SóProvas



Prova FEPESE - 2017 - SES-SC - Enfermeiro


ID
2539018
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Fundamental é chegar ao essencial


“Por que eu preciso morar em grandes cidades, viver desesperado dentro de um carro para lá e para cá, restringir imensamente meu tempo de convivência com as pessoas de que eu gosto, reduzir o meu ócio criativo para ficar num lugar onde vão me oferecer apenas e tão somente dinheiro?”Essa é uma dúvida que provavelmente atravessou muitas pessoas no trajeto de ida ou de volta do trabalho.

Para alguns, a resposta a esse questionamento poderia vir de pronto: “Porque sem dinheiro não se vive”. Sim, sem dinheiro não se vive, mas só com dinheiro não se vive. Há uma mudança em curso no mundo do trabalho. As pessoas estão começando a fazer uma distinção necessária entre o que é essencial e o que é fundamental.

Essencial é tudo aquilo que você não pode deixar de ter: felicidade, amorosidade, lealdade, amizade, sexualidade, religiosidade. Fundamental é tudo aquilo que o ajuda a chegar ao essencial. Fundamental é o que lhe permite conquistar algo. Por exemplo, trabalho não é essencial, é fundamental. Você não trabalha para trabalhar, você trabalha porque o trabalho lhe permite atingir a amizade, a felicidade, a solidariedade. Dinheiro não é essencial, é fundamental. Sem ele, você passa dificuldade, mas ele, em si, não é essencial. O que eu quero no meu trabalho é ter a minha obra reconhecida, me sentir importante no conjunto daquela obra. Essa visão do conjunto da obra vem levando muitas pessoas a questionar o que, de fato, estão fazendo ali.

Isso não é exclusivo do mundo do trabalho, mas vale para a vida em geral. Nós estamos substituindo paulatinamente a preocupação com os “comos” por uma grande demanda em relação aos “porquês”. O nosso modo de vida no Ocidente está em crise e algumas questões relevantes vêm à tona: a compreensão sobre a nossa importância, o nosso lugar na vida, o que vale e o que não vale, qual é o próprio sentido da existência. Afinal de contas, a ciência nos prometera há cem anos que, quanto mais tecnologia, mais tempo livre haveria para a família, para o lazer, para a amorosidade.

Ora, durante os últimos cinquenta anos se trabalhou em busca de um lugar no mundo do fundamental: a propriedade, o consumo. Isso não satisfaz a nossa necessidade de reconhecimento, de valorização. Hoje temos um fosso entre o essencial e o fundamental, que leva as pessoas a ficarem absolutamente incomodadas: “Por que eu estou fazendo isso?” E a nossa lista dos “porquês” foi sendo substituída pela lista dos “apesar de”: “Apesar do salário...”, “Apesar das pessoas...”, “Apesar desse ambiente, eu faço”. É muito diferente de se ter razões para fazer. Quando há a razão de um lado, o senão de outro, e a balança começa a pesar para a senão, indagamos: “Qual a qualidade da minha vida?”

CORTELLA, M. S. Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 11 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p. 63-65. [Adaptado]

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com base no texto.


( ) Trata-se de um texto narrativo, que aborda uma sequência de fatos localizados temporal e espacialmente.

( ) O autor inicia seu texto com uma questão que norteará, no decorrer do texto, sua reflexão sobre o que é fundamental e o que é essencial na vida.

( ) No terceiro parágrafo, o autor fundamenta seu argumento através do uso de definições e de exemplos.

( ) O texto apresenta um estilo com traços de informalidade, o que se observa, por exemplo, no uso da segunda pessoa do singular e da primeira do plural como recurso para ganhar a adesão do leitor.

( ) Trata-se de um texto de autoajuda que orienta o leitor no campo profissional para ser bem sucedido financeiramente no trabalho, como forma de preencher o vazio de sua existência.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ( ) O texto apresenta um estilo com traços de informalidade, o que se observa, por exemplo, no uso da segunda pessoa do singular e da primeira do plural como recurso para ganhar a adesão do leitor. SEGUNDA PESSOA DO SINGULAR, ONDE?? Como pode esta alternativa estar correta?

     

  • Pensei a mesma coisa Samantha... não observei isso no texto.

  • Temos segunda pessoa quando o autor fala "você" no 2º parágrafo.

  • Quando ele escreve: você, é a terceira pessoa do singular. 

    Pronome de tratamento (conjugação na 3° pessoa do singular) 

  • Alguém pode ajudar? Pelo que sei o você é terceira pessoa do singular, tanto que a conjugação do verbo é a mesma no você e ele. A segunda pessoa é 'TU'...alguém sabe explicar???

  • O português moderno permite que se escolha livremente entre tratá-lo por tu ou por você. Nas gramáticas tradicionais, são duas formas igualmente corretas para tratar a segunda pessoa do discurso: 1.ª pessoa: quem fala (eu-nós)/ 2.ª pessoa: com quem se fala (tu-vós, você-vocês)/ 3.ª: de quem se fala (ele-eles, ela-elas).

     

    fonte: https://www.algosobre.com.br/amp/gramatica/a-confusao-entre-tu-e-voce.html

  • GABARITO: C

  • Informalidade por uso da segunda pessoa do singular e da primeira do plural como recurso para ganhar a adesão do leitor? Não achei informalidade ¬¬.

    Ai reclamam do CESPE. Um texto do tamanho do mundo com todas essas alternativas para analisar ¬¬. Duvido que o indivíduo que fez essas questões responda a prova intera analisando esses texto ¬¬

  • Caso especial: você

    O pronome de tratamento informal "você" se refere à segunda pessoa gramatical, podendo ser substituído pelo pronome pessoal tu. Contudo, faz concordância com a terceira pessoa gramatical.

     

    Exemplos com você: Você quer vir comigo? 

                                   O que você acha deste vestido?


    Fonte:https://www.conjugacao.com.br/pessoas-verbais
    Não sei se é confiável, mas foi o que achei.

  • Pessoal pesquisar fora daqui pode ajudar: 

    Você: segunda ou terceira pessoa do discurso?

    O pronome “você” corresponde à segunda pessoa do discurso, mesmo que se relacione à terceira pessoa gramatical, tendo em vista a forma verbal que a ele é atribuída.

    Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/voce-segunda-ou-terceira-pessoa-discurso.htm

    Dessa forma:

    VOCÊ no discurso = segunda pessoa

    VOCÊ gramatical = terceira pessoa

  • Alguns comentários, principalmente nas quetões de português aqui no QC, são, em muitas das vezes, equivocados. Por gentileza, indiquem para comentários do professor as quetões que trouxerem dúvidas, SEMPRE QUE POSSÍVEL

  • tu e você são equivalentes em um texto informal.

    uma forma bem certa de verificar é que no nome do texto diz "Qual é a tua obra?" 

    e em vários pontos dentro do texto fala de maneira informal para alcançar a todos leitores.

     

    #pazebem

  • Permitam-me comentar as assertivas conforme meu entendimento, uma vez que minhas respostas coincidiram 100% com as assertivas ABCD e E, pois não fui por eliminação.

     

    1. Trata-se de um texto narrativo, que aborda uma sequência de fatos localizados temporal e espacialmente.
    Falsa. Trata-se de um texto argumentativo ou até mesmo expositivo, dependendo do viés que é analisado. Não há nada de narração, pois não há características como personagens, linha do tempo definida, entre outros. Corroboram esse raciocínio termos do texto como:
    Argumentação: "sem dinheiro não se vive, mas só com dinheiro não se vive." e "balança começa a pesar"; bem como
    Exposição: "a ciência nos prometera há cem anos" e  "durante os últimos cinquenta anos se trabalhou"

     

    V 2. O autor inicia seu texto com uma questão que norteará, no decorrer do texto, sua reflexão sobre o que é fundamental e o que é essencial na vida.
    Evidentemente sim. A pergunta retórica do primeiro parágrafo é respondida nos parágrafos subsequentes. 

     

    V. 3. No terceiro parágrafo, o autor fundamenta seu argumento através do uso de definições e de exemplos.
    A assertiva está claramente correta. Termos como "felicidade, amorosidade, lealdade, amizade, sexualidade, religiosidade" explicam o que é essencial. Ademais, de forma mais perceptível ainda, na segunda linha do parágrafo em análise, o autor usa o termpo "por exemplo". Quer uma evidência maior que essa pra marcar a assertiva como certa?

     

    V 4. O texto apresenta um estilo com traços de informalidade, o que se observa, por exemplo, no uso da segunda pessoa do singular e da primeira do plural como recurso para ganhar a adesão do leitor.
    Essa aqui sem dúvidas foi a mais difícil de ser analisada. Porém, com um pouco de cautela é possível chegar no resultado verdadeiro. Vamos por partes:
    a) "Estilo com traços de informalidade". Nota que a questão versa sobre TRAÇOS de informalidade, e não algo do tipo "é um texto informal/coloquial!! ". E, na minha opinião, o texto sim contém traços de informalidade, uma vez que o autor oferece ao leitor perguntas retóricas e, mais evidente ainda, quando o primeiro e o segundo parágrafo são lidos, parece-me que o autor está tentando conversar comigo. Analisando num viés mais amplo ainda, compare esse texto com uma obra de Drummond, ou até mesmo, falando a linguagem de concurseiro, uma prova pra Analista FCC. Lá você verá um texto formal. Esse aqui é quase um diálogo com o leitor.
    b) Uso da segunda pessoa do singular: dê um CTRL+F, você verá 4 ocasiões da palavra TU no texto.
    c) Uso da primeira pessoa do plural: dê outro CTRL+F, você verá 5 ocasioes da palavra NOSSO no texto.

     

    F. 5. Trata-se de um texto de autoajuda que orienta o leitor no campo profissional para ser bem sucedido financeiramente no trabalho, como forma de preencher o vazio de sua existência.
    O texto nos indaga justamente o inverso: será que vale a pena ser bem sucedido no trabalho e negligenciar nossa existência?

    Comentário meramente opiniativo e aberto a críticas.
     

  • Jorge win vlws pelo" CTRL F" rss


ID
2539021
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Fundamental é chegar ao essencial


“Por que eu preciso morar em grandes cidades, viver desesperado dentro de um carro para lá e para cá, restringir imensamente meu tempo de convivência com as pessoas de que eu gosto, reduzir o meu ócio criativo para ficar num lugar onde vão me oferecer apenas e tão somente dinheiro?”Essa é uma dúvida que provavelmente atravessou muitas pessoas no trajeto de ida ou de volta do trabalho.

Para alguns, a resposta a esse questionamento poderia vir de pronto: “Porque sem dinheiro não se vive”. Sim, sem dinheiro não se vive, mas só com dinheiro não se vive. Há uma mudança em curso no mundo do trabalho. As pessoas estão começando a fazer uma distinção necessária entre o que é essencial e o que é fundamental.

Essencial é tudo aquilo que você não pode deixar de ter: felicidade, amorosidade, lealdade, amizade, sexualidade, religiosidade. Fundamental é tudo aquilo que o ajuda a chegar ao essencial. Fundamental é o que lhe permite conquistar algo. Por exemplo, trabalho não é essencial, é fundamental. Você não trabalha para trabalhar, você trabalha porque o trabalho lhe permite atingir a amizade, a felicidade, a solidariedade. Dinheiro não é essencial, é fundamental. Sem ele, você passa dificuldade, mas ele, em si, não é essencial. O que eu quero no meu trabalho é ter a minha obra reconhecida, me sentir importante no conjunto daquela obra. Essa visão do conjunto da obra vem levando muitas pessoas a questionar o que, de fato, estão fazendo ali.

Isso não é exclusivo do mundo do trabalho, mas vale para a vida em geral. Nós estamos substituindo paulatinamente a preocupação com os “comos” por uma grande demanda em relação aos “porquês”. O nosso modo de vida no Ocidente está em crise e algumas questões relevantes vêm à tona: a compreensão sobre a nossa importância, o nosso lugar na vida, o que vale e o que não vale, qual é o próprio sentido da existência. Afinal de contas, a ciência nos prometera há cem anos que, quanto mais tecnologia, mais tempo livre haveria para a família, para o lazer, para a amorosidade.

Ora, durante os últimos cinquenta anos se trabalhou em busca de um lugar no mundo do fundamental: a propriedade, o consumo. Isso não satisfaz a nossa necessidade de reconhecimento, de valorização. Hoje temos um fosso entre o essencial e o fundamental, que leva as pessoas a ficarem absolutamente incomodadas: “Por que eu estou fazendo isso?” E a nossa lista dos “porquês” foi sendo substituída pela lista dos “apesar de”: “Apesar do salário...”, “Apesar das pessoas...”, “Apesar desse ambiente, eu faço”. É muito diferente de se ter razões para fazer. Quando há a razão de um lado, o senão de outro, e a balança começa a pesar para a senão, indagamos: “Qual a qualidade da minha vida?”

CORTELLA, M. S. Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 11 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p. 63-65. [Adaptado]

Considere os trechos abaixo retirados do texto:


1. “Por que eu preciso morar em grandes cidades, viver desesperado dentro de um carro para lá e para cá, restringir imensamente meu tempo de convivência com as pessoas de que eu gosto, reduzir o meu ócio criativo para ficar num lugar onde vão me oferecer apenas e tão somente dinheiro?” (primeiro parágrafo)

2. “Porque sem dinheiro não se vive”. (segundo parágrafo)

3. Nós estamos substituindo paulatinamente a preocupação com os “comos” por uma grande demanda em relação aos “porquês”. (quarto parágrafo)


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação aos trechos.


( ) As palavras “Por que” (em 1), “Porque” (em 2) e “porquês” (em 3) apresentam grafias distintas por estarem funcionando, respectivamente, como pronome relativo, conjunção subordinativa e pronome interrogativo.

( ) Em 1, “de que” poderia ser substituído por “de quem” ou “das quais”, sem prejuízo de significado e sem ferir a norma culta da língua escrita.

( ) Em 1, o pronome relativo “onde” poderia ser substituído por “aonde” sem ferir a norma culta da língua escrita, pois faz referência a uma localização sem envolver movimento.

( ) Em 2, se o pronome átono “se” fosse posposto ao verbo, estaria ferindo a norma culta da língua escrita no que se refere à colocação pronominal.

( ) Em 3, a palavra “paulatinamente” poderia ser substituída por “rapidamente”, sem prejuízo de significado.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B.

     

    (F) As palavras “Por que” (em 1), “Porque” (em 2) e “porquês” (em 3) apresentam grafias distintas por estarem funcionando, respectivamente, como pronome relativo, conjunção subordinativa e pronome interrogativo (substantivo, pois, está espeficado pelo artigo plural "os").

    (V) Em 1, “de que” poderia ser substituído por “de quem” ou “das quais”, sem prejuízo de significado e sem ferir a norma culta da língua escrita. Todos são pronomes relativos que se referem "as pessoas". 

    (F) Em 1, o pronome relativo “onde” poderia ser substituído por “aonde” sem ferir a norma culta da língua escrita, pois faz referência a uma localização sem envolver movimento. O verbo "ficar" da uma noção estática e não uma noção de movimento, por isso deve está empregado o "onde" (ideia de lugar), logo não pode ser substituido por "aonde" que dá uma noção de movimento. Outra forma de abordar essa questão seria quanto a regência do verbo "ficar" quem fica, fica em qual lugar e não fica a algum lugar, logo ocorre erro de regência ferindo a norma culta da língua escrita.

    (V) Em 2, se o pronome átono “se” fosse posposto ao verbo, estaria ferindo a norma culta da língua escrita no que se refere à colocação pronominal.O palavra negativa "não" tem valor negativo, logo próclise obrigatória. Obs.: palavra negativa + se + verbo no infinitivo pode ocorrer tanto próclise quanto ênclise (caso facultativo)

    (F) Em 3, a palavra “paulatinamente” poderia ser substituída por “rapidamente”, sem prejuízo de significado. Paulatinamente quer dizer uma coisa que se é feita aos poucos, com uma certa progressão de tempo, logo, não pode substituir por "rapidamente". paulatinamente é antônimo de rapidamente e não sinônimo. 

  • ctrl+c , Ctrl +v do colega Emerson Moro, porque letra verde é você não enxerga bem e cansa a visão!

    (F) As palavras “Por que” (em 1), “Porque” (em 2) e “porquês” (em 3) apresentam grafias distintas por estarem funcionando, respectivamente, como pronome relativo, conjunção subordinativa e pronome interrogativo (substantivo, pois, está espeficado pelo artigo plural "os").

     

    (V) Em 1, “de que” poderia ser substituído por “de quem” ou “das quais”, sem prejuízo de significado e sem ferir a norma culta da língua escrita. Todos são pronomes relativos que se referem "as pessoas". 

     

    (F) Em 1, o pronome relativo “onde” poderia ser substituído por “aonde” sem ferir a norma culta da língua escrita, pois faz referência a uma localização sem envolver movimento. O verbo "ficar" da uma noção estática e não uma noção de movimento, por isso deve está empregado o "onde" (ideia de lugar), logo não pode ser substituido por "aonde" que dá uma noção de movimento. Outra forma de abordar essa questão seria quanto a regência do verbo "ficar" quem fica, fica em qual lugar e não fica a algum lugar, logo ocorre erro de regência ferindo a norma culta da língua escrita.

     

    (V) Em 2, se o pronome átono “se” fosse posposto ao verbo, estaria ferindo a norma culta da língua escrita no que se refere à colocação pronominal.O palavra negativa "não" tem valor negativo, logo próclise obrigatória. Obs.: palavra negativa + se + verbo no infinitivo pode ocorrer tanto próclise quanto ênclise (caso facultativo)

     

    (F) Em 3, a palavra “paulatinamente” poderia ser substituída por “rapidamente”, sem prejuízo de significado. Paulatinamente quer dizer uma coisa que se é feita aos poucos, com uma certa progressão de tempo, logo, não pode substituir por "rapidamente". paulatinamente é antônimo de rapidamente e não sinônimo. 

  • Ambos são advérbios usados para indicar lugares, com uma diferença no momento de sua utilização.

     

    AONDE

     

    A preposição a de aonde indica que essa palavra deve ser usada somente quando estiver relacionada a verbos que pedem tal preposição e a orações que sugerem movimento. Exemplos:

     

    Aonde você quer ir? (Quem vai sempre irá a algum lugar)

    Aonde ele está me levando? (Quem leva tem de levar alguém ou algo a um lugar)

     

    --> Para conferir se o uso está correto, basta substituir aonde por para onde:

     

    Aonde vamos nas próximas férias? = Para onde vamos nas próximas férias?

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    ONDE

     

    Deve ser relacionado a situações que fazem referência a um lugar e quando a ideia de movimento não está presente. Por exemplo:

     

    O bairro onde você mora é perigoso.

    Não conheço a cidade onde minha mãe nasceu. 

     

    OBS: “Onde” somente deve ser empregado para designar locais físicos, ou seja, não pode ser usado em situações como "Ele conta piadas onde a vítima é sempre um português". Nesse caso, o correto é usar em que.

     

    Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/311/como-saber-quando-e-correto-usar-onde-e-aonde  (copia e cola na barra de endereços do browser) {ótimo site de consulta}

     

    Bons estudos a todos.

  • Paulatinamente:

    De forma progressiva:

    1 aos poucos, pouco a pouco, pausadamente, gradualmente, gradativamente, progressivamente, sucessivamente, um pouco de cada vez.

    De forma lenta:

    2 lentamente, devagar, vagarosamente, demoradamente, morosamente, calmamente.

  • Por que eu preciso morar em grandes cidades.... ---> "por que" é pronome interrogativo

     

    Porque sem dinheiro não se vive. --> "porque" é conjunção subordinativa causal

     

     por uma grande demanda em relação aos “porquês”.--> "porquê" é substantivo

     

     

  • Emerson R, o primeiro "por que" é ADVÉRBIO interrogativo, e não pronome interrogativo. Veja a diferença: 

     

    Pronome Interrogativo Ex.: Não sei por que caminho passastes.
    Referindo-se ao substantivo que vem na sua sequência. Também indica ideia vaga, indeterminada. A diferença para o pronome indefinido é que o pronome interrogativo vem inserido em frases interrogativas, diretas ou indiretas.
     

    Advérbio Interrogativo Ex.: Por que vocês não foram à festa?
    Referindo-se a verbo, com circunstância de causa, nas frases interrogativas diretas ou indiretas. Dica: Neste caso, pode ser substituído por "por que motivo".

     

    Fonte: Curso professora Adriana Figueiredo
     

  • GABARITO B

  • Paulatinamente é gradualmente, aos poucos.

  • Fiquei entre C, no final o chute prevaleceu xD


ID
2539024
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Fundamental é chegar ao essencial


“Por que eu preciso morar em grandes cidades, viver desesperado dentro de um carro para lá e para cá, restringir imensamente meu tempo de convivência com as pessoas de que eu gosto, reduzir o meu ócio criativo para ficar num lugar onde vão me oferecer apenas e tão somente dinheiro?”Essa é uma dúvida que provavelmente atravessou muitas pessoas no trajeto de ida ou de volta do trabalho.

Para alguns, a resposta a esse questionamento poderia vir de pronto: “Porque sem dinheiro não se vive”. Sim, sem dinheiro não se vive, mas só com dinheiro não se vive. Há uma mudança em curso no mundo do trabalho. As pessoas estão começando a fazer uma distinção necessária entre o que é essencial e o que é fundamental.

Essencial é tudo aquilo que você não pode deixar de ter: felicidade, amorosidade, lealdade, amizade, sexualidade, religiosidade. Fundamental é tudo aquilo que o ajuda a chegar ao essencial. Fundamental é o que lhe permite conquistar algo. Por exemplo, trabalho não é essencial, é fundamental. Você não trabalha para trabalhar, você trabalha porque o trabalho lhe permite atingir a amizade, a felicidade, a solidariedade. Dinheiro não é essencial, é fundamental. Sem ele, você passa dificuldade, mas ele, em si, não é essencial. O que eu quero no meu trabalho é ter a minha obra reconhecida, me sentir importante no conjunto daquela obra. Essa visão do conjunto da obra vem levando muitas pessoas a questionar o que, de fato, estão fazendo ali.

Isso não é exclusivo do mundo do trabalho, mas vale para a vida em geral. Nós estamos substituindo paulatinamente a preocupação com os “comos” por uma grande demanda em relação aos “porquês”. O nosso modo de vida no Ocidente está em crise e algumas questões relevantes vêm à tona: a compreensão sobre a nossa importância, o nosso lugar na vida, o que vale e o que não vale, qual é o próprio sentido da existência. Afinal de contas, a ciência nos prometera há cem anos que, quanto mais tecnologia, mais tempo livre haveria para a família, para o lazer, para a amorosidade.

Ora, durante os últimos cinquenta anos se trabalhou em busca de um lugar no mundo do fundamental: a propriedade, o consumo. Isso não satisfaz a nossa necessidade de reconhecimento, de valorização. Hoje temos um fosso entre o essencial e o fundamental, que leva as pessoas a ficarem absolutamente incomodadas: “Por que eu estou fazendo isso?” E a nossa lista dos “porquês” foi sendo substituída pela lista dos “apesar de”: “Apesar do salário...”, “Apesar das pessoas...”, “Apesar desse ambiente, eu faço”. É muito diferente de se ter razões para fazer. Quando há a razão de um lado, o senão de outro, e a balança começa a pesar para a senão, indagamos: “Qual a qualidade da minha vida?”

CORTELLA, M. S. Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 11 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p. 63-65. [Adaptado]

Leia as afirmativas abaixo, considerando-as em relação ao texto.


1. A palavra sublinhada em “Essa é uma dúvida que provavelmente atravessou...” (primeiro parágrafo) e “Hoje temos um fosso entre o essencial e o fundamental, que leva as pessoas... (5°parágrafo) está funcionando como pronome relativo nos dois casos.

2. Em “Sem ele, você passa dificuldade, mas ele, em si, não é essencial.” (3° parágrafo) e “Isso não é exclusivo do mundo do trabalho, mas vale para a vida em geral.” (4° parágrafo), a conjunção “mas” é usada, em ambos os casos, para invalidar o conteúdo exposto na oração que precede o referido conector e introduzir um argumento contrário.

3. A locução verbal sublinhada em “Essa visão do conjunto da obra vem levando muitas pessoas...” (terceiro parágrafo) poderia ser substituída por tem levado, sem prejuízo no significado e sem ferir a norma culta da língua escrita.

4. Em “a ciência nos prometera” (4° parágrafo), a forma verbal sublinhada poderia ser substituída por “tinha prometido” sem prejuízo no significado temporal e sem ferir a norma culta da língua escrita.

5. Em “ uma mudança em curso” (2° parágrafo) e “ cem anos” (4° parágrafo), o verbo haver é impessoal e tem significado existencial.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • 2. Em “Sem ele, você passa dificuldade, mas ele, em si, não é essencial.” (3° parágrafo) e “Isso não é exclusivo do mundo do trabalho, mas vale para a vida em geral.” (4° parágrafo), a conjunção “mas” é usada, em ambos os casos, para invalidar o conteúdo exposto na oração que precede o referido conector e introduzir um argumento contrário. (Errado) As conjunções adversativas, como o mas, porém, contudo, todavia, entretanto, introduzem uma oposição, no entando está errado  afirmar que invalidam o conteúdo exposto nas orações que as precedem!

     

    5. Em “Há uma mudança em curso” (2° parágrafo) e “há cem anos” (4° parágrafo), o verbo haver é impessoal e tem significado existencial.(Errado) No 2º parágrafo o verbo haver realmente tem sentido existencial e é impessoal, já no 4º parágrafo não tem sentido existencial e sim de tempo decorrido: "Faz cem anos" .

     

  • Vem levando por tem levado? 

  • Complementando:

    O segundo "Mas" tem sentido aditivo e não adversativo.

  • estranho esse gabarito

  • ????????????????????????

     

    ele tinha prometido > Pretérito mais-que-perfeito composto

    prometera >>> retérito mais-que-perfeito simples

     

    (que) Vem levando por tem levado (Pretérito perfeito composto)? Muda o sentido, muda o tempo.... 

     

  • o segundo mas é adversativo sim, ele vai de frente com o verbo "exclusivo". é questão de interpretação, pois adcionando algo também esta indo contra.... mas acredito ser errada devido ao fato do "invalidar".

     

  • Notifiquem o erro ao QC referente a falta do termo SUBLINHADO nas questões 

  • Com o verbo "EXCLUSIVO"??

  • “Sem ele, você passa dificuldade, mas ele, em si, não é essencial.” (3° parágrafo) e “Isso não é exclusivo do mundo do trabalho, mas vale para a vida em geral.” (4° parágrafo), a conjunção “mas” é usada, em ambos os casos, para invalidar o conteúdo exposto na oração que precede o referido conector e introduzir um argumento contrário.

    Na verdade, a expressão MAS, só invalida o conteúdo precedente na primeira oração.

  • esse "Tinha Prometido" ae me pegou bonito, excluí de cara.. e me lasquei :/

  • Resposta: Letra D. 

  • Alguém pode explicar porque a 3 e a 4 estão corretas. 

  • A 5 dá de matar logo de cara, o que torna mais facil a resolução da questão . Tem que buscar os atalhos

  • Questão muito confusa. Indiquei para comentário.

  • cem anos, -> tem sentido de  tempo decorrido.

     

  • 1. A palavra sublinhada em �Essa é uma dúvida que provavelmente atravessou...� (primeiro parágrafo) e �Hoje temos um fosso entre o essencial e o fundamental, que leva as pessoas... (5°parágrafo) está funcionando como pronome relativo nos dois casos.

    CERTO: O PRIMEIRO QUE É RELATIVO LIGANDO DUAS IDEIAS E O SEGUNDO REMETENDO A ALGO PRECEDITO

    2. Em �Sem ele, você passa dificuldade, mas ele, em si, não é essencial.� (3° parágrafo) e �Isso não é exclusivo do mundo do trabalho, mas vale para a vida em geral.� (4° parágrafo), a conjunção �mas� é usada, em ambos os casos, para invalidar o conteúdo exposto na oração que precede o referido conector e introduzir um argumento contrário.

    ERRADO: O MAS E ADVERSATIVO E NAO "INVALIDADOR"

    3. A locução verbal sublinhada em �Essa visão do conjunto da obra vem levando muitas pessoas...� (terceiro parágrafo) poderia ser substituída por tem levado, sem prejuízo no significado e sem ferir a norma culta da língua escrita.

    CERTO: ESSA SUBSTITUIÇÃO PODE SER FEITA D� A MESMA IDEIA TEMPORAL 

    4. Em �a ciência nos prometera� (4° parágrafo), a forma verbal sublinhada poderia ser substituída por �tinha prometido� sem prejuízo no significado temporal e sem ferir a norma culta da língua escrita.

    CERTO: ESSA SUBSTITUIÇÃO PODE SER FEITA D� A MESMA IDEIA TEMPORAL 

    5. Em �Há uma mudança em curso� (2° parágrafo) e �há cem anos� (4° parágrafo), o verbo haver é impessoal e tem significado existencial.

    ERRADO:O PRIMEIRO H� TEM SENTIDO DE EXISTIR O OUTRO É DE TEMPO DECORRIDO

  • Pra quem assim como eu se confundiu se o que da afirmativa 1 era conjunção integrante ou pronome relativo, seguem alguns exemplos

     

    É necessário que você venha ao meu encontro. ->
    que não funciona substituindo um substantivo (não é pronome relativo) e liga duas orações, sendo conjunção integrante

    é necessário -> oração principal
    você venha ao meu encontro -> oração subordinada

    As palavras que foram rispidamente proferidas causaram aborrecimentos. (que = as quais -> pronome relativo)

  • Boa noite!

     

    1) CERTO - "a qual" retomando dúvida, e "o qual" retomando fosso.

    2) ERRADO - (...) mas vale para vida em geral. Ideia de adição = e também.

    3) CERTO - Vem levando (locução verbal) sentido de continuidade próprio do gerúndio. Tem levado (pretérito perfeito composto - TER + PARTICÍPIO), denota ação iniciada no passado com continuidade no presente.

    4) CERTO - prometera (pret. mais-que-perfeito), tinha prometido ( pret. mais-que-perfeito composto -TER + PARTICÍPIO).

    5) ERRADO - há sentido de existir, e há sentido de fazer.

    Gabarito - D

  • essa questão do tem levado por vem levando já foi apresentada em outra questão dessa banca e ela mesma considerou errada. pqp msm

ID
2539027
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Fundamental é chegar ao essencial


“Por que eu preciso morar em grandes cidades, viver desesperado dentro de um carro para lá e para cá, restringir imensamente meu tempo de convivência com as pessoas de que eu gosto, reduzir o meu ócio criativo para ficar num lugar onde vão me oferecer apenas e tão somente dinheiro?”Essa é uma dúvida que provavelmente atravessou muitas pessoas no trajeto de ida ou de volta do trabalho.

Para alguns, a resposta a esse questionamento poderia vir de pronto: “Porque sem dinheiro não se vive”. Sim, sem dinheiro não se vive, mas só com dinheiro não se vive. Há uma mudança em curso no mundo do trabalho. As pessoas estão começando a fazer uma distinção necessária entre o que é essencial e o que é fundamental.

Essencial é tudo aquilo que você não pode deixar de ter: felicidade, amorosidade, lealdade, amizade, sexualidade, religiosidade. Fundamental é tudo aquilo que o ajuda a chegar ao essencial. Fundamental é o que lhe permite conquistar algo. Por exemplo, trabalho não é essencial, é fundamental. Você não trabalha para trabalhar, você trabalha porque o trabalho lhe permite atingir a amizade, a felicidade, a solidariedade. Dinheiro não é essencial, é fundamental. Sem ele, você passa dificuldade, mas ele, em si, não é essencial. O que eu quero no meu trabalho é ter a minha obra reconhecida, me sentir importante no conjunto daquela obra. Essa visão do conjunto da obra vem levando muitas pessoas a questionar o que, de fato, estão fazendo ali.

Isso não é exclusivo do mundo do trabalho, mas vale para a vida em geral. Nós estamos substituindo paulatinamente a preocupação com os “comos” por uma grande demanda em relação aos “porquês”. O nosso modo de vida no Ocidente está em crise e algumas questões relevantes vêm à tona: a compreensão sobre a nossa importância, o nosso lugar na vida, o que vale e o que não vale, qual é o próprio sentido da existência. Afinal de contas, a ciência nos prometera há cem anos que, quanto mais tecnologia, mais tempo livre haveria para a família, para o lazer, para a amorosidade.

Ora, durante os últimos cinquenta anos se trabalhou em busca de um lugar no mundo do fundamental: a propriedade, o consumo. Isso não satisfaz a nossa necessidade de reconhecimento, de valorização. Hoje temos um fosso entre o essencial e o fundamental, que leva as pessoas a ficarem absolutamente incomodadas: “Por que eu estou fazendo isso?” E a nossa lista dos “porquês” foi sendo substituída pela lista dos “apesar de”: “Apesar do salário...”, “Apesar das pessoas...”, “Apesar desse ambiente, eu faço”. É muito diferente de se ter razões para fazer. Quando há a razão de um lado, o senão de outro, e a balança começa a pesar para a senão, indagamos: “Qual a qualidade da minha vida?”

CORTELLA, M. S. Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 11 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p. 63-65. [Adaptado]

Considere os trechos abaixo retiradas do texto:


1. “Quando há a razão de um lado, o senão de outro, e a balança começa a pesar para a senão, indagamos: ‘Qual a qualidade da minha vida?’.” (quinto parágrafo)

2. “Para alguns, a resposta a esse questionamento poderia vir de pronto: ‘Porque sem dinheiro não se vive’.” (segundo parágrafo)

3. “Essencial é tudo aquilo que você não pode deixar de ter: felicidade, amorosidade, lealdade, amizade, sexualidade, religiosidade.” (terceiro parágrafo)

4. “O nosso modo de vida no Ocidente está em crise e algumas questões relevantes vêm à tona: a compreensão sobre a nossa importância, o nosso lugar na vida, o que vale e o que não vale, qual é o próprio sentido da existência.” (quarto parágrafo)


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação aos trechos.


( ) Em 1, a pergunta funciona como complemento verbal de “indagamos”.

( ) Em 2, a oração introduzida por “Porque” funciona como explicitação do conteúdo expresso pelo substantivo “resposta”.

( ) Em 1 e 2, o sinal de dois-pontos é usado para introduzir um discurso direto, reproduzindo a fala de alguém.

( ) Em 3, as palavras introduzidas por dois-pontos são adjetivos que qualificam “Essencial”.

( ) Em 4, o sinal de dois-pontos é usado para introduzir um discurso indireto.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Só ficou uma incognita na minha cabeça: podemos separar o complemento verbal do verbo? 

    Quando há a razão de um lado, o senão de outro, e a balança começa a pesar para a senão, indagamos: ‘Qual a qualidade da minha vida?

    Esta certo aquele dois pontos ali? ¬¬

  • 1. “Quando há a razão de um lado, o senão de outro, e a balança começa a pesar para a senão, indagamos: ‘Qual a qualidade da minha vida?’.” (quinto parágrafo) Em 1, a pergunta funciona como complemento verbal de “indagamos”.VTD ( o que?) Qual a qualidade da minha vida? O.D   verdadeiro

    2. “Para alguns, a resposta a esse questionamento poderia vir de pronto: ‘Porque sem dinheiro não se vive’.” (segundo parágrafo)

     “Porque” funciona como explicitação do conteúdo expresso pelo substantivo “resposta”.   Substitui-se por POIS.   verdadeiro

    3. “Essencial é tudo aquilo que você não pode deixar de ter: felicidade, amorosidade, lealdade, amizade, sexualidade, religiosidade.” (terceiro parágrafo) , as palavras introduzidas por dois-pontos são adjetivos que qualificam “Essencial”. falso.   introduz um aposto enumerativo.

    4. “O nosso modo de vida no Ocidente está em crise e algumas questões relevantes vêm à tona: a compreensão sobre a nossa importância, o nosso lugar na vida, o que vale e o que não vale, qual é o próprio sentido da existência.”  sinal de dois-pontos é usado para introduzir um discurso indiretofalso  (discurso indireto) e apresenta o pensamento da personagem no meio da narração (discurso indireto livre).
    No discurso direto, há a presença de alguns elementos básicos (normalmente todos aparecem): verbo elocutivo (antecipando a fala da personagem), dois-pontos, aspas ou travessão marcando a própria fala.


    No discurso indireto, a fala da personagem por meio do narrador aparece dentro de uma oração subordinada substantiva (normalmente objetiva direta ou subjetiva).

  • Letra A

    Analisando somente os trechos 3 e 4 já mata a questão...

  • Posso estar errado, mas acredito que o erro no item 3 é simplesmente por inverter as definições. "Essencial" que é adjetivo

     

    Felicidade é essencial, amorosidade é essencial, etc

    Essencial é predicativo do sujeito da classe dos adjetivos.

     

  • O item 3 esta errado, acredito,  porque os adjetivos não qualificam e sim caracterizam a palavra Essencial.

  • Essa eu consegui acertar por as duas utimas serem falsas.

  • As palavras que descrevem "Essencial" não são adjetivos: São substantivos.

  • indagamos: ‘Qual a qualidade da minha vida?’  Não pode separar o complemento verbal do verbo na questão "1" por pontuação como detalhado pelo amigo Carlos....

  • Acertei a questão, mas 01 está correta separando o complemento do Verbo com dois pontos... 

    uai to loco

     

     

  • Em 3, as palavras introduzidas por dois-pontos são adjetivos que qualificam “Essencial”. FALSO!

    Essencial que é o adjetivo, as palavras introduzidas por dois-pontos são substantivos.

    Veja:

    . Palavras com sufixo -dade formam SUBSTANTIVOS de adjetivos.

    amoroso (adjetivo) = amorosidade (substantivo)

    . Palavras com sufixo -al formam ADJETIVOS de substantivos.

    em relação à essência (substantivo) = essencial (adjetivo)

     

     

  • Acertei, mas não seria uma oração subordinada apositiva em I??? Aposto não é complemento verbal. Complementos verbais são: Objeto direto e indireto e, pelo que sei, não se separa sujeito, verbo e seus complementos.

  • 3. “Essencial é tudo aquilo que você não pode deixar de ter: felicidade, amorosidade, lealdade, amizade, sexualidade, religiosidade.” (terceiro parágrafo) , as palavras introduzidas por dois-pontos são adjetivos que qualificam “Essencial”. falso.   introduz um aposto enumerativo.

     

    Data Venia, Guerreiros, discordo de tal comentário, creio que Essencial é o adjetivo dos substantivos enumerados pelo sinal de dois pontos, portanto, vejamos: Amor Essencial, Felicidade Essencial, Essencial Felicidade, Essencial Amor.

     

    Mesmo se trocarmos de posição ainda teremos ''essencial'' como adjetivo.

     

     

    JESUS, A ROCHA FIRME E INABALÁVEL.


ID
2539030
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Fundamental é chegar ao essencial


“Por que eu preciso morar em grandes cidades, viver desesperado dentro de um carro para lá e para cá, restringir imensamente meu tempo de convivência com as pessoas de que eu gosto, reduzir o meu ócio criativo para ficar num lugar onde vão me oferecer apenas e tão somente dinheiro?”Essa é uma dúvida que provavelmente atravessou muitas pessoas no trajeto de ida ou de volta do trabalho.

Para alguns, a resposta a esse questionamento poderia vir de pronto: “Porque sem dinheiro não se vive”. Sim, sem dinheiro não se vive, mas só com dinheiro não se vive. Há uma mudança em curso no mundo do trabalho. As pessoas estão começando a fazer uma distinção necessária entre o que é essencial e o que é fundamental.

Essencial é tudo aquilo que você não pode deixar de ter: felicidade, amorosidade, lealdade, amizade, sexualidade, religiosidade. Fundamental é tudo aquilo que o ajuda a chegar ao essencial. Fundamental é o que lhe permite conquistar algo. Por exemplo, trabalho não é essencial, é fundamental. Você não trabalha para trabalhar, você trabalha porque o trabalho lhe permite atingir a amizade, a felicidade, a solidariedade. Dinheiro não é essencial, é fundamental. Sem ele, você passa dificuldade, mas ele, em si, não é essencial. O que eu quero no meu trabalho é ter a minha obra reconhecida, me sentir importante no conjunto daquela obra. Essa visão do conjunto da obra vem levando muitas pessoas a questionar o que, de fato, estão fazendo ali.

Isso não é exclusivo do mundo do trabalho, mas vale para a vida em geral. Nós estamos substituindo paulatinamente a preocupação com os “comos” por uma grande demanda em relação aos “porquês”. O nosso modo de vida no Ocidente está em crise e algumas questões relevantes vêm à tona: a compreensão sobre a nossa importância, o nosso lugar na vida, o que vale e o que não vale, qual é o próprio sentido da existência. Afinal de contas, a ciência nos prometera há cem anos que, quanto mais tecnologia, mais tempo livre haveria para a família, para o lazer, para a amorosidade.

Ora, durante os últimos cinquenta anos se trabalhou em busca de um lugar no mundo do fundamental: a propriedade, o consumo. Isso não satisfaz a nossa necessidade de reconhecimento, de valorização. Hoje temos um fosso entre o essencial e o fundamental, que leva as pessoas a ficarem absolutamente incomodadas: “Por que eu estou fazendo isso?” E a nossa lista dos “porquês” foi sendo substituída pela lista dos “apesar de”: “Apesar do salário...”, “Apesar das pessoas...”, “Apesar desse ambiente, eu faço”. É muito diferente de se ter razões para fazer. Quando há a razão de um lado, o senão de outro, e a balança começa a pesar para a senão, indagamos: “Qual a qualidade da minha vida?”

CORTELLA, M. S. Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 11 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p. 63-65. [Adaptado]

Assinale a alternativa correta, com base no texto.

Alternativas
Comentários
  • R: Letra E

    (...).Essa visão do conjunto da obra vem levando muitas pessoas a questionar o que, de fato, estão fazendo ali.

     

    Isso não é exclusivo do mundo do trabalho, mas vale para a vida em geral. Nós estamos substituindo paulatinamente a preocupação com os

     

    “comos”(busca pelo fundamental) por uma grande demanda em relação aos “porquês”(busca pelo essencial da vida).

     

  • Não teria que ser o contrário, os "comos"(busca pelo essencial) e os porquês (busca pelo fundamental)? 

  • a) O autor assume uma visão neutra e objetiva em relação ao tema que aborda, o que se evidencia pelo uso de argumentos de autoridade expressos em uma linguagem culta. ERRADO ( Claro que não, o autor em várias passagens é enfático em salientar que as pessoas se perderam naquilo que é espiritual em proporção daquilo que é material, naquilo que é essencial e naquilo que é fundamental. Não expressa nada de neutralidade em relação ao assunto)

     

    b)  A crise do modo de vida ocidental deve-se ao uso abusivo da tecnologia e ao avanço da ciência nos últimos cem anos. ERRADO. Em nenhum momento se pode inferir que o Homem está como está porque abusou da tecnologia, ''HAVERIA'' reparem no verbo, futuro do pretérito, Expressa também incerteza, surpresa e indignação. 

     

     

    c) O autor demonstra uma atitude pessimista em relação ao futuro da humanidade, pois acredita que as pessoas não são capazes de se libertarem do consumismo. ERRADO. Ele termina o texto com uma indagação, e, apesar de citar o consumo, não diz que as pessoas não são capazes de se libertar dele.

     

    d) No último parágrafo, o autor aborda o equilíbrio existente atualmente entre razão versus senão na tomada de decisões pelos sujeitos sobre suas vidas afetivas e sociais. (ERRADO) essa deu uma vontade de marcar como certo, todavia : Quando há a razão de um lado, o senão de outro, e a balança começa a pesar para a senão, indagamos: “Qual a qualidade da minha vida?” Não há aquilíbrio, a balança pesa para a ''senão''. 

     

     e) A preocupação com os “porquês” seria correlata a uma busca pelo essencial da vida; enquanto a preocupação com os “comos” estaria vinculada a uma busca pelo fundamental da vida. (certo). Repare lendo o texto que a ligação dos ''porquês'' é correlata com os sentimentos espirituais, os quais o autor julgou essenciais para a nossa vida.

     

    JESUS, A ROCHA FIRME E INABALÁVEL.

     

     

     

     

     

  •  e) A preocupação com os “porquês” seria correlata a uma busca pelo essencial da vida; enquanto a preocupação com os “comos” estaria vinculada a uma busca pelo fundamental da vida. 

    Essa visão do conjunto da obra vem levando muitas pessoas a questionar o que, de fato, estão fazendo ali. Isso não é exclusivo do mundo do trabalho, mas vale para a vida em geral. Nós estamos substituindo paulatinamente a preocupação com os “comos” por uma grande demanda em relação aos “porquês”.

     


ID
2539033
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao Acidente Vascular Isquêmico (AVI).


( ) É responsável por cerca de 80% dos casos de Acidente Vascular Cerebral.

( ) Pode ocorrer devido à formação de um ateroma nos vasos do cérebro.

( ) Entre os sintomas podemos encontrar dores de cabeça muito fortes e perda de força em um dos lados do corpo.

( ) Caracteriza-se por um rompimento dos vasos sanguíneos dentro ou ao redor do cérebro.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • O Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), também conhecido como isquemia cerebral, é causado pela falta de sangue em uma área do cérebro por conta da obstrução de uma artéria.Quando não mata, o AVCI deixa sequelas que podem ser leves e passageiras ou graves e incapacitantes. As mais frequentes são paralisias em partes do corpo e problemas de visão, memória e fala.A falta do sangue, que carrega oxigênio e nutrientes, pode levar à morte neuronal em poucas horas. Por isso, o reconhecimento dos sintomas e encaminhamento rápido ao hospital são atitudes fundamentais.

    https://www.einstein.br/doencas-sintomas/avc/avc-isquemico

  • AVC Isquêmico

    Tipo de AVC mais comum – acomete cerca de 80% dos pacientes –, o AVC Isquêmico se deve ao fato da falta do fluxo sanguíneo para o cérebro. Isso pode ocorrer por 3 motivos:

    Obstrução arterial, através de um trombo ou um êmbolo;

    Queda na pressão de perfusão sanguínea, como em casos de choque;

    Obstrução na drenagem do sangue venoso – como acontece na trombose venosa –, o que dificulta a entrada do sangue arterial no cérebro.

  • Há dois principais tipos de AVC: o isquêmico (cerca de 80% dos casos), quando há parada do sangue que chega ao cérebro, provocado pela obstrução dos vasos sanguíneos; e o hemorrágico, ligado a quadros de hipertensão arterial que causa hemorragia dentro do tecido cerebral. A primeira afirmativa é verdadeira.

    No AVC isquêmico ocorre, normalmente, obstruções que são coágulos sanguíneos (trombos) ou pedaços de depósitos de gordura (ateromas ou placas) devido à aterosclerose. A segunda afirmativa está correta.

    Podemos encontrar diversos sintomas no AVC como a diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo; alteração súbita da sensibilidade com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo; perda súbita de visão; alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem; dor de cabeça súbita e intensa; instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos. Portanto a terceira afirmativa é verdadeira.

    O rompimento de vaso é um AVC hemorrágico e não isquêmico. A última afirmativa é falsa.

    Gabarito do Professor: Letra A

    Bibliografia

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/105avc.html

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Manual de rotinas para atenção ao AVC / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especiali zada. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2013.


  • Letra A

    Item IV- F Definição de AVC Hemorrágico.


ID
2539036
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Ministério da Saúde, na classificação de risco em obstetrícia, o atendimento à mulher deve ser realizado segundo a cor atribuída:


Na classificação vermelha, o atendimento deve ser ; ................; na laranja, em ............. min; na amarela, em ............. min; na verde, até .......... min e na azul, o atendimento não é prioritário, podendo ser realizado encaminhamento, de acordo com a pactuação.


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

Alternativas
Comentários
  • eu confundi com a classificação de manchester, nao atentei para o fato de ser classificação de risco em obstetrícia

  • Também confundi com a classificação de manchester.

     

  • Gabarito: Letra C.

     

     

     

    De acordo com o Manual de Acolhimento e Classificação de Risco em Obstetrícia.Brasília – DF.2014

     

     

     

    Fluxos de atendimento após classificação de risco

     

     

    Pacientes classificadas como vermelhas (atendimento médico imediato)

     

    Classificação Laranja (atendimento médico em até 15 minutos)

     

    Classificação Amarela (atendimento médico em até 30 minutos)

     

    Classificação Verde (atendimento médico em até 120 minutos)

     

    Classificação Azul (atendimento não prioritário ou encaminhamento conforme pactuação)

  • Não entendi essa questão. Na classificação de risco do MS não tem a cor laranja. E na, de Manchester, a espera é de 10 minutos

ID
2539039
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação à assistência à mulher em processo de abortamento.


( ) Na ameaça de abortamento, o orifício interno do colo uterino encontra-se fechado; o volume do útero é compatível com a idade gestacional.

( ) No abortamento cirúrgico, a aspiração a vácuo intrauterina é a técnica de escolha para a interrupção da gravidez de 12 a 14 semanas de gestação.

( ) No abortamento retido, ocorre regressão dos sinais e sintomas da gestação; o colo uterino encontra-se dilatado e há perda sanguínea.

( ) O abortamento é considerado habitual quando ocorre perda espontânea e consecutiva de três ou mais gestações antes da 22a semana.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • No abortamento retido, pode ocorrer discreto sangramento , com o colo útero impérvio , regressão dos fenômenos gravídicos e redução do volume uterinos em relação a idade gestacional. 

  • Complementando: Impérvio quer dizer que o colo do útero não tem dilatação no momento. Isso não é uma condição estática, não quer dizer que o colo não tem capacidade de dilatar.

  • Na ameaça de abortamento o sangramento genital é de pequena a moderada intensidade, podendo existir dores, tipo cólicas, geralmente pouco intensas. O colo uterino (orifício interno) encontra-se fechado, o volume uterino é compatível com o esperado para a idade gestacional e não existem sinais de infecção. A primeira afirmativa é verdadeira.

    O esvaziamento uterino, naqueles úteros com tamanho compatível com gestação de até 12 semanas, deve ser realizado, preferencialmente, por aspiração manual intrauterina (AMIU), por apresentar menores taxas de complicações, reduzir a necessidade de dilatação cervical e promover a aspiração do material infectado. Segunda afirmativa está correta.

    O abortamento retido cursa com regressão dos sintomas e sinais da gestação, o colo uterino encontra-se fechado e não há perda sanguínea. Terceira afirmativa está incorreta já que o colo uterino está fechado e não dilatado.

    O Abortamento habitual são perdas espontâneas e sucessivas de três ou mais gestações. O abortamento pode ser precoce, quando ocorre até a 13ª semana e tardio, quando entre 13ª e 22ª semanas. A última afirmativa está correta.

    Gabarito do Professor: Letra E

    Bibliografia

     Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Gestação de alto risco: manual técnico / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 5. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012.

  • a ameaça de abortamento o sangramento genital é de pequena a moderada intensidade, podendo existir dores, tipo cólicas, geralmente pouco intensas. O colo uterino (orifício interno) encontra-se fechado, o volume uterino é compatível com o esperado para a idade gestacional e não existem sinais de infecção. A primeira afirmativa é verdadeira.

    O esvaziamento uterino, naqueles úteros com tamanho compatível com gestação de até 12 semanas, deve ser realizado, preferencialmente, por aspiração manual intrauterina (AMIU), por apresentar menores taxas de complicações, reduzir a necessidade de dilatação cervical e promover a aspiração do material infectado. Segunda afirmativa está correta.

    O abortamento retido cursa com regressão dos sintomas e sinais da gestação, o colo uterino encontra-se fechado e não há perda sanguínea. Terceira afirmativa está incorreta já que o colo uterino está fechado e não dilatado.

    O Abortamento habitual são perdas espontâneas e sucessivas de três ou mais gestações. O abortamento pode ser precoce, quando ocorre até a 13ª semana e tardio, quando entre 13ª e 22ª semanas. A última afirmativa está correta.

    Gabarito do Professor: Letra E
     

  • AMIU ATE 12 SEMANAS!!!!!!!!!!!


ID
2539042
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na crise asmática o paciente pode apresentar alguns sinais e sintomas. Dentre eles, podemos citar:


1. A respiração se torna rude e bem audível, com presença de sibilos, principalmente à expiração.

2. Os pulmões se tornam hiperinsuflados e ocorre aumento no diâmetro anteroposterior do tórax.

3. Os pacientes geralmente apresentam taquipneia, taquicardia e hipertensão sistólica leve.

4. Nos casos moderados, os pacientes apresentam retrações subcostais acentuadas, cianose e pulso > 120 batimentos/minuto.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Itens corretos:

     

    1. A respiração se torna rude e bem audível, com presença de sibilos, principalmente à expiração.

    2. Os pulmões se tornam hiperinsuflados e ocorre aumento no diâmetro anteroposterior do tórax.

    3. Os pacientes geralmente apresentam taquipneia, taquicardia e hipertensão sistólica leve.


ID
2539045
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em pacientes internados com ventilação mecânica, em Unidades de Terapia Intensiva, algumas medidas de prevenção das pneumonias são:


1. Manter o paciente em posição de semirre-cumbente, ou seja, com elevação da cabeceira em 30 a 45°, se não houver contraindicação.

2. Aspirar a secreção subglótica rotineiramente, de acordo com a necessidade de cada paciente, com técnica estéril.

3. Trocar o circuito do ventilador, a cada dois dias, para reduzir a incidência de pneumonia associada à ventilação mecânica.

4. Fazer higiene oral com antissépticos, utilizando uma pequena esponja, evitando lesões da cavidade, três a quatro vezes ao dia.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Por que a 4 está errada?

  • Diversos estudos têm demonstrado diminuição das pneumonias associadas à ventilação quando a higiene oral é realizada com clorexidina veículo oral (0,12% ou 0,2%). Muitos protocolos preconizam a higiene da cavidade oral com clorexidina oral, formulação de 0,12%, com uma pequena esponja, evitando lesões da cavidade, três a quatro vezes ao dia. O profissional deve ficar atento para alergias, irritação da mucosa ou escurecimento transitório dos dentes.

    fonte: http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle/manual_%20trato_respirat%F3rio.pdf

     

  • A. Circuito do ventilador A freqüência da troca do circuito do ventilador não influencia na incidência de PAV. Recomenda-se a troca de circuito entre pacientes e quando houver sujidade ou mau funcionamento do equipamento.

     

    http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle/manual_%20trato_respirat%F3rio.pdf


ID
2539048
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Hemorragia Pós-Parto (HPP) é uma das principais causas de morte materna.


No que se refere à prevenção da HPP:


1. Todas as parturientes devem receber uterotônicos durante a 3ª fase do parto, sendo a ocitocina recomendada como o fármaco preferencial.

2. A massagem uterina contínua é recomendada para prevenir a HPP em mulheres que receberam ocitocina profilática, pois reduz a perda de sangue.

3. O clampeamento precoce do cordão umbilical (< 1 minuto após o nascimento) não é recomendado, a menos que o neonato esteja asfixiando e precise ser reanimado.

4. A avaliação do tônus uterino abdominal pós-parto para a identificação precoce da atonia uterina é recomendada somente para as multíparas.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Uterotônico é um agente farmacológico usado para induzir contrações uterinas ou dar maior tonicidade ao útero. Os uterotónicos são usados para induzir o parto e para reduzir hemorragias pós-parto.

  • Segundo Recomendações da OMS para a prevenção e tratamento da hemorragia pós-parto
    1. Ouso de uterotônicos para a prevenção da HPP durante a terceira fase do parto é recomendado para todos os partos.

     2. A ocitocina (10 UI, IV/IM) é o fármaco uterotônico recomendado para a prevenção da HPP. 

     3. O clampeamento precoce do cordão umbilical (< 1 minuto após o nascimento) não  é recomendado, a menos que o neonato esteja asfixiando e precise ser transferido imediatamente para reanimação. 

    4. A massagem uterina sustentada não é recomendada como intervenção para prevenir a HPP em mulheres que receberam ocitocina profilática. 

    5. A avaliação do tônus uterino abdominal pós-parto para a identificação precoce da atonia uterina é recomendada para todas as mulheres.

  • o clampeamento precoce também é indicado em mulheres com HIV

  • A ocitocina é um uterotônico que promove o aumento do tônus uterino e das contrações e é frequentemente administrada imediatamente após a expulsão do ombro do bebê como parte da gestão ativa da terceira fase do parto.

  • Ocitocina previne HPP


ID
2539051
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Infecção hospitalar é definida como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

     

    Discordo do gabarito letra " D " apresentado pela banca o correto seria letra " E ".

     

     

     

    De acordo com a PORTARIA Nº 2616, DE 12 DE MAIO DE 1998

    Dispõe sobre a obrigatoriedade da manutenção pelos hospitais do país, de Programa de Controle de Infecções Hospitalares.

     

     

    1.2 infecção hospitalar (IH):


    1.2.1 é aquela adquirida após a admissão do paciente e que se manifeste durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.

     

    2.2 Critérios gerais:

     

    2.2.2 quando se desconhecer o período de incubação do microrganismo e não houver evidência clínica e/ou dado laboratorial de infecção no momento da internação, convenciona-se infecção hospitalar toda manifestação clínica de infecção que se apresentar a partir de 72 (setenta e duas) horas após a admissão;

     

  • 72 horas, concordo com  Mano COncurseiro e discordo da banca.

  • Gabarito incorreto. 

    Alternativa E, 72 horas é a resposta certa.

  • 72 horas é a resposta certa

  • Gabarito errado, resposta correta, Letra E, 72 horas é a resposta correta!

     

  • Considera-se Infecção Hospitalar (IH) a infecção adquirida durante a hospitalização e que não estava presente ou em período de incubação por ocasião da admissão do paciente. São diagnosticadas, em geral, a partir de 48 horas após a internação.


    Gabarito do Professor: Letra D



    Bibliografia

    www.anvisa.gov.br


  • A segunda questão que respondo certa de ser 72 horas após admissão e consideram 48h. 

  • Infecção Hospitalar 72h após admissão
  • De acordo com a PORTARIA Nº 2616, DE 12 DE MAIO DE 1998

    Dispõe sobre a obrigatoriedade da manutenção pelos hospitais do país, de Programa de Controle de Infecções Hospitalares.

    Infecção Hospitalar 72h após admissão

  • Considera-se Infecção Hospitalar (IH) a infecção adquirida durante a hospitalização e que não estava presente ou em período de incubação por ocasião da admissão do paciente. São diagnosticadas, em geral, a partir de 48 horas após a internação.


    Gabarito do Professor: Letra D


    Bibliografia

    www.anvisa.gov.br

  • Pela portaria 2616 a alternativa correta é a letra E, porém, é preciso ver qual foi a bibliografia utilizada, já que o gabarito está como 48h.

  • 48 horas e 72 horas estão corretos, porque a resposta depende de qual critério de notificação de infecção é adotado.

  • infecção hospitalar 72 horas apos a internação...com periodo de incubação desconhecido do patogeno

  • olha a data que foi elaborado a questao, depois veio outro manual da ANVISA 2017

  • De acordo com a PORTARIA Nº 2616, DE 12 DE MAIO DE 1998

    Dispõe sobre a obrigatoriedade da manutenção pelos hospitais do país, de Programa de Controle de Infecções Hospitalares.

    Infecção Hospitalar 72h após admissão


ID
2539054
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As queimaduras são causadas por diferentes agentes etiológicos: térmicos, elétricos, radioativos, químicos e biológicos.


Identifique as afirmativas corretas sobre o assunto.


1. Quando as lesões estão acima de 20% da superfície corporal, o paciente é classificado como grave ou grande queimado.

2. Na queimadura elétrica, a destruição maciça de tecido muscular libera potássio, que em níveis elevados predispõe a arritmias.

3. Escarotomia é indicada nas queimaduras circunferenciais de membros ou do tronco para possibilitar a expansão e perfusão dos tecidos comprometidos.

4. Na queimadura de segundo grau, as lesões atingem a epiderme, a derme e a hipoderme.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas

Alternativas
Comentários
  • Hipoderme é um termo bem antigo, nem se usa mais. A divisão agora é epiderme e derme
  • Complementando ao que Josie disse: hipoderme = tecido subcutaneo.
  •  Na queimadura de segundo grau, as lesões atingem a derme e a epiderme apenas!!!

  • Entre 15% e menos de 40% o paciente é classificado como Médio e não como grave ou grande queimado.

    Grave e grande queimado só acima de 40% do corpo queimado

     

  • Gab b.

    1. Quando as lesões estão acima de 20% da superfície corporal, o paciente é classificado como grave ou grande queimado.

    2. Na queimadura elétrica, a destruição maciça de tecido muscular libera potássio, que em níveis elevados predispõe a arritmias.

    3. Escarotomia é indicada nas queimaduras circunferenciais de membros ou do tronco para possibilitar a expansão e perfusão dos tecidos comprometidos.

    4. Na queimadura de segundo grau, as lesões atingem a epiderme, a derme e a hipoderme.Falso

  • GRANDES QUEIMADOS SÃO CONSIDERADOS ACIMA DE 30%. A QUESTÃO FALA EM 20%, NESSE CASO ENTRE 10% E 30%, SÃO CONSIDERADOS COMO MODERADOS. A QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA.

     

  • A questão deveria ser anulada, porque ACIMA DE 30% é considerado GRANDE queimado.

  • Segundo Brunner o Grande Queimado é aquele acometido com queimaduras de 2° GRAU > 25% ASC em adultos, > 20% ASC em crianças e queimaduras de 3º GRAU MAIOR OU IGUAL A 10% DA ASC

  • MINISTÉRIO DA SAÚDE

    Condições que classificam queimadura grave:

    • Extensão/profundidade maior do que 20% de

    SCQ em adultos.

  • Minha dúvida era sobre a porcentagem se encontrava corretamente na assertiva.

    Pesquisei na Cartilha para Tratamento de Emergências em QUEIMADURAS e na página 11 se encontra:

    Condições que classificam queimadura grave:

    • Extensão/profundidade maior do que 20% de SCQ em adultos.

    • Extensão/profundidade maior do que 10% de SCQ em crianças. 

    Talvez alguém possa ter a mesma minha dúvida, por isso resolvi compartilhar com vocês.


ID
2539057
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Política de Humanização da Assistência Hospitalar aponta diferentes parâmetros distribuídos em três grandes áreas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

     

     

    De acordo com o Programa Nacional de Humanização da assistência Hospitalar (PNHAH)

     

     

    O Manual de humanização, elaborado com base no Programa Nacional de Humanização da assistência Hospitalar (PNHAH) apresenta informações importantes para a implantação de um processo de humanização dos serviços de saúde.

     

    Partindo dessa perspectiva, a Política de Humanização da assistência à Saúde aponta diferentes parâmetros para a humanização da assistência hospitalar em 3 (três) grandes áreas:

     

    » Acolhimento e atendimento dos usuários.
    » Trabalho dos profissionais.
    » Lógicas de gestão e gerência.


ID
2539060
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, em relação ao atendimento à vitima de intoxicação ou envenenamento:


1. O socorrista deve oferecer carvão ativado, para neutralizar o veneno.

2. O vômito não deve ser induzido, nos casos de ingestão de derivados de petróleo (como querosene ou gasolina) ou substâncias ácidas ou básicas.

3. As embalagens dos produtos, restos de substâncias ou conteúdos vomitados, encontrados no local, devem ser guardados para facilitar a identificação do veneno e tratamento adequado.

4. As intoxicações podem ser classificadas em três categorias: acidentais, ocupacionais e intencionais.

5. Em caso de contato com a pele, não lave a região atingida, pois essa atitude, pode facilitar a identificação do veneno.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Itens corretos:

     

    2. O vômito não deve ser induzido, nos casos de ingestão de derivados de petróleo (como querosene ou gasolina) ou substâncias ácidas ou básicas.

    3. As embalagens dos produtos, restos de substâncias ou conteúdos vomitados, encontrados no local, devem ser guardados para facilitar a identificação do veneno e tratamento adequado.

    4. As intoxicações podem ser classificadas em três categorias: acidentais, ocupacionais e intencionais.

  • O carvão ativado não vai neutralizar a substância, vai impedir que haja absorção dela. Não é recomendado utilizar substâncias que neutralizem o conteúdo ingerido sem saber o que foi ingerido, pois pode causar reação exotérmica e danificar ainda mais as estruturas internas.

  • NÃO PROVOCAR VÔMITO EM VÍTIMAS INCONSCIENTES E NEM DE ENVENENAMENTO PELOS SEGUINTES AGENTES:


    · Substância corrosiva forte, como: ácidos e lixívia

    · Veneno que provoque queimadura dos lábios, boca e faringe

    · Soda cáustica

    · Alvejantes

    · Tira-ferrugem

    · Água com cal

    · Amônia

    · Desodorante

    · Derivados de petróleo como: · querosene · gasolina · fluido de isqueiro · benzina · lustra-móveis


    http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/manuais/biosseguranca/manualdeprimeirossocorros.pdf

  • O carvão ativado não vai neutralizar a substância, vai impedir que haja absorção dela. Não é recomendado utilizar substâncias que neutralizem o conteúdo ingerido sem saber o que foi ingerido, pois pode causar reação exotérmica e danificar ainda mais as estruturas internas.

    NÃO PROVOCAR VÔMITO EM VÍTIMAS INCONSCIENTES E NEM DE ENVENENAMENTO PELOS SEGUINTES AGENTES:

    · Substância corrosiva forte, como: ácidos e lixívia

    · Veneno que provoque queimadura dos lábios, boca e faringe

    · Soda cáustica

    · Alvejantes

    · Tira-ferrugem

    · Água com cal

    · Amônia

    · Desodorante

    · Derivados de petróleo como: · querosene · gasolina · fluido de isqueiro · benzina · lustra-móveis


ID
2539063
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A hipotermia é um fator de risco para recém-nascidos, podendo se caracterizar como uma emergência, principalmente em prematuros. Assim sendo, a Organização Mundial da Saúde recomenda que todos os recém-nascidos devem ser mantidos em temperatura ambiental de no mínimo:

Alternativas
Comentários
  • Letra B. 25º

  • Conforme Manual de Assitência ao RN (MS, 2014) - a temperatura ambiente é de 26 graus. 

  • De acordo com o manual do MS, a sala de parto deve ser mantida entre 23°C e 26°C.

  • onforme Manual de Assitência ao RN (MS, 2014) - a temperatura ambiente é de 26 graus.

  • alternativa correta letra C
    A temperatura ambiente na sala de parto deve ser, no mínimo, 26°C para que se mantenha
    com maior facilidade a temperatura corpórea normal do RN.
    [...]  
     contato pele a pele imediatamente
    após o nascimento, em temperatura ambiente de 26°C, reduz o risco de hipotermia
    em RNs a termo que nascem com respiração espontânea e que não necessitam de ventilação,
    desde que cobertos com campos preaquecidos."
    [...]
    Assim, para diminuir a perda de calor nesses RNs, é importante preaquecer a
    sala de parto e a sala onde serão realizados os procedimentos de reanimação, mantendo
    temperatura ambiente de, no mínimo, 26°C" 
    FONTE: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_saude_recem_nascido_profissionais_v1.pdf

  • Garantir a temperatura ambiente na sala de parto entre 23-26ºC

    Disponível em: Reanimação do recém-nascido ≥34 semanas em sala de parto: Diretrizes 2016 da Sociedade Brasileira de Pediatria

  • A Organização Mundial de Saúde9 define como faixa de normalidade a temperatura do RN de 36,5 a 37°C e classifica a hipotermia conforme a gravidade:

    - Potencial estresse do frio (hipotermia leve): temperatura entre 36,0 e 36,4°C.

    - Hipotermia moderada: temperatura entre 32,0 e 35,9°C.

    - Hipotermia grave: temperatura menor que 32,0°C.

    A Organização Mundial de Saúde recomenda que todos os RN sejam mantidos em temperatura ambiental de no mínimo 25ºC.

    Gabarito do Professor: Letra B


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.


  • Hipotermia. Definição

    A Organização Mundial de Saúde define como faixa de normalidade a temperatura do RN de 36,5 a 37°C

    A Organização Mundial de Saúde recomenda que todos os RN sejam mantidos em temperatura ambiental de no mínimo 25 oC.

    http://www.redeblh.fiocruz.br/media/arn_v4.pdf

  • Também discordo do gabarito.

     

    A temperatura ambiente na sala de parto deve ser, no mínimo, de 26 C para que se mantenha com maior facilidade a temperatura corpórea normal do RN.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_saude_recem_nascido_profissionais_v1.pdf

     

  • Em 2016 a SBP modificou a temperatura da sala de parto de 26 graus para 23 a 26 graus e essa questão é de 2017. Caberia recurso.
  • A Organização Mundial de Saúde9 define como faixa de normalidade a temperatura do RN de 36,5 a 37°C e classifica a hipotermia conforme a gravidade:

    - Potencial estresse do frio (hipotermia leve): temperatura entre 36,0 e 36,4°C.

    - Hipotermia moderada: temperatura entre 32,0 e 35,9°C.

    - Hipotermia grave: temperatura menor que 32,0°C.

    A temperatura ambiente na sala de parto deve ser, no mínimo, de 26 C para que se mantenha com maior facilidade a temperatura corpórea normal do RN.

  • recurso.... min 26 graus ou 23-26

  • Questão maldosa, segundo a OMS a temperatura deva ser no mínimo de 25°c, já segundo o MS no mínimo 26°c e para a SBP entre 23 e 26°c.

ID
2539066
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação às urgências e emergências psiquiátricas.


( ) Emergência em psiquiatria é conceituada como um transtorno no pensamento, nos sentimentos ou nas ações, envolvendo risco de morte ou risco social grave e necessitando de intervenções imediatas.

( ) Os quadros agudos de ansiedade podem ser classificados como emergências psiquiátricas.

( ) Ansiedade leve, distúrbios de relacionamento pessoal podem ser classificados como urgência psiquiátrica.

( ) As urgências psiquiátricas geralmente são quadros de evolução mais lenta e compreendem situações nas quais os riscos são menores e necessitam de intervenções a curto prazo.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Emergência – distúrbio de pensamento, sentimentos ou ações que envolvem risco de vida ou risco social grave, necessitando de intervenções imediatas e inadiáveis (tempo medido em minutos ou horas). Exemplos comuns incluem: violência, suicídio ou tentativa de suicídio, estupor depressivo, excitação maníaca, automutilação, juízo critico acentuadamente prejudicado e severo autonegligência.

    Urgência – a situação implica riscos menores que necessitam de intervenções a curto prazo (tempo medido em dias ou semanas). Alguns exemplos são comportamentos bizarros, quadros agudos de ansiedade, síndromes conversivas, entre outros.

    Eletistas – a rapidez da internação não é um critério essencialmente importante. São exemplos de ansiedade leve, distúrbios de relacionamentos interpessoal, informações sobre medicações e fornecimento de receitas.


ID
2539069
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para a antissepsia cirúrgica das mãos e antebraços, recomenda-se o uso de um antisséptico degermante.


O procedimento, no caso da primeira cirurgia, deve durar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

     

     

    De acordo com o Manual de Higienização das Mãos em Serviços em Saúde. ANVISA

     

     

     

    ANTI-SEPSIA CIRÚRGICA OU PREPARO PRÉ-OPERATÓRIO DAS MÃOS

     

     

    Finalidade

     

    Eliminar a microbiota transitória da pele e reduzir a microbiota residente, além de proporcionar efeito residual na pele do profissional.

    As escovas utilizadas no preparo cirúrgico das mãos devem ser de cerdas macias e descartáveis, impregnadas ou não com anti-séptico e de uso exclusivo em leito ungueal e subungueal.

     

    Para este procedimento, recomenda-se: Anti-sepsia cirúrgica das mãos e antebraços com anti-séptico degermante.

     

    Duração do Procedimento: de 3 a 5 minutos para a primeira cirurgia e de 2 a 3 minutos para as cirurgias subseqüentes (sempre seguir o tempo de duração recomendado pelo fabricante).

  • Valeu Mano. Gosto muito dos seus conteúdos.


ID
2539072
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo em relação à Insuficiência Renal Aguda em crianças.


1. É um quadro de diminuição abrupta da filtração glomerular, com acúmulo dos produtos de degradação metabólica e desenvolvimento de azotemia.

2. A anúria pode estar presente e raramente observa-se oligúria.

3. O volume urinário mantém-se dentro dos limites normais em cerca de 30 a 80% dos casos.

4. Considera-se oligúria quando o volume urinário estiver inferior a 150 ml/m2 /dia (aproximadamente 0,5 ml/kg/h em recém-nascidos e 1,0 ml/kg/h em crianças maiores).


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Itens corretos:

     

    1. É um quadro de diminuição abrupta da filtração glomerular, com acúmulo dos produtos de degradação metabólica e desenvolvimento de azotemia.

    3. O volume urinário mantém-se dentro dos limites normais em cerca de 30 a 80% dos casos.

  • Azotemia  é uma alteração bioquímica que se refere a uma elevação plasmática/sanguínea dos níveis de compostos de nitrogênio (como ureia, ácido úrico, creatinina, proteínas). Esta deve-se amplamente a uma taxa de filtração glomerular insuficiente


ID
2539075
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em caso de Parada Cardiorrespiratória em adultos, o correto é que o socorrista aplique compressões torácicas na frequência de:

Alternativas
Comentários
  • É a questão mais batida no que se refere à PCR... quase ninguém mais erra (vide estatísticas)

    Gabarito letra C, 100 a 120/minuto, com retorno total do tórax após cada compressão. 

    Fundamento:

     

    A frequência das compressões torácicas é de 100 a 120/minuto. O excesso na frequência afeta negativamente o desfecho. 

     

     

    COMPLEMENTO (sempre cobrado também nas provas):  A profundidade é de pelo menos 2 polegadas (5cm). O limite máximo é de 2,4 polegadas (6cm). 

     

     

     

     

    FONTE: Destaques da American Heart Association 2015. Atualização das Diretrizes de RCP e ACE.

     


ID
2539078
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na reanimação cardiorrespiratória em pediatria (bebês com menos de 1 ano e crianças até o início da puberdade), é aconselhável que o socorrista forneça compressões torácicas que comprimam, pelo menos, um terço do diâmetro anteroposterior do tórax do paciente. Isso equivale a cerca de:

Alternativas
Comentários
  • Na verdade é 1,4 polegadas de bebê

  • Gabarito: Letra B.

     

     

     

    De acordo com a AHA.2015

     

     

    PROFUNDIDADE DAS COMPRESSÕES

     

    2015 (Atualizado):

     

    É aconselhável que os socorristas forneçam compressões torácicas que comprimam, pelo menos, 1/3 ( um terço ) do diâmetro anteroposterior do tórax dos pacientes pediátricos (bebês ( com menos de 1 ano) e crianças até o início da puberdade).

     

    Isso equivale a cerca de 1,5 polegadas (4cm) em bebês até 2 polegadas (5 cm) em crianças.

     

    Uma vez que as crianças tenham atingido a puberdade ( isto é, adolescentes), utiliza-se profundidade recomendada para as compressões em adultos de, pelo menos, 2 polegadas (5 cm), mas não superior a 2,4 polegadas (6cm).

  • BEBÊS COM MENOS DE 1 ANO

    1,5 polegadas (4 cm)

    CRIANÇAS e ADOLESCENTES

    2 polegadas (5 cm)  a 2,4 polegadas (6 cm)

  • 1,5 polegadas (4 cm) em bebês, e até 2 polegadas (5 cm) em crianças.


    Adultos 2 polegadas (5cm) a 2,4 polegadas (6cm).


ID
2539081
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No atendimento de um acidentado, a avaliação da temperatura permite identificar o estado da pessoa, pois em algumas emergências, a temperatura muda muito.


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.


( ) Não se verifica a temperatura nos casos de vítimas inconscientes, crianças depois de ingerirem líquidos (frios ou quentes), após extração dentária ou inflamação na cavidade oral.

( ) O corpo humano perde calor através de eliminação, evaporação e condução.

( ) Na verificação da temperatura axilar, utilizando termômetro de mercúrio, o mesmo deve ser mantido sob a axila seca, por cerca de 5 a 7 minutos, com o acidentado sentado.

( ) Acidentados com temperatura muito alta, por um longo período, podem ter lesão cerebral irreversível.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  •  Os locais para verificação da temperatural corporal são: Oral ou bucal, que varia de 36,2 a 37°C, estando contra-indicado em vitimas inconscientes, crianças depois de ingerir líquidos frios ou quentes e após a extração dentária ou inflamação da cavidade oral; Axilar, variando de 36 a 36,8°C, por 3 a 5 minutos, contra-indicada para vitimas de queimaduras de tórax, processos inflamátorios nas axilas ou fraturas de MMSS; Retal, que varia de 36,4 a 37°C, uma das mais precisas, esta contra-indicada nos casos de intervenções cirúrgicas no reto, com abscesso retal ou perineorrafia.

  • (V ) Não se verifica a temperatura nos casos de vítimas inconscientes, crianças depois de ingerirem líquidos (frios ou quentes), após extração dentária ou inflamação na cavidade oral.

    (V ) O corpo humano perde calor através de eliminação, evaporação e condução.

    (F ) Na verificação da temperatura axilar, utilizando termômetro de mercúrio, o mesmo deve ser mantido sob a axila seca, por cerca de 5 a 7 minutos, com o acidentado sentado.

    (V ) Acidentados com temperatura muito alta, por um longo período, podem ter lesão cerebral irreversível.

  • O acidentado com febre, muito alta e prolongada, pode ter lesão cerebral irreversível. A temperatura corporal abaixo do normal pode acontecer após depressão de função circulatória ou choque.

  • Acho que até o Chaves comentaria melhor as questões do que essa professora:

    "É isso mesmo ...", "às vezes vai acontecer isso mesmo", "nós vamos estar observando ...".


ID
2539084
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo em relação aos animais peçonhentos:


1. Animal peçonhento é aquele que possui glândula produtora de veneno, mas não possui aparelho inoculador para injetá-lo.

2. Os sinais e sintomas do envenenamento variam de acordo com a espécie que causou o acidente, a quantidade de veneno inoculado, peso e idade da vítima, as condições de nutrição e o atendimento recebido.

3. Mordidas de cobras não peçonhentas não são consideradas sérias e geralmente são tratadas como ferimentos leves.

4. As serpentes do gênero Bothrops são responsáveis pela maioria dos acidentes ofídicos registrados no país (cerca de 90%), pois são espécies agressivas.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

     

     

    De acordo com o Manual de Diagnóstico e  Tratamento de Acidentes por Animal Peçonhentos.FUNASA

     

     

    Item 1- Errado.

     

    Animal Peçonhento:

     

    É aquele que possui veneno e apresenta uma estrutura para inocular este veneno: Serpentes (presas), Aranhas (quelíceras), Escorpiões (aguilhão) e Lagartas (cerdas).

     

    Animal Venenoso:


    É aquele que possui veneno, mas não apresentam estrutura para inocular este veneno: Sapos, Outros.

     

     

    Item 2- Correto.

     

     

    Item 3- Correto.

     

     

    Item 4- Correto.

    Bothrops é um gênero de serpentes da família Viperidae. Popularmente, as espécies são denominadas de jararacascotiaras e urutus.


ID
2539087
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A luxação caracteriza-se por:

Alternativas
Comentários
  •  Luxação é o deslocamento repentino, parcial ou completo, das extremidades dos ossos de uma articulação. Dor forte e inchaço são os sintomas mais característicos.

  • Luxações- separação de dois ossos da articulação.

    Entorse- ( hiperextensão ) ocorre quando se ultrapassa o limite normal do movimento de uma articulação.

    Distensão - ligamentos são estendidos ou lacerados.

  • Luxações: as extremidades dos ossos não se posicionam dentro de uma articulação, os ossos perdem o contato. São completas, quando as superfícies de contato se afastam totalmente, e incompletas, quando a perda de contato das superfícies articuladas é parcial. As mais comuns são as luxações do ombro, do cotovelo, do joelho e do tornozelo.

    OBS: toda luxação é antecipada de entorses, mas nem toda entorse tem luxação.

    b)     Entorses: ocorre a rotura dos ligamentos articulares, sem perda de contato entre os ossos

    @iminentedelta


ID
2539090
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A “Regra dos Nove”, proposta por Wallace, é uma das formas utilizadas para classificar queimaduras em relação à superfície corporal queimada.


A “Regra dos Nove”, utilizada para crianças, compreende:

Alternativas
Comentários
  • Crianças não são 18% o crânio? Somando a cabeça e o rosto, nove de cada?
  •  

    Regra dos Nove”, proposta por Wallace:

     

     

     

    Para queimaduras maiores e mais espalhadas, usa-se a REGRA DOS 9%:

     

    Um adulto de frente:

     

    9% = rosto

    9% = tórax

    9% = abdômen

    9% = perna direita

    9% = perna esquerda

    9% = os 2 braços

    1% = órgãos genitais

    55%=Sub-total

     

    Agora, de costas :

     

    9% = costas

     9% = abdômen

    9% = perna direita

    9% = perna esquerda

    9% = os 2 braços

    45%=Sub-total

    55%(frente) + 45%(costas) = 100% da área do corpo.

     

    Extensão da queimadura

     

     O importante na queimadura não é o seu tipo e nem o seu grau, mas sim a extensão da pele queimada, ou seja, a área corporal atingida.

     

    -Baixa: menos de 15% da superfície corporal atingida

    -Média: entre 15 e menos de 40% da pele coberta

    -Alta: mais de 40% do corpo queimado.

     

    Uma regra prática para avaliar a extensão das queimaduras pequenas ou localizadas, é compará-las com a superfície da palma da mão do acidentado, que corresponde aproximadamente a 1% da superfície corporal.

     

    Agentes causadores de queimaduras

     

    -Físicos: temperatura: vapor, objetos aquecidos, água quente, chama, etc. eletricidade: corrente elétrica, raio, etc. radiação : sol, aparelhos de raios X, raios ultravioletas, nucleares, etc.

     

    -Químicos: produtos químicos: ácidos, bases, álcool, gasolina, etc. e

     

    -Biológicos: animais: lagarta-de-fogo, água-viva, medusa, etc. e vegetais: o látex de certas plantas, urtiga, etc.

     

     

    FONTE : https://blogenfermeirando.wordpress.com/tag/regra-dos-9/

  • a resposta da pergunta esta errada

  • cabeça: 18%

    tronco:18%

    dorso:18%

    msd:18%

    mse:18%

    genitalia:1%

    mid:13.5%

    mie:13.5%

  • Não faço a mínima ideia de qual literatura o examinador usou como fonte.

  • essa questao deveria ser anulada, pois dependendo da idade da criança haverá uma referencia.

     

  • Questâo cabivel de anulação.

    Cabeça – 7%; Rosto – 7%; Tórax – 18%; Costas – 18%; Membro Superior (frente) – 4,5%, Membro Superior ( (costas) – 4,5%; Membro Inferior (frente) – 8% e Membro Inferior (costas) – 8%

    Regras dos Noves usada em Crianças:

    Cabeça e Pescoço= 18 %

    Tórax frente e Dorso= 18 % cada um.

    MSD e MSE= 9 % cada um

    MID e MIE=  13,5 % cada um

    Genitália= 1 %

  • A regra dos nove leva em conta a extensão da lesão, a chamada superfície corporal queimada (SCQ). Para superfícies corporais de pouca extensão ou que atinjam apenas partes dos segmentos corporais, utiliza-se para o cálculo da área queimada o tamanho da palma da mão (incluindo os dedos) do paciente, o que é tido como o equivalente a 1% da SCQ.

    Regra dos nove adulto

    Cabeça e pescoço 9%

    Extremidades Superiores 9%

    Região anterior do tronco 18%

    Região posterior do tronco 18%

    Extremidades inferiores 18%

    Períneo 1%

    De acordo com as alternativas a única que se encaixa é a alternativa B

    Cabeça e pescoço 9% (4,5% rosto + 4,5% cabeça)

    Região anterior do tronco 18% (tórax 18%)

    Região posterior do tronco 18% (costas18%)

    Extremidades Superiores 9% (Membro Superior somente a frente – 4,5%)

    Extremidades inferiores 18% (Membro Inferior parte da frente 9% e parte de trás 9%)

    A alternativa proposta pela banca é impossível, já pelo primeiro item que coloca Cabeça – 7% e Rosto – 7% isso daria o total de 14% a cabeça parte da frente mais a de trás quando na verdade o total da cabeça é 9%, e a alternativa ainda continua errada com valores dos membros.

    Gabarito do Professor: Letra B

    Gabarito da Banca: Letra D


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Cartilha para tratamento de emergência das queimaduras / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012.


  • a regra é  dos nove, como pode ter sete....kkkk quem fez essa questao é  sem noção. 

  • A QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA. NEM OS COMENTÁRIOS DO PROFESSOR LEVOU EM CONSIDERAÇÃO DE QUE TRATA-SE DE CRIANÇAS:

    CABEÇA E PESCOÇO; 18%

    TORAX: 18% ANTERIOR  E 18% POSTERIOR

    MMSS: 4,5 ANTERIOR E 4,5 POSTERIOR

    MMII: 6,75% ANTERIOR E 6,5% POSTERIOR

    GENITÁLIA 1%

     

  • nada haver essa questão...

     

  • BANCA PODRE

  • essa questão só confundiu minha mente não entendi nada


  • Credo que questão mal elaborada...

  • Credo que questão mal elaborada...

  • Também entendi assim na literatura, 18% o crânio (9% - 9%), porém existem tabelas por idades com aproximação...


ID
2539093
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considera-se crise hipertensiva em adultos jovens, o aumento da pressão arterial com risco de morte ou de lesão de órgãos-alvo. Divide-se em urgência e emergência hipertensiva. Considera-se urgência hipertensiva:

Alternativas
Comentários
  • alguem me explica pq é  letra E, eu achei q era a B

    em geral PA diastólica ≥ 120 mmHg???? ta certo??? n eh acima de 150?

  • Greicy Southier, a crise hipertensiva em adultos jovens é caracterizada com o aumento da pressão arterial com risco de morte ou de lesão de órgãos-alvo.Na urgência hipertensiva a PAS é maior ou igual a 180 e PAD maior ou igual a 120 + associados as repercurssões clínicas(dor de cabeça na região occipital, visão turva..)Já na emergência clínica ocorre o aumento da pressão arterial associada a lesão de órgãos alvos (cérebro, pulmão, rins...)

     

  • Do Caderno de AB, nº 37, MS:

     

    "A elevação crítica da pressão arterial, em geral pressão arterial diastólica ≥ 120mmHg, porém com estabilidade clínica, sem comprometimento de órgãos-alvo, caracteriza o que se convencionou definir como urgência hipertensiva (UH)."

  • LETRA e.

     Urgência e Emergência hipertensiva

    Isso e confuso,

    importante elevação da pressão arterial (em geral PA diastólica ≥ 120 mmHg ou PAs maior ou igual a 180mmHg, sem sintomas graves e sem risco imediato à vida ou de dano agudo a órgãos-alvo (cérebro, coração, pulmões e rins) ou comprometimento vascular, mas que pode evoluir para complicações graves.

  • URGÊNCIA HIPERTENSIVA - Elevação crítica da PA com quadro clínico grave, progressiva lesão de órgãos-alvo e risco de morte, exigindoimetiata redução da PA com agentes aplicados por via parenteral.

    EMERGÊNCIA HIPERTENSIVA - Elevação crítica da PA, em geral PAD maior ou igual a 120mmHg, porém com estabilidade clínica, sem comprometimento de órgãos-alvo.

    Gabarito letra: e

    FONTE:

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

    128 p. : il. (Cadernos de Atenção Básica, n. 37)

  • Cara Ana Viera, apesar das referencias estarem corretas, houve uma troca nos conceitos, uma vez que, a emergencia hipertensiva é a opção na qual ocorre comprometimento de órgãos-alvos, conforme CAB nº37.

  • crises hipertensivas

     

    Urgência Hipertensiva  - > 180 mmHg e/ou > 120 mmHg

    Emergência Hipertensiva - >  180 mmHg + lesão de órgão alvo e/ou > 120 mmHg

     

     

  • Urgência hipertensiva: diastólica >120mmHg, sem lesão aguda de órgão alvo e progressiva, tratamento medicamentoso oral, sem risco de morte e tendo acompanhamento ambulatorial precoce(7 dias).

    Emergência hipertensiva: diastólica >120mmHg, com lesão aguda de órgão alvo e progressiva, tratamento medicamentoso parenteral, com risco iminente de morte e tendo internamento em UTI.

  • Aprendi que os orgãos-alvo são: Cerebro, coração, rins e vasos sanguineos. Na assertiva que a banca considerou correta possui a palavra "Pulmões".

    Houve alguma atualização? to sem entender.

  • URGÊNCIA HIPERTENSIVA

    PAS >/= 120mmHg

    SEM lesão de órgão alvo

    SEM risco iminente de morte

    TTO: VO, redução em 24 a 48 horas + acompanhamento ambulatorial precoce (7 dias)

    BARROSO et al., 2020)


ID
2539096
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo em relação à crise convulsiva ou epilética no adulto.


1. Crise convulsiva ou epilética pode ser uma manifestação de um processo patológico sistêmico reversível ou de uma disfunção inerente ao Sistema Nervoso Central.

2. O estado de mal epiléptico é a ocorrência de crises epiléticas prolongadas (acima de 5 minutos) ou repetitivas, persistindo por 30 minutos ou mais, que permitem a recuperação da consciência entre os eventos.

3. A “Crise generalizada tônico-clônica” raramente ultrapassa 5 minutos de duração e é a mais comum das manifestações quando de uma crise convulsiva.

4. Os sinais ou sintomas de uma crise convulsiva se caracterizam por súbita perda da consciência, acompanhada de contrações musculares involuntárias, cianose, salivação intensa, lábios e dentes cerrados e eventual liberação esfincteriana fecal e/ou urinária.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa "2" encontra-se incorreta pelo fato de que o Estado de Mal Epilético se caracterizar por crises convulsivas prolongadas (acima de 30 minutos), porém sem retorno de consciência entre elas.

    FONTE: http://www.saudedireta.com.br/docsupload/1335052958protocolos_unidade_emergencia_parte_038.pdf

  • Crises tônico-clônicas

    As crises tônico-clônicas (também chamadas crises de grande mal) são caracterizadas por contração tônica simétrica e bilateral seguida de contração clônica dos quatro membros usualmente associadas a fenômenos autonômicos como apnéia, liberação esfincteriana, sialorréia e mordedura de língua, durante cerca de um minuto. Na fase de contração tônica o ar pode ser expulso através da glote fechada, o que resulta no grito epiléptico. O período pós-crítico é caracterizado por confusão mental e sonolência.

    FONTE: http://epilepsia.org.br/lasse/mat_didatico/lasse1/textos/americo01.html

  • Itens corretos:

     

    1. Crise convulsiva ou epilética pode ser uma manifestação de um processo patológico sistêmico reversível ou de uma disfunção inerente ao Sistema Nervoso Central.

    3. A “Crise generalizada tônico-clônica” raramente ultrapassa 5 minutos de duração e é a mais comum das manifestações quando de uma crise convulsiva.

    4. Os sinais ou sintomas de uma crise convulsiva se caracterizam por súbita perda da consciência, acompanhada de contrações musculares involuntárias, cianose, salivação intensa, lábios e dentes cerrados e eventual liberação esfincteriana fecal e/ou urinária.

  • Lembrando que as crises convulsivas não ultrapassam 4 minutos.

    Crise Convulsiva- Descarga elétrica anormal o que é completamente diferente de Epilepsia- Enfermidade, patologia, no qual o paciente tem convulsões tonica-clonicas, temporária.


ID
2539099
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O transporte inter-hospitalar do recém-nascido com instabilidade clínica deve ser feito com presteza e segurança.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.


( ) A equipe, pelo menos um médico e uma enfermeira, ou técnico de enfermagem e um motorista, deverão estar presentes no transporte.

( ) Ao entrar na ambulância com o recém-nascido, mudar a fonte de O2 da incubadora de transporte para a ambulância, porque a bala de O2 da incubadora é muito pequena; mudar também a fonte de energia.

( ) Se tiver algum familiar acompanhando o transporte, o mesmo deve ir junto ao recém-nascido, usando cinto de segurança.

( ) Se for necessário algum procedimento com o recém-nascido durante o transporte, deve-se solicitar que o motorista da ambulância ande mais devagar.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  •  Se tiver algum familiar acompanhando o transporte, o mesmo deve ir junto ao recém-nascido, usando cinto de segurança.

    não entendi por q esta errado ... alguem pode me ajudar 

  • O transporte neonatal deve ser feito por um médico, um técnico de enfermagem ou por um enfermeiro que tenha conhecimento e prática no cuidado de recém-nascidos, além do motorista do transporte. Primeira afirmativa é verdadeira.

    Ao entrar na ambulância com o bebê, mudar a fonte de oxigênio da incubadora para a da ambulância, porque a bala da incubadora é pequena e será preciso utilizá-la novamente ao chegar na unidade. Mudar também a fonte de energia. A segunda afirmativa é verdadeira.

    Se algum familiar estiver presente no transporte, ele deverá ir à frente do carro, nunca junto ao neonato. A terceira afirmativa é falsa.

    Orientar o motorista para um transporte calmo e seguro. Verificar a qualidade do veículo; solicitar ao motorista uma condução calma e sem atitudes bruscas; usar cinto de segurança. Se for necessário algum procedimento com o bebê, deve-se solicitar que o motorista pare a ambulância para atender o paciente. A última afirmativa é falsa.

    Gabarito do Professor: letra E


    Bibliografia

    Moreira M, Lopes JMA, Carvalho M. O recém-nascido de alto risco: teoria e prática do cuidar. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2004.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido : guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Manual de orientações sobre o transporte neonatal / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas.. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2010.


  • COMENTÁRIO DO PROFESSOR

    PARA NÃO ASSINANTES

    O transporte neonatal deve ser feito por um médico, um técnico de enfermagem ou por um enfermeiro que tenha conhecimento e prática no cuidado de recém-nascidos, além do motorista do transporte. Primeira afirmativa é verdadeira.

    Ao entrar na ambulância com o bebê, mudar a fonte de oxigênio da incubadora para a da ambulância, porque a bala da incubadora é pequena e será preciso utilizá-la novamente ao chegar na unidade. Mudar também a fonte de energia. A segunda afirmativa é verdadeira.

    Se algum familiar estiver presente no transporte, ele deverá ir à frente do carro, nunca junto ao neonato. A terceira afirmativa é falsa.

    Orientar o motorista para um transporte calmo e seguro. Verificar a qualidade do veículo; solicitar ao motorista uma condução calma e sem atitudes bruscas; usar cinto de segurança. Se for necessário algum procedimento com o bebê, deve-se solicitar que o motorista pare a ambulância para atender o paciente. A última afirmativa é falsa.

    Gabarito do Professor: letra E

    Bibliografia

    Moreira M, Lopes JMA, Carvalho M. O recém-nascido de alto risco: teoria e prática do cuidar. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2004.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido : guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Manual de orientações sobre o transporte neonatal / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas.. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2010.
     

  • pq p banco da frente nao é ambulância, so pode. é cada uma.

  • (V ) A equipe, pelo menos um médico e uma enfermeira, ou técnico de enfermagem e um motorista, deverão estar presentes no transporte.

    (V ) Ao entrar na ambulância com o recém-nascido, mudar a fonte de O2 da incubadora de transporte para a ambulância, porque a bala de O2 da incubadora é muito pequena; mudar também a fonte de energia.

    (F ) Se tiver algum familiar acompanhando o transporte, o mesmo deve ir junto ao recém-nascido, usando cinto de segurança.

    (F ) Se for necessário algum procedimento com o recém-nascido durante o transporte, deve-se solicitar que o motorista da ambulância ande mais devagar


  • Na questão dp acompanhante ir no banco da frente é devido o pequeno espaço que temos na ambulância pouco espaço para a equipe e se tiver que fazer algum procedimento invasivo o familiar não estará dentro da cena ....
  • O transporte de um neonatal grave devera ser realizado em ambulância avançada, ao qual pela portaria 2048, se preconiza que seja realizado por medico e enfermeiro, não podendo o mesmo ser substituído pelo técnico de enfermagem.


ID
2539102
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação ao Descolamento Prematuro de Placenta (DPP) e à Placenta Prévia (PP).


( ) Na PP marginal ocorre a implantação total ou parcial da placenta no segmento inferior do útero, que recobre o colo uterino.

( ) Um dos principais fatores de risco para PP é a cicatriz uterina por cesariana anterior.

( ) Na PP o sangramento é indolor e pode ocorrer no segundo ou terceiro trimestre.

( ) A sobredistensão uterina (polihidrâmnio ou gestação gemelar) e a hipertensão são fatores de risco para o DPP.

( ) O DPP com sangramento vaginal é responsável pela apoplexia útero-placentária ou “útero de Couvelaire”.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Placenta Prévia Baixa : localizada próximo ao colo do útero , sem atingi-ló.

    Placenta Prévia Marginal: atinge o orifócio do útero sem recobri-ló.

    Placenta Prévia Total: recobre totalmente o colo do útero.

  • Qual erro do último item?
  • complementando comentário da colega o erro do último item:

    O DPP com sangramento vaginal é responsável pela apoplexia útero-placentária ou “útero de Couvelaire”. 

    "O descolamento prematuro de placenta é importante causa de morbimortalidade materna e fetal. Em 20% dos casos a hemorragia não se exterioriza, o que pode levar a um retardo no diagnóstico e maior risco de complicações. Uma delas é o útero de Couvelaire (infiltração do miométrio pelo sangue), que pode dificultar a contração uterina, podendo levar a necessidade de uma histerectomia para o controle do sangramento e infertilidade subsequente." 

    fonte: http://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/40017

     

    o correto seria: com sangramento que não se exterioriza

  • I - Placenta Prévia Marginal: atinge o orifício interno do colo do útero, sem recobri-lo

    IV - Até 20% dos sangramentos no DPP são ocultos, com formação de coágulo
    retro placentário e infltração sanguínea intramiometrial. Esse sangramento é responsável
    pela apoplexia útero-placentária ou “útero de Couvelaire” que ocasiona déficit
    contrátil, sendo importante causa de hemorragia pós-parto.

  • Gabarito letra D.

    ( F ) Na PP marginal ocorre a implantação total ou parcial da placenta no segmento inferior do útero, que recobre o colo uterino. (

    Placenta Prévia Marginal: atinge o orifócio do útero sem recobri-ló.)

    ( V ) Um dos principais fatores de risco para PP é a cicatriz uterina por cesariana anterior.

    Os principais fatores de risco:

    ( V ) Na PP o sangramento é indolor e pode ocorrer no segundo ou terceiro trimestre.

    Na maioria dos casos a placenta prévia ou de inserção baixa é assintomática. Possíveis sintomas podem surgir após a segunda metade da gestação com o sangramento vaginal indolor. Podem haver outros sintomas associados, como cólicas e o sangramento após relação sexual

    ( V ) A sobredistensão uterina (polihidrâmnio ou gestação gemelar) e a hipertensão são fatores de risco para o DPP.

    A hipertensão é responsável por até 50% dos casos de DPP não traumáticos. Tanto a pré-eclâmpsia quanto a hipertensão arterial crônica são fatores de risco importantes para o DPP.

    ( F ) O DPP com sangramento vaginal é responsável pela apoplexia útero-placentária ou “útero de Couvelaire”.

    Até 20% dos sangramentos no DPP são ocultos, com formação de coágulo retroplacentário e infiltração sanguínea intramiometrial. Esse sangramento é responsável pela apoplexia útero-placentária ou “útero de Couvelaire” que ocasiona contrátil, sendo importante causa de hemorragia pós-parto.

  • A PLACENTA PREVIA OCORRE DEPOIS DA 28ª SEMANA DE GESTAÇÃO. NO TERCEIRO ITEM DIZ QUE PODE OCORRER A PARTIR DE 12 SEMANAS, OU SEJA, A PARTIR DO 2° TRIMESTRE. SÓ EU PERCEBI?

  • DPP O SANGRAMENTO VAGINAL PODE OCORRER OU NAO!!!!!!!!!!!

    GRAU LEVE: ASSINTOMÁTICO

    GRAU 1: SANGRAMENTO VAGINAL DISCRETO, PODE HAVER HIPERTONIA E HIPERSENSIBILIDADE

    GRAU 2: SANGRAMENTO VISÍVEL OU NAO, HIPERTONIA UTERINA E HIPERSENSIBILIDADE COM SOFRIMENTO FETAL

    GRAU 3 :SANGRAMENTO VAGINAL VISIVEL OU NAO,CHOQUE ,UTERO LENHOSO,DOR INTENSA SEM COAGULOPATIA (3a) OU COM COAGULOPATIA (3b)

    pode haver o sangramento vaginal, mas não significa que o sangramento vaginal é responsável pelo útero de couvelaire.

    FONTE:ROTINAS EM OBSTETRICIA, FREITAS.


ID
2539105
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as afirmativas relacionadas com as síndromes hipertensivas da gravidez:


1. A síndrome HELLP é o quadro clínico caracterizado por hemólise, elevação de enzimas hepáticas e plaquetopenia, que decorre do agravamento do quadro de pré-eclâmpsia.

2. Nas gestantes que fazem uso do Sulfato de Magnésio, é indispensável manter sempre à mão o gluconato de cálcio que atua como antídoto no caso de eventual parada cardíaca.

3. Na pré-eclâmpsia para a avaliação das condições fetais, são preconizadas a contagem de movimentos fetais, a avaliação do crescimento fetal e do líquido amniótico e a cardiotocografia basal.

4. Os níveis séricos diminuídos de ácido úrico correlacionam-se com restrição de crescimento fetal intrauterino.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Item 2- Nas gestantes que fazem uso do Sulfato de Magnésio, é indispensável manter sempre à mão o gluconato de cálcio que atua como antídoto no caso de eventual parada cardíaca. (F)

    antídoto no caso de eventual parada respiratoria

  • item 2- Gluconato de Calcio é utilizado em casos de neutralizar overdoses de sulfato de magnésio, pois atua com um antídoto, que é frequentemente administrado a grávidas, ao invés de se prevenir as convulsões profilaticamente (como em pacientes com pré-eclampsia).

  • Itens corretos:

     

    1. A síndrome HELLP é o quadro clínico caracterizado por hemólise, elevação de enzimas hepáticas e plaquetopenia, que decorre do agravamento do quadro de pré-eclâmpsia.

    3. Na pré-eclâmpsia para a avaliação das condições fetais, são preconizadas a contagem de movimentos fetais, a avaliação do crescimento fetal e do líquido amniótico e a cardiotocografia basal.

  • Item 2- Nas gestantes que fazem uso do Sulfato de Magnésio, é indispensável manter sempre à mão o gluconato de cálcio que atua como antídoto no caso de eventual parada cardíaca.antídoto no caso de eventual parada respiratoria.

  • item 4. . Os níveis séricos diminuídos de ácido úrico correlacionam-se com restrição de crescimento fetal intrauterino.

    Correto: Níveis séricos aumentados (> 6 mg/dl) de ácido úrico sugerem o diagnóstico de pré-eclâmpsia e correlacionam-se com restrição de crescimento intrauterino.

  • Caí na pegadinha por falta de atenção.


ID
2539108
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A hipoglicemia e a hiperglicemia no adulto são alterações metabólicas que possuem características distintas.


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.


( ) Hipoglicemia é a diminuição dos níveis glicêmicos para valores abaixo de 70 mg/dL, mas os sintomas clínicos usualmente ocorrem quando a glicose plasmática é menor que 60 mg/dl a 50 mg/dl.

( ) Fome, tontura, fraqueza, dor de cabeça, confusão, coma e convulsão são sintomas neuroglicopênicos da hiperglicemia.

( ) A queda da glicemia leva a manifestações de liberação do sistema simpático como sudorese, taquicardia, apreensão e tremor.

( ) A hiperglicemia pode ser causada pelo excesso de alimentação, carência de exercícios físicos ou stress motivado por uma doença.

( ) A hipoglicemia matinal pode ser decorrente do chamado ‘fenômeno do alvorecer’, em que hormônios contrarreguladores da madrugada reduzem a liberação de glicose.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Fenomeno da alvorada é o aumento da liberacao de glicose pelo figado. Levando a hiperglicemia matinal.
  • Os hormônios contrarreguladores em questão são a adrenalina e o glucagon, famigerados elevadores dos níveis de glicose.

  • Letra c

    ( ) Hipoglicemia é a diminuição dos níveis glicêmicos para valores abaixo de 70 mg/dL, mas os sintomas clínicos usualmente ocorrem quando a glicose plasmática é menor que 60 mg/dl a 50 mg/dl. glicose plasmática é < 50mg/dl, podendo esse limiar ser mais alto, para aqueles pacientes cujas médias de glicemias são elevadas, ou mais baixo (< 40-30mg/dl), para aqueles que fazem tratamento intensivo e estão acostumados a glicemias mais baixas. 

    ( FALSA) Fome, tontura, fraqueza, dor de cabeça, confusão, coma e convulsão são sintomas neuroglicopênicos da hiperglicemia.(Hipoglicemia)

    ( ) A queda da glicemia leva a manifestações de liberação do sistema simpático como sudorese, taquicardia, apreensão e tremor.

    ( ) A hiperglicemia pode ser causada pelo excesso de alimentação, carência de exercícios físicos ou stress motivado por uma doença.

    (FALSA ) A hipoglicemia matinal pode ser decorrente do chamado ‘fenômeno do alvorecer’, em que hormônios( liberaçâo de glicose pelo figado) contrarreguladores da madrugada reduzem a liberação de glicose.

  •  

    ( V ) Hipoglicemia é a diminuição dos níveis glicêmicos para valores abaixo de 70 mg/dL, mas os sintomas clínicos usualmente ocorrem quando a glicose plasmática é menor que 60 mg/dl a 50 mg/dl.

    ( F) Fome, tontura, fraqueza, dor de cabeça, confusão, coma e convulsão são sintomas neuroglicopênicos da hiperglicemia. (HIPOGLICEMIA)

    ( V ) A queda da glicemia leva a manifestações de liberação do sistema simpático como sudorese, taquicardia, apreensão e tremor.

    ( V ) A hiperglicemia pode ser causada pelo excesso de alimentação, carência de exercícios físicos ou stress motivado por uma doença.

    ( F ) A hipoglicemia (HIPERGLICEMIA) matinal pode ser decorrente do chamado ‘fenômeno do alvorecer’, em que hormônios contrarreguladores da madrugada reduzem a liberação de glicose.

  •    Fenômeno do Alvorecer: aumento nas glicemias que ocorrem nas primeiras horas da manhã, entre 05h e 08h. Durante a noite, o corpo libera um grupo de hormônios conhecidos como contra-reguladores, que são adrenalina, glucagon, cortisol e GH (hormônio do crescimento).  Estes hormônios estimulam a liberação de glicose pelo fígado e suprimem a atividade da insulina, causando aumento nas glicemias pela manhã.

     

    https://www.diabetes.org.br/publico/colunas/39-dra-janice-sepulveda/175-medir-glicemias-na-madrugada-sao-necessarias


ID
2539111
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Infecção do Trato Urinário (ITU) na maioria das vezes está relacionada à cateterização vesical.


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.


( ) Os agentes etiológicos responsáveis pela ITU costumam, inicialmente, pertencer à microbiota do paciente.

( ) Em pacientes com disfunção de esvaziamento vesical, o cateterismo intermitente é preferível a cateteres uretrais de demora ou suprapúbicos.

( ) O sistema de drenagem deve ser mantido fechado e estéril, apenas desconectar o cateter ou tubo de drenagem quando a irrigação for necessária.

( ) Utilizar instilação rotineira de soluções antissépticas ou antimicrobiana em sacos de drenagem urinária para a prevenção de ITU.

( ) Realizar a troca do cateter de demora rotineiramente em pacientes com risco de ITU.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • (V ) Os agentes etiológicos responsáveis pela ITU costumam, inicialmente, pertencer à microbiota do paciente.

    (V ) Em pacientes com disfunção de esvaziamento vesical, o cateterismo intermitente é preferível a cateteres uretrais de demora ou suprapúbicos.

    (V ) O sistema de drenagem deve ser mantido fechado e estéril, apenas desconectar o cateter ou tubo de drenagem quando a irrigação for necessária.

    (F ) Utilizar instilação rotineira de soluções antissépticas ou antimicrobiana em sacos de drenagem urinária para a prevenção de ITU.

    (F ) Realizar a troca do cateter de demora rotineiramente em pacientes com risco de ITU.

     

  •  Estratégias para prevenção de infecção do trato urinário associada a cateter vesical 


    Manutenção do cateter urinário:

    a. Treinar a equipe de saúde na inserção, cuidados e manutenção do cateter urinário com relação à prevenção

    de ITU-AC;

    b. Manter o sistema de drenagem fechado e estéril;

    c. Trocar todo o sistema quando ocorrer desconexão, quebra da técnica asséptica ou vazamento;

    d. Manter o fluxo de urina desobstruído;

    e. Esvaziar a bolsa coletora regularmente;

    f. Manter sempre a bolsa coletora abaixo do nível da bexiga;

    g. Não realizar irrigação do cateter com antimicrobianos nem usar de antissépticos tópicos ou antibióticos

    aplicados ao cateter, uretra ou meato uretral.


    http://portal.anvisa.gov.br/documents/33852/3507912/Caderno+4+-+Medidas+de+Preven%C3%A7%C3%A3o+de+Infec%C3%A7%C3%A3o+Relacionada+%C3%A0+Assist%C3%AAncia+%C3%A0+Sa%C3%BAde/a3f23dfb-2c54-4e64-881c-fccf9220c373


ID
2539114
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O desfibrilador externo automático (DEA) é utilizado para aplicar uma corrente elétrica sobre o músculo cardíaco, por um curto período de tempo, para cessar o ritmo anormal.


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação ao seu uso em adulto.


( ) A corrente elétrica causa uma assistolia momentânea, fazendo com que o marca-passo natural do coração reassuma as atividades, quando houver a repolarização das células.

( ) O desfibrilador é indicado para a fibrilação ventricular e taquicardia ventricular sem pulso.

( ) Ao usar o DEA é necessário realizar tricotomia no tórax, retirar os pelos e secar o tórax, caso esteja molhado.

( ) Em paciente portador de marca-passo ou cardioversor-desfibrilador, as pás autoadesivas devem ser colocadas em cima do dispositivo implantado.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • letra e

    Em paciente portador de marca-passo ou cardioversor-desfibrilador, as pás autoadesivas NAO devem ser colocadas em cima do dispositivo implantado.


ID
2539117
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As manifestações clínicas da Insuficiência Respiratória (IR) dependem dos efeitos da hipoxemia, da hipercapnia e da ação sinérgica sobre os tecidos nobres do organismo.


Identifique as afirmativas corretas sobre o assunto.


1. A hipoxemia é decorrente da diminuição da ventilação alveolar. Com o agravamento do quadro, o pulmão pode entrar em colapso, originando um shunt pulmonar e a retenção de CO2, caracterizando a hipercapnia.

2. A hipoxemia tem ação indireta no sistema nervoso vegetativo, por meio da produção de catecolaminas, originando alteração do padrão respiratório (taquipneia e polipneia).

3. Com o aumento da hipoxemia e a hipercapnia, os sintomas que exprimem os efeitos diretos da falta de oxigênio e da sobrecarga de anidrido carbônico são obnubilação, depressão e sonolência.

4. A hipoxemia tem ação direta, depressora nos tecidos e órgãos, causando cianose devido ao aumento da carboxihemoglobina no sangue.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • A insuficiência respiratória (IR) corresponde à incapacidade do sistema respiratório em promover adequada oxigenação arterial, bem como eliminação do gás carbônico (comprometimento da hematose). Pode ser caracterizada por PaO2 ≤ 60 mmHg em ar ambiente, SatO2<90% e PaCO2 ≥ 45 mmHg.

    A IR é classificada em tipo I e tipo II. Na  Tipo I ou Insuficiência respiratória hipoxemica (PaO2 ≤ 60 mmHg), é causada pela hipoxemia secundária a alterações da barreira alvéolo-capilar, porém a ventilação está normal (não há retenção de CO2). Já a Tipo II ou Insuficiência respiratória ventilatória (PaCO2 ≥ 45 mmHg) há diminuição da ventilação alveolar, com aumento da PaCO2, uma vez que o ar não é adequadamente renovado nos pulmões/alvéolos. Deve-se ressaltar que, na insuficiência respiratória aguda Tipo II, devido à hipoventilação e a consequente hipercapnia características, o paciente pode evoluir com acidose metabólica. O shunt é uma expressão usada quando em uma parte do parênquima pulmonar apresenta um déficit na ventilação, o sangue venoso perfunde uma área do pulmão sem receber O2 ou seja sem se tornar arterializado, logo continua venoso. Portanto a afirmativa 1 é verdadeira.

    A hipoxemia constitui uma tendência compensatória, de ação indireta no sistema nervoso vegetativo, através da secreção de catecolaminas, e origina taquipneia e polipneia, taquicardia, hipertensão pulmonar e poliglobúlia. A afirmativa 2 está correta.

    Os sintomas que traduzem os efeitos diretos da hipoxemia sobre os vários órgãos e sistemas são:

    - Cianose, devido ao aumento da hemoglobina reduzida no sangue;

    - Insuficiência cardíaca, que pode ir até ao cor pulmonale, como resultado da sobrecarga direita e das lesões induzidas pela hipóxia sobre o músculo cardíaco;

    - Confusão, convulsões e coma, como resultado da irritação do neurónio e sua consequente depressão;

    - Uremia, anúria e insuficiência renal, por ação direta da hipoxemia sobre as estruturas nobres do rim

    Logo, a afirmativa 3 está errada e a 4 correta.


    Gabarito do Professor: Letra B


    Bibliografia


    Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.

    Guyton, A. C.  e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.

    Pádua AI; Alvares F & Martinez JAB. Insuficiência respiratória. Medicina, Ribeirão Preto. 36: 205-213, abr./dez. 2003.


  • Alguém entendeu por que o ítem 3 está errado?

  • Acho que é por causa do termo 'depressão'.

     

  • Só se for a "DEPRESSÃO" que está errado.

  • Na questão 3, a pessoa com hipoxemia apresenta agitação e não sonolência.

  • A 1 está errada tbm... HIPOXEMIA é decorrente de baixa Perfusão... HIPERCAPNIA é decorrente de baixa ventilação... esses fatores definem a diferença da IRpA tipo 1 e 2.


ID
2539120
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No Edema Agudo de Pulmão (EAP), a instabilidade hemodinâmica pode levar o paciente ao óbito. Assim, requer ação imediata da equipe multiprofissional.


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.


( ) O ecocardiograma auxilia na diferenciação das possíveis causas de EAP cardiogênico e não cardiogênico.

( ) O paciente deve ser posicionado em decúbito dorsal e com as pernas pendentes, para diminuir o trabalho respiratório e o retorno venoso.

( ) O paciente apresenta manifestações clínicas como: dispneia, ortopneia, cianose de extremidades, sudorese, agitação, ansiedade e tosse com expectoração.

( ) O EAP com etiologia cardiogênica ocorre pela diminuição do fluxo nos capilares, elevando a pressão venosa central e do capilar pulmonar com alteração de permeabilidade vascular.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A (VFVF). Corrigindo as assertivas incorretas:

    2- A posição sentada com os membros pendentes causa DIMINUIÇÃO NA PRÉ-CARGA e no trabalho respiratório pela melhor movimentação do diafragma por ação da gravidade.  O líquido tenderá a acumular-se nas bases pulmonares, melhorando a relação ventilação-perfusão. 

     

     

    4-  O EAP com etiologia cardiogênica ocorre pelo AUMENTO do fluxo nos capilares, elevando a pressão venosa central e do capilar pulmonar com alteração de permeabilidade vascular.

     

     

     

     

    FONTE: Clínica Médica. Medicina USP. FMUSP Volume 2.  Editora Manole. 2009

     

  • O Edema Aguda de Pulmão se caracteriza pelo extravasamento de líquido dos capilares pulmonares para o interstício pulmonar e espaços aéreos alveolares, secundário à elevação da pressão hidrostática nos capilares pulmonares (edema pulmonar cardiogênico) ou permeabilidade capilar pulmonar anormal (edema pulmonar não cardiogênico).

    A abordagem diagnóstica no EAP é feita em duas fases distintas. A primeira consiste na constatação clínica do estado de congestão pulmonar grave, visando a aplicação de medidas terapêuticas gerais para estabilização do quadro clínico. A segunda é a fase diagnóstica, direcionada para identificar a etiologia, visando medidas terapêuticas específicas. O ecocardiograma é um exame muito útil na determinação da etiologia. Portanto a primeira afirmativa é verdadeira.

    No caso de um paciente com edema agudo de pulmão deve ser mantido em posição sentada com as pernas rebaixadas (pêndulas para fora da maca) com o objetivo de reduzir o retorno venoso. A segunda afirmativa é falsa já que não é decúbito dorsal.

    Os sintomas mais comuns são dispnéia, taquipnéia, tosse, ortopnéia (o doente sente necessidade de sentar, não tolera permanecer deitado), expectoração sanguinolenta e espumosa (rósea), ansiedade, agitação e cianose. Há também uso intenso de musculatura respiratória acessória, sensação de sufocamento e morte iminente, retração intercostal e de fossa supraclavicular, palidez cutânea, cianose de extremidades, sudorese fria, dor substernal irradiada para o pescoço, mandíbula ou face medial de braço esquerdo em casos de isquemia miocárdia ou IAM, taquicardia, pressão arterial elevada ou baixa. Logo, a terceira afirmativa é verdadeira.

    Edema agudo pulmonar cardiogênico é causado por um aumento súbito da pressão em capilares pulmonares, engurgitamento dos vasos pulmonares (sanguíneos e linfáticos), exsudação para o espaço intersticial e espaços intra-alveolares. A última afirmativa é falsa.

    Gabarito do Professor: Letra A


    Bibliografia

    Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.

    Castro RBP. Edema Pulmonar Agudo. Medicina, Ribeirão Preto. 36: 200-204, abr./dez. 2003.

    Insuficiência cardíaca. Arq. Bras. Cardiol.,  São Paulo ,  v. 93, n. 6, supl. 1, p. 146-152,  Dec.  2009 . 


  • o que difere o EAP simples e hipertensivo são os sinais e sintomas que o paciente apresenta.

    No eap hipertensivo, o coração é comprimido, o espaço para que ele bata é diminuído. Logo, menos sangue será ejetado do coração, diminuindo o DC, a pressão. Se o corpo não recebe sangue suficientes, as extremidades ficam frias e o paciente inicia com quadro de sudorese.


ID
2539123
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo relacionadas à convulsão e à crise convulsiva:


1. A crise convulsiva é uma desordem na transmissão dos impulsos elétricos cerebrais, que leva a espasmos musculares involuntários e perda da consciência em todos os pacientes.

2. Crianças de três meses a cinco anos com convulsões febris apresentam uma probabilidade maior de desenvolver epilepsia com o decorrer da idade.

3. A duração de uma crise convulsiva é aproximadamente de 10 a 15 minutos, sendo que a cefaleia, a confusão mental, as dores musculares e a fadiga aparecem após o episódio.

4. Durante a convulsão, a administração de droga miorrelaxante é preferencialmente por via endovenosa, mas na impossibilidade ou insucesso da venopunção, a opção é a via intraóssea.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Itens corretos:

     

    2. Crianças de três meses a cinco anos com convulsões febris apresentam uma probabilidade maior de desenvolver epilepsia com o decorrer da idade.

    4. Durante a convulsão, a administração de droga miorrelaxante é preferencialmente por via endovenosa, mas na impossibilidade ou insucesso da venopunção, a opção é a via intraóssea.


ID
2539126
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação ao desequilíbrio ácido-básico, relacione as colunas abaixo:


Coluna 1 Acidose

1. Acidose respiratória

2. Alcalose respiratória

3. Acidose metabólica

4. Alcalose metabólica


Coluna 2 Descrição

( ) Com o aumento da eliminação de CO2 ocorre a redução de íons hidrogênio e de ácido carbônico no sangue, aumentando o pH.

( ) Ocorre devido à redução da eliminação do dióxido de carbono pelos pulmões, o que acarreta a retenção do CO2 no sangue. Esse CO2 aumenta a quantidade de ácido carbônico no sangue, reduzindo o pH.

( ) Ocorre pelo aumento de ácidos do organismo tais como o ácido lático e os corpos cetônicos, bem como os íons de hidrogênio. Esse aumento de ácidos provoca uma diminuição do pH.

( ) Caracterizada pelo aumento de bases no sangue (bicarbonato), ao contrário dos ácidos, que estão reduzidos.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ( 2) Com o aumento da eliminação de CO2 ocorre a redução de íons hidrogênio e de ácido carbônico no sangue, aumentando o pH.

    (1 ) Ocorre devido à redução da eliminação do dióxido de carbono pelos pulmões, o que acarreta a retenção do CO2 no sangue. Esse CO2 aumenta a quantidade de ácido carbônico no sangue, reduzindo o pH.

    (3 ) Ocorre pelo aumento de ácidos do organismo tais como o ácido lático e os corpos cetônicos, bem como os íons de hidrogênio. Esse aumento de ácidos provoca uma diminuição do pH.

    (4 ) Caracterizada pelo aumento de bases no sangue (bicarbonato), ao contrário dos ácidos, que estão reduzidos.


ID
2539129
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os acidentes causados por animais peçonhentos são considerados graves.


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.


( ) O veneno do escorpião preto e amarelo tem ação neurotóxica. A dor no local da picada pode ser aliviada com compressas mornas e analgésicos.

( ) O veneno da aranha marrom tem ação proteolítica. A lesão é endurecida e escura, podendo evoluir para ferida com gangrena e necrose.

( ) O veneno da serpente surucucu (Lachesis) tem ação proteolítica, neurotóxica e interfere na coagulação, sendo frequente a infecção e a necrose na região da picada e a insuficiência renal.

( ) O veneno da serpente cascavel tem ação proteolítica e neurotóxica, devendo ser tratado com soro antielapídico.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Todas as assertivas estão corretas!!!!
  • (V ) O veneno do escorpião preto e amarelo tem ação neurotóxica. A dor no local da picada pode ser aliviada com compressas mornas e analgésicos.

    (V ) O veneno da aranha marrom tem ação proteolítica. A lesão é endurecida e escura, podendo evoluir para ferida com gangrena e necrose.

    (F ) O veneno da serpente surucucu (Lachesis) tem ação proteolítica, neurotóxica e interfere na coagulação, sendo frequente a infecção e a necrose na região da picada e a insuficiência renal.


    (F ) O veneno da serpente cascavel tem ação proteolítica e neurotóxica, devendo ser tratado com soro antielapídico.

    A cascavel é uma Crotalus durissus, seu veneno é miotóxico, coagulante neurotóxico e o soro utilizado deve ser o anticrotálico 


  • Lincoln somente as 2 primeiras alternativas estão certas alternativa A - VVFF

    O veneno da serpente surucucu (Lachesis) tem ação proteolítica, neurotóxica e interfere na coagulação, sendo frequente a infecção e a necrose na região da picada e a insuficiência renal. ERRADA - SURUCUCU (Lachesis tem efeito proteolítico e neurotoxico mas causa síndrome vagal a que causa lesão renal aguda é a cascavel (CROTALUS)

    O veneno da serpente cascavel tem ação proteolítica e neurotóxica, devendo ser tratado com soro antielapídico.ERRADA a cascavel tem ação neurotoxica, miotoxica e coagulante e o soro é o anticrotalico

  • LACHETICA

    -proteolitica, hemorrágica e coagulante

    ELAPÍDICA

    neurotoxinas de ação pós simpática, neurotoxinas de ação pós simpática.

    CROTALICO

    neurotóxico, miotóxico, coagulante

    BROTÓPICOS

    proteolítica, coagulante, hemorrágica.


ID
2539132
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O choque pode ter várias classificações. Assim, segundo a etiologia, é chamado de distributivo, obstrutivo, cardiogênico e hipovolêmico.


Relacione as colunas abaixo:


Coluna 1 Choque

1. Choque distributivo

2. Choque obstrutivo

3. Choque cardiogênico

4. Choque hipovolêmico


Coluna 2 Descrição

( ) É caracterizado pela falência do coração como bomba cardíaca, pela diminuição da força de contração, diminuição do débito cardíaco e aumento da pressão venosa central, gerando a má perfusão tecidual.

( ) Ocorre devido à alteração da tonicidade da parede do vaso, provocando seu relaxamento, levando à hipotensão.

( ) O pneumotórax hipertensivo, o tromboembolismo pulmonar e a dissecção da aorta são fatores que predispõem e levam à queda do débito cardíaco.

( ) Pode ocorrer por diarreia de difícil controle, poliúria, queimaduras extensas e desidratação.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  •  Choque cardiogênico- É caracterizado pela falência do coração como bomba cardíaca, pela diminuição da força de contração, diminuição do débito cardíaco e aumento da pressão venosa central, gerando a má perfusão tecidual.


    Choque distributivo- Ocorre devido à alteração da tonicidade da parede do vaso, provocando seu relaxamento, levando à hipotensão.


    Choque obstrutivo- O pneumotórax hipertensivo, o tromboembolismo pulmonar e a dissecção da aorta são fatores que predispõem e levam à queda do débito cardíaco.


    Choque hipovolêmico - Pode ocorrer por diarreia de difícil controle, poliúria, queimaduras extensas e desidratação.


  • Choque Hipovolêmico é caracterizado por baixo volume intravascular ou baixo volume relativo à sua capacitância, o que determina hipovolemia absoluta ou relativa.

    Choque Obstrutivo ocorre em consequência de uma obstrução mecânica ao débito cardíaco, o que ocasiona hipoperfusão tecidual.

    Choque Cardiogênico é consequência da falência primária da bomba cardíaca, o que resulta na diminuição do débito cardíaco.

    Choque Distributivo é caracterizado por inadequação entre a demanda tecidual e a oferta de oxigênio por uma alteração no fluxo sanguíneo.

  • choque é uma situação em que algumas alterações no corpo podem levar à morte. Os tipos de choque são:

    Choque anafilático: causado por uma alergia grave.

    Choque neurogênico: causado por alguma lesão na medula espinhal.

    Choque metabólico: causado por grande perda de líquidos no corpo, diarreia, vômitos, insulina e outros.

    Choque hipovolêmico: causado pela perda de mais de 1 litro de sangue.

    Choque psicogênico: causado por algum fator psicológico, estresse, medo, ansiedade e outros.

    Choque séptico: causado pela invasão ao corpo por microorganismos, como vírus, bactérias ou fungos, vindos de uma infecção local ou vindas do meio externo, chegando à corrente sanguínea e contaminando todo o corpo.

    Choque cardiogênico: causado por alguma situação que leve ao mau funcionamento do coração.

    O estado de choque é uma situação grave que requer atendimento médico imediato.

     choque distributivo ocorre quando o continente vascular aumenta sem aumento proporcional do volume de líquido, com queda do débito cardíaco.

    Cardiogênico - causas: arritmias, IAM.

    Obstrutivo: Tamponamento Cardíaco, Pneumotórax Hipertensivo e Embolia Pulmonar.

    : CHOQUE CARDIOG: FALHA NA BOMBA CARDÍACA

    CHOQUE OBSTRUTIVO: TROMBOS

    CHOQUE HIPOVOLEMICO: DESIDRATAÇÃO

    CHOQUE DISTRIBUTIVO: TONUS REDUZIDO DO VASO

    Choque Hipovolêmico é caracterizado por baixo volume intravascular ou baixo volume relativo à sua capacitância, o que determina hipovolemia absoluta ou relativa.

    Choque Obstrutivo ocorre em consequência de uma obstrução mecânica ao débito cardíaco, o que ocasiona hipoperfusão tecidual.

    Choque Cardiogênico é consequência da falência primária da bomba cardíaca, o que resulta na diminuição do débito cardíaco.

    Choque Distributivo é caracterizado por inadequação entre a demanda tecidual e a oferta de oxigênio por uma alteração no fluxo sanguíneo.


ID
2539135
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto à classificação de risco.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: d

    Segundo a Resolução do COFEN Nº 423/2012

    Art. 1º No âmbito da equipe de Enfermagem, a classificação de risco e priorização da assistência em Serviços de Urgência é privativa do Enfermeiro, observadas as disposições legais da profissão.

    Parágrafo único. Para executar a classificação de risco e priorização da assistência, o Enfermeiro deverá estar dotado dos conhecimentos, competências e habilidades que garantam rigor técnico-científico ao procedimento.

  • Achei estranha essa questão porque a classificação de risco é feita pelo profissional médico e enfermeiro após capacitação específica.

  • A classificação de risco pode ser feita tanto por um médico quanto por enfermeiro.

  • Como o comando da questão não colocou "apenas" ou "exclusivamente" então deixa a questão em aberto para a realização também pelo médico.