SóProvas



Prova COPESE - UFPI - 2014 - UFPI - Bibliotecário - Documentalista


ID
2209468
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A lei 8.112/90 regula os adicionais a que os servidores público federais fazem jus. Com relação a estes adicionais, é INCORRETO dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA B)

    ---------------------------------------------------------

    A = CERTO. Art. 75.  O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinqüenta e dois minutos e trinta segundos.

    B = ERRADO. Art. 73.  O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinqüenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

    C = CERTO. Art. 76.  Independentemente de solicitação, será pago ao servidor, por ocasião das férias, um adicional correspondente a 1/3 (um terço) da remuneração do período das férias.

    D = CERTO. Art. 74.  Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.

    E = CERTO. Art. 68.  Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.

  • questao com duas respostas. Letra E ta tbm eh incorreto pois Jus pode ser feito com base no valor do salario mínimo

  • GABARITO B

    Art. 73.  O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Ressalta-se que a questão deseja saber a alternativa incorreta.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está correta, pois dispõe o artigo 75, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 75. O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinquenta e dois minutos e trinta segundos.

    Parágrafo único. Em se tratando de serviço extraordinário, o acréscimo de que trata este artigo incidirá sobre a remuneração prevista no art. 73."

    Letra b) Esta alternativa está incorreta e é o gabarito em tela. Conforme o artigo 73, da citada lei, "o serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) em relação à hora normal de trabalho."

    Letra c) Esta alternativa está correta, pois dispõe o artigo 76, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 76. Independentemente de solicitação, será pago ao servidor, por ocasião das férias, um adicional correspondente a 1/3 (um terço) da remuneração do período das férias.

    Parágrafo único. No caso de o servidor exercer função de direção, chefia ou assessoramento, ou ocupar cargo em comissão, a respectiva vantagem será considerada no cálculo do adicional de que trata este artigo."

    Letra d) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 74, da citada lei, "somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada."

    Letra e) Esta alternativa está correta, pois dispõe o artigo 68, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 68. Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.

    § 1º O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles.

    § 2º O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com a eliminação das condições ou dos riscos que deram causa a sua concessão."

    Gabarito: letra "b".


ID
2209471
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O direito de petição do servidor público federal está resguardado pela lei 8.112/90. É assegurado ao servidor o direito de requerer aos Poderes Públicos, em defesa de direito ou interesse legítimo, sendo cabível pedido de reconsideração à autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira decisão, não podendo ser renovado. Do indeferimento do pedido de reconsideração pode ser interposto Recurso. Diante desta afirmação, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA B)

    ---------------------------------------------------------

    Lei 8.112, Art. 109.  O recurso poderá ser recebido com efeito suspensivo, a juízo da autoridade competente.

  • A) CORRETO. Art. 108.  O prazo para interposição de pedido de reconsideração ou de recurso é de 30 (trinta) dias, a contar da publicação ou da ciência, pelo interessado, da decisão recorrida.

    B) INCORRETO. Art. 109.  O recurso poderá ser recebido com efeito suspensivo, a juízo da autoridade competente.

    C) CORRETO. Art. 110.  O direito de requerer prescreve: I - em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de demissão e de cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou que afetem interesse patrimonial e créditos resultantes das relações de trabalho;

    D) CORRETO. Art. 111.  O pedido de reconsideração e o recurso, quando cabíveis, interrompem a prescrição.

    E) CORRETO. Art. 114.  A administração deverá rever seus atos, a qualquer tempo, quando eivados de ilegalidade.

  • GABARITO B

    Art. 109.  O recurso poderá ser recebido com efeito suspensivo, a juízo da autoridade competente.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Ressalta-se que a questão deseja saber a alternativa incorreta.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 108, da citada lei, "o prazo para interposição de pedido de reconsideração ou de recurso é de 30 (trinta) dias, a contar da publicação ou da ciência, pelo interessado, da decisão recorrida."

    Letra b) Esta alternativa está incorreta e é o gabarito em tela. Dispõe o artigo 109, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 109. O recurso poderá ser recebido com efeito suspensivo, a juízo da autoridade competente.

    Parágrafo único. Em caso de provimento do pedido de reconsideração ou do recurso, os efeitos da decisão retroagirão à data do ato impugnado."

    Letra c) Esta alternativa está correta, pois dispõe o artigo 110, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 110. O direito de requerer prescreve:

    I - em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de demissão e de cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou que afetem interesse patrimonial e créditos resultantes das relações de trabalho;

    II - em 120 (cento e vinte) dias, nos demais casos, salvo quando outro prazo for fixado em lei.

    Parágrafo único. O prazo de prescrição será contado da data da publicação do ato impugnado ou da data da ciência pelo interessado, quando o ato não for publicado."

    Letra d) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 111, da citada lei, "o pedido de reconsideração e o recurso, quando cabíveis, interrompem a prescrição."

    Letra e) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 114, da citada lei, "a administração deverá rever seus atos, a qualquer tempo, quando eivados de ilegalidade."

    Gabarito: letra "b".


ID
2209474
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação ao processo administrativo disciplinar destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido, de acordo com a lei 8112/90, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA C)

    ---------------------------------------------------------

    Lei 8.112, Art. 170.  Extinta a punibilidade pela prescrição, a autoridade julgadora determinará o registro do fato nos assentamentos individuais do servidor.

    Lembrando que o STF declarou inconstitucional o art. 170 da Lei n.° 8.112/1990.

    STF coloca que esse dispositivo viola os princípios da presunção de inocência e da razoabilidade, além de atentar contra a imagem funcional do servidor.

    (STF. Plenário. MS 23262, Rel. Min. Dias Toffoli, julgado em 23/04/2014).

  • Questão desatualizada! 

  • Questão desatualizada!

    No julgamento do MS 23.262/DF, o STF concluiu que o art. 170 da Lei 8.112/1990 é inconstitucional, uma vez que “reconhecida a prescrição da pretensão punitiva, há impedimento absoluto de ato decisório condenatório ou de formação de culpa definitiva por atos imputados ao investigado no período abrangido pelo PAD”. Assim, nenhuma consequência desabonadora da conduta do servidor poderá ser realizada pela Administração, nem mesmo o registro dos fatos nos assentamentos individuais.(Créditos para o professor Erick Alves, do Estratégia Concursos)

    Entretanto, a questão cobrou expressamente o texto da Lei 8.112.

  • A) CORRETO. Art. 146;

    B) CORRETO. Art. 147;

    C) INCORRETO. Art. 170. Extinta a punibilidade pela prescrição, a autoridade julgadora determinará o registro do fato nos assentamentos individuais do servidor.

    D) CORRETO. Art. 153;

    E) CORRETO. Art. 172


ID
2209477
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Pela lei 8.112/90, é contado para todos os efeitos o tempo de serviço público federal, inclusive o prestado às Forças Armadas. A apuração do tempo de serviço será feita em dias, que serão convertidos em anos, considerado o ano como de trezentos e sessenta e cinco dias. Felismino Custódio Praça, servidor público, afastou-se do serviço público federal e exerceu por 8 anos cargo em comissão em Município brasileiro, retornando, posteriormente à suas atividades no âmbito federal. sobre o tempo de afastamento de Felismino, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D.

     

     

    Art. 100  É contado para todos os efeitos o tempo de serviço público federal, inclusive o prestado às Forças Armadas.

     

    ...

     

     Art. 102  Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:

     

            I - férias;

     

            II - exercício de cargo em comissão ou equivalente, em órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, Municípios e Distrito Federal;

     

            III - exercício de cargo ou função de governo ou administração, em qualquer parte do território nacional, por nomeação do Presidente da República;

    ...

  • Acredito que o examinador quis confundir:

                                   "cargo em comissão em Município brasileiro"

     

    Art. 103.  Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

            I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal;

  • GAB D

     

    Caí no que o Rodrigo M. falou =/. Muita atenção p/ não escorregar feio rs ..sabia a resp. + me estrepei nessa sacada do examinador.

     

    AFASTAMENTOS E AUSÊNCIAS CONSIDERADOS COMO EFETIVO EXERCÍCIO DO CARGO

     

    ⤵  Férias

    ⤵ Exercício de cargo em comissão

    ⤵ Exercício de cargo ou função de governo ou administração, nomeado p/ PR

    ⤵ Participação em programa de treinamento ou pós - graduação stricto sensu no País

    ⤵ Desempenho de mandato eletivo, exceto p/ promoção por merecimento

    ⤵ Júri e outros serviços obrigatórios 

    ⤵ Missão ou estudo no exterior

    ⤵ Participação em competição desportiva

    ⤵ Afastamento para servir em organismo internacional

    ⤵ Deslocamento p/ nova sede

    Licenças:

    ↗ À gestante, à adotante e licença paternidade

    Para tratamento de saúde, até o limite de 24 meses

    ↗ Para o desempenho de mandato classista, exceto para promoção

    ↗ Por acidente em serviço ou doença profissional

    ↗ Para capacitação

    ↗ Para o serviço militar

    ausências do art. 97:

    → Um dia para doação de sangue

    → Período p/ alistamento ou recadastramento eleitoral, até 2 dias

    → Oito dias consecutivos em razão de : casamento; falecimento de familiar.

     

    SITUAÇÕES QUE CONTAM APENAS PARA APOSENTADORIA E DISPONIBILIDADE

     

    Tempo de serviço prestado aos E, M e DF

    √ Licenças p/:

        tratamento de saúde de pessoa da família, com remuneração, que exceder a trinta dias em período de doze meses

        Atividade política, com remuneração (entre o registro e o décimo dia seguinte à eleição, até o limite de 3 meses)

        Tratamento da própria saúde, quando exceder a 24 meses

    √ Tempo de mandato eletivo anterior ao ingresso no serviço público federal

    √ Atividade privada, vinculada a previdência 

    √ Serviço em tiro de guerra

     

    LICENÇAS NÃO COMPUTADAS PARA NENHUM EFEITO

     

    ¬ Por motivo de doença em pessoa da família [não remunerada]

    ¬ Por motivo de afastamento do cônjuge

    ¬ Para atividade política [período não remunerado]

    ¬ Para tratar de interesses paticulares

     

     

    Fonte: material estratégia 

     

     

     

  • GABARITO: LETRA D

    Capítulo VII

    Do Tempo de Serviço

    Art. 100.  É contado para todos os efeitos o tempo de serviço público federal, inclusive o prestado às Forças Armadas.

    Art. 101.  A apuração do tempo de serviço será feita em dias, que serão convertidos em anos, considerado o ano como de trezentos e sessenta e cinco dias

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o inciso II, do artigo 102, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 102. Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:

    (...)

    II - exercício de cargo em comissão ou equivalente, em órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, Municípios e Distrito Federal;"

    Analisando as alternativas

    Tendo em vista o que foi explanado, conclui-se que Felismino Custódio Praça, servidor público, por ter se afastado do serviço público federal e ter exercido por 8 anos cargo em comissão em Município brasileiro, retornando, posteriormente à suas atividades no âmbito federal, terá contado integralmente como efetivo exercício no serviço público federal o exercício do cargo em comissão no Município brasileiro, na medida em que o exercício de cargo em comissão ou equivalente, em órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, Municípios e Distrito Federal será considerado como de efetivo exercício no âmbito federal.

    Gabarito: letra "d".


ID
2209480
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Cremilda Apolinário Bezerra, servidora federal efetiva do Ministério da Fazenda, ocupa cargo de comissão na organização administrativa do órgão. No exercício de suas atividades possui várias informações sigilosas e relevantes para a Administração Pública Federal. Pretendendo agradar amigos, Cremilda revela importante segredo do qual se apropriou em razão do cargo. Dentro do regime disciplinar ao qual está submetido o servidor público federal, Cremilda é processada administrativamente e considerada, ao final do trânsito em julgado, responsável e culpada. Diante das punições administrativas previstas na lei 8.112/90, independente de outras providências que poderão ser tomadas do ponto de vista civil e criminal, Cremilda deverá ser punida com

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA E)

    ---------------------------------------------------------

            Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

            I - crime contra a administração pública;

            II - abandono de cargo;

            III - inassiduidade habitual;

            IV - improbidade administrativa;

            V - incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição;

            VI - insubordinação grave em serviço;

            VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

            VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos;

            IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;

    ---------------------------------------------------------

    Fé em Deus, não desista.

  • GABARITO: LETRA E

    Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;

    FONTE: LEI N° 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • "servidora federal efetiva do Ministério da Fazenda"

    Caso não fosse efetiva em um cargo, seria destituída do cargo em comissão:

    Art. 135.  A destituição de cargo em comissão exercido por não ocupante de cargo efetivo será aplicada nos casos de infração sujeita às penalidades de suspensão e de demissão.

  • ------------------------------------------

  • Gosto sempre de fazer um link entre os atos do servidor público que são passíveis de demissão na esfera administrativa com as respectivas hipóteses de responsabilidade penal (crimes contra a Administração Pública praticados pelo servidor público) e cível (improbidade administrativa).

    Cremilda praticou em tese o crime de violação de sigilo funcional, art. 325 do CP (Revelar fato de que têm ciência em razão do cargo e que deva permanecer em segredo). Poderia até confundir com prevaricação, pois houve sim o dolo específico de satisfazer interesse pessoal (quando fala que a servidora o fez "pretendendo agradar amigos"), mas sem dúvidas, aquele é o tipo penal que mais se adequa ao caso em questão (e também é o de pena mais grave) -> um dos efeitos específicos da sentença penal condenatória (mas não automático) é a PERDA do cargo ou função pública, caso o crime praticado com violação de dever para com a administração pública resulte numa pena privativa de liberdade superior a 1 ano (art. 92, I, "a", CP).

    Cremilda também praticou um ato de improbidade administrativa que viola os princípios da administração pública (art 11, III da lei 8.429/92) -> acarreta PERDA da função pública e SUSPENSÃO dos direitos políticos.

    Eu sei que estou fugindo um pouco do tema da questão, mas às vezes não é nem preciso memorizar as hipóteses da lei 8.112, pois, se você tem certeza aquela conduta é crime funcional e/ou ato de improbidade, via de regra, vai ser causa de demissão no âmbito administrativo. Aliás, é isso que consta expressamente na referida lei nos incisos I e IV do art. 132, respectivamente (o estatuto é um pouco redundante nesse ponto kkkk).

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o inciso IX, do artigo 132, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 132. A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    (...)

    IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;"

    Nesse sentido, conforme o artigo 135, da citada lei, "a destituição de cargo em comissão exercido por não ocupante de cargo efetivo será aplicada nos casos de infração sujeita às penalidades de suspensão e de demissão."

    Analisando as alternativas

    Considerando o que foi explanado, percebe-se que Cremilda Apolinário Bezerra, servidora federal efetiva do Ministério da Fazenda, sendo que esta também ocupa cargo de comissão na organização administrativa do órgão, revelou importante segredo do qual se apropriou em razão do cargo, o que ocasiona a penalidade disciplinar de demissão do cargo público. Ressalta-se que não se aplica o artigo 135, destacado acima, a Cremilda, por esta já ser ocupante de cargo efetivo na administração pública federal.

    Gabarito: letra "e".


ID
2209483
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o sistema operacional Windows XP (Português Versão Padrão do Fabricante), leia as afirmações abaixo.
I. O comando de teclado Ctrl+Esc abre o menu iniciar;
II. O Internet Explorer é a ferramenta mais adequada para gerenciar arquivos;
III. O sistema de arquivos padrão é o EXT3.
Assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Alternativa A

    O comando de teclado Ctrl+Esc abre o menu iniciar, que é o mesmo que clicar no botão Iniciar. Não confunda botão com menu.

     

    II. O Windows Explorer é a ferramenta mais adequada para gerenciar arquivos;
    Dica do dia: Um atalho que tem caído nos concursos para acessar o W. Explorer é apertar janela+R e digitar explorer ou explorer.exe

    Nota2: O botão Janela se encontra entre os botões Ctrl e Alt, no lado esquerdo inferior do seu teclado.

     

    III. O sistema de arquivos padrãodo Windows é o NTFS. Atualmente, o NTFS (New Technology File System) é o sistema de arquivos padrão do Windows, enquanto o ext4 é o do Linux (Ubuntu e outros), e isso basicamente quer dizer que o Windows se utiliza desse sistema para manejar seus arquivos.

     

    "Que a Força esteja conosco"

     


ID
2209486
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre os aplicativos do pacote BrOffice.org (Português Versão Padrão do Fabricante), leia as afirmações abaixo e marque a opção CORRETA.
I. No Writer é possível salvar arquivos do tipo txt;
II. No Calc é possível salvar documentos com uma senha;
III. Através do Impress é possível criar e editar arquivos pdf.
Assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • NÃO É POSSÍVEL EDITAR ARQUIVOS EM PDF

  • GAB> B

    No Word é possível editar arquiivos PDF.

    clicar com o botão direito sobre oo arquivo PDF e escolher a opçao Word na guia Abrir Com

  • gab- b

    I. No Writer é possível salvar arquivos do tipo txt; II. No Calc é possível salvar documentos com uma senha


ID
2209489
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A sigla usada para representar os conjuntos de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados nos sites de busca é:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

     

     Na prática do mercado de marketing, definimos SEO (Search Engine Optimization) como um conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca, angariando mais visitantes e consequentemente mais conversões.

     

    Essencialmente o aumento de visibilidade nas buscas orgânicas, faz com que você esteja ao alcance de mais pessoas, gerando mais visitas, ou seja, aumentando o tráfego orgânico. Se, você estiver otimizado para os termos corretos, que esteja alinhado com o seu público-alvo, estas visitas podem gerar conversões. Esta sequência é fundamental para uma boa estratégia de SEO.

     

    http://www.agenciamestre.com/seo/o-que-e-seo/

     

    * Vivendo e aprendendo! Ou melhor: estudando e aprendendo! Ainda melhor: resolvendo questões e aprendendo! rs

  • resolvendo questões e aprendendo! rs somos duas

  • questão dificil ! pra seria a D,

    MAS?

  • AOS NAO ASSINANTES

    GAB: B

    SEO (Search Engine Optimization) 

  • nunca tinha visto isso e, se vi, não me recordo.


ID
2209492
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o conceito, uso e configuração de um firewall, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ''D''

    Quando configurado corretamente, também impede as colisões de pacotes melhorando o desempenho da rede.

  • Faca Na Caveira, sim o FireWall pode ser usado como Hardware também.

  • Por qual motivo a D está incorreta?

  • (a) Correto, ele pode realmente ser hardware ou software;

    (b) Correto, ele realmente pode aplicar uma política de segurança à rede controlando o fluxo de pacotes;

    (c) Correto, o Firewall de filtragem estática ou filtro de pacotes bloqueia ou libera dados meramente com base nas regras implantadas no firewall, não importando a ligação que cada pacote tem com o outro;

    (d) Errado, ele não tem nenhuma ingerência quanto à colisão de pacotes;

    (e) Correto, IP Spoofing é o mascaramento de endereços IP – é o nome dado à técnica de um atacante usar uma fonte de endereço IP falsa nos pacotes que ele enviar ao firewall. Esse tipo de firewall realmente está vulnerável a esse tipo de ataque

    Fonte: Prof. Diego Carvalho, estratégia concursos.

  • (a) Correto, ele pode realmente ser hardware ou software;

    (b) Correto, ele realmente pode aplicar uma política de segurança à rede controlando o fluxo de pacotes;

    (c) Correto, o Firewall de filtragem estática ou filtro de pacotes bloqueia ou libera dados meramente com base nas regras implantadas no firewall, não importando a ligação que cada pacote tem com o outro;

    (d) Errado, ele não tem nenhuma ingerência quanto à colisão de pacotes;

    (e) Correto, IP Spoofing é o mascaramento de endereços IP – é o nome dado à técnica de um atacante usar uma fonte de endereço IP falsa nos pacotes que ele enviar ao firewall. Esse tipo de firewall realmente está vulnerável a esse tipo de ataque. 

  • Quando configurado corretamente, também impede as colisões de pacotes melhorando o desempenho da rede


ID
2209495
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Uma autenticação é caracterizada como forte quando estão presentes dois ou mais itens dos seguintes fatores:

Alternativas

ID
4085530
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise a seguinte afirmação:


“O processo ou ciclo documentário completo pode-se considerar como um sistema ao qual se incorporam uma série de elementos para serem tratados e convertidos num produto novo, mais fácil de difundir ou de ser assimilado pelo usuário”. (ROBREDO, 2005, p. 8).


Para o autor supracitado, no ciclo documentário como em qualquer outro processo ou sistema, pode-se distinguir três etapas gerais:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Robredo (2005, p. 18):

    O processo ou ciclo documentário completo pode-se considerar como um sistema ao qual se incorporam uma série de documentos para serem tratados e convertidos num produto novo, mais fácil de difundir ou de ser assimilado pelo usuário. No processo documentário, como em qualquer outro processo ou sistema, podem se distinguir: entrada, tratamento ou processamento e a saída.

    Gab. A

    ROBREDO, Jaime. Da ciência da informação revisitada aos sistemas humanos de informação. 4.ed. Brasília: Thesaurus, 2005.


ID
4085533
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O trecho abaixo define uma operação do processo ou ciclo documentário.


“[...] abrevia-se ou resume-se o conteúdo do documento que é representado por um número limitado de sentenças ou frases que expressam a substância do documento” (ROBREDO, 2005, p. 9).


Com base na afirmação do autor, tal operação refere-se à(o):

Alternativas
Comentários
  • Conforme Robredo (2005, p. 9):

    Análise ou condensação: abrevia-se ou resume-se o conteúdo do documento que é representado por um número limitado de sentenças ou frases que expressam a substância do documento.

    Gab. E

    ROBREDO, Jaime. Da ciência da informação revisitada aos sistemas humanos de informação. 4.ed. Brasília: Thesaurus, 2005.


ID
4085536
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A estrutura de trabalhos acadêmicos compreende: parte externa e parte interna. A NBR 14724/2011 (Trabalhos Acadêmicos – Apresentação), da ABNT, relaciona a capa e a lombada como parte externa; e os elementos prétextuais, textuais e pós-textuais como parte interna. Das opções abaixo, são elementos pré-textuais:

Alternativas
Comentários
  • Conforme a ABNT NBR 14724 (2011, p. 5):

    Elementos pré-textuais: Folha de rosto (obrigatório); Errata (opcional); Folha de aprovação (obrigatório); Dedicatória (opcional); Agradecimentos (opcional); Epígrafe (opcional); Resumo na língua vernácula (obrigatório); Resumo em língua estrangeira (obrigatório); Lista de ilustrações (opcional); Lista de tabelas (opcional); Lista de abreviaturas e siglas (opcional); Lista de símbolos (opcional); Sumário (obrigatório).

    Elementos textuais: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

    Elementos pós-textuais: Referências (obrigatório); Glossário (opcional); Apêndice (opcional); Anexo (opcional); Índice (opcional). 

    Gab. B


ID
4085539
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A NBR 14724/2011(Trabalhos acadêmicos – Apresentação), da ABNT, recomenda que os elementos textuais e pós-textuais sejam digitados ou datilografados:

Alternativas
Comentários
  • NBR 14724/2011

    5.1 Formato

    Os elementos pré-textuais devem iniciar no anverso da folha, com exceção dos dados internacionais de catalogação-na-publicação que devem vir no verso da folha de rosto. Recomenda-se que os elementos textuais e pós-textuais sejam digitados ou datilografados no anverso e verso das folhas.

  • PRÉ-TEXTUAIS  INCIAR NO ANVERSO DAS FOLHAS COM EXCEÇÃO DOS DADOS INTERNACIONAIS DE CATALOGAÇÃO-NA-PUBLICAÇÃO QUE DEVEM VIR NO VERSO DA FOLHA DE ROSTO

     

    TEXTUAIS DIGITADOS OU DATILOGRAFADOS NO ANVERSO E VERSO DAS FOLHA

     

    PÓS-TEXTUAIS DIGITADOS OU DATILOGRAFADOS NO ANVERSO E VERSO DAS FOLHA

  • Gabarito: Letra A.

    Os elementos pré-textuais devem iniciar no anverso da folha, com exceção dos dados internacionais 

    de catalogação-na-publicação que devem vir no verso da folha de rosto. Recomenda-se que os elementos textuais e pós-textuais sejam digitados ou datilografados no anverso e verso das folhas.


ID
4085542
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando a NBR 6022/2003 (Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação), da ABNT, relacione a primeira coluna com o respectivo conceito na segunda coluna e marque a opção que torna a sequência CORRETA.


I – legenda bibliográfica.

II – resumo.

III – legenda.

IV – glossário.


1 - lista em ordem alfabética de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições.

2 - apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento.

3 - conjunto de elementos destinados à identificação de um fascículo e/ou volume da publicação e dos artigos nela contidos.

4 - texto explicativo redigido de forma clara concisa e sem ambiguidade, para descrever uma ilustração ou tabela.

Alternativas
Comentários
  • Conforme a ABNT NRB 6022 (2018, p. 2-3):

    3.14 glossário lista em ordem alfabética de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições.

    3.16 legenda texto explicativo redigido de forma clara, concisa e sem ambiguidade, para descrever uma ilustração ou tabela.

    3.17 legenda bibliográfica conjunto de elementos destinados à identificação de um fascículo e/ou volume da publicação e de seus artigos.

    3.21 resumo apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento.

    Gab. C


ID
4085545
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Conforme orientação da NBR 6027/2012 (Sumário - Apresentação), da ABNT, quanto à localização em publicações periódicas, o sumário:


I. deve estar localizado na mesma posição em todos os fascículos, em todos os volumes;

II. deve ser o último elemento pré-textual;

III. pode estar no anverso da folha de rosto, concluído no verso se necessário;

IV. pode estar na primeira capa, concluído, se necessário, na quarta capa.


Marque a opção que contém somente a(s) afirmação(ões) verdadeira(s).

Alternativas
Comentários
  • NBR 6027/2012

    4.2 Em publicações periódicas:

    a) deve estar localizado na mesma posição em todos os fascículos, em todos os volumes;

    b) pode estar no anverso da folha de rosto, concluído no verso, se necessário;

    c) pode estar na primeira capa, concluído, se necessário, na quarta capa.

  • Acrescentando...

    Conforme a ABNT NBR 6027 (2012, p. 2):

    4 Localização

    O sumário deve ser localizado conforme 4.1 e 4.2. 4.1

    4.1 Em monografias:

    a) deve ser o último elemento pré-textual;

    b) deve iniciar no anverso de uma folha, concluído no verso, se necessário;

    c) quando houver mais de um volume, deve ser incluído o sumário de toda a obra em todos os volumes, de forma que se tenha conhecimento do conteúdo, independente do volume consultado.

    4.2 Em publicações periódicas:

    a) deve estar localizado na mesma posição em todos os fascículos, em todos os volumes;

    b) pode estar no anverso da folha de rosto, concluído no verso, se necessário;

    c) pode estar na primeira capa, concluído, se necessário, na quarta capa.

    Gab. E

  • então esta errada da marcação da mesa, o correto seria letra B?

  • só no rodapé.


ID
4085548
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A indexação de assuntos envolve duas etapas principais. Segundo Lancaster (1993, p. 8), a etapa que “[...] implica decidir do que trata um documento – isto é, qual o seu assunto”, refere-se à(ao):

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    A indexação de assuntos envolve duas etapas: análise conceitual (implica decidir do que trata um documento – isto é, qual o seu assunto) e tradução (conversão dos conceitos em palavras-chaves).

  • Acrescentando...

    Conforme Lancaster (2004, p. 9, 18):

     A análise conceitual, em primeiro lugar, implica decidir do que trata um documento - isto é, qual o seu assunto.

    Tradução, a segunda etapa da indexação de assuntos, envolve a conversão da análise conceitual de um documento num determinado conjunto de termos de indexação.

    Gab. C


ID
4085551
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na indexação, “[...] as linguagens artificiais, segundo o modo como apresentam os conceitos compostos, são divididas em dois grandes grupos: pré-coordenadas e pós-coordenadas”. (PIEDADE, 1977, p. 2).


Os sistemas pré-coordenados:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Conforme Piedade (1983, p. 10):

    As linguagens artificiais, segundo o modo como apresentam os conceitos compostos, são divididas em dois grandes grupos: pré-coordenadas e pós-coordenadas”.

    Os sistemas que fazem a indexação à base de conceitos compostos, isto é, assuntos que consistem em dois ou mais conceitos simples combinados, são chamados sistemas pré-coordenados. Nesses sistemas, os vários conceitos que compõem o assunto são combinados no ato da indexação para a formação dos cabeçalhos, sobre os quais os documentos são descritos nos índices. São deste tipo os índices baseados em listas de cabeçalhos de assunto e sistemas de classificação.

    Os sistemas pós-coordenados utilizam conceitos simples na indexação, e a combinação ou coordenação de conceitos para obtenção de conceitos compostos é feita no momento da recuperação. O exemplo clássico deste tipo de indexação é o sistema unitermo de Mortimer Taube.

    Fonte: PIEDADE, Maria Antonieta Requião. Introdução a teoria da classificação. Rio de Janeiro: Interciência, 1983.


ID
4085554
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Piedade (1977, p. 2), “há dois métodos fundamentais de indexar o tema de documentos”. No método 1, a indexação é feita utilizando os mesmos termos empregados pelo autor na apresentação de suas ideias; no método 2, a indexação é feita com base na análise do conteúdo temático do documento.


Marque a opção que corresponde, respectivamente, aos conceitos dos dois métodos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    Segundo Piedade (1983, p. 9-10):

    "Há dois métodos fundamentais de indexar o tema de documentos:

    (1) Indexação por palavra

    (2) Indexação por conceito

    A indexação por palavra utiliza os mesmos termos empregados pelo autor na apresentação das suas ideias, isto é, as palavras encontradas nos títulos ou nos textos dos documentos.

    A palavra tangerina traduz uma determinada ideia, uma dado conceito, que também pode ser expresso por palavras mexerica, bergamota ou laranja-cravo.

    Uma indexação por palavras registrará os documentos pelos vocábulos utilizados pelos autores, indexará um documento sobre Tangerina e outro sobre Bergamota.

    O exemplo típico de indexação por palavra é o índice KWIC, que utiliza os títulos dos documentos.

    Ao indexar empregando palavras encontradas no próprio documento, usam-se uma linguagem natural (natural language), faz-se uma indexação por palavra.

    A indexação por conceito pressupõe a análise do conteúdo temático do documento (análise conceitual), decisão sobre os conceitos presentes no texto e a tradução do observado em linguagem apropriada, com a qual rotulam-se os documentos e os seus registros bibliográficos.

    Na indexação por conceito determinam-se os cabeçalhos a empregar, distinguem-se homônimos, controlam-se sinônimos, prevêem-se ligações hierárquicas e colaterais, etc., emprega-se uma linguagem artificial ou uma linguagem controlada".

    Fonte: PIEDADE, Maria Antonieta Requião. Introdução a teoria da classificação. Rio de Janeiro: Interciência, 1983.


ID
4085557
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Decreto que regulamenta a lei nº 4.084 de 30 de junho de 1962, que dispõe sobre a profissão de Bibliotecário e regula seu exercício é: 

Alternativas
Comentários
  • Decreto 56.725 de 16.08.1965.

    Gab. B

  • Decreto 56.725, de 16 de agosto de 1965 - Regulamenta a Lei 4.084, de 30 de julho de 1962, que dispõe sobre o exercício da profissão de Bibliotecário.

    -------------------

    Gabarito: B


ID
4085560
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O exercício da profissão de Bibliotecário, em qualquer de seus ramos, só será permitido:


I. aos Bacharéis em Biblioteconomia portadores de diplomas expedidos por escolas de Biblioteconomia de nível superior, oficiais, equiparadas, ou oficialmente reconhecidas;

II. aos bibliotecários portadores de diplomas de instituições estrangeiras que apresentem os seus diplomas revalidados no Brasil, de acordo com a legislação vigente;

III. aos diplomados por escolas ou cursos cujos estudos tenham sido feitos através de correspondência, cursos intensivos, cursos de férias, seminários etc.


As afirmações acima são verdadeiras, EXCETO, a(s) opção(ões):

Alternativas
Comentários
  • Conforme a Lei 4.084/1962

    Dispõe sobre a profissão de Bibliotecário e regula seu exercício.

    Art 2º O exercício da profissão de Bibliotecário, em qualquer de seus ramos, só será permitido:

    a) aos Bacharéis em Biblioteconomia, portadores de diplomas expedidos por Escolas de Biblioteconomia de nível superior, oficiais, equiparadas, ou oficialmente reconhecidas;

    b) aos Bibliotecários portadores de diplomas de instituições estrangeiras que apresentem os seus diplomas revalidados no Brasil, de acôrdo com a legislação vigente.

    Parágrafo único. Não será permitido o exercício da profissão aos diplomados por escolas ou cursos cujos estudos hajam sido feitos através de correspondência, cursos intensivos, cursos de férias etc.

    Gab. C


ID
4085563
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Resolução do Conselho Federal de Biblioteconomia n0 42, de 11 de janeiro de 2002, dispõe sobre o Código de Ética Profissional do Bibliotecário. Conforme o Art. 70 do referido documento, o Bibliotecário deve, em relação aos seus usuários e clientes, observar as seguintes condutas:


I. aplicar todo zelo e recursos ao seu alcance no atendimento ao público, não se recusando a prestar assistência profissional, salvo por relevante motivo;

II. tratar os usuários e clientes com respeito e urbanidade;

III. orientar a técnica da pesquisa e a normalização do trabalho intelectual de acordo com as ferramentas de trabalho disponíveis.


Marque a opção que contém somente o(s) item(ns) verdadeiro(s).

Alternativas
Comentários
  • Conforme a RESOLUÇÃO CFB N.º 42 DE 11 DE JANEIRO DE 2002.

    Art.7º - O Bibliotecário deve, em relação aos usuários e clientes, observar as seguintes condutas:

    a) aplicar todo zelo e recursos ao seu alcance no atendimento ao público, não se recusando a prestar assistência profissional, salvo por relevante motivo;

    b) tratar os usuários e clientes com respeito e urbanidade;

    c) orientar a técnica da pesquisa e a normalização do trabalho intelectual de acordo com suas competências.

    E segundo a Resolução CFB nº 207/2018

    Art. 6º – O bibliotecário deve, em relação aos colegas, à categoria e aos usuários, orientarse pelos princípios de justiça e respeito e observar as seguintes normas de conduta:

    § 3º – Em relação aos usuários:

    a) aplicar todo zelo e recursos ao seu alcance no atendimento ao público, não se recusando a prestar assistência profissional, salvo por relevante motivo;

    b) tratar os usuários com respeito e civilidade;

    c) estimular a utilização de técnicas atuais objetivando a excelência da prestação de serviços ao usuário;

    d) assumir responsabilidades pelas informações fornecidas, de acordo com os preceitos do Código Civil, do Código de Defesa do Consumidor e da Lei de Acesso à informação vigentes.

    Gab. C

  • na verdadde não, é uma multiplicação de 3 combinações.

    C5,1 x C7,1 x C6,1 = 210


ID
4085566
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere a seguinte afirmação:


“A Classificação Decimal de Dewey (CDD) abrange todo o conhecimento humano como uma unidade que se pode dividir em dez grandes classes [...]” (LITTON, 1975, p. 19).


Dentre as classes listadas abaixo, indique aquela que é mais ampla e geral:

Alternativas
Comentários
  • A classe 000 é a mais ampla. Alternativa A.

  • A) 000 (Generalidades)

    B) 100 ( Filosofia)

    C) 300 (Ciências Sociais)

    D) 600 (Ciências Aplicadas)

    E) 900 (História, Geografia, Biografia)


ID
4085569
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Mey & Silveira (2009, p. 14), “para que um catálogo possa tornar-se de fácil consulta e de manutenção simples, deve possuir as seguintes qualidades”:


I- flexibilidade.

II- facilidade de manuseio.

III- portabilidade.

IV- compacidade.


1. ocupa pouco espaço.

2. ter boa sinalização – no caso de catálogos manuais, interna e externa –, estar em local visível e acessível e apresentar instruções de uso. Os catálogos automatizados devem sempre apresentar vínculos (links) de auxílio aos usuários.

3. permite a inserção contínua de registros bibliográficos relativos a novas manifestações e itens incorporados aos acervos; exclusão de registros bibliográficos referentes a itens descartados ou perdidos; e mudanças nas representações quando necessário.

4. permite ser consultado fora da biblioteca ou a distância.


Relacione os itens da qualidade dos catálogos às suas respectivas definições e marque a opção que torna a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Mey & Silveira (2009, p. 14):

    Para que um catálogo possa tornar-se de fácil consulta e de manutenção simples, deve possuir as seguintes qualidades:

    • flexibilidade, o que permite: inserção contínua de registros bibliográficos relativos a novas manifestações e itens incorporados aos acervos; exclusão de registros bibliográficos referentes a itens descartados ou perdidos; e mudanças nas representações, quando necessário;
    • facilidade de manuseio - o que significa, além da facilidade para ser manuseado propriamente, ter boa sinalização - no caso de catálogos manuais, interna e externa; estar em local visível e acessível e apresentar instruções de uso. Os catálogos automatizados devem sempre apresentar vínculos (links) de auxílio aos usuários;
    • portabilidade - o que permite ser consultado fora da biblioteca, ou à distância;
    • compacidade - o que significa ocupar pouco espaço.

    Gab. B

    MEY, Eliane Serrão Alves; SILVEIRA, Naira Christofoletti. Catalogação no plural. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2009.

  • Pressupor: deduzir a possivel efetivaçao

    Reclamar: exigir efetivação concreta

  • I- flexibilidade.

    II- facilidade de manuseio.

    III- portabilidade.

    IV- compacidade.

    1. ocupa pouco espaço. IV- compacidade.

    2. ter boa sinalização – no caso de catálogos manuais, interna e externa –, estar em local visível e acessível e apresentar instruções de uso. Os catálogos automatizados devem sempre apresentar vínculos (links) de auxílio aos usuários.

    II- facilidade de manuseio.

    3. permite a inserção contínua de registros bibliográficos relativos a novas manifestações e itens incorporados aos acervos; exclusão de registros bibliográficos referentes a itens descartados ou perdidos; e mudanças nas representações quando necessário. I- flexibilidade.

    4. permite ser consultado fora da biblioteca ou a distância. III- portabilidade.

    Nas opções inverteram a ordem de número arábico para número romano. ATENÇÃO

    B. I - 3, II -2, III - 4, IV - 1


ID
4085572
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quanto às ações de marketing adotadas no âmbito das unidades de informação: (1) estabelecer objetivos; (2) conhecer a situação presente; (3) examinar estratégias alternativas; (4) selecionar as estratégias apropriadas; e (5) converter o plano em ação (AMARAL, 2001), são etapas do processo de:

Alternativas
Comentários
  •  Resposta: A

    Plano de Marketing

  • [...] um plano de marketing que, segundo Raitt (1981 apud AMARAL, 2001a, p.74), requer cinco etapas:

    1 – estabelecer objetivos;

    2 – conhecer a situação presente;

    3 – examinar estratégias alternativas;

    4 – selecionar as estratégias apropriadas; e

    5 – converter o plano em ação.

    Gab. A

    AMARAL, Sueli Angelica do. Transferência das técnicas mercadológicas para unidades de informação. In: Promoção: o marketing visível da informação. Brasília: Brasília Jurídica, 2001(a). 168p


ID
4085575
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No tocante a organização e administração de bibliotecas considere a seguinte afirmativa:


“As bibliotecas são organizações de maior ou menor complexidade, em função das dimensões de seu arranjo físico, de seu acervo, do número e diversidade de usuários, recursos humanos, etc. No entanto, todas possuem certas características organizacionais básicas” (CAMPELLO; CALDEIRA; MACEDO, 1998, p. 358).


No geral, em relação às atividades técnicas que se desenvolvem na biblioteca, o(s) serviço(s) que é(são) responsável(is): (1) pela prestação de informações; (2) pela realização de pesquisas bibliográficas na coleção de referência da biblioteca ou nas bases de dados a que tiver acesso; (3) pela administração do empréstimo externo de materiais aos leitores; (4) pela realização de programas de treinamento sobre uso da biblioteca e pesquisas bibliográficas voltadas para os leitores; e, (5) pelas realizações de diferentes atividades culturais e de promoção dos serviços da biblioteca, referem-se à(ao):

Alternativas

ID
4085578
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os jornais são relevantes fontes de informação, pois, além de noticiar,


“[...] também prestam serviços informativos à comunidade e ao público leitor fornecendo vários dados úteis para o dia-a-dia, que podem ser compilados e apresentados pelo bibliotecário da maneira mais conveniente possível e de acordo com o público usuário com que atua” (CAMPELLO; CALDEIRA; MACEDO, 1998, p.310).


Um item que merece especial destaque para uma boa leitura de um jornal é o tratamento sistematizado que se pode dar a ela. Uma das formas mais conhecidas desse tratamento é o(a):

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.

    Clipping é uma expressão idiomática da língua inglesa, uma "gíria", que define o processo de selecionar notícias em jornaisrevistassites e outros meios de comunicação, geralmente impressos, para resultar num apanhado de recortes sobre assuntos de total interesse de quem os coleciona.

  • Segundo Accart: Clipagem (Revue de presse) A Revue de presse, é um "conjunto de artigos e comentários relativos a um mesmo tema ou a um mesmo acontecimento a partir de diferentes jornais". (p.155)
  • O CLIPPING É O TRATAMENTO SISTEMATIZADO QUE SE DÁ À LEITURA DO JORNAL..


ID
4085581
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na prática da catalogação, a elaboração dos registros bibliográficos de determinado acervo real ou ciberespacial abrange diversas etapas e, em cada uma, inúmeros passos. A etapa que “[...] consiste em analisar o recurso bibliográfico em processo de catalogação (isto é, que temos em mãos ou na tela do computador para ser catalogado) do ponto de vista do bibliotecário, visando a levantar as informações necessárias à sua representação” (MEY & SILVEIRA, 2009, p. 99), é a:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Mey & Silveira (2009, p. 99):

    A denominada leitura técnica consiste em analisar o recurso bibliográfico em processo de catalogação (isto é, que temos em mãos ou na tela do computador para ser catalogado) do ponto de vista do bibliotecário, visando a levantar as informações necessárias à sua representação.

    Gab. B

    MEY, Eliane Serrão Alves; SILVEIRA, Naira Christofoletti. Catalogação no plural. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2009.

  • Etapas da prática da catalogação:

    Análise preliminar:

    verificar se a manifestação já existe ou se trata de segundo exemplar; se a expressão já existe e se trata de nova edição, se já existe registro bibliográfico, etc.

    Leitura técnica:

    analisar o recurso bibliográfico em processo de catalogação do ponto de vista do bibliotecário, visando a levantar as informações necessárias à sua representação.

    Descrição bibliográfica:

    caracterização do recurso bibliográfico

    Pontos de Acesso:

    parte pela qual usuários podem acessar a representação de um recurso

    Dados de localização:

    códigos que permitem a localização de um item específico em determinado acervo (ex: notação de autor)


ID
4085584
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na biblioteca digital, assim como na biblioteca tradicional, os itens bibliográficos, para poder ser utilizados, devem receber um valor agregado. Da mesma forma que a ficha catalográfica, a função deste item é oferecer ao usuário uma série de informações úteis para a localização de informações que possam existir no interior do material digital. Este item contém informações relativas tanto à natureza bibliográfica do objeto (descrição bibliográfica) quanto à localização onde, concretamente, é possível encontrá-lo. (TAMMARO; SALARELLI, 2008).


Tais considerações referem-se ao(s):

Alternativas

ID
4085587
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise a afirmativa abaixo:


“De maneira geral, os termos do tesauro são organizados dando entrada a cada termo e pondo em evidência as relações com outros termos. As relações entre os termos, geralmente admitidas, são as seguintes: relação de equivalência; relação hierárquica; e, relação de associação ou de afinidade” (ROBREDO, 2005, p. 158).


Assim, a relação hierárquica em um tesauro:

Alternativas
Comentários
  • Para Robredo (2005, p. 158) a relação de equivalência evidencia os significados equivalentes de um termo, indicando os casos de sinônimos através das expressões ‘use’ e ‘usado por’. Na relação hierárquica considera que ela evidencia as relações de subordinação entre um termo de conceito mais amplo para um termo com conceito mais específico. Para as de associação – ou de afinidade – aos termos que possuem outro tipo de relação que não a de equivalência e hierárquica, sendo relacionados por situações de oposição, causa-efeito, coordenação, descendência, concorrência e instrumental.

    Gab. C

    Fonte: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/1219/1/2008_Rom%C3%A9lioLemosSouza.pdf

  • Relação de equivalência: USE e UP

    Relação hierárquica: TG e TE

    Relações funcionais, associativas, relacionais: TR


ID
4085590
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A gestão do conhecimento tem seu foco no capital intelectual da organização. Trabalha com informações e conhecimentos gerados pelas pessoas e que não estão consolidados em algum tipo de veículo de comunicação (BAPTISTA; MUELLER, 2004).


Marque a opção que caracteriza a gestão do conhecimento quanto ao seu enfoque de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Gestão da Informação - Âmbito: Fluxos Formais // Objeto: Conhecimento explícito

    Gestão do Conhecimento - Âmbito: Fluxos Informais // Objeto: Conhecimento tácito


ID
4085593
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

“O desenvolvimento tecnológico interfere, diretamente, na estrutura de todos os elementos do serviço de disseminação seletiva da informação” (SOUTO, 2010, p. 18).

O autor citado faz uma análise histórica da evolução do serviço de DSI, identificando três gerações:


I- primeira geração (serviço manual).

II- segunda geração (serviço automatizado).

III- terceira geração (na internet).


1. ênfase na recuperação da informação, a partir de sistemas de recuperação de informações, com automação de parte do processo de disseminação seletiva de informação.

2. ênfase na relação entre o profissional que executa o serviço e o usuário.

3. ênfase na autonomia do usuário, sendo que a automação pode atingir a totalidade do processo de disseminação seletiva de informação.


Com base nos seus conhecimentos, relacione a primeira coluna com a segunda e marque a sequência CORRETA.

Alternativas

ID
4085596
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise a seguinte afirmação:


“[...] a etapa inicial do planejamento de disseminação seletiva de informações e consiste na análise do ambiente (interno e externo) e de contexto, com o objetivo de identificar lacunas no processo de Gestão da Informação, sobretudo, no que se refere à disseminação de informações” (SOUTO, 2010, p. 92).


A etapa do serviço de DSI, citada, refere-se ao(à):

Alternativas
Comentários
  • Mendonça (2013, p. 2):

    O planejamento de um serviço de DSI compreende cinco etapas segundo Souto (2010, p. 91): diagnóstico, definição da política, estruturação, implementação e acompanhamento.

    O diagnóstico é a etapa inicial do planejamento e consiste na análise do ambiente (interno e externo) e de contexto. Nessa etapa será identificado quais são as categorias de usuários da Biblioteca, estimado a quantidade de potenciais usuários e quais os recursos informacionais disponíveis na área de saúde já utilizados pela Biblioteca. Para a coleta de informação primária será feita entrevista com uma amostra de usuários.

    Gab. A

    Fonte: https://anaiscbbd.emnuvens.com.br/anais/article/download/1300/1301


ID
4085599
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As bases de dados “[...] que contêm dados originais e constituem um tipo de documento eletrônico. Após ter feito uma consulta bem-sucedida [nestas bases de dados], o usuário terá em mãos as informações de que precisa, sem ter que de ir buscá-las numa fonte original [...]” (ROWLEY, 2002, p. 110).


Tais considerações referem-se a:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Rowley (2002, p. 109-110):

    As bases de dados de referências remetem ou encaminham o usuário a outra fonte, como um documento, uma pessoa jurídica ou pessoa física, para que obtenha informações adicionais, ou o texto completo de um documento. Como exemplo temos:

    1.Bases de dados bibliográficos, que incluem citações ou referências bibliográficas e, às vezes, resumos de trabalhos publicados.

    2.Bases de dados catalográficos, que mostram o acervo de determinada biblioteca ou rede de bibliotecas.

    3.Bases de dados referenciais, que referenciam informações ou dados, como nomes e endereços de instituições, e outros dados típicos de cadastros.

    As bases de dados de fontes contêm os dados originais e constituem um tipo de documento eletrônico. Após ter feito uma consulta bem-sucedida numa bases de dados de fontes, o usuário terá em mãos as informações de que precisa, sem ter de ir buscá-las numa fonte original (como seria obrigado a fazer no caso das bases de dados de referências). Os dados encontram-se disponíveis tanto em formato legível por computador, como em formato impresso.

    As bases de dados de fontes podem ser agrupadas, segundo seu conteúdo, em:

    1.Bases de dados numéricos, que contêm dados numéricos de vários tipos, inclusive dados estatísticos e de levantamentos.

    2.Bases de dados de texto integral, que contém notícias de jornal, especificações técnicas e programas de computador.

    3.Bases de dados textuais e numéricos, que contêm uma mistura de dados textuais e numéricos (como, por exemplo, relatórios anuais de empresas) e dados de manuais.

    4.Bases de dados multimídia, que incluem informações armazenadas numa mescla de diferentes tipos de meios, inclusive, por exemplo, som, vídeo, fotografias, textos e animação.

    Gab. E

    ROWLEY, Jennifer. A biblioteca eletrônica. Brasília: Briquet de Lemos, 2002.


ID
4085602
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

“O formato de registro MARC foi desenvolvido pela Library of Congress e a British Library para a comunicação de descritores bibliográficos em formato legível por computador, de modo que os registros pudessem ser reformatados para atender a qualquer objeto imaginável” (ROWLEY, 2002, p. 117).


O formato MARC emprega um formato de diretório para lidar com campos de tamanho:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Rowley (2002, p. 117):

    O formato de registro MARC emprega um formato de diretório para lidar com campos de tamanho variável e de tamanho fixo. A posição do caractere no início de cada campo é especificada por um diretório no começo do registro.

    Gab. C

    ROWLEY, Jennifer. A biblioteca eletrônica. Brasília: Briquet de Lemos, 2002.


ID
4085605
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise a afirmação abaixo:


“O formato MARC compreende duas seções: a seção 1, que contém informações descritivas dos dados bibliográficos, e a seção 2, que contém os dados bibliográficos propriamente ditos” (ROWLEY, 2002, p. 117).


Das opções abaixo, marque aquela que NÃO corresponde a um dado bibliográfico no formato MARC.

Alternativas
Comentários
  • Cnforme Rowley (2002, p. 117-118):

    O formato MARC compreende duas seções: a seção 1, que contém informações descritivas dos dados bibliográficos; e a seção 2, que contém os dados bibliográficos propriamente ditos:

    • rótulo de registro
    • diretório
    • campos de controle
    • campos de dados de tamanho variável.

    Gab. C

    ROWLEY, Jennifer. A biblioteca eletrônica. Brasília: Briquet de Lemos, 2002.


ID
4085608
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere a seguinte afirmação:


“Os sistemas de informação precisam ser gerenciados de modo eficaz, a fim de proporcionar serviços úteis” (ROWLEY, 2002, p. 131).

As etapas dos sistemas informatizados que consiste em análise, projeto, implementação, evolução operacional, deterioração e substituição, referem-se ao(à):

Alternativas
Comentários
  • Conforme Rowley (2002, p. 131):

    O ciclo de vida dos sistemas são: análise --> projeto --> implementação --> evolução operacional --> deterioração --> substituição.

    Gab. B

    ROWLEY, Jennifer. A biblioteca eletrônica. Brasília: Briquet de Lemos, 2002.


ID
4085611
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O instrumento de exigência definida por lei, de relevante importância ao controle bibliográfico, que tem como objetivos: (1) assegurar a formação de uma coleção de materiais produzidos em vários formatos; (2) permitir a compilação da bibliografia nacional, assegurando o controle bibliográfico da coleção; e (3) proporcionar aos cidadãos, do país e do exterior, acesso às publicações nacionais (CAMPELO, 2006).


Tais objetivos são pretensões do(a):

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    Depósito [...] legal remessa a bibliotecas ou arquivos públicos de um ou mais exemplares de cada obra impressa, a que se obrigam por lei os editores ou distribuidores de um país. A lei de direito autoral indica uma biblioteca, em geral a nacional, que deve funcionar como depositária do direito autoral.

    Fonte: CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008. 451 p. 

  • Conforme Campello (2006, p. 35):

    O depósito legal deve ter como objetivos:

    • assegurar a formação de uma coleção de materiais produzidos em vários formatos;
    • permitir a compilação da bibliografia nacional, assegurando o controle bibliográfico da coleção;
    • proporcionar aos cidadãos, do país e do exterior, acesso às publicações nacionais.

    Gab. E

    CAMPELLO, Bernadete. Introdução ao controle bibliográfico. 2.ed. Brasília, DF : Briquet de Lemos / Livros, 2006.

  • A Bibliografia Nacional tem papel de destaque como instrumento de pesquisa e memória da produção intelectual da sociedade...

    http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/118769

    O Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas CCN facilita o acesso à publicações periódicas científicas e técnicas, reunindo informações de centenas de catálogos produzidos pelas principais bibliotecas do país em um único catálogo nacional de acesso público. É coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT.

    https://www.ib.unicamp.br/biblioteca/ccn


ID
4085614
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O ISBN é um sistema que identifica numericamente os livros segundo o titulo, o autor, o país e a editora, individualizando-os inclusive por edição (AGÊNCIA..., 2014). Além dos livros, várias outras publicações recebem ISBN.


As publicações abaixo recebem ISBN, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • publicações seriadas é ISSN.

    Resposta: C


ID
4085617
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A rede ISSN é uma organização intergovernamental representada por 88 centros nacionais e regionais, em todo mundo. No Brasil, a instituição que desenvolve as funções de Centro Nacional da Rede ISSN é o(a):

Alternativas
Comentários
  • A Rede ISSN é uma organização intergovernamental representada por 88 centros nacionais e regionais em todo o mundo. O ISSN é o identificador de publicações seriadas aceito internacionalmente. Ele tem a função de identificar o título de uma publicação seriada (como jornais, revistas, anuários, etc.) em circulação, futuras (pré-publicações) e encerradas, seja em qual idioma ou suporte se encontrar (impresso, meio eletrônico, CD-ROM, etc.).

    O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) vem desenvolvendo, no Brasil, desde 1975, as funções de Centro Nacional na Rede ISSN.

    Fonte:

    Respost: (D)

  • Lembrando que o responsável pelo ISSN no Brasil é o IBICT, enquanto o responsável pela emissão de ISBN é a Câmara Brasileira do Livro.