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Prova FUNCAB - 2015 - Faceli - Técnico Administrativo – Financeiro


ID
1782835
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                 O Desaparecido 

      Tarde fria, e então eu me sinto um daqueles velhos poetas de antigamente que sentiam frio na alma quando a tarde estava fria, e então eu sinto uma saudade muito grande, uma saudade de noivo, e penso em ti devagar, bem devagar, com um bem-querer tão certo e limpo, tão fundo e bom que parece que estou te embalando dentro de mim.

      Ah, que vontade de escrever bobagens bem meigas, bobagens para todo mundo me achar ridículo e talvez alguém pensar que na verdade estou aproveitando uma crônica muito antiga num dia sem assunto, uma crônica de rapaz; e, entretanto, eu hoje não me sinto rapaz, apenas um menino, com o amor teimoso de um menino, o amor burro e comprido de um menino lírico. Olho-me no espelho e percebo que estou envelhecendo rápida e definitivamente; com esses cabelos brancos parece que não vou morrer, apenas minha imagem vai-se apagando, vou ficando menos nítido, estou parecendo um desses clichês sempre feitos com fotografias antigas que os jornais publicam de um desaparecido que a família procura em vão.

      Sim, eu sou um desaparecido cuja esmaecida, inútil foto se publica num canto de uma página interior de jornal, eu sou o irreconhecível, irrecuperável desaparecido que não aparecerá mais nunca, mas só tu sabes que em alguma distante esquina de uma não lembrada cidade estará de pé um homem perplexo, pensando em ti, pensando teimosamente, docemente em ti, meu amor.

BRAGA, Rubem. A Traição das Elegantes . Rio de Janeiro: Editora Sabiá. 1969, p. 112. 

Os segmentos retirados do 1º, 2º e 3º parágrafos do texto possuem conotação, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Tarde fria (letra A) está no sentido denotativo


ID
1782838
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                 O Desaparecido 

      Tarde fria, e então eu me sinto um daqueles velhos poetas de antigamente que sentiam frio na alma quando a tarde estava fria, e então eu sinto uma saudade muito grande, uma saudade de noivo, e penso em ti devagar, bem devagar, com um bem-querer tão certo e limpo, tão fundo e bom que parece que estou te embalando dentro de mim.

      Ah, que vontade de escrever bobagens bem meigas, bobagens para todo mundo me achar ridículo e talvez alguém pensar que na verdade estou aproveitando uma crônica muito antiga num dia sem assunto, uma crônica de rapaz; e, entretanto, eu hoje não me sinto rapaz, apenas um menino, com o amor teimoso de um menino, o amor burro e comprido de um menino lírico. Olho-me no espelho e percebo que estou envelhecendo rápida e definitivamente; com esses cabelos brancos parece que não vou morrer, apenas minha imagem vai-se apagando, vou ficando menos nítido, estou parecendo um desses clichês sempre feitos com fotografias antigas que os jornais publicam de um desaparecido que a família procura em vão.

      Sim, eu sou um desaparecido cuja esmaecida, inútil foto se publica num canto de uma página interior de jornal, eu sou o irreconhecível, irrecuperável desaparecido que não aparecerá mais nunca, mas só tu sabes que em alguma distante esquina de uma não lembrada cidade estará de pé um homem perplexo, pensando em ti, pensando teimosamente, docemente em ti, meu amor.

BRAGA, Rubem. A Traição das Elegantes . Rio de Janeiro: Editora Sabiá. 1969, p. 112. 

O texto possui muitas marcas de interlocução, o que se confirma em todos os exemplos, EXCETO o(a):

Alternativas
Comentários
  • Letra D - o uso da interjeição AH não é exemplo de interlocução no texto. A interlocução se caracteriza pelo diálogo entre duas ou mais pessoas, como se no texto o autor conversasse com alguém.

  • Significado de Interlocução:

    Pressupõe a existência de sujeitos que se comunicam a partir de situações da realidade social concreta em que se encontram. Originalmente significa diálogo, mas o significado foi estendido a toda forma de interação e comunicação entre os sujeitos.

     

    Gab : D

     

    Um tijolo a cada dia.

     

    A paz de DEUS esteja convosco.

     

  • interlocução

    substantivo feminino

    1.conversa trocada entre duas ou mais pessoas; diálogo.

    2.interrupção de um discurso provocada pelo falar de novo interlocutor.

  • REALMENTE O AH NÃO REPRESENTA UMA INTERLOCUÇÃO.

  • Assertiva d

    uso da interjeição AH, no segundo parágrafo.

  • As marcas de interlocução são recursos utilizados na produção textual que visam a certificar que o emissor do texto sabe a quem vai dirigi-lo.


ID
1782841
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                 O Desaparecido 

      Tarde fria, e então eu me sinto um daqueles velhos poetas de antigamente que sentiam frio na alma quando a tarde estava fria, e então eu sinto uma saudade muito grande, uma saudade de noivo, e penso em ti devagar, bem devagar, com um bem-querer tão certo e limpo, tão fundo e bom que parece que estou te embalando dentro de mim.

      Ah, que vontade de escrever bobagens bem meigas, bobagens para todo mundo me achar ridículo e talvez alguém pensar que na verdade estou aproveitando uma crônica muito antiga num dia sem assunto, uma crônica de rapaz; e, entretanto, eu hoje não me sinto rapaz, apenas um menino, com o amor teimoso de um menino, o amor burro e comprido de um menino lírico. Olho-me no espelho e percebo que estou envelhecendo rápida e definitivamente; com esses cabelos brancos parece que não vou morrer, apenas minha imagem vai-se apagando, vou ficando menos nítido, estou parecendo um desses clichês sempre feitos com fotografias antigas que os jornais publicam de um desaparecido que a família procura em vão.

      Sim, eu sou um desaparecido cuja esmaecida, inútil foto se publica num canto de uma página interior de jornal, eu sou o irreconhecível, irrecuperável desaparecido que não aparecerá mais nunca, mas só tu sabes que em alguma distante esquina de uma não lembrada cidade estará de pé um homem perplexo, pensando em ti, pensando teimosamente, docemente em ti, meu amor.

BRAGA, Rubem. A Traição das Elegantes . Rio de Janeiro: Editora Sabiá. 1969, p. 112. 

Considerando o trecho “eu sou um desaparecido CUJA esmaecida, inútil foto se publica”, a palavra em destaque poderia ser reescrita, com os devidos ajustes como:

Alternativas
Comentários
  • Pronome Relativo CUJO (s), CUJA (s) "Cujo" e sua flexões equivalem a "de que", "do qual" (ou suas flexões "da qual", "dos quais", "das quais"),"de quem". Estabelecem normalmente relação de posse entre o antecedente e o termo que especificam, atuando na maior parte das vezes como adjunto adnominal e em algumas construções como complemento nominal.

    http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint38.php

  • Em tais questões para se responder corretamente, deve-se buscar o verbo e qual sua respectiva regência.

    Quem desaparece, desaparece de algum lugar..

     

    Gab: E

     

    Um tijolo a cada dia.

     

     

    A paz de DEUS esteja convosco.


ID
1782844
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                 O Desaparecido 

      Tarde fria, e então eu me sinto um daqueles velhos poetas de antigamente que sentiam frio na alma quando a tarde estava fria, e então eu sinto uma saudade muito grande, uma saudade de noivo, e penso em ti devagar, bem devagar, com um bem-querer tão certo e limpo, tão fundo e bom que parece que estou te embalando dentro de mim.

      Ah, que vontade de escrever bobagens bem meigas, bobagens para todo mundo me achar ridículo e talvez alguém pensar que na verdade estou aproveitando uma crônica muito antiga num dia sem assunto, uma crônica de rapaz; e, entretanto, eu hoje não me sinto rapaz, apenas um menino, com o amor teimoso de um menino, o amor burro e comprido de um menino lírico. Olho-me no espelho e percebo que estou envelhecendo rápida e definitivamente; com esses cabelos brancos parece que não vou morrer, apenas minha imagem vai-se apagando, vou ficando menos nítido, estou parecendo um desses clichês sempre feitos com fotografias antigas que os jornais publicam de um desaparecido que a família procura em vão.

      Sim, eu sou um desaparecido cuja esmaecida, inútil foto se publica num canto de uma página interior de jornal, eu sou o irreconhecível, irrecuperável desaparecido que não aparecerá mais nunca, mas só tu sabes que em alguma distante esquina de uma não lembrada cidade estará de pé um homem perplexo, pensando em ti, pensando teimosamente, docemente em ti, meu amor.

BRAGA, Rubem. A Traição das Elegantes . Rio de Janeiro: Editora Sabiá. 1969, p. 112. 

O processo de formação de palavras está apontado INCORRETAMENTE em:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra E 

    Derivação Parassintética ou Parassíntese

    Ocorre quando a palavra derivada resulta do acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo à palavra primitiva. Por meio da parassíntese formam-se nomes (substantivos e adjetivos) e verbos.

    Considere o adjetivo " triste". Do radical "trist-" formamos o verbo entristecer através da junção simultânea do prefixo  "en-" e do sufixo "-ecer". A presença de apenas um desses afixos não é suficiente para formar uma nova palavra, pois em nossa língua não existem as palavras "entriste", nem "tristecer".

    Não devemos confundir derivação parassintética, em que o acréscimo de sufixo e de prefixo é obrigatoriamente simultâneo, com casos como os das palavras desvalorização e desigualdade. Nessas palavras, os afixos são acoplados em sequência: desvalorização provém de desvalorizar, que provém devalorizar, que por sua vez provém de valor.

    É impossível fazer o mesmo com palavras formadas por parassíntese: não se pode dizer que expropriarprovém de "propriar" ou de "expróprio", pois tais palavras não existem. Logo, expropriar provém diretamente de próprio, pelo acréscimo concomitante de prefixo e sufixo.

    http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf4.php


    o processo de formação de irreconhecível é por derivação Prefixal e Sufixal.

    Basta vc recordar que esse processo dito acima se dá pela colocação não simultânea de um prefixo e um sufixo. Dizendo de outra maneira:

    Na língua já existe a palavra RECONHECÍVEL, aí vc acrescentou o prefixo latino IR, cujo sentido é de negação, formando a palavra IRRECONHECÍVEL.

    Veja que na palavra IRRECONHECÍVEL, vc tem o sufixo VEL, que indica uma qualidade, um estado, e o prefexo IR, latino, como já foi dito, colocados em tempos diferentes.

    Além disso, vc poderia retirar o prefixo IR, e teríamos uma palavra plenamente aceitavel na língua, diferentemente dos parassintéticos, uma vez que se perderia o sentido da palavra com a supressão ou do sufixo ou do prefixo. Veja:

    (IR) RECONHECÍVEL= com a supressão do prefixo, é possível termos a palavra RECONHECÍVEL. Mas, na palavra abaixo, não é possível tê-la na língua se retirarmos o prefixo:

    ENVERNIZAR/ VERNIZAR ( essa palavra não há)

    Talvez a dificuldade desse tipo de questão resida no pouco domínio que temos com os radicais, prefixos e sufixos. Conhecendo esses elementos, muito mais fácil ficará nossa vida; no entanto, talvez seria um esforço debalde o estudo desses elementos, haja vista a infinidade de coisas a se estudar e, principalmente,a possibildade de assuntos mais importantes serem cobrados, como concordância, crase, regencia, colocação pronominal, etc.

    http://www.forumconcurseiros.com/forum/forum/disciplinas/l%C3%ADngua-portuguesa/14378-forma%C3%A7%C3%A3o-de-palavra


  • Composição

    Composição é o processo que forma palavras compostas, a partir da junção de dois ou mais radicais. Existem dois tipos:

    Composição por Justaposição

    Ao juntarmos duas ou mais palavras ou radicais, não ocorre alteração fonética.

    Exemplos:

    passatempo, quinta-feira, girassol, couve-flor

     

    Obs.: em "girassol" houve uma alteração na grafia (acréscimo de um "s") justamente para manter inalterada a sonoridade da palavra.

    Composição por Aglutinação

    Ao unirmos dois ou mais vocábulos ou radicais, ocorre supressão de um ou mais de seus elementos fonéticos.

    Exemplos:

    embora (em boa hora)
    fidalgo (filho de algo - referindo-se à família nobre)
    hidrelétrico (hidro + elétrico)
    planalto (plano alto)

     

    Obs.: ao aglutinarem-se, os componentes subordinam-se a um só acento tônico, o do último componente.

    Fon te: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf6.php

  •  O processo de formação da palavra "irreconhecível" é: Derivação Prefixal

    Gabarito letra E

  • Cada um diz uma justificativa diferente rs

    Pra mim IRRECONHECÍVEL é parasíntese, pois vem do verbo CONHECER.

    Vamos indicar pros comentários, pessoal!

  • Existe tal processo de formação de palavras chamado "conversão"? Nunca vi.

  • Para mim derivação de irreconhecível é Prefixal+sufixal, pois podem ser formadas palavras distintas (irreconhece ou conhecível), se fosse parassintetica isso não seria possível, pois a formação é simultanea . Ex: Abençoar = a+benção+ar , logo não da para formar abenção ou bençoar.


ID
1782847
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                 O Desaparecido 

      Tarde fria, e então eu me sinto um daqueles velhos poetas de antigamente que sentiam frio na alma quando a tarde estava fria, e então eu sinto uma saudade muito grande, uma saudade de noivo, e penso em ti devagar, bem devagar, com um bem-querer tão certo e limpo, tão fundo e bom que parece que estou te embalando dentro de mim.

      Ah, que vontade de escrever bobagens bem meigas, bobagens para todo mundo me achar ridículo e talvez alguém pensar que na verdade estou aproveitando uma crônica muito antiga num dia sem assunto, uma crônica de rapaz; e, entretanto, eu hoje não me sinto rapaz, apenas um menino, com o amor teimoso de um menino, o amor burro e comprido de um menino lírico. Olho-me no espelho e percebo que estou envelhecendo rápida e definitivamente; com esses cabelos brancos parece que não vou morrer, apenas minha imagem vai-se apagando, vou ficando menos nítido, estou parecendo um desses clichês sempre feitos com fotografias antigas que os jornais publicam de um desaparecido que a família procura em vão.

      Sim, eu sou um desaparecido cuja esmaecida, inútil foto se publica num canto de uma página interior de jornal, eu sou o irreconhecível, irrecuperável desaparecido que não aparecerá mais nunca, mas só tu sabes que em alguma distante esquina de uma não lembrada cidade estará de pé um homem perplexo, pensando em ti, pensando teimosamente, docemente em ti, meu amor.

BRAGA, Rubem. A Traição das Elegantes . Rio de Janeiro: Editora Sabiá. 1969, p. 112. 

Considerando o conteúdo da primeira frase do segundo parágrafo, é correto dizer que as palavras RAPAZ e MENINO, são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

     

    No texto...

    Rapaz= sentido de homem "feito", maduro, consciente;

    Menino= pessoa imatura, infantil.

     

    LOGO SENTIDO CONTRÁRIO = ANTÔNIMAS, COM CONOTAÇÕES (sentido figurado) OPOSTOS...

     

     

  • antônimas, com conotações opostas.

    GABARITO = D

    ELE FALA SER RAPAZ

    DEPOIS DIZ NÃO ME SINTO RAPAZ, MAS SIM MENINO

    LOGO TEM SENTIDO CONTRÁRIO, PORTANTO OPOSTA.

    PM/SC

    DEUS PERMITIRÁ

  • Rapaz.............


ID
1782850
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                 O Desaparecido 

      Tarde fria, e então eu me sinto um daqueles velhos poetas de antigamente que sentiam frio na alma quando a tarde estava fria, e então eu sinto uma saudade muito grande, uma saudade de noivo, e penso em ti devagar, bem devagar, com um bem-querer tão certo e limpo, tão fundo e bom que parece que estou te embalando dentro de mim.

      Ah, que vontade de escrever bobagens bem meigas, bobagens para todo mundo me achar ridículo e talvez alguém pensar que na verdade estou aproveitando uma crônica muito antiga num dia sem assunto, uma crônica de rapaz; e, entretanto, eu hoje não me sinto rapaz, apenas um menino, com o amor teimoso de um menino, o amor burro e comprido de um menino lírico. Olho-me no espelho e percebo que estou envelhecendo rápida e definitivamente; com esses cabelos brancos parece que não vou morrer, apenas minha imagem vai-se apagando, vou ficando menos nítido, estou parecendo um desses clichês sempre feitos com fotografias antigas que os jornais publicam de um desaparecido que a família procura em vão.

      Sim, eu sou um desaparecido cuja esmaecida, inútil foto se publica num canto de uma página interior de jornal, eu sou o irreconhecível, irrecuperável desaparecido que não aparecerá mais nunca, mas só tu sabes que em alguma distante esquina de uma não lembrada cidade estará de pé um homem perplexo, pensando em ti, pensando teimosamente, docemente em ti, meu amor.

BRAGA, Rubem. A Traição das Elegantes . Rio de Janeiro: Editora Sabiá. 1969, p. 112. 

O termo de papel adverbial em destaque é: 

Alternativas
Comentários
  • Corrigindo o enunciado: "O termo de papel adverbial em destaque é:"

  • Advérbio é uma palavra invariável que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio.

    resposta letra E

    "estou envelhecendo RÁPIDA e definitivamente" - rápida modifica o verbo "envelhecendo"

  • e)

    Adverbio é uma palavra que descreve um verbo, adjetivo ou outro adverbio. O que descreve substantivo é adjetivo ou locução adjetiva ( o que invalida as opções anteriores)

  • Lembre-se ADVÉRBIO não altera substantivo! NEVER!

  • Não seria: Rápido e definitivamente?

  • ADVÉRBIO É INVARIÁVEL!!!!!!!!!!!!!!!!


ID
1782853
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                 O Desaparecido 

      Tarde fria, e então eu me sinto um daqueles velhos poetas de antigamente que sentiam frio na alma quando a tarde estava fria, e então eu sinto uma saudade muito grande, uma saudade de noivo, e penso em ti devagar, bem devagar, com um bem-querer tão certo e limpo, tão fundo e bom que parece que estou te embalando dentro de mim.

      Ah, que vontade de escrever bobagens bem meigas, bobagens para todo mundo me achar ridículo e talvez alguém pensar que na verdade estou aproveitando uma crônica muito antiga num dia sem assunto, uma crônica de rapaz; e, entretanto, eu hoje não me sinto rapaz, apenas um menino, com o amor teimoso de um menino, o amor burro e comprido de um menino lírico. Olho-me no espelho e percebo que estou envelhecendo rápida e definitivamente; com esses cabelos brancos parece que não vou morrer, apenas minha imagem vai-se apagando, vou ficando menos nítido, estou parecendo um desses clichês sempre feitos com fotografias antigas que os jornais publicam de um desaparecido que a família procura em vão.

      Sim, eu sou um desaparecido cuja esmaecida, inútil foto se publica num canto de uma página interior de jornal, eu sou o irreconhecível, irrecuperável desaparecido que não aparecerá mais nunca, mas só tu sabes que em alguma distante esquina de uma não lembrada cidade estará de pé um homem perplexo, pensando em ti, pensando teimosamente, docemente em ti, meu amor.

BRAGA, Rubem. A Traição das Elegantes . Rio de Janeiro: Editora Sabiá. 1969, p. 112. 

São acentuadas por diferentes razões:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C (para os que só podem ler 10 por dia)

  • Gabarito é esse mesmo, letra C ? Deveria ser letra B

    família, irreconhecível ---> regra das paroxítonas (uma termina em ditongo ; outra em L)

    Clichês - é uma oxítona termina em e.

    Oxítonas

    Sílaba tônica: última

    Acentuam-se as oxítonas terminadas em:


    a(s):
    e(s):
    o(s):
    em-ens:










    Monossílabos Tônicos

      Possuem autonomia fonética, sendo proferidos fortemente na frase onde aparecem. Acentuam-se os monossílabos tônicos terminados em:

      a(s): lá, cá
      e(s): PÉ, mês
      o(s): só, pó, nós, pôs

  • C. A regra das paroxítonas terminadas em ditongo é uma espécie de exceção, se diferencia das outras regras de acentuação de paroxítona (Fonte: Flávia Rita - curso cespe).

    Porém as regras de oxítonas e monossílabos tônicos (B) também são diferentes, deixando a dúvida.


  • Uma é monossilaba. A outra e dissílaba. Isso basta para estarem em regras diferentes. 

  • GABARITO LETRA C.

     

    Acho que  levou o candidato a marcar equivocadamente a letra b, foi pelo fato de oxítonas e monossílabos tônicos. Ora, alguns gramáticos entendem que todo monossílabo tônico é uma oxítona. Penso que se a banca do concurso colocasse como referências algum gramático, seria passível de anulação a questão, que não foi o caso.

    Então vamos a regra: FAMÍLIA = paroxítona terminada em ditongo; RECONHECÍVEL= paroxítona terminada em L (LOGO REGRAS DIFERENTES DE ACENTUAÇÃO.

     

    Eu concordo com o gabarito nestas condições.

  • FAMÍLIA - Paroxítona terminada em ditongo

    IRRECONHECÍVEL - Paroxítona terminada em L
    GABARITO C
  • Na minha opinião, a pergunta está mal formulada; dando margem a dúvidas. No caso da opção b, temos uma oxítona e uma monossílaba tônica, portanto, acentuadas por razões diferentes. Enquanto que na opção c, temos duas paroxítonas, uma terminada em ditongo e outra em l, é verdade, mas continuam sendo paroxítonas. Sendo assim, a questão deveria ter sido anulada.

  • Gabarito letra C

     

    Acertei essa questão por ter feito questões anteriores da banca e visto como ela cobra esse assunto. Daí a importância de fazer muitas questões. Porém não concordo que clichês, pé sejam acentuadas pela mesma regra. Uma é oxítona e a outra monossílabo.

     

     c)  família = 

     

    fa- mí- lia - paroxítona terminada em ditongo crescente, mas há autores que consideram corretas também a separação fa- mí- li- a , nesse caso seria acentuada por ser uma proparoxítona. Atenção a isto. 

     

     irreconhecível - ir - re - co - nhe- cí - vel : acentuada por ser paroxítona terminada em L 

     

     

  • Questão anulada; a letra B é acentuada diferente.

  • Foi anulada mesmo gente? Também marquei a letra B. Se tiverem acesso à justificativa de anulação pela banca, encaminhem para o QC, assim ele atualiza a questão aqui também, informando que está anulada!!!

  • Também marquei letra B.

  • não entendi essa questão.

    na letra C as duas são acentuadas por serem paroxítonas.

    marquei letra B, pois uma é oxítona e a outra monossilaba!!!

  • Marquei letra B. Não entendi o porquê dela estar errada,tendo em vista q temos uma oxitona e monossilabo tonico respectivamente.

  • Fa-mi-li-a = também é considerada proparoxitona eventual segundo a nova regra
  • Para a banca FUNCAB as regras de oxítonas e monossílabos tônicos não são diferentes e as paroxítonas terminadas em ditongo se diferencia das outras regras de acentuação de paroxítona. 

  • cabe recurso

    como o gabarito é letra C?

    sendo que obedece a regra de que ambas são paroxítonas?

    uma terminada em ditongo e a outra em L, razões de serem acentuadas

    Enquanto a letra B a diferença está clara:

    clichês - oxítona terminada em e seguida ou não de S é acentuada

    pé - monossílabo tônico

  • Embora eu tenha acertado,essa pergunta está muito imprecisa.
  • Questão passível de anulação, uma vez que CLICHÊS é OXÍTONA TERMINADA EM "E" e PÉ É UM MONOSSÍLABO TÔNICO TERMINADO EM "E", logo, ambas possuem regras distintas de acentuação gráfica.


ID
1782856
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                 O Desaparecido 

      Tarde fria, e então eu me sinto um daqueles velhos poetas de antigamente que sentiam frio na alma quando a tarde estava fria, e então eu sinto uma saudade muito grande, uma saudade de noivo, e penso em ti devagar, bem devagar, com um bem-querer tão certo e limpo, tão fundo e bom que parece que estou te embalando dentro de mim.

      Ah, que vontade de escrever bobagens bem meigas, bobagens para todo mundo me achar ridículo e talvez alguém pensar que na verdade estou aproveitando uma crônica muito antiga num dia sem assunto, uma crônica de rapaz; e, entretanto, eu hoje não me sinto rapaz, apenas um menino, com o amor teimoso de um menino, o amor burro e comprido de um menino lírico. Olho-me no espelho e percebo que estou envelhecendo rápida e definitivamente; com esses cabelos brancos parece que não vou morrer, apenas minha imagem vai-se apagando, vou ficando menos nítido, estou parecendo um desses clichês sempre feitos com fotografias antigas que os jornais publicam de um desaparecido que a família procura em vão.

      Sim, eu sou um desaparecido cuja esmaecida, inútil foto se publica num canto de uma página interior de jornal, eu sou o irreconhecível, irrecuperável desaparecido que não aparecerá mais nunca, mas só tu sabes que em alguma distante esquina de uma não lembrada cidade estará de pé um homem perplexo, pensando em ti, pensando teimosamente, docemente em ti, meu amor.

BRAGA, Rubem. A Traição das Elegantes . Rio de Janeiro: Editora Sabiá. 1969, p. 112. 

A passagem “Olho-me no espelho e percebo que estou envelhecendo rápida e definitivamente” poderia ser reescrita, com o mesmo sentido, com a seguinte pontuação:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B (para os que só podem ler 10 por dia)

  • Vírgulas isolam uma explicação ou enumeram termos.

    Leia a letra B e faça as seguintes perguntas: Olho-me aonde? R. o termo "no espelho" isolado por vírgulas explica!
    O que está acontecendo rápida e definitivamente? R. "o envelhecimento do sujeito" caracterizado pela oração isolada por vírgulas!

    Portanto Gabarito letra B.


ID
1782859
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                 O Desaparecido 

      Tarde fria, e então eu me sinto um daqueles velhos poetas de antigamente que sentiam frio na alma quando a tarde estava fria, e então eu sinto uma saudade muito grande, uma saudade de noivo, e penso em ti devagar, bem devagar, com um bem-querer tão certo e limpo, tão fundo e bom que parece que estou te embalando dentro de mim.

      Ah, que vontade de escrever bobagens bem meigas, bobagens para todo mundo me achar ridículo e talvez alguém pensar que na verdade estou aproveitando uma crônica muito antiga num dia sem assunto, uma crônica de rapaz; e, entretanto, eu hoje não me sinto rapaz, apenas um menino, com o amor teimoso de um menino, o amor burro e comprido de um menino lírico. Olho-me no espelho e percebo que estou envelhecendo rápida e definitivamente; com esses cabelos brancos parece que não vou morrer, apenas minha imagem vai-se apagando, vou ficando menos nítido, estou parecendo um desses clichês sempre feitos com fotografias antigas que os jornais publicam de um desaparecido que a família procura em vão.

      Sim, eu sou um desaparecido cuja esmaecida, inútil foto se publica num canto de uma página interior de jornal, eu sou o irreconhecível, irrecuperável desaparecido que não aparecerá mais nunca, mas só tu sabes que em alguma distante esquina de uma não lembrada cidade estará de pé um homem perplexo, pensando em ti, pensando teimosamente, docemente em ti, meu amor.

BRAGA, Rubem. A Traição das Elegantes . Rio de Janeiro: Editora Sabiá. 1969, p. 112. 

O tempo verbal, nas palavras em destaque, está identificado INDEVIDAMENTE em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra E (para os que só podem ler 10 por dia)

  • Macete :

    Substituir o verbo ACHAR pelo verbo FAZER.

    se encaixar FAZER ---> Infinitivo.

    se encaixar FIZER---> Futuro do subjuntivo

    Prof.: Marcelo Rosenthal.


ID
1782862
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                 O Desaparecido 

      Tarde fria, e então eu me sinto um daqueles velhos poetas de antigamente que sentiam frio na alma quando a tarde estava fria, e então eu sinto uma saudade muito grande, uma saudade de noivo, e penso em ti devagar, bem devagar, com um bem-querer tão certo e limpo, tão fundo e bom que parece que estou te embalando dentro de mim.

      Ah, que vontade de escrever bobagens bem meigas, bobagens para todo mundo me achar ridículo e talvez alguém pensar que na verdade estou aproveitando uma crônica muito antiga num dia sem assunto, uma crônica de rapaz; e, entretanto, eu hoje não me sinto rapaz, apenas um menino, com o amor teimoso de um menino, o amor burro e comprido de um menino lírico. Olho-me no espelho e percebo que estou envelhecendo rápida e definitivamente; com esses cabelos brancos parece que não vou morrer, apenas minha imagem vai-se apagando, vou ficando menos nítido, estou parecendo um desses clichês sempre feitos com fotografias antigas que os jornais publicam de um desaparecido que a família procura em vão.

      Sim, eu sou um desaparecido cuja esmaecida, inútil foto se publica num canto de uma página interior de jornal, eu sou o irreconhecível, irrecuperável desaparecido que não aparecerá mais nunca, mas só tu sabes que em alguma distante esquina de uma não lembrada cidade estará de pé um homem perplexo, pensando em ti, pensando teimosamente, docemente em ti, meu amor.

BRAGA, Rubem. A Traição das Elegantes . Rio de Janeiro: Editora Sabiá. 1969, p. 112. 

Na passagem “para todo mundo me ACHAR ridículo.”, o verbo em destaque corresponde a uma forma de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C (para os que só podem ler 10 por dia)

  • infinitivo pode ser pessoal ou impessoal. O infinivo impessoal é aquele que se constrói sem sujeito, ou seja, que não se refere a uma pessoa gramatical. Trata-se dos verbos no seu estado puro, sem flexões, tais como os encontramos nos dicionários. Ex.: comer, beber, cantar, sorrir, cair.


    O infinitivo pessoal, ao contrário, é aquele que possui sujeito próprio e, por isso, pode ser flexionado. Nos verbos regulares, a terminação do infinitivo pessoal é idêntica à terminação do Futuro do Subjuntivo. A forma pessoal do infinitivo é usada, principalmente, nas orações reduzidas de infinitivo, ou seja, naquelas em que não há conjunção ou locução conjuntiva. Ex.: Verbo amar no infinitivo pessoal: para eu amar/ para tu amares/ para ele amar/ para amarmos/ para vós amardes/ para eles amarem. Oração reduzida de infinitivo: Fez tudo para nós terminarmos.


    http://www.qieducacao.com/2011/06/infinitivo-gerundio-e-participio.html

  • Toda vez que o verbo terminar ou tiver R após o tema,exemplo,(R,RES,RMOS,RDES,REM) ele  pode estar no FS(futuro do subjuntivo) ou IP(infitivo pessoal).

    Como saber isso?

    Basta trocá-lo por FAZER O TRABALHO ou FIZER O TRABALHO.

    Quando trocado for FIZER O TRABALHO estárá no FS(futuro do subjuntivo) e quando for FAZER O TRABALHO estará no IP(infitivo pessoal).

    Exemplo: antes do vento espantado PODER recomeçar​.

    ANTES DO VENTO ESPANTADO fazer ou fizer o trabalho? ou ainda ANTES DO VENTO ESPANTADO fazer recomeçar ou fizer recomeçar?

    Então, percebe-se que fizer o trabalho fica estranho quando trocamos o verbo PODER pelo fizer o trabalho.Assim,no exemplo, o  verbo está conjugado no IP(infitivo pessoal).

    EXEMPLO:para todo mundo me ACHAR ridículo (para todo mundo FAZER OU FIZER O TRABALHO?)

    FAZER O TRABALHO.

    ASSIM,O VERBO ESTÁ CONJUNGADO NO IP(infitivo pessoal)


ID
1782865
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                 O Desaparecido 

      Tarde fria, e então eu me sinto um daqueles velhos poetas de antigamente que sentiam frio na alma quando a tarde estava fria, e então eu sinto uma saudade muito grande, uma saudade de noivo, e penso em ti devagar, bem devagar, com um bem-querer tão certo e limpo, tão fundo e bom que parece que estou te embalando dentro de mim.

      Ah, que vontade de escrever bobagens bem meigas, bobagens para todo mundo me achar ridículo e talvez alguém pensar que na verdade estou aproveitando uma crônica muito antiga num dia sem assunto, uma crônica de rapaz; e, entretanto, eu hoje não me sinto rapaz, apenas um menino, com o amor teimoso de um menino, o amor burro e comprido de um menino lírico. Olho-me no espelho e percebo que estou envelhecendo rápida e definitivamente; com esses cabelos brancos parece que não vou morrer, apenas minha imagem vai-se apagando, vou ficando menos nítido, estou parecendo um desses clichês sempre feitos com fotografias antigas que os jornais publicam de um desaparecido que a família procura em vão.

      Sim, eu sou um desaparecido cuja esmaecida, inútil foto se publica num canto de uma página interior de jornal, eu sou o irreconhecível, irrecuperável desaparecido que não aparecerá mais nunca, mas só tu sabes que em alguma distante esquina de uma não lembrada cidade estará de pé um homem perplexo, pensando em ti, pensando teimosamente, docemente em ti, meu amor.

BRAGA, Rubem. A Traição das Elegantes . Rio de Janeiro: Editora Sabiá. 1969, p. 112. 

A partir do trecho “sentiam frio na alma quando a tarde estava fria.", a única opção que se afasta de uma reescrita sinônima e válida, em português, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A (para os que só podem ler 10 por dia)

  • Ajuda nessa aí, galera! Please!

  • Tarde - feminino

    Frio - Masculino

    Única explicação que eu vejo.

  • Também gostaria de uma explicação... não entendi

  • Quando solicita uma preposição ...todas as alternativas estão com preposições mesmo intercaladas...a letra B é parecida com a letra mais A....porém percebam que na letra A só tem o artigo e não a preposição mais o artigo como na letra B ( a + a = à).

  • É necessário o uso da preposição antes da palavra TARDE, para que essa funcione como adverbio de tempo (e a a palavra FRIO, funcione com a ideia de modo), caso contrário a palavra TARDE seria um substantivo e a palavra FRIO seria seu adjetivo e obrigatoriamente teria que estar no feminino para concordar com tarde.

    Espero ter ajudado!

    Bons Estudos!

  • A troca daquela letrinha safadaa.....


ID
1782868
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                 O Desaparecido 

      Tarde fria, e então eu me sinto um daqueles velhos poetas de antigamente que sentiam frio na alma quando a tarde estava fria, e então eu sinto uma saudade muito grande, uma saudade de noivo, e penso em ti devagar, bem devagar, com um bem-querer tão certo e limpo, tão fundo e bom que parece que estou te embalando dentro de mim.

      Ah, que vontade de escrever bobagens bem meigas, bobagens para todo mundo me achar ridículo e talvez alguém pensar que na verdade estou aproveitando uma crônica muito antiga num dia sem assunto, uma crônica de rapaz; e, entretanto, eu hoje não me sinto rapaz, apenas um menino, com o amor teimoso de um menino, o amor burro e comprido de um menino lírico. Olho-me no espelho e percebo que estou envelhecendo rápida e definitivamente; com esses cabelos brancos parece que não vou morrer, apenas minha imagem vai-se apagando, vou ficando menos nítido, estou parecendo um desses clichês sempre feitos com fotografias antigas que os jornais publicam de um desaparecido que a família procura em vão.

      Sim, eu sou um desaparecido cuja esmaecida, inútil foto se publica num canto de uma página interior de jornal, eu sou o irreconhecível, irrecuperável desaparecido que não aparecerá mais nunca, mas só tu sabes que em alguma distante esquina de uma não lembrada cidade estará de pé um homem perplexo, pensando em ti, pensando teimosamente, docemente em ti, meu amor.

BRAGA, Rubem. A Traição das Elegantes . Rio de Janeiro: Editora Sabiá. 1969, p. 112. 

Na primeira frase do segundo parágrafo, há:

Alternativas
Comentários
  • Errei... Putz! Considerei que no trecho "entretanto, eu hoje não me sinto rapaz, apenas um menino," havia zeugma: entretanto, eu hoje não me sinto rapaz, sinto-me apenas um menino. E pensei que fosse pegadinha do malandro. Quem ama fazer isso é a Fundação Getúlio Vargas.

    Meu raciocínio procede não é, pessoal? Deem uma luz por favor! rs Pago um pastel com caldo de cana. 

    Ah! O gabarito é ALTERNATIVA C

  • - cada oração tem um verbo
    - QUE vontade de escrever... (oração subordinada)
    - bobagens para todo mundo ... (oração coordenada)
    - TALVEZ alguém pensar ... (oração subordinada adverbial condicional)
    - QUE na verdade estou aproveitando ... (oração subordinada)
    - ENTRETANTO, eu hoje não me sinto .... (oração subordinada)

     

    Ah, que vontade de ESCREVER(VERBO) bobagens bem meigas, bobagens para todo mundo me ACHAR(VERBO) ridículo e talvez alguém PENSAR(VERBO) que na verdade estou APROVEITANDO(VERBO) uma crônica muito antiga num dia sem assunto, uma crônica de rapaz; e, entretanto, eu hoje não me SINTO(VERBO) rapaz, apenas um menino, com o amor teimoso de um menino, o amor burro e comprido de um menino lírico.

     

    a frase tem cinco verbos, então temos 5 orações
    a frase tem orações subordinadas e orações coordenadas

     

    c)  cinco orações, dentre coordenadas e subordinadas. (CORRETA)


ID
1782871
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                 O Desaparecido 

      Tarde fria, e então eu me sinto um daqueles velhos poetas de antigamente que sentiam frio na alma quando a tarde estava fria, e então eu sinto uma saudade muito grande, uma saudade de noivo, e penso em ti devagar, bem devagar, com um bem-querer tão certo e limpo, tão fundo e bom que parece que estou te embalando dentro de mim.

      Ah, que vontade de escrever bobagens bem meigas, bobagens para todo mundo me achar ridículo e talvez alguém pensar que na verdade estou aproveitando uma crônica muito antiga num dia sem assunto, uma crônica de rapaz; e, entretanto, eu hoje não me sinto rapaz, apenas um menino, com o amor teimoso de um menino, o amor burro e comprido de um menino lírico. Olho-me no espelho e percebo que estou envelhecendo rápida e definitivamente; com esses cabelos brancos parece que não vou morrer, apenas minha imagem vai-se apagando, vou ficando menos nítido, estou parecendo um desses clichês sempre feitos com fotografias antigas que os jornais publicam de um desaparecido que a família procura em vão.

      Sim, eu sou um desaparecido cuja esmaecida, inútil foto se publica num canto de uma página interior de jornal, eu sou o irreconhecível, irrecuperável desaparecido que não aparecerá mais nunca, mas só tu sabes que em alguma distante esquina de uma não lembrada cidade estará de pé um homem perplexo, pensando em ti, pensando teimosamente, docemente em ti, meu amor.

BRAGA, Rubem. A Traição das Elegantes . Rio de Janeiro: Editora Sabiá. 1969, p. 112. 

Em “vontade de escrever bobagens bem meigas”, encontram-se as seguintes classes de palavras:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B (para os que só podem ler 10 por dia)

  • Vontade = substantivo, de = preposição, escrever = verbo, bobagens = substantivo, bem = advérbio, meigas = adjetivo, 
    Espero ter ajudado,  Bons Estudos!
  • No  trecho não têm nenhuma conjunção, sabendo disso a alternativa correta será B.

     

    Um tijolo a cada dia.

     

    A paz de DEUS esteja convosco.

     

  • achei confusa a ordem, enfim, conseguir achar gabarito.

  • Questão mal intencionada


ID
1782874
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                 O Desaparecido 

      Tarde fria, e então eu me sinto um daqueles velhos poetas de antigamente que sentiam frio na alma quando a tarde estava fria, e então eu sinto uma saudade muito grande, uma saudade de noivo, e penso em ti devagar, bem devagar, com um bem-querer tão certo e limpo, tão fundo e bom que parece que estou te embalando dentro de mim.

      Ah, que vontade de escrever bobagens bem meigas, bobagens para todo mundo me achar ridículo e talvez alguém pensar que na verdade estou aproveitando uma crônica muito antiga num dia sem assunto, uma crônica de rapaz; e, entretanto, eu hoje não me sinto rapaz, apenas um menino, com o amor teimoso de um menino, o amor burro e comprido de um menino lírico. Olho-me no espelho e percebo que estou envelhecendo rápida e definitivamente; com esses cabelos brancos parece que não vou morrer, apenas minha imagem vai-se apagando, vou ficando menos nítido, estou parecendo um desses clichês sempre feitos com fotografias antigas que os jornais publicam de um desaparecido que a família procura em vão.

      Sim, eu sou um desaparecido cuja esmaecida, inútil foto se publica num canto de uma página interior de jornal, eu sou o irreconhecível, irrecuperável desaparecido que não aparecerá mais nunca, mas só tu sabes que em alguma distante esquina de uma não lembrada cidade estará de pé um homem perplexo, pensando em ti, pensando teimosamente, docemente em ti, meu amor.

BRAGA, Rubem. A Traição das Elegantes . Rio de Janeiro: Editora Sabiá. 1969, p. 112. 

Levando em consideração a passagem “percebo QUE ESTOU ENVELHECENDO”, a opção que apresenta um termo, em destaque, de mesma função sintática é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. Percebo é VTD e "isso" é seu complemento.

  •  “percebo QUE ESTOU ENVELHECENDO” (OBJETO DIRETO)

    a) “eu sinto UMA SAUDADE MUITO GRANDE.”  (OBJETO DIRETO)

     b) "penso em TI devagar.” (PRONOME OBLIQUO)

     c)“estou parecendo UM DESSES CLICHÊS.” (PREDICATIVO DO SUJEITO)

     d)“desaparecido que não aparecerá MAIS NUNCA.” (ADJUNTO ADVERBIAL)

     e)“em alguma distante esquina DE UMA NÃO LEMBRADA CIDADE.”  (COMPLEMENTO NOMINAL)

  • GABARITO A

     

     “percebo QUE ESTOU ENVELHECENDO

         Quem percebe, PERCEBE alguma coisa (que estou envelhecendo).  Função de OBJETO DIRETO (sem uso da preposição)

     

    a) “eu sinto UMA SAUDADE MUITO GRANDE.” 

         Quem sente, SENTE alguma coisa (uma saudade muito grande) --> Logo, Objeto Direto.

     

     

    bons estudos.

  • A questão está buscando uma alternativa em que o termo em destaque exerça função de objeto direto. Lembrando apenas que pede a função sintática e não a classe morfológica. Portanto, pronome oblíquo não é função sintática. Cuidado com os comentários equivocados!

     

    a) trata-se de um objeto direto;

    b) trata-se de um objeto indireto;

    c) trata-se de um predicativo do sujeito;

    d) trata-se de um adjunto adverbial;

    e) trata-se de um adjunto adnominal;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: A


ID
1782877
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                 O Desaparecido 

      Tarde fria, e então eu me sinto um daqueles velhos poetas de antigamente que sentiam frio na alma quando a tarde estava fria, e então eu sinto uma saudade muito grande, uma saudade de noivo, e penso em ti devagar, bem devagar, com um bem-querer tão certo e limpo, tão fundo e bom que parece que estou te embalando dentro de mim.

      Ah, que vontade de escrever bobagens bem meigas, bobagens para todo mundo me achar ridículo e talvez alguém pensar que na verdade estou aproveitando uma crônica muito antiga num dia sem assunto, uma crônica de rapaz; e, entretanto, eu hoje não me sinto rapaz, apenas um menino, com o amor teimoso de um menino, o amor burro e comprido de um menino lírico. Olho-me no espelho e percebo que estou envelhecendo rápida e definitivamente; com esses cabelos brancos parece que não vou morrer, apenas minha imagem vai-se apagando, vou ficando menos nítido, estou parecendo um desses clichês sempre feitos com fotografias antigas que os jornais publicam de um desaparecido que a família procura em vão.

      Sim, eu sou um desaparecido cuja esmaecida, inútil foto se publica num canto de uma página interior de jornal, eu sou o irreconhecível, irrecuperável desaparecido que não aparecerá mais nunca, mas só tu sabes que em alguma distante esquina de uma não lembrada cidade estará de pé um homem perplexo, pensando em ti, pensando teimosamente, docemente em ti, meu amor.

BRAGA, Rubem. A Traição das Elegantes . Rio de Janeiro: Editora Sabiá. 1969, p. 112. 

Sobre as colocações pronominais nos trechos seguintes, é correto dizer que: 

            “bobagens para todo mundo me achar ridículo"

            “eu hoje não me sinto rapaz"

            “Olho-me no espelho" 


Alternativas
Comentários
  • GAB - C

    “bobagens para todo mundo me achar ridículo" 

    TODO é um pronome indefinido.. atrai a próclise, porém, o verbo no infinitivo também admite a ênclise.

    EX:“bobagens para todo mundo achar-me ridículo" 

     “eu hoje não me sinto rapaz" 

    Palavras negativas atrai a próclise ''não''

      “Olho-me no espelho" 

    Não inicia frase com colocação pronominal

    EX: Me olho no espelho.

     

    Caveira!!

  • Isaias TRT

  • INFINITIVO NÃO FLEXIONADO precedido de preposição ou palavra atrativa (todo mundo é uma locução prepositiva indefinida), trata-se de emprego facultativo.

  • Acertei essa questão, mas foi por eliminação... Tinha certeza da palavra negativa atrair o pronome, isso ajudou.


ID
1782880
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Quando se digita no Windows 7, em português, as teclas de atalho “WinKey + Seta para cima” permite-se:

Alternativas
Comentários
  • Resposta C

    Para quem não sabe, a tecla Winkey é aquela que tem estampada o símbolo do Windows.
    Setas para direita e esquerda + Winkey fixarão a janela à direita e à esquerda respectivamente.
    Seta pra baixa NÃO minimiza a janela, e sim restaura.

  • "Seta pra baixa NÃO minimiza a janela, e sim restaura."

    Hirion, caso a janela esteja maximizada, WIN + seta para baixo restaura a janela. Porém, teclando-se WIN + seta para baixo NOVAMENTE, a janela é minimizada.

  • O nome desse recurso é o Snap (estalo de dedos), redimensionamento rápido como um estalar de dedos. O Snap é uma novidade lançada a partir do Windows 7 presente em todas as edições, representa um novo método de redimensionar as janelas abertas, simplesmente arrastando-as para as bordas da tela. Também podemos utilizar os seguintes atalhos para o recurso Snap:

     

    Windows + ↑

    Windows + ←

    Windows + →

    Windows + ↓

  • windows + cima - maximiza a janela atual;
    windows + esquerda – faz com que a janela atual vá para a esquerda da tela cobrindo metade da “área de trabalho”, repetir o atalho fará a janela ir para a direita da tela, repetir pela terceira vez faz com que a janela volte para a posição original;
    windows + direita – faz o mesmo que o comando anterior, porém começando pela direita;
    windows + baixo – minimiza a janela. Restaura para o tamanho normal e posiciona na tela se a janela estiver maximizada;

     

  • GABARITO C

     

    Acrescentando:

     

     

    Winkey + A = Central de ações

    Winkey + D = Mostra a área de trabalho

    Winkey + E = Abre o Windows Explorer

    Winkey + G = Game "Xbox"

    Winkey + H = Compartilhar

    Winkey + I = Configurações do Windows

    Winkey + K = Conectar em Dispositivos

    Winkey + L = Bloquear o PC

    Winkey + P = Projeção de Tela

    Winkey + R = Executar

    Winkey + S = Abre a caixa de pesquisa

    Winkey + X = Abre o menu para usuários avançados


ID
1782883
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No MS Windows 7, em português, quando se deseja abrir o menu da barra de título, utilizam-se as teclas de atalho:

Alternativas
Comentários
  • ALT + Barra de espaço: exibe o menu de contexto da janela em execução

     

    ALT + a letra sublinhada em um nome do menu, abre o menu correspondente (ex: Alt + A abre o menu "Arquivo")

    ALT + TAB: alterna entre as janelas - clássico: Janela seguinte

    CTRL+ N: cria um novo arquivo e/ou abre uma nova janela

  • O que é  menu da barra de título?

  • Barra de título é a região de uma janela em que o título é apresentado. A maioria dos sistemas operacionais gráficos e gerenciadores de janela a posicionam no topo da aplicação como uma barra horizontal; abaixo dela pode aparecer opcionalmente a barra de menu.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Barra_de_título

  • Alt + Barra de Espaço     =    BARRA DE TÍTULOS


ID
1782886
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um usuário do MS Excel 2010, em português, inseriu valores em células de uma planilha conforme visto a seguir:

                  Linha\Coluna     B                          C

                         26               Setor                    Salário

                         27               Administrativo      1000

                         28               Secretaria             2450

                         29               Suporte                 2345

                         30               Suporte                 2500 

Na célula C 35, foi inserida a fórmula: =SOMA(C 27:C 30). A execução dessa fórmula resultou no valor: 


Alternativas
Comentários
  • GABARITO E.

    =SOMA(C 27:C 30)
    = SOMA (1000: 2450:2345:2500)
    = SOMA (8295) 
  • : = até

    ; = e

    Espero ter ajudado,

    Bons Estudos!

  • Gabarito: E

    É só somar: 1000+ 2450 + 2345+  2500= 8295.


ID
1782889
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual a função no MS Excel 2010, em português, que retorna a data e a hora atuais, formatada como data e hora?

Alternativas
Comentários
  • Descrição (https://support.office.com/pt-br/article/AGORA-Fun%C3%A7%C3%A3o-AGORA-3337fd29-145a-4347-b2e6-20c904739c46)

    Retorna o número de série da data e da hora atual. Se o formato da célula era Geral antes de a função ter sido inserida, o Excel transformará o formato dessa célula para que ele corresponda ao mesmo formato de data e hora de suas configurações regionais. Você pode alterar o formato de data e hora da célula usando os comandos no grupo Número da guia Página Inicial, na Faixa de Opções.

    A função AGORA é útil quando você precisa exibir a data e a hora atuais em uma planilha ou calcular um valor com base na data e na hora atuais e ter esse valor atualizado sempre que abrir a planilha.

    OBSERVAÇÃO   Se a função AGORA não atualizar os valores de células conforme esperado, talvez seja necessário alterar as configurações que controlam quando a pasta de trabalho ou a planilha é recalculada. Essas configurações podem ser alteradas no Painel de Controle para o aplicativo de desktop do Excel.

    Sintaxe

    AGORA()

    A sintaxe da função AGORA não tem argumentos.

  • Função AGORA     > Retorna DATA e HORA do sistema.

    Função HOJE         > Retorna somente a DATA do sistema.

    Atalho Ctrl + ;         > Retorna somente a DATA do sistema.

    Atallho Ctrl + Shift + :   > Retorna somente a HORA do sistema.

  • =AGORA()

  • =AGORA: retorna data atual + hora

     

    =HOJE: retorna data atual

     

     

    GABARITO: A

  • A função AGORA retorna a data e a hora do sistema do computador. O valor é atualizado quando você recalcula o documento ou toda vez que o valor de uma célula é modificado. 

  • A função AGORA retorna a data e a hora do sistema do computador. O valor é atualizado quando você recalcula o documento ou toda vez que o valor de uma célula é modificado.

    Acrescentando. Utilizamos o atalho F9 para fazer esse recálculo.

    Bons Estudos.


ID
1782892
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um usuário do MS PowerPoint 2010, em português, deseja desfazer as últimas operações usando o teclado. Nesse caso, as teclas de atalho a serem digitadas são:

Alternativas
Comentários
  • PowerPoint:


    Refazer: Ctrl + Y

    Desfazer: Ctrl + Z

  • CTRL+ P: imprime
    CTRL+ S: salva
    CTRL+ v: cola
    CTRL+ W: fecha a janela em execução (= Alt+F4)
    CTRL+ X: corta
    CTRL+ Y: repete a ação que acaba de ser cancelada
    CTRL+ Z: cancela a última ação

  • Ctrl + Z =  DESFAZER

  • Gab B

    Se toda cagada que a gente fizesse, fosse CTRl+Z


ID
1782895
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No MS Word 2010, em português, o ícone que permite acessar a operação “Salvar Como” para um documento qualquer é o:

Alternativas
Comentários
  • Essa é ruim pra quem estudou, porque até quem não estudou acerta.

  • A) Inserir Citação (Guia “Referências”, Grupo “Citações e Bibliografia”)

    B) Inserir Legenda (Guia “Referências”, Grupo “Legendas”)

    C) Classificar (Guia “Página Inicial”, Grupo “Parágrafo”)

    D) Salvar Como (Atalho: F12; Guia: “Arquivo”)

    E) Alterar Estilos (Guia “Página Inicial”, Grupo “Estilo”)

  • essa e o tipo de questão que faz você parar , olhar e pensar

    Só pode ser pegadinha kkkkkkk


ID
1782898
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um usuário do MS Word 2010, em português, deseja inserir uma quebra de página em um documento, através do uso do teclado. Para isso, quais teclas de atalho ele deve acessar?

Alternativas
Comentários
  • Gab.: C) Ctrl + Enter

    Enter também pode ser chamado como RETURN como consta nessa questão da FUNCAB:

    Q565479 No Word 2010 ou 2013 BR, um atalho de teclado deve ser utilizado para inserir uma quebra de página, durante a digitação de um texto. Esse atalho de teclado é:

    R.: Ctrl + Return.

  • Uma quebra de linha   SHIFT + ENTER

     

    Uma quebra de página   CTRL + ENTER

     

    Uma quebra de coluna   CTRL + SHIFT + ENTER

  • Essa FUNCAB só cobra atalho? ai complica kkkkk


ID
1782901
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Google Chrome, em português, versão 43.0, para que um usuário possa abrir uma janela em modo anônimo, utilizando o teclado, ele vai utilizar as teclas de atalho:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A) 

    Navegar com privacidade com o modo de navegação anônima

    Se você não deseja que o Google Chrome salve um registro dos seus acessos e downloads, pode navegar na Web no modo de navegação anônima.

    Como entrar no modo de navegação anônima

    É possível abrir uma janela anônima no computador e em dispositivos móveis para evitar que o Google Chrome salve seu histórico de navegação. Você pode alternar entre uma janela anônima e as janelas normais que estiverem abertas. Você só estará no modo de navegação anônima quando estiver usando a janela anônima.

    Computador

    Abra uma janela do Chrome.

    No canto superior direito da janela do navegador, clique no menu do Google Chrome Chrome menu.

    Selecione Nova janela anônima.

    Uma janela será aberta com uma figura cinza no canto superior direito 

    Para fechar o modo de navegação anônima, clique no X localizado no canto de cada janela anônima.

    O modo de navegação anônima não fica disponível se a conta faz parte do "Modo Família" do Windows 10.

    Dica: também é possível usar o atalho de teclado e pressionar Ctrl + Shift + N (Windows, Linux e Chrome OS) e ⌘ + Shift + N (Mac) para abrir uma janela anônima.


  • Abra uma janela do Chrome.

    No canto superior direito, clique no menu .

    Selecione Nova janela anônima.

    Uma nova janela será aberta com uma figura cinza no canto superior direito .

    Para fechar o modo de navegação anônima, clique no X localizado no canto de cada janela anônima.

    O modo de navegação anônima não fica disponível se a conta faz parte do "Modo Família" do Windows 10.

    Dica: também é possível usar o atalho de teclado e pressionar Ctrl + Shift + N (Windows, Linux e Chrome OS) e ⌘ + Shift + N (Mac) para abrir uma janela anônima.

  • CHROME    -  CTRL + Shift + N - NAVEGAÇÃO ANÔNIMA

    OPERA -  -  CTRL + Shift + N - NAVEGAÇÃO PRIVADA

     

    MOZILLA FIREFOX  - CTRL + Shift + P-  NAVEGAÇÃO PRIVATIVA COM PROTEÇÃO CONTRA RASTREAMENTO

    INTERNET EXPLORER - CTRL + Shift + P - NAVEGAÇÃO INPRIVATE


ID
1782904
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um usuário que deseje encontrar, através do buscador Google, somente as páginas associadas a um domínio, cujo endereço principal é www.meusistema.com.pt, vai utilizar a sintaxe:

Alternativas
Comentários
  • Resposta D) - http://br.ccm.net/faq/6904-google-busca-em-um-site-ou-dominio-preciso

    Dicas Internet Web Motores de Busca Google Regulamento

    Faça uma pergunta »

    Google - Busca em um site ou domínio preciso

    Google - Busca em um site ou domínio precisoBRGoogle - Searching within a website or a specific domainUSGoogle - Recherche dans un site ou un domaine précisFR

    Janeiro 2016

    Com o Googlevocê pode limitar a pesquisa a um site ou domínio específico, utilizando o operador site: 

    Sintaxe a ser utilizada: palavra_chave site: site_ou_domínio 

    Exemplo : vírus site: [www.ccm.net] ou vírus site:.com 

    Tradução feita por Lucia Maurity y Nouira

  • o filetype: especifica o TIPO DE ARQUIVO que está sendo procurado. ex: alimentação filetype:pdf ou filetype:pdf alimentação . Não importa a ordem, se você escrever dessas duas maneiras no google ele irá procurar arquivos em pdf relacionados à alimentação.

     

    o site: pesquisa DENTRO DE UM SITE ESPECÍFICO. ex: alimentação site:globo.com ou site:globo.com alimentação . Da mesma maneira que a anterior, não importando a ordem, ele irá procurar todas as notícias referentes à alimentação do site da globo.com

  • Domínio ---> site

  • site: Pesquisar um site ou domínio especifico. 

    Coloque "site:" antes de um site ou domínio. Por exemplo, site:youtube.com ou site:.gov.

    GAB - D

  • A palavra-chave site: é usada para pesquisar um site ou domínio especifico. Filetype é usada para procurar com uma extensão específica. Exemplo: ppt, xls.


ID
1782907
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Uma máquina de uma rede foi infectada por um vírus que entrou no computador através de um arquivo infectado e criou uma porta de invasão para roubo de informações contidas na máquina. Esse tipo de vírus é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Que banquinha, hein. Deu um outro conceito.

    Cavalo de troia1, trojan ou trojan-horse, é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.

    Exemplos de trojans são programas que você recebe ou obtém de sites na Internet e que parecem ser apenas cartões virtuais animados, álbuns de fotos, jogos e protetores de tela, entre outros. Estes programas, geralmente, consistem de um único arquivo e necessitam ser explicitamente executados para que sejam instalados no computador.

    Trojans também podem ser instalados por atacantes que, após invadirem um computador, alteram programas já existentes para que, além de continuarem a desempenhar as funções originais, também executem ações maliciosas.

    Há diferentes tipos de trojans, classificados2 de acordo com as ações maliciosas que costumam executar ao infectar um computador. Alguns destes tipos são:

    Trojan Downloader: instala outros códigos maliciosos, obtidos de sites na Internet.

    Trojan Dropper: instala outros códigos maliciosos, embutidos no próprio código do trojan.

    Trojan Backdoor: inclui backdoors, possibilitando o acesso remoto do atacante ao computador.

    Trojan DoS: instala ferramentas de negação de serviço e as utiliza para desferir ataques.

    Trojan Destrutivo: altera/apaga arquivos e diretórios, formata o disco rígido e pode deixar o computador fora de operação.

    Trojan Clicker: redireciona a navegação do usuário para sites específicos, com o objetivo de aumentar a quantidade de acessos a estes sites ou apresentar propagandas.

    Trojan Proxy: instala um servidor de proxy, possibilitando que o computador seja utilizado para navegação anônima e para envio de spam.

    Trojan Spy: instala programas spyware e os utiliza para coletar informações sensíveis, como senhas e números de cartão de crédito, e enviá-las ao atacante.

    Trojan Banker ou Bancos: coleta dados bancários do usuário, através da instalação de programas spyware que são ativados quando sites de Internet Banking são acessados. É similar ao Trojan Spy porém com objetivos mais específicos.

    FONTE: http://cartilha.cert.br/malware/

  • Gabarito: B.


    Basta lembrar-se das famosas expressões "presente de grego", e "lobo em pele de cordeiro", ou ainda, pensar naquele ser hipócrita que frequenta o nosso meio, muitas vezes, sendo percebido quando já é tarde! Rs.


    -> Cavalos de Troia não são vírus nem worms!


    -> Não infectam outros arquivos.


    -> É normalmente um arquivo executável (tem de ser executado).


    -> Não criam cópias de si mesmos autonomamente.


    -> Depois de executado no computador-alvo, o trojan poderá realizar uma série de ações maliciosas se estiver programado para isso: ele poderá instalar outros programas maliciosos, roubar senhas e informações, modificar ou apagar arquivos variados, instalar backdoors para que o micro fique sempre vulnerável - com uma porta aberta - para futuras invasões etc. Dá até medo!


    Abraços!! ... Adiante! --->>>

  • Mas Vírus, assim como o Cavalo de Tróia, não é uma espécie do genero malware?

    O enunciado não estaria errado por caracterizar o Cavalo de troia como um tipo de vírus e não um tipo de Malware? 

  • RESPOSTA: B

     

    Cavalo de Tróia: Presente de Grego. Arquivo enviado para que a pessoa clique e abra acesso para o vírus. Esse vírus objetiva a abertura de portas. NUNCA vai se replicar, é enviado de presente. Necessita ser executado para propagar.

  • Eu acertei a questao. Porem segundo o professor Joao Antonio do EVP, o cavalo de troia nao é um virus e sim um programa que apresenta-se como algo inofencivo como um cartao de natal ou um jogo, que na verdade esconde objetivos maliciosos.Pois diferente do virus ele nao precisa de um hospedeiro,visto que é um programa que ja possui corpo.

  • Cavalo de troia1, trojan ou trojan-horse, é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.

    Exemplos de trojans são programas que você recebe ou obtém de sites na Internet e que parecem ser apenas cartões virtuais animados, álbuns de fotos, jogos e protetores de tela, entre outros. Estes programas, geralmente, consistem de um único arquivo e necessitam ser explicitamente executados para que sejam instalados no computador.

    Trojans também podem ser instalados por atacantes que, após invadirem um computador, alteram programas já existentes para que, além de continuarem a desempenhar as funções originais, também executem ações maliciosas.

    Há diferentes tipos de trojans, classificados2 de acordo com as ações maliciosas que costumam executar ao infectar um computador. Alguns destes tipos são:

    Trojan Downloader: instala outros códigos maliciosos, obtidos de sites na Internet.

    Trojan Dropper: instala outros códigos maliciosos, embutidos no próprio código do trojan.

    Trojan Backdoor: inclui backdoors, possibilitando o acesso remoto do atacante ao computador.

    Trojan DoS: instala ferramentas de negação de serviço e as utiliza para desferir ataques.

    Trojan Destrutivo: altera/apaga arquivos e diretórios, formata o disco rígido e pode deixar o computador fora de operação.

    Trojan Clicker: redireciona a navegação do usuário para sites específicos, com o objetivo de aumentar a quantidade de acessos a estes sites ou apresentar propagandas.

    Trojan Proxy: instala um servidor de proxy, possibilitando que o computador seja utilizado para navegação anônima e para envio de spam.

    Trojan Spy: instala programas spyware e os utiliza para coletar informações sensíveis, como senhas e números de cartão de crédito, e enviá-las ao atacante.

    Trojan Banker ou Bancos: coleta dados bancários do usuário, através da instalação de programas spyware que são ativados quando sites de Internet Banking são acessados. É similar ao Trojan Spy porém com objetivos mais específicos

     

     

     

    http://cartilha.cert.br/malware/

  • A dificuldades para nós é que as bancas estão usando a linguagem de Virus para Progamas Maliciosos Malware assim fica mais dificil ainda.

  • Concordo, Leandro. Eles solidificam coisas erradas, ah fala sério né?

  • Questão podre! cavalo de troia não é virus, cavalo de troia é um malware. 

  • Cavalo de Tróia (Trojan Horse)

    Programa disfarçado de aparência inofensiva (presente) em cartão virtual, jogos e outros.

    Projetado p/ além de suas funções aparentes, executar funções maliciosas como:

    "ABRIR AS PORTAS" de comunicação do CP para entrada de um invasor (pessoa ou programa malicioso) sem o consentimento do usuário. Furtar dados pessoais, apagar ou copiar arquivos, formatar o disco rígido, instalar vírus, etc. 

    -Geralmente recebidos por e-mail

    -Não se multiplica (não se propaga automaticamente)

    -Não infecta outros arquivos

    -Controle total remoto -  monitora as atividades do usuário (como registro das teclas digitadas e cliques do mouse),

    -Precisa ser EXECUTADO para ser instalado no CP

    - Quando executado, permite que o remetente tenha acesso ao computador infectado, sempre que este estiver conectado à rede ( para acessar remotamente um dispositivo, é necessário que ele esteja conectado na rede mundial de computadores, via roteadores, stwichs, hubs, , etc. Se ele não estiver conectado, não é possível o acesso remoto)

    -Lembrar da historinha: Os gregos deram de" presente" (aparência) um cavalo p/ Troia e se esconderam dentro do cavalo p/ atacar e abrir as portas de Troia p/ os outros soldados gregos


ID
1918156
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A contabilidade aplicada à Administração Pública tem seu campo de aplicação aos seguintes órgãos e entidades, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • As Soc. Economia Mista que forem dependentes estão no alcance obrigatório da Estrutura Conceitual/MCASP; as independentes, no alcance facultativo.

  • GABARITO: D.

     

    Atenção!

     

    O campo de aplicação da CASP abrange todas as entidades do setor público, considerando-se o seguinte escopo:

     

    Se for SEM independente >> não se aplica 

     

    Se for SEM dependente >> aplica-se parcialmente

  • Agora é escopo obrigatório ou facultativo, não tem mais parcial ou integral. Só para constar, as agências reguladoras são autarquias em regime especial.


ID
1918159
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Sempre que uma nova unidade administrativa ou orçamentária é instituída, realiza-se o inventário:

Alternativas
Comentários
  • E) IN205: 

     Os tipos de Inventários Físicos são:

    a) anual - destinado a comprovar a quantidade e o valor dos bens patrimoniais do acervo de cada unidade gestora, existente em 31 de dezembro de cada exercício - constituído do inventário anterior e das variações patrimoniais ocorridas durante o exercício.

    b) inicial - realizado quando da criação de uma unidade gestora, para identificação e registro dos bens sob sua responsabilidade;

    c) de transferência de responsabilidade- realizado quando da mudança do dirigente de uma unidade gestora ;

    d) de extinção ou transformação - realizado quando da extinção ou transformação da unidade gestora;

    e) eventual - realizado em qualquer época, por iniciativa do dirigente da unidade gestora ou por iniciativa do órgão fiscalizador.


ID
1918162
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Em matéria orçamentária, a Constituição Federal de 1988 em seu art. 165, §8º diz: “A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa...”. Nesse caso, o princípio orçamentário em referência é o da:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

     

    a) Princípio da Exclusividade -> De acordo com o § 8º do art. 165 da C.F/88, a Lei Orçamentária Anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para a abertura de créditos suplementares e contratações de operações de crédito, ainda que por antecipação de receitas, nos termos da lei.


    O princípio da exclusividade veda a inserção de matéria estranha em leis orçamentáriofinanceiras.

    A Lei de Orçamento deverá tratar apenas de matéria financeira, excluindo-se dela qualquer outro dispositivo estranho. Assim, não pode o texto da lei orçamentária instituir tributo, por exemplo, nem qualquer outra determinação que fuja às finalidades específicas de previsão de receita e fixação de despesa.

     

    b) Princípio da Anualidade ou Periodicidade -> De acordo com o art. 2º da Lei no 4.320/64: “... a Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios da unidade, universalidade e anualidade”.


    Este princípio impõe que o orçamento deve ter vigência limitada no tempo, sendo que, no caso brasileiro, corresponde ao período de um ano.

    De acordo com o art. 4º da Lei no 4.320/1964: “... o exercício financeiro coincidirá com o ano civil – 1º de janeiro a 31 de dezembro”.
    Exceção: A autorização e abertura de créditos especiais e extraordinários – se promulgados nos últimos quatro meses do ano – conforme art. 167, § 2º, da CF: “... os créditos especiais e extraordinários terão vigência no exercício financeiro em que forem autorizados, salvo se o ato de autorização for promulgado nos últimos quatro meses, casos em que, reabertos nos limites de seus saldos, serão incorporados ao orçamento do exercício financeiro subsequente”. 

     

    c) Princípio da Universalidade -> Estabelecido, de forma expressa, pelo caput do art. 2º da Lei nº 4.320/ 1964, recepcionado e normatizado pelo § 5º do art. 165 da Constituição Federal, determina que a LOA de cada ente federado deverá conter todas as receitas e despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.


    d) Princípio da Publicidade -> Princípio básico da atividade da Administração Pública no regime democrático, está previsto no caput do art. 37 da Magna Carta de 1988. Justifica-se especialmente pelo fato de o orçamento ser fixado em lei, sendo esta a que autoriza aos Poderes a execução de suas despesas


    e) Princípio da Legalidade -> O princípio da legalidade exige que o gestor público observe os preceitos e normas legais aplicáveis à arrecadação de receitas e à realização de despesas. Por este princípio, o orçamento anual, ao final de sua elaboração, deve ser aprovado pelo Poder Legislativo respectivo, tornando-se uma lei. Também devem ser objeto de lei as Diretrizes Orçamentárias e o Plano Plurianual (art. 165 da CF/1988), bem como os créditos adicionais.

     

     

    MCASP 6º edição | AFO - Paludo

  • ✿ PRINCÍPIO DA EXCLUSIVIDADE

    O princípio da exclusividade surgiu para evitar que o orçamento fosse utilizado para aprovação de matérias sem nenhuma pertinência com o conteúdo orçamentário, em virtude da celeridade do seu processo.

    Determina que a Lei Orçamentária não poderá conter matéria estranha à previsão das receitas e à fixação das despesas. Exceção se dá para as autorizações de créditos suplementares e operações de crédito, inclusive por antecipação de receita orçamentária (ARO).

    Assim, o princípio da exclusividade tem o objetivo de limitar o conteúdo da Lei Orçamentária, impedindo que nela se inclua normas pertencentes a outros campos jurídicos, como forma de se tirar proveito de um processo legislativo mais rápido. Tais normas que compunham a LOA sem nenhuma pertinência com seu conteúdo eram denominadas “caudas orçamentais” ou “orçamentos rabilongos”. Por outro lado, as exceções ao princípio possibilitam uma pequena margem de flexibilidade ao Poder Executivo para a realização de alterações orçamentária.

    Fonte: Prof. Sérgio Mendes – Estratégia Concursos

  • GABARITO: LETRA A

    Princípio orçamentário clássico, segundo o qual a lei orçamentária não conterá matéria estranha à previsão da receita e à fixação da despesa. Seu propósito é evitar que se tire partido do processo legislativo relativo à tramitação dos projetos de natureza orçamentária – normalmente mais expedito que os demais – para aprovar, de modo rápido, medidas que pelo curso normal do processo legislativo dificilmente prosperariam. No ordenamento jurídico vigente o princípio se acha consagrado no art. 22 da Lei Federal nº. 4.320, de 17 de março de 1964 – que enumera, didaticamente, o conteúdo e a forma da Proposta Orçamentária - e no art. 165, § 8º, da Constituição.

    FONTE: WWW.SENADO.LEG.BR


ID
1918165
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

São estágios da receita pública, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    Previsão

    Lançamento

    Arrecadação

    Recolhimento

  • Gabarito Letra B

    Fases das Despesas públicas (FELP - Fixação - Empenho - Liquidação - Pagamento)

     

    Fases das Receitas Públicas (PLAR - Previsão - Lançamento - Arrecadação - Recolhimento)

  • QUER UM BIZÚ?????

    fases das despesas públicas: LEMBRA DO NADADOR ---> Michael FELPs = Fixa + Empenha+ Liquida+ Paga

    x

    fases da receita pública: LEMBRA DO PEDRO DI LARA-LA-LALA-LA-LARA-LA-LA-LA-LA-LA-HEY ---> Previsão+Lançamento+Arrecada+Recolhe

    Tenho certeza que você nunca mais se esquecerá disso! hahahahaha

    bons estudos!


ID
1918168
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As despesas correntes são destinadas à manutenção e ao funcionamento dos serviços públicos, tendo como exemplo as(os):

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

     

     a) obras públicas. = DESPESA CAPITAL= INVESTIMENTOS

     b) equipamentos e instalações. = DESPESA CAPITAL= INVESTIMENTOS

     c) materiais de consumo.= DESPESA CORRENTE= OUTRAS DESP. CORRENTES (na lei 4320 classifica-se como "desp. de custeio")

     d) materiais permanentes.= DESPESA CAPITAL= INVESTIMENTOS

     e)  concessões de empréstimos.= DESPESA CAPITAL= INVERSÕES FINANCEIRAS


ID
1918171
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Qual a modalidade de empenho utilizada para as despesas com montante previamente conhecido e cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez?

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

     

    Segundo sua natureza e finalidade, o empenho pode ser de três modalidades:


    1º - Ordinário -> é a modalidade de empenho utilizada para realização de despesas de valor fixo previamente conhecido e cujo pagamento deve ser feito de uma só vez. É sem dúvida, a modalidade mais utilizada.


    2º - Estimativo ->  é a modalidade utilizada para despesas cujo valor total não é previamente conhecido.
    Trata-se de despesas variáveis como luz, água, telefone etc. Esse tipo de empenho demanda ajustes no decorrer e no encerramento de cada exercício, de acordo com a variação real da despesa. (Lei 4.320/64 Art. 60. § 2º Será feito por estimativa o empenho da despesa cujo montante não se possa determinar.)


    3º - Global -> é a modalidade utilizada para despesas contratuais e outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento.

    O montante da despesa é conhecido previamente, mas o pagamento é realizado em parcelas. Pode ser considerado um “misto” das modalidades anteriores, mais direcionado para contrato de obras públicas ou aquisições de material com entrega parcelada. . (Lei 4.320/64 Art. 60. § 3º É permitido o empenho global de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento)

     

     

    AFO - Paludo |      

     

     

     

                                                  "Os que semeiam em lágrimas, ceifarão com alegria". SL 126.5

  • ORDINÁR1O

  • ORDINÁR1O


ID
1918174
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Um produto que custava R$ 1,20 teve um reajuste, passando a custar R$ 1,50. O aumento, em percentual, foi de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Aumentou 30, logo:

    30/120 = 0,25 ou 25%

    bons estudos

  • Aumento=maior valor/menor valor -1.

  • Gabarito C, fiz por regra de 3:

    1,20 — 100%

    1,50 — x

    1,20x = 150

    x = 1,25

    -----------------------------------------------------------------------------------

    Transformando em porcentagem: 1,25 x 100 = 125%, logo: 100% - 125% = 25% aumentou.


ID
1918177
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Quanto um investidor terá ao final de 4 meses, se aplicar R$ 10.000,00 à taxa de juros de 1% ao mês, no regime de juros simples?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    C  = 10.000
    t = 4 meses
    i = 1%a.m.
    M = ??

    M = C x (1+it)
    M = 10.000 x (1+ 4x0,01)
    M = 10.000 x 1,04
    M = 10.400

    bons estudos


ID
1918180
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Durante 5 meses, um capital de R$ 12.000,00 foi aplicado a juros compostos, produzindo um montante de R$ 18.000,00. Qual a taxa mensal de juros? (dados: 1,51/5 = 1,0844)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    C = 12000
    M = 18000
    t = 5 meses
    I = ???

    M = C x (1+i)^t
    18.000 = 12.000 x (1+i)^5
    1,5 = (1+i)^5
    1,5^1/5 = 1+i
    1,0844 = 1+i
    i = 0,0844 ou 8,44%

    bons eestudos

  • Piada essa questão, não?!dados:
    1,5^1/5 = 1,0844
    Ouuuura,  1,0844 = 8,44% ao mês!
     


ID
1918183
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

O desconto comercial simples de uma duplicata de R$ 18.000,00 que foi descontada em um banco 4 meses antes do vencimento, a uma taxa de 2% ao mês, será:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    Desconto comercial simples (-)
    VN = 18000
    t = 4 meses
    I = 2%a.m.
    VA = ???
    D = ???

    D = VN - VA
    VA = VN x (1-it)

    VA = 18.000 x (1-0,02x4)
    VA = 18.000 x 0,92
    VA = 16.560

    D = 18.000 - 16.560
    D = 1440

    bons estudos

  • 4 x 2% = 8% = 0,08

    0,08 * 18.000 = 1440,00

     

  • d = n.i.t

    d = 18000.0,02.4 = 1440,00

  • Não precisou de fórmula

    se a taxa foi 2% ao mês e foi 4 meses: 2*4=8

    8%18.000=1;440

  • Não precisou de fórmula

    se a taxa foi 2% ao mês e foi 4 meses: 2*4=8

    8%18.000=1;440


ID
1918186
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

A taxa anual equivalente à semestral de 12%, considerando o regime de juros compostos, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    12% a.s.

    Taxa anual (2 semestres):
    =[(1+0,12)²] -1
    = [1,12²]-1
    = 1,2544 -1
    = 0,2544 ou 25,44% a.a

    bons estudos

  • A FORMULA DA TAXA EQUIVALENTE É:

    EQ=(1+i)^-1

    EQ=(1+0,12)^2-1

    EQ=(1,12)^2-1         (1,12 ELEVADO Á POTÊNCIA 2 É = 1,2544)

    EQ=1,2544-1           

    EQ=0,2544   (MULTIPLICA PO 100 QUE É =25,44)

    EQ=25,44%

    ALTERNATIVA "C"

  • 12% ao semestre

    quando é juros compostos eleva na potencia quando o juros vao aumentar, raiz quando vai diminuir, essa é a ideia

    1,12 ²= 1,2544= 25,44%


ID
1918189
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Uma pessoa tem uma dívida que deve ser saldada em dois pagamentos, nos valores de R$ 1.000,00 e R$ 2.000,00, sendo o vencimento do primeiro daqui a 1 mês e o segundo daqui a 2 meses. Para que essa dívida seja negociada em um pagamento único para daqui a 3 meses, considerando uma taxa de juros composto de 2% ao mês, o valor desse pagamento seria:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    a fórmula será:

    = (1000x1,02) + (2000x1,02)
    = 1040,40 + 2040
    = 3080,40

    bons estudos

  • FORMULA É:   M=C.(1+i)^N

    M=1.000.(1+0,02)^2         (POTÊNCIA ELEVADO A 2, PORQUE  SÓ CONTA APÓS 1 MÊS,  3-1= 2 MESES)

    M=1.000.(1,02)^2

    M=1.000.(1,0404)

    M=1.040,40

    AGORA DO VALOR 2.000

    M=C.(1+i)^N

    M=2.000.(1+0,02)^1         (POTÊNCIA ELEVADO A 1, PORQUE SÓ VAI PAGAR APÓS 2 MESES, 3 MESES MENOS 2= 1)

    M=2.000.(1,02)^1

    M=2.000.(1,02)

    M=2.040

    AGORA É SÓ SOMAR  1.040,40+2.040=3.080,40

    ALTERNATIVA "B"

  • Renato, como sempre, muito direto, rs.

  • Trouxe as duas para valor presente. PMT / ( 1+i )^n

    Depois usei a fórmula dos Juros Compostos, M = C * ( 1+i )^n

    3.080,40

  • O valor mais próximo é a letra B

    Descapitalizando através do fluxo de caixa fica (Valor presente):

    x= 2000/ (1,02)^2 + 1000/ 1,02

    x= 1922+ 980 (Desprezei os valores. após a vírgula, para facilitar os cálculos)

    x= 2909

    Agora capitalizando direto por juros compostos

    M= 2909 x (1,02)^ 3

    M= 3087,05


ID
1918192
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os documentos produzidos, tratados e armazenados em computador, quanto ao gênero, se caracterizam como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E: 2.1.1. Gênero
    O gênero dos documentos está ligado à maneira de representá-los, de acordo com os seus diversos suportes. São eles:
    • Textuais – manuscritos, datilografados ou impressos.
    • Cartográficos – documentos em formatos e dimensões variáveis, ligados às áreas de geografia, engenharia e arquitetura.
    Exemplos: mapas, plantas, perfis e fotografias aéreas (utilizadas na elaboração de mapas).
    • Iconográficos – documentos com imagens estáticas.
    Exemplos: fotografias (negativos, ampliações etc.), desenhos, gravuras, litogravuras (litografias), cartazes, cartões-postais, estampas, dia­positivos (slides), partituras.
    • Filmográficos – documentos com imagens em movimento.
    Exemplos: filmes, fitas videomagnéticas.
    • Sonoros – documentos com registros fonográficos.
    Exemplos: discos, fitas audiomagnéticas.
    • Micrográficos – documentos ligados à microfilmagem de documentos (assunto a ser tratado em outro capítulo).
    Exemplos: rolos, microfichas, jaquetas, cartões-janela.
    • Informático – documentos ligados ao computador.
    Exemplos: disquetes, discos rígidos, discos ópticos.

     

    Valentini, 4ª edição

  • LETRA e INFORMATICCO


ID
1918195
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O carimbo utilizado no setor de protocolo para facilitar a identificação do documento cujo teor somente será conhecido por servidor autorizado é o:

Alternativas
Comentários
  • Documentos confidenciais não existem mais. 

  • Questão desatualizada

  • Decreto 7.724/12 diz que foi RETIRADO grau de sigilo “confidencial”, não se aplicando mais este termo aos documentos brasileiros.

     

    QUESTÃO TOTALMENTE DESATUALIZADA
     

  • O cara coloca nos filtros para sair as questões desatualizadas, e mesmo assim não pode acreditar no que vê. Obrigado pelos comentários!

  • O cara coloca nos filtros para sair as questões desatualizadas, e mesmo assim não pode acreditar no que ver. Obrigado pelos comentários!

  • Resolução: confidencial quer dizer que o conteúdo não pode ser acessado. Não é uma das classificações de sigilo de acordo com a Lei de Acesso à Informação.

    Resposta: A