SóProvas



Prova SELECON - 2021 - EMGEPRON - Cirurgião – Dentista


ID
5295607
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

No segundo parágrafo, o emprego dos dois-pontos tem o objetivo de:

Alternativas
Comentários
  • No segundo parágrafo, o emprego dos dois-pontos tem o objetivo de:

    b) introduzir uma enumeração de elementos

    GAB. LETRA "B".

    ----

     O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    ----

    4. Enumerações

    Essa é outra função que é bastante relacionada aos dois pontos. Trata-se da ação de listar e enumerar determinadas coisas, características ou eventos.

    André, durante a aula de geografia, precisou citar os estados da região Nordeste: Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Alagoas, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte.

    José foi ao mercado e realizou sua compra de frutas da semana: banana, maçã, melão, laranja, umbu e ciriguela.

    O Poder de Polícia pode ser subdividido nas seguintes etapas: ordem, consentimento, fiscalização e sanção.

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/dois-pontos-aprenda-de-vez-como-e-quando-utiliza-lo/

  • gaba B

     introduzir uma enumeração de elementos

    ".....em quatro esferas principais: (1)participação e oportunidade econômica, (2)realização educacional, (3)saúde e sobrevivência e (4)representação política."

    _________________________________________

    canal no telegram com questões diárias, minemônicos & Dicas → https://t.me/aplovado

    pertencelemos!

  • GAB B.

    Enumeração.

    São apostos que fazem parte do termo ''quatro esferas''

    quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    Reparar que como todo aposto, (não há verbos), mas sim substantivos ABSTRATOS derivados de verbos (participação, realização, sobrevivência, representação)

    ex:

    a realização = substantivo abstrato

    realizar = verbo infinitivo

    realizo, realizas, realizamos, realizei, realizávamos = verbo conjugado em tempo, modo e pessoa.

  • A ( ) apresentar uma sequência em gradação

    B (X) introduzir uma enumeração de elementos

    C ( ) sintetizar um conjunto de aspectos indicados

    D ( ) estabelecer comparação entre grupos de fatores

    R: Os dois-pontos marcam uma supressão de voz em frase ainda não concluída.

    Em termos práticos, este sinal é usado para:

    --> COMEÇAR UMA ENUMERAÇÃO.

    Preciso que você passe no mercado e compre: três pacotes de arroz, um quilo de feijão e meio quilo de carne moída.

  • o termo "quatro esferas principais" já deixa claro que é uma enumeração

  • A questão é exige conhecimento sobre pontuação e quer saber qual o motivo do emprego dos dois pontos. Vejamos:

    "O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica (1), realização educacional (2), saúde e sobrevivência (3) e representação política (4)."

    a) Incorreta.

    Para apresentar uma sequência em gradação deveria ter uma sequencia de forma continua que seja crescente.

    Ex: um, dois, três...

    b) Correta.

    Os termos destacados por mim no trecho acima é uma enumeração, pois são as quatro esferas principais sendo mostradas em detalhes, elas aparecem em sequência.

    c) Incorreta.

    Sintetizar é o mesmo que resumir e o que vem após os dois pontos está estendendo o que estava resumido antes dos dois pontos, pois está mostrando o que são as quatro esferas principais com detalhes.

    d) Incorreta

    Não há nada sendo comparado, mas sim explicado.

    Gabarito do monitor: B

  • Esta questão requer conhecimento sobre o uso dos sinais de pontuação, especialmente os dois-pontos.

    Empregam-se os dois-pontos nos seguintes casos:

    1) antes de uma enumeração:

    Gosto de ler vários tipos de romance: policial, social, histórico e regional.

    2) antes de uma citação:

    Segundo o Art. 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente: “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária".

    3) antes de uma exposição ou explicação:

    Fez tudo conforme o combinado: saiu às sete horas.

    4) no discurso direto é usado antes de uma pergunta ou resposta:

    Perguntei-lhe: Sabes andar?

    O moço respondeu: Nunca pude fazê-lo.


    No 2º parágrafo “O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política", os dois-pontos foram empregados para introduzir uma enumeração de elementos.

    Gabarito da Professora: Letra B.

  • GABARITO: letra B

    O sinal de dois pontos (:) serve para introduzir uma "enumeração, explicação, citação ou fala de um personagem."

    Observa- se que no 2º parágrafo ocorre uma enumeração das quatros esferas principais.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais:  participação e oportunidade econômica, 2º realização educacional, 3º saúde e 4º sobrevivência e representação política.


ID
5295610
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

No sétimo parágrafo, a segunda frase é introduzida e ligada à primeira por expressão que tem o valor de:

Alternativas
Comentários
  • No sétimo parágrafo, a segunda frase é introduzida e ligada à primeira por expressão que tem o valor de:

    a) simultaneidade

    GAB. LETRA "A".

    ----

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    (em + quanto)

    conjunção

    1. Indica duração em simultaneidade; durante o tempo em que (ex.: enquanto estive em casa, o telefone não tocou).

    "enquanto", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/enquanto [consultado em 08-07-2021].

  • gaba A

    "[...]Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente[...]

    A palavra enquanto passa a ideia de tempo, conformidade ou proporção. Consiste em uma conjunção temporal, proporcional ou conformativa, que pode indicar: durante o tempo que, à medida que, ao mesmo tempo que, na qualidade de, entre outros.

    _________________________________________

    canal no telegram com questões diárias, minemônicos & Dicas → https://t.me/aplovado

    pertencelemos!

  • Enquanto isso= tempo simultâneo.

  • RUMO À PP-MG

  • A questão quer saber qual o valor semântico da expressão em destaque abaixo. Vejamos:

    "Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores."

    A expressão "enquanto isso" tem a carga semântica temporal. Sabendo isso, podemos ir nas assertivas e procurar qual possui algo do tipo. Analisemos:

    a) Correta.

    Sabendo que a expressão é temporal, já acertava a questão, entretanto, é importante saber que a expressão em que se faz todo o contexto do período é de tempo simultâneo e contínuo, basta olhar o contexto que fala que "as mulheres continuam". Portanto, esse é o nosso gabarito.

    b) Incorreta.

    Para ser conformidade, era necessário ter uma destas conjunções ou equivalentes: como, conforme, segundo, consoante, etc.

    c) Incorreta.

    Não há uma definição de conjunção de probabilidade, mas o que se aproxima disso são as conjunções condicionais, quais sejam, se, caso, quando, conquanto que, salvo se, sem que, dado que, desde que, a menos que, a não ser que...

    d) Incorreta.

    Fosse de finalidade começaria com uma das conjunções de finalidade, quais sejam, para que, a fim de que...

    Gabarito do monitor: A

  • Enquanto é uma conjunção temporal e pode ser substituída por ( Depois que , antes que , sempre que , todas as vezes que etc )

  • GABA: A

    Se passa a ideia de simultaneidade,então está relacionada com o TEMPO.

    Conjunções temporais: quando,enquanto,assim que,logo que,desde que,até que,mal,depois que,eis que,ainda.

  • Esse enunciado falando de FRASE me fez errar. Pra mim frase é

    frase

    substantivo feminino

    1. 1.
    2. GRAMÁTICA
    3. construção que encerra um sentido completo, podendo ser formada por uma ou mais palavras, com ou sem verbo, ou por uma ou mais orações; pode ser afirmativa, negativa, interrogativa, exclamativa ou imperativa.

    Na minha humilde opinião ele deveria ter dito segundo período, somente.

    Se estiver errado me corrijam.

  • ppmg 2022 Brasil

  • "Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores."

    ENQUANTO ISSO, SIMULTANEAMENTE...

  • não compre ingresso para o filme errado
  • Enquanto isso = ao mesmo tempo que


ID
5295613
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

No oitavo parágrafo, o conectivo que pode ser usado para unir a segunda frase à primeira, explicitando a relação de sentido estabelecida, é:

Alternativas
Comentários
  • No oitavo parágrafo, o conectivo que pode ser usado para unir a segunda frase à primeira, explicitando a relação de sentido estabelecida, é:

    c) logo

    GAB. LETRA "C".

    ----

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    ----

    Conectivos são conjunções que ligam as orações, estabelecem a conexão entre as orações nos períodos compostos e também as preposições, que ligam um vocábulo a outro.

    O período composto é formado de duas ou mais orações. Quando essas orações são independentes umas das outras, chamamos de período composto por coordenação. Essas orações podem estar justapostas (sem conectivos) ou ligadas por conjunções (= conectivos).

    CONCLUSIVAS (sentido de conclusão em relação à oração anterior): logo, portanto, pois (posposto ao verbo).Também as locuções: por isso, por conseguinte, pelo que...

    Ela estudou com dedicação, logo deverá ser aprovada.

  • gaba C

    com os devidos ajustes.

    [...] devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Logo, este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.[...]

    conjunções conclusivas.

    Indicam relação de conclusão.

    São elas: pois (posposta ao verbo), logo, portanto, então, por isso, por conseguinte, por isto, assim, etc

    _________________________________________

    canal no telegram com questões diárias, minemônicos & Dicas → https://t.me/aplovado

    pertencelemos!

  • ✅Letra C.

    A ideia é de CONCLUSÃO.

    Demais conjunções conclusivas = Logo, portanto, pois(deslocado), por conseguinte, assim, então, por fim...

    Fonte: Tive como base as aulas do Prof:Elias Santana, Gran Cursos.

  • Frase? Não seria período?

  • Gab C

      No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Logo, Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

  • Quem fez essa questão nada a ver.

  • Vixi, fiquei sem saber qual era a frase que ele estava querendo. Mas já entendi que frase pra ela é o mesmo que período.

  • JORGEAN VILLA, FUTURO PP-MG!

    PERTENCEREMOS!!! ALFARTANO, OSSS....

  • A questão exige conhecimento sobre conectores e quer saber qual conjunção seria empregada corretamente entre os períodos abaixo. Vejamos:

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    O primeiro período apresenta uma justificativa pela qual as mulheres ficam mais irritadas durante a pandemia e no segundo período apresenta a conclusão em que esse estresse pode chegar, ou seja, vira um obstáculo para as mulheres alcançarem posições de lideranças.

    Dessa forma, devemos procurar nas assertivas uma conjunção de conclusão. Analisemos:

    a) Incorreta.

    Entretanto⇾ conjunção de adversidade.

    b) Incorreta.

    Embora⇾ conjunção de concessão.

    c) Correta.

    Logo⇾ conjunção de conclusão.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Logo, este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    d) Incorreta.

    Se⇾ conjunção de regra é condicional.

    Gabarito do monitor: C

  • Gabarito : C

    Coordenativas – ligam duas orações independentes. Estão divididas em cinco tipos:

    • Aditivas – exprimem soma: e, nem, bem com, não só... como também, não só... mas também.
    • Adversativas – exprime oposição: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia, não obstante..
    • Alternativas – exprimem escolha de pensamentos: ou, ou... ou, ora... ora, já... já, quer... quer, seja... seja, talvez... talvez.
    • Conclusivas – exprimem conclusão de pensamento: logo, portanto, por isso, pois, por conseguinte, assim.
    • Explicativas – exprimem razão e motivo: que, porque, pois, porquanto, por conseguinte, assim.

     

    Subordinativas – ligam duas orações dependentes. Estão divididas em dez tipos:

    • Integrantes – introduzem uma oração que vai completar o sentido da outra: que, se.
    • Causais – introduzem orações que dão ideia de causa: que, porque, como, pois que, visto que, uma vez que, porquanto, já que, desde que.
    • Comparativas – introduzem orações que dão ideia de comparação: como, qual, que, do que (depois de mais, menos, maior, menor, melhor e pior
    • Concessivas – iniciam orações que indicam contradição: embora, ainda que, mesmo que, se bem que, posto que, por mais que, apesar de que.
    • Condicionais – iniciam orações que exprimem hipótese ou condição: se, caso, a menos que, contanto que, salvo se, desde que, a não ser que.
    • Conformativas – iniciam orações que exprimem acordo: como, conforme, segundo, consoante.
    • Consecutivas – iniciam orações que indicam consequência: que (precedido de tal, tanto, tão ou tamanho), de modo que, de forma que, de sorte que.
    • Temporais – iniciam orações que dão ideia de tempo: quando, mal, assim que, logo que, antes que, depois que, sempre que, desde que.
    • Finais – iniciam orações que exprimem finalidade: porque, a fim de que, para que.
    • Proporcionais – iniciam orações que exprimem concomitância: à medida que, à proporção que, ao passo que, quanto menos, quanto menor, quanto maior, quanto melhor

    Não seja um café com leite nos concursos. Estude redação! cerca de 10% dos aprovados na prova objetiva REPROVARAM na redação.

    Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens.

     

    OBS : Quem fizer menos de 60% (sessenta por cento) na Prova de Redação no concurso de Agente de Segurança Penitenciário/Policial Penal MG Será ELIMIDADO .

    https://go.hotmart.com/S54949702E

  • Entretanto é adversativa ideia de oposição

    embora é concessiva ideia de contraste

    Se é Conjunção integrante pode trocar por isso

    Logo é conclusivo pode trocar Portanto

  • PPMG nota de corte será 20

  • Demorei entender, mas enfim compreendi. Quando a banca diz frase, ela quer dizer período. Daí a importância de fazer questões da banca... prepara vc para o que está por vir na prova!

  • Bom, concordo com o gabarito, mas se ler a questão com o conector "ENTRETANTO"...acho que faria sentido também. Por favor. Só acho.

  • 4) Conclusivas ligam a oração anterior a uma oração que expressa ideia de conclusão ou consequência. São elas: logo, pois (depois do verbo), portanto, por conseguinte, por isso, assim.

    Por exemplo: Marta estava bem preparada para o teste, portanto não ficou nervosa.

  • Frase ou período?

    errei a questão pelo fato dela pedir frase, procurei, procurei e não achei nada kkkk

  • Concordo que temos 2 alternativas corretas. A(ADVERSATIVA) por razões contrárias de que as mulheres passaram por dificuldades, no primeiro enunciado, PORÉM obtiveram conquista de lideranças, no segundo enunciado.

    e..

    C (CONCLUSIVA): concordo com a ideia do "LOGO, as mulheres conquistaram lideranças...."

  • Com essa questão, entende-se que a jurisprudência seleconiana classificou frase como sinônimo de período, fim de papo.

  • POIS ANTES DO VERBO CONCLUSIVA = LOGO, PORTANTO, POR CONSEGUINTE, POR ISSO, ASSIM

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. POIS Este seria (VERBO) outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.


ID
5295616
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

“Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres” (3º parágrafo).
Reescrevendo o trecho inicial, a formulação que mantém o sentido original é:

Alternativas
Comentários
  • gaba D

    A) ainda que continue nesse ritmo

    • Ainda que → locução que expressa CONCESSÃO

    B) a fim de continuar nesse ritmo

    • A fim de → locução que expressa FINALIDADE

    C) antes de continuar nesse ritmo

    • Locução Prepositiva

    D) caso continue nesse ritmo

    • Caso continue → conjunção que expressa condição

    _________________________________________

    canal no telegram com questões diárias, minemônicos & Dicas → https://t.me/aplovado

    PERTENCELEMOS!

  • A questão quer saber qual assertiva possui uma reescrita possível para a frase abaixo. Vejamos:

    Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres”

    O trecho acima, possui uma oração subordinada adverbial de condição reduzida de verbo no gerúndio visto que continuar no mesmo ritmo é condição para demorar 133, 4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

    Após a explicação acima, iremos procurar nas assertivas uma reescrita com valor condicional. Analisemos:

    a) Incorreta.

    Ainda que → locução concessiva.

    b) Incorreta.

    A fim de → locução final.

    c) Incorreta.

    Antes de→ locução temporal.

    d) Correta.

    Caso→ conjunção condicional.

    Caso continue nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

    A oração foi desenvolvida com a colocação da conjunção e, desse modo, permanece com valor condicional.

    Gabarito do monitor: D

  • NDO , caminhando e cantando e seguindo a canção ...

  • Por qual motivo o "ainda que" não poderia ser usado? No contexto do texto, penso que caberia uma ideia de concessão.

  • Dica: sempre retorne ao texto e entenda o contexto. Não fique com preguiça.


ID
5295619
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

Trecho para a questão.


“Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores” (8º parágrafo)

“O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido” (13º parágrafo)


Nas frases acima, os verbos “seria” e “levará” encontram-se, respectivamente, nos seguintes tempo e modo:

Alternativas
Comentários
  • Nas frases acima, os verbos “seria” e “levará” encontram-se, respectivamente, nos seguintes tempo e modo:

    a) pretérito imperfeito do subjuntivo/futuro do subjuntivo [quando ele levar]

    b) futuro do pretérito do indicativo [ele seria]/futuro do presente do indicativo [ele levará]

    c) futuro do presente do indicativo [ele será]/pretérito imperfeito do subjuntivo

    d) pretérito mais-que-perfeito do indicativo [ele fora]/futuro do pretérito do indicativo [ele levaria]

    GAB. LETRA "B".

  • GABARITO: B

    “Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores" → O futuro do pretérito é o tempo da Maria (eu venderia, eu amaria, eu seria...)

    “O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido” → Aqui temos o futuro do presente. A gente conhece como futuro no dia a dia (o tempo que levará amanhã).

    .

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • gab b.

    Indicativo x subjuntivo:

    verbo: SER

    Indicativo:

    Pretérito imperfeito: era

    pretérito perfeito: fui

    Futuro do presente: serei

    Futuro do pretérito: seria (incerteza)

    No subjuntivo, conjugamos verbos sempre com (que / se / quando)

    presente: que eu seja

    pretérito: se eu fosse

    Futuro: Quando eu for

  • so de saber que é futuro/futuro da para você matar a questão.

  • EU AMO ESSA MATÉRIA MDS

    seria - futuro do pretérito do indicativo

    levará - futuro do presente do indicativo // perceba como o futuro do pretérito no indicativo é o único que demonstra incerteza!

    letra b

  • A questão exige conhecimento sobre morfologia verbal e quer saber qual a conjugação correta dos verbos “seria” e “levará”. Vejamos:

    a) Incorreta.

    Não existe na língua portuguesa o tempo pretérito imperfeito do subjuntivo e para o verbo "levar" está conjugado no futuro do subjuntivo deveria ser assim: "quando ele levar".

    b) Correta.

    O primeiro verbo está no futuro do pretérito do indicativo, pois demonstra um futuro incerto e o segundo está no futuro do presente do indicativo, pois indica um futuro que irá acontecer.

    c) Incorreta.

    Para estar no futuro do presente do indicativo o verbo "ser" deveria ficar assim: será. Não existe na língua portuguesa o pretérito imperfeito do subjuntivo.

    d) Incorreta.

    Para estar no pretérito mais-que-perfeito do indicativo o verbo "ser" deveria ficar assim: "fora" .

    Gabarito do monitor: B

  • Futuro do pretérito do indicativo ; Terminação RIA = Assim como no futuro do presente pode expressar incerteza ou dúvida

    Indica fato futuro em relação a outro fato no passado.

    futuro do presente do indicativo : Indica fato futuro em relação ao momento da fala.

    Indica também um futuro considerado certo por quem fala.

    Pode indicar incerteza ou dúvida.

  • A questão requer conhecimento acerca da flexão verbal de tempo e modo.


    A forma verbal seria está flexionada no futuro do pretérito do indicativo, cuja desinência modo-temporal é -ria, e a forma verbal levará, no futuro do presente do indicativo, cuja desinência modo-temporal é -rá (tônico).


    Gabarito da Professora: Letra B.

  • POLICIAL PENAL DE MINAS \0/

  • A forma verbal seria está flexionada no futuro do pretérito do indicativo, cuja desinência modo-temporal é -ria, e a forma verbal levará, no futuro do presente do indicativo, cuja desinência modo-temporal é -rá (tônico).

    Letra B.

  • Futuro do pretérito do indicativo – TERMINAÇÃO - RIA

    Futuro do presente do indicativo – TERMINAÇÃO - REI, RÁ


ID
5295622
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

Uma expressão verbal na voz passiva encontra-se em:

Alternativas
Comentários
  • Uma expressão verbal na voz passiva encontra-se em:

    d) “o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes”

    GAB. LETRA "D".

    ----

    O que é voz passiva?

    A voz passiva é a voz verbal que indica que o sujeito da oração sofre ou recebe determinada ação, em vez de praticá-la.

    A voz passiva analítica segue a seguinte estrutura: verbo auxiliar ser + verbo principal no particípio passado

    Verbo Impulsionar

    Particípio passado: impulsionado

  • Assertiva D

    “o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes”

  • gaba D

    na voz paSSiva ele reSSebe a ação, ele não a faz. (eu sei como escrever "receber", mas é licença poética"

    perceba que nas demais os verbos fazem a ação.

    as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram..

    As mulheres, segundo o relatório, representam....

    e assim por diante.

    agora na voz passiva, percebe-se que ele sofre a ação.

    o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado

    viu? ele não impulsiona, ele É impulsionado.

    _________________________________________

    canal no telegram com questões diárias, minemônicos & Dicas → https://t.me/aplovado

    pertencelemos!

  • Gab. "D"

    Lembrando: encontra-se na voz passiva analítica.

  • Gab D

    o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes”

    o declínio mundial na paridade de gênero = sujeito paciente

    foi impulsionado = verbo auxiliar + verbo particípio passado

    principalmente = adjunto adverbial

    pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes” = Agente da passiva

  • VOZ VERBAL (leia e nunca mais esqueça)

    Segundo a Adriana Figueiredo (2017), "[...] é aquela que indica a forma em que o verbo se encontra para mostrar a relação entre ele e o sujeito."

    ***

    Voz ativa: quando o sujeito pratica a ação verbal, age;

    Voz passiva analítica: quando o sujeito "reSSebe" a ação verbal;

    Voz reflexiva:quando o sujeito pratica e "reSSebe" a ação verbal.

    ***

    Analogia para fins didáticos: a cena do crime é o verbo. Dependendo de como está a cena do crime, percebe-se quem praticou (sujeito agente: voz ativa - O fulano matou sicrano) ou sofreu (sujeito paciente: voz passiva - O fulano foi morto pelo sicrano) o crime, ou até mesmo se praticou e sofreu (voz reflexiva: Fulano suicidou-se).

    Cuidado!!! Existe a voz passiva sintética (tudo que é sintético é mais resumido). Nesse caso, tem-se uma cena do crime mais enxuta, em que o objetivo é esconder (forma de impessoalizar, indeterminar o agente) o autor da ação na voz passiva (sem o agente da passiva), logo, será retirado o verbo auxiliar e surgirá uma partícula apassivadora (se). Tudo após o verbo com a partícula apassivadora, nesse tipo de voz, será sujeito paciente. Ex.: "Matou-se Getúlio".

    Obs.: não confundir esse SE com o índice de indeterminação do sujeito usado com verbos que não são do tipo VTD (transitivo direto) ou VTDI (transitivo direto e indireto).

    ***

    Estrutura da voz ativa: sujeito + verbo + complemento (objeto direto ou objeto direto e indireto). Lembrar: O SUV é um carro Completo.

    Estrutura da voz passiva analítica: sujeito (paciente) + verbo auxiliar (ser/ter/estar) + verbo principal (particípio: final ADO, IDO ou irregular, geralmente, final TO) + preposição (geralmente, forma contraída: por + o = pelo) + agente da passiva. Lembrar: O sujeito mexendo no APP do celular é o agente PASSos.

    Estrutura da voz passiva sintética: verbo (VTD ou VTDI) + se (partícula apassivadora) + sujeito paciente.

    Obs.: apesar do verbo ter transitividade direta, em voz passiva não há objeto direto (transforma-se em sujeito paciente).

    Estrutura básica da voz reflexiva: verbo (VTD ou VTDI) + pronome oblíquo chamado de pronome reflexivo (me-te-se-nos-vos-se).

    ***

    Ficou uma porcaria, né?! Mas o importante é consolidar esse fragmento na memória.

    ***

  • Item D correto.

    Primeiro procure o "se" nas alternativas, não encontrou? Então é voz passiva analítica.

    Procure os verbos ser ou estar + um verbo no particípio + a preposição por.

    Item D: "gênero foi impulsionado principalmente pelo"

  • GABARITO: letra D

    Voz Passiva Analítica: verbo ser/estar + verbo no particípio (ado/ido).

  • Certas informações têm que esta na bem fixada como a dessa matéria:

    P. Analítica: SER + PARTICÍPIO

    P. Sintética: VTD + SE

    #PPMG21

  • A questão pede que se encontre a voz passiva nas orações apresentadas. A voz ativa caracteriza-se pela ação direta exercida pelo sujeito de uma oração. A voz passiva, por outro lado, aparece quando a ação é exercida no sujeito.

    Alternativa A – Incorreta: Nessa opção, a voz é ativa. O sujeito “as consequências econômicas e sociais da pandemia” está exercendo a ação de “afetar” (o verbo da oração) o objeto “A ala feminina”. Portanto, não há voz passiva na oração.

    Alternativa B – Incorreta: Aqui, a voz também é ativa. O sujeito “As mulheres” exerce a ação de “representar” (verbo) o “um terço ou menos da força de trabalho” (objeto). Logo, não há voz passiva;

    Alternativa C – Incorreta: A voz passiva não se encontra nessa oração. A locução verbal “serão necessários” é requisitada pelo sujeito “257 anos”, que exerce a ação de necessitar, e é complementada pelo objeto indireto “para que a participação”;

    Alternativa D – Correta: Pode ser observada a voz passiva analítica quando temos “o declínio mundial na paridade de gênero” (sujeito) “foi impulsionado” (verbo auxiliar ser + verbo no particípio passado) “principalmente” (advérbio de modo) “pelo fraco desempenho[...]” (agente da passiva, o causador da ação).

    Gabarito: D

  • “o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes”

    VOZ DIRETA:

    O fraco desempenho nas grandes economias avançadas e emergentes impulsionou o declínio mundial na paridade de gênero .

    O fraco desempenho : sujeito

    Impulsionou o que? O declínio mundial (objeto direto) na paridade de gênero (não tenho certeza, mas creio que seja adjunto adnominal)

  • Há dois tipos de voz passiva - a analítica, formada pelos auxiliares SER, ESTAR e FICAR acompanhados de verbo principal no particípio; e a sintética ou pronominal, formada de verbo VTD ou VTDI acompanhado do SE partícula apassivadora.

    Na letra E, temos o auxiliar SER (foi) acompanhando o verbo principal IMPULSIONAR no particípio (impulsionado), o que configura a voz passiva do tipo analítica.

  • GABA- D

    A VOZ PASSIVA ANALÍTICA é a forma com o auxílio dos verbos "ser", "estar", "ficar" etc, seguidos do particípio do verbo principal (verbos terminados em DA,DO,DAS,DOS).

    Exemplos: O animal foi capturado pelo caçador armado.

    Seus carros haviam sido vendidos por ele

  • GAB. D.

    D) “o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes”

    VOZ PASSIVA ANALÍTICA --> foi (verbo SER) + impulsionado (PARTICÍPIO)

    __________________________________________________________________________________________________________

    VOZ PASSIVA: Somente me verbo transitivo direto (VTD) ou verbo Transitivo direto indireto (VTDI)

    PASSIVA ANALÍTICA : Verbo auxiliar (ser/estar/ir/ficar) + PARTICÍPIO

    PASSIVA SINTÉTICA: Verbo na 3º PESSOA + Partícula apassivadora "SE"

  • Eu procurei o verbo Ser + Particípio.

  • Para não errar VOZ PASSIVA sem ter de dominar o português.

    Vendem-SE vendADO e vendIDO

    Se tiver -SE, ADO(A) ou IDO(A) é voz passiva!

    Para passar você não precisa saber tudo; você precisa saber resolver o que cai.

  • Para não errar VOZ PASSIVA sem ter de dominar o português.

    Vendem-SE vendADO e vendIDO

    Se tiver -SE, ADO(A) ou IDO(A) é voz passiva!

    Para passar você não precisa saber tudo; você precisa saber resolver o que cai.

  • O fraco desenvolvimento da economia mundial impulsiona o declínio...

  • DIRETO NO PONTO:

    BIZU: Quando pedir VOZ PASSIVA, procure o verbo ser|estar + particípio.

    No caso da questão em analise: FOI + IMPULSIONADO

  • Resumo da bagaceira KKKKKK

    Se a questão é de voz passiva procure por locução verbal ou partícula SE (apassivadora).

    Detalhe : para ser uma PA o verbo só pode ser VTD ou VTDI !

    EX: Vendem-se casas (vender VTD)

    casas são vendidas (são vendidas > locução verbal )

    lembre-se: na voz passiva sempre faça a concordância (plural plural singular singular )

  • VOZ PASSIVA: Somente me verbo transitivo direto (VTD) ou verbo Transitivo direto indireto (VTDI)

    PASSIVA ANALÍTICA : Verbo auxiliar (ser/estar/ir/ficar) + PARTICÍPIO

    PASSIVA SINTÉTICA: Verbo na 3º PESSOA + Partícula apassivadora "SE"

  • GABARITO D

    “o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes”

    Formado pela estrutura VOZ PASSIVA ANALÍTICA

    SER/ESTAR + VERBO NO PARTICÍPIO


ID
5295625
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

Um verbo transitivo indireto é apresentado em:

Alternativas
Comentários
  • Quem apela, apela para alguém. GAB: D

    • tem a preposição (para) na frente tbm.

  • apela para alguém!

  • Verbos em uma oração podem ser transitivos diretos, transitivos, indiretos, transitivos diretos e indiretos ou intransitivos. Os verbos transitivos diretos precisam de um complemento verbal que por acaso não precisa de preposição (objeto direto); já os verbos transitivos indiretos necessitam ter um complemento verbal que por causa da regência verbal, levam uma preposição em sua construção (objeto indireto). A questão quer identificar a oração que possui um verbo transitivo indireto.

    Alternativa A – Incorreta: O verbo da oração (“reverteu”) tem um complemento direto que não precisa de preposição. Quem reverte, reverte algo;

    Alternativa B – Incorreta: na oração, o verbo “sugerem” não necessita de preposição no seu complemento verbal;

    Alternativa C – Incorreta: “apresentaram” não requer preposição em seu objeto. Segundo a regência verbal, quem representa, representa algo;

    Alternativa D – Correta: A oração utiliza o verbo transitivo indireto “apela”. Ao analisar o verbo, nota-se que é necessário apelar para alguém, sendo necessário o uso da preposição “para” na construção do complemento, como pode ser visto em “o relatório apela para políticas”.

    Gabarito: D

  • a letra d tem a prep PARA FIQUE DE OLHO: verbo intransitivo direto é aqueles que exigem complemento preposicionado e chama-se OBJETO INDIRETO

  • Gabarito: D

    A oração utiliza o verbo transitivo INDIRETO “apela”. Ao analisar o verbo, nota-se que é necessário apelar para alguém, sendo necessário o uso da preposição “para”

     

    Não seja um café com leite nos concursos. Estude redação! cerca de 10% dos aprovados na prova objetiva REPROVARAM na redação.

    Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens.

     

    OBS : Quem fizer menos de 60% (sessenta por cento) na Prova de Redação no concurso de Agente de Segurança Penitenciário/Policial Penal MG Será ELIMIDADO .

     

    https://go.hotmart.com/S54949702E

  • tá de sacanagem essa banca

  • verbo apelar pode ser intransitivo, isto é, admite uma construção sem complemento nominal obrigatório (ex.: O advogado apelou), ou transitivo indirecto, isto é, admite uma construção com um complemento nominal regido de preposição, que pode ser a, de ou para, consoante os contextos ou as acepções.

  • Quem apela, apela para algo.

    Letra E

  • QUEM REVERTE, REVERTE ALGO.

    QUEM APELA, APELA PARA ALGUÉM.

  • DIRETO NO PONTO:

    BIZU: Se está pedindo a oração que tenha verbo transitivo indireto, procure o verbo e analisa desde já se ele pede preposição. Caso pedir está ai a resposta da questão analisada.

    #PPMG

  • Só esqueceram de apontar quais verbos o enunciado estava se referindo.

  • TRANSITIVO INDIRETO: é quando o complemento vem ligado ao verbo indiretamente, com preposição obrigatória. Por Exemplo: Eu gosto DE sorvete. PREPOSIÇÕES ESSENCIAIS A – COM – DE – PARA – POR – EM.


ID
5295628
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

A palavra formada a partir de um verbo é:

Alternativas
Comentários
  • A palavra formada a partir de um verbo é:

    b) inovação

    GAB. LETRA "B".

    ----

    Verbo Inovar

  • Acho que essa questão foi mal formulada. A palavra "transição" vem do verbo "transitar" no sentido de mudar de um lugar para o outro.
  • transição tbm esta certo! recurso na questao!
  • gab b

    Inovação. Substantivo abstrato, deverbal. Oriundo do verbo inovar.

    Também estou em dúvida referente às alternativas c e d. Oriundas de transitar e condicionar.

    (help profs Alexandre / Isabel)

  • Não sei a opinião de vocês, mas acho que esse e alguns examinadores não têm condições técnicas de formular questões.É muito frequente erros primários na formulação de questões, principalmente de língua portuguesa.

    Gaba Letra B. Mas acho pertinente também transição (do verbo transitar).

  • Acertei a questão, contudo a assertiva é meio duvidosa quanto ao verbo Transitar/Transição.

  • Colegas, pesquisei na etmologia e achei isso:

    Transitar - Origem

    ⊙ ETIM trânsito + -ar

    Transição - Origem

    ⊙ ETIM lat. transit(i)o,ōnis 'ação de passar, passagem etc.'

    A etmologia diferente pode ter sido o argumento, mas não sei se foi, enfim: Cespe.

  • Tive que chutar, mas achei a questão estranha :)

  • A questão exigiu conhecimento no assunto formação de palavras e quer saber qual a palavra abaixo é derivada de um verbo. Vejamos:

    a) Incorreta.

    Região⇢ a palavra é primitiva o que significa que não é derivada de nenhuma outra.

    b) Correta.

    Inovação⇢ derivou do verbo "inovar" (inovar + ção).

    c) Incorreta.

    Transição⇢ a palavra é primitiva o que significa que não é derivada de nenhuma outra. Não confunda com "transitar que deriva de trânsito (transito + ar).

    d) Incorreta.

    Condição⇢ a palavra é primitiva o que significa que não é derivada de nenhuma outra.

    Gabarito do monitor: B

  • eu chutei ... acertei mas acho um absurdo uma questão dessa passar sem ser anulada

  • TRANSIÇÃO = MUDANÇA

    TRANSITAR = DESLOCAR

  • CONDIÇÃO VEM DE CONDICINONAR....

    verbo transitivo direto

    Ser a condição de um fato: sua aceitação condiciona a minha.

    Opinem ai...

  • Marquei "Inovação" porém concordo que a palavra "transição" esteja certa também.

    Será que teremos MUITAS questões anuladas?!....nossa :/

  • Formação De Palavras:

    Derivação

    • Prefixal - Des + leal

    • Sufixal - Leal + dade

    • Prefixal e Sufixal - Des + leal + dade

    • Parassintética - + manh + ecer (bloco inseparável)

    • Regressiva - Resgatar - resgate (diminui a quantidade de letras)

    • Imprópria - Jantar (verbo) - o jantar (substantivo)

    Composição (dois ou mais radicais)

    • Por justaposição - Guarda-roupa / couve-flor / girassol à Não ocorre perda de letras.

    • Por aglutinação - Aguardente = água + ardente / Vinagre = vinho + acre à Ocorre perda de letras.

    Onomatopeia - Bem-te-vi (baseada no som)

    Redobro - Mamãe / vovô

    Abreviação - ONG / ONU

    Hibridismo - Automóvel (auto, grego; móvel, latino)

  • Algumas questões de PT não compensa voltar ao texto.

  • Achei que transição seria a opção

  • gente, alguém explica:

    Inovação ---- Inovar

    transição ---- transitar

    condição --- condicionar

  • DIRETO NO PONTO:

    BIZU: Analisa qual das alternativas há uma palavra que tem sua função original de verbo. No caso da questão, ´´inovação´´( substantivo) surge a partir da palavra primitiva INOVAR (verbo).

    #PPMG

  • PESSOAL, NOTIFIQUEM ESSAS QUESTÕES DUPLICADAS!


ID
5295631
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

Uma paroxítona se encontra acentuada em:

Alternativas
Comentários
  • Uma paroxítona se encontra acentuada em:

    c) prováveis

    GAB. LETRA "C".

    ----

    Regras de acentuação das palavras paroxítonas

    Apenas são acentuadas graficamente as palavras paroxítonas terminadas em r, l, n, x, ps, ã, ãs, ão, ãos, um, uns, om, ons, us, i, is, ei, eis.

    Palavras paroxítonas terminadas em l

    provável;

  • REGRA GERAL

    1- OXÍTONAS: terminadas em -a, -e, -o, em (s) ---> acentuam-se

    2- PAROXÍTONAS: terminadas em -a, -e, -o, -em (s), ens ---> não se acentuam (exceção: en)

    3- PROPAROXÍTONAS: acentuam-se TODAS

    4- MONOSSÍLABAS TÔNICAS: terminadas em -a, -e, -o (s) ---> acentuam-se

    1- DITONGOS ABERTOS: oxítonos ou monossílabos, terminados em -ei, -oi, -eu --> acentuam-se

    2- HIATOS: terminados em -i, -u ---> acentuam -se (ex: saída); (exceção: baiuca, feiura) --> não se acentuam

    3- VERBOS: TER, VIR, CRER, DAR, LER E VER (e as demais palavras derivadas desses verbos, como deter, convir, prover) ---> acentuam-se

    4- ACENTO DIFERENCIAL: pôr, pôde, côa, fôrma

  • gaba C

    Uma paroxítona se encontra acentuada em:

    A)gê-ne-ro → proparoxítona

    B)ín-di-ces → proparoxítona

    C)pro-vá-veis → paroxítona terminada em ditongo

    D)e-co-nô-mi-cas → proparoxítona

    pertencelemos!

  • pro-vá-veis

  • gab c. Pro-vá-veis

    Motivo do acento: terminada em vogal fraca. (i). Seguida ou não de ''s''

    Táxi - táxis - tênis - lápis - júri

  • Paroxítonas são palavras tem sua tônica nas penúltimas sílabas.

    Alternativa A – Incorreta. “Gênero” é uma palavra proparoxítona, já que a tônica está na antepenúltima sílaba (Gê-ne-ro), inclusive estando marcada pelo acento circunflexo;

    Alternativa B – Incorreta. “Índices”, similar a opção A, é uma palavra proparoxítona, tendo sua tônica na antepenúltima sílaba (Ín-di-ces), com a marcação do acento agudo;

    Alternativa C – Correta. “Prováveis”, é uma paroxítona. A marcação do acento agudo na penúltima sílaba (Pro-vá-veis) indica a tônica da palavra;

    Alternativa D – Incorreta. “Econômicas”, como as duas primeiras, é uma proparoxítona, já que a tônica se encontra na sílaba antepenúltima (E-co-nô-mi-cas), marcada pelo acento circunflexo.

    Gabarito: C

  • Rumo PPMG ! SE DEUS NOS PERMITIR !

  • LETRA C paroxítona terminada em ditongo
  • Monossílabo Tônico: São acentuados os monossílabos tônicos terminados em A, E, O e em ditongos abertos (segunda regra): éu, éi, ói (seguidos ou não de S, pois o plural não afeta a regra).

    EX: há, pá, pás, má, más, pé, pés, dê, dês, mês, nó, nós, pôs

    Ex: véu, véus, réis, dói, sóis.

    Oxítona: Da mesma forma, acentuam-se as oxítonas terminadas A, E, O, em, ens e também em ditongos abertos: éu, éi, ói

    Ex: Sofá, xarás, gambá, será, serás, pajé, pajés, Tietê, você, freguês, vovô, avós, vovó, ninguém, armazém, armazéns

           Perceba que a diferença dos dois é só o EM e o ENS

    Paroxítonas: Por oposição, teremos que todas as paroxítonas são acentuadas, exceto aquelas terminadas em A, E, O, EM, ENS

    » nesse caso é melhor focar nas que não são acentuadas do que as que são.

    Além da regra geral residual apresentada acima, há uma OUTRA REGRA específica que despenca em prova: Acentuam-se as paroxítonas terminadas em ditongo!

     EX: Indivíduos, precárias, série, história, homogênea, médio, bromélia, imóveis, água, distância,

    primário, indústria, rádio, Brasília, cenário, próprio, amáveis.

    ·        Excluiu o acento agudo nos ditongos abertos Ei e OI nas paroxítonas, como Panaceia

     

    Proparoxítonas: A regra é simples: todas são acentuadas.

    Ex: Pe-núl-ti-mo,  -gi-na, an--ni-mo,  á-to-mo,  re-lâm-pa-go,  ca-ó-ti-co

    Acentuam-se o "i" e "u" tônicos quando formam hiato com a vogal anterior, estando eles sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de "s", desde que não sejam seguidos por "-nh"

    REGRA PARTICULAR

    1- DITONGOS ABERTOS: terminados em -ei, -ai ---> (no caso de paroxítonas, não se acentuam); terminandas em -eu --> acentuam-se

    2- HIATOS: terminados em -i,-u, -ee, -oo ---> acentuam -se (ex: saída); (exceção: baiuca, feiura) --> não se acentuam

    3- VERBOS: TER, VIR, CRER, DAR LER E VER (e as demais palavras derivadas desses verbos, como deter, convir, prover) ---> acentuam-se

    4- ACENTO DIFERENCIAL: pôr, pôde, côa, fôrma

    Lembrando que til não é um acento, é um sinal gráfico de nasalação.

    Monossílabos tônicos = Os monossílabos tônicos possuem autonomia fonética e semântica, ou seja, são proferidos com força e mantêm o seu significado próprio. É apenas obrigatória a acentuação dos monossílabos tônicos terminados em: a, as, e, es, o, os, éu, éus, éi, éis, ói, óis.

    Abdômen- abdome

    se tiver algum erro me corrija pfv.

  • Acentuam-se as paroxítonas terminadas em :

    PS - bíceps, tríceps, fórceps, Quéops

    l(s) - júri, táxis, biquíni, tênis, lápis

    R - fêmur, dólar, caráter, Víctor

    N- Nélson, hímen, cânon, abdômen

    Ã(s) - ímã, órfãs, dólmã

    ÃO(s) - órfão, bênção, acórdãos

    US - Vênus, bônus, vírus, lótus

    El(s) - pônei, louváveis, úteis, jóquei

    UM(uns) - fórum, álbuns, médiuns

    L - útil, notável, automóvel, fácil

    X - tórax, fênix, Félix, ônix

    Ditongo

    crescente - família, Vitória, cárie, vácuo, níveo

    Ditongo

    Decrescente - amáveis, favoráveis, notáveis                                  ATENÇÃO : Vocábulos paroxítonos terminados em: A(S) E(S), 0(S) e EM(ENS) não são acentuados.

      hÍfen - hifens           hímen - himens

  • Gabarito letra C

    Uma paroxítona se encontra acentuada em:

    A)gê-ne-ro → proparoxítona

    B)ín-di-ces → proparoxítona

    C)pro-vá-veis → paroxítona terminada em ditongo

    D)e-co-nô-mi-cas → proparoxítona

  • Oie Galera, Segue Aqui minhas Sugestões de Redações Prontas gratuitas com Esqueletos Prontos . Redações Especificas para Banca SELECON concurso (Polícia Penal Minas Gerais ). Assista e saia na frente da concorrência com Esses 5 Temas que são Prováveis de Cair na Sua Prova.

    Aula 01(Impactos da Covid-19 no Sistema Prisional)

    https://www.youtube.com/watch?v=8ZGQQXa7-BA

    Aula 02 (Papel das Penas Alternativas)

    https://www.youtube.com/watch?v=PC7rOyEXx6M

    Aula 03 (Remição de pena pela leitura)

    https://www.youtube.com/watch?v=AnKJttc1uhA

    Aula 04 (LGBT e o Sistema Prisional)

    https://www.youtube.com/watch?v=iAj5e-Qpc4I

    Aula 05 (Realidade Feminina nos presídios)

    https://www.youtube.com/watch?v=12VYtiAjAoU

  • c) Correta.

    Proveis⇢ acentuada por ter a penúltima sílaba mais forte e terminar em "EIS", ou seja, entra na regra da paroxítona terminada em "EIS". Acentua-se paroxítona terminada em: i, is, us, um, uns, /, n, r, x, ons, ps, ei, eis, ã, ãs, ão, ãos, guam e as terminadas em ditongo crescente.


ID
5298094
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto  ( para a questão)

Pandemia reverte progressos na
igualdade de gênero
    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.
    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.
    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.
    Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.
   Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos. 
   A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.
    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representação.
    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores. 
   As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro. 
    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.
   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres. 
    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.
   Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.
  Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.
   A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.
   Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.
   Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.
(Adaptado de: dw.com/pt-br)

No quinto parágrafo, um dos critérios utilizados para comparação do aumento da desigualdade de gênero, no contexto da pandemia, é:

Alternativas
Comentários
  • Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos. 

  • Galera, há algumas semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores. Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações; Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo; E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração; Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia. Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial “FAÇA DIFERENTE” SEREMOS APROVADOS EM 2021!
  • Alternativa B para não assinantes.

  • Alternativa está pedindo do candidato comparação do aumento da desigualdade de gênero, no contexto da pandemia dentre as informações encontradas no texto são:

    Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens.

    Gabarito B

  • GABARITO - B

    "Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos."

    Por que 5% das mulheres perderam emprego, enquanto em relação aos homens essa taxa é de 3,9%? Veja aí um aumento da desigualdade de gênero.

  • "Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens."

    GAB B

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento sobre compreensão textual e quer saber qual argumento o texto aponta parar comparar a desigualdade de gênero no contexto da pandemia. Vejamos:

    "Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momentoem comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos."

    Destaquei a parte importante que nos leva a resposta correta. Percebam que 5% das mulheres perderam o emprego enquanto 3,9 homens perderam, ou seja, há uma desigualdade, pois as mulheres estão sendo mais prejudicadas que os homens. Dessa forma, o texto faz comparação em relação ao percentual de perda de empregos.

    Gabarito do monitor: B

  • Impulsione sua preparação para a PPMG

    20 simulados comentados dos dois melhores cursinhos preparatórios para carreiras policiais do brasil.

    Quem quiser,vou disponibilizar por 20,00 reais!!

    Mandem email para

    matheuspetro2009@gmail.com


ID
5306083
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Na proposição “André é analista de sistema e Raul é engenheiro”, o conectivo lógico utilizado denomina-se:

Alternativas
Comentários
    • Conjunção. "E" Representada pelo símbolo : /\
    • Disjunção "OU": V
    • Disjunção Exclusiva "OU...OU"
    • Condicional " Se, então" →
    • Bicondicional <->

    Se inscreve no meu canal do telegram https://t.me/yodinhafederal

    que a força de yodinha os acompanhe.

  • Quando se usa E, é conjunção.

  • Oie Galera, Segue Aqui minhas Sugestões de Redações Prontas gratuitas com Esqueletos Prontos . Redações Especificas para Banca SELECON concurso (Polícia Penal Minas Gerais ). Assista e saia na frente da concorrência com Esses 5 Temas que são Prováveis de Cair na Sua Prova.

    Aula 01(Impactos da Covid-19 no Sistema Prisional)

    https://www.youtube.com/watch?v=8ZGQQXa7-BA

    Aula 02 (Papel das Penas Alternativas)

    https://www.youtube.com/watch?v=PC7rOyEXx6M

    Aula 03 (Remição de pena pela leitura)

    https://www.youtube.com/watch?v=AnKJttc1uhA

    Aula 04 (LGBT e o Sistema Prisional)

    https://www.youtube.com/watch?v=iAj5e-Qpc4I

    Aula 05 (Realidade Feminina nos presídios)

    https://www.youtube.com/watch?v=12VYtiAjAoU

  • Já respondi essa pergunta umas 30 vezes só hoje, isso pq está selecionado a opção "não respondi" para vim questões inéditas, mas estão repetindo quase todas.


ID
5315677
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em um grupo de 20 analistas de projetos, todos falam inglês ou francês. Se 18 falam inglês e 16 falam francês, escolhendo-se ao acaso um desses analistas, a probabilidade de ele falar apenas um dos idiomas é igual a:

Alternativas
Comentários
  • Resolvendo a questão:

    Falam inglês ou francês = Falam inglês + Falam francês - Falam os dois idiomas

    20 = 18 +16 - x

    x = 34 - 20 = 14

    Falam somente idioma = Total - Falam os dois idiomas

    y = 20 - 14 = 6

    A probabilidade de falar somente um idioma = 6/20 = 3/10 = 30%

    Gabarito letra B.


ID
5317717
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A negação de “Camila é advogada ou Bruno é analista técnico” está corretamente indicada na seguinte opção:

Alternativas
Comentários
  • Negação de "e" e "ou" é só negar as 2 proposições e trocar o conectivo, "e" vira "ou" e "ou" vira "e". Então se Camila é Adovagada, passa a não ser, o "ou" vira "e" e se Bruno é analista técnico, passa a não ser. Resposta (B)

  • PPMG 2021

  • GABARITO: LETRA B

    negar o OU

    nega tudo e troca OU por E

  • Letra B, troca o conectivo e nega tudo
  • Gab: B

    P V Q - proposição

    ~P ^~Q - Negação

  • Utilizando a segunda lei de morgan:

    ¬ (p v q) é equivalente a ¬ p ^ ¬ q

    O gabarito é a opção B.

  • Macete do Ne Ne

    Nega Nega -> TROCA O CONECTIVO ou por e

  • Responda questões!!! Estudo ativo PPMG/PMGO! VAMOS!

  • Método DR nessa bagaça

    Troca o "e" pelo "ou" e nega tudo !!!


ID
5317825
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um funcionário resolveu criar senhas com uma sequência de 3 das 8 letras da sigla EMGEPRON. Por exemplo, MEE, GMN e EME são três diferentes senhas. O número máximo de senhas distintas que esse funcionário poderá criar é igual a:

Alternativas
Comentários
  • EMGEPRON (8 letras)

    Senha = 3 letras

    Cálculo: 8 *7*6 = 336

    Porém, a letra "E" se repete, e quando fizessem as senhas com a segunda letra "E", serial o mesmo resultado daquele primeiro "E". Então a banca deve ter subtraído as possibilidades dessa segunda letra.

    6 E E

    E 6 E = 6 x 3 = 18

    E E 6

    Ficando: 336 - 18 = 318 (Letra A)

  • por que multiplica por 6??
  • C8,3= 8.7.6

    336

    3.2.1

    6

    6×3 (sequência)= 18

    336-18=316

  • entendi foi nada.
  • Esta questão foi anulada pela banca. O resultado deveria ser 228.

  • Questão anulada!

    Motivo:

    Palavra "EMGEPRON" possui 8 letras.

    Total de possibilidades (Utiliza-se arranjo já que a ordem das letras importa, caso contrário, seria combinação):

    Arranjo (8,3) = 8 x 7 x 6 = 336

    A chave da questão é a letra "E", já que você precisa desconsiderar as senhas duplicadas.

    Nas seguintes senhas:

    1) EEM (Iniciando com 2 "E") - Cálculo: 6 Possibilidades ( Uma vez que sobram 6 letras distintas. Ex: EEG, EEP,...)

    2) EME ( Letras "E" iniciando e finalizando) - Cálculo: 6 Possibilidades (Sobram 6 letras distintas. Ex: ENE, EOE,...)

    3) MEE (Finalizando com 2 "E") - Cálculo: 6 Possibilidades (Sobram 6 letras distintas. Ex: REE, PEE,...)

    Cálculo : 6+6+6 = 18

    Repare que a ordem das letras "E" não altera a senha. Logo, você descarta as senhas duplicadas.

    Assim: 336-18 = 318

    Nas seguintes senhas:

    1)EPG ("E" no início) - Cálculo (Utilize arranjo) : 6x 5 = 30 possibilidades (Ex: EGP, EPN,...)

    2)PEG ("E" no centro) - Cálculo (Utilize arranjo) : 6x 5 = 30 possibilidades (Ex: GEP, PEN,...)

    3)PGE ("E" no fim) - Cálculo (Utilize arranjo) : 6x 5 = 30 possibilidades (Ex: GPE, PNE,...)

    Cálculo : 30+30+30 = 90

    Repare que utilizando qualquer das letras "E" ( O ou o "E" da palavra) não altera a senha. Logo, você descarta as senhas duplicadas.

    Assim: 318 - 90 = 228

    Resposta : 228 possibilidades (Não existe gabarito para questão, por isso foi anulada)

  • Oie Galera, Segue Aqui minhas Sugestões de Redações Prontas gratuitas com Esqueletos Prontos . Redações Especificas para Banca SELECON concurso (Polícia Penal Minas Gerais ). Assista e saia na frente da concorrência com Esses 5 Temas que são Prováveis de Cair na Sua Prova.

    Aula 01(Impactos da Covid-19 no Sistema Prisional)

    https://www.youtube.com/watch?v=8ZGQQXa7-BA

    Aula 02 (Papel das Penas Alternativas)

    https://www.youtube.com/watch?v=PC7rOyEXx6M

    Aula 03 (Remição de pena pela leitura)

    https://www.youtube.com/watch?v=AnKJttc1uhA

    Aula 04 (LGBT e o Sistema Prisional)

    https://www.youtube.com/watch?v=iAj5e-Qpc4I

    Aula 05 (Realidade Feminina nos presídios)

    https://www.youtube.com/watch?v=12VYtiAjAoU


ID
5317831
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Cerca de 38 funcionários de uma empresa responderam um questionário com três perguntas de múltipla escolha. O resultado obtido foi:

18 funcionários acertaram a questão número1;
25 acertaram a questão número 2;
30 acertaram a questão número 3;
10 acertaram as três questões;
13 acertaram somente uma das questões;
nenhum errou as três questões.

Se n é o número de funcionários que acertaram somente duas questões desse teste, a soma dos algarismos de n é igual a:

Alternativas
Comentários
  • https://www.youtube.com/watch?v=57R7jSMq0_M

    Começa no 10m

  • resolução com diagrama

    http://sketchtoy.com/70042069

  • Ignore o 13;

    Total 38 funcionários;

    18 funcionários acertaram a questão número 1;

    25 acertaram a questão número 2;

    30 acertaram a questão número 3;

    10 acertaram as três questões;

    Como 10 acertaram as três questões:

    questão um: 10 - 8 = 8

    questão dois: 10 - 25 = 15

    questão três: 10 - 30 = 20

    8 + 15 + 20 = 43 + 10 = 53 - 38 = 15

    a soma dos algarismos de n é igual a:

    n = 15

    1 + 5 = 6

  • Dos 38 funcionarios 13 acertaram somente uma questao e 10 acertaram todas, como no enunciado fala da soma dos algarismos de quem acertou somente 2 questoes, entao 38 -13- 10= 15 (1+5=6)

  • simplificado

    38 total

    10 acertaram 3 questões.

    13 acertaram 2 questões.

    mas a questão pede quem acertou apenas 1 questão...

    simples!!!

    10+13= 23 (acertaram 2 ou 3)

    23 - o total = 15 acertaram (1)

    p/ finalizar ele quer a soma dos algarismos de n.

    n= 15

    1+5= 6

    #estarei NA PPMG!!!

  • AUB=NA+NB+NC - A^B - A^C - B^C +A^B^C

    38=18+25+30-X-X-X+10

    38=73-3X+10

    3X=73+10

    3X=83-38

    X=45/3

    X=15

    1+5=6


ID
5317840
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um gerente de produção fez a seguinte declaração:

“Se o funcionário é bem remunerado, então a produção é alta.”

Uma proposição logicamente equivalente à do gerente está indicada na seguinte opção:

Alternativas
Comentários
  • Cruza e nega ou volta negando tudo.

  • É preciso fazer a inversão da condicional.

    P->Q é equivalente a não Q -> não P

  • não aguento mais resolver essa mesma questão

  • Equivalência = nega o troca-troca.

  • podia ter a opção de excluir questões repetidas .


ID
5317843
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sejam A, B e C três conjuntos distintos e não vazios tal que B ∩ C = A. Pode-se afirmar corretamente que C U (B – A) é igual ao seguinte conjunto:

Alternativas
Comentários
  • Se B ∩ C = A, logo

    C ∪ (B – A) = C U ( B - B ∩ C ) = B U C

    Gabarito B.

  • Notemos que B - A é equivalente a tudo de B exceto a intersecção de B com C, e unindo com C, que contém exatamente a parte de A, temos C U (B - A) = B U C. Vejamos as alternativas:

    a) FALSO, seria vazio apenas se B e C fossem vazios, mas não temos informações sobre esses conjuntos.

    b) VERDADEIRO, C união com B - A.

    c) FALSO, o conjunto A faz parte do conjunto C e do conjunto B, não faz sentido ser A U C.

    d) FALSO, o C mas também temos o conjunto B que sobrou de B - A.

    Fonte: Prof Isabelly Camila

  • Tudo repetida :/


ID
5317849
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Retira-se de uma caixa 2/3 do total de n bolas e em seguida 1/5 do restante. Se nessa caixa restaram exatamente 12 bolas, na primeira retirada saiu a seguinte quantidade de bolas:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: Letra C = 30

    X - 2/3 de X --> resta 1/3 de x

    X - 2/3 de X - 1/5 de 1/3 de X = 12

    MMC entre 1, 3 e 5 = 15

    15x - 10x - x /15 = 180/15

    4x/15 = 12

    4x = 12 x 15

    4x = 180

    x = 180/4

    X = 45

    Na primeira retirada saiu a seguinte quantidade de bolas:

    45 - 2/3

    45/3 = 15

    15 x 2 = 30

  • Para quem tem dificuldade

    https://www.youtube.com/watch?v=57R7jSMq0_M&ab_channel=ProfessorTiagoGomes

    Tempo: 16:48

  • PEGA A VISAO TENDO EM VISTA Q O NUMERO TOTAL DE BOLAS DA CAIXA ERA ENTAO 42 30+12 MEU PONTO DE VISTA FOI O SEGUINTE 42/3*2=28-42= 14 BLZ AI DEPOIS ELE TIROU DESSES 14 1/5 OU SEJA 14/5*1=2,8 LOGO SOBRARIA 11,2 POR APROXIMAÇÃO MARCARIA A 30 KKKKKKKKKKKKK

  • Se restaram 12 após retirar 1/5, então 12 representa 4/5 (5/5 seria 15, pois 15/5=3. 3+3+3+3+3=15).

    Então, se 15 foi o que restou após tirar 2/3, então 15 é 1/3, e 15+15+15=45. Retiraram 30 e restou 15.

  • https://www.youtube.com/watch?v=yrSklNdN2Qs


ID
5317855
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Uma técnica anestésica segura e eficiente requer o conhecimento das estruturas anatômicas envolvidas. A técnica que tem a maior taxa de sucesso na anestesia mandibular, permitindo com uma única injeção bloquear os nervos alveolar inferior, lingual, milo-hióideo, mentoniano, incisivo, auriculotemporal e bucal, é a:

Alternativas
Comentários
  • Os nervos anestesiados pela técnica de Vazirani-Akinosi incluem o nervo alveolar inferior e seus ramos 18 (incisivo e mentoniano), lingual, milo-hioide e bucal. O tempo médio para o início da anestesia é de 5 a 7 minutos.

  • Bloqueio do nervo mandibular: Técnica de Gow-Gates - nervo mandibular. Verdadeiro bloqueio nervoso mandibular. Vantagens da técnica de Gow-Gates sobre o BNAI: maior frequência de êxito, incidência mais baixa de aspiração positiva (aproximadamente 2% x 10% a 15% no BNAI); ausência de problemas de inervação sensorial acessória aos dentes mandibulares. Nervos anestesiados: alveolar inferior, lingual, mentoniano , incisivo, milo-hioideo, aurículo-temporal, bucal (75% dos pacientes). Áreas anestesiadas: dentes mandibulares, mucoperiósteo vestibular, 2/3 anteriores da língua, assoalho bucal, mucoperiósteo lingual, corpo mandibular, regiões temporal e ouvido externo. Alta taxa de sucesso: 95%; Aspiração positiva: 2% (menor que BNAI); Tempo de início da anestesia maior que o BNAI (5 min.): anestésico depositado longe do nervo (5 a 10mm); Prof. Média de penetração: 25mm; Complicações: Hematoma (Artéria maxilar), Trismo (raro), Paralisia dos nervos III, IV e VI.

    Bloqueio mandibular de boca fechada de Vazirani-Akinosi: técnica da tuberosidade. Nervos anestesiados: alveolar inferior, lingual, mentoniano, incisivo, milo-hioideo. Áreas anestesiadas: dentes mandibulares, mucoperiósteo vestibular, 2/3 anteriores da língua, assoalho bucal, mucoperiósteo lingual, e corpo mandibular. Indicações: Limitação abertura de boca. Incapacidade de localizar pontos de reparo para o BNAI. Múltiplos procedimentos em dentes mandibulares. Profundidade da agulha= 25mm, bisel voltado para a linha média. Injetar 1,5 a 1,8 ml.


ID
5317858
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O primeiro pré-molar superior é muito susceptível a fraturas durante uma exodontia, porque geralmente possui bifurcação da raiz entre o terço médio e apical, o que torna suas raízes extremamente finas. Durante a exodontia, para evitar essa intercorrência é preciso proceder do seguinte modo:

Alternativas
Comentários
  • FÓRCEPS ODONTOLÓGICO Nº 151 ADULTO É UM INSTRUMENTO DE USO ODONTOLÓGICO INDICADO PARA EXTRAÇÃO DE PRE-MOLARES, INCISIVOS E RAIZES INFERIORES.

  • a letra 'd' não está errada pelo fórceps mas sim pela direção do movimento de luxação


ID
5317861
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente de 30 anos de idade, diabético insulinodependente, chega pela manhã para a consulta odontológica, vindo da aula de natação. Após a realização da anestesia para procedimento restaurador no dente 36, apresentou fraqueza, tremor, palidez, sudorese, relatando palpitações e fome. A condição compatível com esses dados é:

Alternativas

ID
5317864
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A prática odontológica, pela proximidade face a face profissional-paciente, exposição frequente a saliva, sangue e outros fluidos, produção de aerossóis, além do uso de instrumentos cortantes manuais contaminados, foi identificada como uma área de alto potencial de contaminação pelo SarsCov-2, causador da Covid-19. Nesse sentido, o Ministério da Saúde adotou parâmetros para orientação e decisão quanto aos tipos de atendimentos a serem disponibilizados nesse momento de pandemia, que vêm sendo atualizados de acordo com o cenário epidemiológico, as decisões de autoridades locais e o juízo clínico dos profissionais. Assim, os atendimentos odontológicos foram classificados em quatro tipos: emergências, urgências, eletivos essenciais e eletivos ampliados. Enquadram-se como atendimentos de urgência:

Alternativas
Comentários
  • Letra C. A Letra A corresponde a emergência

  • Eu queria saber de onde retiraram o termo "Pulpite Ulcerativa Necrosante"

    A Banca cópia e cola e nem ao menos analisa o que está fazendo.


ID
5317867
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente de 50 anos de idade procura atendimento odontológico apresentando aumento de volume da hemiface direita que se iniciou há três anos após submeter-se à exodontia na região, sem causar dor. Não havia linfonodos cervicais palpáveis. Ao exame físico intraoral, observou-se aumento de volume com expansão submucosa na região vestibular de todo o corpo mandibular direito, desde o ângulo até a sínfise. Na radiografia panorâmica, observou-se área extensa radiotransparente multilocular, com aspecto de bolhas de sabão, reabsorção das raízes e deslocamento de vários dentes na região. Aprovável hipótese diagnóstica é:

Alternativas
Comentários
  • Aspecto de bolhas de sabão= Ameloblastoma!


ID
5317870
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Na Odontologia do século XXI, o procedimento cirúrgico restaurador deve ser visto como parte do tratamento da doença cárie, inserido num rol de medidas capazes de realmente combater a doença. Motivar o paciente para higienização oral adequada, controle da dieta, utilização de flúor, visitas frequentes ao dentista e máxima preservação da estrutura dentária, quando houver necessidades restauradoras, fazem parte de uma odontologia minimamente invasiva. Na presença de lesões cavitadas preconiza-se na filosofia de mínima intervenção:

Alternativas

ID
5317873
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Hoje, com o conhecimento mais detalhado acerca da etiologia da doença cárie, é possível realizar um tratamento mais conservador com uma abordagem menos invasiva dos tecidos orais. Nesse sentido, preservar estruturas dentárias se tornou imperativo para o sucesso do tratamento. Dentre as técnicas preconizadas nessa nova abordagem, foi desenvolvida a hall technique, que consiste em:

Alternativas
Comentários
  • como assim? deixa tecido cariado?
  • A técnica de Hall consiste na criação de uma barreira entre o meio oral e a lesão de cárie dentária, utilizando uma coroa metálica pré-formada, sem que haja um desgaste do dente a ser reabilitado, sem que se remova a dentina cariada quer infetada quer afetada e não se utiliza anestésico local. (Hyde et al., 2015).

    Esta técnica apresenta uma alta taxa de sucesso no tratamento das lesões de cárie dentária.

    Estas coroas são cimentadas com cimento de ionômero de vidro, que têm como vantagem a libertação de flúor provocando um efeito bacteriostático e aderem quimicamente ao esmalte e à dentina (Erdemci, Çehreli e Tirali, 2014).


ID
5317876
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Desde o advento da técnica do condicionamento ácido, proposta por Buonocore em 1955, o desenvolvimento das resinas compostas em 1963 por Bowen, a introdução das resinas compostas fotopolimerizáveis na década de 1980 e a evolução significativa com relação aos sistemas adesivos nos últimos anos, vêm ocorrendo mudanças substanciais nos preparos cavitários, restringindo-os basicamente à remoção do tecido cariado, além da incorporação de novas técnicas restauradoras. Nesse contexto, Conceição e cols (2007) propuseram uma revisão dos preparos cavitários, estabelecendo uma atualização da classificação das cavidades proposta por Black no início do século XX, como por exemplo as cavidades tipo “vestíbulo-lingual”, “túnel” e “acesso direto” que são classificadas como cavidades preparadas nas superfícies proximais de:

Alternativas

ID
5317879
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Na avaliação de uma radiografia periapical (técnica de paralelismo) de um paciente com queixa de dente escurecido, sem sintomatologia à palpação apical, percussão horizontal e vertical, observou-se presença de área radiolúcida circunscrita e contínua à região de ápice do 1º pré-molar inferior esquerdo, com obturação endodôntica em boas condições. Procedeu-se à execução de mais duas tomadas radiográficas, mésio e distoradiais, onde observou-se o afastamento da imagem do ápice do dente, modificação da forma da mesma e visualização total da lâmina dura do referido dente. Diante do relatado acima, a imagem é sugestiva de:

Alternativas

ID
5317882
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O tratamento restaurador atraumático (TRA) é uma técnica minimamente invasiva, que permite a manutenção de estrutura dental sadia, mediante a remoção seletiva da cárie com instrumentos manuais e restauração com cimento de ionômero de vidro (CIV), alcançando grande destaque na odontologia moderna, por ser de grande alcance social. Em relação à técnica utilizada na realização do TRA, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Esta questão dev ser revista.

    Várias evidências afirmam a alta aceitação da técnica por parte dos pacientes, o que vai de encontro com o que afirma a alternativa A.

  • acredito que o erro do item A está no termo ALTA aceitação. Embora sejam várias as vantagens do TRA, a inferioridade estética do CIV em relação à outros materiais como a resina composta limita a aceitação da técnica em alguns pacientes. O ideal seria falar-se em BOA aceitação. É algo sutil, mas que faz diferença.
  • Não concordo com o gabarito, muito questionável. Cabe recurso.


ID
5317885
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O Diabetes Mellitus (DM) é um importante problema de saúde pública caracterizado pelos níveis elevados crônicos de glicose no sangue. Segundo a literatura, diabéticos com controle glicêmico inadequado apresentam risco aumentado para perda óssea alveolar progressiva e maior severidade da doença periodontal. Nesses indivíduos, a terapia periodontal poderá trazer benefícios não só à saúde do periodonto mas também ao controle metabólico dos pacientes. Dentre os principais fatores associados à maior severidade da doença periodontal em diabéticos, destacam-se:

Alternativas
Comentários
  • marquei D. alguém poderia me ajudar a estender pq a D está errada?
  • Olá,creio que seja porcausa da duração da doença,vista que periodontite não há cura.


ID
5317888
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A Odontologia Hospitalar (OH) já é uma realidade em nosso país desde 2010, quando a Anvisa deliberou a RDC 7 sobre os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), garantindo a presença do cirurgião-dentista (CD) como parte da equipe multidisciplinar. Apesar de o Conselho Federal de Odontologia (CFO) ter reconhecido somente em 2015 o exercício da OH nas Resoluções CFO-162 e 163/2015, atualizadas em 2019, o código de ética odontológica, desde 2012, em seu Artigo 26 preconiza que compete ao cirurgião-dentista internar e assistir pacientes em:

Alternativas
Comentários
  • Código de Ética Odontológica

    CAPÍTULO X

    DA ODONTOLOGIA HOSPITALAR

    Art. 26. Compete ao cirurgião-dentista internar e assistir paciente em hospitais públicos e privados, com ou sem caráter filantrópico, respeitadas as normas técnico-administrativas das instituições.

    Art. 27. As atividades odontológicas exercidas em hospital obedecerão às normatizações pertinentes.

    Art. 28. Constitui infração ética:

    I - fazer qualquer intervenção fora do âmbito legal da Odontologia; e,

    II - afastar-se de suas atividades profissionais, mesmo temporariamente, sem deixar outro cirurgião dentista encarregado do atendimento de seus pacientes internados ou em estado grave.


ID
5317891
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Os terceiros molares são dentes que normalmente possuem variação de forma e posicionamento. Podem ser classificados como semi-incluso, submucoso ou intraósseo, e quanto à angulação em relação ao longo eixo do segundo molar em: mésio-angular, vertical, distoangular e horizontal. Sobre esse tema, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Enquanto a posição distoangular é o mais difícil nos sisos mandibulares, nos maxilares é a mais fácil. Já a posição mesioangular que é fácil nos mandibulares, nos maxilares é a mais difícil.


ID
5317894
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Ao exame clínico intraoral de um paciente de 12 anos de idade, observou-se lesão de cárie superficial restrita ao esmalte, na superfície oclusal dos dentes 36 e 46, e os outros dentes apresentavam-se hígidos. O paciente responde bem à higiene local, mas consome açúcares regularmente . Radiograficamente, observou-se que as lesões estavam restritas à metade externa do esmalte. Com base em uma prática mais conservadora e menos invasiva, estabelecendo-se uma parceria com o paciente e a família, a conduta mais adequada segundo Duque et al, é:

Alternativas

ID
5317897
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Para o cálculo do volume máximo de uma solução anestésica local, a fim de se evitar intercorrências, deve-se levar em consideração três parâmetros: concentração do anestésico na solução, doses máximas recomendadas e peso corporal do paciente. Em relação à concentração, uma solução a 2% de qualquer anestésico contém 2g do sal em 100mL de solução ou 20mg/mL, ocorrendo o mesmo com qualquer outra concentração (0,5%, 3% ou 4%). Sendo a dose máxima de lidocaína a 2% (volume contido em um tubete=1,8mL), 4,4mg/Kg de peso corporal, a dose máxima desse anestésico recomendada para um adulto de 60Kg é de:

Alternativas

ID
5317900
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

No exame físico intraoral de uma paciente de 40 anos de idade, foram observadas lesões brancas em mucosa jugal bilateral e dorso de língua. Na mucosa jugal o aspecto era de linhas brancas entrelaçadas, e na língua a apresentação de placa ceratótica, com atrofia das papilas. A paciente relata que as lesões apareceram há 6 meses, aumentando e diminuindo ciclicamente, e que não apresentam sintomatologia. O provável diagnóstico e a conduta apropriada são, respectivamente:

Alternativas

ID
5317903
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A doença falciforme (DF) é um importante problema de saúde, considerada a doença hereditária de maior prevalência no Brasil. É caracterizada por uma alteração nas hemácias devido à presença da hemoglobina anômala S (ou HbS), que provoca falcização (forma de foice) das hemácias. As pessoas com DF apresentam anemia crônica e episódios de dor severa, decorrentes do processo de vaso-oclusão causado pela forma de foice que as hemácias assumem, em situações de crise, impedindo que o oxigênio circule adequadamente. Essas alterações podem ter consequências na cavidade oral e o cirurgião-dentista precisa estar preparado para detectá-las, numa atuação interdisciplinar, contribuindo para o diagnóstico precoce e o tratamento das complicações. Entre as principais complicações orais da DF, destacam-se:

Alternativas
Comentários
  • Doença Falciforme: osteomielite dos ossos faciais, neuropatia do nervo mandibular e necrose pulpar asséptica
  • - Palidez na mucosa bucal.

    - Hipercementose.

    - Hipomaturação e hipomineralização em esmalte e dentina.

    - Maior prevalência de overjet e sobremordida.

    - Pode-se observar proeminência dos ossos zigomático e parietal.

    - Pode ocorrer necrose pulpar assintomática ou calcificação pulpar.

    - Pode-se observar dor facial e neuropatia do nervo mandibular.

    - As características das radiografias orais da doença falciforme não são específicas. Consistem num padrão trabecular reduzido na mandíbula devido à hematopoese aumentada nos espaços medulares. 

    - Outras alterações orais que têm sido relatadas incluem aumento na prevalência de osteomielite da mandíbula, parestesia prolongada do nervo mandibular e necrose pulpar assintomática (asséptica). 

    - Uma das principais alterações radiográficas é o aumento do espaço medular da mandíbula (hiperplasia medular óssea).

    - É uma doença sanguínea genética, em que os tecidos supridos pela circulação recebem quantidades deficientes de oxigênio.

     - Pode ocorrer atraso na erupção dental.


ID
5317906
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A técnica fechada ou a fórceps é a mais frequentemente utilizada por oferecer condições para quase todos os tipos de exodontias. E o fórceps deve ser escolhido de acordo com o dente a ser extraído. Um fórceps indicado para a exodontia de molares inferiores com a coroa destruída, em que o fórceps 17 não pode ser encaixado, é o:

Alternativas
Comentários
  • Cai na pegadinha de achar que o 69 resolveria, mas nesse caso, o 69 é pra RESTO RADICULAR. O 151 é pra anteriores INFERIORES de pré a pré. O 18 é pra SUPERIORES (MOLARES).
  • Nº 23: Indicado para extração de molares Inferiores de ambos os lados.

ID
5317909
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente de 60 anos de idade, edentada total em uso de próteses totais superior e inferior, procura tratamento odontológico com queixa de aumento de volume no rebordo inferior três meses após ter colocado as próteses. Relata, ainda, que inicialmente a prótese inferior machucava muito e desadaptava durante a alimentação. Ao exame físico intraoral, observou-se duas pregas de tecido hiperplasiado na região anterior da mandíbula na face vestibular do rebordo alveolar, com a borda da prótese situada na fissura entre as pregas, de cor rosa, consistência fibrosa à palpação e indolor. O provável diagnóstico e o tratamento apropriado são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • B

  • HIPERPLASIA FIBROSA!

ID
5317912
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Em 2017, houve uma atualização da classificação periodontal em três grandes categorias de doenças e condições periodontais: 1-saúde periodontal e doenças e condições gengivais; 2- periodontite; 3- outras condições que afetam o periodonto. Na categoria periodontite, as três formas que foram definidas são:

Alternativas

ID
5317915
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Segundo o protocolo da American Heart Association (2017), situações em que deve se recomendar a profilaxia antibiótica, antes de procedimentos invasivos na prática odontológica, são:

Alternativas
Comentários
  • Na letra A, a banca tentou induzir o candidato ao erro! Após a atualização da AHA de 2017, pacientes com prolapso de válvula mitral com regurgitacao não entram mais na lista de pacientes com ALTO RISCO de desenvolvimento de Endocardite Infecciosa, sendo agora considerada uma condição com risco Moderado.
  • American Heart Association 2017 ALTO RISCO À ENDOCARDITE INFECCIOSA- (profilaxia recomendada): -Paciente portador de válvula cardiaca protética, incluindo valva transcatéter, ou válvula cardíaca reparada com material protético; -Endocardite infecciona prévia; -Disfunção da válvula cardiaca após transplante de coração; -Algumas doenças cardíacas congênitas (DCC): DCC cianotica não-reparada, incluindo casos com shunts e cuidadados paliativos; defeito cardiaco congênito completamente reparado com material ou dispositivo protético, se colocados por cirurgia ou intervenção com catéteres, durante os 6 primeiros meses após o procedimento; DCC reparada com defeitos residuais no sítio ou adjacente a ele de um curativo ou dispositivo protético (inibem a endotelização).
  • Alto risco (profilaxia recomendada)

    • Paciente portador de válvula cardíaca protética, incluindo valva transcateter*, ou válvula cardíaca reparada com material protético;
    • Endocardite infecciosa prévia;
    • Disfunção da válvula cardíaca após transplante de coração;
    • Algumas doenças cardíacas congênitas (DCC)* DCC cianótica não-reparada, incluindo casos com shunts e cuidadados paliativos;
    • Defeito cardíaco congênito completamente reparado com material ou dispositivo protético, se colocados por cirurgia ou intervenção com catéteres, durante os primeiros 6 meses após o procedimento**;
    • DCC reparada com defeitos residuais no sítio ou adjacente a ele de um curativo ou dispositivo protético (inibem a endotelização).

    Moderado risco (profilaxia não recomendada)

    • Maioria das outras malformações congênitas
    • Disfunção valvular adquirida (ex.: doença cardíaca reumática)
    • Cardiomiopatia hipertrófica
    • Prolapso da válvula mitral com regurgitação valvular

    Baixo risco (profilaxia não recomendada)

    • Defeito septal atrial secundário isolado
    • Reparo cirúrgico de defeito do septo atrial, do septo ventricular ou duto arterial persistente (sem resíduos além de seis meses)
    • Cirurgia com enxerto para derivação da artéria coronária
    • Prolapso da válvula mitral sem regurgitação valvular
    • Sopro cardíaco fisiológico, funcional ou inocente
    • Doença de Kawasaki prévia sem disfunção valvular
    • Febre reumática prévia sem disfunção valvular
    • Marcapasso cardíaco (intravascular ou epicárdico) e desfibriladores implantados

ID
5317918
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Os anticoagulantes orais agem impedindo ou reduzindo a capacidade do organismo de produzir o coágulo de fibrina, havendo diversas indicações para o seu uso profilático ou terapêutico na prevenção de eventos tromboembólicos, acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio e outros. A varfarina, que atua inibindo a síntese de fatores de coagulação dependentes de vit K, apesar de apresentar algumas desvantagens em relação a novas drogas denominadas anticoagulantes orais diretos, ainda é amplamente utilizada. A conduta atual adequada, em pacientes que fazem uso de varfarina antes de procedimentos cruentos, é solicitar avaliação laboratorial:

Alternativas
Comentários
  • Letra C. CDs nao tem autonomia de suspender medicaçoes.

  • No livro do Peterson diz que paciente que fazem uso de varfarina devem interromper seu uso 2 a 3 dias antes da cirurgia oral e retomar após 1 dia da cirurgia (hupp et al., 2009)


ID
5317921
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Os pacientes oncológicos requerem uma avaliação multidisciplinar e a presença do cirurgiãodentista na equipe que os acompanha é de fundamental importância. O tratamento oncoterápico basicamente é dividido em cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Esses tratamentos podem resultar em sequelas ou efeitos adversos para os pacientes, em especial na cavidade oral. Os cuidados relacionados com a saúde bucal são relevantes nos períodos pré, trans e pós-tratamento oncológico. As manifestações mais comuns em pacientes submetidos a quimio e radioterapia durante e após o tratamento do câncer de cabeça e pescoço, são, além da mucosite oral:

Alternativas
Comentários
  • ESTOMATITE DIRETA: MUCOSITE, xerostomia e neurotoxicidade. ESTOMATITE INDIRETA: Infecções e hemorragia.

ID
5317924
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Tendo como base o alto risco para a disseminação do Sars-CoV-2 na assistência odontológica, é recomendada a adoção de precauções para contato e para aerossóis, somada às precauções padrão, para todos os pacientes e em todos os atendimentos odontológicos (BRASIL, 2021). O uso de equipamentos de proteção individual (EPI) deve ser completo e os profissionais de saúde bucal devem aderir à sequência-padrão de paramentação e desparamentação dos EPI, considerando que uma das principais vias de contaminação do profissional de saúde é no momento da desparamentação. A sequência de desparamentação adequada, após o atendimento, é:

Alternativas
Comentários
  • LEMBRAR: ORDEM CORRETA! retirar as luvas, remover o avental, higienizar as mãos, remover o faceshield e os óculos, retirar o gorro, higienizar as mãos, retirar a máscara N95/PFF2, higienizar as mãos

ID
5317927
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A epidemiologia para as doenças bucais é fundamental para que ocorram diagnósticos de populações diversas , que possibilitem o desenvolvimento de ações para controlar os problemas identificados e promover saúde bucal. Apesar das limitações, o índice CPO-D ainda é o mais utilizado em todo o mundo. Recentemente, surgiu um novo índice chamado Sistema Internacional de Detecção e Avaliação de Lesões de Cárie (SIDALC) também conhecido como ICDAS, que tem como objetivo principal:

Alternativas
Comentários
  • O ICDAS II (Sistema Internacional de Detecção e Avaliação de Cárie) é um sistema internacional de detecção e diagnóstico de cáries. O objetivo foi desenvolver um método visual para a detecção de cáries, o mais cedo possível, e também detectar a gravidade e o nível de atividade dos mesmos em nível individual e coletivo.


ID
5317930
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O contato do hipoclorito de sódio com os tecidos periapicais pode provocar danos ao paciente, tendo como consequências, edema imediato, dor intensa, hemorragia no canal radicular e equimose. Segundo Andrade (2006), esse tipo de acidente pode ocorrer durante a instrumentação do canal radicular, pela injeção de hipoclorito de sódio ser forçada além do forame apical ou injetada acidentalmente por via subperióstea ou submucosa. A conduta adequada nesses casos é:

Alternativas

ID
5317933
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O princípio fundamental de adesão à estrutura dentária consiste na remoção dos minerais dos tecidos dentários e sua substituição por monômeros resinosos, que ocorre em duas fases: a criação de porosidades tanto em esmalte quanto em dentina; e a penetração e polimerização dos monômeros no interior das porosidades criadas, denominada hibridização, que protege o complexo dentina-polpa. Atualmente, há no mercado três tipos de adesivos: convencionais, autocondicionantes e, mais recentemente, os universais que podem ser utilizados das duas formas. Em relação aos adesivos universais, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A maioria dos adesivos universais contêm o monômero 10-MDP em sua composição, que além de permitir uma adesão com a hidroxiapatita, permite também adesão com a zircônia, alumina e metais.


ID
5317936
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

As gestantes constituem um grupo de pacientes que requer cuidados adicionais durante o tratamento odontológico, em especial quanto ao uso de soluções anestésicas locais e prescrição de medicamentos. Segundo a literatura, o anestésico local mais indicado para o uso em gestantes, com menores riscos de complicações sistêmicas, é a:

Alternativas

ID
5317939
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em 2013, a prevalência da doença renal crônica (DRC) autorreferida e ́ de 1,42%, ou seja, aproximadamente dois milhões de indivíduos da população no país. Ela se caracteriza pela perda de capacidade de depuração sanguínea pelo rim, resultando em uremia, o que ocasiona, nos casos mais graves, a necessidade de filtragem artificial do sangue por meio de diálise ou do transplante renal, com grande impacto nos sistemas públicos de saúde no mundo. O paciente pode apresentar várias manifestações orais, e o cirurgião-dentista deve estar preparado para detectá-las precocemente, evitando complicações. Entre as principais manifestações doença renal crônica, destacam-se:

Alternativas
Comentários
  • Palidez da mucosa oral, petéquias e equimoses na mucosa oral, xerostomia e osteodistrofia


ID
5317942
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Lesões ulceradas na boca são muito comuns e representam um importante desafio diagnóstico devido a sua variada etiologia, podendo ser de origem traumática, infecciosa, autoimune ou até tumoral. O clínico deve estar muito atento, e por meio do diagnóstico diferencial, ir descartando possibilidades e observando o resultado das condutas adotadas, a fim de procurar estabelecer ou encaminhar o paciente a um especialista para um diagnóstico definitivo, o mais rapidamente possível. Com base nesse raciocínio, um possível diagnóstico para lesão ulcerada única em lábio, de base dura, indolor, com presença de linfoadenopatia bilateral, presente há 4 semanas, é:

Alternativas
Comentários
  • Sífilis primária - Cancro


ID
5318608
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Admite-se que a probabilidade de um candidato passar em um concurso seja 2%. Se dois irmãos fazem esse concurso, a probabilidade de apenas um passar é igual a:

Alternativas
Comentários
  • Resposta:

    letra D

    Explicação passo a passo:

    Chance de um passar: 2/100

    Chance de não passar: 98/100

    Ele tem chance de passar "e" (multiplicação) não passar.

    logo: 2/100 vezes 98/100 = 1,96/100

    como são 2 irmãos.

    um "ou" (soma) outro tem q passar

    logo: 1,96/100 + 1,96/100 = 3,92%

  • como a questão falou apenas 1 passar, marquei a alternativa C. alguém poderia me explicar isso?

  • Fala Pessoal, essa dava para resolver por eliminação, vamos lá:

    um candidato tem 2% de chance de passar

    se eu tenho 2 candidatos, a probabilidade de um de um passar aumenta ou diminuiu? ela aumenta

    se eu faço um jogo da mega Sena, eu tenho uma percentual de ganhar, se eu faço dois jogos, esse percentual aumenta, certo?

    Partindo desse princípio, nenhuma resposta pode ser inferior a 2%, porque isso já é o mínimo que um candidato já tem, vai ser qualquer valor acima de 2%, restando assim somente a letra D.

  • Um irmão é igual a 2% mais um irmão é igual a 2%, que da 4%, 100-2=98 , 98x4/100=3,92

  • nem precisa fazer conta, é só pensar que se há mais de um candidato, a chance de pelo menos 1 passar tem que ser maior que a probabilidade de quando só há 1 candidato. logo, já dá pra eliminar todas as alternativas que são menores que 2%


ID
5318866
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere as proposições:

p : O número de permutações simples de 5 elementos distintos é igual a 120.
q : O conjunto A={1;2;3;4;5} possui 20 subconjuntos distintos com 3 elementos.

Os valores lógicos verdade (V) e falsidade (F) das proposições p e q são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • * 5! = 5*4*3*2*1=120 *O valor de C(5,3) (combinação de cinco, três a três) = 5!/3!2! = (5.4.3!)/3!2! = (5.4)/2 = 20/2 = 10 subconjuntos com três elementos V e F Aprende, compartilha!!!
  • Resposta: alternativa C.

    Comentário no canal “Professor Tiago Gomes” no YouTube: 15:22s

    https://youtu.be/57R7jSMq0_M

  • P=5.4.3.2.1=120

    C5,3 = 5.4.3/3.2.1

    60/6

    10

  • p: 5! = 120

    q: 5!/3!x2! = 10

    V E F

    LETRA C

  • De 80 questões, 70 são repetidas..

  • P: 5! = 5*4*3*2*1=120

    Q:C5,3 = 5.4.3/3.2.1 =60/6=10

    Na duvida faça na mão bruta

    -123

    -134

    -145

    -135

    -125

    -124

    -234

    -235

    -245

    -345

  • Eu erro essa questão quantas vezes forem necessárias, mas não decoro.