-
GABARITO: LETRA C
1. O diálogo pode ser considerado irreal considerando uma das falas do delegado → correto, visto que o policial utiliza um tom irônico para indicar que o sumiço de um "polvo" é algo absurdo.
2. Temos, no texto, nas palavras sublinhadas, exemplo da regra geral de concordância nominal → correto, Apresentava olhos vermelhos, comportamento arredio, notas baixas na escola…? (=ambos termos são adjetivos e concordam corretamente com o substantivo referente, está em azul).
3. Se na porta da delegacia, o senhor encontrasse uma placa com os seguintes dizeres: “Hoje, entrada é proibida!”, veria uma placa corretamente escrita e não entraria → incorreto, o correto é "entrada proibido"; o uso de "proibida" é somente se o artigo definido "a" (=a entrada é proibida").
4. A crase é obrigatória em indicativo de horas, como em: Começa a sessão às 24h. Igual uso obrigatório tem-se em: “O depoimento está marcado para às 24h”. → incorreto, no segundo caso já temos a preposição "para" presente, o correto é "para as 24 h).
5. Na frase: “Alguma briga em casa?”, a palavra sublinhada não é o verbo “brigar” → correto, o termo em destaque é um substantivo.
✓ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Dando uma vista de olhos nas afirmativas, vê-se que é necessário levar em conta o contexto situacional do texto, a concordância, morfologia e o uso da crase. Analisemos detidamente cada item:
1. O diálogo pode ser considerado irreal considerando uma das falas do delegado.
Incorreto. Conquanto seja inusual, não se pode dizer que é impossível sua existência;
2. Temos, no texto, nas palavras sublinhadas, exemplo da regra geral de concordância nominal.
Correto. Os adjetivos "vermelhos", "arredio" e "baixas" flexionam-se em número e gênero para concordar com os respectivos substantivos: "olhos", "comportamento" e "notas", nessa ordem;
3. Se na porta da delegacia, o senhor encontrasse uma placa com os seguintes dizeres: “Hoje, entrada é proibida!”, veria uma placa corretamente escrita e não entraria.
Errado. A expressão "é proibido" não se flexiona quando o sujeito não está determinado. Correção: "Hoje, entrada é proibido";
4. A crase é obrigatória em indicativo de horas, como em: Começa a sessão às 24h. Igual uso obrigatório tem-se em: “O depoimento está marcado para às 24h”.
Incorreto. A primeira ocorrência apresenta correção, a segunda não. Diante da preposição "para" não há legitimidade na marcação do fenômeno crásico, justamente devido a natureza prepositivo do termo. Correção: "O depoimento está marcado para as 24h";
5. Na frase: “Alguma briga em casa?”, a palavra sublinhada não é o verbo “brigar”.
Correto. O termo é substantivo, sinônimo de "contenda", "conflito".
Letra C
-
Não sei os outros, mas esses cometários como "força guerreiros(as)" já dá uma levantada no astral, uma impulsionada e mais um motivo para pensar positivo e seguir em frente! Obrigada!
-
Alguns pontos que sempre aparecem em prova de concurso:
2. Temos, no texto, nas palavras sublinhadas, exemplo da regra geral de concordância nominal.
Concordância nominal nessa Concluímos que: O adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo a que se refere.
☛Veja: — Alguma briga em casa? Ele já sumiu antes? Apresentava olhos vermelhos, comportamento arredio, notas baixas na escola…?
A concordância é estabelecida com os respectivos adjetivos ..Olhos (tão) vermelhos, Notas (tão) baixas.
3. Analisando um outro aspecto de concordância:
quando estamos diante dos termos: É bom, é necessário, é proibido (...) sem determinante= invariável exemplo:
É proibido entrada (correto)
É proibida entrada (errado)
Com determinante = Variável:
É proibida a entrada. (Correto)
É proibido a entrada ( errado)
4. está marcado para às 24h”.
Quando ele já dá preposição - Não use crase.
Saiu desdes às 2 h. (errado)
Bons estudos!
-
Assertiva C
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
-
Em uma delegacia não tem só o delegado, nem se fala em delegado no texto.