SóProvas



Questões de Originais Gráficos


ID
396529
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base nos preceitos gerais da produção gráfica, julgue os
próximos itens.

O sistema de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) permite a conversão de imagens de um texto impresso capturadas por um escâner em texto digitalmente editável.

Alternativas

ID
543265
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

David Bann, em seu Novo Manual de Produção Gráfica afirma que a produção de duas cores aditivas produz uma terceira cor, conhecida como primária subtrativa. O exemplo correto é

Alternativas
Comentários

ID
787354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Processos de edição, editoração e impressão comumente exigem a preparação de originais em alta definição, especialmente quando incluem muitas imagens. Devido ao seu grande tamanho, os arquivos gerados a partir desses processos são de difícil manuseio, seja para o seu envio por meio de correio eletrônico, seja para o seu armazenamento. Há, no entanto, soluções para esses casos. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade. O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas. Num sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet. O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet - a "grande nuvem" de computadores - sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor).

  • Excelentes os comentários de Klaus Serra! Sempre esclarecedores!


ID
849844
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Exemplares de um relatório empresarial foram para uma gráfica para acabamento. Foi solicitado que a encadernação fosse do tipo ring wire. Isto significa que o relatório terá

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B. 

    Ring wire -  furação ao longo da lombada para a aplicação de espiral de arame.

    Boa sorte e bons estudos. 

  • É a encadernação típica de apostilas com espiral, cadernos...

  • O Wire é um espiral de metal que tem se popularizado bastante na produção de agendas. Eu mesma já mandei fazer um caderno com wire.


ID
1720288
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a alternativa na qual a definição de copyright está apresentada corretamente.

Alternativas
Comentários
  • Copyright - ©

    Você já deve ter visto um e-mail com essa palavra no rodapé, ou em um filme e até em livros e revistas.

    Ele tem o objetivo de alertar sobre o uso indevido do produto, e informar que cabe apenas ao distribuidor ou marca o direito à cópia e de reprodução.

    Apenas como curiosidade deixo aqui também um outro símbolo 

     

     ® ou MR

    Significa que aquela imagem é uma marca registrada ou marca registrada comercial (

    Utilizado para identificar uma empresa, um produto(bem de consumo) ou serviço. As marcas registradas são um tipo de propriedade intelectual, e recebem esse selo após devidamente regulamenta e registrada. 


ID
1720306
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a alternativa na qual o tipo de obra está legalmente definido.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    a)Anônima- obra cujo autor se oculta sob um nome suposto.(Anônimato é esconder, ocultar nome, sem não dar nenhum dado, nem nome falso ou fictício)

    b)Derivada- obra criada, em comum, por dois ou mais autores ( Derivada, vem de algo.Não seja feita em conjunto)

    c)Póstuma- resultante da transformação de obra originária.( Póstuma - Pós morte)

    d)Pseudônima- obra na qual não se indica o nome do autor.(Pseudo - Mentira. Pseudônimo usa nome falso, inventado, ficticio).

    e)Coletiva- obra constituída pela participação de diferentes autores.( Coletivo - Duas ou mais pessoas - Correta)

     

     


ID
2213305
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Rabaça e Barbosa, como é denominado o conjunto de tarefas relacionadas à preparação de originais para publicação, incluindo digitação, formatação, além da edição visual, paginação, artes finais e outros detalhes da produção gráfica anteriores à impressão?

Alternativas

ID
2295685
Banca
IADES
Órgão
CRC-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de layout e planejamento visual gráfico, é incorreto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a preparação de elementos visuais como fotografia, infográficos, ilustrações é considerada tarefa de segunda relevância e não pertence às atribuições do profissional de planejamento visual gráfico.





  • Os erros estão em vermelho.


    A - planejamento visual gráfico é a tarefa de organizar todos os elementos visuais gráficos de uma página, de maneira a tornar a mensagem mais legível e agradável. 


    B - diagramar uma página não é simplesmente distribuir os elementos gráficos que compõem a página em sua área útil. Diagramar é, antes, de tudo hierarquizar informações.


    C - a preparação de elementos visuais como fotografia, infográficos, ilustrações é considerada tarefa de segunda relevância e não pertence às atribuições do profissional de planejamento visual gráfico. 

    Errado. Todos a preparação (rough, planejamento, boneco, etc.) dos elementos visuais, incluindo fotografia, infográficos e ilustrações são responsabilidade do profissional de planejamento gráfico visual. Essa não é uma tarefa de segunda relevância.


    D - um bom planejamento visual gráfico precisa deixar a mensagem clara de ser compreendida e agradável de ser percebida. 


    E - os espaços em branco são fundamentais para o respiro da página e permitem que ela não fique toda igual, propiciando um melhor resultado na hierarquia da informação. 


    Gabarito: C


ID
2364919
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito do processo de preparação de originais, assinale a alternativa correta. A respeito do processo de preparação de originais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A preparação de textos também é chamada de preparação de originais ou copydesk (copidesque). É uma leitura que busca não só falhas ortográfico-gramaticais, mas também:

    problemas de coesão (mau uso de conectivos, por exemplo); fluidez textual (ordem dos elementos na frase, naturalidade da frase em português); se estão sendo usadas expressões comuns no português; se ocorreram saltos de tradução; ou se a tradução está com “cara” de inglês simplesmente traduzido para o português, por exemplo. CARACTERÍSTICAS DA PREPARAÇÃO DE TEXTOS É feita no Word. Dá sugestões de estilo. Verifica continuidade e padronização textual. Reescreve trechos para dar mais clareza ao texto. Verifica correção gramatical e sua adequação ao contexto.


  • O preparador é quem faz a primeira leitura integral do texto; o responsável pela primeira revisão. Normalmente, o original do futuro livro chega às editoras em Word, como mencionado, e é sobre este arquivo que é feita a preparação. Ela visa à correção do conteúdo, de acordo com a língua portuguesa, e à normatização do material, tendo como base o manual de edição da editora. Ou seja, tudo aquilo que o revisor faz, o preparador faz também.


    Fonte: https://oeuliterario.wordpress.com/tag/preparacao-de-originais/


ID
2370220
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O off‐set é largamente usado na produção de peças publicitárias. Sobre esse processo de impressão, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O processo de impressão indireta mais usado na indústria gráfica é o offset, um método derivado da litografia. A imagem a ser impressa é gravada em uma chapa de metal flexível, por meio da repulsão entre água e gordura. Esse metal é feito especialmente para ser capaz de envolver um cilindro intermediário revestido de borracha, chamado de blanqueta. Por fim, a imagem da blanqueta é transferida para o papel.

    Fonte: pdf do estratégica

  •  a)Sua aplicação se dá em uma tela de finíssimos fios sintéticos na qual é aplicada uma cor de cada vez. ERRADASERIGRAFIA

     b)Os textos são rodados em chapas metálicas e com papel de bobina aplicado em embalagens. ERRADA. TAMPOGRAFIA

     c)Realiza‐se através da utilização de chapas metálicas flexíveis e em máquinas planas ou rotativas. CERTA

     d)Usa caracteres de metal em alto relevo, como um carimbo metalizado. ERRADA. FLEXOGRAFIA

     e)Usa chapas metálicas em baixo‐relevo e uma tinta especial que deve ser retirada com raspadeira. ERRADA. ROTOGRAVURA


ID
2370235
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A principal característica do meio outdoor é

Alternativas

ID
2370241
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O padrão cromático dos arquivos finalizados para serem impressos em gráficas, deve ser

Alternativas
Comentários
  • a) Grayscale = escala de cinza

    b) Duotone = sobreposição de uma cor contrastante em relação a uma outra cor

    c) Pantone = sistema de cores (padrão na indústria gráfica e têxtil)

    d) CMYK = método de cores utilizado para produção de materiais impressos

    e) RGB = método de cores utilizado nos monitores

    Sugestão de leitura: https://www.printi.com.br/blog/o-que-sao-rgb-e-cmyk


ID
2434708
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em Produção Grafica, como se denomina o texto e material de suporte fornecido pelo autor, na forma impressa ou como arquivo eletrônico, prontos para a edição e produção?

Alternativas
Comentários
  • Original: texto manuscrito, datilografado, digitado em arquivo eletrônico ou impresso que se entrega ao designer para ser reproduzido em caracteres tipográficos em algum tipo de peça gráfica. O termo também diz respeito a todas as artes a serem impressas: texto, fotografias, ilustrações. (ABC da ADG - Lara Vollmer)


ID
2434711
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Correlacione os termos de Publicidade e Propaganda aos seus respectivos conceitos e assinale a opção que apresenta a sequência correta.
TERMOS
I - STORY BOARD.
II - Comercial.
III- Anúncio.
IV - TEASER.
V - Rabicho.

CONCEITOS
( ) Peça publicitária em revista ou jornal, também utilizada como sinônimo de, qualquer peça.
( ) Mensagem final de um comercial com informações sobre o distribuidor; pode não ser acrescentada ao comercial normal ou em janela especialmente criada para este fim.
( )Esquema ilustrado do roteiro de um comercial, definindo algumas de suas cenas principais, a fim de. facilitar a sua análise, aprovação e produção.
( )Tempo de alguns segundos deixado em mensagem de rádio ou de televisão para posterior encaixe de mensagem específica.
( ) Mensagem curta que antecede o lançamento de uma campanha publicitária, gerando expectativa para ela.
( ) Peça publicitária para rádio, cinema ou televisão.

Alternativas
Comentários
  • Rabicho: "adendo que se acrescenta ao pé de uma anúncio ou mensagem.

    (TV) na gíria televisiva, diz-se de uma sobra de imagem ou de áudio que permanece no final de uma matéria ou reportagem e não é eliminada durante o processo de edição" (Dicionário de Comunicação, Rabaça e Barbosa)


ID
2434855
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Qual processo de impressão pode ser utilizado em praticamente qualquer tipo de material como vidro, plástico, metal, madeira e tecido?

Alternativas
Comentários
  • "Pode ser capaz de aplicar uma película muito espessa de tinta a uma folha grande, o processo é ideal para a produção de pôsteres. Além disso, praticamente qualquer tipo de material pode servir de superfície de impressão, incluindo madeira, tecido, vidro, plástico e metal. A serigrafia, portanto, é utilizada para sinais e placas de plástico, camisetas, CDs e DVDs, painéis e forros de porta de carros que imitam madeira, garrafas, transfers e circuitos eletrônicos". (David Bann - Novo Manual de Produção Gráfica - Pg. 104)

  • Segundo David Bann, a impressão digital a jato de tinta tem potencial para imprimir materiais grandes e por isso, está substituindo a serigrafia.


ID
2435068
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a opção que apresenta duas cores quentes, que comandam a atenção do leitor em um texto.

Alternativas

ID
2483404
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um banco de imagens é:

Alternativas
Comentários
  • Bancos de imagens são serviços onde é possível obter imagens ou fotografias prontas para uso em trabalhos da área de design, publicidade e propaganda.

    O conceito foi criado nos anos 20, e até hoje é muito usado por revistas, jornais, e por designers que precisam de imagens; porém é criticado por alguns profissionais, que consideram as imagens prontas "sem criatividade" e "sem personalidade".


ID
2483449
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde ao termo correto para completar o espaço em branco da seguinte afirmação:

“O __________ ilustra como os pixels em uma imagem são distribuídos em cada nível de intensidade de cor. Ele mostra se a imagem contém detalhes nas sombras, nos tons médios e nos realces para realizar uma boa correção”. (Martins, 2010)

Alternativas
Comentários
  • Histograma RGB

    Para aprender a interpretar um histograma RGB – o mais usado dos três – é preciso perceber a composição da imagem: cada fotografia digital é constituída por pixéis, sendo que são esses os responsáveis pelas áreas claras e escuras das fotografias. O histograma RGB representa essa imagem em formato de gráfico, com dois eixos distintos denominados x e y, onde x representa os tons das imagens e y a quantidade de pixéis existente em cada uma. Vale ressaltar que os pixéis também são divididos em escalas distintas, sendo que a primeira vai de 0 a 255 – quando uma imagem atinge o nível 0 significa que a foto está totalmente escurecida, já no nível 255 está totalmente clara. A outra escala prende-se com o cinza médio, que é conseguido quando o nível da fotografia atinge o ponto 127. É muito importante conhecer estas especificações na hora de interpretar um histograma RGB, uma vez que são vertentes fundamentais do gráfico.

     

    Fonte: https://omeuolhar.com/artigos/como-interpretar-histograma-fotografia


ID
2492620
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao acabamento de uma produção gráfica, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Uma quantidade cada vez maior de livros de cada dura são feitos sem costura. Mas MAIORIA com relação à encadernação sem costura só pode se referir a livros de capa mole (sabemos como a Marinha é uma banca que cobra literalidade...).


ID
2526142
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo os estudiosos do espaço gráfico, há, na natureza, uma proporção que se observa na organização espacial dos vegetais, nas formas dos insetos e peixes e até mesmo no corpo humano. Uma pesquisa registrou que 35% das pessoas consultadas escolheram um retângulo que obedece essa proporção em comparação com outros nove formatos de retângulos com proporções diferentes. Algumas construções antigas como as pirâmides do Egito, o Partenon de Atenas e a Catedral de Notre Dame também estão construídas nessa proporção. Os designers têm esse formato como referência para suas criações. Essa razão, que equivale a 1:1,618, é chamada de

Alternativas
Comentários
  • Uma boa explicação para esse conceito aplicado ao design:

    http://designculture.com.br/finalmente-aprenda-a-aplicar-proporcao-aurea


ID
2526145
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No processo design/impressão, a maioria dos arquivos de imagem começa com o padrão de cor ...... − fotografias digitais são ......, assim como os arquivos coloridos iniciais produzidos por aplicativos como o Photoshop. O monitor do computador mostrará as cores no padrão ......, porque se referem à luz. Quando o projeto gráfico estiver pronto para gerar arquivos de impressão, deverá ser convertido para as cores no padrão ......, porque se referem à transferência de tinta para um suporte.


Quanto ao sistema de cores as abreviaturas que preenchem as lacunas do texto são, correta e respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • CMYK corresponde às iniciais das cores Cian (ciano), Magenta (magenta), Yellow (amarelo) and Black (preto).

    Este é um padrão de quatro cores primárias, que combinadas formam cores ilimitadas. O padrão CMYK é mais usado em impressoras domésticas e na técnica de offset.

    RGB corresponde às iniciais das 3 cores Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Este padão é utilizado para exibição em monitores de computador e televisores em geral é também o padrão das impressoras Fine Art. Como é o padrão que gera maior variedade de cores as impressoras de fine art são configuradas para trabalharem com esse padrão e não com o CMYK.

    http://finephoto.com.br/index.php/2018/01/06/rgb-ou-cmyk/

  • Gabarito: Letra D

    A maioria dos arquivos digitais é produzido em cores RGB, como as fotografias digitais. Assim, os monitores também utilizarão cores em RGB para exibir as informações para o usuário.

    No entanto, o projeto gráfico impresso será feito em CMYK.

    Fonte: Prof. Julia Branco - Estratégia

  • O estudo das cores está intimamente ligado à ideia da luz, pois sem a luz não enxergamos as variações de cor. Existem duas sínteses de cores: aditiva e subtrativa.

    A síntese aditiva é formada pelas cores Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue), que juntas formam a luz branca. Já a síntese subtrativa é composta pelas cores Ciano (Cian), Magenta (Magenta) e Amarelo (Yellow), que somadas tendem ao preto, ou seja, ausência de luz.

    Usamos a síntese aditiva RGB (Red + Green + Blue) para trabalhar com aparelhos eletrônicos, que emitem luz. Usamos a síntese subtrativa CMYK (Cian + Magenta + Yellow + Black) para impressão através de pigmentos.

    No processo design/impressão, a maioria dos arquivos de imagem começa com o padrão de cor RGB − fotografias digitais são RGB, assim como os arquivos coloridos iniciais produzidos por aplicativos como o Photoshop. O monitor do computador mostrará as cores no padrão RGB, porque se referem à luz. Quando o projeto gráfico estiver pronto para gerar arquivos de impressão, deverá ser convertido para as cores no padrão CMYK, porque se referem à transferência de tinta para um suporte.

    A alternativa que apresenta essas quatro opções RGB – RGB – RGB – CMYK é a D.

    RESPOSTA: D

ID
2526151
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para a inauguração solene da nova sede da Defensoria Pública, foi confeccionada a arte de um cartaz a quatro cores que será impresso em papel couchê, branco, 120 g. A gráfica que venceu a concorrência utiliza o processo litográfico, tipo offset. Por esse processo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor

    Existem vários processos de impressão no mercado gráfico, e cada um possui características próprias. Dentre os mais conhecidos temos a impressão offset, térmica, rotogravura, a laser, serigrafia, litografia, tipografia, flexografia, tampografia, hot stamp e digital.

    A litografia deriva da união de duas palavras gregas: lithos = pedra e graféin = escrita. Consiste na gravação de uma imagem em uma pedra especial plana e microporosa, que retém, e impermeabiliza, a tinta gordurosa nas partes selecionadas. As demais partes porosas não selecionadas, ao sofrer ação da umidade da água, rejeitam a tinta. É um processo planográfico, no qual as matrizes não têm relevos nem entalhamentos em sua superfície.

    A litografia avançou para uma técnica chamada offset, na qual a pedra foi substituída por uma lâmina de metal flexível com características idênticas. Por meio desta, a matriz imprime a imagem em um cilindro de borracha, que posteriormente espelha e transfere a imagem para o papel da impressão final.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. A imagem, gravada em lâminas de metal flexível, são reproduzidas em fotolitos, e gravadas nas chapas matrizes fotossensibilizadas.

    B) ERRADO. A chapa impressora não apresenta alto relevo, por ser um processo planográfico.

    C) ERRADO. As imagens e os textos não serão transformados em chapas com gravação em baixo relevo por se tratar de um processo planográfico.

    D) CERTO. Cada cor será gravada em uma chapa e as imagens nelas contidas serão transferidas indiretamente para o suporte de impressão.

    E) ERRADO. A camada fotossensível do processo litográfico não é gelatinosa, mas gordurosa.

    Com base nas explicações, concluímos que a alternativa correta é a D.

    Gabarito do professor: Letra D.

    Fonte de pesquisa:

    - Fonseca, Joaquim da. Tipografia & Design gráfico: Design e produção de impressos e livros. Bookman Editora. 2009.

ID
2625916
Banca
CETAP
Órgão
AL-RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base nas técnicas de produção gráfica e editoração, aponte a alternativa ERRADA:

Alternativas
Comentários
  • Get out!

  • Haste: O traço principal vertical ou diagonal de uma letra.

    Travessa: O traço horizontal em A, H, T, e, f e t. Às vezes é chamado de trave. Uma travessa cruza uma única haste.

    Ápice: Ponto formado na parte superior de um caractere, como A, onde o traço da direita e o da esquerda se encontram.

    Serifa: Pequeno traço no final de um traço principal vertical ou horizontal.

    __________________________________________________________

    Cor vermelha significa paixãoenergia e excitação. É uma cor quente. Está associada ao poder, à guerra, ao perigo e à violência. O vermelho é a cor do elemento fogo, do sangue e do coração humano. Simboliza a chama que mantém vivo o desejo, a excitação sexual e representa os sentimentos de amor e paixão.

    Cor preta consiste na cor mais escura de todo o espectro das cores e simboliza respeitomorteisolamentomedosolidão. A cor preta também significa tristeza e reverência e por esse motivo pessoas que estão em luto muitas vezes vestem roupa preta, sendo uma cor preponderante em muitos funerais ocidentais. Além disso, também pode significar elegânciadignidadeluxo e sofisticação.

    Cor azul significa tranquilidadeserenidade e harmonia, mas também está associada à frieza, monotonia e depressão. Simboliza a água, o céu e o infinito.

    Cor verde significa esperançaliberdade, saúde e vitalidade. O verde simboliza a natureza, o dinheiro e a juventude. É cor da natureza viva. Está associada ao crescimento, à renovação e à plenitude.

    Cor amarela significa luzcalor, descontração, otimismo e alegria. O amarelo simboliza o solo verão, a prosperidade e a felicidade. É uma cor inspiradora e que desperta a criatividade. Estimula as atividades mentais e o raciocínio.

    ___________________________________________________________

    Tamanho de papel: A4 210 × 297 - A3 297 × 420


ID
2696995
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Teoricamente, a soma das cores primárias da chamada síntese subtrativa (magenta, ciano e amarelo) tem como resultado o preto. Isso deixa, efetivamente, de se materializar

Alternativas
Comentários
  • Sistema de cores CMYK

     

    CMYK é a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black (Key)).

    O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. É o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.

    Ciano é a cor oposta ao vermelho, o que significa que actua como um filtro que absorve a dita cor (-R +G +B). Da mesma forma, magenta é a oposta ao verde (+R -G +B) e amarelo é a oposta ao azul (+R +G -B). Assim, magenta mais amarelo produzirá vermelho, magenta mais ciano produzirá azul e ciano mais amarelo produzirá verde.

     

    Inclusão do preto

    O preto pode ser produzido misturando os três pigmentos primários, mas por várias razões, é preciso adicionar tinta preta ao sistema:

    * O preto que se cria misturando os três pigmentos primários não é puro, devido às impurezas encontradas neles;

    * Empregar o 100% das tintas ciano, magenta e amarelo produz uma camada que, dependendo do tipo de papel, pode não secar ou ainda romper a folha se muito fina;

    * Os textos imprimem-se geralmente no preto pois incluem detalhes muito finos que seriam complicados de conseguir mediante a superposição de três tintas;

    * O pigmento preto é o mais barato de todos, razão pela qual criar preto com três tintas seria muito mais caro.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK

  • O estudo das cores está intimamente ligado à ideia da luz, pois sem a luz não enxergamos as variações de cor. Existem duas sínteses de cores: aditiva e subtrativa. A síntese aditiva é formada pelas cores Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue), que juntas formam a luz branca. Já a síntese subtrativa é composta pelas cores Ciano (Cian), Magenta (Magenta) e Amarelo (Yellow), que somadas tendem ao preto, ou seja, ausência de luz.

    Usamos a síntese aditiva RGB (Red + Green + Blue) para trabalhar com aparelhos eletrônicos, que emitem luz. Usamos a síntese subtrativa CMYK (Cian + Magenta + Yellow + Black) para impressão através de pigmentos.

    A imagem abaixo mostra a somatória das cores primárias da síntese subtrativa:



    Imagem: Blog do Marketingcinetv
    Com essas definições em mente, vamos às respostas:

    A) ERRADA. O preto é o resultado da somatória das cores cian, magenta e amarelo. Não há necessidade de se acrescentar mais cores. Não chegamos ao preto puro porque encontramos impurezas nos pigmentos envolvidos.

    B) ERRADA. Não chegaremos ao preto puro mesmo se misturarmos perfeitamente as cores envolvidas. Isso ocorre porque os pigmentos, ainda que no percentual exato da somatória, possuem impurezas na sua composição.

    C) ERRADA. O excesso de cores não é o motivo pela não obtenção do preto puro. São necessárias três cores para se obter, teoricamente, o preto: cian, magenta e amarelo. Se usarmos apenas uma ou duas cores da síntese subtrativa, não chegaremos ao preto.

    D) CERTA. A inexistência de pigmentos suficientemente puros é o motivo pelo qual não conseguimos chegar a uma cor pura. Elementos impuros não geram algo puro.

    E) ERRADA. O amarelo, na mistura com as cores cian e magenta, não possui efeito solvente. Ele é um elemento indispensável para obtenção do preto e age da mesma maneira que as outras cores envolvidas.

    Gabarito do professor: Letra D.

ID
2736145
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um trabalho de impressão simples envolve várias partes e operações, as quais precisam ser cuidadosamente planejadas e controladas, e a responsabilidade de cada um deve ser definida desde o início. Sendo assim, assinale a opção correta quanto ao fluxo de trabalho de impressão e os canais de entrada e saída, segundo Bann (2012).

Alternativas
Comentários
  • A gráfica recebe as chapas da pré-impressão ou birô.


ID
2736151
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Projetos em cores normalmente exigem uma prova de alta qualidade, que é aprovada pelo cliente e enviada à gráfica para ser comparada com a prova da impressora. Segundo Bann (2012), há diversos tipos de prova disponíveis, que variam em termos de custo e qualidade. Nesse sentido, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B. Ainda mais porque a impressora offset imprime sobre tinta úmida, e a de prova sobre tinta seca.

  • A) Antigamente, métodos de prova de prelo/eletroestáticos eram comuns para produzir a prova a partir do fotolito. ERRADO.

    "Antigamente, métodos de prova fotográficos/eletrostáticos eram comuns para produzir a prova a partir do fotolito, mas eles não são mais usados".

    B) É difícil ou até mesmo impossível simular em uma impressora de prova todas as condições de impressão da máquina de produção, pois a mecânica e a velocidade são diferentes. CERTO

    C) Uma impressora de prova digital é basicamente uma máquina a jato de tinta ou a laser que imprime duas cores por vez, com o papel alimentado e removido à mão. ERRADO.

    " Uma impressora de prova é basicamente uma máquina offset que imprime uma ou duas cores por vez, com o papel alimentado e removido à mão".

    D) A revisão de arquivos (normalmente PDFs) pode ser realizada dentro da empresa em provas feitas em qualquer tipo de impressora. ERRADO.

    " A revisão de arquivos (normalmente PDFs) pode ser realizada dentro da empresa em provas feitas em impressoras jato de tinta ou laser".

    E) A menos que uma prova virtual seja utilizada, projetos em quadricromia não requerem uma prova digital de alta qualidade a fim de que a gráfica possa fazer a correspondência das cores na impressão. ERRADO.

    "A menos que uma prova virtual seja utilizada, projetos em quadricromia requerem uma prova digital de alta qualidade a fim de que a gráfica possa fazer a correspondência de cores na impressão.

    (BANN, Pg. 62)


ID
2784445
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

    A arte do planejamento gráfico de jornais e revistas sempre foi um tema amplamente admirado entre os profissionais da área. Apesar de alguns incautos ainda a considerarem uma atividade secundária, a reforma ou criação da estrutura que comportará o noticiário é tão importante quanto a própria notícia. Sem desmerecer o papel da notícia, que é elemento-chave de qualquer veículo de imprensa, de nada adianta um corpo editorial reluzente se o trabalho desses profissionais tiver sido prejudicado pela maneira como é apresentado e organizado.

André Abreu. O planejamento gráfico em tempos digitais. Internet: <http://webcache.googleusercontent.com> (com adaptações).

Considerando o assunto do texto apresentado, julgue o item seguinte.


A estipulação do número de páginas de uma publicação é feita em observância a um equilíbrio entre conteúdo editorial e finalidade comercial.

Alternativas
Comentários
  • Existem inúmeros aspectos que precisam ser considerados ao elaborar uma publicação: designação do produto (como revista, livro, cartão, catálogo, folheto, folder ou flyer); formato fechado (altura x largura); número de páginas; número de cores; tipo do papel; tipo de acabamento; tipo da capa; tipo da dobra; tiragem e encadernação são alguns exemplos.

    A estipulação do número de páginas de uma publicação está intimamente relacionada ao conteúdo editorial e à finalidade comercial. Materiais promocionais, por exemplo, tendem a ser mais objetivos, ilustrados e geralmente possuem menos páginas que os produtos literários e acadêmicos, detentores de conteúdos mais densos e extensos.

    Com base nessa explicação, concluímos que a questão está certa.

    Gabarito do Professor: Certo.

    Bibliografia:

    - Noções e técnicas para produção gráfica. Disponível em: https://www.embrapa.br/manual-de-editoracao/conceitos-e-normas-editoriais/o-processo-e-o-fluxo-editorial/nocoes-e-tecnicas-para-producao-grafica/especificacoes-tecnicas-para-solicitacao-de-orcamento. Acesso: Janeiro de 2022.

ID
2795185
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre a importância do planejamento gráfico nos periódicos, leia o texto a seguir.

O planejamento gráfico, ao conformar a materialidade do periódico, atua como _____________, estruturando a organização e hierarquia dos elementos informativos, segundo critérios de edição. A base do projeto é o (a) ____________, que no jornalismo impresso tem algumas medidas principais. O espaço gráfico é organizado segundo um grid ou ___________, que é um conjunto de linhas de marcação invisíveis para quem não participa do processo de diagramação. Sua função é organizar conteúdos em relação ao espaço da página, estabelecendo o número de colunas, o espaço entre elas e as margens da página, para que se mantenha a (o)____________do periódico. Outro elemento fundamental para manter as características da publicação é a escolha dos tipos. Uma fonte é um alfabeto completo, com letras maiúsculas e minúsculas, números e sinais de pontuação, de um determinado tipo, que seguem um mesmo padrão de ______________.

Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do texto acima.

Alternativas
Comentários
  • O planejamento gráfico, ao conformar a materialidade do periódico, atua como mediador, estruturando a organização e hierarquia dos elementos informativos, segundo critérios de edição. A base do projeto é o formato, que no jornalismo impresso tem três medidas principais.


    O standard (broadsheet), utilizado por várias décadas por publicações de todo o mundo e associado a ideia de periódico tradicional, rigoroso e sério; o tablóide, aproximadamente a metade do standard, e que começou a ser usado com os jornais sensacionalistas, o que por muito tempo associou a esse tamanho um caráter negativo; e o berliner, dimensão intermediária entre ambos e que não carrega a conotação pejorativa do tablóide.


    O espaço gráfico é organizado segundo um grid ou diagrama, que é um conjunto de linhas de marcação invisíveis para quem não participa do processo de diagramação. Sua função é organizar conteúdos em relação ao espaço da página, estabelecendo o número de colunas, o espaço entre elas e as margens da página. Ele é responsável pela unidade das diferentes edições da publicação, de forma que, mesmo que o conteúdo varie bastante de uma para outra, mantenha-se a identidade do periódico.


    Fonte: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2011/resumos/R6-1030-1.pdf


ID
2828470
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Atente ao que se diz a seguir sobre comunicação visual e design gráfico, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso:

( ) Reticulagem é o nome dado ao processo de criação de uma rede de linhas contínuas que irão compor a imagem em uma folha de papel após a sua impressão.

( ) Ápice, haste e pé são elementos presentes em todos os caracteres tipográficos baseados no alfabeto romano, ao contrário das serifas e das traves.

( ) CMYK e RGB são processos de descrição de cores aditivos e de mesma finalidade na indústria gráfica.
( ) Os pictogramas podem ser usados num dado projeto gráfico e cabe ao profissional da área analisar se é melhor usar os tradicionais ou projetá-los para fins específicos.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • As incorretas:


    RETICULAGEM - mini pontinhos imperceptíveis a olho nu presentes em materiais impressos.


    O padrão CMYK é mais usado para impressão em papel, onde 4 cores de tinta Cyan (Ciano), Magenta (Magenta), Yellow (Amarelo) e blacK (Preto)geram uma qualidade final melhor do que apenas 3.


     RGB corresponde às iniciais das 3 cores Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Este padão é utilizado para exibição em monitores de computador e televisores em geral.


  • Um pictograma ou pictógrafo é um símbolo que representa um objeto ou conceito por meio de desenhos figurativos. Pictografia é a forma de escrita pela qual ideias e objetivos são transmitidos através de desenhos.Wikipédia

  • Ápice: Ponto formado na parte superior de um caractere, como A, onde o traço da direita e o da esquerda se encontram.

    Haste: O traço principal vertical ou diagonal de uma letra.

    https://clubedodesign.com/2015/tipografia-basica-5-a-anatomia-dos-tipos/

  • ( ) Reticulagem é o nome dado ao processo de criação de uma rede de linhas contínuas que irão compor a imagem em uma folha de papel após a sua impressão. 

    Falso. São pontos, não linhas contínuas.


    ( ) Ápice, haste e pé são elementos presentes em todos os caracteres tipográficos baseados no alfabeto romano, ao contrário das serifas e das traves. 

    Verdadeiro.


    ( ) CMYK e RGB são processos de descrição de cores aditivos e de mesma finalidade na indústria gráfica.

    Falso. CMYK é utilizado para impressão e RGB, para imagem virtual.


    ( ) Os pictogramas podem ser usados num dado projeto gráfico e cabe ao profissional da área analisar se é melhor usar os tradicionais ou projetá-los para fins específicos. 

    Verdadeiro.


    Gabarito: D

  • Eu sempre erro essa questão porque entendi que a trave une duas hastes, por exemplo, nas letras A e H, ou seja, a trave, portanto, só tem em algumas letras, e não em todos os caracteres do alfabeto romano. Pronto, acho que não erro mais ;)

    Bons estudos!

    #resistiratépassar #lutaratévencer


ID
2867308
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

         Desde o século XIX, e sobretudo no correr do século XX, já não se confundem as tarefas de filólogo e de editor de texto, embora elas sejam, de fato, coincidentes em muitos aspectos. (...) Na área da publicação, o editor de texto definiu-se primordialmente como normalizador de originais, vale dizer, como o profissional encarregado de conferir uniformidade global ao texto de acordo com padrões formadores, conformadores e até informadores do livro.

Emanuel Araújo. A construção do livro: princípios da técnica de editoração. Rio de Janeiro: Lexikon, 2012 (com adaptações).

A partir do texto apresentado, julgue o item a seguir, relativos às funções do editor e a diferentes aspectos de uma publicação.

No processo de editoração de uma obra literária, o editor deve preocupar-se com a forma e com a coerência gráfica dos originais formatados, atendendo a necessidades de estilo não padronizadas, se necessário.

Alternativas
Comentários
  • O editor de publicações é o profissional encarregado das atividades ligadas ao aperfeiçoamento e adequações no texto, como formatação e padronização, e no design gráfico a fim de tornar a publicação interessante ao maior número de leitores.

    Em se tratando de obras literárias, há uma preocupação extra no trabalho desse profissional: o conteúdo deve submeter-se não apenas à clareza e legibilidade; é preciso respeitar o estilo do original, que extrapola muitas vezes as regras gramaticais e não prioriza a substância da mensagem. Araújo (2006) afirma que algumas fraturas gramaticais não são sinais da desatenção ou ignorância do autor; são decorrentes do domínio do sistema linguístico, e manipulados conscientemente, buscam fins poéticos e estéticos.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está certa.

    Gabarito do Professor: CERTO.

    Bibliografia:

    - Araújo, Emanuel. A construção do livro. 4ª. Reimp. Rio de Janeiro: Nova Fronteira/Instituto Nacional do Livro, 2006.
  • atendendo a necessidades de estilo não padronizadas, se necessário = não entendi.

    Alguém saberia explicar, por favor?


ID
2867320
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de instrumentos de trabalho do editor de publicações e de suas atribuições laborais, julgue o item a seguir.

A concepção de original associada tradicionalmente à escrita manuscrita e ao uso de máquina de escrever foi alterada com o surgimento de ferramentas digitais para o trabalho de edição, como o computador.

Alternativas
Comentários
  • A concepção e preparação de originais para publicações sofreram muitas mudanças ao longo da história. De acordo com Chartier (2009), essas alterações podem ser divididas em três grandes momentos: a escrita manuscrita, o uso da máquina de escrever e o uso de ferramentas digitais.

    Durante séculos, o uso da escrita manuscrita foi a única maneira de criar publicações. O uso da prensa, criada por Gutenberg no século 15, impulsionou a distribuição dos conteúdos criados em suportes físicos e elaborados à mão.

    Na metade do século 19 foi inventada a máquina de escrever, também conhecida como máquina datilográfica. Esse instrumento consistia na impressão de caracteres em um documento físico (geralmente um papel) a partir do acionamento de teclas de metal. Essa ferramenta passou a ser amplamente usada com a expansão do setor comercial e de serviços, nas repartições públicas, nos bancos e nos escritórios, devido à maior rapidez e uniformidade da escrita.

    As ferramentas digitais, como os computadores, surgidas no final do século 20, possibilitaram avanços significativos na concepção e preparação de originais, como facilidade e velocidade na edição, e passaram a ocupar a posição de suporte principal nesse quesito em detrimento das duas outras formas anteriores.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a questão está correta.

    Gabarito do professor: Certo.

    Bibliografia:

    - Chartier, R. O livro e seus poderes: séculos XV a XVIII. In: Coutinho, E. G.; Gonçalves, M. S. (orgs.). Letra impressa: comunicação, cultura e sociedade. Porto Alegre: Sulina, 2009.

ID
2867335
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativos à produção gráfica de edições.

O projeto final e o design da publicação são fundamentados nas expectativas do autor da obra, uma vez que ele, em regra, apresenta, junto aos originais, orientações de como a obra deve ser formatada para publicação.

Alternativas
Comentários
  • Não é o autor que decide como a obra deve formatada para publicação. Esse é um papel do editor.

  • Original é o texto que o autor entrega para publicação e que servirá como matéria-prima para a edição. Há alguns anos, consistia em um maço de folhas manuscrito ou datilografado entregue para a editora; hoje, é um documento geralmente enviado por meios eletrônicos no formato digital.

    De acordo com Houaiss (1981), na grande maioria das vezes, “os autores não apresentam os originais nas condições desejadas para a editoração; o texto entregue não corresponde a requisitos mínimos exigidos para que possa ser submetido imediatamente à fase compositora e impressora".

    Cabe à editora, portanto, definir as diretrizes básicas para transformar o original em um produto comercializável. O editor é o responsável por conhecer o material que tem em mãos e por geralmente coordenar todo o processo. Esse profissional pode direcionar os esforços nas atividades relacionadas ao aspecto textual, como de preparação e revisão dos textos, bem como ao aspecto gráfico, do projeto final e o design da publicação.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está errada. Não cabe ao autor da obra, em regra, apresentar, junto aos originais, orientações de como a obra deve ser formatada para publicação.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Bibliografia:

    - Araújo, Emanuel. A construção do livro: Princípios da técnica de editoração. 4. reimpr. Rio de Janeiro/ Brasília: Nova Fronteira/ Instituto Nacional do Livro. 2006.

    - Houaiss, Antônio. Preparação de originais I. In: Magalhães, Aluísio; Houaiss, Antônio; Silva, Benedicto et al. Editoração hoje. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas.  
    - Yamazaki, Cristina.  Editor de Texto: Quem é e o que Faz. Trabalho apresentado no XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Santos – 29 de agosto a 2 de setembro de 2007.
  • As expectativas são de todo grupo editorial, inclusive do autor. É incorreto e ingênuo acreditar que somente o autor organiza como será o formato final de uma publicação.


ID
2867428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de editoração e edição de livros, julgue o item a seguir.

O material entregue pelo autor à editora é denominado original, e o conjunto de funções composto por pré-industrial, industrial e pós-industrial é denominado editoração.

Alternativas

ID
2867434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de editoração e edição de livros, julgue o item a seguir.

O conjunto de atividades referentes a organização, normalização e revisão de originais é denominado preparação.

Alternativas
Comentários
  • Editoração consiste em aplicar um conjunto de normas gerais que direcionam a elaboração, edição e apresentação do conteúdo produzido. Consiste, basicamente, em três momentos: pré-industrial, industrial e pós-industrial.

    A etapa pré-industrial é composta pela busca, seleção, contratação e adequação dos originais para a publicação. Na fase industrial, ocorrem a composição, impressão e acabamento. No pós-industrial, encontramos as atividades ligadas à comercialização da publicação.

    Dentro da adequação dos originais, ocorre a atividade de preparação, responsável pela organização, normalização (ou padronização) e revisão dos originais.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a questão está certa.

    Gabarito do professor: Certo.

    Bibliografia:

    - Pinto, Ildete Oliveira. O livro: manual de preparação e revisão. São Paulo: Ática, 1993.

  • GAB.: CERTO

    "A preparação de textos, ou preparação de originais, faz parte do processo de

    editoração dos originais que serão publicados, sendo a editoração, segundo Pinto

    (1993), o processo completo desde a obtenção do original a ser publicado, sua revisão

    textual, normalização, adequação, formatação e, por fim, a publicação." (PINTO, 1993 apud GUEDES, 2013)

    Referência: PINTO, Ildete Oliveira. O livro: manual de preparação e revisão. São Paulo: Editora Ática, 1993.

    FONTE da Pesquisa: GUEDES, Leticia Figueiredo. REVISÃO DE TEXTOS: CONCEITUAÇÃO, O PAPEL DO REVISOR TEXTUAL E PERSPECTIVAS DO PROFISSIONAL DO TEXTO. 2013. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/7265/1/2013_LeticiaFigueiredoGuedes.pdf


ID
2867437
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de editoração e edição de livros, julgue o item a seguir.

A edição de livros compreende três etapas: edição de texto, preparação de texto e revisão de provas.

Alternativas

ID
2867455
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de revisão de provas, julgue o item que se segue.

A revisão de provas é constituída de três etapas: confronto do original com as provas, releitura individual e revisão decalcada.

Alternativas
Comentários
  • Cada etapa de revisão relaciona-se a um tipo específico de prova. Em princípio, tiram-se tantas provas quantas forem necessárias à limpeza total de erros, mas, basicamente, a rotina de revisão é a seguinte:

    1) Confronto do original com as provas - Desempenhado por dois revisores, conforme menciona-se atrás, este trabalho é feito nas provas iniciais de composição (primeira prova) e na arte final. O cotejo da arte final com o original justifica-se por se nessa etapa que se fazem montagens ou inserções de novos elementos, não existentes na primeira prova.

    2) Releitura individual - Concluído o confronto do original com as provas, um terceiro revisor faz uma releitura de todas as provas, recorrendo ao original apena para verificações. Na arte final, esta releitura é de suma importância: tratando-se da última revisão completa, o revisor procede a uma conferência técnica da montagem, das remissivas a outras partes do livro e, enfim, de tudo aquilo que deve comparecer no livro impresso.

    3) Revisão decalcada - Este tipo de revisão consiste na conferência da correção das emendas pedidas em prova anterior, seguida de um decalque. Pelo decalque, o revisor coloca a nova prova sobre a anterior, ajustando-a de modo a fazer corresponder as linhas de uma prova com as da outra. A seguir, com uma das mãos, ele levanta e abaixa, em cada linha, a prova superposta e vai acompanhando as alterações havidas. Após a conferência de emendas e o decalque das provas, se for o caso, faz-se outra releitura, nos moldes descritos acima.


ID
2867458
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de revisão de provas, julgue o item que se segue.

A revisão decalcada consiste na verificação do material original para releitura final.

Alternativas
Comentários
  • errada

    Revisão decalcada - Este tipo de revisão consiste na conferência da correção das emendas pedidas em prova anterior, seguida de um decalque. Pelo decalque, o revisor coloca a nova prova sobre a anterior, ajustando-a de modo a fazer corresponder as linhas de uma prova com as da outra. A seguir, com uma das mãos, ele levanta e abaixa, em cada linha, a prova superposta e vai acompanhando as alterações havidas. Após a conferência de emendas e o decalque das provas, se for o caso, faz-se outra releitura, nos moldes descritos acima.

    fonte: http://concisoecoeso.blogspot.com/2011/02/as-provas-e-as-etapas-de-revisao.html

  • Revisão textual é um instrumento de controle de qualidade de um texto. Tem por objetivos encontrar e sanar erros de ortografia, coesão e coerência, concordância e pontuação, dentro das normas vigentes no país, e evitar o desvio de atenção do leitor devido a problemas com a escrita, falta de lógica e repetição de ideias.

    Existem vários tipos de revisões: por confronto do original com as provas, a releitura individual e a revisão decalcada.

    A revisão decalcada, ou revisão batida, é a conferência da correção das emendas pedidas em prova anterior (segunda prova), seguida de um decalque. De acordo com Pinto (1993), “o revisor coloca a nova prova sobre a anterior, ajustando-a de modo a fazer corresponder as linhas de uma prova com as da outra. A seguir, com uma das mãos, ele levanta e abaixa, em cada linha, a prova superposta e vai acompanhando as alterações havidas."

    Com base na explicação, podemos afirmar que a revisão decalcada não consiste na verificação do material original para releitura final.

    Gabarito do professor: Errado.

    Bibliografia:

    - Pinto, Ildete Oliveira. O livro: manual de preparação e revisão. São Paulo: Ática, 1993.


ID
2867464
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de revisão de provas, julgue o item que se segue.

O confronto do original com as provas é feito por dois revisores, de modo que se realizam uma revisão na primeira prova e outra na arte-final.

Alternativas
Comentários
  • Cada etapa de revisão relaciona-se a um tipo específico de prova. Em princípio, tiram-se tantas provas quantas forem necessárias à limpeza total de erros, mas, basicamente, a rotina de revisão é a seguinte:

    1) Confronto do original com as provas - Desempenhado por dois revisores, conforme menciona-se atrás, este trabalho é feito nas provas iniciais de composição (primeira prova) e na arte final. O cotejo da arte final com o original justifica-se por se nessa etapa que se fazem montagens ou inserções de novos elementos, não existentes na primeira prova.

    2) Releitura individual - Concluído o confronto do original com as provas, um terceiro revisor faz uma releitura de todas as provas, recorrendo ao original apena para verificações. Na arte final, esta releitura é de suma importância: tratando-se da última revisão completa, o revisor procede a uma conferência técnica da montagem, das remissivas a outras partes do livro e, enfim, de tudo aquilo que deve comparecer no livro impresso.

    3) Revisão decalcada - Este tipo de revisão consiste na conferência da correção das emendas pedidas em prova anterior, seguida de um decalque. Pelo decalque, o revisor coloca a nova prova sobre a anterior, ajustando-a de modo a fazer corresponder as linhas de uma prova com as da outra. A seguir, com uma das mãos, ele levanta e abaixa, em cada linha, a prova superposta e vai acompanhando as alterações havidas. Após a conferência de emendas e o decalque das provas, se for o caso, faz-se outra releitura, nos moldes descritos acima.

    http://concisoecoeso.blogspot.com/2011/02/as-provas-e-as-etapas-de-revisao.html


ID
2867467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de revisão de provas, julgue o item que se segue.

É recomendável que um mesmo revisor realize até três revisões de prova, sendo a última delas apenas uma checagem gráfica, e que um supervisor seja responsável por cada prova dessa revisão para que não haja interferências de correções.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: Errado.

    O recomendado é que revisores distintos realizem as correções. Exatamente p/ evitar vícios de revisão e ter visões diferentes p/ analisar o material antes da publicação.

  • Em uma editora de livros, os originais passam pela edição de texto, composta, geralmente, por duas etapas: preparação de texto e revisões de texto ou de provas.

    As revisões são essenciais para garantir a qualidade textual da obra. De acordo com Houaiss (1981), nenhum livro tem condições de sair com menos de três revisões. A primeira prova é impressa e lida por um revisor; na segunda prova, outra prova é impressa e lida por um novo revisor; na terceira prova, não há leitura, mas um terceiro revisor verifica se as emendas pedidas pelo revisor da segunda prova foram incorporadas ao texto.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está errada. É recomendável que pessoas diferentes façam as três revisões de prova.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Bibliografia:

    - Houaiss, Antônio. Preparação de originais I. In: Magalhães, Aluísio; Houaiss, Antônio; Silva, Benedicto et al. Editoração hoje. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas.  
    - Yamazaki, Cristina.  Editor de Texto: Quem é e o que Faz. Trabalho apresentado no XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Santos – 29 de agosto a 2 de setembro de 2007.

ID
2867470
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de revisão de provas, julgue o item que se segue.

O profissional que realiza a adequação do texto, a organização, a normalização e a revisão dos originais é denominado preparador, enquanto o profissional que trata da verificação do texto, da revisão de provas, do projeto gráfico e da programação visual é chamado de editor.

Alternativas
Comentários
  • Conceitos estão invertidos.

  • O profissional que realiza a adequação do texto, a organização, a normalização e a revisão dos originais é chamado de editor.

    O profissional que trata da verificação do texto, da revisão de provas, do projeto gráfico e da programação visual é chamado de preparador.


ID
2867476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de revisão de provas, julgue o item que se segue.

A revisão de provas é feita após a diagramação do material original e recebe esse nome porque é realizada sempre em uma cópia impressa do texto no formato final, como será impresso.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Trata-se de uma etapa na qual será impressa uma versão preliminar do produto final, para testar aspectos como a qualidade das cores e o tipo de papel a ser utilizado.

    A revisão de provas será feita para verificar os aspectos técnicos da publicação antes de enviá-la para a produção em larga escala.

    Fonte: Prof. Julia Branco - Estratégia

  • Em uma editora de livros, os originais passam pela edição de texto, composta, geralmente, por duas etapas: preparação de texto e revisões de texto ou de provas.

    As revisões são essenciais para garantir a qualidade textual da obra. A revisão de originais ocorre antes da composição. A revisão de provas ocorre depois de o texto ter sido composto e antes de ser impresso finalmente.

    De acordo com Houaiss (1981), nenhum livro tem condições de sair com menos de três revisões. A primeira prova é impressa e lida por um revisor; na segunda prova, outra prova é impressa e lida por um novo revisor; na terceira prova, não há leitura, mas um terceiro revisor verifica se as emendas pedidas pelo revisor da segunda prova foram incorporadas ao texto.

    De acordo com as explicações, podemos concluir que a afirmação da questão está certa.

    Gabarito do Professor: CERTO.

    Bibliografia:

    - Houaiss, Antônio. Preparação de originais I. In: Magalhães, Aluísio; Houaiss, Antônio; Silva, Benedicto et al. Editoração hoje. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1981. - Pinto, Ildete Oliveira. O livro: manual de preparação e revisão. São Paulo: Ática, 1993.
  • A revisão de provas é a etapa em que é impressa uma cópia para ser avaliado novamente o trabalho em todos os aspectos formais.


ID
2867482
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item subsequente, a respeito de arte-final.

As imagens e ilustrações exigem uma arte-final à parte, pois são reproduzidas em folhas sobrepostas de filmes, com separação de cores e indicação de sua intensidade para impressão.

Alternativas
Comentários
  • Arte-final é o acabamento dado a um produto gráfico na etapa final do processo de produção. Apresenta algumas especificações ligadas às imagens (como retículas, áreas de cor, fotografias, ampliações e reduções), aos textos (como diagramação dos módulos e espaçamentos) e ao produto em si (como locais de corte e dobra) a fim de garantir a exata impressão e manuseio do material.

    A afirmação da questão está errada. As imagens e ilustrações não exigem uma arte-final à parte, mas são entregues em um arquivo “fechado" junto com os demais elementos. Há, no entanto, a necessidade de transmitir informações que orientam a impressão, como a intensidade das cores e o tipo de papel adequado.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
2868928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo ao sistema de cor e suas propriedades.


A luminosidade da cor — ou seja, o seu brilho — é medida pela intensidade de luz refletida por um objeto ou superfície e pela influência que ela exerce sobre a cor resultante. Em uma combinação R(255) G(255) B(255), obtém-se o maior valor possível de luminosidade na calibragem de um monitor.

Alternativas
Comentários
  • Certo! A definição de lua está certa e 255 é o maior valor possível de luminosidade na calibragem de um monitor


ID
2889178
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara de Araguari - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O processo de produção gráfica requer, do profissional, conhecimentos em design gráfico, ou seja, deve dominar as teorias e técnicas que reveste a comunicação visual. Trata-se de um processo de dar ordem estrutural e uma forma à informação visual, trabalhando frequentemente a relação de imagem e texto, podendo ser aplicada a vários meios de comunicação, sejam eles impressos, digitais, audiovisuais, entre outros. São áreas de atuação do desing gráfico:

Alternativas
Comentários
  • Tipografia (projeto gráfico e diagramação)= sim

    design editorial= sim

    ilustração= sim

    design de embalagens= sim

    webdesign= sim

    sinalização= sim

    design de informação= sim

    branding= sim

    design de marcas= sim

    B

    Produção de textos= não

    elaboração de planos de comunicação= não

    averiguar os direitos autorais de imagens

    correção da ortografia= não

    produção do design editorial= sim

    C

    Elaborar projetos de sinalização= sim 

    design de informação= sim

    do branding= sim

    design de marcas= sim

    busca de informações para a produção textual= não

    D

    design gráfico= sim

    elaborar o projeto de representação visual de uma idéia ou mensagem, incluindo todos os aspectos de imagem final em relação ao produto desejado, tais como ilustrações, escolha da família e do corpo, do tipo, arranjo= sim

    marcar entrevistas para a elaboração dos textos a serem diagramados= não

  • Branding ou brand management refere-se à gestão da marca de uma empresa, tais como seu nome, as imagens ou ideias a ela associadas, incluindo slogans, símbolos, logotipos e outros elementos de identidade visual que a representam ou aos seus produtos e serviços. 

    Wikipedia


ID
2892952
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito da diagramação, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Diagramação 

    A diagramação é a arte ou técnica de distribuir os elementos gráficos no espaço delimitado de uma página impressa ou veiculada em meios eletrônicos ou digitais.

    O trabalho de diagramação consiste em distribuir os elementos gráficos no espaço da página de acordo com uma hierarquia de informações estabelecidas pelos editores e diretores de arte da publicação.

    A finalidade do trabalho do diagramador ao distribuir os elementos gráficos na página, é encontrar o equilíbrio da forma para propiciar o maior índice de conforto visual para o leitor.

    http://www.abcdacomunicacao.com.br/dicionario-do-design-conceitos/

    GAB C

    Diagramação - Arte de dispor grafismo e contra-grafismo como fundos, textos, letras e imagens que compõem a estética de um layout.

    Produção Gráfica: arte e técnica da mídia impressa, Antonio Celso Collaro, p. 147

  • Gabarito: letra C

    Letra A - Pelo contrário, contrastes e simetrias podem ser utilizados como recursos para organizar visualmente as informações, desde que aplicados de forma apropriada para facilitar a compreensão do conteúdo por parte da audiência.

    Letra B - A diagramação não é um sinônimo de projeto gráfico, mas sim uma área que auxiliará na execução do projeto em si.

    Letra C - Essa é a definição adequada para a diagramação: a distribuição dos diversos elementos gráficos de uma página é feita tendo como referência a hierarquia das informações traçadas pelo editor.

    Letra D - Não será feito um projeto gráfico para cada edição, mas sim adaptações em relação ao conteúdo disponível para publicação sem perder as características visuais que identificam aquele produto como único no mercado.

    Letra E - A diagramação também acontece nos meios digitais, além dos materiais impressos.

    Fonte: Prof. Julia Branco - Estratégia


ID
2892955
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Dentro da editoração, existem diversas etapas, divididas entre vários profissionais. Assinale a alternativa correta a respeito desse processo.

Alternativas
Comentários
  • Marina Colasanti atuando como copidesque na redação do Jornal do Brasil. Fonte: .[/caption]

    Na prática, os copidesques fazem a limpeza inicial do texto. Buscam, além dos problemas de grafia, falhas de coesão e coerência, problemas no encadeamento de ideias, problemas de estrutura. Um copidesque geralmente tem mais liberdade para mexer no texto que um revisor.

    A herança do copidesque vem das antigas redações de jornais, onde havia um profissional que “arredondava” os textos dos outros jornalistas, adequando-os à linha editorial da publicação.

    Preparador de originais

    Não há critérios que separem o copidesque do preparador de originais. As editoras não têm um consenso sobre quem faz o quê. Como bem sabemos, também não temos nenhum tipo de regulamentação sobre nossas atividades, então cada empresa adota o nome que bem entende. Sendo assim, eu diria que preparador e copy podem ser a mesma pessoa e ter a mesma função.

    O revisor verifica se o sumário está de acordo com o “miolo”, capas, quebras de texto, a conformidade de todos os padrões, enfim, tudo o que se refere ao texto do material já diagramado. É ele quem faz a leitura do final do trabalho para certificar-se de que nenhum “pastel” foi deixado para trás.

    Ao revisor de texto cabem os ajustes finos do livro, no material já diagramado e geralmente impresso ou em PDF, ou seja, não é ele o responsável por problemas de coesão e coerência do texto, por exemplo.

    Ainda dentro do ofício de melhorar os textos para publicação, incluo aqui o cotejo com original (quando a obra é traduzida), que consiste em verificar, frase a frase, a existência de saltos de tradução, erros, inconsistências com o original etc.

    https://revisaoparaque.com/blog/diferentes-funcoes-mesma-profissao-os-tipos-de-revisor-de-texto/

  • Trocando em miúdos, o preparador de originais encarrega-se da conteúdo enquanto o revisor e o diagramador cuidam da forma.

  • Revisor de Textos é o profissional responsável por corrigir/ajustar as imperfeições encontradas em um texto, o que inclui estar atento aos elementos gramaticais, concordância etc.

    Um Diagramador faz o planejamento e organização dos elementos gráficos, sejam fotos, ilustrações ou textos.

    O Revisor de Originais é responsável pela estilística do texto. Cabe a ele verificar a clareza e coesão, assim como se as ideias do texto em uma ordem lógica nos parágrafos.


ID
2945506
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

David Bann (2010) aponta algumas ações abaixo relacionadas que gráficas, editoras, designers e outros envolvidos na cadeia de produção da impressão podem adotar para minimizar o impacto ambiental, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Fotolito é um filme transparente, uma espécie de meio plástico, feito de acetato revestido em uma das faces com uma emulsão sensível à luz, similar aos filmes fotográficos.


ID
2945515
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Ao arranjo das páginas de uma publicação, na sequência e na posição em que deverão aparecer quando impressas, antes de serem cortadas, dobradas e refiladas, dá-se o nome de:

Alternativas

ID
2963680
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A obra de Emanuel Araújo A construção do livro é considerada a grande referência no campo da produção editorial publicada no Brasil.

Segundo esse autor canônico, a preparação de originais exige que o editor tenha atenção especial com um conjunto de fatores para que o texto final apresente principalmente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra D

    O grande objetivo do desenvolvimento de uma peça gráfica (independentemente do formato) é permitir que a mensagem desejada seja transmitida de forma eficiente para o seu público-alvo. Essa meta será alcançada pela aplicação de princípios do design, pelo uso adequado da tipografia e também pela escolha coerente de cores. Portanto, a alternativa que responde ao enunciado é a letra D.

    As alternativas A, B , C e E apresentam fatores que são meios pelos quais o objetivo (fluência de leitura) será alcançado, mas não são o foco em si ao trabalharmos com a produção gráfica.

    Fonte: prof. Julia Branco - Estratégia


ID
2963695
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Atualmente é comum que os programas de diagramação de textos possuam corretores ortográficos, pois esses reduzem em muito os defeitos na composição. No entanto, são frequentes os erros nos quais a ação dos corretores automáticos é inócua e, por isso, a revisão de textos segue sendo uma atividade fundamental para uma boa edição de livros. Referindo-se aos erros de datilografia, mas igualmente válido para a revisão de originais eletrônicos, Emanuel Araújo identifica que o profissional de edição, quando faz a transcrição ou a revisão de um original, “ao defrontar-se com uma forma verbal, semântica, sintática ou lexical que lhe pareça insólita” (2000, p. 133) altera o original, muitas vezes interferindo no sentido da frase, num efeito de estilo ou em outros aspectos.
A citação acima refere-se a erros de:

Alternativas

ID
2963698
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Classicamente existem quatro possibilidades de alinhamento com relação ao arranjo de colunas de texto. Apesar de já utilizado na tipografia clássica, por conta da facilitação da composição com os programas de editoração, tornou-se mais frequente atualmente o uso de textos que têm seu alinhamento determinado pelas bordas das imagens presentes na composição da página. Em todas essas possibilidades há defeitos que podem aparecer em função especificamente do tipo de alinhamento de texto empregado para a composição.
O aparecimento de grandes vazios entre as palavras é um defeito típico do seguinte tipo de alinhamento:

Alternativas
Comentários
  • Vazios conhecidos como caminhos de rato.

  • Letra A.

    Ao alinhar um texto de forma justificada, o conteúdo ocupará distâncias iguais em relação às duas margens (direita e esquerda). No entanto, como as linhas não possuem sempre o mesmo número de caracteres, será necessário alterar o espaçamento entre as palavras, o que pode causar o aparecimento de grandes vazios no meio do texto.

    Fonte: Prof. Julia Branco - Estratégia


ID
2963728
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os custos gráficos são determinantes na escolha do sistema de provas em um trabalho impresso. A proximidade de cores, a viabilidade de execução, a necessidade de exatidão das provas e toda uma série de questões deve ser considerada para a escolha do sistema a ser utilizado.
No que se refere apenas ao aspecto econômico, a opção de menor custeio são as provas:

Alternativas

ID
2988895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne aos impactos de aportes tecnológicos aplicados na preparação de originais e no processo gráfico em geral, julgue o item subsequente.


Atualmente, as fontes gráficas são criadas exclusivamente em meio digital, o que torna inadequado o emprego da expressão tipografia digital, uma vez que o termo tipografia designa a disposição de tipos de chumbo em uma composição organizada em chapas metálicas.

Alternativas
Comentários
  • errada

    A transposição digital das antigas fontes e a criação de novas fontes já em meio digital deu origem a uma ampla tipologia, que, no contexto atual das artes gráficas proporciona a existência de uma tipografia digital que garante a riqueza e a velocidade em favor de um usuário. Este, de um momento para outro, pode selecionar determinada fonte que julgue mais apropriada aos seus objetivos. Assim, recorre-se à tipografia do mesmo modo que o antigo tipógrafo recorria aos caracteres de chumbo, só que, agora, digitalmente.

  • GABARITO ERRADO

    Fonte (vem do latim fundir). Técnica utilizada para fundir tipos de metal.

    Tipo e Fonte são sinônimos.

    Fonte: https://www.slideshare.net/aulasdejornalismo/aula-4-tipologia-32427242

    *Daí concluí que não é inadequado o emprego da expressão tipografia digital, pois se tipo e fonte são sinônimos não importa o meio no qual são criadas, pois trata-se de uma questão de semântica ou origem da palavra que está sendo usada para designar ou especificar um novo meio para criar as fontes, no caso da questão, o meio digital.

    * Comentário meu.

  • Tipografia é a arte e a técnica de compor e imprimir com uso de tipos. É o conjunto de procedimentos artísticos e técnicos que abrangem as diversas etapas da produção gráfica, desde a criação dos caracteres até a impressão e acabamento. É a escrita, mecanizada, informatizada e/ou digitalizada, que pode ser editorada, moldada, emendada e destinada a reproduzir-se por meios artificiais.

    O tipo digital permite "interletrar" e desenhar caracteres melhor e com maior fidelidade que o tipo metálico, visto que incorporou muitas melhorias, como aplicações de auto-edição e desenho, tecnologia laser, programação PostScript e o sistema de fontes TrueType.

    Em tese, as fontes gráficas são criadas exclusivamente em meio digital. Há aqueles que ainda utilizam o tipo metálico com o intuito de obter efeitos artísticos e retrô em seus trabalhos. A quantidade desses profissionais, no entanto, é insignificante em comparação com aqueles que usam o meio digital.

    O emprego da expressão tipografia digital não é inadequado. O digital define o tipo de tipo usado; nesse caso, o digital. As etapas dos processos da tipografia, de criar, escolher, imprimir e dar acabamento, continuam as mesmas.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Fonte:

    - Tschichold, Jan. A forma do livro: ensaios sobre tipografia e estética do livro. Atelie Editorial. 2007.
  • Você quer saber mais sobre os conteúdos cobrados pelas bancas em concursos da área de Comunicação Social? Conheça o Jornalista Concurseiro.

     

    Canal no Youtube:

    https://www.youtube.com/channel/UCcsmvFXbLH3cY7JJ1Q-hffQ

    Instagram:

    https://www.instagram.com/jornalista.concurseiro/

    Facebook:

    https://www.facebook.com/jornalista.concurseiro

    Grupo no Telegram:

    https://t.me/jornalistaconcurseiro


ID
3008914
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O projeto gráfico dá forma ao projeto editorial. O projeto gráfico é constituído por um conjunto regras que têm a função primordial de conferir unidade e refletir a personalidade da publicação. Assinale a alternativa que NÃO faz parte de um projeto gráfico.

Alternativas
Comentários
  • Como que público-alvo não faz parte do projeto gráfico?

    Pensar num público A ou B vai diferenciar nas escolhas de formato, tipo de papel fontes tipográficas..

    Alguém explica?

  • Pois é, Astrid. Aqui não mede conhecimento, mas sim o quanto calejado em fazer prova você está para encontrar a resposta que a banca quer.


ID
3269764
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Dentre os problemas de impressão que podem ocorrer no envio de um trabalho para impressão em gráfica offset está a diferença entre a cor do layout digital e a cor do produto impresso.

Vários fatores podem contribuir para essa diferença, e um dos mais comuns está relacionado à forma de se enviar o arquivo para a gráfica e corresponde à não conversão das cores

Alternativas
Comentários
  • O RGB corresponde às cores em formato "luminoso", ou seja, para exibição em telas de celulares e monitores de computadores. Ele obedece ao padrão da luz, que é aditivo. Explico: todas as luzes coloridas somadas resultam em branco. Para achar a cor desejada você vai adicionando as cores do espectro. Já as cores necessárias para a impressão utilizam o padrão CMYK, que é subtrativo: todas as cores somadas resultam em marron escuro ou preto. Para achar a cor necessária você vai misturando as cores, por isso no cartucho colorido de uma impressora só existem três cores [Ciano, Magenta e Yellow (amarelo)], já o K, no caso o preto (BlacK), vem da junção das três cores. É por isso que é possível imprimir em preto na impressora colorida, mesmo que não haja cartucho de tinta preta. 


ID
3283807
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao processo gráfico no jornalismo, julgue o item seguinte.

No processo editorial, a etapa de preparação de originais entende que a estrutura e o conteúdo do texto já foram revisados, portanto esta etapa trata da arte final, cabendo a ela somente uma última revisão ortográfica. 

Alternativas
Comentários
  • Fonte: revisaoparaque.com

    A preparação de textos também é chamada de preparação de originais ou copydesk (copidesque). É uma leitura que busca não só falhas ortográfico-gramaticais, mas também:

    -problemas de coesão (mau uso de conectivos, por exemplo);

    -fluidez textual (ordem dos elementos na frase, naturalidade da frase em português);

    -se estão sendo usadas expressões comuns no português;

    -se ocorreram saltos de tradução; ou

    -se a tradução está com “cara” de inglês simplesmente traduzido para o português, por exemplo.


ID
3531718
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O primeiro passo para a produção de um livro é a preparação de um original, o qual pode ser definido como: “[...] todo material entregue pelo autor à editora que resultará no livro”. Nesse sentido, esse material pode ser criado de várias formas possíveis, mas deve seguir algumas regras mínimas em sua entrega à editora para que seu processo de revisão e editoração se dê da forma mais correta. Sabendo disso, considerando que Cláudia é responsável pela autoria de um livro que pretende publicar, assinale a alternativa que apresenta uma prática adequada de preparação e entrega do original para a editora que fará a revisão e a publicação desse livro.

Alternativas
Comentários
  • o texto original pode ser chamado também de "original" ou "manuscrito", mas isso não quer dizer que ele foi escrito à mão, mas sim que é a primeira versão, a ser analisada pelo editor.

    de fato, o material precisa ser digitalizado, indicando somente as laudas para orientação. como a edição, o layout, impressão, acabamentos e demais etapas do processo editorial são posteriores, não existe nenhuma necessidade de ter esse trabalho ao enviar um original para uma editora.


ID
3531727
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma vez que um original é encaminhado a uma editora, ele passa por um extenso processo de revisão de sua ortografia, linguagem e conteúdo. Assim, os revisores adotam uma série de sinais e elementos visuais que guiam esse processo de revisão e conhecê-los é a melhor forma de fazer com que o fluxo de produção da publicação se dê de forma fluída e eficiente. As seguintes alternativas apresentam descrições de alguns desses símbolos e uma breve descrição de seu significado. Assinale a alternativa que apresenta a descrição e a significação corretas.

Alternativas

ID
3531730
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assim como a revisão textual e ortográfica é de extrema importância para que uma publicação apresente padrões devidos de qualidade, uma ampla revisão dos aspectos tipográficos também é necessária. Em tal tipo de revisão, é empregada uma série de sinais utilizados diretamente no texto da prova. Sabendo que um profissional que trabalhe com editoração e publicação precisa dominar esse assunto, assinale a alternativa correta quanto ao real significado desses sinais.

Alternativas

ID
3531733
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Embora o autor de uma publicação tome todos os devidos cuidados para que seu original chegue à editora da melhor forma possível, sem a presença de erros, é muito comum que eles existam. Independentemente do tipo de texto a ser publicado, é também comum que alguns erros estejam mais presentes do que outros, sendo destacados pelos revisores profissionais e recebendo até nomenclaturas específicas. Com base nessas nomenclaturas, assinale a alternativa que apresenta a definição correta.

Alternativas
Comentários
  • letra a

    Salto. Qualquer omissão involuntária de letras, palavras, frases, linhas ou parágrafos;

    Piolho. Duplicação indevida de sinais, letras, sílabas, palavras, linhas ou trechos. O pequeno erro tipográfico que escapa à revisão é também conhecido como piolho.

    Pastel. Inversão indevida de sinais, letras, sílabas, palavras, linhas ou trechos. Também é pastel a mistura desordenada de caracteres tipográficos.

    Gato. Troca indevida de uma palavras por qualquer outra.

    Gralha. Presença inevida de letras ou sinais virados (erro frequente na composição tipográfica), fora delugar ou trocados.


ID
3948313
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quando duas diferentes cores são misturadas, encontramos como resultado uma terceira cor. Ao misturar vermelho com azul e o azul com amarelo tem-se, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • O estudo das cores está intimamente ligado à ideia da luz, pois sem a luz não enxergamos as variações de cor. No círculo cromático existem doze cores, divididas em três categorias: cores primárias, secundárias e terciárias.

    As cores primárias são “puras", que não surgem de outras. Temos como representantes vermelho, azul e amarelo.

    As cores secundárias resultam da mistura de duas cores primárias em iguais proporções:

    - Violeta/roxo = vermelho + azul

    - Laranja = vermelho + amarelo

    - Verde = azul + amarelo

    As cores terciárias são geradas a partir da mistura de uma cor primária com cores secundárias:

    - azul-arroxeado = azul + roxo

    - azul-esverdeado = azul + verde

    - amarelo-esverdeado = amarelo + verde

    - amarelo-alaranjado = amarelo + laranja

    - vermelho-arroxeado = vermelho + roxo

    - vermelho-alaranjado = vermelho + laranja

    Com base nessa explicação, concluímos que a ao misturar vermelho com azul e o azul com amarelo tem-se, respectivamente, roxo/violeta e verde.

    Gabarito do professor: Letra B.
  • A importância de conhecer a discografia de Xuxa rs.

    Gab: B