SóProvas



Prova FADESP - 2013 - COREN-PA - Fiscal


ID
1376455
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O teclado padrão ABNT2 possui uma tecla especial com duas funções, sendo a função principal a “Pause”. Trata-se da tecla

Alternativas
Comentários
  • PAUSE / BREAK: 

              Teclando ela, você para o processamento atual (funciona mais em DOS, para parar as telas pra você dar uma olhada). Se você usá-la com o CTRL ela dá um Break no procedimento atual. Exemplo: Quando o PC dá o Boot e você quer olhar aquele quadro com informações a respeito do CPU. Depois é só apertar qualquer outra tecla e volta ao normal.

               Em conjunto com a tecla Windows lhe mostra as propriedades do sistema do windows, ou seja, tecla windows + tecla pause.

  • Alternativa correta:

    c) < Pause / Break>. 

    A propósito, o que esta tecla faz? Só agora que notei a existência dessa tecla.

  • falta de clareza no enunciado da questão

     

  • É IMPRESSÃO MINHA OU A PERGUNTA TEM DUAS RESPOSTAS IGUAIS A e B.

  • Questão é pra ser anulada item A e B iguais.

ID
1376458
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O menu de contexto mostra opções rápidas de acesso a uma determinada situação no Microsoft Windows 7. São exemplos de menus de contexto obtidos no Microsoft Windows 7, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    As Opções de Internet são acessadas pelo navegador Internet Explorer, Ferramentas, Opções de Internet. Ou no Windows, via Painel de Controle. É uma caixa de diálogo, com várias guias. Não é um menu de contexto. Menu de contexto é acessível pelo botão direito do mouse (secundário) ao clicar em algum item, disponibilizando as ações permitidas naquele local.

  • O "Menu de contexto" exibe opções quando o usuário clica com o botão direito do mouse em sistemas operacionais como o , Mac OS e Linux. O menu de contexto condensa comandos e atalhos que podem ser facilmente acessados via botão direito do mouse. A lista de atalhos e comando disponíveis no menu podem variar conforme o local do sistema ou aplicativo em que o usuário está

    GAB.: D


ID
1376461
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Microsoft Internet Explorer 8, a janela “Opções da Internet”, acionada através da opção “Opções da Internet” do menu “Ferramentas”, possui diversas fichas, dentre as quais uma que permite ao usuário excluir arquivos temporários, histórico, cookies, senhas salvas e informações de formulário web. Trata- se da ficha denominada

Alternativas
Comentários
  • Letra A - Geral

     

     
  • No Firefox clica em opções -> na aba Privacidade e Segurança -> Limpar Histórico.


ID
1376464
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Vírus autorreplicante que utiliza parte de um sistema operacional, é automático e geralmente invisível ao usuário. Além disso, consome recursos do sistema pela sua replicação descontrolada. Trata-se do

Alternativas
Comentários
  • C) Segundo o professor Alexandre Lênin:   Worms (vermes): são programas parecidos com vírus, mas que na verdade são capazes de se propagarem automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador (observe que os worms apenas se copiam, não infectam outros arquivos, eles mesmos são os arquivos!!). Além disso, geralmente utilizam as redes de comunicação para infectar outros computadores (via e-mails, Web, FTP, redes das empresas etc). 

    Diferentemente do vírus, o worm não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e não necessita ser explicitamente

    executado para se propagar. Sua propagação se dá através da exploração de vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de

    softwares instalados em computadores. Worms são notadamente responsáveis por consumir muitos recursos. Degradam sensivelmente o desempenho de redes e podem lotar o disco rígido de computadores, devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar. Além disso, podem gerar grandes transtornos para aqueles que estão recebendo tais cópias. Difíceis de serem detectados, muitas vezes os worms realizam uma série de atividades, incluindo sua propagação, sem que o usuário tenha conhecimento. Embora alguns programas antivírus permitam detectar a presença de worms e até mesmo evitar que eles se propaguem, isto nem sempre é possível. 

  • Tá certo...worm agora é vírus.

  • Que doideira

    WORM NÃO É VÍRUS.

    VIAJOU LEGAL HEIM BANCA

  • Recurso neles.

  • Um worm (termo da língua inglesa que significa, literalmente, "verme") é um programa autorreplicante, diferente de um vírus. Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se alastrar, o worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar.

     

  • Worm não é virus, é malware!
    Banquinha de bosta!

  • GABARITO C


    Worm - NÃO É IGUAL AO VÍRUS

    - é um malware que se auto multiplica. Não precisa de um programa hospedeiro.

    - não destroi arquivo

    - não precisa de um hospedeiro

    - se auto multiplica 


    bons estudos

  • GABARITO C


    Worm - NÃO É IGUAL AO VÍRUS

    - é um malware que se auto multiplica.

    - não destroi arquivo

    - não precisa de um hospedeiro


    bons estudos

  • Worm não é vírus, poxa FADESP!

  • E boot?

  • Parabéns pela cagada, legislador.

  • Não gosto de "lutar" contra questões, rs, mas e o art. 990, CC... no caso do item II. Fica a pergunta.


ID
1376467
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Tipo de barramento local largamente utilizado, que permite que uma placa de expansão em um computador possa ser conectada a dispositivos periféricos, tais como o scanner o disco rígido e o cd- rom. Trata-se do

Alternativas
Comentários
  • Letra B... SCSI (escâzi) era um padrão largamente utilizado, mas que tem substituto mais rápido atualmente, como SATA e USB.


  • E as letras a, c, d e e são o que ?

  • - MCA (Micro Channel Architecture) é um barramento de dados introduzido pela IBM em 1987 para substituir o ISA. Era um barramento de 32 bits que operava a 10 MHz, dando uma taxa teórica de transferência de 32 MB/s. Foi o primeiro barramento a suportar o plug and play. (Fonte: http://www.hardware.com.br/termos/mca). Entretanto o MCA assim como o ISA foram engolidos pelo PCI.

     

    - SCSI (Small Computer System Interface): conviveu com o IDE (Integrated Drive Eletronics) - menos conhecido (mas também chamado) como ATA (Advanced Tecnology Attachment) - e o SATA (Serial ATA). Era muito mais veloz que a IDE/ATA, mas mais caro e exigia a instalação de uma placa controladora.

     

    - AGP (Accelerated Graphics Port): o "G" já denota que se trata de graphics (ou gráfico). Letra C eliminada.

     

    - DMA (Direct Memory Acess ou Acesso Direto à Memória): é uma das 3 formas de comunicação (Polling, Interrupção e DMA) de um dispositivo de E/S. Utiliza-se da interrupção, mas a CPU fica responsável apenas por coordenar as transferências.

     

    Fonte geral dos comentários: pdf do professor Victor Dalton.

  • Valeu, galera!

  • A SCSI é um barramento que normalmente não está presente em uma placa-mãe. Apresenta-se através de uma placa adicionada ao computador para a conexão de periféricos específicos para tal tecnologia como discos rígidos, unidades de CD, Zip Drives, Unidades de Fitas e Scanners de Mesa.

    Fonte: Informática para Concursos/Renato da Costa.


ID
1376470
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

D. Maria, 28 anos, residente nas proximidades de um Programa de Estratégia Saúde da Família há 5 anos, procurou a unidade para uma consulta médica, queixando-se de mal-estar geral, dores nas articulações e febre esporádica. O enfermeiro da ESF a informou de que somente as famílias cadastradas naquela unidade poderiam usufruir dos serviços de saúde e a orientou a procurar outra unidade de saúde. Considerando essa situação e de acordo com o Artigo 196 da Constituição Federal, é correto afirmar que

Alternativas

ID
1376473
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Enfermeira M.N.C, diplomada por uma Escola de Enfermagem de Portugal, foi aprovada em Concurso Público na Cidade de São Paulo para exercer atividades assistenciais no Hospital Público da Prefeitura. No momento da admissão no departamento de recursos humanos, contudo, os funcionários ficaram em dúvida quanto à validade ou não do seu diploma no Brasil. Para resolver o impasse, eles utilizaram, então a Lei nº 2.604/55, que regulamenta sobre o exercício da enfermagem no País e que expressa o seguinte:

Alternativas

ID
1376476
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Lei nº 7.498/86, em seu Art. 12, regulamenta as atividades de competência do Técnico de Enfermagem no exercício da profissão. De acordo com essa lei, é da competência desse profissional, exceto:

Alternativas
Comentários
  • LEI No 7.498, DE 25 DE JUNHO DE 1986.

    Art. 12. O Técnico de Enfermagem exerce atividade de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de enfermagem em grau auxiliar, e participação no planejamento da assistência de enfermagem, cabendo-lhe especialmente:

    a) participar da programação da assistência de enfermagem;

    b) executar ações assistenciais de enfermagem, exceto as privativas do Enfermeiro, observado o disposto no parágrafo único do art. 11 desta lei;

    c) participar da orientação e supervisão do trabalho de enfermagem em grau auxiliar;

    d) participar da equipe de saúde.

    Gabarito: Letra B --> atribuição privativa do Enfermeiro

    Foco e Fé!!


ID
1376479
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No estado do Pará, em um assentamento de sem terras que conta com 300 famílias cadastradas e que não apresenta estrutura de serviços de saúde e saneamento básico, foi encontrada uma senhora, de 68 anos, que se intitulava auxiliar de enfermagem e prestava cuidados simples de enfermagem naquela comunidade. Tendo sido abordada por um profissional de saúde quanto ao exercício da profissão, informou ter o certificado de enfermeiro prático. Segundo o Decreto nº 94.406/87, é correto afirmar que o certificado de enfermeiro prático ou prático de Enfermagem foi

Alternativas
Comentários
  • Segundo o artigo 5° do decreto nº 94.406/87, são técnicos de enfermagem: o titular de certificado de Enfermeiro Prático ou Prático de Enfermagem, expedido até 1964 pelo Serviço Nacional de Fiscalização da Medicina e Farmácia, do Ministério da Saúde, ou por órgão congênere da Secretaria de Saúde nas Unidades da Federação, nos termos do Decreto-lei nº 23.774, de 22 de janeiro de 1934, do Decreto-lei nº 8.778, de 22 de janeiro de 1946, e da Lei nº 3.640, de 10 de outubro de 1959; Se a mulher tem 68 anos e a prova é datada de 2013 conclui-se que ela nasceu em 1945. Logo, é considerada técnica de enfermagem pois, conforme o decreto, tem o título expedido anterior a 1964 conforme a alternativa C. Resposta C Bibliografia www.planalto.gov.br.
  • Art. 6º São auxiliares de Enfermagem:

    I - o titular de certificado de Auxiliar de Enfermagem conferido por instituição de ensino, nos termos da lei, e registrado no órgão competente;

    II - o titular do diploma a que se refere a Lei nº 2.822, de 14 de junho de 1956;

    III - o titular do diploma ou certificado a que se refere o item III do art. 2º da Lei nº 2.604, de 17 de setembro de 1955, expedido até a publicação da Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961;

    IV - o titular do certificado de Enfermeiro Prático ou Prático de Enfermagem, expedido até 1964 pelo Serviço Nacional de Fiscalização da Medicina e Farmácia, do Ministério da Saúde, ou por órgão congênere da Secretaria de Saúde nas Unidades da Federação, nos termos do Decreto nº 23.774, de 22 de janeiro de 1934, do Decreto-lei nº 8.778, de 22 de janeiro de 1946, e da Lei nº 3.640, de 10 de outubro de 1959;

    V - o pessoal enquadrado como Auxiliar de Enfermagem, nos termos do Decreto-lei nº 299, de 28 de fevereiro de 1967;

    VI - o titular do diploma ou certificado conferido por escola ou curso estrangeiro, segundo as leis do país, registrado em virtude de acordo de intercâmbio cultural ou revalidado no Brasil como certificado de Auxiliar de Enfermagem.


ID
1376482
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Resolução CONFEN nº 365/10 instituiu o Manual de Uniformização dos Atos Normativos do Sistema COFEN/Conselhos Regionais, com o objetivo de padronizar os documentos oficiais, seguindo uma estrutura linguística formal dentro de técnicas e modelos estabelecidos. Com base nessa Resolução, constitui-se norma de apresentação do padrão ofício usar

Alternativas
Comentários
  • A redação oficial é a ferramenta utilizada pela Administração Pública para registro das relações externas ou internas. Com o seu uso, a administração exerce a comunicação intrainstitucional, interinstitucional e extrainstitucional. A redação oficial possui características próprias que a difere de outros tipos de discursos escritos, como o discurso jornalístico, o discurso literário e a correspondência particular. Assim, as instituições públicas desenvolveram uma forma de escrita específica às suas necessidades, a que se denomina redação oficial. A Resolução CONFEN nº 365/10 instituiu o Manual de Uniformização dos Atos Normativos do Sistema COFEN/Conselhos Regionais coloca para uso no padrão ofício apenas fonte Times New Roman de corpo 12 no texto em geral 11 em citações e 10 nas notas de rodapé. Enfim, esse é o tipo de questão que não mede conhecimento nenhum, serve apenas para eliminar candidato e ver aquele que tem o dom da “decoreba”. Resposta D Bibliografia www.cofen.gov.br

ID
1376485
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um jovem, 26 anos de idade, procurou a unidade municipal de saúde do seu bairro com queixas de lesões avermelhadas no braço direito, região cervical e tórax posterior. O profissional de saúde que o atendeu, suspeitando de hanseníase, avaliou-o e descartou a possibilidade da doença. Precisando, contudo, referenciá-lo ao médico dermatologista para diagnóstico e tratamento das lesões, informado pelo técnico de enfermagem que as consultas de especialidades estavam suspensas por tempo indeterminado. Na situação relatada e de acordo com a Lei 8.080 de 19/09/90, considera-se que, nesse caso, foi ferido o princípio do SUS relativo à

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

    De acordo com a LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.

    Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências

     

    CAPÍTULO II

    Dos Princípios e Diretrizes

     

    Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios:

     

    I - universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;

     

    II - integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

  • LEI 8080

    ART.7º AS AÇÕES E SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE E OS SERVIÇOS PRIVADOS CONTRATADOS OU CONVENIADOS QUE INTEGRAM O SUS, SÃO DESENVOLVIDOS DE ACORDO COM AS DIRETRIZES PREVISTAS NO ART. 198 DA CF, OBEDECENDO AINDA AOS SEGUINTES PRINCÍPIOS:

    II - INTEGRALIDADE DE ASSISTÊNCIA, ENTENDIDA COMO CONJUNTO ARTICULADO E CONTÍNUO DAS AÇÕES E SERVIÇOS PREVENTIVOS E CURATIVOS, INDIVIDUAIS E COLETIVOS, EXIGIDOS PARA CADA CASO EM TODOS OS NÍVEIS DE COMPLEXIDADE DO SISTEMA;


ID
1376488
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Hospital do Pronto Socorro Municipal de Belém oferece atendimento de urgência e emergência de alta e média complexidade 24 horas por dia, e também atende a diversas especialidades. Por isso recebe usuários encaminhados por todos os municípios do estado do Pará para tratamento de saúde (texto adaptado de www.belem.pa.gov.br). Diante da situação apresentada e conforme a Portaria nº 2.203, de 5 de novembro de 1996 - NOB 1/96, as negociações para o atendimento de saúde desses usuários deverão ser efetivadas exclusivamente entre os gestores

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:C
    PORTARIA Nº 2.203, DE 5 DE NOVEMBRO DE 1996. 4. SISTEMA DE SAÚDE MUNICIPAL
    Os estabelecimentos desse subsistema municipal, do SUS-Municipal, não precisam ser, obrigatoriamente, de propriedade da prefeitura, nem precisam ter sede no território do município. Suas ações, desenvolvidas pelas unidades estatais (próprias, estaduais ou federais) ou privadas (contratadas ou conveniadas, com prioridade para as entidades filantrópicas), têm que estar organizadas e coordenadas, de modo que o gestor municipal possa garantir à população o acesso aos serviços e a disponibilidade das ações e dos meios para o atendimento integral.

  • Consórcios municipais

  • Resposta – letra C

    Os sistemas municipais de saúde apresentam níveis diferentes de complexidade, sendo comum estabelecimentos ou órgãos de saúde de um município atenderem usuários encaminhados por outro. Em vista disso, quando o serviço requerido para o atendimento da população estiver localizado em outro município, as negociações para tanto devem ser efetivadas exclusivamente entre os gestores municipais.


ID
1376491
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No sentido de superar as dificuldades e reforçar o SUS, como política de Estado, os gestores do SUS se comprometem com a construção do PACTO PELA SAÚDE 2006, dando ênfase às necessidades de saúde da população, o que implica no exercício simultâneo de definição de prioridades articuladas e integradas nos três componentes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gestão do SUS. (Texto adaptado da PORTARIA Nº 399, 2006). No que se refere às prioridades do Pacto pela Vida e seus objetivos para 2006, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Afirmativa correta: D

    PORTARIA Nº 399/GM DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006.

    As prioridades do PACTO PELA VIDA e seus objetivos para 2006 são:

    SAÚDE DO IDOSO:

    Implantar a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, buscando a atenção integral.

    CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E DE MAMA:

    Contribuir para a redução da mortalidade por câncer de colo do útero e de mama.

    MORTALIDADE INFANTIL E MATERNA:

    Reduzir a mortalidade materna, infantil neonatal, infantil por doença diarréica e por pneumonias.

    DOENÇAS EMERGENTES E ENDEMIAS, COM ÊNFASE NA DENGUE, HANSENÍASE, TUBERCULOSE, MALÁRIA E INFLUENZA

    Fortalecer a capacidade de resposta do sistema de saúde às doenças emergentes e endemias.

    PROMOÇÃO DA SAÚDE:

    Elaborar e implantar a Política Nacional de Promoção da Saúde, com ênfase na adoção de hábitos saudáveis por parte da população brasileira, de forma a internalizar a responsabilidade individual da prática de atividade física regula,r alimentação saudável e combate ao tabagismo.

    ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE

    Consolidar e qualificar a estratégia da Saúde da Família como modelo de atenção básica à saúde e como centro ordenador das redes de atenção à saúde do SUS.


  • No que se refere às prioridades do Pacto pela Vida e seus objetivos para 2006, é correto afirmar que:

    A) a saúde é direito do cidadão e o SUS, como sistema público universal, é o garantidor desses direitos. (Pacto em Defesa do SUS)

    B) em longo prazo, será garantido o aumento dos recursos orçamentários e financeiros para a implantação de estratégias de promoção da saúde.(Pacto em Defesa do SUS)

    C) buscar-se-á redução da mortalidade materna, infantil neonatal e infantil por sarampo, bem como da causada pela síndrome da rubéola congênita (O correto seria Reduzir a mortalidade materna, infantil neonatal, infantil por doença diarréica e por pneumonias. (Pacto pela Vida)

    D) será implantada a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, buscando a atenção integral. (Pacto pela Vida)

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2006/prt0399_22_02_2006.html

    Gabarito: Letra D

  • QUESTÃO :

    No que se refere às prioridades do PACTO PELA VIDA = PACTO PELA SAÚDE e seus objetivos para 2006, é CORRETO AFIRMAR :

    GABARITO : D ) :

    Será mplantada a POLÍTICA NACIONAL PARA PROMOVER a SAÚDE à PESSOA IDOSA , buscando a atenção integral .

  • D.

    ...A respeito da A, "A saúde é direito do cidadão e o SUS, como sistema público universal, é o garantidor desses direitos." faz parte do PACTO DE DEFESA do Sus.

    ...A respeito da B, "em longo prazo, será garantido o aumento dos recursos orçamentários e financeiros para a implantação de estratégias de promoção da saúde." faz parte do PACTO DE DEFESA do Sus também.

    ...A respeito da C, na portaria 399 não consta nada a respeito de rubéola ou sarampo.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2006/prt0399_22_02_2006.html

  • PORTARIA Nº 399, 2006

    As prioridades do PACTO PELA VIDA e seus objetivos para 2006 são:

    ⦁ SAÚDE DO IDOSO: Implantar a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, buscando a atenção integral.

    ⦁ CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E DE MAMA:Contribuir para a redução da mortalidade por câncer de colo do útero e de mama.

    ⦁ MORTALIDADE INFANTIL E MATERNA:Reduzir a mortalidade materna, infantil neonatal, infantil por doença diarreia e por pneumonias.

    ⦁ DOENÇAS EMERGENTES E ENDEMIAS, COM ÊNFASE NA DENGUE, HANSENÍASE, TUBERCULOSE, MALÁRIA E INFLUENZA

    ⦁ Fortalecer a capacidade de resposta do sistema de saúde às doenças emergentes e endemias.

    LETRA --D

     


ID
1376494
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Agentes da Corregedoria Interna da Polícia Civil (COINPOL) no Rio detiveram, nesta quinta-feira (26), uma falsa dentista e um falso protético em Paciência, na Zona Oeste. Segundo a delegada Tatiana Loche, da Divisão de Assuntos Internos da Corregedoria, uma outra mulher que se apresentou como advogada também foi detida por não ter registro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No consultório dentário, os agentes apreenderam documentos e material utilizado pelos suspeitos. Os três suspeitos detidos nesta quinta-feira foram levados para a sede da Corregedoria da Polícia Civil, na Zona Portuária, onde prestam depoimento. De acordo com a delegada, a mulher que se apresentou como advogada e o falso protético vão responder por exercício ilegal da profissão. (Portal de Notícias G1, 26/05/2011).

O caso retratado nessa reportagem constitui-se exercício ilegal da profissão nos termos da Lei

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO VI

    DAS CONTRAVENÇÕES RELATIVAS À ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

            Art. 47. Exercer profissão ou atividade econômica ou anunciar que a exerce, sem preencher as condições a que por lei está subordinado o seu exercício:

           Pena – prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa, de quinhentos mil réis a cinco contos de réis

  • Gabarito A

    CAPÍTULO VI

    DAS CONTRAVENÇÕES RELATIVAS À ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

            Art. 47. Exercer profissão ou atividade econômica ou anunciar que a exerce, sem preencher as condições a que por lei está subordinado o seu exercício:

           Pena – prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa, de quinhentos mil réis a cinco contos de réis

  • Artigo 47 letra de lei

  • GABARITO A

    Art. 47. Exercer profissão ou atividade econômica ou anunciar que a exerce, sem preencher as condições a que por lei está subordinado o seu exercício:

    Pena – prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa, de quinhentos mil réis a cinco contos de réis.

    1.      Há a necessidade, além das condutas: exercer ou anunciar que exerce, que seja sem o cumprir das exigências legais (norma penal em branco). Assim, se não houver le que regulamente a atividade, o fato será atípico. Ressalta-se que não é elemento subjetivo do tipo proveito ou prejuízo a terceiro.

    2.      Neste ponto, interessante decisão tomaram os Superiores Tribunais, ao definir que o simples fato de exercer atividade de flanelinha, sem estar registrado no órgão competente, não é suficiente para caracterizar a contravenção penal aqui em análise (Informativo 536 do STJ). Ainda:

    LCP. Imputação aos pacientes da prática do delito de exercício ilegal de profissão. “Flanelinhas”. (...) A profissão de guardador e lavador autônomo de veículos automotores está regulamentada pela Lei 6.242/1975, que determina, em seu art. 1º, que o seu exercício “depende de registro na Delegacia Regional do Trabalho competente”. Entretanto, a não observância dessa disposição legal pelos pacientes não gerou lesão relevante ao bem jurídico tutelado pela norma, bem como não revelou elevado grau de reprovabilidade, razão pela qual é aplicável, à hipótese dos autos, o princípio da insignificância.

    [HC 115.046, rel. min. Ricardo Lewandowski, j. 19-3-2013, 2ª T, DJE de 16-8-2013. ]

    3.      Deve se ter em mente que a norma aqui em escopo tem o condão de penalizar tanto aquele que não inscrito no respectivo órgão, como aquele que se encontre suspenso, impedido ou com a inscrição cancelada:

    Pretendido reconhecimento de atipicidade penal do comportamento atribuído ao paciente. Improcedência (...). A jurisprudência dos tribunais — inclusive aquela emanada do STF — tem assinalado, tratando-se de exercício ilegal da advocacia, que a norma inscrita no art. 47 da LCP aplica-se tanto ao profissional não inscrito nos quadros da OAB quanto ao profissional que, embora inscrito, encontra-se suspenso ou impedido, estendendo-se, ainda, essa mesma cláusula de tipificação penal, ao profissional com inscrição já cancelada.

    [HC 74.471, rel. min. Celso de Mello, j. 18-3-1997, 1ª T, DJE de 20-3-2009. ]

    Para haver progresso, tem que existir ordem. 

    DEUS SALVE O BRASIL.

    WhatsApp: (061) 99125-8039

    Instagram: CVFVitório

  • Artigo 47 da lei de contravenção==="Exercer profissão ou atividade econômica ou anunciar que a exerce, sem preencher as condições a que por lei está subordinado o seu exercício"

  • Lembrando que o exercício ilegal da arte dentária possui previsão específica no Código Penal:

    Art. 282 - Exercer, ainda que a título gratuito, a profissão de médico, dentista ou farmacêutico, sem autorização legal ou excedendo-lhe os limites:

           Pena - detenção, de seis meses a dois anos.

           Parágrafo único - Se o crime é praticado com o fim de lucro, aplica-se também multa.

    Como o comando da questão referiu-se apenas à advogada e ao protético, aplica-se a regra geral/subsidiária, prevista na Lei de Contravenções Penais.

  • Erro da B é em falar que a lei é sobre as profissões liberais, sendo que é sobre infrações sanitárias.

    ___________

    Questões, artigos mais cobrados e suas frequências e resumos (área da saúde, veterinária, nutrição, alimentos, vigilância sanitária e ambiental) de R$ 1,00 a R$10,00. Veja informações no meu perfil.

  • GABARITO -A

    Vale mencionar para fins de prova :

    I) Só haverá contravenção se a profissão for regulamentada. Caso contrário, o fato será atípico.

    II) Sendo profissão de médico , dentista ou farmacêutico - sem autorização = CRIME CP - 282

    Exercício ilegal da medicina, arte dentária ou farmacêutica

    Art. 282 - Exercer, ainda que a título gratuito, a profissão de médico, dentista ou farmacêutico, sem autorização legal ou excedendo-lhe os limites:

      Pena - detenção, de seis meses a dois anos.

  • Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

     Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia.

    Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS EM 2021!

  • DAS CONTRAVENÇÕES RELATIVAS À ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

            Art. 47. Exercer profissão ou atividade econômica ou anunciar que a exerce, sem preencher as condições a que por lei está subordinado o seu exercício:

           Pena – prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa, de quinhentos mil réis a cinco contos de réis


ID
1376497
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um profissional enfermeiro, após realizar uma pesquisa de mercado e detectar que um número significativo de pessoas, principalmente de idosos, necessitava constantemente de cuidados de enfermagem em nível domiciliar, constituiu uma empresa de home-care para atender a essa demanda, na qual trabalhavam três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem. O Conselho Regional de Enfermagem, após receber denúncia sobre a empresa, resolveu realizar uma diligência ao local e constatou que a mesma não possuía registro junto ao COREN. Essa empresa poderá sofrer as penalidades constantes na Lei nº

Alternativas
Comentários
  • Dispõe sobre o registro de empresas nas entidades fiscalizadoras do exercício de profissões.

    Art. 1º O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.


  • Gabarito:Letra B.

     

    LEI Nº 6.839, DE 30 DE OUTUBRO DE 1980.

    Dispõe sobre o registro de empresas nas entidades fiscalizadoras do exercício de profissões.

     

    Art. 1º O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.


ID
1376500
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma estudante do sexto período do Curso de Graduação em Enfermagem de uma Faculdade de Belém do Pará foi aprovada em um processo seletivo para estágio não obrigatório, com o intuito de desenvolver atividades de iniciação científica em um laboratório de pesquisa de uma Universidade Pública, seguindo às exigências da legislação vigente. Ao concluir a carga horária equivalente a 120 horas de atividades no laboratório, a estudante solicitou à Direção de sua Faculdade a equiparação das horas com o estágio curricular do sétimo período do seu curso. Nesse caso e nos termos da Lei do Estágio - Lei 11.788/08, de 25 de setembro de 2008, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º § 3º da Lei 11.788/08: As atividades de extensão, de monitorias e de iniciação científica na educação superior, desenvolvidas pelo estudante, somente poderão ser equiparadas ao estágio em caso de previsão no projeto pedagógico do curso.  


ID
1376503
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um enfermeiro lotado em um hospital público de referência materno infantil e designado para exercer as atividades assistenciais na clínica médica foi contratado por uma Faculdade de Enfermagem para atuar como supervisor de estágio curricular, haja vista que a instituição não dispunha de professor orientador para este fim. Assim, durante os seus plantões diurnos, supervisionava grupos de 06 estudantes no campo de prática, os quais o ajudavam na assistência. Diante da situação apresentada e considerando o disposto na Resolução COFEN 371/10, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Resolução COFEN 371/2010, na ausência do professor orientador da instituição de ensino, é vedado ao Enfermeiro exercer, simultaneamente, a função de supervisor de estágios e as atividades assistenciais e/ou administrativas para as quais estiver designado naquele serviço. A Resolução COFEN 371/2010 foi revogada pela Resolução COFEN 441/2013 que dispõe sobre participação do Enfermeiro na supervisão de atividade prática e estágio supervisionado de estudantes dos diferentes níveis da formação profissional de Enfermagem. Porém, nessa nova normativa também é colocado no artigo 4º que é vedado ao Enfermeiro do Serviço da parte concedente exercer simultaneamente as funções de Enfermeiro Supervisor e de Enfermeiro Docente da Instituição de Ensino no desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado. Resposta D Bibliografia www.cofen.gov.br

ID
1376506
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A portaria do Ministério da Saúde que aprova a política Nacional de Atenção Básica para Estratégia Saúde da Família (ESF), em seu anexo I, dispõe sobre os princípios e as diretrizes gerais da atenção básica. Nessa portaria, considera-se como fundamento e diretriz de atenção básica

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Portaria 2488, de 21 de outubro de 2011 a Atenção Básica tem como fundamentos e diretrizes: I - ter território adstrito sobre o mesmo, de forma a permitir o planejamento, a programação descentralizada e o desenvolvimento de ações setoriais e Inter setoriais com impacto na situação, nos condicionantes e determinantes da saúde das coletividades que constituem aquele território sempre em consonância com o princípio da equidade; II -possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, caracterizados como a porta de entrada aberta e preferencial da rede de atenção, acolhendo os usuários e promovendo a vinculação e cor responsabilização pela atenção às suas necessidades de saúde; o estabelecimento de mecanismos que assegurem acessibilidade e acolhimento pressupõe uma lógica de organização e funcionamento do serviço de saúde, que parte do princípio de que a unidade de saúde deva receber e ouvir todas as pessoas que procuram os seus serviços, de modo universal e sem diferenciações excludentes. O serviço de saúde deve se organizar para assumir sua função central de acolher, escutar e oferecer uma resposta positiva, capaz de resolver a grande maioria dos problemas de saúde da população e/ou de minorar danos e sofrimentos desta, ou ainda se responsabilizar pela resposta, ainda que esta seja ofertada em outros pontos de atenção da rede. A proximidade e a capacidade de acolhimento, vinculação, responsabilização e resolutividade são fundamentais para a efetivação da atenção básica como contato e porta de entrada preferencial da rede de atenção; III - adscrever os usuários e desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população adscrita garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado. A adscrição dos usuários é um processo de vinculação de pessoas e/ou famílias e grupos a profissionais/equipes, com o objetivo de ser referência para o seu cuidado. O vínculo, por sua vez, consiste na construção de relações de afetividade e confiança entre o usuário e o trabalhador da saúde, permitindo o aprofundamento do processo de cor responsabilização pela saúde, construído ao longo do tempo, além de carregar, em si, um potencial terapêutico. A longitudinalidade do cuidado pressupõe a continuidade da relação clínica, com construção de vínculo e responsabilização entre profissionais e usuários ao longo do tempo e de modo permanente, acompanhando os efeitos das intervenções em saúde e de outros elementos na vida dos usuários, ajustando condutas quando necessário, evitando a perda de referências e diminuindo os riscos de iatrogenia decorrentes do desconhecimento das histórias de vida e da coordenação do cuidado; IV -Coordenar a integralidade em seus vários aspectos, a saber: integração de ações programáticas e demanda espontânea; articulação das ações de promoção à saúde, prevenção de agravos, vigilância à saúde, tratamento e reabilitação e manejo das diversas tecnologias de cuidado e de gestão necessárias a estes fins e à ampliação da autonomia dos usuários e coletividades; trabalhando de forma multiprofissional, interdisciplinar e em equipe; realizando a gestão do cuidado integral do usuário e coordenando-o no conjunto da rede de atenção. A presença de diferentes formações profissionais assim como um alto grau de articulação entre os profissionais é essencial, de forma que não só as ações sejam compartilhadas, mas também tenha lugar um processo interdisciplinar no qual progressivamente os núcleos de competência profissionais específicos vão enriquecendo o campo comum de competências ampliando assim a capacidade de cuidado de toda a equipe. Essa organização pressupõe o deslocamento do processo de trabalho centrado em procedimentos, profissionais para um processo centrado no usuário, onde o cuidado do usuário é o imperativo ético-político que organiza a intervenção técnico-científica; e V -estimular a participação dos usuários como forma de ampliar sua autonomia e capacidade na construção do cuidado à sua saúde e das pessoas e coletividades do território, no enfrentamento dos determinantes e condicionantes de saúde, na organização e orientação dos serviços de saúde a partir de lógicas mais centradas no usuário e no exercício do controle social.

    Com relação a alternativa A, a atenção básica não é uma rede secundária e sim uma rede primária de atenção.
    Na alternativa C quando se fala em coordenar a integralidade relaciona-se a equipe multidisciplinar e o atendimento ao cliente e não a autonomia dos profissionais. A política Nacional de Atenção Básica para Estratégia Saúde da Família (ESF), em seu anexo I, tem como foco o usuário e não os profissionais.
    A alternativa D acaba sofrendo o mesmo erro da C o foco do atendimento está no usuário e não nos profissionais.

    Resposta B
    Bibliografia http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/p...
  • a) A atenção básica estruturada como primeiro ponto de atenção e principal porta de entrada do sistema.

    b) CORRETA A adscrição dos usuários é um processo de vinculação de pessoas e/ou famílias e grupos a profissionais/equipes, com o objetivo de ser referência para o seu cuidado. O vínculo, por sua vez, consiste na construção de relações de afetividade e confiança entre o usuário e o trabalhador da saúde, permitindo o aprofundamento do processo de corresponsabilização pela saúde, construído ao longo do tempo, além de carregar, em si, um potencial terapêutico.

    c) Integração de ações programáticas e demanda espontânea; articulação das ações de promoção à saúde, prevenção de agravos, vigilância à saúde, tratamento e reabilitação e manejo das diversas tecnologias de cuidado e de gestão necessárias a estes fins e à ampliação da autonomia dos usuários e coletividades.

    d) Estimular a participação dos usuários como forma de ampliar sua autonomia e capacidade na construção do cuidado à sua saúde e das pessoas e coletividades do território, no enfrentamento dos determinantes e condicionantes de saúde, na organização e orientação dos serviços de saúde a partir de lógicas mais centradas no usuário e no exercício do controle social.

    Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2488_21_10_2011.html



ID
1376509
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As unidades de terapia intensiva, por sua complexidade no atendimento a pacientes graves, necessitam de requisitos mínimos para funcionamento. O Ministério da Saúde, em consonância com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, aprovou por meio de resolução os referidos requisitos. Quanto aos requisitos voltados para os recursos humanos nessas unidades, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários

ID
1376512
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Norma Regulamentadora nº 32 (NR-32) estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores nos serviços de saúde. Em seu anexo I, essa norma ressalta as medidas de proteção que devem ser adotadas a partir da avaliação prevista no programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA). Quanto a essas medidas, é verdadeiro afirmar que

Alternativas

ID
1376515
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quando um trabalhador manipula produtos químicos que podem causar-lhe danos físicos ou à sua saúde, ele automaticamente está exposto ao risco químico. Para prevenção nesse tipo de risco, deve ser cumprida, dentre outras, a seguinte norma:

Alternativas

ID
1376518
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a portaria GM/MS nº 2048, o crescimento da demanda dos serviços de urgência e emergência, deve-se ao aumento do número de acidentes e violência urbana, o que promove uma sobrecarga do serviço disponibilizado para o atendimento da população, devendo o transporte dos enfermos ser feito de maneira segura, por veículos de atendimento pré-hospitalar móvel. Os veículos destinados ao atendimento de urgências pré-hospitalares de pacientes com risco de vida conhecido e com risco de vida desconhecido, sem potencial de intervenção médica no local e /ou durante transporte até o serviço de saúde, classificam-se como Ambulância de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B - suporte básico


ID
1376521
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o regulamento técnico para o funcionamento dos serviços de diálise de que trata a resolução RDC nº 154, de junho de 2004, o serviço de diálise deve estar licenciado por autoridade sanitária competente, seja do estado ou do município, e deve atender aos requisitos mínimos para funcionamento, além de estar capacitado para oferecer as modalidades de hemodiálise, diálise peritoneal ambulatorial contínua e diálise ambulatorial automatizada. Com base neste regulamento, a alternativa correta quanto ao número de pacientes a ser atendido na hemodiálise é de

Alternativas

ID
1376524
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De forma geral, as atividades de diálise devem ser realizadas por pessoas capacitadas, sendo a rotina de funcionamento estabelecida por escrito e assinada pelo responsável técnico e por enfermeiro responsável pelo serviço. Quanto aos recursos humanos, de acordo com a RDC nº 154, de 15 de junho de 2004, estão vinculados a esse serviço o número mínimo dos seguintes profissionais:

Alternativas
Comentários

ID
1376527
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A doação de sangue é um ato de amor ao próximo e deve ser voluntária, anônima, altruísta e não remunerada, devendo ser mantida em sigilo qualquer informação sobre doadores e receptores, antes, durante e após o processo de doação. De acordo com a resolução RDC nº 153/2004, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O doador de sangue ou componentes deve ter idade de, no mínimo, 18 anos completos e, no máximo, 65 anos 11 meses e 29 dias. Ou seja, não são 60 anos conforme a alternativa A, mas sim 65 anos. A frequência máxima de doações admitida é de 4 (quatro) doações anuais, para os homens, e de 3 (três) doações anuais, para as mulheres. O intervalo mínimo entre duas doações deve ser de 2 (dois) meses, para os homens, e de 3 (três) meses, para as mulheres. Não podem ser aceitas como doadoras as mulheres em período de lactação, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses. Ou seja, a alternativa C está correta. O volume de sangue total a ser coletado não pode exceder 8 ml/kg de peso para as mulheres e 9 ml/kg de peso para os homens. O volume admitido por doação é de 450 ml ± 50 ml, aos quais podem ser acrescidos até 30 ml para a realização dos exames laboratoriais exigidos pelas leis e normas técnicas. Resposta C Bibliografia www.anvisa.gov.br
  • Gabarito: Letra C.

     

     

    De acordo com o PORTARIA Nº 158, DE 04 DE FEVEREIRO DE 2016.

    Redefine o regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos.

     

    a) Errado.

     

    Art. 38. O doador de sangue ou componentes deverá ter idade entre:

    16  anos completos

    e 69 anos, 11 meses e 29  dias.

     

    b) Errado.

     

    Art. 37. A frequência máxima admitida é de 4  doações anuais para o homem e de 3 doações anuais para a mulher, EXCETO em circunstâncias especiais, que devem ser avaliadas e aprovadas pelo responsável técnico do serviço de hemoterapia.


    § 1º O intervalo mínimo entre doações deve ser de 2  meses para os homens e de 3 meses para as mulheres.

     

    c) Correto.

     

    d) Errado.

     

    Art. 51. O volume de sangue total a ser coletado deve ser, no máximo, de:

    8  mL/kg de peso para as mulheres

    e de 9 (nove) mL/kg de peso para os homens.
     


ID
1376530
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A aliança econômica criada para agregar países da América do Sul, da América Central e do Caribe, como Cuba, Bolívia, Nicarágua, Dominica, Equador e Venezuela, dentre outros, priorizando o fornecimento de mercadorias e serviços entre seus países membros, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Lembrete: com exceção de Cuba (que totalmente socialista) todos os demais países pertencentes a este bloco possuem traços socialistas.
  • ALBA!!!

     

  • ALBA ( Aliança Bolivariana para as Americas).

     


ID
1376533
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O dono de um império de comunicação que floresceu durante a Ditadura Militar no Brasil em função de seu bom relacionamento com os militares, e que, além disso, em função de seu “bom comportamento” durante o período de exceção, cobrou favores ao então ministro da Justiça Armando Falcão chama-se

Alternativas
Comentários
  • Não tenho fontes, porém considerando que a questão fala do "dono de um império de comunicação que floresceu durante a Ditadura Militar no Brasil" devemos considerar que o único entre os listados é Roberto Marinho, dono da Rede Globo de televisões.


    Essa linha de raciocínio me levou a questão correta.

  • O Dono da Globo?


ID
1376536
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

José Maria Marin, atual presidente da Confederação Brasileira de Futebol, vem sendo duramente criticado e combatido por ONG’s e setores da sociedade civil em razão de (da, do)

Alternativas
Comentários
  • José Maria Marin, atual presidente da Confederação Brasileira de Futebol, vem sendo duramente criticado e combatido por ONG’s e setores da sociedade civil em razão de seu envolvimento direto com a ditadura militar e com a corrupção no futebol.


ID
1376539
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Depois de um curto pontificado de menos de uma década, Joseph Ratzinger deu lugar a Jorge Bergoglio. Passados alguns meses da posse do novo papa, vaticanistas e demais analistas da área começam a divulgar algumas das causas da renúncia de Bento XVI; dentre elas está

Alternativas
Comentários
  • LETRA B: sua incapacidade de gerir uma igreja dividida entre o conservadorismo exacerbado e o espírito de mudança necessário para adequação à sociedade atual!!!

     


ID
1376542
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Reconhecidos por sua extensa história e densa riqueza cultural, esses dois países europeus são hoje exemplo de crise econômica e social. Seus índices de evolução do PIB estão entre os menores, enquanto as taxas de desemprego e de dívida nacional estão entre as maiores do continente. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • LETRA A!!!

    Grécia e Portugal.

  • Países Mais Afetados Pela Crise na Europa • Portugal

    País que está no topo da lista entre os mais afetados por causa da crise dentro da Europa. De acordo com o estudo “Emprego na Europa 2010”, publicado pela Comissão Europeia, em Bruxelas, a clara subida no desemprego evidencia as condições degradantes da economia portuguesa.

    Portugal representou a econômica mais ascendente dentro da Europa dos aos noventa. Porém, o governo não se preocupou com possíveis cenários negativos que podem afetar a economia global em qualquer momento. Com a surpresa da bolha americana e a explosão dos vestígios em níveis mundiais, aconteceu que acentuada em diversos setores da exportação e turismo, culminando com o congelamento da produção portuguesa.

    O relatório divulgado pela Comissão Europeia demonstra que em termos de faixa etária são os jovens que mais sofrem com a problemática da baixa na falta de emprego (entre 15 e 24 anos). Aconteceu aumento atenuado nos trabalhos temporários, fato que prejudica qualquer sistema econômico em nível nacional, principalmente por causa da ausência de colaboração com a Previdência Social. Em 2012, o desemprego entre o público jovial em Portugal estava na cada dos quarenta por cento.

    Sinal em alerta nas terras lusitanas! O problema de habitações próprias representa a nova problemática do povo português.


    • Grécia

    No final de 2012, a Grécia tinha 139% do PIB (Produto Interno Bruto) prejudicado em consequência da dívida pública. O país sofre diversos tipos de cortes. A população fica revoltada em consequência da falta de emprego e aumento descontrolado dos preços, popularmente conhecido como inflação.

    Em territórios gregos, os sindicados organizam diversas greves gerais por causa das medidas de austeridade praticada pelos governantes em Atenas. O Banco Mundial pressiona a Grécia para sanar as dívidas, visto que necessita de maior dinheiro para também subsidiar outras potências da Europa.


    Fonte: http://economia.culturamix.com/governo/paises-mais-afetados-pela-crise-na-europa





ID
1376545
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

M.E.F., 23 anos de idade, três meses de gestação, compareceu à consulta de pré-natal na Unidade Básica de Saúde queixando-se de tosse seca, sudorese e perda acentuada de peso (45kg). Após avaliação médica e exames de diagnósticos, foi confirmado caso novo de tuberculose pulmonar bacilífera. Considerando que a doente nunca tinha feito tratamento para a tuberculose anteriormente, a conduta adequada do profissional de saúde com relação ao tratamento da tuberculose recomendado pelo Ministério da Saúde seria

Alternativas
Comentários
  • Gestante pode tomar esse esquema básico; infectados ou não por HIV; retratamento e caso novo.

  • O uso da piridoxina em gestante é devido ao efeito que a isoniazida pode provocar na criança.

  • A Piridoxina está indicada para carência de vitamina B6 no organismo, que pode ser causada por alcoolismo, queimaduras graves, distúrbios metabólicos, febre de longa data, hemodiálise, gastrectomia, hipertireoidismo, infecções, doenças do intestino, prevenção de neuropatia periférica ou induzida por outros medicamentos, como cicloserina, etionamida, hidralazina, imunossupressores, isoniazida, penicilamina, anticoncepcional oral. 

  • uso de Piridoxina durante a gestação DEVIDO A TOXIDADE DA ISONIAZIDA


ID
1376548
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Foram diagnosticados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA) 33 casos de malária no bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. De acordo com a SESPA, o ciclo de transmissão da malária no local começou depois da chegada de um morador que teria vindo do interior do estado. (Jornal O Liberal on line, 18/04/2013). Sabe-se que, na malária, o mosquito é infectado ao sugar o sangue de uma pessoa com gametócitos circulantes, os quais surgem na corrente sanguínea, em períodos variáveis, conforme a espécie do agente etiológico. No caso da malária por Plasmodium falciparum, o indivíduo pode ser fonte de infecção quando não tratado ou quando tratado inadequadamente, por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C


    Período de transmissibilidade - O mosquito é infectado ao sugar

    o sangue de uma pessoa com gametócitos circulantes. Os gametócitos

    surgem, na corrente sanguínea, em períodos variáveis: de poucas horas,

    para o P. vivax, e de 7 a 12 dias, para o P. falciparum. Para Malária

    por P. falciparum, o indivíduo pode ser fonte de infecção por até 1 ano;

    P. vivax, até 3 anos; e P. malariae, por mais de 3 anos, desde que não seja

    adequadamente tratado.

    FONTE: Guia de Bolso de Doenças Infecciosas e Parasitárias, 2010

  • MALÁRIA

    Período de incubação: -

    ·         P. falciparum=> de 8 a 12 dias;

    ·         P. vivax,=>  de 13 a 17 dias;

    ·         P. malariae=> de 18 a 30 dias.

    Período de transmissibilidade:

    ·         poucas horas=> P. vivax,

    ·         7 a 12 dias, ===> P. falciparum.

    Malaria por P. falciparum, o individuo COMO FONTE DE INFECÇÃO:

    ·         Malaria por P. falciparum, => até 1 ano;

    ·         P. vivax, ============> ate 3 anos;

    ·         P. malariae,========> por mais de 3 anos, desde que nao seja adequadamente tratado.

    fonte: doencas_infecciosas_parasitaria_guia_bolso

  • Período de transmissibilidade

    O mosquito é infectado ao sugar o sangue de uma pessoa com gametócitos circulantes. Os gametócitos surgem na corrente sangüínea, em período que varia de poucas horas para o P. vivax e de 7 a 12 dias para o P. falciparum. Para malária por

    P. falciparum, o indivíduo pode ser fonte de infecção por até 1 ano;

    P. vivax, até 3 anos; e

    P. malariae, por mais de 3 anos, desde que não seja adequadamente tratado.


ID
1376551
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, a Estratégia Saúde da Família visa à reorganização da atenção básica no País, reconhecida pelo Ministério da Saúde e pelos gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica (texto adaptado do Ministério da Saúde). Sobre a Estratégia Saúde da Família, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • São itens necessários à implantação das Equipes de Saúde da Família:

    I - existência de equipe multiprofissional responsável por, no máximo, 4.000 habitantes, sendo a média recomendada de 3.000 habitantes, com jornada de trabalho de 40 horas semanais para todos os seus integrantes e composta por, no mínimo, médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde.


    FONTE:Política nacional de Atenção Básica

  • A- o número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, observando-se o máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família, e não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe.

    B- CORRETA

    C-O numero de pessoas por equipe é definido por maximo de 750 pessoas por acs e 12 acs por esf, um enfermeiro para até 30 acs...

    D- cadastramento de cada profissional de saúde em apenas 01 (uma) ESF, exceção feita somente ao profissional médico com carga horária total de 40 (quarenta) horas semanais, que poderá atuar em no máximo 02 (duas) ESF;


ID
1376554
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

José, 3 anos de idade, internado na clínica pediátrica do Hospital João de Deus com impressão diagnóstica de úlcera gástrica, apresenta hipertemia, vômitos de aspecto sanguinolento em quantidade satisfatória, mal-estar geral e dores na região epigástrica. No momento, encontrava-se com sonda nasogástrica aberta e recebendo hidratação venosa por intracath no pé direito. Ao elaborar o Plano Assistencial para José, a enfermeira identificou, dentre outros, o diagnóstico de enfermagem de risco de volume eletrolítico com base no seguinte fator de risco:

Alternativas
Comentários
  • Pela NANDA não encontramos exatamente o diagnóstico apresentado, encontramos “Risco de Volume de líquido deficiente" ou “Risco de desequilíbrio Eletrolítico", considerando o Risco de desequilíbrio eletrolítico achamos como definição o risco de mudança nos níveis eletrolíticos séricos capaz de comprometer a saúde e o fator de risco característico são os vômitos segundo o caso clínica apresentado.


    Gabarito do Professor: Letra A 


    Bibliografia

    NANDA. Diagnóstico de Enfermagem da Nanda: definições e classificações, 2015/2017, Artmed, Porto Alegre, 2015.
  • vômitos.


ID
1376557
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sr. João, 34 anos, foi atendido na unidade municipal de saúde de Iracema referindo manchas esbranquiçadas no rosto, costas e nádegas e dores nos trajetos dos nervos ulnar e radial. Após os exames dermatoneurológicos, foi confirmado caso de hanseníase multibacilar. Seu João convivia há mais de dez anos com a esposa (contato A), 32 anos, e com dois filhos (contatos B e C), 16 e 18 anos, respectivamente. A enfermeira do programa, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, examinou os contatos intradomiciliares e observou a presença ou não de cicatriz da vacina de BCG-ID, obtendo o seguinte resultado: Contato A – apresentava sinais e sintomas da doença e não tinha cicatriz de BCG-ID; Contato B – não apresentava sinais e sintomas da doença e apresentava uma cicatriz de BCG-ID; Contato C – não apresentava sinais e sintomas da doença e não tinha cicatriz de BCG-ID. Diante da situação descrita e com relação à vacinação de BCG dos contatos, a conduta adequada seria

Alternativas
Comentários
  • 3.3.1. Recomendações sobre o uso da vacina BCG (Bacilo de Calmette-Guërin) para os contatos intradomiciliares de casos de hanseníase


    A vacina BCG-ID deverá ser aplicada nos contatos intradomiciliares sem presença de sinais e sintomas de hanseníase no momento da avaliação, independentemente de serem contatos de casos PB ou MB. A aplicação da vacina BCG depende da história vacinal ....


    - Sem cicatriz vacinal - Prescrever uma dose


    - Com uma cicatriz de BCG - Prescrever uma dose


    -Com duas cicatrizes de BCG - Não prescrever nenhuma dose


    Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2010/prt3125_07_10_2010.html

  • Como o contato A apresentava sintomas ele não poderá receber a dose.

  • Contato A: não deverá receber a vacina BCG-ID; Contato B: deverá receber uma dose adicional da vacina BCG-ID; Contato C: deverá receber uma dose de vacina de BCG-ID no momento da avaliação.


ID
1376560
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O COFEN (Conselho Federal de Enfermagem), através da resolução 358 de 2009, considera que o processo de enfermagem é um instrumento metodológico, o qual orienta o cuidado profissional de enfermagem e a documentação na prática profissional. De acordo com esta resolução, a alternativa correta quanto à execução das etapas da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é que 

Alternativas
Comentários
  • A) Resumo dos dados coletados (errado)

    Na verdade o diagnóstico de enfermagem trata de um processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na etapa de Coleta de dados.

    B) O correto seria "identificados na etapa de DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM

    D) A Implementação é a QUARTA etapa do processo de enfermagem e não quinta.


ID
1376563
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 50% da população que apresenta diabetes desconhecem que são portadores da doença, permanecendo algumas vezes não diagnosticados até que se manifestem sinais de complicação. Dentre as alternativas abaixo, considera-se fator indicativo de maior risco para esta patologia no rastreamento do diabetes tipo 2

Alternativas
Comentários
  • Seria alternativa "D", porém a banca simplesmente esqueceu da palavra OVÁRIOS, que tornou a alternativa incompleta.


ID
1376566
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No caderno de atenção básica nº 28, os profissionais de saúde da atenção primária recebem subsídios para intervir precocemente no manejo das complicações do Diabetes Mellitus, a fim de evitar consequências mais graves. Nesse sentido, os sinais e sintomas de hipoglicemia e hiperglicemia devem ser ensinados aos portadores da doença, para que seja possível reduzir a sua vulnerabilidade aos quadros graves. Na prevenção de hiperglicemias, dentre as regras básicas que devem ser orientadas à família e ao usuário, destaca-se:

Alternativas
Comentários
  • Caderno de atenção básica 028  relata acolhimento e demanda espontanea.


  • O diabetes é um transtorno metabólico de etiologias heterogêneas, caracterizado por hiperglicemia e distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, resultantes de defeitos da secreção e/ou da ação da insulina. É uma doença crônica, envolvendo o metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas. Definido como uma síndrome multifatorial, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina de exercer adequadamente seus efeitos, causando hiperglicemia crônica tanto no jejum quanto no período pós-prandial, normalmente acompanhada de dislipidemia, hipertensão arterial e disfunção endotelial. A evolução clínica do diabetes é caracterizada, em indivíduos mal controlados, por complicações tardias sendo as mais características: retinopatia, nefropatia e neuropatia. Algumas regras são básicas para a prevenção de complicações hiperglicêmicas e devem sempre ser orientadas ao usuário e à família: 1. Ter uma rotina de monitoramento da glicemia capilar e cumpri-la. 2. Entender como o equilíbrio entre a insulinização, ingesta alimentar, atividade física, estresse, uso de glicocorticoides ou diuréticos, cirurgias e outras doenças agudas, sobretudo as infectocontagiosas, afetam o controle glicêmico. 3. Não deixar de usar insulina nos dias de doença (resfriado, diarreia e vômitos, por exemplo), mesmo que não queira comer. 4. No caso de alguma das situações acima, testar a glicemia capilar de 4h/4h. 5. Se possível, pesquisar a cetonúria, se a glicemia permanecer alta (> 250mg/dl) em testes consecutivos. 6. De acordo com o resultado da glicemia/cetonúria, serão necessárias doses extras de insulina regular, conforme o esquema preconizado pelo médico assistente. 7. Beber um copo de água de h/h. 8. Procurar uma unidade de saúde mais próxima se: – Precisar de duas doses extras de insulina regular em 24h. – Se a glicemia capilar se mantiver acima de 400mg/dl por 12h. – Se houver febre alta, vômitos ou diarreia e o usuário não conseguir ingerir nem líquidos. 9. Procurar uma unidade de emergência se houver: – Vômitos, fraqueza muscular, dor abdominal, sinais de desidratação (boca seca e olhos encovados), respiração difícil (taquipneia ou respiração de Kussmaul, consequentes à acidose), hipotensão, hálito cetônico e alteração do estado mental. Logo, a única alternativa condizente é reduzir o tempo de ingestão de líquidos para um copo de água a cada hora. Resposta C. Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea : queixas mais comuns na Atenção Básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 1. ed.; 1. reimp. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica : diabetes mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.
  • Caderno de atenção básica 028

    Algumas regras são básicas para a prevenção de complicações hiperglicêmicas e devem sempre ser orientadas ao usuário e à família:

    1. Ter uma rotina de monitoramento da glicemia capilar e cumpri-la.

    2. Entender como o equilíbrio entre a insulinização, ingesta alimentar, atividade física, estresse, uso de glicocorticoides ou diuréticos, cirurgias e outras doenças agudas, sobretudo as infectocontagiosas, afetam o controle glicêmico.

    3. Não deixar de usar insulina nos dias de doença (resfriado, diarreia e vômitos, por exemplo), mesmo que não queira comer.

    4. No caso de alguma das situações acima, testar a glicemia capilar de 4h/4h.

    5. Se possível, pesquisar a cetonúria, se a glicemia permanecer alta (> 250mg/dl) em testes consecutivos.

    6. De acordo com o resultado da glicemia/cetonúria, serão necessárias doses extras de insulina regular, conforme o esquema preconizado pelo médico assistente.

    7. Beber um copo de água de h/h.

    8. Procurar uma unidade de saúde mais próxima se: – Precisar de duas doses extras de insulina regular em 24h. – Se a glicemia capilar se mantiver acima de 400mg/dl por 12h. – Se houver febre alta, vômitos ou diarreia e o usuário não conseguir ingerir nem líquidos.

    9. Procurar uma unidade de emergência se houver: – Vômitos, fraqueza muscular, dor abdominal, sinais de desidratação (boca seca e olhos encovados), respiração difícil (taquipneia ou respiração de Kussmaul, consequentes à acidose), hipotensão, hálito cetônico e alteração do estado mental.


ID
1376569
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo o Ministério da Saúde (2012), a equidade no acesso deve ser uma preocupação constante no acolhimento à demanda espontânea, pois há necessidade de tratar diferentemente os desiguais, e cada um de acordo com sua necessidade. Nessa premissa, o profissional de saúde tem papel importante na primeira escuta do usuário, no processo de classificação de risco, devendo organizar o acesso aos usuários. Diante desse contexto, faz parte do processo de trabalho da equipe na “primeira escuta do usuário”:

Alternativas

ID
1376572
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O acolhimento em especial à gestante objetiva oferecer-lhe prioridade clínica, uma vez que essa condição pode desencadear uma evolução desfavorável em consequência de fatores de risco presentes na gravidez. A avaliação do risco gestacional deve ser permanente, durante todas as consultas. É fator de risco de origem sociodemográfica e que requer que o pré-natal seja realizado pela equipe de atenção básica:

Alternativas
Comentários
  • a) Idade menor que 15 e maior que 35;

    b) situação conjugal INsegura;

    c) CORRETA;

    d) baixa escolaridade, com menos de cinco anos de estudo regular

  • A alternativa (D) baixa escolaridade, com menos de quatro anos de estudo regular, também poderia ter sido considerada correta pois apesar de manual de saúde do MS  preconiza que seja menos de cinco anos de estudo, conforme o texto, isso não quer dizer que 4 anos não esteja dentro dos paramentos do mesmos manual pois 4 é menor que 5 logo 4 é menos que cinco.