SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2019 - UNIRIO - Médico - Nefrologia


ID
3228625
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Segundo a Microsoft, o Windows 8 disponibiliza a possibilidade de armazenar em cache os arquivos ou fazer backups de diferentes versões dos mesmos. Esse recurso se chama Histórico de Arquivos e vem desabilitado por default.


Esse recurso exige um(a)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    O Histórico de Arquivos faz o backup regular das versões de seus arquivos nas pastas Documentos, Músicas, Imagens, Vídeos e Área de Trabalho e dos arquivos do OneDrive disponíveis offline em seu computador. Com o tempo, você terá um histórico completo dos seus arquivos. Se os originais forem perdidos, danificados ou excluídos, você poderá restaurar todos eles. Também é possível procurar e restaurar as diferentes versões de arquivos. Por exemplo, para restaurar uma versão mais antiga de um arquivo (mesmo que ela não tenha sido excluída ou perdida), você pode procurá-la em uma linha do tempo, escolher a versão desejada e restaurá-la. 

    FONTE: SUPPORT.MICROSOFT.COM

    FELIZ NATAL

  • LETRA B

  • O histórico de arquivos permite ter uma gestão de diferentes versões de um arquivo.

    Este é um recurso que o ONEDRIVE já oferece para os arquivos que estão dentro da pasta.

    No entanto, para aplicar isto a todo o computador, é necessário ter um disco externo ou um disco em rede. Neste caso, não exige-se o OneDrive.

    Resposta certa, alternativa b).

  • ENTÃO COMO SE TIVESSE UMA CAIXA ESCONDIDA GUARDANDO TUDO QUE VC POSTAR OU POR NO COMPUTADOR, QUANDO VC PERDER ALGO, NÃO PERDERAR Q VERDADE.

  • É um fato típico da CESGRANRIO disponibilizar alternativas bem parecidas em sentido, como por exemplo B, C e D. Quando alternativas como estas forem a maioria, se tratando desta banca, eu já descarto as demais.

  • Dica de material pra galera que vai fazer a prova do Concurso BB dia 26/09 e ainda não se sente preparada:

    https://abre.ai/c6yq

    Lembre-se: Um dia sem estudar é um dia a mais entre você e seu objetivo!


ID
3228631
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao analisar uma reclamação sobre uma aplicação Web que não funcionava bem em um computador específico, cuja configuração de software é muito antiga, um atendente de Help Desk suspeitou que o problema fosse a versão do JavaScript disponível no navegador Chrome desse computador.

Para obter um relatório que inclui a versão do JavaScript sendo executado (Como em “JavaScript: V8 7.5.288.30”), o que esse atendente deve digitar no campo destinado à URL?

Alternativas
Comentários
  • CHROME://VERSION ------> Será exibido um relatório com diversas informações referentes ao chrome.

  • Assertiva E

    chrome://version

  • Caí que nem uma pata na letra A.

  • Essa foi boa, temos que ser até profissional de TI pra fazer as provas.

  • LETRA E

  • o navegador Chrome nao suporta mais Java , questao desatualizada

  • Gabarito: alternativa E

    De início você acha que é uma questão para profissional de T.I., mas depois de outra lida vê que a resposta tá no enunciado:

    " suspeitou que o problema fosse a versão do JavaScript "

    Bons estudos

  • QUESTAO PARA ROLAR CABEÇAS. KKK

  • você estuda e estuda informática, mas sempre terá algo que não saberá

  • Questão de lógica, também de obviedade Perguntou a versão, versão, versão do Java no Browser Logo... Crhome version, version, version. Simples assim
  • Queria que questões como essas caíssem em minha prova.

  • eu caí bem direitinho na pegadinha kkkkkkkkk

  • Pensei que version daria a versão do Chrome e status daria mais informações do que está sendo rodado no chrome...


ID
3228634
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um cliente de correio-eletrônico, como o Mozilla Thunderbird, pode acessar suas caixas de mensagem por dois protocolos básicos.

Qual protocolo realiza o sincronismo entre o cliente e o servidor de e-mail, replicando as ações de leitura ou troca de diretório no servidor e permitindo que as mensagens sejam guardadas tanto na máquina local quanto no servidor?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    IMAP: (Internet Message Access Protocol) é o protocolo de e-mail que acessa a caixa de e-mail e SINCRONIZA todas as Caixas, Pastas e Subpastas da Conta de E-mail. O IMAP é ideal para Clientes que possui a conta de e-mail Configurada em vários computadores e Smartphones.

    Este é um protocolo de comunicação de via dupla, uma vez que as alterações feitas no cliente de e-mail são transmitidas ao servidor. Ultimamente, este protocolo ganhou mais popularidade entre os gigantes provedores de e-mail, como o Gmail. 

    FONTE: WWW.INFORMÁTICANOTA10.COM.BR

    FELIZ NATAL

  • Gab.: A - IMAP (porta 143 ou 993 "para conexões criptografadas") - Protocolo de acesso à mensagem da internet que permite o acesso aos emails de uma conta diretamente no servidor. Baixando apenas as mensagens para a máquina do usuário quando solicitado, ou seja, apenas baixa a mensagem quando clica nela.

    Dessa forma, o cliente pode acessar as mensagens sem excluí-las do servidor, permitindo o acesso de vários clientes em diversos dispositivos.

    PS:

    -POP3 (porta 110 ou 995 "para conexões criptografadas") - Protocolo que permite baixar as mensagens para a máquina do usuário, apagando-as do servidor.

    -SMTP (portas 25 e 587) - Protocolo de ENVIO das mensagens "não criptografa e nem as autentica" quando enviadas. Para que isso ocorra ele deve ser associado ao protocolo TLS ou seu antecessor SSL, transformando-se em SMTPs (o s após o P é de seguro). Passando a utilizar a porta 465 para o envio de mensagens criptografadas.

    -Por fim, resumidamente, o protocolo NNTP armazena num banco de dados uma vasta gama de informações em que o usuário pode, seletivamente, baixar parte dessa informação que for de seu interesse. Já o TCP/IP é um CONJUNTO ou PILHA de protocolos de comunicação.

  • Felipe (AFT), Por padrão, o protocolo IMAP não baixa as mensagens para o computador. Mas nada impede que o usuário possa baixá-las manualmente. Permitindo, assim, que as mensagens possam ficar armazenadas tanto no servidor (por padrão) quanto na máquina do usuário (manualmente).

  • Þ   IMAP: (Internet Message Access Protocol - Protocolo para Acesso de Mensagens via Internet) utilizado em substituição ao POP3 para permitir que uma mensagem seja lida diretamente pelo browser (navegador) ou em um programa cliente de e-mail (Microsoft Outlook, Mozilla Thunderbird, etc.) SEM que ela seja retirada do servidor de entrada (servidor de recebimento das mensagens). O protocolo IMAP usa a porta 143. Dessa forma, você pode acessar o seu Gmail (por exemplo) da sua residência, do seu smartphone, ou de qualquer computador do mundo, e sua mensagem estará disponível para leitura. 

    GAB = A

  • Assertiva A

    IMAP -> Para recepção/envio de email

    Eu imaginei um "i" bem grande no meio do MAPa enviando e recebendo e-mails.

  • cuidado com os comentários pois, a diferensa entre os protocolos ''POP3 e o IMAP '' é que:

    o POP3=obriga que a msg seja baixada no pc / já o IMAP= o padrão e que as msgs fiquem no servidor POREM, SE A PESSOA QUISER BAIXAR PRO PC A PESSOA PODERÁ.

  • LETRA A

  • uma característica a ser levada em concideraçao é o fato de que o IMAP é o único que pode gerenciar as propriedade dos dados no servidor.

  • O POP3 pode deixar as mensagens salvas no servidor, basta marcar a opção "manter cópias no servidor".

    O IMAP pode ser baixado manualmente para o computador.

    QUESTÃO COM DOIS GABARITOS!

  • Aqui é válido o mnemônico muito utilizado: O Pop 3 Puxa para a máquina.Protocolo que permite baixar as mensagens para a máquina do usuário, apagando-as do servidor.

  • Por padrão, ao usar POP3 para receber as mensagens, elas são apagadas do servidor de recebimento.

  • Quando configuramos um cliente de e-mail exemplo Outlook com o protocolo IMAP, por padrão fica uma cópia da mensagem no servidor.

    Quando configuramos com o protocolo POP ele baixa todas em mensagem do servidor e apaga por padrão!, para que isso não aconteça é necessário ir em configurações avançadas do outlook e marca par deixar uma cópia no servidor,

    como por padrão o IMAP deixar uma cópia no servidor o gabarito é A

  • O POP3 é quem baixa automaticamente e deleta da provedora.

    O IMAP, em regra, acessa e gerencia na provedora, mas nada impede que a mensagem possa ser baixada, só não será apagada da provedora de forma automática.

  • O Protocolo IMAP é o protocolo que permite manipular a mensagem mantendo sincronismo entre cliente e provedor de email.

    Resposta certa, alternativa a).

  • Lembre-se:

    POP => Puxa (a mensagem não é mantida no servidor);

    IMAP => Mantém (a mensagem é mantida no servidor).

  • "[...] e, por fim, também é possível acessar servidores de notícias NNTP por meio dos navegadores. O protocolo NNTP é um antigo protocolo de compartilhamento de notícias em grupos da Internet, na antiga rede USENET. Tal serviço era acessado por meio de aplicativos clientes específicos de notícias. Porém, com o advento da Web, esse serviço passou a ser acessado por meio dos navegadores também."

    https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2019/02/05084756/Recurso-Inform%C3%A1tica-PRF.pdf

  • IMAP - Ao ler uma mensagem de email usando IMAP, você não está realmente baixando ou armazenando em seu computador; em vez disso, você está lendo a partir do serviço de email.

    NNTP - é um protocolo muito antigo utilizado na Usenet para envio de notícias.

    POP3 - é um protocolo que permite que um computador local faça a conexão em um servidor e baixe as mensagens no cliente de e-mail, como Outlook (Windows), Mail (Mac OS X), entre outros.

    SMTP - No Hotmail (atual Outlook) e similares, os servidores SMTP são responsáveis por empacotar as mensagens enviadas pelo usuário e enviá-las de forma segura.

    TCP/IP - protocolo de comunicação padrão para todos os computadores.

  • A             

    POP       IMAP

                 A

    G              N

    A                T

                      É

                  M


ID
3228637
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A Autoridade Certificadora (AC) emite certificados digitais com o objetivo de atestar a associação entre uma chave pública e uma entidade que pode ser uma pessoa física, pessoa jurídica, cliente de rede ou servidor de rede.


Quando um certificado é emitido para uma pessoa física, o certificado digital contém a assinatura digital apenas da(o)

Alternativas
Comentários
  • Gab. B.

    ***

    Geralmente o certificado digital irá conter

    -Nome da pessoa ou entidade associada à chave;

    -Chave pública;

    -Validade do documento;

    -Nome e assinatura da entidade emissora - Autoridade Certificadora;

    -Número de série.

    ***

    O certificado digital garante CIA.-Confidencialidade-Integridade-Autenticidade.

  • Gaba: B

    Os dados básicos que compõem um certificado digital são:

     ~> Versão e número de série do certificado;

    ~> Dados que identificam a AC que emitiu o certificado;

    ~> Dados que identificam o dono do certificado (para quem ele foi emitido);

    ~> Chave pública do dono do certificado;

    ~> Validade do certificado (quando foi emitido e ate quando é válido);

    ~> Assinatura digital da AC emissora e dados para verificação da assinatura

    (Fonte:https://cartilha.cert.br/livro/cartilha-seguranca-internet.pdf página 86)

  • Gabairto Leltra B

     

    * Certificado digital permite a identificação segura do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos.

    I) É gerado e assinado por uma terceira parte confiável, autoridade Certificadora (AC). GABARITO

    II) associa uma entidade ( pessoa, processo, servidor) a um par de chaves criptográficas.

    III)criptografia: processo de embaralhamento dos dados codificação e garante a confidencialidade (sigilo).

  • LETRA B

  • Certificado digital garante a CONFIDENCIALIDADE?

  • Certificado digital é um documento eletrônico assinado digitalmente por uma terceira parte confiável - chamada autoridade certificadora.

  • Quando compramos Certificado Digital seja PF ou PJ, apenas a AC- Autoridade certificadora passa a assinar os documentos digitais, pois não é necessário assinar manual.

  • Marquei como: C

    Errei

  • Os Dados e a Chave Pública são informações do portador do certificado.

    A Assinatura Digital será da AC emissora.

  • Certificado Digital é um documento eletronico assinado digitalmente por uma terceira parte confiável, chamada Autoridade certificado, e que cumpre a função de associar uma entidade (pessoa, processo, servidor) um part de chaves criptográficas com o intuito de tornar as comunicações mais confiáveis e auferindo maior confiabilidade na autenticidade.

    Quando utilizado em conjunto com outros recursos, a certificação digital é capaz de garantir a AUTENTICIDADE, INTEGRIDADE E NÃO-REPÚDIO, E ATÉ CONFIDENCIALIDADE.

  • Questão confusa, acredito que passível de anulação conforme o gabarito.

    Quando diz que o certificado foi emitido PARA, o nome que aparece é do possuidor do CD, ou seja, nesse caso específico poderia ser a letra A. Agora quando diz EMITIDO POR aí sim seria da AC.

    Em outra interpretação poderia ser alternativa C, quando é verificado os dado do certificado.

    Se mais algum colega tem o mesma linha de racíocinio por favor comenta!

  • ✅Gabarito letra B.

    Certificado digital contém a assinatura digital apenas da AC

    Os certificados digitais são emitidos por autoridades certificadoras que são as entidade que dão autenticidade a informação. Para que seja feita essa validação é preciso saber qual foi a autoridade certificadora que emitiu aquele certificado, por isso os certificados digitais são assinados digitalmente pelas AC que os emitiram.

    • Emitiu = Assinatura da AC.

    Autoridade certificadora.

    É uma entidade pública ou privada, subordinada à hierarquia da ICP-Brasil, que consiste em:

    • Emitir
    • distribuir
    • revogar
    • gerenciar certificados digitais.

    Informações presentes no certificado digital ( IMPORTANTE! )

    • Nome da pessoa ou entidade a ser associada à chave pública
    • Período de validade do certificado
    • Chave pública
    • Nome e assinatura da entidade que assinou o certificado
    • número de série

    Use-as com sabedoria

    Bons estudos!✌

  • Quando existe uma assinatura digital em algum elemento, o objetivo da assinatura é você ser capaz de atestar que realmente aquela parte assinou o elemento apresentado.

    Ora, em um certificado digital, emitido por uma Autoridade Certificadora, a única assinatura necessária é a da própria AC, pois é necessário saber se o certificado é verdadeiro, não é mesmo?

    Logo, a assinatura digital da AC servirá para atestarmos a veracidade do certificado digital.

    Resposta certa, alternativa b).


ID
3228640
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

P obtém aprovação para ingressar no serviço público federal, tendo tomado posse e entrado em exercício nos prazos legais. Sendo profissional altamente qualificado na sua área de conhecimento, logo após entrar em exercício, também logra aprovação para cursar mestrado no exterior do país. Baseado na Lei n° 8.112/1990, P requer licença com vencimentos para manter seu vínculo com o serviço público.


O referido estatuto do servidor, no caso de período em que ocorre o estágio probatório, veda a concessão de licença para

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    O servidor em estágio probatório NÃO pode abrir a MATRACA!

    Licenças que NÃO poderão ser concedidas ao servidor em estágio probatório.

    MA - Mandato classista;

    TRA - Tratar de assunto particular; e

    CA – Capacitação.

    FONTE: WWW.ESPAÇOJURÍDICO.COM.BR

    FELIZ NATAL

  • Gabarito: A

    A Lei 8.112 prevê 10 licenças. Para capacitação e mestrado, o servidor terá de completar 5 anos de efetivo exercício na função e ainda dependerá que o mestrado seja considerado de interesse da administração.

    As licenças previstas são:

    I ? Da licença por motivo de doença em pessoa da família (artigo 83)

    II ? Da licença por motivo de afastamento do cônjuge (artigo 84)

    III ? Da licença para o serviço militar (artigo 85)

    IV ? Da licença para atividade política (artigo 86)

    V ? Da licença para capacitação (artigo 87)

    VI ? Da licença para tratar de interesses particulares (artigo 91)

    VII ? Da licença para o desempenho de mandato classista (artigo 92)

    VIII ? Da licença para tratamento de saúde (artigo 202)

    IX ? Da licença à gestante, à adotante e da licença-Paternidade (artigo 207)

    X ? Da licença por acidente de serviço (artigo 211)

     

    Lei 8.112, Art. 87.  Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    Parágrafo único.  Os períodos de licença de que trata o caput não são acumuláveis. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

     

  • GABARITO: A

    Conforme a Lei 8112/90, a cada 5 anos de efetivo exercício no serviço público o servidor tem direito a até 3 meses de licença para participar de curso de capacitação profissional, no interesse da Administração Pública. Estes 3 meses não configuram uma garantia, mas sim o limite definido ao servidor público. Dessa forma, se o curso do qual o agente decidiu participar, tiver duração de 2 (dois) meses, este será o prazo da sua licença. Os períodos são inacumuláveis (art. 87). 

    A licença capacitação será concedida sem prejuízo da remuneração do servidor. Para cálculo do período de 5 (cinco) anos, será computado todo o tempo de exercício de cargo, no serviço público federal, inclusive o compreendido no estágio probatório, não obstante a licença não possa ser concedida ao servidor durante o período do estágio

    (Carvalho, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 4. ed. - Salvador: JusPODIVM, 2017. fl. 870).

  • É vedado ao servidor público federal em estágio probatório:

    MA - Mandato classista;

    TRA - Tratar de assunto particular; e

    CA – Capacitação.

    Fica suspenso o estágio probatório nos seguintes casos:

    Doença em pessoa da família

    Afastamento do cônjuge

    Atividade política

    Organismo que o Brasil coopere

    Participação de curso de formação para outro cargo federal

  • MA TRA CA....

  • Em se tratando de servidor em estágio probatório, aplica-se a norma do art. 20, §4º, da Lei 8.112/90, que assim estabelece:

    "Art. 20 (...)
    § 4o  Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal."

    De seu turno, o art. 81 traz o rol de licenças a que fazem jus os servidores públicos. Confira-se:

    "Art. 81.  Conceder-se-á ao servidor licença:

    I - por motivo de doença em pessoa da família;

    II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

    III - para o serviço militar;

    IV - para atividade política;


    V - para capacitação;

    VI - para tratar de interesses particulares;

    VII - para desempenho de mandato classista."

    Da conjugação destes preceitos legais, percebe-se que, dentre as licenças indicadas pela Banca, a única que não pode ser fruída pelo servidor em estágio probatório é aquela contida na letra A (para capacitação), porquanto prevista no inciso V. Logo, não contemplada dentre aquelas que podem ser objeto de gozo pelo servidor durante tal estágio.


    Gabarito do professor: A


ID
3228643
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

F é servidor da UNIRIO e tem ciência de que ocorrerá vacância simultânea dos cargos de Reitor e de Vice-Reitor. Para emitir nota com informações para seus colegas, consulta o Estatuto da UNIRIO e verifica que o referido instrumento normativo determina que a indicação para responder pela reitoria cabe ao

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Art. 14, § 3º, do Estatuto da Unirio.

  • Mais uma questão cuja classificação não tem nada a ver com o assunto!!!


ID
3228646
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Q é servidor público e postulou readaptação por ter sofrido limitações que impediriam o exercício no cargo público originário que ocupava. Ao submeter-se à inspeção de saúde, foi diagnosticado como totalmente incapaz para o serviço público.

Nesse caso, nos termos da Lei n° 8.112/1990, o servidor Q será

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Seção VII

    Da Readaptação

    Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    § 1  Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

    FELIZ NATAL

  • D) Aposentadoria por invalidez permanente.

  • GABARITO:D

     

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

     

    Da Readaptação

     

            Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

     

            § 1o  Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado. [GABARITO]

     

            § 2o  A readaptação será efetivada em cargo de atribuições afins, respeitada a habilitação exigida, nível de escolaridade e equivalência de vencimentos e, na hipótese de inexistência de cargo vago, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga.               (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • Conforme disposto no Art. 24, §1º, da Lei 8.112/90:

    Art. 24 - Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    §1º - Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

    GAB: D

  •         Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • APOSENTADO

  • Em se tratando de servidor considerado totalmente incapaz para o serviço público, a única alternativa viável para a Administração consistiria na concessão de aposentadoria por invalidez, que tem apoio no art. 186, I, da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 186.  O servidor será aposentado:

    I - por invalidez permanente, sendo os proventos integrais quando decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, especificada em lei, e proporcionais nos demais casos;"

    Logo, dentre as opções fornecidas, a única correta está na letra D.


    Gabarito do professor: D


ID
3228649
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O servidor público W foi demitido do serviço público, após processo administrativo disciplinar. Inconformado, ele propôs ação judicial, buscando o retorno ao serviço público, tendo obtido decisão favorável, após dez anos de duração do processo.


Nos termos da Lei n° 8.112/1990, quando invalidada a demissão por decisão judicial, ocorre a denominada

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Seção IX

    Da Reintegração

    Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

    FELIZ NATAL

  • Reintegração – é a volta de servidor estável (para a LC nº 840/11 não necessita ser estável) para a esfera da administração quando invalidada a sua demissão através de sentença judicial transitada em julgado.
  • GABARITO:B

     

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

     

    Da Reintegração

     

            Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. [GABARITO]

     

            § 1o  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

     

            § 2o  Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.

  • ReINtegração: retorno do servidor INjustiçado;

    Sempre funciona comigo! Rs

  •       Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

  • GABARITO: B

    Aproveito o Disponível;

    Reintegro o Demitido;

    Reverto o Aposentado;

    Reconduzo o Inabilitado;

    Readapto o Incapacitado.

  • Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    *********** Reintegração é o retorno do cargo por invalidação da demissão******************

  • Seção IX

    Da Reintegração

           Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

           § 1  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

           § 2  Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.

    GABARITO - B

  • Questão deve ser respondida segundo o que dispõe o estatuto dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais (Lei nº 8.112/1990).

    O conhecimento exigido diz respeito ao instituto da reintegração. Reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens (art. 28).

    Dito isso, e considerando que o enunciado requer que o candidato assinale a alternativa que esteja em consonância com a referida situação hipotética, passemos à análise individual das assertivas:

    A) Incorreta: a anulação da demissão impõe a reintegração do servidor (art. 28).

    B) Correta: nos exatos termos do art. 28.

    C) Incorreta: a anulação da demissão impõe a reintegração do servidor (art. 28). Por seu turno, recondução é a volta do servidor reprovado em Estágio probatório ou decorrente de reintegração do anterior ocupante (Art. 29).

    D) Incorreta: nos termos comentados na “A”.

    E) Incorreta: nos termos comentados na “A”. Por seu turno, repristinação é o "fenômeno" por meio do qual ocorre a revogação de uma lei que havia revogado outra, fazendo com que esta última volte a ter vigência.

    GABARITO: LETRA B.

  • Olá, pessoal. Postei parte da lei 8.112 em áudio/vídeo toda atualizada até 2021, referenciada, com anotações e resumos no meu canal do youtube, que se chama "tio san concurseiro" (a foto do canal é um boneco do Saitama usando óculos e mochila de estudo). Além dela também tenho áudio/vídeo da lei de improbidade administrativa, da lei do processo administrativo federal e outras. Espero que ajude e bons estudos a todos!


ID
3228652
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

K, cidadão no pleno exercício dos seus direitos políticos, requereu a um certo órgão público o reconhecimento de determinado benefício a que, no seu entender, faria jus. Ao procurar informações no órgão competente, recebeu a noticia de que seu requerimento tinha grande probabilidade de ser deferido, embora o agente público que havia fornecido tal informação já tivesse ciência de que houvera o seu indeferimento.

Nesse caso, consoante as normas do Decreto n° 1.171/1994, o tal agente público que prestou essa informação a K violou o direito à

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Das Regras Deontológicas

    VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

    FELIZ NATAL

  • GABARITO: LETRA C

    Das Regras Deontológicas

    VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.


ID
3233803
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um paciente de 56 anos, com diabetes mellitus tipo 2 desde os 40 anos, foi diagnosticado há 3 meses com doença renal crônica e cardiopatia isquêmica grave, sendo submetido a uma angioplastia coronariana com stent, sem complicações. Exame: PA 190 x 105 mmHg, FC 82 bpm, IMC 35,5 Kg/m2 . Exames complementares: glicemia 182mg%, HbA1C 8,3%, creatinina 1,30 mg%, TFG (CKD-EPI) 61mL/min, Na 140 mEq/L, K 5,3 mEq/L, LDL-colesterol 144 mg% e albuminúria 375 mg/g de creatinina. Foi orientada dieta, estava em uso de sinvastatina 10 mg/dia, anlodipino 10 mg/dia, losartana potássica 100 mg/dia, metformina 1000 mg/dia e gliclazida 60 mg/dia.

Considerando-se a necessidade de melhorar o controle glicêmico, o peso e/ou o risco cardiovascular do paciente, dentre as categorias de fármacos abaixo, a que pode ser adicionada para esse fim é:

Alternativas

ID
3233806
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

As proteinúrias de origem tubular ocorrem quando a função glomerular está normal, mas os túbulos proximais apresentam alterações que podem levar à diminuição da reabsorção ou ao catabolismo de algumas proteínas filtradas, causando aumento, em graus variados, na sua excreção.

Sabendo-se que a dosagem urinária dessas proteínas é um importante elemento do diagnóstico, qual proteína abaixo é mais útil para avaliar um paciente com uma doença tubular?

Alternativas

ID
3233809
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Uma paciente de 60 anos com história de doença renal crônica (DRC) secundária à hipertensão arterial foi atendida com edema dos membros inferiores, palidez e cansaço. Exames complementares: creatinina 1,85 mg%, TFG estimada (CKD-EPI) 34,8 mL/min, hemoglobina 11,2 g%, potássio 5,6 mEq/L, cálcio 9,2 mg%, fósforo 5,2 mg%, bicarbonato 21 mEq/L e albuminúria 415 mg/24h.

Considerando-se a necessidade de classificação e definição do tratamento, em qual estágio da DRC se encontra a paciente, usando-se como base a TFG, e a excreção urinária de albumina?

Alternativas

ID
3233812
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Uma paciente adulta foi admitida com história de palidez, artralgias, edema dos membros inferiores e hipertensão arterial. Os exames mostraram: Hb 9,3 g%, leucócitos 4100/mm3, plaquetas 95.000/mm3, VHS 105 mm, creatinina 3,75 mg%, albumina 2,5 g%, colesterol 274 mg%. FAN 1/1280, anti-dsDNA positivo e C3 42 mg%. Urina: EAS: proteínas ++/4+, com hemácias 40/campo, proteinúria 7,2g/24h. Com diagnóstico inicial de uma glomerulonefrite, realizou uma biópsia renal cujo laudo mostrou, na microscopia óptica, uma intensa proliferação celular endocapilar e extracapilar glomerular difusa, ocupando mais de 50% dos glomérulos, com intensos depósitos imunes subendoteliais e proliferação mesangial.

Devido à gravidade da paciente, bem como aos achados da biópsia, deve-se indicar corticoterapia associada a qual droga imunossupressora, entre as citadas abaixo, para indução do tratamento?

Alternativas

ID
3233815
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considere-se a descrição da seguinte doença: é definida como uma vasculite sistêmica, caracterizada por um processo inflamatório granulomatoso necrotizante e eosinofílico, frequentemente envolvendo o trato respiratório superior, vasculite de pequenos e médios vasos, comumente associada a asma e eosinofilia, além da presença do anticorpo anticitoplasma dos neutrófilos (ANCA), particularmente quando associada com glomerulonefrite.

O quadro descrito acima é mais característico da

Alternativas

ID
3233818
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Uma paciente com diagnóstico de diabetes e hipertensão arterial há 15 anos foi referenciada para avaliação no ambulatório. Informou que teve algumas culturas de urina positivas e, mesmo assintomática, usou diferentes antibióticos, sem sucesso na erradicação da infecção. Exames atuais: glicose 145 mg%, HbA1C 7,5%, creatinina 1,35 mg%, EAS: proteínas +/4+, piúria intensa, sem hematúria. A ultrassonografia mostrou rins de tamanho normal, bexiga sem alterações e com resíduo urinário de 100 mL. A cultura de urina atual revelou crescimento >100.000 ufc de Escherichia coli, sem sintomatologia.

Com base no caso da paciente, a medida mais recomendada é

Alternativas

ID
3233821
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A nefrotoxicidade a drogas é um dos maiores desafios para o clínico, exigindo-se dele conhecimento e experiência para a sua identificação. A função renal obedece a várias etapas fisiológicas, como filtração glomerular, reabsorção e secreção tubular, excreção, regulação da água, equilíbrio ácido-base e eletrolítico, além de função endócrina. Diferentes drogas podem atuar comprometendo uma ou mais dessas etapas, com gravidades distintas.

Considerando-se a importância do conhecimento da ação de algumas drogas, associe o nome da droga com o respectivo efeito renal, apresentado a seguir.

I – Tacrolimo
II – Aminoglicosídeo
III – Etilenoglicol

P – Diabetes insipidus, ATR distal incompleta e NTIC
Q – Acidose metabólica, aumento do osmolal GAP e hiperoxalúria
R – Vasoconstricção, hiperuricemia e microangiopatia trombótica
S – Necrose tubular aguda, poliúria, síndrome de Fanconi-like

Dado:
• ATR=acidose tubular renal
• NTIC=nefropatia tubulointersticial crônica

As associações corretas são:

Alternativas

ID
3233824
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Uma mulher de 62 anos foi internada com quadro de fraqueza muscular, palidez cutânea e vômitos. PA 160 x 100mmHg, edema moderado dos membros inferiores. AC com RCR em 3T e AR com estertores crepitantes nas bases dos pulmões. Relata que foi fumante por 20 anos. Exames complementares: ureia 178mg%, creatinina 8,5mg%, Na 130mEq/L, K 6,5mEq/L, Cloro 95mEq/L. Gasometria: pH 7,27, PCO2 34,0mmHg, HCO3 14mEq/L, BE – 11mEq/L, Sat. O2 98%.

Baseando-se no caso acima, conclui-se que o distúrbio do equilíbrio ácido-base presente é

Alternativas

ID
3233827
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Uma criança de 11 anos deu entrada na emergência com história de dor de garganta há 10 dias, edema dos membros inferiores e urina escura, nos últimos 2 dias. Exame físico: PA 140 x 90 mmHg, FC 115 bpm, AC com RCR em 3T, AR com estertores subcrepitantes nas bases pulmonares. Exames complementares: Hb 13g%, leucócitos 12.500/mm3, plaquetas 275.000/mm3, VHS 56 mm, creatinina 0,65 mg%, glicemia 82 mg%, sódio 136 mEq/L, potássio 4,5 mEq/L e EAS: hemácias incontáveis, piócitos 4-5/campo, raros cilindros hemáticos, proteínas +/4+.

Com base na principal hipótese diagnóstica para essa criança, conclui-se que

Alternativas

ID
3233830
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um paciente jovem, usuário de drogas, deu entrada na emergência em coma e não havia quaisquer informações prévias sobre sua saúde. Exame físico: paciente em coma, corado, sem edemas, PA 110 x 70 mmHg, FC 82 bpm, AC: RCR em 2T, AR: MV normal em ambos os pulmões. Exames complementares: glicemia 90 mg%, ureia 12 mg%, creatinina 0,55 mg%, sódio sérico 105 mEq/L, potássio 4,2 mEq/L, cloro 85 mEq/L, bicarbonato sérico 26,5 mEq/L. Osmolalidade sérica 217 mOsm/Kg. Sódio urinário 70 mEq/L, osmolalidade urinária 650 mOsm/Kg. TC do crânio: sinais de edema cerebral, sem AVE ou massas.

Com base no quadro acima, a conclusão adequada é a seguinte:

Alternativas

ID
3233833
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A doença renal crônica (DRC), ao progredir para suas fases mais avançadas, pode causar retenção de vários solutos, conhecidos como toxinas urêmicas, capazes de influenciar ou causar disfunção em órgãos ou sistemas, o que, clinicamente, configura a síndrome urêmica. Múltiplos solutos acumulados na DRC têm características variadas, como peso molecular e capacidade de causar disfunção orgânica.

Associe as substâncias com suas características, apresentadas a seguir.

I – Creatinina
II – FGF-23
III – PTH
IV – β2-microglobulina

P – Substância que apresenta baixa toxicidade, retida na progressão da DRC, importante marcador de função renal, peso molecular de 113 Da.
Q – Substância precursora de algumas guanidinas, solúvel em água, marcador de retenção e remoção de solutos em diálise, peso molecular de 60 Da.
R – Substância secretada pelos osteoblastos e osteócitos em resposta a hiperfosfatemia e calcitriol, induz fosfatúria, inibe a 1α-hidroxilase, peso molecular 26.000 Da.
S – Substância secretada em resposta a hiperfosfatemia, hipocalcemia e redução do calcitriol; pode causar neuropatia e prurido urêmico, peso molecular de 9.000 Da.
T – Substância amiloide, envolvida com sistema osteoarticular e túnel do carpo, relacionada com maior mortalidade cardiovascular, peso molecular 11.800 Da.

Dado:
• FGF-23 = fator de crescimento fi broblástico 23
• PTH = paratormônio
• Da = dalton

As associações corretas são:

Alternativas

ID
3233836
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um paciente de 36 anos foi encaminhado para avaliação. Tem hipertensão e edema dos membros inferiores há 6 meses. Ao exame: presença de anasarca, palidez ++/4+, PA 160 x 105 mmHg, Peso 105 Kg. Exames complementares: glicose 97 mg%, Hb 10,5 g%, ureia 80 mg%, creatinina 1,55 mg%, TFG estimada 53 mL/min, colesterol 350 mg%, albumina 1,7 g%, Na 138 mEq/L, K 5,2 mEq/L. EAS: hemácias 20-25/campo, Hb +, PTN ++++/4+. Urina de 24h: PTN 12,5 g. Exames sorológicos: Fator antinuclear negativo, C3, C4, CH50 sem alterações e marcadores virais B, C e HIV negativos. US revelou rins de tamanho normal, com relação corticomedular preservada. Foi realizada biópsia renal, conclusiva para glomeruloesclerose segmentar e focal primária (GESF).

Em relação à doença renal do paciente, sua evolução e condução, conclui-se o seguinte:

Alternativas

ID
3233839
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um paciente adulto jovem, com história de obesidade prévia, foi submetido a uma cirurgia bariátrica há 3 anos e recentemente foi encaminhado ao nefrologista com relato de cálculos renais recorrentes, já tendo realizado, no último ano, 3 procedimentos cirúrgicos para retirada de cálculos.

Considerando-se que esse paciente, pela taxa de recorrência, necessita de uma detalhada investigação para a definição da etiologia dos cálculos, bem como um plano terapêutico adequado, conclui-se o seguinte:

Alternativas

ID
3233842
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A injúria renal aguda refere-se a uma rápida diminuição da função renal, resultando em aumento da ureia, creatinina e de outros produtos nitrogenados, desregulação do volume corporal, eletrólitos e ácido-base. Frequentemente contribui para falência de outros órgãos e sistemas, sendo associada com o aumento da morbidade e mortalidade dos pacientes, muito embora, nas últimas décadas, essa doença continue sendo um enorme desafio para o médico.

Partindo-se dessas informações preocupantes, tem-se o seguinte sobre a injúria renal aguda:

Alternativas

ID
3233845
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um paciente adulto foi encaminhado para avaliação de edema, hipertensão e hematúria. Seu médico, após uma longa investigação, indicou uma biópsia renal, cujo resultado, à microscopia óptica (MO), foi conclusivo para uma glomerulonefrite membranoproliferativa (GNMP). Havendo dúvidas sobre a exata etiologia de sua doença, a avaliação do material pela imunofluorescência (IF) mostrou uma extensa deposição do complemento C3 nas paredes capilares e no mesângio, mas sem depósito de imunoglobulinas.

Levando-se em conta o diagnóstico da doença, à MO e IF, a causa mais provável da glomerulonefrite é a seguinte:

Alternativas

ID
3233848
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Os pacientes com doença renal crônica (DRC) progressiva estão fortemente associados com aumento da morbidade e mortalidade, principalmente por doenças cardiovasculares, como AVE e infarto miocárdico, tendo maior risco de evoluir para óbito por essas causas do que de evoluir para doença renal crônica avançada e necessidade de diálise.

Com o objetivo de minimizar ou barrar a progressão da DRC e a mortalidade cardiovascular, qual medida abaixo é mais eficaz?

Alternativas

ID
3233851
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Vários autores têm documentado uma forte associação entre a doença cardíaca e a renal, com clara evidência de que a frequência de morte súbita cardíaca em pacientes com doença renal crônica (DRC), especialmente em diálise, é diferente do que se verifica na população em geral, envolvendo mecanismos distintos e complexos, tais como doença arterial coronariana, disfunção endotelial, doença microvascular, dislipidemia, inflamação, alterações eletrolíticas e calcificações vasculares.

Sabendo-se ser fundamental a prevenção da morte súbita cardíaca na DRC, para evitar óbitos precocemente, qual classe de drogas pode ser mais eficaz?

Alternativas

ID
3233854
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O acometimento renal em pacientes infectados pelo HIV mudou substancialmente após a introdução do esquema antirretroviral de alta eficiência.

Múltiplas formas de acometimento renal nesses pacientes são atualmente mais bem compreendidas, e nesse sentido é importante reconhecer que

Alternativas

ID
3233857
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente de 62 anos, sexo masculino, encontra-se em investigação de síndrome nefrótica. Apresenta função renal preservada e complemento sérico normal. Foi submetido a biópsia renal, cujo aspecto na microscopia óptica com 15 glomérulos é de espessamento difuso da membrana basal glomerular com visualização de espículas e depósitos granulares difusos de IgG e C3 em alças capilares observados na imunofluorescência. O rastreio para causas secundárias foi negativo, e, no sangue, foi detectada presença do anticorpo anti-PLA2R.

Quanto à evolução e seguimento dessa doença, tem-se que

Alternativas

ID
3233860
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente de 56 anos, sexo feminino, está em investigação de tumoração abdominal para a qual foi indicado exame de ressonância magnética do abdome com gadolíneo. Há 10 anos, realizou doação de rim esquerdo para seu filho e possui controle regular com nefrologista. Exames realizados recentemente revelam Clearance de creatinina (ClCr) = 72mL/min/1.73m2 ., estimado pelo CKDEPI e confirmado com clearance medido em urina 24 horas.

Antes de agendar o exame, a paciente opta por entrar em contato com seu nefrologista, que recomenda adequadamente a realização do exame

Alternativas

ID
3233863
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente de 53 anos, submetida a transplante renal doador falecido há 3 meses por nefropatia hipertensiva, sem intercorrências desde seu pós-operatório, faz uso regular de Omeprazol 20mg/dia por DRGE há mais de 3 anos. Demais medicamentos em uso incluem: Anlodipina 5mg/d, Losartan 50mg/d, Prednisona 5mg/d, Micofenolato sódico 360mg 3x/dia e Tacrolimus 8mg/dia. Possui exames laboratoriais recentes que revelam: Ureia = 42mg/dL Creatinina = 1,1 mg/dL K+ = 4,2 mEq/L Na+ = 140 mEq/L e Mg2+ = 1,0mg/dL. O nefrologista que a acompanha opta por suspender o Omeprazol como potencial causador do distúrbio eletrolítico atual.

O medicamento em uso, que também pode estar fortemente envolvido no atual distúrbio apresentado, é

Alternativas

ID
3233866
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A hemodiálise pode ser indicada nas intoxicações por substâncias passíveis de remoção por esse método, quando há piora clínica progressiva, apesar das medidas de suporte instituídas.

São passíveis de remoção pelos métodos dialíticos as substâncias que apresentem

Alternativas

ID
3233869
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente de 62 anos, sexo feminino, em diálise peritoneal (APD) há 7 anos, com boa adequação dialítica no período, apresenta há cerca de 3 meses mudança do hábito intestinal com tendência a constipação, perda de apetite, aumento de volume abdominal por ascite e perda de 4kg no período. Rastreio para neoplasia foi negativo. Tomografia de abdome revela ascite moderada, espessamento significativo da membrana peritoneal com áreas de calcificação e múltiplas aderências ao mesentério. O diagnóstico de peritonite esclerosante encapsulante é interrogado pela equipe assistente.

Apesar de tratar-se de uma condição rara, alguns fatores de risco já foram identificados, e, dentre eles, o mais relevante é o(a)

Alternativas

ID
3233872
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente de 52 anos, sexo masculino, possui DM2 há 5 anos, em uso regular de sitagliptina e metformina. Além disso, faz uso de terapia antirretroviral (zidovudina, lamivudina, atazanavir) há 6 anos devido a infecção por HIV, apresentando carga viral indetectável e bons níveis de CD4 em seus exames de acompanhamento. Deu entrada na emergência com quadro de cólica renal, e, após ser medicado com terapia expulsiva, elimina cálculo urinário de 5mm que foi submetido a análise. O laudo da referida análise aponta para cristalização secundária a medicamento.

Dentre os medicamentos em uso regular, aquele que pode cursar com cristalização no espaço urinário é

Alternativas

ID
3233875
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente de 56 anos, sexo masculino, em acompanhamento regular com Nefrologista há 3 anos por nefropatia diabética e hipertensiva, faz uso regular de Losartan 50mg/d, Anlodipina 5mg/d, Atorvastatina 20mg/ e Insulina NPH em duas tomadas diárias. Exames realizados há 1 ano revelam ClCr estimado pelo CKDEPI = 36ml/min/1.73m2 . Exames atuais revelam ClCr = 29ml/min/1.73m2 (CKDEPI), proteinúria em urina 24horas = 700mg/24horas, Hb =11g/dL, Bicarbonato sérico = 19mmol/L.

Com relação à progressão da doença renal crônica e às principais ações a serem tomadas nesse momento, considera-se que

Alternativas

ID
3233878
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente de 28 anos, sexo masculino, procura assistência com nefrologista pela primeira vez, devido a histórico familiar materno estabelecido de doença renal policística autossômica dominante. O paciente possui exames de imagem recente que denotam múltiplos cistos renais (5 em cada rim) e hepáticos de pequeno tamanho. O volume renal total estimado em ressonância magnética de abdome foi de 780mL. Creatinina atual = 1,33 mg/dL. O paciente deseja aconselhamento, com relação às manifestações renais e extrarenais de sua doença.

Faz parte desse aconselhamento, feito pelo nefrologista, considerar que a(o)

Alternativas

ID
3233881
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente de 64 anos, sexo masculino, possui DRC devido à nefropatia diabética e hipertensiva, tendo iniciado há 2 semanas hemodiálise intermitente (HD) em clínica satélite, 3x/semana com duração atual de 4 horas/sessão, através de FAV confeccionada em membro superior esquerdo. Apresenta um melhor controle volêmico e metabólico após início de hemodiálise regular, porém mantém queixa de fadiga e cansaço aos médios esforços. Exames laboratoriais revelam Hb = 8,8 g/dL com padrão normocítico normocrômico, Ferritina = 180ng/mL e saturação de transferrina = 18%. Contagem de reticulócitos e níveis de ácido fólico e vitamina B12 dentro da normalidade.

Demais dados relacionados à avaliação clínica do paciente apontam para anemia relacionada à própria doença renal crônica.

Dessa forma, a melhor estratégia inicial para manejo terapêutico da anemia é

Alternativas

ID
3233884
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente de 36 anos, com histórico de litíase de repetição, procura assistência médica com nefrologista para prevenção de novos episódios. Possui TC de abdome e pelve que revela litíase bilateral (3 cálculos de até 6mm em cada rim), além de nefrocalcinose moderada e aspecto de rim espongiomedular. Os exames de sangue revelam: U=32mg/dL, Cr=0,8mg/dL, cálcio corrigido = 9,6mg/ dL, fósforo = 3,6mg/dL, ácido úrico = 4,4mg/dL, PTH = 36pg/mL, 25OH vitD = 32ng/mL, HCO3- = 24mmol/L e K+ = 4,2mmol/L, pH urinário em jejum = 6,8, bicarbonato urinário <1mmol/L. Em urina 24horas, observa-se taxa de reabsorção de fósforo de 86%, ausência de glicosúria e ausência de aminoacidúria. Após prova de acidificação urinária com sobrecarga oral ácida de cloreto de amônio, resulta pH urinário = 6,1.

Quanto aos mecanismos de acidificação urinária nessa paciente, constata-se que esta possui

Alternativas

ID
3233887
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente de 47 anos, sexo feminino, que estava em investigação ambulatorial de tosse e hemoptoicos há cerca de 3 meses, deu entrada no Serviço de Emergência com quadro de insuficiência renal aguda oligúrica. Exames iniciais mostram U= 136mg/dL Cr= 3,9mg/dL (anterior há 1mês = 0,9mg/dL) K+=5,8mmol/L Na+= 140mmol/L HCO3- = 15mmol/L. Após 5 dias de internação hospitalar e piora progressiva, foi submetida à biópsia de rim, cujo resultado revela glomerulonefrite crescêntica (percentual de crescentes em amostra representativa foi de 70%) e imunofluorescência com depósitos lineares de IgG sobre a membrana basal.

Com relação à evolução e ao prognóstico dessa doença, constata-se que

Alternativas

ID
3233890
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente de 61 anos, sexo masculino, foi submetido a biópsia renal devido a piora recente de função renal e proteinúria nefrótica associada. Exames recentes revelam creatinina = 1,6mg/dL (exame anterior há 6 meses = 1,0mg/dL) e proteinúria atual estimada em 3,8g/24horas. À microscopia óptica se observa acometimento glomerular extenso devido a depósitos acelulares de material fibrilar/amorfo que foi negativo quando submetido a vermelho congo. Não se observa hipercelularidade glomerular significativa. Amostra representativa enviada para imunofluorescência não revela depósito de imunoglobulinas ou complemento.

Com base nos dados fornecidos, o acometimento renal atual do paciente poderia ser mais bem explicado pela seguinte condição:

Alternativas

ID
3233893
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O médico nefrologista deve receber capacitação para avaliação do sedimento urinário. O sedimento urinário é um exame de baixo custo e que pode fornecer informações relevantes quanto à atividade de doença glomerular e tubular. A cristalúria é um dos elementos a ser avaliado em urina fresca e com auxílio de luz polarizada.

Um sedimento urinário com a presença de cristais hexagonais, muitas vezes agrupados, com pouca resposta à luz polarizada e com piora da cristalização em pH mais ácido, é fortemente sugestivo de cristais de

Alternativas

ID
3233896
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente de 36 anos, sexo feminino, internada há 3 semanas em unidade hospitalar, devido à injúria renal aguda e anemia hemolítica microangiopática, realizou toda a investigação clínica, e foi feito o diagnóstico de microangiopatia trombótica (SHU atípica), recebendo suporte com plasmaférese e hemodiálise. Encontra-se em curva de melhora, e programa-se o início de Eculizumab.

Levando-se em consideração o mecanismo de ação do Eculizumab, recomenda-se fortemente

Alternativas
Comentários
  • Devido ao seu mecanismo de ação, a utilização de Soliris (Eculizumab) aumenta a suscetibilidade dos doentes a infeção meningocócica (Neisseria meningitidis). Pode ocorrer doença meningocócica devida a qualquer um dos serogrupos. No sentido de reduzir o risco de infeção, todos os doentes devem ser vacinados pelo menos 2 semanas antes de receber Soliris a menos que o risco de atrasar a terapêutica com Soliris ultrapasse os riscos de desenvolver uma infeção meningocócica


ID
3233899
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Os distúrbios do metabolismo mineral e ósseo na doença renal crônica devem ser reconhecidos e devidamente tratados, dado o risco de fraturas e complicações cardiovasculares relacionados.

Quanto à fisiopatologia da doença mineral óssea (DMO), é reconhecido que

Alternativas

ID
3233902
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente de 81 anos, internado em unidade fechada por choque séptico urinário, possui em urinocultura crescimento de bactéria Gram-negativa multirresistente para a qual se planeja início de aminoglicosídeo para tratamento, guiado pelo seu perfil limitado de sensibilidade.

Com relação à nefrotoxicidade potencialmente associada com o esquema antibiótico proposto, tem-se que

Alternativas

ID
3233905
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente de 48 anos, submetido a transplante renal doador falecido há 1 ano, em investigação atual de linfonodomegalia generalizada e astenia, cuja biópsia de linfonodo suspeito revela doença linfoproliferativa.

Sabendo-se que a doença linfoproliferativa pós-transplante pode estar relacionada a infecção latente por vírus, aquele que está associado a tal condição e cuja viremia deve ser monitorada é o

Alternativas

ID
3233908
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

Em momento de reforma no sistema previdenciário nacional, entre as opções apresentadas, constam a que propõe majorar as alíquotas devidas pelos trabalhadores em geral e a que propõe aumentar a contribuição das empresas.

Nos termos da Constituição Federal, essa contribuição das empresas se dá por intermédio da contribuição social sobre o

Alternativas
Comentários
  • Constituição Federal

    Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:

    I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre:

    a) a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício;        

    b) a receita ou o faturamento;        

    c) o lucro;

  • CF/88:

    Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:

    I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre:         

    a) a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício;         

    b) a receita ou o faturamento;         

    c) o lucro;         

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:

    I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre:

    a) a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício;

    b) a receita ou o faturamento;

    c) o lucro;

    FONTE: CF 1988

  • Questão exige do candidato conhecimento sobre o financiamento da seguridade social.

    O tema encontra previsão no art. 195 da CRFB 88:

    “Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:

    I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre:       

    a) a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício;        

    b) a receita ou o faturamento;        

    c) o lucro”.

    Na linha do exposto, o mestre Frederico Amado (2015, p. 93) ensina que “Cuida- se da CSLL - contribuição social sobre o lucro líquido, prevista no artigo 195, inciso I, "c", da Constituição Federal e criada pela Lei 7.689/88, cuja base de cálculo é o valor do resultado do exercício das empresas, antes da provisão para o imposto de renda”.

    Diante do diploma constitucional em tela, aliado ao apoio doutrinário do renomado autor, bem como em cotejo com as alternativas oferecidas pela Banca, conclui-se que a única opção contemplada na CRFB 88 é aquela indicada na letra "A" (lucro), previsto na alínea “c”, inciso I do art. 195. Todas as demais são automaticamente eliminadas por divergirem do estabelecido.

    GABARITO: A.

    Referência:

    AMADO, Frederico. Direito Previdenciário - Col. Sinopses Para Concursos. 5ª ed. Salvador: JusPODIVM, 2015, p. 93.  

  • A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) é um tributo federal brasileiro que incide sobre o lucro líquido do período-base, antes da provisão para o Imposto de Renda. É devida pelas pessoas jurídicas e entes equiparados pela legislação do IR, destinando-se ao financiamento da Seguridade Social, estando disciplinado pela lei nº 7.689/1988 e suas alterações.

    Art. 195. CF/88 A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:

    I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre:

    a) a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício;
    b) a receita ou o faturamento;
    c) o lucro;

    GABARITO: A

  • Nos termos da Constituição Federal, essa contribuição das empresas se dá por intermédio da contribuição social sobre o A) lucro

    A letra A é a alternativa correta.

    Nenhuma das demais alternativas apresenta uma contribuição social da empresa.

    O art. 195, inciso I, dispõe sobre as contribuições sociais devidas pela empresa.

    Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:

    I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre: 

    a) a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício;

    b) a receita ou o faturamento; 

    c) o lucro; 

    Resposta: A

  • Olá, pessoal! Postei a lei 8.212 completa, atualizada, revisada, com resumos e anotações (ALÉM DE OUTRAS LEIS). Terminei de atualizar e referenciar ela toda em 28/08/2021. Aqui está o link: https://youtu.be/Ur9_gE5tzuY

    Quem participa de grupo de estudos e quiser compartilhar nele, eu agradeço! Também disponibilizei link para o download dos ÁUDIOS MP3. Bons estudos a todos!


ID
3233911
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Um gerente de saúde de um determinado município apresenta a um outro gerente da mesma área, de um município vizinho, proposta para otimizar os parcos recursos que ambos têm para tratamento dos pacientes de suas localidades.

Nos termos da Lei nº 8.080/1990, os municípios, para desenvolver em conjunto as ações e os serviços de saúde que lhes correspondam, poderão constituir

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Segundo a Lei 8080/90:

    ? Art. 10. Os municípios poderão constituir consórcios para desenvolver em conjunto as ações e os serviços de saúde que lhes correspondam.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • GABARITO: LETRA B

    Da Organização, da Direção e da Gestão

    Art. 10. Os municípios poderão constituir consórcios para desenvolver em conjunto as ações e os serviços de saúde que lhes correspondam.

    LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.

  • GABARITO: LETRA B

    Art. 10. Os municípios poderão constituir consórcios para desenvolver em conjunto as ações e os serviços de saúde que lhes correspondam.

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
3233914
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com a Lei Complementar nº 141/2012, são consideradas despesas com ações e serviços públicos de saúde aquelas referentes a

Alternativas
Comentários
  • Art. 4 Não constituirão despesas com ações e serviços públicos de saúde, para fins de apuração dos percentuais mínimos de que trata esta Lei Complementar, aquelas decorrentes de: 

    I - pagamento de aposentadorias e pensões, inclusive dos servidores da saúde; 

    VI - limpeza urbana e remoção de resíduos; 

    VIII - ações de assistência social; 

    IX - obras de infraestrutura, ainda que realizadas para beneficiar direta ou indiretamente a rede de saúde; e 

  • ...no SUS.


ID
3233917
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), resultado de processos democráticos com envolvimento de diversos atores e aprovada pela Resolução nº 338, de 6 de maio de 2004, está estabelecida com base no(s) seguinte(s) princípio(s):

Alternativas
Comentários
  • Conforme o texto-lei da PNAF, temos que:

    Art. 1º - Aprovar a Política Nacional de Assistência Farmacêutica, estabelecida com base nos seguintes princípios:

    I - a Política Nacional de Assistência Farmacêutica é parte integrante da Política Nacional de Saúde, envolvendo um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde e garantindo os princípios da universalidade, integralidade e eqüidade;

    II - a Assistência Farmacêutica deve ser compreendida como política pública norteadora para a formulação de políticas setoriais, entre as quais destacam-se as políticas de medicamentos, de ciência e tecnologia, de desenvolvimento industrial e de formação de recursos humanos, dentre outras, garantindo a intersetorialidade inerente ao sistema de saúde do país (SUS) e cuja implantação envolve tanto o setor público como privado de atenção à saúde;

    III - a Assistência Farmacêutica trata de um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletivo, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao seu uso racional. Este conjunto envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população;

    IV - as ações de Assistência Farmacêutica envolvem aquelas referentes à Atenção Farmacêutica, considerada como um modelo de prática farmacêutica, desenvolvida no contexto da Assistência Farmacêutica e compreendendo atitudes, valores éticos, comportamentos, habilidades, compromissos e co-responsabilidades na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde, de forma integrada à equipe de saúde. É a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida. Esta interação também deve envolver as concepções dos seus sujeitos, respeitadas as suas especificidades bio-psico-sociais, sob a ótica da integralidade das ações de saúde.


ID
3233920
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Portaria do Ministério da Saúde GM-204/2016 define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública e dá outras providências, estabelecendo que a

Alternativas