- ID
- 960475
- Banca
- CONSULPLAN
- Órgão
- PM-TO
- Ano
- 2013
- Provas
- Disciplina
- Legislação Estadual
- Assuntos
Sobre os deveres éticos, assinale a afirmativa INCORRETA. 
 
Sobre os deveres éticos, assinale a afirmativa INCORRETA. 
 
Analise as conceituações.  
I.  Comandante: é o  título genérico dado ao militar estadual,  correspondente  ao  de  diretor,  chefe  ou  outra  denominação que venha a ter aquele que, investido de  autoridade  decorrente  de  leis  e  regulamentos,  for  responsável  pela  administração,  emprego,  instrução  e  disciplina de uma Organização Militar (OM).  
II.  Missão, tarefa ou atividade: é o dever advindo de uma  ordem específica de comando, direção ou chefia.  
III.  Corporação: é a denominação dada à Unidade Policial  Militar (UPM) e à Unidade de Bombeiro Militar (UBM),  administrativa ou operacional da Corporação,  incluídas  suas subunidades.  
IV. Organização Militar (OM): é a denominação dada, nesta  Lei, à Polícia Militar do Estado do Tocantins  (PMTO) e  ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins  (CBMTO).  
Estão corretas apenas as afirmativas 
 
Conforme  a  Lei Complementar nº 79, de 27 de  abril de  2012, compete à PMTO, EXCETO: 
 
Em  relação  à  hierarquia  e  disciplina,  é  correto  afirmar  que a Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO) 
 
Acerca dos deveres éticos, é INCORRETO afirmar que 
 
Analise as conceituações.  
I.  Declaração: é o ato administrativo pelo qual o Praça é  elevado a Aspirante a Oficial, após promoção por tempo  de serviço.   
II.  Função militar: é o exercício das atribuições  inerentes  ao cargo, comissão, encargo ou incumbência.   
III.  Efetivo  serviço:  é  o  efetivo  desempenho  de  cargo,  comissão,  encargo,  incumbência,  serviço,  atividade,  função  de  natureza  ou  de  interesse militar,  previsto  em leis ou outros dispositivos legais.   
IV.  Sede: é todo o território do município no qual se localizam as  instalações administrativas de uma Organização  Militar (OM).  
Estão corretas apenas as afirmativas 
 
Analise as afirmativas a seguir.  
I.  A  Polícia Militar  e  o  Corpo  de  Bombeiros Militar  são  instituições permanentes, reserva do Exército Brasileiro,  diretamente subordinadas ao Governador do Estado.  
II.  Compete,  em  todo  o  território  tocantinense,  à  Polícia  Militar, o exercício da polícia ostensiva e a preservação  da ordem pública, bem como as funções de defesa civil,  com exclusividade.  
III.  O  serviço  bombeiro  militar  consiste  no  exercício  de  atividades destinadas a preservar a ordem pública consubstanciada em ações de  tranquilidade, salubridade e  paz  social  no  Estado,  além  de mediante  requisição  de  Autoridades  Fazendárias,  o  exercício  da  polícia  ostensiva e a preservação da ordem pública.  
IV. O serviço policial militar consiste no exercício de atividades  inerentes à Polícia Militar, e compreende  todos os  encargos  relacionados  ao  policiamento  ostensivo  e  à  manutenção da ordem pública.  
Estão corretas apenas as afirmativas  
 
Sobre  os  deveres  éticos, marque  V  para  as  afirmativas  verdadeiras e F para as falsas.  
(     ) Ao  militar  são  proibidas  a  sindicalização  e  a  greve,  bem como a  filiação a partido político enquanto permanecer em atividade.  
(     ) É  proibida  ao  militar  a  manifestação  individual  ou  coletiva sobre atos de superiores, de caráter reivindicatório, de cunho político-partidário e sobre assuntos  de natureza militar de caráter sigiloso.  
(     ) Ao militar da ativa é vedado comerciar ou tomar parte  na administração ou gerência de  sociedade, ou delas  ser  sócio  ou  participar,  exceto  como  acionista  ou  cotista,  em  sociedade  anônima ou  sociedade  empresária limitada.  
(     ) Ao  bombeiro  militar  da  ativa  é  proibido  elaborar  projeto  contra  incêndio  e  pânico,  entretanto  será  permitido  colaborar  para  a  apresentação  de  projeto  contra incêndio e pânico de forma gratuita, desde que  possua formação superior em engenharia civil.  
A sequência está correta em 
 
Acerca das responsabilidades das unidades operacionais, conforme regulamentado pela Lei Complementar nº 45/06, analise as afirmativas.
I. Para efeito de emprego dos Batalhões de Bombeiro Militar, o Estado do Tocantins é dividido em áreas, obedeci‐ das as características regionais e atribuídas as atividades operacionais a cada uma das unidades responsáveis por âmbito de atuação.
II. Na Capital e nas maiores cidades do interior, entendidas aquelas com mais de 200 mil habitantes, as áreas de responsabilidade dos Batalhões de Bombeiro Militar serão sempre divididas, criando‐se mecanismos de integração para realizar as atividades entre unidades operacionais distintas.
III. As Unidades de Bombeiro Militar são instaladas por decreto do Comandante Geral da Corporação, nomeado pelo Chefe do Poder Executivo.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
O Estatuto dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado do Tocantins (Lei nº 2.578/2012) trata, dentre outros assuntos, das condutas vedadas aos militares. Sobre o tema, assinale a afirmativa INCORRETA.
Segundo o Estatuto dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado do Tocantins (Lei nº 2.578/2012), a exclusão do serviço ativo da Corporação NÃO é feita em consequência de
Em relação às disposições da Lei Complementar nº 45/06, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O Comandante‐Geral do Corpo de Bombeiros Militar, na forma da legislação em vigor, pode utilizar pessoal civil para a prestação de serviços de natureza técnica, especializada ou para serviços gerais.
( ) O CBMTO, nos casos de matéria não regulada em legislação específica, adota leis, decretos, regulamentos e normas em vigor da Polícia Militar do Estado do Tocantins, sendo vedado, entretanto, utilizar‐se, supletivamente, da legislação do Exército Brasileiro, mesmo se lhe for tecnicamente pertinente.
( ) Compete ao Chefe do Poder Executivo a criação, transformação, extinção, denominação, localização e estruturação dos órgãos de Direção, Apoio e Execução do Corpo de Bombeiros Militar.
( ) O Comando Geral da Corporação é composto dos seguintes órgãos de Direção: Comandante‐Geral, Estado‐Maior, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Assessorias e Comissões.
A sequência está correta em
De acordo com o Estatuto dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado do Tocantins (Lei nº 2.578/2012), no capítulo que regula a violação das obrigações e dos deveres, é correto afirmar que o(a)
De acordo com as conceituações trazidas pelo Estatuto dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado do Tocantins (Lei nº 2.578/2012), assinale a afirmativa correta.
Nos termos do Estatuto dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado do Tocantins (Lei nº 2.578/2012), são punições disciplinares a que estão sujeitos os militares, EXCETO:
Acerca das normas relativas à hierarquia e disciplina contidas no Estatuto dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado do Tocantins (Lei nº 2.578/2012), assinale a afirmativa INCORRETA.
De acordo com a estrutura organizacional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, regulamentado pela Lei Complementar nº 45/06, relacione os órgãos às respectivas características.
1. Órgãos de direção.
2. Órgãos de execução.
3. Órgãos de apoio.
( ) Realizam o comando e a administração da Corporação.
( ) Constituem as unidades operacionais e realizam as atividades‐fim do CBMTO, cumprindo as missões ou a destinação da Corporação, dentre outras funções.
( ) Responsáveis pelo planejamento geral estratégico para a organização e o desenvolvimento pleno das missões da Corporação.
( ) Realizam as atividades‐meio da Corporação, atendendo às necessidades de pessoal, material e ensino, telecomunicações e telemática do Corpo de Bombeiros Militar.
A sequência está correta em
Nos termos da Lei Complementar nº 45/06, assinale a alternativa que NÃO retrata uma das competências do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (CBMTO).
Marcos, Fernando, Gustavo e Vagner são policiais da ativa na PMTO.
Marcos tem 28 anos de idade e foi promovido a 2.º sargento em 1.º/6/2019. Sua promoção a 3.º sargento ocorrera em 1.º/6/2013.
Fernando tem 29 anos de idade e foi promovido a 2.º sargento em 1.º/6/2020. Sua promoção a 3.º sargento ocorrera em 1.º/6/2012.
Gustavo tem 28 anos de idade e foi promovido a 2.º sargento em 1.º/6/2019. Sua promoção a 3.º sargento ocorrera em 1.º/6/2014.
Vagner tem 29 anos de idade e foi promovido a 2.º sargento em 1.º/6/2019. Sua promoção a 3.º sargento ocorrera em 1.º/6/2013.
Nessa situação hipotética, na ordem decrescente de precedência hierárquica estão os policiais
Considere que policiais da PMTO tenham praticado as seguintes condutas: I Alfredo compareceu em reunião de caráter político, sem estar de serviço;
II Márcio faltou aos preceitos da civilidade, estando de serviço;
III Ana deixou de punir transgressor da disciplina;
IV Sílvia não cumpriu ordem recebida.
Assinale a opção que apresenta a correta relação entre o(a) policial militar e a transgressão militar cometida.
Marcos, Fernando, Gustavo e Vagner são policiais da ativa na PMTO.
Marcos tem 28 anos de idade e foi promovido a 2.º sargento em 1.º/6/2019. Sua promoção a 3.º sargento ocorrera em 1.º/6/2013.
Fernando tem 29 anos de idade e foi promovido a 2.º sargento em 1.º/6/2020. Sua promoção a 3.º sargento ocorrera em 1.º/6/2012.
Gustavo tem 28 anos de idade e foi promovido a 2.º sargento em 1.º/6/2019. Sua promoção a 3.º sargento ocorrera em 1.º/6/2014.
Vagner tem 29 anos de idade e foi promovido a 2.º sargento em 1.º/6/2019. Sua promoção a 3.º sargento ocorrera em 1.º/6/2013.
Nessa situação hipotética, na ordem decrescente de precedência
hierárquica estão os policiais 
Considere que policiais da PMTO tenham praticado as seguintes condutas:
I Alfredo compareceu em reunião de caráter político, sem estar de serviço;
II Márcio faltou aos preceitos da civilidade, estando de serviço; III Ana deixou de punir transgressor da disciplina;
IV Sílvia não cumpriu ordem recebida.
Assinale a opção que apresenta a correta relação entre o(a) policial militar e a transgressão militar cometida.
Se um oficial da PMTO cometer transgressão disciplinar, será competente para demiti-lo o
A carreira militar estadual no estado do Tocantins é privativa do pessoal
Se um oficial da PMTO cometer transgressão disciplinar, será competente para demiti-lo o
Os itens a seguir indicam espécies de sanções decorrentes do poder de polícia previstas pela Lei Complementar n.º 45/2006.
I embargo de obra
II interdição de atividade
III cassação de atestado
IV multa
No âmbito da atividade de fiscalização e acompanhamento de execução de projetos desempenhada pelo CBMTO, podem ser aplicadas
No estado do Tocantins, o militar estadual na inatividade é aquele que se encontra
Cometerá transgressão de natureza grave o militar que
A demissão ex officio ocorre quando o militar é excluído da corporação por
O CBMTO é subordinado diretamente ao
A nomeação do comandante-geral do CBMTO ocorre por