SóProvas



Prova COPESE - UFPI - 2014 - UFPI - Assistente Social


ID
2209468
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A lei 8.112/90 regula os adicionais a que os servidores público federais fazem jus. Com relação a estes adicionais, é INCORRETO dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA B)

    ---------------------------------------------------------

    A = CERTO. Art. 75.  O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinqüenta e dois minutos e trinta segundos.

    B = ERRADO. Art. 73.  O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinqüenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

    C = CERTO. Art. 76.  Independentemente de solicitação, será pago ao servidor, por ocasião das férias, um adicional correspondente a 1/3 (um terço) da remuneração do período das férias.

    D = CERTO. Art. 74.  Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.

    E = CERTO. Art. 68.  Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.

  • questao com duas respostas. Letra E ta tbm eh incorreto pois Jus pode ser feito com base no valor do salario mínimo

  • GABARITO B

    Art. 73.  O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Ressalta-se que a questão deseja saber a alternativa incorreta.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está correta, pois dispõe o artigo 75, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 75. O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinquenta e dois minutos e trinta segundos.

    Parágrafo único. Em se tratando de serviço extraordinário, o acréscimo de que trata este artigo incidirá sobre a remuneração prevista no art. 73."

    Letra b) Esta alternativa está incorreta e é o gabarito em tela. Conforme o artigo 73, da citada lei, "o serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) em relação à hora normal de trabalho."

    Letra c) Esta alternativa está correta, pois dispõe o artigo 76, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 76. Independentemente de solicitação, será pago ao servidor, por ocasião das férias, um adicional correspondente a 1/3 (um terço) da remuneração do período das férias.

    Parágrafo único. No caso de o servidor exercer função de direção, chefia ou assessoramento, ou ocupar cargo em comissão, a respectiva vantagem será considerada no cálculo do adicional de que trata este artigo."

    Letra d) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 74, da citada lei, "somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada."

    Letra e) Esta alternativa está correta, pois dispõe o artigo 68, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 68. Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.

    § 1º O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles.

    § 2º O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com a eliminação das condições ou dos riscos que deram causa a sua concessão."

    Gabarito: letra "b".


ID
2209471
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O direito de petição do servidor público federal está resguardado pela lei 8.112/90. É assegurado ao servidor o direito de requerer aos Poderes Públicos, em defesa de direito ou interesse legítimo, sendo cabível pedido de reconsideração à autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira decisão, não podendo ser renovado. Do indeferimento do pedido de reconsideração pode ser interposto Recurso. Diante desta afirmação, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA B)

    ---------------------------------------------------------

    Lei 8.112, Art. 109.  O recurso poderá ser recebido com efeito suspensivo, a juízo da autoridade competente.

  • A) CORRETO. Art. 108.  O prazo para interposição de pedido de reconsideração ou de recurso é de 30 (trinta) dias, a contar da publicação ou da ciência, pelo interessado, da decisão recorrida.

    B) INCORRETO. Art. 109.  O recurso poderá ser recebido com efeito suspensivo, a juízo da autoridade competente.

    C) CORRETO. Art. 110.  O direito de requerer prescreve: I - em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de demissão e de cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou que afetem interesse patrimonial e créditos resultantes das relações de trabalho;

    D) CORRETO. Art. 111.  O pedido de reconsideração e o recurso, quando cabíveis, interrompem a prescrição.

    E) CORRETO. Art. 114.  A administração deverá rever seus atos, a qualquer tempo, quando eivados de ilegalidade.

  • GABARITO B

    Art. 109.  O recurso poderá ser recebido com efeito suspensivo, a juízo da autoridade competente.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Ressalta-se que a questão deseja saber a alternativa incorreta.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 108, da citada lei, "o prazo para interposição de pedido de reconsideração ou de recurso é de 30 (trinta) dias, a contar da publicação ou da ciência, pelo interessado, da decisão recorrida."

    Letra b) Esta alternativa está incorreta e é o gabarito em tela. Dispõe o artigo 109, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 109. O recurso poderá ser recebido com efeito suspensivo, a juízo da autoridade competente.

    Parágrafo único. Em caso de provimento do pedido de reconsideração ou do recurso, os efeitos da decisão retroagirão à data do ato impugnado."

    Letra c) Esta alternativa está correta, pois dispõe o artigo 110, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 110. O direito de requerer prescreve:

    I - em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de demissão e de cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou que afetem interesse patrimonial e créditos resultantes das relações de trabalho;

    II - em 120 (cento e vinte) dias, nos demais casos, salvo quando outro prazo for fixado em lei.

    Parágrafo único. O prazo de prescrição será contado da data da publicação do ato impugnado ou da data da ciência pelo interessado, quando o ato não for publicado."

    Letra d) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 111, da citada lei, "o pedido de reconsideração e o recurso, quando cabíveis, interrompem a prescrição."

    Letra e) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 114, da citada lei, "a administração deverá rever seus atos, a qualquer tempo, quando eivados de ilegalidade."

    Gabarito: letra "b".


ID
2209474
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação ao processo administrativo disciplinar destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido, de acordo com a lei 8112/90, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA C)

    ---------------------------------------------------------

    Lei 8.112, Art. 170.  Extinta a punibilidade pela prescrição, a autoridade julgadora determinará o registro do fato nos assentamentos individuais do servidor.

    Lembrando que o STF declarou inconstitucional o art. 170 da Lei n.° 8.112/1990.

    STF coloca que esse dispositivo viola os princípios da presunção de inocência e da razoabilidade, além de atentar contra a imagem funcional do servidor.

    (STF. Plenário. MS 23262, Rel. Min. Dias Toffoli, julgado em 23/04/2014).

  • Questão desatualizada! 

  • Questão desatualizada!

    No julgamento do MS 23.262/DF, o STF concluiu que o art. 170 da Lei 8.112/1990 é inconstitucional, uma vez que “reconhecida a prescrição da pretensão punitiva, há impedimento absoluto de ato decisório condenatório ou de formação de culpa definitiva por atos imputados ao investigado no período abrangido pelo PAD”. Assim, nenhuma consequência desabonadora da conduta do servidor poderá ser realizada pela Administração, nem mesmo o registro dos fatos nos assentamentos individuais.(Créditos para o professor Erick Alves, do Estratégia Concursos)

    Entretanto, a questão cobrou expressamente o texto da Lei 8.112.

  • A) CORRETO. Art. 146;

    B) CORRETO. Art. 147;

    C) INCORRETO. Art. 170. Extinta a punibilidade pela prescrição, a autoridade julgadora determinará o registro do fato nos assentamentos individuais do servidor.

    D) CORRETO. Art. 153;

    E) CORRETO. Art. 172


ID
2209477
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Pela lei 8.112/90, é contado para todos os efeitos o tempo de serviço público federal, inclusive o prestado às Forças Armadas. A apuração do tempo de serviço será feita em dias, que serão convertidos em anos, considerado o ano como de trezentos e sessenta e cinco dias. Felismino Custódio Praça, servidor público, afastou-se do serviço público federal e exerceu por 8 anos cargo em comissão em Município brasileiro, retornando, posteriormente à suas atividades no âmbito federal. sobre o tempo de afastamento de Felismino, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D.

     

     

    Art. 100  É contado para todos os efeitos o tempo de serviço público federal, inclusive o prestado às Forças Armadas.

     

    ...

     

     Art. 102  Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:

     

            I - férias;

     

            II - exercício de cargo em comissão ou equivalente, em órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, Municípios e Distrito Federal;

     

            III - exercício de cargo ou função de governo ou administração, em qualquer parte do território nacional, por nomeação do Presidente da República;

    ...

  • Acredito que o examinador quis confundir:

                                   "cargo em comissão em Município brasileiro"

     

    Art. 103.  Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

            I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal;

  • GAB D

     

    Caí no que o Rodrigo M. falou =/. Muita atenção p/ não escorregar feio rs ..sabia a resp. + me estrepei nessa sacada do examinador.

     

    AFASTAMENTOS E AUSÊNCIAS CONSIDERADOS COMO EFETIVO EXERCÍCIO DO CARGO

     

    ⤵  Férias

    ⤵ Exercício de cargo em comissão

    ⤵ Exercício de cargo ou função de governo ou administração, nomeado p/ PR

    ⤵ Participação em programa de treinamento ou pós - graduação stricto sensu no País

    ⤵ Desempenho de mandato eletivo, exceto p/ promoção por merecimento

    ⤵ Júri e outros serviços obrigatórios 

    ⤵ Missão ou estudo no exterior

    ⤵ Participação em competição desportiva

    ⤵ Afastamento para servir em organismo internacional

    ⤵ Deslocamento p/ nova sede

    Licenças:

    ↗ À gestante, à adotante e licença paternidade

    Para tratamento de saúde, até o limite de 24 meses

    ↗ Para o desempenho de mandato classista, exceto para promoção

    ↗ Por acidente em serviço ou doença profissional

    ↗ Para capacitação

    ↗ Para o serviço militar

    ausências do art. 97:

    → Um dia para doação de sangue

    → Período p/ alistamento ou recadastramento eleitoral, até 2 dias

    → Oito dias consecutivos em razão de : casamento; falecimento de familiar.

     

    SITUAÇÕES QUE CONTAM APENAS PARA APOSENTADORIA E DISPONIBILIDADE

     

    Tempo de serviço prestado aos E, M e DF

    √ Licenças p/:

        tratamento de saúde de pessoa da família, com remuneração, que exceder a trinta dias em período de doze meses

        Atividade política, com remuneração (entre o registro e o décimo dia seguinte à eleição, até o limite de 3 meses)

        Tratamento da própria saúde, quando exceder a 24 meses

    √ Tempo de mandato eletivo anterior ao ingresso no serviço público federal

    √ Atividade privada, vinculada a previdência 

    √ Serviço em tiro de guerra

     

    LICENÇAS NÃO COMPUTADAS PARA NENHUM EFEITO

     

    ¬ Por motivo de doença em pessoa da família [não remunerada]

    ¬ Por motivo de afastamento do cônjuge

    ¬ Para atividade política [período não remunerado]

    ¬ Para tratar de interesses paticulares

     

     

    Fonte: material estratégia 

     

     

     

  • GABARITO: LETRA D

    Capítulo VII

    Do Tempo de Serviço

    Art. 100.  É contado para todos os efeitos o tempo de serviço público federal, inclusive o prestado às Forças Armadas.

    Art. 101.  A apuração do tempo de serviço será feita em dias, que serão convertidos em anos, considerado o ano como de trezentos e sessenta e cinco dias

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o inciso II, do artigo 102, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 102. Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:

    (...)

    II - exercício de cargo em comissão ou equivalente, em órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, Municípios e Distrito Federal;"

    Analisando as alternativas

    Tendo em vista o que foi explanado, conclui-se que Felismino Custódio Praça, servidor público, por ter se afastado do serviço público federal e ter exercido por 8 anos cargo em comissão em Município brasileiro, retornando, posteriormente à suas atividades no âmbito federal, terá contado integralmente como efetivo exercício no serviço público federal o exercício do cargo em comissão no Município brasileiro, na medida em que o exercício de cargo em comissão ou equivalente, em órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, Municípios e Distrito Federal será considerado como de efetivo exercício no âmbito federal.

    Gabarito: letra "d".


ID
2209480
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Cremilda Apolinário Bezerra, servidora federal efetiva do Ministério da Fazenda, ocupa cargo de comissão na organização administrativa do órgão. No exercício de suas atividades possui várias informações sigilosas e relevantes para a Administração Pública Federal. Pretendendo agradar amigos, Cremilda revela importante segredo do qual se apropriou em razão do cargo. Dentro do regime disciplinar ao qual está submetido o servidor público federal, Cremilda é processada administrativamente e considerada, ao final do trânsito em julgado, responsável e culpada. Diante das punições administrativas previstas na lei 8.112/90, independente de outras providências que poderão ser tomadas do ponto de vista civil e criminal, Cremilda deverá ser punida com

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA E)

    ---------------------------------------------------------

            Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

            I - crime contra a administração pública;

            II - abandono de cargo;

            III - inassiduidade habitual;

            IV - improbidade administrativa;

            V - incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição;

            VI - insubordinação grave em serviço;

            VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

            VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos;

            IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;

    ---------------------------------------------------------

    Fé em Deus, não desista.

  • GABARITO: LETRA E

    Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;

    FONTE: LEI N° 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • "servidora federal efetiva do Ministério da Fazenda"

    Caso não fosse efetiva em um cargo, seria destituída do cargo em comissão:

    Art. 135.  A destituição de cargo em comissão exercido por não ocupante de cargo efetivo será aplicada nos casos de infração sujeita às penalidades de suspensão e de demissão.

  • ------------------------------------------

  • Gosto sempre de fazer um link entre os atos do servidor público que são passíveis de demissão na esfera administrativa com as respectivas hipóteses de responsabilidade penal (crimes contra a Administração Pública praticados pelo servidor público) e cível (improbidade administrativa).

    Cremilda praticou em tese o crime de violação de sigilo funcional, art. 325 do CP (Revelar fato de que têm ciência em razão do cargo e que deva permanecer em segredo). Poderia até confundir com prevaricação, pois houve sim o dolo específico de satisfazer interesse pessoal (quando fala que a servidora o fez "pretendendo agradar amigos"), mas sem dúvidas, aquele é o tipo penal que mais se adequa ao caso em questão (e também é o de pena mais grave) -> um dos efeitos específicos da sentença penal condenatória (mas não automático) é a PERDA do cargo ou função pública, caso o crime praticado com violação de dever para com a administração pública resulte numa pena privativa de liberdade superior a 1 ano (art. 92, I, "a", CP).

    Cremilda também praticou um ato de improbidade administrativa que viola os princípios da administração pública (art 11, III da lei 8.429/92) -> acarreta PERDA da função pública e SUSPENSÃO dos direitos políticos.

    Eu sei que estou fugindo um pouco do tema da questão, mas às vezes não é nem preciso memorizar as hipóteses da lei 8.112, pois, se você tem certeza aquela conduta é crime funcional e/ou ato de improbidade, via de regra, vai ser causa de demissão no âmbito administrativo. Aliás, é isso que consta expressamente na referida lei nos incisos I e IV do art. 132, respectivamente (o estatuto é um pouco redundante nesse ponto kkkk).

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o inciso IX, do artigo 132, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 132. A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    (...)

    IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;"

    Nesse sentido, conforme o artigo 135, da citada lei, "a destituição de cargo em comissão exercido por não ocupante de cargo efetivo será aplicada nos casos de infração sujeita às penalidades de suspensão e de demissão."

    Analisando as alternativas

    Considerando o que foi explanado, percebe-se que Cremilda Apolinário Bezerra, servidora federal efetiva do Ministério da Fazenda, sendo que esta também ocupa cargo de comissão na organização administrativa do órgão, revelou importante segredo do qual se apropriou em razão do cargo, o que ocasiona a penalidade disciplinar de demissão do cargo público. Ressalta-se que não se aplica o artigo 135, destacado acima, a Cremilda, por esta já ser ocupante de cargo efetivo na administração pública federal.

    Gabarito: letra "e".


ID
2209483
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o sistema operacional Windows XP (Português Versão Padrão do Fabricante), leia as afirmações abaixo.
I. O comando de teclado Ctrl+Esc abre o menu iniciar;
II. O Internet Explorer é a ferramenta mais adequada para gerenciar arquivos;
III. O sistema de arquivos padrão é o EXT3.
Assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Alternativa A

    O comando de teclado Ctrl+Esc abre o menu iniciar, que é o mesmo que clicar no botão Iniciar. Não confunda botão com menu.

     

    II. O Windows Explorer é a ferramenta mais adequada para gerenciar arquivos;
    Dica do dia: Um atalho que tem caído nos concursos para acessar o W. Explorer é apertar janela+R e digitar explorer ou explorer.exe

    Nota2: O botão Janela se encontra entre os botões Ctrl e Alt, no lado esquerdo inferior do seu teclado.

     

    III. O sistema de arquivos padrãodo Windows é o NTFS. Atualmente, o NTFS (New Technology File System) é o sistema de arquivos padrão do Windows, enquanto o ext4 é o do Linux (Ubuntu e outros), e isso basicamente quer dizer que o Windows se utiliza desse sistema para manejar seus arquivos.

     

    "Que a Força esteja conosco"

     


ID
2209486
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre os aplicativos do pacote BrOffice.org (Português Versão Padrão do Fabricante), leia as afirmações abaixo e marque a opção CORRETA.
I. No Writer é possível salvar arquivos do tipo txt;
II. No Calc é possível salvar documentos com uma senha;
III. Através do Impress é possível criar e editar arquivos pdf.
Assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • NÃO É POSSÍVEL EDITAR ARQUIVOS EM PDF

  • GAB> B

    No Word é possível editar arquiivos PDF.

    clicar com o botão direito sobre oo arquivo PDF e escolher a opçao Word na guia Abrir Com

  • gab- b

    I. No Writer é possível salvar arquivos do tipo txt; II. No Calc é possível salvar documentos com uma senha


ID
2209489
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A sigla usada para representar os conjuntos de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados nos sites de busca é:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

     

     Na prática do mercado de marketing, definimos SEO (Search Engine Optimization) como um conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca, angariando mais visitantes e consequentemente mais conversões.

     

    Essencialmente o aumento de visibilidade nas buscas orgânicas, faz com que você esteja ao alcance de mais pessoas, gerando mais visitas, ou seja, aumentando o tráfego orgânico. Se, você estiver otimizado para os termos corretos, que esteja alinhado com o seu público-alvo, estas visitas podem gerar conversões. Esta sequência é fundamental para uma boa estratégia de SEO.

     

    http://www.agenciamestre.com/seo/o-que-e-seo/

     

    * Vivendo e aprendendo! Ou melhor: estudando e aprendendo! Ainda melhor: resolvendo questões e aprendendo! rs

  • resolvendo questões e aprendendo! rs somos duas

  • questão dificil ! pra seria a D,

    MAS?

  • AOS NAO ASSINANTES

    GAB: B

    SEO (Search Engine Optimization) 

  • nunca tinha visto isso e, se vi, não me recordo.


ID
2209492
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o conceito, uso e configuração de um firewall, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ''D''

    Quando configurado corretamente, também impede as colisões de pacotes melhorando o desempenho da rede.

  • Faca Na Caveira, sim o FireWall pode ser usado como Hardware também.

  • Por qual motivo a D está incorreta?

  • (a) Correto, ele pode realmente ser hardware ou software;

    (b) Correto, ele realmente pode aplicar uma política de segurança à rede controlando o fluxo de pacotes;

    (c) Correto, o Firewall de filtragem estática ou filtro de pacotes bloqueia ou libera dados meramente com base nas regras implantadas no firewall, não importando a ligação que cada pacote tem com o outro;

    (d) Errado, ele não tem nenhuma ingerência quanto à colisão de pacotes;

    (e) Correto, IP Spoofing é o mascaramento de endereços IP – é o nome dado à técnica de um atacante usar uma fonte de endereço IP falsa nos pacotes que ele enviar ao firewall. Esse tipo de firewall realmente está vulnerável a esse tipo de ataque

    Fonte: Prof. Diego Carvalho, estratégia concursos.

  • (a) Correto, ele pode realmente ser hardware ou software;

    (b) Correto, ele realmente pode aplicar uma política de segurança à rede controlando o fluxo de pacotes;

    (c) Correto, o Firewall de filtragem estática ou filtro de pacotes bloqueia ou libera dados meramente com base nas regras implantadas no firewall, não importando a ligação que cada pacote tem com o outro;

    (d) Errado, ele não tem nenhuma ingerência quanto à colisão de pacotes;

    (e) Correto, IP Spoofing é o mascaramento de endereços IP – é o nome dado à técnica de um atacante usar uma fonte de endereço IP falsa nos pacotes que ele enviar ao firewall. Esse tipo de firewall realmente está vulnerável a esse tipo de ataque. 

  • Quando configurado corretamente, também impede as colisões de pacotes melhorando o desempenho da rede


ID
2209495
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Uma autenticação é caracterizada como forte quando estão presentes dois ou mais itens dos seguintes fatores:

Alternativas

ID
2241130
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Até parte da década de 1980, a associação entre serviço social e educação estava relacionada ao campo da formação profissional ou à dimensão educativa do trabalho dos assistentes sociais. A partir de meados da década de 1990, o campo educacional passou a ter novos significados para os assistentes sociais, inclusive com a política educacional constituindo-se componente da atuação de muitos deles. Essa mudança decorre

Alternativas

ID
2241133
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os assistentes sociais, tendo por base as competências e atribuições que lhes são estabelecidas nos art. 4º e 5º da Lei nº 8.662/1993 e segundo o Parecer Jurídico do CFESS nº 23/00, podem desempenhar, no Serviço Social Escolar, várias funções. Dentre as opções abaixo, marque aquela que indica uma função do assistente social nesse campo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Conforme Parecer Jurídico 23/00 de 22 de outubro de 2000, do Conselho Federal de Serviço Social, ao Assistente Social cabe desenvolver as seguintes funções na área de Educação:

    · Pesquisa de natureza sócio-econômica e familiar para caracterização da população escolar;

    · Elaboração e execução de programas de orientação sócio-familiar visando prevenir a evasão escolar e melhorar o desempenho e rendimento do aluno e sua formação para o exercício da cidadania;

    ·  Participação, em equipe multidisciplinar, da elaboração de programas que visem prevenir a violência, o uso de drogas e o alcoolismo, bem como que visem prestar esclarecimentos e informações sobre doenças infecto-contagiosas e demais questões de saúde pública;

    · Articulação com instituições públicas, privadas, assistenciais e organizações comunitárias locais, com vistas ao encaminhamento de pais e alunos para atendimento de suas necessidades;

    · Realização de visitas sociais com o objetivo de ampliar o conhecimento acerca da realidade sócio-familiar do aluno, de forma a possibilitar assisti-lo e encaminhá-lo adequadamente;

    · Elaboração e desenvolvimento de programas específicos nas escolas onde existam classes especiais;

    · Empreender e executar as demais atividades pertinentes ao Serviço Social, previstas pelos artigos 4º e 5º da Lei 8662/93, não especificadas acima.


ID
2241136
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo notícia veiculada no Portal g1.globo.com/PI (acesso: 14/04/2014), “levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) constatou que 32 escolas já sofreram assaltos, arrombamentos, depredações e outros casos de violência só este ano”. Neste contexto, é função do assistente social na Escola:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Conforme o comando da questão e o Parecer Jurídico 23/00 CFESS, ao Assistente Social cabe desenvolver a seguinte função na área de Educação:

    ·  Participação, em equipe multidisciplinar, da elaboração de programas que visem prevenir a violência, o uso de drogas e o alcoolismo, bem como que visem prestar esclarecimentos e informações sobre doenças infectocontagiosas e demais questões de saúde pública;


ID
2241139
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As situações de conflito no ambiente escolar têm exigido o desenvolvimento de ações preventivas e curativas no intuito de tornar as relações e o ambiente escolar harmonioso, por meio da prática do diálogo e da mediação dos conflitos. No Serviço Social, a mediação é uma das categorias mais usadas na prática profissional na atualidade, resultado:

Alternativas
Comentários
  • a mediação é a categoria central da articulação entre as partes de uma totalidade complexa, e é responsavel pela possibilidade da passagem entre o imediato e o mediato. “ é a mediação a categoria responsável pela ...”( ). Categoria cuja paternidade intelectual deve-se a Hegel, que a concebera como “ a pura negatividade, o simples devir”(Hegel, 1987:14).

    MEDIAÇÃO É A FORMA DE OBJETIVAR A PRATICA!!!

  • Gabarito C

    Mediação = Sucessivas aproximações que permitem a passagem do Imediato (abstrato), para o Mediato (concreto). Portanto na intervenção profissional, aquele conjunto de complexos que a razão extrai do real através de aproximações sucessivas, possibilita uma visão mais ampla e profunda da realidade social, a partir da qual e na qual se inscreve a intervenção do Assistente Social.

    Resumindo principais autores temos:

    Marx (1982) “as categorias exprimem formas de modos de ser, determinações de existência”. Portanto, se as categorias são constituídas a partir do seu contexto, significa que elas não são estáticas ou isoladas do movimento da sociedade, pelo contrário, são dialéticas e dinâmicas, pois se realizam a partir do movimento, permitindo assim, a compreensão dos fenômenos concretros.

    Martinelli (1993), A mediação é uma das categorias centrais da dialética e inscrita no contexto da ontologia do ser social e que possui uma dupla dimensão: ontológica e reflexiva. 

    Reinaldo Pontes( 2000), O método dialético continua sendo a forma mais adequada de investigar o real, visto que partimos do pressuposto de que o método de conhecimento da realidade deve emergir do próprio movimento do real mediante aproximações sucessivas do real ao movimento do objeto.

     

  • Lou Brito, sou teu fã!


ID
2241142
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na prática do assistente Serviço Social, a mediação permite

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    A compreensão da categoria de mediação permite um aclaramento ontológico deste complexo processo social característico da profissão, porque nos instrumentaliza metodologicamente para vencer a força inercial que nos prende colados a imediaticidade, permitindo-nos o movimento que ascende dos fatos(abstrato) ao real mediatizado (concreto pensado).

    Reinaldo Pontes demonstra a extrema validade teóricometodológica da categoria de mediação, em face da compreensão do espaço profissional mediatizado pelos complexos sociais a que se articula ontologicamente.

    A CATEGORIA DE MEDIAÇÃO EM FACE DO PROCESSO DE INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

    Reinaldo Pontes

  • O autor Pontes (2000, p. 38) descreve a mediação como “[...] uma das categorias centrais da dialética, inscrita no contexto da ontologia do ser social marxista, e que possui uma dupla dimensão: ontológica (que pertence ao real) e reflexiva (que é elaborada pela razão)”.

    Na intervenção profissional do assistente social, a mediação possibilita a construção e reconstrução do objeto de intervenção profissional na busca de uma prática transformadora, possibilitando ao profissional uma atuação de forma crítica e transformadora às demandas da profissão.

    A CATEGORIA DE MEDIAÇÃO EM FACE DO PROCESSO DE INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL- Reinaldo Pontes


ID
2241145
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A sociedade capitalista, na era dos monopólios, demanda à profissão de Serviço Social que intervenha na vida da família trabalhadora:

I. Implementando políticas sociais que façam o enfrentamento das sequelas da “questão social”, materializando os direitos do cidadão e promovendo a coesão social;

II. Atendendo, cotidiano e rotineiramente, a indivíduos e grupos, realizando reuniões, planejando e emitindo relatórios;

III. Atendendo às refrações da “questão social” de forma seletiva, pautando-se na sua fenomenalidade atomizada que, apesar da homogeneização que artificialmente é realizada mediante procedimentos burocráticos (delimitação dos “problemas”, “público-alvo” e dos recursos a serem alocados), persiste a ineliminável heterogeneidade das situações;

IV. Apreendendo, da forma mais rica de determinações possível, a realidade (causalidade) e, diante disso, pensando as estratégias de intervenção (pôr teleológico) para a satisfação de necessidades;

V. Teleologizando as intervenções necessárias para a construção do objetivo vislumbrado, que, no caso do Serviço Social, é a garantia do direito do cidadão por meio de serviços e benefícios, buscando orientar suas ações para a emancipação humana.

Alternativas
Comentários
  • GAB D. Atentei p o fato de que a questão se refere às demandas postas pela soc capitalista.

  • I. Implementando políticas sociais que façam o enfrentamento das sequelas da “questão social”, materializando os direitos do cidadão e promovendo a coesão social; CORRETA

    II. Atendendo, cotidiano e rotineiramente, a indivíduos e grupos, realizando reuniões, planejando e emitindo relatórios; CORRETA

    III. Atendendo às refrações da “questão social” de forma seletiva, pautando-se na sua fenomenalidade atomizada que, apesar da homogeneização que artificialmente é realizada mediante procedimentos burocráticos (delimitação dos “problemas”, “público-alvo” e dos recursos a serem alocados), persiste a ineliminável heterogeneidade das situações; CORRETA

    IV. Apreendendo, da forma mais rica de determinações possível, a realidade (causalidade) e, diante disso, pensando as estratégias de intervenção (pôr teleológico) para a satisfação de necessidades;

    V. Teleologizando as intervenções necessárias para a construção do objetivo vislumbrado, que, no caso do Serviço Social, é a garantia do direito do cidadão por meio de serviços e benefícios, buscando orientar suas ações para a emancipação humana.


ID
2241148
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

É dever do/a assistente social, conforme o art. 3º do Código de Ética Profissional:

I. Abster-se, no exercício da profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes;

II. Participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades;

III. Participar na elaboração e gerenciamento das políticas sociais e na formulação e implementação de programas sociais;

IV. Aprimorar-se profissionalmente de forma contínua, colocando-o a serviço dos princípios do Código de Ética Profissional;

V. Desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Art. 2º - Código de Ética Profissional, são DIREITOS do AS:

    III. Participar na elaboração e gerenciamento das políticas sociais e na formulação e implementação de programas sociais;

    IV. Aprimorar-se profissionalmente de forma contínua, colocando-o a serviço dos princípios do Código de Ética Profissional;


ID
2241151
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Pesquisa realizada por Sebastião Rodrigues Marques constatou que, na maioria das vezes, as visitas domiciliares previstas pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários – PRAC na Universidade Federal de Campina Grande (PB) são “vetadas pelas administrações dos centros, pois demandam diárias, transporte” sob a alegação de que estes são prioritariamente para o ensino e a pesquisa. Tal determinação contraria, entre os direitos do assistente social nas relações com as instituições empregadoras (art. 7º) previstos no Código de Ética Profissional, o seguinte dispositivo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Constituem direitos do/a Assistente Social os itens B,C e D respectivamente, no entanto, conforme o enunciado, o item que melhor se adequa ao caso é a letra A.

    A Letra E, diz respeito ao artigo 5, sendo um dever do/a Assistente Social nas suas relações com os usuários;


ID
2241154
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Entre os deveres do/a assistente social com as instituições empregadoras (art. 8º), é considerado especialmente grave pelo Código de Ética Profissional, para efeito da fixação da pena, a violação que diz respeito à seguinte disposição:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito---B

     

           Das Relações com as Instituições Empregadoras e outras

     

    Art. 8º São deveres do/a assistente social:

     

    a- programar, administrar, executar e repassar os serviços sociais assegurados institucionalmente;

    b- denunciar falhas nos regulamentos, normas e programas da instituição em que trabalha, quando os mesmos estiverem ferindo os princípios e diretrizes deste Código, mobilizando, inclusive, o Conselho Regional, caso se faça necessário;

    c- contribuir para a alteração da correlação de forças institucionais, apoiando as legítimas demandas de interesse da população usuária;

    d- empenhar-se na viabilização dos direitos sociais dos/as usuários/as, através dos programas e políticas sociais;

    e- empregar com transparência as verbas sob a sua responsabilidade, de acordo com os interesses e necessidades coletivas dos/as usuários/as.


ID
2241157
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O exercício profissional do assistente social se constitui uma totalidade, formada por três dimensões: teórico-metodológica; ético-política; técnico-operativa. Constituem elementos da dimensão técnico-operativa: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    A dimensão técnico-operativa não pode ser reduzida à questão dos instrumentos e téncicas. Ela mobiliza as dimensões teórico-metodológicas- para analisar o real e investigar novas demandas - e ético-política - permitindo avaliar prioridades, finalidades e avaliar consequências da ação. 

    O instrumental técnico-operativo ultrapassa as técnicas e os instrumentos; inclui o conclui o conjunto das ações e procedimentos adotados pelo profissional. Encontra-se aí, estratégicas, táticas, instrumentos e técnicas, conhecimentos específicos, procedimentos, ética, cultura profissional e institucional, particularidades dos contextos organizacionais.  

    A dimensão técnico-operativo no Serviço Social - desafios contemporâneos.Org. Yolanda Guerra, Sheila Backx e Claúdia Santos.


ID
2241160
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

É instrumento de caráter individual utilizado pelo assistente social no cotidiano das instituições em que atuam para abordagem direta aos usuários dos serviços sociais:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    A entrevista é uma comunicação direta do assistente social com um ou mais usuários. É diferente do diálogo, pois se tem um entrevistado e um entrevistador. Com isso, o assistente social ocupa um papel diferente do usuário, pois cabe ao profissional conduzir o diálogo, direcionando-o para os objetivos que se pretende alcançar. A entrevista é o momento em que o usuário pode ser ouvido e pode exprimir suas ideias, vontades e necessidades.

    Fonte:Charles Toniolo de Sousa. "A prática do assistente social: conhecimento, instrumentalidade e intervenção profissional."

  • Entrevista Individual ou Grupal - É uma comunicação direta do assistente social com um ou mais usuários. É diferente do diálogo, pois se tem um entrevistado e um entrevistador. Com isso, o assistente social ocupa um papel diferente do usuário, pois cabe ao profissional conduzir o diálogo, direcionando-o para os objetivos que se pretende alcançar. A entrevista é o momento em que o usuário pode ser ouvido e pode exprimir suas ideias, vontades e necessidades.

     

    Fonte: http://tecnicasinterventivaseseso.blogspot.com.br/2012/05/instrumentos-e-tecnicas-de-intervencao.html

  • Nas ações de caráter individual :

    prevalece o uso da entrevista como um dos principais instrumentos e o desenvolvimento procedimentos interventivos

    FONTE: A DIMENSÃO TÉCNICO OPERATIVA DO SERVIÇO SOCIAL


ID
2241163
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

É procedimento de caráter coletivo utilizado pelo assistente social no cotidiano das instituições em que atuam para atendimento aos usuários dos serviços sociais:

Alternativas
Comentários
  • Oficinas

  • Por favor, alguém

    saber a fonte teórica dessa questão?

  • As carctertisticas apresentadas são genericas demais para se especificar quanto oficina, palestra, reunião... merecia recurso...

  • A minha resposta foi "A", pois acredito que "REUNIÕES" é procedimento de caráter coletivo utilizado pelo assistente social no cotidiano das instituições, assim como oficinas. Portanto, gostaria muito que um professor do QC comentasse a questão. Vamos todos solicitar comentário do professor!?!?!?

  • O comentário de um professor sobre essa questão, por favor.

  • Por favor, algum professor do Qc comenta essa questão.


ID
2241166
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

“O exercício profissional dos assistentes sociais implica a existência de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização das propostas de ação conscientemente definidas” (SARMENTO, 2012). Por instrumento, entende-se:

Alternativas
Comentários
  • Como aquele que potencializa as intencionalidades teórico-políticas do profissional para a efetivação da ação.

  • Segundo Sarmento (2017), por instrumento, entende-se:

    A) ​A maneira através da qual o profissional conduz suas ações ou objetiva suas intencionalidades. (Incorreta, visto que corresponde a uma TÉCNICA- p.118)

    B) Um conhecimento empírico elaborado, desenvolvido pela capacidade humana como prolongamento de sua racionalidade para realizar coisas. (Incorreta, uma vez que refere-se a TÉCNICA- p.118).

    C) Um saber efetivo, mais aplicável que se tornou inseparável da ciência e, agora, do mercado. ( Incorreta, pois trata-se da TECNOLOGIA - p.118).

    D) Como aquele que potencializa as intencionalidades teórico-políticas do profissional para a efetivação da ação. (Correta - p. 118).

    E) Como criação, enquanto fato em si mesmo e como um conjunto próprio de determinada cultura, posto que seu sentido é inseparável do complexo de relações sociopolíticas e econômicas de uma dada conformação temporal e histórica. (Incorreta, pois trata-se de uma TÉCNICA, contudo, não é uma criação enquanto fato em si mesmo, em virtude de corresponder a um conjunto próprio de determinada cultura- p.118).

    EXPLICAÇÃO: O autor elenca as diferenças de técnica e tecnologia, trazendo a explicação do instrumento dentro desse conjunto complexo de relações.

    FONTE: O instrumental técnico e o Serviço Social (SARMENTO, 2017).

    ---> Texto localizado no livro: A dimensão técnico-operativa do Serviço Social: desafios contemporâneos. 3ª.ed. 2007.


ID
2241169
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Numere a 2ª coluna de acordo com a primeira, associando o instrumento da prática do Serviço Social à conceituação respectiva. 


(1) Observação

(2) Informação 

(3) Abordagem

(4) Visita domiciliar

(5) Relacionamento 


( ) Contato intencional de aproximação através do qual é criado um espaço para o diálogo crítico, para a troca de informações e/ou experiências para a aquisição de conhecimentos e/ou de um conjunto de particularidades necessárias à ação profissional e/ou estabelecimento de novas relações de interesse dos usuários.

( ) Processo de reconstrução das relações no campo das mediações, no âmbito das relações sociais em que se faz uso intencional da presença física do assistente social (corporal e institucional) no espaço das organizações, implicando em movimento, mobilização e condução de processos de poder e saber.

( ) Processo de reconstrução das relações no campo das mediações, no âmbito das relações sociais em que se faz uso intencional da presença física do assistente social (corporal e institucional) no espaço das organizações, implicando em movimento, mobilização e condução de processos de poder e saber.

( ) Potencializador das possibilidades de conhecimento da realidade (conhecendo com o usuário as suas dificuldades) cujo ponto de referência é a garantia dos direitos do usuário (através dos serviços que lhe são levados).

( ) Introdução, transmissão ou propagação de conteúdos crítico-reflexivos à população, favorecendo a difusão de conhecimentos sobre novas maneiras de pensar e agir. 

A numeração CORRETA da segunda coluna é:

Alternativas
Comentários
  • ( 3) Contato intencional de aproximação através do qual é criado um espaço para o diálogo crítico, para a troca de informações e/ou experiências para a aquisição de conhecimentos e/ou de um conjunto de particularidades necessárias à ação profissional e/ou estabelecimento de novas relações de interesse dos usuários.

    ( 5) Processo de reconstrução das relações no campo das mediações, no âmbito das relações sociais em que se faz uso intencional da presença física do assistente social (corporal e institucional) no espaço das organizações, implicando em movimento, mobilização e condução de processos de poder e saber.

    ( 1) Processo de reconstrução das relações no campo das mediações, no âmbito das relações sociais em que se faz uso intencional da presença física do assistente social (corporal e institucional) no espaço das organizações, implicando em movimento, mobilização e condução de processos de poder e saber.

    ( 4) Potencializador das possibilidades de conhecimento da realidade (conhecendo com o usuário as suas dificuldades) cujo ponto de referência é a garantia dos direitos do usuário (através dos serviços que lhe são levados).

    ( 2) Introdução, transmissão ou propagação de conteúdos crítico-reflexivos à população, favorecendo a difusão de conhecimentos sobre novas maneiras de pensar e agir.


ID
2241172
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Projeto ético-político do Serviço Social:

Alternativas
Comentários
  • Com Netto,   definiríamos da  seguinte  maneira:   Os projetos profissionais [inclusive o projeto ético­político do Serviço Social] apresentam a auto­imagem de uma profissão, elegem os valores que a legitimam socialmente, delimitam e priorizam os seus objetivos e funções, formulam os requisitos (teóricos, institucionais e práticos) para o seu exercício, prescrevem normas para o comportamento dos profissionais e estabelecem as balizas da sua relação com os usuários de seus serviços, com as outras  profissões  e  com  as  organizações  e  instituições sociais, privadas e públicas [...] (1999, p. 95). 

     

    Gab. B

  • Errei. Não havia passado por essa definição de Netto.

    Apresentam a autoimagem de uma profissão, revelando seus valores, seus objetivos e funções e formulam os requisitos (teóricos, práticos e institucionais) para o seu exercício, prescrevem suas normas profissionais estabelecendo as bases das suas relações com os usuários de seus serviços, com as outras profissões e com as organizações e instituições sociais privadas e públicas. (NETTO, 1999, p. 4).


ID
2241175
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Projeto ético-político do Serviço Social tem como núcleo:

Alternativas
Comentários
  • "Nosso projeto ético‐político é bem claro e explícito quanto aos seus compromissos. Ele:  tem em seu núcleo o reconhecimento da liberdade como valor ético central – a liberdade concebida historicamente, como possibilidade de escolher entre alternativas concretas; daí um compromisso com a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais. Conseqüentemente, o projeto profissional vincula­se a um projeto societário que propõe a construção de uma nova ordem social, sem dominação e/ou exploração de classe, etnia e gênero. (NETTO, 1999, p. 104‐5).  "

    (BARATA e BRAZ, pg. 6, in CFESS, 2009, in: )

    http://www.abepss.org.br/arquivos/anexos/teixeira-joaquina-barata_-braz-marcelo-201608060407431902860.pdf


ID
2241178
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Projeto ético-político do Serviço Social tem como dimensão política:

Alternativas
Comentários
  • "Dimensão política: se posiciona m favor da eqüidade e da justiça social, na perspectiva da universalização; a ampliação e consolidação da cidadania. Este projeto se reclama radicalmente democrático – socialização da participação política e socialização da riqueza socilmente produzida."

    Fonte: http://cress-es.org.br/projetoetico.htm

     

     

    "a dimensão política não tem conotações partidárias: ela se refere a valores sociais – a liberdade, o exercício da cidadania, a equidade e a justiça social. Supõe determinados meios – a democracia, o pluralismo – e um objetivo: a construção de uma ordem societária sem exploração e dominação de qualquer espécie"

    Fonte:O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO * José Paulo Netto

     

    Logo, de acordo com Netto, a alternativa a) é um objetivo e a alternativa b) faz referencia a dimensão política.

     


ID
2241181
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A assistência estudantil nas instituições de educação superior federais foi instituída pelo Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, tendo como objetivos:

I. Democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal;

II. Contribuir com a inclusão e a equidade dos usuários e grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais, em áreas urbana e rural;

III. Reduzir as taxas de retenção e evasão;

IV. Assegurar que as ações garantam a convivência familiar e comunitária;

V. Minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da educação superior.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2o  São objetivos do PNAES:


    I – democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal;

    II - minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da educação superior;

    III - reduzir as taxas de retenção e evasão; e

    IV - contribuir para a promoção da inclusão social pela educação.


    Gabarito: B


ID
2241184
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A faixa etária prevista para a realização de um curso superior é de 18 a 24 anos. Esta faixa etária faz com que estes alunos tenham seus direitos assegurados:

Alternativas
Comentários
  • Lei 12.852/2013

     

                              DOS PRINCÍPIOS E DIRETRIZES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE

     

     Art. 1o  Esta Lei institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE.

     § 1o  Para os efeitos desta Lei, são consideradas jovens as pessoas com idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos de idade.

     § 2o  Aos adolescentes com idade entre 15 (quinze) e 18 (dezoito) anos aplica-se a Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente, e, excepcionalmente, este Estatuto, quando não conflitar com as normas de proteção integral do adolescente.


ID
2241187
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A expansão da oferta da educação superior no Brasil a partir dos anos de 1990 foi favorecida por várias medidas:

I. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), que flexibilizou os modelos organizacionais das institucionais de educação superior;

II. O Programa Universidade para Todos (ProUni), criado pela Medida Provisória nº 213/2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, cuja finalidade consiste em conceder bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de baixa renda, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior;

III. O Programa Expansão das IFES cuja meta era a implantação de 10 novas universidades federais e a criação ou consolidação de 49 campi nas cinco regiões brasileiras, com vista a ampliar o acesso à universidade, promover a inclusão social, reduzir as desigualdades regionais e “reorientar a organização do ensino superior no Brasil” (MEC, 2006, p. 11);

IV. O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), instituído pelo Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007, que apresenta como meta a criação de condições para a ampliação do acesso e permanência na educação superior, no nível de graduação, melhor aproveitamento da estrutura física e de pessoal existente nas universidades federais;

V. A instituição, pela Lei nº 11.079/04, para licitação e contratação de parceria das Parcerias Público-Privadas que favoreceu a transferência de instituições públicas de educação superior para a iniciativa privada.

Alternativas
Comentários
  • Questão difícil! Nenhum comentário de concurseiro, e eu não tenho conhecimento pra destrinchar essa questão aqui rs


ID
2241190
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A assistência estudantil é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito---A

                                                                         Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010

     

    Art. 1o  O Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, executado no âmbito do Ministério da Educação, tem como finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal.

     

     


ID
2241193
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O consumo de álcool e outras substâncias psicoativas nas universidades tem sido motivo de preocupação crescente. Neste contexto, a atuação do assistente social se voltaria para

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

    Legislação e Políticas Públicas sobre Drogas no Brasil.

    https://www.justica.gov.br/central-de-conteudo/politicas-sobre-drogas/cartilhas-politicas-sobre-drogas/2011legislacaopoliticaspublicas.pdf


ID
2241196
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A reserva de vagas nos cursos de graduação nas instituições federais de educação superior, vinculadas ao Ministério da Educação estabelecida pela lei nº 12.711/2012, destina-se

Alternativas
Comentários
  • Art. 1o  As instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

  • Art. 1o  As instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

     

    Parágrafo único.  No preenchimento das vagas de que trata o caput deste artigo, 50% (cinquenta por cento) deverão ser reservados aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita.

     

    FocoForçaFé#@


ID
2241199
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

As vagas reservadas nos cursos de graduação nas instituições federais de educação superior, vinculadas ao Ministério da Educação, em cumprimento à lei nº 12.711/2012, serão preenchidas conforme os seguintes critérios:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Art. 3º  Em cada instituição federal de ensino superior, as vagas de que trata o art. 1º desta Lei serão preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência, nos termos da legislação, em proporção ao total de vagas no mínimo igual à proporção respectiva de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.          

    (Redação dada pela Lei nº 13.409, de 2016).

  • Atenção que a Lei nº 13.409, de 2016 incluiu também no rol de reserva de vagas proporcionais os portadores de deficiência.

     

    Art. 3o  Em cada instituição federal de ensino superior, as vagas de que trata o art. 1o desta Lei serão preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência, nos termos da legislação, em PROPORÇÃO ao total de vagas no mínimo igual à proporção respectiva de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.          (Redação dada pela Lei nº 13.409, de 2016)

     

    PS: Vale ressaltar que poderia caber um recurso na questão. A disposição legal diz que  "deverão ser reservados aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita", sendo que a assertiva fala apenas em "INFERIOR a 1,5 salário-mínimo".


ID
2241202
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Estudo realizado na Universidade Federal de Lavras avaliou os efeitos da assistência estudantil na permanência e no rendimento acadêmico de estudantes com vulnerabilidade socioeconômica. Esta é uma avaliação de política pública

Alternativas
Comentários
  • de impacto, aferindo os efeitos do programa sobre a população-alvo e estabelecendo uma relação de causalidade entre a política e as alterações nas condições sociais.


ID
2241205
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação dos efeitos da assistência estudantil na permanência e no rendimento acadêmico de estudantes com vulnerabilidade socioeconômica da Universidade Federal de Lavras foi realizada comparando os indicadores de rendimento e evasão escolar dos usuários dessa política pública com os demais alunos dessa universidade. Esta é uma metodologia de avaliação:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra B (Quase experimental).


ID
2241208
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A ação estatal de assistência aos estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) consubstancia-se no Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). A designação de PLANO do planejamento dessa ação significa que é:

Alternativas

ID
2241211
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O planejamento “se realiza a partir de um processo de aproximações sucessivas” (BAPTISTA, 1979, p. 19) que constituem as chamadas fases metodológicas, das quais a chamada “estudo/diagnóstico” é:

Alternativas

ID
2241214
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma situação incomum, mas não rara, nas instituições de educação superior é o ingresso de cidadãos na faixa etária de 15 a 18 anos. Aos cidadãos nesta faixa etária aplica-se:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o artigo 1º da lei 12.852:

     

    § 2º Aos adolescentes com idade entre 15 (quinze) e 18 (dezoito) anos aplica-se a Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente, e, excepcionalmente, este Estatuto, quando não conflitar com as normas de proteção integral do adolescente.

  •  LEI Nº 12.852, DE 5 DE AGOSTO DE 2013.

     

    § 2o  Aos adolescentes com idade entre 15 (quinze) e 18 (dezoito) anos aplica-se a Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente, e, excepcionalmente, este Estatuto, quando não conflitar com as normas de proteção integral do adolescente.


ID
2241217
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Piauí é um dos estados brasileiros com piores indicadores sociais e econômicos, tendo, entre as unidades da federação, o 26º índice de analfabetismo, o 25º IDH, o 23º Produto Interno Bruto. Dentre os objetivos do Programa de Extensão Universitária – PROEXT, instituído pelo Decreto nº 6.495, de 30 de junho de 2008, os que se voltam, estritamente, para a formação de profissionais aptos a transformarem essa realidade são: 
I. Dotar as instituições públicas de ensino superior de melhores condições de gestão das atividades acadêmicas de extensão, permitindo planejamento de longo prazo;
II. Estimular o desenvolvimento social e o espírito crítico dos estudantes, bem como a atuação profissional pautada na cidadania e na função social da educação superior;
III. Contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira por meio do contato direto dos estudantes com realidades concretas e da troca de saberes acadêmicos e populares;
IV. Propiciar a democratização e difusão do conhecimento acadêmico;
V. Centralizar e racionalizar as ações de apoio à extensão universitária desenvolvidas no âmbito do Ministério da Educação.

Alternativas
Comentários
  • Objetivos:

    Centralizar e racionalizar as ações de apoio à extensão universitária desenvolvidas no âmbito do Ministério da Educação; dotar as instituições públicas de ensino superior de melhores condições de gestão das atividades acadêmicas de extensão, permitindo planejamento de longo prazo; potencializar e ampliar os patamares de qualidade das ações de extensão, projetando-as para a sociedade e contribuindo para o alcance da missão das instituições públicas de ensino superior; fomentar programas e projetos de extensão que contribuam para o fortalecimento de políticas públicas; estimular o desenvolvimento social e o espírito crítico dos estudantes, bem como a atuação profissional pautada na cidadania e na função social da educação superior; contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira por meio do contato direto dos estudantes com realidades concretas e da troca de saberes acadêmicos e populares; propiciar a democratização e difusão do conhecimento acadêmico; e fomentar o estreitamento dos vínculos entre as instituições de ensino superior e as comunidades populares do entorno.