SóProvas



Prova COMPERVE - 2015 - UFRN - Arquiteto e Urbanista


ID
1466032
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere as afirmativas a seguir, referentes a normas de Concurso Público.


I Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.


II O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em Decreto Federal, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação.


III O concurso público terá validade de até dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.


IV O concurso será de provas, devendo ser realizado, obrigatoriamente, em duas etapas, condicionada à inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado em Decreto. 


Conforme dispõe expressamente a Lei nº 8.112/90, estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D - Art. 11. O concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97) (Regulamento)

     Art. 12. O concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

      § 1o O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação.

      § 2o Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.

  • O item II não é decreto federal, será publicado em EDITAL.

  • A CF/88 não veda a abertura de novo concurso público quando o anterior ainda encontra-se vigente, mas impõe prioridade na convocação dos aprovados no certame mais antigo: “durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira”. Assim, há o reconhecimento da prioridade, mas não há vedação constitucional expressa para a realização do novo concurso. Entretanto, o art. 12, § 2ᵒ, da Lei 8.112/90, veda expressamente esta prática em âmbito federal, com a seguinte determinação: “não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado”. A questão perguntou sobre a L8112/90, logo a alternativa correta é D.

  • Devemos nos atentar ao enunciado, já que na Constituição Federal não possui regra que vede a abertura de novo concurso durante o prazo de validade do anterior, mas expressamente garante aos candidatos aprovados no certame anterior a prioridade na sua nomeação, perante aqueles indivíduos que vierem a ser aprovados na nova seleção, nos termos do art.37, inciso IV da CF/88. E nesse caso, é perguntado sobre a Lei 8112/90.


    Rumo a aprovação!!

  • I.  Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado. (Art. 12, § 2º da Lei 8.112/90) - CORRETA

    II. O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em Decreto Federal, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação. (Art. 12, § 1º da Lei 8.112/90) - ERRADA (não é decreto federal, mas edital)

    III. O concurso público terá validade de até 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período. (art. 12, caput da Lei 8.112/90) - CORRETA

    IV. O concurso será de provas, devendo ser realizado, obrigatoriamente, em duas etapas, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado em Decreto. (art. 11 da Lei 8.112/90) - ERRADA. 

    O verdadeiro teor é Art. 11. O concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas

  • Gabarito D

    I CERTA
    II ERRADA - § 1o  O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação.
    III CERTA
    IV ERRADA - Art. 11.  O concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas

  • Pode até abrir novo concurso só não pode nomear.

     

  • Pode abrir um novo concurso, mas antes tem que chamar todas as pessoas do concurso anterior. Questão que requer recurso. 

  • Lei 8.112/90

    I.  CORRETA. Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado. Art. 12, § 2º

     

    II. ERRADA. O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em Decreto Federal, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação. 

    Art. 12, § 1º - O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação.

     

    III. CORRETA. O concurso público terá validade de até 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

    Art. 12

     

    IV. ERRADA. O concurso será de provas, devendo ser realizado, obrigatoriamente, em duas etapas, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado em Decreto.

     

    Art. 11. O concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas.

  • d)

    I e III.

  • Claro que pode abrir um novo concurso....questão doida.

     

  • Relativo ao item I, o entendimento da CF quanto à abertura de novo concurso difere da 8.112. Como este artigo não está revogado, vai ser necessário que a questão seja clara: "De acordo com a 8.112..." Corretos I e III
  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes à realização de concurso público.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está correto, pois, conforme o § 2º, do artigo 12, da citada lei, "não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado."

    Item II) Este item está incorreto, pois, conforme o § 1º, do artigo 12, da citada lei, "o prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação."

    Item III) Este item está correto, pois, conforme o caput, do artigo 12, da citada lei, "o concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período."

    Item IV) Este item está incorreto, pois, conforme o artigo 11, da citada lei, "o concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas."

    Gabarito: letra "d".


ID
1466035
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.112/90 estabelece o prazo de quinze dias, contados da data da posse, para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício.
De acordo com a referida lei, exercício é o

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

    § 1o É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.

  •  A letra "b" se refere a cargo público

    Art. 3º Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

     A letra "d" se refere a exercício  (é a resposta)

    Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

  • art. 15 da lei CRT. C + CRT. V

    Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

  • Gabarito D.

    Art 15 da Lei 8112.

  • Essa é uma questão que é pra pegar os apressadinhos! De cara você fica logo na A e B mais se você interpretar com detalhes irá perceber que a alternativa correta se trata da alternativa D.

  • Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)


  • LETRA D CORRETA 

    Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.
  • Conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor: CARGO PÚBLICO

    EXERCÍCIO é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

  • d) efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

  • Nomeação: Provimento originário o ingresso na carreira pública, seja por cargo efetivo ou cargo em comissão.

    Posse: Investidura no cargo público.

    Exercício: Efetivo desempenho do cargo público ou função de confiança.

     

    Nomeação -- 30 dias -- > Posse-- 15 dias -->Exercício

  • "COLOCAR A MÃO NA MASSA"

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8.112/90.

    É exigido do candidato conhecimento sobre o conceito de exercício.

    José dos Santos Carvalho Filho (2015, p. 644), leciona que “o exercício representa o efetivo desempenho das funções atribuídas ao cargo. O exercício, como é óbvio, só se legitima na medida em que se tenha consumado o processo de investidura. É o exercício que confere ao servidor o direito à retribuição pecuniária como contraprestação pelo desempenho das funções inerentes ao cargo”.

    A resolução demanda o acionamento do caput do art. 15 e §1º, que assim estabelece:

    “Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

    §1º É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse”.             

    Com apoio neste preceito normativo, e sem maiores dificuldades, pode-se concluir que a única alternativa que corresponde ao conceito legal é aquela indicada na letra "d".

    Todas as demais se mostram incorretas pelo simples fato de divergirem do prazo legal em tela.

    GABARITO: D.

    Referência:

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 644. 


ID
1466038
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo as disposições expressas na Lei nº 8.112/90, somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Art. 74. Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.

  • nHAHAHAHA. quem é servidor sabe que essa é piada ( segurança pública então!). 

    mas é bom saber

  • Gabarito A.

    Art.74 da Lei 8112.

  • Fácil! Só lembrar da CLT pq nesse fator elas são iguais!

  • LETRA A CORRETA 

    Art. 74. Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.
  • a)

    duas horas por jornada.

  • Horas extraordinárias:

        *Limite de 2 horas por jornada 

        *Acrescimo de 50% ao valor da hora.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes ao adicional por serviço extraordinário.

    Nesse sentido, dispõem os artigos 73 e 74, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 73. O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

    Art. 74. Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada."

    Analisando as alternativas

    À luz dos dispositivos elencados acima, conclui-se que, conforme o disposto no artigo 74, da lei 8.112 de 1990, "somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada."

    Gabarito: letra "a".


ID
1466041
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

À luz das normas do regime jurídico dos servidores federais (Lei nº 8.112/90), a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    Art. 76-A.  A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso é devida ao servidor que, em caráter eventual:

    § 3o  A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões. 

  • A gratificação pode ser dada ao servidor e incorpora-se para cálculo de proventos de aposentadoria, PORÉM, a gratificação por encargo em curso ou concurso, não se incorpora e não poderá ser usada para cálculo....tenso!!

  • Art. 76-A Lei 8.112/90 A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso é devida ao servidor que, em caráter eventual:
    I - atuar como instrutor em curso de formação (...);
    II - participar de banca examinadora ou de comissão para exames (...);
    III - participar da logística de preparação e de realização de concurso público (...);
    IV - participar da aplicação, fiscalizar ou avaliar provas de exame vestibular ou de concurso público (...).

    a) ERRADA. Art. 76-A § 1º I - o valor da gratificação será calculado em horas, observadas a natureza e a complexidade da atividade exercida;

    b) ERRADA. Art. 76-A § 3º A Gratificação por Encargo de curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões.

    c) CORRETA. Conforme Art. 76-A § 3º mencionado acima.

    d) ERRADA. Conforme Art. 76-A § 3º mencionado acima.

  • Gabarito C.

    Art. 76-A § 3º A Gratificação por Encargo de curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões.

  • LETRA C CORRETA 

    ART. 76-A § 3o  A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões
  • Gratificação Encargo Curso/Concurso

    -> NÃO SE INCORPORA AO VENCIMENTO

    -> NÃO CONSIDERA PARA CÁLCULO QUALQUER VANTAGEM


    Gratificação Natalina

    -> NÃO CONSIDERA PARA CÁLCULO QUALQUER VANTAGEM


  •  

     c)

    não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito.

  • Questão exige do candidato conhecimento acerca da gratificação por encargo de curso ou concurso, examinemos cada alternativa, à procura da correta, à luz da Lei 8.112/90:

    A) não terá o valor calculado em horas e independerá da natureza da atividade exercida.

    “O valor da gratificação será calculado em horas, observadas a natureza e a complexidade da atividade exercida”, conforme o art. 76-A, §1º, I, da Lei 8.112/90. De tal modo, INCORRETA esta alternativa.        

    B) poderá ser utilizada para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria.

    Ocorre que “a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões”, conforme o art. 76-A, §3º, da Lei 8.112/90. Do exposto, INCORRETA esta alternativa.

    C) não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito.

    CORRETA, com fundamento no art. 76-A, §3º, da Lei 8.112/90, anteriormente mencionado.

    D) poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens.

    INCORRETA, com fundamento no art. 76-A, §3º, da Lei 8.112/90, anteriormente mencionado.

    GABARITO: C.


ID
1466044
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere as assertivas a seguir, referentes a Licenças, de acordo com as disposições expressas na Lei nº 8.112/90.

I. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge terá prazo determinado, sem prejuízo da remuneração.

II. O servidor ocupante de cargo efetivo que esteja em estágio probatório não faz jus à Licença para Tratar de Interesses Particulares.

III. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge não será concedida se o cônjuge ou companheiro do servidor for deslocado para o exterior.

IV. A Licença para Tratar de Interesses Particulares poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço.


Das afirmativas, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    Art. 91. A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração.


    Parágrafo único. A licença poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço.

  • I) ERRADA - Art. 84. § 1o A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.


    II) CORRETA. Art. 91. A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração.


    III) ERRADA - Art. 84. Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.


    IV) CORRETA - Art. 91. Parágrafo único. A licença poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço.
  • Servidor em estágio probatório não pode abrir a MATRACA:

    MAndato classista;

    TRAtar de assuntos particulares;

    CApacitação.

  • Gabarito D.

    I) ERRADA - Art. 84. § 1o Prazo indeterminado e sem remuneração.
    II) CORRETA. Art. 91.
    III) ERRADA - Art. 84. Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro...
    IV) CORRETA - Art. 91.

  • Servidor em estágio probatório não dança MC CATRA

    Mandato Classista

    CApacitação

    TRAtar de assuntos particulares

  • Essa do MC CATRA foi massa!

  • Servidor em estágio probatório, não abre a MATRACA

    MAndato Classista

    TRAtar de assuntos particulares

    CApacitação

  • I. Art. 84 § 1º A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.

    II. Correta

    III. Art. 84. Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.

    IV. Correta

    Um abraço e bons estudos!

  •  d)

    II e IV.

  • Licença por afastamento do conjuge - Ocorre por periódo indeterminado, não possui remuneração.

     

    Licença para tratar de assuntos particulares- Ocorre por até 3 anos seguidos sendo 6 anos no total da vida publica de um servidor, sem remuneração, podendo ser interrompida a qualquer momento a pedido da administração ou a pedido do servidor, não pode ser concedida a servidor em EP.

     

    ps: Gostei da dica do MC CATRA.

  • GABARITO D

    I. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge terá prazo determinado, sem prejuízo da remuneração. ERRADO (PERÍODO INDETERMINADO/SEM REMUNERAÇÃO)

    II. O servidor ocupante de cargo efetivo que esteja em estágio probatório não faz jus à Licença para Tratar de Interesses Particulares. CORRETO

    III. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge não será concedida se o cônjuge ou companheiro do servidor for deslocado para o exterior. ERRADO (PODERÁ SER CONCEDIDA)

    IV. A Licença para Tratar de Interesses Particulares poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço. CORRETO

  • Considere as assertivas a seguir, referentes a Licenças, de acordo com as disposições expressas na Lei nº 8.112/90.

    I. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge terá prazo determinado, sem prejuízo da remuneração.

    Errado - § 1  A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.

    II. O servidor ocupante de cargo efetivo que esteja em estágio probatório não faz jus à Licença para Tratar de Interesses Particulares.

    III. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge não será concedida se o cônjuge ou companheiro do servidor for deslocado para o exterior.

    Errado - Art. 84.  Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.

    IV. A Licença para Tratar de Interesses Particulares poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes às licenças, previstas em tal lei.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está incorreto, pois dispõe o artigo 84, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 84. Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.

    § 1º A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.

    § 2º No deslocamento de servidor cujo cônjuge ou companheiro também seja servidor público, civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, poderá haver exercício provisório em órgão ou entidade da Administração Federal direta, autárquica ou fundacional, desde que para o exercício de atividade compatível com o seu cargo"

    Item II) Este item está correto, pois, conforme o § 4º, do artigo 20, da citada lei, “ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal.”

    Nesse sentido, dispõe o artigo 81, da citada lei, o seguinte:

    “Art. 81. Conceder-se-á ao servidor licença:

    I - por motivo de doença em pessoa da família;

    II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

    III - para o serviço militar;

    IV - para atividade política;

    V - para capacitação;

    VI - para tratar de interesses particulares;

    VII - para desempenho de mandato classista.”

    Portanto, por a licença para tratar de interesses particulares não estar compreendida nas licenças descritas no § 4º, do artigo 20, da lei 8.112, no que tange às licenças as quais podem ser concedidas aos servidores públicos em estágio probatório, pode-se afirmar que o servidor ocupante de cargo efetivo que esteja em estágio probatório não faz jus à Licença para Tratar de Interesses Particulares.

    Item III) Este item está incorreto, pois, conforme destacado nas explicações do comentário referente à alternativa "a", a licença por motivo de afastamento de cônjuge será concedida, sim, se o cônjuge ou companheiro do servidor for deslocado para o exterior.

    Item IV) Este item está correto, pois dispõe o artigo 91, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 91. A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração.

    Parágrafo único. A licença poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço."

    Gabarito: letra "d".


ID
1466047
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com as normas da Lei nº 8.112/90, o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal contar -se-á

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Art. 103. Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

      I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal;


  • Gabarito A.

    Art. 103 da Lei 8112.

  • Letra (a)

     

     Art. 103. Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

      I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal;

    II - a licença para tratamento de saúde de pessoal da família do servidor, com remuneração, que exceder a 30 (trinta) dias em período de 12 (doze) meses

      III - a licença para atividade política, no caso do art. 86, § 2o;

      IV - o tempo correspondente ao desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou distrital, anterior ao ingresso no serviço público federal;

      V - o tempo de serviço em atividade privada, vinculada à Previdência Social;

      VI - o tempo de serviço relativo a tiro de guerra;

      VII - o tempo de licença para tratamento da própria saúde que exceder o prazo a que se refere a alínea "b" do inciso VIII do art. 102.

      § 1o O tempo em que o servidor esteve aposentado será contado apenas para nova aposentadoria.

      § 2o Será contado em dobro o tempo de serviço prestado às Forças Armadas em operações de guerra.

      § 3o É vedada a contagem cumulativa de tempo de serviço prestado concomitantemente em mais de um cargo ou função de órgão ou entidades dos Poderes da União, Estado, Distrito Federal e Município, autarquia, fundação pública, sociedade de economia mista e empresa pública.



  • LETRA A CORRETA 

     Art. 103. Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

     I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal;


  • Basta lembrar que  a remuneração do servidor em disponibilidade será proporcional a seu tempo de serviço, logo, ele conta também para disponibilidade.

  • Lembrando que, o tempo de serviço prestado à União, inclusive militar o incorporado às Forças Armadas, conta para TODOS os efeitos.

  •  a)

    apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade.

  • Gabarito letra a).

     

    LEI 8.112/90

     

     

    Afastamentos e ausências considerados como efetivo exercício do cargo:

     

    * Férias; 

     

    * Exercício de cargo em comissão;

     

    * Exercício de cargo ou função de governo ou administração, nomeado pelo Presidente da República;

     

    * Participação em programa de treinamento ou pós-graduação stricto sensu no País;

     

    * Desempenho de mandato eletivo, exceto p/ promoção por merecimento;

     

    * Júri e outros serviços obrigatórios;

     

    * Missão ou estudo no exterior;

     

    * Participação em competição desportiva nacional ou convocação para integrar representação desportiva nacional, no País ou no exterior;

     

    * Afastamento para servir em organismo internacional;

     

    * Deslocamento p/ nova sede;

     

    * Licença à gestante, à adotante e licença paternidade;

     

    * Licença para tratamento de saúde, até o limite de 24 meses;

     

    * Licença para o desempenho de mandato classista, exceto para promoção;

     

    * Licença por acidente em serviço ou doença profissional;

     

    * Licença para capacitação;

     

    * Licença para o serviço militar;

     

    * Licença para tratamento de saúde de pessoa da família, com remuneração, até trinta dias em período de doze meses (período de até 30 dias);

     

    * Ausência (Art. 97) de um dia para doação de sangue;

     

    * Ausência (Art. 97) para período p/ alistamento ou recadastramento eleitoral, até 2 dias;

     

    * Ausência (Art. 97) de oito dias consecutivos em razão de: (i) casamento; (ii) falecimento de familiar.

     

     

    Situações que contam apenas para aposentadoria e disponibilidade:

     

    Tempo de serviço prestado aos E, M e DF;

     

    * Licença para tratamento de saúde de pessoa da família, com remuneração, que exceder a trinta dias em período de doze meses (período de 31 até 60 dias);

     

    * Licença para atividade política, com remuneração (entre o registro e o décimo dia seguinte à eleição, até o limite de 3 meses);

     

    * Licença para tratamento da própria saúde, quando exceder a 24 meses;

     

    * Tempo de mandato eletivo anterior ao ingresso no serviço público federal;

     

    * Atividade privada, vinculada à Previdência;

     

    * Serviço em tiro de guerra.

     

     

    Licenças não computadas para nenhum efeito:

     

    * Por motivo de doença em pessoa da família (período não remunerado) + (período de 61 até 90 dias);

     

    * Por motivo de afastamento do cônjuge;

     

    * Para atividade política (período não remunerado);

     

    * Para tratar de interesses particulares.

     

     

    * DICA: RESOLVER A Q810336

     

    ** Recomendo a seguinte apostila sobre a Lei 8.112/90 para concursos (esquema sobre esse assunto na página 70): 

     

    https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/12/16213504/Lei-8112-1990-Atualizada-e-esquematizada.pdf

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • CCV cobrou msm questão. 

  • Serviço prestado à União, inclusive militar o incorporado às Forças Armadas, conta para TODOS os efeitos. Quais são TODOS os efeitos fora aposentadoria e disponibilidade?

  • Questão exige do candidato conhecimento acerca do tempo de serviço do servidor público federal, à luz da Lei 8.112/90.

    A resolução demanda o acionamento do art. 103, I, da Lei 8.112/90, que assim estabelece: “Art. 103. Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade: I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal”.

    Como se vê, de acordo com as normas da Lei nº 8.112/90, o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal contar -se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade, conforme apresentado na alternativa “a".

    GABARITO: A.


ID
1466050
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com os termos expressos na Lei nº 8.112/90, a penalidade de suspensão terá seu registro cancelado após o decurso de

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de anulação, pois há duas respostas (Letra a e b)


    Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

  • Três anos para a penalidade de advertência, a questão se refere a suspensão - letra B

  • mais estranho que comentario de tiago foram as 6 curtidas que ele recebeu.

  • Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros
    cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício,
    respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova
    infração disciplinar.

    * Advertência  03 anos 

    * Suspensão 05 anos

    Gabarito: B

  • Tiago Costa, existe uma palavra importante no meio deste artigo 131, RESPECTIVAMENTE, o que define para a suspensão, 5 anos.

  • CUIDADO COM QUESTÕES ASSIM, SEGUEM OS PEGUINHAS RECORRENTES:

    Cancelamento do registro: advertência (3 anos); suspensão (5 anos) e demissão (o cara foi demitido, não se fala em registro neste caso)

    Prescrição para punição: advertência (180 dias); suspensão (2 anos) e demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão (5 anos).

  • Gabarito B.

    Art. 131

    advertência - 3 anos

    Suspensão - 5 anos

  • Cancelamento do registro: advertência (3 anos); suspensão (5 anos) e demissão (foi demitido, não se fala em registro neste caso)

    Prescrição para punição: advertência (180 dias); suspensão (2 anos) e demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão (5 anos).

  •                      Tabelinha do SAC D2

                   Canc. Reg  /   Prazo punir  / Recorrer

    Adv ____3 anos_____180 dias______120 dias

    Susp____5 anos_____2 anos_______120 dias

    Cass______X_________5 ANOS para todos__

    Dest______X__________________________

    Dem______X__________________________

    Basta decorar advertência e suspensão, todos os outros são iguais, ou seja, não se cancelam os registros e todos os outros prazos são de 5 anos.

  • SUSPEN5ÃO

    ADVERT3NCIA

    OU

    SUSPENCINCO E ADVERTRÊS

  • advertência - 3 anos

    Suspensão - 5 anos

    S muito semelhante ---> 5

  • Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de três e cinco anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver nesse período, praticado nova infração disciplinar

  • Cuidado. Não confundir prescrição com o registro cancelado.

  • cinco anos de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

  • adv3rt3ncia - 3 anos

    5uspen5ão - 5 anos.

  • Prescrição da ação diferente de cancelamento dos registros

  •  

    cinco anos de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    Alternativa - B

  • A penalidade de suspensão sairá da ficha do servidor em 5 anos! Isso se ele não houver cometido uma nova infração durante esse período.

  • GABARITO: B

    Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8112/90.

    A solução objetiva desta questão encontra-se no art. 131 da Lei nº 8112/90, a seguir reproduzido, verbis:

    Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    Examinemos individualmente cada alternativa, com os erros em destaque (sublinhados):

    A) três anos de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    B) cinco anos de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    C) cinco anos de efetivo exercício, independentemente de nova infração disciplinar praticada pelo servidor nesse período.

    D) três anos de efetivo exercício, independentemente de nova infração praticada pelo servidor nesse período.

    Diante do exposto, nos moldes do diploma legal sobredito, o enunciado aciona a alternativa “b”.

    GABARITO DA QUESTÃO: B.


ID
1466056
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.112/90 prevê a possibilidade de revisão do processo disciplinar, a pedido ou de ofício.
De acordo com as normas da referida lei, a comissão revisora deverá concluir os trabalhos no prazo de

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Art. 179. A comissão revisora terá 60 (sessenta) dias para a conclusão dos trabalhos.

  • Sindicância

    - Pode punir infrações leves advertência e suspensão até 30 dias.

    - Prazo de 30 dias, prorrogável uma vez por até 30 dias.

    - Pode ser inquisitorial (não requer ampla defesa) ou punitiva (requer ampla defesa).

    - Pode resultar na instauração de PAD, mas não é uma etapa deste.



    PAD

    - Comissão de 3 servidores estáveis, presidida por um deles.

    - Prazo: 60 dias, prorrogável uma vez + 20 dias para julgamento = 140 dias.

    - Pode decretar o afastamento preventivo do servidor, pelo prazo de 60 dias.

    - Servidor pode acompanhar, pessoalmente ou por procurador (não precisa ser advogado).

    - Confirmada a infração, o servidor é indiciado e citado para apresentar defesa escrita, no

    prazo de 10 dias. Em caso de revelia, é nomeado um defensor dativo (preferencialmente

    formado em Direito).

    - Julgamento não é vinculado às conclusões do relatório. A autoridade julgadora pode agravar

    ou abrandar a sanção, ou mesmo isentar o servidor.

    - Em caso de vício insanável: anula o processo e constitui outra comissão para um novo PAD.

    - Revisão em caso de elementos novos: não pode agravar a penalidade aplicada.


  • Correção quanto ao post abaixo:  O prazo da sindicancia é 30 + 30:

    Parágrafo único. O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.

  • Gabarito A.

    Art. 179 da Lei 8112.

  • Mario, essa parte dos 20 dias de julgamento tem na lei 8112?

    - Prazo: 60 dias, prorrogável uma vez + 20 dias para julgamento = 140 dias.

  •  Art. 167. No prazo de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão.

    Art. 181. O julgamento caberá à autoridade que aplicou a penalidade, nos termos do art. 141.

     Parágrafo único. O prazo para julgamento será de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, no curso do qual a autoridade julgadora poderá determinar diligências.

    Andrei Braga: Na aula do professor Denis França, ele diz: " Julgamento deve ocorrer em até 20 dias pela autoridade competente" e " Segundo o STJ, essa interrupção pode durar no máximo 140 dias, pois esse é o prazo máximo para conclusão do PAD (60+60+20). Em seguida, a contagem do prazo recomeça do zero. " 

    Acrescentando Mário: o afastamento preventivo é de até 60 dias prorrogáveis por mais 60 dias, se em 120 dias não for concluído o PAD o servidor volta a trabalhar não sendo mais necessário o afastamento preventivo, e esse SEM prejuízo da remuneração.

  • Gabarito A.  Art. 179 da Lei 8112.

    Dica Rápida:

    PAD SUMÁRIO: 30 DIAS (ATÉ + 15) = 45 DIAS

    PAD ORDINÁRIO: 60 DIAS (ATÉ + 60) = 120 DIAS + 20 DIAS PARA JULGAMENTO = 140 DIAS

    SINDICÂNCIA: 30 DIAS ( ATÉ + 30) = 60 DIAS

  •  revisão correrá em apenso ao processo originário.

     Parágrafo único. Na petição inicial, o requerente pedirá dia e hora para a produção de provas e inquirição das testemunhas que arrolar.

     Art. 179. A comissão revisora terá 60 (sessenta) dias para a conclusão dos trabalhos.

     Art. 180. Aplicam-se aos trabalhos da comissão revisora, no que couber, as normas e procedimentos próprios da comissão do processo disciplinar.

     Art. 181. O julgamento caberá à autoridade que aplicou a penalidade, nos termos do art. 141.

     Parágrafo único. O prazo para julgamento será de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, no curso do qual a autoridade julgadora poderá determinar diligências.

    Sindicancia 30 + 30

    PAD Sumário 30+15

    PAD 60+60+20

    Revisão 60+20

  • Sindicancia 30 + 30

    PAD Sumário 30+15

    PAD 60+60+20

    Revisão 60+20

     

    Ufaaaaa!!!

  • LETRA A CORRETA 

    LEI 8.112

      Art. 179.  A comissão revisora terá 60 (sessenta) dias para a conclusão dos trabalhos.

  •  a)

    sessenta dias.

  • Tá difícil? Pede pra sair.

  • A presente questão trata do Processo Disciplinar, à luz da Lei nº 8.112/90. A solução objetiva desta questão encontra-se no art. 179 da Lei nº 8112/90, a seguir reproduzido, verbis:

    “Art. 179. A comissão revisora terá 60 (sessenta) dias para a conclusão dos trabalhos”.

    Diante do exposto, de acordo com as normas da referida lei, a comissão revisora deverá concluir os trabalhos no prazo de sessenta dias, conforme apresentado na alternativa “a".

    GABARITO: A.


ID
1466059
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Auxílio-Funeral é um benefício devido à família do servidor falecido, esteja ele na atividade ou aposentado.
À luz das disposições da Lei nº 8.112/90, pode-se afirma que o citado benefício

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    Art. 226. O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.

  • Lei n° 8112/90

    Art. 226. O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.

      § 1o No caso de acumulação legal de cargos, o auxílio será pago somente em razão do cargo de maior remuneração.

      § 2o (VETADO)

      § 3o O auxílio será pago no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, por meio de procedimento sumaríssimo, à pessoa da família que houver custeado o funeral.

      Art. 227. Se o funeral for custeado por terceiro, este será indenizado, observado o disposto no artigo anterior.

      Art. 228. Em caso de falecimento de servidor em serviço fora do local de trabalho, inclusive no exterior, as despesas de transporte do corpo correrão à conta de recursos da União, autarquia ou fundação pública.

  • LETRA B CORRETA 

    LEI 8.112

          Art. 226.  O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.

  • b)

    tem o valor equivalente a um mês da remuneração ou provento do servidor falecido.

  • AUXÍLIO-FUNERAL - Benefício paga à família de servidor falecido (ativo ou inativo).

    Valor: Equivalente a 1 mês de remuneração

    Pago em até 48 horas

    Por meio de Procedimento sumário

    Acumulação de cargos: recebe valor referente ao cargo de Maior remuneração.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes ao auxílio-funeral.

    Nesse sentido, dispõem os artigos 226 a 228, da citada lei, o seguinte:

    “Art. 226. O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.

    § 1º No caso de acumulação legal de cargos, o auxílio será pago somente em razão do cargo de maior remuneração.

    § 2º (VETADO).

    § 3º O auxílio será pago no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, por meio de procedimento sumaríssimo, à pessoa da família que houver custeado o funeral.

    Art. 227. Se o funeral for custeado por terceiro, este será indenizado, observado o disposto no artigo anterior.

    Art. 228. Em caso de falecimento de servidor em serviço fora do local de trabalho, inclusive no exterior, as despesas de transporte do corpo correrão à conta de recursos da União, autarquia ou fundação pública."

    Analisando as alternativas

    À luz dos dispositivos destacados acima, infere-se que, em conformidade com o caput, do artigo 226, da lei 8.112 de 1990, somente a alternativa "b" se encontra correta, por complementar, corretamente, o contido no enunciado da questão em tela.

    Gabarito: letra "b".


ID
2089849
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

“Os termos do Código de Ética e Disciplina devem ser integralmente acatados e obedecidos por todos os arquitetos e urbanistas, independentemente do modo de contratação de seus serviços profissionais – como autônomo, como empresário ou gestor, como assalariado privado ou como servidor público, ou em qualquer situação administrativa em que exista dependência hierárquica de responsabilidades, cargos ou funções.”

(Disponível em http://www.caurn.org.br/)

Considerando esse fragmento de texto, analise as afirmativas a seguir sobre as obrigações do Arquiteto e Urbanista para com o interesse público:

l O arquiteto e urbanista deve considerar o impacto social e ambiental de suas atividades profissionais na execução de obras sob responsabilidade de outrem.

II O arquiteto e urbanista deve respeitar os valores e a herança natural e cultural da comunidade na qual esteja prestando seus serviços profissionais.

III O arquiteto e urbanista deve, no exercício de suas atividades profissionais, zelar pela conservação e preservação do patrimônio público.

IV O arquiteto e urbanista deve considerar, na execução de seus serviços profissionais, e em casos específicos, a harmonia com os recursos e ambiente s naturais. 

Em relação as regras contidas no Código de Ética que orientam a conduta dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo, estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • GAB C

     

    Código de Ética e Disciplina - Resolução nº 52 - CAU

     

    I -INCORRETO - Tem que ver só o que está na sua reta, na de outrem não!

    2.2.1. O arquiteto e urbanista deve considerar o impacto social e ambiental de suas atividades profissionais na execução de obras sob sua responsabilidade.

     

    II - CORRETO 

    2.2.2. O arquiteto e urbanista deve respeitar os valores e a herança natural e cultural da comunidade na qual esteja prestando seus serviços profissionais.

     

    III - CORRETO 

    2.2.3. O arquiteto e urbanista deve, no exercício das atividades profissionais, zelar pela conservação e preservação do patrimônio público.

     

    IV - INCORRETO - Não tem essa de "casos específicos"

     2.2.5. O arquiteto e urbanista deve considerar, na execução de seus serviços profissionais, a harmonia com os recursos e ambientes naturais.


ID
2089852
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

“Os arquitetos e urbanistas constituem categoria uniprofissional, de formação generalista, sujeitos a registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Unidade da Federação (CAU/UF) do local do seu domicílio, cujas atividades, atribuições e campos de atu ação previstos na Lei n° 12.378, de 2010”, são disciplinados pela Resolução n° 21, de 5 de abril de 2012.
(Disponível em http://www.caurn.org.br/)
Considere os conteúdos dos itens a seguir sobre atividades relacionadas ao campo de atuação de Arquitetos e Urbanista.

l Estudo de Impacto Ambiental (EIA) - parecer ou estudo técnico que aponta os aspectos físicos, ambientais e legais, que se constituem condicionantes, impedimentos e/ou limitações em relação ao empreendimento ou projeto que se pretende instalar.
II Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) – estudo executado de forma a contemplar os efeitos positivos e negativos de um empreendimento ou atividade quanto à qualidade de vida da população residente na área e suas proximidades.
III Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA) – estudo realizado para licenciamento de atividades que, direta ou indiretamente, afetam o meio ambiente ou que são potencialmente poluidoras, inclui o diagnóstico ambiental da área de influência do projeto.
IV Estudo de viabilidade econômico-financeira – análise técnica e econômicofinanceira de um empreendimento arquitetônico, urbanístico ou paisagístico para fins de subsidiar planos estudos e projetos da mesma natureza. 

Estão corretamente definidas as atividades apresentadas em

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 21 - CAU

    Estudo de Impacto Ambiental (EIA) – Relatório de Impacto no Meio Ambiente (RIMA) – EIA é
    o estudo realizado para licenciamento de atividades que, direta ou indiretamente, afetam o
    meio ambiente ou que são potencialmente poluidoras. Este estudo deverá incluir, no mínimo, o
    diagnóstico ambiental da área de influência do projeto, a análise dos impactos ambientais
    previstos e de suas alternativas, a definição de medidas mitigadoras e a elaboração de um
    programa de acompanhamento e monitoramento desses impactos. Já o RIMA é o relatório
    correspondente, que deverá ser feito após a implantação do empreendimento;

    Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) – estudo executado de forma a contemplar os efeitos
    positivos e negativos de um empreendimento ou atividade quanto à qualidade de vida da
    população residente na área e suas proximidades

    Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA) – parecer ou estudo técnico que aponta, em
    determinada área de interesse, os aspectos físicos, ambientais e legais, que se constituem
    condicionantes, impedimentos e/ou limitações em relação ao empreendimento ou projeto que
    se pretende instalar;

    Estudo de viabilidade econômico-financeira – análise técnica e econômico-financeira de um
    empreendimento arquitetônico, urbanístico ou paisagístico para fins de subsidiar planos
    estudos e projetos da mesma natureza;

     

     

     

     

     

  • Os conceitos I e III estão trocados

  • Complementando...

    ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA) E RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL(RIMA): EIA é o estudo realizado para licenciamento de atividades que, direta ou indiretamente, afetam o meio ambiente ou que são potencialmente poluidoras. Conteúdo mínimo:

    - diagnóstico ambiental da área de influência

    - análise dos impactos ambientais previstos

    - definição de medidas mitigadoras

    - Programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos

    Já o RIMA é o relatório correspondente que deverá ser feito após a implantação do empreendimento;

    ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL COMPLEMENTAR (EIAC): estudo que complementa e atualiza um Estudo de Impacto Ambiental (EIA);

    ESTUDO DE VIABILIDADE AMBIENTAL (EVA): aponta os aspectos físicos, ambientais e legais, que são condicionantes ou impedimentos em relação ao empreendimento;

    PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL (PCA): norteia os programas e ações mitigadoras de projetos executivos para minimização de impactos ambientais avaliados pelo EIA/RIMA;

    PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS (PGRS): minimizar a geração de resíduos na fonte, adequar a segregação na origem, controlar e reduzir riscos ao meio ambiente e assegurar o correto manuseio e disposição final;

    PLANO DE MANEJO: estabelece o zoneamento e as normas de uso da área protegida e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas para sua gestão;

    PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS (PRAD): reúne informações, diagnósticos, levantamentos e estudos que avaliam a degradação/alteração. Define medidas para recuperação de uma área

    RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO (RAS): estudo dos aspectos ambientais relacionados à localização, instalação, operação e ampliação de uma atividade/empreendimento. É um subsídio para a concessão da licença prévia, contendo diagnóstico ambiental da região, identificação dos impactos e medidas de controle/mitigação

    RELATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL (RCA): apresentado no licenciamento de empreendimentos ou atividades que fazem uso de recursos ambientais. Utilizado nos casos de dispensa do EIA/RIMA;


ID
2089861
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para Serra (1989), arquitetura bioclimática é aquela que otimiza, no seu próprio desenho arquitetônico, suas relações energéticas com o entorno e o meio ambiente. Aproveita o sol no inverno e evita-o no verão, utiliza os benefícios da ventilação para combater a umidade e para extrair o ar quente, vale-se do isolamento para reduzir as trocas térmicas com o exterior, especialmente as perdas de calor em épocas frias. (BUSTUS ROMERO, 2007).

Assim sendo, a opção que apresenta os elementos do clima a serem controlados, conforme os princípios da arquitetura bioclimática, é:

Alternativas

ID
2089864
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Uma boa implantação de Estabelecimento Assistencial de Saúde (EAS) caracteriza-se não somente pelas satisfatórias soluções de circulação, mas também flexibilidade, pela possibilidade de ampliação e adaptação. Nesse contexto, faz-se necessária a determinação de cenários de desenvolvimento da edificação, permitindo a conservação de sua atualidade, aumentando sua vida útil e diminuindo seus custos administrativos e de manutenção.
Neste contexto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Mas perceba que ele fala:

    Entidade torna-se tabela

    Identificador torna-se a PK

    Não poderia ser a ordem inversa, essa é a ordem natural.


ID
2089867
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para Corbella (2003), uma pessoa está confortável em um ambiente quando se sente em neutralidade em relação a ele. No caso dos edifícios hospitalares, a arquitetura pode ser um instrumento terapêutico se contribuir para o bem-estar físico do paciente com a criação de espaços que, além de acompanharem os avanços da tecnologia, desenvolvam condições de convívio mais humanas.

Do ponto de vista da humanização do ambiente hospitalar, analise as seguintes afirmações:

l A iluminação artificial, indispensável na maioria dos ambientes hospitalares, influencia o equilíbrio fisiológico e psicológico dos usuários. É preciso integrar, o mais precocemente possível, a luz no projeto arquitetônico, com a definição da luminância necessária ao ambiente, antes da escolha das cores.

II A existência de jardins no ambiente hospitalar pode reduzir o tempo de internação e diminuir o nível de ansiedade dos pacientes. Apesar desses benefícios, dada a pressão pela redução e controle de custos, os administradores hospitalares não vislumbram vantagem econômica para a sua implantação.

III A sensação térmica provocada pela cor pode ser utilizada para melhorar as condições higrotérmicas de um ambiente. Para um ambiente seco, cores de conotação úmida (verde escuro) são recomendadas, enquanto uma atmosfera úmida será menos desagradável com cores ditas secas (vermelho).

IV A iluminação natural traz benefícios para a saúde porque dá a sensação psicológica do tempo, tanto cronológico quanto climático, no qual se vive. A luz artificial, necessária à noite e nos dias nublados, deve ser vista sempre como uma complementação e nunca como uma substituição da natural.

Dentre as afirmativas, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • fiquei na dúvida. A sensação térmica provocada pela cor pode ser utilizada para melhorar as condições higrotérmicas de um ambiente. (?). Essa sensação deveria melhorar as condições ambientais do espaço, no que diz respeito ao seu conforto percebido, não influenciando em nada nos valores de umidade e temperatura. Não?

    Quanto a parte dos jardins, não entendi onde há o erro. Esta afirmação seria o erro: Apesar desses benefícios, dada a pressão pela redução e controle de custos, os administradores hospitalares não vislumbram vantagem econômica para a sua implantação. (?)

  • Não entendi o erro da afirmação II. :/

ID
2089870
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Rampas e escadas são os elementos da edificação destinados a servir de comunicação vertical entre níveis ou pisos diferentes ou entre andares contíguos. Na interligação de um pavimento a outro por rampa, deve-se observar as condições estabelecidas na NBR 9050 da ABNT.
Considerando a inclinação máxima prevista nessa norma, para o dimensionamento de rampas, e um pé esquerdo de 3m de altura a ser vencido, a rampa será formada por

Alternativas
Comentários
  • pé-esquerdo = pé-direito + espessura da laje
    Inclinação máxima para rampas em edificações novas = 8.33% = 1:12

    Regra de 3
    1 m ___________ 12 m
    3 m ___________ x

    x = 36

    A altura máxima a ser vencida pela rampa de 8.33% = 0,80m. Considerando esse dado, serão necessários no mínimo 4 segmentos, com seus respectivos patamares.
    36/4 = 9m de comprimento cada segmento
    P.E./4 = 3/4 = 0,75m de altura vencida por segmento

  • gabarito c

    Item 6.6.2.1 da NBR 9050/2015

     

    Bons estudos

  • Complementando a resposta do Kaio Pacheco. Podemos encontrar o comprimento por meio da fórmula da rampa. Segundo a NBR 9050, item 6.6.2:

    i = (h x 100) / c

    i é a inclinação, expressa em porcentagem (%);

    h é a altura do desnível;

    c é o comprimento da projeção horizontal.

    Substituindo pelas informações dadas no enunciado teremos:

    8,33 = (3 x 100) / c

    .: c = 36 m

  • Fiz assim:

    4 segmentos x 0,80 = 3,2m (então já podemos descartar as alternativas A, D)

    4 segmentos x 0,75 = 3m (ok!)

    i=h.100/c

    8,33%=75/c ⇒ 9m de comprimento cada segmento

    GABARITO D: 4 segmentos com 9m de comprimento cada e desnível de 0,75m

  • i máx= 8,33

    h= 3

    C= ?

    i= 100h/C

    8,33C= 100 . 3

    C = 300/8,33

    C= 36,01

    Para descobrir quantos segmentos: altura do vão pelo o desnível máximo da tabela.

    .............h................= 3/0,8 = 3,75, logo precisamos usar 4 segmentos

    desnível máximo

    mas como arredondamos o 3,75 para 4, para saber o desnível correto precisa dividir a altura do vão pelo número de segmentos:

    3/4 = 0,75

    @cabide.concurseira


ID
2089873
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considere os itens listados a seguir, que devem ser observados no projeto arquitetônico com o objetivo de minimizar o consumo de energia na edificação, quando da escolha do terreno para a construção de escolas.

I Utilização da escala macroclimática para determinar a demanda de energia para a região considerada (dados obtidos na estação meteorológica mais próxima).

II Aplicação da informação climática aos efeitos topográficos e urbanos, para se obter uma estimativa da demanda das potencialidades do entorno.

III Localização e orientação do edifício, no entorno, de maneira a minimizar o ganho térmico natural e maximizar a ventilação cruzada nas regiões sem estação fria.

IV Localização estratégica dos equipamentos de climatização artificial, tanto dentro quanto fora do edifício, assim como dos aparelhos eletrodomésticos

Dentre as afirmativas, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Comando da questão: Considere os itens listados a seguir, que devem ser observados no projeto arquitetônico com o objetivo de minimizar o consumo de energia na edificação, quando da escolha do terreno para a construção de escolas.

    IV Localização estratégica dos equipamentos de climatização artificial, tanto dentro quanto fora do edifício, assim como dos aparelhos eletrodomésticos.

    Não necessariamente serão usados equipamentos de climatização, até pelo pedido da questão em minimizar o consumo de energia. Além disso, essa alternativa nada tem a ver com a localização do equipamento no terreno, enquanto I, II e III focam nisso.


ID
2089876
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

À medida que a medicina avança e a complexidade do edifício hospitalar se amplia, mais atividades são realizadas, requerendo mais espaço, mais recursos humanos e materiais. Consequentemente, o número de equipamentos sofisticados (informatizados em grande parte) crescem, e mais instalações são necessárias. Por tudo isso, estabelecimentos de saúde são onerosos para construir, operar e manter. Tais características condicionam a busca de soluções para sistemas construtivos que permitam que o edifício hospitalar se adapte e cresça de acordo com a ampliação de suas necessidades; seja racional com relação à sua construção, organização física e manutenção.
Considerando as características das edificações hospitalares apresentadas no texto, é correto afirmar

Alternativas
Comentários
  • Letra A: Regularidade e modulação das estruturas conferem flexibilidade, padronização do projeto e ainda podem contribuir para a aceleração do processo construtivo. A regularidade apenas impede a adoção de várias modulações. Neste trecho há o erro pois nao impede a adoção de varias modulações

    Letra B: Construções modulares ensejam a padronização de detalhamento e conseqüente produção em série. Isto pode significar otimização no tempo de construção e também redução nos custos. Correta de acordo com o livro Arquitetura hospitalar-sistemas construtivos

    Letra C: Adoção de espaços padronizados impede as possibilidades de mudança, com pequena interferência e sem grandes alterações físicas. Essas características decorrem de uma boa estratégia na modulação estrutural. Não impede as possibilidades de mudancas

    Letra D: Construções mais compactas são mais eficientes de modo geral. As anatomias pavilhonares oferecem as melhores condições não só de geometria construtiva, mas de independência para efeito de reforma. As construçoes compactas sao opostas a pavilhonares causando dependencia para efeito de reforma


ID
2089879
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A arquitetura deve servir ao homem e ao seu conforto. Como uma de suas funções, deve oferecer condições térmicas compatíveis como o conforto térmico humano no interior dos edifícios, sejam quais forem as condições climáticas externas. Neste sentido, a alternativa que ilustra corretamente as decisões quanto ao partido arquitetônico relativo às edificações para o clima quente úmido é:

Alternativas
Comentários
  • As soluções referentes às alternativas A), B) e C) referem-se a clima quente e seco.
    Somente a letra D se refere a clima quente e úmido.

    Material de referencia da banca: Manual de conforto térmico, Anésia Barros.


ID
2089882
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No programa AutoCAD, há comandos específicos utilizados para alterar e editar as propriedades dos objetos (texto, linhas, poligonais...). Trata-se dos comandos de modificação. Com relação a esses comandos, analise as afirmativas a seguir.

I O comando Stretch estica as entidades selecionadas. Só podem ser utilizados os modos de seleção crossing e crossing polygon (ou CP) para este comando.

II O comando Extend estende (prolonga) uma linha, polilinha ou arco em direção a uma outra entidade (fronteira). As fronteiras devem estar no alcance das entidades.

III O comando Break corta ou apara linhas, polilinhas, círculos ou arcos etc., em relação a uma outra entidade (fronteira). As fronteiras devem estar cruzando as entidades.

IV O comando Rotate rotaciona um grupo para um ponto final, a partir de um ponto de referência. A opção reference permite a mudança da referência.

Dentre as afirmativas, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • BREAK - Apaga parte de um objeto ou divide um objeto em dois.

    Bons estudos!

  • O comando (Break) TRIM corta ou apara linhas, polilinhas, círculos ou arcos etc., em relação a uma outra entidade (fronteira). As fronteiras devem estar cruzando as entidades.


ID
2089888
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A ergonomia é um campo de atuação em amplo crescimento e engloba diversos ramos e atividades, com objetivo comum de proporcionar conforto aos usuários. Trata -se de uma ciência interdisciplinar que compreende a fisiologia e a psicologia do trabalho. Seu objetivo prático é a adaptação do posto de trabalho, dos instrumentos, das máquinas, dos horários e do meio ambiente às exigências do homem.
Nesse contexto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) CORRETA - O conforto ambiental considera as condições naturais e/ou artificiais que concorrem para a segurança, comodidade, bem estar e a própria saúde dos usuários. É proporcionado por meios artificiais e considera condições ergonomicamente adequadas de climatização.

     

    b) ERRADA - A área compreendida por 60x60cm, em média, para cada indivíduo, é denominada zona de contato, que forma uma circunferência ao redor da pessoa. A partir desta área, é possível determinar as áreas mínimas para circulação de pessoas em vários ambientes.

    --> Segundo a NBR 9050,de fato, a área compreendida por cada indivíduo, em média, é de 60x60cm. No entanto, acredito q o erro da questão está em denominá-la de zona de contato. Acredito q seja zona de conforto.

     

    c) ERRADA - O funcionamento da cozinha está baseado no uso da pia. Para o projeto desse ambiente, aplica-se a regra do triângulo que considera que a pia se encontra no vértice de um triângulo imaginário, tendo a despensa e o fogão nos outros dois vértices.

    --> Dentro dessa regra do triângulo para cozinhas, os vértices são os seguintes: Pia, Geladeira e Fogão. O interessante dessa regra é que o triângulo tenha seus lados com as menores dimensões possíveis, assim, fazendo com que o percurso seja pequeno durante a preparação de alimentos.

     

    d) ERRADA - A funcionalidade do layout está ligada à organização dos componentes no interior do espaço, de forma a gerar uma melhor praticidade funcional. Um espaço mal projetado favorece passagens e faz a área parecer menor e abarrotada.

    --> Imagino q o erro esteja no fato de concluir q um espaço mal projetado favorece as passagens. Na verdade, não necessariamente. A má projetação pode acarretar o favorecimento ou desfavorecimento das passagens.

     

    Bons Estudos! =)

  • Sobre a letra A: "É proporcionado por meios artificiais.

    Não era: " O conforto ambiental considera as condições naturais e/ou artificiais." ?

    Pq considera só por meios artificiais?

    Alguém pode me ajudar nessa?

  • Concordo com a Mariana, para mim não faz sentido afirmar que o conforto ambiental é proporcionado por meios artificiais. Principalmente porque entre as estratégias mais utilizadas estão a iluminação natural e a ventilação natural.

  • com certeza não pode ser a letra A, já que o conforto ambiental deve ser proporcionado pelo uso de estratégias naturais , antes de tudo, a não ser que já se considere a intervenção para o conforto natural como um meio artificial, o que não teria fundamento lógico

  • Acredito que a alternativa "A" só estaria errada se estivesse escrito na questão "é proporcionado APENAS por meios artificiais", só citar que é por meios artificiais sem citar os meios naturais não a caracteriza como errada necessariamente, estudei um monte de questões de direito processual nesse estilo que servem para confundir o candidato.


ID
2089891
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Projeto executivo é a proposta conclusiva da solução arquitetônica, representada pelo conjunto de projetos necessários, com todas as informações detalhadas para a perfeita execução da obra, de forma clara, exata, precisa e completa.
A partir deste conjunto de projetos, são elaborados os quantitativos de materiais, os orçamentos de materiais e de mão de obra da futura edificação e, ainda, o cronograma de execução.
Conforme a NBR 6492, são documentos típicos obrigatórios dessa fase:

Alternativas
Comentários
  • 5.1.4 Projeto executivo

     

    5.1.4.1 Documentos típicos
    Os documentos típicos são os seguintes:


    a) locação;


    b) plantas, cortes e fachadas;


    c) detalhamento;


    d) discriminação técnica;


    e) quadro geral de acabamentos (facultativo);


    f) especificações;


    g) lista de materiais;


    h) quadro geral de áreas (facultativo)

  • quadro geral de acabamentos -> somente a partir do anteprojeto -> FACULTATIVO
    quadro geral de áreas -> somente no executivo -> FACULTATIVO

    Guardem isso!

  • a) plantas, cortes e fachadas; discriminação técnica; quadro geral de acabamentos; especificações; lista de materiais e quadro geral de áreas.

     

    b) locação; plantas, cortes e fachadas; discriminação técnica; quadro geral de acabamentos; lista de materiais e quadro geral de áreas.

     

    c) plantas, cortes e fachadas; detalhamento; discriminação técnica; quadro geral de acabamentos; especificações e lista de materiais.

     

    d) locação; plantas, cortes e fachadas; detalhamento; discriminação técnica; especificações e lista de materiais.

     

    NBR 6492 - 94

    5.1.4 Projeto executivo Apresenta, de forma clara e organizada, todas as informações necessárias à execução da obra e todos os serviços inerentes. 5.1.4.1 Documentos típicos Os documentos típicos são os seguintes:

    a) locação;

    b) plantas, cortes e fachadas;

    c) detalhamento;

    d) discriminação técnica;

    e) quadro geral de acabamentos (facultativo);

    f) especificações;

    g) lista de materiais;

    h) quadro geral de áreas (facultativo).

  • Locação???

    Discordo!!!


ID
2089894
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O uso de diagramas, principalmente nas fases bem iniciais do processo de elaboração do projeto, permite um nível de abstração além do que se verifica nas formas convencionais de representação, como as projeções ortogonais normalmente utilizadas pelos projetistas em etapas mais adiantadas. O que distingue os diagramas de outros tipos de desenho é o seu grau de reducionismo, seu nível extremo de simplicidade abstrata.
Sobre as definições dos tipos de diagramas, considere as afirmativas a seguir.
I Diagramas esquemáticos são exemplos de modelos conceituais que auxiliam os projetistas na tarefa de visualização de transformações ao longo do tempo.
II Diagramas operacionais configuram-se como desenhos simplificados de um conceito, que exploram as relações e orientações de seus componentes físicos.
III Diagramas funcionais identificam a proximidade e o tamanho relativo de zonas de atividade. São melhores conhecidos como diagramas de bolhas.
IV Diagramas de fluxo são usados frequentemente para o estudo de fluxos, considerando suas direções, intensidade, conflitos, entre outros aspectos.
Dentre as afirmativas, estão corretas

Alternativas

ID
2089897
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A Planta de locação (ou implantação) - compreende o projeto como um todo, contendo, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares, tais como movimento de terra, arruamento, redes hidráulica, elétrica e de drenagem, entre outros.
Conforme a NBR 6492, na fase Anteprojeto, a planta de locação deve conter:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBR 6492:

    5.3.2 Anteprojeto

    5.3.2.2 Planta de locação
    A planta de locação deve conter:
    a) simbologias  de  representação  gráfica  conforme as prescritas nesta Norma;
    b) sistema de coordenadas referenciais do terreno, curvas de nível existentes e projetadas;
    c) indicação do norte;
    d) indicação das vias de acesso, vias internas, estacionamentos, áreas cobertas, platôs e taludes;
    e) perímetro do terreno, marcos topográficos, cotas gerais e níveis principais;
    f) indicação dos limites externos das edificações: recuos e afastamentos;
    g) eixos do projeto;
    h) amarração dos eixos do projeto a um ponto de referência;
    i) denominação das edificações;
    j) escalas;
    k) notas gerais, desenhos de referência e carimbo.

  • a) construções existentes, demolições ou remoções futuras, áreas non aedificandi; indicação do norte; indicação das vias de acesso, vias internas, estacionamentos, áreas cobertas, platôs e taludes; perímetro do terreno, marcos topográficos, cotas gerais e níveis principais; indicação dos limites externos das edificações: recuos e afastamentos; eixos do projeto; denominação dos diversos edifícios ou blocos; denominação das edificações e escalas.

     

    b) sistema de coordenadas referenciais do terreno, curvas de nível existentes e projetadas; indicação do norte; denominação dos diversos edifícios ou blocos; construções existentes, demolições ou remoções futuras, áreas non aedificandi; indicação dos limites externos das edificações: recuos e afastamentos; eixos do projeto; amarração dos eixos do projeto a um ponto de referência; denominação das edificações e escalas.

     

    c) sistema de coordenadas referenciais do terreno, curvas de nível existentes e projetadas; indicação do norte; indicação das vias de acesso, vias internas, estacionamentos, áreas cobertas, platôs e taludes; perímetro do terreno, marcos topográficos, cotas gerais e níveis principais; indicação dos limites externos das edificações: recuos e afastamentos; eixos do projeto; amarração dos eixos do projeto a um ponto de referência; denominação das edificações e escalas.

     

    d) construções existentes, demolições ou remoções futuras, áreas non aedificandi; indicação do norte; indicação das vias de acesso, vias internas, estacionamentos, áreas cobertas, platôs e taludes; denominação dos diversos edifícios ou blocos; indicação dos limites externos das edificações: recuos e afastamentos; eixos do projeto; amarração dos eixos do projeto a um ponto de referência; denominação das edificações e escalas

  • Construções existentes, demolições ou remoções futuras e áreas non aedificandi só aparecem na planta de situação.
  • Sabendo que sistema de coordenadas referenciais do terreno é locação, ficamos entre letras B e C.

    Depois, basta saber que na locação é denominação das edificações, enquanto na situação é denominação dos diversos edifícios ou blocos. Eliminamos letra B.

    Gabarito C


ID
2089900
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A NBR 6118 fixa os requisitos básicos exigíveis para projeto de estruturas de concreto simples, armado e protendido, excluídas aquelas em que se empregam concreto leve, pesado ou outros especiais. Para os efeitos desta Norma, considere as definições abaixo:

I Elementos de concreto simples estrutural são elementos estruturais e laborados com concreto que não possui qualquer tipo de armadura, ou que a possui em quantidade inferior ao mínimo exigido para o concreto armado.

II Elementos de concreto protendido são aqueles cujo comportamento estrutural depende da aderência entre concreto e armadura e nos quais não se aplicam alongamentos iniciais das armaduras antes da materialização dessa aderência.

III Junta de dilatação e qualquer interrupção do concreto com a finalidade de reduzir tensões internas que possam resultar em impedimentos a qualquer tipo de movimentação da estrutura.

IV Armadura ativa (de protensão) é constituída por barra, fios isolados ou cordoalhas, destinada à produção de forças de protensão, isto é, força na qual se aplica um pré-alongamento inicial.

Estão corretos os conceitos em

Alternativas
Comentários
  • Item 2 - errado, pois se refere ao concreto armado e não ao protendido.

  • RESPOSTA : C

    Elementos de concreto protendido: Aqueles nos quais parte das armaduras é previamente alongada por equipamentos especiais de protensão com a finalidade de, em condições de serviço, impedir ou limitar a fissuração e os deslocamentos da estrutura e propiciar o melhor aproveitamento de aços de alta resistência no estado limite último (ELU).

     

    Elementos de concreto armado: Aqueles cujo comportamento estrutural depende da aderência entre concreto e armadura, e nos quais não se aplicam alongamentos iniciais das armaduras antes da materialização dessa aderência


ID
2089903
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A execução do piso com revestimento cerâmico deve ser iniciada após terem sido concluídos os seguintes serviços: a) revestimento de paredes; b) revestimento de tetos; c) lixação de caixilhos; d) execução da impermeabilização; e) instalação de tubulações embutidas nos pisos e f) ensaio das tubulações existentes quanto a estanqueidade. (NBR 13753:1)

Sobre o assentamento do piso cerâmico, considere as seguintes afirmações:

I O assentamento das placas cerâmicas só deve ocorrer após um período de cura do contrapiso. Não havendo processo de cura, o assentamento deve ocorrer, no mínimo, 28 dias após a execução do contrapiso.

II Antes do início da execução do revestimento, é preciso certifica-se se a quantidade de placas cerâmicas existentes na obra é suficiente, recomendando-se uma margem de sobra para cortes ou futuros reparos.

III 0 piso externo deve ser executado somente em períodos de estiagem. A parte recém-acabada deve ser protegida contra a incidência direta de chuvas ou da radiação solar, ou ainda, da ação do vento.

IV Quando houver juntas de movimentação ou juntas estruturais nos pisos, estas devem ser respeitadas também em todas as camadas que constituem o revestimento, de forma a haver correspondência entre elas. 

Dentre as afirmativas, estão corretas 

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: A

    I O assentamento das placas cerâmicas só deve ocorrer após um período de cura do contrapiso. Não havendo processo de cura, o assentamento deve ocorrer, no mínimo, 28 dias após a CONCRETAGEM DA BASE OU 14 DIAS APÓS A execução do contrapiso.

     

    II Antes do início da execução do revestimento, é preciso certifica-se se a quantidade de placas cerâmicas existentes na obra é suficiente, recomendando-se uma margem de sobra para cortes ou futuros reparos.

     

    III 0 piso externo deve ser executado somente em períodos de estiagem. A parte recém-acabada deve ser protegida contra a incidência direta de chuvas ou da radiação solar, ou ainda, da ação do vento.

     

    IV Quando houver juntas de movimentação ou juntas estruturais nos pisos, estas devem ser respeitadas também em todas as camadas que constituem o revestimento, de forma a haver correspondência entre elas.


ID
2089906
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

“A luz revela as cores e as formas tridimensionais, enquanto os focos de luz direcionados revelam a textura das superfícies e dos materiais. [...] A luz tem o poder de influenciar o tom e a atmosfera de um espaço. Alterar os padrões de luz, sombra e cor pode deixar os usuários relaxados ou alertas, acolhidos e confortáveis ou frios e desconfortáveis.”
Considerando a importância da luz para o projeto de ambientes internos ou externos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    Iluminação de emergência é aquela utilizada em uma situação na qual o suprimento de energia é cortado e a garantia da iluminação com o uso de baterias é projetada para o acionamento automático, a fim de garantir que o nível adequado de luz permita a evacuação segura do prédio.


ID
2089909
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O ensaio de estanqueidade em peças de utilização e reservatórios domiciliares deve ser realizado após a execução da instalação predial de água fria, com a instalação totalmente cheia de água. Dessa forma, as peças de utilização estarão sob condições normais de uso.
Sobre esse ensaio, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) Deve-se observar se ocorrem vazamentos nas peças de utilização quando estas são manobradas, a fim de se obter a pressão própria da condição de uso. (obter o escoamento próprio)

    B) As peças de utilização devem estar abertas e mantidas sob carga, durante o período de 1 h e os registros de fechamento devem estar todos abertos. (devem estar fechadas!)

    C) Deve-se observar se ocorrem vazamentos nas juntas das peças de utilização e dos registros de suprimento e nas ligações hidráulicas e reservatórios. (registro de suprimento nem existe, o correto é registro de fechamento)

    D) As peças de utilização e reservatórios domiciliares da instalação predial de água fria podem ser considerados estanques se não for detectado vazamento. (GABARITO)

  • NBR 5626

    6.3.4 Ensaio de estanqueidade em peças de utilização e reservatórios domiciliares

  • Peças de utilização fechadas ( Pressão estática) / Registro de fechamento aberto


ID
2089912
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O sistema de esgoto sanitário tem por funções básicas coletar e conduzir, a um destino apropriado, os despejos provenientes do uso adequado dos aparelhos sanitários. Além dessas funções básicas, para o bom funcionamento do sistema, outras funções devem ser necessariamente consideradas e previstas no projeto.
A esse respeito, considere os itens a seguir referentes ao desempenho do sistema predial de esgoto sanitário.
I permitir o rápido escoamento da água utilizada e dos despejos introduzidos.
II permitir o acesso de corpos estranhos ao interior do sistema.
III impossibilitar que os componentes do sistema sejam facilmente inspecionáveis.
IV impossibilitar o acesso de esgoto ao subsistema de ventilação.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I permitir o rápido escoamento da água utilizada e dos despejos introduzidos. (Correto)

    II permitir o acesso de corpos estranhos ao interior do sistema. (Errado) - Não permitir o acesso de corpos estranhos ao interior do sistema

    III impossibilitar que os componentes do sistema sejam facilmente inspecionáveis. (Errado) - Possibilitar que os componentes do sistema sejam facilmente inspecionáveis.

    IV impossibilitar o acesso de esgoto ao subsistema de ventilação. (Correto)

    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • Segundo a NBR 8160/1999:

    4.1 Generalidades

    4.1.3 O sistema predial de esgoto sanitário deve ser projetado de modo a:

    a) evitar a contaminação da água, de forma a garantir a sua qualidade de consumo, tanto no interior dos sistemas de suprimento e de equipamentos sanitários, como nos ambientes receptores;

    b) permitir o rápido escoamento da água utilizada e dos despejos introduzidos, evitando a ocorrência de vazamentos e a formação de depósitos no interior das tubulações;

    c) impedir que os gases provenientes do interior do sistema predial de esgoto sanitário atinjam áreas de utilização;

    d) impossibilitar o acesso de corpos estranhos ao interior do sistema;

    e) permitir que os seus componentes sejam facilmente inspecionáveis;

    f) impossibilitar o acesso de esgoto ao subsistema de ventilação;

    g) permitir a fixação dos aparelhos sanitários somente por dispositivos que facilitem a sua remoção para eventuais manutenções

    LETRA A


ID
2089915
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

É considerado espaço acessível aquele que pode ser percebido e utilizado em sua totalidade por todas as pessoas, inclusive aquelas com mobilidade reduzida.
Conforme os princípios de ergonomia e de acessibilidade é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBR 9050:

     

    a) ERRADA - A norma não fala sobre o deslocamento em linha reta de duas pessoas, mas deduz-se que seja 1,20m (considerando q o deslocamento de uma pessoa em pé, sem órtese = 0,60m)

    b) ERRADA - O deslocamento em linha reta de pessoas em cadeiras de rodas = 0,90m

    c) CORRETA - O deslocamento de pessoas em pé, sem órtese = 0,60m (A questão não especifica esse detalhe sobre ausência de órtese)

    d) ERRADA - O deslocamento em linha reta de duas pessoas em cadeiras de rodas = de 1,50m a 1,80m

     

    Bons Estudos! =)

  • Tudo que a Sybs falou está certíssimo, e de fato a B é a menos errada, mas e se considerarmos que o obstáculo for menor que 40 cm? Dá pra passar com 80cm de largura:

    "A largura mínima necessária para a transposição de obstáculo isolado com extensão de no máximo 0,40 m deve ser de 0,80 m, conforme Figura 5. Quando o obstáculo isolado tiver uma extensão acima de 0,40 m, a largura mínima deve ser de 0,90 m."

    O enunciado da questão não anuncia a extensão do trecho. Fora que não anuncia se a pessoa está de fato sem órtese como a Sybs já falou. A meu ver caberia anulação.

  • Transposição de obstáculos é uma exceção à regra geral, tanto que só vale para obstáculo até 40cm de extensão, passou disso deve ser 90cm.

     

    Se a questão não especificou, acho que fica subentendido a regra geral.

  • O problema da questão é que o termo passagem designa melhor uma porta (nesse caso o mínimo é por regra geral 80cm) do que um deslocamento (que pela regra geral deve ser 90cm). Ou seja, faltou precisão no enunciado para evitar dúvidas e induzir candidatos a erro.

  • Fiz esse concurso e acertei a questão, e agora errei :( O problema da questão esta na palavra distância.

    Caso a palavra fosse LARGURA vão existir exemplos com 0.80m e com 0.90m.

  • Gab. C

    Uma dica para saber o mínimo é somar esses valores de 30 em 30...

    Pessoa sem órtese: 0,60m~~(+30)

    1 pessoa em cadeira de rodas - 0,90 m............~~(+30)

    1 pedestre e 1 pessoa em cadeira de rodas - 1,20 a 1,50 m............. ~~(+30)

    2 pessoas em cadeira de rodas - 1,50 a 1,80 m.


ID
2089918
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Conforme o Plano Diretor de Natal, as Áreas Especiais de lnteresse Social são aquelas situadas em terrenos públicos ou particulares destinadas à produção, manutenção e recuperação de habitações e/ou regularização do solo urbano e à produção de alimentos com vistas a segurança alimentar e nutricional, tudo em consonância com a política de habitação de interesse social para o Município de Natal.
Nesse sentido, são consideradas Áreas Especiais de Interesse Social

Alternativas
Comentários
  • a)  as glebas ou lotes urbanos, isolados ou contíguos, não edificados, subutilizados ou não utilizados, com área superior a 400m² , necessários para a implantação de programas de habitação de interesse social.

    b) os terrenos ocupados por assentamentos com famílias de renda predominante de até 3 salários mínimos, que se encontram em área de influência de empreendimentos de impacto econômico e submetidos a processos de valorização imobiliária.

    c) correta

    d) os terrenos ocupados por favelas, e/ou vilas, loteamentos irregulares e assentamentos que, (não) apresentando fragilidades quanto aos níveis de habitabilidade, destinam-se à implantação de programas de urbanização e/ou regularização fundiária.


ID
2089921
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para garantir a ocupação do solo de forma adequada às características do meio físico, bem como assegurar o equilíbrio climático da cidade, o Plano Diretor de Natal institui normas urbanísticas adicionais. Uma dessas normas estabelece que

Alternativas
Comentários
  • a) a Taxa de Impermeabilização máxima permitida em todo o Município de Natal é de 80% do lote e o descumprimento dessa norma constituirá infração ambiental de natureza grave.

    b) o gabarito máximo de altura permitido para toda a cidade é de 65m , exceto para as zonas adensáveis onde poderá ser permitido até 90m (noventa metros).

    c) a Taxa de Ocupação máxima permitida para todos os terrenos do Município, ressalvadas as regulamentações especiais, são, para subsolo e térreo até o pavimento, de 80% (oitenta por cento).

    d) correta


ID
2089927
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O orçamento é uma estimativa de custos em função da qual o construtor irá atribuir seu preço de venda. O orçamento deverá ser elaborado a partir do levantamento dos quantitativos físicos do projeto e da composição dos custos unitários de cada serviço, obedecidas rigorosamente as Leis Sociais e Encargos Trabalhistas e todos os demais Custos Diretos, devidamente planilhados.
Sobre orçamento de obras na Construção Civil, considere as afirmações abaixo.
I A estimativa de custo é um grau de orçamento no qual o valor é estimado apenas com base histórica de construções do mesmo porte, experiência do empreendedor e indicadores.
II O Custo Unitário Básico da Construção Civil (CUB) fornece um valor significativo para o valor do custo de construção de um metro quadrado, para uma determinada tipologia da edificação.
III O orçamento analítico terá um grau de incerteza menor que a estimativa de custos, já que envolverá o levantamento dos principais quantitativos e insumos para a sua elaboração.
IV O orçamento preliminar utiliza uma composição de custos unitários para cada serviço da obra, levando em consideração quanto de mão-de-obra, material e equipamento será gasto em sua execução.

Dentre as afirmativas, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • III O orçamento preliminar terá um grau de incerteza menor que a estimativa de custos, já que envolverá o levantamento dos principais quantitativos e insumos para a sua elaboração.

     

    IV O orçamento analítico utiliza uma composição de custos unitários para cada serviço da obra, levando em consideração quanto de mão-de-obra, material e equipamento será gasto em sua execução.

  • ESTIMATIVA DE CUSTO: baseia-se em dados/custos históricos ou em números consagrados como o CUB

    ORÇAMENTO PRELIMINAR: faz o levantamento de quantidades e custos dos principais serviços

    ORÇAMENTO ANALÍTICO/DETALHADO: levantamento e composição de custos de todos os serviços


ID
2089930
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Segundo o Código de Obras e Edificações do Município de Natal, para efeito de análise dos projetos de obras a serem licenciadas pelo órgão municipal de licenciamento e controle, quatro (4) procedimentos diferentes de apresentação de projetos, com grau de simplificação ou de detalhamento distintos conforme o caso devem ser observados.
Nesse contexto, considere o que se afirma, a seguir, sobre os diferentes ritos envolvidos.
I Rito da Categoria I, destinado à análise de projetos de imóvel de uso residencial unifamiliar térreo, sem laje de cobertura, com área construída de até 50,00 m².
II Rito da Categoria 2, destinado à análise de projetos de imóvel de uso residencial unifamiliar, com área construída de até 200, 00 m².
III Rito da Categoria 3, destinado à análise de projetos de imóvel de uso residencial unifamiliar, com área construída acima de 200, 00 m².
IV Rito da Categoria 4, destinado à análise de projetos de imóvel de uso residencial unifamiliar, com área construída acima de 400, 00 m².

Dentre as afirmativas, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Não conheço o Código de obras de Natal, porém, como as assetivas III e IV são contraditórias, achei mais pertimente a III e descarei a IV (casas com mais de 400 m2 são acima de 200 m2, logo, a III já contempla)


ID
2089933
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os revestimentos cerâmicos são classificados segundo teste de resistência do esmalte ao desgaste por abrasão. Essa classificação é conhecida como Índice PEI, que indica os ambientes mais adequados para a aplicação dos revestimentos. (INMETRO)
A opção que apresenta corretamente a classe de resistência à abrasão é:

Alternativas
Comentários
  • P i 5 ......

  • PEI 0 - APENAS PAREDES

    PEI 1 - BWC E DORMITÓRIOS RESIDENCIAIS

    PEI 2 - DEPENDÊNCIAS RESIDENCIAIS SEM LIGAÇÃO COM ÁREA EXTERNA

    PEI 3 - TODAS AS DEPENDÊNCIAS RESIDENCIAIS

    PEI 4 - ÁREAS INTERNAS DE USO COMERCIAL E GARAGENS

    PEI 5 - ALTO TRÁFEGO E AMBIENTES DE USO PÚBLICO (INTERNO E EXTERNO)

    LETRA A


ID
2089936
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Instalações de segurança são aquelas destinadas a garantir a continuidade de serviços essenciais à preservação da vida e da segurança ou destinadas a funcionar em situações de emergência. Hospitais, centros de saúde, clínicas e locais similares devem dispor de fonte de segurança que, em caso de falha de alimentação normal, seja capaz de alimentar, por um período especificado, determinados equipamentos.
Esses equipamentos estão corretamente listados na opção

Alternativas