-
Assertiva A
um dispositivo de hardware conectado ao gabinete do computador.
-
Periféricos são hardwares que não são centrais, mas que auxiliam no processamento. Esses hardwares podem ser internos ou externos.
Existem três tipos de periféricos: periféricos de entrada, periféricos de saída, periféricos de entrada e saída.
Os periféricos de entrada enviam dados à CPU. Exemplos: teclado, mouse, scanner, webcam, microfone, leitor ótico etc.
Os periféricos de saída recebem dados da CPU. Exemplos: monitor/vídeo, datashow/projetor, impressora, caixa de som etc.
Os periféricos de entrada e saída enviam e recebem dados da CPU. Exemplos: pen drive, disco rígido (HD), gravadora de CD/DVD, modem, impressora multifuncional, monitor touch screen etc.
-
GABARITO: LETRA A
Chama-se periférico qualquer material eletrônico susceptível de ser conectado a um computador através de uma de suas interfaces de entrada/saída (porta série e paralela, barramento USB, barramento firewire, interface SCSI etc.), a maioria das vezes através de um conector. Desta maneira, podemos considerar os periféricos como componentes externos do computador.
Periféricos de visualização: dispositivos de saída que oferece ao usuário um representação visual, como o monitor ou a tela.
Periféricos de armazenamento: são periféricos de entrada/saída, que podem armazenar as informações de forma permanente (disco rígido, CD, CD de áudio e CD-ROM e DVD, DVD áudio e DVD-ROM etc.).
Periféricos de captura: permitem que o computador receba informações específicas, tais como capturas de vídeo ou imagens digitalizadas.
Periféricos de entrada: periféricos que só podem enviar informações para o computador, como os dispositivos indicadores (mouse e teclado, por exemplo).
Os periféricos de entrada e saída são os únicos que podem enviar e transmitir informações entre computadores ou dispositivos. Entre eles estão mouse, teclado, caneta ótica, scanner e impressora, joystick, microfone e fone de ouvido, plotadora (impressora capaz de imprimir gráficos em grandes dimensões com alta qualidade e precisão), microfilme, caixa de som etc.
-
Em conceitos de hardware, vários deles foram combinados nas alternativas da questão. Vamos analisar a questão.
Periférico é a designação genérica dos dispositivos externos à CPU, sejam para entrada de dados, saída de dados, ou ambos.
A CPU é a unidade central de processamento (UCP, em inglês Central Processor Unit), que é o processador do computador. O processador é como o cérebro do computador, formado pela Unidade de Registradores (UR), Unidade de Controle (UC) e Unidade Lógico Aritmética (ULA).
O gabinete é a estrutura que recebe os componentes internos e a fonte de alimentação.
Os dados são inseridos por periféricos de entrada, armazenados na memória, processados pelo processador e os resultados apresentados em periféricos de saída.
A comunicação com os periféricos será através de placas de expansão e chips dedicados à troca de dados entre eles e a CPU.
A letra B descreve o sistema operacional, um software básico necessário para o funcionamento do computador.
A letra C descreve componentes do sistema operacional, como os drivers e bibliotecas, que permitem a comunicação dos programas com o hardware, e são fundamentais para que o Windows possa ser executado.
A letra D descreve a memória RAM, a memória temporária de acesso aleatório onde estão os programas e dados em execução.
A letra E não descreve nenhum item especificamente, ao contrário, de forma genérica, abrange todos os componentes virtuais e físicos do computador.
Gabarito do Professor: Letra A.
-
Comentário do professor: Gab. A
Os periféricos são componentes conectados no gabinete do computador. O gabinete contém a placa mãe (motherboard) com os componentes internos. Os componentes externos são denominados periféricos, e poderão ser de entrada, saída ou híbridos/mistos.
Exemplos de periféricos:
. Scanner – periférico de entrada para a digitalização de informações.
. Caixas de som – periférico externo para saída de áudio da placa de som.
. Monitor de vídeo – periférico externo para saída de vídeo da placa de vídeo.
. Teclado – periférico de entrada de dados.
. Mouse – periférico de entrada de dados.
. Impressora – periférico de saída para impressão dos arquivos armazenados no computador.