SóProvas



Prova FUNDATEC - 2022 - Prefeitura de Porto Alegre - RS - Psicólogo - Edital nº 77


ID
5615911
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Otto sempre trazia ao seu local de trabalho artigos oriundos de suas pesquisas sobre ciências da saúde, sempre disposto a se expressar sobre os temas de maneira livre e para quem quisesse ouvir. Ocorre que o novo diretor de sua unidade não achou que a atitude de Otto fosse prudente para os padrões já desenvolvidos pela repartição.

Considerando o caso hipotético acima narrado, tendo por referência a temática dos Direitos e Garantias Fundamentais, constantes na Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB), assinale a alternativa que trouxer uma conclusão correta quanto ao exposto.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    (CF/88) IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

  • A questão não deixou claro se era durante as atribuições do cargo ou emprego ou se impactava no exercício de suas atribuições!

  • Redação péssima

  • Que vergonha de questão!

  • Gab: D

    Palavras-chave da questão:

    Otto sempre trazia ao seu local de trabalho artigos oriundos de suas pesquisas sobre ciências da saúde, sempre disposto a se expressar sobre os temas de maneira livre e para quem quisesse ouvir. Ocorre que o novo diretor de sua unidade não achou que a atitude de Otto fosse prudente para os padrões já desenvolvidos pela repartição.

    Considerando o caso hipotético acima narrado, tendo por referência a temática dos Direitos e Garantias Fundamentais, constantes na Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB), assinale a alternativa que trouxer uma conclusão correta quanto ao exposto.

    CF/88

    Art 5º IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

    ***Galera, criei um Instagram para nós compartilharmos experiências e conhecimento sobre o mundo dos concursos. Segue lá!!!***

    https://www.instagram.com/maxtribunais/

  • Traduzindo a péssima redação:

    Otto vai trabalhar dizendo que a vacinação contra a COVID funciona. Seu chefe discorda e quer proibir o cara de ficar falando isso lá. Pode? Não! Ou seja, independente de ser chefe ou não, tu não pode impedir a pessoa de expressar alguma atividade.

  • Deu foi sono ler essa questão...

  • É sério que essa questão foi formulada em pleno ano de 2022? PQP kkkkk

  • galera, esqueçam a parte do cargo, a questão trata sobre censura na liberdade de expressão, e não sobre atrapalhar ou não o trabalho de Otto.
  • O que seria "dar lastro"?

  • O Exercicio da liberdade de opinião, pensamento, e etc, é assegurado pela CF, independente de autorização ou não, de correlação, ou não com o cargo, e por ai vai, sendo vedado o anonimato, no caso, Otto pode expressar opiniões seja a favor ou contra a vacina, por exemplo, independente do que o chefe dele ache

  • Quando a banca quer fazer bonito articulando situações hipotéticas com a CF mas o cara não sabe escrever direito

  • Acrescentando ...

    Pedro Lenza afirma que apesar da liberdade de expressão acima garantida, lei federal deverá regular as diversões e os espetáculos públicos, cabendo ao Poder Público informar sobre a natureza deles, as faixas etárias a que não se recomendem, locais e horários em que sua apresentação se mostre inadequada, bem como também deverá estabelecer os meios legais que garantam à pessoa e à família a possibilidade de se defenderem de programas ou programações de rádios e televisão que contrariem o disposto no artigo 221 da CF, bem como da propaganda de produtos, práticas e serviços que possam ser nocivos à saúde e ao meio ambiente.

    Bons Estudos!!!

  • Dicas rápidas e objetivas sobre as matérias de direito! Inscreva-se no YouTube e siga o insta @direitocombonfim

    https://youtu.be/xGi1Oe1WI7I

    siga: @direitocombonfim

    https://instagram.com/direitocombonfim


ID
5615914
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

O Município YYZ cresceu muito nos últimos anos, o que atraiu investimentos, membros do setor industrial e comercial, bem como acirrou a concorrência política durante as eleições. Com o intuito genuíno de evitar que a corrupção se institucionalizasse no Município YYZ, a exemplo dos Municípios do Rio de Janeiro e São Paulo, o Poder Público da municipalidade resolveu criar mecanismos para reforçar o controle externo do Legislativo local, criando um Tribunal de Contas Municipais, inserido em sua própria estrutura, sediado em um antigo prédio público na cidade. Considerando as normas constitucionais sobre organização do Estado brasileiro, assinale a alternativa que apresentar uma conclusão correta quanto à atitude do Poder Público Municipal para reforçar o controle externo. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    A vedação constitucional citada na assertiva encontra-se disposta no artigo 31, § 4º.

    Vejamos:

    "Art. 31 - A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.

    [...]

    § 4º É VEDADA a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais."


ID
5615917
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Após muitos meses desempregado, Moisés finalmente conseguiu um emprego. Não era ainda um emprego com uma remuneração que abarcasse todas as necessidades da vida, mas já era um alento. Ele ficou muito aliviado não só por ele, mas por Miguel, seu sobrinho, que também era seu dependente desde o nascimento. Miguel, agora com três anos, tinha que ficar com alguém durante o dia para que seu tio pudesse trabalhar. Moisés, para resolver essa situação, começou a pesquisar sobre seus direitos, a fim de encontrar algum auxílio legal. Tendo em vista a situação hipotética narrada e utilizando como referência os direitos sociais previstos constitucionalmente, qual das alternativas abaixo representa corretamente os direitos envolvidos na narrativa?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Moisés tem direito à assistência gratuita para Miguel, como seu dependente e por ter três anos de idade, em creches e pré-escolas. 

    Conforme disposto no artigo 7º da CF/88:

    "Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    [...]

    XXV - assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade em creches e pré-escolas;"

  • Como dever do Estado, o texto da Constituição Federal assegura o direito a creches e pré-escolas da seguinte forma:

    • Art° 208 - O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

    • IV - educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade

    Moisés tem direito à assistência gratuita para Miguel, como seu dependente e por ter três anos de idade, em creches e pré-escolas, já que CF assegura esse direito.

    GAB C

  • me enrrolei na historinha da banca.

  • A FGV ta diferente kkk

  • GABARITO - C

    A grande sacada é perceber que o " Moisés" já possui 3 anos.

    Disposição Constitucional:

    Art. 5º, XXV - assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade em creches e pré-escolas;         

    Forma de memorizar: Creche - Cinco anos

    Bons Estudos!!!


ID
5615920
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Um pai decidiu que seu filho, ainda criança, não será imunizado mesmo nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias. Considerando a atitude desse pai, a partir dos parâmetros estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº 8.069/1990, analise as alternativas abaixo e assinale a que melhor se relaciona para a situação.

Alternativas
Comentários
  • Art. 13. Salvo por exigência médica, é defeso o ato de disposição do próprio corpo, quando importar diminuição permanente da integridade física, ou contrariar os bons costumes.

    Art. 15. Ninguém pode ser constrangido a submeter-se, com risco de vida, a tratamento médico ou a intervenção cirúrgica.

  • ECA Art. 14º - § 1 o É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias. A vacinação é obrigatória nos casos recomendados. Previsão expressa no ECA. Esse debate da vacina ser obrigatória ou não só surgiu agora por motivação política.
  • Já imagino essa caixa de resposta lotada de briga política.

  • TEXTO DE LEI PURO, OPINIÃO PESSOAL DEIXA PRA MESA DE BAR :)

  • Atadolfo?

    Sabe aquela alternativa tirada de outra questão, mas que ficou sem contexto?

  • STF - TEMA 1103 REPERCUSSÃO GERAL: É constitucional a obrigatoriedade de imunização por meio de vacina que, registrada em órgão de vigilância sanitária, (i) tenha sido incluída no Programa Nacional de Imunizações ou (ii) tenha sua aplicação obrigatória determinada em lei ou (iii) seja objeto de determinação da União, Estado, Distrito Federal ou Município, com base em consenso médico-científico. Em tais casos, não se caracteriza violação à liberdade de consciência e de convicção filosófica dos pais ou responsáveis, nem tampouco ao poder familiar.

  • Ótimo

  • B

    O pai não poderá proceder dessa forma, pois, apesar da relativização da obrigatoriedade da vacinação para os maiores de idade, ela o é obrigatória para crianças, nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.

    Vacinação não é decisão individual, pois ela atinge a sociedade, a pessoa que decide não se vacinar deve ser isolada, pois oferece risco aos demais.

  • Aos candidatos, não utilizem expressões "menores" ou "juízo de menores". Essas expressões estão ultrapassadas e são vistas de forma pejorativa, utilizem criança e adolescente e juízo da vara de infância e juventude.

  • "(...) a pessoa que decide não se vacinar deve ser isolada, pois oferece risco aos demais." - Isso é sua opinião pessoal e que em nenhuma lei encontrará respaldo. Como o caso aqui é legislação, deixe a sua opinião para uma roda de amigos.


ID
5615923
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Um adolescente, já conhecido por praticar atos infracionais reiterados, já tendo sido apreendido em flagrante de ato infracional, foi apreendido desta vez por força de ordem judicial. Fazendo referência ao regramento da apuração de prática de ato infracional atribuído a adolescente, de acordo com a Lei Federal nº 8.069/1990, a quem o jovem deverá ser encaminhado?

Alternativas
Comentários
  • Base legal: arts. 171 e 172, ECA

    • apreendido POR ORDEM JUDICIAL - encaminhado à AUTORIDADE JUDICIÁRIA
    • apreendido EM FLAGRANTE - encaminhado à AUTORIDADE POLICIAL
  • A questão exige o conhecimento acerca da Lei n. 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pede ao candidato que assinale o item correto, de acordo com o texto que segue: "Um adolescente, já conhecido por praticar atos infracionais reiterados, já tendo sido apreendido em flagrante de ato infracional, foi apreendido desta vez por força de ordem judicial. Fazendo referência ao regramento da apuração de prática de ato infracional atribuído a adolescente, de acordo com a Lei Federal nº 8.069/1990, a quem o jovem deverá ser encaminhado?"

    Para responder a questão, necessário conhecimento do art. 171, ECA, que preceitua:

    Art. 171. O adolescente apreendido por força de ordem judicial será, desde logo, encaminhado à autoridade judiciária.

    Portanto, considerando que o adolescente foi apreendido por força de ordem judicial, este deve ser encaminhado à autoridade judiciária de modo que somente o item "B" encontra-se correto.

    Obs.: Nos termos do art. 172, caput, ECA, quando o adolescente for apreendido em flagrante de ato infracional, este deve ser encaminhado à autoridade policial competente.

    Gabarito: B

  • Seção V

    Da Apuração de Ato Infracional Atribuído a Adolescente

     Art. 171. O adolescente apreendido por força de ordem judicial será, desde logo, encaminhado à autoridade judiciária.

     Art. 172. O adolescente apreendido em flagrante de ato infracional será, desde logo, encaminhado à autoridade policial competente.

    Parágrafo único. Havendo repartição policial especializada para atendimento de adolescente e em se tratando de ato infracional praticado em co-autoria com maior, prevalecerá a atribuição da repartição especializada, que, após as providências necessárias e conforme o caso, encaminhará o adulto à repartição policial própria.

     Art. 173. Em caso de flagrante de ato infracional cometido mediante violência ou grave ameaça a pessoa, a autoridade policial, sem prejuízo do disposto nos arts. 106, parágrafo único, e 107, deverá:

    I - lavrar auto de apreensão, ouvidos as testemunhas e o adolescente;

    II - apreender o produto e os instrumentos da infração;

    III - requisitar os exames ou perícias necessários à comprovação da materialidade e autoria da infração.

    Parágrafo único. Nas demais hipóteses de flagrante, a lavratura do auto poderá ser substituída por boletim de ocorrência circunstanciada.

    FONTE: L8069

  • muito bem observado
    • apreendido POR ORDEM JUDICIAL - encaminhado à AUTORIDADE JUDICIÁRIA
    • apreendido EM FLAGRANTE DE ATO INFRACIONAL - encaminhado à AUTORIDADE POLICIAL

  • NÃO CONFUNDA:

    • apreendido POR ORDEM JUDICIAL - encaminhado à AUTORIDADE JUDICIÁRIA;
    • apreendido EM FLAGRANTE - encaminhado à AUTORIDADE POLICIAL.

    GABARITO B


ID
5615926
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Landra, cidadã do Município de ZZT, soube por meio de um conhecido que o determinado servidor do Município auxiliaria uma pessoa a ingressar no serviço público por meio de concurso, passando-lhe informações privilegiadas que lhe dariam vantagens sobre os outros candidatos. Quando soube disso, Landra decidiu agir, pois não aceitava que isso acontecesse, até mesmo porque outras pessoas, como sua filha, estavam estudando com afinco para participar do concurso público e conseguir uma oportunidade. Assim, Landra dirigiu-se até a autoridade administrativa competente para representar, a fim de que fosse instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade. Por não ser alfabetizada, a representação fora reduzida a termo por servidor do setor e assinada conforme as possibilidades de Landra, documento no qual foram apresentadas a qualificação da representante, as informações sobre o fato e sua autoria e a indicação das provas de que tenha conhecimento. Durante o procedimento administrativo, o advogado do servidor acusado requereu a rejeição da representação, pelo fato de compreender que o ato de Landra não cumpria os requisitos da Lei de Improbidade Administrativa.

Considerando a narrativa acima, tendo por referência a íntegra da Lei Federal nº 8.429/1992, analise as alternativas abaixo e assinale a que melhor se adequar à situação narrada. 

Alternativas
Comentários
  • pequei nisso tbm

  • GABARITO B

    O erro da assertiva C está em afirmar que o procedimento deveria ser realizado pelo Ministério Público.

    Vejamos a redação da LIA:

    Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

  • Letras A, C e E (Erradas)

    Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

    Letra B (Gabarito)

    Art. 14. (...)

    § 1º A representação, que será escrita ou reduzida a termo e assinada, conterá a qualificação do representante, as informações sobre o fato e sua autoria e a indicação das provas de que tenha conhecimento.

    Letra D (Errada)

    § 2º A autoridade administrativa rejeitará a representação, em despacho fundamentado, se esta não contiver as formalidades estabelecidas no § 1º deste artigo. A rejeição não impede a representação ao Ministério Público, nos termos do art. 22 desta lei.

  • Qualquer pessoa pode representar.

    Requisitos:

    • escrita ou reduzida a termo
    • qualificação do representante
    • informações sobre o fato/autoria
    • indicação de provas

    Obs.: se não preenchidos os requisitos, a presentação é rejeitada. Mas a pessoa ainda pode representar ao MP.

    • Se atentidos os requisitos, a autoridade determinará a imediata apuração dos fatos - observada a legislação que regula o processo administrativo disciplinar do agente.
  • O artigo 14 da LIA nos esclarece o Item C e confirma o Item B como correto.

    • Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

    • § 1º A representação, que será escrita ou reduzida a termo e assinada, conterá a qualificação do representante, as informações sobre o fato e sua autoria e a indicação das provas de que tenha conhecimento.

    GAB B

  • Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

    § 1º A representação, que será escrita ou reduzida a termo e assinada, conterá a qualificação do representante, as informações sobre o fato e sua autoria e a indicação das provas de que tenha conhecimento.

    § 2º A autoridade administrativa rejeitará a representação, em despacho fundamentado, se esta não contiver as formalidades estabelecidas no § 1º deste artigo. A rejeição não impede a representação ao Ministério Público, nos termos do art. 22 desta lei.

    § 3º Atendidos os requisitos da representação, a autoridade determinará a imediata apuração dos fatos, observada a legislação que regula o processo administrativo disciplinar aplicável ao agente.

    Art. 15. A comissão processante dará conhecimento ao Ministério Público e ao Tribunal ou Conselho de Contas da existência de procedimento administrativo para apurar a prática de ato de improbidade.

    Parágrafo único. O Ministério Público ou Tribunal ou Conselho de Contas poderá, a requerimento, designar representante para acompanhar o procedimento administrativo.

    (...)

    Art. 22. Para apurar qualquer ilícito previsto nesta Lei, o Ministério Público, de ofício, a requerimento de autoridade administrativa ou mediante representação formulada de acordo com o disposto no art. 14 desta Lei, poderá instaurar inquérito civil ou procedimento investigativo assemelhado e requisitar a instauração de inquérito policial. 

  • Representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade - Qualquer pessoa;

    Instaurar inquérito civil ou procedimento investigativo assemelhado e requisitar a instauração de inquérito policial - Apenas MP;

  • Como que eu acertei isso kkk, fé no pai

  • Cometeu improbidade administrativa por ofensa a princípio administrativo público.

  • É prova de psicologo mesmo ou a questão ta no lugar errado? Parece prova de carreira jurídica

  • Gabarito: Letra B

    O procedimento realizado por Landra atende perfeitamente ao preconizado na Lei 8429/1992 em seu CAPITULO V.

  • REPRESENTAR, QUALQUER PESSOA PODE;

    TOMAR PROVIDÊNCIAS A RESPEITO DO FATO, SOMENTE O MP

  • Aposto que Carlo e Lenita tem alguma coisa a ver com isso. Entendedores, entenderão. kkkkkkkkkkkkkk

  • Linda questão, caso prático e interpretação de lei seca, elaborador da Fundatec mandou bem nessa.

  • Gab. B

    Fundamentação art. 14, §§ 1º, 2º e 3º.

    Nem precisava ler o texto..kkk


ID
5615932
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Quatro mulheres por dia são vítimas de feminicídio no Brasil, homicídio contra a mulher por razões da condição de sexo feminino, sendo que esses registros, no primeiro semestre de 2021, foram os maiores desde o início da série histórica em 2017, contabilizando seiscentos e sessenta e seis vítimas de janeiro a julho de 2021. Esses são dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Frente a este quadro aberrante e avassalador, é Poder-Dever do Município de Porto Alegre criar mecanismos para coibir a violência doméstica, instituindo serviços de apoio integral às mulheres e crianças vítimas dessa violência, de acordo com a Lei Orgânica de Porto Alegre/RS, doravante chamada de LOM. Para isso, de acordo com a LOM, o Executivo Municipal, anualmente, em determinado período do ano, prestará contas à Câmara Municipal acerca das ações e dos programas desenvolvidos no exercício anterior relacionados à proteção de mulheres e de crianças vítimas de violência, prevenção e ao combate à violência contra a mulher e promoção dos direitos da mulher.

Considerando o texto da Lei Orgânica de Porto Alegre/RS, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que demonstrar corretamente o período do ano, acima citado, para prestar contas à Câmara Municipal dos programas e ações mencionados. 

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento do caput do art. 151 - A da LOM de Porto Alegre.

    Art. 151-A. O Executivo Municipal, anualmente, na primeira quinzena do mês 

    de março, prestará contas à Câmara Municipal acerca das ações e dos programas desenvolvidos 

    no exercício anterior relacionados à:

    I - proteção de mulheres e de crianças vítimas de violência;

    II - prevenção e ao combate à violência contra a mulher; e

    III - promoção dos direitos da mulher.


ID
5615935
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

No exercício dos Poderes Administrativos, cabe à Administração Pública a aplicação de penalidades disciplinares, conforme a Lei Complementar Municipal de Porto Alegre nº 133/1985, aplicação esta de competência de determinados agentes e autoridades públicas. Assim, com referência ao Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Porto Alegre, assinale a alternativa que trouxer corretamente o sujeito competente e a penalidade disciplinar respectiva.

Alternativas
Comentários
  • Penso que o gabarito da questão está errado, pois, para estar certa, deveria ter pedido a alternativa incorreta.

    Basta ver o que diz a lei.

    Art. 214 - Para aplicação de penas disciplinares são competentes:

    I - o Prefeito, em qualquer caso; (Alternativa C, correta)

    II - os Secretários Municipais, Diretores Gerais de Autarquias e os titulares de órgãos diretamente subordinados ao Prefeito, até a de suspensão ou multa limitada ao máximo de trinta dias; (Alternativa A, correta)

    III - os titulares de órgãos diretamente subordinados aos Secretários Municipais e Diretores-Gerais de Autarquias, até a de suspensão por dez dias; (Alternativa B, correta)

    IV - os titulares de órgãos em nível de Divisão e Coordenação, até a de suspensão por cinco dias; (Alternativa D, errada, pois na alternativa fala em demissão por ofício)

    V - as demais chefias, no caso de repreensão. (Alternativa D, correta)

    Assim, o correto seria gabarito letra D.

  • Banquinha de b@sta


ID
5615938
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A Lei Complementar Municipal de Porto Alegre nº 133/1985 elenca um rol de deveres a serem seguidos pelos servidores públicos, dentre os quais define-se uma ordem para atendimento de determinadas demandas que venham ao conhecimento do Poder Público, que devem ser executadas, pronta e preferencialmente. São elas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • ART 196 -  São deveres do funcionário:

    XVIII - atender preferencial e prontamente:

    a) requisições destinadas à defesa da Fazenda Municipal;

    b) pedidos de certidões para fins de direito;

    c) pedidos de informações da Câmara Municipal;

    d) diligências solicitadas para instrução de processo disciplinar;

    e) deprecados judiciais.


ID
5615941
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), Lei Federal nº 8.742/1993, no que concerne aos princípios expressos no Art. 4º, analise as seguintes assertivas:

I. A assistência social deve se orientar pela igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais.

II. Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas.

III. Supremacia do atendimento às necessidades sociais sob nenhuma exigência de rentabilidade econômica.

IV. Divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público, sem a necessidade de apresentar os critérios para a sua concessão.

Quais estão corretas? 

Alternativas
Comentários
  • ERRADAS:

    III. Supremacia do atendimento às necessidades sociais sob nenhuma exigência de rentabilidade econômica - Sobre as exigências de rentabilidade econômica*

    IV. Divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público, sem a necessidade de apresentar os critérios para a sua concessão - E dos critérios para sua concessão*


ID
5615944
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ainda conforme a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), quando se refere à organização, de acordo com o Art. 6º, aponta dois tipos de proteção social: a básica e a especial. A proteção social básica se trata de um conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social que visa __________ situações de vulnerabilidade e _________________ por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Enquanto a proteção social especial se refere à um conjunto de serviços, programas e projetos que tem por objetivo contribuir para a ______________ de vínculos familiares e comunitários, a defesa de direito, o fortalecimento das potencialidades e aquisições e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de __________________.

Assinale a alternativa que preencha, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • Bizu:

    BÁSICA -> PREVINE

    ESPECIAL -> RECONSTRÓI

  • Gab. B

    A proteção social básica tem como objetivos previnir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o frtalecimento de vínculos familiares e comunitários.

    A proteção social especial tem por objetivos prover atenções socioassistenciais a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras.

  • Alternativa B


ID
5615947
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ainda considerando a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), no que se refere à gestão, conforme o Art. 15º, no que compete aos Municípios, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Executar os projetos de enfrentamento da pobreza, exceto a parceria com organizações da sociedade civil.

( ) Efetuar o pagamento dos auxílios natalidade e funeral.

( ) Cofinanciar o aprimoramento da gestão, os serviços, os programas e os projetos de assistência social em âmbito local.

( ) Atender às ações assistenciais de caráter de emergência.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Art. 15. Compete aos Municípios: 

    I - destinar recursos financeiros para custeio do pagamento dos benefícios eventuais de que trata o art. 22, mediante critérios estabelecidos pelos Conselhos Municipais de Assistência Social;  

    II - efetuar o pagamento dos auxílios natalidade e funeral; 

    III - executar os projetos de enfrentamento da pobreza, incluindo a parceria com organizações da sociedade civil; 

    IV - atender às ações assistenciais de caráter de emergência; 

    V - prestar os serviços assistenciais de que trata o art. 23 desta lei. 

    VI - cofinanciar o aprimoramento da gestão, os serviços, os programas e os projetos de assistência social em âmbito local;  

    VII - realizar o monitoramento e a avaliação da política de assistência social em seu âmbito.  

     

  • Alternativa E.


ID
5615950
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Conforme o Plano Municipal de Saúde de Porto Alegre (2022-2025), no que diz respeito à População em Situação de Rua, embora haja avanços nas abordagens realizadas na região Centro, com integração de ações entre as Equipes do Consultório na Rua (eCRs) Centro e do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II) Centro, a quantidade de intervenções ainda é insuficiente. Desse modo, no que tange às proposições do Plano, analise as assertivas abaixo:

I. Necessidade de ampliar ações de matriciamento dos CAPS em saúde mental para as Unidades de Saúde para o acompanhamento de usuários em situação de rua com transtornos mentais nos serviços mais próximos de seus territórios.

II. Oferta de um serviço de referência para acompanhamento territorial em saúde mental, implantação de CAPS III 24H nos territórios com maior prevalência de agravos severos e persistentes em saúde mental.

III. Priorizar o acompanhamento da População em Situação de Rua em estratégias como o Tratamento Diretamente Observado (TDO), planejando o acompanhamento de pessoas acometidas de tuberculose de forma intersetorial, de forma que se garanta a articulação entre as Unidades de Saúde e as equipes de abordagem social, atendendo às especificidades dessa população (itinerância, perda de documentos de identificação e dificuldades para se organizar e manter o cuidado em saúde).

IV. Recomenda-se também a elaboração de estratégias de adesão ao tratamento quando houver possibilidade de retomada de eventos de saúde integrados apenas com serviços ofertados pelo Poder Público.

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
5615953
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Analise os seguintes trechos do Plano Municipal de Saúde de Porto Alegre (2022- 2025):

“Em relação às questões referentes ao acesso da população LGBTQIA+ à atenção integral à saúde, se atendeu ao objetivo de implementar o Ambulatório Trans da Atenção Primária de Porto Alegre, o que ocorreu em agosto de 2019 (1ª parte). (...) Em consonância a esse tema, e ainda no campo de acesso, foi realizado em 2020, envio de formulário de revisão da Remume para inclusão dos hormônios previsto no protocolo de harmonização, e ainda a abertura de um processo juntamente com a assistência farmacêutica do município, para aquisição destes através de verba legislativa estadual direcionada ao ambulatório, o que garantirá assim a ampliação do acesso ao tratamento hormonal para os usuários, de forma semelhante ao que já ocorre em outras cidades brasileiras, enquanto essas medicações ainda não estiverem contempladas na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais. (2ª parte). O nome social, além de direito constitucional, é também uma forma de reparação com a comunidade trans. O uso adequado do nome e pronome ao qual a pessoa se identifica, diminui situações vexatórias, e de discriminação e violências nos estabelecimentos institucionais. Sem dúvidas, essa é uma estratégia importante para ampliação de acesso: o uso e o respeito ao nome social. Sendo assim, a Área Técnica de Saúde Integral LGBTQIA+ reforça a necessidade de garantia desse direito básico através de atualização do nome social no e-SUS e CADSUS, com a reimpressão da carteira nacional de saúde, e ainda estimulando e capacitando outros profissionais e Unidades de Saúde a fazer o mesmo, através de materiais informativos na Biblioteca Virtual da Atenção Primária (BV-APS) (3ª parte)”.

Quais partes estão corretas?

Alternativas

ID
5615956
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ainda, consoante com o Plano Municipal de Saúde de Porto Alegre (2022-2025), no tocante à Saúde da População Negra e às ações previstas, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Implementar ações afirmativas para alcançar a equidade em saúde e promover a igualdade racial nos distritos sanitários da cidade, através do fortalecimento dos Comitês Técnicos de Saúde da População Negra.

( ) Elaborar materiais de informação, comunicação e educação sobre o tema Saúde da População Negra, respeitando, exclusivamente, saberes e valores científicos.

( ) Fortalecer, articular e monitorar as ações de atenção às pessoas com Doença Falciforme.

( ) Qualificar o preenchimento dos instrumentos de coletas de dados, bem como garantir a utilização do quesito raça/cor na produção de informações epidemiológicas para a definição de prioridades e tomada de decisão.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas

ID
5615959
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo sobre os Princípios Fundamentais, analise as assertivas abaixo:

I. O/a psicólogo/a contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão.

II. O/a psicólogo/a baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

III. O/a psicólogo/a atuará com responsabilidade, por meio do aprimoramento exclusivamente técnico, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática.

IV. O/a psicólogo/a atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • I. O/a psicólogo/a contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão.

    II. O/a psicólogo/a baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

    III. O/a psicólogo/a atuará com responsabilidade, por meio do aprimoramento exclusivamente técnico, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática.

    IV. O/a psicólogo/a atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.

    GAB. D

  • III. O/a psicólogo/a atuará com responsabilidade, por meio do aprimoramento exclusivamente técnico, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática.

    GABARITO: D.

  • PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

    I. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos. (II)

    II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

    III. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural. (IV)

    IV. O psicólogo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática. (III)

    V. O psicólogo contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão. (I)

    VI. O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada.

    VII. O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância com os demais princípios deste Código.

    gab: D


ID
5615962
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA quanto à prática profissional, conforme o Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Alternativas
Comentários
  • B. Emitir documentos sem fundamentação e qualidade técnico-científica.  (INCORRETO)


ID
5615965
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em conformidade com o Art. 7º do Código de Ética Profissional do Psicólogo o/a psicólogo/a poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional em algumas condições, quais sejam:

I. Quando informado expressamente, por qualquer uma das partes, da interrupção voluntária e definitiva do serviço.

II. A pedido do profissional responsável pelo serviço.

III. Quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.

IV. Em caso de emergência ou risco ao beneficiário ou usuário do serviço, quando dará imediata ciência ao profissional.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GAB. E

  • CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO

    Art. 7º – O psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, nas seguintes situações:

    a) A pedido do profissional responsável pelo serviço;

    b) Em caso de emergência ou risco ao beneficiário ou usuário do serviço, quando dará imediata ciência ao profissional;

    c) Quando informado expressamente, por qualquer uma das partes, da interrupção voluntária e definitiva do serviço;

    d) Quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.


ID
5615968
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com o Art. 8º, o Código de Ética Profissional do Psicólogo:

• Deverá obter autorização de ao menos um de seus responsáveis, observadas as determinações da legislação vigente.

• No caso de não se apresentar um responsável legal, o atendimento deverá ser efetuado e comunicado às autoridades competentes.

• Responsabilizar-se-á pelos encaminhamentos que se fizerem necessários para garantir a proteção integral do atendido.

Os deveres acima definem:

Alternativas
Comentários
  • Art. 8º – Para realizar atendimento não eventual de criança, adolescente ou interdito, o psicólogo deverá obter autorização de ao menos um de seus responsáveis, observadas as determinações da legislação vigente.

    C.Atendimento não eventual de criança, adolescente ou interdito. GAB


ID
5615971
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No artigo “Políticas públicas entre o sujeito de direitos e o homo œconomicus” (GUARESCHI; LARA; ADEGAS, 2010) as autoras ressaltam a tensão paradoxal entre o sujeito de direitos, produzido pela noção de Direitos Humanos e a garantia das necessidades básicas do ser humano (alimentação, moradia, trabalho, etc.) que sustenta a qualidade de “humano”, na contrapartida do homo œconomicus, que entende as relações sociais como relações econômicas, ou seja, a forma econômica passa a arranjar a vida das pessoas, seu cotidiano e relações (matrimônio, saúde, educação dos/as filhos/as, criminalidade, etc.). Assim sendo, as políticas públicas vão ser compreendidas como uma ação do Estado Neoliberal para o investimento na vida da população, sendo as instituições fundamentais para esta prática de governamento. Diante disso, considerando as proposições do artigo, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    As políticas públicas compõem as diferentes modalidades de governo que não (???) produzem modos de subjetivação característicos do Estado Neoliberal.

    No enunciado da questão diz que as políticas públicas vão ser compreendidas como uma ação do Estado Neoliberal para o investimento na vida da população. Então essa ação atravessa de alguma forma a subjetividade do sujeito.


ID
5615974
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ainda de acordo com o artigo “Políticas públicas entre o sujeito de direitos e o homo œconomicus” (GUARESCHI; LARA; ADEGAS, 2010) analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. As políticas públicas, consideradas a partir da formulação dos direitos, sofrem a interferência do mercado econômico e seus efeitos nas ações do Estado.

PORQUE

II. O fato dos usuários das políticas públicas, principalmente das políticas sociais, serem basicamente grupos populacionais que não possuem acesso à saúde, educação, moradia e trabalho se dá a partir do lugar compensatório que tais políticas podem assumir na configuração econômica, ou seja, as políticas públicas são destinadas às populações que não conseguem se garantir na lógica do mercado.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
5615977
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Conforme as Referências Técnicas para atuação do/a psicólogo/a no CRAS/SUAS (CFP, 2007), analise as seguintes assertivas:

I. A atuação do/a psicólogo/a, como trabalhador/a da Assistência Social, tem como finalidade básica o fortalecimento dos usuários como sujeitos de direitos e o fortalecimento das políticas públicas.

II. O indivíduo, em interação constante com seu contexto social (familiar, comunitário), é o eixo da produção e utilização do conhecimento psicológico numa prática comprometida com o desenvolvimento, a justiça e a equidade social.

III. As práticas psicológicas não devem categorizar, patologizar e objetificar as pessoas atendidas, mas buscar compreender e intervir sobre os processos e recursos psicossociais, estudando as particularidades e circunstâncias em que ocorrem.

IV. A Psicologia pode oferecer, para a elaboração e execução de políticas públicas de Assistência Social, que se ocupam em promover a emancipação social das famílias e fortalecer a cidadania junto a cada um de seus membros, contribuições no sentido de considerar e atuar sobre a dimensão estritamente objetiva e material dos indivíduos e sociedade.

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
5615980
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo as Referências Técnicas para atuação do/a psicólogo/a no CRAS/SUAS (CFP, 2007), em relação aos princípios que devem orientar a prática do/a profissional no CRAS, assinale a asserção INCORRETA.

Alternativas

ID
5615983
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em consonância às Referências Técnicas para atuação do/a psicólogo/a no CRAS/SUAS (CFP, 2007), no que concerne ao atendimento, o/a profissional deve desenvolver as ações de acolhida, __________, orientações, referenciamento e contrareferenciamento, visitas domiciliares, articulações institucionais dentro e fora do território de abrangência do CRAS, proteção pró-ativa, atividades socioeducativas e de convívio, ________________, estimulando processos contextualizados, autogestionados, práxicos e valorizadores das _____________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • gab A

    [...] algumas diretrizes para a atuação do psicólogo nos serviços, benefícios e programas do CRAS:

    - no atendimento, desenvolver as ações de acolhida, entrevistas, orientações, referenciamento e contra-referenciamento, visitas e entrevistas domiciliares, articulações institucionais dentro e fora do território de abrangência do CRAS, proteção pró-ativa, atividades socioeducativas e de convívio, facilitação de grupos, estimulando processos contextualizados, auto-gestionados, práxicos e valorizadores das alteridades;

    Fonte:

    Referências Técnicas para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS Brasília, agosto de 2007. p. 27 e 28.

    https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2007/08/cartilha_crepop_cras_suas.pdf


ID
5615986
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise os seguintes trechos das Referências Técnicas para a Prática de Psicólogas/os no Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS (CFP, 2012):

“Ao profissional de psicologia cabe revisitar seu fazer, traduzir e transmitir seu compromisso, apontar para um posicionamento ético-político (1ª parte). Cabe ainda romper com pressupostos teóricos que servem à manutenção da desigualdade posta, partindo de concepções tradicionais no campo dos conceitos, metodologias e intervenções, abrindo espaço para ação contextualizada na vivência de pessoas e grupos (2ª parte). Faz-se importante também agregar um olhar crítico e de posicionamento frente à realidade social. Isso implica em romper com intervenções superficiais e fragmentadas que, sem aprofundar nos contextos em que se aplicam, atribuem aos sujeitos a responsabilidade pelo que lhe ocorre e pela solução dos problemas (3ª parte)”.

Quais partes estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Erro da 2 parte

    " Cabe ainda romper com pressupostos teóricos que servem à manutenção da desigualdade posta, partindo para novas concepções no campo dos conceitos, metodologias e intervenções, abrindo espaço para ação contextualizada na vivência de pessoas e grupos"

    Referências técnicas para Prática de Psicólogas(os) no Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS - 2012


ID
5615989
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando o que as Referências Técnicas para a Prática de Psicólogas/os no Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS (CFP, 2012) apontam em relação ao que os serviços ofertados pelo CREAS têm como objetivo propiciar, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Interrupção de padrões de relacionamento familiares e comunitários com violação de direitos.

( ) Prevenção do agravamento da violação e da institucionalização.

( ) Escuta qualificada visando ao fortalecimento da função do parentesco da família.

( ) Reconstrução de relacionamentos familiares, comunitários e com o contexto social ou construção de novas referências.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Conforme já descrito anteriormente a atenção ofertada pelos serviços do CREAS tem como objetivos propiciar:

    acolhida e escuta qualificada visando o fortalecimento da função protetiva da família;

    a interrupção de padrões de relacionamento familiares e comunitários com violação de direitos;

    a potencialização dos recursos para superação da situação vivenciada e reconstrução de relacionamentos familiares, comunitários e com o contexto social ou construção de novas referências;

    o acesso aos direitos socioassistenciais e à rede de proteção;

    o protagonismo e participação social;

    a prevenção do agravamento da violação e da institucionalização;

    FONTE: Referências Técnicas para a Prática de Psicólogas (os) no Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS


ID
5615992
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, é uma das diretrizes que a Política Nacional de Humanização propõe para qualificar o modo de se fazer saúde:

• Integrar a equipe de trabalhadores da saúde de diferentes áreas na busca de um cuidado e tratamento de acordo com cada caso.

• Criação de vínculo com o usuário.

• A vulnerabilidade e o risco do indivíduo são considerados.

• O diagnóstico é feito não só pelo saber dos especialistas clínicos, mas também leva em conta a história de quem está sendo cuidado.

As características acima definem: 

Alternativas

ID
5615995
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O artigo “O Psicólogo nas Políticas Públicas a partir da correlação entre a Clínica Ampliada e a Redução de Danos” (SILVA; MIANI; BONATTI, 2021) enfatiza que tanto a Clínica Ampliada, como a Redução de Danos potencializam o cuidado em saúde que reconhece o usuário como uma pessoa de direitos, sendo as práticas direcionadas para a proteção e produção de saúde do mesmo. A partir das considerações sobre Clínica Ampliada presentes no artigo, assinale a assertiva correta. 

Alternativas

ID
5615998
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ainda conforme o artigo “O Psicólogo nas Políticas Públicas a partir da correlação entre a Clínica Ampliada e a Redução de Danos” (SILVA; MIANI; BONATTI, 2021), analise as assertivas abaixo:

I. A autonomia é uma importante propiciadora de condições que garantem o usuário enquanto protagonista de sua própria vida e, de certa forma, garantem também, a dependência do sujeito frente aos problemas enfrentados.

II. Os profissionais devem seguir uma escuta das demandas dos usuários, evitando recomendações pastorais e culpabilizantes.

III. O trabalho precisa ser realizado em uma lógica dialogal, na qual não há uma única verdade, mas o compartilhamento entre os saberes que irão auxiliar a construção de manejos do tratamento em relação à saúde do usuário.

IV. Levanta-se a necessidade de reconhecer as pluralidades e compreender que o sujeito apresenta demandas particulares e tem o direito de ser acolhido a partir delas.

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
5616001
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As Referências técnicas para atuação de psicólogas/os em políticas públicas de álcool e outras drogas (CFP, 2019) mencionam uma Política Nacional, decorrente da Portaria nº 2.488/2011, que fortalece a capilaridade e a abrangência das ações voltadas para a atenção dos usuários de álcool e outras drogas e intensifica a articulação da Unidade Básica de Saúde (UBS), junto com a Estratégia de Saúde da Família (ESF), Equipes dos Consultórios na Rua (CnR) com a rede especializada da atenção psicossocial (CAPS-AD) e Unidades de Acolhimento (UAs). Qual é a denominação dessa Política? 

Alternativas
Comentários
  • Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).

  • Gabarito: E

    Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).


ID
5616004
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em consonância com as Referências técnicas para atuação de psicólogas/os em políticas públicas de álcool e outras drogas (CFP, 2019), assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
5616007
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com as Referências técnicas para atuação de psicólogas/os em políticas públicas de álcool e outras drogas (CFP, 2019), quanto às atividades disponíveis no CAPS-AD:

I. Atividades comunitárias enfocando a integração do dependente químico na comunidade e sua inserção familiar e social.

II. Atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros).

III. Atendimento à família.

IV. Atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outras).

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
5616010
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Conforme as Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas/os no CAPS (CFP, 2013), no que concerne ao Eixo II do documento, Psicologia e Políticas Públicas de Saúde Mental: a necessária mudança de perspectiva, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) É preciso afirmar a intervenção orientada pela cura, construindo ações com a finalidade da emancipação e comprometidas com a criação de possibilidades de produção da vida e de participação e convivência social.

( ) Na primeira metade do século XX, os crivos para a construção dos diagnósticos e para a determinação das medidas de internação e tratamento em hospitais psiquiátricos estavam, antes de tudo, no desvio social do comportamento e, também, nas expressões culturais ou físicas próprias de uma raça.

( ) A produção do saber científico é neutra e, portanto, os conjuntos teóricos disponíveis expressam projetos de ciência similares.

( ) A cidadania não é fazer do louco não louco, não é fazer do louco um sujeito de razão, mas é compreender um campo da cidadania constituído como espaço da pluralidade. A universalidade do acesso aos direitos deve comportar as singularidades.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • (F) É preciso afirmar a intervenção orientada pela cura, construindo ações com a finalidade da emancipação e comprometidas com a criação de possibilidades de produção da vida e de participação e convivência social.

    ( V) Na primeira metade do século XX, os crivos para a construção dos diagnósticos e para a determinação das medidas de internação e tratamento em hospitais psiquiátricos estavam, antes de tudo, no desvio social do comportamento e, também, nas expressões culturais ou físicas próprias de uma raça.

    (F ) A produção do saber científico é neutra e, portanto, os conjuntos teóricos disponíveis expressam projetos de ciência similares.

    (V ) A cidadania não é fazer do louco não louco, não é fazer do louco um sujeito de razão, mas é compreender um campo da cidadania constituído como espaço da pluralidade. A universalidade do acesso aos direitos deve comportar as singularidades.

    Gabarito: B

  • É preciso afirmar a intervenção orientada pela cura, construindo ações com a finalidade da emancipação e comprometidas com a criação de possibilidades de produção da vida e de participação e convivência social. ERRADO

    É preciso DESCONSTRUIR a intervenção orientada pela cura, construindo ações com a finalidade da emancipação e comprometidas com a criação de possibilidades de produção da vida e de participação e convivência social.

    A produção do saber científico é neutra e, portanto, os conjuntos teóricos disponíveis expressam projetos de ciência similares. ERRADO

    A produção do saber científico NÃO é neutra e, portanto, os conjuntos teóricos disponíveis expressam projetos de ciência similares.


ID
5616013
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ainda de acordo com as Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas/os no CAPS (CFP, 2013), assinale a alternativa INCORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • O SUS tem como carácteristica a descentralização.

ID
5616016
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Resolução nº 6/2019, do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela/o psicóloga/o no exercício profissional, considera que:

I. A Psicologia no Brasil tem, nos últimos anos, se deparado com demandas sociais que exigem da/o psicóloga/o uma atuação transformadora e significativa, com papel mais ativo na promoção e respeito aos direitos humanos, ponderando as implicações sociais decorrentes da finalidade do uso dos documentos escritos produzidos pelas/os psicólogas/os.

II. A/O psicóloga/o deve pautar sua atuação profissional no uso único de conhecimentos, técnicas e procedimentos, devidamente reconhecidos pela comunidade científica, que se configuram nas formas de avaliação e intervenção sobre as pessoas, grupos e instituições.

III. Um processo de avaliação psicológica se caracteriza por uma ação sistemática e delimitada no tempo, com a finalidade de diagnóstico ou não, que utiliza de fontes de informações fundamentais e complementares com o propósito de uma investigação realizada a partir de uma coleta de dados, estudo e interpretação de fenômenos e processos psicológicos.

IV. A/O psicóloga/o deve atuar com autonomia intelectual e visão interdisciplinar, potencializando sua atitude investigativa e reflexiva para o desenvolvimento de uma percepção crítica da realidade diante das demandas das diversidades individuais, grupais e institucionais, sendo capaz de consolidar o conhecimento da Psicologia com padrões de excelência ética, técnica e científica em favor dos direitos humanos.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • II. A/O psicóloga/o deve pautar sua atuação profissional no uso único de conhecimentos, técnicas e procedimentos, devidamente reconhecidos pela comunidade científica, que se configuram nas formas de avaliação e intervenção sobre as pessoas, grupos e instituições.

    FALSO

    Uso diversificado.

    Vide: RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019

    CONSIDERANDO que a(o) psicóloga(o) deve pautar sua atuação profissional no uso diversificado de conhecimentos, técnicas e procedimentos, devidamente reconhecidos pela comunidade científica, que se configuram nas formas de avaliação e intervenção sobre as pessoas, grupos e instituições;

  • RESOLUÇÃO CFP Nº 06/2019

    Somente a assertiva II está incorreta. Vejamos a correção:

    CONSIDERANDO que a(o) psicóloga(o) deve pautar sua atuação profissional no uso diversificado de conhecimentos, técnicas e procedimentos, devidamente reconhecidos pela comunidade científica, que se configuram nas formas de avaliação e intervenção sobre as pessoas, grupos e instituições;

    Gabarito: D


ID
5616019
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ainda em consonância com a Resolução nº 6/2019, do CFP, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação do usuário do serviço de Psicologia, de seus responsáveis legais, de um profissional específico, das equipes multidisciplinares ou das autoridades, ou ser resultado de um processo de avaliação psicológica.

( ) A/O psicóloga/o deverá adotar, como princípios fundamentais na elaboração de seus documentos, as técnicas da linguagem escrita formal e os princípios éticos, técnicos e científicos da profissão.

( ) Os envolvidos no processo de avaliação psicológica não possuem o direito de receber informações sobre os objetivos e resultados do serviço prestado, bem como não ter acesso ao documento produzido pela atividade da/o psicóloga/o.

( ) Os documentos emitidos pela/o psicóloga/o concretizam informações fundamentais e devem conter dados fidedignos que validam a construção do pensamento psicológico e a finalidade a que se destina.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Comentários
  • ( ) Os envolvidos no processo de avaliação psicológica não possuem o direito de receber informações sobre os objetivos e resultados do serviço prestado, bem como não ter acesso ao documento produzido pela atividade da/o psicóloga/o.

    ERRADO

    Os envolvidos tem direito de receberem as informações e ter acesso ao documento produzido.

    Vide:

    RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019

    Art. 16 Os documentos produzidos pela(o) psicóloga(o) devem ser entregues diretamente ao beneficiário da prestação do serviço psicológico, ao seu responsável legal e/ou ao solicitante, em entrevista devolutiva.

    Fonte: https://atosoficiais.com.br/lei/elaboracao-de-documentos-escritos-produzidos-pelo-psicologo-decorrentes-de-avaliacao-psicologica-cfp?origin=instituicao

  • (V) A confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação do usuário do serviço de Psicologia, de seus responsáveis legais, de um profissional específico, das equipes multidisciplinares ou das autoridades, ou ser resultado de um processo de avaliação psicológica. CORRETA.

    Art 4 § 1º - A confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação por usuária(o) do serviço de Psicologia, por suas(seus) responsáveis legais, por uma(um) profissional específico, por equipes multidisciplinares ou por autoridades, ou ser resultado de um processo de avaliação psicológica.

    (V) A/O psicóloga/o deverá adotar, como princípios fundamentais na elaboração de seus documentos, as técnicas da linguagem escrita formal e os princípios éticos, técnicos e científicos da profissão. CORRETA.

    Art.4 § 3º - A(o) psicóloga(o) deverá adotar como princípios fundamentais na elaboração de seus documentos, as técnicas da linguagem escrita formal (conforme artigo 6º) e os princípios éticos, técnicos e científicos da profissão (conforme artigos 5º e 7º).

    (F) Os envolvidos no processo de avaliação psicológica não possuem o direito de receber informações sobre os objetivos e resultados do serviço prestado, bem como não ter acesso ao documento produzido pela atividade da/o psicóloga/o. ERRADO.

    Art.4 § 4º - De acordo com os deveres fundamentais da profissão na prestação de serviços psicológicos, as(os) envolvidas(os) no processo possuem o direito de receber informações sobre os objetivos e resultados do serviço prestado, e ter acesso ao documento produzido pela atividade da(do) psicóloga(o).

    (V) Os documentos emitidos pela/o psicóloga/o concretizam informações fundamentais e devem conter dados fidedignos que validam a construção do pensamento psicológico e a finalidade a que se destina. CORRETA.

    Art.5 § 1º - Os documentos emitidos pela(o) psicóloga(o) concretizam informações que têm significado fundamental para as(os) envolvidas(os) no processo, devendo conter dados fidedignos que validam a construção do pensamento psicológico e a finalidade a que se destina.

    Gabarito A

  • RESOLUÇÃO CFP Nº 06/2019

    Somente a assertiva III está incorreta. Vejamos a correção:

    Art. 4º - ...

    § 4.º De acordo com os deveres fundamentais previstos no Código de Ética Profissional do Psicólogo, na prestação de serviços psicológicos, as(os) envolvidas(os) no processo possuem o direito de receber informações sobre os objetivos e resultados do serviço prestado, bem como ter acesso ao documento produzido pela atividade da(o) psicóloga(o).

    Gabarito: B


ID
5616022
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Resolução nº 6/2019, do CFP, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) A elaboração de documento decorrente do serviço prestado no exercício da profissão deve considerar que este é o resultado verdadeiro obtido a partir da avaliação e/ou intervenção psicológica, desconsiderando os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos nos fenômenos psicológicos. ERRADA.

    Art.5 § 2º A elaboração de documento decorrente do serviço prestado no exercício da profissão deve considerar que este é o resultado de uma avaliação e/ou intervenção psicológica, observando os condicionantes históricos e sociais, e seus efeitos nos fenômenos psicológicos.

    B) O documento escrito resultante da prestação de serviços psicológicos deve considerar a natureza definitiva e cristalizada do fenômeno psicológico. ERRADA

    Art.5 § 3º - O documento escrito resultante da prestação de serviços psicológicos deve considerar a natureza dinâmica, não definitiva e não cristalizada do fenômeno psicológico.

    C) Os documentos psicológicos não devem apresentar descrições literais dos atendimentos realizados, salvo quando tais descrições se justifiquem tecnicamente. CERTO.

    Art.6 § 3º - Os documentos técnicos resultantes da atuação profissional não correspondem às descrições literais dos atendimentos realizados, salvo quando tais descrições se justifiquem tecnicamente, e devem ser escritos de forma impessoal, na terceira pessoa, com coerência que expresse a ordenação de ideias e a interdependência dos diferentes itens da estrutura do documento.

    D) À/ao psicóloga/o é permitido o uso dos instrumentos, técnicas psicológicas e experiência profissional de forma a sustentar modelo institucional e ideológico de segregação dos diferentes modos de subjetivação. ERRADO.

    Art.7 § 3º - À(ao) psicóloga(o) é vedada(o), sob toda e qualquer condição, o uso dos instrumentos, técnicas psicológicas e experiência profissional da Psicologia de modo a sustentar modelo institucional e ideológico de segregação dos diferentes modos de subjetivação

    E) O parecer psicológico visa dirimir dúvidas de uma questão-problema ou documento psicológico que estão interferindo na decisão do solicitante, sendo, portanto, resultante de um encaminhamento de outro profissional. ERRADO.

    Art. 14 I - O parecer psicológico visa a dirimir dúvidas de uma "questão problema" ou documento psicológico, que estão interferindo na decisão do solicitante, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta.

    Gabarito: C

  • Gabarito Letra C... Letra E com um "peguinha"!

  • RESOLUÇÃO CFP Nº 06/2019

    Art. 6º, §5.º Os documentos psicológicos não devem apresentar descrições literais dos atendimentos realizados, salvo quando tais descrições se justifiquem tecnicamente.

    Vejamos a correção das demais assertivas:

    • a) considerando os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos nos fenômenos psicológicos;
    • b) a natureza dinâmica, não definitiva e não cristalizada do fenômeno psicológico;
    • d) ao psicólogo é vedado o uso de instrumentos de forma a sustentar modelo (...);
    • e) sendo, portanto, uma resposta a uma consulta;

    Gabarito: C


ID
5616025
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise os seguintes trechos conforme o artigo “Planejamento da avaliação psicológica: implicações para a prática e para a formação” (SCHNEIDER; et al, 2020):

“(...) ao receber uma criança cuja pergunta de avaliação seja “é possível que esta criança seja desatenta por apresentar TDAH?”, é importante que não se avalie somente a atenção e/ou hiperatividade, pois a atenção pode estar rebaixada porque a criança tem problema neurológico ou porque recentemente perdeu um ente querido e está sofrendo, sem conseguir dar conta da exigência da escola de prestar atenção na aula (1ª parte). Então, mesmo sendo avaliada a atenção, este certamente não será o único aspecto a ser avaliado nessa criança (2ª parte). Portanto, é preciso considerar apenas a atenção para fechar o diagnóstico para TDAH e isso é possível mediante estudo atualizado sobre esse construto (3ª parte)”.

Quais partes estão corretas?

Alternativas

ID
5616028
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação ao artigo “Planejamento da avaliação psicológica: implicações para a prática e para a formação” (SCHNEIDER et al., 2020), analise as assertivas abaixo:

I. A formulação da pergunta para a realização da avaliação não precisa estar relacionada ao contexto no qual esta será realizada.

II. Empregar instrumentos inadequados ao contexto, sem atentar para as evidências de qualidade psicométrica ou fazer mau uso da técnica, pode comprometer os resultados e gerar prejuízos à pessoa avaliada, aos familiares ou às instituições que necessitam do resultado da avaliação psicológica para uma tomada de decisão.

III. São etapas para a realização da Avaliação Psicológica: 1) elaboração da pergunta acerca do objetivo da avaliação; 2) atualização em literatura e referências especializadas; 3) uso de outras técnicas de avaliação psicológica; 4) consulta ao SATEPSI – Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos; 5) consulta aos manuais dos testes.

IV. Os manuais dos testes não são referências importantes, pois temos manuais que foram publicados há mais de cinco anos.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Somente as assertivas II e III estão corretas. Vejamos a correção das demais assertivas:

    • I) precisa estar relacionada ao propósito e contexto no qual esta será realizada;
    • IV) os manuais dos testes são referências importantes;

    Gabarito: D


ID
5616031
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A partir do documento “Saúde do trabalhador no âmbito da saúde pública: referências para atuação da/o psicóloga/o do Conselho Federal de Psicologia” (CFP, 2019), no que tange às práticas profissionais, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A psicologia deve contribuir com um olhar para cada sujeito, considerando-o sujeito de um coletivo, resgatando o conhecimento e valorizando a subjetividade dos trabalhadores, para compreender melhor suas práticas de trabalho.

( ) A/O psicóloga/o deve colaborar com a saúde dos trabalhadores somente quando for convocada/o para considerar tal perspectiva na compreensão da subjetividade humana.

( ) As práticas devem ser pensadas a partir das singularidades que conformam cada território, em termos econômico-produtivos e socioculturais, cabendo especial atenção à especificidade da organização do movimento social-sindical, pois o controle social é um dos princípios norteadores da política de Saúde do Trabalhador.

( ) Deve-se instrumentalizar os indivíduos para ações individuais e coletivas, buscando melhorar a qualidade de vida e ampliar a participação na sociedade, o que gera um pensamento crítico sobre a realidade, possibilitando a transformação de relações de poder e aumentando a capacidade de os indivíduos sentirem-se ativos nos processos que determinam suas vidas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    (V) A psicologia deve contribuir com um olhar para cada sujeito, considerando-o sujeito de um coletivo, resgatando o conhecimento e valorizando a subjetividade dos trabalhadores, para compreender melhor suas práticas de trabalho.

    (F) A/O psicóloga/o deve colaborar com a saúde dos trabalhadores somente (???) quando for convocada/o para considerar tal perspectiva na compreensão da subjetividade humana.

    (V) As práticas devem ser pensadas a partir das singularidades que conformam cada território, em termos econômico-produtivos e socioculturais, cabendo especial atenção à especificidade da organização do movimento social-sindical, pois o controle social é um dos princípios norteadores da política de Saúde do Trabalhador.

    (V) Deve-se instrumentalizar os indivíduos para ações individuais e coletivas, buscando melhorar a qualidade de vida e ampliar a participação na sociedade, o que gera um pensamento crítico sobre a realidade, possibilitando a transformação de relações de poder e aumentando a capacidade de os indivíduos sentirem-se ativos nos processos que determinam suas vidas.


ID
5616034
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ainda conforme o documento “Saúde do trabalhador no âmbito da saúde pública: referências para atuação da/o psicóloga/o do CFP” (2019) no que concerne à educação em saúde e fortalecimento do coletivo de trabalhadores: “(...) A/O psicóloga/o, assim como os demais profissionais, pode contribuir para a(o) ____________ de problemas de saúde e de outras questões relacionadas ao trabalho que necessitam ser investigadas ou estudadas, de modo a produzir conhecimento ___________ , divulgar os dados, estabelecer cooperação técnica e subsidiar a formulação e a implementação de ________ na área”.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 

Alternativas

ID
5616037
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à dimensão ético-política do documento “Saúde do trabalhador no âmbito da saúde pública: referências para atuação da/o psicóloga/o do CFP” (2019), assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5616040
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Vygotsky, no livro Psicologia Pedagógica (2003), analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. Para o organismo só é real o vínculo que ocorreu com a sua experiência pessoal. Por isso, a experiência pessoal do educando transforma-se na principal base do trabalho pedagógico.

PORQUE

II. A passividade do aluno, bem como o menosprezo por sua experiência pessoal, são, do ponto de vista científico, o método pedagógico mais profícuo e encorajado, assim como a regra de que o “professor é tudo e o aluno é nada”.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Caramba, o examinador zuou legal a assertiva II ao conceituar a teoria de Vygotsky kk

ID
5616043
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ainda de acordo com Vygotsky, no livro Psicologia Pedagógica (2003), no que concerne ao desenvolvimento da criança, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O processo de desenvolvimento da criança ocorre de forma dialética, mediante o desenvolvimento de contradições e a passagem de quantidade para a qualidade.

( ) Na primeira infância, a atividade da criança é quase nula, sua conduta é determinada pelas funções essenciais do organismo. As reações infantis nesse período, portanto, se destinam a familiarizar-se com o meio.

( ) A infância tardia, dos 7 aos 14 anos, é marcada pela total complacência ao ambiente. Desse modo, nesse período a criança não entra em conflito com o ambiente devido ao fato de que não há excitabilidade elevada para tal.

( ) A marca da tragédia nunca pode ser apagada dos processos do crescimento e da educação infantis, o ingresso da criança à vida será um processo de dolorosa ruptura e criação, de dilacerações e criações de tecidos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
5616046
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

São diretrizes do Plano Nacional de Educação – PNE (Lei nº 13.005/2014):

I. Superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação.

II. Menoscabo dos/as profissionais da educação.

III. Promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.

IV. Promoção estritamente tecnológica do País.

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
5616049
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Meta 04 do Plano Nacional de Educação – PNE (Lei nº 13.005, de 25/2014) trata de universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados. No que se refere às estratégias, assinale a alternativa INCORRETA. 

Alternativas

ID
5616052
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As Referências técnicas para atuação de psicólogas/os na educação básica (CFP, 2019) afirmam que: “À Psicologia Escolar e Educacional almejamos um projeto educacional que vise a ___________ práticas de formação e de qualidade para todos; que lute pela valorização do trabalho do professor e constitua relações escolares ___________, que enfrente os processos de medicalização, patologização e judicialização da vida de educadores e estudantes; que lute por políticas públicas que possibilitem o desenvolvimento de todos e todas, trabalhando na direção da superação dos processos de exclusão e ___________ social”.

Assinale a alternativa que preencha, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas

ID
5616055
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ainda em consonância com as Referências técnicas para atuação de psicólogas/os na educação básica (CFP, 2019), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Não se pode compreender a Educação sem inseri-la no contexto das políticas econômicas, das políticas públicas e das políticas sociais.

( ) Se faz necessário demarcar posicionamentos em defesa da não neutralidade da educação e da valorização e autonomia docente.

( ) A escola deve ser considerada como espaço privilegiado para reflexões sobre relações de gênero, sexualidade e relações étnico-raciais, afirmando as contribuições do trabalho da psicologia nesses assuntos.

( ) Os profissionais da psicologia não devem se envolver no controle social das políticas públicas de educação como a participação em conselhos municipais e estaduais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
5616058
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com as Referências técnicas para atuação de psicólogas/os na educação básica (CFP, 2019), analise os trechos abaixo:

I. Uma escola, quando organiza seu cotidiano de trabalho, afirma referenciais de normalidade, de certo e errado, de “quem sabe” e de “quem não sabe e deve aprender”, de “como se deve se comportar”. Consolida valores, modos, tempos e marca lugares, classifica e impõe certa ordem ao mesmo tempo que cria o que escapa a esse padrão, o que é avesso, o que é desordem, seguindo preceitos de uma ideologia proposta pelo capital.

II. O desafio é produzir um deslocamento do encargo médico-assistencial que circunscreve as práticas da/o psicóloga/o, lugar que podemos considerar impossível de habitar, uma vez que, sem mover padrões institucionais, não há como mudar relações na formação. A perspectiva, então, é a de deslocar as demandas existentes, ou seja, de trabalhar no sentido da produção de novas demandas, criar novos espaços de discussão e compreensão da realidade que povoa o espaço intraescolar.

III. O que possibilita a/o psicóloga/o estar no cotidiano de uma escola para trabalhar com os educadores não é a quantidade de respostas bem-sucedidas que ela/ele tem para resolver problemas, mas sim o que pode contribuir para manter em exercício redes de atenção à vida, redes que foquem nas potencialidades dos indivíduos, nas ações de acompanhamento do desenvolvimento de cada criança singular e das ações preventivas.

IV. O cotidiano de trabalho envolve certo uso do tempo, o currículo, as relações e histórias que aproximam e distanciam escola e comunidade. A construção de narrativas abre espaço para a produção de conhecimento e aprofundamento teórico-metodológico sobre o que se vive a partir do que se faz.

Quais estão corretos?

Alternativas

ID
5625172
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Uma das características dos entes federativos, como o Município de Porto Alegre/RS, é o fato de ser este autônomo, como já dito pela Constituição da República Federativa do Brasil e, simetricamente, pela Lei Orgânica de Porto Alegre/RS, doravante chamada de LOM. No exercício de sua autonomia, a LOM afirma que compete ao Município determinadas ações e atividades. Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma delas.

Alternativas
Comentários
  • Art. 9º Compete ao Município, no exercício de sua autonomia:

    I - organizar-se administrativamente, observadas as legislações federal e estadual;

    II - prover a tudo quanto concerne ao interesse local, tendo como objetivo o pleno desenvolvimento de suas funções sociais, promovendo o bem-estar de seus habitantes;

    III - estabelecer suas leis, decretos e atos relativos aos assuntos de interesse local;

    IV - administrar seus bens, adquiri-los e aliená-los, aceitar doações, legados e heranças e dispor sobre sua aplicação;

    V - desapropriar, por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, nos casos previstos em lei;

    VI - constituir a Guarda Municipal, destinada à proteção dos bens, serviços e instalações municipais, conforme dispuser a lei;

    VII - constituir serviços civis auxiliares de combate ao fogo, de prevenção de incêndios e de atividades de defesa civil, na forma da lei;

    VIII - implantar, regulamentar, administrar e gerenciar equipamentos públicos de abastecimento alimentar;

    IX - prover a defesa da flora e da fauna e o controle da poluição ambiental;

    X - preservar os bens e locais de valor histórico, cultural ou científico;

    XI - dispor sobre os registros, vacinação e captura de animais, vedadas quaisquer práticas de tratamento cruel;

    XII - ordenar as atividades urbanas, fixando condições e horário, para atendimento ao público, de estabelecimentos bancários, industriais, comerciais e similares, observadas as normas federais e estaduais pertinentes. (a banca adicionou a seguinte informação deixando a questão errada:  para fixação e condições e horário de funcionamento.)