SóProvas



Prova CEPERJ - 2012 - DEGASE - Farmacêutico


ID
740203
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

. Considere um dado não viciado, com 6 faces numeradas de 1 a 6. A probabilidade de sair um número maior do que 4 ao se lançar esse dado é:

Alternativas
Comentários
  • maior do que 4, só pode ser 5 ou 6

    1 opção: com 5    =   1/6     
    2 opção: com 6 = 1/6

    1/6 + 1/6  = 2/6  

    fatorando 2/6 fica igual a 1/3
  • Temos duas possibilidade maior que 4 que é 5 e 6.
    Utilizando a função de probabilidade que é P(a) = A/U.
    A = é o número de ocorrência. 
    U = é o número de resultados possíveis do experimento.

    A = 2. As duas possibilidade maior que 4.
    U = 6. A quantidade de faces do dado, que são os resultados possivel do experimento.

    P = 2/3 = 1/3(simplificando).

    Logo resposta: B
  • um  Dado normal apresenta 6 faces assim numeradas: 1, 2, 3 , 4 , 5 ,6
    Probabilidade = Resultados favoráveis/ Resultados possíveis
    Resultados favoráveis: números maiores que 4:  =>  5 , 6 .. ou seja 2 possibilidades
    Resultados possíveis:  1, 2, 3, 4, 5, 6 assim 6 possibilidades
    Probabilidade = Resultados favoráveis/ Resultados possíveis
    Probabilidade = 2/ 6 =  1/3 
    Resposta B: 1/3 
    Bons Estudos!
  • S= {1,2,3,4,5,6} A= {5,6}
    n(A)n(S)  =  26  = 13
  • Por que na minha prova nunca caem questões tão fáceis como essa? o.O
  • Como o dado não é viciado e tem 06 faces (numerados de 01 a 06) e com apenas 02 números maiores do que 04 (05 e 06), logo:

    p = nº casos favoráveis  =    =  
    nº casos possíveis                6        3



    Letra B.



ID
740215
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, deve-se proteger também a gestante e mãe. Nesse sentido, consoante as regras estatutárias, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Para responder basta a leitura do art. 8º do ECA.

    Art. 8º É assegurado à gestante, através do Sistema Único de Saúde, o atendimento pré e perinatal.   

    § 1º A gestante será encaminhada aos diferentes níveis de atendimento, segundo critérios médicos específicos, obedecendo-se aos princípios de regionalização e hierarquização do Sistema.
    § 2º A parturiente será atendida preferencialmente pelo mesmo médico que a acompanhou na fase pré-natal.
    § 3º Incumbe ao poder público propiciar apoio alimentar à gestante e à nutriz que dele necessitem.
    § 4o  Incumbe ao poder público proporcionar assistência psicológica à gestante e à mãe, no período pré e pós-natal, inclusive como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal.

     

  • Letra A – INCORRETA – Artigo 8º, § 4o: Incumbe ao poder público proporcionar assistência psicológica à gestante e à mãe, no período pré e pós-natal, inclusive como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal.

    Letra B –
    INCORRETA – Artigo 8º, § 4o: Incumbe ao poder público proporcionar assistência psicológica à gestante e à mãe, no período pré e pós-natal, inclusive como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal.
     
    Letra C –
    CORRETA – Artigo 8º, § 5o: A assistência referida no § 4o deste artigo deverá ser também prestada a gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção.
     
    Letra D –
    INCORRETA – Artigo 8º, § 4o: Incumbe ao poder público proporcionar assistência psicológica à gestante e à mãe, no período pré e pós-natal, inclusive como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal.
     
    Letra E –
    INCORRETAArtigo 9º: O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mães submetidas a medida privativa de liberdade.
     
    Todos os artigos são do ECA.
  • A letra A, B e D estão incorretas, pois o apoio psicológico à gestante deve se dar inclusive no período pós-natal, como forma de prevenir o estado puerperal. Todo o acompanhamento pode ser feito através do SUS.
    A letra E está incorreta também, pois no caso em que a mãe esteja submetida a regime privativo de liberdade, o Estado deve fornecer condições adequadas para o aleitamento materno.
    A resposta correta é a letra C.

  • Resposta: C.

    --

    Complementação:

     

     

    "C) o apoio do Estado deve perdurar para a mãe mesmo que ela tenha manifestado interesse na entrega da criança para adoção."

    Mesmo com a alteração da redação do §5º, do art. 8º, do ECA pela Lei 13.257/16, a alternativa "C" continua correta e atual nos termos da lei, senão vejamos:

    § 5o  A assistência referida no § 4o deste artigo deverá ser prestada também a gestantes e mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção, bem como a gestantes e mães que se encontrem em situação de privação de liberdade. (Redação dada pela Lei nº 13.257, de 2016).

    Com a alteração legislativa, manteve-se a redação original, modificando o "OU" por "E", no trecho que menciona  "GESTANTES E MÃES" , acrescentando-se ainda a possibilidade de assistência psicológica às gestantes e mães que se encontrem em situação de privação de liberdade.

    --

     

    "D) no período pós-natal, a mãe deve ser encaminhada para órgão de saúde fora do âmbito do sistema único."

    A alternativa "D" está incorreta e, com a nova redação do art. 8º, do ECA, fica ainda mais evidente que, no período pós-natal, a mãe deve continuar recebendo atendimento pelo Sistema Único de Saúde:

    Art. 8o  É assegurado a todas as mulheres o acesso aos programas e às políticas de saúde da mulher e de planejamento reprodutivo e, às gestantes, nutrição adequada, atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e atendimento pré-natal, perinatal e pós-natal integral no âmbito do Sistema Único de Saúde(Redação dada pela Lei nº 13.257, de 2016).

    A redação antiga não mencionava expressamente a palavra "pós-natal", falava apenas em "pré-natal e perinatal". Veja a redação antiga:

    "Art. 8º É assegurado à gestante, através do Sistema Único de Saúde, o atendimento pré e perinatal." (Redação antiga).

     

    Portanto, apesar das alterações no ECA, a questão continua atualizada.

  • GB C

    PMGO


ID
740218
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

No concernente às obrigações dos hospitais a respeito da criança e do adolescente, normatizadas pelo ECA, não se inclui:

Alternativas
Comentários
  • A questão foi elaborada com base no art. 10 do ECA

    A alternativa A está correta e é cópia do inciso I ;
    A alternativa B está correta e é cópia do inciso III ;
    A alternativa C está incorreta, com base no inciso V ;
    A alternativa D está correta e é cópia do inciso IV ;
    A alternativa E está correta e é cópia do inciso V ;

    ----------------

    Art. 10. Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a:

    I - manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo de dezoito anos;

    II - identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente;

    III - proceder a exames visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido, bem como prestar orientação aos pais;

    IV - fornecer declaração de nascimento onde constem necessariamente as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato;

    V - manter alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanência junto à mãe.



  • Letra A – INCORRETA – Artigo 10: Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a: I - manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo de dezoito anos.

    Letra B –
    INCORRETA Artigo 10: Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a: III - proceder a exames visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido, bem como prestar orientação aos pais.
     
    Letra C –
    CORRETAArtigo 10: Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a: V - manter alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanência junto à mãe.
    E complementa o artigo 12: Os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente.
     
    Letra D –
    INCORRETA – Artigo 10: Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a: IV - fornecer declaração de nascimento onde constem necessariamente as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato.
     
    Letra E –
    INCORRETA – Artigo 10: Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a: V - manter alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanência junto à mãe.
     
    Todos os artigos são do ECA.
  • A questão está pedindo a incorreta, então é a letra C..temos que prestar muita atenção no enunciado.. o ECA não fala em quartos especiais e muito menos que incluam visitantes.


ID
740221
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990

Em casos de maus-tratos a crianças ou adolescentes, consoante as regras do Estatuto da Criança e do Adolescente, deve-se comunicar o fato ao:

Alternativas
Comentários
  • Letra D é a correta

    Art. 13. Os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.
  • Gabarito letra D!!!


    ART. 136 (ECA) São atribuições do Conselho Tutelar:

    I- atender as crianças e adolescentes nas hipóteses previstas nos arts. 98 e 105, aplicando as medidas previstas no art. 101, I a VII;
    II- atender e aconselhar os pais ou responsável, aplicando as medidas previstas no art. 129, I a VII;
    III- promover a execução de suas decisões, podendo para tanto:
    a) - requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança:
    b) - representar junto à autoridade judiciária nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberações;
    IV - encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente;
    V - encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência;
    VI - providenciar a medida estabelecida pela autoridade judiciária, dentre as previstas no art. 101, I a VI, para o adolescente autor de ato infracional;
    VII - expedir notificações;
    VIII - requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário;
    IX - assessorar o Poder Público local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente;
    X - representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos previstos no art. 220, parágrafo, 3º, inciso II da Constituição Federal;
    XI - representar ao Ministério Público, para efeito das ações de perda ou suspensão do pátrio poder.
    É dever de todos, da família, da comunidade, da sociedade em geral, do poder público, de assegurar a criança e ao adolescente seus direitos básicos referentes à vida, saúde, alimentação, educação, esporte, lazer, profissionalização, cultura, respeito, liberdade, convivência familiar e comunitária, velar por sua dignidade, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.

    NÃO SÃO ATRIBUIÇÕES DO CONSELHO TUTELAR:

    a) Busca e apreensão de Crianças, Adolescentes ou pertences dos mesmos; (quem faz isso é o oficial de Justiça, por ordem judicial)
    b) Autorização para viajar ou para desfilar. (quem faz é Comissário da Infância e Juventude)
    c) Não dá autorização de guarda (quem faz isso é o juiz, através de um advogado que entrará com uma petição para a regularização da guarda ou modificação da mesma).

    Bons Estudos...
  • d) Conselho Tutelar -correto.

    Lei:
    Os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente serão comunicados ao Conselho Tutelar local, sem prejuízo de outras providências legais.
  • A questão exige o conhecimento acerca da Lei n. 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pede ao candidato que assinale o item correto, marcando o órgão que deve ser comunicado em casos de maus tratos a crianças ou adolescentes.

    Para responder a questão, necessário conhecimento do art. 13, caput, ECA, que preceitua:

    Art. 13. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.

    Portanto, em casos de maus tratos a crianças ou adolescentes deve-se comunicar o fato ao Conselho Tutelar, de modo que somente o item "D" encontra-se correto.

    Gabarito: D


ID
740224
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Como projeção do direito à liberdade, a criança e o adolescente não têm direito a

Alternativas
Comentários
  • Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:

    I - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais;

    II - opinião e expressão;

    III - crença e culto religioso;

    IV - brincar, praticar esportes e divertir-se;

    V - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação;

    VI - participar da vida política, na forma da lei;

    VII - buscar refúgio, auxílio e orientação.

  • Gabarito Letra  e) inscrição em partido político!!!


    Apenas lhe é garantido:


    VI - participar da vida política, na forma da lei;

    bons estudos.
  • Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:
    I ­ ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais; 

    II ­ opinião e expressão;
    III ­ crença e culto religioso;
    IV ­ brincar, praticar esportes e divertir­se;
    V ­ participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação;
    VI ­ participar da vida política, na forma da lei;
    VII ­ buscar refúgio, auxílio e orientação. 


  • O art. 16, inciso VI traz que a criança e o adolescente tem direito à "participar da vida política, na forma da lei", o que não inclui a inscrição em partido político.


ID
740227
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente e não abrange a preservação de:

Alternativas
Comentários
  • Art. 17. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.
  • Gabarito letra e) vida noturna !!

    Por leiminação da pra acertar essa questão. Facim facim rsrs...

    Bons Estudos..
  • Art. 17. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança edo adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias ecrenças, dos espaços e objetos pessoais. 

  • Resposta letra (e)

    Art. 17. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.


  • Art. 17. O DIREITO AO RESPEITO consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.

     

    Vide arts. 7°, 8° e 16 da Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança, de 1989; art. 5º, incisos VI, X, XII e XXII, e LX da CF; arts. 53, inciso II, 94, incisos IV e XVII, 100, par. único, incisos I e V, 125, 143, 178 e 247, todos do ECA, e Decretos nºs 6.230/2007, de 11/10/2007 e 6.231/2007, de 11/10/2007. Ainda sobre a matéria vide também o disposto na Súmula nº 403, do STJ, de 24/11/2009, segundo a qual: "Independe de prova do prejuízo a indenização pela publicação não autorizada de imagem de pessoa com fins econômicos ou comerciais".


ID
740230
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Dentre as formas de proteção à criança, está a relacionada à criança, em programas de acolhimento. Nesse caso, impõe-se a sua reavaliação a cada período de:

Alternativas
Comentários
  • Na minha opinião esta questão foi mal elaborada!!!!!!! 

    Nada impede que, devido à especialidade do caso concreto, a reavaliação seja feita em período menor que 6 meses.

    Art. 19. Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes.

            § 1o  Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada 6 (seis) meses, devendo a autoridade judiciária competente, com base em relatório elaborado por equipe interprofissional ou multidisciplinar, decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegração familiar ou colocação em família substituta, em quaisquer das modalidades previstas no art. 28 desta Lei. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009)


     

  • Gabarito letra C!

    Concordo com o colega acima,  questão mal elaborada, o trecho da questão: (impõe-se a sua reavaliação a cada período de) a meu ver restringe a  apenas 1 reavaliação por semestre.

    bons estudos..
  • Para mim, nenhuma alternativa está correta. Como o colega acima comentou, o período de avaliação não é DE 6 MESES, mas de NO MÁXIMO 6 MESES. Assim, nada impede a reavaliação mensal ou a cada dois meses, p. ex. 

    Questão pessimamente formulada. 

  • Art. 92.

            § 2o  Os dirigentes de entidades que desenvolvem programas de acolhimento familiar ou institucional remeterão à autoridade judiciária, no máximo a cada 6 (seis) meses, relatório circunstanciado acerca da situação de cada criança ou adolescente acolhido e sua família, para fins da reavaliação prevista no § 1o do art. 19 desta Lei. 


  • LETRA C.

  • Conforme artigo 19, §1º, do ECA (Lei 8.069/90):

    Art. 19.  É direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral.          (Redação dada pela Lei nº 13.257, de 2016)

    § 1o  Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada 6 (seis) meses, devendo a autoridade judiciária competente, com base em relatório elaborado por equipe interprofissional ou multidisciplinar, decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegração familiar ou colocação em família substituta, em quaisquer das modalidades previstas no art. 28 desta Lei.      (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009)   

    § 2o  A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 2 (dois) anos, salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.      (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009)      

    § 3o  A manutenção ou a reintegração de criança ou adolescente à sua família terá preferência em relação a qualquer outra providência, caso em que será esta incluída em serviços e programas de proteção, apoio e promoção, nos termos do § 1o do art. 23, dos incisos I e IV do caput do art. 101 e dos incisos I a IV do caput do art. 129 desta Lei.          (Redação dada pela Lei nº 13.257, de 2016)

    § 4o  Será garantida a convivência da criança e do adolescente com a mãe ou o pai privado de liberdade, por meio de visitas periódicas promovidas pelo responsável ou, nas hipóteses de acolhimento institucional, pela entidade responsável, independentemente de autorização judicial.       (Incluído pela Lei nº 12.962, de 2014)


    RESPOSTA: ALTERNATIVA C
  • LEI Nº 8.069/1990

     

    Art. 92 – ...

     

    § 2º Os dirigentes de entidades que desenvolvem programas de acolhimento familiar ou institucional remeterão à autoridade judiciária, no máximo a cada 6 meses, relatório circunstanciado acerca da situação de cada criança ou adolescente acolhido e sua família, para fins da reavaliação prevista no § 1o do art. 19 desta Lei;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: C

  • Desatualizada passou a ser 3 meses


    (Art.19 , P.1º , 8069 ) Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada 3 (três) meses, devendo a autoridade judiciária competente, com base em relatório elaborado por equipe interprofissional ou multidisciplinar, decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegração familiar ou pela colocação em família substituta, em quaisquer das modalidades previstas no art. 28 desta Lei.

  • Atualizando...

    Reavaliação do acolhimento -> no máximo a cada 3 meses (Art. 19 § 1º)

    Relatório do acolhimento -> no máximo a cada 6 meses (Art. 92 § 2º)


ID
740233
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Nos termos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A -incorreta | B-correta | C- incorreta | D- incorreta | E - incorreta

    Art. 21. O 
    poder familiar será exercido, em igualdade de condições, pelo pai e pela mãe, na forma do que dispuser a legislação civil, assegurado a qualquer deles o direito de, em caso de discordância, recorrer à autoridade judiciária competente para a solução da divergência.
    Art. 22. Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais.
    Art. 23. A falta ou a carência de recursos materiais não constitui motivo suficiente para a perda ou a suspensão do poder familiar
  • Letra A – INCORRETAArtigo 21: O poder familiar será exercido, em igualdade de condições, pelo pai e pela mãe, na forma do que dispuser a legislação civil, assegurado a qualquer deles o direito de, em caso de discordância, recorrer à autoridade judiciária competente para a solução da divergência.

    Letra B –
    CORRETAArtigo 21: O poder familiar será exercido, em igualdade de condições, pelo pai e pela mãe, na forma do que dispuser a legislação civil, assegurado a qualquer deles o direito de, em caso de discordância, recorrer à autoridade judiciária competente para a solução da divergência.
     
    Letra C –
    INCORRETAArtigo 21: O poder familiar será exercido, em igualdade de condições, pelo pai e pela mãe, na forma do que dispuser a legislação civil, assegurado a qualquer deles o direito de, em caso de discordância, recorrer à autoridade judiciária competente para a solução da divergência.
     
    Letra D –
    INCORRETAArtigo 23: A falta ou a carência de recursos materiais não constitui motivo suficiente para a perda ou a suspensão do poder familiar.
     
    Letra E –
    INCORRETAArtigo 22: Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais.
     
    Todos os artigos são do ECA.

ID
740236
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Consoante as regras do Estatuto da Criança e do Adolescente, o reconhecimento de filhos havidos fora do casamento não pode ser realizado por:

Alternativas
Comentários
  • Nos termos do caput do art. 26 do ECA, "os filhos havidos fora do casamento podem ser reconhecidos pelos pais, em conjunto ou separadamente, no próprio tyermo de nascimento, por testamento, mediante escritura ou outro documento público, qualquer que seja a origem da filiação."
  • Gabarito e) documento particular! 

    bons estudos...
  • O dispositivo legal que disciplina a questão, em momento algum faz restrição a outra modalidade de reconhecimento de filhos...
    No meu modesto entendimento, o rol ali exposto é meramente exemplificativo, de modo algum algum exlui outra modalidade...
    Inclusive, ouso a dizer que até mesmo a declaração verbal seja suficiente para tal desiderato, cabendo nesse caso ao interessado ou poder público, formalizar tal declaração...
  • A questão foi bem clara: "consoante as regras do ECA", e o ECA não diz nada sobre os documentos particulares (art. 26), porém, em outras leis há a possibilidade de fazê-lo mediante documento particular (Lei 8560/92, Código Civil).

  • No C.C. permite por escrito particular, só pra confundir o concurseiro!!!

    Art. 1.609. O reconhecimento dos filhos havidos fora do casamento é irrevogável e será feito: I - no registro do nascimento;

    II - por escritura pública ou escrito particular, a ser arquivado em cartório;

    III - por testamento, ainda que incidentalmente manifestado;

    IV - por manifestação direta e expressa perante o juiz, ainda que o reconhecimento não haja sido o objeto único e principal do ato que o contém.

  • Consoante as regras do Estatuto da Criança e do Adolescente, o reconhecimento de filhos havidos fora do casamento não pode ser realizado por:.... segundo artigo 26 do eca, não consta, documento particular - REGRA DO ECA

ID
740239
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

. É correto afirmar, consoante as regras do Estatuto da Criança e do Adolescente, que a colocação em família substituta pode ser realizada por:

Alternativas
Comentários
  • Nos termos do art. 28 do ECA a colocação em família substituta é feita mediante guarda, tutela e adoção, vejamos:

    "Art. 28. A colocação em família substituta far-se-á mediante guarda, tutela ou adoção, independentemente da situação jurídica da criança ou adolescente, nos termos desta Lei."
  • Gabarito letra C!

    Tutela
    : Digamos que um menor receba uma herança (por exemplo) e passe a ser proprietário de algo que está além de sua capacidade de administração. Um adulto - quase sempre um parente - pode ser nomeado para representa-lo. Este adulto tem a TUTELA do menor.


    Guarda: É o sistema no qual o menor fica sob os cuidados e responsabilidade de uma pessoa designada pela justiça. Num caso de divórcio, por exemplo, a guarda dos filhos caberá a um dos ex-cônjuges (quase sempre a mãe); em caso de morte dos pais, os avós (ou outro parente que não pode adotar) podem requerer a guarda dos menores; em casos onde a criança está em situação de risco e é retirada dos pais, a justiça pode determinar outra pessoa para ficar com a Guarda destas crianças. Neste último caso a guarda será provisória, até que a situação se resolva ou que se destituam os pais do "Poder Familiar", quando então a criança estará disponível à adoção.

    Adoção: É o mecanismo legal através do qual a criança é inserida definitivamente numa nova família, passando a ser considerada como FILHA dos adotantes, com exatamente os mesmos direitos e deveres que qualquer outro filho (sobrenome, herança, etc.). A adoção é sempre definitiva e irrevogável e a criança adotada perde todos os vínculos com a família de origem.

    Bons estudos..

ID
740242
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Consoante o Estatuto da Criança e do Adolescente, quanto à colocação, em família substituta, de criança proveniente de comunidade remanescente de quilombo, é correto afirmar que deve ser preferentemente:

Alternativas
Comentários
  •  

    Art. 28. A colocação em família substituta far-se-á mediante guarda, tutela ou adoção, independentemente da situação jurídica da criança ou adolescente, nos termos desta Lei

            § 6o  Em se tratando de criança ou adolescente indígena ou proveniente de comunidade remanescente de quilombo, é ainda obrigatório: 

            II - que a colocação familiar ocorra prioritariamente no seio de sua comunidade ou junto a membros da mesma etnia

  • As questões de psicólogo eram uma barbada.
    Gabarito B.

    Resposta óbvia.

ID
4946740
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Uma paciente pré-adolescente refere um quadro de dermatite atópica que apresenta resposta moderada a diversos corticosteroides de uso tópico. A possibilidade da administração de ciclosporina não deve ser descartada para essa paciente já que a alergia apresentada é do tipo I que é mediada por anticorpos:

Alternativas

ID
4946743
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sabe-se que na fase de desenvolvimento de um fármaco, é necessária a realização de ensaios pré-clínicos para estabelecer padrões seguros de utilização em seres humanos. A análise in vitro que avalia o potencial mutagênico de uma substância utilizando Salmonella tiphymurium é conhecido como teste de:

Alternativas
Comentários
  • teste de AMES caracteriza-se pela utilização de linhagens indicadoras de Salmonella typhimurium, sensíveis a substâncias capazes de induzir diferentes tipos de mutação.


ID
4946746
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Uma pesquisa científica é conduzida em uma unidade penal de tratamento psiquiátrico cujo objetivo principal é determinar a prevalência de portadores de esquizofrenia não responsiva ao tratamento oral de risperidona. O estudo que deve ser aplicado nessa pesquisa e que melhor se ajusta ao objetivo apresentado é:

Alternativas
Comentários
  • ESTUDOS TRANSVERSAIS OU DE PREVALÊNCIA


ID
4946749
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um determinado estudo de caso-controle, cujo objetivo foi avaliar a associação de reação adversa relacionada à administração de um medicamento (RAM) em mulheres grávidas, foi realizado com adolescentes. Os resultados dessa pesquisa estão demonstrados na tabela abaixo.


Utilização do medicamento estudado em mulheres grávidas

Caso (com RAM) Controle (sem RAM)

Uso do medicamento 45 15

Não usou medicamento 255 285

Total 300 300


Pode-se, assim, concluir que o odds ratio obtido foi de aproximadamente:

Alternativas
Comentários
  •  (odds ratio) (RC) é a chance de doença (do evento “desenvolver a doença”) entre indivıduos expostos dividido pela chance de doença entre não-expostos.


ID
4946752
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um paciente em uso contínuo de anti-hipertensivo apresenta um quadro de hipotensão durante seu tratamento medicamentoso ambulatorial. Essa reação foi classificada como tolerância do tipo A, já que se trata de uma manifestação típica de:

Alternativas
Comentários
  • efeito colateral

    #ESTUDA GUERREIRO

    FÉ NO PAI QUE SUA APROVAÇÃO SAI !!!


ID
4946755
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O Serviço de Farmacovigilância é acionado para investigar uma suspeita de reação adversa a um medicamento. Sabendo que o somatório total das pontuações do algoritmo de Naranjo foi sete pontos positivos nessa investigação, é possível classificar a relação causal como:

Alternativas
Comentários
  • 9 ou + - definida

    5 a 8 - provável

    1 a 4 - possível


ID
4946758
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em uma prescrição de um adolescente, em tratamento medicamentoso para um determinado distúrbio neurológico, estão contidos os medicamentos amitriptilina 25mg comprimido e paroxetina 20mg comprimido em doses diárias. Sobre a associação desses dois medicamentos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Paroxetina é inibidor da CYP2D6 (e outras CYP, como 2B6), responsável pela metabolização da amitriplina.

    FONTE: Katzung, 13ª ed.

  • PAROXETINA e FLUOXETINA não são usadas em combinações com os TCAs porque elas podem inibir o metabolismo hepático dos TCA e daí aumentar a toxicidade destes.

    *TCA: antidepressivos tricíclicos

    Range & Dale


ID
4946761
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Durante um procedimento cirúrgico em que o paciente não descontinuou a antibioticoterapia venosa com gentamicina, foi realizada a administração de atracúrio. A interação farmacodinâmica entre esses dois fármacos pode ser evidenciada através de:

Alternativas
Comentários
  • ANTIBIÓTICO+ BLOQUEADOR NEUROMUSCULAR= potencialização DO B.NEUROMUSCULAR

    #ESTUDA GUERREIRO

    FÉ NO PAI QUE SUA APROVAÇÃO SAI !!!


ID
4946764
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um recém-nascido apresenta um diagnóstico de sífilis congênita, sendo necessária a utilização de uma sulfonamida. Após alguns dias com essa terapia medicamentosa oral, é constatado um quadro severo de encefalopatia, devido ao processo farmacocinético de:

Alternativas
Comentários
  • Ocorrerá deslocamento da bilirrubina ligada à albumina

    ESTUDA GUERREIRO

    FÉ NO PAI QUE SUA APROVAÇÃO SAI


ID
4946767
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Algumas substâncias possuem a capacidade de ativação dos receptores adrenérgicos, e recebem nome de agonistas. A sequência de substâncias que apresenta ordem crescente de potência de agonismo dos receptores ß-adrenérgicos é:

Alternativas
Comentários
  • isoproterenol, epinefrina e norepinefrina

  • Para os receptores β, a ordem de potência é isoproterenol > epinefrina > norepinefrina. Ou seja, o isoproterenol é o de maior potência.

    Para α-receptores, a ordem de potência e afinidade é epinefrina ≥ norepinefrina >> isoproterenol (de menor potência).

    A meu ver o gabarito está incorreto, pois pediu a ordem crescente de potência.

    Farmacologia Ilustrada, pgs 80-81.

  • A letra a é a ordem crescente de potência para os alfa adrenergicos e não beta adrenergicos pois o isopreterenol ou isoprenalina é um beta não seletivo de maior potência e deveria estar em último (ordem crescente, de acordo com o enunciado)

ID
4946770
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei de Licitação n° 8666, publicada em 1993, recomenda, em seu artigo 15°, que as aquisições na administração pública de insumos de saúde, dentre outros, devem, sempre que possível, adquirir somente quantidades de que se realmente necessite, por meio de um sistema denominado:

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Art 15 As compras, sempre que possível, deverão:

    II - ser processada através de SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS;

  • A questão exige o conhecimento da licitação, que é o procedimento prévio de seleção por meio do qual a Administração escolhe a melhor proposta para a celebração de um contrato, levando em consideração os critérios previamente estabelecidos, de forma isonômica e aberta ao público.

    Em relação ao ponto central da questão, veja o que diz o dispositivo:

    Art. 15, II, lei nº 8.666/93: as compras, sempre que possível, deverão, ser processadas através de sistema de registro de preços.

    É importante destacar que o sistema de registro de preços (SRP) não é uma modalidade de licitação, mas sim um instrumento que a Administração Pública dispõe para futuras compras. São características principais do SRP:

    • Será precedido de ampla pesquisa de mercado

    • Os preços serão publicados na imprensa oficial trimestralmente para orientação da Administração

    • O SRP deve ser regulado por decreto (nº 7.892/13)

    • A seleção deve ser feita por concorrência

    • Deve haver estipulação prévia do sistema de controle e atualização dos preços registrados

    • A validade do SRP deve ser de até 1 ano

    • A existência de preços contratados não obriga a Administração a contratar (mas, se contratar, o beneficiário do registro tem preferência, em igualdade de condições)

    • O sistema deverá, quando possível, ser informatizado

    • Qualquer cidadão poderá impugnar um preço que estiver incompatível com o de mercado

    GABARITO: E

  • Pegadinha com Pregão Eletrônico, até porque quem rege a modalidade de licitação Pregão é a Lei 10.520, a questão cita a Lei 8.666, logo o Sistema de Registro de Preço seria a alternativa correta.

    gab. E

  • Assertiva E

    Modalidades de licitação = CO.LE CO.TO.CO

    CO = Concorrência.

    LE = Leilão.

    CO = Concurso.

    TO = Tomada de preços.

    CO = Convite.

    10.520 = registro de preço


ID
4946773
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A maioria dos medicamentos sofre processos de biotransformações no organismo humano, cujo objetivo é facilitar o processo de eliminação desses compostos. A sequência de reações apresentadas abaixo, que somente possui reações classificadas como de fase II, é:

Alternativas
Comentários
  • FASE II

    acetilação,

    glicuronidação

    e metilação

    #ESTUDA GUERREIRO

    FE NO PAI QUE SUA APROVAÇÃO SAI

  • Fase I: oxidação, redução e hidrólise

    Fase II: sulfatação, metilação, acetilação e glicilação.


ID
4946776
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um paciente adolescente está em tratamento ambulatorial, utilizando, há mais de três anos, fenobarbital solução oral 4%. Durante esse período, é necessária a utilização simultânea de warfarina sódica. A conduta correta para evitar problemas relacionados com essa associação medicamentosa é:

Alternativas
Comentários
  • aumentar a dose de warfarina

    #ESTUDA GUERREIRO

    FÉ NO PAI QUE SUA APROVAÇÃO SAI !

  • o fenobarbital é um INDUTOR enzimático, portanto, irá promover a diminuição da concentração plasmática de varfarina. Logo é necessário o aumento da dose de Varfaria visando o efeito terapêutico.


ID
4946779
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A substância com propriedade farmacológica simpaticomimética que é amplamente utilizada em ambulatórios de oftalmologia, cujo efeito midriátrico auxilia o exame da retina, é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • fenilefrina

  • Pilocarpina, Carbacol e Betanecol são parassimpaticomiméticos

    Acetilcolina é um neurotransmissor predominante no sistema parassimpático.

    Gabarito A) Fenilefrina possui ação direta sobre receptores alfa-1 no sistema simpático - midríase (dilatação)


ID
4946782
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em um adolescente em tratamento de dependência química a opiáceos, e que apresenta fortes crises de abstinência, deve ser prescrito um medicamento agonista α-adrenérgico, que reduza a estimulação simpática dos centros vasopressores do tronco cerebral, conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Gaba E

    Naloxona usada para intoxicações com opióides

    Metoprolol beta bloqueador seletivo B1, usado na hipertensao

    Codeina: opioide

  • CLONIDINA :Atua estimulando certos receptores cerebrais (do tipo alfa-2 adrenérgico) que por sua vez relaxam os vasos sanguíneos de outras partes do corpo, promovendo a vasodilatação. Tem especificidade pelos receptores pré-sinápticos α2 no sistema vasomotor do SNC.

  • A clonidina pode ser usada para minimizar os sintomas que acompanham a retirada de opiáceos, do cigarro ou dos benzodiazepínicos.


ID
4946785
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A miastemia grave é uma doença que afeta as sinapses neuromusculares em músculos esqueléticos, e seu diagnóstico pode ser realizado através da injeção intravenosa de um inibidor da colinesterase de ação curta conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • edofrônio

  • TERMINAÇÃO DOS BLOQUEADORES NEUROMUSCULARES------------------------>: NIO

    ESTUDA GUERREIRO

    FÉ NO PAI QUE SUA APROVAÇÃO SAI!


ID
4946788
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os medicamentos denominados quimioterápicos antimicrobianos têm sua eficácia terapêutica baseada em diferentes mecanismos de ação. A ação antimicrobiana, através da inibição da função da membrana celular, é obtida com a administração de:

Alternativas
Comentários
  • Mec. de ação da polimixina: interfere na permeabilidade seletiva da membrana citoplasmatica da bactéria.

ID
4946791
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em um serviço de farmácia é apresentado um receituário de medicamento à base de substâncias constantes da lista C1, da Portaria MS n°344/98, em papel não privativo do profissional ou da instituição. Sabendo que a situação é emergencial e que todas as informações legais estão contidas nesse receituário, a conduta que deve ser adotada é:

Alternativas

ID
4946794
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um grande problema de saúde pública em nosso país é a alta incidência de tuberculose nos dias atuais. Um dos medicamentos alternativos de segunda linha para o tratamento dessa doença é:

Alternativas
Comentários
  • 2. ESCOLHA ——->etionamida

    1 ESCOLHA ~~~~~>isoniazida

    #estudaguerreiro

    fe no pai que sua aprovação sai

  • Primeira escolha: rifampicina, isoniazida, etambutol, pirazinamida, estreptomicina.

    Segunda escolha:etionamida, amicacina, capreomicina, ciclosserina.


ID
4946797
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os estudos de farmacocinética e farmacodinâmica realizados em voluntários sadios, para a avaliação preliminar de tolerância, evidências de ações farmacológicas e segurança dos esquemas posológicos, são inerentes à etapa do desenvolvimento de fármaco denominada:

Alternativas

ID
4946800
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O farmacêutico é um dos profissionais de saúde que devem participar ativamente das diversas etapas da produção de nutrição parenteral. Em relação ao transporte dessas soluções, após seu preparo, é indispensável que o transporte seja realizado em recipientes térmicos exclusivos, a fim de garantir a manutenção da temperatura entre:

Alternativas
Comentários
  • 2 a 20ºC

    #ESTUDAGUERREIRO

    FÉ NO PAI QUE SUA APROVAÇÃO SAI!!!

  • armazenamento: 2°C a 8°C e transporte: 2°C- 20°C

ID
4946803
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um paciente é internado em uma emergência após ingestão oral acidental de altas doses de ciprofloxacina. Como alternativa terapêutica substitutiva do carvão ativado, podem ser utilizadas substâncias como caulim e trissilicato de magnésio que agem nessa situação de intoxicação, da seguinte maneira:

Alternativas

ID
4946806
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A resolução RDC n° 44 da Anvisa dispõe sobre o controle de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianos, sendo correto afirmar que todas as receitas contendo essas substâncias, após a data de suas emissões, têm validade de:

Alternativas
Comentários
  • 10 DIAS

    #ESTUDA GUERREIRO

    FÉ NO PAI QUE SUA APROVAÇÃO SAI !

  • RDC 44 não é sobre antibiotico

  • Desatualizada

  • sobre a rdc 44/2010 (não confundir com 2009 e 2011)


ID
4946809
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O Código de Ética Farmacêutica estipula, na Resolução CFF n° 417, que o afastamento para férias do profissional farmacêutico, quando detiver responsabilidade técnica e não houver substituição legal, deve ser comunicado ao Conselho Regional de Farmácia, no mínimo:

Alternativas
Comentários
  • Hoje em dia essa parte do codigo de etica foi alterada.

    Sendoo aviso da falta ao Conselho Regional de Farmácia no mínimo 48 horas antes, para eventos programados como ferias, congressos, especializacoes...

    Para acidentes, morte de familiar, ou qualquer imprevisto, a comunicaçao ao Conselho Regional de Farmácia pode ocorrer ate 5 dias após o ocorrido.

  • 01 dia de antecedência das férias

  • Comunicar o CRF com prazo antecedente mínimo de 48h, para afastamento por motivo de férias.

  • QUESTÃO DESATUALIZADA !

    Comunicar o CRF com prazo antecedente mínimo de 48h, para afastamento por motivo de férias.

  • Capítulo II, art 11, § 3°

ID
4946812
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um adolescente proveniente de uma área endêmica de esquistossomose apresenta intensas dores abdominais, com o diagnóstico laboratorial conclusivo para Schistossoma mansoni. O medicamento de primeira escolha para o tratamento dessa doença é realizado através da administração oral de:

Alternativas
Comentários
  • praziquantel