SóProvas



Prova UFSM - 2017 - UFSM - Engenheiro - Engenharia Agrícola


ID
2599843
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei n° 13.460, de 27 de junho de 2017, dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.


De acordo com os termos previstos na referida lei, considere as afirmativas a seguir.


I → Os serviços públicos e o atendimento do usuário serão realizados de forma adequada, observados os princípios da regularidade, continuidade, efetividade, segurança, atualidade, generalidade, transparência e cortesia.

II → Dentre as diretrizes a serem observadas pelos agentes públicos e prestadores de serviços públicos, está a de utilizar linguagem simples e compreensível, evitando o uso de siglas, jargões e estrangeirismos.

III → Um dos direitos básicos do consumidor é o de obter informações precisas e de fácil acesso nos locais de prestação do serviço, assim como sua disponibilização na internet sobre o horário de funcionamento das unidades administrativas, dentre outras informações.

IV → Para garantir seus direitos, o usuário poderá apresentar manifestações perante a administração pública acerca da prestação de serviços públicos, devendo apresentar os motivos determinantes da apresentação perante a ouvidoria.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Qual é o erro da  IV ? 

  • Art. 9o  Para garantir seus direitos, o usuário poderá apresentar manifestações perante a administração pública acerca da prestação de serviços públicos. 

    Art. 10.  A manifestação será dirigida à ouvidoria do órgão ou entidade responsável e conterá a identificação do requerente. 

    § 1o  A identificação do requerente não conterá exigências que inviabilizem sua manifestação. 

    § 2o  São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da apresentação de manifestações perante a ouvidoria. 

  • Nos princípios não falou Modicidade e Economicidade?
  • Erro da IV:

    IV → Para garantir seus direitos, o usuário poderá apresentar manifestações perante a administração pública acerca da prestação de serviços públicos, devendo apresentar os motivos determinantes da apresentação perante a ouvidoria.

    Principios são esses mesmos:

    regularidade, continuidade, efetividade, segurança, atualidade, generalidade, transparência e cortesia. 

  • Qual o erro da IV?

  • Eu entendi que o erro na IV está no uso do verbo "deverá".

    A referida lei traz:

    art 9: para garantir seus direitos, o usuário PODERÁ apresentar manifestações perante a administração pública acerca da prestação de serviços públicos.

    art 10: a manifestação será dirigida à ouvidoria do órgão ou entidade responsável e conterá a identificação do requerente.

  • "III → Um dos direitos básicos do consumidor é o de obter informações precisas e de fácil acesso...."

    ( que "rái" de consumidor é esse que me confundiu na alternativa III?)

    Art. 6º São direitos básicos do usuário:

    VI - obtenção de informações precisas e de fácil acesso nos locais de prestação do serviço, assim como sua disponibilização na internet, especialmente sobre:

    a) horário de funcionamento das unidades administrativas;

    b) serviços prestados pelo órgão ou entidade, sua localização exata e a indicação do setor responsável pelo atendimento ao público;

    c) acesso ao agente público ou ao órgão encarregado de receber manifestações;

    d) situação da tramitação dos processos administrativos em que figure como interessado; e

    e) valor das taxas e tarifas cobradas pela prestação dos serviços, contendo informações para a compreensão exata da extensão do serviço prestado

  • Falou em motivos determinantes? Foge!!!

  • Para espancar a dúvida quanto ao erro do item IV, em vermelho o erro da questão e, em azul, logo abaixo, o parágrafo da Lei 13.460/2017 que traz a previsão correta.

    IV → Para garantir seus direitos, o usuário poderá apresentar manifestações perante a administração pública acerca da prestação de serviços públicos, devendo apresentar os motivos determinantes da apresentação perante a ouvidoria.

    Art. 10...

    § 1º...

    § 2º São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da apresentação de manifestações perante a ouvidoria.

    É errando que se aprende! Abraço!

  • Vejamos as assertivas propostas, tendo apoio na Lei 13.460/2017:

    I- Certo:

    Cuida-se de proposição afinada com o teor do art. 4º, que ora colaciono:

    "Art. 4º Os serviços públicos e o atendimento do usuário serão realizados de forma adequada, observados os princípios da regularidade, continuidade, efetividade, segurança, atualidade, generalidade, transparência e cortesia."

    II- Certo:

    Esta afirmativa encontra fundamento expresso no teor do art. 5º, XIV, do aludido diploma legal:

    "Art. 5º O usuário de serviço público tem direito à adequada prestação dos serviços, devendo os agentes públicos e prestadores de serviços públicos observar as seguintes diretrizes:

    (...)

    XIV - utilização de linguagem simples e compreensível, evitando o uso de siglas, jargões e estrangeirismos; e"

    III- Certo:

    A presente assertiva tem respaldo na regra do art. 6º, LVI, da Lei 13.460/2017, in verbis:

    "Art. 6º São direitos básicos do usuário:

    (...)

    VI - obtenção de informações precisas e de fácil acesso nos locais de prestação do serviço, assim como sua disponibilização na internet, especialmente sobre:"

    IV- Errado:

    Por fim, esta proposição deve ser analisada à luz do que estabelecem os arts. 9º e 10 da mencionada lei, que assim dispõem:

    "Art. 9º Para garantir seus direitos, o usuário poderá apresentar manifestações perante a administração pública acerca da prestação de serviços públicos.

    Art. 10. A manifestação será dirigida à ouvidoria do órgão ou entidade responsável e conterá a identificação do requerente.

    § 1º A identificação do requerente não conterá exigências que inviabilizem sua manifestação.

    § 2º São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da apresentação de manifestações perante a ouvidoria."

    Como daí se verifica, é equivocado sustentar uma pretensa necessidade de o usuário apresentar os motivos determinantes da apresentação de manifestações perante a ouvidoria, uma vez que este proceder está expressamente vedado na norma acima.

    Do exposto, estão corretas, apenas, as assertivas I, II e III.


    Gabarito do professor: D


ID
2599846
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei n° 13.146/2015) é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.


De acordo com o disposto na referida legislação, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.


( ) Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, acompanhar e avaliar a inclusão, em conteúdos curriculares, em cursos de nível superior e de educação profissional técnica e tecnológica, de temas relacionados à pessoa com deficiência nos respectivos campos de conhecimento.

( ) É assegurado à pessoa com deficiência, mediante solicitação, o recebimento de contas, boletos, recibos, extratos e cobranças de tributos em formato acessível.

( ) Os congressos, os seminários, as oficinas e os demais eventos de natureza científico-cultural promovidos ou financiados pelo poder público devem garantir as condições de acessibilidade e os recursos de tecnologia assistiva.

( ) É facultativa a acessibilidade nos sítios da Internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no país ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.


A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA  "D".

    Questão foi até fácil para matar.

    [VERDADEIRA] - Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, acompanhar e avaliar a inclusão, em conteúdos curriculares, em cursos de nível superior e de educação profissional técnica e tecnológica, de temas relacionados à pessoa com deficiência nos respectivos campos de conhecimento.

    [VERDADEIRA] -  É assegurado à pessoa com deficiência, mediante solicitação, o recebimento de contas, boletos, recibos, extratos e cobranças de tributos em formato acessível.

    [VERDADEIRA] - Os congressos, os seminários, as oficinas e os demais eventos de natureza científico-cultural promovidos ou financiados pelo poder público devem garantir as condições de acessibilidade e os recursos de tecnologia assistiva.

    [FALSA] - É facultativa a acessibilidade nos sítios da Internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no país ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.

    "Art. 63. É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente." 

     

    BONS ESTUDOS GALERA

  • Gabarito: Letra D

    AFIRMAÇÃO I: base legal -> Art. 28, inciso XIV, da Lei 13.146/15:

    Art. 28.  Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar: XIV - inclusão em conteúdos curriculares, em cursos de nível superior e de educação profissional técnica e tecnológica, de temas relacionados à pessoa com deficiência nos respectivos campos de conhecimento;

     

    AFIRMAÇÃO II: base legal -> Art. 62,  da Lei 13.146/15: 

    Art. 62.  É assegurado à pessoa com deficiência, mediante solicitação, o recebimento de contas, boletos, recibos, extratos e cobranças de tributos em formato acessível.

     

    AFIRMAÇÃO III: base legal -> Art. 71,  da Lei 13.146/15;

    Art. 71.  Os congressos, os seminários, as oficinas e os demais eventos de natureza científico-cultural promovidos ou financiados pelo poder público devem garantir as condições de acessibilidade e os recursos de tecnologia assistiva.

     

    AFIRMAÇÃO IV: base legal -> Art. 63,  da Lei 13.146/15:

    Art. 63. É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.

     

    Bons estudos.

  • Sobre o último item importante ressaltar:

     

    SITES DE INTERNET: os sites de empresas privadas e de Órgãos públicos devem ser acessÌveis, contudo NÃO ESTÃO INCLUSOS nessa obrigatoriedade os sites de pessoas naturais, como por exemplo o blog que você cria para compartilhar suas empreitadas intelectuais :-D

  • ESCLARECENDO:  Galera, essas frases que eu coloco nos comentáios sao frases que aprendi no livro: OS SEGREDOS DAS MENTES MILIONÁRIAS. Tudo começa na mente. Se a gnt quiser passar, primeiro A GNT TEM que mudar nossa mente pra tal. Fala-se da lei da atraçaõ: aquilo que a gnt declara acontece, ou seja, aquilo que a gnt focaliza expande-se. Por isso, eu declaro aquilo, pois acontecerá. Ademais, esse negocio de ser maquina de fazer questoes aprendi com o DEME, ele que falava isso:

    SOU UMA MAQUINA DE COMENTAR E FAZER QUESTOES. EU ACERTO 95% DA PROVA OBJETIVA. SE TEM REDAÇÃO, EU TIRO 90 PONTOS DE 100. NA PROVA, QUANDO CHUTO, EU ACERTO, MESMO QUE EU NAO SAIBA. EU PASSO NOS MELHORES CONCURSOS. EU SOU AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO NOMEADO NO CONCURSO QUE SE REALIZOU EM 2019; CONTUDO, JÁ FUI OJAF DO TRT 6, SENDO NOMEADO PRO TRT 24,11, 1,15 E OUTROS PRA OJAF. EU TENHO UMA MENTE MILIONÁRIA. EU SOU MILIONÁRIO. EM TUDO QUE TOCO VIRA OURO. SOU UM EXCELENTE RECEBEDOR. NAQUILO QUE ESTÁ A MINHA ATENÇÃO A ENERGIA FLUI. EU PASSO EM PRIMEIRO LUGAR NOS CONCURSOS TOP.

     

    O livro é muito bom. Recomendo a leitura. Embora se trate de educação financeira, eu apliquei o livro pra minha vida de concurseiro.

     

    Enfim, comentando essa questao, como de praxe:

     

    VAMUUUU FIKAR DE OLHUUUU QUANDUUUUU A QUESTAO COLOCAR >>>>> OBRIGATÓRIO, FACULTATIVO

     

    A FCC GOSTA DE TROCAR ISSO POR AQUILO

  • Sabendo que a 2ª e 3ª afirmação são verdadeiras, dava pra matar por eliminação..

     

     

    Quanto a acessibilidade nos SÍTIOS ELETRÔNICOS (art. 63 do EPCD),

     

    Esquema:

     

    -- Orgãos públicos = Acessibilidade obrigatória em seus sites

     

    -- Empresas sediadas no BR (PJ) = Acessibilidade obrigatória em seus sites

     

    -- Empresas estrangeira, mas com representação comercial no BR (PJ) = Acessibilidade obrigatória em seus sites (ex: nike)

     

    -- Pessoas natural (PF) = NÃO há obrigatoriedade de acessibilidade

     

     

     

    Fonte: Hobbes, Thomas. O leviatã. Editora Método. ed 2014. pág 24. sérieX

     

     

     

    GABARITO LETRA D

  • É obrigatória, a acessibilidade nos sítios da internet matidos por empresas com sede ou representação comercial no páis ou  por orgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acessoa às informações disponíveis, conforme as melhores práticas de acessibilidades adotadas internacionalmente

     

    Acesso á informação e à comunicação

     

    ART. 63

     

  • #CALABOCABRUNORESUMEX

  • DICA:

    O PODER EXECUTIVO SÓ APARECE DUAS VEZES NO ESTATUTO:

    Art. 2º,  § 2o  O Poder Executivo criará instrumentos para avaliação da deficiência.

    Art 92, § 1o  O Cadastro-Inclusão será administrado pelo Poder Executivo federal e constituído por base de dados, instrumentos, procedimentos e sistemas eletrônicos.

    Pronto!

    O resto é TUDO PODER PÚBLICO!

  • A questão cobra o conhecimento de alguns dispositivos espalhados pela Lei n° 13.146/2015.

    (VERDADEIRO) Art. 28. Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar: XIV - inclusão em conteúdos curriculares, em cursos de nível superior e de educação profissional técnica e tecnológica, de temas relacionados à pessoa com deficiência nos respectivos campos de conhecimento.

    (VERDADEIRO) Art. 62. É assegurado à pessoa com deficiência, mediante solicitação, o recebimento de contas, boletos, recibos, extratos e cobranças de tributos em formato acessível.

    (VERDADEIRO) Art. 71. Os congressos, os seminários, as oficinas e os demais eventos de natureza científico-cultural promovidos ou financiados pelo poder público devem garantir as condições de acessibilidade e os recursos de tecnologia assistiva.

    (FALSO) Art. 63. É OBRIGATÓRIA a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.

    GABARITO: LETRA D


ID
2599849
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei n° 8.429/1992, o ato de improbidade administrativa é aquele que atenta contra os princípios da administração pública, configurandose em qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições.


A partir do que se encontra previsto nessa lei, NÃO é considerado ato de improbidade administrativa:

Alternativas
Comentários
  • Não é considerado ato de improbidade administrativa "apresentar-se ao trabalho com vestimentas inadequadas ao exercício da função". 

  • O que dá raiva que essas questões bem bestas a gente acerta!! :(

  • A) Ato que atenta contra os princípios da adm.

    B) gabarito!

    C) Atenta contra os princípios da adm.

    D) Enriquecimento ilícito.

    E) Prejuízo ao erário.

  • É FALTA ÉTICA E SOFRE CENSURA.

     b) apresentar-se ao trabalho com vestimentas inadequadas ao exercício da função.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm

  • A) Atenta contra os princípios da Administração.
    Revelar fato ou circunstância de quem tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecerem segredo.

    B) Gabarito.

    C)  Atenta contra os princípios da Administração.

    Deixar de cumprir a exigência de requisitos de acessibilidade previstos na legislação.

    D) Enriquecimento ilícito.​
    Perceber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indiretamente, para omitir ato de ofício, providência ou declaração a que esteja obrigado.

    E)Prejuízo ao erário.
    Conceder
    benefício administrativo ou fiscal sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie.

  • revelar fato ou circunstância de quem tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecerem segredo. - Art. 11, III - Contra os Princípios da Adm. Pública

     

    apresentar-se ao trabalho com vestimentas inadequadas ao exercício da função. - Não está presente no rol, apesar do mesmo ser meramente exemplificativo. - RESPOSTA

     

    deixar de cumprir a exigência de requisitos de acessibilidade previstos na legislação - Art. 11, IX - Contra os Princípios da Adm. Pública

     

    perceber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indiretamente, para omitir ato de ofício, providência ou declaração a que esteja obrigado. - Art. 9, X - Enriquecimento Ilícito

     

    conceder benefício administrativo ou fiscal sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie. - Art. 10, VII - Prejuízo ao Erário

  • Agora vão punir aquela bonitinha que coloca uma sainha e usa brinco de argola pra repartição ? Sai pra lá, jacaré! kk

     

    Gab: B

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ai não né Jacaré

  • ... EM COMPLEMENTO

     

    ATO DE IMPROBIDADE - VIOLA PRINCÍPIO:

     

    – DESCUMPRIR NORMAS RELATIVAS À CELEBRAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E APROVAÇÃO DE CONTAS DE PARECRIAS

    FIRMADAS PELA ADM PÚBLICA COM ENTIDADE PRIVADA

    - DEIXAR DE CUMPRIR EXIGÊNCIA DE ACESSIBILIDADE

    - DEIXAR DE PRESTAR CONTAS

    - FRUSTRAR CONCURSO

    - NEGAR PUBLICIDADE

    - RETARDAR OU DEIXAR DE PRATICAR ATO DE OFÍCIO

    - PRATICAR ATO VISANDO FIM PROIBIDO OU DIVERSO DA REGRA DE COMPETÊNCIA

     

     

    NOVO ATO DE IMPROBIDADE – ART 10 - A – DANO AO ERÁRIO - LC/2016   - ISS MÍNIMO 2%

    - AÇÃO OU OMISSÃO, CONCEDER, APLICAR, MANTER BENEFÍCIO FINANCEIRO OU TRIBUTÁRIO CONTRÁRIO À LC 116/03

    - SUSPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS DE 5 – 8 ANOS

    - MULTA NO VALOR DE 3 X BENEFÍCIO TRIBUTÁRIO OU FINANCEIRO CONCEDIDO

     

     

    PERDA DA FUNÇÃO E SUSPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS  – SOMENTE APÓS TRÂNSITO EM JULGADO

    - TODAVIA, A DEMISSÃO PODE OCORRER POR PAD – 8112 – NO CASO DE IMPROBIDADE

     

    LESÃO AO PATRIMÔNIO E ENRIQUECIMENTO ILÍCITO – TRANSMITE-SE COM A HERANÇA

     

    PRESCRIÇÃO EM 5 ANOS APÓS DEIXAR O CC, MANDATO ELETIVO OU FC,

     

    NO PRAZO PREVISTO NA LEI 8112 PARA DEMISSÃO A BEM DO SERVIÇO PÚBLICO – PARA QUEM EXERCE CARGO EFETIVO – ESTATUTÁRIO

     

    RESSARCIMENTO AO ERÁRIO - É IMPRESCRITÍVEL

  • Bom saber, trabalharei de bermuda e chinelo...rsrsrs

  • vou de cueca pro baguio

  • Vejam que a Alternatiba B não traz prejuízo ao erário, não é uma conduta improba nem tão pouco ilegal. Porém o servidor poderá responder de acordo com a legislação do órgão que desempenha suas funções.

  • Senhores e Senhoritas:

    Não está na Lei de Improbidade mas está no Código de Ética:

     

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

    Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

    Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    p) apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função;

     

    :-)rsrs)

  • É FALTA ÉTICA E SOFRE CENSURA.

     b) apresentar-se ao trabalho com vestimentas inadequadas ao exercício da função.

  • GABARITO LETRA B

     

    DECRETO Nº 1171/1994 (APROVA O CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO SERVIDOR PÚBLICO CIVIL DO PODER EXECUTIVO FEDERAL)

     

    DOS PRINCIPAIS DEVERES DO SERVIDOR PÚBLICO

     

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

     

    p) apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função;

  • A questão exige conhecimento da Lei de Improbidade Administrativa (LIA) – Lei nº 8429/92.

    Analisando as alternativas.

    Letra A: incorreta. “Revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo” é considerado ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública, nos termos do art. 11, III, da LIA.

    Letra B: correta. A conduta narrada não é considerada ato de improbidade administrativa pela LIA. No âmbito do Executivo Federal, tal conduta poderia ser considerada falta ética, por força do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal – Decreto 1171/94 (Anexo, XIV, “p”).

    Letra C: incorreta. “Deixar de cumprir a exigência de requisitos de acessibilidade previstos na legislação” é considerado ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública, nos termos do art. 11, IX, da LIA.

    Letra D: incorreta. “Receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indiretamente, para omitir ato de ofício, providência ou declaração a que esteja obrigado” é considerado ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilícito, nos termos do art. 9º, X, da LIA.

    Letra E: incorreta. “Conceder benefício administrativo ou fiscal sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie” é considerado ato de improbidade administrativa que causa prejuízo ao erário, nos termos do art. 10, VII, da LIA.

    Gabarito: Letra B.


ID
2599852
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A partir do que preceitua a Lei n° 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.


( ) A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

( ) São deveres do servidor, dentre outros: exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo, ser leal às instituições a que servir e observar as normas legais e regulamentares.

( ) A recondução é a investidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

( ) O auxílio-moradia destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passa a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor vir a ter exercício na mesma sede.


A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • a terceira alternativa é REINTEGRAÇÃO.

    A ultima alternativa trata-se de AJUDA DE CUSTO. ( art 53 L 8112/90)

  • GABARITO: D

    (V) A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.
     Art. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    (V) São deveres do servidor, dentre outros: exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo, ser leal às instituições a que servir e observar as normas legais e regulamentares. 
    Art. 116.  São deveres do servidor:
    I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo; 
    II - ser leal às instituições a que servir;
    III - observar as normas legais e regulamentares;


    (V) A recondução é a investidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.
     Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:
    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;
    II - reintegração do anterior ocupante.


    (F) O auxílio-moradia destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passa a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor vir a ter exercício na mesma sede.
    Art. 60-A.  O auxílio-moradia consiste no ressarcimento de despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de até dois meses após a comprovação da despesa pelo servidor.

     

    FONTE: 8112/90

  • Larissa Lúcio, Reintegração é a Reinvestidura...a questão fala investidura, porém o restante do texto está correto quanto a reintegração. 

    Reitengração - Reinvestidura

    (Readaptação - Investidura )

    Parece bobabgem, mas são coisas diferentes...rs rs 

     

    Psi concurseira, o prazo do auxílio-moradia é de 1(um) mês após a comprovação da despesa pelo servidor....

     

  • não confunda ajuda de custo ( despesas de instação na nova sede) 

     

    com auxilio moradia despesas  realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem  em hotel

  • Psi Concurseira, atenção a terceira alternativa, é Reintegração a resposta, portanto, É FALSA.

    Maria Mendonça, Psi Concurseira está certa, o prazo do auxilio-moradia após a comprovação da despesa é de 2 meses e em caso de falecimento, exoneração, colocação de imóvel funcional a disposição e aquisição de imóvel, a indenização poderá ser mantida por mais 1 mês.

    Houve várias mudanças recentes a respeito do Auxilio-Moradia, devido a Medida Provisória nº 805 de 2017. 

  • GABARITO: D -

    ATENÇÃOas últimas duas alternativas são falsas com base nos arts. 28 e 53 da Lei 8.112

     

    Lei 8.112/90

     

    (VArt. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    (V) Art. 116.  São deveres do servidor:
    I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo; 
    II - ser leal às instituições a que servir;
    III - observar as normas legais e regulamentares;

    (FArt. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no outro cargo resultante de sua transformação, quando invelidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    (F) Art. 53. A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas com instação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro, vier a ter exercício na mesma sede.

  • REMUNERAÇÃO É IRREDUTÍVEL = VENCIMENTO DO CARGO EFETIVO + VANTAGENS PECUNIÁRIAS PERMANENTES PREVISTAS EM LEI

    - Adicionais e gratificações podem integrar a remuneração

     

    Indenizações não integram: Ajuda de custo, diária, transporte, auxílio-moradia

     

    - Mediante autorização do servidor, poderá haver consignação em folha de pagamento em favor de terceiros, a critério da administração e com reposição de custos          

    - O total de consignações facultativas  não excederá a 35%  da remuneração mensal,

    sendo 5% reservados exclusivamente para:   

     

     -  amortização de despesas de cartão de crédito; 

     

     -  utilização p/  saque por meio do cartão de crédito.   

     

     

    - REPOSIÇÃO E INDENIZAÇÃO AO ERÁRIO SERÃO COMUNICADAS AO SERVIDOR P/ PAGAR  EM 30 DIAS,

    PODENDO SER PARCELADA - PARCELA NÃO INFERIOR A 10%

     

     

    No caso de recebimento de parcela por força de decisão jud. posteriormente revogada, caberá devolução

     

    Mas se decisão tiver transitado em julgado e a revogação for determinada por rescisão, é incabível a devolução

    - também é incabível a devolução no caso de decisão administrativa

     

     

    - ajuda de custo

    – mudança permanente – só um cônjuge recebe – não pode exceder 3 meses de remuneração

     

    - Caso venha a falecer na nova sede, é assegurado à família a ajuda de custo e transporte – até 1 ano do óbito

     

    - Ajuda de custo não será concedida na remoção a pedido ou no caso de mandato eletivo (neste caso já rece outras mamatas)

     

     

    AJUDA DE CUSTO É CONCEDIDA A QUEM, NÃO SENDO SERVIDOR, FOR NOEMADO PARA CARGO EM COMISSÃO,

      COM MUDANÇA DE DOMICÍLIO – PAGA PELO ÓRGÃO CESSIONÁRIO

     

    - TEM 30 DIAS PARA SE APRESENTAR NA NOVA SEDE, SOB PENA DE DEVOLUÇÃO

     

     

    SE RECEBER DIÁRIA E NÃO SE AFASTAR, DEVE DEVOLVER EM 5 DIAS

     

     

    AUXÍLIO-MORADIA

    PAGO NO PRAZO DE 2 MESES APÓS COMPROVAÇÃO DA DESPESA

    – PARA QUEM MUDAR DE RESIDÊNCIA PARA OCUPAR CC ou  FC  - DAS NÍVEL 4, 5 , 6   de NATUREZA ESPECIAL,

    MIN DE ESTADO OU EQUIVALENTE E NÃO EXISTIR IMÓVEL FUNCIONAL

     

    - Para servidor que não tenha sido domiciliado ou  residido no Município, nos últimos 12 meses, aonde for exercer o CC  ou FC,

    ( desconsiderando-se prazo inferior a 60 dias )

     

    - servidor ou  cônjuge não tenha sido proprietário, promitente comprador, cessionário ou promitente cessionário de imóvel no Município,

     incluído lote edificado sem averbação, nos 12 meses anteriores

     

     

    - LIMITADO A 25% DO VENCIMENTO DO CARGO EM COMISSÃO OU REM DO MIN ESTADO

     

    - NÃO CONCEDIDO EM DECORRÊNCIA DE NONEAÇÃO

     

    - FICA GARANTIDO A TODOS QUE PREENCHAM OS REQUISITOS O RESSARCIMENTO ATÉ 1.800

     

    - CASO DE FALECIMENTO, EXONERAÇÃO, COLOCAÇÃO DE IMÓVEL FUNCIONAL OU AQUISIÇÃO DE IMÓVEL

    O AUXÍLIO-MORADIA CONTINUARÁ SENDO PAGO POR 1 MÊS

     

    - RETRIBUIÇÃO PELO EXERCÍCIO DE FUNÇÃO DE DIREÇÃO, CHEFIA E ASSESSORAMENTO, CC OU NATUREZA ESPECIAL, 

    QUE HAVIA SIDO INCORPORADA À REM. A PAGA A TÍTULO DE VANTEGEM PESSOAL NOMINALMENTE IDENTIFICADA

    - SOMENTE SERVIDOR QUE JÁ POSSUÍA O DIREITO EM 2001 MATIVERAM A INCORPORAÇÃO

     

    - A PARTIR DE 2001, DEIXOU DE SER POSSÍVEL INCORPORAR A RETRIBUIÇÃO

  • Ajuda de custo e não auxílio-moradia!

  • V
    V
    F - Reintegração
    F - Ajuda de Custo.

    GABARITO: D

  • A questão exigiu conhecimento acerca da lei 8.112/90 (Estatuto do Servidor Público Federal).

    I- Verdadeira. Art. 13 da lei 8.112/90: “A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.”

    II- Verdadeira. Art. 116 da lei 8.112/90: “São deveres do servidor: I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo; II - ser leal às instituições a que servir; III - observar as normas legais e regulamentares.”

    III- Falsa. Art. 28 da lei 8.112/90: “A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    IV- Falsa. Art. 53 da lei 8.112/90: “A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede.      

    GABARITO DA MONITORA: “D” (V-V-F-F)

  • Vejamos cada uma das proposições lançadas pela Banca:

    ( V ) A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    Cuida-se de afirmativa que corresponde, com exatidão, ao teor do art. 13, caput, da Lei 8.112/90:

    "Art. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei."

    Logo, sem equívocos neste item.

    ( V ) São deveres do servidor, dentre outros: exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo, ser leal às instituições a que servir e observar as normas legais e regulamentares.

    Esta assertiva aponta, de fato, três dos deveres impostos aos servidores públicos federais, os quais encontram sustentação normativa no art. 116, I, II e III, da Lei 8.112/90, sendo certo, ainda, que existem vários outros a serem igualmente observados. Confira-se:

    "Art. 116.  São deveres do servidor:

    I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

    II - ser leal às instituições a que servir;

    III - observar as normas legais e regulamentares;"

    ( F ) A recondução é a investidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    Na realidade, a definição acima esposada pela Banca vem a ser pertinente à forma de provimento derivado denominada como reintegração, não se tratando de recondução. No ponto, eis o teor do art. 28 da Lei 8.112/90:

    "Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens."

    ( F ) O auxílio-moradia destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passa a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor vir a ter exercício na mesma sede.

    Desta vez, a Banca se valeu do conceito de ajuda de custo, previsto no art. 53 da Lei 8.112/90, mas o atribuiu, incorretamente, ao auxílio-moradia. No ponto, eis o teor do citado preceito legal:

    " Art. 53.  A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede.

    Logo, equivocada esta última proposição.

    Assim sendo, a sequência acertada fica sendo: V - V - F - F.


    Gabarito do professor: D


ID
2599855
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A partir do que dispõe a Lei n° 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA Letra C 

    Art. 8o Quando os pedidos de uma pluralidade de interessados tiverem conteúdo e fundamentos idênticos, poderão ser formulados em um único requerimento, salvo preceito legal em contrário.

     

    Letra A 

    Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    VI - adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público;

     

    Letra B

    Art. 46. Os interessados têm direito à vista do processo e a obter certidões ou cópias reprográficas dos dados e documentos que o integram, ressalvados os dados e documentos de terceiros protegidos por sigilo ou pelo direito à privacidade, à honra e à imagem.

     

    Letra D

    Art. 18. É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

    III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.

     

    Letra E

    Art. 51. O interessado poderá, mediante manifestação escrita, desistir total ou parcialmente do pedido formulado ou, ainda, renunciar a direitos disponíveis.

     

  • Geralmente esss questões vamos por eliminações. Bem explicando pela Gisele Canto. 

     

  • IMPEDIMENTO – NULIDADE ABS

    - TEM INTERESSE

    FOI OU TEM PARENTE ATÉ 3º GRAU   PERITO, TESTEMUNHA, REPRESENTANTE

    ESTEJA LITIGANDO COM INTERESSADO, COM SEU CÔNJUGE OU COMPANHEIRO

     

     

    SUSPEIÇÃO = NULIDADE RELATIVA

    AMIZADE OU INIMIZADE COM INTERESSADO OU PARENTE DELE ATÉ 3º GRAU

     

  • LETRA C CORRETA 

    LEI 9.784 

    Art. 8o Quando os pedidos de uma pluralidade de interessados tiverem conteúdo e fundamentos idênticos, poderão ser formulados em um único requerimento, salvo preceito legal em contrário.

  • A questão exigiu conhecimento acerca da Lei 9.784/99 (Lei do Processo Administrativo Federal).

    A- Incorreta. Art. 2, Parágrafo único da lei 9.784/99: “Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de: [...] VI - adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público.”

    B- Incorreta. Art. 3 da lei 9.784/99: “O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados: [...] II - ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas;

    C- Correta. Art. 8 da lei 9.784/99: “Quando os pedidos de uma pluralidade de interessados tiverem conteúdo e fundamentos idênticos, poderão ser formulados em um único requerimento, salvo preceito legal em contrário.”

    D- Incorreta. Art. 18 da lei 9.784/99: “É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que: [...] III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.”

    E- Incorreta. Art. 51 da lei 9.784/99: “O interessado poderá, mediante manifestação escrita, desistir total ou parcialmente do pedido formulado ou, ainda, renunciar a direitos disponíveis.

    GABARITO DA MONITORA: “C”

  • Analisemos as proposições da Banca, uma a uma:

    a) Errado:

    Trata-se aqui de afirmativa em franco desacordo com a norma do art. 2º, parágrafo único, VI, da Lei 9.784/99, que, na verdade, veda a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público. É ler:

    "Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    (...)

    VI - adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público;"

    b) Errado:

    Longe de constituir uma vedação, a presente afirmativa menciona um dos direitos assegurados aos interessados, em processos administrativos, como se vê do art. 3º, II, da Lei 9.784/99:

    "Art. 3o O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados:

    (...)

    II - ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas;"

    c) Certo:

    Esta proposição da Banca se revela devidamente amparada pelo teor do art. 8º da Lei 9.784/99:

    "Art. 8o Quando os pedidos de uma pluralidade de interessados tiverem conteúdo e fundamentos idênticos, poderão ser formulados em um único requerimento, salvo preceito legal em contrário."

    Assim sendo, eis aqui a opção correta.

    d) Errado:

    Em rigor, o caso ora aduzido pela Banca vem a ser hipótese de impedimento, razão pela qual o servidor ou a autoridade que nela incorrer não poderá atuar no respectivo processo administrativo. Nesse sentido, o art. 18, III, da Lei 9.784/99:

    "Art. 18. É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

    (...)

    III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro."

    e) Errado:

    Por fim, esta opção se revela em frontal divergência em relação à norma do art. 51 da Lei 9.784/99, litteris:

    "Art. 51. O interessado poderá, mediante manifestação escrita, desistir total ou parcialmente do pedido formulado ou, ainda, renunciar a direitos disponíveis."


    Gabarito do professor: C


ID
2599858
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com base no que se encontra disposto na Constituição Federal de 1988, considere as afirmativas a seguir.


I → São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma da Constituição.

II → O salário mínimo é um direito dos trabalhadores urbanos e rurais e deve ser fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim.

III → A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos e, nos termos da lei, mediante plebiscito, referendo e iniciativa popular.

IV → A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para sua promoção, proteção e recuperação.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe por que foi anulada?

     

    Obg :)

  • Porque não tinha a alternativa que responderia a questão corretamente, pois apenas os intens I, II III estariam corretos.

     

  • Com base no que se encontra disposto na Constituição Federal de 1988, considere as afirmativas a seguir.

     

    I → São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma da Constituição.

     

     

     

    CAPÍTULO II
    DOS DIREITOS SOCIAIS

    Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.   (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 90, de 2015)

     

     

     

     

    II → O salário mínimo é um direito dos trabalhadores urbanos e rurais e deve ser fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim.

     

     

    IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;

     

     

     

    III → A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos e, nos termos da lei, mediante plebiscito, referendo e iniciativa popular.

     

    CAPÍTULO IV
    DOS DIREITOS POLÍTICOS

    Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

    I - plebiscito;

    II - referendo;

    III - iniciativa popular.

    § 1º O alistamento eleitoral e o voto são:

    I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos;

    II - facultativos para:

    a) os analfabetos;

    b) os maiores de setenta anos;

    c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.

    § 2º Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos.

     

     

     

    IV → A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

     

    Seção II
    DA SAÚDE

    Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

  • O erro da IV é somente pela supressão da palavra "risco"?

  • Que porcaria de questão. O erro da alternativa IV está na supressão do termo RISCO.

    Sem contar que não colocaram alternativa para os itens que estava corretos.

  • Questão anulada pois apenas as alternativas I, II e III estão corretas, e não há essa opção como alternativa.

  • para primeira questao

    EDU MORA LA , SAÚ TRABALHA ALI , ASSIS PROSEG PRESO

    EDUcação

    MORAdia

    LAzer

    SAÚde

    TRABALHO

    ALImentação

    ASSIStência aos desamparados

    PROteção à maternidade e à infância.

    SEGurança

    PREvidência SOcial


ID
2599861
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal

Assinale a alternativa que NÃO corresponde aos preceitos contidos no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n° 1.171/1994).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra "C", conforme vedação descrita na alínea "C".

  • É vedado ao servidor público ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração ao Código de Ética do Servidor Público ou Código de Ética de sua profissão.


ID
2599864
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Os procedimentos a serem observados pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações previsto na Constituição Federal de 1988, estão regulados pela Lei n° 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI).


Com base no que se encontra disposto na LAI, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    Art. 7o  O acesso à informação de que trata esta Lei compreende, entre outros, os direitos de obter:

    III - informação produzida ou custodiada por pessoa física ou entidade privada decorrente de qualquer vínculo com seus órgãos ou entidades, mesmo que esse vínculo já tenha cessado

  • GABARITO: LETRA A

     

    LETRA A - CERTA
    Art. 6o  Cabe aos órgãos e entidades do poder público, observadas as normas e procedimentos específicos aplicáveis, assegurar a: 
    III - informação produzida ou custodiada por pessoa física ou entidade privada decorrente de qualquer vínculo com seus órgãos ou entidades, mesmo que esse vínculo já tenha cessado;

    LETRA B - ERRADA
    Art. 8º  É dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas. 

     

    LETRA C - ERRADA
    Art. 8º § 3o  Os sítios de que trata o § 2o deverão, na forma de regulamento, atender, entre outros, aos seguintes requisitos: 
    VIII - adotar as medidas necessárias para garantir a acessibilidade de conteúdo para pessoas com deficiência.

     

    LETRA D - ERRADA
    Art,10. § 5o  A informação armazenada em formato digital será fornecida nesse formato, caso haja anuência do requerente. 
    § 6o  Caso a informação solicitada esteja disponível ao público em formato impresso, eletrônico ou em qualquer outro meio de acesso universal, serão informados ao requerente, por escrito, o lugar e a forma pela qual se poderá consultar, obter ou reproduzir a referida informação, procedimento esse que desonerará o órgão ou entidade pública da obrigação de seu fornecimento direto, salvo se o requerente declarar não dispor de meios para realizar por si mesmo tais procedimentos. 

     

    LETRA E - ERRADA
    Art. 6o  Cabe aos órgãos e entidades do poder público, observadas as normas e procedimentos específicos aplicáveis, assegurar a: 
    V - informação sobre atividades exercidas pelos órgãos e entidades, inclusive as relativas à sua política, organização e serviços; 

  • Letra (a)

     

    Art. 7o  O acesso à informação de que trata esta Lei compreende, entre outros, os direitos de obter:

     

    -> informação produzida ou custodiada por pessoa física ou entidade privada

    -> decorrente de qualquer vínculo com seus órgãos ou entidades, mesmo que esse vínculo já tenha cessado


ID
2599867
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considerando o disposto no Estatuto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) não faz parte

    B) mínimo de 70%

    C) GABARITO

    D) pode ser reconduzido uma vez

    E) pode contratar estrangeiros


ID
2599870
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base no que dispõe o Regimento Geral da Universidade Federal de Santa Maria, associe os órgãos da UFSM apresentados na coluna à esquerda às descrições presentes na coluna à direita.


(1) Comissão Permanente de Acumulação de Cargos

(2) Comissão Permanente de Pessoal Docente

(3) Conselho Universitário

(4) Departamento de Material e Patrimônio


( ) Encarrega-se de planejar, organizar, coordenar, executar e controlar as atividades relativas à contratação de serviços, aquisição e gestão de materiais e patrimônio da UFSM.

( ) é o órgão máximo, normativo, deliberativo e de planejamento nos planos acadêmico, administrativo, financeiro, patrimonial e disciplinar.

( ) Órgão diretamente subordinado à Reitoria, tem por finalidade o assessoramento, o acompanhamento e a supervisão da execução da política de pessoal Docente do Magistério Superior, estabelecida pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.


A sequência correta é

Alternativas

ID
2599873
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A compreensão do efeito das variáveis meteorológicas sobre o conforto térmico dos animais é uma das maiores preocupações para o dimensionamento de instalações que propiciem condições ambientais satisfatórias, visando ao máximo potencial produtivo.


Nesse contexto, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.


( ) O ambiente térmico engloba os efeitos da radiação solar, da temperatura do ar, da umidade relativa do ar e da velocidade do vento. A combinação da temperatura do ar com a umidade relativa do ar é a principal condicionante para conforto térmico dos animais, pois compromete a manutenção da homeotermia, considerada uma função vital alcançada por meio de processos sensíveis e latentes de perda de calor.

( ) A faixa de temperatura ambiental, em que o animal mantém praticamente constante a temperatura corporal, com o mínimo esforço dos mecanismos termorregulatórios, é denominada de Zona de Conforto Térmico (ZCT). A ZCT é em média 30% menor para animais recém-nascidos em comparação aos animais adultos.

( ) Para predizer o conforto térmico, o Índice de Temperatura e Umidade (ITU) é calculado a partir da temperatura do bulbo seco (Tbs) e da temperatura do bulbo úmido (Tbu) ou da umidade relativa do ar (UR). Portanto, para uma mesma temperatura de 31°C, se a UR aumentar de 50 para 80%, o ITU reduzirá de 84 para 79.


A sequência correta é

Alternativas

ID
2599876
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Dentre as modificações ambientais utilizadas para melhorar a relação animal-ambiente, são modificações secundárias utilizadas na produção de aves de corte no Rio Grande do Sul:

Alternativas
Comentários
  • Modificações Primárias (Naturais): Orientação da cobertura da instalação, sombreamento, quebra-ventos, ventilação natural.

    Modificações Secundárias (Artificiais): Aquecimento, iluminação, nebulização, resfriamento.


ID
2599879
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Sobre os principais materiais e técnicas utilizados nas construções rurais, considere as afirmativas a seguir.


I → As vigas são elementos lineares em que a flexão é preponderante. Por isso, os esforços predominantes são: momento fletor e força cortante. Os pilares são peças alongadas, sujeitas a esforços de compressão e, dependendo das suas dimensões, podem flambar.

II → Os aglomerantes podem ser classificados quanto à pega em: aéreos, hidráulicos e inertes. O cimento Portland é um exemplo de aglomerante aéreo, que endurece exclusivamente pela ação química ao CO2 do ar.

III → Conhecendo a carga no pilar (kN) e a capacidade de suporte do solo às cargas (kN/m2) na profundidade de construção da fundação, é possível dimensionar a área (m2) de uma sapata pontual ou sapata isolada.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Cimento portland é um cimento hidráulico, o endurecimento da massa é consequência da hidratação.

  • 2. Classificação dos Aglomerantes Os aglomerantes podem ser classificados, quanto ao seu princípio ativo, em:

    aéreos: são os aglomerantes que endurecem pela ação química do CO2 no ar, como por exemplo a cal aérea.

    hidráulicos: são os aglomerantes que endurecem pela ação exclusiva da água, como por exemplo a cal hidráulica, o cimento Portland, etc. Este fenômeno recebe o nome de hidratação.

    poliméricos: são os aglomerantes que tem reação devido a polimerização de uma matriz.

    Materiais de Construção – Araujo, Rodrigues & Freitas 19


ID
2599885
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A determinação da quantidade de água para a irrigação é um dos principais parâmetros para o correto planejamento, dimensionamento e manejo de qualquersistema de irrigação.


Com relação a esta temática, considere as afirmativas a seguir.


I → Os valores de coeficiente de cultivo (Kc) estão diretamente relacionados com a evolução do ciclo de desenvolvimento das culturas e com a sensibilidade das culturas ao déficit hídrico. Assim, para uma mesma fase do ciclo de desenvolvimento (inicial ou média ou final), os valores de Kc são maiores para a cultura da soja em comparação com as culturas do milho e do feijão, nessa ordem.

II → O método mundialmente recomendado para a estimativa da evapotranspiração de referência é o Hargreaves Samani, considerado como padrão, por considerar um elevado número de variáveis meteorológicas e parâmetros de resistência de superfície e de resistência aerodinâmica da cultura de referência.

III → A frequência de irrigação requerida por uma cultura depende da disponibilidade de água no solo. Para determinar em laboratório a água retida na capacidade de campo e no ponto de murcha permanente, deve-se coletar, na camada de exploração do sistema radiculardas plantas, amostras indeformadas e deformadas de solo, respectivamente.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • A frequência de irrigação requerida por uma cultura depende da disponibilidade de água no solo. Para determinar em laboratório a água retida na capacidade de campo e no ponto de murcha permanente, deve-se coletar, na camada de exploração do sistema radiculardas plantas, amostras indeformadas e deformadas de solo, respectivamente.

    letra c

  • Apesar dos valores de Kc serem bem próximos para as culturas supracitadas, é importante destacar que a exigência hídrica de gramíneas são maiores que a de leguminosas, independente da fase de desenvolvimento. Percebemos que o sistema radicular é muito mais profundo que o das culturas apresentadas.

    Quanto ao método para estimar ETo o mais uilizado é o Penman-Monteith. Foi aderido mundialmente como o método-padrão para estimar ETo, porque se aproxima da evapotranspiração do padrão grama nos locais avaliados e apresenta superioridade em relação aos outros métodos.

    O método é baseado em processos físicos e, explicitamente, incorpora os parâmetros fisiológicos e aerodinâmicos. 

    A equação de Hargreaves e Samani é usada como alternativa para a estimativa da evapotranspiração, quando somente os dados de temperatura do ar são disponíveis nas estações meteorológicas. 


ID
2599888
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Os sistemas de irrigação podem ser divididos em duas categorias: irrigação por superfície e irrigação sob pressão ou pressurizada.


Sobre a irrigação pressurizada, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • alternativa correta: letra C

  • Nossa, nossa, temos uma Sherlock Holmes aqui!


ID
2599891
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A irrigação por superfície foi o primeiro método de irrigação a ser utilizado no mundo e destaca-se, no estado do Rio Grande do Sul, no cultivo do arroz irrigado.


Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas a seguir, referentes a esse método de irrigação.


( ) Dentre os principais sistemas de irrigação por sulco, os sulcos comuns ou de terra plana são os mais utilizados, tendo em vista o seu comprimento, que pode ser maior que o dos demais sulcos, entre 100 e 1500 m. Todavia, o grande limitante desse tipo de sulco é o método de controle de vazão, restringindo-se às bacias auxiliares.

( ) A irrigação por superfície caracteriza-se pela baixa eficiência em comparação aos métodos pressurizados. A melhoria da eficiência de um projeto de irrigação por superfície é possível, desde que se tenha uma combinação adequada das variáveis comprimento da área, declividade da superfície do solo, vazão adequada e tempo de aplicação.

( ) Um dos parâmetros que devem ser conhecidos para a adequada distribuição da água no solo é a curva ou equação de avanço, que relaciona o tempo de aplicação com o volume infiltrado no perfil do solo (mm m-1).


A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Dentre os principais sistemas de irrigação por sulco, os sulcos comuns ou de terra plana são os mais utilizados, tendo em vista o seu comprimento, que pode ser maior que o dos demais sulcos, entre 100 e 1500 m. Todavia, o grande limitante desse tipo de sulco é o método de controle de vazão, restringindo-se às bacias auxiliares. falso



    A irrigação por superfície caracteriza-se pela baixa eficiência em comparação aos métodos pressurizados. A melhoria da eficiência de um projeto de irrigação por superfície é possível, desde que se tenha uma combinação adequada das variáveis comprimento da área, declividade da superfície do solo, vazão adequada e tempo de aplicação. verdadeiro



    Um dos parâmetros que devem ser conhecidos para a adequada distribuição da água no solo é a curva ou equação de avanço, que relaciona o tempo de aplicação com o volume infiltrado no perfil do solo (mm m-1). falso


  • I. Errada. O Sulco comum (ou de terras planas) é o mais utilizado no sistema de irrigação por sulco, porém, o seu comprimento ideal é tão longo quanto possa ser eficientemente irrigado, mas, em limites práticos, varia de 100 a 500 m.


    III. Errada. A fase de avanço começa com o início da aplicação de água na área e termina quando a água atinge o final da área. Essa fase pode ser representada por uma curva ou equação de avanço. Esse parâmetro define o início da irrigação no sulco. A curva de avanço da água no sulco é determinada à campo e relaciona o tempo que a água leva para percorrer uma determinada distância no sulco (logo é dada em min/m)


    Fontes:

    https://www.ebah.com.br/content/ABAAAA4MAAG/apostila-irrigacao?part=6

    Manual de Irrigação- Salassier Bernardo


ID
2599894
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Com relação à captação e condução da água para fins de atendimento de sistemas de irrigação pressurizados, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.


( ) Nos projetos de irrigação, a condução de água se processa, de um modo geral, em movimento permanente e uniforme, sob um regime de escoamento turbulento, em que número de Reynolds >4000, ou seja, a vazão e a velocidade média são constantes ao longo da tubulação, com exceção do regime de escoamento dos gotejadores que é laminar, em que número de Reynolds <2000.

( ) As principais equações para o cálculo da perda de carga ao longo da tubulação são: HazenWilliams, Manning e Darcy-Weisbach. A última, embora seja a mais utilizada, é recomendada apenas para escoamento de água à temperatura ambiente e para diâmetro da tubulação igual ou maiorque 2".

( ) A altura manométrica, na irrigação por aspersão convencional, representa o aumento de pressão que a bomba deve transmitir ao líquido e pode ser obtida pelo seguinte somatório: altura geométrica de sucção e de recalque (m), perda de carga ao longo de toda a tubulação (mca), pressão necessária no aspersor (mca) e altura de elevação do aspersor (m).


A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • A segunda está erradíssima. Manning é uma fórmula que combina a velocidade de escoamento ao escoamento uniforme. Nada a ver com perda de carga. Para título de curiosidade: A fórmula de Scobey é indicada para cálculo de irrigação por aspersão e gotejamento que utilizam tubos leves.

  • A equação de Hazen-Williams é usada para o dimensionamento das linhas laterais, ou seja, as linhas nas quais estão instalados os gotejadores.

    A Lei de Darcy calcula o escoamento da água nos solos saturados: V = K (dh/dx), onde:

    V é a velocidade de infiltração; K é a condutividade hidráulica (medida através de permeâmetros); dh é a variação de Carga Piezométrica ou Altura Piezométrica (altura da água de um aquífero confinado medida num piezômetro); dx é a variação de comprimento na direção do fluxo.

    Resposta A


ID
2599897
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Barragem de terra pode ser definida como um elemento estrutural, construído transversalmente à direção de escoamento de um curso d'água, destinado à criação de um reservatório artificial de acumulação de água.


Considere as afirmativas que abordam essa obra de terra.


I → A altura total da barragem deverá ser determinada considerando o volume de água a ser acumulado e o acúmulo temporário das enchentes, sem que ocorra a passagem de água por cima da barragem. Para isso, a vazão máxima de cheia deve ser determinada por meio de estudos hidrológicos na bacia hidrográfica em estudo.

II → Os taludes do maciço são as faces laterais e inclinadas, paralelas ao eixo do maciço. Denomina-se talude de jusante o lado que fica em contato com a água e talude de montante, o outro lado, sem contato com a água. Um talude menos inclinado a jusante é obrigatório para todas as barragens de terra, permitindo que a secção saturada abaixo do nível de água resista ao abatimento.

III → O levantamento básico inicial de um projeto de barragem de terra, depois de avaliadas de forma preliminar as condições do local, é o levantamento planialtimétrico.


Está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
2599900
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A drenagem consiste na remoção do excesso de água e sais do solo, com finalidade de criar condições de boa aeração e controle de salinidade que favoreçam o crescimento e o desenvolvimento das culturas.


Sobre essa prática, considere as afirmativas a seguir.


I → Dentre as características do solo importantes para um projeto de drenagem, destacam-se a condutividade hidráulica e a porosidade drenável. A condutividade hidráulica pode ser determinada através de métodos de laboratório e de campo. No laboratório são utilizados permeâmetros de carga variável, chamados de permeâmetro Guelph. A porosidade drenável pode ser estimada a partir da microporosidade do solo (%) e do teor volumétrico de água no solo à tensão de 6 KPa (%).

II → Os valores de coeficiente de escoamento superficial estão relacionados com a cobertura vegetal, com a declividade do terreno e com o tipo de solo (textura). Para uma mesma situação de cobertura vegetal e de declividade do terreno, o coeficiente de escoamento superficial é maior para solos argilosos em comparação com solos francos e solos arenosos, nessa ordem.

III → Na drenagem subterrânea, para o estabelecimento do espaçamento entre os drenos, que no geral varia entre 1,0 e 3,0 m, deve-se considerar a profundidade da camada impermeável, a profundidade do sistema radicular da cultura e a cota do ponto de descarga da área a ser drenada.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • A permeabilidade do solo influi diretamente na capacidade de infiltração, ou seja, quanto mais permeável for o solo, maior será a quantidade de água que ele pode absorver, diminuindo assim a ocorrência de excesso de precipitação. 

    Logo, solos argilosos são mais propensos ao escoamento superficial.

    Apenas II está correta.


ID
2599903
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Para poder comparar a potência de suas máquinas com outros recursos conhecidos, James Watt definiu a grandeza horsepower (HP), que, traduzida em termos mais atuais, equivaleria aproximadamente à capacidade de elevar a um metro de altura uma massa de cerca de 76 kg em um segundo. Ele fez essa comparação observando a capacidade que um cavalo tinha em levantar pesos; daí o nome horsepower, que significa poder ou potência de cavalo. Sabendo-se que 1 cv (cavalo-vapor) equivale a 0,98632 hp e considerando uma eficiência de transmissão de potência do motor para a barra de tração (BT) do trator de 80%, pergunta-se: qual a potência nominal (potência do motor, cv) de um trator cuja potência disponível na barra de tração é de 98,632 hp?

Alternativas
Comentários
  • Se 1 cv = 0,98632 hp -> 98,632hp = 100 cv (Potencia BT)


    Por meio da equaçao:


    Rendimento BT = (Potencia BT/Potencia motor) x 100, temos:


    80 = (100/ Potencia motor) x 100;


    Potencia motor = 125 cv




ID
2599906
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

As grades agrícolas são implementos utilizados no preparo periódico do solo, normalmente como complemento do serviço realizado pelos arados. Em relação ao serviço realizado, é correto afirmar que as grades agrícolas classificam-se em

Alternativas
Comentários
  • Letra A correta. Note que a questão fala em classificação de acordo com o serviço realizado.

  • Quanto ao serviço realizado: aradora, destorroadora-niveladora e niveladora.

    Quanto ao acionamento à fonte de potência: arrasto, montada e semi-montada.

    Quanto ao tipo de órgão ativo: de discos, de dentes e de molas.

    Quanto à disposição dos órgãos ativos: tandem, deslocada e off-set.

    Quanto ao modelo: pesada, intermediária e leve.

  • Mais um motivo para a questão estar errada.


ID
2599918
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Quanto ao método empregado na colheita, as colhedoras podem ser classificadas em: colheita por corte, arranquio, sucção, vibração e colheita no solo. Cada máquina, em função do método empregado na colheita, realiza diferentes processos.


São processos realizados pelas colhedoras combinadas de grãos:

Alternativas

ID
2599921
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A aplicação de fitossanitários tem por objetivo o controle econômico de insetos, doenças e plantas infestantes, por meio da distribuição exata da quantidade de calda, veiculada em forma de gotas, que possibilitem uma distribuição relativamente uniforme.


Ao se utilizar pontas_________ , deve-se diminuir a altura da barra de pulverização em relação às aplicações realizadas utilizando pontas_________ .


Este procedimento se faz necessário em função do _________ ângulo de aplicação da ponta, garantindo, assim, a correta_________ do pulverizador e uma uniformidade na distribuição da calda pelos bicos da barra de pulverização.


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • 11004 possuem um ângulo de aplicação de 110°, já os 8004 possuem ângulo de 80°. Aqueles possuem maior amplitude de aplicação, portanto, torna-se necessária a diminuição da altura da barra.

     

  • Errei a questão por confundir os conceitos de regulagem e calibração.

    Regulagem: ajuste do conjunto de aplicação às necessidades operacionais (velocidade de trabalho, vazão desejada, altura da barra de pulverização, etc.).

    Calibração: checagem do equipamento a fim de mensurar a qualidade da aplicação.

    Ademais, os primeiros dígitos de identificação da ponta de pulverização referem-se ao ângulo do leque de pulverização, logo o bico 11004 possui um leque de 110 graus de abertura, MAIOR que o ângulo de aplicação do bico 8004.

    Nesse caso deve-se reduzir a altura da barra para evitar sobreposição de leques.

    A segunda parte da numeração da ponta refere-se à capacidade nominal do bico, ou seja, quanto ele consegue expelir de líquido (calda) por minuto, sendo que nesse exemplo de 11004 a ponta tem capacidade de 0,4 galões (americanos) por minuto, que equivale a 1,5 L/min.


ID
2599924
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A capacidade operacional dos conjuntos mecanizados, também conhecida como Capacidade de Trabalho (CT), refere-se à unidade de rendimento, ou seja, à quantidade de trabalho (produção) que um conjunto mecanizado (trator e/ou animal + implemento) é capaz de executar por uma unidade de tempo. Esta capacidade de trabalho apresenta duas formas de mensuração: teórica e efetiva.


Em relação à capacidade de trabalho teórica, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2599927
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

No setor de recebimento de grãos de uma unidade armazenadora, chegou um lote de milho pesando 35.000 kg. Para avaliação da qualidade do lote, fez-se o procedimento de amostragem utilizando-se um sistema de sonda pneumática e retirando-se 2 kg de milho que foram homogeneizados e quarteados para obtenção de uma amostra final de trabalho de 250 g. Utilizando uma peneira de 3 mm, obteve-se a separação de 15 g de matérias estranhas e impurezas e, utilizando um determinador de umidade por capacitância elétrica, mediu-se o teor de água na amostra detrabalhode 15% (base úmida).


Sabendo-se que a porcentagem de matérias estranhas e impurezas tolerada pela Instrução Normativa n° 60, de 22 de dezembro de 2011, que estabelece o Regulamento Técnico de classificação física do milho, é de 1% para enquadramento do lote como Tipo I e que 13% (b.u.) são os teores de água aceitos pela unidade armazenadora, de quantos quilogramas serão os descontos dados pela unidade armazenadora?

Alternativas
Comentários
  • C - Correta

    http://www.agais.com/toolbox/quebraumidade.php


ID
2599933
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A conservação da qualidade e a redução de perdas quantitativas de grãos ao longo do tempo de armazenamento passam pelo monitoramento dos teores de água e da temperatura da massa de grãos. A aeração natural e o resfriamento artificial são as operações mais indicadas para a conservação da qualidade dos grãos armazenados.


Com base no exposto, considere as afirmativas a seguir.


I → Para realizar uma aeração natural em uma massa de grãos, é necessário levar em consideração as condições de temperatura e umidade relativa do ar ambiente, a temperatura e os teores de água da massa de grãos.

II → O resfriamento artificial de uma massa de grãos armazenada pode ser realizado em condições de temperaturas e umidades relativas do ar abaixo de 25°Ce60% , respectivamente.

III → As taxas de oxigênio interferem no processo respiratório dos grãos, que, quando armazenados em ambiente com resfriamento artificial abaixo de 15°C, têm os efeitos de deterioração amenizados.

IV → A redução da temperatura e do teor de água da massa de grãos, utilizando o resfriamento artificial, faz com que os grãos atinjam uma umidade equilíbrio higroscópio, recomendada para o seu armazenamentoseguro(11 a 13%).


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D


ID
2599936
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A secagem mecânica pode ser entendida como a atividade destinada a diminuir artificialmente o teor de água dos grãos, até um limite adequado, sem comprometer as suas propriedades naturais. Esta umidade se encontra sob várias formas incorporada aos grãos de maneira bastante complexa.


A umidade________ é aquela existente nas molé­ culas dos grãos e se encontra quimicamente ligada, possuindo função biológica; já a umidade________ é aquela simplesmente aderida externamente. Sem função biológica, a umidade________ existe livre entre as moléculas dos grãos, mantida por forças capilares e pelo diferencial da pressão osmótica. Na secagem, a umidade retirada diz respeito à umidade ________ eà umidade________ .


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

  • questão top, boa pra revisar.


ID
2599939
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A secagem tem como objetivo a remoção de água dos produtos agrícolas até os teores de água favoráveis para o armazenamento, dependendo de cada produto. Para isto, existem diferentes sistemas de secagem que podem ser classificados de diversas formas: quanto à ventilação, quanto às temperaturas empregadas, quanto aos fluxos de produtos e quanto à operação de secagem.


Associe as classificações dos secadores, na pimeira coluna, com as características dos sistemas de secagem, na segunda coluna.


(1) Quanto ao sistema de carregamento do secador

(2) Quanto ao fluxo de ar e de produto

(3) Quanto às temperaturas do ar de secagem

(4) Quanto à ventilação

(5) Quanto à operação do secador


( ) Concorrente, contra-corrente, misto.

( ) Intermitente, contínuo.

( ) Baixas temperaturas, altas temperaturas, sistemas combinados.

( ) Por camadas, por batelada, por camada única.

( ) Convecção, forçado, natural. 


A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C


ID
2599942
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Os agrocombustíveis representam fontes de energia renovável, derivadas de produtos agrícolas de origem vegetal e animal, utilizadas, de forma geral, no setor de transporte e para geração de energia elétrica. Englobam uma grande quantidade de matérias-primas, tecnologias de conversão e usos finais, podendo ser utilizados tanto isoladamente quanto misturados aos combustíveis convencionais.


Sobre essa temática, considere as afirmativas a seguir.


I → Os agrocombustíveis, quanto à sua natureza física, apresentam-se em três estados: sólido, líquido e gasoso.

II → Os agrocombustíveis podem ser utilizados na geração de energia elétrica apenas nos estados lí­quido ou gasoso.

III → Para produção de agrocombustíveis, um longo processo produtivo é demandado, iniciado no campo, por meio da produção de matérias-primas.

IV → O etanol representa uma fonte de energia renovável e limpa, um combustível ecologicamente correto, pois a cana-de-açúcar, principal matéria-prima, retira da atmosfera toneladas de CO2 e sua produção não apresenta impactos ao meio ambiente.


Está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
2599945
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O objetivo de um sistema elétrico de potência (SEP) é gerar, transmitir e distribuir energia elétrica atendendo a determinados padrões de confiabilidade, disponibilidade, qualidade, segurança e custos, com o mínimo impacto ambiental e o máximo de segurança pessoal.


Associe os padrões que se espera de um SEP, na primeira coluna, com a descrição desses padrões, na segunda coluna.


(1) Confiabilidade 

(2) Disponibilidade

(3) Qualidade

(4) Segurança 


(  ) Relaciona-se com a habilidade do sistema de responder a distúrbios que possam nele ocorrer.

(  ) Representa a probabilidade de componentes, partes e sistemas realizarem suas funções requeridas por um dado período de tempo sem falhar.

(  ) Representa a probabilidade de o sistema estar operando adequadam ente quando requisitado para uso.

( ) Representa condição de compatibilidade entre sistema supridor e carga atendendo a critérios de conformidade senoidal.


A sequência correta é

Alternativas

ID
2599948
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Os níveis são equipamentos que permitem definir com precisão um plano horizontal ortogonal à vertical definida pelo eixo principal do equipamento. Quanto ao funcionamento, os equipamentos podem ser classificados em ópticos, digitais e a laser. Os erros cometidos durante a determinação indireta de distâncias podem ser atribuídos a fatores relativos à leitura errônea dos fios estadimétricos inferior, médio e superior, provocados principalmente pela


I → distância entre o equipamento e a mira.

II → espessura dos traços do retículo.

III → maneira de como a régua está dividida e pela variação do seu comprimento.

IV → falta de experiência do operador.


Está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
2599951
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A poligonal topográfica é uma figura geométrica de apoio à coordenação e ao levantamento topográfico, que tem como objetivo o transporte de coordenadas de pontos conhecidos com grande rigor (pontos de apoio), determinando, assim, as coordenadas dos pontos que a compõem.


A NBR 13133 (ABNT, 1994) classifica as poligonais em

Alternativas
Comentários
  • A NBR 13133 (ABNT, 1994) classifica as poligonais em principal, secundária e auxiliar:

    Poligonal principal: poligonal que determina os pontos de apoio topográfico de primeira ordem;

    Poligonal secundária: aquela que, apoiada nos vértice da poligonal principal determina os pontos de apoio topográfico de segunda ordem;

    Poligonal auxiliar: poligonal que, baseada nos pontos de apoio topográfico planimétrico, tem seus vértices distribuídos na área ou faixa a ser levantada, de tal forma que seja possível coletar, direta ou indiretamente, por irradiação, interseção ou ordenadas sobre uma linha de base, os pontos de detalhes julgados importantes, que devem ser estabelecidos pela escala ou nível de detalhamento do levantamento.

    Fonte: https://pep.ifsp.edu.br/moodledata/filedir/2c/7f/2c7fe4e2e223f2faf56068bc3aefab48ef9ac429


ID
2599954
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A representação topográfica do relevo, dependendo da finalidade do levantamento e do relevo, pode ser por curvas de nível complementadas com pontos cotados, por curvas de nível ou somente por pontos cotados.


Sobre as curvas de nível, considere as afirmativas a seguir.


I → A curva de nível serve para identificar e unir todos os pontos de igual altitude.

II → A aproximação das linhas indica terrenos aplainados.

III → Cada curva de nível tem um determinado valor de cota.

IV → Duas curvas de nível não podem se tocar ou passar uma pela outra.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • A aproximação das linhas representa terrenos declivosos.

  • Curva de nível (tem a finalidade de diminuir o tamanho da rampa de escorrimento superficial da água, é uma prática conservacionista que previne contra a erosão do solo). Quanto mais próximo uma curva de nível da outra maior é a declividade, quanto mais distante é uma uma curva de nível de outra mais plano é o terreno.

  • aplainados significa: nivelados


ID
2599957
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O saneamento ambiental tem por objetivo a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida das pessoas aliados à preservação do meio ambiente. Tendo em vista essa temática, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.


( ) Os recursos hídricos são precedentes do saneamento básico, do ponto de vista tanto técnico quanto regulatório. A extração de água e a disposição final dos esgotos se dão por meio de outorga pela autoridade gestora, que delimita os volumes captados e as vazões de lançamento nos cursos d'água.

( ) A disposição de excretas por via seca pode ser realizada por meio de uma fossa séptica. O tanque séptico é uma unidade de tratamento destinada a receber esgotos, particularmente aqueles de origem doméstica, e a tratá-los por meio de uma combinação de mecanismos químicos, físicos e biológicos.

( ) A água que sai da fossa séptica, após a sedimentação do material sólido, tem boa qualidade, podendo ser diretamente lançada no terreno, ou armazenada em tanques, para a posterior utilização na irrigação ou na higienização de calçadas, entre outras finalidades de reuso.


A sequência correta é

Alternativas