SóProvas



Prova UFSC - 2019 - UFSC - Técnico em Segurança do Trabalho


ID
2909908
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

No diagnóstico sobre o sistema de gestão de resíduos de um condomínio residencial, o síndico dispõe de 5 containers, com volume unitário de 2.000 litros. O condomínio produz 1.500 kg/dia de resíduos. Estes podem sofrer compactação, assim como os containers resistem a pressão sobre os resíduos. Com base nesses dados, responda: para que os containers tenham capacidade de armazenar os resíduos produzidos por três dias, qual deve ser a massa específica mínima dos resíduos no container após a compactação?

Alternativas
Comentários
  • Acredito que é assim:

    1.000 litros = 1 m3

    2.000 litros x 5 containers = 10.000 litros = 10 m3

    1500 kg x 3 dias = 4.500 kg

    4500/10=450

  • O mais difícil da questão é entender o enunciado. A conta em si é simples.

  • Alguém pode me explicar melhor??

  • A questão quer saber quantos kilos cabe por m³ no contenner compactado, basta dividir os 4500kg/10m³=450m³. Mas de fato o texto confunde um pouco.

  • Vou indicar para resolução com professor
  • 1000 l = 1 metro cúbico; 5 x 2 metros cúbicos = 10 metros cúbicos, capacidade de volume total dos containers; Prouzem-se 1500 kg de resíduos por dia, em 3 dias são produzidos 4500 kg; Agora é só dividir 4500kg/10 metros cúbicos = 450 kg /(1) metro cúbico

ID
2909911
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em 2010, a Lei nº 12.349 alterou a Lei nº 8.666, de 1993, incluindo a promoção do desenvolvimento nacional sustentável entre os princípios a serem garantidos na licitação. A esse respeito, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


( ) Produtos, serviços e obras de menor impacto ambiental, ainda que tenham um maior custo quando do processo de licitação, poderão ser contratados.

( ) Sustentabilidade é um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais deve ser incentivado.

( ) A exigência de critérios de sustentabilidade nas contratações públicas confere coerência à atuação do comprador público relativamente ao dever do Estado de proteger o meio ambiente e fomentar o desenvolvimento econômico e social, integrando a atuação das áreas-meio com as políticas implementadas pelas áreas-fim.

( ) A inclusão de critérios ambientais em compras públicas contribui para a redução de gastos do Estado com políticas de reparação de danos ambientais, para a escolha de alternativas com maior durabilidade, para a diminuição do consumo de energia e materiais, além de incentivarm o surgimento de novos mercados e empregos verdes, gerando renda e aumento de arrecadação tributária.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

     

    c) Sustentabilidade é um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais deve ser incentivado.

     

    Deve ser incentivado a proteção e a defesa do meio ambiente!

     

    Com status de princípio, a sustentabilidade passa a ser um balizador do planejamento das contratações e na elaboração das definições do objeto. A sustentabilidade passa a ser um dos ideais a ser alcançado nas contratações públicas e passa a ser regra de interpretação das normas e editais.
    Vejamos como a atual legislação prevê a sustentabilidade.

     

    A Constituição Federal Brasileira dispõe largamente sobre sustentabilidade e a defesa do meio ambiente.


    O artigo 170, inciso VI , determina que a ordem econômica deve observar, dentre outros, o princípio da defesa do meio ambiente, inclusive com tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços. O Artigo 225, caput , impõe ao poder público e à coletividade o dever de defender e preservar o meio ambiente para às presentes e futuras gerações. O Artigo 23, inciso VI , prevê a competência comum da União, Estados, Distrito Federal e Municípios proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas.

    São estes os fundamentos constitucionais utilizados para embasar a sustentabilidade das compras públicas. Percebe-se que não há explicitamente a previsão da busca da sustentabilidade nos procedimentos licitatórios. É necessário fazer uma interpretação sistemática para se chegar a essa conclusão.

     

    A licitação sustentável é aquela que contribui para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável, mediante a inserção de critérios sociais, ambientais e econômicos nos procedimentos licitatórios para aquisições de bens, contratações de serviços e execução de obras. Nesse sentido, foi promulgado o Decreto nº 7.746/2012, que regulamenta o art. 3o da Lei no 8.666/93, estabelecendo critérios, práticas e diretrizes para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável nas contratações realizadas pela administração pública federal, além de instituir a Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública – CISAP. No mesmo sentido, têm sido promulgadas várias Portarias (como a Portaria MMA nº 61/2008 e a Portaria ANA nº 225/2013) e diretrizes de diversos Órgãos da Administração para garantir a observância do dito Princípio da Sustentabilidade.

     

    http://www.fortesjr.com.br/sustentabilidade-como-principio-na-nova-lei-de-licitacoes/

    http://www.jbleopoldino.com.br/o-principio-da-sustentabilidade-nas-licitacoes-publicas/

  • SUSTENTABILIDADE - não apenas o incentivo ao uso dos recursos naturais, mas ao uso dos recursos naturais com responsabilidade - trata-se de encontrar uma forma de desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das próximas gerações de suprir as próprias necessidades - manter o desenvolvimento tecnológico sem exaurir os recursos naturais do planeta.

  • Só para registrar que eu consegui errar essa mesma questão, duas vezes de modos distintos.

    Parabéns para mim! haha

  • Letra C.

    V - F - V - V.

  • Sustentabilidade: é o uso de recursos naturais com consciência ecológica, isto é, o uso dos recursos pensando na durabilidade do meio ambiente, vizando o equilibrio ecologico e o futuro das gerações que estão por vir. 

  • (V) Produtos, serviços e obras de menor impacto ambiental, ainda que tenham um maior custo quando do processo de licitação, poderão ser contratados.

    A lei 8666 no seu art 3o, parágrafo 5o, estabelece a chamada MARGEM DE PREFERÊNCIA. O limite é de 25% adicional. Assim, podem ser contratadas empresas que possuam preço maior, mas que em virtude de desenvolverem atividades sustentáveis, serão contratadas.

    A margem de preferência se enquadra nas hipóteses:

    ( F) Sustentabilidade é um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais deve ser incentivado. 

    (V)A exigência de critérios de sustentabilidade nas contratações públicas confere coerência à atuação do comprador público relativamente ao dever do Estado de proteger o meio ambiente e fomentar o desenvolvimento econômico e social, integrando a atuação das áreas-meio com as políticas implementadas pelas áreas-fim. 

    (V ) A inclusão de critérios ambientais em compras públicas contribui para a redução de gastos do Estado com políticas de reparação de danos ambientais, para a escolha de alternativas com maior durabilidade, para a diminuição do consumo de energia e materiais, além de incentivarm o surgimento de novos mercados e empregos verdes, gerando renda e aumento de arrecadação tributária.

    Os demais itens eu creio que sejam mais interpretativos

  • A questão aborda a Lei 8.666/93, notadamente a parte que disciplina a promoção do desenvolvimento nacional sustentável, inserida pela Lei 12.349/10. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    (V) Produtos, serviços e obras de menor impacto ambiental, ainda que tenham um maior custo quando do processo de licitação, poderão ser contratados.
    Verdadeira. A Lei 12.349/10 acrescentou à redação do caput do art. 3º da Lei 8.666/93 a expressão "promoção do desenvolvimento nacional sustentável" ao lado da garantia de observância do princípio da isonomia. Isso tem sido entendido como uma autorização para que a seleção da proposta mais vantajosa leve em conta não apenas critérios imediatamente econômico-financeiros, mas também práticas de sustentabilidade.

    (F) Sustentabilidade é um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais deve ser incentivado.
    Falsa. Ao contrário do que afirma a assertiva, o princípio da sustentabilidade está voltado para a preservação do meio ambiente e a economia de recursos naturais.

    (V) A exigência de critérios de sustentabilidade nas contratações públicas confere coerência à atuação do comprador público relativamente ao dever do Estado de proteger o meio ambiente e fomentar o desenvolvimento econômico e social, integrando a atuação das áreas-meio com as políticas implementadas pelas áreas-fim.
    Verdadeira. A Constituição Federal estabelece que é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas. Assim, a edição da Lei 12.349/10 está em consonância com o texto constitucional e acrescentou a promoção do desenvolvimento nacional sustentável como um dos objetivos do procedimento licitatório.

    (V) A inclusão de critérios ambientais em compras públicas contribui para a redução de gastos do Estado com políticas de reparação de danos ambientais, para a escolha de alternativas com maior durabilidade, para a diminuição do consumo de energia e materiais, além de incentivarm o surgimento de novos mercados e empregos verdes, gerando renda e aumento de arrecadação tributária.
    Verdadeira. A licitação sustentável é aquela em que os custos efetivos da contratação são calculados em longo prazo. A proposta considerada mais vantajosa não será a exclusivamente identificada por critérios econômico-financeiros imediatos, isoladamente avaliados, mais sim a que proporcionará maiores benefícios à sociedade, com a manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado ou mesmo a sua recuperação.

    Gabarito do Professor: C
  • Sustentabilidade tem a ver com o uso consciente dos recursos naturais.

  • Gabarito''C''.

    A questão aborda a Lei 8.666/93, notadamente a parte que disciplina a promoção do desenvolvimento nacional sustentável, inserida pela Lei 12.349/10. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    (V) Produtos, serviços e obras de menor impacto ambiental, ainda que tenham um maior custo quando do processo de licitação, poderão ser contratados.

    Verdadeira. A Lei 12.349/10 acrescentou à redação do caput do art. 3º da Lei 8.666/93 a expressão "promoção do desenvolvimento nacional sustentável" ao lado da garantia de observância do princípio da isonomia. Isso tem sido entendido como uma autorização para que a seleção da proposta mais vantajosa leve em conta não apenas critérios imediatamente econômico-financeiros, mas também práticas de sustentabilidade.

    (F) Sustentabilidade é um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais deve ser incentivado. 

    Falsa. Ao contrário do que afirma a assertiva, o princípio da sustentabilidade está voltado para a preservação do meio ambiente e a economia de recursos naturais.

    (V) A exigência de critérios de sustentabilidade nas contratações públicas confere coerência à atuação do comprador público relativamente ao dever do Estado de proteger o meio ambiente e fomentar o desenvolvimento econômico e social, integrando a atuação das áreas-meio com as políticas implementadas pelas áreas-fim. 

    Verdadeira. A Constituição Federal estabelece que é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas. Assim, a edição da Lei 12.349/10 está em consonância com o texto constitucional e acrescentou a promoção do desenvolvimento nacional sustentável como um dos objetivos do procedimento licitatório.

    (V) A inclusão de critérios ambientais em compras públicas contribui para a redução de gastos do Estado com políticas de reparação de danos ambientais, para a escolha de alternativas com maior durabilidade, para a diminuição do consumo de energia e materiais, além de incentivarm o surgimento de novos mercados e empregos verdes, gerando renda e aumento de arrecadação tributária.

    Verdadeira. A licitação sustentável é aquela em que os custos efetivos da contratação são calculados em longo prazo. A proposta considerada mais vantajosa não será a exclusivamente identificada por critérios econômico-financeiros imediatos, isoladamente avaliados, mais sim a que proporcionará maiores benefícios à sociedade, com a manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado ou mesmo a sua recuperação.

    Autor: Fernanda Baumgratz, Advogada, Especialista em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, de Direito Administrativo, Legislação Estadual

  • Você acerta todos os demais itens, porém por não saber EXATAMENTE o que é sustentabilidade (a definição completa) você perde a questão. Na boa, isso não mede conhecimento.

  • nOOOOssa ... eu pensava que "desenvolvimento nacional sustentável" era na questão econômica, somente. no sentido de incentivar tecnologia nacional, as empresas nacional, a criação de emprego no brasil....

  • Engraçado que eu pensei no uso de recursos naturais de forma diferente, voltado não somente no produto, mas na produção: como o sol para iluminação do ambiente de produção, energia solar, energia eólica...

  •  Sustentabilidade é um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais deve ser incentivado.

    Ele deve ser cuidado, protegido...

  • LETRA C

  • aprenda uma coisa questão de concurso não é pra medir conhecimento é pra eliminar candidato


ID
2909914
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

A Lei nº 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, incorpora conceitos modernos de gestão de resíduos sólidos e se dispõe a trazer novos instrumentos à legislação ambiental brasileira. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A reutilização e a reciclagem são apresentadas na lei como sinônimos.

II. O ciclo de vida do produto consiste na série de etapas que envolve o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo e o consumo.

III. O passivo ambiental está associado aos impactos ambientais gerados por uma empresa, e que não tenham sido controlados ao longo de sua operação, e aos investimentos e obrigações que ela deve realizar para corrigi-los.

IV. O estímulo à rotulagem ambiental corresponde à necessidade de identificar os fornecedores de matérias-primas de interesse ambiental que compõem o produto.

V. Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos

Alternativas
Comentários
  • IV - ciclo de vida do produto: série de etapas que envolvem o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo, o consumo e a disposição final; 

    XIV - reciclagem: processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa; 

    XVIII - reutilização: processo de aproveitamento dos resíduos sólidos sem sua transformação biológica, física ou físico-química, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa; 

    Art. 9  Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. 

  • GABARITO B

    I. A reutilização e a reciclagem são apresentadas na lei como sinônimos. ERRADO.

    Art. 3º, XIV - reciclagem: processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa; 

    XVIII - reutilização: processo de aproveitamento dos resíduos sólidos sem sua transformação biológica, física ou físico-química, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa;

    .

    II. O ciclo de vida do produto consiste na série de etapas que envolve o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo e o consumo. ERRADO.

    Art 3º,IV - ciclo de vida do produto: série de etapas que envolvem o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo, o consumo e a disposição final

    .

    III. O passivo ambiental está associado aos impactos ambientais gerados por uma empresa, e que não tenham sido controlados ao longo de sua operação, e aos investimentos e obrigações que ela deve realizar para corrigi-los. CORRETO.

    Art 19, XVIII - identificação dos passivos ambientais relacionados aos resíduos sólidos, incluindo áreas contaminadas, e respectivas medidas saneadoras;

    .

    IV. O estímulo à rotulagem ambiental corresponde à necessidade de identificar os fornecedores de matérias-primas de interesse ambiental que compõem o produto. ERRADO.

    Art. 7º, XV - estímulo à rotulagem ambiental e ao consumo sustentável. (só achei isso a respeito na lei, ou seja, parece que não tem tal definição dada pela banca).

    .

    V. Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. CORRETO.

    Art. 9  Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos

  • ASSERTIVA IV ERRADA -

    Para resolver essa questão precisava ter mais conhecimento o que a simples lei seca, já que o conceito de rotulagem ambiental não consta lá.

    Rotulagem ambiental tem como principal objetivo trazer informações relevantes para os consumidores, disponibilizando-as nos rótulos dos produtos. A ideia é garantir um consumo consciente e que esteja em harmonia com o meio ambiente e com a preservação ambiental. Exemplo: SELO VERDE ;)

  • Art. 3 Para os efeitos desta Lei, entende-se por: 

    (...)

    IV - ciclo de vida do produto: série de etapas que envolvem o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo, o consumo e a disposição final; (item II incompleto)

    (...)

    XIV - reciclagem: processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa; (item I incorreto, reciclagem não equivale a reutilização)

    (...)

    XVIII - reutilização: processo de aproveitamento dos resíduos sólidos sem sua transformação biológica, física ou físico-química, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa; 

    XIX - serviço público de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos: conjunto de atividades previstas no (item I incorreto, reciclagem não equivale a reutilização)

    Segundo a norma ISO14020, a rotulagem ambiental se caracteriza pelas informações relevantes disponibilizadas nos rótulos dos mais diferentes produtos a fim de esclarecer que o mesmo esteja em harmonia com o meio ambiente. Visa incentivar o consumo de produtos e a procura de serviços com baixo grau de impacto ambiental(item IV incorreto)

    Art. 9  Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. (item V correto)

    O passivo ambiental corresponde a soma dos danos ao meio ambiente causados por empresas e consequentemente da obrigação de repará-los. Como sabemos, alguns tipos de empresas desempenham suas atividades utilizando de alguma forma os recursos naturais. O resultado dessa ação pode causar algum tipo de alteração no meio ambiente. Assim, o passivo ambiental é todo tipo de impacto causado ao ambiente por um determinado empreendimento e que não tenha sido reparado ao longo de suas atividades. () - (Item III correto)


ID
2909929
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei nº 8.112/90, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder.

II. A nomeação será feita em caráter efetivo para cargos de confiança vagos.

III. A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.

IV. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

V. O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar um ano de efetivo exercício.

Alternativas
Comentários
  •  

    Gabarito : Letra C

     

    Lei 8112

     

     I - Certo

     

    Art. 6o  O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder.

     

    II - Errado 

     

    Art. 9o  A nomeação far-se-á:

     

    II - em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos. 

     

    III - Certo

     

    Art. 13. § 1o  A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.​

     

    IV - Certo 

     

    Art. 15.  Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

     

    V - Errado

     

    Art. 21.  O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 (dois) anos de efetivo exercício.    (prazo 3 anos - vide EMC nº 19)

  • RESPOSTA CORRETA LETRA C

    I. O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder. CERTO

    8112/90, Art. 6 O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder.

    II. A nomeação será feita em caráter efetivo para cargos de confiança vagos. ERRADO

    8112/90, Art. 9 A nomeação far-se-á:

    I - em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;

    II - em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos. 

    III. A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.CERTO

    8112/90, Art. 13, § 1 A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.  

    IV. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.CERTO

    8112/90, Art. 15.  Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança. 

    V. O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar um ano de efetivo exercício. ERRADO

    Art. 41/CF: São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

  • RESPOSTA CORRETA LETRA C.

  • A questão exige conhecimento das disposições contidas na Lei 8.112/90. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    I. Correta. A assertiva reproduz o teor do art. 6o da Lei 8.112/90: "O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder".

    II. Incorreta. O art. 9o da Lei 8.112/90 estabelece que a nomeação será feita em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira. A nomeação será feita em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos. 

    III. Correta. A assertiva reproduz o teor do art. 13, § 1o, da Lei 8.112/90: "A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento".   

    IV. Correta. A assertiva reproduz o teor do art. 15 da Lei 8.112/90: "Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança".

    V. Incorreta. Quando a Constituição Federal foi promulgada, estabelecia, em seu texto original, que os servidores adquiriam estabilidade após dois anos de efetivo exercício. A Lei 8.112/90, em seu art. 20, com a intenção de regulamentar o dispositivo constitucional indicou que o prazo de 2 anos (vinte e quatro meses) receberia o nome de "estágio probatório". Ocorre que, com o advento da Emenda Constitucional 19/98, o prazo de exercício no cargo para que o servidor efetivo adquira a estabilidade passou a ser de três anos.

    Gabarito do Professor: C
  • II Errada

    Para cargo de confiança a nomeação NÃO é de carater efetivo

  • Gabarito''C''.

    I. Correta. A assertiva reproduz o teor do art. 6o da Lei 8.112/90: "O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder". 

    II. Incorreta. O art. 9o da Lei 8.112/90 estabelece que a nomeação será feita em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira. A nomeação será feita em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.  

    III. Correta. A assertiva reproduz o teor do art. 13, § 1o, da Lei 8.112/90: "A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento".    

    IV. Correta. A assertiva reproduz o teor do art. 15 da Lei 8.112/90: "Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança". 

    V. Incorreta. Quando a Constituição Federal foi promulgada, estabelecia, em seu texto original, que os servidores adquiriam estabilidade após dois anos de efetivo exercício. A Lei 8.112/90, em seu art. 20, com a intenção de regulamentar o dispositivo constitucional indicou que o prazo de 2 anos (vinte e quatro meses) receberia o nome de "estágio probatório". Ocorre que, com o advento da Emenda Constitucional 19/98, o prazo de exercício no cargo para que o servidor efetivo adquira a estabilidade passou a ser de três anos.

    Fonte:Qc.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • GABARITO: LETRA C

    A questão exige conhecimento das disposições contidas na Lei 8.112/90. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    I. Correta. A assertiva reproduz o teor do art. 6o da Lei 8.112/90: "O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder".

    II. Incorreta. O art. 9o da Lei 8.112/90 estabelece que a nomeação será feita em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira. A nomeação será feita em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos. 

    III. Correta. A assertiva reproduz o teor do art. 13, § 1o, da Lei 8.112/90: "A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento".   

    IV. Correta. A assertiva reproduz o teor do art. 15 da Lei 8.112/90: "Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança".

    V. Incorreta. Quando a Constituição Federal foi promulgada, estabelecia, em seu texto original, que os servidores adquiriam estabilidade após dois anos de efetivo exercício. A Lei 8.112/90, em seu art. 20, com a intenção de regulamentar o dispositivo constitucional indicou que o prazo de 2 anos (vinte e quatro meses) receberia o nome de "estágio probatório". Ocorre que, com o advento da Emenda Constitucional 19/98, o prazo de exercício no cargo para que o servidor efetivo adquira a estabilidade passou a ser de três anos.

    FONTE: Fernanda Baumgratz, Advogada, Especialista em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, de Direito Administrativo, Legislação Estadual


ID
2909932
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base nos conceitos estabelecidos pela Lei nº 8.112/90, relacione os termos constantes da coluna 1 às definições constantes da coluna 2 e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


Coluna 1

I. Readaptação

II. Reversão

III. Reintegração

IV. Remoção

V. Redistribuição


Coluna 2

( ) Retorno de servidor aposentado à atividade.

( ) Investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação, verificada em inspeção médica, que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental.

( ) Deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC.

( ) Reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

( ) Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

     

    Sabendo o significado de "Reversão" e "Remoção" já daria para eliminar as alternativas: a,b,c,d.

     

    I. Readaptação

    II. Reversão

    III. Reintegração

    IV. Remoção

    V. Redistribuição 

     

    ( II ) REVERSÃO:  Retorno de servidor aposentado à atividade.

    ( I ) READAPTAÇÃO: Investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação, verificada em inspeção médica, que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental.

    ( V ) REDISTRIBUIÇÃO: Deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC.

    ( III ) REINTEGRAÇÃO: Reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    ( IV ) REMOÇÃO: Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

     

     

  • 2 1 5 3 4

    Boa questão para treinar...

  • REVERSÃO: Retorno de servidor VELHO (aposentado) à atividade.

  • ReMoção = Mesmo órgão

    RedisTribuição = ouTro órgão do mesmo Poder

  •  (II REVERSÃO: Retorno de servidor aposentado à atividade. Art. 25 da lei 8.112

    I ) READAPTAÇÃO: Investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação, verificada em inspeção médica, que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental. Art. 24 da lei 8.112

    REDISTRIBUIÇÃO: Deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do QUADRO GERAL de pessoal, para OUTRO ÓRGÃO ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC. Art. 37 da lei 8.112

    III REINTEGRAÇÃO: Reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. Art. 28 da lei 8.112

    IV REMOÇÃO: É o DESLOCAMENTO do SERVIDOR, a PEDIDO ou de OFÍCIO, no âmbito do MESMO QUADRO, COM ou SEM MUDANÇA de SEDE. Art, 36 da lei 8.112

  • Foi a questão mais fácil que eu já vi em toda minha vida.

    Banca amigável, diferente da CESPE.

    Gab E.

  • GABARITO E

     

    REMOÇÃO: deslocamento do servidor.

    REDISTRIBUIÇÃO: deslocamento do cargo.

  • reVersão = Velho

    reaDaptação = Deficiente

    reCondução = Coitado

    reiTegração= Trânsito em julgado

  • APROVEITO o disponível

    REINTEGRO o demitido

    REVERTO o aposentado

    RECONDUZO o inabilitado

    READAPTO o incapacitado

    PROMOVO o merecido

    NOMEIO o aprovado ou comissionado

  • Remoção = deslocamento do servidor. Redistribuição = deslocamento do cargo.
  • GABARITO: E.

  • A questão solicita que o candidato faça a correspondência entre alguns institutos e a suas respectivas definições contidas na Lei 8.112/90.

    (II) Retorno de servidor aposentado à atividade.
    Conforme estabelece o art. 25, da Lei 8.112/90, "Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado".

    (I) Investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação, verificada em inspeção médica, que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental.
    Nos termos do art. 24 da Lei 8.112/90, "Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica".

    (V) Deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC.
    O art. 37 da Lei 8.112/90 dispõe que "Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC".

    (III) Reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.
    O art. 28 da Lei 8.112/90 menciona que "A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens".

    (IV) Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.
    O art. 36 da Lei 8.112/90 indica que "Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede".

    Gabarito do Professor: E

  • Boas dicas Jéssica

  • Remoção = desloca o servidor ——————————— redistribuição = desloca o cargo 

  • Gabarito''E''.

    A questão solicita que o candidato faça a correspondência entre alguns institutos e a suas respectivas definições contidas na Lei 8.112/90.

    (II) Retorno de servidor aposentado à atividade. 

    Conforme estabelece o art. 25, da Lei 8.112/90, "Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado".

    (I) Investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação, verificada em inspeção médica, que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental. 

    Nos termos do art. 24 da Lei 8.112/90, "Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica". 

    (V) Deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC. 

    O art. 37 da Lei 8.112/90 dispõe que "Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC".

    (III) Reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    O art. 28 da Lei 8.112/90 menciona que "A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens". 

    (IV) Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    O art. 36 da Lei 8.112/90 indica que "Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede". 

    Fonte:Qc.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • GABARITO: LETRA E

    A questão solicita que o candidato faça a correspondência entre alguns institutos e a suas respectivas definições contidas na Lei 8.112/90.

    (II) Retorno de servidor aposentado à atividade.

    Conforme estabelece o art. 25, da Lei 8.112/90, "Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado".

    (I) Investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação, verificada em inspeção médica, que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental.

    Nos termos do art. 24 da Lei 8.112/90, "Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica".

    (V) Deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC.

    O art. 37 da Lei 8.112/90 dispõe que "Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC".

    (III) Reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    O art. 28 da Lei 8.112/90 menciona que "A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens".

    (IV) Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    O art. 36 da Lei 8.112/90 indica que "Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede".

    FONTE: Fernanda Baumgratz, Advogada, Especialista em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, de Direito Administrativo, Legislação Estadual

  • REMOÇÃO: deslocamento do servidor.

    REDISTRIBUIÇÃO: deslocamento do cargo.


ID
2909935
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei nº 11.091/95 dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos TécnicoAdministrativos em Educação, no âmbito das instituições federais de ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. Com base nessa lei, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


( ) Caberá à instituição federal de ensino avaliar anualmente a adequação do quadro de pessoal às suas necessidades, propondo ao Ministério da Educação, se for o caso, o seu redimensionamento.

( ) Denomina-se “plano de carreira” o conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade.

( ) Denomina-se “cargo” o conjunto de atribuições e responsabilidades não previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor.

( ) O plano de carreira dos cargos técnico-administrativos em educação está estruturado em quatro níveis de classificação, com quatro níveis de capacitação cada um.

( ) O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, progressão por capacitação profissional e progressão por mérito profissional.

Alternativas
Comentários
  • CLA55IFICAÇÃO - 5 NÍVEIS - A , B , C , D , E

    C4P4CIT4ÇÃO -4 NÍVEIS - I, II, III, IV

  • Art.4º

    Art.5º I

    Denomina-se “cargo” o conjunto de atribuições e responsabilidades não previstas (PREVISTAS) na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor.

    O plano de carreira dos cargos técnico-administrativos em educação está estruturado em quatro (CINCO) níveis de classificação, com quatro níveis de capacitação cada um.

    Art.10

  • Classificação (hierarquia) = A B C D E, são 5 níveis;

    Capacitação (matriz) = I II III IV, são 4 níveis;

  • (V) Caberá à instituição federal de ensino avaliar anualmente a adequação do quadro de pessoal às suas necessidades, propondo ao Ministério da Educação, se for o caso, o seu redimensionamento.

    (V) Denomina-se “plano de carreira” o conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade.

    (F) Denomina-se “cargo” o conjunto de atribuições e responsabilidades [não] previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor.

    (F) O plano de carreira dos cargos técnico-administrativos em educação está estruturado em [quatro níveis] de classificação, com quatro níveis de capacitação cada um. - São cinco níveis de classificação.

    (V) O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, progressão por capacitação profissional e progressão por mérito profissional.

    Gabarito: alternativa A.

  • Na verdade é progressão por capacitação profissional OU progressão por mérito profissional.

    Eles podem errar, né? --'

  • Deveria ser anulada:

    Art. 10. O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, Progressão por Capacitação Profissional ou Progressão por Mérito Profissional.

    No último item fala: " Progressão por Capacitação Profissional e Progressão por Mérito Profissional."

    O conectivo muda totalmente o sentido.

  • Os cargos A, B, C, D e E são de mesma hierarquia. Cuidado pra não achar que um é mais do que o outro na hierarquia das instituições.

  • Art. 4º: Caberá à Instituição Federal de Ensino avaliar anualmente a adequação do quadro de pessoal às suas necessidades, propondo ao Ministério da Educação, se for o caso, o seu redimensionamento, consideradas, entre outras, as seguintes variáveis:[...]

    Art. 22. Fica criada a Comissão Nacional de Supervisão do Plano de Carreira, vinculada ao Ministério da Educação, com a finalidade de acompanhar, assessorar e avaliar a implementação do Plano de Carreira, cabendo-lhe, em especial:

    III - avaliar, anualmente, as propostas de lotação das Instituições Federais de Ensino, conforme inciso I do § 1º do art. 24 desta Lei; 

    I.F.E.: avalia e propõe o redimensionamento.

    C.N.S.P.C.: avalia as propostas de lotação.

  • cargo: conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor;

  • a) V art.4°

    b) V art.5° §1

    c) F art.5° §4

    d) F art.6° 

    e) V art.10° (Progressão por Capacitação Profissional OU  Progressão por Mérito Profissional) seria V se a banca considerasse a letra fria da lei.

     

  • são 5 níveis de classificação

    e 4 de capacitação

  • Fiquei em dúvida quanto a primeira assertiva, mas por eliminação consegui chegar ao gabarito, essa lei é mamão com mel.

    E @Graci Matias o "ou" da lei tem sentido de reciprocidade, ou seja, ambos garantem o desenvolvimento.

  • A


ID
2913370
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A popularização da Internet estimulou o desenvolvimento de diversos serviços, que são utilizados atualmente por pessoas e empresas. Um desses serviços permite que sejam feitas ligações telefônicas por meio da Internet e é identificado pela sigla:

Alternativas
Comentários
  • VoIP, ou Voz sobre Protocolo de Internet, é uma tecnologia que permite a transmissão de voz por IP (Protocolos de Internet), ou seja, transforma sinais de áudio analógicos, como em uma chamada, em dados digitais que podem ser transferidos através da Internet. O método está cada vez mais presente com softwares que possuem a tecnologia.

    GABARITO - A

    FONTE: https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/03/entenda-o-voip-tecnologia-que-permite-apps-ligarem-pela-internet.html

  • Corrigindo, Gaba A

  • É importante destacar que a tecnologia VoIP permite que você utilize não apenas em computador, como também smartphone ou até mesmo um aparelho de telefone comum para receber e/ou fazer ligações nacionais ou internacionais com tarifas consideravelmente menores do que as cobradas pelas operadoras de telefonia tradicional.

    Gabarito A

  • >>>>>>>>>> VoIP – voz sobre IP

    >> VoIP é o nome que se dá ao sistema que utiliza a Internet, que é uma rede IP [ou seja uma rede

    baseada em comutação de pacotes por meio de IP], para tráfego de sinais que se assemelham à

    telefonia convencional [voz em tempo real].

    Através do VoIP, dois [ou mais] usuários podem trocar informações em áudio [voz] em tempo real

    [ou seja, como um bate papo telefônico normal]. Esse termo [VoIP] descreve uma série de

    tecnologias que permitem que todo o sistema telefônico atual seja um dia transposto para a

    estrutura da Internet, trafegando por meio de pacotes IP idênticos aos que se utilizam em e-mails e

    páginas Web.

    As chamadas de áudio no WhatsApp são um exemplo do uso prático da tecnologia VoIP. Aplicativos

    como Skype [quando só transmitem áudio, não vídeo] também são exemplos de VoIP.

    GABARITO > A ( VOIP )

  • Gabarito LETRA A

    DNS = converte nomes em domínio

    IMAP = protocolo de recebimento de e-mails, mantêm no servidor.

    DSL = designa um tipo de ligação a alta velocidade à Internet através da linha telefónica padrão

    TCP/IP = protocolo de transporte, ele é confiável e orientado diferentemente do outro protocolo de transporte,UDP.

  • GABARITO: A

     

    VOIP: é a abreviação para “VOz sobre IP“. Também conhecida como telefonia IP ou telefonia em banda larga. Você usa o seu recurso computacional como se fosse seu telefone tradicional, mas utilizando a internet como meio de comunicação. Esse método está cada vez mais presente com softwares que possuem a tecnologia, como Skype, Facebook Messenger, Viber e WhatsApp.

     

    VANTAGENS

    Barateamento no custo das ligações telefônicas

     

    DESVANTAGENS

    Dependência de Internet.

    Qualidade da chamada, pois depende de uma boa conexão.

  • B) DNS- Protocolo que converte endereços IP em domínios

    C) IMAP - Protocolo de recebimento sem retirar do servidor

    D) ADSL- Espécie de modem em que não necessita fazer a conversão de sinais da linha telefonica

    E) TCP/IP - Família de protocolos da internet , intranet

  • VOIP = VOZ IP

  • VOIP (também chamado Voz sobre IPtelefonia IPtelefonia Internettelefonia em banda larga e voz sobre banda larga) é o roteamento de conversação humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.

    Gabarito: A

  • Na Internet, muitos serviços são oferecidos por protocolos e programas específicos.
    Diversos recursos que permitem a operação estão listados nas alternativas desta questão.
    TCP/IP é o conjunto de protocolos usados pelas redes de computadores para a troca de informações.
    ADSL é um tipo de acesso de banda larga que utiliza a linha telefônica.
    DNS é o serviço de nomes de domínios, que permite navegar pela Internet ao fornecer um endereço URL e o serviço converter para endereço IP.
    IMAP é o protocolo para acesso ao correio eletrônico através de um navegador de Internet, para envio e recebimento de mensagens pelo webmail.

    VoIP é uma tecnologia que permite a transmissão de voz em tempo real através de protocolos de internet. Para fazer isto, ela pega os sinais da voz, que são analógicos, e os converte em sinais binários para que possam ser transmitidos através da rede para outros dispositivos compatíveis. Talvez você até não saiba, mas aplicativos do seu dia a dia como Skype, WhatsApp e outros utilizam a tecnologia VoIP de forma bastante acessível.

    Gabarito: Letra A.




  • Gabarito: LETRA A

    VoIP ====> Voz sobre Ip

    #AtePassar

  • A. VoIP. (correta) Exemplo: skype

  • Acertou quem não caiu no golpe da Telexfree .

ID
2913373
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Suponha que na pasta “Downloads” de um computador com sistema operacional Windows 10 há diversos arquivos, que ocupam 2 gigabytes no disco rígido, e que você não irá mais precisar deles. Assinale a alternativa que descreve uma forma correta de remover todos esses arquivos permanentemente, liberando espaço no disco rígido do computador.

Alternativas
Comentários
  • CTRL + A = serve para selecionar todos os arquivos. MACETE: CTRL + A (ALL = TODOS)

    SHIFT + DELETE = Deleta definitivamente os arquivos do computador, sem ir para a lixeira, liberando, desta forma, espaço no pc.

  • GABARITO: D

    SHIFT + DELETE = exclui documentos permanentemente sem ir para lixeira.

    CTRL + A = Seleciona tudo

  • Gabarito: D

    Shift + Del = Exclui definitivo o arquivo sem passar pela lixeira, o mesmo acontece se você segurar SHIFT + botão esquerdo do mouse e arrastar para Lixeira, estes recursos vai excluir definitivamente.

  • Vi aqui e nunca mais esqueci: Shiii deletei, logo shift+delete.

  • Ctrl+Shift + del - exclui permanentemente sem enviar para a lixeira
    Ctrl+del = envia pra lixeira
     

  • Maçete que vi aqui:

    SHIFT + DELETE = Sai Direto.

  • As pastas no computador são usadas para organizar os arquivos armazenados na unidade de disco. Em pastas podemos criar outras pastas.
    O limite máximo de itens em um computador é quase inatingível, da ordem de bilhões de itens. Entretanto, podemos ter apenas alguns itens e eles ocuparem muito espaço no disco.
    A questão apresenta uma situação cotidiana, onde o usuário deseja excluir permanentemente todos os itens armazenados em uma pasta.
    Para selecionar tudo, pressione Ctrl +A (os atalhos no Windows são em inglês, A de All, Tudo) e a seguir Shift+Delete para excluir definitivamente, sem armazenar na Lixeira.

    Gabarito: Letra D.
  • alguém explica o pq da letra b estar errada?

  • A operação da letra B faria os arquivos excluídos irem para a lixeira. Ele quer a operação que exclua definitivamente, logo, CTRL + Shift + Del

  • a) Essa opção não deleta arquivos

    b) Essa opção vai deletar os arquivos (mandando eles para lixeira), porém a questão quer que deleta de forma definitiva.

    c) A opção de SHIFT + A não seleciona arquivos, e a opção de CTRL + DEL não remove arquivos

    d) Correta

    e) Não existe opção para "esvaziar pasta". Existe apenas uma opção de ESVAZIAR LIXEIRA.

  • Isso que é questão de informática, não é essas invenções que vemos frequentemente em certas bancas!


ID
2913376
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Atualmente são utilizadas duas tecnologias para armazenamento permanente de dados em computadores pessoais: HDD (hard disk drive) e SSD (solid-state drive). Considere as seguintes afirmativas a respeito dessas tecnologias e assinale a alternativa correta.


I. A tecnologia SSD consome menos energia que a tecnologia HDD.

II. A velocidade de leitura/gravação de dados na tecnologia SSD é superior à da tecnologia HDD.

III. Considerando a capacidade de armazenamento, os dispositivos com base na tecnologia SSD são proporcionalmente mais caros que os com base na tecnologia HDD.

Alternativas
Comentários
  • HDs e SSDs são unidades de armazenamento que possuem algumas diferenças. 

    SDD:

    1) Mais rápido;

    2) Mais silencioso;

    3) Consome menos energia;

    4) São mais leves;

    5) Menor risco de danos físicos;

    6) Mais caro;

    7) Vida útil menor em relação ao HD;

    8) Menor capacidade de armazenamento.

    Resposta: B

  • Algo curioso quanto a essa questão (minha opinião):

    A alternativa III afirma que "Considerando a capacidade de armazenamento, os dispositivos com base na tecnologia SSD são proporcionalmente mais caros que os com base na tecnologia HDD."

    Entendo que a assertiva está falsa, porque o SSD possui menor capacidade armazenamento, e, proporcionalmente falando, o encarecimento da sua tecnologia não se deve por conta da capacidade de armazenamento (que é menor), mas sim por outros atributos. Posso ter viajado na maionese e não ter interpretado direito, mas deixo esse questionamento caso alguém deseje complementar a brilhante resposta da Laura.

  • Gostei da explicação nao sei nada desse assunto

  • Felipe Abreu, acredito que o que a questão está falando é que o valor por gigabytes da tecnologia SSD é mais caro que na HDD, pois ela usa o termo (proporcionalmente) dando a entender que está fazendo uma comparação com "discos" de mesma capacidade .

    Exemplo: Um HDD de 500 GB custa menos que um SSD de 500 GB.

  • Vantagens do SSD em relação ao HD: eles são silenciosos, gravam e leem dados muito mais rapidamente e têm menos riscos de danos físicos, ocasionados quando o usuário deixa cair o dispositivo no chão, por exemplo. Eles também esquentam menos, consomem menos energia e são bem menores e mais leves.

    Por outro lado, as unidades de estado sólido apresentam capacidade de armazenamento muito menor do que a do disco rígido.

    Outro problema do SSD (na verdade, de qualquer memória flash) é que sua vida útil é limitada pelo número de gravações, o que não ocorre com o HD, que virtualmente tem vida útil ilimitada.

    A desvantagem mais nítida para o consumidor final é o alto custo do SSD. Ainda que a diferença de preço entre HDs e unidades de estado sólido esteja diminuindo, o valor deste último continua maior.

  • Luciano Sena, realmente, olhando por esse ângulo faz mais sentido para mim.

    Obrigado pela resposta!

  •  Comparação SSD x HD

    SSD MAIS Silencioso do que o HD

    SSD MENOS Sensível a balanços do que o HD

    SSD MENOS Energia consome do que o HD

    SSD MAIS Leve do que o HD

    SSD usa memória flash, HD não usa

    SSD consegue trabalhar em ambientes mais quentes do que os HDs

    SSD realiza leituras e gravações de forma mais rápida do que os HDs(tempos de acesso muito baixos)

    SSD veio para substituir os HDS

    SSD não perde seu conteúdo quando a alimentação elétrica é cortada. (utiliza memória flash → não volátil)

    Fonte: comentário de outro usuário que não lembro o nome.

  • O armazenamento de dados nos computadores poderá ser realizado em unidades de disco magnéticos, óticos ou com chips de memória (como o pendrive e o SSD).
    Existem modelos de disco rígido sem disco, como os SSD (Solid State Drive), que é uma memória flash.
    Os computadores e notebooks possuem discos rígidos de armazenamento em massa. Este armazenamento poderá ser em discos rígidos magnéticos ou em discos SSD (Solid State Disk).

    Todas as afirmativas estão corretas.

    Gabarito: Letra B.




  • b

  • Gabarito''B''.

    O armazenamento de dados nos computadores poderá ser realizado em unidades de disco magnéticos, óticos ou com chips de memória (como o pendrive e o SSD).

    Existem modelos de disco rígido sem disco, como os SSD (Solid State Drive), que é uma memória flash.

    Os computadores e notebooks possuem discos rígidos de armazenamento em massa. Este armazenamento poderá ser em discos rígidos magnéticos ou em discos SSD (Solid State Disk).

    Estudar é o caminho para o sucesso.

    Fonte:Qc.


ID
2913379
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Identifique quais das funcionalidades enumeradas abaixo estão presentes no Microsoft Word e estão descritas corretamente. Em seguida, assinale a alternativa correta.


I. Inserir nota de rodapé: insere uma nota numerada no rodapé da página.

II. Inserir índice remissivo: gera um índice contendo todos os termos formatados com o estilo “Entrada” contido no documento e seus respectivos números de página.

III. Inserir índice de seções: insere um índice contendo a primeira linha (título) de todas as seções do documento e seus respectivos números de página.

IV. Inserir índice de imagens: gera um índice com todas as legendas de imagens contidas no documento e suas respectivas páginas.

Alternativas
Comentários
  • Na minha opinião é letra A, por que o índice remissivo está incorreta, sendo que no Word dá pra fazer isso?

  • Não confunda Índice Remissivo (ou Índice) com Sumário

    Um Índice remissivo cria uma lista alfabética de entrada que traz os termos, palavras e os tópicos descritos em um documento, junto com as páginas nas quais elas aparecem.

    Veja a explicação na página:

    https://www.mondial.com.br/component/blogfactory/post/47/criar-indice-remissivo-no-word

    Um Sumário no Word é baseado nos títulos do documento. Você pode criar um sumário que seja fácil de atualizar, aplicando estilos de título ao texto que deseja incluir no sumário. O Word cria um sumário automático com base nesses títulos.

    Veja a explicação na página:

    https://support.office.com/pt-br/article/inserir-um-sum%C3%A1rio-882e8564-0edb-435e-84b5-1d8552ccf0c0eja

    Erro do Item II: formatados com o estilo “Entrada”  (estilo é aplicado ao sumário)

    Erro do Item III: Texto todo confuso. Vejamos:

    III. Inserir índice de seções (isso existe? Acho que não): insere um índice contendo a primeira linha (título) (“título” refere-se a Sumário) de todas as seções do documento e seus respectivos números de página.

    Entenda a diferença entre Sumário e Índice na página:

    https://bibliofree.wordpress.com/2013/03/19/diferenca-entre-sumario-e-indice/

    Gabarito: E

  • Só lembrando que há a opção Notas de Roda Pé, na guia Referências; bem como há a opção Rodapé da guia Inserir.

  • Não há, no grupo Estilo da guia Página Inicial, um estilo chamado Entrada. E se houvesse, os estilos são usados para a construção de sumários e não de índices remissivos. Na verdade, o que existe é uma ferramenta chamada Marcar Entrada no grupo Índice da guia Referências que, essa sim, é responsável por todo o processo de colocação e edição de um índice remissivo.
  • O editor de textos Microsoft Word possui uma guia com recursos dedicados aos índices e notas.
    Na guia Referências o usuário poderá inserir Sumário (índice principal do documento), notas de rodapé, notas de fim, referências bibliográficas, legendas, índices de ilustrações, etc.

    I. Inserir nota de rodapé: insere uma nota numerada no rodapé da página.
    Correto. Atalho: Ctrl+Alt+F (footnote)

    II. Inserir índice remissivo: gera um índice contendo todos os termos formatados com o estilo “Entrada” contido no documento e seus respectivos números de página.
    Errado. O índice remissivo gera um índice com todas as entradas (palavras marcadas) do documento, e não um estilo específico.

    III. Inserir índice de seções: insere um índice contendo a primeira linha (título) de todas as seções do documento e seus respectivos números de página.
    Errado. Não temos o índice de seções, mas o sumário, que é o índice dos capítulos.

    IV. Inserir índice de imagens: gera um índice com todas as legendas de imagens contidas no documento e suas respectivas páginas.
    Correto. Índice de ilustrações.

    Gabarito: Letra E.


  • E. Somente os itens I e IV estão corretos.

    I. Inserir nota de rodapé: insere uma nota numerada no rodapé da página.

    IV. Inserir índice de imagens: gera um índice com todas as legendas de imagens contidas no documento e suas respectivas páginas.

    II. Inserir índice remissivo: gera um índice contendo todos os termos formatados com o estilo “Entrada” contido no documento e seus respectivos números de página. É sumário.

  • ÍNDICE REMISSIVO - lista os termos e tópicos que são abordados num documento, juntamente com as páginas em que aparecem.

    SUMÁRIO - indica todas as seções e divisões (títulos) de um documento

  • No word dá para fazer índice remissivo, sim, mas não "formatando os termos com o estilo entrada", e sim marcando as entradas no documento. Já o índice de seções não existe no word.


ID
2913391
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Norma Regulamentadora (NR) 1, aprovada pela Portaria nº 3.214/78, traz disposições gerais sobre esse tipo de norma. Com base nessa NR, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Cabe ao empregado submeter-se aos exames médicos previstos nas NRs.

II. Cabe ao empregador elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho.

III. Cabe ao empregado informar ao empregador os resultados dos exames médicos periódicos aos quais foi submetido.

IV. Cabe ao empregado elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho.

V. A recusa injustificada por parte do empregado em utilizar equipamentos de proteção individual fornecidos pelo empregador é considerada ato faltoso.

Alternativas
Comentários
  • aquela troca de palavras básica...

    III - cabe ao empregador informar ao empregado

    IV - cabe ao empregador

    o resto está correto, cf NR 1.

    Gab. D

  • 1.7 Cabe ao empregador: (Alteração dada pela Portaria n.º 06, de 09/03/83)

    a) cumprir e fazer cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho;

    b) elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho, dando ciência aos empregados por comunicados,cartazes ou meios eletrônicos; (Alteração dada pela Portaria n.º 84, de 04/03/09)

    c) informar aos trabalhadores: (Alteração dada pela Portaria n.º 03, de 07/02/88)

    I. os riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho;

    II. os meios para prevenir e limitar tais riscos e as medidas adotadas pela empresa;

    III. os resultados dos exames médicos e de exames complementares de diagnóstico aos quais os próprios trabalhadores forem submetidos;

    IV. os resultados das avaliações ambientais realizadas nos locais de trabalho.

    d) permitir que representantes dos trabalhadores acompanhem a fiscalização dos preceitos legais e regulamentares

    sobre segurança e medicina do trabalho; (Alteração dada pela Portaria n.º 03, de 07/02/88)

    e) determinar procedimentos que devem ser adotados em caso de acidente ou doença relacionada ao trabalho.

    (Inserção dada pela Portaria n.º 84, de 04/03/09)

    1.8 Cabe ao empregado: (Alteração dada pela Portaria n.º 06, de 09/03/83)

    a) cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e saúde do trabalho, inclusive as ordens de

    serviço expedidas pelo empregador; (Alteração dada pela Portaria n.º 84, de 04/03/09)

    b) usar o EPI fornecido pelo empregador;

    c) submeter-se aos exames médicos previstos nas Normas Regulamentadoras - NR;

    d) colaborar com a empresa na aplicação das Normas Regulamentadoras - NR;

    1.8.1 Constitui ato faltoso a recusa injustificada do empregado ao cumprimento do disposto no item anterior (Alteração dada pela Portaria n.º 06, de 09/03/83)

  • 1.7. Cabe ao empregador: 

    a) cumprir e fazer cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho; (101.001-8 / I1)

    b) elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho, dando ciência aos empregados por comunicados, cartazes ou meios eletrônicos. (101.002-6 / I1)

     c) informar aos trabalhadores: (101.003-4 / I1)  

    I - os riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho;

    II - os meios para prevenir e limitar tais riscos e as medidas adotadas pela empresa;

    III - os resultados dos exames médicos e de exames complementares de diagnóstico aos quais os próprios trabalhadores forem submetidos;

    IV - os resultados das avaliações ambientais realizadas nos locais de trabalho. 

    d) permitir que representantes dos trabalhadores acompanhem a fiscalização dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho. (101.004-2 / I1) 

    e) determinar os procedimentos que devem ser adotados em caso de acidente ou doença relacionada ao trabalho. 

    1.8. Cabe ao empregado: 

    a) cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e saúde do trabalho, inclusive as ordens de serviço expedidas pelo empregador;(Alterado pela Portaria SIT 84/2009).

    1.8.1. Constitui ato faltoso a recusa injustificada do empregado ao cumprimento do disposto no item anterior.

  • I. Cabe ao empregado submeter-se aos exames médicos previstos nas NRs. (CERTA)

    1.8 Cabe ao empregado: c) submeter-se aos exames médicos previstos nas Normas Regulamentadoras - NR;  

    II. Cabe ao empregador elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho. (CERTA)

    1.7 Cabe ao empregador:b) elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho, dando ciência aos empregados por comunicados, cartazes ou meios eletrônicos;

    III. Cabe ao empregado informar ao empregador os resultados dos exames médicos periódicos aos quais foi submetido. (ERRADA)

    1.7 Cabe ao empregador: c) informar aos trabalhadores: III. os resultados dos exames médicos e de exames complementares de diagnóstico aos quais os próprios trabalhadores forem submetidos; (Inclusive o empregado deve receber uma via do resultado do exame através do ASO - NR 07 - PCMSO)

    IV. Cabe ao empregado elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho. (ERRADA)

    1.7 Cabe ao empregador:b) elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho, dando ciência aos empregados por comunicados, cartazes ou meios eletrônicos;

    V. A recusa injustificada por parte do empregado em utilizar equipamentos de proteção individual fornecidos pelo empregador é considerada ato faltoso. (CERTA)

    1.8 Cabe ao empregado: b) usar o EPI fornecido pelo empregador;

    1.8.1 Constitui ato faltoso a recusa injustificada do empregado ao cumprimento do disposto no item anterior

    RESPOSTA CORRETA: I, II e V

    D) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.

  • Letra D. as corretas são: I,II e V.


ID
2913394
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação à Norma Regulamentadora 4 – SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), aprovada pela Portaria nº 3.214/78, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. O técnico em segurança do trabalho deverá dedicar oito horas por dia às atividades do SESMT.

II. É permitido aos profissionais do SESMT exercerem outras atividades na empresa desde que 50% da jornada de trabalho sejam destinados à área de saúde e segurança do trabalho.

III. O SESMT é formado por trabalhadores da empresa eleitos por escrutínio direto.

IV. Empresas com menos de 500 trabalhadores não precisam constituir SESMT.

V. O SESMT completo de uma empresa é formado pelos seguintes profissionais: médico do trabalho; técnico em segurança do trabalho; enfermeiro do trabalho; auxiliar ou técnico em enfermagem do trabalho; e engenheiro de segurança do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • NR 4

    I - correta - 4.8 O técnico de segurança do trabalho e o auxiliar de enfermagem do trabalho deverão dedicar 8 (oito) horas por dia para as atividades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, de acordo com o estabelecido no Quadro II, anexo.

    II - errada - 4.10 Ao profissional especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho é vedado o exercício de outras atividades na empresa, durante o horário de sua atuação nos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. 

    III - errada - 4.2 O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento, constantes dos Quadros I e II, anexos, observadas as exceções previstas nesta NR./4.4 Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho devem ser compostos por Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar ou Técnico em Enfermagem do Trabalho, obedecido o Quadro II desta NR.

    IV - conforme o quadro II da NR 4, no grau de risco 4, com 50 trabalhadores já é exigido um profissional, no caso, o TST.

    V - correta - 4.4 Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho devem ser compostos por Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar ou Técnico em Enfermagem do Trabalho, obedecido o Quadro II desta NR. 

  • Letra C- I e V estão corretas.


ID
2913397
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação à Norma Regulamentadora 5 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

II. Os representantes dos empregadores, titulares e suplentes, serão por estes designados.

III. Os representantes dos empregados, titulares e suplentes, serão eleitos em escrutínio secreto, do qual participem, independentemente de filiação sindical, exclusivamente os empregados interessados.

IV. O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano, permitida uma reeleição.

V. Os membros da CIPA eleitos e designados serão empossados no primeiro dia útil após o término do mandato anterior.

Alternativas
Comentários
  • E) Todas as afirmativas estão corretas.

    I) 5.1 A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. 

    II) 5.6.1 Os representantes dos empregadores, titulares e suplentes, serão por eles designados. 

    III) 5.6.2 Os representantes dos empregados, titulares e suplentes, serão eleitos em escrutínio secreto, do qual participem, independentemente de filiação sindical, exclusivamente os empregados interessados. 

    IV) 5.7 O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano, permitida uma reeleição. 

    V) 5.12 Os membros da CIPA, eleitos e designados serão, empossados no primeiro dia útil após o término do mandato anterior.  

  • 5.1 A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

  • Quase um resumão.

  • Letra E.


ID
2913400
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação à Norma Regulamentadora 15 (Atividades e operações insalubres) e seus anexos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. O critério de dobra dos limites de tolerância de exposição para o risco ambiental ruído (contínuo ou intermitente) é cinco.

II. O frio é um agente de risco cuja análise para insalubridade é quantitativa.

III. A insalubridade é um adicional que incide sobre o salário total do trabalhador.

IV. A insalubridade em grau máximo equivale a 20% do salário mínimo regional.

V. O infravermelho é considerado radiação não ionizante para fins de concessão de insalubridade.

Alternativas
Comentários
  • I. O critério de dobra dos limites de tolerância de exposição para o risco ambiental ruído (contínuo ou intermitente) é cinco.

    Certo: O fator de dobra 5 na NR 15, está implícito, mostrado no quadro, 85 - 8 horas, 90 4 horas, 95 - 2 horas, 100 - 1 hora. (percebe que o fator de dobra está de 5 em 5) MAS CUIDADOOOO!!! O FATOR DE DOBRA 5, SERVE APENAS, EXCLUSIVAMENTE, SOMENTE, PARA ADICIONAL DE INSALUBRIDADE, ELE É ERRADO, É SEM SENTIDO, E FAZ MAL PARA O TRABALHADOR, para todas as outras situações, usa-se o fator de DOBRA 3 da NHO 01.

    II. O frio é um agente de risco cuja análise para insalubridade é quantitativa.

    Errado: Frio é qualitativo, você ta exposto a ele, você tem o direito, outros riscos assim, seria o anexo 13, químicos, a parte dos riscos biológicos...

    III. A insalubridade é um adicional que incide sobre o salário total do trabalhador.

    Errado: adicional de insalubridade é um adicional incide sobre o salário mínimo da região (ele cita região, pois antigamente tinha diferença entre o salário mínimo de algumas partes do Brasil)... hoje é tudo igual, mas ainda está escrito na NR, dessa forma.

    IV. A insalubridade em grau máximo equivale a 20% do salário mínimo regional.

    Errado: 10% mínimo, 20% médio, 40% máximo

    V. O infravermelho é considerado radiação não ionizante para fins de concessão de insalubridade.

    Errado: nos temos um limite visual, o ser humano, tem um limite até onde consegue ver tais ondas, de um lado a ultravioleta, o ser humano consegue enxergar ondas de 700 até 400 nm (comprimento da onda), por isso galera a luz negra (400 a 320) não é insalubridade, pois ela está a mais próxima das ondas que não causam grande danos. é a primeira logo após a zona visível, e do outro lado temos a de 700nm que é a infravermelha onde teremos o comprimento de onda alto, em compensação a frequência da onda, maior, afinal a frequência da onda é inversamente proporcional ao comprimento da onda 1/F.

  • 1. Para os efeitos desta norma, são radiações não-ionizantes as microondas, ultravioletas e laser


ID
2913403
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação à Norma Regulamentadora 6 (Equipamentos de proteção individual – EPIs), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Cabe ao órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho emitir ou renovar o Certificado de Aprovação e o cadastro de fabricante ou importador, bem como fiscalizar a qualidade dos EPIs.

II. Capacete, óculos, protetor facial e balaclava são proteções para a cabeça.

III. Todo EPI deverá apresentar em caracteres indeléveis e bem visíveis o nome comercial da empresa fabricante, o lote de fabricação e o número do Certificado de Aprovação (CA), ou, no caso de EPI importado, o nome do importador, o lote de fabricação e o número do CA.

IV. Cabe ao empregador, quanto ao EPI, comunicar ao Ministério do Trabalho e Emprego qualquer irregularidade observada.

V. Nas empresas desobrigadas a constituir o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, cabe ao empregador selecionar o EPI adequado ao risco, mediante orientação de profissional tecnicamente habilitado, ouvida a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ou, na falta desta, um trabalhador designado.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR 6, anexo 1, os óculos são para proteção dos olhos e o protetor facial é para a proteção da face, nenhum dos dois são para a cabeça, como disse a questão, tornando a II a única incorreta.

    Gab. A

  • I. Cabe ao órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho emitir ou renovar o Certificado de Aprovação e o cadastro de fabricante ou importador, bem como fiscalizar a qualidade dos EPIs.

    Não tava lembrando dessa parte....

  • 6.5.1 Nas empresas desobrigadas a constituir SESMT, cabe ao empregador selecionar o EPI adequado ao risco, mediante orientação de profissional tecnicamente habilitado, ouvida a CIPA ou, na falta desta, o designado e trabalhadores usuários.

    Por que a alternativa V está correta se cita apenas "um trabalhador designado"?

  • V está i correta. "um trabalhador designado" é diferente de "o designado E trabalhadores usuários". Questão deveria ser anulada.
  • 6.5.1 - Nas empresas desobrigadas a constituir SESMT, cabe ao empregador selecionar o EPI adequado ao risco, mediante orientação de profissional tecnicamente habilitado, ouvida a CIPA ou, na falta desta, o designado e 2 trabalhadores usuários. 

    2

    2

    2

    doissssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss


ID
2913406
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação à Norma Regulamentadora 32 (Segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde), mais especificamente no que tange ao risco biológico, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Todos os trabalhadores com possibilidade de exposição a agentes biológicos devem utilizar vestimenta de trabalho adequada e em condições de conforto.

II. A vestimenta de trabalho adequada deve ser fornecida sem ônus para o empregado.

III. Os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais, exceto quando em saídas para alimentação do próprio trabalhador.

IV. Todo trabalhador exposto a riscos biológicos não pode ser exposto a outro(s) risco(s) concomitantemente(s).

V. Os trabalhadores que utilizarem objetos perfurocortantes não são os responsáveis pelo seu descarte.

Alternativas
Comentários
  • 32.2.4.6 Todos trabalhadores com possibilidade de exposição a agentes biológicos devem utilizar vestimenta de trabalho adequada e em condições de conforto.

    32.2.4.6.1 A vestimenta deve ser fornecida sem ônus para o empregado.

    RESPOSTA: B

  • 32.2.4.6. Todos os trabalhadores com possibilidade de exposição a agentes biológicos devem utilizar vestimenta de trabalho adequada e em condições de conforto.

    32.2.4.6.1. A vestimenta deve ser fornecida sem ônus para o empregado.

    32.2.4.6.2. Os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais.

    32.2.4.14. Os trabalhadores que utilizarem objetos perfurocortantes devem ser os responsáveis pelo seu descarte.

  • A questão exige conhecimento acerca das vestimentas de trabalho e dos EPI utilizados pelo trabalhadores de serviços de saúde, nos termos da NR-32.

    Sobre o tema, a NR-32 dispõe os seguintes itens:

    I. CERTO. A assertiva está nos exatos termos da NR-32:

    "32.2.4.6 Todos trabalhadores com possibilidade de exposição a agentes biológicos devem utilizar vestimenta de trabalho adequada e em condições de conforto"

    II. CERTO. A assertiva está nos exatos termos da NR-32:

    "32.2.4.6.1 A vestimenta deve ser fornecida sem ônus para o empregado". 

    III. ERRADO. A NR-32 não traz exceção para essa restrição.

    32.2.4.6.2 Os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais.

    IV. ERRADO. A NR-32 não dispõe sobre essa restrição.

    V. ERRADO. A assertiva cita o contrário do que dispõe a NR-32:

    "32.2.4.14. Os trabalhadores que utilizarem objetos perfurocortantes devem ser os responsáveis pelo seu descarte".

    Logo, estão corretos apenas os itens I, II.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA B


ID
2913409
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação à Norma Regulamentadora 16 (Atividades e operações periculosas) e seus anexos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 16.6 As operações de transporte de inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos, em quaisquer vasilhames e a granel, são consideradas em condições de periculosidade, exclusão para o transporte em pequenas quantidades, até o limite de 200 (duzentos) litros para os inflamáveis líquidos e 135 (cento e trinta e cinco) quilos para os inflamáveis gasosos liquefeitos.

  • a) Considera-se líquido combustível todo aquele que possua ponto de fulgor maior que 80 ºC e inferior ou igual a 100 ºC.

    Errado. Líquido combustível é aquele que possua ponto de fulgor maior que 60ºC e inferior ou igual a 93ºC.

     

    b) A energia elétrica não é considerada um fator de risco para a percepção de periculosidade.

    Errado. Art. 193. São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada
    pelo Ministério do Trabalho e Emprego, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem
    risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador a:
    I - inflamáveis, explosivos ou energia elétrica; ...

     

    c) Os trabalhadores que operam bombas de abastecimento de inflamáveis líquidos em postos de serviços não têm direito ao adicional de periculosidade.

    Errado. Súmula 39 do TST: "Os empregados que operam em bomba de gasolina têm direito ao adicional de periculosidade".

     

    d) Periculosidade é um adicional de 30% que incide sobre o salário mínimo. 

    Errado. §1º - O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por
    cento) sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros
    da empresa.

     

     e) As operações de transporte de inflamáveis líquidos, em quaisquer vasilhames e a granel, são consideradas em condições de periculosidade, exclusão para o transporte em pequenas quantidades, até o limite de 200 litros.

    Correta. Não são consideradas perigosas as atividades de transporte em pequenas quantidades, até os limites:
    Inflamáveis líquidos: 200 litros
    Inflamáveis gasosos liquefeitos: 135 kg

     


ID
2913412
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Fundamentado na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, e na legislação correlata, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.

II. O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles.

III. O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com a eliminação das condições ou dos riscos que deram causa a sua concessão.

IV. A servidora gestante ou lactante será afastada, enquanto durar a gestação e a lactação, das operações e locais insalubres, exercendo suas atividades em local salubre e em serviço não penoso e não perigoso.

V. Os servidores que operam com raios X ou substâncias radioativas serão submetidos a exames médicos a cada seis meses.

Alternativas
Comentários
  • Mas o Adicional de Insalubridade incide sobre o salário mínimo(!) ?!

  • Alternativa : D

    Lei 8.112

    I- Art. 68.  Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.

    II- § 1  O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles.

    III- § 2  O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com a eliminação das condições ou dos riscos que deram causa a sua concessão.

    Art. 69.  Haverá permanente controle da atividade de servidores em operações ou locais considerados penosos, insalubres ou perigosos.

    IV- Parágrafo único.  A servidora gestante ou lactante será afastada, enquanto durar a gestação e a lactação, das operações e locais previstos neste artigo, exercendo suas atividades em local salubre e em serviço não penoso e não perigoso.

    Fonte : http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8112cons.htm

  • Thi, de acordo com a Súmula Vinculante 4, o salário mínimo não pode ser usado como indexador de base de cálculo de vantagem de servidor público ou de empregado nem ser substituído por decisão judicial, veja:

    SV nº 4: Salvo nos casos previstos na Constituição, o salário mínimo não pode ser usado como indexador de base de cálculo de vantagem de servidor público ou de empregado, nem ser substituído por decisão judicial.

  • não sabia que quem operava raio x tinha que fazer exames médicos a cada seis meses, sabia apenas dos vinte dias de férias. :(

  • Art. 72.  Os locais de trabalho e os servidores que operam com Raios X ou substâncias radioativas serão mantidos sob controle permanente, de modo que as doses de radiação ionizante não ultrapassem o nível máximo previsto na legislação própria.

    Parágrafo único.  Os servidores a que se refere este artigo serão submetidos a exames médicos a cada 6 (seis) meses.

    Art. 79.  O servidor que opera direta e permanentemente com Raios X ou substâncias radioativas gozará 20 (vinte) dias consecutivos de férias, por semestre de atividade profissional, proibida em qualquer hipótese a acumulação.

  • Atenção:

    Art. 68.  Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.

    Art. 75.  O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinqüenta e dois minutos e trinta segundos. 

    Parágrafo único.  Em se tratando de serviço extraordinário, o acréscimo de que trata este artigo incidirá sobre a remuneração prevista no art. 73.

    Logo, em caso de adicional de insalubridade, periculosidade e atividade penosa, paga-se sobre o vencimento (que é o valor fixo estipulado em lei).

    Já no caso de hora extra noturna, paga-se sobre a remuneração (que é o vencimento + vantagens)

    Veja:

    Art. 40.  Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.

    Art. 41.  Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei. 

  • E)Todas estão corretas.

  • Segundo a CLT, a base de cálculo para o adicional de insalubridade é o salário mínimo regional. Em 2018, o STF declarou que, enquanto não for declarada a inconstitucionalidade do art. 192 da CLT, a base de cálculo deverá ser o salário mínimo.

    Entretanto, temos o texto da lei 8.112 que, diferentemente do texto da CLT, afirma que a base de cálculo é sobre o vencimento do cargo efetivo!

    Questão boa, mas dava pra acertar por meio das outras afirmativas.

  • A questão exige conhecimento de alguns dispositivos da Lei 8.112/90 e solicita que o candidato analise cada uma das afirmativas.

    I. Correta. A assertiva reproduz o teor do art. 68, caput, da Lei 8.112/90: "Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo".

    II. Correta. A assertiva reproduz o teor do art. 68, § 1o, da Lei 8.112/90: "O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles".

    III. Correta. A assertiva reproduz o teor do art. 68, § 2o, da Lei 8.112/90: "O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com a eliminação das condições ou dos riscos que deram causa a sua concessão".

    IV. Correta. A assertiva está em consonância com o disposto no art. 69, parágrafo único, da Lei 8.112/90, Vejamos:
    "Art. 69.  Haverá permanente controle da atividade de servidores em operações ou locais considerados penosos, insalubres ou perigosos.
    Parágrafo único.  A servidora gestante ou lactante será afastada, enquanto durar a gestação e a lactação, das operações e locais previstos neste artigo, exercendo suas atividades em local salubre e em serviço não penoso e não perigoso".

    V. Correta. A assertiva está em consonância com o disposto no art. 72, parágrafo único da Lei 8.112/90. Vejamos:
    "Art. 79.  Os locais de trabalho e os servidores que operam com Raios X ou substâncias radioativas serão mantidos sob controle permanente, de modo que as doses de radiação ionizante não ultrapassem o nível máximo previsto na legislação própria.
    Parágrafo único.  Os servidores a que se refere este artigo serão submetidos a exames médicos a cada 6 (seis) meses".

    Gabarito do Professor: D

  • Odeio questões que afirmam que todas estão verdadeiras ou todas estão falsas, sempre penso que errei
  • sorte que deu pra fazer por eliminação rsrsrs sempre confundo se o adicional é sobre a remuneração ou sobre o vencimento


ID
2913415
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Fundamentando-se na Norma Regulamentadora (NR) 9 (Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA), indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


( ) Para efeito dessa NR, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e psicológicos existentes nos ambientes de trabalho.

( ) Quando não forem identificados riscos ambientais nas fases de antecipação e reconhecimento, a empresa não será obrigada a elaborar um PPRA.

( ) A elaboração, a implementação, o acompanhamento e a avaliação do PPRA poderão ser feitas apenas por engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho.

( ) Deverá ser efetuada, sempre que necessário e pelo menos uma vez ao ano, uma análise global do PPRA para avaliação do seu desenvolvimento, realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades.

( ) Deverá ser mantido pelo empregador ou instituição um registro de dados estruturado, de forma a constituir um histórico técnico e administrativo do desenvolvimento do PPRA, que deverá ser guardado por um período mínimo de 20 anos.

Alternativas
Comentários
  • NR 9

    (F) 9.1.5 Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

    (F) 9.1.2.1 Quando não forem identificados riscos ambientais nas fases de antecipação ou reconhecimento, descritas nos itens 9.3.2 e 9.3.3, o PPRA poderá resumir-se às etapas previstas nas alíneas "a" e "f" do subitem 9.3.1.(a) antecipação e reconhecimentos dos riscos; f) registro e divulgação dos dados)

    (F)9.3.1.1 A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR.

    (V) 9.2.1.1 Deverá ser efetuada, sempre que necessário e pelo menos uma vez ao ano, uma análise global do PPRA para avaliação do seu desenvolvimento e realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades. 

    (V)9.3.8.1 Deverá ser mantido pelo empregador ou instituição um registro de dados, estruturado de forma a constituir um histórico técnico e administrativo do desenvolvimento do PPRA. 

    Gab. B

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
2913418
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação aos acidentes de trabalho, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Somente a comprovação da condição insegura é que caracteriza a análise de um acidente.

II. São eventos normalmente pluricausais e suas análises envolvem uma série de antecedentes.

III. São acidentes que ocorrem exclusivamente dentro da empresa.

IV. Suas análises são fundamentais para que medidas preventivas sejam implantadas.

V. O trabalhador é o responsável pelo acidente.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: "D"

    I.  Somente a comprovação da condição insegura é que caracteriza a análise de um acidente.ERRADA

    Segundo a NBR 14.280 as causas de acidentes de trabalho devem ser analisadas de forma concatenada ao Fator pessoal de insegurança, à condição ambiente e ao ato inseguro.

    EX. ATO INSEGURO: Usar mão em vez de ferramenta para abastecer, consertar, limpar.

    Ex. FATOR PESSOAL DE INSEGURANÇA: Falta de conhecimento ou experiência;

    Ex.CONDIÇÃO AMBIENTE: Proteção coletiva inadequada ou inexistente.

    II.           São eventos normalmente pluricausais e suas análises envolvem uma série de antecedentes. CORRETA.

    Em regra, uma análise adequada de um acidente do trabalho revela como causas- ou fatores que contribuíram para sua ocorrência- uma rede de fatores em interação, composta por fatores imediatos, subjacentes e latentes. Assim, não que se falar em fator ou causa única para ocorrência de acidentes de trabalho.

    III.          São acidentes que ocorrem exclusivamente dentro da empresa. ERRADA

    Um exemplo é o acidente de Trajeto. Lei 8.213/1991

    Art. 21. Equiparam-se também ao acidente do trabalho, para efeitos desta Lei:

    IV - o acidente sofrido pelo segurado ainda que fora do local e horário de trabalho:

    d) no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do segurado.

    IV. Suas análises são fundamentais para que medidas preventivas sejam implantadas.

    CORRETO.

    IV.          O trabalhador é o responsável pelo acidente.

     ERRADO. Ver explicação do item I.

    Fonte: Livro do Professor Flávio Nunes e legislação.

    Bons estudos!

  • IV também está errada!!! as condições de trabalho também causam acidentes de trabalho!!!!!!!!!!!!!


ID
2913421
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a Norma Regulamentadora 4, aprovada pela Portaria nº 3.214/78, compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT):

Alternativas
Comentários
  • 4.12 Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho:

    a) aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina do trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador;

    b) determinar, quando esgotados todos os meios conhecidos para a eliminação do risco e este persistir, mesmo reduzido, a utilização, pelo trabalhador, de Equipamentos de Proteção Individual - EPI, de acordo com o que determina a NR 6, desde que a concentração, a intensidade ou característica do agente assim o exija;

    c) colaborar, quando solicitado, nos projetos e na implantação de novas instalações físicas e tecnológicas da empresa, exercendo a competência disposta na alínea "a";

    d) responsabilizar-se tecnicamente, pela orientação quanto ao cumprimento do disposto nas NR aplicáveis às atividades executadas pela empresa e/ou seus estabelecimentos;

    e) manter permanente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao máximo de suas observações, além de apoiá-la, treiná-la e atendê-la, conforme dispõe a NR 5;

  • 4.12. Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho:

    a) aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina do trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador;

    b) determinar, quando esgotados todos os meios conhecidos para a eliminação do risco e este persistir, mesmo reduzido, a utilização, pelo trabalhador, de Equipamentos de Proteção Individual-EPI, de acordo com o que determina a NR 6, desde que a concentração, a intensidade ou característica do agente assim o exija;

    c) colaborar, quando solicitado, nos projetos e na implantação de novas instalações físicas e tecnológicas da empresa, exercendo a competência disposta na alínea "a";

    d) responsabilizar-se tecnicamente, pela orientação quanto ao cumprimento do disposto nas NR aplicáveis às atividades executadas pela empresa e/ou seus estabelecimentos;

    e) manter permanente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao máximo de suas observações, além de apoiá-la, treiná-la e atendê-la, conforme dispõe a NR 5;

    f) promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, tanto através de campanhas quanto de programas de duração permanente;

    ...............

     


ID
2913424
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Norma Regulamentadora (NR) 6, aprovada pela Portaria nº 3.214/78, trata de equipamentos de proteção individual (EPIs). Com base nessa NR, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • NR 6

    a) correta

    b) competência do empregador.

    c) é permitido, tanto que a NR 6 traz o conceito de equipamento conjugado de proteção individual: 6.1.1 Entende-se como Equipamento Conjugado de Proteção Individual, todo aquele composto por vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. 

    d) 6.3 A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias: a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho; b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e, c) para atender a situações de emergência.

    e) 6.7.1 Cabe ao empregado quanto ao EPI: a) usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina;  

    se o empregado se recusar a usar, injustificadamente, o EPI, isso constitui em ato faltoso, cf NR 1.

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
2913427
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Qual é o ruído máximo diário a que um trabalhador pode ficar exposto por quatro horas sem as devidas proteções?

Alternativas
Comentários
  • NR 15 - ANEXO 1

    NÍVEL DE RUÍDO DB (A)  MÁXIMA EXPOSIÇÃO DIÁRIA PERMISSÍVEL

    85 db = 8 horas

    86 db = 7 horas

    87 db = 6 horas

    88 db = 5 horas

    89 db = 4 horas e 30 minutos

    90 db = 4 horas

    91 db = 3 horas e 30 minutos

    92 db = 3 horas

    93 db = 2 horas e 40 minutos

    94 db = 2 horas e 15 minutos

    95 db = 2 horas

    96 db = 1 hora e 45 minutos

    98 db = 1 hora e 15 minutos

    100 db = 1 hora

    102 db = 45 minutos

    104 db = 35 minutos

    105 db = 30 minutos

    106 db = 25 minutos

    108 db = 20 minutos

    110 db = 15 minutos

    112 db = 10 minutos

    114 db = 8 minutos

    115 db = 7 minutos

    n tem jeito, tem que decorar!

    Gab. C

  • Se você lembrar que 85 dB é permitido uma exposição de 8 horas. A cada aumento de 5 dB, divide por 2 o tempo de permitido. Já da pra lembrar um tantinho da tabela.

    85 = 8h

    90 = 4h

    95 = 2h

    100 = 1h

    105 = 30'

    110 = 15

    115 = 7,5


ID
2913430
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a Norma Regulamentadora (NR) 1 (Disposições gerais), para fins de aplicação das NRs, o que é definido como “cada uma das unidades da empresa, funcionando em lugares diferentes, tais como: fábrica, refinaria, usina, escritório, loja, oficina, depósito, laboratório”?

Alternativas
Comentários
  • NR 1

    1.6 Para fins de aplicação das Normas Regulamentadoras – NR, considera-se: (Alteração dada pela Portaria n.º 06, de 09/03/83)

    a) empregador, a empresa individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços. Equiparam-se ao empregador os profissionais liberais, as 2 instituições de beneficência, as associações recreativas ou outras instituições sem fins lucrativos, que admitem trabalhadores como empregados;

    b) empregado, a pessoa física que presta serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário;

    c) empresa, o estabelecimento ou o conjunto de estabelecimentos, canteiros de obra, frente de trabalho, locais de trabalho e outras, constituindo a organização de que se utiliza o empregador para atingir seus objetivos;

    d) estabelecimento, cada uma das unidades da empresa, funcionando em lugares diferentes, tais como: fábrica, refinaria, usina, escritório, loja, oficina, depósito, laboratório;

    e) setor de serviço, a menor unidade administrativa ou operacional compreendida no mesmo estabelecimento;

    f) canteiro de obra, a área do trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução à construção, demolição ou reparo de uma obra;

    g) frente de trabalho, a área de trabalho móvel e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução à construção, demolição ou reparo de uma obra;

    h) local de trabalho, a área onde são executados os trabalhos. 

    Gab. D

  • DESATUALIZADA !

    Portaria SEPRT n.º 915, de 30 de julho de 2019:

    "Estabelecimento: local privado ou público, edificado ou não, móvel ou imóvel, próprio ou de

    terceiros, onde a empresa ou a organização exerce suas atividades em caráter temporário ou

    permanente."

  • Questão desatualizada-Portaria SEPRT n.º 915, de 30 de julho de 2019

    Estabelecimento: local privado ou público, edificado ou não, móvel ou imóvel, próprio ou de terceiro, onde a empresa ou a organização exerce suas atividades em caráter temporário ou permanente.

  • DESATUALIZADA!

    Estabelecimento: local privado ou público, edificado ou não, móvel ou imóvel, próprio ou de terceiros, onde a empresa ou a organização exerce suas atividades em caráter temporário ou permanente.


ID
2913433
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Relacione os responsáveis às suas atribuições, segundo disposto na Norma Regulamentadora 6 (Equipamentos de proteção individual – EPIs). Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


Responsável

I. SESMT

II. Empregador

III. Trabalhador

IV. Fabricantes


Atribuição

( ) Responsabilizar-se pela guarda e conservação do EPI.

( ) Substituir imediatamente o EPI quando danificado ou extraviado.

( ) Solicitar a emissão do Certificado de Aprovação (CA).

( ) Recomendar o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade.

Alternativas
Comentários
  • NR 6

    III - 6.7.1 Cabe ao empregado quanto ao EPI: b) responsabilizar-se pela guarda e conservação; 

    II - 6.6.1 Cabe ao empregador quanto ao EPI: (...) e) substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado;

    IV - 6.8.1 O fabricante nacional ou o importador deverá: b) solicitar a emissão do CA;

    I - 6.5 Compete ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT, ouvida a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA e trabalhadores usuários, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade.

    para complementar: 6.5.1 Nas empresas desobrigadas a constituir SESMT, cabe ao empregador selecionar o EPI adequado ao risco, mediante orientação de profissional tecnicamente habilitado, ouvida a CIPA ou, na falta desta, o designado e trabalhadores usuários.

    Gab. B

  • ( TRABALHADOR ) Responsabilizar-se pela guarda e conservação do EPI.

    ( EMPREGADOR ) Substituir imediatamente o EPI quando danificado ou extraviado.

    ( FABRICANTES ) Solicitar a emissão do Certificado de Aprovação (CA).

    ( SESMT ) Recomendar o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade.


ID
2913436
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Conforme expresso na Norma Regulamentadora 6 (Equipamentos de proteção individual – EPIs), em qual(is) circunstância(s) abaixo a empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento? Analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Sempre que as medidas de ordem geral não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho.

II. Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas.

III. Para atender a situações de emergência.

Alternativas
Comentários
  • NR 6

    6.3 A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:

    a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;

    b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e,

    c) para atender a situações de emergência.

    Gab. D

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.


ID
2913439
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a Norma Regulamentadora (NR) 9 (Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA), considera-se nível de ação o valor acima do qual devem ser iniciadas ações preventivas de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições a agentes ambientais ultrapassem os limites de exposição. As ações devem incluir o monitoramento periódico da exposição, a informação aos trabalhadores e o controle médico. De acordo com a NR citada, qual é o nível de ação para o ruído conforme o critério estabelecido na NR 15, Anexo I, item 6?

Alternativas
Comentários
  • NR 9

    9.3.6.2 Deverão ser objeto de controle sistemático as situações que apresentem exposição ocupacional acima dos níveis de ação, conforme indicado nas alíneas que seguem:

    a) para agentes químicos, a metade dos limites de exposição ocupacional considerados de acordo com a alínea "c" do subitem 9.3.5.1;

    b) para o ruído, a dose de 0,5 (dose superior a 50%), conforme critério estabelecido na NR-15, Anexo I, item 6. 

    Gab. E

  • Estou procurando essa informação na NR-15 , no anexo I e item 6 e não encontrei.

  • kkkk Juliano, é porque não tem mesmo (pelo menos da forma que você espera).

    Isso vai estar bem mais detalhado na NHO 1 (Norma da Fundacentro) onde cita que o nível de ação para a exposição ocupacional ao ruído é de dose diária igual a 50% (ou 0,5).

  • Letra E- 0,5 (50%).


ID
2913442
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Analise os itens abaixo e identifique os que correspondem a atividades e operações perigosas, de acordo com a Norma Regulamentadora 16. Em seguida, assinale a alternativa correta.


I. Operações de transporte de explosivos.

II. Atividades ou operações que impliquem exposição dos profissionais de segurança pessoal ou patrimonial a roubos ou outras espécies de violência física.

III. Atividades que envolvam o manuseio de ácido sulfúrico.

Alternativas
Comentários
  • São atividades e operações perigosas:

    *Atividades e Operações Perigosas com Explosivos (anexo 1) - ITEM I

    *Atividades e Operações Perigosas com Inflamáveis (anexo 2)

    *Atividades e Operações Perigosas com Exposição a Roubos ou outras Espécies de Violência Física nas Atividades Profissionais de Segurança Pessoal ou Patrimonial (anexo 3) - ITEM II

    *Atividades e Operações Perigosas com Energia Elétrica (anexo 4)

    *Atividades Perigosas em Motocicleta (anexo 5)

    *Atividades e Operações Perigosas com Radiações Ionizantes ou Substâncias Radiotivas (anexo *)

    O item III é uma atividade insalubre!

    Gab. B

  • Dica: Quando se tratar de substâncias químicas(líquidas ou gasosas) a NR 16 só faz referência de periculosidade àquelas que são inflamáveis. O ácido sulfúrico não é inflamável e sim corrosivo.

  • A questão traz três itens e quer saber qual deles são considerados pela NR-16 como atividades e operações perigosas:

    Da NR-16:

    São atividades perigosas, devidamente detalhadas nos anexos da NR-16, as seguintes:

    • Atividades e operações perigosas com explosivos.
    • Atividades e operações perigosas com inflamáveis.
    • Atividades e operações perigosas com exposição a roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial.
    • Atividades e operações perigosas com energia elétrica.
    • Atividades perigosas em motocicleta.
    • Atividades e operações perigosas com radiações ionizantes ou substâncias radioativas.

    Vamos analisar as alternativas:

    I. Certo. Operações de transporte de explosivos.

    São consideradas perigosas, nos termos do anexo 1 da NR-16.

    II. Certo. Atividades ou operações que impliquem exposição dos profissionais de segurança pessoal ou patrimonial a roubos ou outras espécies de violência física.

    São consideradas perigosas, nos termos do anexo 3 da NR-16.

    III. Errado. Atividades que envolvam o manuseio de ácido sulfúrico.

    Podem ser consideradas insalubres, nos termos do anexo 11 (Agentes químicos) da NR-15 e não perigosas, pois não estão enquadradas na NR-16 e sim na 15.

    Apenas os itens I e II estão corretos.

    GABARITO: LETRA B


ID
2913445
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Norma Regulamentadora (NR) 10 estabelece requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Com base nessa NR, assinale a alternativa que lista, na ordem correta, os procedimentos necessários para que sejam consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho.

Alternativas
Comentários
  • NR 10

    10.5 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DESENERGIZADAS

    10.5.1 Somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho, mediante os procedimentos apropriados, obedecida a seqüência abaixo:

    a) seccionamento;

    b) impedimento de reenergização;

    c) constatação da ausência de tensão;

    d) instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos;

    e) proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada (Anexo II); (Alterada pela Portaria MTPS n.º 509, de 29 de abril de 2016)

    f) instalação da sinalização de impedimento de reenergização.

    Gab. E

  • SICIPI

  • Item 10.5 da norma, Segurança em Instalações Elétricas Desenergizadas, subitem 10.5.1.

    a) seccionamento;

    b) impedimento de reenergização;

    c) constatação da ausência de tensão;

    d) instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos;

    e) proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada (Anexo II);

    (Alterada pela Portaria MTPS n.º 509, de 29 de abril de 2016)

    f) instalação da sinalização de impedimento de reenergização.

  • BIZU:  SICAPS

    seccionamento

    impedimento de reenergização; 

    constatação da ausência de tensão; 

    aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos; 

    proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada;

    sinalização de impedimento de reenergização.


ID
2913448
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a Norma Regulamentadora 17 (Ergonomia), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • NR 17

    a) 17.1 Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

    b) 17.2.1.3 Trabalhador jovem designa todo trabalhador com idade inferior a dezoito anos e maior de quatorze anos.

    c) CORRETA - 17.4.1 Todos os equipamentos que compõem um posto de trabalho devem estar adequados às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado.

    d)17.6.4 Nas atividades de processamento eletrônico de dados, deve-se, salvo o disposto em convenções e acordos coletivos de trabalho, observar o seguinte: (...) b) o número máximo de toques reais exigidos pelo empregador não deve ser superior a 8.000 por hora trabalhada, sendo considerado toque real, para efeito desta NR, cada movimento de pressão sobre o teclado;

    e) 17.5.3.1 A iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa.

  • As condições de trabalho devem se adequar aos trabalhadores.

    E NÃO o contrário.

  • A e não deixa de estar correta

    A iluminação geral poderá ser uniformemente distribuída e difusa??? pode...se deve...ela também pode.


ID
2913451
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um servidor trabalha no ambiente interno, ou seja, sem carga solar, do Restaurante Universitário, próximo ao forno. A temperatura registrada pelo termômetro de bulbo úmido natural foi de 25 °C e, pelo termômetro de globo, de 30 °C. De acordo com a Norma Regulamentadora 15, Anexo 3, a exposição ao calor deve ser avaliada através do Índice de Bulbo Úmido e Termômetro de Globo (IBUTG). Qual é o valor do IBUTG da situação descrita?

Alternativas
Comentários
  • quando o ambiente é interno e sem carga solar, usa-se a fórmula: 0,7 tbn + 0,3 tg

    onde tbn é o termômetro de bulbo natural e tg é o termômetro de globo.

    sendo assim, temos:

    IBUTG = 0,7 x 25 + 0,3 x 30

    IBUTG = 17,50 + 9,0

    IBUTG = 26,5

    Gab. E

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.

  • A questão exige conhecimento sobre o cálculo do IBUTG (Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo) em relação à exposição ao calor.

    De acordo com a Norma de Higiene Ocupacional (NHO6) da Fundacentro, as equações para o cálculo do valor do IBUTG são as seguintes:

    Para ambientes internos ou para ambientes externos sem carga solar direta:

    (I) IBUTG = 0,7 tbn + 0,3 tg

    Para ambientes externos com carga solar direta:

    (II) IBUTG = 0,7 tbn + 0,2 tg + 0,1 tbs 

    Onde:

    • tbn = temperatura de bulbo úmido natural em °C;
    • tg = temperatura de globo em °C;
    • tbs = temperatura de bulbo seco (temperatura do ar) em °C.

    A partir daqui, vamos verificar os dados que a questão nos traz:

    A questão fala que é um trabalho interno e sem carga solar, logo, usa-se a Equação I: IBUTG = 0,7 tbn + 0,3 tg.

    Os demais dados são os seguintes:

    • tbn = 25 °C;
    • tg = 30°C;

    Substituindo, temos:

    IBUTG = 0,7 (25°C) + 0,3 (30°C)

    IBUTG = 17,5°C + 9,0°C

    IBUTG = 26,5 ºC

    Fonte: NHO6. Norma de higiene ocupacional: procedimento técnico : avaliação da exposição ocupacional ao calor. 2. ed. São Paulo: Fundacentro, 2017

    GABARITO DA MONITORA: LETRA E


ID
2913454
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase abaixo, de acordo com a Norma Regulamentadora 35 (Trabalho em altura).


“Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de _________ do nível inferior, onde haja risco de queda.”

Alternativas
Comentários
  • NR 35

    35.1.2 Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda.

    Gab. D

  • A questão cobrou conhecimento sobre a NR 35 que versa sobre trabalho em altura.

    A partir de que altura considera-se "trabalho em altura"?

    35.1.2 Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda.

    Portanto, o nosso gabarito é a letra "d".

    GABARITO: LETRA D

  • Oi!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn


ID
2913457
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a Norma Regulamentadora 18 (Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. O Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT), que inclui, entre outros documentos, o memorial sobre condições e meio ambiente de trabalho nas atividades e operações, o projeto de execução das proteções coletivas e a especificação técnica das proteções coletivas e individuais a serem utilizadas, deve ser elaborado e cumprido nos estabelecimentos com 20 ou mais trabalhadores.

II. Os taludes instáveis com altura superior a 1,75 m devem ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para esse fim. A localização do vestiário deve ser próxima aos alojamentos e/ou à saída da obra, sem ligação direta ao local destinado às refeições. Deve possuir área de ventilação correspondente a 1/10 da área do piso, armários individuais e bancos com largura mínima de 30 cm, em número suficiente para atender a todos os usuários.

III. A localização do vestiário deve ser próxima aos alojamentos e/ou à saída da obra, sem ligação direta ao local destinado às refeições. Deve possuir área de ventilação correspondente a 1/10 da área do piso, armários individuais e bancos com largura mínima de 30 cm, em número suficiente para atender a todos os usuários.

IV. As instalações sanitárias devem ser constituídas de lavatório, vaso sanitário e mictório, na proporção de um conjunto para cada 20 trabalhadores ou fração, bem como de chuveiro, na proporção de uma unidade para cada 10 trabalhadores ou fração, não sendo permitido um deslocamento superior a 250 m do posto de trabalho aos gabinetes sanitários, mictórios e lavatórios.

V. Em todo perímetro de construções com mais de quatro pavimentos é obrigatório instalar uma plataforma de proteção na primeira laje, a ser retirada somente quando o revestimento externo acima dela estiver concluído, com dimensões mínimas de 2,50 m na projeção horizontal e complemento de 0,80 m inclinado em 45º. Acima dela devem ser instaladas plataformas secundárias a cada três lajes, com no mínimo 1,40 m de balanço e complemento de 0,80 m inclinado em 45º.

Alternativas
Comentários
  • NR 18

    I - correta - 18.3.1. São obrigatórios a elaboração e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos com 20 (vinte) trabalhadores ou mais, contemplando os aspectos desta NR e outros dispositivos complementares de segurança. 

    18.3.4. Integram o PCMAT:

    a) memorial sobre condições e meio ambiente de trabalho nas atividades e operações, levando-se em consideração riscos de acidentes e de doenças do trabalho e suas respectivas medidas preventivas;

    II - 18.6.5 Os taludes instáveis das escavações com profundidade superior a 1,25m (um metro e vinte e cinco centímetros) devem ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para este fim. 

    (o resto está certo)

    III - correta - 18.4.2.9.2 A localização do vestiário deve ser próxima aos alojamentos e/ou à entrada da obra, sem ligação direta com o local destinado às refeições.

    IV - 18.4.2.3 As instalações sanitárias devem: (...) j) estar situadas em locais de fácil e seguro acesso, não sendo permitido um deslocamento superior a 150 (cento e cinqüenta) metros do posto de trabalho aos gabinetes sanitários, mictórios e lavatórios.

    V - correta - 18.13.6 Em todo perímetro da construção de edifícios com mais de 4 (quatro) pavimentos ou altura equivalente, é obrigatória a instalação de uma plataforma principal de proteção na altura da primeira laje que esteja, no mínimo, um pé-direito acima do nível do terreno.

    18.13.6.1 Essa plataforma deve ter, no mínimo, 2,50m (dois metros e cinqüenta centímetros) de projeção horizontal da face externa da construção e 1 (um) complemento de 0,80m (oitenta centímetros) de extensão, com inclinação de 45º (quarenta e cinco graus), a partir de sua extremidade. 

  • Ué, se os taludes instáveis com profundidade > 1,25 devem ter sua estabilidade ..., então os de 1,75 (que são maior que 1,25) também devem satisfazer.

    É como se alguém falasse: "você tem 5 maçãs pra me dar?" e o outro respondesse "não, pois eu tenho 8 maçãs, não 5". É a mesma lógica da banca: eu pergunto: "Ei banca, os taludes maiores que 1,75 m devem ter estabilidade?", a banca responde "não, pois são só os maiores que 1,25 m" o.O ?!?!?!?!?!?!?!?!?!!?! o,O whattttttttttttt ??????

  • André, a lógica é que taludes instáveis A PARTIR DE 1,25m devem ser estruturados. Se considerar apenas a partir de 1,75m, poderíamos entender que aqueles com 1,25m não necessitam de estrutura alguma. Consegue entender?

  • Os taludes instáveis das escavações com profundidade superior a 1,25 m devem ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para este fim. Acima de 1,75 m TODOS os taludes devem ter estabilidade garantida, sejam eles instáveis ou não.

  • A III não está totalmente certa, pois na norma não fala em ter bancos para atender a TODOS os usuários.

  • NR 18

    I - correta - 18.3.1. São obrigatórios a elaboração e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos com 20 (vinte) trabalhadores ou mais, contemplando os aspectos desta NR e outros dispositivos complementares de segurança. 

    18.3.4. Integram o PCMAT:

    a) memorial sobre condições e meio ambiente de trabalho nas atividades e operações, levando-se em consideração riscos de acidentes e de doenças do trabalho e suas respectivas medidas preventivas;

    II - 18.6.5 Os taludes instáveis das escavações com profundidade superior a 1,25m (um metro e vinte e cinco centímetros) devem ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para este fim. 

    (o resto está certo)

    III - ERRADA - 18.4.2.9.2 A localização do vestiário deve ser próxima aos alojamentos e/ou à entrada da obra, sem ligação direta com o local destinado às refeições.

    OBS: "... e/ou À ENTRADA DA OBRA...", na questão se trata da saída da obra". Por isso, a questão deveria ser anulada, já que não contêm a alternativa I e V.

    IV - 18.4.2.3 As instalações sanitárias devem: (...) j) estar situadas em locais de fácil e seguro acesso, não sendo permitido um deslocamento superior a 150 (cento e cinqüenta) metros do posto de trabalho aos gabinetes sanitários, mictórios e lavatórios.

    V - correta - 18.13.6 Em todo perímetro da construção de edifícios com mais de 4 (quatro) pavimentos ou altura equivalente, é obrigatória a instalação de uma plataforma principal de proteção na altura da primeira laje que esteja, no mínimo, um pé-direito acima do nível do terreno.

    18.13.6.1 Essa plataforma deve ter, no mínimo, 2,50m (dois metros e cinqüenta centímetros) de projeção horizontal da face externa da construção e 1 (um) complemento de 0,80m (oitenta centímetros) de extensão, com inclinação de 45º (quarenta e cinco graus), a partir de sua extremidade.

  • vamos lá , apenas um questionamento a assertiva 4

    o texto literal da NR diz 150 m a distancia , mas o que é proibido a 150 é proibido a 250

    nem sei como essa questão não foi anulada

  • TALUDES INSTÁVEIS - 1,25M

    QUALQUER TALUDE - 1,75

    NECESSIDADE DE TEREM SUAS ESTABILIDADES GARANTIDAS.

  • I) 18.3.1. São obrigatórios a elaboração e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos com 20 (vinte) trabalhadores ou mais, contemplando os aspectos desta NR e outros dispositivos complementares de segurança.

    18.3.4. Integram o PCMAT: (Alterado pela Portaria SIT n.º 296, de 16 de dezembro de 2011)

    a) memorial sobre condições e meio ambiente de trabalho nas atividades e operações, levando-se em consideração riscos de acidentes e de doenças do trabalho e suas respectivas medidas preventivas;

     

    II) 18.7.2.8 As escavações com profundidade superior a 1,25 m (um metro e vinte e cinco centímetros) devem ser protegidas com taludes ou escoramentos definidos em projeto elaborado por profissional legalmente habilitado e devem dispor de escadas ou rampas colocadas próximas aos postos de trabalho, a fim de permitir, em caso de emergência, a saída rápida dos trabalhadores.

    III)

    18.4.2.9.3 Os vestiários devem:

    (...)

    d) ter área de ventilação correspondente a 1/10 (um décimo) de área do piso;

    (...)

    i) ter bancos em número suficiente para atender aos usuários, com largura mínima de 0,30m (trinta centímetros).

    18.4.2.9.2 A localização do vestiário deve ser próxima aos alojamentos e/ou à entrada da obra, sem ligação direta com o local destinado às refeições.

    IV)

    j) estar situadas em locais de fácil e seguro acesso, não sendo permitido um deslocamento superior a 150 (cento e cinquenta) metros do posto de trabalho aos gabinetes sanitários, mictórios e lavatórios.

    V)

    18.13.8.1 Essas plataformas devem ter, no mínimo, 2,20m (dois metros e vinte centímetros) de projeção horizontal da face externa da construção e um complemento de 0,80m (oitenta centímetros) de extensão, com inclinação de 45º (quarenta e cinco graus), a partir de sua extremidade, devendo atender, igualmente, ao disposto no subitem 18.13.7.2.


ID
2913460
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação à Norma Regulamentadora 15 (Atividades e operações insalubres), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • NR 15

    a) anexo 1 - 1. Entende-se por Ruído Contínuo ou Intermitente, para os fins de aplicação de Limites de Tolerância, o ruído que não seja ruído de impacto.

    b) correta - 15.4 A eliminação ou neutralização da insalubridade determinará a cessação do pagamento do adicional respectivo.

    c) a insalubridade tbm acontece quando se ultrapassa a média aritmética das concentrações dos valores fixados no quadro 1 do anexo 11, mas isso se enquadra para aqueles agentes químicos que não tem o "valor teto" assinalado

    d) pelo contrário, quando está assinalado "valor teto", o LT não pode ser ultrapassado em momento algum da jornada de trabalho!

    e) anexo 14 - grau máximo!

  • Estou a um bom tempo analisando essa questão e a norma. Ao meu ver, questão que cabe recurso pois a letra C também é correta. A banca acrescentou a palavra "apenas" ao texto da norma, porém, de fato, não existe outro modo de caracterizar insalubridade nesse caso, se não quando ultrapassados os limites de tolerância ....

    To errada? Me ajudem ai povo rs


ID
2913463
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como salas de controle, laboratórios, escritórios e salas de desenvolvimento ou análise de projetos, recomendam-se algumas condições de conforto. De acordo com a Norma Regulamentadora 17 (Ergonomia), qual é a temperatura efetiva recomendada para esses ambientes?

Alternativas
Comentários
  • NR 17

    17.5.2 Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, são recomendadas as seguintes condições de conforto:

    a) níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no INMETRO;

    b) índice de temperatura efetiva entre 20oC (vinte) e 23oC (vinte e três graus centígrados);

    c) velocidade do ar não superior a 0,75m/s;

    d) umidade relativa do ar não inferior a 40 (quarenta) por cento.

    Gab. D

  • Olá!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.