SóProvas



Prova Exército - 2016 - EsSA - Sargento - Conhecimentos Gerais - Todas as Áreas


ID
2122198
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em todas as alternativas, há Orações Subordinadas Adverbiais, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Estude bastante, porque amanhã haverá uma prova.

  • B) Consecutiva
    C) Condição
    D) Tempo
    E) Causa

  • a) Estude bastante, porque amanhã haverá uma prova.

    Não há causa e consequência, há uma fala e uma explicação posterior do porquê está se dizendo aquilo. 

    Dica: Verbo no imperativo + explicação = orações coordenadas explicativas

    Oração Coordenada Sindética* Explicativa

    *Sindética = tem o conectivo "porque". 

     

     b) Estudou tanto que teve um ótimo desempenho na prova

    Ter um ótimo desempenho é consequência de ter estuado na prova. Tanto que: consecutiva.

    Oração Subordinada Adverbial Consecutiva 

     

     c) Você terá um excelente desempenho desde que estude.

    Para que tenha um excelente desempenho é necessário cumprir uma condição, qual seja, estudar para a prova. 

    Oração Subordinada Adverbial Condicional

     

     d) Os alunos realizaram a prova assim que chegaram na escola

     Quando os alunos chegaram, realizaram a prova. O momento foi aquele. 

    Oração Subordinada Adverbial Temporal

     

    e) Não compareceu à aula ontem porque viajou

    A ação de viajar é a causa que gerou a consequência de não ter ido à aula ontem. 

    Aqui não existe fala "não compareça", ela apenas não compareceu por causa da viagem. 

    Oração Subordinada Adverbial Causal

  • Gabarito letra a

    Um dica: Quando a oração principal vier no imperativo, normalmente, a oração vai ser coordenada sintética explicativa.

     

  • Porque quando indica explicação é com virgula, porém quando indica causa, sem virgula

  • GABARITO LETRA A -> ATENTEM-SE PARA A DIFERENÇA ENTRE A LETRA (A) E A LETRA (E). A Oração coordenada sindética explicativa há virgulas, já a subordinada adverbial causal não há.

    a) Estude bastante, porque amanhã haverá uma prova. ->(Oração coordenada sindética explicativa.) Por que devo estudar bastante? Porque haverá uma prova. Está explicando o motivo de eu estudar bastante. Há vírgulas.

    b) Estudou tanto que teve um ótimo desempenho na prova. -> (Oração subordinada adverbial consecutiva) "estudou tanto que, em consequência disso, teve um ótimo desempenho na prova".

    c) Você terá um excelente desempenho desde que estude. -> (Oração subordinada adverbial Condicional), "Se você estudar, então terá um excelente desempenho".

    d) Os alunos realizaram a prova assim que chegaram na escola. -> (Oração subordinada adverbial Temporal) "Mal chegaram na prova, e já realizaram a prova).

    e) Não compareceu à aula ontem porque viajou. -> (Oração subordinada adverbial causal) -> Não compareceu à aula ontem visto que viajou. Não há vírgulas.

  • Outra forma de descobrir a diferençao entre causal e explicativa é invertendo a ordem da frase se esta continuar com concordancia e causal mas se nao e explicativa.

  • A oração da Alternativa A é classificada como Oração coordenada sindética explicativa. A principal característica da Oração explicativa é o verbo da oração principal vir conjugado no modo imperativo.

    GABARITO: A

  • Explicativas = explicação é o mesmo que justificativa ou dizer o mesmo com outras palavras

    porque, pois(anteposto ao verbo = inicio da oração), porquanto, que, ou seja

    venha para casa , pois está começando a chover

    OBS: Oração anterior a maioria vem com verbo no imperativo.

  • OS Adjetiva Explicativa não devia ter um Pronome relativo conectando as orações?


ID
2122201
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O comprometimento das relações interpessoais é a principal consequência do uso excessivo do celular, pois essa informação é apresentada já no título do texto, “Vício em celular atrapalha vida afetiva”, e é corroborada no quinto parágrafo (E as consequências desse uso excessivo do celular são inúmeras. Como ninguém gosta da desatenção do outro, os demais passam a exigir que a pessoa escute ou pelo menos ouça; por isso, o uso abusivo, tem gerado brigas entre os casais e descontentamento de familiares e amigos.) e no sétimo parágrafo (Entre os casais, o uso abusivo do celular pode gerar ciúmes e desconfianças. Também gera afastamento. Está cada vez mais comum que mesmo durante um jantar a dois, o casal use os aplicativos do aparelho.)


Segundo o autor do texto, qual é a principal consequência “do uso excessivo do celular”? 

Alternativas
Comentários
  • Comprometimento das relações interpessoais.

  • Está faltando o texto O.o

  • Onde está o texto?

  • Questão muito mais que óbvia 

  • O enunciado já responde .

  • por isso, o uso abusivo, tem gerado brigas entre os casais e descontentamento de familiares e amigos. o enunciado já responde a pergunta. letra E
  • qst pra ñ zerar

  • dá até medo de responder kkkk

ID
2122204
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O comprometimento das relações interpessoais é a principal consequência do uso excessivo do celular, pois essa informação é apresentada já no título do texto, “Vício em celular atrapalha vida afetiva”, e é corroborada no quinto parágrafo  (E as consequências desse uso excessivo do celular são inúmeras. Como ninguém gosta da desatenção do outro, os demais passam a exigir que a pessoa escute ou pelo menos ouça; por isso, o uso abusivo, tem gerado brigas entre os casais e descontentamento de familiares e amigos.) e no sétimo parágrafo (Entre os casais, o uso abusivo do celular pode gerar ciúmes e desconfianças. Também gera afastamento. Está cada vez mais comum que mesmo durante um jantar a dois, o casal use os aplicativos do aparelho.).


No final do texto “Vício em celular atrapalha vida afetiva e gera nomofobia”, conclui-se que: 

Alternativas
Comentários
  • CADÊ O TEXTO?? 

  • cade o texto 

  • O texto está incompleto.

  • O texto está incompleto 

  • A palavra é uma abreviação de “no mobile phobia” que, literalmente, significa o medo de ficar sem celular.

    Pesquisa recente revelou que 18% dos brasileiros admitem ser viciados nos seus aparelhos. Em outro levantamento, feito pela revista ‘Time’ e pela empresa Qualcomm, 35% dos brasileiros afirmaram consultar o celular a cada dez minutos ou menos.

    Para a neuropsicóloga e sexóloga Sônia Eustáquia Fonseca a linha que separa o normal do patológico pode ser tênue e imperceptível à primeira vista, porque a pessoa dá desculpas que o excesso de uso do celular faz parte do trabalho. No entanto, ela não consegue desligar o celular em nenhum momento – nem durante o cinema, teatro, trabalho, consultas médicas, igrejas, salas de aula, dentre outros locais onde ele é inconveniente.

    “No início a pessoa só precisa manter o celular ao alcance, depois ele tem que estar junto, mesmo em um bolso ou na mão. A partir dai tudo que ela resolvia com o computador, que de certa forma lhe exigia um ritual, como ligar, sentar em uma mesa etc, deixa de ser necessário; a pessoa passa a resolver tudo pelo celular ou a consultá-lo a todo o momento. Dessa forma, se ela abria o computador uma ou duas vezes ao dia para olhar e-mails e facebook, ela passa a fazer isso tempo todo, pelo celular. Eu tenho pacientes que levantam a noite para olhar, ficam com ele na cama, debaixo do cobertor. Temos que lembrar que são os mesmos sintomas de uma adicção ou vício”, diz Sônia.

    E as consequências desse uso excessivo do celular são inúmeras. Como ninguém gosta da desatenção do outro, os demais passam a exigir que a pessoa escute ou pelo menos ouça; por isso, o uso abusivo, tem gerado brigas entre os casais e descontentamento de familiares e amigos.

    Quem convive perto da pessoa é quem primeiro percebe o vício ao reparar que caiu a produtividade de seu trabalho, estudos ou até mesmo a diminuição do interesse sexual.

    Entre os casais, o uso abusivo do celular pode gerar ciúmes e desconfianças. Também gera afastamento. Está cada vez mais comum que mesmo durante um jantar a dois, o casal use os aplicativos do aparelho.

    O acompanhamento psicológico será sempre a melhor solução para essas pessoas porque na verdade o abuso do celular é sintoma de algo que tem raízes mais profundas. Geralmente a pessoa com nomofobia à predisposição a vícios e a medos de ficar só. “Por isso tratamos como se fosse um medo de ficar sem o seu aparelho de comunicação móvel. Nesses casos o celular é o objeto de afeto que consegue tirar a pessoa do sentimento de medo de ficar só”, afirma a neuropsicóloga.

  • Trecho do texto que responde à questão

    "O acompanhamento psicológico será sempre a melhor solução para essas pessoas porque na verdade o abuso do celular é sintoma de algo que tem raízes mais profundas. Geralmente a pessoa com nomofobia à predisposição a vícios e a medos de ficar só. “Por isso tratamos como se fosse um medo de ficar sem o seu aparelho de comunicação móvel. Nesses casos o celular é o objeto de afeto que consegue tirar a pessoa do sentimento de medo de ficar só”, afirma a neuropsicóloga."

    JUSTIFICATIVAS DAS ALTERNATIVAS QUE NÃO RESPONDEM À QUESTÃO:

    A)Não é mencionado no texto que não há como solucionar o problema da nomofobia. Pelo contrário, é apresentada a melhor solução: “O acompanhamento psicológico será sempre a melhor solução para essas pessoas”, (oitavo parágrafo, linha 26).

    B) Não é mencionado no texto que quem sofre de nomofobia deve procurar atendimento médico.

    D)Não é mencionado no texto que os viciados em celular devem procurar companhia para não se sentirem sós; o que é mencionado é que “o celular é o objeto de afeto que consegue tirar a pessoa do sentimento de medo de ficar só.” (oitavo parágrafo, linhas 29 e 30).

    E) No texto, não é mencionado que “todos” que sofrem de nomofobia têm a predisposição a vícios e a medos.

  • Realmente, sem o texto completo fica difícil responder

  • A questão precisa do texto completo.

  • Sem o texto , não é possível responder essa questão , tendo em vista que colocou trecho setimo paragrafo , sabe-se quantos parágrafos esse texto tem !

  • Falta o texto, dessa questão QConcurso.

  • baixaria

  • Sabe-se que para o enunciado acima o texto está incompleto, sendo assim pela lógica é a letra C. 

    Nomofobia é o medo irracional de estar sem celular ou aparelhos eletrônicos no geral.

    Ela está relacionada ao vício em outras tecnologias como computadores e videogames. Ou seja, quanto maior a dependência digital, maior a fobia.

    Créditos: https://blog.psicologiaviva.com.br/dependencia-digital/#:~:text=Nomofobia%20%C3%A9%20o%20medo%20irracional,depend%C3%AAncia%20digital%2C%20maior%20a%20fobia.

  • Respondi sem o texto, tive que fazer uma ginástica mental

  • Respondi essa usando minhas habilidades de psicólogo clandestino

  • Essa até sem texto pegando somente o final, e pelas experiências que vivemos diariamente, podemos afirmar com toda certeza se baseando apenas nessa parte do texto: "E as consequências desse uso excessivo do celular são inúmeras. Como ninguém gosta da desatenção do outro, os demais passam a exigir que a pessoa escute ou pelo menos ouça; por isso, o uso abusivo, tem gerado brigas entre os casais e descontentamento de familiares e amigos."

    "O uso abusivo..." ou seja EXCESSIVO!

    Tudo em excesso leva a problemas psicológicos, então nesse caso com certeza a melhor resposta para essa Questão seria:

    LETRA - "C"

  • Respondi a questão com base não em interpretação, pois o texto está incompleto e não serve praticamente para nada, porém, com um pouco de análise e vivência de mundo. Quem sofre de problemas psicológicos deve ir ao psicólogo. A alternativa E é facilmente eliminada por TODOS.

  • Tranquila.


ID
2122207
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que os vocábulos estejam acentuados pela mesma razão.

Alternativas
Comentários
  • chapéu, herói

  • Cha-péu, he-rói. Oxítonas terminadas em ditongo oral.

  • ditongos abertos .

     

  • a) parabéns, álbuns 

    Oxítona terminada em ENS

    Paroxítona terminada em UNS 

     

     b) exército, jóquei 

    Proparoxítona

    Paroxítona terminada em I 

     

     c) hífen, também

    Paroxítona terminada em N 

    Obs: Paraxítonas terminadas em ENS NÃO SÃO acentuadas. Hifens NÃO TEM acento. 

    Oxítona terminada em EM

     

     d) chapéu, herói 

    São duas oxítonas terminadas em ditongo crescente: ea(s), oa(s), eo(s), ua(s), ia(s), ue(s), ie(s), uo(s), io(s)

     

    e) lápis, país 

    Paroxítona terminada em S 

    Acentuação gráfica por causa do hiato. 

    A vogal I (a U também) recebe acento gráfico quando: 

    (i) segunda vogal do hiato; 

    (ii) tônica;

    (iii) sozinha ou com S na mesma sílaba; e

    (iv) não sofra nasalização 

  • Uma boa dica é sempre observar quais sílabas foram acentuadas , por exemplo se uma for oxítona e a outra paroxítona já podemos concluir que o motivo da acentuação foi diferente

    Ex:

    Parabéns : Oxítona

    Álbuns : Paroxítona

  • JUSTIFICATIVAS DAS ALTERNATIVAS:

    A) A palavra “parabéns” é acentuada por ser uma oxítona terminada em “-ens”; a palavra “álbuns” é acentuada por ser uma paroxítona terminada em “-uns”.

    B) A palavra “exército” é acentuada ser uma proparoxítona; a palavra “jóquei” é acentuada por ser uma paroxítona terminada em ditongo oral.

    C) A palavra “hífen” é acentuada por ser uma paroxítona terminada em “-n”; a palavra “também” é acentuada por ser uma oxítona terminada em “-em”.

    E) A palavra “lápis” é acentuada por ser uma paroxítona terminada em “-i” seguido de “s”; a palavra “país” é acentuada por conter o hiato do “i” tônico, isolado em uma sílaba.

    Gabarito: B

  • a) pa / ra / béns, - ál / buns

    b) e / xér / ci / to, - jó /quei

    c) hí / fen, - tam / bém

    d) cha / péu, - he / rói > CHAPÉU ditongo decrescente ÉU e dígrafo CH / HERÓI é ditongo oral decrescente ÓI

    e) lá / pis, - pa / ís

    Gab.: D

  • Letra D

    Ambas são ditongo aberto.

  • Alternativa D) > Oxítonas terminadas em ditongo aberto


ID
2122210
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Marque a única alternativa em que as palavras não se formam pelo processo de composição.

Alternativas
Comentários
  • amanhecer; desalmado 

  • Amanhecer e desalmado, sao formados por processo de derivação parassintética.

  • "Embora" = em + boa + hora; composição por aglutinação, portanto.

  • Gabarito: 

     b)

    amanhecer; desalmado 

  •  

    a) beija-flor; pernalta

    1. Composição = duas ou mais palavras se juntam para formar outra sem que seja necessário recorrer a afixos.  Pode ser por: 

    1.1 Justaposição - não há alteração da palavra, não há alteração fonética (beija-flor) 

    1.2 Aglutinação - radicais se unem tão intimamente que há alteração fonética (perna + alta = pernalta) 

     

    b) amanhecer; desalmado 

    Amanhecer é uma palavra formada por derivação parassintética, ou seja, prefixo e sufixo ocorrem simultaneamente e o vocábulo fica sem sentido se retirar um dos dois. 

     

    A MANH ECER 

    Prefixo + radical + sufixo 

     

    DES ALMA DO 

    Prefixo + radical + sufixo 

     

    Não existe "manhecer" ou "amanh". Também não existe "desalma" nem "almado". 

    Os dois afixos têm de estar juntos para que a palavra exista. 

     

     c) embora; segunda-feira 

    Aglutinação - em + boa + hora = embora

    Justaposição - segunda + feira

     

     d) pé-de-meia; aguardente

    Justaposição - pé + de + meia

    Aglutinação - água + ardente = aguardente

     

     e) tira-teima; madrepérola

    Justaposição - tira + teima

    Justaposição - madre + pérola

  • a) beija-flor; pernalta

    1. Composição = duas ou mais palavras se juntam para formar outra sem que seja necessário recorrer a afixos.  Pode ser por: 

    1.1 Justaposição - não há alteração da palavra, não há alteração fonética (beija-flor) 

    1.2 Aglutinação - radicais se unem tão intimamente que há alteração fonética (perna + alta = pernalta) 

     

    b) amanhecer; desalmado 

    Amanhecer é uma palavra formada por derivação parassintética, ou seja, prefixo e sufixo ocorrem simultaneamente e o vocábulo fica sem sentido se retirar um dos dois. 

     

    A MANH ECER 

    Prefixo + radical + sufixo 

     

    DES ALMA DO 

    Prefixo + radical + sufixo 

     

    Não existe "manhecer" ou "amanh". Também não existe "desalma" nem "almado". 

    Os dois afixos têm de estar juntos para que a palavra exista. 

     

     c) embora; segunda-feira 

    Aglutinação - em + boa + hora = embora

    Justaposição - segunda + feira

     

     d) pé-de-meia; aguardente

    Justaposição - pé + de + meia

    Aglutinação - água + ardente = aguardente

     

     e) tira-teima; madrepérola

    Justaposição - tira + teima

    Justaposição - madre + pérola

  • Informações sobre o assunto:

    https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/formacao-das-palavras.htm

  • Top top


ID
2122213
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“São exemplos de verbos impessoais:

Alternativas
Comentários
  • alvorecer, chover, anoitecer e trovejar. 


  • Gab: A

    Verbos impessoais, ou seja, surgem em orações sem sujeito. 

    Há alguns muito usados, como o verbo “haver” no sentido de “existir”, como o próprio “há” no início dessa oração. 

    Podemos citar ainda: os que exprimem os fenômenos da natureza: chover, relampejar, ventar, nevar, gear, amanhecer, escurecer, esquentar, estar e fazer (meteorologia). 

    E os que indicam tempo: ser (indicando data, hora, distância) e fazer (tempo). 
    Os verbos impessoais ficam sempre na 3ª pessoa do SINGULAR. 

    Fonte:http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/gramatica/verbos-impessoais.htm

  • Verbos que indicam fenômenos da natureza.

  • belo comentario brenda fleury!

  • Essa foi fácil!

  • Parece fácil, mas alternativas derrubam os iniciantes. 

  • questao para pegar iniciantes, dando a intenção de marcar a "C" por fazer apologia ao verbo haver no sentido de existir.

  • FENOMENO DA NATUREZA E IMPESSOAL

  • Verbos impessoais são verbos que, não apresentando sujeito, são conjugados apenas na 3.ª pessoa do singular. Os principais verbos impessoais são:

    Haver (apenas com sentido de existir),

    Fazer (quando indica tempo decorrido) e;

    Verbos que indicam Fenômenos da natureza e Atmosféricos.

    Maiores informações, segue o link:

    Créditos: https://www.conjugacao.com.br/verbos-impessoais/

  • meus pêsames aos iniciantes

  • Verbos impessoais são verbos que, não apresentando sujeito, são conjugados apenas na 3. ª pessoa do singular. Os principais verbos impessoais são o verbo haver (apenas com sentido de existir), o verbo fazer (quando indica tempo decorrido) e verbos que indicam fenômenos da natureza e atmosféricos.

  • São alguns exemplos de verbos impessoais, dentre outros, verbos que indicam fenômenos da natureza:

    Ex: nevar, alvorecer, trovejar, chover, etc...

    GABARITO: A

  • errei por bobeira, vi que tinha haver em uma única e fui seco kkkk, o gabarito é a A fenômeos da natureza não tem suj.

  • errei por bobeira, vi que tinha haver em uma única e fui seco kkkk, o gabarito é a A fenômeos da natureza não tem suj.

  • Os VERBOS IMPESSOAIS são os que não tem sujeito e conjugados na 3 pessoa do singular. Eles são verbos que geralmente expressam fenômenos da natureza.

    EXEMPLO: CHOVER ; TROVEJAR; VENTAR

    Mas nem todos são fenômenos, como os verbos HAVER (sentido de existir) e FAZER (tempo decorrido), que são impessoais também.

    A letra correta é a letra "A", que exprime apenas fenômenos da natureza.

  • Verbos impessoais, ou seja, surgem em orações sem sujeito. 


ID
2122216
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Destaque a alternativa em que o termo sublinhado seja um objeto indireto:

Alternativas
Comentários
  • Cantava para os amigos. 

  • BIZU - Os Objetos indiretos vem sempre regido de preposição clara ou subentendida. 

    E - Cantava "para" os amigos. 

  • Quem canta, canta para alguém - objeto indireto

     

    ALTERNATIVA LETRA E

  • Os Objetos indiretos vem sempre regido de preposição 


ID
2122219
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

São exemplos de verbos da 2ª conjugação:

Alternativas
Comentários
  • Gab : B)

    Verbo Pôr : irregular , 2ª conjugação 

  • Verbo "por" vem de "poer" 

    portanto os verbos terminados em "OR" pertecem a 2* conjugação. 

  • Verbos da segunda conjugação: terminados em ER e OR

     

  • Gabarito letra B.

    1 Conjugação - AR

    2 Conjugação - ER & OR

    3 Conjugação - IR

  • É bizu seu comentário rafael satisfação!

  • Verbos da 1.ª conjugação: verbos terminados em –ar, como: andar, falar, brincar, namorar, estudar, amar, gostar,…

    Verbos da 2.ª conjugação: verbos terminados em –er, como: comer, correr, ler, saber, esquecer, entender, vender,…

    Verbos da 3.ª conjugação: verbos terminados em –ir, como: sorrir, partir, dividir, abrir, sair, decidir, rir,…

    Nota: o verbo pôr, acabado em –or, pertence à 2.ª conjugação.

    Gabarito: B

  • 1a.conjugação - AR. Ex: amar, cantar, falar;

    2a.conjugação - ER e verbo por e seus derivados. A forma primitiva do verbo por é "POER" e, por este motivo, este verbo é de 2a conjugação. Ex: moer, prover, por, compor;

    3a.conjugação - IR. Ex: partir, sair, falir.

    GABARITO: B

    "DESISTIR NUNCA; RETROCEDER JAMAIS. FOCO NO OBJETIVO SEMPRE."

  • Pega o bizu:

    1 conjugação: verbos terminados em AR

    2 conjugação: terminados em ER & OR

    3 conjugação: terminados em IR

  • Isso não é bizu everton, simplesmente é uma regra:) kkkkk

  • A segunda conjugação apresenta a vogal temática “e”.

    (B) é a correta, pois, nos verbos “dever” e “temer”, há a vogal temática “e”. Os verbos “compor” e “depor” são derivados de “pôr”, o qual apresenta a vogal temática subentendida, da construção latina “poere”, “poer”.

  • 1*Conjugação:AR

    2*Conjugação:ER/OR

    3*Conjugação:IR


ID
2122222
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que analisa correta, sintática e respectivamente os termos destacados na frase seguinte: “Pertencem-te todos os documentos. ”

Alternativas
Comentários
  • Gab: E )

     

    Colocando a Frase em ordem : Todos os documentos pertencem á ele
    sujeito : todos os documentos
    objeto indireto :  á ele (pertecem-te)

  •  

    Letra E

    Pertencem (VTI)-te (a ele - OI) todos os documentos (Sujeito - Pertencem o quê? 'todos os documentos')

  • Substitua o pronome por um pronome INDEFINIDO e coloque a oração na ordem direta

    Pertencem ao Fulano ( exige preposição) , logo é objeto indireto

    Pertencem ao fulano todos os documentos

    Todos os documentos pertencem ao fulano ( sujeito da oração)

    LETRA E

    APMBB

  • passando para a ordem direta: TODOS OS DOCUMENTOS PERTENCEM A TI.

  • Pertencem-te todos os documentos:

    Todos os documentos pertencem a ti (= te)

    Todos os documentos = sujeito

    Te (a ti) = objeto indireto (complemento do VTI pertencer)

    GABARITO: E

    "DESISTIR NUNCA; RETROCEDER JAMAIS. FOCO NO OBJETIVO SEMPRE."

    INSTAGRAN: simplificandoquestoescombizus (Jefferson Lima)

  • Pertencem-te todos os documentos.

    JA ERREI MUITO ESSA QUESTÃO LÁ EM 2018 ENTÃO SEGUE O MEU RACIOCÍNIO.

    1 - Você tem que passar para a ordem direta talvez vc nem saiba que diabo é isso ENTÃO NO DESESPERO VÁ AO VERBO, VÁ AO VERBO.

    O QUE PERTENCE-TE = TODOS OS DOCUMENTOS ELE É O SUJEITO.

    2 - Agora que você passou para a ordem direta sabe que TODOS OS DOCUMENTOS PERTENCEM-TE

    AGORA VC TEM QUE SABER O QUE CARALHOS SIGNIFICA ESSE PRONOME CORINGA '' TE '' NÃO TROQUE POR OUTRO PRONOME VÁ PELA REGÊNCIA VERBAL.

    PERTENCE A ALGUEM.

    PERTENCE A ALGUMA COISA.

    TE = Objeto Indireto.

    Talvez vc n entenda a parte 2 ou a 1 mas não desista eu era tenebroso nisso e hoje consigo fazer.

    NÃO DESISTA

    eu tenho um amor por essa questão.

  • (Uma coisa)OD PERTENCE(VERBO) (a alguém) OI


ID
2122225
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Interesse pelas zonas profundas da mente e pela loucura; desejo de transcendência e integração cósmica; linguagem vaga, fluida que busca sugerir em vez de nomear. Essas são características que identificam as obras de autores

Alternativas
Comentários
  • Gab: C)

    Simbolismo Brasileiro
    foi paralelo á do Pré-modernismo. Começou com a publicação de MISSAL E BROQUÉIS, ambos poetas catarinense CRUZ E SOUSA, em 1893. Projetou-se no seculo XX, estendendo-se até 1922.
     

    O simbolismo no Brasil se caracterizou-se por seguir duas orientações bem distintas :
    1 - Orientação Humanistico-social  - linha adotada por Cruz e Sousa, que se preocupava com os problemas transcendentais do ser humano
    2 - Orientação Mística-religiosa - linha adotada por Alphonsus de guimaraens, que se preocupava com temas religiosos.

  • Os simbolistas irão reivindicar uma expressão que privilegie os estados da alma e das subjetividades humanas, contra uma lógica materialista e científica até então fortemente realçada pelo Positivismo.

  • Falou em Transcendentalidade pense em simbolismo.

    O Simbolismo tinha coo foco oposto do realismo,tendo um linguagem subjetiva,utilização da imaginação.

  • Uma das características do simbolismo era a fuga da realidade buscando zonas mais profundas da mente e principalmente negando o realismo/ naturalismo, utilizando a linguagem subjetiva e figuras de linguagem como a (sinestesia)

  • SIMBOLISMO-1893-1902

    OPOSIÇÃO AO REALISMO/FIGURAS DE LINGUAGEM COMO ALITERAÇÕES, ASSONÂNCIAS E ECOS

    ALITERAÇÃO:REPETIÇÃO DE CONSOANTES

    ASSONÂNCIA:REPETIÇÃO DE VOGAIS

    CARACTERÍSTICAS: APRESENTAVAM UMA LINGUAGEM SUBJETIVA, UTILIZAÇÃO DA IMAGINAÇÃO, ESPIRITUALIDADE, BRANCURA E EROTISMO

    AUTORES:ALPHONSUS DE GUIMARÃES, CRUZ E SOUZA

    ALPHONSUS DE GUIMARÃES: MENDIGOS, DONA MÍSTICA, CÂMARA ARDENTE

    BIZU:MDC

    CRUZ E SOUZA:MISSAL, BROQUÉIS, FÁROIS, ÚLTIMOS SONETOS


ID
2122228
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche, de acordo com a norma padrão, as lacunas da seguinte frase:

“O professor se referia _______ alunas dispostas ________ vencer qualquer obstáculo do dia ______ dia.”

Alternativas
Comentários
  • às – a – a 

  • Gab : A)

     

    “O professor se referia __O verbo referia a... pede o acento grave_____ alunas dispostas ____Proibido crase diante de verbo____ vencer qualquer obstáculo do dia __proibido crase diante palavra repitidas____ dia.” 

  • Gabarito: A

    às - Referir é VTI ( se refere "a" algo).

    a -  Não se usa crase diante de verbo (quando substantiva o verbo ele é considerado masculino).

    a - Não se usa crase diante de expressões formadas por palavras repetidas.

     

     

  • * Quem se refere, se refere a alguma coisa, portanto, exige a crase, mas é necessário olhar a palavra que vem depois, neste uma palavra feminina->À

    * Diante de VERBO não coloca crase

    * Palavras repitidas, não se coloca crase

  •  

    * Refere - Quem se refere, se refere A ALGUÉM + Palavra feminina = CRASE

    * Não se utiliza crase antes de verbo.

    * Não se usa crase em palavras repetidas. Ex: dia a dia, frente a frente, etc.

    Portanto, gabarito A.

  • BIZU

    MANU DEVE REPRO

    Não se utiliza crase nos seguintes tipos de palavras ou expressões:

    MAsculinas

    NUmeral

    DEsacordo com o termo regido 

    VErbo

    REpetição de palavras

    PROnomes

  • Não utiliza-se crase antes de verbo no infinitivo.


ID
2122231
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a concordância foi efetuada conforme a norma padrão.

Alternativas
Comentários
  • Fazia dez anos que ele não vinha a São Paulo. 

  • Deve haver 

    Queria voltar a estudar, mas faltavam-lhe recursos

    Não se admitirão exceções. (''admitir'' é VTD, ''se'' é apassivador, logo plural é aceito)

     Bastam-lhe dois ou três . (verbo com numeral)
     

  • Letra "E" pois o verbo "fazer​" decorrido de tempo é impessoal, assim tendo que estar no singular!

  • NA ALTERNATIVA E)

    é correto as duas formas:

    (Fazia) dez anos que ele não vinha a São Paulo. 

    (Faz) dez anos que ele não vinha a São Paulo. 

    VERBO FAZER indicando TEMPO (sempre no singular)

     

     

  • a - Locução verbal do verbo haver (Impessoal) no sentido de existir transfere sua impessoalidade para o verbo auxiliar, ficando pode haver

    b - Regra padrão do sujeito simples, ficando Faltavam-lhe recursos

    c - Regra padrão do sujeito simples, ficando Admitirão exceções

    d - Sujeito composto ligados por OU, se a ideia for de exclusão o verbo ficará na 3º pessoa do singular, se a ideia for de inclusão o verbo ficará na 3º pessoa do plural, ficando Bastam-lhe

    e - Verbo fazer com sentido de tempo decorrido é impessoal, então ficará na 3º pessoa do singular (Faz, fazia, fez, fizera, fará, faria)

  • Verbo FAZER indicando tempo é impessoal e, por este motivo, sempre aparecerá nas orações conjugada na 3a. pessoa do singular.

    GABARITO: A

  • Gabarito: E


ID
2122234
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A equação da circunferência de centro(1,2) e raio 3 é:

Alternativas
Comentários
  • Centro (1,2) onde a=1 e b=2 e o raio é o 3 mesmo

    (x-a)^2+(y-b)^2=r^2 -> EQUAÇÃO DA CIRCUNFERÊNCIA

    (x-1)^2+(y-2)^2=3^2

    x^2-2.x+1+y^2-4.y+4=9  -> PRODUTOS NOTÁVEIS

    x^2+y^2-2.x-4.y-4=0

  • (X - 1) ^2 + (Y - 2) ^2 = 9;

    X2 - 2X + 1 + Y2 -4Y + 4 -9 = 0;

    X2 + Y2 - 2X - 4Y - 4 = 0

    GABARITO: B

    "DESISTIR NUNCA; RETROCEDER JAMAIS. FOCO NO OBJETIVO SEMPRE."

  • Gabarito (B)

    A questão trata de Geometria Analítica da circunferência.

    Dados:

    Centro (1 , 2) → a = 1 e b = 2

    Raio = 3

    A fórmula da equação reduzida desta circunferência é dada por:

    (x - a)² + (y - b)² = r²

    Fazendo as substituições teremos:

    (x - 1)² + (y - 2)² = 3²

    Agora é só correr para o abraço e ser feliz!

    (x - 1)² + (y - 2)² = 3²

    x² - 2x + 1 + y² - 4y + 4 = 9

    x² + y² - 2x - 4y + 5 - 9 = 0

    x² + y² - 2x - 4y - 4 = 0

    Esclarecendo algumas contas acima...

    (x - 1)² → usa-se os produtos notáveis do quadrado da diferença entre dois termos.

    (x - 1) (x - 1) → aquele esquema da multiplicação em "chuverinho". Ficando, portanto, assim...

    x² - x1 - 1x + 1

    x² - 2x + 1

    O mesmo acontece com (y - 2)²

    (y - 2) (y- 2)

    y² - y2 - 2y + 4

    y² - 4y + 4

    Bons estudos!

  • @famatematica (instagram)

    LETRA B

    EQUAÇÃO REDUZIDA

    (x-1)²+(y-2)²=3²

    x²-2x+1+y²-4y+4=9

    x²+y²-2x-4y-4=0


ID
2122237
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Duas esferas de raios 3 cm e 3√51cm fundem-se para formar uma esfera maior. Qual é o raio da nova esfera? 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A;

     

    O volume da esfera é obtido através da fórmula: 4 / 3  . pi .  r^3  --- "4/3 de pi que multiplica o raio ao cubo"

     

    Temos duas esferas. Vamos calcular os volumes separadamente.

     

    Esfera 1:

     

    Como a esfera 1 possui raio medindo  3 cm, então o seu volume será:

     

    4 / 3 . pi . 3^3 = 4 . pi .  27 / 3 = 108  / 3 = 36 pi

     

     

    Esfera 2:

     

    Como a esfera 2 possui raio medindo51cm , então o seu volume será:

     

    4 / 3  . pi . raiz cúbica de 51^3 = 4 . pi .  51 / 3 = 4. 17 .  = 68 pi

     

    OBS: “Cortamos” o índice da raiz com o expoente uma vez que ambos são iguais.

     

    Quando a questão afirma que as esferas serão fundidas, entende-se que precisamos somar os volumes da esfera 1 e 2 para obtermos o novo volume...

    Novo volume (esfera 1 + esfera 2) = 36  + 68  = 104 pi  

     

    A partir de agora, conseguimos obter o raio da nova esfera. Vai ficar assim:

     

     

    4 / 3  . pi . r^3 = 104 pi  --- Corta-se "pi" com "pi"

     

     

    4 / 3 r^3 = 104 ---- 4/3 está multiplicando r^3, logo podemos passar para “o outro lado” dividindo:

     

     

    r^3 = 104 : 4 / 3 --- Divisão de fração: Repete a 1ª e multiplica pelo inverso da 2ª

     

    r^3 = 104 . 3 / 4 ----  r^3 = 312 / 4

     

    r^3 = 78  ---- Solução: raiz cúbica de 78 ----- Foi editado errado nas opções de resposta. Lá está raiz quadrada de 78

     

    Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

     

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw?sub_confirmation=1

     

    Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino

  • Isso que reparei Julio. O meu estava batendo Raiz cúbica de 78 e pensei que estava errado. 

  • Essa questão está mal elaborada, como vai cortar o expoente pelo indice se ambos são diferentes.

    o indice é 2 e o expoente é 3. logo, pela propriedade das potencias, fica: 51^3/2 ou raiz quadrada de 51^3. e o resultado seria 51*Raizquadrada de 51

     

  • Erro , pois o valor real é ao cubo!

  • na questão está 2√51cm e no vídeo em vez de ser dois é 3. Expliquem por favor.

  • Boa!

  • Enunciado da questão está errado! É raiz cubica e não quadrada.

  • NOTIFIQUEM ERRO!! 24/06/2018

  • A questão ta com gabarito errado, mas RESUMINDO: faz cada uma, soma e iguala.

    V=4/3.pi.r^3 -> FÓRMULA DO VOLUME DA CIRCUNFERÊNCIA (volume igual a quatro dividido pra 3, vezes pi, vezes o raio ao cubo)

    1 CASO: raio 3

    V=4/3.pi.3^3

    V=4/3.pi.27

    V=4.27/3.pi = 36.pi

    2 CASO: raio 3√51

    V=4/3.pi.(3√51)^3 -> CORTA O 3 QUE TÁ FORA COM O QUE TÁ DENTRO

    V=4.51/3.pi = 204/3.pi = 68.pi

     

    SOMA: 36.pi+68.pi = 104.pi

    IGUALA:

    104.pi=4/3.pi.r^3 -> SIMPLIFICA O 104 POR 4

    26=r^3/3

    78=r^3

    3√78=r

     

     

  • Há erro no enunciado e nas alternativas, pois é raiz cúbica e não raiz quadrada. Fiquem ligados!!!!

     

    Brasil!!!!

  • Modo simples: 9= raiz cúbica de 27. é só somar... raiz cúbica de 27+raiz cúbica de 51= raiz cúbica de 78.

  • deveriam anuar essa questao, a raiz eh cubica

  • Resolução: https://www.youtube.com/watch?v=0wc0C4miD-I

  • R=r +r

    R=3 + 51^1/3

    R^3=3^3 + (51^1/3)^3

    R^3=27+51

    R=78^1/3

  • ESFERA 1: V1 = 4/3 pi R^3= 4/3 pi 27 = 36 pi cm3

    ESFERA 2 : V2 = 4/3 pi . 51 = 68 pi cm3

    NOVA ESFERA = V1 + V2 = 104 pi cm3

    4/3 pi R^3 = 104 pi = 4/3 R^3 = 104; R ^3 = 104 * 3/4 = R ^ 3 = 78; R = 78 ^ 1/3 (raiz cubica de 78)

    GABARITO: A

    "DESISTIR NUNCA; RETROCEDER JAMAIS. FOCO NO OBJETIVO SEMPRE."

  • Soma dos volumes esféricos = volume total , a partir dai que vamos extrair o novo raio resultante

    formula do volume esférico= 4/3π .r³

    [...]

    4/3π.3³+4/3π.(³√51)³

    4/3π.27+4/3π.51

    36+68 = volume final

    Vf= 104π

    [...]

    Qual o novo raio ?

    4/3π.r³=104π

    4/3.r³=104

    4r³=312

    r³= 312/4

    r³= 78

    r= ³√78

    LETRA A

    APMBB


ID
2122240
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O grau do polinômio (4x -1). (x2 - x - 3) . (x + 1) é

Alternativas
Comentários
  • Muita treva essa resolução..... vou dar uma pelo meio da luz !!!aushaush

     

    Quando o polinomio vier fatorado é só contar quantas vezes o primeiro "x" se repete ( só o primeiro "x" , não conta com o numero do lado nem com outros x pelo meio la.)

    Na questão temos:  (4x -1). (x^2 - x - 3) . (x + 1)      ----

     tem 1 no primeiro

    tem 2 no segundo ( x ao quadrado é  x.x ) não é o x do meio.

    tem 1 no terceiro.

    agora soma 1+2+1 = 4

     

     

    Exemplo mais pratico

    QUal o grau aqui?

     

    (x-1) (x-3) (x+5)

    Quantos x aparecem no primeiro termo de cada parenteses ????isso mesmo 3. Então esse polinomio é de grau 3

     

  • Basta somente pegar os maiores graus em cada parentese e multiplicar entre si, fazendo isso dará o grau do polinômio. (o resto não importa, pois dará um grau menor)


    (4x -1). (x² - x - 3) . (x + 1)


    4x . x² . x = 4x^4









  • E só desenvolver o polinômio que vc irá perceber o grau!

  • Olhar quantos "X" aparece e diminuir "1X" aqui por causa da subtração= Grau 4

  • @famatematica

    LETRA D

    na função  (4x -1). (x2 - x - 3) . (x + 1), observe dentro de cada parênteses qual a variável com a maior potencia e basta multiplica-las 4x.x².x= x^4


ID
2122243
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sabendo que x pertence ao 4º quadrante e que cos x = 0,8 , pode-se afirmar que o valor de sen 2x é igual a:

Alternativas
Comentários
  • Usa-se duas relações trigonométricas. A primeira:
    (cos x)^2 +(sen x)^2=1
    cos x=0,8 

    (0,8)^2+(sen x)^2=1 
    0,64 + (sen x)^2=1
    (sen x)^2=1-0,64
    sen x= - raiz(0,36)       Valor negativo, pois está no quarto quadrante [cos: positivo; sen: negativo]
    senx = - 0,6

    Segunda relação:
    sen( 2x)=2 .sen x .cos x

    sen(2x)=2.(-0,6).0,8
    sen(2x)= - 0,96

  • Questão muito boa, errei por não prestar atenção no "pertence ao 4º quadrante''.

  • No quarto quadrante, o seno é negativo e o cosseno é positivo.

    Cos x = 0,8

    (senx)^2 = 1 - (cos)^2 = (senx)^2 = 1-0,64;

    (sen)^2= 0,36; senx= - 0,6

    sen2x= 2 * senx * cosx;

    Sen2x = 2 * (- 0,6) * (0,8);

    Sen2x = - 0,96

    GABARITO: B

    "DESISTIR NUNCA; RETROCEDER JAMAIS. FOCO NO OBJETIVO SEMPRE"

    INSTAGRAN: @simplificandoquestoescombizus (Jefferson Lima)


ID
2122246
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sendo n um número natural, n! equivale a n.(n – 1).(n – 2). ... .2.1 e ainda 0! = 1 e 1! = 1, então identifique a afirmativa verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A;

     

    O fatorial de um determinado número, representado pelo ponto de exclamação (!) após tal número, é obtido, multiplicando-se de maneira decrescente, o número dado por todos os seus antecessores naturais sucessivos até chegar ao número 1, inclusive.

     

    Observe que 5! = 5 x 4 x 3 x 2 x 1 = 120

     

    Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

     

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw?sub_confirmation=1

     

    Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino

     

     

  • Mais mel que essa questão, só duas dessas! 

  • achei que a essa fosse mais difícil

  • Pelo visto em 2016 ninguém zerou a prova ksksksksk Mas galera, não se iludam não.. É uma questão de lógica: se a questão é extremamente fácil, significa que 99,9% das pessoas vão acertar e isso certamente não te ajuda em nada, pois não vai te colocar à frente de ninguém na classificação!

  • Só faltou a banca dar um cafezinho pro candidato.

  • do jeito que ta escrito as pessoas podem se desesperar

  • Nessa questão até quem não sabia o que era fatorial pôde aprender no enunciado e acertá-la.


ID
2122249
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Funções bijetoras possuem função inversa porque elas são invertíveis, mas devemos tomar cuidado com o domínio da nova função obtida. Identifique a alternativa que apresenta a função inversa de f(x) = x + 3.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A;

     

    Sejam 2 conjuntos A e B. Dizemos que uma função é bijetora quando cada elemento de seu domínio (A) está associado a um elemento diferente no conjunto imagem.

     

    A função inversa de f (x) é representada por f (x) elevado a – 1 [(f (x) ^ - 1 ].

     

    Obtemos a função inversa realizando a troca entre x e y na função correspondente. Veja;

     

     

    Temos a função f(x) = x + 3.

     

    Como f (x) representa o valor de y, então podemos representá-la da seguinte maneira:

     

    y = x + 3

     

    Trocando x por y, obtemos a inversa da função. Vai ficar assim:

     

    x = y + 3 

     

    Passando o 3 para “o outro lado” o qual ficará negativo, obtemos y = x – 3 que equivale a:

     

    f (x) ^ – 1 = x – 3

     

    Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

     

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw?sub_confirmation=1

     

    Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino

     

  • Eu prefiro o simples: "troque o y (ou f(x))  pelo x" : 
     

    f(x) = x + 3
    x= f(x)+3
    f(x) = 3-x

  • 1º Passo: Trocar f(x) por y:

    f(x)=x+3 

    y=x+3

    2º Passo: Trocar X por Y e Y por X:

    y=x+3

    x=y+3

    3º Passo: Isolar o Y:

    x=y+3

    x-3=y  portanto   y=x-3

    A representação da função inversa pode ser por f(x)^-1 

    Gabarito: A

    Espero ter ajudado =D

  • Y=x+3

    X=y+3

    X-3=y letra A de aprovado!!!

  • OBS : TROCA-SE X POR Y E Y POR X; ISOLA-SE (Y)

    VAMOS LÁ

    F(X)= X+3

    Y = X+3

    TROCOU

    X= Y+3

    ISOLANDO (Y)

    X-3 = Y

    RESPOSTA LETRA (A)

    F(X) = X-3

  • Respondendo:

    F(X)= x+3

    O f(x) é a mesma coisa que Y

    Sabendo disso, vamos trocar:

    F(x)= x+3

    Y= x+3

    Isolando o X:

    x= Y-3

    Agora onde tem Y troca por X:

    F(x)= X-3

  • Bizu para vocês fml.

    Seguinte: troca o sinal do elemento sem o X e divide tudo pelo número que multiplica X.

  • Mano, pra que colocar a mesma resolução varias vezes, isso é só pra pagarem de inteligente? questões da naval ngm quer comentar né kkkkkkkk

  • Sem querer muito crítica mas essa questão foi fraca

  • Confesso que fiquei cabreiro nessa. Questões que aparentam ter resultado fácil eu fico com medo.

  • so trocar o y=f(x) por x x= y+3 (x-3 = y). = f(x)-¹ = x-3

ID
2122252
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Utilizando os valores aproximados log2 = 0,30 e log3 = 0,48 , encontramos para log3√12 o valor de: 

Alternativas
Comentários
  • log 12^1/3 -> 1/3log 12 ->1/3log(2^2.3) -> 1/3[log2^2 + log3] -> 1/3[2log2 + log3] -> 1/3[2. 0,30 + 0,48] ->1/3[0,60 + 0,48] -> 1/3 . 1,08 = 1,08/3 = 0,36

     

    Ta aí o passo a passo :D

  • GABARITO: LETRA B;

    Considere “a” e “b” números reais positivos.O número “a” deve ser diferente de zero. O número “b” deve ser diferente de zero e diferente de 1.

     

    Resumo: (a ≠ 0; b ≠ 0 e b≠ 1)

     

    Chama-se logaritmo de a na base b, o expoente x tal que:

    log b ^ a = x    ----- a^x = b

     

    Na sentença acima, temos:

     

    - Logaritmando: a 

    - Base do logaritmo: b

    - Logaritmo de a na base b: x

     

    Após esse breve resumo, vamos voltar à questão...

    Para resolvê-la, precisamos utilizar as seguintes propriedades dos logaritmos:

     

    Propriedade: Logaritmo do produto.

    Todo logaritmo do tipo log b ^ (x. y) pode ser resolvido, somando-se o logaritmo de x na base “b” ao logaritmo de y na base “b”. De uma maneira genérica, fica assim:

     

    log b ^(x . y) = log b^x + log b^y

     

    Observe agora um exemplo para melhor compreensão:

     

    Exemplo: log 5 ^ (25 . 125) = log 5^25 + log 5^125 =  2 + 3 = 5

     

    Observe que, nesse exemplo, fizemos as seguintes leituras:

     

    1) log 5^25 Qual número devemos elevar a base 5 para obtermos como resultado 25?

     

    2) log 5^125 Qual número devemos elevar a base 5 para obtermos como resultado 125?

     

    Obviamente que 5^2 = 25 e 5^3 = 125. Por isso que tivemos como solução a soma: 2 + 3 = 5

     

     Propriedade: Logaritmo de uma potência.

     

    Sempre que um logaritmo estiver elevado a um determinado expoente, devemos “pegar” esse expoente e multiplicá-lo pelo referido logaritmo. Veja:

     

    log b x^n = n . log b^x

     

    Exemplo: log 3 81^2 = 2 . log 3 ^81 = 2 . 4 = 8

     

    Observe que, nesse exemplo, o expoente 2 multiplicou a sentença log 3 ^81. Depois disso, fizemos a seguinte leitura.

     

    Qual número devemos elevar a base 3 para obtermos como resultado 81?

     

    Obviamente que 3^4 = 81. Por isso que tivemos como solução o produto  2 . 4 = 8

     

     Propriedade: Logaritmo de uma raiz.

     

    Essa propriedade possui relação com a propriedade supracitada. Veja o exemplo:

     

    Exemplo: A raiz cúbica de 64 ( pode ser corretamente reescrita da seguinte maneira: 64elevado a 1/3 =  64 ^ 1/3

     

    A partir desses entendimentos, podemos resolver a questão. Vamos lá...

     

    log 12 = log 12^1/3 ---- Agora, basta aplicar o que aprendemos na propriedade do Logaritmo de uma potência. Veja:

     

    Temos log 12^1/3. Como o logaritmo está elevado a uma potência, precisamos multiplicar essa potência pelo logaritmo. Vai ficar assim:

     

    log 12^1/3 =   1/3 . log 12 ----- Sabemos que 12 decomposto em fatores primos equivale a 4 x 3, logo temos:

     

    log 12^1/3 =  1/3 . log (4 x 3) ---- Aqui aplicaremos a propriedade do produto

     

    log 12^1/3 = 1/3 . (log 4 + log 3) =   1/3 .  (log 2^2 + log 3)  = 1/3 .  [ 2 . log 2 + log 3)  

     

    Nesse momento, precisamos substituir os valores aproximados de log 2 e de log 3. Veja:

     

    log 12^1/3 =  1/3 . [ 2 . 0,30 +  0,48)]  = 1/3 .[ 0,60 +  0,48]  =  1/3 .[1,08] = 0,36

     

     

     

  •  

    essa foi fácil, ai quando é as questões do IME, ITA ESPECEX, ninguém comenta 

  • Segue a resolução da questão no link:

    https://www.instagram.com/p/CJkM4m6gIln/?igshid=1970gr1wyqih1

    INSTAGRAN: @simplificandoquestoescombizus (Jefferson Lima)

    BONS ESTUDOS A TODOS!!!

  • Log3√12

    log12^⅓ ------> Regra do chute, chuta o ⅓ pro lado

    ⅓(log(2² • 3)) ------> 12 = 2² • 3

    ⅓(2 log2 • log3) ------> log 2 = 0,3 log 3 = 0,48

    ⅓(0,6 • 0,48) -----> Daqui pra baixo é matemática básica

    ⅓(1,08)

    1,08/3

    0,36

  • Aquele 3 é da raiz ? então é por isso que eu não tava conseguindo fazer..pensei que aquele 3 era do log.

  • 12x3=36 simples e prático

ID
2122255
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O conjunto solução da equação x3 - 2x2 - 5x + 6 = 0 é:

Alternativas
Comentários
  • Usa-se a relação de Girard que trata relação entre as raízes e coeficientes;

    soma das raízes = - b/a

    soma das raízes = - (- 2)/1 = +2

    Logo, apenas por essa já resolveríamos a questão, pois só uma das alternativas, quando somado seus valores, será igual a +2;

    Gabarito d) S = { -2 ; 1 ; 3 }  ou seja, -2 +1 + 3 = + 2

     

  • Bom, eu fui pelo meio do teste e da restrição de alternativas.

    Geralmente as raízes nesse nível de questão são baixas tipo: 1, -1, 2, -2...

    Aí é jogar no braço, guerreiro! (parte boa é que não precisa decorar fórmula!)

    x^3 - 2x^2 - 5x + 6 = 0 -> TUDO ISSO TEM QUE SER IGUAL A 0! 

    (1) Tentativa: Testar o 1

    1^3 - 2.1^2 - 5.1 + 6 = 0

    +1-2-5+6=0 | +7-7=0 OK -> TEMOS AS OPÇÕES c E d agora

    (2) Tentativa: Testar o -2 (Sei que vai dar esse valor, mas é pra exemplificar)

    (-2)^3 - 2.(-2)^2 - 5.(-2) + 6 = 0

    -8-8+10+6=0 | -16+16=0 OK só nos resta a alternativa D

    Nem precisa buscar a terceira, espero ter ajudado :)

  • nessa questao vc poderia usar a relaçao dos coeficientes inteiros de um polinomio achando assim uma das raizes . apos isso vc ira fazer divisao de polinomios (x-a)  e achar uma equaçao de segundo grau e as suas respectivas raizes

     

  • é mais fácil ir estando os valores e ver se dar igual o resultado:

  • Adotando o 1 como raiz basta utilizar o dispositivo de Briot Ruffini e você vai achar a relação X^2-X-6 e encontrar as duas raízes que faltam que são -2 e 3. Gabarito D) -2,1 e 3.

    :)

  • Gab. D

    x3 - 2x2 - 5x + 6 = 0

    Testando as alternativas, constata-se que 1 é uma das raízes, eliminando 3 alternativas: A, B e E.

    1^3 - 2. (1) ^2 - 5 . (1) + 6 = 0

    7 - 7 = 0

    Sabendo que x = 1 é uma das raízes, divide-se a equação por x-1, pois:

    x -1 =0

    x=1

    para facilitar: as raízes são (x-1) , (x-b) e (x-c)

    Utilizando-se o método de Briot Rufini, chega-se que x3 - 2x2 - 5x + 6 dividido por x - 1 é igual a

    x^2 - x -6=0

    Usando báskara, as outras 2 raízes serão x= -2 e x= 3

    (x-a) . (x-b). (x-c)

    Uma prova real é que: (x-1). (x+2) . (x-3) = x^3 - 2x^2 - 5x + 6

    Deus é fiel!

  • soma das raizes é -b/a, neste caso -b/a = 2, a unica alternativa que a soma do conjunto solução resulta em 2 é a D

  • pra quem não quer fazer por relação nenhuma, você pode fazer testando cada valor, comecei testando -3 pq é o valor que mais aparece. -3³-2.(-3)²-5(-3)+6=0 -> 24 =! 0 Já excluí letras a, b e c depois testei com -2 pois é o próximo valor, de qualquer forma sairía a resposta, por que algum valor seria diferente ou igual a zero
  • Testa a primeira raiz X=1

    Depois reduz no dispositivo de briot-ruffini para uma de segundo grau e irá achar as outras duas X2=-2 e X3=3

    Nessas questões é bom usar os "MACETES" de soma e produto da equação do segundo grau e esse dispositivo que eu usei para reduzir à uma outra equação do segundo grau. Não é não favorável se levar em conta o tempo para a resolução, mas o importante é acertar.

  • Teste as raízes possíveis, preferencialmente, comece por [1]

    P(1) = 0

    Aplique Briot-Ruffini

    x³|1 - 2 -5 | 6

    1 |# #1 -1 |-6

    x²| 1 -1 -6 | 0

    Q(X)= x²-x-6

    Soma e Produto e inverta os sinais das raízes

    _+_=-1

    _._=-6

    -3+2= -1

    -3.2=-6

    S{ -2;1;3}

    LETRA D

    APMBB

  • lembrando gente pra 1 ser raiz desse polinômio a soma dos coeficientes dele tem que ser igual a zero. não é so chegar e falar que 1 é raiz e ponto n !

ID
2122258
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma herança de R$ 193.800,00 será repartida integralmente entre três herdeiros em partes diretamente proporcionais às suas respectivas idades: 30 anos, 35 anos e 37 anos. O herdeiro mais velho receberá:

Alternativas
Comentários
  •  

    GAB : B)

    Herança a ser repartida : R$ 193.800,00
    Idades dos herdeiros : 30 , 35 e 37

    Constante de proporcionalidade K : 1900

    Herdeiro mais velho receberá :  37 x K = 70.300

  • GABARITO: LETRA B;

     

    As idades são 30, 35 e 37 anos.

     

    Como a divisão é diretamente proporcional, podemos aplicar o macete do SDM (Soma, Divide e Multiplica). Veja:

     

    30 + 35 + 37 = 102

     

    193.800 / 102 = 1900

     

    Como a questão nos pede o valor que o mais velho receberá, temos:

     

    37 x 1900 =  70.300

     

    Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

     

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw?sub_confirmation=1

     

    Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino

     

  • Deus, por favor, só peço uma de inversamente/diretamente no prova de 2018. 

  • Mais fácil que essa, só duas dessa! Questão diretamente proporcional e sem nenhuma pegadinha!

    SOMA TODAS AS IDADES: 

    30+35+37=102

    102\193.800,00 = 1.900 (Tem que fazer no braço mesmo)

    1.900 é a constante, se ele quer quanto o mais velho (37 anos) vai receber, é só multiplicar a constante pela idade da criatura:

    1900.37 = 70.300 

    GAB LETRA B

  • Julio Cesar, gostei muito desse macete aí.. Obg !!

  • Mitou Julio, muito bom... Valeu!!!!!!

  • bizuuu

  • 102K = 193800; k = 1900

    Mais velho = 37k = 37 x 1900 = R$ 70.300,00

    GABARITO: B

    @simplificandoquestoescombizus (Jefferson Lima)

  • Olá pessoal, tudo bem?

    A alternativa correta é a letra B, mas se você quiser assistir a resolução, no Youtube,

    basta clicar no link abaixo.

    https://www.youtube.com/watch?v=WSYmaAmkUxo

    Não deixem de se inscrever no canal, por favor.

    Bons estudos!


ID
2122261
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma Progressão Aritmética com 6 termos, temos que a soma de seus termos é igual a 102 e seu último termo é 27. Com base nessas informações, a razão dessa progressão é:

Alternativas
Comentários
  • Essa e simples.

    Formula:

    an=a1+(n-1).r

    logo:

    27=102+6-1.r

    27=102+5.r

    r=107/27= 3,96 ===4

  • Sn = 102 

    an = 27

    n = 6

    r = ?

    Sn = ((a1 + an) * n) / 2

    102 = ((a1 + 27) * 6) / 2

    102 = (6a1 + 162) / 2

    (6a1 + 162) = 102 * 2

    (6a1 + 162) = 204

    6a1 = 204 - 162

    6a1 = 42

    a1 = 42 / 6

    a1 = 7

    Aplicando a formula, para encontrar a razão: 

    an = a1 + (n - 1) * r

    27 = 7 + (6 - 1) * r

    27 = 7 + 5 * r

    5r = 27 - 7

    5r = 20

    r = 20/5

    r = 4 

    Logo a razão dessa progressão é: 4

     

     

  • GABARITO: LETRA D;

     

    Para encontrarmos a soma de uma PA, basta proceder da seguinte maneira:

     

    Somar o último termo ao primeiro termo e, em seguida, multiplicar o resultado obtido pela metade da quantidade de termos da PA.

     

     

    Sabendo que na PA de 6 termos, o último termo é 27 e que a soma é 102, podemos encontrar facilmente o primeiro termo. Veja:

     

    Seja “x” o primeiro termo da PA, então:

     

    [27 + x] . 3 = 102

     

    27 + x = 34

     

    x = 7    ---- O primeiro termo é 7.

     

    Sabendo que o 1° termo é 7 e o último termo (6° termo) é 27, podemos obter a razão aplicando o macete:

     

    Último – Primeiro / Tempo    ---- "Tempo" significa subtrair o termo de posição maior do termo de posição menor

     

    27 – 7 / 6 – 1 = 20 / 5 = 4

     

    Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

     

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw?sub_confirmation=1

     

    Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino

     

  • Nesta questão tem que saber a fórmula da soma dos termos da P.A.: 

    Sn = ((a1 + an) * n) / 2 onde Sn: 102 | an: 27 (último termo) | n: 6 (que é o número de termos da P.A.)

    Só na subs agora:

    102 = ((a1 + 27) * 6/ 2 -> simplifica o 6 com o 2 que vai dar 3

    102 = ((a1 + 27)* 3 -> joga o 3 para o outro lado dividindo

    102/3 = a1 + 27

    34 = a1 + 27 -> joga o 27 para o outro lado subtraindo

    34 - 27 = a1

    7 = a1

    Blz, agora que já temos o a1 é graça! Ficamos com a1 = 7 e a6 = 27

    BIZU PARA ACHAR A RAZÃO!

    r = a6 - a1 /  6 - 1

    r = 27 - 7 / 5 | r = 20/ 5 | r = 4

    GAB LETRA D de doido

     

  • minha querida ana cavalcante, apesar de vc ter acertado não faz o menor sentido filha, como vc subistitui o a1 pelo SN? impossivel 

  • AN=27

    N=6

    SN=102

     

    Soma de termos da P.A      Sn=(a1+an).N/2

                                               102=(a1+27).3

                                              102/3=a1+27

                                               34=a1+27

                                              a1=7

     

    Achar a razão da P.A           R= 27-7/6-1      R=20/5       R=4

  • Só jogar os valores na equação dos termos gerais: Sn= (a1+an).n/2

    102=(a1+27).6/2

    102=3a1+81 (joga o 81 pra esquerda com sinal negativo)

    3a1= 21

    a=21/3=7

    Então, como temos 6 termos, e a questão nos deu o ultimo termo e já achamos o primeiro, temos:

    a6=a1+5r

    27=7+5r

    20=5r

    r= 20/5 = 4

    Um beijoooo!

  • pra quem tiver dificuldade é só tentar com cada termo nas opções

  • S6 = 102 ; a6 = 27; r = ?

    Formula geral da soma dos termos de uma P.A:

    Sn = (a1 + an) * n /2;

    102 = (a1 + 27). 3; a1 + 27 = 34; a1 = 7

    Formula geral dos termos de uma P.A:

    an = a1 + (n - 1) * r

    27 = 7 + 5r; 20 = 5r; r = 4

    GABARITO: D

    Segue o link desta mesma resolução na minha página no instagran:

    https://www.instagram.com/p/CJpa3EHgFFN/?igshid=1jugo6k53oj6u

    INSTAGRAN: @simplificandoquestoescombizus (Jefferson Lima)

  • GABARITO: D

    Quantidade de termos = 6

    Soma dos termos = 102

    Último termo = 27

    ----------------------------------

    1º PASSO É IDENTIFICAR O VALOR DO a1

    Soma = (U + a1) x Q/2

    102 = (27 + a1) 6/2

    102 = 27a1 x 3

    102/3 = 27a1

    34 = 27a1

    34 - 27 = a1

    7 = a1

    ----------------------------------

    2º PASSO É ACHAR A RAZÃO, PARA ISSO É NECESSÁRIO USAR O a6 com o a1

    a6 = a1 + 5R

    27 = 7 + 5R

    27 - 7 = 5R

    20 = 5R

    R = 2-/ 5

    R = 4


ID
2122264
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma progressão aritmética cujo primeiro termo é 1,87 e a razão é 0,004, temos que a soma dos seus dez primeiros é igual a:

Alternativas
Comentários
  • a1 = 1,87

    n = 10

    r = 0,004

    Sn = ?

     

    an = a1 + (n - 1) * r

    an = 1,87 + (10 - 1) * 0,004

    an = 1,87 + 9 * 0,004

    an = 1,87 + 0,036

    an = 1,906

     

    Aplicando a formula, para encontrar a a soma dos seus dez primeiros: 

     

    Sn = ((a1 + an) * n) / 2

    Sn = ((1,87 + 1,906) * 10) / 2

    Sn = (3,776 * 10) / 2

    Sn = 37,76 / 2

    Sn = 18,88

     

    A soma dos seus dez primeiros = 18,88

     

  • GABARITO: LETRA A;

     

    Inicialmente vamos encontrar o 10° termo dessa PA...

     

    a10 = a1 + 9 . r   ---- [a1 = 1,87 e r = 0,004]

     

    a10 = 1,87 + 9 . 0,004 

     

    a10 = 1,87 + 0,036  = 1,906

     

     

    Sabendo que o 1° termo é 1,87 e o 10° termo é 1,906, podemos encontrar a soma desses dez primeiros termos da seguinte maneira:

     

    (PRIMEIRO + ÚLTIMO) x METADE DA QUANTIDADE DE TERMOS

     

     

    Solução: (1,87 + 1,906) x 5 = 3,776 x 5 = 18,88

     

     

    Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

     

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw?sub_confirmation=1

     

    Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino

  • No meu ver fica mais facil fazer com frações, deixando tudo sobre 1000. Fica a dica ai, odeio virgulas :)

  • como faz essa conta? >> 1,87 + 0,036 = 1,906???

  • como faz essa conta? >> 1,87 + 0,036 = 1,906???

    Resposta: põe vírgula em baixo de vírgula e soma normalmente.

    0,036

    1,87

    _______

    1,906

  • a10 = a1 + 9r

    a10 = 1,87 + 9.0,004

    a10 = 1,906

    sn = (a1 + an) .n / 2

    sn = (1,87 + 1,906).10 / 2

    sn = (3,776).5

    sn = 18,88

    Gab: A


ID
2122267
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sejam as funções reais dadas por f(x) =5x + 1 e g(x) = 3x - 2 . Se m = f(n), então g(m) vale:

Alternativas
Comentários
  •  dados: F (n) = m

    Resolução 

    F(n)= 5n + 1 , logo m = 5n +1

    G(m)= 3m - 2 , logo g (m) = 3(5n + 1) - 2 -> g (m)= 15n + 1

    ;)

     

  • Vamos lá, caso de função composta bem clássica, ele quer g(m) sendo que m = f(n)

    É bem dedutível que você vai começar pelo f(n) = f(x)

    f(x)=5x+1 ->Substitui o x por n: m=f(n)=5n+1 

    g(x)=3x-2 -> ele quer o g(m) que já temos (5n+1), agora tem que trocar o x: g(m)=3(5n+1)-2 | g(m)=15n+3-2 | 15n+1

  • f(x)=5x+1 g(x)= 3x-2

    m=f(n) g(m)

    lembrando que f(x)=y 3m-2=0

    m=5n+1 3m=2

    m=2/3

    m=m

    5n+1=2/3

    2=3.(5n+1)

    2=15n+3

    15n+3-2= 15n+1 letra A

  • minha resolução :

    se m=F(n) logo g(m) vale

    f(n)=5.n+1 isso é igual a m

    g(5.n+1)=3x-2

    3.(5n+1)-2

    15n+3-2

    resposta: 15n+1 letra A

  • f(x)= 5x+1= f(n) f(n)= m g(x)= 3x-2= g(f(n))= g(m)= 3(5n+1)-2= =15n+3-2= 15n+1
  • 3(5n+1)-2 fazendo a distributiva fica:

    15n+3-2

    15+1

  • se m=F(n) logo, g(m) vale

    f(n)=5.n+1 isso é igual a m

    g(5.n+1)=3x-2

    3.(5n+1)-2

    15n+3-2

    resposta: 15n+1 letra A


ID
2122270
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analisando a dinâmica relativa aos climas que atuam no Brasil, percebe-se que em toda a região Sul ocorre o clima:

Alternativas
Comentários
  •  b)

    subtropical úmido. 

  • Caracteristicas do clima Subtropical

     - É o clima das latitudes abaixo do trópico de Capricórnio: abrange o sul do estado de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e o extremo sul de Mato Grosso do Sul

     - Ocorrência de geadas e eventuais nevasca

    - Estações do ano bem demarcadas : verão quente e inverno frio

    - chuvas bem distribuidas, temperaturas brandas, inferiores a 18º

    - sofre influencia da massa polar antartico.

  • Subtropical – Ocorre nas latitudes abaixo do trópico de Capricórnio. Está presente no sul do estado de São Paulo e na maior parte do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É influenciado pela massa polar atlântica, possui temperatura média anual de 18 °C e amplitude térmica elevada (10 °C). As chuvas não são muito intensas, 1000 mm anuais, porém, ocorrem de forma bem distribuída na região. Nessa região climática do Brasil são comuns as geadas e nevadas. O verão é muito quente e a temperatura pode ultrapassar os 30 °C. O inverno, bastante frio, apresenta as temperaturas mais baixas do país, inferiores a 0 °C.

    Pois é Deus quem produz em vós tanto o querer como o realizar, de acordo com sua boa vontade. Filipenses 2:13
     

  • SEGUE O BAILE !!!

    $ tmj  $

  • Bizu que criei para assimilar: Sul-btropical

  • Sério que questões como essa cai em concurso? Kkkk


ID
2122273
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os ventos alísios são correntes de ar que sopram constantemente das proximidades dos trópicos para o Equador. Em razão do movimento da Terra, os ventos, que se deslocam em linha reta, sofrem um desvio aparente na sua trajetória, chamado:

Alternativas
Comentários
  • Efeito de Coriolis: A Terra gira de oeste para leste, de modo que um objeto viajando em um curso retilíneo do pólo norte ao equador estará influenciado pela rotação da Terra que gira embaixo dele. O resultado final é que o objeto se desvia para oeste em relação ao seu destino pretendido. Para um observador externo, parece como se o objeto tivesse uma trajetória levemente curvada para oeste. O efeito é mais pronunciado quanto mais próximo o objeto em movimento estiver do equador. Do mesmo modo, um objeto movendo-se para o norte a partir do equador parecerá se desviar para o leste. A regra prática é que no hemisfério norte os objetos se desviam para o lado direito do sentido do movimento; no hemisfério sul, para o lado esquerdo.

    Fonte: http://www.geocities.ws/saladefisica5/leituras/coriolis.html

  • Esse efeito afeta até mesmo os projéteis de armas de fogo disparados a longas distâncias!

  • O Efeito Coriolis ou a Força Coriolis é um sistema de referencia em rotaçao uniforme, em que os corpos em movimento, quando vistos por um observador no mesmo referencial, aparecem sujeitos a uma força perpendicular à direçao do seu movimento. Essa força foi descoberta pelo engenheiro francês Gustave Gaspar Coriolis. (Para voces conseguirem vizualizar, é tipo quando um tanque tá cheio de água e a gente tira a tampa, a água sai pelo ralo em efeito rotativo. A força Coriolis determina o sentido de rotação da água, girando no sentido anti-horário.)

  • A força de Coriolis é uma consequência da observação de movimentos do ar dentro de um sistema de coordenadas não inercial. Isso quer dizer que o efeito de Coriolis apresenta um sistema de coordenadas fixo sobre a superfície da Terra.

     

    GAB: LETRA (A)

    FONTE: https://www.grupoescolar.com/pesquisa/efeito-de-coriolis.html


ID
2122276
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A sub-região nordestina que se estende do Rio Grande do Norte até o sul da Bahia, localizada entre o litoral úmido e o semiárido é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • Gab: C)


    O Agreste é a porção espacial que corresponde ao que se caracteriza de área de transição entre o Sertão semi-árido (com predominância de vegetação de Caatinga) e a Zona da Mata (constituída de Mata Atlântica). Entre algumas características principais estão:

    •          Estrutura fundiária formada com pequenas e médias propriedades, com prática de policultura (várias culturas agrícolas) e da pecuária extensiva (destaque para busca da expansão para o interior);

    •          Determinados espaços podem sofrer estiagens e secas sazonais; o regimes de chuvas é irregular e os rios são temporários;

    •          Ocupação relativamente lenta se comparada à Zona da Mata.

    •          A monocultura que se pode destacar nesta região é o algodão e café;

    •          Grande produção de alimentos;

    • Cultivo do sisal (extração de fibras para a produção de tapetes, bolsas, cordas, etc.)

    •          Atrações turísticas através de eventos relacionados a festas locais.

    OBS: Recôncavo Baiano não e sub-região nordestina

  • c) Agreste 

     

    Agreste -  localizado no alto do Planalto da Borborema, constitui uma área de transição entre a Zona da Mata, região úmida e cheia de brejos, e o Sertão semiárido. O planalto estende-se do sul da Bahia até o Rio Grande do Norte e constitui um obstáculo natural para a chegada das chuvas ao Sertão. As terras mais úmidas (Zona da Mata) estão do lado leste desse planalto, e as mais secas do lado oeste, ou seja, voltadas para o Sertão. No Agreste, os terrenos mais férteis são ocupados por minifúndios, onde predominam as culturas de subsistência e a pecuária leiteira. O maior mercado consumidor do Nordeste, a Zona da Mata, é abastecida por produtos desses minifundiários. No Agreste, localizam-se cidades importantes como Caruaru e Campina Grande.

  • Agreste: Transição Litoral-sertão

  • 1 litoral (zona da mata está nessa região)

    2 agreste (indo rumo ao interior)

    3 sertão (semiárido = secas)

  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Sert%C3%A3o_nordestino

    Link rápido para revisar rapidamente o assunto.

  • - Sofre Influência Mata atlântica e caatinga

    área de transição entre o sertão semiárido e a zona da mata, úmida e cheia de brejos. Essa sub-região é composta pelos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. A principal atividade econômica nos trechos mais secos do agreste é a pecuária extensiva


ID
2122279
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um programa conjunto dos governos de 12 países da América do Sul que visa promover a integração física entre eles, por meio da modernização da infraestrutura de transporte, energia e telecomunicações, ampliando a área de atuação do Mercosul, é conhecido pela sigla:

Alternativas
Comentários
  • "A Iniciativa de Integração da Infra-estrutura Regional Sul-americana, mais conhecida como IIRSA, é um processo multisetorial que pretende desenvolver e integrar as áreas de transporte, energia e telecomunicações da América do Sul, em dez anos."

  • Alternativa: A

     

    A) Busca integração física, modernização da infraestrutura de transporte, energia e telecomunicações. Tenta ampliar a àrea de atuação do MERCOSUL. IIRSA 

    B) ALCA --------------------> ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO DAS AMÉRICAS. Foi uma proposta dos EUA durante a cúpula das Américas em MIAMI EM 1994. SEU OBJETIVO: Eliminar as barreiras ALFANDEGÁRIAS ENTRE OS 34 PAÍSES AMERICANOS FORMANDO ASSIM UMA ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO. 

    C) OTAN ----------------> ORGANIZAÇÃO DO TRATADO DO ATLÂNTICO NORTE. Aliança politico militar criada em 1949 durante a GUERRA FRIA. OBJETIVO: Garantir a base da política de segurança de toda a Europa e da América do Norte. 

    D) IBGE ---------------------> Instituto de Geografia e Estatística. É uma organização publica responsavel pelos levantamentos e gerenciamento de dados e estatísticas brasileiras. 

    E) ALADI -----------------> ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE INTGRAÇÃO. Criado em 1980 pelo tratado de MONTEVIDÉU. Composta por 11 países. OBJETIVO: Promover integração entre os países da America Latina. Estabelecer acordos comercias e criar gradativamente um mercado comum latino americano. 

  • tem nome de grupo terrorista kkk

  • Iniciativa para a Integração da Infra-estrutura Regional Sul-Americana ou também conhecida pela sua sigla IIRSA, é um fórum de diálogo que busca a promoção de políticas comuns e fundamentais aos seus integrantes, como transporte, infra-estrutura, energia, comunicações, abordando tais questões sob uma perspectiva regional, que possa encorajar os atores políticos a desenvolver iniciativas que respondam às carências particulares da . Assim, a IIRSA engloba os doze países independentes sul americanos num canal onde se busca solução para um desenvolvimento territorial equitativo e sustentável.

  • https://www.youtube.com/watch?v=9L8G_sY5W0E brabo

  • a) Correto. Esse é o objetivo da Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA).

    b) Incorreto. A Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) foi uma proposta para a livre circulação de mercadorias em todo o continente americano com exceção de Cuba. A ALCA não foi ratificada.

    c) Incorreto. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) é um acordo militar entre diversos países do mundo.

    d) Incorreto. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) visa coletar dados que possam apoiar a economia e as políticas públicas.

    e) Incorreto. A Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) procura garantir o desenvolvimento econômico e social dos países membros.


ID
2122282
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A segunda maior região hidrográfica brasileira em termos de vazão, que apresenta a maior ilha fluvial do mundo – Ilha do Bananal – e a usina hidrelétrica de Tucuruí, é a região hidrográfica do:

Alternativas
Comentários
  • GAB : D)

    Bacia TOCANTINS-ARAGUAIA
    Ocupando uma área de 803.250 Km2, DRENA  9,5 %  do territorio nacinal, é a maior bacia hidrográfica inteiramente brasileira. Além de apresentar-se navegável em muitos trechos, é a terceira do país em potencial hidrelétrico, encontrando-se nela a Usina Hidrelétrica de Tucuruí.

  • A questão acabou ficando fácil pq deram muitos detalhes sobre a bacia. hahhaa

  • #MÁQUINADEPAPIRO

    @EUMILITAR

  • *BIZU* é só lembrar que a Ilha do Bananal fica no Tocantins

  • *BIZU* é só lembrar que a Ilha do Bananal fica no Tocantins

  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_regi%C3%B5es_hidrogr%C3%A1ficas_do_Brasil

    Link pra dar uma revisada rápida no assunto.

  • D

  • A Ilha do Bananal e a Usina Hidrelétrica de Tucuruí encontram-se na Bacia do Tocantins-Araguaia. 

  • Bacia do Tocantins-Araguaia

    Maior bacia hidrográfica exclusivamente brasileira. Seu potencial energético é explorado, com destaque para a usina hidrelétrica de Tucuruí.


ID
2122285
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A região brasileira, que desde o final da década de 1960, tornou-se a segunda mais urbana do país é a:

Alternativas
Comentários
  • GAB : C)


    REGIÃO CENTRO-OESTE
    Há cerca de trinta anos a região era quase desconhecida em seu potencial econômico. O principal bioma é o cerrado, cuja exploração foi possível graças às pesquisas para adaptação de novos cultivares de vegetais como o algodão, girassol, cevada, trigo, etc. - permitindo que, em 2004, viesse a se tornar a responsável pela produção de 46% da soja, milho, arroz e feijão produzidos no país.

    BIZU : MATO GROSSO E O MAIOR DO PRODUTOR DE SOJA DO BRASIL, SEGUIDO DO PARANA E RIO GRANDE DO SUL

    Principais produções da região : Arroz. Algodão , soja e milho 

     

  • A primeira região mais urbanizada é o Sudeste por conta do forte processo de industrialização (92%)

    A segunda é a região Centro Oeste (88,8%)

    1- Revolução Verde (expansão agrícola).

    2- Agronegócio.

  • Centro - Oeste

     

    • Agroindústria (soja, milho, bovinos) (a partir dos anos 1970)

    Brasília (a partir dos anos 1960)

    • Incentivos governamentais e desconcentração industrial

  • Gab.: C Centro Oeste

    Região 1950 1970 2000

    Sudeste 44,5 72,7 90,5

    Centro-Oeste 24,4 48,0 86,7

    Sul 29,5 44,3 80,9

    Norte 31,5 45,1 69,9

    Nordeste 26,4 41,8 69,1

    Brasil 36,2 55,9 81,2

  • Gab.: C Centro Oeste

    Região 1950 1970 2000

    Sudeste 44,5 72,7 90,5

    Centro-Oeste 24,4 48,0 86,7

    Sul 29,5 44,3 80,9

    Norte 31,5 45,1 69,9

    Nordeste 26,4 41,8 69,1

    Brasil 36,2 55,9 81,2

  • Gab.: C Centro Oeste

    Região 1950 1970 2000

    Sudeste 44,5 72,7 90,5

    Centro-Oeste 24,4 48,0 86,7

    Sul 29,5 44,3 80,9

    Norte 31,5 45,1 69,9

    Nordeste 26,4 41,8 69,1

    Brasil 36,2 55,9 81,2

    .

  • Desde o final da década de 1960 e início da década de 1970, o Centro-Oeste tornou-se a segunda região mais urbanizada do país.

  • Lembre-se do Juscelino

  • O Centro-Oeste tornou-se urbanizado rapidamente por causa do agronegócio, isto é, o maquinário agrícola força o êxodo rural. Ademais, as agroindústrias contribuíram com a implantação de cidades. Além disso, a fundação de Brasília atraiu a população e, consequentemente, a urbanização cresceu.

  • A região Sudeste é ainda a mais urbanizada do Brasil. Em seguida, estão as regiões Centro-Oeste e Sul. Nas regiões Norte e Nordeste, mais de 25% dos habitantes vivem em áreas rurais.

  • Urbanização

    1 - Sudeste

    2 - Centro-Oeste

    3 - Sul

    4 - Norte

    5 - Nordeste

  • Devido a construção do DF, bem como intensificado pela revolução verde


ID
2122288
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolta dos Malês foi um movimento de escravos africanos, muitos dos quais eram muçulmanos, ocorrido em 1835 na seguinte província:

Alternativas
Comentários
  • GAB : C)

    A Revolta dos Malês foi um movimento que ocorreu na cidade de Salvador (província da Bahia) entre os dias 25 e 27 de janeiro de 1835
    Os revoltosos, cerca de 1500, estavam muito insatisfeitos com a escravidão africana, a imposição do catolicismo e com a preconceito contra os negros. Portanto, tinham como objetivo principal à libertação dos escravos. Queriam também acabar com o catolicismo (religião imposta aos africanos desde o momento em que chegavam ao Brasil), o confisco dos bens dos brancos e mulatos e a implantação de uma república islâmica

  • Bizu, Malês lembra Mar, portanto SALVADOR - BAHIA  é magnífico...

  • Revolta dos Malês foi um levante de escravos de maioria muçulmana na cidade de Salvador, capital da Bahia, que aconteceu na noite de 24 para 25 de janeiro de 1835. Foi a revolta de maior importância do estado. ... Apenas negros africanos tomaram parte na revolta, que contou com cerca de 600 homens.

  • REVOLTA DOS MALÊS - BAHIA

    SABINADA- BAHIA

    CABANAGEM- Grão-Pará

    Guerra dos Farrapos- Rio Grande do Sul e Santa Catarina

    Balaiada- Maranhão

  • A Revolta dos Malês foi um movimento organizado em 1835 por escravizados de origem muçulmana em Salvador, que objetivavam a instalação de uma ordem islâmica após promover a desarticulação das autoridades administrativas da cidade.

    Dito isso, a alternativa C é a resposta.

    - A alternativa A está incorreta, pois o Maranhão foi palco de outra revolta regencial, a Balaiada.

    - A alternativa B está incorreta, afinal no Grão-Pará ocorreu a Cabanagem.

    - As alternativas D e E estão incorretas, afinal foram locais de eclosão de revoltas durante o Segundo Reinado, a Revolução Praieira e a Revolta Liberal de 1842.

  • GABARITO - LETRA C

    A Revolta dos Malês foi um movimento de escravos africanos, muitos dos quais eram muçulmanos, ocorrido em 1835 na província da BAHIA

  • Malês e Sabinada - Bahia

  • Revoltas regenciais (https://www.youtube.com/watch?v=Fwx7oZkmhLY)

    Revoltas em Pernambuco (https://www.youtube.com/watch?v=r6iw9LdkhgY)


ID
2122291
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Não definido

O Primeiro Governo Geral do Brasil foi instalado em:

Alternativas
Comentários
  • GAB : D )

    BIZUS DO CHEFE : 
    Respondendo ao fracasso do sistema das capitanias hereditárias, o governo português com o objetivo de centralizar administração colonial, Em 1549 foi criado pela coroa portuguesa o Governo-Geral, note que as capitanias H. so foram extinta em 1759 por marques de pombal.Este sistema durou até o ano de 1640, quando foi substituído pelo Vice-Reinado.

     

    ''  GOVERNO GERAL : centralização da administração colonial, apoio dos donatarios, fundação de nucleos de povoamento e busca por metais preciosos ''

     

     

  • Tome de Souza

  •  d) Salvador. 


ID
2122294
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O item da pauta de exportação brasileira do Segundo Reinado que foi considerado um importante fator de modernização da economia foi:

Alternativas
Comentários
  • GAB : B)

    BIZUS :  Na segunda metade do século XIX, o café tornou-se o principal produto de exportação brasileiro, sendo também muito consumido no mercado interno.

    - o café brasileiro abestecia : 2 ª revolução industrial e o E.U.A

    - O Vale da paraiba foi a primeira area de cultivo de café em larga escala mantendo a estrutura tradicional na produção  : latifundios e trabalho escravo, com esgotamento do solo nessa região, o oeste paulista passsar a ser a principal zona de cultivo , substituindo o trablho escravo pela mao de obra de imigrantes europeu.

     OBS : nas duas regiões, a produção era voltada para o mercado externo

  • Gabarito - B

    "O café primeiro chegou na região Norte e entre 1800 e 1850 chegou no Sul e Suldeste"

    PARA MELHOR ASSIMILAÇÃO NA PERGUNTA, CANA-DE-AÇUCAR VEM PRIMEIRO E CAFÉ VEM DEPOIS!!!

  • O FAMOSO CAFEZINHO

    GABARITO= B

  • O FAMOSO CAFEZINHO

    GABARITO= B

  • falou do segundo reinado, lembra logo do café

  • falou do segundo reinado, lembra logo do café

  • falou do segundo reinado, lembra logo do café

  • falou do segundo reinado, lembra logo do café


ID
2122297
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Não definido

A Política de emissão de dinheiro em grande quantidade, que causou uma desenfreada especulação na Bolsa de Valores, durante o governo do marechal Deodoro da Fonseca, ficou conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • GAB : A)


    O encilhamento foi o nome que ganhou a política econômica do Ministro Rui Barbosa que visava o desenvolvimento do Brasil, principalmente na área industrial. Esta política baseava-se na adoção de medidas protecionistas, liberdade para a emissão de moeda por parte de bancos privados sem controle estatal e facilidades para abertura de empresas de capital aberto.
    As medidas não deram certo e geraram uma grave crise econômica no país. O que se viu foi o aumento da inflação com a enorme quantidade de dinheiro em circulação, falências de empresas e o crescimento da especulação financeira.


    BONS ESTUDOS !!!

  •  a) Encilhamento.

  • A política do Encilhamento foi praticado pelo Ministro da Economia Rui Barbosa. Falou de política do Encilhamento lembre de Rui Barbosa.

    GABARITO: A

  • Rui Barbosa, ministro da economia, emitiu papel-moeda para incentivar a industrialização da República, com créditos que renderiam juros para pessoas abrir suas empresas, no entanto não deu certo e o país se afundo em uma crise.

    LETRA A

    APMBB


ID
2122300
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A eleição indireta de Getúlio Vargas para a presidência nacional, na qual foi eleito para um mandato de quatro anos, ocorreu no ano de:

Alternativas
Comentários
  • Era Vargas

    - Fase Provisória: 1930-1934.

    - Fase Constitucional: 1934-1937.

    - Estado Novo: 1937-1945.

  •  

    Gabarito letra B) 1934 

  • A Constituição de 34 previa que o primeiro presidente após a promulgação seria eleito indiretamente (uma pérola do contexto varguista)

  • - A alternativa A está incorreta, afinal em 1930 Vargas chegou ao poder por meio de um golpe protagonizado pelos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba.

    - A alternativa B é a resposta. Em 1934, Getúlio Vargas foi eleito pelos membros da Assembleia Constituinte, sendo estabelecida a duração de quatro anos de seu mandato. Além disso, o cargo de vicepresidente foi extinto.

    - A alternativa C está incorreta, afinal em 1937 Vargas deu um golpe de Estado e suspendeu o fim de seu mandato.

    - A alternativa D está incorreta, pois Vargas havia sido eleito senador um ano antes.

    - A alternativa E está incorreta, pois em 1950 Vargas foi eleito pelo voto popular para um mandato de cinco anos


ID
2122303
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Não definido

Qual importante medida administrativa foi tomada em 1834, realizada a partir da modificação na constituição brasileira?

Alternativas
Comentários
  • Ato Adicional de 1834. Dentre as mudanças apresentadas, estavam:

    Criação de Assembléias Legislativas

    Autonomia às Províncias

    Criação no Município neutro - Rio de Janeiro

     

    Fé em Deus!Acredite nos seus sonhos!

  • amém 

     

  • GABARITO LETRA B. b) A cidade do Rio de Janeiro tornou-se município neutro.

  • Município Neutro foi a designação da situação administrativa da cidade do Rio de Janeiro, atual capital fluminense, entre 12 de agosto de 1834, quando foi proclamado o Ato Adicional à Constituição de 1824, e 15 de novembro de 1889, quando foi proclamada a república no Brasil. Mas só deixou de existir oficialmente com a promulgação da Constituição de 1891. Pela constituição republicana, esta unidade administrativa passou a se chamar Distrito Federal, cuja situação política mudou novamente com a criação do estado da Guanabara em 1960 e, posteriormente, com a fusão deste com o estado do Rio de Janeiro, em 1975.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Munic%C3%ADpio_Neutro