenção.

    e) Unidade territorial de qualificação na assistência à saúde - representa a base territorial mínima a ser submetida à aprovação do Ministério da Saúde e Comissão Intergestores Tripartite para qualificação na assistência à saúde. Deverá ser a menor base territorial de planejamento regionalizado com complexidade assistencial acima do módulo assistencial, conforme definido no PDR.

    Fonte https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2002/prt0373_27_02_2002.html


ID
3249868
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Os municípios que tiverem, em seu território, serviços de alta complexidade/alto custo, quando habilitados em gestão plena do sistema municipal, deverão desempenhar as funções referentes à organização desses serviços, visando assegurar o comando único sobre os prestadores e destacando o(a)

Alternativas

ID
3249871
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Para se habilitarem à gestão plena do sistema municipal, os municípios deverão elaborar o plano municipal de saúde, a ser submetido à aprovação

Alternativas

ID
3249874
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Não é motivo de suspensão imediata, pelo Ministério da Saúde, dos repasses financeiros a serem transferidos para os estados

Alternativas

ID
3249877
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Os municípios habilitados em gestão plena da Atenção Básica ampliada estarão passíveis de desabilitação quando

Alternativas