-
GABARITO LETRA E.
O WiMax é uma tecnologia de acesso sem fio (wireless) que oferece acesso a banda larga a grandes distâncias que variam de 6 a 9 km. Similar a telefonia celular, onde a cobertura é implantada em formato de células. Deste modo é possível a transmissão da estação base para uma estação terminal que oferece acesso a uma rede local, como por exemplo, uma rede WiFi, ou até mesmo diretamente para dispositivos de usuários. De modo simplificado, no WiMax um equipamento em uma torre (semelhante às de telefonia celular) transmite o sinal aos assinantes que, por sua vez, utilizam um equipamento especializado para a recepção do sinal, que pode ficar, por exemplo, no alto (telhado) de uma casa ou de um prédio, ao lado do computador de mesa, ou até mesmo embutido em notebooks ou dispositivos portáteis, onde também podem ser utilizadas placas e adaptação.
-
3G: é a terceira geração da tecnologia que permite acessar a internet com o celular, também por meio de uma faixa de frequência de ondas eletromagnéticas. Com o 3G é possível trocar dados com maior velocidade, ver televisão pelo celular e até fazer vídeochamadas.
4G: é uma evolução da tecnologia de conexão pelos celulares, até 100 vezes mais rápida que a 3G. Além de mais qualidade nas chamadas de voz, vídeochamadas e navegação, comporta mais conexões em uma mesma antena. Essa tecnologia ainda está em fase de implantação aqui no Brasil, apesar de já estar presente em alguns dispositivos como celulares e tablets de última geração.
Wimax: é uma versão mais aprimorada do Wi-Fi, que também funciona por ondas eletromagnéticas, mas permite melhor transmissão de dados e uma área de cobertura muito maior devido a antenas mais potentes. Essa nova tecnologia chega onde operadoras de telefonia ou de TV a cabo não conseguem alcançar e, por isso, pode beneficiar regiões rurais onde ainda não há cabeamento.
-
De modo simplificado, no WiMax (que é a evolução do WiFi) um equipamento em uma torre transmite o sinal aos assinantes que, por sua vez, utilizam um equipamento especializado para a recepção do sinal, que pode ficar, por exemplo, no telhado de uma casa ou prédio, ao lado do computador de mesa, ou até mesmo embutido em notebooks ou dispositivos portáteis, onde também podem ser utilizadas placas e adaptação. O WiMax é uma tecnologia de acesso sem fio (wireless e também é conhecida como padrão IEEE 802.16) que oferece acesso a banda larga a grandes distâncias que variam de 6 a 9 km (TELECO 2008).
.
Já a rede WiFi precisa de cabeamento: o sinal de internet chega até o roteador através da infraestrutura da rede telefônica ou da TV a cabo. Esse equipamento transmite ondas de rádio até os equipamentos como os notebooks, tablets e smartphones. Sua popularização possibilitou a população geral a ter acesso a internet mais fácil e com mais mobilidade.
-
chute certeiro... nunca ouvi falar em WiMax
-
nunca nem vi
-
a) ERRADO. É o contrário!
O WiMax é uma tecnologia wireless IEEE 802.16 que oferece acesso a banda larga a grandes distâncias (6 a 9 km). No WiMax há um equipamento em uma torre (semelhante ao de telefonia celular) que transmite o sinal aos assinantes que, por sua vez, utilizam um equipamento para a recepção, que pode ficar, no telhado de uma casa ou de um prédio (como uma antena), ao lado do computador de mesa, ou até embutido em dispositivos portáteis. Ou seja, você sai de casa, e o sinal te acompanha por mais 5, 6, 10 km...
Já o Wifi é também uma tecnologia wireless, porém IEEE 802.11 que precisa de cabeamento para transmitir o sinal de internet. Este sinal chega até o roteador através da rede telefônica ou TV a cabo por ondas de rádio. Portanto, baixa transmissão, pequenas distâncias.
WiMax é uma evolução da Wi-Fi.
b) ERRADO. Vide comentários letra A.
c) ERRADO. É um tipo de conexão banda larga sem fio. O sistema permite que voz, dados e imagens sejam transmitidos e acessados em alta velocidade, via rede celular.
d) ERRADO. Vide comentários letra A
e) GABARITO.
-
A internet SKY que uso se classifica em qual dessas aí, alguém poderia dizer? Também nunca ouvi falar nessa WiMax!
-
Wi-Fi e WiMAX II: Conceitos do WiMAX
O WiMax é uma tecnologia de acesso sem fio (wireless) que oferece acesso a banda larga a grandes distâncias que variam de 6 a 9 km (TELECO 2008). Similar a telefonia celular, onde a cobertura é implantada em formato de células. Deste modo é possível a transmissão da estação base para uma estação terminal que oferece acesso a uma rede local, como por exemplo, uma rede WiFi, ou até mesmo diretamente para dispositivos de usuários
-
Entendi que é uma evolução.
mas parece que ele ta dizendo que o Wifi nao tem acesso sem fio!
--WiMax é uma evolução da Wi-Fi, sendo uma tecnologia que permite acesso sem fio à internet...
sendo uma tecnologia que TAMBEM PERMITE permite acesso sem fio à internet
redação fraca!
Fcc.... morre diabo
-
WiMAX, um termo criado pelo WiMAX Fórum*, é uma sigla de Worldwide Interoperability for Microwave Access.
WiMAX é uma tecnologia de comunicações de rede sem fio de próxima geração. A tecnologia é semelhante ao Wi-Fi, mas fornece acesso de banda larga numa área maior com menos interferência.
WiMAX habilita o acesso de Internet móvel. Os computadores laptop e dispositivos móveis para Internet habilitados para o serviço WiMAX podem acessar a Internet praticamente em qualquer lugar dentro de áreas de cobertura e onde pontos de conexão Wi-Fi não estão disponíveis. Você pode estar em um barramento de viajar por toda a cidade e permanecer conectado. Para estações WiMAX fixas, caracterizadas por modem de assinante do escritório ou home e antena externa, a faixa de alcance pode abranger vários milhas quadrado.
WiMAX fornece acesso à Internet quando estiver em movimento.
A WiMAX oferece velocidades de acesso à Internet semelhantes às conexões de DSL e cabo diretamente ao seu computador laptop habilitado para WiMAX ou dispositivo portátil à Internet.
WiMAX preenche entre pontos de conexão Wi-Fi e amplia o acesso à Internet em qualquer lugar.
Benefícios:
WiMAX fornece acesso à Internet em mais lugares do que os pontos de conexão Wi-Fi atuais e serve os usuários móveis com uma gama mais ampla de cobertura sem fio. Conexões de alta velocidade fornecem acesso a conteúdo sofisticado, mídia complexas e experiências de jogos. WiMAX permite a conectividade em banda larga em qualquer lugar:
Vídeo-conferência no parque.
Acesse a livraria mais próxima ou receber orientações sobre um restaurante em movimento.
Faça o download de filmes estando no campo de futebol.
Streaming de transmissões de rádio e televisão da Internet.
Mantenha-se produtivos na estrada, sem ter que procurar para pontos de conexão.
Envolva-se em uma batalha de vídeo tridimensional, de vários jogador em um trem.
Informações técnicas :
WiMAX é um sistema de alta velocidade de banda larga digital de telecomunicações sem fio destinado à cobertura de grandes áreas. Estações fixas de acesso pode estender até 30 milhas (50 km) durante a faixa de estações móveis de 3 a 10 milhas (5 a 15 km). WiMAX se baseia no IEEE 802.16* padrão para redes de área metropolitana sem fios (WMANs).
-
Ajudava pra matar a questão:
- Nós meros concurseiros pobres mortais não usamos sátelite, essa porra é cara pra car@*#*#
-O infravermelho quem usou o celular da época, sabe que se colocar a mão na frente o sinal não chega, e com o wifi não é assim...
-Letra A fala que é o oposto do wifi, mas o wifi também tem curto alcance
-WiMax é uma evolução que tem um alcance de quilômetros
FONTE: ME
kkkkkkkk
-
Essa deveria ter sido anulada por ter 2 respostas corretas: C e E.
3G de fato é uma das possibilidades de conexão de computadores usando banda larga sem fio. Todo mundo ja deve ter visto gente na rua usando um modem 3g, que parece um pendrive, espetado na usb de um notebook. Aquilo usa o mesmo chip usado em celulares, de conexão 3g/4g, e permite que um computador acesse banda larga sem fio. Embora seja usada na maioria do tempo em celulares, 3g pode sim ser usado pra conectar computadores. E como a questão fala que "é uma das possibilidades", não tem nem o que discutir. Ta correta.
-
Em alta velocidade, Guilherme Oliveira??
-
A letra "E" não é uma afirmativa lógica: Ela alega a que o WiMax tem vantagem sobre o Wi-fi, mas não da uma justificativa que diferencia ambas.
-
Rafael Copque
"Alta velocidade" é um conceito muito subjetivo e não acredito que seja o ponto da questão, mas considerando que a rede 3g pode atingir velocidades que ultrapassam 20 Mbps e a velocidade média de banda larga no Brasil, em 2017, ainda não tinha atingido nem 7 Mbps, acredito que sim, pode ser considerada uma rede de alta velocidade.
-
WiMax não era aquele cinema fodátisco para filme 3d? :-)
-
Wimax permite acesso sem fio à internet. e o wifi não faz EXATAMENTE isso??? não vi lógica nenhuma
-
@Latuya, o wifi faz exatamente isso porém não tem alternativa que descreva corretamente o wifi.
-
Vcs tb estudam informática e sentem que estão secando gelo?
-
A internet fornecida pelas empresas de tv a cabo (Net, Sky, etc.) é uma rede hibrida, pode ser via cabo coaxial, fibra optica ou, em alguns casos, ADSL.
-
Anos 2000:
"- Me passa essa foto ai, meu celular nao tem câmera"
- Por bluetooth ou infravermelho?"
-
Ana Carol lindíssima falou tudo
-
WiMax é aquela tecnologia das salas de cinema né? kkkkkk cada lágrima é um k
-
a) WiMax não é uma rede de curto alcance.
B) sobre wi-fi, O usuário não poderá acessar a internet a até 1 km do aparelho receptor, é geralmente de até 100 metros, mas se a rede for do padrão IEEE 802.11n a distância pode chegar até 300 metros.
C) 3G não é via satélite.
d) wi-fi não é via infravermelho
E) correta
-
chamada rede Wi-Fi é uma rede sem fio (também chamada de wireless) na qual podemos ter acesso à internet apenas por sinal de ondas de rádio, assim como as televisões e os celulares, não sendo necessária a utilização de fios conectores.
As ondas de rádio são ondas eletromagnéticas (formadas pela combinação dos campos elétrico e magnético que se propagam no espaço perpendicularmente transportando energia) utilizadas pelas emissoras de rádio.
Basicamente, nos locais onde há sistemas que fazem uso de ondas de rádio, um circuito elétrico é o responsável por provocar a oscilação de elétrons na antena emissora. Estes elétrons são acelerados e, em virtude disso, emitem ondas de rádio, as quais transportam as informações até uma antena receptora.
As redes Wi-Fi, utilizadas para fornecer acesso sem fio à internet, operam de forma análoga: um adaptador (sem fio) para computadores capta as informações e as traduz na forma de sinais de rádio, as quais são transmitidos com o auxílio de uma antena.
O WiMax é uma tecnologia de acesso sem fio (wireless) que oferece acesso a banda larga a grandes distâncias que variam de 6 a 9 km (TELECO 2008). Similar a telefonia celular, onde a cobertura é implantada em formato de células. Deste modo é possível a transmissão da estação base para uma estação terminal que oferece acesso a uma rede local, como por exemplo, uma rede WiFi, ou até mesmo diretamente para dispositivos de usuários.
3g = ondas eletromagneticas tbm
-
WiMax é uma evolução da Wi-Fi, sendo uma tecnologia que permite acesso sem fio à internet.
A letra A está com os conceitos trocados.
A letra B está errada, porque O Wi-Fi utiliza de ondas de rádio de curto alcance, enquanto que o Bluettoth utiliza outra frequência (para ambos, a distância não chegará a 1 km).
A letra C está errada, porque 3G é telefonia celular.
A letra D está errada, porque o roteador recebe o sinal com cabeamento e distribui por Wi-Fi.
Gabarito: Letra E.
-
(a) Errado, a questão inverteu os conceitos.
O Padrão Bluetooth tem o objetivo de integrar equipamentos periféricos. Utilizado em Rede WPAN (Wireless Personal Area Network) – eles padronizam uma rede de baixo custo, curto alcance, baixas taxas de transmissão e sem fio.
(b) Errado, são ondas eletromagnéticas de rádio e de curto alcance.
- 3ª Geração (3G): utilizando tecnologia digital UMTS, oferece banda larga através da telefonia celular.
(c) Errado, ela realmente oferece conexão banda larga, mas não via satélite, é via antena.
Como alternativa, ele pode trabalhar em outra frequência de onda de rádio!
(d) Errado, o sinal chega no roteador por meio de cabos e um Access Point ou um Roteador Wireless o difundem via wi-fi.
O Padrão WiMAX especifica um padrão sem fio de alta velocidade para Redes Metropolitanas (WMAN), criado por um consórcio de empresas para promover interoperabilidade entre equipamentos.
(e) Correto. Questão perfeita!
-
Não conhecia esse WiMax mas será um prazer trabalhar com essa tecnologia seja bem vindo.
-
"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."
João 8:32
-
O padrão IEEE 802.16, completo em outubro de 2001 e publicado em 8 de abril de 2002, especifica uma interface sem fio para redes metropolitanas.
-
A) errado: é para longo alcance.
B) errado: as ondas não são do tipo bluetooth,mas sim eletromagnéticas. Além disso,o alcance do wifi não é tão longo assim.
C) errado: não é via satélite,mas sim via antena.
D)errado: a internet chega ao roteador por meio de cabos.
-
O WiMax tecnologia de acesso sem fio (wireless) que oferece acesso a banda larga a grandes distâncias que variam de 6 a 9 km (TELECO 2008). Similar a telefonia celular, a cobertura é implantada em formato de células. Deste modo é possível a transmissão da estação base para uma estação terminal que oferece acesso a uma rede local, como por exemplo, uma rede WiFi, ou até mesmo diretamente para dispositivos de usuários.
O WiMax foi desenvolvido para atender a necessidade de um acesso à Internet móvel (sem fio) e de banda larga na última milha (a conexão entre o assinante residencial/corporativo e a provedora do serviço de acesso), serviço este que atualmente é atendido por conexões com fio, que usam a infra-estrutura da rede telefônica, de TV a cabo ou especializada (ex.: fibra óptica). Porém estas conexões não atendem o mundo dos negócios cada vez mais rápido e dinâmico. De modo simplificado, no WiMax um equipamento em uma torre (semelhante às de telefonia celular) transmite o sinal aos assinantes que, por sua vez, utilizam um equipamento especializado para a recepção do sinal, que pode ficar, por exemplo, no alto (telhado) de uma casa ou de um prédio, ao lado do computador de mesa, ou até mesmo embutido em notebooks ou dispositivos portáteis, onde também podem ser utilizadas placas e adaptação.
-
primeiro que nem o 4G é bom, quem dirá o 3G