SóProvas



Prova UPENET/IAUPE - 2021 - UPE - Vestibular - 1º Fase - 2º Dia


ID
5042506
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto a seguir:

Em artigo publicado no Faseb Journal, pesquisadores do Cepid Redoxoma, liderados pela professora Alicia Kowaltowski, da USP, demonstraram que modificações na forma da mitocôndria alteram sua capacidade de absorção e retenção de cálcio. Assim, afetam o equilíbrio do cálcio celular e provocam problemas em outra organela, constituída por uma rede de túbulos e vesículas, envolvida na síntese de lipídios, na desintoxicação e no transporte intracelular. Mitocôndrias e essa organela são fisicamente ligadas, e a interação entre elas é importante para a sinalização celular. “O que a gente está mostrando nesse artigo é que não apenas o cálcio é transportado por essa organela para a mitocôndria, mas o oposto também acontece”.
Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-biologicas/como-as-mitocondrias-regulam-o-calcio-nas-celulas/ (Adaptado).
Acesso em: set. 2020.

Assinale a alternativa que apresenta a organela que realiza as funções destacadas no texto.

Alternativas
Comentários
  • A sua função é,basicamente, participar da produção de moléculas de lipídios, em especial fosfolipídios que irão compor a membrana das células. No entanto, dependendo do tipo de célula em que se encontra, o REL terá funções diferentes. Assim, por exemplo, ele pode estar mais envolvido na produção dos hormônios esteroides a partir do colesterol, ou com a regulação dos níveis de cálcio no citoplasma de células musculares estriadas.
  • Retículo Endoplasmático Liso (não granuloso):

    • Síntese de lipídios → fosfolipídeos, esteroides, colesterol
    • Armazenamento e distribuição de substâncias
    • Suporte mecânico
    • Desintoxicação celular → p. ex., nos hepatócitos

    Gabarito : (E)

    Nível de Dificuldade : Médio


ID
5042515
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia a letra da música a seguir:


Quén! Quen! Quén! Quen!


Lá vem o PATO

Pata aqui, pata acolá

Lá vem o pato

Para ver o que é que há ...


...Pulou do poleiro

No pé do CAVALO

Levou um coice

Criou um galo


Caiu no poço

Quebrou a tigela

Tantas fez, o moço

Que foi pra panela


Fonte: Musixmatch

Compositores: Vinícius de Moraes / Sérgio Bardotti / Antônio Pecci Filho

Letra de O Pato © Universal Music Publishing Mgb Spain S.a, Fonit Cetra Music Publishing Srl (Adaptada)


Assinale o tipo de ovo quanto à distribuição do vitelo no pato e no cavalo, respectivamente, destacados na música.

Alternativas
Comentários
  • Classificação da célula-ovo quanto à distribuição do vitelo:

    • Pato → ave → ovo Megalécito ou Telolécito Completo
    • Cavalo → mamífero → ovo Oligolécito ou Isolécito ou Homolécito

    Gabarito : (D)

    Nível de Dificuldade : Médio

  • @Henrique Simão você ja tá acima da média em


ID
5042518
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto a seguir:

O papel da carne na evolução humana

A carne teve papel fundamental na evolução. O consumo dos produtos de origem animal pode ter contribuído para o crescimento acelerado da massa cerebral humana, devido à grande quantidade de nutrientes e proteínas encontrada ali (diz Rui Murrieta, professor de antropologia da USP). A dieta dos antigos não era exclusivamente carnívora: a alimentação era mais parecida com a dos grandes macacos, que comiam frutas, tubérculos e sementes... É provável que nossos ancestrais tenham começado a consumir o produto há pelo menos dois milhões de anos. As ferramentas usadas na época deixam claro que era possível esmagar ossos e aproveitar o tutano, substância rica em gordura encontrada dentro dos ossos e rica em nutrientes.

Disponível em: https://veja.abril.com.br/saude/o-papel-da-carne-na-evolucao-humana/ Natalia Cuminale e Marina Dias. Acesso em: set. 2020. (Adaptado)

Sobre os compostos químicos da alimentação humana e sua importância, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • a) esqueceu do H e do N

    b) sementes de milho são ricas em ácidos graxos insaturados

    c) Gabarito → o fósforo faz parte dos nucleotídeos presentes nos ácidos nucleicos, atua como coenzima e desempenha papel de íon tampão

    d) a amilase degrada o amido em maltose

    e) a vitamina que atua na formação do tubo neural é a B9 (folato)

    Nível de Dificuldade : Difícil

  • tubérculo é polissacarideo de reserva- amido

  • Eliminei a letra c apenas pela utilização do termo "macronutriente minerais", macronutrientes pra mim são carboidratos, lipídeos, proteínas... mas depois lembrei que os minerais ainda entre eles são classificados em macronutrientes (NPK) e em micronutrientes (demais sais minerais) :/

  • O termo Macronutriente se refere a necessidade de consumo em altas taxas, comparado aos micronutrientes que são necessários em baixas doses, como principais podemos citar o Ferro e o Iodo


ID
5042533
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma pesquisa publicada na Nature, em 2020, identificou indícios de vida no planeta Vênus. Os pesquisadores encontraram gás fosfina (formado por fósforo e hidrogênio), que, mesmo não garantindo a existência de vida, permite a hipótese de produção por microorganismos, pois o hidrogênio não é um gás comum na atmosfera do planeta. “A molécula de fosfina é muito difícil de ser produzida. Na Terra, sua produção só é possível em indústrias, laboratórios ou por bactérias anaeróbicas.”

Sobre a fosfina, é CORRETO afirmar que
Dados: Números Atômicos – H = 1; P = 15

Alternativas
Comentários
  • a) pode ser representada pela fórmula estrutural PH4.

    Errada, não tem como ser representado assim porque o Fosfóro só faz apenas 3 ligação pra chegar no octeto e não 4 como ele coloca ai pra fazer com o hidrogênio, o correto seria PH3

    b) se trata de um composto iônico, pois é grande a diferença de eletronegatividade entre o hidrogênio e o fósforo.

    Errada, lembre se ligação iônica é entre Ametal + Metal como observamos o PH3 ele é Ametal + Hidrogênio caracterizando assim uma ligação covalente

    c) se trata de um composto covalente, em que a ligação entre hidrogênio e fósforo é do tipo pi.

    Errada, se trata sim de um composto covalente porém não tem ligação pi pq aqui só vamos ter ligação simples, lembre se que ligação pi ocorre entre ligação dupla ou tripla

    d) apresenta geometria molecular piramidal.

    Correta, observe nesse desenho : http://sketchtoy.com/69531572

    e) se trata de um composto orgânico, uma vez que é produzido por microorganismos anaeróbicos no nosso planeta.

    Errada, como já vimos se trata de um composto Covalente


ID
5042536
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em 1803, o inglês John Dalton publicou um trabalho intitulado “Absorption of gases by water and other liquids” (Absorção de gases por água e outros líquidos), no qual traçou alguns princípios que culminariam na proposição, em 1808, da ideia científica de átomo. Embora existam modelos mais desenvolvidos para alguns campos de estudo, o modelo atômico proposto por Dalton ainda é muito usual, como no estudo das colisões entre espécies em uma reação química.

Assinale a alternativa que representa o modelo atômico de Dalton.

Alternativas
Comentários
  • Bola de bilhar

    Os átomos são esferas maciças e indivisíveis, possuindo uma massa específica para cada elemento químico.

  • a) Os átomos são esferas maciças e indivisíveis, com uma densidade específica para cada elemento químico, com átomos de um mesmo elemento, podendo diferir em relação a sua massa (isotopia).

    Errada, Dalton fala que átomos de mesmo elemento químico tem a mesma massa

    b) Os átomos são esferas maciças e formados por prótons e elétrons, possuindo uma massa específica, associada ao número de prótons.

    Errada, elétrons e prótons ele nem sabia que existia ainda

    c) Os átomos são esferas maciças e indivisíveis, possuindo uma massa específica para cada elemento químico.

    Correta, esfera maciça e indivisíveis também chamada de bola de bilhar

    d) Os átomos são esferas maciças, formados por prótons e elétrons, com uma densidade específica para cada elemento químico e átomos de um mesmo elemento, podendo diferir em relação a sua massa.

    Errada, ele nem falava em prótons e eletróns

    e) Os átomos são formados por duas regiões: um pequeno núcleo, onde estão os prótons e os nêutrons; e uma eletrosfera, que comporta os elétrons em diferentes níveis de energia.

    Errada, niveis de energia só lá em Bohr

  • Esta questão está relacionada ao modelo atômico de Dalton.

    Com base nesse modelo atômico, analisemos as alternativas:


    A) Incorreta – Para Dalton, os átomos são esferas maciças e indivisíveis, em que átomos de elementos diferentes possuem propriedades diferentes. Em um mesmo elemento, todos os átomos são iguais em massa, forma e tamanho. A isotopia, entretanto, estabelece que átomos de um mesmo elemento químico podem apresentar números atômicos idênticos, mas números de massa diferentes. Portanto, a isotopia indica uma falha no modelo de Dalton.


    B) Incorreta – No modelo de Dalton os átomos são esferas maciças e indivisíveis. A presença de prótons e elétrons não foi estabelecida por esse modelo.


    C) Correta – De acordo com Dalton, os átomos são pequenas esferas maciças e indivisíveis, possuindo uma massa específica para cada elemento químico. Nesse sentido, elementos químicos diferentes apresentam propriedades diferentes.


    D) Incorreta – No modelo de Dalton os átomos são esferas maciças e indivisíveis. Em um mesmo elemento, todos os átomos são iguais em massa, forma e tamanho. Dessa forma, a presença de prótons e elétrons não foi estabelecida nesse modelo e, além disso, átomos de um mesmo elemento não poderiam diferir em relação a sua massa.


    E) Incorreta – A presença do núcleo e da eletrosfera não foi demonstrada pelo modelo de Dalton. Essas características foram propostas pelo modelo de Rutherford.



    Gabarito da Professora: Letra C.

  • Modelo atômico de Dalton é também conhecido por "bola de bilhar". A razão é assim: nesse modelo os átomos são ditos como esferas que são maciças e indivisíveis, tendo uma massa para cada elemento.


ID
5042539
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A análise química de um analgésico usado numa clínica veterinária mostrou que este é uma associação equimolar de apenas dois dos fármacos indicados na tabela a seguir. A composição elementar da amostra indicou que há, em massas, 74,3% de carbono, 15,5% de oxigênio, 7,5% de hidrogênio e 2,7% de nitrogênio.

Fármaco Fórmula
Paracetamol C8H9NO2
Ácido Acetil Salicílico C9H8O4
Ibuprofeno C13H18O2
Cetoprofeno C16H14O3
Tramadol C16H25NO2

Assinale a alternativa que contém os fármacos presentes na composição do analgésico empregado.

Dados: Massa atômica (em u) – H = 1; C = 12; N = 14; O =16.

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá essa é trabalhosa, vamos por eliminação...

    Paracetamol C8H9NO2 

    12 * 8 + 9 * 1 + 14 * 1 + 16*2 = 151g/mol

    Vamos verificar primeiro o Carbono:

    151 g ---> 100%

    12 * 8 ---> x

    x = 63,5%

    OBS: Eliminamos as assertivas que tem Paracetamol pq Carbono ele fala que tem 74,3% e nós encontramos 63,5%, então cai fora C e D

    Ácido Acetil Salicílico C9H8O4

    12 * 9 + 1 * 8 + 16 * 4 =180g/mol

    Vamos verificar primeiro o Carbono

    180 g ----> 100%

    12 * 9 ----> x

    x=60%

    OBS: Eliminamos A e B e matamos a questão porque ele fala que o Carbono tem 74,3% e encontramos 60% então eliminamos elas e matamos se você verificar a opção E verá que todas as opções batem corretamente com a porcentagem que ele deu

  • Esta questão aborda conceitos relacionados à composição centesimal das substâncias.

    Como o analgésico é formado por uma associação equimolar de dois fármacos, há o mesmo número de mols para ambos.

    Considerando as porcentagens obtidas na análise elementar da composição, temos, em massas, 74,3% de carbono, 15,5% de oxigênio, 7,5% de hidrogênio e 2,7% de nitrogênio.

    Para o cálculo das porcentagens, é necessário saber a massa total de cada um dos fármacos. Dessa forma, é preciso utilizar as massas atômicas dos elementos presentes. Considerando 1 mol, temos as seguintes massas em g: H = 1; C = 12; N = 14; O = 16. Logo, podemos calcular as massas totais para 1 mol de cada um dos fármacos, considerando as quantidades dos elementos:

    • Paracetamol

    m (C8H9NO2) = 8 × M (C) + 9 × M (H) + 1 × M (N) + 2 × M (O)
    m (C8H9NO2) = 8 × 12 + 9 × 1 + 1 × 14 + 2 × 16 = 151 g

    • Ácido acetilsalicílico

    m (C9H8O4­) = 9 × M (C) + 8 × M (H) + 4 × M (O)
    m (C9H8O4­) = 9 × 12 + 8 × 1 + 4 × 16 = 180 g

    • Ibuprofeno

    m (C13H18O2) = 13 × M (C) + 18 × M (H) + 2 × M (O)
    m (C13H18O2) = 13 × 12 + 18 × 1 + 2 × 16 = 206 g

    • Cetoprofeno

    m (C16H14O3) = 16 × M (C) + 14 × M (H) + 3 × M (O)
    m (C16H14O3) = 16 × 12 + 14 × 1 + 3 × 16 = 254 g

    • Tramadol

    m (C16H25NO2) = 16 × M (C) + 25 × M (H) + 1 × M (N) + 2 × M (O)
    m (C16H25NO2) = 16 × 12 + 25 × 1 + 1 × 14 + 2 × 16 = 263 g

    Sabendo as massas, em gramas, presentes em 1 mol dos compostos podemos realizar os cálculos para as combinações dos fármacos das alternativas, lembrando que o número de mols de cada um é o mesmo na associação:

    • Alternativa A - Ácido Acetil Salicílico (C9H8O4) e Ibuprofeno (C13H18O2):

    Como na análise há 2,7% de nitrogênio, essa combinação não é possível, pois não há nitrogênio (N) na fórmula molecular de ambos os fármacos. Logo, essa alternativa está incorreta.

    • Alternativa B - Tramadol (C16H25NO2) e Ácido Acetil Salicílico (C9H8O4):

    A soma das massas totais corresponderá a 100% da amostra. Podemos calcular a porcentagem do elemento nitrogênio, considerando sua massa total (calculada a partir da quantidade de nitrogênios e sua massa em 1 mol):

    Massa total = m (C16H25NO2) + m (C9H8O4) = 263 + 180 = 443 g
    Massa total de nitrogênio = (1) × M (N) = 1 × 14 = 14 g

    443 g corresponde a 100%
    14 g ---------------   %N
    %N = (14/443) × 100 = 3,2% - Incorreta.

    • Alternativa C - Paracetamol (C8H9NO2) e Cetoprofeno (C16H14O3):

    Considerando o nitrogênio, temos que:

    Massa total = m (C8H9NO2) + m (C16H14O3) = 151 + 254 = 405 g
    Massa total de nitrogênio = (1) × M (N) 1 × 14 = 14 g

    405 g corresponde a 100%
    14 g ---------------   %N
    %N = (14/405) × 100 = 3,5% - Incorreta.

    • Alternativa D - Paracetamol (C8H9NO2) e Tramadol (C16H25NO2):

    Considerando o nitrogênio, temos que:

    Massa total = m (C8H9NO2) + m (C16H25NO2) = 151 + 263 = 414 g
    Massa total de nitrogênio = (1 + 1) × M (N) = 2 × 14 = 28 g

    414 g corresponde a 100%
    28 g ---------------   x
    %N = (28/414) × 100 = 6,8% - Incorreta.

    • Alternativa E - Tramadol (C16H25NO2) e Cetoprofeno (C16H14O3):

    Considerando o nitrogênio, temos que:

    Massa total = m (C16H25NO2) + m (C16H14O3) = 263 + 254 = 517 g
    Massa total de nitrogênio = (1) × 14 = 14 g

    517 g corresponde a 100%
    14 g ---------------   %N
    %N = (14/517) × 100 = 2,7% - Correta.

    Continuando os cálculos para os outros elementos apenas para demonstrar todas as porcentagens:

    Massa total de carbono = (16 + 16) × 12 = 384 g

    517 g corresponde a 100%
    384 g -------------- %C
    %C = (384/517) × 100 = 74,3%

    Massa total de hidrogênio = (25 + 14) × 1 = 39 g

    517 g corresponde a 100%
    39 g   --------------  %H
    %H = (39/517) × 100 = 7,5%

    Massa total de oxigênio = (2 + 3) × 16 = 80 g

    517 g corresponde a 100%
    80 g   --------------  %O
    %O = (80/517) × 100 = 15,5%


    Gabarito da Professora: Letra E.
  • Olha para os itens o paracetamol e acido Acetil Salicílico se repetem em 4 itens. Portanto só calculem esses dois se os dois derem errados saberá que é item E.

  • Questão boa pra resolver em um fim de semana, tamanho é o trabalho...

    Durante a prova, sem dúvida, você deve pular e resolver só no final!

    1) Some as fórmulas moleculares das duas moléculas, alternativa por alternativa.

    2) Multiplique cada coeficiente pela massa molar de cada átomo.

    3) Descubra a massa total e faça a relação (massa de carbono total/massa total). Caso você não chegue em 74,3%, vá para a próxima alternativa.

    Gabarito alternativa E


ID
5042542
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A reação química em que o alumínio é oxidado por um óxido de outro metal, geralmente óxido de ferro, mediante alto aquecimento, é chamada termita, nome também dado à mistura entre os produtos da reação. Considerando uma termita com 10,0 g de alumínio metálico (Al) e 100,0 g de óxido de ferro III (Fe2O3), quantos gramas de ferro metálico são produzidos ao final do processo?

Al + Fe2O3 Fe + Al2O3

Dados: Massas Molares – O = 16 g/mol; Al = 27 g/mol; Fe = 56 g/mol

Alternativas
Comentários
  • 2 Al + Fe2O3 -> 2Fe + Al2O3

    54g de Alumínio reagem com 160 gramas de Óxido de Alumínio II

    10 g de Alumínio vão reagir com aproximadamente 30g

    Ou seja, há excesso de reagente por parte do óxido de ferro.

    10 gramas de Alumínio formam quantos gramas de ferro, sabendo que 54 gramas de Alumínio formam 112 gramas de Ferro?

    54 ----> 112

    10 -----> x

    54 . x = 1120

    x = 1120/54 = 20,74

    20,7

    C

    EsPCEx 2022

  • Jeito fácil de fazer por apenas uma regra de 3....

    • Primeiro vamos balancear a questão: 2Al + Fe2O3  2Fe + Al2O3

    • Escolha quem você quer relacionar com o Fe, você pode escolher tanto o Alumínio ou o Fe2O3 eu vou escolher o Al

    • Escreve os elementos que você quer relacionar em mols

    2 mol de Al ---- 2 mol de Fe ( Agora perceba que a estequiometria é entre Massa - Massa, então substitua esse mol pelas massas)

    2 * 27 g de Al ---- 2 * 56 de Fe

    10 g de Al ---- x

    • Fazendo a estequiometria você vai achar o X= 20,7

  • O pulo do gato é saber quem é o LIMITANTE e o EXCESSO entre Al e Fe2O3

    54g de Al---------160g de Fe2O3

    10g de Al----------X

    x=29,6g de Fe2O3, ou seja, aqueles 100 gramas iniciais de Fe2O3 possui 70,4g em EXCESSO, ou seja, esses 70,4g NÃO ENTRAM NA CONTA.

    Portanto

    Al= Limitante

    Fe2O3= Excesso

    Partindo desse principio, basta fazer estequiometria(regra de 3) entre Al e Fe OU entre Fe2O3(que não está em excesso) e Fe. Farei dos dois modos para provar que servem.

    Modo um: Al e Fe

    54g de Al-----112g de Fe

    10g de Al------X

    X=20,7 g de Fe

    Modo dois: Fe2O3 e Fe

    160g de Fe2O3----112g de Fe

    29,6g de Fe2O3----X

    X=20,7g de Fe.

    Alt C


ID
5042545
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Alguns pensadores, fundamentados principalmente nas diferenças entre a natureza das leis e as teorias da Química e da Física, defendem a existência de uma filosofia específica para cada uma das ciências naturais. Assim, podemos pensar a filosofia da química com base em alguns fundamentos, sendo a Lei Periódica, proposta dos trabalhos de Meyer, Mendeleev e Moseley, um dos pilares de sustentação dessa filosofia.

Assinale a alternativa CORRETA em relação à Lei Periódica.

Alternativas
Comentários
  • lei periódica, portanto, estabelece que quando os elementos são listados, sequencialmente, em ordem crescente de seu número atômico (somatório de prótons existentes no núcleo do átomo), é observada uma repetição periódica em suas propriedades.

  • Mendelev e Meyer - Os primeiros a organizarem a tabela periódica e a fizeram em função da massa atômica (A), colocando-a em ordem crescente.

    Moseley organizou através do número crescente do número atômico (Z). Este é o modelo atual.

    Gabarito E

  • Todos os quimicos responsáveis pela organização da tabela periódica, antes de Moseley, fizeram-na em organização do NÚMERO DE MASSA. Hoje, organiza-se a tabela em numero crescente do NÚMERO ATÔMICO do elemento; classificação esta organizada apenas a partir de Moseley.

  • Mendeleiev:

    • Agrupou os elementos com propriedades semelhantes em mesma coluna (famílias ou grupos)
    • Ordem crescente de Massa Atômica → 1ª Lei Periódica

    Moseley:

    • Ordem crescente de Número Atômico → 2ª Lei Periódica
    • Definição mais atual

    Gabarito : (E)


ID
5042548
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

No início da pandemia da COVID-19, diversas fake news foram divulgadas em aplicativos e redes sociais, visando causar desinformação e confundir as pessoas. Uma das notícias falsas foi apresentada em vídeo de curta duração, no qual um indivíduo se apresenta como funcionário de uma indústria química ensinando a produzir um vapor alcalino, que seria eficaz no combate à doença. No filme, ao misturar dois copos de água da torneira com uma colher pequena de bicarbonato de sódio (NaHCO3) e aquecer em fogão caseiro, essa mistura libera um vapor alcalino quando o ponto de ebulição do sal estiver próximo, capaz de derreter o novo coronavírus, que possui características ácidas.

Assinale a alternativa que justifica, do ponto de vista químico, as razões para a informação do vídeo ser equivocada.

Alternativas
Comentários
  • Apresentam ponto de fusão (P.F.) e ponto de ebulição (P.E.) elevados, esta característica é explicada pelo arranjo cristalino destes compostos. O arranjo molecular de uma ligação está tão fortemente ligado que é preciso um intenso aquecimento para quebrar o arranjo do retículo cristalino, portanto, o ponto de ebulição se eleva.

  • a C tambem esta certa?????

  • Não vejo erro algum na D.


ID
5042551
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Conhecer a estrutura cristalina é de fundamental importância para explicar as propriedades físicas de um material. Em alguns casos, é possível mudar a estrutura cristalina do material, submetendo-o a certas condições de pressão e temperatura. Por exemplo, abaixo de 912 °C, o ferro metálico tem forma cristalina chamada de reticulado cúbico de corpo centrado (CCC). No entanto, entre 912 ºC e 1394 °C, a forma cristalina muda para reticulado cúbico de face centrada (CFC). Em função das diferenças nas propriedades físicas e químicas dessas espécies, elas são denominadas de Ferro-α e Ferro-γ, respectivamente.

Assinale a alternativa que apresenta o nome do fenômeno descrito no texto acima.

Alternativas
Comentários
  • Um mesmo elemento químico com características estruturais diferentes. Basicamente isso que se deduz da afirmativa e nos faz lembrar da propriedade dos alótropos do carbono, por exemplo, com o grafite e o diamante, além de outras.

    D

    EsPCEx 2022

  • Alotropia ocorre quando um elemento químico forma duas ou mais substâncias simples diferentes.


ID
5042554
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma empresa faz diariamente entrega de produtos em Serra Talhada, sertão do Pajeú, a 420 km de distância do Recife. O novo proprietário, preocupado com a imagem da empresa, realiza um teste para considerar créditos de carbono. Segundo o computador de bordo, o rendimento médio do veículo foi de 12 km por litro de combustível.
Considerando a composição da gasolina, essencialmente de moléculas com a fórmula C8H18 e combustão completa de todo o combustível, qual o volume aproximado de gás carbônico (CO2), em litros, liberado pelo veículo na viagem de ida e volta para entrega, em condições atmosféricas de temperatura e pressão (CATP)?

Dados: Volume Molar (CATP) = 25 L; d(C8H18) = 800 g/L; Massas Molares – H = 1 g/mol; C = 12 g/mol; O = 16 g/mol

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá!

    A questão começa dando a informação que a entrega é realizada percorrendo 420 Kme que o veículo tem rendimento médio de 12 km por litro. Fazendo uma conta rápida, 420/12= 35.

    A questão também deu a fórmula do combustível que nos interessa(C8H18), e afirmou que ocorre a combustão COMPLETA do combustível. Combustão completa = CO2 + H20 nos produtos da equação.

    A questão pediu o volume aproximado de gás carbonico CO2) liberado pelo veículo na viagem de IDA E VOLTA, ou seja temos que multiplicar o resultado por 2 no final.

    Dados : (CATP) Condições ambientais temperatura e pressão = 25L,ou seja, 1 mol de qualquer gás ocupa 25L nessas condições.

    Resolução: Fazer a equação de combustão do conteúdo, coletar a quantidade de mols de CO2 são produzidos.

    800g ---- 1 litro

    xg ------ 35 litros

    x = 28 000 gramas

    Temos que 28000 gramas de C8H18 sofrem combustão completa em uma viagem de ida OU volta.

    1 mol de C8H18 ---- 114g

    x mol de C8H18 ---- 28000g

    Aproximadamente 246 mols de C8H18

    246C8H18 + O2 ------> CO2 + H2O

    246C8H18 + O2 ------> 1968CO2 + H2O

    Não precisa terminar de balancear, somente a quantidade de gás carbônico foi pedido. DICA : UTILIZE A REGRA "MACHO" PRA BALANCEAR

    vamos descobrir agora o volume em litros de 1968 mols de CO2 

    1 mol CO2 ---- 25L 

    1968 ---- xL 

    49200 litros de CO2 são liberados na viagem de ida.

    49200 . 2 = 98400 Litros de Gás carbônico são liberados pelo veículo na viagem de ida e volta

    98400 são aproximadamente 100000 litros.

    Alternativa certa E

     

  • https://www.youtube.com/watch?v=dfqDk4pjjUA

    31:57


ID
5042557
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Observe o texto a seguir:

Os vasos são objetos, que estão comumente presentes na decoração dos ambientes de uma casa. Eles podem ser constituídos por vários materiais, a exemplo de vidro, gesso, barro, prata, porcelana etc. Suponha que uma casa contenha dois vasos não plásticos, que chamaremos de A e B, idênticos em aparência, mas fabricados com materiais diferentes. Os vasos são usados para reserva de água aromatizada e, em um acidente, eles caem da prateleira. O vaso A quebra, e o vaso B apenas amassa.
(Fonte: FERNANDES, 2011, adaptado)

Que tipos de ligação química estão presentes nas substâncias formam os vasos A e B, respectivamente?

Alternativas
Comentários
  • Pois cada um dos vasos é feito de uma material diferente, portanto sua estrutura atômica pode ser mais ou menos resistente a queda dependendo da ligação dos átomos. O vaso de prata, por ter ligações metálicas em sua estrutura, é mais maleável (as ligações não vão se romper facilmente), já o de gesso, por ter sua estrutura iônica é mais duro, porém mais quebradiço, já que a ligação existente se quebra muito fácil, não tendo resistência, por ser uma cadeia grande

  • Essa questão foi retificada para B

  • Gab B

    Principais características dos compostos iônicos:

    • Ligação entre íons
    • P.F e P.E elevados
    • Sólidos na temperatura Ambiente
    • Solúveis em água
    • Duros e Quebradiços, Não conduzem Corrente elétrica

    Principais características dos compostos Metálicos:

    • Duros, Elevados P.F e P.E
    • Bons condutores de calor e de eletricidade

    Principais características dos compostos Covalentes:

    • Duros, elevados P.f e P.e
    • Maus condutores de calor e eletricidade --> Exceção do grafite

  • Compostos iônicos são frágeis. É só pensar no sal de cozinha comum: ele não existe em barras grandes e maciças, mas em forma de pó, pois quebra-se facilmente.

    Por outro lado, os metais apresentam elevada resistência mecânica, bem como maleabilidade, ductilidade e tenacidade. Podem formar uma chapa, como as de alumínio, ou fios, como os de cobre, sem quebrarem. Isso seria impossível para o NaCl, por exemplo.

    Gabarito : (B)


ID
5042563
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“O espírito de conservação do patrimônio histórico não se limita a uma atitude de piedade contemplativa e de memória. (...) Para além da ligação afetiva, traduz-se num compromisso real, numa mobilização das energias ao serviço da proteção, uma ética da salvaguarda exigente”.
Fonte: LACROIX, Michel. O princípio de Noé ou a ética da salvaguarda. Lisboa: Instituto Piaget, 1997, p. 23. (Adaptado)


Considerando o texto, nosso comportamento em relação ao patrimônio histórico deve ser de

Alternativas
Comentários
  • Na página do Brasil- Escola assim se define patrimônio histórico: 
    “O termo patrimônio histórico cultural diz respeito a tudo aquilo que é produzido, material ou imaterialmente, pela cultura de determinada sociedade que, devido à sua importância cultural e científica em geral, deve ser preservado por representar uma riqueza material ou imaterial para a comunidade e para a humanidade". 
    Daí, o título de “patrimônio histórico" poder ser dado a um bem móvel, imóvel ou natural que seja significativo para a vida e a história de uma dada comunidade ou para a humanidade. Normalmente, após sua criação, é a ONU ( Organização das Nações Unidas) quem concede o título de “ patrimônio da humanidade" . O trecho apresentado na entrada da questão trata da forma de preservação do patrimônio histórico que, segundo o autor, exige comprometimento e mobilização de toda a sociedade. 

    Entre as opções está apresentada uma síntese do que o autor entende como comportamento adequado em relação ao patrimônio histórico em uma dada comunidade 
    A) INCORRETA- A admiração sem que seja dado o devido valor ao patrimônio histórico, por ser desatenta, não é suficiente para a manutenção e cuidado com o mesmo. 
    B) INCORRETA- A rejeição não evita o passado. E, sempre há injustiças e eventos perversos, não apenas no passado. 
    C) CORRETA- A consciência da importância, a ação positiva e o comprometimento levam à manutenção do patrimônio histórico. 
    D) INCORRETA- O não compartilhamento de valores de outras comunidades não justifica o desrespeito com o patrimônio histórico 
    E) INCORRETA- O tempo passado se relaciona com o presente. Portanto, não há como “ afastar" ou ignorar o passado.

    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
5042569
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Mandioca, mandioca-mansa, macaxeira, aipim e vários outros nomes no Brasil. Existem muitas formas para designar a espécie Manihot esculenta, que produz uma raiz rica em amido e foi domesticada há cerca de 9 mil anos. Estudos genéticos e arqueológicos indicam que isso ocorreu na região do Alto Rio Madeira, no atual estado de Rondônia.”
Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-agrarias/forma-mais-popular-da-mandioca-e-consumida-ha-9-mil-anos/ Acesso em: 07 ago. 2020.

Com base no texto, uma característica da economia agrícola no Brasil pré-cabralino foi a

Alternativas
Comentários
  • Alguém consegue explicar essa questão?

  • "A forma como se desenvolveu e evoluiu a transmissão do cultivo da mandioca pelas Américas ainda é algo nebuloso. Especula-se que a partir do centro original de domesticação no sudoeste da Amazônia o cultivo da mandioca se disseminou entre as etnias indígenas seguindo o curso dos grandes rios amazônicos, que são até hoje as principais vias de transporte da região."

    https://agencia.fapesp.br/forma-mais-popular-da-mandioca-e-consumida-ha-9-mil-anos/27608/

    Gabarito D

  • Em 20/08/21 às 13:01, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!Em 31/05/21 às 10:46, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!Em 10/05/21 às 10:48, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!Em 07/04/21 às 16:56, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou

  • A lenda da mandioca é um exemplo do folclore dos índios tupis. Ela explica a origem desta raiz que é um dos principais alimentos dos povos indígenas brasileiros. De acordo com a lenda, uma índia tupi deu a luz a uma indiazinha e a chamou de Mani. A menina era linda e tinha a pele bem branca. Vivia feliz brincando pela tribo. Toda tribo amava muito Mani, pois ela sempre transmitia muita felicidade por onde passava.

    Porém, um dia Mani ficou doente e toda tribo ficou preocupada e triste. A menina morreu. Seu corpo foi sepultado dentro da própria oca, pois esta era a tradição e o costume  do povo indígena tupi. Os pais regaram o local, onde a menina tinha sido enterrada, com água e muitas lágrimas. Depois de alguns dias da morte de Mani, nasceu dentro da oca uma planta cuja raiz era marrom por fora e bem branquinha por dentro, da cor de Mani. Em homenagem a filha, a mãe deu o nome de Manioca – Casa da Mani - à planta. De manioca a planta passou a ser chamada de mandioca.

    A lenda demonstra a importância da planta para os nativos que dela tiram alimento e bebida – o cauim- muito antes da chegada dos portugueses ou seja, no período pré cabralino. E, uma das alternativas apresenta uma característica da economia deste período histórico, a partir do mini texto apresentado na entrada da questão. 

    A) INCORRETA- A mandioca era usada pelos nativos antes da chegada dos portugueses. Portanto, não há aculturação com os recém chegados neste caso. 

    B) INCORRETA - O texto usa o verbo “ domesticar" o que significa plantio intencional e não apenas a coleta da mandioca. 
    C) INCORRETA - O trecho se refere a um período histórico anterior ao século XIX e, no caso da mandioca, não houve entrecruzamento de espécies vegetais. 

    D) CORRETA- As fontes dão notícia da origem da mandioca ser no Alto Madeira, em Rondônia, o que indica a existência e movimento de população ao longo dos rios da Amazônia 

    E) INCORRETA – Não há citação acerca de povos autóctones nem da existência de excedentes . 

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
5042575
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“(...) os imperadores romanos, dominadores do Egito entre os séculos I a.C. e IV I.C., foram os primeiros a difundir, no mundo ocidental, elementos egípcios. Eles se fascinaram pelas tradições da província africana, entre elas o conceito de poder divino da monarquia faraônica e as promessas de vida eterna”.
BAKOS, Margaret. Egiptomania: fragmentos do Mundo Antigo no Brasil (adaptado).
Disponível em: https://anpuh.org.br/uploads/anais-simposios/pdf/2019-01/1548177543_ebf4b161dbb033ed077268864ca68279.pdf. Acesso em: 09 set. 2019.

Com base no texto, qual imagem representa a moda egípcia na antiga Itália?

Alternativas

ID
5042578
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“E enquanto Paulo os esperava em Atenas (...) disputava na sinagoga com os judeus e prosélitos, e na praça todos os dias com aqueles que se achavam presentes. E alguns filósofos epicureus e estoicos disputavam com ele”.
Fonte: Bíblia. Atos dos Apóstolos, c. 17: 16 – 21.

Esse texto é um testemunho da cena religiosa no Império Romano do começo de nossa era por demonstrar a

Alternativas
Comentários
  • “E enquanto Paulo os esperava em Atenas (...) disputava na sinagoga com os judeus e prosélitos, e na praça todos os dias com aqueles que se achavam presentes. E alguns filósofos epicureus e estoicos disputavam com ele”

    Gabarito: promoção da diversidade religiosa e seitas que disputavam fiéis.

  • A questão é bastante difícil pois demanda conhecimento de História Geral – no caso acerca do período da antiguidade clássica - de características e terminologia religiosa assim como de história da Igreja Católica e fundamentos de Filosofia. Na verdade é uma questão que mescla, de forma bastante bem feita – e sutil – conceitos e conhecimentos de várias Ciências Sociais. 

    No entanto, demanda detalhes históricos que, vida de regra, não são destacados no Ensino Médio O pequeno trecho apresentado na entrada da questão é retirado do livro dos Atos dos Apóstolos, último livro da Bíblia cristã pois refere-se à vida dos apóstolos em sua função de expansão da fé cristã dentro e fora das fronteiras do Império Romano. 

    Cabe a leitura atenta do trecho e das alternativas apresentadas, buscando relacionar uma a uma à cena brevemente descrita no trecho. Atenção ao fato de que não é  citado apenas o cristão Paulo na cena, mas também “judeus e prosélitos" (pessoas que foram convertidas para uma nova religião, doutrina, ideologia, filosofia ou causa, mesmo sem haver interesse inicial para esta conversão) , além de “filósofos epicureus e estoicos". 

    Os conhecimentos necessários à interpretação da questão dependem das cadeiras de Ciências Sociais do Ensino Médio. A questão pede que seja apontada a característica ( do início da chamada Era Cristã) que a cena descrita apresenta.

    A) INCORRETA_ Não está expresso o culto ao imperador, o que estava cada vez mais em desuso . 

    B) INCORRETA- A cena apresenta, ao contrário, debates 

    C) INCORRETA- O trecho não aponta para a proibição do proselitismo. Ao contrário, há a citação do mesmo. 

    D) CORRETA – A cena aponta para a ideia de diversidade religiosa na medida em que são citados judeus e prosélitos. 

    E) INCORRETA- Não há citação de monoteísmo tampouco de alguma interferência do Estado. 

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
5042581
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“No interior do Brasil pode-se ainda ver hoje em dia a dramatização da luta entre mouros e cristãos em evento que costuma ocorrer por ocasião das festas juninas. Trata-se de uma tradição comum nos dois lados do Atlântico, cuja realização periódica tem por fim reforçar as identidades coletivas. No caso europeu, desempenha papel na reafirmação da identidade nacional e religiosa ao atualizar um fato marcante de sua história. Quanto ao Novo Mundo, sua persistência desempenha dois papéis complementares, contribui para fortalecer laços culturais cristãos, funcionando como ritual de aproximação e integração. Ao mesmo tempo, contribui para acentuar a negação da presença islâmica em solo ibérico”.
Fonte: MACEDO, José Rivair. Mouros e cristãos: a ritualização da conquista no velho e no Novo Mundo. In: Bulletin du centre d’études médiévales d’Auxerre (BUCEMA). Hors-série, n° 2, 2008, p. 1-2. (Adaptado)

No texto, as referências aos mouros na cultura popular ibero-americana evidencia qual evento ocorrido no medievo europeu?

Alternativas
Comentários
  • Quando não se menciona qual a camada, o padrão é L2!!!

  • Quando não se menciona qual a camada, o padrão é L2!!!

  • Falar em pacote a nível 2 é complicado.


ID
5042587
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Por que Okra, o gato, tem mais privilégios que Kraman, o cachorro” do povo Achanti
(atual Gana):
“Certo dia um menino disse à sua mãe: “Dê-me um pouco de ouro em pó para eu ir ao país da Orla Marítima comprar sal. A mãe respondeu: „quanto quer?‟ „Um asuanu‟, disse o menino. A mãe deu-lhe o que pedia e ele partiu. No caminho encontrou um homem com um cachorro pintado e disse-lhe: „Mostre-me seu cachorro, acho que posso comprá-lo‟. O dono do cachorro respondeu: „Você não pode comprá-lo‟. „Quanto custa‟, perguntou o menino. „Um asuanu de ouro em pó‟, replicou o dono do cachorro. „Isto para mim não é nada‟, respondeu o menino. „Tome o seu asuanu‟. E, pegando o cachorro, levou-o para casa (...)”.
Fonte: CAREY, Margaret. Contos e lendas da África. São Paulo: Melhoramentos, 1981. (Adaptado)

Qual a característica da economia medieval no continente africano retratada no conto Achanti?

Alternativas

ID
5042590
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em seus Anais pernambucanos, o historiógrafo Pereira da Costa escreveu:
(...) Os ciganos andavam em bandos mais ou menos numerosos, e aqueles que não se entregavam à pilhagem, e a certos negócios, como a compra e venda de cavalos, nos quais os indivíduos pouco experientes sempre saíam logrados, eram geralmente caldeireiros ambulantes e onde quer que chegassem, levantavam as suas tendas, e saíam à procura de trabalho que consistia, especialmente, no conserto de objetos de latão e cobre. As mulheres, porém, importunas, astutas e minimamente loquazes, saíam a esmolar, e liam a buena dicha pelas linhas das mãos, predizendo a boa ou má-sorte do indivíduo, mediante uma remuneração qualquer.
Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&id=914%3Aciganos-no-brasil. Acesso em: 22 ago. 2019.

Com base no texto, qual elemento social é diretamente ligado à população cigana no Pernambuco colonial?

Alternativas

ID
5042593
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As bases da Geografia, que conhecemos e utilizamos atualmente, têm sua origem no século XIX. Ela nasce das universidades e das sociedades de geógrafos. A Geografia Física, ensinada por Immanuel Kant na Universidade de Koensgsberg, tem sua origem herdada da Geografia pura, que buscava uma sistematização nova para a filosofia, sua verdadeira área de atuação. Vale ressaltar que a Alemanha do século XVIII vive as angústias de passar do Feudalismo para o status de nação e, dessa nova forma, alcançar os principais impérios europeus, França e Inglaterra. É nesse caldeirão que surgem, no século XIX, dois expoentes do que seria chamado de Geografia Determinista ou determinismo geográfico...
(Adaptado de QUEIROZ, C. J. P. Uma breve história da Geografia: da antiguidade ao Brasil do século XXI. Anais do III Congresso Nacional de Educação. Natal, 05 a 07 de outubro de 2016).

Os dois expoentes referidos no texto são

Alternativas

ID
5042602
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A região geoeconômica do Nordeste brasileiro compreende uma área, que vai da parte leste do Maranhão até o norte de Minas Gerais, incluindo Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. (...) A Zona da Mata açucareira vai do Rio Grande do Norte até a parte norte da Bahia. Nessa área, predominam as grandes propriedades agrícolas – os latifúndios –, que comumente praticam a monocultura açucareira. O cultivo da cana-de-açúcar, voltado à fabricação do açúcar para exportação, é praticado desde a época colonial.
VESENTINI, W. Geografia 8, Ensino Médio. Sesi.
Disponível em:<https://www.sesieducacao.com.br/cadernodigital/pdf >

O texto permite ao leitor concluir que o autor aplicou dois princípios importantes da Geografia para redigi-lo, listados na alternativa

Alternativas
Comentários
  • O texto utiliza, majoritariamente:

    localização ("leste")

    conceito de extensão ao falar que tal área ou tal política pertence a Estado x até Estado Y

  • Por que não a B se ele fala de cultivo de cana-de-açúcar?

  • Letra A, localização ao falar, leste do Maranhão etc... e extensão quando falar da quantidade de terras que se fazem o cultivo desde a época colonial.


ID
5042605
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O relevo terrestre mantém relações com o contexto geográfico, pois se alia à espacialização dos elementos físicos da paisagem, permitindo, assim, compreender e interpretar a influência desses no uso e na ocupação dos solos.

Com base no que foi dito, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Questão interessante.

    A) MENOR índice de umidade relativa e de precipitação pluvial.

    Basta analisar os cenários caóticos no Sudeste, principalmente em Janeiro. As áreas mais inclinadas aceleram a precipitação pluvial, podendo haver deslizamento de terras.

    B) NÃO são influenciadores.

    Afirmar que os recursos hídricos não influenciados pela inclinação é afirmar que as bacias hidrográficas conseguem ser elásticas e alcançar elevadas altitudes (??), ou seja, incoerente.

    C) CORRETA.

    O homem sofre influência dos meio, porém, a capacidade de adaptação não consegue determinar se haverá ou não condições de sobrevivência. Exemplo: Barcelona (Espanha), utiliza osmose reversa para conseguir água potável.

    D) INDEPENDE

    Centro-Oeste brasileiro: solo com forte presença da laterização. Uma acidez elevada que foi, e vem sendo, tratada com o processo de calagem.

    E) POUCA ou QUASE NENHUMA.

    Não há como desenvolver um plantio de café em um plano inclinado, por exemplo. É inviável, não tem lógica. Logo, influência MUITO e QUASE SEMPRE.

    EsPCEx 2022

  • C- podemos lembrar, por exemplo, do processo de calagem, que permite a agriculta no cerrado e da fruticultura irrigada no nordeste que produz MORANGOS!!! Tudo isso devido às inovações

ID
5042614
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Ozônio (O3) é um dos gases, que compõem a atmosfera terrestre e um componente relevante do ar atmosférico. Contudo, o Ozônio Troposférico, como contaminante secundário, é prejudicial, pois

Alternativas
Comentários
  • O ozônio troposférico é um agente oxidante. Então, em áreas próximas à troposfera, a qual está diretamente associada aos eventos climáticos que atingem nosso meio, fica difícil se livrar dos processos danosos. Como é um agente oxidante, maltrata bastante os organismos vivos, uma vez que começa a agir ""oxidando"".

    D

    EsPCEx 2022

  • Isso aí pra mim é novidade.

    De fato, usa-se até a ozonioterapia como tratamento para problemas respiratórios, como a bronquite.

    Enfim...

    Gabarito : (D)

  • O gás ozônio (O3) pode ser maléfico ou benéfico para o homem, dependendo de onde ele é encontrado.

    Na baixa atmosfera, também chamada de troposfera (camada que vai da superfície até cerca de 12 km de altitude), o ozônio funciona como um poluente do ar.

    Quando há excesso de ozônio perto da superfície, como foi verificado ontem em algumas áreas da Grande São Paulo, ocorre um aumento na incidência de problemas respiratórios e irritação nos olhos, nariz e garganta.

    Na estratosfera (porção da atmosfera situada acima de 12 km de altitude), o ozônio forma uma camada que protege a Terra dos efeitos prejudiciais da radiação ultravioleta emitida pelo Sol.


ID
5042617
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As mudanças nas condições meteorológicas, observadas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, estão geralmente associadas à passagem, formação ou intensificação de frentes frias.

É correto afirmar que esse tipo de sistema atmosférico resulta do/a

Alternativas
Comentários
  • O fenômeno ocorre devido ao encontro da Massa Polar Atlântica e Massa Tropical Atlântica.

    O que é importante destacar:

    Massa Polar Atlântica -> Fria, seca, porém adquire umidade no trajeto até a região do sul do Brasil.

    Massa Tropical Atlântica -> Quente e úmida.

    O encontro entre elas resulta na ascensão das camadas de ar úmidas e com temperaturas mais elevadas. Com o resfriamento, o vapor de água causa precipita.

    Obs: caso haja um encontro "brusco", podem existir danos materiais.

    C

    EsPCEx 2022

  • Chuva frontal!!! Encontro de duas massas de ar de densidades/ temperaturas diferentes. Se n me falha a memória, a MPA vem da Patagônia (me corrijam se estiver errada)
  • MPA (massa polar atlântica) e MTA (massa tropical atlântica) se encontram.


ID
5042623
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia

Leia o texto a seguir:
A criação da Sociologia deu visibilidade à dimensão social da condição humana, portanto permitiu compreender o homem como ser social. O homem existe como ser social e não como um indivíduo, que existe em si e para si. As implicações deste fato são óbvias: os atos de cada indivíduo singular repercutem nos demais indivíduos, cada ação realizada por um indivíduo implica sua responsabilidade social por aquilo que foi feito.
BRESSAN, Suimar João. Fundamentos das ciências sociais. Ijuí: Ed. Unijuí, 2008, p. 13.

Para que a sociedade se desenvolva, os seus membros precisam viver em coesão, obedecendo às normas e regras da organização social, que tem como base a

Alternativas
Comentários
  • O texto basicamente diz que em uma sociedade nós não somos individuais,somos SERES SOCIAIS. Qualquer ação nossa é capaz de tirar a ordem do coletivo. Por isso a consciência coletiva. Letra D.

    Tal perspectiva se assemelha à ideia de Durkheim, sobre o "CORPO SOCIAL", ou de Immanuel Kant, sobre o "imperativo categórico". =)

  • A resposta mais próxima seria a letra D, porém não é a consciência coletiva que serve de base para fundamentar as normas e regras de uma sociedade e sim o seu desenvolvimento social e histórico. Solidariedade mecânica é um conceito de Durkheim que se refere às sociedades menos complexas. Ação individual e biografia social se referem ao universo dos indivíduos, o oposto do que diz o texto. Visão assistencialista se refere a uma ação de apoio aos mais necessitados que pode ser empreendida individualmente, por algum coletivo ou pelo Estado.



    Gabarito da Banca: Anulada.

ID
5042626
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Analise o seguinte texto:
O modo como o conhecimento científico estava estruturado na época de Auguste Comte não abarcava os fatos sociais. O estudo do homem na sua relação com a sociedade ainda estava fora do teor de cientificidade almejado. Dentre as principais categorias de fenômenos naturais, que já tinham sido elevados, segundo Comte, ao estado positivista, encontramos os fenômenos astronômicos, os da física terrestre, os da química e os fisiológicos, restava uma lacuna quanto aos fenômenos sociais. De modo que se tornava necessário preencher tal lacuna para que a filosofia positiva pudesse ser edificada em sua total amplitude.
BRANDÃO, Ana Rute Pinto. A postura do positivismo com relação às Ciências Humanas.
Theoria – Revista Eletrônica de Filosofia, v. 3, n. 6, pp. 80-105, 2011.

Nesse contexto, a Sociologia se estabelece como uma ciência da observação e da análise dos fenômenos sociais, que Augusto Comte denominou de

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

    Nos primeiros escritos, Comte já planejava um esboço da Sociologia, a qual nomeou de “Física Social”, em referência à semelhante organização por leis entre as ciências da natureza e a ciência da sociedade.

    Fonte: BrasilEscola

  • O pensamento positivista de Comte era pautado em uma adaptação das ciências exatas sobre a sociedade. Em seu esforço em busca das leis sociais, o autor utilizou-se do termo "Física Social" para evidenciar que a sociedade poderia ser também estudada como a natureza, através da busca de leis físicas que dessem um padrão e um método de estudo sobre os fenômenos sociais.



    Gabarito do Professor: Letra B.
  • O pensamento positivista de Comte era pautado em uma adaptação das ciências exatas sobre a sociedade. Em seu esforço em busca das leis sociais, o autor utilizou-se do termo "Física Social" para evidenciar que a sociedade poderia ser também estudada como a natureza, através da busca de leis físicas que dessem um padrão e um método de estudo sobre os fenômenos sociais. Gabarito do Professor: Letra B.

ID
5042632
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Socialização é o processo por meio do qual os indivíduos são preparados para participar de sistemas sociais. Da perspectiva de indivíduos, socialização é um processo mediante o qual criamos um self social e senso de apego a sistemas sociais, através de nossa participação neles. Da perspectiva dos sistemas sociais, a socialização é necessária para que o sistema continue e funcione eficazmente [...].
JOHNSON, Allan G. Dicionário de sociologia: guia prático da linguagem sociológica.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997, p. 212. (Adaptado)

A sociedade se utiliza dos processos de socialização ao longo da vida do indivíduo para torná-lo capaz de

Alternativas
Comentários
  • E) adquirir as maneiras de agir e pensar do grupo.

  • A socialização nada mais é do que o processo de educação pelo qual todo indivíduo passa para que possa aprender a agir e pensar como o grupo no qual está inserido. Há diversos locais e níveis de socialização estando a família e a escola entre os principais.


    Gabarito do Professor: Letra E.
     
  • "adquirir as maneiras de agir e pensar do grupo" em outras palavras, manipulá-lo!


ID
5042638
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Analise os textos a seguir:

TEXTO I
Saísse uma música para uma parada ou uma festa e lá estavam infalíveis as capoeiras à frente, gingando, piruetando, manobrando cacetes e exibindo navalhas.
SETTE, Mário. Maxambombas e Maracatus. Recife: FCCR, 1981, p. 87.

TEXTO II
Viva o Quarto,
Fora o Espanha!
Cabeça Seca
É que apanha!
Não venha,
chapéu de lenha!
Partiu,
Caiu,
Morreu,
Fedeu!
PEREIRA DA COSTA, F. A. Folclore Pernambucano: Subsídios para a História da Poesia Popular em Pernambuco. Separata da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Tomo LXX. Rio de Janeiro, 1908.

A capoeira é uma herança cultural de matriz africana, que influenciou a vida dos pernambucanos, e sua visibilidade nas manifestações populares contribuiu para a/o

Alternativas
Comentários
  • A capoeira sempre esteve presente nas manifestações populares do final do século XIX. Com o início da repressão contra esta prática que varreu o Brasil no início da República, os capoeiristas de Pernambuco foram hábeis em camuflar suas habilidades físicas dentro da manifestação carnalesca, dando origem ao frevo como dança popular carnavalesca.


    Gabarito do Professor: Letra C.