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Questões de Marketing Cultural nas Relações Públicas


ID
199636
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A comunicação institucional, por meio de uma gestão estratégica de relações públicas, é a responsável direta pela construção de uma imagem corporativa forte e positiva de uma organização. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém me explicaria o motivo de a opção B estar errada?

  • É o contrário, cara! Relações públicas que é um instrumento de comunicação institucional. De acordo com Kunsch (2003, p.166), "a modalidade da comunicação institucional é formada pelas subáreas ou pelos instrumentos que convergem para formatar uma comunicação da organização em si (...) Esses instrumentos são: as relações públicas, às quais cabe delinear e gerenciar essa comunicação, o jornalismo empresarial, a assessoria de imprensa, a publicidade/propaganda institucional, a imagem e a identidade corporativa, o marketing social, o marketing cultural e a editoração multimídia."

  • De acordo com a definição de Kunch, a letra D também poderia estar correta. Fui na E pelo contexto da questão, mas a questão cabe recurso.

  • Comunicação Institucional
    No composto da comunicação organizacional integrada, a comunicação institucional é a responsável direta, por meio da gestão estratégica das relações públicas, pela construção e formatação de uma imagem e identidade corporativas fortes e positivas de uma organização.
    Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, Margarida Kunsch, p. 164

     

    Instrumentos da comunicação Institucional
    Relações públicas
    Jornalismo empresarial
    Assessoria de imprensa
    Editoração multimídia
    Imagem corporativa
    Identidade corporativa
    Propaganda institucional
    Marketing social
    Marketing cultural

    Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, Margarida Kunsch, p. 166-178


ID
221152
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em suas ações de marketing cultural, o BNDES se baseia em uma política de patrocínio a eventos e publicações, que está alinhada à missão de promover o desenvolvimento socioeconômico do país. Nesse sentido, o Banco apoia a edição de publicações e a realização de eventos de caráter coletivo e de curta duração - como festivais, congressos, feiras e seminários - que possam

Alternativas
Comentários
  • Marketing cultural é o conjunto de ações de marketing que se utiliza a cultura para projetar e/ou fixar a imagem, nome ou produto de uma organização. É um instrumento qualificador utilizado pela comunicação empresarial, por se associar a expressões e manifestações artísticas culturais. Tornar viáveis projetos culturais faz com que exista uma troca interesses entre a sociedade e a instituição. A sociedade ganha em cultura e a empresa em reconhecimento. Este trabalho tem sido muito utilizado pelas grandes empresas que além de terem um retorno financeiro apoiada nas leis de incentivo fiscal, o investimento em evento cultural fixa a imagem da marca como uma empresa atenta aos interesses da comunidade.


    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_cultural

  • Marketing Cultural é uma ferramenta de comunicação que, se aplicada com critério e seriedade, só oferece vantagens para os patrocinadores, artistas, produtores e, alvo maior, o cidadão brasileiro. De 1994 para cá o número de empresas que passaram a investir em cultura sextuplicou e cada vez mais pessoas ingressam nesse mercado anualmente. E são para esses novos navegantes - produtores, artistas, estudantes ou empresários - que preparamos esta série de informações úteis para uma melhor compreensão sobre como a cultura pode ser seu próprio agente de difusão.


ID
562540
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O Grupo Corpo é uma das companhias de dança mais importantes do Brasil e completa 35 anos de fundação em 2010. Desde 2000, a Petrobras patrocina o grupo através de sua política de patrocínio cultural. É muito importante para as empresas a divulgação de suas ações de patrocínio para ressaltar, perante a sociedade, o comprometimento com a responsabilidade social e o crescimento do país. Esse processo de divulgação é composto de várias etapas. A primeira delas é o planejamento, que consiste em

Alternativas

ID
564676
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Nos últimos anos, as mudanças nas formas como são concebidos e comercializados os produtos e serviços trazem consigo novas questões éticas com as quais as organizações têm de aprender a lidar.
PORQUE
Cada vez mais as novas tecnologias de informação e oportunidades comerciais e empresariais, abertas pela globalização, tendem a levar todas as organizações a seguir padrões globais de operação. Analisando as afirmações, conclui-se que

Alternativas

ID
564754
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O projeto de comunicação institucional da Petrobras inclui o apoio a projetos sociais em todo o país, envolvendo ONG, governos estaduais e municipais, fundações e universidades, entre outras instituições, em todos os estados brasileiros. Assim, todos os anos, a empresa recebe centenas de projetos e, para facilitar a sua avaliação, a Petrobras escolheu três áreas temáticas estratégicas para as quais dirige os apoios. São elas:

Alternativas

ID
564757
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Ao elaborar um projeto voltado para o incentivo e apoio a projetos culturais, o profissional de Relações Públicas deverá ter em mente que este tipo de ação estratégica constitui uma forma direta de a empresa

Alternativas

ID
1296904
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Tanto em eventos culturais ou esportivos, uma marca que adota a estratégia de patrocínio

Alternativas
Comentários
  • Atualmente é grande o número de empresas que associam suas marcas a eventos musicais, esportivos, culturais e – mais recentemente – de responsabilidade sócio-ambiental. O patrocínio é mais uma das ferramentas do Marketing que leva experiência ao consumidor com o objetivo de fidelizá-lo ou ganhar a simpatia dele. O difícil é saber qual o retorno exato que esta ação traz para o patrocinador, para a marca e, claro, para as vendas.


    Marcas como Coca-Cola, Petrobras, Fila e Lotto fazem parte do cenário de patrocínios no Brasil através de eventos e esportes e lutam para conseguir mensurar o retorno do investimento. Pesquisas, análises financeiras, mídia espontânea e aumento em vendas são opções sólidas para mensurar uma ação de patrocínio. A visibilidade da Coca-Cola ao patrocinar um evento musical no Nordeste faz com que as pessoas associem a marca a um momento divertido e lembrem que ela proporcionou uma experiência positiva.

  • gab D

    integra ações de marketing promocional, publicidade e promoção de vendas.


ID
1296910
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Durante o processo de seleção de projetos culturais, as empresas devem, antes de selecionar seu investimento, avaliar diversos aspectos, dentre os quais,

Alternativas
Comentários
  • Qual seria o erro da B?


ID
1297444
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A Petrobrás é uma das empresas que mais investe em Marketing Cultural e Esportivo no Brasil. Desde 2009, a Petrobrás patrocina a GT3 Brasil, tornando-se a fornecedora exclusiva de gasolina da categoria. O principal objetivo da parceria entre a empresa e o automobilismo brasileiro é

Alternativas

ID
1297450
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Desde a década de 80, a Petrobras tem incentivado a cultura brasileira, quer seja através de patrocínios, quer seja através da criação de projetos, como os Programas Petrobras Artes Visuais, Petrobras Cinema, Petrobras Artes Cênicas e Petrobras Música. O Programa Petrobras Cultural (PPC), que surgiu em 2003, é um bom exemplo de como a empresa aposta no Marketing Cultural. Nesse contexto, conclui-se que um programa como esse tem objetivo direto de

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    Alguém explica?! Porque acho outras alternativas melhores para responder.


ID
1490326
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O marketing cultural entrou definitivamente na pauta das Relações Públicas no Brasil com a aprovação da Lei n o 7.505/1986, conhecida como Lei Sarney.

Essa Lei dispõe sobre

Alternativas
Comentários
  • A Lei n o 7.505/1986, conhecida como Lei Sarney foi uma lei de incentivos fiscais de projetos culturais, a empresa em vez de pagar seu imposto de renda ao governo poderia direcioná-lo ao financiamento de projetos culturais. Atualmente a lei está revogada e foi substituída pela Lei 8.313/91 conhecida como Lei Rouanet. 


ID
1490329
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As ações de marketing cultural são um instrumento de relacionamento e comunicação cada vez mais adotado pelas organizações.

Nesse sentido, o apoio a projetos culturais é uma estratégia de comunicação

Alternativas

ID
1599415
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sobre o prazo para a apresentação de propostas culturais regulado pela Instrução Normativa n°. 1, de 24 de junho de 2013, é correto afirmar que

Alternativas

ID
1599427
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No verbete patrimônio cultural do seu Dicionário Crítico de Política Cultural (SP: Iluminuras, 1997), Teixeira Coelho afirma: “Outro tema de discussão para as políticas culturais patrimonialistas é o que diz respeito ao como lidar com obras (patrimônio cultural tradicionalmente considerado) e não-obras (patrimônio ambiental). O caso das cidades históricas declaradas "de patrimônio universal" ilustra bem o ponto.” Para o autor, a preservação do patrimônio deve ser pensada a partir do “princípio da imutabilidade relativa”, que significa

Alternativas

ID
1599430
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O sucesso na elaboração de um projeto cultural está ligado à coerência entre os itens que o constituem e a justificativa para a sua execução, de modo a demostrar sua exequibilidade. Sobre o tema concepção e planejamento de projetos culturais, é correto afirmar que

Alternativas

ID
1609564
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um evento pode ser incluído como um dos componentes do mix de comunicação. O que torna o evento uma atividade de relações públicas e marketing é a sua capacidade de reunir todos os públicos envolvidos em um único ambiente interativo. Do ponto de vista das organizações, há dois interesses centrais na classificação de eventos, o institucional e o promocional. Com relação a esse tema, julgue o item subsecutivo.


Um congresso é caracterizado como um encontro com grande número de especialistas e interessados no mesmo tema e possui caráter deliberativo, segundo o qual temas e propostas organizadas em teses ou por grupos de discussão são debatidos e votados.

Alternativas
Comentários
  • O congresso é um dos tipos de eventos mais comuns.

    Nele, tem-se por objetivo debater e extrair conclusões acerca de uma temática central.

    Em geral, um congresso é promovido por entidades associativas e conta com a presença de profissionais e especialistas que têm interesse em comum e atuam em uma mesma área.

    Os congressos podem ser regionais, nacionais e internacionais.

    E, dentro de um mesmo congresso, podem ocorrer vários tipos de atividades, como:

    Mesas-redondas, conferências, simpósios, palestras, comissões, painéis, cursos, são algumas delas.


ID
1771420
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Na área de Comunicação Integrada, um dos objetivos é cuidar da imagem da empresa, mediante o estabelecimento de relações com a sociedade e com os funcionários. Para que essa ação seja bem-sucedida, é necessário um planejamento que integre as Relações Públicas com o Jornalismo, a Publicidade e a Propaganda e o Marketing. Quando uma empresa resolve, por exemplo, patrocinar o esporte ou a cultura, ela pode agregar valor à marca, reforçar os laços com a sociedade ou, até mesmo, recuperar a confiança do consumidor.

Contudo, antes de se decidir por uma determinada campanha, é importante observar: 

Alternativas

ID
2256778
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sobre o conceito de cada área abaixo, enumere corretamente a coluna da direita de acordo com a da esquerda:

1) Conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas, mediante quatro possibilidades: preço, distribuição, comunicação e produto.

2) Ferramenta responsável pela relação com a mídia que envolve áreas como publicidade, relações públicas, jornalismo e propaganda.

3) Ação de fazer com que alguma coisa (produto, serviço, instituição etc.) seja conhecido ou divulgado

4) Responsável pela organização de evento: cerimônias oficiais, pública e/ou privado

5) Responsável em apresentar e conduzir o evento do início ao encerramento.

( ) Mestre de Cerimônias

( ) Promoção

( ) Assessoria de Imprensa

( ) Cerimonialista

( ) Marketing


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Mestre de Cerimônias O Mestre de Cerimônias é o condutor do evento. A ele compete conduzir, com segurança, o evento, do início ao fim; anunciar o roteiro que foi traçado pelo Chefe do Cerimonial, em boa postura e com voz firme.A função desse profissional é ordenar e orientar a cerimônia. Em determinados tipos de solenidades, é comum usar um casal para conduzir o evento, visto que, assim, a dupla poderá dividir listas de nomes a serem chamados (agraciados, formandos, etc.), tornando a cerimônia mais atraente. Pode também o mestre de cerimônias elaborar a relação com os nomes das autoridades presentes, identificar e confeccionar as nominatas com os nomes das autoridades que deverão ser citadas pelo presidente ou anfitrião da solenidade, conferir o som, orientar as recepcionistas quanto à formação da Mesa, coordenar os garçons no serviço de água para Mesa e conduzir a cerimônia com bom desempenho. 

    Chefe do Cerimonial O Chefe do Cerimonial ou Coordenador de Eventos é responsável pelo planejamento, coordenação e organização do evento, em todas as suas fases, além do protocolo de implantação com as precedências e tratamentos de acordo com a legislação específica, planejando o roteiro da solenidade.

    https://www.unipublicabrasil.com.br/uploads/materiais/c58bab4b7954c80c874951967ba55e0f08022018103443.pdf

  • B


ID
2438107
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As ações culturais, seus impactos e resultados são decorrentes da articulação de uma ampla rede de atores, que desempenham suas funções de acordo com as esferas de atuação em que estão inseridos. Leia os itens de I a III que tratam das funções de um dos agentes desse processo.
I Criar as condições para que a produção cultural aconteça.
II Aproximar o produtor cultural de seu público.
III Estimular a comunidade a desenvolver seu próprio potencial criativo.
Essas são funções são atribuídas ao

Alternativas

ID
2438164
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O produtor cultural Romulo Avelar, autor de “O Avesso da Cena”, comenta que “Outro ponto determinante para o êxito de um evento é a segurança. A integridade física do público, dos artistas, dos colaboradores e dos equipamentos também deve merecer dos produtores uma série de cuidados”. No que concerne a um projeto de segurança para um evento cultural, leia os itens abaixo.
I Reunir documentação que ateste a estabilidade das edificações e instalações .
II Atenção ao preço dos materiais utilizados na montagem de palcos, arquibancadas e demais estruturas.
III Orientar os seguranças para monitorarem permanentemente o público, de modo a detectar rapidamente possíveis focos de desestabilização.
IV Concentrar equipamentos de segurança em salas de emergência para que possam ser usados rapidamente em caso de urgência.
Entre esses itens, os que correspondem a um projeto de segurança são

Alternativas

ID
2438176
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Na realização de um evento cultural na UFRN, um artista foi contratado, ao longo de um período de dois meses, para se apresentar uma vez por semana, caracterizando um serviço eventual, não subordinado, pelo qual o artista recebeu um cachê. Nesse caso, o contrato foi efetivado por meio de

Alternativas

ID
2438182
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

“Entendida habitualmente como programa de intervenções realizadas pelo Estado, instituições civis, entidades privadas ou grupos comunitários com o objetivo de satisfazer as necessidades culturais da população e promover o desenvolvimento de suas representa ções simbólicas”. Essa é uma definição de Teixeira Coelho para

Alternativas
Comentários
  • Constituindo [...] uma ciência da organização das estruturas culturais, a política cultural é entendida habitualmente como programa de intervenções realizadas pelo Estado, instituições civis, entidades privadas ou grupos comunitários com o objetivo de satisfazer as necessidades culturais da população e promover o desenvolvimento de suas representações simbólicas. Sob este entendimento imediato, a política cultural apresentase assim como o conjunto de iniciativas, tomadas por esses agentes, visando promover a produção, a distribuição e o uso da cultura, a preservação e divulgação do patrimônio histórico e o ordenamento do aparelho burocrático por elas responsável. (COELHO, 1997, p. 293) 


ID
2438188
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O artigo 65, da Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, prevê pena de detenção de três meses a um ano e multa, para o ato de

Alternativas
Comentários
  • Art. 65. Pichar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano:
    Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.
    § 1o Se o ato for realizado em monumento ou coisa tombada em virtude do seu valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena é de 6 (seis) meses a 1 (um) ano de detenção e multa.

  • § 2 Não constitui crime a prática de grafite realizada com o objetivo de valorizar o patrimônio público ou privado mediante manifestação artística, desde que consentida pelo proprietário e, quando couber, pelo locatário ou arrendatário do bem privado e, no caso de bem público, com a autorização do órgão competente e a observância das posturas municipais e das normas editadas pelos órgãos governamentais responsáveis pela preservação e conservação do patrimônio histórico e artístico nacional.       

  • Essa questão dar pra ir pela eliminação pelo simples fato de você lembrar que grafitar não é um crime.

  • vamos decorar.


ID
2438200
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em uma exposição de arte, as tarefas de selecionar as obras, preparar o catálogo, pensar o projeto físico, supervisionar a montagem e desmontagem, a documentação, cuidar da administração da mostra em seus diferentes aspectos e, também, determinar o tema inspirador, são atribuições relativas à

Alternativas

ID
2438206
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No livro “Dicionário Crítico de Política”, pag. 171, o autor, Teixeira Coelho, afirma que: “...o agente cultural em particular, pode expressar de modo não ambíguo sua ética central que é: criar condições para que as pessoas e grupos, produtores ou usuários, inventem seus próprios fins, no interior de uma finalidade coletiva maior”.
Segundo esse autor, o grande obstáculo a ser contornado para atingir esse objetivo é

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Os produtores de arte e cultura sempre tiveram de resistir às tentativas de seus financiadores de influenciar/dirigir seu trabalho.


ID
2438212
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Entre as linhas de financiamento do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento, um dos editais se refere à Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. O fluxo para solicitação de apoio nessa modalidade compreende as etapas de:

Alternativas

ID
2438218
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No tocante à avaliação de projetos culturais, o aspecto que aponta em que medida um projeto se distingue de outros e como pode ser direcionado à empresa/instituição financiadora chama-se

Alternativas

ID
2438224
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A Resolução que regulamenta a Política Cultural da UFRN (RESOLUÇÃO No. 125/2016- CONSEPE) estabelece uma instância para auxiliar e apoiar a Coordenadoria de Ações Culturais, Museológicas e de Memória - CACMM e o Núcleo de Arte e Cultura – NAC, em ações acadêmico-culturais, por meio de projetos, programas e demais ações de extensão estruturantes. Essa instância denomina-se

Alternativas

ID
2564194
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

De acordo com Durand (2013), em consonância com a visão geral que se tem no mercado sobre a profissionalização do agente cultural, é correto afirmar que o(a):

Alternativas

ID
2564329
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As cadeias produtivas de cultura são:

Alternativas

ID
2564332
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O sistema de produção cultural é composto por um ciclo de fases ou etapas de desenvolvimento. Indique, entre as opções abaixo, aquela que não faz parte desse ciclo:

Alternativas
Comentários
  • Discordo! marquei e

  • Essa é a definição de tributo antes da constituinte de 88. Show!

  • Quatro fases, níveis ou circuitos do sistema de produção cultural: produção, distribuição, troca e uso (ou consumo).


ID
2564362
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um projeto cultural não obedece a uma formatação rígida, mas deve conter elementos que apresentem seu propósito de forma clara e objetiva. Na elaboração do projeto, cada elemento que o constitui tem uma função. Dentre os itens constantes de um projeto, os “objetivos”:

Alternativas

ID
2564386
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O acompanhamento e a avaliação de projetos é uma atividade permanente no desenvolvimento do projeto cultural. Cabe a esta atividade:


1) garantir que a realização das metas e as ações de um projeto cultural estejam de acordo com o plano de trabalho contratado, através da avaliação técnica do cumprimento do objeto e vistorias in loco.

2) monitorar a execução do projeto (mecanismos de incentivo fiscal e FNC).

3) auditar a abertura das contas, as movimentações financeiras, os ajustes diversos.

4) atuar acompanhando a operacionalização do projeto artístico junto ao curador ou produtor cultural.


Está(ão) correta(s), apenas:

Alternativas

ID
2564479
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

“Tendo sua origem na relação empresa e consumidor, o conceito de marketing foi sendo ampliado para outras dimensões de relações, como do marketing político, de entretenimento e o pessoal. Surge assim, com essa ampliação da gama de esferas onde o marketing se aplica, o marketing cultural, que utiliza a cultura como instrumento para transmitir uma mensagem e, em longo prazo, desenvolver um relacionamento com um determinado público”.

(REIS, A. C. F. Marketing cultural e financiamento da cultura: teoria e prática em um estudo internacional comparado. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003).


Entre os mecanismos de marketing cultural mais utilizados no atual panorama da produção cultural brasileira pode-se apontar:

Alternativas
Comentários
  • as Leis de Incentivo à Cultura que permitem merchandising do produto ou da empresa nas obras patrocinadas.


    Se fosse publicidade da empresa, aí estaria correta.


ID
2821759
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A gestão de imagem de uma marca, ou mesmo de uma entidade ou instituição, utilizando sua influência junto a seus diversos públicos recebe o nome de

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Dicionário Essencial de Comunicação (Rabaça e Barbosa), marketing institucional é conceituado na p.171:

     

    Modalidade de marketing que cuida de todos aspectos relacionados à imagem da instituição. Mais voltado para o share of mind (fixação da marca na memória) do que para o market share (participação da marca no mercado), seu objetivo imediato não é a venda, e sim a criação de uma atitude favorável, nos diversos segmentos do público, em relação à empresa ou qualquer outro tipo de organização.

     

    GAB C


ID
2821819
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Normalmente é um evento de cunho artístico, periódico, objetivando competição, promoção comercial ou divulgação. Sua principal característica é a de ser um espaço formador, fomentando a experimentação artística e a formação de recursos humanos. Premia as expressões maiores nas artes cênicas, plásticas, visuais, literatura, música e projetos especiais. Atualmente, os eventos gastronômicos são criados por cidades ou regiões como uma das alternativas do marketing de destino, visando promover a cultura local.


A tipologia correta do evento descrito acima é:

Alternativas
Comentários
  • GAB E - TIPOLOGIA DE EVENTOS


    FESTIVAL - Muitas vezes são de música, mas podem ser sobre qualquer assunto. Uma série organizada de concertos, exibições ou peças de teatro, geralmente no mesmo local e ao longo de vários dias.


    Vernissage consiste no evento de abertura de exposição de artes plásticas ao público. O termo francês vem dos artistas boêmios que, no século passado, ao terminar uma obra com verniz convidavam os amigos para apreciá-la, enquanto degustavam uma taça de vinho.


    BONS ESTUDOS!




ID
3189619
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Dadas as afirmativas sobre conceitos de marketing cultural e ações correlatas,

I. O marketing cultural vem ganhando força no meio empresarial porque apresenta soluções relativamente baratas a três novas exigências do mercado: necessidade de diferenciação das marcas; diversificação do mix de comunicação das empresas para melhor atingir seu público; e necessidade das empresas se posicionarem como socialmente responsáveis.

II. A partir do momento em que uma empresa empreende uma ação de marketing usando como ferramenta a cultura, está fazendo marketing cultural. Nem sempre o patrocínio vem em forma de dinheiro vivo – pode ser uma permuta por passagens áreas, estada ou refeições. Importante é que a ação de marketing deve encaixar-se perfeitamente ao perfil da empresa, ao público alvo e ao objetivo buscado.

III. Inicialmente, as empresas começaram a investir em marketing cultural porque, devido às leis de incentivo, financeiramente era um bom negócio. Depois, elas compreenderam que essas ações de marketing solidificavam a imagem institucional da empresa e davam visibilidade para a marca. Desse modo, o investimento em cultura pode ser visto como uma oportunidade para as empresas participarem do processo de incremento e manutenção dos valores culturais da sociedade e, principalmente, a possibilidade de construir uma imagem forte e bem posicionada para o consumidor, garantindo a curto, médio e longo prazo sua perpetuação.

IV. Apesar de uma determinada empresa patrocinar um projeto cultural, nem sempre ela busca algum tipo de retorno. Por isso, expor o projeto na mídia não é, na verdade, algo importante.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
3189622
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Diante da proposição de um evento e da necessidade de conhecer os custos corretos de cada um dos elementos inseridos no orçamento, o produtor cultural deverá adotar um processo de cálculo de custos, seguindo os seguintes passos:

Alternativas

ID
3189646
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Equipamentos Culturais trabalham com seres humanos, com seus sonhos, desejos, aspirações e, principalmente, com sentimentos e imaginação. Assim, a humanização nas relações existentes em um Espaço Cultural, sejam as relações com o público interno, externo ou virtual, é absolutamente decisiva para o sucesso ou não de uma instituição.

SARTINI, Antônio Carlos de Morais. Mesa “O espaço como experiência: repertório e gestão”. In: Anais do encontro Espaços Culturais – 2º Seminário de Gestão Cultural. Duo Informação e Cultura, Belo Horizonte, 2010. p. 113.

Levando em consideração a necessidade de desenvolver suas ações com base no planejamento estratégico e num permanente processo de monitoramento e avaliação de atividades e da relação com os públicos, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3209683
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A execução de um projeto, muitas vezes, depende exclusivamente das receitas provenientes de patrocínios, devido ao baixo potencial de geração de receitas próprias. Além do patrocínio, é comum que produtores consigam apoios de veículos de comunicação, restaurantes ou do comércio local próximo à realização do evento.


Sobre patrocínio e apoio a eventos, analise as afirmativas a seguir.


I. O apoio difere de patrocínio por não demandar a exposição da logomarca do apoiador no material de divulgação.

II. O apoio está ligado à doação de equipamento ou material necessário, tais como passagens aéreas e material gráfico. O patrocínio, ao aporte de recursos financeiros.

III. Os patrocinadores e apoiadores atuam como fontes de recursos de um projeto, sejam recursos financeiros, de pessoal ou de material.


Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
3209701
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A prestação de contas é atividade bastante corriqueira na realização de projetos e eventos, e notadamente em projetos que utilizam verbas públicas ou recursos incentivados como, por exemplo, provenientes da Lei Rouanet ou de outras leis de incentivo à cultura.


Sobre a prestação de contas de um projeto ou evento, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


I. A prestação de contas representa um balanço do que foi realizado e alcançado ao longo de um projeto.

II. A demonstração do que foi realizado pode ser feita a partir de clipping de divulgação, de anúncios, por vídeo e por material gráfico e de comunicação do evento.

III. Os demonstrativos financeiros de gastos e recebimentos de um projeto permitem avaliar o que foi efetivamente gasto e é uma forma de prestar contas.


Está correto o que se afirma em 

Alternativas

ID
3233746
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A questão do comissionamento do captador de recursos é um dos problemas cruciais do financiamento de iniciativas culturais, algo que envolve a transparência na prestação de contas de projetos e programas, sobretudo os incentivados, que se submetem ao escrutínio do Tribunal de Contas da União.

Uma grande contribuição nesse sentido foi o Código de Ética do Captador de Recursos, estabelecido pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos, a qual implementou uma mudança de cultura nesse campo ao preconizar

Alternativas

ID
3233749
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Historicamente, a expressão ‘mecenato’ remete ao final da era antes de Cristo. Mecenas, ministro e fonte de inspiração de Caio Julio Augusto, imperador de Roma, estrategista de talentos múltiplos, é o responsável por uma política inédita de relacionamento entre governo e sociedade dentro do império. Para Mecenas, as questões do poder e da cultura são indissociáveis e cabe ao governo a proteção às diversas manifestações da arte.
LISBOA, Simone Marília. Razão e paixão dos mercados. Belo Horizonte, Fundação João Pinheiro. 1998. p. 21-22.

O termo ‘mecenato’, tal como empregado na área cultural, designa, mais especificamente,

Alternativas

ID
3497470
Banca
AOCP
Órgão
SECOM-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Quanto ao papel da cultura na atividade de Relações Públicas, é correto afirmar que

Alternativas

ID
4890940
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Qual a importância em estabelecer uma comunicação direta com o público-alvo de ações culturais financiadas por empresas parceiras?

Alternativas

ID
4890943
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Para Fischer (2002,p.19), “o marketing cultural é um recurso utilizado com a finalidade de fixar a marca de uma empresa ou entidade por meio de diversas ações culturais, tais como a música, a arte, o esporte, a literatura, o cinema, o teatro”. NÃO compete a atividade de marketing cultural:

Alternativas

ID
4890946
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Assinale a alternativa que completa, de forma adequada, o sentido da frase “A atividade cultural se divide em _____________ e __________, ambos podendo ser patrocinados com finalidades institucionais.

Alternativas

ID
4890955
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Para o estabelecimento de uma relação positiva entre empresários e empreendedores culturais deve-se dimensionar corretamente o que é oferecido em troca de investimento. Considere as seguintes afirmações:


I - Em produção cultural, o termo gancho significa um atributo que associa uma ação a uma empresa ou a um tipo de produto.

II - Em produção cultural, a identificação de um gancho existente entre o projeto a ser negociado e um potencial parceiro é decisivo para o processo de negociação.

III - Em produção cultural, o termo moeda está relacionado aos valores alcançados para o investidor de isenção fiscal.

IV - Em produção cultural, o empreendedor cultural deve diversificar as moedas para estabelecer uma relação de troca mais consistente com os investidores.


Estão corretas:

Alternativas

ID
4890961
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um projeto cultural divide-se em três etapas: a pré-produção, a produção e a pós-produção. É correto afirmar sobre a pré-produção:

Alternativas
Comentários
  • discordo um pouco do gabarito. Porque no edital da Lei Aldir Blanc PE as passagens e etc foram colocadas na pre produção .

ID
4890964
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

NÃO compete à pós-produção:

Alternativas

ID
4890973
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Marque Verdadeiro (V) ou Falso (V) para as assertivas que tratam sobre os proponentes de projetos culturais:


( ) em se tratando de pessoa física, podem propor projetos produtores ou artistas com currículo no segmento cultural.

( ) em se tratando de pessoa jurídica sem finalidade lucrativa, podem receber recursos para projetos na forma de patrocínio ou doação.

( ) em se tratando de pessoa física, os projetos aprovados podem receber recursos advindos tanto de patrocínio quanto de doação.

( ) em se tratando de pessoal jurídica com finalidade lucrativa, é vedada à empresa obter recursos na modalidade doação.


A sequência correta de cima para baixo é:

Alternativas