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Prova CESPE / CEBRASPE - 2018 - IFF - Professor - Letras/Espanhol


ID
3060865
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi instituído em 2004, com o intuito de assegurar o processo de avaliação da educação superior no Brasil. Os institutos federais avaliados pelo SINAES são equiparados

Alternativas
Comentários
  • O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi instituído em 2004, com o intuito de assegurar o processo de avaliação da educação superior no Brasil. Os institutos federais avaliados pelo SINAES são equiparados

    às universidades federais.


ID
3060868
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, o que possibilita aos estudantes itinerários formativos flexíveis, de acordo com seus interesses, é

Alternativas
Comentários
  • Opção correta: Letra B.

    A organização dos cursos e programas de Educação Profissional Técnica de Nível Médio é feita em eixos tecnológicos, os quais possibilitam itinerários formativos flexíveis, diversificados e atualizados. Art. 3° § 2

    Os eixos tecnológicos estão presentes no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, instituído e organizado pelo Ministério da Educação ou em uma ou mais ocupações da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Art. 12°


ID
3060871
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Federal, um dos regimes de trabalho a que podem se submeter os ocupantes de cargo efetivo é o de

Alternativas
Comentários
  • GAB. C

    Art. 20. O Professor das IFE, ocupante de cargo efetivo do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, será submetido a um dos seguintes regimes de trabalho:

    I - 40 (quarenta) horas semanais de trabalho, em tempo integral, com dedicação exclusiva às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão institucional; ou

    II - tempo parcial de 20 (vinte) horas semanais de trabalho.

  • Gabarito C.

    a. vinte horas semanais, com dedicação exclusiva às atividades de ensino. (Não existe essa possibilidade)

    b. tempo parcial, exclusivo para atividades de gestão institucional. (Não especificou a quantidade de horas e nem os demais funções como ensino, extensão e pesquisa)

    d. tempo integral, sem dedicação exclusiva, apenas para atividades de pesquisa e extensão. (não especificou a quantidade de horas e nem as demais funções como ensino, extensão e pesquisa)

    e. dedicação exclusiva, que implica impedimento do exercício de qualquer outra atividade remunerada, sem exceção. (No regime de dedicação exclusiva, a Lei concede algumas execções como:

    I - remuneração de cargos de direção ou funções de confiança;

    II - retribuição por participação em comissões julgadoras ou verificadoras relacionadas ao ensino, pesquisa ou extensão, quando for o caso)


ID
3060874
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em função das novas tecnologias, o mundo do trabalho tem exigido profissionais cada vez mais polivalentes e capazes de interagir em situações de constantes mutações. A fim de contribuir com isso, a educação profissional tem

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D


ID
3060877
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O currículo dos cursos de educação profissional e tecnológica deve considerar saberes e experiências incorporados pelo trabalhador. Para isso, o projeto pedagógico dos cursos de educação profissional deve

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Parecer CNE/CEB Nº 11/2012, o currículo de Educação Profissional e Tecnológica “deve considerar os saberes e as experiências incorporados pelo trabalhador, o qual tem o seu próprio saber sobre a tecnologia e seu processo de produção.”

    Letra E


ID
3060880
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da educação profissional de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades (ou superdotação), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) A educação profissional para esse público obedece aos princípios e às orientações expressos nos atos normativos que tratam da educação especial.

  • Quando se coloca o estudante com deficiência em escolas ou para fazer testes especificos já se caracteriza a exclusão do mesmo.


ID
3060883
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O projeto político pedagógico das escolas de formação integrada profissional técnica de nível médio deve conceber a formação profissional como

Alternativas
Comentários
  • A Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB 9394/96, no artigo 12, define claramente a incumbência da escola de elaborar o seu projeto pedagógico. Além disso, explicita uma compreensão de escola para além da sala de aula e dos muros da escola, no sentido desta estar inserida em um contexto social e que procure atender às exigências não só dos alunos, mas de toda a sociedade. Ainda coloca, nos artigos 13 e 14, como tarefa de professores, supervisores e orientadores a responsabilidade de participar da elaboração desse projeto. 

    A construção do projeto político-pedagógico numa perspectiva emancipatória se constitui num processo de vivência democrática à medida que todos os segmentos que compõem a comunidade escolar e acadêmica, devem participar, comprometidos com a integridade do seu planejamento, de modo que todos assumem o compromisso com a totalidade do trabalho educativo. Segundo Veiga88, a abordagem do projeto político-pedagógico, como organização do trabalho da escola como um todo, está fundada nos princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita:  

  • Parte integrante da formação geral e inseparável desta.

  • Nas escolas profissionais tecnicas integradas o ensino médio e o cursos profissinalisantes são realizados  simultâneamente, incluseve o estudante abtém uma só matricula, pois, são cursos concomitantes.


ID
3060886
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O behaviorismo busca a construção de uma psicologia científica em que se garanta a objetividade das ciências da natureza. Quando aplicado à educação, o behaviorismo

Alternativas
Comentários
  • Diante da compreensão do Behaviorismo, podemos ver o quanto este pode ser aplicado na educação, levando em consideração que são conhecidos os métodos de ensino programados, o controle e organização das situações de aprendizagem, bem como a elaboração de uma tecnologia de ensino.

    Vejamos agora como isso funciona na escola: o aluno fica conversando durante a aula (comportamento operante) e o professor lhe dá atenção (reforço), estará condicionando este aluno a falar. Em função do que foi exposto pode-se compreender o primeiro princípio do condicionamento operante: todos aqueles comportamentos que os alunos emitem e que pretendemos mantê-los devemos então reforçá-los (LA ROSA 2003).

  • LETRA B

    Define aprendizagem como mudança de comportamento resultante do treino ou da experiência.


ID
3060889
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma das concepções epistemológicas que se preocupa com a integração da experiência vivida com novos conhecimentos, a aprendizagem significativa prioriza

Alternativas
Comentários
  • a participação ativa do estudante no processo de aprendizagem.


ID
3060892
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Portaria MEC n.º 21/2017 conceitua cursos superiores como

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CORRETA: LETRA E


ID
3495022
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Texto 16A1AAA

Cuba, ¿y ahora qué?


      Miguel Díaz-Canel fue elegido el pasado 19 de abril por la Asamblea Nacional de Cuba como nuevo presidente del Consejo de Estado para los próximos cinco años. El cargo podrá ser renovado por otros cinco años, pero no por más de dos legislaturas, tal y como estableció Raúl Castro en 2011. Esta será la primera vez desde la Revolución de 1959 en la que un cubano sin el apellido Castro gobierne formalmente el país.

      Díaz-Canel fue nominado el miércoles 18 de abril por la Comisión Nacional de Candidaturas como presidente del Consejo de Estado pero la decisión correspondía a los 605 diputados que ese mismo día tomaron posesión de sus escaños. En su primer acto como diputados, votaron en secreto para ratificar a los nominados para el órgano ejecutivo o elegir otros nombres. El jueves, el segundo día de esa sesión, se dieron a conocer los resultados y Díaz-Canel fue confirmado por los diputados, con 99,83% de los votos.

      En la sesión, Raúl Castro dijo confiar en el “éxito absoluto” de su sucesor en el cargo por las “virtudes, experiencia y dedicación al trabajo” que había mostrado desde los comienzos de su trayectoria política. Además, sostuvo que el nuevo presidente “había sido el mejor” y desveló que fue “el único superviviente” de un grupo de jóvenes dirigentes a los que la cúpula cubana decidió preparar: “No es improvisado y su ascenso no ha sido fruto del azar ni del apresuramiento”. Finalmente, el hermano menor de los Castro subrayó la “solidez ideológica, sensibilidad política, compromiso y fidelidad hacia la Revolución” del nuevo presidente de 58 años.

Internet: <http://www eitb eu>(con adaptaciones)

Al usar las estrategias de lectura y hacer una pre lectura del texto 16A1AAA, el título de la noticia presentada le ofrece al lector una

Alternativas
Comentários
  • Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta certa, analisaremos todas.
    A) Essa alternativa está errada, pois o título do texto não nos oferece uma inferência através somente de sua leitura.
    B) Essa alternativa está certa, já que o título traz uma previsão do que vai ser falado ao longo do texto, e esse costuma ser o principal objetivo dos títulos.
    C) Essa alternativa está errada, pois o título não oferece uma construção ao leitor sobre a notícia que será apresentada.
    D) Essa alternativa está errada, pois o título não oferece ao leitor uma generalização sobre a temática da notícia.
    E) Essa alternativa está errada, pois o título não oferece ao leitor uma disposição ao risco acerca do texto.

    Logo, podemos concluir que a resposta certa está na alternativa B.

    Gabarito dado pela banca: letra B.
    Gabarito do professor: letra B.

  • GAB B

    predicción.

  • El título de la noticia presentada le ofrece al lector una...

    Título: Cuba, ¿y ahora qué?

    O vocativo Cuba é seguido por uma pergunta que incita o leitor a pensar sobre o que acontecerá, isto é , pensar no tempo vindouro (previsão)

    Resposta: letra b - Predicción


ID
3495025
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Texto 16A1AAA

Cuba, ¿y ahora qué?


      Miguel Díaz-Canel fue elegido el pasado 19 de abril por la Asamblea Nacional de Cuba como nuevo presidente del Consejo de Estado para los próximos cinco años. El cargo podrá ser renovado por otros cinco años, pero no por más de dos legislaturas, tal y como estableció Raúl Castro en 2011. Esta será la primera vez desde la Revolución de 1959 en la que un cubano sin el apellido Castro gobierne formalmente el país.

      Díaz-Canel fue nominado el miércoles 18 de abril por la Comisión Nacional de Candidaturas como presidente del Consejo de Estado pero la decisión correspondía a los 605 diputados que ese mismo día tomaron posesión de sus escaños. En su primer acto como diputados, votaron en secreto para ratificar a los nominados para el órgano ejecutivo o elegir otros nombres. El jueves, el segundo día de esa sesión, se dieron a conocer los resultados y Díaz-Canel fue confirmado por los diputados, con 99,83% de los votos.

      En la sesión, Raúl Castro dijo confiar en el “éxito absoluto” de su sucesor en el cargo por las “virtudes, experiencia y dedicación al trabajo” que había mostrado desde los comienzos de su trayectoria política. Además, sostuvo que el nuevo presidente “había sido el mejor” y desveló que fue “el único superviviente” de un grupo de jóvenes dirigentes a los que la cúpula cubana decidió preparar: “No es improvisado y su ascenso no ha sido fruto del azar ni del apresuramiento”. Finalmente, el hermano menor de los Castro subrayó la “solidez ideológica, sensibilidad política, compromiso y fidelidad hacia la Revolución” del nuevo presidente de 58 años.

Internet: <http://www eitb eu>(con adaptaciones)

El tema principal del texto 16A1AAA pone de relieve el hecho de que

Alternativas
Comentários
  • Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta certa, analisaremos todas.
    A) Essa alternativa está certa, já que isso é posto no primeiro parágrafo do texto e é, de fato, o tema principal.
    B) Essa alternativa está errada, pois, apesar de ser dito no texto que a cúpula cubana preparou previamente os jovens candidatos, essa não é a temática principal do texto.
    C) Essa alternativa está errada, pois, na verdade, é o novo eleito que tem a confiança de Raúl Castro.
    D) Essa alternativa está errada, pois, apesar dessa informação ser verdadeira, não configura o tema principal do texto.
    E) Essa alternativa está errada, pois, apesar de, em seu discurso, o novo eleito declarar fidelidade à Revolução Cubana, esse não é o tema principal do texto.

    Logo, podemos concluir que a resposta certa está na alternativa A.

    Gabarito dado pela banca: letra A.
    Gabarito do professor: letra A.

  • "Esta será la primera vez desde la Revolución de 1959 en la que un cubano sin el apellido Castro gobierne formalmente el país."

    Gab: A

  • GABARITO LETRA A ESSA É A PRIMEIRA VEZ DESDE A REVOLUÇÃO DE 1959 QUE UM CUBANO SEM O SOBRENOME CASTRO GOVERNA FORMALMENTE O PAÍS. FORÇA, FOCO E FÉ !!!
  • El tema principal la mayoria de las veces, son situado en primer párrafo de lo texto.

    "Esta será la primeira vez desde la revolución de 1959 en la que un cubano sin el apellido Castro gobierne formalmente el país"

    GABARITO: LETRA A

    Fé todos los dias

    Sueños son reales

    te veo en posesión

  • Qual o erro da letra D) ??

  • Sem gabarito

    É o primeiro presidente eleito depois da revolução cubana.

    Antes já houve outros.

  • A questão quer saber o tema principal.

    Por usso, se voce ler sem se atentar a isso, achará vários respostas certas


ID
3495028
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Texto 16A1AAA

Cuba, ¿y ahora qué?


      Miguel Díaz-Canel fue elegido el pasado 19 de abril por la Asamblea Nacional de Cuba como nuevo presidente del Consejo de Estado para los próximos cinco años. El cargo podrá ser renovado por otros cinco años, pero no por más de dos legislaturas, tal y como estableció Raúl Castro en 2011. Esta será la primera vez desde la Revolución de 1959 en la que un cubano sin el apellido Castro gobierne formalmente el país.

      Díaz-Canel fue nominado el miércoles 18 de abril por la Comisión Nacional de Candidaturas como presidente del Consejo de Estado pero la decisión correspondía a los 605 diputados que ese mismo día tomaron posesión de sus escaños. En su primer acto como diputados, votaron en secreto para ratificar a los nominados para el órgano ejecutivo o elegir otros nombres. El jueves, el segundo día de esa sesión, se dieron a conocer los resultados y Díaz-Canel fue confirmado por los diputados, con 99,83% de los votos.

      En la sesión, Raúl Castro dijo confiar en el “éxito absoluto” de su sucesor en el cargo por las “virtudes, experiencia y dedicación al trabajo” que había mostrado desde los comienzos de su trayectoria política. Además, sostuvo que el nuevo presidente “había sido el mejor” y desveló que fue “el único superviviente” de un grupo de jóvenes dirigentes a los que la cúpula cubana decidió preparar: “No es improvisado y su ascenso no ha sido fruto del azar ni del apresuramiento”. Finalmente, el hermano menor de los Castro subrayó la “solidez ideológica, sensibilidad política, compromiso y fidelidad hacia la Revolución” del nuevo presidente de 58 años.

Internet: <http://www eitb eu>(con adaptaciones)

Al hacer un recorrido dinámico de lectura ágil de un texto se usa la estrategia de

Alternativas
Comentários
  • Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta certa, de acordo com a estratégia da leitura dinâmica, analisaremos todas.
    A) Essa alternativa está errada, pois a leitura dinâmica não se caracteriza por fazer inferências acerca do texto.
    B) Essa alternativa está certa, já que a estratégia da leitura dinâmica é justamente a realização de uma análise rápida acerca do texto.
    C) Essa alternativa está errada, pois a leitura dinâmica não se caracteriza por previsões feitas sobre o conteúdo textual.
    D) Essa alternativa está errada, pois a estratégia da leitura dinâmica não se caracteriza pelo uso de conhecimentos prévios.
    E) Essa alternativa está errada, pois a estratégia da leitura dinâmica não é marcada pela utilização da estrutura textual.

    Logo, podemos concluir que a resposta certa está na alternativa B.

    Gabarito dado pela banca: letra B.
    Gabarito do professor: letra B.

  • "Segura la pelota"

    (B)

    "PROXPERA"

  • RESOLUÇÃO:

    A estratégia da leitura dinâmica é justamente a realização de uma análise rápida acerca do texto.

    Resposta: B

  • predicción

    Aprenda a pronunciar

    nombre femenino

    1.

    Acción de anunciar un hecho futuro.

    "el descubrimiento y la predicción de hechos nuevos y sorprendentes motiva considerablemente la investigación científica"

    2.

    Hecho o situación que se anuncia que sucederá en el futuro.

    "no se cumplió ninguna de sus predicciones"

  • Estou percebendo que estas questões ajuda para o primeiro contato com o espanhol, mas pelo que percebo são textos voltado para outra linha de atividade, temos que tomar cuidado com o conteúdo em si, pois talvez não nos ajude muito no caso da PRF.

  • Entretanto, caro Jefferson Max, é o que o QC nos oferece no momento. É...vida de concurseiro não é facil!!!

  • A questão fala sobre a destreza do leitor ao se deparar com um texto. Após uma breve leitura, a primeira ação é realizar uma rápida análise do que foi lido, como dito na letra B.

  • Porém, amigos, é possível vir assim na PRF.

  • Não seja um café com leite nos concursos e estude redação. 10% dos aprovados na prova objetiva REPROVARAM na redação no último concurso da PF

    _______________________________________________________________

    Eai concurseiro!?

    Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!?

    Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação.

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ID
3495037
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Plan de clase A:


Objetivos generales: actividades de lectura, comprensión de vocabulario y corrección


Objetivos específicos: utilización de nuevas estructuras


1) Lectura de un texto: el profesor lee el texto en la clase una vez. Los alumnos leerán partes del texto después para la corrección. (de 20 a 30 minutos)

2) Explicación gramatical: selección de partes del texto con la estructura que se quiere aprender. Vocabulario extendido. Explicación en la pizarra, con ejemplos. (20 a 30 minutos)

3) Prácticas: utilización de los ejercicios del libro. Los alumnos responden y el profesor corrige. (15 minutos)

4) Dictado: el profesor escoge otro texto con estructuras similares y hace un dictado al grupo. Corrección en la pizarra. (15 minutos)

5) Deber de casa: escribir un texto con las estructuras aprendidas.


Plan de clase B:


Objetivos generales: actividades de calentamiento y de conexión con la lengua


Objetivos específicos: utilización de nuevas estructuras


1) Actividad: rompehielos, de 5 a 10 minutos, con dinámica sencilla al principio de la clase. Objetivo lingüístico: para refrescar lo visto anterior.

2) Presentación del lenguaje: con texto para crear la necesidad de utilizar una estructura con una función determinada. Los alumnos leen en silencio y luego se abre la discusión en grupo. De 20 a 30 minutos, utilización de un texto, pizarra. Explicaciones gramaticales. Participación activa del grupo.

3) Prácticas: utilización de los ejercicios del libro.

Trabajo individual, en parejas o en grupos. (de 10 a 15 minutos)

Uso de la oralidad y de la escrita en pizarra por parte de los alumnos, momento de auto corrección.

4) Práctica oral: actividades propuestas en clase en parejas y grupos. (15 minutos)

5) Actividad secuencial: tarea en grupo.

Internet: <https://nosotos.wordpress.com>  (con adaptaciones)

Teniendo como base el plan de clase, es correcto afirmar que las metodologías que serán utilizadas para el plan A y para el plan B son, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • alternativa B

    audio lingual y comunicativa.

    Isso porque, o plano de aula a é eminentemente áudio lingual:

    Por sua vez, o plano de aula B é comunicativo:

    - Presentación del lenguaje: con texto para crear la necesidad de utilizar una estructura con una función determinada. Los alumnos leen en silencio y luego se abre la discusión en grupo. De 20 a 30 minutos, utilización de un texto, pizarra. Explicaciones gramaticales. Participación activa del grupo.

    - Práctica oral: actividades propuestas en clase en parejas y grupos. (15 minutos)

    - Actividad secuencial: tarea en grupo.

  • Só acertei porque vi no plano B falando sobre trabalhos em grupos e discussões.

  • audio lingyal para a primeira parte está estranho ;s

  • Os textos que compõem essa questão fazem referência a duas metodologias de ensino de língua estrangeira. Vamos revisar, então, as possibilidades desta questão a fim de relacioná-las aos exemplos de plano de aula e identificar quais são as respostas adequadas. 

    Metodologia Direta 
    Na metodologia direta, a aprendizagem de L2 é feita sem recorrer à L1 – para tanto, a linguagem visual é a principal aliada. A comunicação oral ganha destaque nessa abordagem, em que os fatos são apresentados antes de sua sistematização. Neste modelo, o aluno não tem muita autonomia, cabendo ao professor explicar determinados conceitos. A interação dos alunos acontece principalmente na etapa de consolidação do conteúdo aprendido. 

    Metodologia Áudio-lingual
    Essa metodologia pauta-se na ideia de que a língua é aprendida a partir de um conjunto de hábitos, internalizados pela repetição. Por isso, foca na troca de componentes numa estrutura para possibilitar ao aluno uma variedade de produções possíveis. Os exercícios eram, portanto, basicamente estruturais. O foco era na oralidade com auxílio de alguns elementos materiais. 

    Metodologia de gramática/tradução 
    Essa foi a primeira abordagem de ensino de línguas e se centrava nos conhecimentos e técnicas de ensino do professor. As atividades incluíam, principalmente, tradução de termos, trechos ou mesmo textos de L2 para L1 e vice-versa, atividade para a qual conhecimento estrutural era imprescindível. 

    Metodologia Cognitiva ou Comunicativa 
    Nessa abordagem, sustentada pela noção de que a linguagem é uma expressão do pensamento e essencial para a interação na sociedade, o ensino da L2 foca-se na comunicação a partir de contextos reais de comunicação. Os conteúdos estruturais são estudados de forma intuitiva, com participação crítica dos alunos. 

    Sugestopedia 
    Nesta abordagem, o aluno tem alguma autonomia para definir os assuntos em sala de aula, sugerindo (daí o nome da metodologia) os temas em que tem interesse de se aprofundar, isso porque tem uma visão “holística" das relações sociaisi (tudo o que fazemos interfere, de algum modo, na existência de um Outro). É, portanto, uma abordagem que visa a interação social, o desenvolvimento humano, que entende as múltiplas possibilidades de aprender um determinado conteúdo e aposta na independência dos alunos. Assim, o professor não parte da análise estrutural, mas envolve a classe em atividades de discussão, lúdicas ou divertidas. 

    Metodologia de Resposta Física Total (TPR) 
    A diferença desta abordagem para as demais é o foco na compreensão auditiva por entender que o aprendizado de L2 está próximo à aquisição da L1 por crianças: a partir da assimilação visual e auditiva, o indivíduo seria capaz de compreender os estímulos ao redor e produziria conteúdos em L2 no momento em que se sentir apto a fazê-lo. 

    Agora, vamos voltar aos planos de aula mostrados no exercício. 

    O plano A não apenas traz a utilização de novas estruturas como objetivos específicos, como também aposta em exercícios de base lexical/estrutural, como partir da leitura de um texto, identificar estruturas, explicação no quadro (o que coloca a figura do professor como centro do conhecimento, deixando o aluno mais distanciando do seu processo de aprendizagem) e consolidação do que foi aprendido a partir de exercícios diversos de repetição estrutural. As competências oral e auditiva não são privilegiadas. Esse plano de aula tipicamente associa-se à metodologia áudio-lingual. 

    Já no Plano B, cujo objetivo específico também é a utilização de novas estruturas, temos uma proposta de atividade diferente. Uma dinâmica de “aquecimento" é proposta, proporcionando aos alunos a retomada dos conteúdos anteriormente vistos em um ambiente participativo e descontraído. Em seguida, um texto é proposto para leitura e discussão de conteúdos, dentre eles, os gramaticias, Essas duas atividades tomam cerca de 40 minutos de aula – ou seja, a maior parte da proposta de plano de aula é focada na interação entre os alunos e na consolidação de saberes a partir da troca de experiências e de observações sobre um dado fenômeno linguístico. Isso caracteriza o método comunicativo, que aposta no aprendizado de estruturas e normas gramaticais a partir da participação do grupo e compartilhamento de saberes.

    Passamos, então, às opções de resposta disponíveis. 

    A) O plano A não apenas traz a utilização de novas estruturas como objetivos específicos, como também aposta em exercícios de base lexical/estrutural, como partir da leitura de um texto, identificar estruturas, explicação no quadro (o que coloca a figura do professor como centro do conhecimento, deixando o aluno mais distanciando do seu processo de aprendizagem) e consolidação do que foi aprendido a partir de exercícios diversos de repetição estrutural. As competências oral e auditiva não são privilegiadas. Esse plano de aula tipicamente associa-se à metodologia áudio-lingual. 

    Já no Plano B, cujo objetivo específico também é a utilização de novas estruturas, temos uma proposta de atividade diferente. Uma dinâmica de “aquecimento" é proposta, proporcionando aos alunos a retomada dos conteúdos anteriormente vistos em um ambiente participativo e descontraído. Em seguida, um texto é proposto para leitura e discussão de conteúdos, dentre eles, os gramaticias, Essas duas atividades tomam cerca de 40 minutos de aula – ou seja, a maior parte da proposta de plano de aula é focada na interação entre os alunos e na consolidação de saberes a partir da troca de experiências e de observações sobre um dado fenômeno linguístico. Isso caracteriza o método comunicativo, que aposta no aprendizado de estruturas e normas gramaticais a partir da participação do grupo e compartilhamento de saberes. INCORRETA 

    B) O plano A não apenas traz a utilização de novas estruturas como objetivos específicos, como também aposta em exercícios de base lexical/estrutural, como partir da leitura de um texto, identificar estruturas, explicação no quadro (o que coloca a figura do professor como centro do conhecimento, deixando o aluno mais distanciando do seu processo de aprendizagem) e consolidação do que foi aprendido a partir de exercícios diversos de repetição estrutural. As competências oral e auditiva não são privilegiadas. Esse plano de aula tipicamente associa-se à metodologia áudio-lingual. 

    Já no Plano B, cujo objetivo específico também é a utilização de novas estruturas, temos uma proposta de atividade diferente. Uma dinâmica de “aquecimento" é proposta, proporcionando aos alunos a retomada dos conteúdos anteriormente vistos em um ambiente participativo e descontraído. Em seguida, um texto é proposto para leitura e discussão de conteúdos, dentre eles, os gramaticias, Essas duas atividades tomam cerca de 40 minutos de aula – ou seja, a maior parte da proposta de plano de aula é focada na interação entre os alunos e na consolidação de saberes a partir da troca de experiências e de observações sobre um dado fenômeno linguístico. Isso caracteriza o método comunicativo, que aposta no aprendizado de estruturas e normas gramaticais a partir da participação do grupo e compartilhamento de saberes. CORRETA 

    C) O plano A não apenas traz a utilização de novas estruturas como objetivos específicos, como também aposta em exercícios de base lexical/estrutural, como partir da leitura de um texto, identificar estruturas, explicação no quadro (o que coloca a figura do professor como centro do conhecimento, deixando o aluno mais distanciando do seu processo de aprendizagem) e consolidação do que foi aprendido a partir de exercícios diversos de repetição estrutural. As competências oral e auditiva não são privilegiadas. Esse plano de aula tipicamente associa-se à metodologia áudio-lingual. 

    Já no Plano B, cujo objetivo específico também é a utilização de novas estruturas, temos uma proposta de atividade diferente. Uma dinâmica de “aquecimento" é proposta, proporcionando aos alunos a retomada dos conteúdos anteriormente vistos em um ambiente participativo e descontraído. Em seguida, um texto é proposto para leitura e discussão de conteúdos, dentre eles, os gramaticias, Essas duas atividades tomam cerca de 40 minutos de aula – ou seja, a maior parte da proposta de plano de aula é focada na interação entre os alunos e na consolidação de saberes a partir da troca de experiências e de observações sobre um dado fenômeno linguístico. Isso caracteriza o método comunicativo, que aposta no aprendizado de estruturas e normas gramaticais a partir da participação do grupo e compartilhamento de saberes. INCORRETA 

    D) O plano A não apenas traz a utilização de novas estruturas como objetivos específicos, como também aposta em exercícios de base lexical/estrutural, como partir da leitura de um texto, identificar estruturas, explicação no quadro (o que coloca a figura do professor como centro do conhecimento, deixando o aluno mais distanciando do seu processo de aprendizagem) e consolidação do que foi aprendido a partir de exercícios diversos de repetição estrutural. As competências oral e auditiva não são privilegiadas. Esse plano de aula tipicamente associa-se à metodologia áudio-lingual. 

    Já no Plano B, cujo objetivo específico também é a utilização de novas estruturas, temos uma proposta de atividade diferente. Uma dinâmica de “aquecimento" é proposta, proporcionando aos alunos a retomada dos conteúdos anteriormente vistos em um ambiente participativo e descontraído. Em seguida, um texto é proposto para leitura e discussão de conteúdos, dentre eles, os gramaticias, Essas duas atividades tomam cerca de 40 minutos de aula – ou seja, a maior parte da proposta de plano de aula é focada na interação entre os alunos e na consolidação de saberes a partir da troca de experiências e de observações sobre um dado fenômeno linguístico. Isso caracteriza o método comunicativo, que aposta no aprendizado de estruturas e normas gramaticais a partir da participação do grupo e compartilhamento de saberes. INCORRETA 

    E) O plano A não apenas traz a utilização de novas estruturas como objetivos específicos, como também aposta em exercícios de base lexical/estrutural, como partir da leitura de um texto, identificar estruturas, explicação no quadro (o que coloca a figura do professor como centro do conhecimento, deixando o aluno mais distanciando do seu processo de aprendizagem) e consolidação do que foi aprendido a partir de exercícios diversos de repetição estrutural. As competências oral e auditiva não são privilegiadas. Esse plano de aula tipicamente associa-se à metodologia áudio-lingual. 

    Já no Plano B, cujo objetivo específico também é a utilização de novas estruturas, temos uma proposta de atividade diferente. Uma dinâmica de “aquecimento" é proposta, proporcionando aos alunos a retomada dos conteúdos anteriormente vistos em um ambiente participativo e descontraído. Em seguida, um texto é proposto para leitura e discussão de conteúdos, dentre eles, os gramaticias, Essas duas atividades tomam cerca de 40 minutos de aula – ou seja, a maior parte da proposta de plano de aula é focada na interação entre os alunos e na consolidação de saberes a partir da troca de experiências e de observações sobre um dado fenômeno linguístico. Isso caracteriza o método comunicativo, que aposta no aprendizado de estruturas e normas gramaticais a partir da participação do grupo e compartilhamento de saberes. INCORRETA 

    Gabarito da Professora: Letra B. 

    REFERÊNCIAS: 

    BRAVO, Q.; MANRÍQUEZ, A. E. V.; AVALO, C. B. Z.; CONSTANZA, P. La sugestopedia como estrategia metodológica de enseñanza del idioma inglés. (Monografia) Universidad del Bío-Bío – Facultad de Educación y Humanidades. Chillán: Chile, 2016, 112p. Disponível em: Site do Repositorio Digital Sistema de Bibliotecas Universidad del Bío-Bío. Acesso em: 29 Out. 2021. 

    AMORAS, A. V. Principais metodologias de ensino de Francês Língua Estrangeira. In: Estação Científica (UNIFAP). Macapá, v. 2, n. 2, p. 41-53, jul./dez., 2012.

ID
3495040
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

“Vuelvo en cinco minutos” (cartel colgado en la puerta de un comercio).


Ante ese cartel, un turista extranjero piensa: “— Hace media hora que estoy esperando que abran”.


En esta situación, el turista

Alternativas
Comentários
  • Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta certa, analisaremos todas.
    A) Essa alternativa está errada, pois, a partir da mensagem escrita no cartaz, não podemos dizer que o turista nunca mais irá voltar a esse estabelecimento.
    B) Essa alternativa está errada, pois, na verdade, o turista diz que já está esperando há meia hora e, pelo visto, não sabe quando irão abrir.
    C) Essa alternativa está errada, pois o turista percebe que a cultura sobre o tempo do seu país não é igual ao do país em que ele está.
    D) Essa alternativa está errada, pois o turista entende, sim, a mensagem.
    E) Essa alternativa está certa, já que, a partir do que está escrito no cartaz e da fala do turista, podemos perceber que ele não compreende que há uma diferença cultural entre os países sobre a questão do tempo. Neste caso, parece que, no país em que ele está, "5 minutos" não são exatamente 5, contados no relógio, mas sim "poucos minutos" ou "daqui a pouco".

    Logo, podemos concluir que a resposta certa está na alternativa E.

    Gabarito dado pela banca: letra E.
    Gabarito do professor: letra E.

  • alternativa E

    no consigue entender la diferencia cultural sobre el tiempo.

    Isso porque, a mensagem colada na porta do estabelecimento comercial previa que: o funcionário retornasse dentro de 5 minutos.

    Todavia, o turista de outro país estava há 30 minutos no local, aguardando a abertura da loja.

    Portanto, o turista não conseguiu entender a diferença entre 5 minutos em seu país e 5minutos em um país estrangeiro.

  • Aí é o famoso: Já estou chegando! ou o famigerado: Em 5 minutinhos, eu chego aí. Uma pessoa que mora na Suíça jamais entenderia o fato de um brasileiro falar que chega em 5 minutos, mas demora mais de 2 horas para aparecer. É basicamente isso a questão.

  • Gab E, vida real A...kkkkkkk

  • Nem o turista e nem eu.

    Marquei B kkk

  • Discordo do gabarito, marquei B.

  • É só lembrar daquelas plaquinhas "volto já" ou se não o que falamos no cotidiano "1 min te respondo" kkkkk e só volta e responde "1 ano depois" kkkkkkkkk levou ao pé da letra os 5 minutos, esses gringos...

  • Qual o problema da alternativa D?

    Ele teve dificuldade em entender a mensagem...

  • CONCORDO COM OS COLEGAS SOBRE A LETRA

    = B

    SERIA DE FATO O GBT.

    QUALSERIA O ERRO DA B

  • Questão absolutamente subjetiva. A, B ou E poderiam ser o gabarito. Marquei B.

  • Yo no fue al Europa, como voy a pensar como ellos?

  • O cara não entende pq não abriu o estabelecimento no tempo escrito no jornal , por isso , infere que o tempo pode ter uma diferença cultural do seu país para esse . acho que e isso kkk


ID
3495046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

    Evidentemente, al día de hoy, muchas críticas podrían tejerse sobre los materiales usados en la clase de enseñanza de lengua española: introducción de materiales no auténticos, muchas veces descontextualizados y en los que alumnos debían asumir papeles teatrales de sujetos con los que no les unía la menor identidad o familiaridad, ni siquiera afinidad, la traición al concepto de enfoque comunicativo que supondría colocar elementos gramaticales en estado puro, sin un trabajo didáctico adecuado, el espacio marginal y subalterno de lo cultural, el rol secundario del alumno como sujeto y del grupo de alumnos en el proceso. Y, sin embargo, esa introducción de los diálogos (pese a los problemas expuestos) supuso un decisivo avance, quizás mucho mayor de lo que pudiera salvar la crítica contemporánea.

      La nueva estructura de los programas y métodos suponía introducir de manera consciente o no el elemento dialógico. Un profesor con formación constructivista o mera intuición dialógica podía dar entrada en el espacio de la clase a las voces de los estudiantes (o estos mismos abrirlo con el nuevo poder que los nuevos tiempos les otorgaban), y por tanto incorporar una vía para la manifestación de una cultura e identidad propias, en diálogo con la cultura e identidad del profesor o de otros estudiantes, aunque para conseguirlo debería en cierta forma dejarse de seguirse literalmente el libro, muchas veces denominado método, para introducir nuevas posibilidades. Obviamente tales elementos culturales y de identidad eran imposibles de predecir por el buen autor, por la propia naturaleza de enorme variedad de orígenes, culturas y circunstancias de los estudiantes. De esta forma, la cultura seguía formalmente fuera del sistema, pero suponemos que, penetrada discretamente en las prácticas pedagógicas de enseñanza del español, por la decisiva intuición de su necesidad, que el nuevo papel de la cultura debería exigir.

Internet: <www.mecd.gob.es> (con adaptaciones)

Con respecto a las ideas del texto precedente y teniendo en cuenta el aspecto formativo de la enseñanza del español es correcto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta certa, analisaremos todas.
    A) Essa alternativa está errada, pois no texto é dito que, muitas das vezes, os alunos não se identificam com o conteúdo dos livros didáticos, não conseguem ter nenhuma familiaridade cultural, e isso prejudica o processo de aprendizagem.
    B) Essa alternativa está errada, pois, na verdade, em "os diálogos" não é dito que o diálogo era proveniente de contextos espanhóis necessariamente, e sim do contexto cultural do professor e dos alunos.
    C) Essa alternativa está errada, pois no texto não é dito que os materiais didáticos devem ser deixados completamente de lado.
    D) Essa alternativa está certa, já que, de fato, o professor precisa respeitar a identidade cultural do grupo de alunos, pois o ensino deve ser contextualizado, pois, sem essa contextualização, o processo de aprendizagem fica prejudicado.
    E) Essa alternativa está errada, já que no texto não é dito que a intuição do professor é supérflua, além do que os materiais didáticos por si só não são o suficiente para o êxito no processo de ensino e aprendizagem.

    Sendo assim, podemos concluir que a resposta certa está na alternativa D.

    Gabarito dado pela banca: letra D.
    Gabarito do professor: letra D.

  • RESOLUÇÃO:

    De acordo como o texto, o professor precisa respeitar a identidade cultural do grupo de alunos, pois o ensino deve ser contextualizado, pois, sem essa contextualização, o processo de aprendizagem fica prejudicado.

    Resposta: D

  • TRECHO DO TEXTO:

    ''Un profesor con formación constructivista o mera intuición dialógica podía dar entrada en el espacio de la clase a las voces de los estudiantes (o estos mismos abrirlo con el nuevo poder que los nuevos tiempos les otorgaban), y por tanto incorporar una vía para la manifestación de una cultura e identidad propias, en diálogo con la cultura e identidad del profesor o de otros estudiantes, aunque para conseguirlo debería en cierta forma dejarse de seguirse literalmente el libro, muchas veces denominado método, para introducir nuevas posibilidades.''

  • GAB D

    el papel del profesor es entender la importancia del respeto de la identidad del grupo, de su contexto, para que el alumno consiga convertirse en sujeto del propio proceso de aprendizaje.

    ENTENDI QUE :

    1)OS PROFESSORES E ALUNOS SOFREM COM LIVROS NÃO DIDATICOS.

    2) PROCESSO DE APRENDIZAGEM COM A CULTURA E COM INDRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS É MELHOR

    4) RESPEITO A IDENTIDADE CULTURAL DE CADA GRUPO

    5) O ALUNO SER SEU PRÓPRIO SUJEITO DO PROCESSO DE APRENDIAGEM E NÃO O PROFESSOR .

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ID
3495049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

      De acuerdo con los preceptos del abordaje comunicativo, lo más importante a ser considerado es el hecho comunicativo. En este sentido la preocupación con la forma lingüística cae a un segundo plano y se le da una mayor atención a la función de la comunicación. Para que la competencia comunicativa consiga llegar a realizarse son propuestos algunos principios que tienen como principal objetivo la promoción de la comunicación en la lengua que se está estudiando.

      El modelo de competencia comunicativa para el desarrollo de programas de enseñanza de lengua española sólo vino a ser sistematizado por Canale e Swain (1980) en Canadá y más tarde fue modificado por Canale (1983) quien propuso un modelo final que integrase las cuatro habilidades: oír, hablar, leer y escribir. Junto a estas habilidades se encuentran las cuatro competencias más importantes: la gramatical, la sociolingüística, la discursiva y la estratégica.

Internet: <http://repositorio.ufc.br> (traducido y adaptado)

Según el texto precedente, el presupuesto más importante en el proceso de enseñanza-aprendizaje de lengua extranjera es

Alternativas
Comentários
  • Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta correta em relação ao texto acima, analisaremos todas:
    A) Essa alternativa está errada, pois, de acordo com o texto, esse não é o pressuposto mais importante.
    B) Essa alternativa está errada, pois, de acordo com o texto, esse não é o pressuposto mais importante.
    C) Essa alternativa está certa, já que na primeira linha do texto se diz que, de acordo com o preceitos da abordagem comunicativa, o mais importante a ser considerado é o ato comunicativo, ou seja, a prioridade de comunicação.
    D) Essa alternativa está errada, pois esse não pode ser considerado o pressuposto mais importante.
    E) Essa alternativa está errada, pois esse não pode ser considerado o pressuposto mais importante.

    Logo, podemos concluir que a resposta certa está na alternativa C.

    Gabarito dado pela banca: letra C.
    Gabarito do professor: letra C.

  • "De acuerdo con los preceptos del abordaje comunicativo, lo más importante a ser considerado es el hecho comunicativo. "

    la prioridad de la comunicación.

    gab c

  • C) Essa alternativa está certa, já que na primeira linha do texto se diz que, de acordo com o preceitos da abordagem comunicativa, o mais importante a ser considerado é o ato comunicativo, ou seja, a prioridade de comunicação.

    De acuerdo con los preceptos del abordaje comunicativo, lo más importante a ser considerado es el hecho comunicativo

    Professor do qc

  • Yo no lo conozco, señor

  • lo más importante a ser considerado es el hecho comunicativo.

  • Según el texto:

    El precepto más importante es la comunicación.

    GABARITO: LETRA C

    Fe todos los dias

    Sueños son reales

    te veo en possesión

  • Primeiro período do texto (1º parágrafo).

    "... comunicativo"

  • Dios mio.

  • lo más importante a ser considerado es el hecho comunicativo


ID
3495052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

    La profesora norteamericana Lee (2010) llevó a cabo un estudio sobre un grupo de diecisiete estudiantes universitarios que mantuvieron blogs personales durante catorce semanas. La interacción producida gracias a comentarios de los compañeros y a correcciones lingüísticas de la profesora tuvo un impacto positivo posterior sobre la fluidez escrita. Ese mismo año, el estudio de Rivens Mompean (2010) se centró en la creación de un blog por parte de grupos de tres o cuatro estudiantes franceses de inglés y tenía como objetivo medir el valor añadido pedagógico del blog para el desarrollo de la expresión escrita. El análisis cuantitativo de las interacciones mostró el éxito del proyecto en lo que a participación se refiere, aunque hubo gran disparidad en el nivel de aquellas. Desde un punto de vista cualitativo, también resultó positivo, pese a que el blog no se percibió como real sino con fines educativos. Además, la autora concluyó que hay que debatir el papel de las correcciones lingüísticas en este tipo de herramientas ya que cohíben a los participantes.

Internet:<www.webs.ulpgc.es> (con adaptaciones)

Teniendo en cuenta el uso de las nuevas tecnologías, es correcto afirmar que el estudio sobre los blogs en clase de lengua que es citado en el texto precedente

Alternativas
Comentários
  • Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta certa, analisaremos todas. 
    A) Essa alternativa está certa, pois no texto, mais precisamente na terceira linha, é dito que o impacto do projeto foi positivo sobre a fluidez da escrita; mas nas últimas linhas, também é posto que o autor concluiu que é necessário debater sobre o papel das correções linguísticas nesse tipo de ferramenta, já que podem coibir os participantes.
    B) Essa alternativa está errada, pois o estudo teve, sim, um impacto significativo.
    C) Essa alternativa está errada, pois isso não foi mostrado no estudo.
    D) Essa alternativa está errada, pois, na verdade, não é dito que um resultado foi mais importante que outro.
    E) Essa alternativa está errada, pois, na verdade, é posto que houve disparidade entre os alunos.

    Logo, concluímos que a resposta certa está na alternativa A.

    Gabarito dado pela banca: letra A.
    Gabarito do professor: letra A.

  • Gab: A

    "la autora concluyó que hay que debatir el papel de las correcciones lingüísticas en este tipo de herramientas ya que cohíben a los participantes."

  • Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta certa, analisaremos todas. 

    A) Essa alternativa está certa, pois no texto, mais precisamente na terceira linha, é dito que o impacto do projeto foi positivo sobre a fluidez da escrita; mas nas últimas linhas, também é posto que o autor concluiu que é necessário debater sobre o papel das correções linguísticas nesse tipo de ferramenta, já que podem coibir os participantes.

    B) Essa alternativa está errada, pois o estudo teve, sim, um impacto significativo.

    C) Essa alternativa está errada, pois isso não foi mostrado no estudo.

    D) Essa alternativa está errada, pois, na verdade, não é dito que um resultado foi mais importante que outro.

    E) Essa alternativa está errada, pois, na verdade, é posto que houve disparidade entre os alunos.

    Logo, concluímos que a resposta certa está na alternativa A.

    Gabarito do professor: letra A.

  • "Segura la niña"

  • Estoy lascadita

  • Me divirto demais com os comentários.

  • PUERRA PRF!

  • Para PRF em inglês #cry em espanhol #llorar

  • Ultimo períoro "la autora concluyó que hay que debatir el papel de las correcciones lingüísticas en este tipo de herramientas ya que cohíben a los participantes."

    Alt. A) fue positivo, aunque hay que tener cuidado con las correcciones que pueden reprimir la participación de los estudiantes.

  • O bom é que a professora tem feito comentários excelentes...

  • Já posso abordar os gringos hablando espanhol! kkkkkk

  • Essa professora poderia ao menos traduzir as alternativas... Ganhar pra comentar isso... Só pode estar fazendo caridade

  • a mi no me gusta pero tengo que estudiar q llorar n adianta kkkkkk #PRF
  • Até "acredito" entender o texto, mas quando chega nas alternativas, parece que estou lendo em braille

  • puet@ quie pari gloriosa


ID
3495058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Después de los finales un grupo de alumnos universitarios se reúne y el tema principal es la dificultad en las pruebas.


Si vosotros hubieran sabido la

contestación, estamos seguros

de que nos la habrían dicho.


Determine respectivamente los tiempos verbales destacados en la frase anterior.

Alternativas
Comentários
  • Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta certa com relação à classificação dos verbos acima, analisaremos todas.
    A) Essa alternativa está errada, pois nenhuma das duas locuções verbais foi classificada corretamente aqui.
    B) Essa alternativa está errada, pois nenhuma das duas locuções verbais foi classificada corretamente aqui.
    C) Essa alternativa está errada, pois somente a segunda locução verbal foi classificada corretamente
    D) Essa alternativa está errada, pois nenhuma das duas locuções verbais foi classificada corretamente aqui.
    E) Essa alternativa está certa, já que o pretérito "pluscuamperfecto del subjuntivo"  é formado pelo verbo HABER NO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO + PARTICÍPIO; e o "condicional perfecto" é formado pelo verbo HABER NO CONDICIONAL SIMPLES + PARTICÍPIO.

    Logo, podemos concluir que a resposta certa está na alternativa E.

    Gabarito dado pela banca: letra E.
    Gabarito do professor: letra E.

  • Não sabia o que significava "pluscuamperfecto", mas sei que a mesma expressão (hubieran sabido) em português é do subjuntivo. Opção E.

  • RESOLUÇÃO:

    O pretérito "pluscuamperfecto do subjuntivo" é formado pelo verbo HABER NO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO + PARTICÍPIO; e o "condicional perfeito" é formado pelo verbo HABER NO CONDICIONAL SIMPLES + PARTICÍPIO.

     

    Resposta: E

  • pluscuamperfecto = Pretérito mais-que-perfeito

  • habrían dicho. = teriam dito

  • Gabarito Letra E

    Para o pessoal que nao tem assinatura.

    Comentario do professor:

    Já que o pretérito "pluscuamperfecto del subjuntivo" é formado pelo verbo HABER NO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO + PARTICÍPIO; e o "condicional perfecto" é formado pelo verbo HABER NO CONDICIONAL SIMPLES + PARTICÍPIO.

    Bons Estudos!

  • Se o português JÁ não e fácil, imagina a língua estrangeira.


ID
3495061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

    Pues no soy mujer que a alguno

    de mujer pueda servirle

    y solo sé que mi cuerpo,

    Sin que a uno u otro se incline

    Es neutro, o abstracto, cuanto

    sólo el alma deposite.

Internet: <https://cdeassis.wordpress.com>

El poema anterior tiene como autora a Sor Juana Inés de la Cruz y el estilo literario hispanoamericano al que pertenece es

Alternativas
Comentários
  • Bem, eu não sou uma mulher que alguém

       de uma mulher pode te servir

       e eu só sei que meu corpo,

       Sem um ou outro inclinado

       É neutro, ou abstrato, quanto

       apenas o depósito da alma.

    Google tradutor

    O PROFESSOR DEVERIA EXPLICAR PQ É BARROCO,MDS!!

  • Estudei esta matéria na faculdade, a parte da literatura espanhola, mas não lembro de nada. Nem formado sabe. kkkkk

  • qconcurso, a resposta da professora é vergonhosa. Copia e cola.
  • a professora não responde uma e quando o faz é a vergonha aí... pelo amor de Deus...
  • A poesia barroca é aquela que foi desenvolvida durante o período do barroco. O barroco, ou seiscentismo, foi um movimento artístico e literário que teve início no século XV durante o renascimento europeu.

    • Dualidade, contradição e complexidade;
    • Obscurantismo e sensualismo;
    • Temas religiosos e profanos;
    • Preciosismo vocabular;
    • Valorização dos detalhes;
    • Linguagem rebuscada, dramática e exagerada;
    • Uso de figuras de linguagem: antítese, paradoxo, hipérbole e metáforas;
    • Cultismo ou Gongorismo (jogo de palavras);
    • Conceptismo ou Que vedismo (jogo de ideias).

    https://www.todamateria.com.br/poesia-barroca/

  • Lendo o poema não dá pra saber se é barroco ou não. Só tendo conhecimento prévio de quem é Sor Juana Inés de la Cruz.

  • Não seja um café com leite nos concursos e estude redação. 10% dos aprovados na prova objetiva REPROVARAM na redação no último concurso da PF

    _______________________________________________________________

    Eai concurseiro!?

    Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!?

    Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação.

    Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. https://go.hotmart.com/W44743476R

  • Não seja um café com leite nos concursos e estude redação. 10% dos aprovados na prova objetiva REPROVARAM na redação no último concurso da PF

    _______________________________________________________________

    Eai concurseiro!?

    Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!?

    Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação.

    Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. https://go.hotmart.com/W44743476R

  • Sor Juana Inés de la Cruz foi uma freira mexicana do século XVII, considerada a primeira feminista do México. Em um momento em que as mulheres não tinham direito a saber ler ou escrever, a menos que fossem membros das elites, Sor Juana Inés ficou famosa por produzir diversos gêneros literários, de poemas a peças de teatro. Sua obra mais famosa, “Inundación castálida", é uma compilação de poemas de amor dedicados à condessa de Paredes. 

    Para identificar a qual gênero literário se associa o trecho em questão, é preciso notar que o texto em questão trata-se de um poema, estruturado, portanto, em estrofes e versos. Isso já elimina duas opções: os gêneros dramático (texto estruturado em formato de roteiro teatral, com indicação das personagens, explicações sobre posicionamento em cena, tom de voz, etc) e o bibliográfico (um gênero textual narrativo, portanto em prosa, não em versos). O texto de Juana Inés apresenta 6 estrofes, cujo primeiro verso não apresenta rima e os demais rimam alternadamente. Cada verso tem 7 sílabas poéticas (heptassílabos ou redondilha maior). Essas características já eliminam o gênero literário épico (que contém estrofes de 8 versos e com rimas alternadas nos 6 primeiros versos e entre si nos dois últimos). Sobram-nos, então, apenas os gêneros barroco e ensaio. O ensaio é um gênero textual opinativo em que juízos de valor sobre um determinado tópico são expostos em uma tentativa de reflexão subjetiva, podendo apresentar uma variedade de discursos (narrativo, argumentativo, expositivo), mas estruturado em prosa, o que nos leva ao barroco como gênero literário do poema exposto no exercício. 

    Sobre as características específicas do barroco na literatura e que podem ser encontradas no trecho acima, destacam-se a linguagem rebuscada, com recursos como a inversão sintática (por exemplo: o terceiro verso continua no quinto verso, mas é interrompido pelo quarto; a rima na última sílaba poética em detrimento da última sílaba gramatical, o que confere também algum refinamento na produção das rimas); o conceptismo, ou seja, o raciocínio lógico, os “jogos de ideias", marcado pela referência à inclinação do corpo enquanto um gesto de humildade perante Deus e de reverência perante os reis, porém uma atitude que, do ponto de vista do eu-lírico, não será realizado para qualquer pessoa (“no soy mujer que a alguno / de mujer pueda servirle"); a menção a temas religiosos, como o subentendimento da reverência a Deus e a menção do corpo ser depósito da alma.

    Vamos às opções que a questão nos apresenta:

    A) O texto de Juana Inés apresenta 6 estrofes, cujo primeiro verso não apresenta rima e os demais rimam alternadamente. Cada verso tem 7 sílabas poéticas (heptassílabos ou redondilha maior). Essas características já eliminam o gênero literário épico (que contém estrofes de 8 versos e com rimas alternadas nos 6 primeiros versos e entre si nos dois últimos). INCORRETA

    B) O ensaio é um gênero textual opinativo em que juízos de valor sobre um determinado tópico são expostos em uma tentativa de reflexão subjetiva, podendo apresentar uma variedade de discursos (narrativo, argumentativo, expositivo), mas estruturado em prosa. INCORRETA

    C) Sobre as características específicas do barroco na literatura e que podem ser encontradas no trecho acima, destacam-se a linguagem rebuscada, com recursos como a inversão sintática (por exemplo: o terceiro verso continua no quinto verso, mas é interrompido pelo quarto; a rima na última sílaba poética em detrimento da última sílaba gramatical, o que confere também algum refinamento na produção das rimas); o conceptismo, ou seja, o raciocínio lógico, os “jogos de ideias", marcado pela referência à inclinação do corpo enquanto um gesto de humildade perante Deus e de reverência perante os reis, porém uma atitude que, do ponto de vista do eu-lírico, não será realizado para qualquer pessoa (“no soy mujer que a alguno / de mujer pueda servirle"); a menção a temas religiosos, como o subentendimento da reverência a Deus e a menção do corpo ser depósito da alma. CORRETA

    D) O gênero dramático é composto de um texto estruturado em formato de roteiro teatral, com indicação das personagens, explicações sobre posicionamento em cena, tom de voz, etc. INCORRETA

    E) O gênero bibliográfico é um gênero textual narrativo, portanto em prosa, não em versos. Além disso, ele visa narrar a história de vida de uma determinada pessoa, exaltando seus grandes feitos. INCORRETA



    Gabarito da Professora: Letra C.

ID
3495064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

    O séc. XX instaura um corte na episteme do século que o antecede ao modificar radicalmente o rumo dos estudos literários. Em vez da concepção de literatura como epifenômeno social ou como ramo de uma ciência hegemônica da qual todas as outras disciplinas derivassem, ou, ainda, como projeção narcísica do sujeito fruidor, dá-se ênfase agora à produção do discurso e às diferenciações discursivas e, em consequência, às indagações acerca da especificidade da literatura e da relação que esta mantém com a “realidade”, em contraposição a outras modalidades de discurso. Nesse contexto, surgem duas linhas de abordagem do literário, conforme a orientação teórica que as caracteriza predominantemente: as abordagens de cunho prevalentemente linguístico e as de cunho prevalentemente cultural, como as distingue Luiz Costa Lima, sem, contudo, deixar de assinalar os traços comuns que as correlacionam.

Sônia Lúcia Ramalho de Farias Graphos v 10,

n º 2 João Pessoa, dez /2008 (com adaptações)

A abordagem literária de cunho prevalentemente cultural mencionada no texto inclui

Alternativas
Comentários
  • interpretação de txt?

  • O que é isso :(

  • Deus me livre disso!

  • "Tá" amarrado em nome de Jesus!

  • GABARITO E

    Se você não quer ser professor de português, pode pular essa.

  • Dracarys!

  • Que tiro foi esse?

  • Cara, na boa viu! Afff

  • Isso não é interpretação de texto. Reportem.

  • Tá é amarado uma prova dessa. Não sei responder uma com certeza kkk

  • entendi nada kkkk... Cespe? Não, o inimigo
  • "em consequência, às indagações acerca da especificidade da literatura e da relação que esta mantém com a “realidade”, em contraposição a outras modalidades de discurso." Falou em realidade, pensamos logo em sociedade, aí entra Max

  • Ainda tentando entender a relação entre o fragmento de texto e o que a questão quer como resposta.


ID
3495067
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

    Com as transformações recentes nas práticas culturais, especialmente com o surgimento de novas mídias, o discurso interartes passa a interessar-se por fenômenos contemporâneos que envolvem textos (agora entendidos em acepção mais ampla na perspectiva semiótica) nem sempre considerados artísticos no sentido tradicional, além de textos híbridos que encontram dificuldades de ser situados no sistema acadêmico. Os estudos interartes podem ser, desse modo, absorvidos pelo estudo das inter-relações e interações entre as várias mídias, entre elas a palavra e a imagem.

Juliana Steil e Enéias Farias Tavares Letras v 25, n º 51

Santa Maria, jul -dez /2015, p 7-11 (com adaptações)

Considerando as ideias do texto precedente, assinale a opção que indica conceitos fundamentais para o reconhecimento da peculiaridade definidora dos estudos interartes. 

Alternativas
Comentários
  • C

    (...) o discurso interartes passa a interessar-se por fenômenos contemporâneos que envolvem textos (...)

    (...) estudos interartes podem ser, desse modo, absorvidos pelo estudo das inter-relações e interações entre as várias mídias, entre elas a palavra e a imagem.


ID
3495070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Afinal, qual é a possibilidade de o que se compreende por literatura desde, pelo menos, o século XVIII, sobreviver como expressão cultural significativa e representativa nesse contexto caracterizado pela ubiquidade das mídias, pela transcodificação das linguagens em linguagem digital, pelas novas práticas de leitura que não mais se restringem à página impressa?

      Não é simples responder a esse questionamento, dada a complexidade do fenômeno literário, que não se limita a injunções de ordem estética, mas que envolve uma intricada rede de outros elementos que se articulam entre si: a produção (escrita, edição e publicação), a leitura, a circulação. O desafio é, então, compreender esse feixe complexo de elementos em um contexto em que escrever e publicar, ler e legitimar um texto como literário se faz no interior da ubiquidade das mídias, a partir da linguagem digital, em suportes de leitura eletrônicos.

Rejane Cristina Rocha Estudos de literatura brasileira

contemporânea n º 47, jan /jun 2016, p 11-7 (com adaptações)

Acerca da relação entre a estética literária e as mídias digitais conforme a abordagem do texto apresentado, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    Achei a resposta por eliminação e inferência

    "desafio é, então, compreender esse feixe complexo de elementos em um contexto em que escrever e publicar, ler e legitimar um texto como literário se faz no interior da ubiquidade das mídias, a partir da linguagem digital, em suportes de leitura eletrônicos."

    Já que a copreensão de um texto literário está no interior todas as mídias, a sua avaliação se modifica também com elas.

    Significado de Ubiquidade: substantivo feminino

    Característica do que existe ou está praticamente na maioria dos lugares.

    Onipresença; capacidade divina de estar, ao mesmo tempo, em todos os lugares.

  • Confesso que fiquei em dúvida entre as alternativas "a" e "b", dados estes trechos:

    Afinal, qual é a possibilidade de o que se compreende por literatura desde, pelo menos, o século XVIII, sobreviver como expressão cultural significativa e representativa nesse contexto caracterizado pela ubiquidade das mídias (...) ?

    O desafio é, então, compreender esse feixe complexo de elementos em um contexto em que escrever e publicar, ler e legitimar um texto como literário se faz no interior da ubiquidade das mídias.

    Ora, se a ubiquidade das mídias ameaça aquilo que se compreende por literatura e impõe o desafio de se legitimar um texto como literário, isso não seria uma forma de enfraquecimento da forma literária? Entendo que sim.

    De toda forma, o gabarito "mais correto" certamente é a alternativa E.

  • eu acertei mais é questão de ler, reler, ler, reler e por aí vai...

  • PQP. Olha o início desse texto.

    " Afinal, qual é a possibilidade de o que se compreende por...."

    Clareza 0%

  • O contexto do texto dar a entender que a forma como se entende a literatura precisa se moldar as mídias digitais ou seja trabalhar os dois ao mesmo tempo , expressar através das mídias digitais a literatura .

  • Típica questão que te pega no cansaço, pois precisa ser relida várias vezes.

  • Que questão cansativa, meu Deus!

  • Depois de 20 min finalmente consegui.

  • Nível de clareza do texto ( 0 )

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Me diz uma coisa, esta fazendo só questões e esta esquecendo de treinar para a REDAÇÃO!?

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ID
3495073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O texto a seguir é um trecho de uma entrevista concedida por Janet M. Paterson à revista Aletria.


      Aletria — Vários críticos, tais como Lacan, Derrida, Levinas, Deleuze, Lévi-Strauss, Bhabha e Spivak, têm discutido a questão da alteridade e as implicações das teorizações baseadas nas percepções do outro. Quais são as bases teóricas de sua pesquisa sobre figurações da alteridade?

      Janet M. Paterson — O trabalho do sociossemioticista francês Eric Landowski forneceu o arcabouço conceitual de meu livro. Em Présences de l’Autre: essais de socio-sémiotique, Landowski estuda casos reais de alteridade em Paris, tais como os moradores de rua ou os artistas da região do Centre Pompidou. Isso lhe permitiu elaborar uma metodologia extremamente requintada e precisa que me pareceu muito útil. Mencionarei alguns de seus principais conceitos: a distinção entre diferença e alteridade (distinção que permite a Landowski conceituar alteridade); a necessidade de um grupo de referência (um grupo social dominante) para a existência de qualquer forma de alteridade; e a complexidade dos vários tipos de relações estabelecidas com o outro. Acima de tudo, eu era continuamente lembrada de que na literatura, assim como na sociedade, a alteridade é sempre uma construção.

Na teoria literária, a emergência da noção de alteridade vincula-se teoricamente de modo mais expressivo aos textos produzidos no 

Alternativas
Comentários
  • contexto da pós-modernidade.

  • Alteridade =  É a concepção que parte do pressuposto básico de que todo o ser humano social interage e é interdependente do outro. Assim, como muitos antropólogos e cientistas sociais afirmam, a existência do "eu-individual" só é permitida mediante um contato com o outro. Sendo assim, é na pós-modernidade que isso acontece.

  • Alguém sabe explicar esse conceito da alteridade na literatura e a qual obra/autor ele está vinculado?


ID
3495076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale a opção que apresenta corretamente duas tendências da literatura contemporânea.

Alternativas
Comentários
  • literatura marginal; autoficção

  • O termo “literatura marginal” nasceu por volta dos anos 70, também conhecida como poesia marginal ou geração mimeógrafo, em função da repressão da ditadura militar. Como principal característica surgiu a quebra de padrões literários da época, que ia contra o modelo do mercado editorial, fugindo das formas comerciais de produção e circulação de literatura impostas pelas grandes editoras da época.

    https://homoliteratus.com/literatura-marginal-um-grito-para-o-mundo/

    A "autoficção" é uma forma literária de difícil definição. Foi o escritor Serge

    Doubrovsky quem primeiro utilizou o termo para explicar ou mesmo justificar seu

    romance Fils, publicado em 1977 na França. Apostando na ambiguidade, afirmava

    que seu livro não era uma autobiografia, mas “uma ficção de acontecimentos e fatos

    estritamente reais.

    http://revistaalceu-acervo.com.puc-rio.br/media/Travancas%20e%20Santos%20-%20p36-51.pdf


ID
3495079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com base na distinção conceitual entre gênero e tipo textual, assinale a opção que indica um exemplo de gênero textual e uma designação de tipo textual, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: B

    Os gêneros textuais apresentam maior diversidade e exercem funções sociais específicas. Ademais, são passíveis de modificações ao longo do tempo, mesmo que preservando características preponderantes. Quer um exemplo prático? A carta! Até pouco tempo, era um dos principais meios de comunicação escrita à distância (=CARTA COMERCIAL).

    Os tipos textuais configuram-se como modelos fixos e abrangentes que objetivam a distinção e definição da estrutura, bem como aspectos linguísticos de narração, dissertação, descrição e explicação. Os tipos textuais apresentam estrutura definida e número limitado de possibilidades, de cinco a nove tipos (=DISSERTAÇÃO; NARRAÇÃO).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Tipos textuais - A definição está vinculada à estrutura de um texto. É a forma como um texto vem construído composto por elementos linguísticos como vocabulário, relações lógicas, tempos verbais, construções frasais etc.

    Gêneros textuais - Possuem função de comunicação através de textos verbais, não-verbais e sincréticos (que mesclam o verbal e não-verbal), estão inseridos em contexto social e seu uso se faz no cotidiano. Podem ser de vários tipos: receita culinária, blogs, lista de compras, bulas de remédios, um telefonema, uma carta comercial etc.

  • gênero: hétero. do qual decorre os tipos : homens e mulheres

    gênero---> amplo ... tipo---> especifico.

  • Gênero: Carta, prosa, bilhete, propaganda, whats... (Como vai enviar)

    Tipo Textual: Narração, descrição, dissertativa argumentativa/expositiva e injunção/instrucional.

  • Tipos textuais mais usados são: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo. https://www.youtube.com/watch?v=ibwf_X3498c (Prof. Noslen)

    Gêneros textuais mais comuns estão: conto, crônica, artigo, resumo, receita culinária, carta, propaganda, novela, dicionário, resenha, poema e e-mail. https://www.youtube.com/watch?v=Ucjv4LT8CSg (Prof. Noslen)

    DICA

    Tipos - Todo

    Gêneros - Parte do todo

    (...) um exemplo de gênero textual e uma designação de tipo textual, respectivamente.

    A cardápio (GÊNERO); relação (GÊNERO)

    B carta comercial (GÊNERO); dissertação (TIPO) GABARITO

    C narração (TIPO); inquérito policial (GÊNERO)

    D ofício (GÊNERO); relação (GÊNERO)

    E argumentação (TIPO); descrição (TIPO)

  • Dica:

    Gênero: é o meio utilizado para levar determinada informação;

    Tipo: é a forma utilizada para apresentar a informação.

  • TIPOS___________________________________ GÊNEROS

    1) Dissertação argumentativa _______________artigo de opinião, editorial, etc.

    2) Dissertação expositiva___________________,notícia, aula de biologia, aula de Português, etc.

    3) Narrativa______________________________romance, conto, crônica, fabula, etc.

    4) Relato ________________________________depoimento, diário de bordo, etc.

    (é uma narração sem conflito , diz o que aconteceu)

    5) Descritivo_____________________________Lista de compras, anúncio de classificados, etc.

    6) Injuntivo (instrucional)___________________modo de fazer de uma receita, etc.

    7) Dialogal______________________________entrevista, etc.

  • Tipos = Todo

    Gêneros = Parte do todo

  • Assertiva B

     um exemplo de gênero textual e uma designação de tipo textual = carta comercial; dissertação

  • Questão maldosa, não lí o "respectivamente"!

  • LETRA B

  • fui por eliminação kkkk
  • A cardápio; dissertativo descritivo(descreve cada prato)

    B carta comercial; dissertação(expositivo)

    C inquérito policial; dissertativo expositivo com alguns momentos de dissertativo descritivo( ao descrever caraterísticas e detalhes dos fatos ocorridos)

    D ofício; dissertativo expositivo

    E argumentação; dissertativo argumentativo

  •  gênero textual e uma designação de tipo textual, respectivamente

  • RESPOSTA: LETRA B

  • GÊNEROS TEXTUAIS mais comuns estão: conto, crônica, artigo, resumo, receita culinária, carta, propaganda, novela, dicionário, resenha, poema e e-mail. 

    Tipos - Todo

    Gêneros - Parte do todo


ID
3495091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Há uma concepção de gramática que a propõe como um conjunto de regras que os cientistas encontram na análise de dados com base em determinadas teorias e métodos. A hipótese é de que tais regras, estabelecidas a partir da distinção entre elementos gramaticais e agramaticais, seriam utilizadas na construção de enunciados reais produzidos pelos falantes de dada língua. Essa concepção corresponde ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • Sob a ótica de Silva (1999, p. 15-16), a chamada gramática descritiva tem por objetivo descrever as observações linguísticas atestadas entre os falantes de uma determinada língua. Sem prescrever normas ou definir padrões em termos de julgamento de correto-incorreto, busca-se documentar uma língua tal como ela se manifesta no momento da descrição. Nessa perspectiva, a gramática descritiva tem uma visão despida de qualquer  linguístico. O seu campo de atuação é mais amplo, visto que contempla toda a diversidade, não se restringindo à abordagem da variante padrão.

  • Chama-se gramática descritiva ou sincrônica é a gramática que busca descrever o mecanismo pelo qual uma dada língua funciona, num dado momento, como meio de comunicação entre os seus falantes, e da analisar a estrutura, ou configuração formal, que nesse momento a carateriza.

  • Qual a diferença entre gramática descritiva e normativa?

    Isso é, a gramática normativa é aquela que aprendemos na escola como sendo a norma culta da Língua, e é utilizada na modalidade escrita formal.

    Já a gramática descritiva tem como preocupação registrar a língua como ela realmente é falada.

    A parte do enunciado: "Seriam utilizadas na construção de enunciados reais produzidos pelos falantes de dada língua" justifica o gabarito letra "c".

  • Categoria errada, isso não é interpretação de texto


ID
3495094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

    A ideia de “mar” não está ligada por relação alguma interior à sequência de sons m-a-r que lhe serve de significante; poderia ser representada igualmente bem por outra sequência, não importa qual.

    O significante, sendo de natureza auditiva, desenvolve-se no tempo, unicamente, e tem as características que toma do tempo: representa uma extensão e essa extensão é mensurável em uma só dimensão.

Ferdinand de Saussure Curso de linguística geral 

São Paulo: Cultrix, 2006 (com adaptações)

Os parágrafos precedentes tratam, respectivamente, dos seguintes princípios básicos do signo linguístico:

Alternativas
Comentários
  • Ótima explicação recomendo.

    http://letrasunipcec.blogspot.com/2013/10/arbitrariedade-e-linearidade.html

  • Gabarito C

    Arbitrariedade do signo: é o contrário de motivado, ou seja, não há nenhuma relação necessária entre o som e o sentido, não há nada no significante que lembre o significado.

  • li 10x não entendi nada

  • Nunca nem vi

  •  A ideia de “mar” não está ligada por relação alguma interior à sequência de sons m-a-r que lhe serve de significante; poderia ser representada igualmente bem por outra sequência (arbitrariedade do signo), não importa qual. O significante, sendo de natureza auditiva, desenvolve-se no tempo, unicamente, e tem as características que toma do tempo: representa uma extensão e essa extensão é mensurável em uma só dimensão (linearidade do significante).

    Gabarito C

    Signo = palavra

    Significante = imagem acústica que é associada a um significado numa língua

  • ''NÃO VAI ENTENDER NINGUEM! ''

  • hã?

  • Onde é que eu estou?

  • KKK da pra ver que a questão é bem difícil, porque tem poucos comentários.

    Continuo sem entender, se alguém conseguir explicar eu agradeço.

  • só sei que nada sei

    Aguardando o milagre da questão ser comentada

  • Com certeza uma questão dessa eu deixo em branco

  • VIAJEI......

  • Nem o professor se arriscou a comentar ainda...kkkk

  • Boiei no mar kkkk

    Aguardando comentários para entender alguma coisa!

  • Uma ótima questão para se deixar em branco! kkkkk

  •  A ideia de “mar” (significante, a ideia repassada pela palavra) não está ligada por relação alguma interior à sequência de sons m-a-r que lhe serve de significante; poderia ser representada igualmente bem por outra sequência, não importa qual (o signo, a forma de escrever pode ser mutável).

    Gab. C: arbitrariedade do signo e linearidade do significante: o significante (significado) é sempre o mesmo, imutável, enquanto que o signo, a forma de escrever, pode ser mutável, arbitrária.

    Questão bem confusa... Demorei muito para compreender.

  • Outra contribuição de Saussure para os estudos de linguagem é sua definição de signo. Para ele, o signo linguístico corresponde à união entre um significado e um significante. Inicialmente, Saussure designava o significado como “conceito” e o significante como “imagem acústica”.

     “[...] sem movermos os lábios nem a língua, podemos falar conosco ou recitar mentalmente um poema” (SAUSSURE, 1973, p. 80). Isso significa que, ao dizermos “árvore”, para usar um exemplo que ele mesmo invoca em seu Curso, não estamos simplesmente produzindo um grupo sonoro que constitui uma palavra, mas relacionando uma imagem acústica ao conceito “árvore”.

    imagem acústica = significante

    conceito = significado

     A partir de sua definição sobre o signo, o autor irá apontar duas características primordiais.

    Arbitrariedade: Isso significa dizer que a relação de associação que se estabelece, no interior do signo, entre seu significante e seu significado é totalmente imotivada. 

    Mesmo justificando que “árvore”, em português, é semelhante à “arbre”, em francês, porque ambas as palavras originam-se do termo “arbor”, em latim, isso não afirma o caráter motivado das formas portuguesa e francesa.

    OBS.: isso significa que não a razão para a "árvore" ter esse nome, apenas se convencionou com o passar do tempo que aquela "coisa" se chamasse árvore.

    Caráter linear do significante: . Isso significa dizer que, por ser de natureza auditiva, o significante tem uma extensão no tempo, isto é, não se pronunciam, ao mesmo tempo, dois sons diferentes. Se observarmos uma sequência discursiva, uma frase, por exemplo, veremos que nela as palavras estão dispostas uma em seguida da outra, não havendo possibilidade de produção simultânea de palavras distintas.

    OBS.: semelhante ao princípio da física, dois corpos não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo. No caso das palavras, linearmente, não é possível que dois signos sejam pronunciados, pelo mesmo emissor, ao mesmo tempo.

    Retirado de:

    Princípios Gerais em Linguística,

    Arnaldo Cortina

    Renata Coelho Marchezan

    Faculdade de Ciências e Letras - Araraquara - Unesp

    link: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40352/1/01d17t01.pdf

  • anula uma certa aí CESPE!
  • Arbitrariedade relaciona-se a uma decisão singular, que dispensa argumentos contrários, e isso resta evidente no primeiro período do texto, tornando a letra C a alternativa CERTA nessa questão.

  • Tipo de questão de alto nível. É mais direcionada pra quem quer cargo público na área da linguagem mesmo. Não vamos sofrer, galera!

  • Há Princípios Linguísticos que explicam, detalhadamente, a questão e suas alternativas, porém, penso que ao buscarmos interpretar alguns trechos do texto (ou seja, utilizar a inferência textual), seria possível acertar a questão sem tanto domínio dos conhecimentos mais "específicos" à área de atuação. Vejamos:

    "A ideia de “mar” não está ligada por relação alguma interior à sequência de sons m-a-r que lhe serve de significante; poderia ser representada igualmente bem por outra sequência, não importa qual.

    O significante, sendo de natureza auditiva, desenvolve-se no tempo, unicamente, e tem as características que toma do tempo: representa uma extensão e essa extensão é mensurável em uma só dimensão."

    Logo, poderíamos relacionar os trechos destacados acima com a arbitrariedade, uma vez que arbitrário refere-se a algo que é feito sem critério ou regra específica, que não segue normas ("não está ligada por relação alguma"), e que só depende da vontade ou arbítrio daquele que age ("tem as característica que toma do tempo").

    "O significante, sendo de natureza auditiva, desenvolve-se no tempo, unicamente, e tem as características que toma do tempo: representa uma extensão e essa extensão é mensurável em uma só dimensão."

    Aqui, ao observarmos a palavra-chave "significante" no início do parágrafo, em consonância com o trecho "essa extensão é mensurável em uma só direção" (ou seja, algo linear, unidimensional, uma linha), seria possível inferir que tratava-se da linearidade do significante.

    RESSALTANDO, seria uma forma alternativa de buscar a resolução da questão por meio da interpretação. Evidentemente, há todo um embasamento teórico que fundamenta os conceitos mencionados.

    Espero ter ajudado de alguma forma para uma possível perspectiva da questão!


ID
3495100
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    De uma perspectiva geral, podemos descrever as variedades linguísticas a partir de dois parâmetros básicos: a variação diatópica e a variação diastrática. [...] A primeira está relacionada às diferenças linguísticas distribuídas no espaço físico, observáveis entre falantes de origens geográficas distintas. A segunda relaciona-se a um conjunto de fatores pertinentes à identidade dos falantes e, também, à organização sociocultural da comunidade de fala.

Fernanda Mussalin e Anna C Bentes Introdução à Linguística: domínios e

fronteiras v 1 São Paulo: Contexto, 2006, p 34 (com adaptações)

Com base nas informações do texto precedente, é correto afirmar que são exemplos de variação diastrática e de variação diatópica, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    Observe que o enunciado inverteu a ordem em que os conceitos foram apresentados no texto.

    Variação diastrática: "Conjunto de fatores pertinente a identidade dos falantes..." (jovens falam de um jeito, pessoas mais velhas de outro...)

    de variação diatópica: Relacionada ao espaço físico... origens geográficas distintas.. (Regionalismo.)

  • Nunca ouvir falar disso...kkkkk

  • Dica: não leiam só a alternativa, leiam o texto. Ao ler a alternativa, você fica (que?), mas, ao ler o texto, esclarece.

  • A segunda relaciona-se a um conjunto de fatores pertinentes à identidade dos falantes e, também, à organização sociocultural da comunidade de fala.

    Só consegui responder levando em consideração esse ultimo período. Não identifiquei a questão da linguagem das gírias dos adolescentes

  • cadê os adolescentes?

  • Não sei de onde tirarm adolescentes, rídiculo

  • Que bosta. Bem que o cargo é da área de Letras

  • Quando penso que já vi de tudo, vem uma dessa.

  • Dica: não leiam só a alternativa, leiam o texto. Ao ler a alternativa, você fica: que?

    mas, ao ler o texto, você fica: que?

  • A pegadinha está na inversão dos termos. No texto está de uma forma, no enunciado está ao contrário.

    CESPE sendo CESPE...

    Gab.: Letra D

  • é CESPE estou de olho em suas malandragens

  • Variações linguísticas:

    Variações diafásicas: linguagem formal ou informal;

    Variações históricas: alterações ao longo do tempo: pharmácia → farmácia;

    Variações diatópicas: alterações em razão da regionalidade: mandioca → aipim, macaxeira;

    Variações diastráticas: variações derivadas de convivência social, são as gírias.

  • gabarito: D

    Diacrônica = linguagem de histórias, linguagem antigas que deixaram de existir.

    Diafásica = linguagem informal /variações que ocorrem de acordo com o contexto ou situação em que decorre o processo comunicativo.

    Diastrática = gírias, jargões.

    Diatópica = linguagem regionalizada, de diferentes regiões.

  • A falta de atenção mandou lembranças kkk

    Pediram respectivamente e a "bunita" procurou o primeiro regionalismo que viu pela frente...

    Os ansiosos não entrarão no reino do cespe. "Inventares 1:1"

  • Gabarito letra D.

    Com base nas informações consegui compreender a diferença de cada um, porém confesso que fui por eliminação e acabei acertando.... as outras não tinham lógica, pois quando uma estava ok a outra não batia com as informações prestadas no texto.

  • Diferenças linguísticas e regionalidade ,ai matei a questão.

    linguísticas= gírias.

    regionalismo= regionalidade.

    simples assim

    resposta letra, D

    PCDF-2021.

  • No texto é relatado que a diatópica vem frente. Na questão, ela vem por ultimo.

    Atenção é fundamental.

    Gab. D

  • diatópica --> "topo" lembre de "topografia, topologia" --> elevação, montanha --> lembre de lugar região regionalismo.

  • Questão ridícula, uma banca desse nível fazer um tipo de questão dessa. Isso tudo para induzir o aluno ao erro, mais essas questões assim já está demais. Em qual momento falou o gabarito da questão.

  • E a maledeta da banca inverte a ordem dos conceitos em relação ao texto e a viajante se ferra!

  • "Com base nas informações do texto precedente é correto afirmar que são exemplos de variação diastrática e de variação diatópica, respectivamente (...)"

    Percebam que o enunciado altera a sequência dos termos informados no texto.

  • é di cumê isso daí? ouxi

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • D).

    A variação linguística DIATÓPICA

    O termo “diatópica” vem de “dia-”, que significa “através de” e de “tópico”, que significa “lugar”. As regiões brasileiras têm marcas peculiares de pronúncia e entonação.

     

    A variação linguística DIASTRÁTICA

    A variante social ou diastrática (de “dia- “, que significa “através de” e de “estrato”, que significa “camada”) corresponde às variações que ocorrem devido às diferenças entre os estratos socioculturais, englobando nível educacional, classe social, faixa etária e sexo