SóProvas



Prova ADM&TEC - 2018 - Prefeitura de São Joaquim do Monte - PE - Auditor de Controle Interno


ID
3985423
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de São Joaquim do Monte - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. As secretarias de Estado são consideradas órgãos públicos, não integrando, portanto, a administração indireta.

II. Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige o conhecimento da organização da Administração Pública, bem como dos atos de improbidade administrativa.

    Vamos aos itens:

    ITEM I: CORRETO.

    De acordo com os ensinamentos de Fernando Baltar, "a administração direta é composta pelos órgãos públicos integrantes de sua estrutura, despedidos de personalidade jurídica, enquanto a Administração Indireta, segundo informa o Decreto-Lei nº 200/67, compreende as autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista".

    Ou seja: a Administração Pública, para fins de divisão e organização, compreende:

    Administração Direta: o Estado, por não poder realizar tudo que precisa através de uma única pessoa ou órgão, se desconcentra em diversos órgãos públicos, de forma a dividir os centros de competência para o desempenho de funções estatais

    Administração Indireta: o Estado se descentraliza em novas pessoas jurídicas, de forma a atender o interesse público. Essas pessoas jurídicas podem ser autarquias, fundações públicas, empresas públicas ou sociedades de economia mista

    Nesse viés, os órgãos públicos fazem parte da Administração Direta, não integrando a Administração Indireta. Portanto, o item está correto.

    ITEM II: CORRETO.

    A improbidade administrativa está intimamente ligada à moralidade no exercício da função administrativa, de forma ampla. Além disso, os atos de improbidade correspondem a uma ação ou omissão, praticada no exercício da função pública, sendo um ilícito de natureza civil e administrativa.

    Os atos ímprobos são divididos em quatro categorias: atos que importam enriquecimento ilícito, atos que causam prejuízo ao erário, atos decorrentes de concessão ou aplicação indevida de benefício financeiro ou tributário e atos que atentam contra os princípios da Administração Pública.

    Em relação ao item, a questão trouxe a cópia integral da redação do art. 7º da lei nº 8.429/92. Veja:

    Art. 7º lei nº 8.429/92: quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá à autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado.

    GABARITO: A

    Fonte: BALTAR NETO; LOPES DE TORRES,  Fernando Ferreira; Ronny Charles. Direito Administrativo. 9ª edição. São Paulo: Juspodivm, 2019.

  • Existe órgão público na administração indireta?

    Na questão ele se refere a secretaria de Estado, por isso será a direta.

  • Sandy Almeida, sim, a administração indireta tbm possui órgãos públicos.

    Segundo o livro Direito Administrativo Descomplicado Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, são características dos órgãos públicos: "integram a estrutura de uma pessoa política ( União, Estados, distrito federal ou município), no caso dos órgãos da administração direta, ou de uma pessoas administrativa ( autarquia, fundação pública, empresa pública, sociedade de economia mista), no caso dos órgãos da administração indireta;"

  • As Secretarias de Estado fazem parte da Administração direta porque estão ligadas a uma mesma pessoa juridica, no caso o Ente Estado, e portanto não são da Administração Indireta, mas a questão deixa a entender que só existem órgãos públicos na Administração Direta, o que é falso. Questão mal redigida.

  • Eis os comentários sobre cada assertiva:

    I- Verdadeira:

    Realmente, Secretarias de Estado constituem órgãos componentes da administração direta, diretamente subordinados à Chefia do Poder Executivo estadual. Logo, é correto sustentar que não se trata de integrantes da administração indireta, a qual, na realidade, é composta apenas por autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas (Decreto-lei 200/67, art. 4º, II).

    II- Verdadeiro:

    A presente afirmativa tem apoio expresso no teor do art. 7º da Lei 8.429/92, que ora colaciono:

    "Art. 7° Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado."

    Do acima exposto, as assertivas I e II são verdadeiras.


    Gabarito do professor: A


ID
3985438
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de São Joaquim do Monte - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A busca pela melhor utilização possível dos recursos públicos faz com que o princípio da eficiência distanciese muito da noção de economicidade.

II. Passivo é o conjunto de dívidas ou de obrigações de uma entidade.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    I - Na verdade, a busca pela melhor utilização possível dos recursos públicos faz com que o princípio da eficiência se aproxime muito da noção de economicidade.

    II - Passivo corresponde ao saldo das obrigações ou dívidas de uma determinada entidade, enquanto que os ativos representam os bens e direitos daquela.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • Essa banca gosta de misturar conteúdos, pqp

  • Eis os comentários sobre cada assertiva:



    I. A busca pela melhor utilização possível dos recursos públicos faz com que o princípio da eficiência distancie-se muito da noção de economicidade.



    FALSO


    Na realidade, a utilização racional dos recursos públicos é uma das formas de se dar concretude ao princípio da eficiência, bem assim à economicidade. Afinal, esta última, na essência, tem em mira o alcance dos resultados esperados pela Administração, valendo-se do mínimo de recursos possíveis.


    II. Passivo é o conjunto de dívidas ou de obrigações de uma entidade.



    VERDADEIRO


    O conceito exposto neste item afina-se, de fato, com aquele atribuído ao "passivo", assim devendo ser entendido realmente o conjunto de obrigações e dívidas pertencentes a uma dada entidade administrativa. Inexistem equívocos, portanto, na presente proposição.



    Gabarito do professor: C
  • Questão exige do candidato conhecimento acerca dos Princípios norteadores da Administração Pública e conceitos básicos de Contabilidade.

    I. “A busca pela melhor utilização possível dos recursos públicos faz com que o princípio da eficiência distancie-se muito da noção de economicidade”.

    Falsa: eficiência e economicidade estão atreladas no sentido de buscar melhorias nos processos administrativos e, consequentemente, um melhor atendimento para os administrados. 

    II. “Passivo é o conjunto de dívidas ou de obrigações de uma entidade”.

    Verdadeira: passivo é o conjunto de dívidas ou de obrigações de uma entidade.

    Ante o exposto, a afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    GABARITO: C.

  • Lembre-se dos três pilares da eficiência:

    Fazer com celeridade

    Gastando menos

    No menor tempo possível

    Bons estudos!


ID
3985441
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de São Joaquim do Monte - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. As funções "OU" e "SE", no Microsoft Excel, são funções lógicas.

II. A dinâmica de transmissão de informação na internet não permite que as ações se sucedam concomitantemente.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Conheça a banca ADM&TEC, a banca que cobra duas matérias diferentes em uma mesma questão rs

  • Assertiva b - Gostei "Show

    A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    I. As funções "OU" e "SE", no Microsoft Excel, são funções lógicas.

    II. A dinâmica de transmissão de informação na internet não permite que as ações se sucedam concomitantemente.

    -> Funções lógicas.

    E (Função E) -> Retorna VERDADEIRO se todos os seus argumentos forem VERDADEIROS

    FALSO (Função FALSO) -> Retorna o valor lógico FALSO

    SE (Função SE) -> Especifica um teste lógico a ser executado

    SEERRO (Função SEERRO) -> Retornará um valor que você especifica se uma fórmula for avaliada como um erro; do contrário, retornará o resultado da fórmula

    NÃO (Função NÃO) -> Inverte o valor lógico do argumento

    OU (Função OU) -> Retorna VERDADEIRO se um dos argumentos for VERDADEIRO

    VERDADEIRO (Função VERDADEIRO) -> Retorna o valor lógico VERDADEIRO

     

  • Simone, essa ainda são duas de informática, tem questão que ela cobra três disciplinas completamente diferentes como informática, gerência de projeto e legislação na mesma. KKKKKKK

  • pORQUE A AFIRMATIVA 2 É FALSA?


ID
3985444
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de São Joaquim do Monte - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Com base na lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, que regulamenta o art. 37, inciso XXI, da constituição federal, instituindo normas para licitações e contratos da administração pública e dando outras providências, o conceito de obra inclui também a reforma realizada por execução indireta.

II. O servidor público deve utilizar prioritariamente uma linguagem objetiva e formal em e-mails profissionais, evitando erros de ortografia e gramática, a fim de reduzir o risco de não entendimento da mensagem.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Questão mescla duas temáticas distintas, apresentando duas afirmações para que seja feito o exame de sua veracidade. Examinemos uma por uma:

    I. “Com base na lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, que regulamenta o art. 37, inciso XXI, da constituição federal, instituindo normas para licitações e contratos da administração pública e dando outras providências, o conceito de obra inclui também a reforma realizada por execução indireta”.

    Verdadeira. Devidamente respaldada no art. 6º, I, do Estatuto Geral das Licitações (Lei 8.666/93), in verbis: “Art. 6º Para os fins desta Lei, considera-se: I - Obra - toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta”.

    II. “O servidor público deve utilizar prioritariamente uma linguagem objetiva e formal em e-mails profissionais, evitando erros de ortografia e gramática, a fim de reduzir o risco de não entendimento da mensagem”.

    Verdadeira. Inteiramente fundada nas diretrizes preconizadas pelo Manual de Redação da Presidência da República (3ª edição), que assim estatui: “Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. Não se concebe que um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. A transparência é requisito do próprio Estado de Direito: é inaceitável que um texto oficial ou um ato normativo não seja entendido pelos cidadãos”.

    Ante o exposto, as duas afirmativas são verdadeiras.

    GABARITO: A.

  • GABARITO A

    1 - Está correta (art. 6º, L. 8666/93)

    Art. 6º. Para fins desta lei, considera-se: I - Obra toda construção, reforma [...]

    2 - Está correta - MRPR (Manual de Redação da Presidência da República):

    Em resumo:

    Compreensão do leitor

    Não pode ser de forma obscura

    deve ser compreensivo

    Transparência como requisito do Estado de Direito

    Textos oficiais devem ser compreensivos aos cidadãos.

  • Assertiva A

    As duas afirmativas são verdadeiras.

    I. Com base na lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, que regulamenta o art. 37, inciso XXI, da constituição federal, instituindo normas para licitações e contratos da administração pública e dando outras providências, o conceito de obra inclui também a reforma realizada por execução indireta.

    II. O servidor público deve utilizar prioritariamente uma linguagem objetiva e formal em e-mails profissionais, evitando erros de ortografia e gramática, a fim de reduzir o risco de não entendimento da mensagem

  • Algumas dicas para facilitar a resolução:

    I - Obra - toda construção, (...) realizada por execução direta ou indireta;

    II - Serviço - toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como: demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção, transporte, locação de bens, publicidade, seguro ou trabalhos técnico-profissionais;

    III - Compra - toda aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente;

    IV - Alienação - toda transferência de domínio de bens a terceiros;

  • LETRA A

  • Vejamos cada assertiva:

    I. Com base na lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, que regulamenta o art. 37, inciso XXI, da constituição federal, instituindo normas para licitações e contratos da administração pública e dando outras providências, o conceito de obra inclui também a reforma realizada por execução indireta.

    VERDADEIRO

    O conceito de obra encontra-se previsto no art. 6º, I, da Lei 8.666/93, litteris:

    "Art. 6o  Para os fins desta Lei, considera-se:

    I - Obra - toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta;"

    Acertado, portanto, aduzir que o conceito de obra abrange reformas por execução indireta.

    II. O servidor público deve utilizar prioritariamente uma linguagem objetiva e formal em e-mails profissionais, evitando erros de ortografia e gramática, a fim de reduzir o risco de não entendimento da mensagem.

    VERDADEIRO

    A presente assertiva, em rigor, não tem conteúdo afeto ao Direito Administrativo. De todo o modo, apenas por sua leitura, percebe-se não haver qualquer ponto merecedor de críticas. De fato, é de todo recomendável que as comunicações escritas oficiais sejam pautadas pela objetividade, clareza e, em certa medida, linguagem formal, sem erros de ortografia ou gramática.

    Acerca do tema, existe o Manual de Redação da Presidência da República (disponível em http://www4.planalto.gov.br), que elenca os seguintes atributos da redação oficial:

    "A redação oficial deve caracterizar-se por:

    - clareza e precisão;
    - objetividade;
    - concisão;
    - coesão e coerência;
    - impessoalidade;
    - formalidade e padronização; e
    - uso da norma padrão da língua portuguesa."

    Assim sendo, correta também esta segunda assertiva.


    Gabarito do professor: A


ID
3985447
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de São Joaquim do Monte - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A internet não é capaz de permitir o acesso de pessoas de forma indistinta de etnias, raças e credos.

II. A internet tem por objetivo elevar a exclusão social, mediante a limitação do acesso à informação.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito(D)

    Em informática assertivas restritivas, negativas ou de menosprezo, em 99% dos casos estarão erradas.

    I. A internet não é capaz de permitir o acesso de pessoas de forma indistinta de etnias, raças e credos.

    Errada, a internet é capaz de permitir o acesso a todas as pessoas, independente de fronteiras.

    II. A internet tem por objetivo elevar a exclusão social, mediante a limitação do acesso à informação.

    Errada, o objetivo da internet é justamente expandir o acesso à rede global, não limitar tampouco excluir determinado grupo.

  • Assertiva d

    As duas afirmativas são falsas.

  • achei a redação bem confusa kkk


ID
3985450
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de São Joaquim do Monte - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. No Microsoft Word, é possível aplicar zoom ao documento para exibir várias páginas na janela.

II. O servidor que busca a melhor utilização possível dos recursos públicos não deve promover a consecução da melhor relação entre custo e benefício no trabalho da administração pública.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA

    A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

  • GABARITO LETRA B

    I - CORRETA: No caso a questão fala em diminuir o zoom que mostrará várias páginas na janela do programa.

    II - ERRADO: Segue erro em vermelho: O servidor que busca a melhor utilização possível dos recursos públicos não deve promover a consecução da melhor relação entre custo e benefício no trabalho da administração pública.

    Fé.

  • Assertiva B

    A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    I. No Microsoft Word, é possível aplicar zoom ao documento para exibir várias páginas na janela.

    II. O servidor que busca a melhor utilização possível dos recursos públicos não deve promover a consecução da melhor relação entre custo e benefício no trabalho da administração pública.

  • Apenas uma informação adicional já cobrada em prova:

    O zoom máximo no Word = 500%

    Mínimo = 10%

  • Gabarito B


ID
3985453
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de São Joaquim do Monte - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. É possível visualizar um arquivo com extensão .pdf no navegador Google Chrome.

II. Inventário é a verificação da existência de um componente patrimonial.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA

    As duas afirmativas são verdadeiras.

  • Assertiva A - Criatividade nível Hard - Mixuruca

    As duas afirmativas são verdadeiras.

  • mistura de informatica com Administração Geral

  • QConcursos mais esse livro, combinação perfeita para nossa aprovação...

  • Quando você não estuda Civil e acerta só a parte da informática! kkkkkkk Mas não da para separar o gabarito :P

  • Técnico em Logística - ETEC.

  • A letra A é tão verdadeira que se observarmos, quando desinstalamos o leitor de pdf (Acrobat, Foxit...) os arquivos de extensão pdf ficam com o ícone do Chrome (caso este seja o navegador padrão).

    Gaba: Todas corretas.

  • WTF?


ID
3985456
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de São Joaquim do Monte - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A internet impede o acesso das pessoas à informação.

II. Ao criar um arquivo no Microsoft Word, o mesmo será guardado na memória RAM enquanto não for salvo no disco rígido.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA

    A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

  • Gabarito C

    Affffffssssss... que horror! TÁ ERRADO!

    A banca quis fazer uma trama interessante, mas acabou se enrolando toda! O gabarito está errado!

    Vou gravar um vídeo explicando o porquê do erro. Quando postar ponho o link aqui. Por enquanto, segue o link pro canal.

    https://www.youtube.com/channel/UC2ti_kez_O7pp-vCEuNUKRA?sub_confirmation=1

  • GABARITO LETRA C

    I - ERRADO: Na verdade ocorre o inverso.

    II - CORRETA: Sim o Word, como todo o pacote Office, armazena todas as informações do arquivo sendo editado direto na memória RAM com finalidade de velocidade de processamento do programa assim como para autorrecuperação em caso de erro do Software ou Hardware, são arquivos temporários.

    Fé.

  • Assertiva C " Banca ADM&TEC - Mixuruca -

    A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

  • (não tô conseguindo editar o outro comentário...)

    Disse que gravaria um vídeo explicando o porquê do gabarito desta questão estar errado. Segue o link..

    https://youtu.be/E0YGXX6keZ0

    Espero ter conseguido mostrar a sutileza do erro que a banca cometeu ao, pensando em uma determinada situação, ter relatado outra. Se quiser compartilhar sua opinião, comenta aqui ou vídeo. É uma questão que, mais do que polêmica, pode enriquecer bastante o entendimento sobre os conceitos envolvidos.

  • Que banca b*st*, deus me dibre

  • Não esqueça que há um salvamento automático no Word a cada 10 segundos

  • ridículo esse gabarito. informática do cespe é algo digno de vergonha
  • Gabarito C

  • "o mesmo"...

  • Sabia não ! vooot

    Tudo tem jeito na vida, só não tem jeito quem não quer.


ID
3985459
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de São Joaquim do Monte - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Um documento de texto eletrônico não permite ao usuário saber como será visualizado no papel.
II. Alienação é toda transferência de domínio de bens a terceiros.


Marque a alternativa CORRETA

Alternativas
Comentários
  • Informática com D. Civil? Como assim??

  • Gabarito C

    Certeza absoluta de que essa banca não entende bem o conceito de interdisciplinaridade.

  • que questao estranha..que tem haver com Informatica com direito Civil????

  • [L8.666/93]

    Art. 6°  Para os fins desta Lei, considera-se:

    (...)

    IV - Alienação - toda transferência de domínio de bens a terceiros;

  • A banca adm tec tem o costume de misturar questões...

  • É tão bom vc está fazendo questões de informática e vir na "tora" uma questão de direito civil, banca maluca!

    Sobre o item I.

    Uma das formas de se visualizar impressão no Wirter é  pressionando Ctrl+Shift+O. 

  • kkkkkkkkkkk todo dia uma novidade nas questões

  • talvez pessoal á banca misturou pelo simples fato de o edital vir cobrando for. Civil também, ai pq não misturar?! espero ter ajudado. abraços
  • Huehiejeuejeidneueneueheueheueheuejebduebeuebeu


ID
3985462
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de São Joaquim do Monte - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O princípio da eficiência na administração pública está relacionado à persecução do bem comum, por meio do exercício das competências das entidades e agentes da administração pública direta e indireta de forma parcial, neutra, transparente, participativa, ineficaz e com excesso de burocracia.

II. Liquidez é a facilidade com que um bem ou título pode ser convertido em dinheiro.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Questão esperta trocaram ali a ordem rsrs

    Temos que ficar atentos.

    Gab C

    I falsa, pois afirma ineficácia e excesso de burocracia

    II verdadeira, de fato é liquidez


ID
3985465
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de São Joaquim do Monte - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 determina que, neste País, ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante.

II. A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se desintegre do Direito, como elemento dissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade.


Marque a alternativa CORRETA

Alternativas
Comentários
  • Gab- B

  • GABARITO - B

    I. 

    III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

    II.❌  A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se desintegre do Direito, como elemento dissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade.

    A moralidade administrativa , princípio expresso da constituição federal, não é dissociável de sua finalidade ou mesmo analisado como desintegrado do direito.

    ------------------------------------------------------

    Bons estudos!

  • Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

    Capítulo I

    IV- A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm

  • A questão exige conhecimento acerca dos direitos e deveres individuais e Código de Ética do Servidor Público (Decreto n. 1.171/1994) e pede ao candidato que julgue os itens a seguir. Vejamos:

    I. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 determina que, neste País, ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante.

    Verdadeiro, nos termos do art. 5º, III, CF: III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

    II. A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se desintegre do Direito, como elemento dissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade.

    Falso. A moralidade se INTEGRA ao Direito, como elemento INDISSOCIÁVEL de sua aplicação e de sua finalidade. Neste sentido, Decreto n. 1.171/94, Capítulo I, Seção I, IV: IV- A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade.

    Portanto, o item I é verdadeiro e o item II é falso.

    Gabarito: B

  • Assertiva B

    A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    I. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 determina que, neste País, ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante.

    II. A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se desintegre do Direito, como elemento dissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade.

  • ERRO DA QUESTÃO, "INDISSOCIÁVEL":AQUILO QUE NÃO PODE SE AFASTAR OU/E SE DESFAZER.


ID
3985477
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de São Joaquim do Monte - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. É assegurada, nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e demais leis, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.

II. No Brasil, nenhum cidadão é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO -A

    I. VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;

    --------------------------------------------------------------------------

    II.  II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

  • I. É assegurada, nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 E DEMAIS LEIS, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.

    Apenas eu vi esta parte na afirmativa?

    Eu entendi que ele queriam a "Literalidade" da lei!

    Pensei demais, errei!

  • O correto é nenhuma pessoa...

    Cidadão --> pleno gozo dos direitos políticos

  • Acredito que caberia recurso, a palavra cidadão remete a pessoa com pleno gozo dos direitos políticos,gerando uma "restrição" a determinado individuo.

  •  [nenhum cidadão] é diferente de [ninguém] será obrigado a fazer ou deixar de fazer ...este é amplo, abrange toda e qualquer pessoa, já aquele é somente pessoas em pleno gozo dos direitos políticos...

    ART 5°, INCISO II DA CF/88 DIZ: "NINGUÉM SERÁ OBRIGADO A FAZER OU DEIXAR DE FAZER ALGUMA COISA SENÃO EM VIRTUDE DE LEI"

  • A questão exige conhecimento acerca dos direitos e deveres individuais e pede ao candidato que julgue os itens a seguir. Vejamos:

    I. É assegurada, nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e demais leis, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.

    Verdadeiro. A Constituição Federal, em seu art. 5º, VII, CF assegura a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva - VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva; e também a Lei n. 9.982/00, que dispõe sobre a prestação de assistência religiosa nas entidades hospitalares públicas e privadas, bem como nos estabelecimentos prisionais civis e militares.

    II. No Brasil, nenhum cidadão é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

    Verdadeiro, nos termos do art. 5º, II, CF: II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

    Portanto, os dois itens são verdadeiros.

    Gabarito: A

  • Essa banca é uma zoação total.


ID
3985486
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de São Joaquim do Monte - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito(B)

    A) ERRADA:

    25 dias --------------- 80 páginas/dia

    x dias -----------------16 páginas/dia

    Se aumentar o número de dias para concluir a leitura, significa que foram lidas menos páginas por dia(inversa). Inverta uma das grandezas antes de resolver:

    25/x = 16/80 (simplifique 16/80 por 16)

    25/x = 1/5

    x = 125 dias.

    Portanto concluiu a leitura em 125 dias.

    B) CORRETA: 32+(12/2) => 32 + 6 = 38.

    C) ERRADA: 36/56 = simplifique em cima e embaixo por 4 para facilitar a divisão, ficando => 9/14.

    9/4 = aproxim. 0,64 ou 64%.

    D) ERRADA: 7% de 90 => 0,07 * 90 = 6,30 de desconto, portanto as botas passarão a custar 90 - 6,30 = 83,70.

  • A- ERRADO

    seria concluído em 125 dias se calcularmos com regra de três simples, inversamente proporcionais

    25 --------80 = 2000/16x = 125 (dias)

    16 -------- x

    B- CORRETO

    32 (12/2) = 38 (resolve-se primeiramente os elementos entre parênteses) 12/2 = 6+ 32=38

    boa sorte!!

  • GABARITO: B

    32+(12/6)

    32+6=38

    BOA SORTE PRA VOCÊ QUE ESTÁ LOUCO PRA PAGAR IMPOSTO DE RENDA!!!!


ID
3985489
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de São Joaquim do Monte - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Gilberto comprou um conjunto de cortinas e obteve um desconto de 4%. Sabendo que o preço inicial do produto era de R$ 175, Gilberto deverá pagar menos de R$ 160 pelo item.

II. Se João utilizou 4/16 de todos os ovos disponíveis em sua cozinha para fazer um omelete, então 25% de todos os ovos foram utilizados na elaboração desse prato.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito(C)

    I. FALSA: 10% de um número é o mesmo que deslocar a vírgula uma casa p/ a esquerda, então 10% de 175, é 17,50. 1% é o mesmo que deslocar a casa dos 10% uma p/ a esquerda, então 1% será 1,75. Como são 4% de desconto, então 1,75 * 4 = 7,00 de desconto. Portanto ele pagará pela cortina 175 - 7 =168,00, um valor maior que 160.

    II. VERDADEIRA: 4/16 é o mesmo que 1/4, basta simplificar em cima e embaixo por 4. 1/4 é o mesmo que 25%. Se ele usou 1/4 dos ovos, significa que foram usados 25% dos ovos.

  • I.) Falsa por ser um valor maior 4% de 175 = 4.175= 700 :100=7

    175 - 7 =168

    II.) Verdadeira: 4 /16 simplificando por 4 é igual a 1/ 4

    100% é o total que vai ser dividido por 4 = 25%

  • GABARITO: C

    primeira: 4% de 175= 7 como e desconto você tira do valor total ficando R=168

    segunda: você vai ter uma básica interpretação .... na questão fala todos os ovos

    sendo assim vai ser 100% dos ovos.

    ai você faz um calculo básico

    4/16x100=você divide o 100 por 16 e depois multiplica por 4 dando um resultado de 25%


ID
3985492
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de São Joaquim do Monte - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O produto de 23 vezes 27 corresponde ao número 599.

II. Edivânia comprou uma televisão e obteve um desconto de 16%. Sabendo que o valor original do produto era de R$ 350, Edivânia deverá pagar R$ 294 pelo item.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito(C)

    I. FALSA: Produto é o resultado de uma multiplicação. O produto de 23 vezes 27 é 23 x 27 = 621.

    II. VERDADEIRA: 16% de desconto é o mesmo que 0,16. Portanto 0,16 * 350 = 56,00 de desconto. Portanto o produto passará a custar 350 - 56 = 294,00.

  • I.) Falsa :23 . 27=621

    II.)VErddeira: 16 de 350=5600:100=56

    350-56=294

  • QConcursos mais esse livro, combinação perfeita para nossa aprovação...

  • GABARITO: C

    23x27=621

    16% de 350= 56 ai só tirar do valor total que 350 dando $294


ID
3985498
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de São Joaquim do Monte - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

AS LETRAS


Na tênue casca de verde arbusto

Gravei teu nome, depois parti;

Foram-se os anos, foram-se os meses,

Foram-se os dias, acho-me aqui.

Mas ai! O arbusto se fez tão alto,

Teu nome erguendo que não mais vi!

E nessas letras que aos céus subiam

Meus belos sonhos de amor perdi!


(Fagundes Varella. Disponível em: www.grude.ufmg.br)

Com base no texto 'AS LETRAS', leia as afirmativas a seguir:


I. O uso da primeira pessoa e a figuração da linguagem conferem ao texto um caráter subjetivo.

II. No último verso, o pronome adjetivo indica ideia de posse.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento do assunto estilística e morfologia e quer que julguemos se as sentenças abaixo estão verdadeiras ou falsas.

    I. O uso da primeira pessoa e a figuração da linguagem conferem ao texto um caráter subjetivo.

    Verdadeira. Uma das formas de subjetivar um texto é inserir nele a primeira pessoa do singular com carácter emocional e figuras de linguagem.

    Meus belos sonhos de amor perdi! ( carácter emocional da primeira pessoa).

    Teu nome erguendo que não mais vi!/ E nessas letras que aos céus subiam ( Figura de linguagem, pois céus não sobem em letras e nem letras sobem aos céus)

    II. No último verso, o pronome adjetivo indica ideia de posse.

    Verdadeira. Temos o pronome possessivo "meus" que traz a ideia que os sonhos pertenciam a ele.

    "Meus belos sonhos de amor perdi!"

    São verdadeiras mabas as sentenças.

    GABARITO A

  • Gab.: A

    I. Certo, ele conta algo que aconteceu com ele por meio de poesia, ademais são características da linguagem emotiva/expressiva (foco no emissor).

    II. Certo, é um pronome adjetivo de posse pois acompanha um substantivo, exercendo, então, a mesma função sintática do adjetivo (adjunto adnominal).


ID
3985501
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de São Joaquim do Monte - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

AS LETRAS


Na tênue casca de verde arbusto

Gravei teu nome, depois parti;

Foram-se os anos, foram-se os meses,

Foram-se os dias, acho-me aqui.

Mas ai! O arbusto se fez tão alto,

Teu nome erguendo que não mais vi!

E nessas letras que aos céus subiam

Meus belos sonhos de amor perdi!


(Fagundes Varella. Disponível em: www.grude.ufmg.br)

Com base no texto 'AS LETRAS', leia as afirmativas a seguir:


I. Nos dois primeiros versos, o eu-poético lembra um ato que cometeu no passado.

II. No verso “Foram-se os anos, foram-se os meses”, as formas verbais foram colocadas no plural como recurso estilístico, mas a orientação gramatical normativa é a de que elas estejam no singular.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Respectivamente, os itens apresentam como temática compreensão textual, o correto entendimento a partir do texto, e concordância verbal, a correspondência adequada entre verbo e sujeito.

    I. Nos dois primeiros versos, o eu-poético lembra um ato que cometeu no passado.

    Correto. Atente para o item, que se refere aos dois primeiros versos, e considere ambos como um só bloco: "Na tênue casca de verde arbusto/Gravei teu nome, depois parti". O cometimento do ato pretérito é corroborado se lidos os dois versos imediatamente subsequentes: "Foram-se os anos, foram-se os meses/Foram-se os dias, acho-me aqui";

    II. No verso “Foram-se os anos, foram-se os meses”, as formas verbais foram colocadas no plural como recurso estilístico, mas a orientação gramatical normativa é a de que elas estejam no singular.

    Incorreto. A pluralização é imprescindível para que se respeite a norma culta, uma vez que os sujeitos são constituídos por núcleos no plural ("anos" e "meses").

    Letra B

  • "Gravei teu nome" "depois parti". São dois atos cometidos. Não entendi pq considera só um ato

  • Não entendi, pois no primeiro verso não fala de algo que ele fez.

  • Gabarito errado! No primeiro verso "Na tênue casca de verde arbusto" não tem nada a ver com alguma ação feita no passado.

    A resposta correta é letra "d".

  • No primeiro verso é um advérbio de lugar, não entendi esse gabarito

  • Talvez reescrevendo na ordem correta fique mais claro,

    (eu) gravei teu nome na tênue casca de verde arbusto, depois parti;

    é uma oração subordinada consecutiva, com a ação no passado. Não entendo pq tem gente reclamando até do "uma" a questão não tem nada de errado.

  • Na afirmativa I, a Banca pede que sejam analisados os 2 primeiros versos conjuntamente:

    (1º verso): Na tênue casca de verde arbusto (Objeto Direto do verbo 'gravei' / A ordem da oração está invertida: Gravei teu nome na tênue casca...)

    (2º verso): Gravei (verbo no passado) teu nome, depois parti (verbo no passado);

    Portanto:

    I. Nos dois primeiros versos, o eu-poético lembra um ato que cometeu no passado. (Verdadeiro)

  • galera, quando ele fala nos dois primeiros versos ele se refere à frase como um todo:

    Na tênue casca de verde arbusto, Gravei teu nome, depois parti;

    Realmente isso da ideia de um ato que ocorreu no passado!


ID
3985504
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de São Joaquim do Monte - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

AS LETRAS


Na tênue casca de verde arbusto

Gravei teu nome, depois parti;

Foram-se os anos, foram-se os meses,

Foram-se os dias, acho-me aqui.

Mas ai! O arbusto se fez tão alto,

Teu nome erguendo que não mais vi!

E nessas letras que aos céus subiam

Meus belos sonhos de amor perdi!


(Fagundes Varella. Disponível em: www.grude.ufmg.br)

Com base no texto 'AS LETRAS', leia as afirmativas a seguir:

I. Em “acho-me aqui” há o retorno do eu-poético ao local onde está o arbusto.

II. Em “Gravei teu nome”, a forma verbal está no futuro.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra B

    I. Em “acho-me aqui” há o retorno do eu-poético ao local onde está o arbusto. ➡ certo, o eu-lírico demonstra que passou muito tempo do depois que ele tinha gravado o nome na casca fina da arbusto ele voltou lá, mas o arbusto tinha crescido tanto que ele nem mais via o entalhe (ou seja, o tempo se encarregou de levar os sonhos de amor dele) triste hein!

    II. Em “Gravei teu nome”, a forma verbal está no futuro. ➡ errado, gravei, ação concluída no passado: pretérito perfeito

    bons estudos

  • Gab.: B

    1.. Acho-me aqui -> Ele foi até o arbusto em que tinha gravado o nome

    2.. Gravei está no pretérito perfeito, pois já foi concluída. No futuro seria: Eu gravarei ou eu gravaria.

  • Esta é uma questão de interpretação de texto e quer que, om base no texto 'AS LETRAS', analisemos as afirmativas abaixo. Vejamos:

    I. Em “acho-me aqui” há o retorno do eu-poético ao local onde está o arbusto.

    Certo. O eu-poético voltou ao lugar em que havia gravado o nome da amada: na casca de verde arbusto.

     . 

    II. Em “Gravei teu nome”, a forma verbal está no futuro.

    Errado. "(Eu) Gravei" está no pretérito perfeito do indicativo, indicando um fato ocorrido em um momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado. Estaria no futuro se fosse "gravarei" (futuro do presente do indicativo) ou "gravaria" (futuro do pretérito do indicativo)

    Gabarito: Letra B

  • Em relação ao segundo item .. Uma dica:

    II. Em “Gravei teu nome”, a forma verbal está no futuro.

    Pretérito perfeito:

    Um fato no passado concluído

    Ontem Joguei bola com os amigos.

    Pretérito imperfeito:

    Um fato repetitivo no passado ( terminações AVA)

    Aos domingos, Jogava bola com os amigos

    Pretérito-mais-que-perfeito>

    Um passado anterior a outro passado. ( terminação ARA)

    Antes que eu entrasse em campo o Maldito já Marcara um gol

  • Assertiva B

    A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    I. Em “acho-me aqui” há o retorno do eu-poético ao local onde está o arbusto.

    II. Em “Gravei teu nome”, a forma verbal está no futuro.


ID
3985936
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de São Joaquim do Monte - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos, na forma da lei e da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. É também garantida, no Brasil, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias, inclusive para o Budismo, o Cristianismo, o Catolicismo, o Protestantismo, o Adventismo, o Mormonismo, a Igreja Ortodoxa, as Testemunhas de Jeová, o Espiritismo, o Islamismo, o Judaísmo, o Neopaganismo, as religiões afro-brasileiras, o Hinduísmo e outras que possam existir no território nacional.

II. No Brasil, a Constituição da República Federativa de 1988 determina ser livre a manifestação do pensamento, sendo imprescindível o anonimato.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab B

    Art 5º IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

  • Especificar as religiões? Nunca vi isso. Considerei a questão errada por causa disso. Mas enfim, vida que segue.

  • Era tanto ismo que não acabava mais kkk

  • A liberdade de exercício dos cultos religiosos não está passível de condicionamento por lei, mas sim a proteção aos locais de culto e suas liturgias. Que questão péssima, que banca péssima.

  • GABARITO B.

    Atenção: A I é considerada correta pois, embora tenha especificado algumas religiões, o avaliador não as restringiu. A parte final deixa claro isso em seu texto " e outras que possam existir no território nacional.".

  • Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato

    VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias

  •  

    A questão exige conhecimento acerca dos direitos/garantias fundamentais assegurados na Constituição Federal. Assim, vejamos as assertivas:

    I - VERDADEIRA. Nossa Constituição Federal é LAICA, isto é, que não tem religião específica. Assim, fica estabelecido o respeito a todo e qualquer culto, bem como o respeito aos locais de culto e às suas liturgias. (art. 5º, VI, CF). 

    Art. 5º. [...] VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

    Vejamos ainda que a assertiva traz exemplos de religiões que tem proteção legal mas não as restringe, pois fala “E OUTRAS QUE POSSAM EXISTIR NO TERRITÓRIO NACIONAL”.

    II - FALSA.  A manifestação de pensamento é livre, mas NÃO PODE SER ANÔNIMA. (art. 5º, IV, CF):

    Art. 5º. [...]  IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

    Agora, vejamos as alternativas comentadas:

    a) ERRADO. II é falsa.

    b) CORRETO.

    c) ERRADO. I é verdadeira, II é falsa.

    d) ERRADO. I é verdadeira.

    GABARITO: LETRA “B”

  • Assertiva B

    A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    I. É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos, na forma da lei e da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. É também garantida, no Brasil, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias, inclusive para o Budismo, o Cristianismo, o Catolicismo, o Protestantismo, o Adventismo, o Mormonismo, a Igreja Ortodoxa, as Testemunhas de Jeová, o Espiritismo, o Islamismo, o Judaísmo, o Neopaganismo, as religiões afro-brasileiras, o Hinduísmo e outras que possam existir no território nacional.

    II. No Brasil, a Constituição da República Federativa de 1988 determina ser livre a manifestação do pensamento, sendo imprescindível o anonimato.

  • VI - é inviolável liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, proteção aos locais de culto e a suas liturgias.

    E óbvio que qualquer tipo de culto religioso é permitido segundo a lei. as religiões mencionadas são apenas exemplificação.

  • II. No Brasil, a Constituição da República Federativa de 1988 determina ser livre a manifestação do pensamento, sendo imprescindível o anonimato.


ID
3985945
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de São Joaquim do Monte - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. No Brasil, homens e mulheres são distintos em direitos e obrigações, nos termos da Constituição da República Federativa de 1988.

II. O fim da Administração Pública é sempre o bem comum. Nesse sentido, o equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab C

     Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

  • Art. 5º

    I- Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta constituição.

  • Esse banca é horrível.

  • Decreto 1.171, III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

  • A questão exige conhecimento acerca dos direitos e deveres individuais e Código de Ética do Servidor Público (Decreto n. 1.171/1994) e pede ao candidato que julgue os itens a seguir. Vejamos:

    I. No Brasil, homens e mulheres são distintos em direitos e obrigações, nos termos da Constituição da República Federativa de 1988.

    Falso. Homens e mulheres são IGUAIS em direitos e obrigações, nos termos do art. 5º, I, CF: I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

    II. O fim da Administração Pública é sempre o bem comum. Nesse sentido, o equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

    Verdadeiro, nos termos do Decreto n. 1.171/94, Capítulo I, Seção I, III: III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

    Portanto, o item I é falso e o item II é verdadeiro.

    Gabarito: C


ID
3985978
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de São Joaquim do Monte - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A partir da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, é vedada a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, a qual passa a ser dependente de censura ou licença.


II. No Brasil, são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação. Essas garantias estão expressas na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab C

    Art 5º IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

    X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

  • Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

    X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

  • A questão exige conhecimento acerca dos direitos e garantias fundamentais assegurados na Constituição Federal. Vejamos a análise das proposições:

    I. FALSO. INDEPENDENTEMENTE DE CENSURA OU LICENÇA é livre a expressão das atividades intelectual, artística, científica e de comunicação. (art. 5º, IX, CF):

    Art. 5º. [...] IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

    II. VERDADEIRO. Intimidade, vida privada, honra e imagem são direitos INVIOLÁVEIS, senão vejamos art. 5º, X, CF:

    Art. 5º. [...] X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

    Assim, o direito à indenização por danos materiais, morais ou à imagem é CONSTITUCIONALMENTE ASSEGURADO (art. 5º, V, CF):

    Art. 5º. [...] V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

    Ressaltemos, ainda, a Súmula nº 227, do STJ:

    SÚMULA Nº 227 - STJ: A pessoa jurídica pode sofrer dano moral.

    E, agora, as alternativas:

    a) ERRADO. I é falso.

    b) ERRADO. I é verdadeiro e II é falso.

    c) CORRETO.

    d) ERRADO. II é verdadeiro.

    GABARITO: LETRA “C”

  • Assertiva C

    A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    I. A partir da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, é vedada a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, a qual passa a ser dependente de censura ou licença.

    II. No Brasil, são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação. Essas garantias estão expressas na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

  • 1) Enunciado da questão

    Exige-se conhecimento acerca dos direitos e garantias fundamentais.

    2) Base Constitucional (Constituição Federal de 1988)

    Art. 5º [...]

    IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

    X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

    3) Exame das assertivas e identificação da resposta

    I. FALSO. À luz do art. 5º, IX, da CF/88, é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

    II. VERDADEIRO. Conforme art. 5º, X, da CF/88, são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

    Resposta: Letra C. A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


ID
3985981
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de São Joaquim do Monte - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 prevê a possibilidade de privação de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, exceto quando as invocar para eximir-se de obrigação legal.

II. A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, não se integra à vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada não poderão diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • CF - Art. 5º

    VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

    Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

    CAPÍTULO I

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

    VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

    RESPOSTA: D

  • A II é o velho caso daquele servidor público que você conhece, que fuma maconha, dirige embriagado, ou comete fatos extremamente vergonhosos. A ideia é que este servidor prejudica a imagem do ente público ao fazer certas atitudes.

    É muito comum também as pessoas terem receio de certas instituições públicas por conta de seus servidores que por conta da postura, denegrirem a imagem pública.

    Gab: D de Doritos.

    Na minha bio tem o canal onde ensino a fazer receitas fáceis.

  • VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

  • A questão exige conhecimento acerca dos direitos e deveres individuais e Código de Ética do Servidor Público (Decreto n. 1.171/1994) e pede ao candidato que julgue os itens a seguir. Vejamos:

    I. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 prevê a possibilidade de privação de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, exceto quando as invocar para eximir-se de obrigação legal.

    Falso. Na verdade, a Constituição Federal defende que ninguém será privado de direitos por motivos de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para se eximir de obrigação. Inteligência do art. 5º, VIII, CF: VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

    II. A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, não se integra à vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada não poderão diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

    Falso. Se integra à vida particular de cada servidor público, sim. Além disto, os fatos em sua vida privada podem diminuir o seu bom conceito na vida funcional. Neste sentido, Decreto n. 1.171/94, Capítulo I, Seção I, VI: VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

    Portanto, os dois itens estão falsos.

    Gabarito: D

  • GABARITO: D

    Art. 5º, VIII — ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;


ID
3985990
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de São Joaquim do Monte - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. No Brasil, é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem, nos termos da lei e da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.


II. A qualidade no serviço público está diretamente associada à cortesia, à boa vontade, ao cuidado e ao tempo dedicados pelo servidor público. Portanto, tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui uma ofensa ao equipamento e às instalações, nem a todas as pessoas que dedicaram seu tempo para construí-los.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O artigo 5º, em seu quinto inciso, afirma que:

    Em relação a segunda afirmação, pode-se analisar especificamente o fim da questão e observar um dos erros da frase:

    A qualidade no serviço público está diretamente associada à cortesia, à boa vontade, ao cuidado e ao tempo dedicados pelo servidor público. Portanto, tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui uma ofensa ao equipamento e às instalações, nem a todas as pessoas que dedicaram seu tempo para construí-los.

    RESPOSTA: B

  • Conforme o Jean mostrou a segunda parte está errada pois não é uma ofensa apenas ao patrimônio mas também a qualquer cidadão, uma vez que o bem é público e deve ser zelado.

    A lei ainda fala em "fiéis pagadores de impostos" no decreto sobre ética, então fica claro o erro na II assertiva.

    Gab: B de Biscoito

    Ps: Se quiserem aprender alguma receita entra no meu canal, link na bio do perfil aqui.

  • Que negócio é esse de "ofensa ao equipamento"?

  • I. No Brasil, é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem, nos termos da lei e da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

    CORRETA -artigo 5º, inc. V, da CF/88.

    II. A qualidade no serviço público está diretamente associada à cortesia, à boa vontade, ao cuidado e ao tempo dedicados pelo servidor público. Portanto, tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui uma ofensa ao equipamento e às instalações, nem a todas as pessoas que dedicaram seu tempo para construí-los.

    ERRADA, pois veja o que o código de ética do servidor público federal dispõe:

    "A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los".

  • Considera-se ofensa ao equipamento:

    A - Se ele chorar

    B - Se ele ficar triste

    C - Se ele nada fizer

  • Assertiva B

    A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    I. No Brasil, é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem, nos termos da lei e da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

    II. A qualidade no serviço público está diretamente associada à cortesia, à boa vontade, ao cuidado e ao tempo dedicados pelo servidor público. Portanto, tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui uma ofensa ao equipamento e às instalações, nem a todas as pessoas que dedicaram seu tempo para construí-los.

  • 1) Enunciado da questão

    Exige-se conhecimento acerca dos deveres dos servidores públicos, bem como do direito fundamental à resposta e à indenização.

    2) Base constitucional (Constituição Federal de 1988)

    Art. 5º. [...]

    V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

    3) Base legal (Decreto Lei 1.171/94 – Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal)

    IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.

    4) Exame dos itens e identificação da resposta correta

    Item I.  VERDADEIRO. À luz do art. 5º, V, da CF/88, 11 da Lei 8.429/1992, - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem.

    Item II. FALSO. Nos termos do Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.

    Resposta: Letra B. A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

  • Que banca horrorosa.


ID
3985993
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de São Joaquim do Monte - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Raiz quadrada de 49 é 7

  • 7X7 = 49


ID
4888183
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de São Joaquim do Monte - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Municipal

Leia as afirmativas a seguir:


I. Deixar o servidor público municipal qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, caracteriza atitude contra a ética, além de um grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

II. O servidor público municipal não pode omitir a verdade, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • As duas afirmativas são verdadeiras.

  • GABARITO: LETRA A

    Das Regras Deontológicas

    VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.

    X - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

    FONTE: DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.


ID
4888228
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de São Joaquim do Monte - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

II. O Governo deve dar publicidade a todos os seus atos administrativos incluindo, mas não estando limitados a: licitações, despesas públicas, contratação de pessoal, atos relacionados à segurança nacional, atos relacionados às investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, ainda que previamente declarados sigilosos.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão cobrou conhecimento sobre o Código de ética dos servidores e sobre o Princípio da Publicidade.

    I. VERDADEIRO. "O trabalho desenvolvido pelo servidor (...)"

    ➡ A assertiva está nos exatos termos do Código de Ética dos Servidores Civil do Executivo Federal (Decreto 1.171/1994, Capítulo I, Seção I, V)

    V - "O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio".

    II. FALSA. "O Governo deve dar publicidade a todos os seus atos administrativos incluindo, (...)"

    ➡ O princípio não publicidade não é absoluto! Ou seja, apesar da publicidade ser a regra, há casos em que o sigilo é requerido. As licitações são públicas, mas o conteúdo das propostas até a sua devida abertura é sigiloso. Outro exemplo são os atos que possam colocar a segurança nacional em risco devem ser sigilosos. Essa restrição tem respaldo constitucional: CF/88: Art. 5º, XXXIII: “todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado”

    Portanto, a alternativa I é verdadeira e a II é falsa.

    GABARITO: LETRA B.

  • Art. 5°, CF/88, XXXIII  

    "todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado;"

    Resposta: B

  • Observação sobre a Lei:

    I) Art. 2   As obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas nesta Lei.

    Art. 16. Será dada publicidade, mensalmente, em órgão de divulgação oficial ou em quadro de avisos de amplo acesso público, à relação de todas as compras feitas pela Administração Direta ou Indireta, de maneira a clarificar a identificação do bem comprado, seu preço unitário, a quantidade adquirida, o nome do vendedor e o valor total da operação, podendo ser aglutinadas por itens as compras feitas com dispensa e inexigibilidade de licitação.                

    Parágrafo único.  O disposto neste artigo não se aplica aos casos de dispensa de licitação previstos no inciso IX do art. 24.  ( IX - quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional; )

  • A I faz referencia ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal:

    Decreto 1171 - V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

    A II esta incorreta pelo " ainda que previamente declarados sigilosos"

  • Eu entendo que a assertiva I consta no Código de Ética...mas continuo achando um exagero esse trecho "pode ser considerado como seu maior patrimônio"...parte do bem-estar, ok. Mas maior patrimônio...

  • O problema dessas bancas "nanicas" é querer aparecer acima do seu tamanho!!

  • Que questão é essa, apenas desconsidere.


ID
4888249
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de São Joaquim do Monte - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Cibelle comprou uma cama e obteve um desconto de 15%. Sabendo que o valor original do produto era de R$ 300, Cibelle deverá pagar R$ 255 pelo item.

II. Vivian comprou uma mochila nova e obteve um desconto de 40% sobre o preço inicial do item. Sabendo que o valor original do produto era de R$ 190, é possível afirmar que Vivian deverá pagar menos de R$ 120 pelo item.

Marque a alternativa CORRETA:


Alternativas
Comentários
  • Gabarito(A)

    I. CORRETA: 10% de um valor é o mesmo que deslocar a vírgula uma casa para a esquerda, então 10% de 300 = 30. 5% será metade de 30, ou seja, 15. Portanto 15% corresponde a um desconto de 30 + 15 = 45,00.

    Se o produto custava 300, passará a custar 300 - 45 = 255,00.

    II. CORRETA: Se o preço inicial é de 190, então 10% será 19(voltei uma casa). 40% será 19 * 4 = 76,00 de desconto, portanto o produto passará a custar 190 - 76 = 114,00, ou seja, menos de 120.

  •  pagar menos de R$ 120 pelo item

    Gab: A

  • I .) 15% de 300= 15.300= 4500:100= 45

    300-45=255

    II.) 40%de 190=40.190=7600:100=76

    190-76=114

    Gabarito:A

  • 15% de 300= 45 ai você tira do valor total que vai da 255

    40% de 190= 76 tirando do valor total 114 sendo menor que 120

  • Vixxiiii, eu não li a palavra "menos" e errei


ID
4888261
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de São Joaquim do Monte - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português

AS LETRAS


Na tênue casca de verde arbusto

Gravei teu nome, depois parti;

Foram-se os anos, foram-se os meses,

Foram-se os dias, acho-me aqui.

Mas ai! O arbusto se fez tão alto,

Teu nome erguendo que não mais vi!

E nessas letras que aos céus subiam Meus belos sonhos de amor perdi!


(Fagundes Varella. Disponível em: www.grude.ufmg.br)

Leia o texto 'AS LETRAS', analise as assertivas a seguir e marque a opção INCORRETA:

Alternativas

ID
4888264
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de São Joaquim do Monte - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português

AS LETRAS


Na tênue casca de verde arbusto

Gravei teu nome, depois parti;

Foram-se os anos, foram-se os meses,

Foram-se os dias, acho-me aqui.

Mas ai! O arbusto se fez tão alto,

Teu nome erguendo que não mais vi!

E nessas letras que aos céus subiam Meus belos sonhos de amor perdi!


(Fagundes Varella. Disponível em: www.grude.ufmg.br)

Leia o texto 'AS LETRAS', analise as assertivas a seguir e marque a opção INCORRETA:

Alternativas