SóProvas



Prova FCC - 2009 - TRE-PI - Técnico Judiciário - Programação de Sistemas


ID
43417
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Tício, servidor público estável do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí no cargo de Técnico Judiciário Área Administrativa, foi aprovado em concurso público para o cargo de Analista Judiciário do mesmo Tribunal. Porém, Tício foi inabilitado no estágio probatório relativo ao cargo de Analista. Neste caso, Tício será

Alternativas
Comentários
  • Ticio somente seria exonerado, se não fosse estávem em outro cargo. Portanto, a desaprovação em estágioprobatório, bem como a reintegração do anterior ocupante, causa o retorno (recondução) do servidor estágio, ao cargo anteriormente ocupado.
  • Art. 29(L. 8112/90). Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de: I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; II - reintegração do anterior ocupante. Parágrafo único. Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.
  • Lei n.º 8112/90, Art. 29, I: A recondução é o retorno do servidor estávelao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de: I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo.
  • não creio que errei essa questão!!!nossa, como pode?muito fácil.falta de atenção pura, viu?o importante é na prova, lá que não posso errar...flws
  • Paullo eu tb errei, coloquei que ele seria Reintegrado...falta de atenção geral!! Masss na prova, como diria o baixinho Romário, Treino é Treino, Jogo é Jogo!!
  • não deixo mais de associar este caso à recondução. Tá gravado na memória ROM : )Mais chato é memorizar a diferença de reintegração e reversão.Estou gravando assim:reverSão-> "S" de apo"S"entado. (retorno dele por declaração de causas insubsistentes por junta médica oficial.Reintegração -> É o que sobrou. Portanto, retorno do servidor por invalidação do ato de demissão. :)E como as provas gostam de trabalhar estes dois institutos....confesso que tenho macetes melhores, mas já gravei essa associação assim. heheheh
  • reINgração. IN de INvalidada a demissão.(Descartada a letra "A")Como Tício é estável no TRE no cargo anterior, significa que tem mais de três anos de experiência e passou em estágio probatório antes. Portanto, Exoneração de ambos os cargos seria incoerente,já que ele é estável no outro cargo, dessa forma ele perderia o vínculo total com o cargo que ele já ocupava.ReVersão. "V" de Velho=aposentadoria, retorno do aposentado.(Descartada a letra "C")Demissão de ambos os cargos seria outra alternativa desnecessária, já que ele possui estabilidade no cargo anterior.
  • RECONDUÇÃOA recondução é o retorno do servidor estável ao cargo que ocupava anteriormente, por motivo de sua inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo ou pela reintegração de outro servidor ao cargo do qual teve de se afastar. Como se constata, somente poderá desfrutar da recondução o servidor que já faz jus à proteção da estabilidade.
  • Art. 29. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de: I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; II - reintegração do anterior ocupante. Parágrafo único. Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.
  • a onda é o seguinte, se tu é estavel no serviço público, é ESTÁVEL, presta atenção! Se fazes um concurso e passa, caso tu sejas inabilitado no estágio probatório, tu é RECONDUZIDO ao cargo anteriormente ocupado.

    isso é recondução! Art 29 Lei 8112/1990
  • Importante fazer a observação que não se é estável no cargo e sim no ente, um exemplo disso é a disponibilidade em que o servidor estável é posto em algumas situações, porém o estágio probatório deve ser correspondente ao cargo, quantas vezes ele for nomeado para novo cargo novo estágio deverá ser feito.

  • Alternativa correta, letra D.Comentáriosa) Incorreta, pois trata-se de recondução e não de reintegração.b) Incorreta, pois Ticio será reconduzido ao cargo de Técnico e não exonerado de ambos os cargos.c) Incorreta, pois trata-se de recondução e não de reversão.d) Correta.e) Incorreta, pois Ticio será reconduzido ao cargo de Técnico e não demitido de ambos os cargos.
  • Poxa, aqui é um excelente ambiente de estudos

  •  LETRA D

  • QUANDO SERVIDOR  FEDERAL. ASSUME OUTRO CARGO FEDERAL, ELE FICA LICENCIADO DO PRIMEIRO! NAO DANDO CERTO N OUTRO, ELE E RECONDUZIDO!

  • Alternativa d.
    Atenção para não confundir recondução com reintegração.

    Art. 29. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:
    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo.
    II- reintegração do anterior ocupante.

  • Alguém saberia responder se é possível a recondução caso o Técnico do TRE fosse aprovado em outro órgão, como a polícia Federal por exemplo, e lá ofsse reprovado no estágio probatório?
  • Michel,

    se a pessoa pedir exoneração, já era...
    Algumas instituições aceitam o pedido de deixar o cargo em disponibilidade, mas não sei como funciona e parece que não é regra.

    Costuma acontecer de servidores se desligarem para tomar posse em outras cargos/órgãos e o concurso é anulado, então ele fica sem nada...
  • Caríssimos, Tício é servidor público estável do TRE/PI no cargo de  Técnico Judiciário  e foi aprovado em concurso público para o cargo de Analista Judiciário do mesmo Tribunal. Porém, ele foi inabilitado no estágio probatório relativo ao ca rgo de Analista. Como ele é estável no cargo de Técnico, ele será reconduzido a esse cargo.

    O fundamento repousa na seguinte passagem do regime jurídico:
    Art. 29. Recondução é o retorno do SERVIDOR ESTÁVEL ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:
    I- inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    Bons estudos!
  • Questão mal formulada, o servidor tem que pedir afastamento para servir como analista. Só assim ele terá direito a recondução.

  • Complementando...

     

    Também é possível ao servidor público federal estável ser reconduzido ao seu cargo originário, mesmo nas hipóteses em que a vacância tenha sido para assumir cargo em outro entre federativo (Estados, Distrito Federal e Municípios)

     

    De acordo com precedente do Superior Tribunal de Justiça, a recondução também se aplica ao servidor estável que tenha requerido vacância para assumir emprego público.

  • GABARITO: LETRA D

    Da Recondução

    Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante.

    Parágrafo único.  Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • gabarito: D . será reconduzido ao seu antigo cargo.

    LANÇANDO SOBRE ELE TODA A VOSSA ANSIEDADE, PORQUE ELE TEM CUIDADO DE VÓS. (1 Pe 5.7)


ID
149569
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre direito

Alternativas
Comentários
  • Art. 24 da CF - Compete a União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:I- direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico;
  • Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho;
  • É só lembrar do macete: PECTUFP-enitenciárioEC-onômicoT-ributárioU-rbanísticoF-inanceiro
  • Obrigado pela dica, Beth. Essa do PECTUF eu ainda não conhecia.
  • Vide art. 24, inciso I da Const. Federal:Art. 24 - Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:I - direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico;
  • Competência concorrente-União,estados e Distrito Federal.Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:I - direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico;
  • A - (errada) - Pois direito civil, comercial, penal, processual e eleitoral é de competência privativa da União (art 22, I CF/88); B - (correta) - Direito tributário, financeiro, penitenciário, urbanistico e econômico é competência concorrente (art 24, I);C - (errada) - O Direito agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho, também fazem parte do rol de competência privativa da União (art22, I CF/88; D - (errada) - O Direito civil e comercial, fazem parte da competência privativa da União;E - (errada) - O Direito eleitoral,agrário, marítimo, aeronáutico e espacial, fazem parte da competência privativa da União.
  • A gente só grava as coisas qdo fala de putaria né? kkkkkk pois entao vai aí ummacete: PUTEFP- penintenciarioU- urbanisticoT- tributarioE- economico F- financeiro
  • É ISSO, PUTEF NAS BANCAS.....VAMOS DECORAR TUDO....
  • ENTÃO VAI MAIS UM P FACILITAR, PARECE BOBAGEM MAS FUNCIONA!SÓ COMPLEMENTANDOMACETE PARA COMPETÊNCIAS:COMPETENCIA CONCORRENTE : PUTEFP enitenciarioU rbanísticoT ributárioE conomicoF inanceiroCOMPETENCIA PRIVATIVA DA UNIÃO : CAPACETE DE PMC omercialA grarioP rocessualA eronáuticoC ivilE leitoralT rabalhoE spacialDE sapropriaçãoP enalM arítimo
  • Para facilitar ainda mais a memorização do PUTEF eu faço assim: como é concorrente todo mundo pode se preocupar, e o que mais preocupa a todos é o dinheiro e a moradia. Entao para memorizar, o que é concorrente fica assim: três têm a ver com dinheiro e dois com moradia.moradia - urbanistico e penitenciário (moradia dos presos).dinheiro - tributário, econômico e financeiro.Pode parecer bobo, mas na hora da prova vc vai lembrar.
  • PUTOFÉ
    PENITENCIÁRIO
    URBANÍSTICO
    TRIBUT
    ORÇAMENTÁRIO
    FINANCEIRO
    ECONÔMICO


  • É isso aí...PUTEF nessas bancas...bons estudos a todos...
  • Alternativa B.CRFB/88Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:I - direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico;
  • PUTO!!!! FE!!!!

    Penitenciário
    Urbanístico
    Tributário
    Orçamentário.

    Financeiro.
    Econômico.
  • Dica ensinada pelo professor Marcelo Novelino da rede LFG...Lembrar do ursinho puf....só que é puft!!!

    Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:

    I - direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico



    Já nas competencias privativas da união lembar "capacete de PM"

    Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:

    I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho;
    desapropriação;
     

    II - desapropriação;

     

  • Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: I - direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico; Gostei, PUTOFE.
  • Pra não ter erro: TRIB.ECO.FINA - PEN.URBAN !!

    TRIBECOFINA PENURBAN.

  • PUTO  FE

    PENITENCIÁRIO
    URBANÍSTICO
    TRIBUT
    ORÇAMENTÁRIO
    FINANCEIRO
    ECONÔMICO
     
    Letra B
  • acrescentando ...
    PUTEF todos esse direitos terminam com ário, eiro, ico:
    - tributário, econômico, financeiro, urbanistico e penitenciário .
     
     

     
  • Outro macete, já ouviram falar do pessoal TFP? Tradição, família e Propriedade? Consegui decorar usando essa frase, se servir aproveitem:

    TFP EU? 

    TRIBUTÁRIO FINANCEIRO PENITENCIÁRIO ECONÔMICO URBANÍSTICO
  • Gabarito letra B

    Art. 24 - Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:
    I - direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico;

    Art. 22 -  Compete privativamente à União legislar sobre:
    I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho;
  • COMPETÊNCIA CONCORRENTE DOS ESTADOS/DF/UNIÃO

    SÓ LEGISLA PPI(Preservar,proteger e incentivar) e TUPEFDPrevO + CUSTAS DE SERVIÇOS FORENSE E PROCEDIMENTO DE MATÉRIA PROCESSUAL.

    T=TRIBUTÁRIO
    U=URBANÍSTICO
    P=PENITENCIÁRIO
    E=ECONÔMICO
    F=FINANCEIRO
    D=DEFENSORIA PÚBLICA
    Prev=PREVIDENCIÁRIO
    O=ORÇAMENTÁRIO
  • Realmente batida, mas não podemos nos esquecer de que quando começamos a estudar, essas questões também eram novidade pra gente.... 
  • Pessoal,

    Para decorar, eu prefiro criar uma hisstorinha - e acreditar nela, é claro.

    Faço isso em especial com a competência concorrente.

    E, acreditem, usando um pouquinho a criatividade, dá para incluir TODAS as competências previstas nos incisos do art. 24.

    Não existe história melhor que a outra. Existe a NOSSA história.

    Por exemplo. A minha é mais ou menos assim:

    "Um sujeito rico está preso em um presídio (PENITENCIÁRIO) urbano (URBANÍSTICO) por conta de crimes TRIBUTÁRIOS, FINANCEIROS, ECONÔMICOS.

    Por ser rico, não se preocupa com CUSTAS, DEFENSORIA, JUIZADOS e PROCEDIMENTOS PROCESSUAIS"
    .

    E digo ainda que, por também ser culto, ele gosta de ARTE, CULTURA, se preocupa com a SAÚDE, ENSINO etc.

    E por aí vai...

    Ou seja: crio uma história, construíndo um personagem e cenários.

    Acreditem: não há erro.

  • Sempre cai essa questão! Aprendi um mnemônico com o professor Vítor Cruz (Vampiro):
    Tri-Fi-Penit-Ec-Ur - Competência concorrente.
    Todos os outros "direitos" - privativa da união.
  • Concurseiro que se preze sabe essa questão de cor:

    FUTEP 

    Competencias concorrentes: financeiro, urbanistico, tributario, economico e penntenciario
  • A penitenciária urbana é dentro da tribo fineco!!!

    rsrsr
  • Eu uso esse bizú: TEU PF (meu interesse é no concurso da PF)

    Tributário
    Economico
    Urbanistico
    Penitenciario
    Financeiro

    Por mais estranho que seja um bizu ele sempre ajuda alguém...
  • Compete privativamente a União CAPACETE PM = Comercial; Agrário; Penal; Aeronáutico; Civil; Espacial; Trabalho; Eleitoral; Processual; Marítimo Compete concorrentemente PUTO FE = Penitenciário; Urbanístico; Tributário; Orçamentário; Financeiro; Econômico
  • TRIFIPENECUR= Tributário, Financeiro, Penitenciário, Econômico e Urbanístico

  • PUFETO

    P - Penintenciário;

    U - Urbanístico;

    F - Financeiro;

    E - Econômico;

    T - Tributário;

    O - Orçamentário;

    * Produção e Consumo = FCC gosta de cobrar esses aqui também!!!

  • TF-PEU

    Tributário e Financeiro-Penitenciário/Econômico e Urbanístico.

  • Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre  PUFET

     

    P - PENITENCIÁRIO

     

    U - URBANÍSTICO

     

    F - FINANCEIRO

     

    E - ECONÔMICO

     

    T - TRIBUTÁRIO

  • Gabarito letra b).

     

     

    Competência concorrente da União, Estados e Distrito Federal = "PUFETO"

     

    "P" = Penitenciário 

     

    "U" = Urbanístico

     

    "F" = Financeiro

     

    "E" = Econômico

     

    "T" = Tributário

     

    "O" = Orçamento

     

     

    COMPLEMENTO

     

    Competência privativa da União = "CAPACETE DE PMS"

     

    "CCivil

     

    "AAgrário

     

    "PPenal

     

    "AAeronáutico

     

    "CComercial

     

    Obs:

     

    Propaganda Comercial e Direito Comercial = Privativa da União

     

    Junta Comercial = Concorrente da União, Estados e Distrito Federal

     

    "EEleitoral

     

    "TTrabalho + Transito e Transporte

     

    "EEspacial

     

    "DEDesapropriação

     

    "P= Processual

     

    Obs:

     

    Procedimentos em matéria processual = Concorrente da União, Estados e Distrito Federal

     

    "M= Marítimo

     

    "S= Seguridade Social

     

    Obs:

     

    Previdência Social = Concorrente da União, Estados e Distrito Federal

     

    * Sistemas de consórcios e sorteios = PRIVATIVA DA UNIÃO.

     

    Súmula Vinculante 2: É inconstitucional a lei ou ato normativo Estadual ou Distrital que disponha sobre sistemas de consórcios e sorteios, inclusive bingos e loterias.

     

    ** Legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional = Privativa da União

     

    *** Legislar sobre educação, cultura, ensino, desporto, ciência, tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e inovação = Concorrente da União, Estados e Distrito Federal

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • GABARITO LETRA B

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:

     

    I - direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico;    


ID
149575
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com relação à eleição do Presidente e do Vice-Presidente é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Já que nem a Sabrina nem o Osmar comentarm questões ANULADAS, sobra esta para mim :)A) ERRADAA eleição do Presidente e do Vice-Presidente da República realizar-se-á, simultaneamente, no último domingo de outubro, em primeiro turno."Art. 77. A eleição do Presidente e do Vice-Presidente da República realizar-se-á, simultaneamente, no primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e no último domingo de outubro, em segundo turno, se houver, do ano anterior ao do término do mandato presidencial vigente."B) CORRETAA eleição do Presidente da República importará a do Vice-Presidente com ele registrado."Art. 77, § 1º - A eleição do Presidente da República importará a do Vice-Presidente com ele registrado."C) CORRETASerá considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos."Art. 77, § 2º - Será considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos."D) CORRETASe nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, far-se-á nova eleição em até vinte dias após a proclamação do resultado."Art. 77, § 3º - Se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, far-se-á nova eleição em até vinte dias após a proclamação do resultado, concorrendo os dois candidatos mais votados e considerando-se eleito aquele que obtiver a maioria dos votos válidos."E) CORRETASe, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação."Art. 77, § 4º - Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação."Como visto acima, só estava ERRADA a alternativa "A". Agora o porquê da anulação eu não sei.:)
  • No meu entender, o problema seria de dupla interpretação. A emenda constitucional n.º 16 alterou o caput do artigo 77 da CF, mas o legislador esqueceu de revogar o parágrafo 3º do também artigo 77/cf/88, que disciplina em noutro sentido. No conflito de duas normas de mesma hierarquia, usa-se a que é mais nova. Logo, o que prevalece é o caput do Art. 77/CF/88. Assim, o parágrafo 3.º do Art. 77 estaria tacitamente revogado, e, talvez, essa tenha sido a razão da anulação da questão. Veja o Art. em questão:Art. 77. A eleição do Presidente e do Vice-Presidente da República realizar-se-á, simultaneamente, no primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e no último domingo de outubro, em segundo turno, se houver, do ano anterior ao do término do mandato presidencial vigente. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 16, de 1997)§ 1º - A eleição do Presidente da República importará a do Vice-Presidente com ele registrado.§ 2º - Será considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.§ 3º - Se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, far-se-á nova eleição em até vinte dias após a proclamação do resultado, concorrendo os dois candidatos mais votados e considerando-se eleito aquele que obtiver a maioria dos votos válidos.
  • Art. 77. A eleição do Presidente e do Vice-Presidente da República realizar-se-á, simultaneamente, no primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e no último domingo de outubro, em segundo turno, se houver, do ano anterior ao do término do mandato presidencial vigente.
  • Alternativa A.CRFB/88Art. 77. A eleição do Presidente e do Vice-Presidente da República realizar-se-á, simultaneamente, no primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e no último domingo de outubro, em segundo turno, se houver, do ano anterior ao do término do mandato presidencial vigente. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 16, de 1997)§ 1º - A eleição do Presidente da República importará a do Vice-Presidente com ele registrado.§ 2º - Será considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.§ 3º - Se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, far-se-á nova eleição em até vinte dias após a proclamação do resultado, concorrendo os dois candidatos mais votados e considerando-se eleito aquele que obtiver a maioria dos votos válidos.§ 4º - Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação.§ 5º - Se, na hipótese dos parágrafos anteriores, remanescer, em segundo lugar, mais de um candidato com a mesma votação, qualificar-se-á o mais idoso.
  • Questão anulável. Todos sabem que o segundo turno não necessariamente acontece em até 20 dias do primeiro. A EC nº 16/97 "inutilizou" o § 3º.
  • Art. 77. A eleição do Presidente e do Vice-Presidente da República realizar-se-á, simultaneamente, no primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e no último domingo de outubro, em segundo turno, se houver, do ano anterior ao do término do mandato presidencial vigente. (Redação da EC 16/97) 
  • a) ERRADA

    Art. 77. A eleição do Presidente e do Vice-Presidente daRepública realizar-se-á, simultaneamente, no primeiro domingo de outubro, em primeiroturno...

    b) CORRETA

    Art.77
    § 1º - A eleição do Presidente da República importará a doVice-Presidente com ele registrado.

    c) CORRETA
    Art. 77
    § 2º - Será considerado eleito Presidente o candidato que,registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados osem branco e os nulos.

    d) CORRETA

    Art. 77
    § 3º - Se nenhum candidato alcançar maioria absoluta naprimeira votação, far-se-á nova eleição em até vinte dias após a proclamação doresultado...

    e)  CORRETA
    Art.77
    4º - Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte,desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, ode maior votação.


  • Não entendo pra que colar um texto da CF em vez de falar..

    "... no último domingo de outubro, em primeiro turno." É primeiro domingo de outubro.
  • Daniel, os colegas indicaram o texto da Contituição porque a maioria das questões da FCC traz o texto integral. É mais produtivo estudar assim para a FCC.
  • GABARITO ITEM A

     

    PRIMEIRO DOMINGO---> 1º TURNO

     

    ÚLTIMO DOMINGO---> 2ºTURNO

  • Resumo.

     

    Art. 77. A eleição do Presidente e do Vice-Presidente da República realizar-se-á, simultaneamente:

     

    No mês de outubro do 4º ano de mandato presidencial vigente:

     

    --- > Devidamente registrados em partido político,

    --- > Eleito: por maioria absoluta dos votos,

     

    Quando não obtiver a maioria absoluta dos votos, em dois turnos:

     

    1º Turno: primeiro domingo,

    2º Turno (Se houver essa possibilidade): último domingo.

     

    Obs.1: O segundo turno é uma etapa adicional da eleição que só ocorre quando nenhum candidato alcança a maioria absoluta dos votos válidos (votos brancos e nulos são excluídos). Para que a eleição seja decidia no primeiro turno é preciso que o candidato obtenha 50% dos votos mais 1.

     

    Obs.2: Maioria dos Votos: Computados os votos de mais da metade da população do eleitorado ativo (Poder de Voto num Candidato).

     

    Obs.3: Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação (§4º, Art.77, CF 88).

     

    Obs.4: Se, na hipótese dos parágrafos anteriores, remanescer, em segundo lugar, mais de um candidato com a mesma votação, qualificar-se-á o mais idoso (§5º, Art.77, CF 88).

     

    Se houver vacância dos cargos de Presidente e de Vice-Presidente, na ordem de sucessão, o Presidente da Câmara dos Deputados, o Presidente do Senado Federal e o Presidente do Supremo Tribunal Federal somente assumirão a Presidência temporariamente, até que ocorra nova eleição:

     

    a) vagando os cargos nos dois primeiros anos -> eleição direta 90 dias depois de aberta a última vaga.

     

    b) vagando os cargos nos dois últimos anos -> eleição indireta 30 dias depois de aberta a última vaga.

  • GABARITO LETRA A

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 77. A eleição do Presidente e do Vice-Presidente da República realizar-se-á, simultaneamente, no primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e no último domingo de outubro, em segundo turno, se houver, do ano anterior ao do término do mandato presidencial vigente.  


ID
149584
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Ao servidor primário que cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado será aplicada a penalidade de

Alternativas
Comentários
  • art. 129 da lei 8.112/90:a advertencia será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservancia de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave.
  • Art. 129. A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave.Art. 117. Ao servidor é proibido:...VI - cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado;
  • Art. 129, da Lei n.º 8112/90: A advertência será aplicada por escrito nos casos de violação de proibição constante do art. 117, I a VIII e XIX (VI - cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua respondsabilidade ou de seu subordinado).
  • OBS: a lei não determina o tempo da suspensão, se 30, 60 ou 90 dias. Isso será ato discricionário do responsável pelo julgamento.
  • *Cometer a pessoa ESTRANHA: ADVERTÊNCIA*Cometer a outro servidor: SUSPENSÂO(não + que 90 dias) - exceto em situações de emergência e transitórias.
  • PENA DE DEMISSÃOArt. 132 A demissão será aplicada nos seguintes casos:I - crime contra a administração pública;II - abandono de cargo;III - inassiduidade habitual;IV - improbidade administrativa;V - incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição;VI - insubordinação grave em serviço;VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos;IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;X - lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional;XI - corrupção;XII - acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas;XIII - transgressão dos incisos IX a XVI do art. 117.
  • PENA DE ADVERTÊNCIAArt. 129. A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10/12/97).Art 117, incisos I a VIII e XIXI - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição;III - recusar fé a documentos públicos;IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço;V - promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição;VI - cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado;VII - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político;VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil;XIX - recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado.
  • Alternativa C
    Art. 117.  Ao servidor é proibido:
    VI - cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado;
       Art. 129. A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave.
  • Artigos 117, 129 e 132 da Lei 8112/1990 são campeões de audiência nos concursos
  • Lembrando:
    Cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situações de emergencia e transitórias, a penalidade é de suspensão.
  • Alternativa correta, Letra CArt. 117 - Ao servidor é proibido: VI - cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado;Art. 129. A ADVERTÊNCIA será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)
  • Lembrar: PESSOA ESTRANHA = ADVERTÊNCIA OUTRO SERVIDOR = SUSPENSÃO
  • LETRA C 


    A Érica lembrou muitíssimo bem. Nota 10. Vai ganhar estrelinhas! rs

     Essas diferenciações são fundamentais, ainda mais quando se tratam de punições. Se não ficarmos atentos, trocamos as bolas na hora da prova.


     Sucesso a todos!

     

  • O engraçado é que cometer a pessoa estranha o desempenho de atribuição é menos grave do que cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa.

    Cometer a PESSOA ESTRANHA à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado. CASO DE ADVERTÊNCIA.

    Cometer a OUTRO SERVIDOR atribuições estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situações de emergência e transitórias. CASO DE SUSPENSÃO DE ATE 90 DIAS.

  • Pessoal,

    Vi essa dica aqui no site mesmo. Estou repassando, quem quiser aproveitar...

     

    Casos de ADVERTÊNCIA: 3RE 2CO MAPO

    Retirar sem prévia anuência...

    Recusar fé a documento público

    Recusar atualizar seus dados...

    Cometer a pessoa estranha...

    Coagir ou aliciar...

    Manter sob sua chefia...

    Ausentar-se do serviço...

    Promover manifestação de apreço...

    Opor resistência injustificada...

  • Se eu pedir ao meu irmão para terminar o trabalho que eu trouxe para casa, eu serei advertido.

    Se eu pedir ao meu subordinado da repartição que vá ao Maracanã, no horário de trabalho, para comprar ingressos do jogão de domingo, eu serei suspenso.

    Sempre que nos utilizarmos dos privilégios do cargo a pena será mais grave.

    P.S.: Exemplo baseado no comentário do colega Alessandro Santos.
  • Só para não confundir...


    COMETER A PESSOA estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado.

    - ADVERTÊNCIA.



    COMETER A OUTRO SERVIDOR atribuições estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situações de emergência e transitórias

    -
    SUSPENSÃO

  • Muito pertinente o comentário de Diego Rocha, sempre tive a mesma indagação. Alguém arrisca uma explicação lógica do porque de ser assim?
    Porque é mais grave cometer desempenho de função a outro funcionário do que a uma pessoa estranha?
  • Achei interessante o comentário do Bruno Rabello com exemplos dos casos, mas acredito que ele cometeu um equívoco quando diz que:

    " Se eu pedir ao meu subordinado da repartição que vá ao Maracanã, no horário de trabalho, para comprar ingressos do jogão de domingo, eu serei suspenso. "

    Neste caso ele não será suspenso, mas sim demitido pois estará fazendo o que está descrito no inciso XVI do art. 117: "utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares", cuja pena é de demissão.

    Ou estou enganada?
  • Você está certa, Adriana. Ele seria suspenso se passasse para outro servidor trabalho que deveria ser feito por ele mesmo.
  • Acredito q o motivo da maior gravidade quando servidor é pq vc está tirando um servidor do serviço q ele por Lei deveria estar fazendo, pra fazer outra coisa.
     
    Quando particular vc só está "explorando uma alma caridosa".  :)
  • Pessoal,
    existem apenas 4 causas de suspensão - é interessante decorá-las:
    1) Reincidência das faltas puníveis com advertência;
    (Art. 130. "A suspensão será aplicada nos casos de reincidência das faltas puníveis com advertência e violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 dias")
    2) Servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeção médica determinada pela autoridade competente
    (Art. 130, Par. 1º. "Será punido com suspensão de até 15 dias o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeção médica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinação")
    3) 
    Cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situações de emergência e transitórias;
    (Art. 117, XVII e Art. 130. "A suspensão será aplicada nos casos dereincidência das faltas puníveis com advertência e violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão,não podendo exceder de 90 dias")
    4) Exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função e com o horário de trabalho;
    (Art. 117, XVIII e Art. 130. "A suspensão será aplicada nos casos dereincidência das faltas puníveis com advertência (Art. 130. A suspensão será aplicada nos casos de reincidência das faltas puníveis com advertência e violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 dias")

  • Bem Ilógico isto...cometer à pessoa " estranha " ao serviço, a repartição é Advertência, deveria ser bem o contrário.., E cometer a outro funcionário é suspensão. É ilógico, pq a pessoa " estranha " ao trabalho, fora da repartição, pode até cometer ílicitos bem mais graves, usando as atribuições do cargo de outras pessoas. Usando das suas funções...é Ilógico, incoerente, vai entender isto ?
  • Pessoal, a lógica de ser suspensão, em um caso, e advertência, no outro, não se deve ao sujeito a quem se delega as atribuições. Diz respeito ao objeto, o que se delega.

    Numa situação, fora dos casos previstos em lei, você está delegando suas próprias atribuições, ou as de seu subordinado. Pois se é sua atribuição, ou de seu subordinado, ao menos você delega aquilo pelo qual é direta ou indiretamente responsável, o que você já viu como funciona e tem alguma ideia dos limites e consequências. Pode orientar e fiscalizar o que a outra pessoa está executando e impedir que o dano seja tão grande. Mas tomará advertência, para aprender a respeitar a competência dos outros.

    No outro caso é mais grave. Você está delegando atribuições estranhas ao seu cargo, coisas que talvez não faça nenhuma ideia de como se faz. Ou seja, você não terá condições de fiscalizar se o sujeito a quem você delegou a tarefa não fará nada absurdo. É uma delegação às cegas. Tem que suspender o sujeito, não pode ser mera advertência, dada a irresponsabilidade. No entanto, numa situação de emergência, ou transitória, isso pode ser necessário, como num caso em que você sabe que a tarefa é inadiável, mas está impossibilitado de fazê-la e só tem o seu subordinado ali para executar. Aí não tem punição, como diz o dispositivo legal.

    Leiam novamente os dois casos e vejam se não concordam. Nunca mais irão se confundir.

    VI - cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado (advertência)

    XVII - cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situações de emergência e transitórias (suspensão)
  • Dica:

    À pessoa Estranha - Advertência           Vogal E + A

    Ao Servidor - Suspensão                       Consoantes S + S

  • ADVERTÊNCIA

    VI - cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado;

    SUSPENSÃO

    XVII - cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situações de emergência e transitórias;

  • ADVERTÊNCIA

    VI - cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado;

    Mandar a velhinha (particular) varrer a repartição.

    SUSPENSÃO

    XVII - cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situações de emergência e transitórias;

    Em vez de mandar a velhinha varrer a repartição, manda o servidor.


ID
151735
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Numa firma em que trabalham 36 funcionários, existem 21 computadores. Após uma grande ampliação, a firma passou a ter 60 funcionários. Para que seja mantida a mesma relação entre o número de funcionários e o número de computadores existente antes da ampliação, deverão ser adquiridos

Alternativas
Comentários
  • A questão pede quantos NOVOS computadores deverão ser adquiridos.

    Funcionários   Computadores
    36                    21
    x                       60

    21x = 36 * 60
    x = 1260 / 36
    x = 35

    O total serão 35 computadores, porém já existem 21. Então teremos que subtrair o total pelo existente para chegar a resposta correta
    35 - 21 = 14

    Letra A
  • concurseiro goiano, por que vc colocou 60 embaixo de computadores se são funcionários...
  • Também gostaria de saber...
  • Pessoal, o Concurseiro Goiano pensou certo mas montou errado apenas isso. Ele inverteu os denominadores.
  • Como quer os computadores que deverão ser adquiridos, é preciso saber qtos novos funcionários entraram, logo:

    36 funcionarios -----------  21 computadores
    (60 - 36) 24 func. novos     --------------- X

    X= 14 computadores.

    A resposta não poderia ser 35 computadores, pq  corresponde ao número de computadores para totalidade de funcionários ( novos e antigos). E a questão só pede, qtos computadores deverão ser adquiridos
  •  Eu fiz assim: achei o MDC entre 36 e 21, para achar a relação entre computador e funcionários.
    MDC: 36, 21/3
              12,7.     E é essa a relação existem 12 funcionários para cada 7 computadores.
    O número de funcionários aumenta para 60, ou seja, foi multiplicado por 5.
    Vamos multiplicar o 7(base do número de computadores) por 5= 35, número total de máquinas.
    Mas a questão pede quantos deverão ser adquiridos, ou seja, 35-21= 14, resposta letra A!
  • Letra A

    funcionários       computadores

    36  -------------------- 21

    60  -------------------- x

    cruza:

    36x = 60 . 21

    x = 1260 / 36

    x = 35 no total, porém como já existiam 21, faz-se a subtração: 35-21= 14 novos computadores.

  • Como o total agora é de 60 funcionários, temos um aumento de 24 funcionários. Considerando que esses 24 chegaram e não têm computador, fiz a regra de três direto com esse valor para descobrir quantos computadores teremos para eles.

    36f---------21 pc

    24f----------x

    x=14 pc


ID
151741
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Os 20 funcionários do fórum de uma cidade são divididos em quatro setores A, B, C e D, cada um composto por 5 funcionários. Apenas 2 funcionários do setor A, 3 do B, 1 do C e 1 do D sabem utilizar determinado programa de computador. Para formar uma equipe com 5 funcionários desse fórum em que todos saibam utilizar esse programa, será necessário escolher pelo menos um funcionário

Alternativas
Comentários
  • O raciocínio é o seguinte: tem-se 20 funcionários, sendo que 7 sabem utilizar o programa: 2 estão na equipe A, 3 no B, 1 no C e 1 no D.

    Ora, se escolhermos OBRIGATORIAMENTE um funcionário do equipe A, sobrariam 4 e poderíamos preencher o grupo com 3 da B e 1 da C, de forma que nenhum da equipe D faria parte dele (e o enunciado quer que este grupo seja formado por funcionários que tenham, TODOS ELES, o conhecimento necessário, ou seja, que venham de todos os setores do fórum).

    Da mesma forma, por exemplo, se pegarmos um funcionário da equipe C, poderíamos completar o resto com outros 3 da equipe B e 1 da equipe D, de forma que a equipe A ficaria de fora.

    Assim, a ÚNICA maneira de garantir que TODOS os grupos sejam representados é escolhendo PELO MENOS 1 funcionário da equipe B, pois assim, ainda que peguemos os 2 da equipe A, faltariam mais 2 e colocaríamos então 1 funcionário da equipe C e 1 funcionário da equipe D.
  • Resposta letra B.Tem como eu excluir, durante a soma, todos os setores menos o B, veja:Excluindo o setor A: 3b + 1c + 1d = 5Excluindo os setores C e D: 2a + 3b = 5Se excluir o setor B mesmo somando todos do A, todos do C e todos do D não dá o que a questão pede: 2a + 1c + 1d = 4logo, conclui-se que os funcionários do setor B são fundamentais para a formação do grupo.
  • Concordo com Thomazini, porque nem todos os setores precisam estar representados.
  • Dá para ver de cara que se pegar todos os funcionários do setor A, C e D que utilizam o programa, soma-se 4, se precisa de 5 na equipe, obrigatoriamente terá uma pessoa do setor B na equipe.

  • A forma como nosso amigo " marcelo" deu a solução é mais rápida e lógica, mandou bem  : -)

      A2 + B3 + C1 + D1  -----> EM SEGUIDA FORMAR EQUIPE DE 5, ONDE -----> C1 + D1 + A1 + A1 + B1 
     Então se somarmos todos funcionários(C + D + A ) que sabem determinado programa, soma igual a 4, como ele quer 5 então o grupo B fica responsável por doar 1 e ainda ficaria com 2 restantes.

    Letra "B"
  • Não é possível formar uma equipe sem membros de B.

    2 de A + 1 de C + 1 de D = 4 membros apenas (quantidade insuficiente para formar uma equipe)

    PRECISO DE PELO MENOS UM (1) DE B PARA COMPLETAR.

    consigo formar grupos sem membros de A

    Ex.: 3 de B + 1 de C + 1 de D = 5 membros ( então membros de A não são obrigatórios, Descartanto a letra A)

    consigo formar grupos sem membros de C e D
    Ex.: 2 de A + 3 de B = 5 membros ( então membros de C e D não são obrigatórios, Descartando as letras C e D)

    [e nesses 3 exemplos dados,  não é obrigatório a presença de pelo menos um membro A, B, C e D => Descartando a letra E]
  • Pode-se observar a existência de 7 funcionários que sabem utilizar o determinado programa,
    com isso as opções de excluir um setor são:


    1ª) A = retira-se 2 funcionários sobrando 5 nos outros setores.

    2ª) B = não há possibilidade de excluir os funcionários do setor B,
    (pois não terá o mínimo para formar a equipe descrita no comando da questão).

    3ª) C = retira-se 1 funcionário sobrando 6 nos outros, possibilitando retirar o "D" também.
    4ª) D = retira-se 1 funcionário sobrando 6 nos outros, possibilitando retirar o "C" também.

    A+C+D=4
    2+1+1= 4
    conclui-se que em qualquer hipótese de combinação, não poderá retirar o setor "B".

    Alternativa B) - Correta
  • Teoria da Casa dos Pombos.

    A=2     B=3     C=1     D=1        Se eu usar 1 do C e D + os 2 do A = tenho 4 funcionários. Mas quero 05. Preciso usar ao menos 1 do B para fechar o grupo.


ID
151744
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um grupo de sete amigos foi almoçar num restaurante em que o valor da refeição é de R$ 24,20 por pessoa, independentemente daquilo que cada um comer. Cada um pediu ainda um refrigerante, que custa R$ 2,50 a unidade, e uma sobremesa no valor de R$ 4,50 cada. Como um dos amigos fazia aniversário, eles decidiram dividir a conta por seis. Se nesse restaurante não se cobra taxa de serviço, o total desembolsado por cada um dos seis pagantes foi, em R$,

Alternativas
Comentários
  • 7 amigos, cada um pediu uma refeição no valor de 24,20 = 7 x 24,20 = 169,40depois pediram, cada um, um refri no valor de 2,50 = 7 x 2,50 = 17,50e por fim, pediram uma sobremesa no valor de 4,50 = 7 x 4,50 = 31,5total 218,40São 7 amigos, mas somente 6 dividiram a conta, entao 218,40 dividido por 6 = 36,40.CORRETA LETRA D
  • jeito mais simples de resolver...24,2 + 2,5 + 4,5 = 31,2 (valor de cada refeição)31,2 / 6 = 5,2 (valor da refeição do aniversariante dividido pelas 6 amigos)agora é só acresentar esse valor na conta de cada um31,2 + 5,2 = 36,4
  • Total gasto com refeição = 24,20 * 7 = 169,40
    Total gasto com refrigerante = 2,50 * 7 = 17,50
    Total gasto com sobremesa = 4,50 * 7 = 31,50

    Total = 169,40 + 17,50 + 31,50 = 218,40

    218,40/6 = 36,40

    Letra D

ID
151747
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Dois levantamentos independentes mostraram que, de to dos os processos abertos num ano numa cidade,

? 30% levaram mais de 6 meses para serem concluídos;
? 40% envolviam questões comerciais.

Em relação ao total desses processos, aqueles que levaram mais de 6 meses para serem concluídos e, ao mesmo tempo, envolviam questões comerciais representavam

Alternativas
Comentários
  • Para atender às duas condições estaremos limitado ao valor máximo de 30% estipulado para processos que duraram mais de 6 meses.

  • Essa questão é simples, de tão simples nos leva a confusão, vejam:
    30% + de 6 meses
    40% comerciais
    De um total de 100% já temos 70%. Para chegar aos 100% falta 30 (70+30), logo no máx 30% acontecerá essas duas situações simultaneamente.

  • Oxe!!!
    100%-30%-40%=30%
  • Suponha que o número de processos na cidade seja 100.
     
    Se 30% deles levaram mais de 6 meses para serem concluídos, temos um total de 30 processos.
     
    Se 40% deles envolviam questões comerciais, temos um total de 40 processos.
     
    Logo concluímos que o máximo que pode acontecer e que todos os 30 processos que levaram mais de 6 meses para serem concluídos também envolviam questões comerciais. Com isso, os processos que  envolver as duas condições equivale a no máximo 30% dos 100 processos.
  • Não precisa nem nem de conta para responder essa questão
    é só ler com atenção
  • Acho que faltou "NO MÁXIMO" ou "NO MÍNIMO" para a questão ficar clara. A resposta pode ser qualquer percentual entre 0% e 30%, no meu ponto de vista.
  • A questão é simples, porém a redação pode deixar o candidato confuso.

    O raciocínio é o seguinte: Se 30% levaram mais de 6 meses para serem concluídos e 40% envolviam questões comerciais, então o restante é 30%. Isso não quer dizer necessariamente que 30% dos processos estivessem encaixados nas 2 situações ao mesmo tempo, mas o  máximo  que será possível alcançar será os 30%. 

    Letra D.

ID
151753
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Todos os advogados que trabalham numa cidade formaram- se na universidade X. Sabe-se ainda que alguns funcionários da prefeitura dessa cidade são advogados. A partir dessas informações, é correto concluir que, necessariamente,

Alternativas
Comentários
  • SILOGISMO Quanto temos a Expressão "TODO" E "TODO", a resposta tem que obrigatoriamente ter a expressão "TODO" e não pode aparecer a expressão comum.Ex.: Todo indivíduo que fuma tem bronquiteTodo indivíduo que tem bronquite costuma faltar ao trabalho.Expressão comum: bronquiteLogo: Todo indivíduo que fuma costuma faltar ao trabalho.Quando temos as expressões "TODO" e "ALGUM", na resposta prevalece o "ALGUM" e não pode aparecer a expressão comum.Na questão acima, descartamos a 'b' e a 'c', pois começam com 'todo'.Depois descartamos 'd' pois aparece a expressão comum 'advogados'.Depois descartamos a 'e' pois aparece uma negação 'não se formaram na universidade x'.Resumo:TODO E TODO = TODOTODO E NENHUM = NENHUMALGUM E TODO = ALGUMALGUM E NENHUM = ALGUM NÃO
  • Questão mais tranquila:
    Se todos os advogados são formados na universidade X e se existem funcionarios da prefeitura que são advogados, logo, certamente existem funcionários da prefeitura dessa cidade formados na universidade X.

    Bons estudos! :)
  • minha dica seria fazer balões de conjuntos que a questão fica bem clara, mas aqui não tem como desenhar.

    bons estudos!
  • MARQUEI A LETRA "E", POIS ENTENDO QUE ESSA ALTERNATIVA APENAS INFORMOU QUE EXISTEM OUTROS FUNCIONÁRIOS QUE PODEM NÃO SER ADVOGADOS, E POR DEDUÇÃO, NÃO SE FORMARAM NA UNIVERSIDADE X, POIS NÃO SÃO ADVOGADOS. ALGUEM SABE INFORMAR SE A QUESTÃO FOI ANULADA?
    OBRIGADO...

     

  • Solano também marquei a letra E, mas como você mesmo disse a afirmação desta letra poder ser deduzida, já a letra A podemos afirmar com certeza. SE EXISTEM FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA DESSA CIDADE QUE SÃO ADVOGADOS, E COMO TODOS OS ADVOGADOS FORMARAM-SE NA UNIVERSIDADE x , PODEMOS DIZER QUE EXISTEM FUNCIONÁRIOS QUE SÃO FORMADOS NA UNIVERSIDADE x.

    RESP - A.
  • com relção a letra E, temos que não necessariamente os outro funcionários que não são advogados não se formaram na universidade x, pois nada garante que eles tenham se formado nesta universidade ou não, como deixa dúvida, esta não pode ser necessariamete correta.
  • Diz o enunciado: "Todos os advogados que trabalham numa cidade formaram- se na universidade X. Sabe-se ainda que alguns funcionários da prefeitura dessa cidade são advogados".
     
    O que a primeira sentença informa é que todos os advogados que trabalham em certa cidade formaram-se em uma mesma universidade.

    A segunda sentença apenas diz que a prefeitura dessa cidade conta com alguns advogados.

    O que é possível concluir é que os advogados da prefeitura são necessariamente formados na universidade X. E como eles são parte do quadro de funcionários da prefeitura, então o item "a" está correto, portanto.

    Vejamos o problema do enunciado do item "e": "existem funcionários da prefeitura dessa cidade que não se formaram na universidade X".

    Não é possível concluir que existem funcionários da prefeitura dessa cidade que não se formaram na universidade X, pois é possível que todos tenham se formado lá, pelas informações dadas. O fato de que só alguns funcionários da prefeitura serem advogados não retira essa possibilidade.
  • Muito fácil. Dá pra afirmar com certeza a LETRA A, então nem li as outras pra não complicar.
  • a) CORRETA. 

     

    b) O que é sabido é que todos os advogados que trabalham na cidade é que se formaram na X. Se nem todos os funcionários da prefeitura são advogados, então todos os funcionários da prefeitura não são NECESSARIAMENTE formados pela X.

     

    c) É o inverso. Todos os advogados que trabalham na prefeitura da cidade são formados pela X, mas nem todos que são formados pela X são advogados APENAS da prefeitura da cidade.

     

    d) A questão nos diz que dentre os funcionários, os advogados que trabalham na cidade, se formaram na X, mas não implica que SOMENTE advogados é que se formam na universidade.

     

    e) Há duas possibilidades na relação dos conjuntos que podem ser empregadas para os funcionários.

    1ª- existem funcionários da prefeitura da cidade que se formaram pela X (letra a).

    2ª - existem funcionários da prefeitura da cidade que não se formaram pela X (letra e).

    Ué então a letra E está correta! Estaria se a questão não pedisse NECESSARIAMENTE. Porque se sabemos que há advogados trabalhando na prefeitura, eles são necessariamente formados pela X. A questão nos traz a informação. Poderíamos dizer também que todos os funcionários, na relação dos conjuntos, se formaram na X. Essa possibilidade descarta a letra E, mas ainda mantém a letra A. 

     

    *Colegas atentem-se às palavras-chave que estão em negrito nas letras. São decisivas na escolha da alternativa correta. 

  • Ainda não entendi pq não pode ser a letra E...

  • Para mim a questão tem duas possibilidades de resposta: letra A e letra E. Mas como a questão pediu necessariamente, a letra A se confirma nas duas hipóteses de conjunto, enquanto a letra E se confirma apenas em uma.

  • Esta questão pode ser facilmente resolvida por meio do Silogismo Categorico (classico Silogismo Aristotelico), na qual se tem 2 premissas e uma conclusão, sendo que a verdade da conclusão decorre NECESSARIAMENTE da verdade das premissas.

    Por serem verdadeiras as premissas, consequentemente a conclusão será verdadeira tornando assim o Silogismo Valido (conhecido como Argumento Valido). Lembrando que "Validade" diz respeito à estrutura do argumento e "Verdade" diz respeito às proposições em si (analisadas individualmente). Para ilustrar a importância da forma (estrutura), trago o silogismo mais utilizado em toda a história da filosofia:

     

    Todos os homens são mortais (TODO A é B)
    Sócrates é homem (TODO C é A)
    Logo, Sócrates é mortal. (TODO C é B)

     

    Nesse caso, A é chamado de Termo Medio (Mediado). B e C são sujeito e predicado.

    O Termo Medio A é o mais importante (concentre-se nele), pois ele NUNCA aparece na conclusão.

    O Silogismo Valido (Argumento Valido) precisa NECESSARIAMENTE seguir essa estrutura, correndo risco de se tornar Invalido.

    Quando usamos os operadores ALGUM e NENHUM a estrutura se mantém, contudo a conclusão se altera ligeiramente.

     

    Todos os homens são mortais (TODO A é B)
    Nenhuma amazona é homem (NENHUM C é A)
    Logo, Nenhuma amazona é mortal. (NENHUM C é B)

     

    Todos os homens são mortais (TODO A é B)
    Algum grego é homem (ALGUM C é A)
    Logo, algum grego é mortal. (ALGUM C é B)

     

    Algum grego é mortal (ALGUM A é B)
    Nenhum espartano é grego (NENHUM C é A)
    Logo, algum espartano não é mortal. (ALGUM C não é B = ALGUM C é ~B)

     

    Repararam como o Termo Medio nunca aparece na conclusão!

    Vale lembra que Algum equivale em muitos casos a "existe um", "ao menos um", "pelo menos um", "existem".....

    A é B = Todo A é B

    A não é B = A é ~B = Nenhum A é B

     

    RESUMO

     

    TODO E TODO = TODO

    TODO E NENHUM = NENHUM

    TODO E ALGUM = ALGUM

    ALGUM E NENHUM = ALGUM NÃO

     

    TERMO MEDIO nunca aparece na conclussão

     

  • deve ter sido anulada, e pelo visto o site não não conferiu, ou a banca foi relapsa ou os candidatos aceitaram quietos...

  • Acho que a questão não pode ser anulada. Se não me engano é o mesmo raciocínio da questão :

    Q629443 - Raciocínio Lógico/Lógica de argumentação 

    Ano: 2016

    Banca: FCC

    Órgão: TRF - 3ª REGIÃO

    Prova: Técnico Judiciário - Informática

    Na tal questão tem um vídeo do professor explicando direitinho, vale a pena conferir.

     

  • Lorena Vasconcelos matou a polêmica

  • Para tirar a dúvida sobre a A e a letra E, bastava voltar ao enunciado e ver qual alternativa iria ao encontro dela, já que as duas poderiam ser representadas no diagrama. Várias questões fazem isso pra pessoa se confundir, mas voltando ao enunciado, vc mata a questão!


ID
151756
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Quatro amigos, funcionários de uma mesma empresa, precisam marcar exame médico num dos 30 dias do mês de setembro. Eles enviaram e-mails ao setor de recursos humanos informando o período em que cada um estaria disponível para realizar o exame.

? Rogério: do dia 5 ao dia 21.
? Marcos: do dia 8 ao dia 16.
? Pedro: do dia 20 ao dia 28.
? Sérgio: do dia 17 ao dia 19.

Considerando que os quatro exames médicos foram marcados em dias que atendiam as respectivas disponibilidades, é correto concluir que

Alternativas
Comentários
  • A)Falsa, pois Rogério pode fazer o exame até o dia 21 enquanto Marcos até o dia 16, Sérgio até 19 e Pedro a partir do dia 20.B)Falsa, pois Rogério e Pedro fazer o exame nos dias 20 e 21.C)Verdadeira, pois Marcos pode fazer o exame até o dia 16 e Sérgio somente a partir do dia 17. D)Falsa, pois 23 dias seria o intervalo MÁXIMO possível.E)Falsa, pois Rogério pode fazer o exame no dia 21 e Pedro no dia 20.
  • Sendo objetivo:
     O enunciado informa que os quatro exames médicos foram marcados em dias que atendiam as respectivas disponibilidades.

    Então

     Marcos: do dia 8 ao dia 16 
    Sérgio: do dia 17 ao dia 19.
     Logo marcos fizera antes.
    Gabarito " C "
  • GAB C

     

     

    A) Não se pode concluir precipitadamente que Rogério foi o primeiro, pois em nenhum momento isso foi mencionado, apenas são dados os dias em que poderão ser atendidos.

     

    B) Os quatro exames médicos não foram marcados em dias diferentes, há possibilidade de Rogério como Marcos marcarem de ir fazer exames ao mesmo tempo, para R do 5 ao 21, e M do 8 ao 16.

     

    C) Marcos fez seu exame antes de Sérgio.  M: 8 ao 16 ( o do sérgio inicia 17)

     

    D) o intervalo não foi de 23 dias

     

    E) Rogério tinha até dia 21 para fazer, e o de pedro começava dia 20, Rogério poderia fazer dia 21 (depois de pedro) e pedro no primeiro dia(20).

     

     

     

  • não dá pra garantir .

    GAB: C

  • não dá pra garantir .

    GAB: C


ID
151759
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

No mês de outubro, o salário de um servidor público foi 60% maior do que o salário do mês anterior, por ele ter recebido um prêmio especial de produtividade. Em novembro, o valor voltou ao normal, igual ao mês de setembro. Em relação ao mês de outubro, o salário de novembro desse servidor foi

Alternativas
Comentários
  • $160 - 100%
    $60 - x%

    160x = 60*100
    x = 6000/160
    x = 37,5% menor que outubro !
  • Fiz assim: 

    Setembro - 100 reais
    Outubro - 160 reais
    Novembro - volta para os 100 reais

    160 --- 100%
    100 -- x %
    x = 62,5%
    100-62,5 = 37,5%
  • Outubro= 100+60 ---------------R$160,00
    Novembro= 100-0---------------R$ 100,00

    diferença de R$60,00 que equivale nas alternativas a R$37,5%


  • SALÁRIO DE SETEMBRO = 100%
    SALÁRIO DE OUTUBRO =  160%
    SALÁRIO DE NOVEMBRO = 100%

    TOMANDO OS SALÁRIO DE OUTUBRO DE NOVEMBRO = 100 -160/160  =   3,75 X 100 = 37,5
                                                                                                                
  • Dados da questão:
    Setembro: x
    Outubro: x + 60% * x = 1,6x
    Novembro =  x

    Diferença de salário de outubro e novembro = 1,6x  – x = 0,6x

    Fazendo regra de três para descobrir a porcentagem que a diferença dos salários representa em relação ao salário de outubro:

    1,6x  –  100%
    0,6x  –  y

    y = 0,6x * 100  /1,6x => y = 37,5%

    Letra C.
  • variação percentual= Valor novo-valor antigo/valor antigo

    Considerando que valia 100 reais 

    variação=100-160/160=-0,35X100=-37,5% (menos significa redução)


ID
151765
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um dos novos funcionários de um cartório, responsável por orientar o público, recebeu a seguinte instrução:

"Se uma pessoa precisar autenticar documentos, encaminhe- a ao setor verde."
Considerando que essa instrução é sempre cumprida corretamente, pode-se concluir que, necessariamente,

Alternativas
Comentários
  • Construindo uma tabela da verdade podemos visualizar a questão:

    A      V     A---->V
    v  |    v           v (autenticar e ir ao setor verde)
    v  |    f            f  (essa proposição nunca é verdadeira)    
    f   |   v           v  (não autenticar e ir ao setor verde)
    f   |   f            v  (não autenticar e não ir ao setor verde)

    a) uma pessoa que não precise autenticar documentos nunca é encaminhada ao setor verde. (a pessoa pode sim ser encaminhada ao setor mesmo sem autenticar, conforme a 3ª proposição da tabela da verdade)

    b) toda pessoa encaminhada ao setor verde precisa autenticar documentos.(mesma justificativa da letra a)

  • c) somente as pessoas que precisam autenticar documentos são encaminhadas ao setor verde. (mesma justificativa da letra a)
  • d) a única função das pessoas que trabalham no setor verde é autenticar documentos. (não, pois pessoas que não vão autenticar documentos são encaminhadas para o setor verde, logo não posso fazer tal afirmação)

    e) toda pessoa que não é encaminhada ao setor verde não precisa autenticar documentos. (sim, conforme a 4º proposição da tabela)


  • Em Raciocínio-Lógico podemos afirmar que p-->q = ¬q --> ¬p, então:

    "Se uma pessoa precisar autenticar documentos, encaminhe- a ao setor verde."
    =
    Não encaminhe ao setor verde, uma pessoa que não precisar autenticar os documentos".

    Letra e)

  • O que o colega muito bem explicou se refere à equivalência das proposições. No caso da questão, basta negar o antecedente (não precisar autenticar) e negar o consequente (não encaminhar ao setor verde), inverter a ordem deles (um vira antecedene e o outro consequente) e manter o conectivo " se...então".. o que resulta na alternativa E.

  • A equivalência de P==>Q é    ¬Q====>¬P
  • Temos no enunciado outra condicional p → q. Lembrando que ~q → ~p é equivalente a ela, assim como q ou ~p, podemos verificar a estrutura das alternativas do enunciado, usando:

    p = pessoa precisa autenticar

    q = encaminhar ao setor verde

    (A) uma pessoa que não precise autenticar documentos nunca é encaminhada ao setor verde.

    ~p → ~q  (podíamos ler a frase dessa alternativa como: “se uma pessoa não precisa autenticar, então ela não é encaminhada”).

    (B) toda pessoa encaminhada ao setor verde precisa autenticar documentos.

    q → p (podíamos ler: “se a pessoa é encaminhada, então ela precisa autenticar”).

     

    (C) somente as pessoas que precisam autenticar documentos são encaminhadas ao setor verde.

    (“as pessoas são encaminhadas se e somente se precisam autenticar”)

    (D) a única função das pessoas que trabalham no setor verde é autenticar documentos.

    Essa frase está relacionada com q → p: se uma pessoa é encaminhada para o setor verde, então ela precisa autenticar (pois essa é a única função das pessoas que lá trabalham).

    (E) toda pessoa que não é encaminhada ao setor verde não precisa autenticar documentos.

    ~q → ~p (“se a pessoa não é encaminhada, então não precisa autenticar”).

    Veja que este é o gabarito, pois sabemos que ~q → ~p é equivalente a p→q.

    Obs.: você poderia simplesmente interpretar a frase do enunciado. Ele diz que as pessoas que precisam autenticar são encaminhadas ao setor verde. Mas não permite concluir o que ocorre com as outras pessoas. Pode ser que parte delas também seja encaminhada ao setor verde. Agora, como todas as pessoas que precisam autenticar vão para o setor verde, se uma pessoa não foi para o setor verde é porque ela não precisa autenticar.

    Resposta: E

  • Resolvi a questão utilizando conjuntos. A --> B (A está contido em B).


ID
151774
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considere as seguintes assertivas a respeito dos Direitos e Garantias fundamentais:

I. As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais não têm aplicação imediata, subme tendo- se à regulamentação legislativa.
II. Conceder-se-á habeas-data para assegurar o conhecimento de informações relativas a terceiros, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público.
III. O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por organização ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos três anos, em defesa dos interesses de seus membros ou associados.
IV. As associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado.

De acordo com a Constituição Federal está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais não têm aplicação imediata, subme tendo- se à regulamentação legislativa.
    II. Conceder-se-á habeas-data para assegurar o conhecimento de informações relativas a terceiros, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público.
    III. O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por organização ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos três anos, em defesa dos interesses de seus membros ou associados.
    IV. As associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado.
    Na dúvida, vai na eliminação!!
  • Correto “e)”I. Errado.Art. 5., § 1º - As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais TÊM aplicação imediata.II. Errado.Art. 5., LXXII - conceder-se-á "habeas-data":a) para assegurar o conhecimento de informações relativas À PESSOA DO IMPETRANTE, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público;b) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo;III. Errado.Art. 5., LXX - o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por:a) partido político com representação no Congresso Nacional;b) organização SINDICAL, ENTIDADE DE CLASSE OU ASSOCIAÇÃO legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos UM ANO, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;IV. Certo.Art. 5., XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado;
  • Sobre o item III:Mal redigido. É óbvio imaginar que, se uma associação está em funcionamento há pelo menos 3 anos, elá tb atende ao requisito de estar em funcionamento há pelo menos um ano! O que torna correto o item. Mas, em se tratando de questão elaborada pela FCC, têm-se que ter em mente o tipo de examinador. Geralmente, eles pegam o texto literal e alteram alguma coisa pra ver se o candidato realmente sabe o assunto e decorou o dispositivo. Pensando assim, imaginei que a alternativa indicada como correta seria a E... bem o tipo da FCC!!
  • XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado; “Cabe enfatizar, neste ponto, que as normas inscritas no art. 5º, incisos XVII a XXI, da atual CF protegem as associações, inclusive as sociedades, da atuação eventualmente arbitrária do legislador e do administrador, eis que somente o Poder Judiciário, por meio de processo regular, poderá decretar a suspensão ou a dissolução compulsórias das associações. Mesmo a atuação judicial encontra uma limitação constitucional: apenas as associações que persigam fins ilícitos poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou suspensas. Atos emanados do Executivo ou do Legislativo, que provoquem a compulsória suspensão ou dissolução de associações, mesmo as que possuam fins ilícitos, serão inconstitucionais.” (ADI 3.045, voto do Rel. Min. Celso de Mello, julgamento em 10-8-2005, Plenário, DJ de 1º-6-2007.)
  • Art. 5° , XIX: As associações :
    -poderão ser compulsoriamente dissolvidas : por decisão judicial transitado em julgado;
    -poderão ter suas atividades suspensas: por decisão judicial.
  • Alternativa correta, letra E (IV)I - Incorreta, pois determina a Constituição que as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais TÊM aplicabilidade imediata.II - Incorreta, pois conceder-se-á habeas-data para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público e para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou adminsitrativo.III - Incorreta, pois o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por organização ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados. IV - Correta.
  • Letra "E"

    (I- incorreto) LXXVIII - § 1º - As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.

    (II - incorreto) LXXII - a) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público;

    (III - incorreto) LXX - b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;

    (IV - correta) XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado;

  • Considere as seguintes assertivas a respeito dos Direitos e Garantias fundamentais:

    I. As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais não têm aplicação imediata, subme tendo- se à regulamentação legislativa. ERRADO, POIS TEM APLICAÇÃO IMEDIATA


    II. Conceder-se-á habeas-data para assegurar o conhecimento de informações relativas a terceiros, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público. ERRADA, POIS AO INVÉS DE TERCEIROS SERIA A PESSOA DO IMPETRANTE


    III. O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por organização ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos três anos, em defesa dos interesses de seus membros ou associados. ERRADA, POIS AO INVÉS DE TRÉS ANOS SERIA DE UM ANO


    IV. As associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado.
    CORRETA!!!

  • Discordo da sua linha de raciocínio Marieli.

    "há pelo menos 3 anos" é diferente de "há 3 anos".


  • Também discordo da linha de raciocínio da Marieli.

    Porque "há pelo menos 3 anos" dá sentido de "no mínimo três anos", se estivesse redigido "há 3 anos" ai sim poderíamos entender que está dentro do requisito de "há pelo menos 1 ano" e, considerar a alternativa D a correta.
  • Eu também concordo com vocês!

    Semanticamente diferente..

  • discordo da Marieli .. "há pelo menos 3 anos = no minimo 3 anos"
  • I. As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais TÊM APLICAÇÃO IMEDIATA, submetendo- se à regulamentação legislativa. 


    II. Conceder-se-á habeas-data para assegurar o conhecimento de informações relativas À PESSOA DO IMPETRANTE, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público. 


    III. O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por organização ou associação legalmente constituída e em funcionamento HÁ PELO MENOS 1 ANO, em defesa dos interesses de seus membros ou associados. 


    IV. As associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado. CORRETA


    GABARITO ''E'' 

  • sobre a IV -

     decisão judicial = para a associação ser DISSOLVIDA e SUSPENSA

    trânsito em julgado = para a associação ser DISSOLVIDA

     

    ou seja, tem que haver decisão judicial para ambas

  • GABARITO: LETRA E

    DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

    Art. 5º  XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado;

    FONTE: CF 1988

  • FONTE: PedroMatos.

    Peguei o trabalho do colega para da um destaque.

    I. As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais TÊM APLICAÇÃO IMEDIATA, submetendo- se à regulamentação legislativa. 

    II. Conceder-se-á habeas-data para assegurar o conhecimento de informações relativas À PESSOA DO IMPETRANTE, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público. 

    III. O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por organização ou associação legalmente constituída e em funcionamento HÁ PELO MENOS 1 ANO, em defesa dos interesses de seus membros ou associados. 

    IV. As associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado. CORRETA

    GABARITO ''E'' 


ID
151783
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considere a seguinte especificação de hardware de um microcomputador:

Placa mãe com soquete LGA 775; FSB de 1066 MHz; Slot PCI Express 16X; Memória RAM tipo DDR2, PC5300, Dual Channel; controladora de disco padrão SATA-300

I. LGA 775 é um padrão de soquete para receber, exclusivamente, processadores INTEL, tais como, Pentium IV, DualCore e Core2Duo.
II. A placa mãe trabalha com clock externo de 1066 MHz e possui slot PCI Express 16X capaz de transferir dados a velocidade de 4000 MB/s.
III. Devido a incompatibilidade com memórias tipo DDR, a placa mãe contém slots exclusivos para memórias DDR2; a memória do tipo PC5300 trabalha com clock de 800 MHz.
IV. A técnica dual channel só poderá ser utilizada se forem instalados, no mínimo, 2 pentes de memória nos respectivos slots da placa mãe.
V. SATA-300 significa que nesta controladora poderá ser conectado um HD dotado dessa tecnologia SATA-300, trabalhando a 3,0 Gbit/s.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Observando que a III é errada, mata a questão.

    PC5300 -> 5300/8 = 662,5 (aproxima para 667), logo não é 800Mhz

    5300 é o valor máximo de transferência do módulo; -em MB-
    8 é o número de bytes transferidos por clock; -ou 64bits-
    662.5 é a frequência de operação do módulo.

  •  c)I, II, IV e V, apenas.

    Como notado pelo colega, PC5300 significa o valor em bits. o valor em bytes é 5300/8 = 662.5.

    LGA 775 é um socket exclusivo da intel e é para processadores Intel Pentium 4, Pentium 4 Extreme Edition,Pentium D ,Dual-Core,  Core 2 Duo, Core 2 Extreme ,Core 2 Quad ,Xeon  & Celeron.


ID
151789
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

São características dos microprocessadores atuais:

I. Comparados a modelos anteriores, têm velocidade de clock menor, porém desempenho maior, graças à existência de mais de um núcleo.
II. Levando em conta as configurações de clock e cache, processadores com 2 núcleos podem ter melhor desempenho que alguns processadores de 4 núcleos.
III. Existência de até 3 caches de memória (L1, L2 e L3) interagindo com o processador.
IV. Tamanhos menores (32 nanômetros), entretanto, maior poder de processamento que processadores de 90 nm.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O Intel Core i7 tem tamanho de 45nm ou 32 nm com cache de 64 KB de cache L1 (32 KB de dados + 32 KB de instruções) por núcleo, 256 KB de cache L2 (instruções combinadas e dados) por núcleo e 8 MB L3 (instruções e dados combinados) compartilhada por todos os núcleos;
  • A explicação pra a "I" é q quando o processador trabalha a uma frequencia mais elevada(clock maior), ele esquenta mais, sendo necessária tecnologias de refrigeração mais sofisticadas q ja estao no limite. A solução eh manter o clock e adicionar mais nucleos.
  • A I eu fiquei na dúvida..

    I. Comparados a modelos anteriores, têm velocidade de clock menor, porém desempenho maior, graças à existência de mais de um núcleo.

    Que modelos anteriores??? o TÊM da questão me deixa na dúvida. Se fosse substituido por PODEM TER eu aceitaria essa questão como verdade... Por exemplo, vamos pegar um dos modelos do PENTIUM:

    Katmai (250 nm)

    • L1-Cache: 16 + 16 KiB (Dados + Instruções).
    • L2-Cache: 512 KiB, com 50% da freqüencia do processador.
    • MMXSSE.
    • Slot 1 .
    • Barramento externo: 100 e 133 MT/s.
    • VCore: 2.0 V, (600 MHz: 2.05 V).
    • Primeira leva: 17 de Maio1999.
    • Frequência: 450-600 MHz.
      • 100 MHz FSB: 450, 500, 550, 600 MHz.
      • 133 MHz FSB: 533, 600 MHz (Modelo B).

    Existem processadores com único núcleo com clock menor, como exemplo acima...
  • Acredito que estas questões devem ser sempre vistas como generalizações do que era antigo versus o que é atual e não como exemplos específicos. Portanto, de forma geral, todas as afirmações estão corretas.

    I - Antigamente os processadores tinham apenas um núcleo e velocidade de clock bem alta, gerando energia térmica (calor) em excesso. Atualmente, pode-se evitar o excesso energia térmica através da diminuição da velocidade de clock e aumentando-se a quantidade de núcleos. Assim, desempenho foi aumentado (melhor processamento, menor gasto de energia)

ID
151795
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação a sistemas operacionais, considere:

I. Oferece habilidade de alternância de contas de usuários, na qual quem está logado pode alternar em outra conta sem fechar os arquivos abertos.
II. Tem como principal ferramenta o Active Directory , no qual são armazenadas informações sobre objetos em rede de computadores e disponibiliza essas informações a usuários e administradores desta rede.
III. Em sua versão desktop, oferece uma ferramenta que permite a um administrador de sistemas gerenciar uma configuração de desktops complexa e geograficamente dispersa a partir de um único console via.
IV. Como o código-fonte é utilizado para todas as arquiteturas, as suas características fornecidas estão disponíveis para os clientes de mainframe.

As afirmações correspondem, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • e) Windows XP; Windows Server 2003; Red Hat Enterprise Linux 5; Red Hat Enterprise Linux 5.

  • No XP é possível alternar a conta sem fechar os arquivos?

     

    Eu sei que isso é possível no 7, em "trocar de usuário", mas no XP a única opção era "fazer logoff", em que não tinha como manter os arquivos da conta atual abertos.

  • Não, no Windows XP não é possível alternar entre contas de usuários sem fazer logoff.

  • Então como o gabarito pode ser E?

  • Sem falar que "IV. Como o código-fonte é utilizado para todas as arquiteturas, as suas características fornecidas estão disponíveis para os clientes de mainframe" leva a crer que trata-se de um SO cliente(Windows XP no caso), reafirmando a alternativa "A" como a mais correta.


ID
151816
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em relação à subprogramação, considere:

I. Os critérios para quebrar um programa em subprogramas em geral levam em conta que cada subprograma deve ser funcionalmente independente e que desempenhe uma tarefa específica única.
II. Cada subprograma deve possuir suas próprias variáveis (variáveis locais) e receber e/ou retornar valores do/para seu chamador apenas por meio dos parâmetros; variáveis globais devem ser evitadas.
III. O uso do subprograma torna-se oportuno quando alguma parte do programa desempenha uma tarefa específica e/ou quando algumas linhas de código aparecem repetidas em trechos distintos do programa.
IV. Um subprograma tanto pode estar contido em outro programa, quanto ser ativado até mesmo por outro subprograma.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Não devemos nos preocupar com a palavrinha bonitinha e esquisitinha chamada SUBPROGRAMAÇÃO. Apenas devemos pensar que essa palavra nada mais é do que um MÉTODO na programação O.O, ou simplemente uma FUNÇÃO na programação estruturada. Então, um método ou uma função pode tranquilamente exercer todas as quatro funções acima.

    Abraços galera, e bons estudos.
  • I. Conceito da coesão funcional. 
    II. Variável global só no contexto GLOBAL. Se não dá merda! 
    III. Está modularizando e limpando/diminuindo o código 
    IV. Desde que contenha a chamada para ele.


ID
151822
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Em relação a tipos abstratos de dados, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Um TAD, em um paradigma procedural (imperativo) usa-se o TAD com objetivo de encapsular detalhes de implementações do código. É uma tentativa de fazer algo que as classes e objetos fazem na programação orientada a objetos.
  • Gabarito: E

    Um Tipo Abstrato de Dados – TAD - é uma coleção bem definida de dados a serem armazenados, e um grupo de operadores que podem ser aplicados para manipulação desses dados. Posteriormente, essa metodologia foi incorporada à própria linguagem de programação, para um protótipo do que é hoje a orientação a objetos (OOP - Object Oriented Programming). Permitindo o controle do acesso às informações de um tipo, a herança e o polimorfismo.
     
     Características Fundamentais:
    > Os operadores do TAD implementam regras bem definidas para manipulação dos valores armazenados;
    > Os valores armazenados devem ser manipulados EXCLUSIVAMENTE pelos operadores do TAD.
     
    A especificação de um TAD descreve quais dados podem ser armazenados, e o que é possível fazer com esses dados através dos operadores do TAD. Mas a especificação do TAD não descreve como isso é ou será efetivamente implementado no programa. Isso pode ser definido em um segundo momento. Ou seja, um Tipo Abstrato de Dado é um modelo abstrato do armazenamento e manipulação de um determinado conjunto de dados de um programa.
  • Por que a B está errada?

  • Também marquei B.

     

    A pilha, então, não admite ser declarada como tipo abstrato?

  • a) ERRADO. De forma resumida, um TAD é um tipo de dados que esconde a sua implementação de quem o manipula; de maneira geral as operações sobre estes dados são executadas sem que se saiba como isso é feito. É como se fosse o conceito de classes na Programação Orientada a Objetos.

    b) ERRADO. Quando trabalhamos com estruturas de dados como pilhas, filas e árvores, podemos fazer uso de tad‟s, pois, além de conter dados, há implementações envolvidas nessas estruturas, por exemplo, inserir um elemento novo em uma fila. Então qualquer estrutura (não apenas algumas, como afirma a letra) pode ser declarada como tad.

    c) ERRADO. Vejam o comentário da letra (B).

    d) ERRADO. Nada impede que dentro dos dados de um tad haja outros tad‟s. É como se declarássemos uma classe onde uma de seus atributos de um tipo de outra outra classe ou até mesmo da própria classe.

  • A: Tipo abstrato de dados ENCAPSULA sim a estrutura de dados.
    B: TODAS as pilhas admitem serem declaradas como tipo abstrato de dados, não ALGUMAS.
    C: Permitem sim.
    D: Um tipo abstrato de dados é um conceito, pode ser composto por tipos primitivos e também complexos.


ID
151831
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Sobre estrutura de dados, considere:

I. Pilha é uma estrutura de dados com acesso restrito aos seus elementos, uma vez que eles são colocados e retirados por um único lado e são ordenados pelo princípio LIFO (last in first out). Assim, sempre que um elemento é adicionado ou retirado seu topo é alterado.
II. Pilha é o tipo de estrutura usada, por exemplo, na avaliação de expressões numéricas, na recursividade e pelos compiladores, na passagem de parâmetros para as funções.
III. Registro é uma estrutura básica que permite guardar coleções de dados de diferentes tipos, sendo normalmente utilizado quando um objeto tem diferentes atributos, isto é, contém campos de diferentes tipos.
IV. Lista pode conter um número qualquer de elementos, expandindo-se ou contraindo-se conforme o elementos são inseridos ou retirados. Nesse tipo de estrutura, os acessos tanto podem ser feitos sequencialmente como diretamente.
V. Fila, assim como a pilha , é uma versão especial de lista, e como tal, seus elementos são ordenados pelo princípio LIFO (last in first out).

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • O erro da IV é que lista só pode ser acessado sequencialmente e o erro da V é que Fila segue os princípios ( FIFO e LILO )
  • Complementando o comentário do Fabrício:

    A lista de que trata a questão é uma lista com alocação encadeada, também conhecida como alocação dinâmica, onde a lista se expande e se contrai conforme os elementos são inseridos ou removidos. Os elementos, não precisam estar contíguos na memória. Neste caso, o acesso somente pode ser realizado percorrendo-se a lista até o elemento desejado.

    Existe também a lista com alocação sequencial, também conhecida como alocação estática. Neste caso, geralmente, é realizada uma reserva prévia de memória para cada estrutura, a inserção e remoção de nós não ocorre de fato, pois o tamanho da lista já está previamente definido. Os elementos permanecem contíguos na memória. Neste caso, o acesso pode ser feito diretamente.

    Concluindo: O acesso ao k-ésimo elemento da lista é imediato na alocação sequencial, enquanto na alocação encadeada obriga o percurso na lista até o elemento desejado.

    Ref: Estrutura de dados e seus algoritmos - Jayme Luiz Szwarcfiter e Lilian Markenson, 2a. edição, pág. 20-35.

  • Por eliminação se mata a questão. Só o conceito de pilha é suficiente, já que o erro do conceito de pilha está na acertiva V e a única alternativa que não apresenta o item V é a letra A.


ID
151837
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em relação à programação orientada a objetos, considere:

I. A afirmação de que o estado de um objeto não deve ser acessado diretamente, mas sim por meio de métodos de acesso, está associada ao conceito de encapsulamento.
II. A classe é constituída por atributos que representam os dados e operações que representam os métodos que podem ser executados.
III. Herança pode ser compreendida como a propriedade que uma classe tem em legar seus elementos constituintes à sua subclasse.
IV. Um diagrama de objetos é um tipo especial de diagrama, composto por objetos e seus vínculos, que compartilha as mesmas propriedades comuns a todos os outros diagramas.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a dúvida pertinente na questão é a palavra legar. Legar significa - diionário michaellis:

    legar

    le.gar
    (lat legare) vtd 1 Enviar (alguém) como legado. 2 Deixar em testamento: Legar uma propriedade. Não lhe legou em testamento coisa alguma. 3 Transmitir: Legara uma enfermidade aos descendentes.

    Gabarito= todos os itens estão corretos - letra A

  • Fiquei com dúvida na IV, mas não tem como não marca-lá. 

    Um diagrama de objetos é um tipo especial de diagrama, composto por objetos e seus vínculos, que compartilha as mesmas propriedades comuns a todos os outros diagramas.?
  • Acredito que o item II esteja incorreto, pois não são as operações que representam os métodos que podem ser executados, mas os métodos que representam as operações.

    II. A classe é constituída por atributos que representam os dados e operações que representam os métodos que podem ser executados.

    Uma fonte:
    Definição de Comportamento na Página 13 da Monografia de Soila Mara Pereira Rosado publicada no endereço abaixo:
    http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/8696AD00ABA6249303256FD9005119A8/$File/NT000A62B6.pdf
  • Grady Booch afirma:
    “Um diagrama de objetos é um tipo especial de diagrama e compartilha as mesmas
    propriedades comuns a todos os outros diagramas ou seja, um nome e o conteúdo
    gráfico que formam uma projeção em um modelo. O que distingue um diagrama de
    objetos de todos os outros tipos de diagramas é o seu conteúdo particular.


ID
151849
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Na arquitetura cliente-servidor, a característica que diferencia um sistema em múltiplas camadas de um que utiliza apenas três camadas reside na

Alternativas
Comentários
  • Ao meu ver, a alternativa D está errada também. Há vários frameworks no mercado que disponibilizam modelos cliente-servidor em 3 camadas e que também possuem essa vantagem (eliminação da necessidade de instalações de programas cliente e também de manutenções nos desktops dos usuários. )... Zend Framework, se precisam de um exemplo.
  • O enunciado pergunta a caracteristica que diferencia da de multipla camadas. Ao meu ver, para a opção D estar correta, deveria constar como obrigação de instalação de cliente.

  • Segue uma boa distinção que encontrei na internet...

     

    Aplicações em 3 Camadas

    Quando um sistema cliente-servidor é desenvolvido retirando-se a camada de negócio do lado do cliente.

    Apresentação: Continua no programa instalado no cliente. Alterações na Interface do programa, geram a necessidade de atualizar a aplicação em todos os computadores, onde esta está sendo utilizada. Porém cabe ressaltar, que alterações na interface, são menos freqüentes do que alterações nas regras do negócio.
    Lógica: São as regras do negócio, as quais determinam de que maneira os dados serão utilizados. Esta camada foi deslocada para o Servidor de aplicações. Desta maneira, quando uma regra do negócio for alterada, basta atualizá-la no Servidor de aplicações. Após a atualização, todos os usuários passarão a ter acesso a nova versão, sem que seja necessário reinstalar o programa em cada um dos computadores da rede. Vejam que ao centralizar as regras do negócio em um Servidor de aplicações, estamos facilitando a tarefa de manter a aplicação atualizada.
    Dados: Nesta camada temos o servidor de Banco de dados, no qual reside toda a informação necessária para o funcionamento da aplicação. Cabe ressaltar, novamente, que os dados somente são acessados através do Servidor de aplicação, e não diretamente pela aplicação Cliente.

     

    Aplicações em 4 Camadas (Web Based)

    A idéia básica do modelo de 4 camadas, é retirar a apresentação do cliente e centralizá-las em um determinado ponto, o qual na maioria dos casos é um servidor Web. Com isso o próprio Cliente deixa de existir como um programa que precisa ser instalado em cada computador da rede.

     

    Fonte: http://www.diegomacedo.com.br/arquitetura-de-aplicacoes-em-2-3-4-ou-n-camadas/

  • Rapaz, a menos tosca é a D.

    A alternativa D não está totalmente certa.


ID
151867
Banca
FMP Concursos
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em CSS, a propriedade background-image é usada para configurar uma imagem de fundo. Pode ser usada em JavaScript, com a seguinte sintaxe:

Alternativas
Comentários
  • basta lembrar como se define um propriedade:

    nomedoelemento.propriedade
    ex: 
    objeto document
    propriedade mudar cor do backgrpund

    document.bgcolor=`#FF0F';
  • Exemplo:
    document.getElementById('bg_image').style.backgroundImage=url('sample.gif');
  • Letra B.


ID
151870
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Também conhecido por teste estrutural ou orientado à lógica, é uma técnica de teste de software que trabalha diretamente sobre o código fonte do componente de software para avaliar aspectos, tais como, teste de condição, teste de fluxo de dados, teste de ciclos e teste de caminhos lógicos. Trata-se da técnica de teste

Alternativas
Comentários
  • Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teste_de_software

    Caixa-branca:

    Também chamada de teste estrutural ou orientado à lógica, a técnica de caixa-branca avalia o comportamento interno do componente de software. Essa técnica trabalha diretamente sobre o código fonte do componente de software para avaliar aspectos tais como: teste de condição, teste de fluxo de dados, teste de ciclos, teste de caminhos lógicos, códigos nunca executados.

  • Engenharia de Software - Teste de Software - Teste de Caixa Branca - Teste Caixa de Vidro Teste Comportamental - Teste Estrutural - Estrutura Interna - Logica do Programa - Decisoes Logicas

  • Gabarito A

    Essas técnicas de Teste se dividem entre Funcional e Estrutural, sendo que o Teste Funcional, ou Teste de Caixa Preta (Black Box), é aquele que tem como alvo verificar se a implementação está de acordo com o que foi especificado. Já o Teste Estrutural, também chamado de Teste de Caixa Branca (White Box), busca garantir que o software desenvolvido esteja bem estruturado internamente, portanto, funcionando corretamente.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !
     


ID
151876
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A Unified Modelling Language (UML) é uma linguagem ou notação de diagramas para especificar, visualizar e documentar modelos de software orientados por objetos. Na UML,

Alternativas
Comentários
  •      a) a representação adequada do desenho e a descrição dos mecanismos internos de um sistema são responsabilidade dos diagramas de Caso de Uso.

    Os diagramas de caso de uso são utilizados para obter uma visão alto-nível do sistema, mostrando suas funcionalidades partindo da perspectiva dos atores (usuários do sistema). São importantes para a elicitação dos requisitos e talz, e é ruim que um diagrama feito para atender aos usuários e o pessoal dos requisitos mostre alguma coisa interna do sistema.

        b) os elementos representam todo o sistema e ordenam as atividades sobre o que fazer primeiro.

    Se atividade estiver se referindo as atividades de implementação de software, a UML não é uma metodologia, ela não tem interesse em dizer como o sistema deve ser feito.

        c) o Diagrama de Colaboração mostra atores, casos de uso e seus relacionamentos.

    Este é o Diagrama de Caso de Uso. O Diagrama de Colaboração, também chamado de Diagrama de Comunicação, descreve quais as mensagens que os objetos trocam entre si em um processo. É um diagrama com propósito semelhante ao Diagrama de Sequência, mas não informa o tempo que essa troca de mensagens ocorre, como este último.

        d) os elementos são usados para criar diagramas.

    Só pode ser esse.

        e) os Diagramas de Distribuição mostram o desenho conceitual dos aplicativos de bancos de dados.

    Não. O Diagramas de Distribuição (ou Implantação) mostra a estrutura física necessária para acomodar o sistema. Hardware, protocolos de comunicação, links de enlace e rede, etc...
  • Um elemento pode existir em diversos tipos de diagramas, mas existem regras que definem que elementos podem ser mostrados em que tipos de diagramas. Alguns exemplos de modelos de elementos são as classes, objetos, estados, pacotes e componentes. Os relacionamentos também são modelos de elementos, e são usados para conectar outros modelos de elementos entre si

  • Comentando a letra B: Os elementos e diagramas não conseguem representar o sistema como um todo, sendo necessária sua divisão em vários diagramas e diferentes visões. 

    Fonte: http://www.etelg.com.br/paginaete/downloads/informatica/apostila_uml.pdf


ID
151879
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Num banco de dados relacional,

I. a arquitetura pode ser descrita de maneira informal ou formal. Assim, os termos tabela, linha e coluna, da descrição informal correspondem, respectivamente, aos termos relação, tupla e atributo, na descrição formal.
II. a coleção de informações armazenadas em um determinado momento é chamada de instância do banco de dados. O projeto geral do banco de dados é chamado de esquema de banco de dados; os esquemas não mudam com frequência.
III. os relacionamentos um-para-um ou um-para-muitos são implementados por meio do uso de uma chave estrangeira, que nada mais é do que um campo na tabela relacionada que faça referência a valores existentes no campo de outra tabela.
IV. uma relação está na primeira forma normal (FN1) se os valores de seus atributos são atômicos e monovalorados, ou seja, seus atributos não contêm grupos repetidos.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I. Tabela é igual a entidade e não relação. O resto esta ok. ERREI NESSA, NÃO SABIA QUE TABELA ERA RELACIONAMENTO INFORMALMENTE.
    II. Correto!. Instâncias são popularmente conhecidas como registros. Já as entidades são popularmente conhecidas como as tabelas. OK!
    III. 1:1 ou 1:N, são representados e implementados por chaves estrangeiras. M:N são representados por um tabela. OK!
    IV. Uma relação estará na Primeira forma normal 1FN, se e somente se todos os domínios básicos contiverem somente valores atômicos (não contiver grupos repetitivos). OK!
  • Poxa errei essa porque achei que 1:1 sempre faziamos a fusão das tabelas, mas isso só pra melhorar o desempenho, é possivel a chave estrangeira tb. Não erro mais. :)
  • Esta eu errei também por não saber que uma tabela é considerada uma relação


ID
151885
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

É um tipo de organização em que o arquivo é visto como uma sequência numerada de blocos de registros. Estes registros são identificados por uma chave principal, cujo endereço físico para armazenamento é dado por meio do valor desta chave ou de um valor calculado a partir dela. Um arquivo de organização relativa tem que possuir chave de conteúdo numérico, para possibilitar o cálculo do endereço e a localização do registro na área de dados. Para encontrar um arquivo, primeiro pesquisa-se o arquivo de índice para obter o apontador que, então, realizará o acesso ao arquivo.

A descrição acima é típica da organização

Alternativas
Comentários
  • Organização de arquivos Indexada - Um índice consiste numa coleção de entradas, uma para cada registro de dados, contendo o valor de uma chave de atribuição e um ponteiro de referência que acessa imediatamente aquele registro.  Os índices são classificados de acordo com a chave de atribuição, proporcionando rapidez na pesquisa.  Quando os arquivos são muito grandes é que se faz jus ao uso de índices, formando vários níveis.  Quanto mais níveis tivermos, mais longa será a pesquisa, sendo que em cada nível  (constituído por vários blocos de índices) apenas um índice será acessado. 

    Organização de arquivos sequencial - O método de acesso seqüencial é o mais conhecido e mais freqüentemente utilizado. Num arquivo seqüencial, a ordem lógica e física dos registros armazenados é a mesma. Como os registros são armazenados um após o outro em seqüencia, a leitura de um registro n requer que os n- 1 registros anteriores também sejam lidos. Historicamente o método seqüencial é associado à fita magnética devido à natureza seqüencial do meio de armazenamento, porém é possível gravar arquivos seqüenciais em meios de acesso direto como discos.

    Organização de arquivos invertidos - São arquivos que são criados ou classificados tendo como ponto de referência índices ou outras chaves de atribuição. Logo, um arquivo indexado pode ter vários índices, cada um contendo como chave de atribuição um campo de registro. 

    Organização de arquivos sequencial indexada - Quando o volume de acessos aleatórios torna-se significativo, surge a necessidade de uma estrutura de acesso eficiente para a localização de um registro dado o argumento de pesquisa. Esta organização consiste essencialmente de um arquivo seqüencial acrescido de um índice, oferecendo acesso serial ordenado e aleatório eficientes. Além do arquivo seqüencial e do índice, esta organização ainda prevê uma área de extensão 
    (ou área de overflow) , utilizada para a implementação da operação de inserção de registros
  • Copiado e cuspido desta apostila


    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA-ZYAK/introducao-a-banco-dados?part=2
  • Simples e objetivo:

    http://www.ufpa.br/sampaio/curso_de_estdados_2/organizacao_arquivos/organizacao_arquivos.htm#3


ID
151891
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No Oracle 10g,

Alternativas
Comentários
  • a) Um novo parâmetro de inicialização RESUMABLE_TIMEOUT que pode ser alterado dinamicamente, foi introduzido no Oracle 10g para armazenar o tempo (valor em segundos) que uma sessão deverá ficar suspensa no caso de a mesma detectar que a operação corrente gerou uma exceção por falta de espaço no tablespace. O valor padrão deste parâmetro é 0 (zero), ou seja, este recurso é desabilitado por padrão. 

    b) A ativação a nível de sistema foi introduzida adicionalmente na versão 10g, que também já possuía à nível de sessão

    c) Apenas na versão 9i tinha a opção de ativação unicamente a nível de sessão

    d) CORRETA

    e) Precisa da concessão de privilégios

    Adicionalmente...

    A ativação da alocação de espaço recuperável (resumable space allocation) pode ser um recurso útil ao DBA para operações de importação, carga de dados e processos em lote que manipulam muitos dados. Geralmente por serem operações longas, as mesmas podem ocasionar erros de banco de dados pelo fato do mesmo não conseguir alocar extensões suficientes para um segmento dentro de um tablespace. Para um DBA desavisado isto pode acarretar em um desperdício de tempo imenso pelo fato de toda a transação ser abortada. Imagine uma operação de (INSERT ... SELECT) que manipula milhões de linhas em uma tabela: Dependendo do banco de dados, esta operação poderá levar horas para terminar e, caso após 40 minutos de processamento, um erro ser exibido na tela informando que não foi possível estender o segmento devido à falta de espaço no tablespace, ou porque a cota de espaço no tablespace foi excedida, com certeza é desanimador. Em versões anteriores ao Oracle 9i, esta operação precisaria ser re-executada, mas a partir do Oracle 9i estas operações que abortam devido à problemas de armazenamento, podem ser suspensas e resumidas assim que o problema for solucionado sem ocasionar a perda de dados do que já foi processado.

    [1] http://eduardolegatti.blogspot.com/2008/08/gerenciando-alocao-de-espao-recupervel.html


ID
151897
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No PL SQL, uma procedure pode ser chamada a partir de uma

I. aplicação.
II. outra procedure.
III. uma query.
IV. trigger.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Como é possível chamar uma procedure a partir de uma query?
  • Também não concordo com esse gabarito.


    Procedures são subprogramas que têm por objetivo executar uma ação específica. Elas não retornam valores, não sendo, portanto, utilizadas em atribuições a variáveis ou como argumento em um comando SELECT.
     
  • Eu fiquei com dúvida em chamar diretamente pela aplicação.

    Entretanto, sabia que uma stored procedured podia ser chamada por uma aplicação. Logo, concluí, que podia ser chamada dentro de uma aplicação, dentro de uma query. Ex: select verifica_cpf('000.000.000-00')
  • Na documentação da Oracle, informa que uma procedure pode ser chamada das seguintes formas:

    Procedures can be called from many different environments. For example:

         A procedure can be called within the body of another procedure or a trigger.

         A procedure can be interactively called by a user using an Oracle Database tool.

         A procedure can be explicitly called within an application, such as a SQL*Forms or a precompiler application.

         A stored function can be called from a SQL statement in a manner similar to calling a built-in SQL function, such as LENGTH or ROUND.

    Dessa maneira, podemos através de uma declaração SQL chamar uma function que, por sua vez, poderá chamar uma procedure.

    Fonte: http://docs.oracle.com/cd/B19306_01/appdev.102/b14251/adfns_packages.htm#i1007682


ID
151909
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Na linguagem SQL, considere os comandos relativos à Linguagem de Definição de Dados ? DDL e à Linguagem de Manipulação de Dados ? DML:

a. ALTER
b. CREATE
c. DELETE
d. DROP
e. INSERT
f. SELECT
g. SET

A associação entre os comandos e suas respectivas linguagens de definição e manipulação de dados está correta em:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    DDL - abd
    DML - cefg


    As instruções DDL fazem referência a estrutura da tabela, enquanto as da DML fazem referência aos registros contidos na tabela

ID
151915
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O tipo de conexão que tem como principal característica a diferença na velocidade do tráfego de dados entre os dois sentidos, ou seja, entre o download e o upload, é

Alternativas
Comentários
  •  

    ADSL – Assymetric DSL 

    Essa tecnologia utiliza, em termos de infraestrutura, os cabos de pares trançados da rede de telefonia pública, também chamada de tecnologia de linha digital assimétrica. Esse é o principal serviço atualmente comercializado pelas operadoras de telefonia, como speedy, Velox, turbonet, entre outros. 

    Uma de suas limitações está no quesito “distância”. Sua implementação nativa fornece suporte a distâncias de até 5 km, aproximadamente, sendo que quanto maior a distância, maior a limitação da taxa de transferência dos dados. 

    O termo “assimétrico” que define essa tecnologia é devido ao fato de que a taxa de transferência de download (dados com destino ao cliente) é maior que a de upload (dados com destino à operadora). Enquanto a primeira suporta até 8Mbit/s, o segundo suporta até 640 kbit/s. 


ID
151924
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Tanto no modelo OSI quanto na pilha de protocolos TCP/IP, é a camada que faz a interface entre o programa que está enviando ou recebendo dados e a pilha de protocolos. Atrelados, evidentemente, aos seus respectivos programas, vários protocolos podem ser usados nesta camada. Trata-se da camada

Alternativas
Comentários
  • 1.- Camada Física (Physic Layer) - Define as características do meio físico de transmissão de rede, conectores, interfaces, codificação ou modulação dos sinais, etc.

    2.- Ligação de Dados (Data-Link) - Procede à montagem dos pacotes de bits no formato apropriado à sua transmissão na rede; controla o acesso aos meios físicos de transmissão e o fluxo dos pacotes entre os nós da rede; faz controlo de erros.

    3.- Rede (Network) - Estabelece com base nos endereços dos pacotes das mensagens, um caminho, através dos nós da rede ou interligação de redes, para o percurso das mensagens até ao seu destino.

    4.- Transporte (Transport) - Controla o fluxo de informação transmitida e recebida, de forma a que os pacotes das mensagens sejam entregues correctamente.

    5.- Sessão (Session) - Estabelece, mantém e coordena o intercâmbio de dados entre emissor e receptor durante uma sessão de comunicação.

    6.Apresentação (Presentation) - Contribui para a codificação e descodificação dos dados ao nível do seu formato visual; procede a conversões de formatos entre sistemas diferentes.

    7.Aplicação (Application) - Estabelece um interface entre o software de aplicação do utilizador e as camadas inferiores.


ID
151930
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

CMMI (Capability Maturity Model Integration) é um modelo de referência criado para ser um guia com o objetivo de melhorar os processos organizacionais e a habilidade desses em gerenciar o desenvolvimento, a aquisição e a manutenção de produtos e serviços. Possui duas representações: contínua ou por estágios, caracterizadas por Níveis de Capacidade e Níveis de Maturidade, tendo alguns deles, em ambos os modelos, a mesma denominação. São elas:

Alternativas
Comentários
  • Há dois tipos de representações do CMMI: por estágios e contínua.Na representação mais rígida, a por estágios, encontramos os seguintes níveis de maturidade:1 - Início2 - Gerenciado3 - Definido4 - Gerenciado Quantitativamente5 - Em OtimizaçãoNa representação contínua, denominada de modelo de capacitação, temos os seguintes níveis:0 - Incompleto1 - Realizado2 - Gerenciado3 - Definido4 - Gerenciado Quantitativamente5 - Em OtimizaçãoPortanto, o nível 1 do modelo de capacidade é nomeado diferentemente do nível 1 do modelo de maturidade. Além disso, não existe o nível 0 de capacidade na representação por estágios.Logo, o item (c) está CORRETO.
  • Para acertar essa questão, observe a dica do colega anterior, onde podemos nos focar nos termos que são diferentes nos dois casos, que são: Inicial e Incompleto. Sendo que esses dois termos não existem apenas na opção "C", marque a "C" sem  medo.
  • No CMMI temos duas representações, são elas:
    - Representação Contínua: Mede os Níveis de Capacidade, é utilizada para uma área de processo ou um conjunto de áreas.
    Níveis de Capacidade
    Nível 0: Incompleto
    Nível 1: Executado
    Nível 2: Gerenciado
    Nível 3: Definido
    Nível 4: Gerenciado quantitativamente
    Nível 5: Em Otimização

    - Representação por Estágios: Mede os Níveis de Maturidade, é utlizada para as áreas associadas a cada nível de maturidade.
    Níveis de Maturidade
    Nível 1: Inicial
    Nível 2: Gerenciado
    Nível 3: Definido
    Nível 4: Gerenciado Quantitativamente
    Nível 5: Em otimização