-
Letra A.
Local Area Network, RAN???, Campus Area Network, Metropolitan Area Network, e Wide Area Network.
Classificamos com estas siglas a partir do alcance e características de uma rede. LAN é rede local, até 100m, um andar de um prédio de uma empresa, por exemplo.
CAN tem alcance maior (seja por repetidores de sinal ou diferentes access point), e cobre um campus universitário, por exemplo. MAN é metropolitana, até 100 km. E WAN é a Internet, a rede de alcance mundial.
-
Fernando, então a questão tá equivocada ao dizer que é 500 metros??
-
RAN é a sigla para Regional area network, uma rede de dados que interliga negócios, residências e governos em uma região geográfica específica. RANs são maiores que local area networks (LANs) e metropolitan area networks (MANs), mas menores que wide area networks (WANs). RANs são normalmente caracterizadas pelas ligações de alta velocidade utilizando cabo de fibra óptica ou outra média digital.
-
Até onde sei a uma LAN estruturada pode ser formada com cabos rj-45 até 100 metros ... só se estivesse ligado em concentradores, repetidores ou roteadores ... pra chegar a 500 m e isso a questão não expõe.
-
AN – Rede Local
As chamadas Local Area Networks, ou Redes Locais, interligam computadores presentes dentro de um mesmo espaço físico. Isso pode acontecer dentro de uma empresa, de uma escola ou dentro da sua própria casa, sendo possível a troca de informações e recursos entre os dispositivos participantes.
MAN – Rede Metropolitana
Imaginemos, por exemplo, que uma empresa possui dois escritórios em uma mesma cidade e deseja que os computadores permaneçam interligados. Para isso existe a Metropolitan Area Network, ou Rede Metropolitana, que conecta diversas Redes Locais dentro de algumas dezenas de quilômetros.
WAN – Rede de Longa Distância
A Wide Area Network, ou Rede de Longa Distância, vai um pouco além da MAN e consegue abranger uma área maior, como um país ou até mesmo um continente.
WLAN – Rede Local Sem Fio
Para quem quer acabar com os cabos, a WLAN, ou Rede Local Sem Fio, pode ser uma opção. Esse tipo de rede conecta-se à internet e é bastante usado tanto em ambientes residenciais quanto em empresas e em lugares públicos.
Fonte: http://corporate.canaltech.com.br/o-que-e/infra/LAN-WLAN-MAN-WAN-PAN-conheca-os-principais-tipos-de-redes/#ixzz3J5L6R3mL
-
Não entendi... se a LAN alcança 100m, por que seria a resposta aqui?
-
Pela menção a metros eu já 'matei' a questão.
Lan fica geramente ali no 1km
-
Segundo TANENBAUM, LAN tem o alcançe de até 1 Km. Mesmo assim, acho que não teria problema em resolver a questão, visto não entrar em conflito com limites de alcance de outras redes.
-
personal area network (PAN) ---> uma rede pessoal
local area network (LAN) ---> uma rede que abrange uma empresa ou um edifício, por exemplo.
metropolitan area network (MAN) ---> uma rede que abrange um município, por exemplo.
wide area network (WAN) ---> uma rede que abrange um país ou até mesmo continentes.
-
A rede com alcance de até 500 metros, utilizada em escritórios ou andares de um edifício, é denominada rede local e é conhecida pela sigla :
a) LAN
-
PAN < LAN < MAN < WAN
____
RESUMO
As redes de computadores podem ser classificadas de várias formas, e uma delas é com relação à distribuição geográfica dos nós (pontos de acesso, dispositivos conectados na rede).
WMAN é uma rede metropolitana sem fio, como o sistema de bilhetagem eletrônica de ônibus do transporte público.
WAN é a rede mundial de computadores.
MAN é uma rede metropolitana.
LAN é uma rede local.
SAN é uma rede de armazenamento de dados (storage area network).
>> Classificamos com estas siglas a partir do alcance e características de uma rede. LAN é rede local, até 100m, um andar de um prédio de uma empresa, por exemplo.
>> CAN tem alcance maior (seja por repetidores de sinal ou diferentes access point), e cobre um campus universitário, por exemplo. MAN é metropolitana, até 100 km. E WAN é a Internet, a rede de alcance mundial.
LAN – Rede Local: As chamadas Local Area Networks, ou Redes Locais, interligam computadores presentes dentro de um mesmo espaço físico. Isso pode acontecer dentro de uma empresa, de uma escola ou dentro da sua própria casa, sendo possível a troca de informações e recursos entre os dispositivos participantes.
MAN – Rede Metropolitana: Imaginemos, por exemplo, que uma empresa possui dois escritórios em uma mesma cidade e deseja que os computadores permaneçam interligados. Para isso existe a Metropolitan Area Network, ou Rede Metropolitana, que conecta diversas Redes Locais dentro de algumas dezenas de quilômetros.
WAN – Rede de Longa Distância: A Wide Area Network, ou Rede de Longa Distância, vai um pouco além da MAN e consegue abranger uma área maior, como um país ou até mesmo um continente.
WLAN – Rede Local Sem Fio: Para quem quer acabar com os cabos, a WLAN, ou Rede Local Sem Fio. Esse tipo de rede conecta-se à internet e é bastante usado tanto em ambientes residenciais quanto em empresas e em lugares públicos.
WMAN – Rede Metropolitana Sem Fio: Esta é a versão sem fio da MAN, com um alcance de dezenas de quilômetros, sendo possível conectar redes de escritórios de uma mesma empresa ou de campus de universidades.
WWAN – Rede de Longa Distância Sem Fio: Com um alcance ainda maior, a WWAN, ou Rede de Longa Distância Sem Fio, alcança diversas partes do mundo. Justamente por isso, a WWAN está mais sujeita a ruídos.
SAN – Rede de Área de Armazenamento: As SANs, ou Redes de Área de Armazenamento, são utilizadas para fazer a comunicação de um servidor e outros computadores, ficando restritas a isso.
RESUMO Possibilitam conexões de alta velocidade entre os servidores e os dispositivos de armazenamento de dados, oferece suporte a longas distâncias, conexões ponto a ponto e habilidade de implementação de consolidação de armazenamento, compartilhamento de recursos e alta disponibilidade.
Q39757 Q405863 Q315487
PAN – Rede de Área Pessoal: As redes do tipo PAN, ou Redes de Área Pessoal, são usadas para que dispositivos se comuniquem dentro de uma distância bastante limitada. Um exemplo disso são as redes Bluetooth e UWB.
-
Não há uma unanimidade doutrinária quanto à distância de uma rede local. Porém, como a própria questão entrega que é uma rede local, ela é conhecida como Local Area Network.
RAN - invenção da banca
CAN - invenção da banca
MAN - Metropolitan Area Network
WAN - Wide Area Network
Resposta certa, alternativa a).
-
A. LAN correta
local
-
da menor pra maior PeLo aMor de MRW
PAN (Personal Area Network) = curtíssima distância. Ex: bluetooth, NFC.
LAN (Local Area Network) = curta distância. Ex: wifi pro prédio inteiro
MAN (Metropolitan Area Network) = entre distâncias maiores que 1KM.
RAN (Regional Area Network) = entre regiões específicas, como o Sul inteiro.
WAN (Wide Area Network) = entre continentes.
-
personal area network (PAN) ---> uma rede pessoal
local area network (LAN) ---> uma rede que abrange uma empresa ou um edifício, por exemplo.
metropolitan area network (MAN) ---> uma rede que abrange um município, por exemplo.
wide area network (WAN) ---> uma rede que abrange um país ou até mesmo continentes.
-
Gab.: A
Apesar de a questão ter mencionado um alcance de até 500 metros, não se atenham tanto a medidas precisas. Pensem sempre em uma variação de valores.
Diego Carvalho, Renato da Costa - Estratégia
-
Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):
Apesar de a questão ter mencionado um alcance de até 500 metros, não se atenham tanto a medidas precisas – pensem sempre em uma variação de valores! Até 500 metros é uma LAN.
Gabarito: Letra A
-
CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO ALCANCE
Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processados (e.g. microcomputadores) capazes de trocar informações e compartilhar recursos, através de um sistema de comunicação. A distância entre estes módulos processados permite dividir as redes em Locais (LAN - Local Area Network), Metropolitanas (MAN - Metropolitan Area Networks) e Geograficamente Distribuidas (WAN - Wide-Area Network).
Redes Locais (LAN)
Caracteriza-se como sendo uma rede que permite a interconexão de equipamentos de comunicação de dados numa pequena região, entre 10 m a 10 Km [STALLING, 1997]. Outras características típicas de redes locais são as altas taxas de transmissão (10 Mbps, 100 Mbps e 1 Gbps) e baixas taxas de erro [SOARES, 1997].
Redes Metropolitanas (MAN)
Ocupa um estado intermediário entre as LAN e as WAN. Este termo, "Metropolitana" , surgiu com o padrão IEEE 802.6. Elas apresentam características similares as redes locais, sendo que cobrem maiores distâncias. Sua abarangência vai de 1 Km à 12 Km.
Redes Geograficamente Distribuidas (WAN)
Estas redes surgiram coma necessidade de se compartilhar recursos especializados por uma maior comunidade de usuários geograficamente dispersos [SOARES, 1997]. Elas possuem custo elevado devido aos meios utilizados para comunicação em longa distância, tais como satélites e enlaces de microonda. Tais redes têm seus enlaces mantidos por grandes operadoras de telecomunicações (Telemar, Embratel, etc.) e seu acesso é público.
FONTE: http://www.vdl.ufc.br/cursoazul/aul5_red_atv4.htm