SóProvas



Prova CCV-UFC - 2017 - UFC - Bibliotecário-Documentalista


ID
2985784
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A afirmação “acompanhar o documento desde o instante em que ele surgiu da pena do autor até o momento em que impressionava o cérebro do leitor”. (OTLET, 1997, p. 115) refere-se à:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Siqueira (2010, p. 59):

    [...]. Diferente da Biblioteconomia, muito voltada ao acesso e à função educacional, a Documentação tinha o papel de "acompanhar o documento desde o instante em que ele surgiu da pena do autor até o momento em que impressionava o cérebro do leitor” (OTLET, 1997, p. 115).  

    Gab. B

    SIQUEIRA, Jéssica Câmara. Biblioteconomia, documentação e ciência da informação: história, sociedade, tecnologia e pós-modernidade. Perspectivas em Ciência da Informação, v.15, n. 3, p. 52-66, set./dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pci/v15n3/04.pdf


ID
2985787
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Dentre as leis ou princípios estabelecidos por Shiyali Ramamrita Ranganathan, dois estão diretamente associados aos indivíduos que são usuários das Unidades de Informação, a saber:

Alternativas
Comentários
  • Os livros são para usar -> Circulação e usabilidade

    A cada leitor seu livro -> Estudo de usuário e Desenvolvimento de Coleções

    A cada livro seu leitor -> Disseminação seletiva da informação

    Poupe o tempo do leitor -> Serviço de referência

    A biblioteca é um organismo em crescimento -> Planejamento par crescer (importância social e adaptabilidade)


ID
2985790
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Teoria Matemática da Comunicação, também conhecida como Teoria da Informação, tem como seus precursores Claude Shannon e Warren Weaver. Ela traz em seu escopo o seguinte conceito:

Alternativas
Comentários
  • A entropia como medida de incerteza.

    Gab. A

  • GABARITO: A

    Claude Shannon e Warren Weaver, após a Segunda Guerra, em 1948, criaram a Teoria Matemática da Comunicação. No âmbito da teoria da informação, a entropia fornece uma medida de incerteza em uma dada distribuição de probabilidade, recebendo, assim, a denominação de entropia de Shannon ou entropia da informação. Ou seja, a TMC considera a informação como uma entidade “da ordem da probabilidade, sendo a entropia um de seus atributos” o que, segundo Araújo (2009, p. 194) torna ainda mais clara a característica que a particulariza, a quantificação da informação.

    Fonte: SÁ, Alzira Tude. Uma abordagem matemática da informação: a teoria de Shannon e Weaver: possíveis leituras. Logeion: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 5 n. 1, p. 48-70, set.2018/fev. 2019

  • De acordo com McGarry (1999, p.5-6):

    "Na teoria da informação, a entropia é considerada uma medida da desordem. O que é pior, a entropia é um princípio universal que permeia todos os sistemas, desde escrivaninhas desarrumadas até o próprio universo. De acordo com a segunda lei da termodinâmica, a entropia do universo cresce a cada transformação de energia: em suma, o universo está em colapso. (...) Informações são dados postos em ordem (....). Neste sentido, informação é às vezes considerada entropia negativa. (...) A informação é imposta mediante ordenação."


ID
2985793
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os pontos de acesso se dividem em principais e secundários. O principal é também chamado de entrada ou cabeçalho. Os secundários são todos os demais pontos de acesso, além do principal. Esses últimos são indicados na pista, em catálogos manuais, na seguinte ordem:

Alternativas
Comentários
  • Na seguinte ordem: assunto; de nomes pessoais de autores; de nomes pessoais de outros responsáveis; de nome-título para nomes pessoais; de nomes de entidades coletivas; de nome/título para entidades coletivas; de títulos; de série. (MEY, 2009, p. 152).


ID
2985796
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No AACR2, a área dos detalhes específicos do material é usada:

Alternativas
Comentários
  • AACR regra 1.3A

  • Não confundir Designação Geral do Material [DGM] com Detalhes Específicos do Material. O primeiro, corresponde a duas listas de termos autorizados criados por agências da Austrália, Canadá e Estados Unidos, é um elemento opcional, que vem após o título e entre colchetes; o segundo, o objetivo principal é proporcionar uma descrição mais acurada dos materiais cartográficos, música, publicações seriadas, microformas em formato de recursos eletrônicos e/ou recursos continuados. Anteriormente era conhecida, como área dos dados matemáticos.

  • Detalhes específicos do material

    Constitui uma das áreas de descrição;

    Emprega-se na descrição de materiais cartográficos, música, recursos eletrônicos, publicações seriadas e microformas;

    Não se usa para monografias impressas e gravação de som.

    Não vai existir nos:

    Livros, folhetos, folhas impressas (capítulo 2)

    Manuscritos (capítulo 4)

    Gravação de som (capítulo 6)

    Materiais gráficos (capítulo 8)

    Materiais tridimensionais ou realia (capítulo 10)

  • Acrescentando...

    Conforme o AACR2:

    I - Designação geral do material (DGM)

    1.0D1. Não aparece no primeiro nível de descrição.

    1.0D2. Aparece após o título principal, entre colchetes.

    1.1C. Acréscimo opcional. Designação geral do material

    II - Detalhes específicos do material (DEM)

    1.0B1. Constitui uma das áreas de descrição

    1.3A. Anteponha a esta área de ponto, espaço, travessão, espaço. Esta área é usada na descrição de materiais cartográficos (capítulo 3), música (capítulo 5), recursos eletrônicos (capítulo 9), publicações seriadas (capítulo 12) e, em algumas circunstâncias, microformas (capítulo 11).

    2.3A. Esta área não é usada para monografias impressas.

    6.3A. Esta área não é usada para gravações de som.

    Gab. C


ID
2985799
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre o padrão de metadados para dados bibliográficos, MARC 21, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Vieira (2014, p. 114):

    Um registro MARC é composto de três elementos:

    A estrutura do registro é uma implementação do formato-padrão internacional para o intercâmbio de informações (ISO 2709) e o intercâmbio de informação bibliográfica entres vários tipos de dados (ANSI/NISO Z39.2)

    A designação "conteúdo" é feita através de códigos e convenções estabelecidos para a identificação e a caracterização dos elementos de dados para suportar sua manipulação e é definida por cada um dos formatos MARC.

    O conteúdo dos elementos de dados que compreendem um registro MARC normalmente é definido por padrões externos, ou regras de catalogação, tesauros assunto, etc., utilizados pela organização que cria um registro. Por exemplo: a Descrição Bibliográfica Internacional Normalizada (ISBD), Biblioteca do Congresso Americano (Subject Headings - LCSH), etc.

    Gab. E

    VIEIRA, Ronaldo da Mota. Introdução à teoria geral da biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.

  • Erros das demais alternativas:

    A) O diretório é campo fixo que compreende as 24 primeiras posições de cada registro, composto de códigos que fornecem informações para o processamento do registro eletrônico.

    Essa é a definição do LÍDER.

    B) O protocolo Z39.50 é um formato para o intercâmbio de informações bibliográficas de um sistema para outro, que serve como estrutura para formatos bibliográficos como o MARC.

    O MARC 21 se utiliza do protocolo Z39.20

    C) Tem como características estrutura descritiva simples, não estruturada, de semântica reduzida, baseados em normas do domínio web, bem como do consórcio de editores de periódicos científicos.

    Essa alternativa viajou um pouco. O MARC 21 é um padrão extremamente estruturado, não possui semântica reduzida e tampouco visava o consórcio de editores de periódicos científicos.

    D) Contém cinco formatos concisos coordenados para a representação completa de recursos informacionais: Dados Bibliográficos, Autoridade, Coleção, Classificação e Recursos Audiovisuais.

    Cinco formatos do MARC: MARC 21 para dados de Classificação, MARC 21 Holdings (ou de coleções), MARC 21 para dados de autoridade, MARC 21 para dados bibliográficos e MARC 21 para informações de comunidade.

    Gabarito: E.


ID
2985802
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que concerne à representação descritiva, o princípio da “regra de três” estabelece que:

Alternativas

ID
2985805
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que tange ao modelo conceitual Functional Requirements for Bibliographic Records (FRBR), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Os objetivos do estudo que deu origem ao FRBR foram:

    (1) prover um quadro definido com clareza e estruturado para relacionar os dados que são registrados em registros de bibliográficos às necessidades dos usuários desses registros; e

    (2) recomendar um nível básico de funcionalidade para registros criados por agências bibliográficas nacionais.

  • Conforme Silveira & Tálamo (2009, p. 109-110):

    O primeiro objetivo que norteou o desenvolvimento dos Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (FRBR) foi proporcionar um quadro estruturado, claramente definido, para relacionar os dados contidos nos registros bibliográficos com as necessidades dos usuários desses registros. Ou seja, os FRBR fazem uma abordagem centrada no usuário, analisam quais requisitos de dados o usuário utiliza para realizar a busca e o que ele espera encontrar de informação no registro bibliográfico. O segundo objetivo foi recomendar um nível básico de funcionalidade dos registros bibliográficos criados pelas agências bibliográficas nacionais (INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS - IFLA, 1998).

    Gab. B

    SILVEIRA, Naira Christofoletti; TÁLAMO, Maria de Fátima Gonçalves Moreira. Os FRBR e a escolha do ponto de acesso pessoal. Perspectivas em ciência da informação, v. 14, n. 2, Belo Horizonte, p. 108-120, mai/ago. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362009000200008#:~:text=Ou%20seja%2C%20os%20FRBR%20fazem,de%20informa%C3%A7%C3%A3o%20no%20registro%20bibliogr%C3%A1fico.

    Conforme Oliver (2011, p. 3):

    RDA - uma característica importante está na forma como foi projetada para “proporcionar uma estrutura coerente, flexível e extensível tanto para a descrição técnica quanto de todos os tipos de recursos e todos os tipos de conteúdo”.


ID
2985808
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Levando em consideração a indexação em linguagem controlada, assinale a resposta que contém a sequência correta da estruturação do cabeçalho de assunto.

Alternativas
Comentários
  • "Tomemos cadeira como termo de entrada. Isso nos dá:

    Chairs - manufacturing (Cadeiras - fabricação)

    Assim, apegamo-nos à dubstância, ou concreto, para termos uma base de apoio para nossa pesquisa. Estamos usando categorias que estão contidas na gramática e no léxico de nossa língua. Estávamos antes, neste capítulo, falando de espaço e tempo, então por que não:

    Chairs - manufacturing - Wales - nineteenth century. (Cadeiras - fabricação - País de Gales - século XIX)

    Mas ainda não utilizamos um adjetivo, uma indicação do tipo de cadeira de que estamos falando. Portanto podemos ter:

    Chairs - wicker - manufacturing - Wales - nineteenth century. (Cadeiras - vime - fabricação - País de Gales - século XIX)" (McGARRY, 2001, p. 20)

    "Um renomado bibliotecário, S. R. Ranganathan, postulou cinco categorias fundamentais a serem usadas na organização da informação registrada. São elas personalidade, matéria, energia,espaço e tempo. Estão refletidas no nosso exemplo de análise temática de cadeiras no País de Gales." (McGARRY, 2001, p. 32)

    Fonte:

    McGarry, K. O contexto dinâmico da informação: uma análise introdutória. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.


ID
2985811
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação ao tesauro multilíngue, é correto afirmar que os vocábulos que o compõem:

Alternativas

ID
2985814
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As falhas na tradução da linguagem natural para a controlada acontecem devido a(o):

Alternativas
Comentários
  • Conforme Lancaster (2004, p. 85):

    As falhas de tradução também seriam de dois tipos:

    1.Deixar de usar o termo mais específico disponível para representar um assunto.

    2.Empregar um termo que seja inadequado para o conteúdo temático devido à falta de conhecimento especializado ou por causa de desatenção.

    Gab. E

    LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. 2.ed. rev. atual. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2004.


ID
2985817
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Observe o exemplo a seguir e assinale a resposta correta.

CIDADE

TE RUAS

TE PRAÇAS

RUA

TG CIDADE

Alternativas

ID
2985820
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A frase “compara as representações dos documentos com a representação da expressão de busca e recupera os itens que supostamente fornecerão a informação que o usuário procura”, refere-se à(o):

Alternativas
Comentários
  • Conforme Ferneda (2003, p. 18):

    No centro do processo de recuperação de informação está a função de busca, que compara as representações dos documentos com a expressão de busca dos usuários e reupera os itens que supostamente fornecem a informação que o usuário procura.

    Gab. A

    Fonte: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-15032004-130230/publico/Tese


ID
2985823
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O conceito de linguagens documentárias surge entre as décadas de 50 e 60, em decorrência do crescimento do conhecimento científico e tecnológico e das dificuldades para armazenar e recuperar a informação. Essas linguagens são constituídas por três elementos, a saber:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Cintra et al., (2002, p. 33-36):

    Um rápido retrospecto sobre a área mostra que nas décadas de 50 e 60, com o crescimento do conhecimento científico e tecnológico, houve dificuldades para armazenar e recuperar informações.

    Segundo Gardin, uma LD é um conjunto de termos, providos ou não de regras sintáticas, utilizadas para representar conteúdos de documentos técnico-científicos com fins de classificação ou busca retrospectiva de informações (Gardin et al, 1968).

    Para o autor, uma LD deve integrar três elementos básicos:

    um léxico, identificado como uma lista de elementos descritores, devidamente filtrados e depurados;

    uma rede paradigmática para traduzir certas relações essenciais e, geralmente estáveis, entre descritores. Essa rede lógico-semântica, corresponde à organização dos descritores numa forma que, lato sensu, poder-se-ia chamar classificação; e

    uma rede sintagmática destinada a expressar as relações contingentes entre os descritores, relações que são válidas no contexto particular onde aparecem. A construção de "sintagmas" é feita por meio de regras sintáticas destinadas a coordenar os termos que dão conta do tema.

    Gab. C

    CINTRA, Ana Maria et al. Para entender as linguagens documentárias. 2.ed. rev. e ampl. São Paulo: Polis, 2002.

  • " rede WhatsApp" kkkkkkk essa gente inventa cada coisa


ID
2985826
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na Classificação Decimal de Dewey, a hierarquia é expressa através da estrutura e da notação. A hierarquia estrutural significa:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C.

    Todos os tópicos são subordinados a tópicos gerais acima dele:

    310 está subordinado a 300...

  • Acrescentando...

    Segundo Paes (2017, p. 27):

    A hierarquia, na CDD, expressa-se através da estrutura e da notação. A hierarquia estrutural significa que todos os tópicos (excetuadas as dez classes principais) são subordinados aos tópicos mais gerais acima deles e constituem parte integrante destes.

    Gab. C

    PAES, Michele Sales. A Representação do conhecimento em religiões de matrizes africanas por meio da indumentária dos Orixás da Nação Ketu na Classificação Decimal de Dewey e na Classificação Decimal Universal. 2017. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Biblioteconomia) Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Biblioteconomia. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: http://www.unirio.br/unirio/cchs/eb/arquivos/tccs-2016.2/Michele%20Sales%20Paes.pdf/at_download/file


ID
2985829
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à alteração ocorrida na 23ª edição da CDD na tabela 1 – 0867 da subdivisão padrão corresponde a:

Alternativas
Comentários
  • tabela 1 – 0867 : Pessoas transgêneros e intersexuais

    Alternativa E.

  • O que é relativamente novo na sociedade? Pessoas transgêneros e intersexuais

  • O que é relativamente novo na sociedade? Pessoas transgêneros e intersexuais

  • Vale salientar que até a 21.ed. eram 7 tabelas auxiliares. Com a atualização a tabela 7 de pessoas foi retirada, porém as notações para representar pessoas seguiram para -08 da tabela 1 de subdivisão padrão.


ID
2985832
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Trata-se de um importante instrumento para desencadear o processo de formação e crescimento de coleções, constituindo-se num documento formal elaborado pela equipe responsável pelas atividades que apoiam o processo de desenvolvimento de coleções como um todo.

A afirmativa acima se refere a:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Weitzel (2013, p. 20):

    A política de desenvolvimento de coleções, é um instrumento importante para desencadear o processo de formação e desenvolvimento de coleções, garantindo consistência dos procedimentos e seu aprimoramento ao longo do tempo.

    Gab. D


ID
2985835
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a opção que corresponde, corretamente, à ordem lógica das etapas do desenvolvimento de coleção.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Weitzel (2013, p. 19) são seis etapas:

    Estudo da comunidade; Políticas de seleção; Seleção; Aquisição; Avaliação; Desbastamento incluindo o descarte.

    E Conforme Vergueiro (1989, p. 17) o processo de desenvolvimento de coleções são seis etapas:

    Estudo da comunidade; Políticas de seleção; Seleção; Aquisição; Desbastamento e Avaliação.

    VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Polis : APB, 1989.

    Gab. C

  • Já vi questões colocando a avaliação como ultimo! É uma bagunça só! Aff!

  • Na alternativa correta só faltou citar a seleção em si.
  • A questão caberia recurso, visto que faltou uma das etapas do processo de desenvolvimento de coleções: a seleção


ID
2985838
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

É um processo que deve ser acompanhado de políticas próprias definindo critérios específicos para orientação das decisões referentes ao uso e qualidade das coleções. A afirmativa refere-se a (ao):

Alternativas
Comentários
  • Segundo Maciel e Mendonça (2000, p. 25):

    O desbastamento consiste na retirada de documentos pouco utilizados pelos usuários, de uma coleção de uso frequente para outros locais - os depósitos especialmente criados para abrigar este material de consultas eventuais.

    O descarte, consiste na retirada definitiva do material do acervo da biblioteca, com a correspondente baixa nos arquivos de registro da mesma.

    Gab. B

  • GABARITO: B

    Complementando...

    Segundo Weitzel (2006, p. 38) o processo de desbastamento e descarte deve ser acompanhado de politicas próprias definindo critérios específicos para orientação das decisões.

    Fonte: WEITZEL ,Simone da Rocha. Elaboração de uma politica de desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias. Rio de Janeiro: Interciência; Niterói: Intertexto, 2006.


ID
2985841
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Processo de Referência engloba duas fases que antecedem a sequência lógica das etapas decisórias encadeadas em oitos passos. Marque a alternativa que contempla as duas fases mencionadas.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi porque o gabarito é E. Para mim, o gabarito apresenta as etapas finais do processo de referência, não as que o antecedem. Alguém saberia explicar?

  • Gostaria de saber também, meu gabarito seria letra B.

  • Está no início do cap. 3 do livro do Grogan, O processo de Referência - Duas Fases. "é importante reconhecer que esse processo engloba duas fases: o serviço de referência nao é simplesmente aquilo que os bibliotecários executam para localizar as respostas às questões que lhes são formuladas. Também inclui a etapa anterior, crucial, durante a qual eles analisam, junto com os consulentes, a natureza de seus problemas". Sobre os 8 passos, o autor explica que 'para fins didáticos, convém traçar a sequencia logica das etapas'. disponível em: passeidireto.com/arquivo/41361747/a-pratica-do-servico-de-referencia-denis-grogan
  • Achei que o enunciado da questão foi muito mal formulado. Da forma como está escrito, o meu gabarito também seria Letra B.

  • Duas fases que antecedem a sequencia lógica, ok... Como localizar respostas antes mesmo delas serem formuladas? Para mim certamente seria a alternativa "B" também.

  • Eu também marquei B...

  • Complementando o comentário de Winy Nunes Lemes: (GROGAN, 2001, p. 50).

  • Na verdade os oito passos estão contidos nessas duas fases. A questão seria passível de recurso.


ID
2985844
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As experiências internacionais de implantação de serviços de referência virtual ocorreram, em sua maioria, por meio de projetos colaborativos visando assim, reunir esforços, reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços prestados. Dentre as redes colaborativas de serviços de referência virtuais com maior destaque internacional, podemos citar:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E.

    Question Point Cooperative Reference

    Virtual Reference Desk

  • GABARITO: E

    Dentre as redes colaborativas de serviços de referência virtuais com maior destaque internacional podemos citar: Question Point Cooperative Reference, 24/ 7 Reference e o Virtual Reference Desk (VRD).

    O Question Point é um serviço de referência virtual baseado em tecnologias Web que se apóia em uma rede de cooperação global e em ferramentas e tecnologias de comunicação. Esse projeto permite oferecer para qualquer usuário, em qualquer lugar do mundo, acesso online a serviços de referência 24 horas por dia, sete dias por semana. Esse serviço independe do tamanho da biblioteca, do número de profissionais que ela possua e do seu tipo (especializada, pública, nacional ou universitária).

    Virtual Reference Desk (VRD) é um projeto dedicado ao avanço da referência digital e à criação e operação de serviços de informação baseados na Internet por meio da mediação humana e que tem como objetivo estabelecer um serviço cooperativo de referência virtual para os membros da comunidade K-12 (1° e 2° graus de ensino), formada por professores, estudantes, educadores e especialistas. O VRD coordena um serviço colaborativo de perguntas e respostas baseado na Internet.

    FONTE: PESSOA, Patrícia; CUNHA, Murilo Bastos da. Perspectivas dos serviços de referência digital. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.17, n.3, p.69-82, set./dez. 2007.

  • Está também na obra de Accart.


ID
2985847
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O IBICT oferece o acesso a uma série de bases de dados em Ciências da Informação e áreas correlatas, entre as quais se destacam:

Alternativas
Comentários
  • Art Museum Image Gallery - Disponibiliza mais de 100.000 imagens de obras de arte que fazem parte de coleções de renomados museus em todo o mundo. Inclui pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, fotografias, têxteis, costumes, joalheria, cerâmica, mobiliário, livros, manuscritos e outras obras.

    Serviço de informação MIMAS do Reino Unido (Nesli) - Acessa periódicos eletrônicos, mediante cadastramento obrigatório.

    Gab. E

    Fonte: http://sitehistorico.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao%20/2biblioteca-do-ibict/fontes-de-informacao-em-ci/impressao


ID
2985850
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a resposta correta. “Tipo de biblioteca considerada como a ponte entre as bibliotecas tradicionais e digitais, utilizando fontes de informação em diferentes formatos e em localizações remotas ou locais, apresentadas de forma integrada.”

Alternativas
Comentários
  • Conforme Rowley (2002, p. 21) fala que:

    A biblioteca virtual, porém, não implica localização física, seja para o usuário final, seja para a fonte. O usuário pode acessar a informação a partir de qualquer ponto e a informação estar em qualquer lugar. [...], a biblioteca virtual independe de local, é acessada e fornecida pelas redes de comunicações, enquanto a biblioteca eletrônica pode ser visitada fisicamente pelo usuário. A biblioteca virtual, é claro, pode ser oferecida pela biblioteca eletrônica, mas a recíproca não é verdadeira.

    Segundo Vieira (2014, p. 14; 19):

    Rusch-Feja(1999) define a biblioteca híbrida como um modelo transacional entre a impressa e a digital, ou seja, ela deve integrar o acesso a diferentes tecnologias para facilitar o acesso à informação através de diferentes mídias.

    Defini-se biblioteca digital como ma "biblioteca que tem como base informacional conteúdos em texto completo em formatos digitais- livros, periódicos, teses, imagens, etc.", disponíveis para aceso, com processos padronizados, servidores próprios ou distribuídos e acessados via internet (MARCONDES et al, 2006, p. 16).

    De acordo com Vergueiro (1989, p. 20-21):

    Bibliotecas universitárias - devem atender aos objetivos da universidade, a saber, o ensino, a pesquisa e a extensão à comunidade.

    E conforme Divina Aparecida Silva e Iza Antunes (2014, p. 44):

    Biblioteca especial - são as bibliotecas que atendem a uma categoria especial de usuário, por exemplo, pessoas com dificuldades de visão ou cegos. Nesse caso, as bibliotecas são formadas por um acervo de documentos, sonoros, em suporte papel com escrita em braille, ou com escrita em tipos maiores.

    Gab. C


ID
2985853
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Num cenário marcado por inovações tecnológicas, agilização dos meios de comunicação e usuários de informações mais exigentes, surge a preocupação das bibliotecas em automatizar seus acervos. Entretanto, não se pode pensar nessa automação e na formação de catálogos online sem a utilização do processo de __________________.”

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • Conversão retrospectiva: transformação de fichas de catálogo (físico) em registros legíveis por máquina

  • Conforme Castro (2003, p. 2):

    Num cenário marcado por inovações tecnológicas, agilização dos meios de comunicação e usuários de informações mais exigentes, surge a preocupação das bibliotecas em automatizar seus acervos. Entretanto, não se pode pensar nessa automação e na formação de catálogos on-line sem a utilização do processo de conversão retrospectiva, pois este é um processo preliminar que proporciona uma maior rapidez ao acesso às informações até então, descritas na maioria das vezes, em suporte papel e permitirá o intercâmbio de dados bibliográficos e catalográficos de modo digital.

    Gab. B

    Fonte: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/103939869154965580790906488136072718687.pdf


ID
2985856
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Base de dados de patentes, com acesso gratuito, disponibilizada pela European Patent Office (EPO), possui cobertura internacional, contendo referências e resumos de documentos de patentes de vários países, inclusive do Brasil. Inclui textos completos de documentos desde 1836 até o presente. Contem pedidos de patentes concedidas e modelos de utilidade que datam de 1994.

Alternativas
Comentários
  • Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é uma  federal brasileira, criada em , vinculada ao  (MDIC).Tem por finalidade principal, segundo a Lei 9.279/96 (Lei da Propriedade Industrial), executar, no âmbito nacional, as normas que regulam a , tendo em vista a sua função social, econômica, jurídica e técnica. É também sua atribuição pronunciar-se quanto à conveniência de assinatura, ratificação e denúncia de , ,  e acordos sobre propriedade industrial.

    USPTO Traduzido do inglês-O Departamento de Patentes e Marcas Comerciais dos Estados Unidos é uma agência do Departamento de Comércio dos EUA que emite patentes para inventores e empresas para suas invenções e registro de marca para identificação de produto e propriedade intelectual

    Kipris Koreano

  • GABARITO: E

    Espacenet é uma base de dados internacional que permite pesquisar informações relativas a pedidos de patente publicados por mais de 72 países e organismos regionais.

    A) O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia. Sua missão é estimular a inovação e a competitividade a serviço do desenvolvimento tecnológico e econômico do Brasil, por meio da proteção eficiente da propriedade industrial.

    B) A United States Patent and Trademark Office (USPTO) é uma base de dados de patentes estadunidense. Permite pesquisa rápida, avançada e por número de depósito do documento (pedido de patente ou patente). 

    C) Kipris é o nome dado ao Serviço de Informação em Propriedade Intelectual da Coréia, vinculado ao KIPO – Escritório de Propriedade Intelectual da Coréia. 

    D) Dialog é uma base de dados privada que permite o acesso a mais de 500 bancos de dados, com cerca de 9 bilhões de páginas de texto e imagens. Fornece informações sobre resumos de documentos de patentes mundiais (World Patent Index), como também a respeito de famílias de patentes em mais de 50 países (banco de dados Inpadoc).


ID
2985859
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), desde a sua criação, faz uso de soluções livres em toda a sua estrutura de funcionamento. Recentemente, passou a adotar o coletador desenvolvido e utilizado pela Rede de Repositórios de Acceso Abierto a la Ciencia, cujo nome é:

Alternativas
Comentários
  • A Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas, ou simplesmente LA Referencia, é uma rede latinoamericana de repositórios de acesso aberto. Através de seus serviços, ela apoia as estratégias nacionais de Acesso Aberto na América Latina através de uma plataforma com padrões de interoperabilidade, compartilhamento e visibilidade da produção científica gerada em instituições de ensino superior e pesquisa científica.

    Fonte: LA Referencia

    Gab. C


ID
2985862
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise a afirmativa a seguir e assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.

“O _________ consiste em um software de código aberto desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP), da Universidade canadense British Columbia. No Brasil, ele foi traduzido e customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e recebeu o nome de ________”.

Alternativas
Comentários
  • O Open Journal Systems (antigamente chamado de Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER) é um software desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica.

    Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting (OAI-PMH) é um protocolo desenvolvido pela Open Archives Initiative que define um mecanismo para coleta de registros de METADADOS  em repositórios.

    RESPOSTA: LETRA E

  • O Sistema de Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) é resultado da prospecção tecnológica realizada pelo IBICT para identificar aplicativos que possibilitassem o tratamento e a disseminação da produção científica brasileira na Web.

    O sistema SEER surgiu, assim, em 2003, a partir da customização do  Open Journal Systems (OJS), software de gerenciamento e publicação de revistas eletrônicas desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP), da University of British Columbia. Trata-se de uma inovadora iniciativa do IBICT que, imediatamente após a tradução do software OJS para o português, publicou na Web o primeiro periódico brasileiro utilizando essa tecnologia, a revista Ciência da Informação. A partir de então, o IBICT iniciou o processo e distribuição do SEER a editores brasileiros interessados em publicar revistas científicas de acesso livre na Web e a promover a capacitação técnica no uso dessa ferramenta, em treinamentos sistemáticos realizados a partir de novembro de 2004 em várias regiões do País. Em 2009, com apenas 5 anos de existência, o SEER propiciou a criação de mais de 800 periódicos científicos brasileiros na Web.

    Fonte: IBICT

    Gab. A


ID
2985865
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I considerando as principais características e objetivos relacionados aos formatos de intercâmbio e padrões bibliográficos.

COLUNA I

1. ISO 2709

2. Z39.50

3. MODS

4. XML

5. CCF


COLUNA II

( ) esquema voltado para um conjunto de elementos bibliográficos que pode ser usado para uma variedade de propósitos, e particularmente para aplicativos de biblioteca.

( ) especifica os requisitos para um formato de intercâmbio geral que conterá registros descrevendo todos os tipos de materiais passíveis de descrição bibliográfica.

( ) desenhado com a intenção de contemplar um alto grau de flexibilidade que possa atender um número de diferentes tipos e arranjos de entrada / saída.

( ) estabelece uma série de restrições sintáticas sob as quais pode construir sua própria linguagem.

( ) desenhado para permitir pesquisa e recuperação de informação, em redes de computadores distribuídos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas
Comentários
  • Letra A. 3,1,5,4,2

    (3) MODS - é um esquema de metadados desenvolvido pela Biblioteca do Congresso e pelo escritório de padrões MARC. É um esquema de conjunto de elementos bibliográficos multifuncional com valor particular para aplicações em bibliotecas.

    (1) ISO 2709 - é uma norma que especifica "os requisitos para o formato de intercâmbio de registros bibliográficos que descrevem todas as formas de documentos sujeitos à descrição bibliográfica. Não define a extensão do conteúdo de documentos individuais e nem designa significado algum para os parágrafos, indicadores ou identificadores, sendo essas especificações as funções dos formatos de implementação. A ISO se preocupa em apresentar uma estrutura generalizada, ou seja, um arcabouço projetado especialmente para a comunicação entre sistemas de processamento de dados, e não para uso como formato de processamento dentro dos sistemas."

    Fonte:

    (5) CCF (Common Communication Format)  - Finalidades:

    Fonte:

    Terceiro elemento da questão: "desenhado com a intenção de contemplar um alto grau de flexibilidade que possa atender um número de diferentes tipos e arranjos de entrada / saída." FOI MAIS UM COPIA E COLA DO MANUAL DA USP.

    (4) XML - O XML é uma linguagem de marcação, desta forma, correspondendo com a alternativa da questão:

    "estabelece uma série de restrições sintáticas sob as quais pode construir sua própria linguagem."

    (2) Z39.50 - "O Z39.50 tornou-se bastante popular, tendo sido adotado pela comunidade bibliotecária ao redor do mundo. A possibilidade de utilizá-lo para o intercâmbio de dados estruturados otimiza significativamente o processo de catalogação – mas isso não quer dizer que os bibliotecários devem dedicar menor atenção a esse processo – e tornou mais simples o processo de busca e atualização de bases de dados."

    Fonte:

  • Sabendo apenas a definição do Protocolo Z 39.50 já responde a questão.


ID
2985868
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a Extranet, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • (D)

    Extranet refere-se a uma rede de computadores que utiliza a Internet para partilhar parte de seu sistema de informação com segurança. Uma Extranet permite acesso externo controlado para negócios específicos ou projetos educacionais.

  • ser confundida com a Intranet. Ela possui o mesmo modelo de construção baseado na Internet da Intranet. Por meio de um login e uma senha, as pessoas podem realizar acesso a uma Extranet. Esse sistema traz benefícios para ambos os lados visto que, se bem utilizado, mantém estreito o relacionamento e a troca de informações entre os envolvidos. Para as empresas, inclusive, a redução de transação de informação e custos com outros serviços são pontos positivos do sistema.

    No ambiente corporativo, o acesso estendido a usuários externos é normalmente chamado de "rede extra-empresa", enquanto que o acesso onde somente usuários registrados podem navegar, previamente autenticados por um login, é denominado de "parte privada".

    Bons estudos

    *parabéns Ferraz, poucos aqueles que estudam nesse horário.

  • GABARITO: A

     

    INTRANET: é uma rede empresarial, também chamada por rede corporativa. Possui como principal característica ser

    uma rede privada, possuindo, portanto, controle de acesso, o qual é restrito somente a pessoas autorizadas. Uma Intranet geralmente é constituída com o intuito de compartilhar recursos entre os funcionários de uma empresa, de maneira que pessoas externas não tenham acesso a eles. Os recursos compartilhados podem ser: impressoras, arquivos, sistemas,

    entre outros.

     

    Conceito do Google: rede local de computadores, circunscrita aos limites internos de uma instituição, na qual são utilizados os mesmos programas e protocolos de comunicação empregados na Internet.

     

    EXTRANET: é uma rede privada de computadores que funciona como uma extensão da Intranet, permitindo o acesso

    restrito a usuários externos de uma organização via Internet – em geral, parceiros, fornecedores e clientes. Uma diferença fundamental da Intranet para a Extranet é que a segunda é mais focada em fornecer acesso externo a parceiros comerciais, fornecedores e clientes de uma empresa; já a primeira é mais focada em fornecer acesso interno a seus colaboradores. 

     

    INTERNET: é a rede "das redes", também conhecida como rede mundial de computadores. Pode ter como sinônimo o "WWW" (World Wide Web) ou apenas a palava "Web". Além disso, a Internet é definida como uma rede pública, ou seja, todos que possuírem um computador e servidores de acesso podem conectar-se à ela.

     

    "Não pare até que tenha terminado aquilo que começou". - Baltasar Gracián.

     

    Bons estudos!

  • EXTRANET é a INTRANET que saiu da empresa.

    Dando um exemplo:

    O vendedor autorizado, trabalha com vendas de prospecção, ou seja, ele saí do ambiente fechado da empresa e vai direto tratar com os clientes. Contudo, utiliza-se da INTRANET da empresa a qual é consociado através de um noote ou tablet. Esse movimento é considerado uma EXTRANET, pois ainda é atrelado à INTRANET da empresa.

  • GABARITO-D

  • Qual o erro da letra "C"?

  • Gabarito''D''.

    A Extranet, por fim, funciona como uma extensão da Intranet a computadores que estejam fora dos domínios físicos da Intranet.

    Não raro, é necessário que parceiros, clientes, fornecedores, e até mesmo funcionários da organização precisem acessar alguns serviços da Intranet, mesmo estando fora da organização. E, nesse contexto, a Extranet torna-se ferramenta essencial para a organização.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • Usa tecnologia VPN, ou também chamada de tunelamento.

  • EXTRANETé uma rede privada de computadores que funciona como uma extensão da Intranet, permitindo o acesso restrito a usuários externos de uma organização via Internet – em geral, parceiros, fornecedores e clientes. Uma diferença fundamental da Intranet para a Extranet é que a segunda é mais focada em fornecer acesso externo a parceiros comerciais, fornecedores e clientes de uma empresa; já a primeira é mais focada em fornecer acesso interno a seus colaboradores. 

  • @Bruno Ávila, o gabarito é a letra "D" e ñ a letra "A".

  • Acertei a questão, pois a letra D retrata bem a Extranet, mas não entendi o erro da letra C, alguém poderia explicar?


ID
2985871
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O planejamento estratégico é o processo de estruturar e esclarecer os cursos de ação e os objetivos que a organização deve alcançar. Os componentes desse processo são, principalmente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

    A alternativa b apresenta insumos para o diagnóstico estratégico das organizações.

  • ALTERNATIVA "B"

    VAMOS PISAR NA CABEÇA DA BAAAANCA!!!

  • O planejamento tem 6 fases que seguem a seguinte ordem:

    1 - missão, visão e valores;

    2 - objetivos e metas;

    3 - diagnóstico - aqui você observa os pontos fortes e fracos, desafios e oportunidades;

    4 - prognóstico;

    5 - escolha de uma alternativa;

    6 - Implementação.

  • LETRA B

  • GABARITO: LETRA B

    ACRESCENTANDO:

    O planejamento estratégico deve apresentar forte vínculo com as metas institucionais, que visam mostrar para todos os colaboradores onde a empresa deseja se encontrar no futuro. Para Daft (1999, p. 128), dessa forma, a organização direciona as ações para: "permanência no mercado, inovação, produtividade, recursos financeiros e materiais, lucratividade, desenvolvimento e desempenho administrativo, atitudes dos empregados e responsabilidade pública". Para que as metas sejam atingidas, é indicado elaborar, dentro do estratégico, um projeto com a definição das atividades e dos recursos necessários para sua realização, o que exige a previsão de capital, pessoas, espaço e instalações.

    Oliveira (2002) afirma que o planejamento estratégico é constituído de um processo que envolve adaptações organizacionais mediante a aprovação, a tomada de decisões e a avaliação dessas adaptações. Ele deve oferecer respostas a questões como: "por que a organização existe, o que ela faz e como faz". Para tanto, a sua estrutura é constituída, essencialmente, pela concepção e definição do negócio, da visão, da missão, dos princípios ou valores, bem como pela análise do ambiente no qual o negócio está inserido.

    FONTE: Prof. Heron Lemos


ID
2985874
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Art. 16 da Lei 4.084/1962 determina que:

Alternativas
Comentários
  • Lei 4.084/1962

    Art. 16. O Conselho Federal de Biblioteconomia só deliberará com a presença mínima de metade mais um de seus membros.

    Gab. D

  • lei 4084/1962 - Dispõe sôbre a profissão de bibliotecário e regula seu exercício.

    Art 16. O Conselho Federal de Biblioteconomia só deliberará com a presença mínima de metade mais um de seus membros.

  • A) Art. 15 e) publicar o relatório anual dos seus trabalhos e, periodicamente, a relação de todos os profissionais registrados;

    B) Art. 15 d) julgar, em última instância os recursos das deliberações dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia;

    C) Art 14. O mandato do Presidente, dos Conselheiros federais efetivos e dos suplentes terá a duração de 3 (três) anos.

    D) Art 16. O Conselho Federal de Biblioteconomia só deliberará com a presença mínima de metade mais um de seus membros.

    E) Art. 16. Parágrafo único. As resoluções a que se refere a alínea f do art. 15, só serão válidas quando aprovadas pela maioria dos membros do Conselho Federal de Biblioteconomia.

    A alternativa D e E faz parte do Art., 16. logo, cabe recurso...


ID
2985877
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para a elaboração do planejamento de uma unidade de informação, vários aspectos devem ser analisados, entre eles está a necessidade de:

I. Planejar a formação e desenvolvimento do acervo.

II. Definir modelos e instrumentos para o processamento técnico do acervo.

III. Assegurar recursos tecnológicos, abrangendo todos os processos e serviços.

IV. Garantir espaço físico da unidade de informação.

V. Capacitar pessoas que atuam na informação.


Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Spudeit e Kroeff (2017, p. 24-25):

    Para a elaboração do planejamento de uma rede, sistema, unidade e/ou serviço de informação vários aspectos devem ser analisados, entre eles está a necessidade de planejar:

    • Formação e desenvolvimento do acervo/coleções;
    • Definir modelos e instrumentos para o processamento técnico do acervo/coleções;
    • Recursos tecnológicos, abrangendo todos os processos, atividades, serviços e produtos;
    • Serviços informacionais prestados ao público usuário;
    • Produtos informacionais elaborados e oferecidos ao público usuário;
    • Espaço físico da rede, sistema, unidade e/ou serviço de informação;
    • Pessoas que atuam na rede, sistema, unidade e/ou serviço de informação.

    Gab. E

    SPUDEIT, Daniela; KROEFF, Marcia Silveira (Orgs.). Gestão de unidades de informação. São Paulo : FEBAB, 2017. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/files/original/2/1534/Gestao_de_unidades_de_informacao_-_Spudeit-D_Kroeff-MS_2017.pdf


ID
2985880
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Missão demonstra a responsabilidade e pretensão de uma unidade de informação, define seu “negócio” e delimita seu ambiente de atuação. Para definir a Missão organizacional é necessário responder às seguintes perguntas:

I. Qual a razão de ser da Unidade de Informação?

II. Qual o negócio da Unidade de Informação?

III. Qual a localização da Unidade de Informação?

IV. Quais os meios e fins da Unidade de Informação?

V. Qual o diferencial da Unidade de Informação?

Indique a opção que contém a resposta correta.

Alternativas
Comentários
  • Missão: razão de ser, o que a organização faz

    Visão: onde ela quer chegar

  • gab. D

    MISSÃORAZÃO DE SER. O que a organização faz!

    CHIAVENATO diz: A MISSÃO pode ter as seguintes características 

    1. É a RAZÃO de ser, de EXISTÊNCIA na sociedade;

    2. O PAPEL da organização na sociedade

    3. A NATUREZA do negócio da org.

    4. O VALOR que a org. contrói para seu público de interesses;

    5. Os TIPOS DE ATIVIDADES em que a org. deve concentrar seus esforços.

  • POrque o item III não seria importante para definir a missão?

  • Item III está errado pq "localização" não necessariamente define "ambiente de atuação", sobretudo no mundo globalizado, onde grandes companhias têm sedes em um país, mas atuam globalmente.


ID
2985883
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa correta. Modelo de gestão que visa proporcionar uma análise da unidade de informação e de seu entorno; é uma maneira de conhecer a condição situacional antes de definir as estratégias de ação de curto, médio e longo prazo:

Alternativas
Comentários
  • Analisar o ambiente Interno e Externo - Análise SWOT!!

  • Análise swot (FOFA)

    - AMBIENTE INTERNO

    PONTOS FORTES (FORÇAS)

    PONTOS FRACOS (FRAQUEZAS)

    Ex.: rotatividade e absenteísmo dos funcionários gera uma fraqueza no ambiente interno da empresa.

    - AMBIENTE EXTERNO

    OPORTUNIDADES

    AMEAÇAS

    Ex:. Novos entrantes no mercado propicia uma ameaça para a empresa.

    Ferramenta FOFA

    Forças

    Oportunidades

    Fraquezas

    Ameaças

  • A questão cobrou do candidato conhecimento sobre "ferramentas de diagnóstico estratégico".

    A) ERRADA. BIM: Sigla de Building Information Modeling (BIM), ou seja, Modelagem ou Modelação da Informação da Construção. É uma ferramenta relacionada à engenharia. De acordo com a Revista do TCU (2015), essa é um ferramenta que pode ser utilizada também na fiscalização de obras públicas.

    B) ERRADA. 5W2H: É termo originado do inglês: 5W (what, who, when, why, where) 2H (how, how much). O 5W2H é uma ferramenta utilizada na elaboração de check list na fase de planejamento de uma atividade. Das respostas obtidas, traça-se um guia ou um plano de ação que irá nortear a execução do processo.

    C) ERRADA. PDCA: é o ciclo de melhoria contínua ou ciclo de Deming. É uma das 7 ferramentas da qualidade. Esse ciclo possui as seguinte etapas: Plan (planejar), Do (executar), Check (verificar) e Act (Agir). Essa ferramenta visa a melhoria contínua dos processos.

    D) CERTA. SWOT: A matriz ou análise SWOT (Strenghts, Weakness, Opportunities and Threats) é uma ferramenta de diagnóstico estratégico, de acordo com o apresentado no enunciado. Com a análise SWOT é possível traçar o diagnóstico interno e externo da organização, com base nas seguintes variáveis: do âmbito interno, os pontos controláveis, as forças e as fraquezas; do âmbito externo,os pontos não controláveis, as oportunidades e as ameaças.

    E) ERRADA. POSDCORB: corresponde as iniciais de (planning, organizing, staffing, directing, coordinating, reporting e budgeting) que são os elementos da administração, de acordo com Gulick e tem relação com a Teoria Clássica. Chiavenato (2014) cita que: "Gulick enumera planejamento, organização, comando e coordenação mencionados por Fayol. No entanto, os elementos staffing, reporting e budgeting são novos."

    Fonte: CHIAVENATO, I. “Introdução à Teoria Geral da Administração”. 9ªed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA "D".


ID
2985886
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Indique, nos parênteses abaixo, a numeração correspondente às seguintes afirmativas:

1. Permite a visualização de forma abreviada da estrutura da organização.

2. Tem como finalidade o detalhamento das atividades que compõem uma função.

3. Visualiza a sequência normal de qualquer trabalho ou documento.

4. Representa a sequência lógica de fases, etapas ou passos de um trabalho.

5. Tem como finalidade uniformizar os procedimentos organizacionais.

( ) Manuais

( ) Cronograma

( ) Fluxograma

( ) Organograma

( ) Funcionograma

Está correta a indicação da numeração contida na opção:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Não desista de você mesmo, lute por você!

  • GAB B 5, 4, 3, 1 e 2

     

    Manuais =  5. Tem como finalidade uniformizar os procedimentos organizacionais.

    Cronograma =  4. Representa a sequência lógica de fases, etapas ou passos de um trabalho.

    Fluxograma = 3. Visualiza a sequência normal de qualquer trabalho ou documento.

    Organograma = 1. Permite a visualização de forma abreviada da estrutura da organização.

    Funcionograma = 2. Tem como finalidade o detalhamento das atividades que compõem uma função.

  • A questão em exame exige que tenhamos conhecimentos sobre algumas ferramentas gráficas para que seja respondida corretamente. No caso desta questão, indique, nos parênteses abaixo, a numeração correspondente às .afirmativas, ao fim, vejamos qual alternativa apresenta a sequência correta.

    (5) Manuais: Tem como finalidade uniformizar os procedimentos organizacionais.

    (4) Cronograma: Representa a sequência lógica de fases, etapas ou passos de um trabalho.

    • Cronograma é o gráfico que procura demonstrar o início e o término das diversas fases de um processo operacional, dentro das faixas de tempo previamente determinadas, possibilitando acompanhar e controlar a execução planejada.

    (3) Fluxograma: Visualiza a sequência normal de qualquer trabalho ou documento.

    • Fluxograma, representa a sequência lógica dos passos necessários para a realização de determinada atividade ou processo. Essa sequência é representada por meio de símbolos padronizados e textos, permitindo, assim, uma visualização gráfica do processo, possibilitando, com isso, a realização de análise crítica para detectar falhas e oportunidade de melhorias na execução de serviços empreendidos pelos agentes.

    (1) Organograma: Permite a visualização de forma abreviada da estrutura da organização.

    • Organograma é o gráfico que representa a organização formal configurada na estrutura, seus diversos órgãos com suas posições e respectivas interdependências, via hierárquica, linhas de autoridade, vinculação e subordinação. 

    (2) Funcionograma: Tem como finalidade o detalhamento das atividades que compõem uma função.

    • Funcionograma é similar a um organograma, a diferença é que detalha apenas as atividades que compõem uma função ou um órgão do organograma. Se o organograma dá uma visão ampla da organização, o funcionograma dá uma visão ampliada do órgão do organograma.

    Tendo a sequência acima, concluímos que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte:

    MOREIRA. E. A. L. Administração Geral e pública. Juspodivm: Salvador, 2016


ID
2985889
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à legalização da avaliação das bibliotecas universitárias, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O instrumento que avalia a biblioteca universitária é o instrumento de avaliação de cursos de graduação presencial e a distância, com uma nova versão de 2017. Porém, o instrumento não cita o nome "biblioteca", mas as bibliografias básica e complementar que são disponibilizadas para os cursos.

  • Lei dos SINAES só fala isso sobre este assunto:

    Art. 3º A avaliação das instituições de educação superior terá por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais, dentre elas obrigatoriamente as seguintes:

    VII – infra-estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;

    Gab. D


ID
2985892
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere as afirmativas sobre o International Standard Book Number (ISBN).

I. É um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição.

II. Uma vez fixada a identificação, ela só se aplica àquela obra e edição, não se repetindo jamais em outra.

III. Deve ser atribuído a publicações impressas, softwares e livros eletrônicos.

IV. Por ser um código único, identifica o título de uma publicação seriada durante todo o seu ciclo de existência.

V. Aparece de forma idêntica em todos os locais da publicação.

São corretas apenas as afirmações: 

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A.

    I. É um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. CORRETO.

    II. Uma vez fixada a identificação, ela só se aplica àquela obra e edição, não se repetindo jamais em outra. CORRETO.

    III. Deve ser atribuído a publicações impressas, softwares e livros eletrônicos. CORRETO.

    IV. Por ser um código único, identifica o título de uma publicação seriada durante todo o seu ciclo de existência. ERRADO.

    O ISBN não identifica publicações seriadas, sendo esta atribuição do ISSN.

    V. Aparece de forma idêntica em todos os locais da publicação. ERRADO.

  • "...vogal anterior..." é o grande detalhe, obrigado.

  • "...vogal anterior..." é o grande detalhe, obrigado.


ID
2985895
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação às regras gerais do resumo (NBR 6028), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Conforme a questão é a ABNT NBR 6028 (2003, p. 2):

    3.2 O resumo deve ser precedido da referência do documento, com exceção do resumo inserido no próprio documento.

    3.3 O resumo deve ser composto de uma seqüência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único.

    Gab. B


ID
2985898
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere o texto abaixo.

Segundo as afirmações de Kemmis (1989 apud HOUSE, 2006) “os processos de avaliação são temperados com valores humanos, perspectivas tecnocratas e burocráticas, os quais constroem ou refinam os processos de julgamento público e individual sobre algo específico”.

No texto ocorre um caso de: 

Alternativas
Comentários
  • NBR 10520 (2002, p. 1-2):

    3 Definições

    Para os efeitos desta Norma, aplicam-se as seguintes definições:

    3.1 citações: Menção de uma informação extraída de outra fonte

    3.2. citação de citação: Citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original.

    3.3 citação direta: Transcrição textual de parte da obra do autor consultado.

    3.4 citação indireta: Texto baseado na obra do autor consultado.

    3.5 notas de referência: Notas que indicam fontes consultadas ou remetem a outras partes da obra onde o assunto foi abordado.

    3.6 notas de rodapé: indicações, observações ou aditamentos ao texto feitos pelo autor, tradutor ou editor, podendo também aparecer na margem esquerda ou direita da mancha gráfica.

    3.7 notas explicativas: Notas usadas para comentários, esclarecimentos ou explanações, que não possam ser incluídos no texto. 

    Gab. A


ID
2985901
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Art 2º da Lei 4.084/1962 determina que “O exercício da profissão de Bibliotecário, em qualquer de seus ramos, só será permitido”, aos bacharéis em:

Alternativas
Comentários
  • Lei 4.084/1962

    Art 2º O exercício da profissão de Bibliotecário, em qualquer de seus ramos, só será permitido:

    a) aos Bacharéis em Biblioteconomia, portadores de diplomas expedidos por Escolas de Biblioteconomia de nível superior, oficiais, equiparadas, ou oficialmente reconhecidas;

    b) aos Bibliotecários portadores de diplomas de instituições estrangeiras que apresentem os seus diplomas revalidados no Brasil, de acordo com a legislação vigente.

    Parágrafo único. Não será permitido o exercício da profissão aos diplomados por escolas ou cursos cujos estudos hajam sido feitos através de correspondência, cursos intensivos, cursos de férias etc.

    Gab. D