A análise do texto permite afirmar que a existência de rotas marítimas, terrestres e a utilização das rotas comerciais pelos muçulmanos indicam que
Entre as nações que, entre os séculos XVI e XVII, se destacaram pelas atividades navais, do ponto de vista militar e/ou comercial, pode-se citar:
As sociedades incluídas no modo de produção “asiático” são também conhecidas como sociedades hidráulicas ou do regadio.
Essas sociedades, cujas características gerais se adequam às descritas no texto, constituíram
A existência da comunidade aldeã pressupõe, ao longo da história, uma variedade de relações entre o Estado e essas comunidades.
Dentre elas, pode-se destacar
A questão indígena, como relatada no texto, tem adquirido maior atenção da sociedade internacional, especificamente a questão indígena brasileira, a partir da ampliação do modelo de desenvolvimento sustentável.
Em relação às questões indígenas, ao longo da história do país, pode-se afirmar:
Capitão de indústria
Eu não tenho tempo de ter
O tempo livre de ser
De nada ter que fazer
Eu não vejo além da fumaça
Que passa e polui o lar
Eu nada sei
Eu não vejo além disso tudo
O amor e as coisas livres, coloridas
Nada poluídas
Eu acordo pra trabalhar
Eu durmo pra trabalhar
Eu corro pra trabalhar
Eu não tenho tempo de ter
O tempo livre de ser
De nada ter que fazer
É quando eu me encontro perdido
Nas coisas que eu criei
E eu não sei
(VALLE, 2010).
A situação descrita na composição musical retrata uma realidade vivenciada pela sociedade em geral, mas que pode identificar-se com
Capitão de indústria
Eu não tenho tempo de ter
O tempo livre de ser
De nada ter que fazer
Eu não vejo além da fumaça
Que passa e polui o lar
Eu nada sei
Eu não vejo além disso tudo
O amor e as coisas livres, coloridas
Nada poluídas
Eu acordo pra trabalhar
Eu durmo pra trabalhar
Eu corro pra trabalhar
Eu não tenho tempo de ter
O tempo livre de ser
De nada ter que fazer
É quando eu me encontro perdido
Nas coisas que eu criei
E eu não sei
(VALLE, 2010).
Capitão de indústria
Eu não tenho tempo de ter
O tempo livre de ser
De nada ter que fazer
Eu não vejo além da fumaça
Que passa e polui o lar
Eu nada sei
Eu não vejo além disso tudo
O amor e as coisas livres, coloridas
Nada poluídas
Eu acordo pra trabalhar
Eu durmo pra trabalhar
Eu corro pra trabalhar
Eu não tenho tempo de ter
O tempo livre de ser
De nada ter que fazer
É quando eu me encontro perdido
Nas coisas que eu criei
E eu não sei
(VALLE, 2010).
As condições de trabalho e os direitos sociais no Brasil variaram em momentos de conquistas e de revés nos direitos dos trabalhadores. A composição musical caracteriza uma situação vivenciada durante
As invasões ao Afeganistão e ao Iraque promovidas pelos Estados Unidos estão diretamente relacionadas com o ataque ao World Trade Center, em 2001, cujo contexto se explica pela
O estilo musical Rock n’ roll tem como característica um espírito de contestação e rebeldia quanto aos valores e à situação estabelecidos em determinada época.
Na década de 50 do século passado, quando emergiu, o Rock n‘ Roll ganhou força
É um espaço que está sempre em transformação. Em algumas, ocasiões à própria natureza, com seus terremotos, vulcões, o trabalho das ondas do mar, encarrega-se de fazer as modificações. Mas o homem, desde os tempos mais remotos, é o principal responsável pelas alterações do espaço. Por isso, esse espaço reflete as diferentes épocas em que sofreu as várias intervenções humanas. Cada povo imprime em seu território a sua forma própria de se relacionar com o meio ambiente. (ALMEIDA; RIGOLIN, 2005, p. 8).
O espaço descrito no texto, utilizado e constantemente modificado pelos seres humanos, no decorrer do tempo, é denominado de espaço
“A Geopolítica tem sido intensamente estudada na atualidade, e o Brasil, pela sua localização estratégica, na porção centro-oriental da América do Sul, pela sua organização espacial, suas riquezas minerais, agropastoris, comerciais e industriais, dentre outras, tem procurado desenvolver uma política de boa vizinhança, com participação ativa na integração regional e em relação aos países do globo, mediando conflitos e ampliando sua participação em várias organizações internacionais”.
A partir dessas informações e dos conhecimentos sobre o espaço brasileiro e sua organização geopolítica, é correto afirmar:
Com relação à organização do espaço terrestre, a exemplo de clima, modelado terrestre, solos como matrizes, produção do espaço socioeconômico e populacional, é correto afirmar:
“Planaltos em núcleos cristalinos arqueados são planaltos que, embora isolados e distantes uns dos outros, possuem a mesma forma, ligeiramente arredondada”. Entre esses planaltos, encontram-se os
Com base nos conhecimentos sobre a água na superfície terrestre, ou seja, águas continentais, oceanos e mares, identifique as afirmativas verdadeiras.
I O Brasil é um país privilegiado por possuir o maior estoque de água doce do planeta, porém a distribuição dessa água é desigual no território nacional.
II A água está sempre em movimento, na superfície da Terra e na atmosfera, portanto os oceanos e as geleiras precisam de poucos meses para renovar todas as suas águas.
III As correntes marítimas influenciam no clima das áreas por elas atingidas e, ao transportarem os plânctons, tornam certos lugares extremamente piscosos.
IV Os rios efêmeros ou intermitentes congelam durante o inverno e só existem no Hemisfério Norte, em especial na Europa.
A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a
Sobre o intemperismo e os solos e sua importância socioeconômica, é correto afirmar:
Sobre a dinâmica do espaço populacional, pode-se afirmar:
É um dos indicadores demográficos que mais alterações sofreu no pós-guerra [1939-1945]. Ela se diferencia de país para país, dependendo, sobretudo, de particularidades do crescimento vegetativo e da natureza dos processos migratórios, sendo que as guerras também exercem uma grande influência. Por sua vez, influi sobre os outros indicadores demográficos, como a mortalidade e a natalidade, além de determinar o encargo econômico e a disponibilidade de mão de obra. Ainda, é de grande relevância na elaboração de planos socioeconômicos mais consistentes. (COIMBRA; ARNALDO, 1995, p. 117).
O texto retrata as características comuns da estrutura da população e se refere
Os conhecimentos sobre a população do Brasil e mundial permitem afirmar:
O processo de urbanização nos países do Terceiro Mundo iniciou-se há pouco tempo, em geral após 1945, mas ocorre atualmente num ritmo bastante intenso.
[...] essa urbanização não é semelhante ao exemplo clássico do Primeiro Mundo, pois não é acompanhada de igual ritmo de industrialização e geração de empregos. (VESENTINI, 2004, p. 254).
Considerando-se as informações do texto e os conhecimentos sobre a urbanização mundial, é correto afirmar:
No decorrer de um rápido processo de urbanização, o Brasil chegou aos dias de hoje contando com milhares de cidades, que são verdadeiros centros de organização e distribuição de populações, capitais, comunicação, mercadorias e informações. (SILVA FILHO et al, 2005, p. 334).
De acordo com a hierarquia urbana brasileira, estabelecida pelo IBGE, são consideradas unicamente metrópoles regionais
A finalidade dos transportes é o deslocamento e a circulação de mercadorias e de pessoas, de um lugar para outro. Sobre sua função social, nos países subdesenvolvidos, é correto afirmar:
I.
Atividade agrícola praticada em pequena escala de produção. Baseia-se na produção de alimentos, como feijão, milho, mandioca, inhame e outros, para seu próprio sustento. Apresenta, como características principais, pequenas propriedades, onde se faz a rotação de terras, técnica rudimentar, de baixa produtividade, que consegue, no máximo, atender às necessidades de subsistência do grupo familiar que aí trabalha.
II.
Forma de cultivo de cereais e hortaliças, muito comum no sul, sudeste e leste da Ásia. Apresenta, como características principais, o uso intensivo da força de trabalho e o baixo investimento de capital, em áreas com adensamento populacional e poucas terras agricultáveis, com baixa produtividade por pessoa e alta produtividade por hectare. (COELHO; TERRA, 2005, p. 358).
Os sistemas de produção rural, retratados nos textos I e II, são, respectivamente,
O conjunto X = {4m + 5n;m,n∈Z+} contém todos os números inteiros positivos
O algarismo que se deve colocar entre os algarismos do número 68, para que o número obtido seja divisível por 4 e 6 simultaneamente, é um elemento do conjunto
Considere a equação 2x2 − kx + k = 0, k ∈ R − {0}.
Escolhendo-se o coeficiente k aleatoriamente, dentre os elementos do conjunto X = {−3, −1, 0, 1, 2, 4, 5, 7, 8}, a chance de a equação obtida ter raízes complexas é
Um feirante utiliza uma balança de dois pratos para fazer as suas vendas, mas possui apenas quatro pesos P, Q, R e S, considerados em ordem crescente de quantidades inteiras de kg,
Colocando-se um, dois, três ou os quatro pesos em um mesmo prato, pode-se equilibrar, no outro, em valores inteiros, de 1kg até, no máximo, 15kg de mercadoria.
Para equilibrar 20kg de certa mercadoria colocada em um prato da balança, o feirante colocou, no outro prato, 8kg de mercadoria que ele havia pesado anteriormente, juntamente com alguns de seus pesos. Nessas condições, os pesos utilizados foram
Os pontos O = (0, 0), M = (√3, 1), N e P = (0, p) são vértices consecutivos de um losango. Sabendo-se que p > 0, pode-se concluir que o produto das coordenadas do ponto N é igual a