(A) células são longas, cilíndricas e multinucleadas, dispostas em feixes com estrias transversais.
Trata-se do Tecido muscular estriado esquelético, composto por feixes de células longas, cilíndricas, multinucleadas e contendo muitos filamentos, as miofibrilas. Os núcleos dessas células se encontram na periferia da célula, característica essencial para diferenciar esse tecido do tecido muscular estriado cardíaco- no qual os núcleos são centrais- na microscopia óptica.
(B) Miofibras são ricas em sarcômeros, estes compostos por filamentos de actina e miosina.
As miofibrilas são as unidades estruturais das células musculares, também conhecidas como fibras musculares. São compostas por dois tipos de filamentos contráteis (também conhecidos como miofilamentos), que por sua vez são constituídos pelas proteínas filamentosas miosina e actina. A unidade funcional de cada miofibrila nas células ou fibras musculares é chamada de sarcômero e é delimitada por uma região conhecida como "banda ou linha Z", de onde se estendem os miofilamentos de actina em ordem paralela.
(C) Contrações são rítmicas e involuntárias, sendo constituídos por células alongadas e ramificadas.
Trata-se do Músculo Estriado Cardíaco, constituído por células alongadas e ramificadas unidas por discos intercalares. Apresentam estrias transversais, contração rítmica e involuntária;
(D) Fibras musculares dependem de um potencial de ação para despolarizar a membrana plasmática.
Na contração muscular, o potencial de ação libera Ach (Acetilcolina) que é liberada pelos neurônios da placa motora, geralmente estimula as células musculares esqueléticas. A Ach aumenta a permeabilidade e liberação de sódio e potássio gerando um potencial de ação; A membrana é despolarizada (sarcolema), gerando um potencial de ação no sarcoplasma;
(E) Células são mononucleadas, sem sarcômeros, mantidas juntas através de fibras reticulares. (GABARITO)
Músculos lisos: células longas, mais espessas no centro e afilando-se nas extremidades. Com um único núcleo central. É um tecido de contração fraca, lenta e involuntária. As células musculares lisas são revestidas por lâmina basal e mantidas juntas por uma rede muito delicada de fibras reticulares. Essas fibras amarram as fibras musculares lisas umas às outras, de tal maneira que a contração simultânea de apenas algumas ou de muitas células se transforme na contração do músculo inteiro. É encontrado nas paredes de órgãos OCOS.
A questão queria a opção onde NÃO ocorresse o aumento de massa muscular durante exercícios físicos, ou seja, nos músculos lisos onde ocorrem movimentos peristálticos de contrações lentas e involuntárias. O músculo liso tem pouca possibilidade de regeneração pós-traumática, podendo sofrer aumentos significativos de volume (hipertrofia) no caso do útero durante a gravidez ou do estômago dilatado.
BONS ESTUDOS!