SóProvas



Prova FUNIVERSA - 2015 - SEGPLAN-GO - Auxiliar de Autópsia


ID
1423756
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta todas as palavras grafadas corretamente.

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)

    a) Tanger, detenção, ascensorista


    b) Pretensioso, intercessão, frigir
    c) Mexer, rubrica, enxerto (enxerto é um procedimento cirúrgico para transplantar tecidos sem nutrição sanguínea. O tecido implantado deve obter a vascularização sanguínea a partir de um novo leito vascular, caso contrário este morre. Existem também o implante).
    e) Imersão, homogêneo, enxoval
  • Thiago Costa, é ¨ assessorista¨.

  • Presciência: atributo divino pelo qual Deus conhece o futuro. Dic. Michaelis.

  • Eduardo Farias, existe também "ascensorista". É  o profissional que trabalha em alguns tipos de máquinas, por exemplo elevador. Assessorista é quem presta assessoria a alguém ou a um setor como assessoria jurídica.

  • Sempre nao! Cuidado, Camilo Viana!

    ME/DIT/EN 

    meXer, meCHa

    enXada, enCHente


  • ACESSORISTA e com C 

    Adjetivo
    Pessoa que é responsável pela instalação de acessórios em uma peça de teatro, em um filme ou televisão.

  • Eduardo Farias, Meu Brother

    Acessorista (que vem de acessório) é a pessoa que cuida de figurinos; 
    Assessorista é de Imprensa; 
    Ascensorista (derivado de ascensão) é o funcionário do elevador.

  • ascensorista

    1. adjetivo e substantivo de dois gêneros

      que ou aquele que tem como tarefa manejar o ascensor.

  • Uma boa questão para um auxiliar de autópsia !!


  • certa   D

     

  • ENXOVAL-      ENCHOVA= (peixe)


ID
1423759
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta trecho grafado no discurso indireto livre.

Alternativas
Comentários
  • Tipos de discurso

    São três as formas de se apresentar a fala dos personagens:

    DISCURSO DIRETO:asfalas dos personagens são apresentadas diretamenteao leitor, sem interferências do narrador.

    DISCURSO INDIRETO:onarrador da história é que diz o que os personagens estão falando, ou seja, indiretamente os personagens conversam.

    DISCURSO INDIRETO LIVRE:é a mistura dos dois tipos anteriores, pelo qualo personagem fala por si próprio sem marcação alguma disso, ou seja, a fala do personagem se mistura à narrativa.


  • Nas alternativas:

    a- discurso direto

    b-discurso indireto

    c- discurso indireto livre

    d- discurso indireto

    e- discurso indireto


  • e as aspas da letra c?n seria cacacteristica de dis.direto n?

     

  • a- discurso direto. perceba o travesão indicando a fala do personagem

    b-discurso indireto. Narrador dizendo que sua amiga perguntou onde entregaria o livro.

    c- discurso indireto livre. No discurso indireto livre contém, como o discurso direto, orações interrogativa, imperativas e exclamativas.  

    d- discurso indireto. Narrador descreve o fato. ...Ao ver Maria disse-lhe, (ele disse)...

    e- discurso indireto. Narrador descreve o fato


ID
1423762
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

São exemplos de pronomes demonstrativo, indefinido e relativo, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • b) este; todos; e cujo.


    Pronomes são palavras que substituem os substantivos ou os determinam, indicando a pessoa do discurso. Pessoa do discurso é a que participa ou é objeto do ato da comunicação.

    1º Pronome demonstrativo: São os que indicam o lugar, a preposição ou a identidade dos seres, relativamente às pessoas do discurso.

    Exemplos:

    Compro este carro. (aqui).

    Compro esse carro. (aí).

    Compro aquele carro (lá).

    2º Pronome indefinido: Estes pronomes se referem à 3º pessoa do discurso, designando- a de modo vago, impreciso, indeterminado.

    Exemplos:

    Diz as coisas com tal jeito que todos o aprovaram.

    Algo o incomoda?

    Quem avisa amigo é.

    3º Pronome relativo: são palavras que representam substantivos já referidos, com os quais estão relacionadas. Daí denominarem- se relativos.

    Exemplos:

    "Tirei um colete velho, em cujo bolso trazia cinco moedas de ouro." (Machado de Assis)

    Armando comprou a casa que lhe convinha.


    Fonte:  CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. 48 ed. São Paulo: Nacional, 2008. páginas 179, 183, 184, 185, 186 e 187. 

  • Bem fácil essa

ID
1423765
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Os processos de ocupação territorial e de urbanização em Goiás inserem-se no contexto de um momento de interiorização nacional, a partir dos anos 1940, com a chamada Marcha para o Oeste, estimulada pelo ex-presidente Getúlio Vargas. A inauguração de Brasília, em 1960, funcionou como um novo estímulo para esses eventos. Acerca da população de Goiás e de seus diversos aspectos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA. O incremento não foi pouco inferior a 1 milhão, mas sim superior a 1 milhão. "De acordo com o Censo do IBGE, a população de Goiás chegou a 6.003.788 habitantes em 2010. Em relação à população de 2000 houve um aumento de mais de 1 milhão de habitantes."
    b) ERRADA. O saldo líquido migratório em Goiás foi positivo. "O Estado de São Paulo recebeu ao longo de anos milhares de migrantes em busca de melhores oportunidades de trabalho e qualidade de vida. Em 2000, o Estado de São Paulo ainda ostentava o 1º lugar entre todas as unidades federativas quando se analisava o saldo líquido migratório – que é a diferença entre os migrantes que saem do estado e os que chegam. Em 2000, atrás de São Paulo – ocupando a 2º posição – estava Goiás. Mas, nas duas últimas comparações realizadas pelo IBGE que correspondem aos períodos de 2000/2004 e 2004/2009 Goiás desbancou a liderança de São Paulo, sendo que no último período alcançou o saldo líquido migratório de 129 mil pessoas. Entre os anos 2004 e 2009 chegaram ao Estado de Goiás pouco mais de 264 mil imigrantes e saíram, no mesmo intervalo, 135.031 pessoas..." c) ERRADA. Ocorrem sim as chamas migrações pendulares. "Assim sendo, observa-se que em Águas Lindas de Goiás 44,59% dos trabalhadores e estudantes se deslocam para outra unidade da federação, neste caso, para o Distrito Federal. [...] Aparecida de Goiânia – também considerada como cidade dormitório – apresenta o mesmo índice na casa dos 32%."d) ERRADA.Não é menos de 90%, mas sim mais. "Dos atuais 6.003.788 habitantes mais de 90% residem na área urbana. Note que a taxa média de residentes urbanos brasileira é de 84%. Comparado aos outros estados e ao Distrito Federal, Goiás ocupa a 4º posição no ranking de urbanização nacional perdendo apenas para os consolidados centros urbanos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília."e) CORRETA. " Já no período de 2000/2010 o crescimento geométrico anual brasileiro caiu para 1,17% e o índice goiano permaneceu em alta, comparado ao nacional, registrando 1,84%. "
    FONTE: http://www.seplan.go.gov.br/sepin/down/dinamica_populacional_de_goias.pdf

ID
1423768
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

      O estado de Goiás iniciou sua industrialização na década de 1970, intensificando-a na década de 1990 graças aos inúmeros esforços estatais para atrair indústrias e fazer com que estas aqui permanecessem, considerando seu papel na geração de renda, postos de trabalho e no desenvolvimento social e econômico.

                                                            Marcel Bordin Galvão Dias e Heitor Silva Sabotão. Anais do XVI Encontro Nacional dos Geógrafos.Porto Alegre: UFG, 2010.

Atualmente, existe um importante programa do governo que visa estimular o desenvolvimento econômico estadual. Trata-se do

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Produzir é o Programa do Governo do Estado de Goiás que incentiva a implantação, expansão ou revitalização de indústrias, estimulando a realização de investimentos, a renovação tecnológica e o aumento da competitividade estadual com ênfase na geração de emprego, renda e redução das desigualdades sociais e regionais. 
  • Programas de incentivo fiscal no Estado de Goiás:

     

    1) PRODUZIR

    Produzir é o Programa do Governo do Estado de Goiás que incentiva a implantação, expansão ou revitalização de indústrias, estimulando a realização de investimentos, a renovação tecnológica e o aumento da competitividade estadual com ênfase na geração de emprego, renda e redução das desigualdades sociais e regionais. O Microproduzir é um subprograma do Produzir para as micro e pequenas empresas, em que o faturamento não ultrapasse o limite fixado para o enquadramento no Simples Nacional.

     

    2) FOMENTAR

     

    O FOMENTAR (Fundo de Participação e Fomento à Industrialização do Estado de Goiás), criado pela Lei n° 9.489, de 19/07/1984, tinha o objetivo de incrementar a implantação e a expansão das indústrias para a promoção do desenvolvimento do Estado.

    Os resultados obtidos, nestes últimos 24 anos, foi o surgimento de um forte parque industrial alicerçado num amplo crescimento da agroindústria goiana. Hoje, são milhares de empregos diretos e indiretos que confirmam a tese: "é preferível ter-se 30% de algo, que 100% de nada". A experiência obtida com o FOMENTAR possibilitou Goiás criar um novo Programa de atração de investimentos - o PRODUZIR - que está situando o Estado como uma das melhores opções para investimentos no Brasil.

    Com a edição da Lei n° 16.285, de 30 de junho de 2008, foi possibilitado às empresas beneficiárias do programa FOMENTAR migrar para o PRODUZIR, bem como, as mesmas poderão reformular seus projetos dentro do FOMENTAR.

     

    FONTES:

    http://www.sed.go.gov.br/post/ver/193332/fomentar

    http://www.sed.go.gov.br/post/ver/193331/produzir

  • a) Fomentar, destinado exclusivamente às microempresas. ERRADO - O FOMENTAR (Fundo de Participação e Fomento à Industrialização do Estado de Goiás),  tinha o objetivo de incrementar a implantação e a expansão das indústrias para a promoção do desenvolvimento do Estado. 
      b) Crescer, que prioriza as médias empresas. ERRADO  -  não existe esse programa
      c) Produzir, que beneficia empresas de médio e de grande porte e grupos econômicos e que conta ainda com o subprograma Microproduzir, destinado às micro e pequenas empresas. CORRETO - Produzir é o Programa do Governo do Estado de Goiás que incentiva a implantação, expansão ou revitalização de indústrias, estimulando a realização de investimentos, a renovação tecnológica e o aumento da competitividade estadual com ênfase na geração de emprego, renda e redução das desigualdades sociais e regionais. O Microproduzir é um subprograma do Produzir para as micro e pequenas empresas, em que o faturamento não ultrapasse o limite fixado para o enquadramento no Simples Nacional. 
      d) Pró-Goiás, que destina benefícios a empresas de qualquer porte. ERRADO - Produzir, que beneficia empresas de médio e de grande porte 
      e) Rumo ao Progresso, destinado exclusivamente às pequenas empresas. ERRADO - O Microproduzir é um subprograma do Produzir para as micro e pequenas empresas,

  • "Comentário: O Fundo de Participação e Fomento à industrialização do Estado de Goiás (Fomentar) foi um programa de incentivos fiscais para a estruturação industrial em Goiás, no período de 1984 a 1999. O programa conseguiu formar um incipiente parque industrial em Goiás, o que permitiu modificar timidamente o perfil produtivo, através da atração de empreendimentos industriais. Isto ocorreu à custa de renuncia fiscal elevada e direcionada, principalmente para empresas de grande porte. Portanto, a letra A  está errada.

    O Produzir (Programa de Desenvolvimento Industrial de Goiás) também foi um programa de incentivos fiscais para instalação de grandes empresas lançado em 2001, por Marconi Perillo, e retomado por ele quando retorna ao governo em  2010.  Ele  apresenta  ainda  um  programa  paralelo  para  pequenas empresas, o Microproduzir."

     

    Prof Giovanni Mannarino
     

  • Letra c.

    c) Certa. Produzir é o Programa do Governo do Estado de Goiás que incentiva a implantação, expansão ou revitalização de indústrias, estimulando a realização de investimentos, a renovação tecnológica e o aumento da competitividade estadual com ênfase na geração de emprego, renda e redução das desigualdades sociais e regionais.

    Questão comentada pelo Prof. Daniel Vasconcelos

  • No período 2000/2010, verificou-se que o estado de Goiás apresentou taxas de crescimento populacional superiores à média nacional.

  • Segundo a Secretaria da Economia, o ProGoiás, programa que substitui o Fomentar e Produzir, “tem como meta desburocratizar a concessão de benefícios fiscais para o setor industrial e garantir segurança jurídica e impessoalidade”.

    Fonte: jornalopção.com.br


ID
1423771
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

            Três zonas povoaram-se assim durante o século XVIII com uma relativa densidade. A primeira, uma zona no centro-Sul, com uma série desconexa de arraiais no caminho de São Paulo, ou nas suas proximidades: [...], Santa Luzia, Meia Ponte, Vila Boa e arraiais vizinhos. [...].

                                          Luís Palacín. O Século do Ouro em Goiás: 1722-1822, estrutura e conjuntura numa capitania de minas. 4.ª ed. Goiânia: Editora da UCG, 1994 (com adaptações).

As aglomerações goianas mencionadas, que tinham, no século XVIII, os nomes supracitados, são, respectivamente, as atuais cidades de

Alternativas
Comentários
  • Santa Luzia: Luziânia

    Meia Ponte: Pirenópolis

    Vila Boa: Goiás

    Resposta correta: letra "d". Sabendo que Vila Boa, antiga capital, é Goiás, acerta-se a questão.

  •  

     

  • MEIA PONTE: PIRENÓPOLIS

    VILA BOA: GOIÁS

    SANTA LUZIA: LUZIÂNIA

     

    LETRA D

  • Concordo como o Leonardo Vasconcelos kkkkkkk

  • Pq os comentários do Leonardo Vasconcelos sempre aparecem "em branco"?

  • João Silva, ela dá enter e publica... não sei qual o propósito...

  • Povoado de Sant’Ana: URUAÇU

    MEIA PONTE: PIRENÓPOLIS

    VILA BOA: GOIÁS

    SANTA LUZIA: LUZIÂNIA

  • Luziânia, Pirenópolis e Goiás.

    gb\D PMGO

  • Santa LUzia: LUziânia

    Meia Ponte: Pirenópolis

    Vila boa: Goiás

  • Com a descoberta do ouro em várias localidades goianas, a extração deste metal se dava principalmente nos seguintes arraiais:

    ·     Santa Cruz;

    ·     Meia Ponte (onde hoje está o município de Pirenópolis);

    ·     Crixás;

    ·     Santa Luzia (atual Luziânia); e

    ·     Arraial de Sant´Anna (1727), posteriormente elevada à cidade de Vila Boa (1736) e atual município de Goiás, que foi a capital do estado até 1933.

    Estas cidades, portanto, foram fundadas por causa da atividade mineradora que passaram a desenvolver.

    Diante dessas informações, temos que a alternativa correta é a letra D.

    Resposta: D


ID
1423774
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Após cerca de 25 anos de espera, o trecho de 855 km da ferrovia Norte-Sul, que liga Palmas (TO) a Anápolis (GO), a 55 km de Goiânia, foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (22 de maio). A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), participou da cerimônia e chegou ao local em locomotiva acompanhada por cerca de oito autoridades, entre elas o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), o ministro dos transportes, César Borges, e o presidente da Valec Engenharia Construções e Ferrovias, responsável pelas obras, José Lúcio Lima Machado.

                                                                              vInternet: . Acesso em 26/12/2014 (com adaptações).

A respeito da ferrovia Norte-Sul e do transporte ferroviário em Goiás, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • b) Correta.

    OBJETIVOS - FNS

    -Estabelecer alternativas mais econômicas para os fluxos de carga para o mercado consumidor;

    -Induzir a ocupação econômica do cerrado brasileiro;

    -Favorecer a multimodalidade;

    -Conectar a malha ferroviária brasileira;

    -Promover uma logística exportadora competitiva, de modo a possibilitar o acesso a portos de grande capacidade;

    -Incentivar investimentos, que irão incrementar a produção, induzir processos produtivos modernos e promover a industrialização.

    Fonte: http://www.valec.gov.br/acoes_programas/FNSFerroviaNorteSul.php

  • D) Começa em Belém e vai até Rio Grande do Sul;

     

     

  • Resposta.: B


ID
1423777
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A Internet funciona utilizando protocolos que possibilitam a comunicação entre os diversos componentes das redes. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta o protocolo da camada de aplicação do modelo OSI que é utilizado para correio eletrônico.

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    O único protocolo de email que aparece na questão (e que é da camada de aplicação) é o IMAP (Internet Message Access Protocol).

  • a) FTP: Protocolo utilizado para transferir arquivos pela internet.

    b) UDP: Protocolo parecido com o TCP. Protocolo utilizado em transmissão de vídeo pela internet.

    c) ICMP: Protocolo que permite gerir informações relativas aos erros nas maquinas conectadas. 

    e) TCP: O protocolo de controle de transmissão é orientado para a conexão. Ou seja, ele permite a duas máquinas comunicantes controlar o estado da transmissão. Além disso, é um dos principais protocolos da camada de transporte do TCP/IP.


  • A CAMADA DE APLICAÇÃO é a camada que a maioria dos programas de rede usa de forma a se comunicar através de uma rede com outros programas. Processos que rodam nessa camada são específicos da aplicação; o dado é passado do programa de rede, no formato usado internamente por essa aplicação, e é codificado dentro do padrão de um protocolo.

    Alguns programas específicos são levados em conta nessa camada. Eles proveem serviços que suportam diretamente aplicações do usuário. Esses programas e seus correspondentes protocolos incluem o HTTP (navegação na World Wide Web), FTP (transporte de arquivos), SMTP (envio de email), SSH (login remoto seguro), DNS (pesquisas nome IP) e muitos outros.

    Uma vez que o dado de uma aplicação foi codificado dentro de um padrão de um protocolo da camada de aplicação ele será passado para a próxima camada da pilha IP.

    Existem diversos protocolos nesta camada.Como exemplo de alguns deles podemos citar:

    - SMTP (Simple Mail Transport Protocol) é utilizado para a comunicação entre serviços de correio eletrônico na Internet.
    - POP (Post Office Protocol) é utilizado para recuperação de mensagens de correio eletrônico via Internet.
    - IMAP (Internet Mail Access Protocol) - também é utilizado para recuperação de mensagens de correio eletrônico via Internet, mas de forma mais avançada que o POP3.
    - HTTP (Hypertext Transport Protocol) – utilizado para a publicação de sites WEB na Internet.
    - FTP (File Transfer Protocol) – utilizado para publicação de arquivos na Internet.

    Outros exemplos:
    SSH, Telnet, SIP, RDP, IRC, SNMP, NNTP, POP3, BitTorrent, DNS, Ping ...

  • imap:utilizado p recuperaçao de mensagens do correio eletronico sem apagar a msn do servidor,ao contrario do pop3 que apaga a msn do sevidor...

  • Estou aqui me perguntando por que um auxiliar de autópsia precisa saber isso?


    Só pode ser criação  do Gargamel.
  • O TCP/IP possui 4 camadas em sua arquitetura:

    1ª) APLICAÇÃO - onde ficam os protocolos: HTTP, HTTPs, DNS, DHCP, FTP, IMAP4, POP3, SMTP, TELNET, SSH, SSL, etc

    .2ª) TRANSPORTE - onde ficam o TCP e o UDP

    3ª) REDE - onde ficam o IP, ICMP, ARP, RARP (IPV4 e IPV6)

    4ª) ENLACE - acesso ao meio - (dial-up; 3G, 4G; tv a cabo; ADSL)

    Uma arquitetura é um conjunto de camadas e protocolos. Quatro camadas tem o TCP/IP.
  • Mnemônico:

    IMAP: IMail AProximando


ID
1423783
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a rede que utiliza tecnologias como web e correio eletrônico e é caracterizada por ser de propriedade de empresas para interligar clientes, parceiros e fornecedores.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    extranet é a intranet da empresa estendida a pessoas de fora da organização que necessitam utilizar os serviços da intranet, tais como clientes, parceiros e fornecedores. Inclusive, existe uma imagem em nosso curso que ilustra esses mesmos exemplos.

  • LETRA  c

    um bom exemplo são os sites de banco

    • a) Ethernet - é uma arquitetura de interconexão para redes locais - Rede de Área Local (LAN) - baseada no envio de pacotes. Ela define cabeamento e sinais elétricos para a camada física, e formato de pacotes e protocolos para a subcamada de controle de acesso ao meio (Media Access Control - MAC) do modelo OSI.

    • b) Intranet - é um espaço restrito a determinado público utilizado para compartilhamento de informações restritas. Geralmente utilizado em servidores locais instalados na empresa.

    • c) Extranet - Funciona igualmente como a intranet, porém sua principal característica é a possibilidade de acesso via internet, ou seja, de qualquer lugar do mundo você pode acessar os dados de sua empresa. 

    • d) Internet - é um conglomerado de redes locais espalhadas pelo mundo, o que torna possível e interligação entre os computadores utilizando o protocolo de internet. 


    • e) Arpanet  - ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network) Rede de longa distância criada a partir de 1965 pela Advanced Research Agency (Agencia de Pesquisas Avançadas - ARPA, atualmente Defense Advanced Projects Research Agency, ou DARPA ) em consórcio com as principais universidades e centros de pesquisa dos EUA, com o objetivo específico de investigar a utilidade da comunicação de dados em alta velocidade para fins militares. É conhecida como a rede-mãe da Internet de hoje e foi colocada fora de operação em 1990, posto que estruturas alternativas de rede já cumpriam o seu papel, nos EUA.


  • por que não é a intranet?

  • Pessoal, consegui uma definição para Extranet: Quando alguma informação da intranet é aberta a clientes ou fornecedores dessa empresa, essa rede passa a ser chamada de extranet. 

    Logo, Resposta C

  • Intranet é quando as informações são abertas apenas aos funcionários da empresa.

  • não pode ser INTRANET pois na questão ele diz que vai liberar para de interligar clientes, ou seja, usuários comuns, se ele falasse "para interligar filiais" ai seria INTRANET.


    EXTRANET é quando vc possui uma rede corporativa, INTRANET, que é restringida por senhas e tem ascesso limitado, e pretende abrir algumas funções aos usuários atravez da INTERNET comum.

    os bancos,  por exemplo, usam intranet, mas vc pode acessar sua conta "internet banc" eles fazem isso por meio da EXTRANET.

  • "A Extranet é utilizada para uma empresa liberar o acesso de parte da Intranet para pessoas externas a instituição, ou seja, clientes, fornecedores, franquias e outras. A Extranet em algumas provas também pode ser considerada um conjunto de Intranets. Nunca se esqueça, a Intranet e a Extranet utiliza a tecnologia TCP/IP para fornecimento de serviços, tanto a Intranet quanto a Extranet utiliza os mesmo serviços e protocolos da Internet."

    Fonte: Informática para passar, Léo Matos, 2011, pag. 752.
  • Internet - Site aberto ao público 

    Intranet - Site interno da empresa  
    Extranet - Site interno da empresa que permite acesso de clientes, fornecedores e parceiros, desde que se dê autorização.
  • Prezados,

    Vamos analisar as alternativas :

    A) Ethernet 

    Alternativa falsa. A Ethernet é uma tecnologia de camada de enlace, não pode por si só fornecer web e correio eletrônico, que funcionam na camada de operação.

    B) Intranet 

    Alternativa falsa. A intranet tem como foco o publico interno da empresa ( basicamente os colaboradores ) e não os parceiros e fornecedores externos

    C) Extranet 

    Alternativa correta. A Extranet serve exatamente para interligar a empresa a clientes, parceiros e fornecedores.

    D) Internet 

    Alternativa errada. Bom , por um lado a internet pode até ser usada sim para interligar a empresa a clientes , parceiros e fornecedores, mas a letra C está mais certa, pois esse é o foco principal da Extranet.

    E) Arpanet 

    Alternativa errada. A arpanet foi a precursora da internet, criada só para militares.

    Portanto a alternativa correta é a letra C


  • Extranet essa é nova para mim

  • Ainda acredito ter 2 respostas para esta questão pois a Internet também pode interligar clientes, parceiros e fornecedores, que aliás, a extranet utiliza os protocolos da internet...

  • Intranet: funcionário de dentro da empresa;

    Extranet: terceiros fora da empresa, como clientes, fornecedores etc.

  • Nada a ver a resposta ser Internet pois ela não pertence a empresa alguma. 

  • extranet questao facil, so dificil de interpretar o enunc.


  • Quando ele falou Clientes eu disse logo OPA! Cliente é algo externo a empresa, ou seja Extranet.

  • Se falar de parceiro, cliente ou fornecedor, serão uma extranet, e não uma intranet - pegadinha, cuidado!!!!

  • Meus clientes, parceiros e fornecedores são EXTRAnet.

    Bons Estudos!


ID
1423786
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

      O backup é feito de todos os arquivos selecionados ou indicados pelo usuário, independentemente de estarem marcados como copiados (participaram do último backup), marcando-os como copiados (marca que indica que participaram do último backup).
      Considere que o texto acima tenha sido editado no aplicativo de edição de texto Microsoft Word 2007 versão em português. Para aplicar itálico à palavra backup no texto, é correto afirmar que o usuário utilizou o seguinte procedimento:

Alternativas
Comentários
  • Não é apenas selecionando o parágrafo, frase ou palavra e aplicando o Ctrl + I que estes ficarão no formato itálico. Caso você posicione o cursor e aperte este atalho, também estará usando o recurso.

    Gabarito letra A.

  • a) Para aplicar itálico à palavra backup no texto utiliza-se Crtl + I 

    b) Ctrl+N = Negrito

    c) S = Sublinhado

    d) Crtl + N = Negrito

    e) Crtl + P = Imprimir

  • Questão mal elaborada. Não basta posicionar o cursor, e sim o PONTO DE INSERÇÃO. Posicionar o cursor e selecionar Ctrl + I não resultará em nada. O cursor pode estar em qualquer área da página, mas se o PI estiver localizado entre quaisquer caracteres de uma palavra, esta sofrerá a ação.

  • Essa questão deveria ser anulada. A alternativa (A) seria a mais próxima porque é a única que indica o comando certo, mas não basta só colocar o cursor sobre a palavra: ela tem que estar selecionada para que a formatação seja alterada.

  • Também achei estranha de início a questão, mas fiz o teste no Word 2007 e realmente não é necessária a palavra estar selecionada para que seja aplicada a formatação, basta mover o cursor para o meio da palavra e digitar a tecla de atalho (façam o teste). A questão é que as pessoas não estão acostumadas a formatar palavras dessa forma, mas sim selecionando a palavra toda e digitando as teclas.


    Letra A - Aplicar Itálico.

    Letra B - Negrito.

    Letra C - Sublinhado.

    Letra D - Negrito.

    Letra E - Imprimir.
  • Na verdade podemos clicar sobre a palavra e pressionar CTRL +I. Concordo que deveria ser anulada.

    Alternativa mais próxima é a letra A.
  • Igor, na verdade a questão está errada sim. Se você posicionar o cursor do mouse no meio da palavra (sem clicar) pressionar Ctrl + I, nada vai acontecer (faça o teste aí). Para que a palavra fique em itálico é preciso clicar no meio da palavra, mesmo que ela não seja selecionada, coisa que a alternativa não prevê. O que você pode fazer é posicionar o cursor do texto no meio da palavra e apertar CTRL + I, aí sim estaria correto.


    Questão facilmente anulável.
  • Eu fiz o teste e não basta o cursor no meio da palavra, tem que selecionar! 

  • A mais correta é a letra A.

  • Fiz o teste e funcionou normalmente! Word 2007.

  • Até porque o comando é Ctrl + i

    é o único atalho correto nas alternativas.
  • Pessoal que tem dúvida e não possui o Office 2007 para testar, a aula do professor, disponível nessa questão, explica o motivo da desnecessidade de selecionar a palavra.
    Ele faz várias ações no Word 2007 sem selecionar a palavra. 
    Novidade para mim.

  • Alternativa Correta letra A

    Pessoal testei esse atalho e ele funciona até mesmo no WORD 2013.

  • O pessoal está confundindo PONTEIRO com CURSOR. O ponteiro do mouse é o que vemos ir de um lado para outro na tela conforme quisermos. Já o cursor é o traço que fica piscando quando digitamos algo. Portanto, posicionar o CURSOR é justamente colocar este traço que pisca no meio da palavra. 

    A alternativa "A" está correta.
  • Dica para agregar conhecimento!!!!

    EFEITO x FORMATAÇÃO

    EFEITO - MUDA a essência da palavra; PRECISA selecionar.

    Ex.: subescrito, tachado, sobrescrito, etc.

    FORMATAÇÃO - NÃO MUDA a essência da palavra; NÃO PRECISA selecionar.

    Ex.: negrito, itálico, sublinhado, etc.

     


ID
1423789
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O princípio da segurança da informação que se refere a manter as informações protegidas de acessos não autorizados é chamado de princípio da

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    confidencialidade é o princípio da segurança da informação que diz respeito à informação somente ser acessada por quem de direito. Ou seja, protegendo-a de acessos não autorizados.

  • Princípios da Segurança da Informação

    Disponibilidade: Garante que uma informação estará disponível para acesso no momento desejado. Diz respeito à eficácia do sistema, ao correto funcionamento da rede para que quando a informação for necessária ela poderá ser acessada. A perda da disponibilidade se dá quando se tenta acessar uma informação e não se consegue o acesso esperado.

    Integridade: Garante que o conteúdo da mensagem não foi alterado ou violado indevidamente. Há perda da integridade quando a informação é alterada indevidamente ou quando não se pode garantir que a informação é a mais atualizada.

    Confidencialidade: Garantir que a informação só será acessível por pessoas autorizadas. A principal forma de garantir a confidencialidade é por meio do controle de acesso, já que este controle garante que o conteúdo da mensagem somente será acessado por pessoas autorizadas. A confidencialidade se dá justamente quando se impede que pessoas não autorizadas tenham acesso ao conteúdo da mensagem. A perda da confidencialidade se dá quando alguém não autorizado obtém acesso as informações.

    Autenticidade: Garante a identidade de quem está enviando a informação, ou seja, gera o não-repúdio que se dá quando há garantia de que o emissor não poderá se esquivar da autoria da mensagem. Normalmente não entra como um dos pilares da segurança da informação.

    mnemônico DICA.




  • Confidencialidade = Segredo. sigilo. Proteção contra acesso não autorizado.

  • Questão bônus da prova.


    0o

  • Quando a E: 

    Irretratabilidade ou não repudiabilidade: o emissor não pode negar a autenticidade da mensagem; há garantia de que o emissor não poderá se esquivar da autoria da mensagem. 


  • DISPONIBILIDADE
    Garante que uma informação estará disponível para acesso no momento desejado. Diz respeito à eficácia do sistema, ao correto funcionamento da rede para que quando a informação for necessária ela poderá ser acessada. A perda da disponibilidade se dá quando se tenta acessar uma informação e não se consegue o acesso esperado.



    INTEGRIDADE:
    Garante que o conteúdo da mensagem não foi alterado ou violado indevidamente. Ou seja, mede a exatidão da informação e seus métodos de modificação, manutenção, validade. Há perda da integridade quando a informação é alterada indevidamente ou quando não se pode garantir que a informação é a mais atualizada, por exemplo.



    CONFIDENCIALIDADE:
    Garantir que a informação só será acessível por pessoas autorizadas. A principal forma de garantir a confidencialidade é por meio do controle de acesso (autenticação), já que este controle garante que o conteúdo da mensagem somente será acessado por pessoas autorizadas. A confidencialidade (privacidade) se dá justamente quando se impede que pessoas não autorizadas tenham acesso ao conteúdo da mensagem. Refere-se à proteção da informação contra a divulgação não permitida. A perda da confidencialidade se dá quando alguém não autorizado obtém acesso a recursos/informações.



    AUTENTICIDADE:
    Garante a identidade de quem está enviando a informação, ou seja, gera o não-repúdio que se dá quando há garantia de que o emissor não poderá se esquivar da autoria da mensagem (irretratabilidade). Normalmente não entre como um dos pilares da segurança da informação, mas fica aqui para fechar o mnemônico DICA.

  • GABARITO B

     

    CONFIDENCIALIDADE: Garantir que a informação só será acessível por pessoas autorizadas. A principal forma de garantir a confidencialidade é por meio do controle de acesso (autenticação), já que este controle garante que o conteúdo da mensagem somente será acessado por pessoas autorizadas. A confidencialidade (privacidade) se dá justamente quando se impede que pessoas não autorizadas tenham acesso ao conteúdo da mensagem. Refere-se à proteção da informação contra a divulgação não permitida. A perda da confidencialidade se dá quando alguém não autorizado obtém acesso a recursos/informações.

     

     

    bons estudos


ID
1423792
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma loja de eletrodomésticos anuncia a venda de uma TV por R$ 4.200,00 e de uma geladeira por R$ 2.500,00. Dona Teresa, interessada nos dois produtos, conseguiu um desconto de 5% no valor da TV e pagou, pelos dois produtos, R$ 6.290,00. Nesse caso, no preço anunciado da geladeira, dona Teresa conseguiu um desconto de

Alternativas
Comentários
  • Desconto da Geladeira: 5%. (4200) = 0,05(4200) = 210

    Preço da geladeira com desconto: 4200 - 210 = 3990


    Total pago com desconto = Geladeira + Tv 

    6290 = Geladeira + 3990

    Geladeira = 6290 - 3990

    Geladeira = 2300 (valor com desconto)


    Valor do desconto da geladeira = 2500 - 2300 = 200

    Valor do desconto da geladeira em porcentagem =  2500 ---- 1   (regra de 3)

                                                                        200 ----- x


    2500x = 200

    x = 200/2500

    x = 0,08


    0,08*100% = 8%



  • o valor da tv com desconto= 3990

    mais o valor da geladeira= 2500

    temos um total de = 6490


    ou seja ultrapassou 200 reais do valor que dona teresa pagou, isso quer dizer que ela teve um desconto de 200 reais na geladeira, então ela pagou apenas 2.300 na geladeira.

    uma das porentagens das alternativas tirada de 2500, dará 2300, que é á questão c 8%

    valor da tv com desconto= 3990

    mais o valor da geladeira menos 8%= 2500-8%= 2300

    somando o valor da tv com desconto e o valor da geladeira com desconto temos o valor que dona teresa pagou

    3990+2300= 6290


  • GabaritoC

     

     

     

     

    Comentários

     

    Se Dona Teresa conseguiu um desconto de 5% no preço da TV; ela pagou 95% do valor da TV que é:


                                                                                 95% de R$4.200,00



                                                                      0,95 x  4.200,00 = 3.900,00 reais

     


    Só que, Dona Teresa pagou R$ 6.290,00 pelos dois produtos... Dessa maneira, a geladeira custou:


                                                                                 6.290,00 - 3.990,00 =2.300,00 reais

     


    Desse modo, Dona Teresa teve um desconto de R$ 200,00 na geladeira...

     


    Se R$ 2.500,00 equivale a 100%do preço da geladeira, então R$ 200,00 (o desconto) vai valer?...

     

                                                                                        2.500  =  100  

                                                                                          200         x

     

                                                                                             x = 8%


ID
1423795
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A geladeira, para conservação de cadáveres, do necrotério de determinada cidade possui 12 gavetas de mesma medida. Para a limpeza de 7 dessas gavetas, o auxiliar de autópsia gasta 3,5 kg de sabão. Então, para a limpeza das 12 gavetas, ele gastará

Alternativas
Comentários
  • Regra de 3

    7 gavetas ----- 3,5 Kg de sabão   
    12 gavetas ---- x Kg de sabão
       12* 3,5 = 42/7 = 6
        gabarito = B
  • 7 gavetas     3,5 kg de sabão      3,5 / 7 = 0,5     então 0,5 x 12 gavetas = 6


  • Regrinha de 3:


    7 gavetas -----------> 3,5kg

    12 gavetas ----------> X kg

    7 x = 12.3,5   

    x = 42/7

    x= 6 kg de sabão

    Gabarito: B

    ;)



  • 3,5 = 3500

     

    3500 ----- 7

    x ---------- 12

     

    7x = 42000

    x = 42000/7

    x = 6000 -> 6Kg


ID
1423798
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Todos os auxiliares de autópsia do necrotério de uma cidade são igualmente eficientes. Sabe-se que 20 deles limpam e pintam, em uma semana, uma das salas do necrotério de 100 m2 , trabalhando 3 horas por dia. Nesse caso, para limpar e pintar outra sala do necrotério, de 300 m2 , em uma semana, trabalhando 2 horas por dia, serão necessários

Alternativas
Comentários
  • 20 auxiliares   ---  100 m²   ---  3 horas

       x  auxiliares ---  300 m²   ---  2 horas


    quanto mais funcionários mais metros quadrados, as grandezas são diretamente proporcionais

    quanto mais funcionários menos horas gastas, as grandezas são inversamente proporcionais

    então temos;


    20  =  100 .  2

     x   =   300 . 3


    20  =  2

    x    =  9


    2x = 180

    x = 90 auxiliares


  • Se 20 funcionários trabalham 3 horas semanais para pintar 100 m².

    Precisaremos de 60 funcionários para trabalhar 3 horas semanais, para pintar 300 m².

    Na proporção direta: 60*3 = X*2 horas. 


ID
1423801
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática

Considerando as notações: dm = decímetro, mm = milímetro, km = quilômetro, m = metro; h = hora, min = minuto, L = litro, mL = mililitro, kg = quilograma, mg = miligrama, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Não há gabarito correto para a questão.

    A alternativa aponta resposta E. Porém para estar certo mg deveria ser g ou Kg deveria ser g.

  • RESOLUÇÃO:

                   Façamos as conversões:

    a) 35,6 dm = 356cm = 3560mm (e não 35.600 mm)

    b) 5,75 km = 57,5hm = 575dam = 5750m (e não 57.500 m)

    c) 2 h e 35 min + 3 h e 47 min = 5h e 82min = 6h e 22 min (e não 6 h e 12 min)

    d) 450 mL = 45cL = 4,5dL = 0,45L (e não 4,5 L)

    e) 3.750 mg = 375cg = 37,5dg = 3,75 kg (CORRETO)

    Resposta: E

  • e) 3,75kg = 3750g (e não mg como aponta o gabarito.)

    Questão foi anulada por não haver resposta correta.

    As demais, também incorretas (reescrevi colocando o valor correto):

    a) 35,6 dm = 3560mm

    b) 5,75 km = 5750m

    c) 2 h e 35 min + 3 h e 47 min = 6h e 22 min

    d) 450 mL = 0,45L


ID
1423804
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal

Acerca do exame de corpo de delito e das perícias em geral, segundo o Código de Processo Penal (CPP), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra D

    a) Errado

    Art. 181. No caso de inobservância de formalidades, ou no caso de omissões, obscuridades ou contradições, a AUTORIDADE JUDICIÁRIA mandará suprir a formalidade, complementar ou esclarecer o laudo.


    b) Errado

     Art. 177. No exame por precatória, a nomeação dos peritos far-se-á no juízo DEPRECADO. Havendo, porém, no caso de ação privada, acordo das partes, essa nomeação poderá ser feita pelo juiz deprecante.


    c) Errado

    Art. 180. Se houver divergência entre os peritos, serão consignadas no auto do exame as declarações e respostas de um e de outro, ou cada um redigirá SEPARADAMENTE o seu laudo, e a autoridade nomeará um terceiro; se este divergir de ambos, a autoridade poderá mandar proceder a novo exame por outros peritos.


    d) CERTO 
    Art. 172, Parágrafo único, CPP : Se impossível a avaliação direta, os peritos procederão à avaliação por meio dos elementos existentes nos autos e dos que resultarem de diligências.


    e) Errado

    O exame de corpo de delito não poderá ser indeferido pela autoridade policial ou pelo Juiz, embora a primeira parte da questão esteja correta. 
    Art. 184. Salvo o caso de exame de corpo de delito, o juiz ou a autoridade policial negará a perícia requerida pelas partes, quando não for necessária ao esclarecimento da verdade.

  • Alternativa correta letra D

    Art. 172. Proceder-se-á, quando necessário, à avaliação de coisas destruídas, deterioradas ou que constituam produto do crime.

    Parágrafo único. Se impossível a avaliação direta, os peritos procederão à avaliação por meio dos elementos existentes nos autos e dos que resultarem de diligências.


  • No caso da alternativa "A" a autoridade policial poderá mandar ou esclarecer o laudo ou somente o magistrado?


  • A presente questão visa verificar o conhecimento do candidato no que tange a matéria de provas, prevista no Título VII do Código de Processo Penal.


    A prova visa a retratar fatos e a dinâmica destes, ocorridos no passado, é uma reconstrução histórica que servirá para o convencimento do magistrado.


    Os exames periciais são aqueles realizados por pessoa que tenha conhecimento técnico e científico sobre determinada área. Assim sendo, quando o juiz para decidir depender de conhecimento técnico em determinada área será realizado o exame pericial, quando o perito for oficial será necessário apenas um, mas na falta de perito oficial o exame será realizado por duas pessoas idôneas, portadoras de diploma de curso superior.


    O Ministério Público, o assistente de acusação, o ofendido, o querelante e o acusado, poderão indicar assistente técnico, que é o perito de confiança das partes e do qual não se exige que atue com imparcialidade, os quais atuarão após a conclusão dos exames e elaboração do laudo pelos peritos oficiais.


    O exame de corpo de delito pode ser DIRETO, quando realizado sobre o próprio corpo de delito (vestígios deixados pelo crime) ou INDIRETO, quando é realizado através de outros dados e vestígios que não o corpo de delito, como o realizado através da ficha médica de atendimento do paciente, pode ser realizado a qualquer dia e a qualquer hora e no caso de haverem desaparecidos os vestígios a prova testemunhal poderá suprir a falta.


    A) INCORRETA: No caso de omissões ou contradições no laudo a AUTORIDADE JUDICIÁRIA mandará complementar ou esclarecer o laudo, artigo 181 do Código de Processo Penal:   


    “Art. 181. No caso de inobservância de formalidades, ou no caso de omissões, obscuridades ou contradições, a autoridade judiciária mandará suprir a formalidade, complementar ou esclarecer o laudo.”  


    B) INCORRETA: No caso de exame por carta precatória a nomeação do perito far-se-á no juízo DEPRECADO, artigo 177 do Código de Processo Penal:


    “Art. 177.  No exame por precatória, a nomeação dos peritos far-se-á no juízo deprecado. Havendo, porém, no caso de ação privada, acordo das partes, essa nomeação poderá ser feita pelo juiz deprecante.”


    C) INCORRETA: No caso de divergência entre os peritos estes consignarão no laudo a resposta de cada um ou cada um redigirá separadamente um laudo, artigo 180 do Código de Processo Penal:


    “Art. 180.  Se houver divergência entre os peritos, serão consignadas no auto do exame as declarações e respostas de um e de outro, ou cada um redigirá separadamente o seu laudo, e a autoridade nomeará um terceiro; se este divergir de ambos, a autoridade poderá mandar proceder a novo exame por outros peritos.”


    D) CORRETA: a presente afirmativa está correta e traz o disposto no artigo 172, parágrafo único, do Código Penal:


    “Art. 172.  Proceder-se-á, quando necessário, à avaliação de coisas destruídas, deterioradas ou que constituam produto do crime.

    Parágrafo único.  Se impossível a avaliação direta, os peritos procederão à avaliação por meio dos elementos existentes nos autos e dos que resultarem de diligências.”


    E) INCORRETA: A presente afirmativa está incorreta em sua parte final, pois o juiz e a autoridade policial poderão negar a perícia requerida pelas partes quando não for necessária ao esclarecimento da verdade, SALVO o exame de corpo de delito, artigo 184 do Código de Processo Penal:


    “Art. 184.  Salvo o caso de exame de corpo de delito, o juiz ou a autoridade policial negará a perícia requerida pelas partes, quando não for necessária ao esclarecimento da verdade.”


    Resposta: D


    DICA: Tenha atenção que o Juiz não está adstrito ao laudo pericial, podendo aceitá-lo ou rejeitá-lo, no todo ou em parte, artigo 182 do Código de Processo Penal.








ID
1423807
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal

A respeito do exame de corpo de delito e das perícias em geral, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E

    a) Errado

     Art. 176, CPP. A autoridade e as partes poderão formular quesitos ATÉ o ato da diligência.

    b) Errado

    Vide item anterior. As partes também podem formular quesitos.

    c) Errado

    Art. 182. O juiz NÃO ficará adstrito ao laudo, podendo aceitá-lo ou rejeitá-lo, no todo ou em parte.

    d) Errado

    Art. 159, § 3o  Serão FACULTADAS ao Ministério Público, ao assistente de acusação, ao ofendido, ao querelante e ao acusado a formulação de quesitos e indicação de assistente técnico.

    e) CERTO

    Art. 159. O exame de corpo de delito e outras perícias serão realizados por perito oficial, portador de diploma de curso superior. 
    (…)
    § 5o Durante o curso do processo judicial, é permitido às partes, quanto à perícia:
    (…)
    II – indicar assistentes técnicos que poderão apresentar pareceres em prazo a ser fixado pelo juiz ou ser inquiridos em audiência. 


  • Palavras chaves:

    Adstrito = ligado

    Necessariamente 

  • Alternativa correta letra E

    Art. 159. O exame de corpo de delito e outras perícias serão realizados por perito oficial, portador de diploma de curso superior.

    § 5o  Durante o curso do processo judicial, é permitido às partes, quanto à perícia: 

    II – indicar assistentes técnicos que poderão apresentar pareceres em prazo a ser fixado pelo juiz ou ser inquiridos em audiência.

      

  • 1. Adstrito

    Sinônimos: limitado preso adjudicado adstrito dependente anexo ligado pendente subalternosubmetido subordinado súdito sujeito aderente apenso aposto atado chegado chumbado encanadoengatado enleado inerente soldado travado unido acorrentado afeto agachado subjugado cativoconstrangido domado indivíduo meço pessoa quidam tipo zinho adjeto adjunto atracado coalescenteconfederado consubstanciado enlaçado junto pegado unificado restrito coarto coarctado coartado coarctocircunscrito restringido



  • (A) incorreta, após a formulação de quesitos deve ser até ao ato da diligência (art. 176 do CPP – a autoridade e as partes poderão formular quesitos até o ato da diligência).

              (B) incorreta. “Serão facultadas ao Ministério Público, ao assistente de acusação, ao OFENDIDO, ao QUERELANTE e ao ACUSADO a formulação de quesitos e indicação de assistente técnico” (art. 159, § 3º do CPP).

              (C) incorreta. “O juiz não ficará adstrito ao laudo, PODENDO ACEITÁ-LO OU REJEITÁ-LO, no todo ou em parte” (art. 182 do CPP). ALERTA DE ARTIGO IMPORTANTE! Veremos mais adiante!

              (D) incorreta, pois o MP não necessita obrigatoriamente formular quesitos!

              Sobrou a letra E como opção correta! É permitida às partes a indicação de assistentes técnicos (art. 159, § 5º, inciso II do CPP).

    Gabarito: E

  • A presente questão visa verificar o conhecimento do candidato no que tange a matéria de provas, prevista no Título VII do Código de Processo Penal.


    A prova visa a retratar fatos e a dinâmica destes, ocorridos no passado, é uma reconstrução histórica que servirá para o convencimento do magistrado.


    Os exames periciais são aqueles realizados por pessoa que tenha conhecimento técnico e científico sobre determinada área. Assim, quando o juiz para decidir depender de conhecimento técnico em determinada área, será realizado o exame pericial, quando o perito for oficial será necessário apenas um, mas na falta de perito oficial o exame será realizado por duas pessoas idôneas, portadoras de diploma de curso superior.


    O Ministério Público, o assistente de acusação, o ofendido, o querelante e o acusado, poderão indicar assistente técnico, que é o perito de confiança das partes e do qual não se exige que atue com imparcialidade, os quais atuarão após a conclusão dos exames e elaboração do laudo pelos peritos oficiais.


    O exame de corpo de delito pode ser DIRETO, quando realizado sobre o próprio corpo de delito (vestígios deixados pelo crime) ou INDIRETO, quando é realizado através de outros dados e vestígios que não o corpo de delito, como o realizado através da ficha médica de atendimento do paciente, pode ser realizado a qualquer dia e a qualquer hora e no caso de haverem desaparecidos os vestígios a prova testemunhal poderá suprir a falta.


    A) INCORRETA: Tanto a autoridade quanto as partes poderão formular quesitos até o ato da diligência, artigo 176 do Código de Processo Penal.


    B) INCORRETA: O Ministério Público, o assistente de acusação, o ofendido, o querelante e o acusado poderão formular quesitos, conforme previsão do artigo 159, §3º, do Código de Processo Penal.


    C) INCORRETA: o artigo 182 do Código de Processo Penal é expresso no sentido de que o Juiz não fica adstrito ao laudo pericial, podendo aceitar ou rejeitar o laudo, no todo ou em parte.


    D) INCORRETA: A formulação de quesitos e indicação de assistente técnico é uma faculdade do Ministério Público, 159, §3º, do Código de Processo Penal.


    E) CORRETA: O Ministério Público, o assistente de acusação, o ofendido, o querelante e o acusado poderão formular quesitos e indicar assistente técnico, artigo 159, §3º, do Código de Processo Penal:


    “Art. 159.  O exame de corpo de delito e outras perícias serão realizados por perito oficial, portador de diploma de curso superior.         

    (...)

    § 3o  Serão facultadas ao Ministério Público, ao assistente de acusação, ao ofendido, ao querelante e ao acusado a formulação de quesitos e indicação de assistente técnico."




    Resposta: E




    DICA: É preciso ter conhecimento da teoria, mas é fundamental ler a lei e TREINAR, por isso, depois de cada exercício vá ao Código e leia onde está prevista a matéria tratada na questão e principalmente os artigos destacados pelo professor.

ID
1423810
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal

            Foi realizada uma perícia a fim de apurar crime de lesão corporal, contudo referido exame foi incompleto.

Considerando esse caso hipotético, acerca do exame pericial em caso de lesões corporais, segundo o CPP, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A

    Art. 168, CPP. Em caso de lesões corporais, se o primeiro exame pericial tiver sido incompleto, proceder-se-á a exame complementar por determinação da autoridade policial ou judiciária, de ofício, ou a requerimento do Ministério Público, do ofendido ou do acusado, ou de seu defensor.

  • A letra A dá a impressão de que está incompleta.

  • Fernando, a questão pergunta "segundo o CPP". Não menciona "como expressamente esta contido no CPP". Pode estar incompleta, mas é considerada certa, como a explicação do nosso amigo.

  • Ainda que a questão "estivesse incompleta", por exclusão conseguiríamos responder a alternativa correta, e com fulcro em um único dispositivo legal, qual seja, o art. 168 do CPP, conforme delineado pelo colega abaixo. Senão vejamos:

    Alternativa correta: A

    a) Se o primeiro exame pericial for incompleto, proceder-se-á a exame complementar por determinação da autoridade policial ou judiciária, de ofício.

    Art. 168. Em caso de lesões corporais, se o primeiro exame pericial tiver sido incompleto, proceder-se-á a novo exame complementar (...)


    b) O CPP veda a realização de exame complementar em crimes como a lesão corporal. Idem.


    c) O Ministério Público não tem legitimidade para requerer a realização de exame complementar.

    Art. 168 . (...) proceder-se-á a exame complementar por determinação da autoridade policial ou judiciária, de ofício, ou a requerimento do Ministério Público, do ofendido ou do acusado, ou de seu defensor. 


    A segunda parte deste artigo também demonstra que as assertivas D e E estão incorretas.

  • A solução da questão exige o conhecimento acerca das perícias em geral, previstas no título VII do Código de Processo Penal. Quando se trata de exame pericial, será ele realizado por perito oficial, portador de diploma superior. Analisemos as alternativas:
    a) CORRETA. Em caso de lesões corporais, se o primeiro exame pericial tiver sido incompleto, proceder-se-á a exame complementar por determinação da autoridade policial ou judiciária, de ofício, ou a requerimento do Ministério Público, do ofendido ou do acusado, ou de seu defensor, de acordo com o art. 168 do CPP.

    ATENÇÃO: IMPORTANTE RESSALTAR, ENTRETANTO, QUE EM DECISÃO LIMINAR DA ADI 6.298, 6.299 E 6.300, O MINISTRO LUIZ FUX SUSPENDEU A EFICÁCIA DO ART. 3º-A, 3º-B, 3º-C, 3º-D, 3º-E, 3º-F DO CPP EM 22/01/2020. ENTRETANTO, SUA VIGÊNCIA PODERÁ SER REESTABELECIDA A QUALQUER MOMENTO, POR ISSO, IMPERIOSA AS CONSIDERAÇÕES.
    Ressalte-se também que a questão pediu de acordo com o CPP, o que também a tornaria correta.

    b) ERRADA. O CPP não veda exame complementar em lesões corporais, ele traz essa disposição conforme vimos na alternativa anterior, consoante o art. 168 do CPP.  Tal situação se justifica porque, a título de exemplo, em lesões corporais que incapacitasse a vítima para suas ocupações habituais por mais de 30 dias, só pode se comprovar que ficou incapacitada por esse período de tempo se realizar-se um segundo exame. Além disso, se os vestígios tiverem desaparecido e não seja mais possível realizar exame complementar, a prova testemunhal poderá lhe suprir a falta.
    c) ERRADA. O MP pode requerer a realização de exame complementar, consoante a explicação da alternativa “a".
    d) ERRADA. O acusado pode requerer a realização de exame complementar, consoante a explicação da alternativa “a".

    e) ERRADA. Conforme a explicação da alternativa “a".



    GABARITO DA PROFESSORA: LETRA A.

    Referências bibliográficas:
    Nucci, Guilherme de Souza. Curso de direito processual penal. 17. ed. – Rio de Janeiro: Forense, 2020.


ID
1423813
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Acerca do exame de corpo de delito e das perícias em geral, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B

    (A) ERRADA: Item errado, pois o CPP exige que a autópsia seja realizada, pelo menos, seis horas após o óbito, como regra. Vejamos o art. 162 do CPP:
    Art. 162. A autópsia será feita pelo menos seis horas depois do óbito, salvo se os peritos, pela evidência dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararão no auto.


    (B) CORRETA: Item correto, pois se trata da previsão contida no art. 162, § único do CPP:
    Art. 162. (…) Parágrafo único. Nos casos de morte violenta, bastará o simples exame externo do cadáver, quando não houver infração penal que apurar, ou quando as lesões externas permitirem precisar a causa da morte e não houver necessidade de exame interno para a verificação de alguma circunstância relevante.


    (C) ERRADA: Item errado, pois é plenamente possível a inquirição de testemunhas para este fim, nos termos do art. 166 do CPP:
    Art. 166. Havendo dúvida sobre a identidade do cadáver exumado, proceder-se-á ao reconhecimento pelo Instituto de Identificação e Estatística ou repartição congênere ou pela inquirição de testemunhas, lavrando-se auto de reconhecimento e de identidade, no qual se descreverá o cadáver, com todos os sinais e indicações.


    (D) ERRADA: Item errado, pois o § único do art. 169 do CPP permite que os peritos registrem as alterações do estado de coisas e levantem hipóteses das consequências decorrentes da alteração:
    Art. 169. Para o efeito de exame do local onde houver sido praticada a infração, a autoridade providenciará imediatamente para que não se altere o estado das coisas até a chegada dos peritos, que poderão instruir seus laudos com fotografias, desenhos ou esquemas elucidativos. (Vide Lei nº 5.970, de 1973)
    Parágrafo único. Os peritos registrarão, no laudo, as alterações do estado das coisas e discutirão, no relatório, as conseqüências dessas alterações na dinâmica dos fatos. (Incluído pela Lei nº 8.862, de 28.3.1994)


    (E) ERRADA: Item errado, pois a extensão do dano e seu valor também deverão ser apontados pelo Juiz no laudo:
    Art. 173. No caso de incêndio, os peritos verificarão a causa e o lugar em que houver começado, o perigo que dele tiver resultado para a vida ou para o patrimônio alheio, a extensão do dano e o seu valor e as demais circunstâncias que interessarem à elucidação do fato.

    Prof. Renan Araújo

  • (E) ERRADA: Item errado, pois a extensão do dano e seu valor também deverão ser apontados pelo PERITO no laudo:
    Art. 173. No caso de incêndio, os peritos verificarão a causa e o lugar em que houver começado, o perigo que dele tiver resultado para a vida ou para o patrimônio alheio, a extensão do dano e o seu valor e as demais circunstâncias que interessarem à elucidação do fato.

  • Justificativa da banca para anular a questão. Questão 24 – Anular Não há alternativa correta.

  • Não entendi o porquê da anulação, se a alternativa "B" está correta, conforme exposto pelo colega Fernando Cornélius.
    Para quem quiser conferir a anulação: http://download.universa.org.br/upload/104/2015031294645125.pdf


ID
1423816
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal

Quanto ao exame para o reconhecimento de escritos, por comparação de letra, segundo o CPP, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Art. 174. No exame para o reconhecimento de escritos, por comparação de letra, observar-se-á o seguinte:

      I - a pessoa a quem se atribua ou se possa atribuir o escrito será intimada para o ato, se for encontrada;

      II - para a comparação, poderão servir quaisquer documentos que a dita pessoa reconhecer ou já tiverem sido judicialmente reconhecidos como de seu punho, ou sobre cuja autenticidade não houver dúvida;

      III - a autoridade, quando necessário, requisitará, para o exame, os documentos que existirem em arquivos ou estabelecimentos públicos, ou nestes realizará a diligência, se daí não puderem ser retirados;

      IV - quando não houver escritos para a comparação ou forem insuficientes os exibidos, a autoridade mandará que a pessoa escreva o que Ihe for ditado. Se estiver ausente a pessoa, mas em lugar certo, esta última diligência poderá ser feita por precatória, em que se consignarão as palavras que a pessoa será intimada a escrever.

  • Apesar de está de acordo com o CPP, como queria a questão, é importante lembrar que  pelo princípio da não auto-incriminação a parte não pode ser obrigada a produzir prova contra si. Assim segue jurisprudência:

    EMENTA: HABEAS CORPUS. CRIME DE DESOBEDIÊNCIA. RECUSA A FORNECER PADRÕES GRÁFICOS DO PRÓPRIO PUNHO, PARA EXAMES PERICIAIS, VISANDO A INSTRUIR PROCEDIMENTO INVESTIGATÓRIO DO CRIME DE FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTO. NEMO TENETUR SE DETEGERE. Diante do princípio nemo tenetur se detegere, que informa o nosso direito de punir, é fora de dúvida que o dispositivo do inciso IV do art. 174 do Código de Processo Penal há de ser interpretado no sentido de não poder ser o indiciado compelido a fornecer padrões gráficos do próprio punho, para os exames periciais, cabendo apenas ser intimado para fazê-lo a seu alvedrio. É que a comparação gráfica configura ato de caráter essencialmente probatório, não se podendo, em face do privilégio de que desfruta o indiciado contra a auto-incriminação, obrigar o suposto autor do delito a fornecer prova capaz de levar à caracterização de sua culpa. Assim, pode a autoridade não só fazer requisição a arquivos ou estabelecimentos públicos, onde se encontrem documentos da pessoa a qual é atribuída a letra, ou proceder a exame no próprio lugar onde se encontrar o documento em questão, ou ainda, é certo, proceder à colheita de material, para o que intimará a pessoa, a quem se atribui ou pode ser atribuído o escrito, a escrever o que lhe for ditado, não lhe cabendo, entretanto, ordenar que o faça, sob pena de desobediência, como deixa transparecer, a um apressado exame, o CPP, no inciso IV do art. 174. Habeas corpus concedido. (HC 77.135, Relator (a):  Min. ILMAR GALVÃO, Primeira Turma, julgado em 08/09/1998, DJ 06-11-1998 PP-00003 EMENT VOL-01930-01 PP-00170).

    Leia mais: http://jus.com.br/artigos/20274/reflexos-e-consequencias-juridicas-do-principio-da-nao-auto-incriminacao#ixzz3SJgw9xCx

  • Apesar de estar de acordo com o CPP, tal norma é flagrantemente inconstitucional.

  • art 174; IV

  • As alternativas (A) E (E) estão corretas. Porém o que as torna parcialmente incorretas, é o "somente" .

  • Iria até o fim para anular essa questão!

  • Uma coisa é mandar, outra é aceitar. Questão correta letra "C".

  • Sabemos que ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo, pela constituição, mas o CPP é de antes da CF, então observem que o enunciado diz CONFORME O CPP, então ele cobra a literalidade da lei, que diz MANDARÁ:

    Art. 174. No exame para o reconhecimento de escritos, por comparação de letra, observar-se-á o seguinte:

    (...)

     IV - quando não houver escritos para a comparação ou forem insuficientes os exibidos, a autoridade mandará que a pessoa escreva o que Ihe for ditado. Se estiver ausente a pessoa, mas em lugar certo, esta última diligência poderá ser feita por precatória, em que se consignarão as palavras que a pessoa será intimada a escrever.

  • Até porquê este art vai de encontro o princípio de prestar provas contra si mesmo.O indiciado, réu, não estará obrigado a fazer o exame

  •   LETRA "B":

    É PÚBLICO, e não privado!


    b) A autoridade, quando necessário, requisitará, para o exame, os documentos que existirem em arquivos ou estabelecimentos privados. (ERRADO).


    Art. 174, CPP:

    III - a autoridade, quando necessário, requisitará, para o exame, os documentos que existirem em arquivos ou estabelecimentos públicos, ou nestes realizará a diligência, se daí não puderem ser retirados;

  • LETRA "C":


    A banca que formulou esse item tem considerável histórico de cobrar CÓPIA LITERAL das leis (exceto o último concurso de Agente de Atividades Penitenciárias - Sesipe/DF 2015). 

    Assim, acredito que o objetivo da banca era cobrar a decoreba pura desses artigos, sem se atentar para a jurisprudência em questão, principalmente tendo em vista que no comando da questão a banca mencionou "segundo o CPP".   


  • Letra (e)  

    Art. 174. No exame para o reconhecimento de escritos, por comparação de letra, observar-se-á o seguinte:

            II - para a comparação, poderão servir quaisquer documentos que a dita pessoa reconhecer ou já tiverem sido judicialmente reconhecidos como de seu punho, ou sobre cuja autenticidade não houver dúvida;


  • nunca vi um inocente fiar em silêncio em um interrogatório ou se negar a produzir prova para provar a sua inocência, mas, enifim, é o nosso sistema extremamente garantista e o resultado disso.... bom... essa cleptocracia em que vivemos

  •  

    A presente questão visa verificar o conhecimento do candidato no que tange a matéria de provas, prevista no Título VII do Código de Processo Penal.

     

    A prova visa a retratar fatos e a dinâmica destes, ocorridos no passado, é uma reconstrução histórica que servirá para o convencimento do magistrado.





    Com relação a apreciação das provas há o sistema da prova legal ou tarifada, em que há hierarquia entre as provas e a lei estipula o valor de cada prova e o sistema do livre convencimento motivado, vigente em nosso ordenamento jurídico, neste não há hierarquia entre as provas e a apreciação destas (provas) pelo juiz será livre, mas de forma motivada.





    A) INCORRETA: para a comparação também poderão servir quaisquer documentos que a pessoa reconhecer ou cuja autenticidade não houver dúvida, artigo 174, II, do Código de Processo Penal:

     

    “Art. 174.  No exame para o reconhecimento de escritos, por comparação de letra, observar-se-á o seguinte:

    (...)

    II - para a comparação, poderão servir quaisquer documentos que a dita pessoa reconhecer ou já tiverem sido judicialmente reconhecidos como de seu punho, ou sobre cuja autenticidade não houver dúvida;"




    B) INCORRETA: A requisição de documentos para o exame de reconhecimento de escritos, por comparação de letra, será em arquivos ou estabelecimentos PÚBLICOS, artigo 174, IV, do Código de Processo Penal:

     

    “Art. 174.  No exame para o reconhecimento de escritos, por comparação de letra, observar-se-á o seguinte:

    (...)

    III - a autoridade, quando necessário, requisitará, para o exame, os documentos que existirem em arquivos ou estabelecimentos públicos, ou nestes realizará a diligência, se daí não puderem ser retirados;"





    C) CORRETA: A presente afirmativa está correta e traz o previsto no artigo 174, IV, do Código de Processo Penal:

     

    “Art. 174.  No exame para o reconhecimento de escritos, por comparação de letra, observar-se-á o seguinte:

    (...)

    IV - quando não houver escritos para a comparação ou forem insuficientes os exibidos, a autoridade mandará que a pessoa escreva o que Ihe for ditado. Se estiver ausente a pessoa, mas em lugar certo, esta última diligência poderá ser feita por precatória, em que se consignarão as palavras que a pessoa será intimada a escrever."





    D) INCORRETA: A realização do exame de reconhecimento de escritos, por comparação de letra, poderá ser realizada mediante precatória em que serão consignadas as palavras que a pessoa será intimada a escrever, artigo 174, IV, do Código de Processo Penal.





    E) INCORRETA: para a comparação também poderão servir quaisquer documentos que a pessoa reconhecer OU já tiverem sido judicialmente reconhecidos como de punho da pessoa, 174, II, do Código de Processo Penal (descrito no comentário da alternativa “a").





    Resposta: C


     



    DICA: É preciso ter conhecimento da teoria, mas é fundamental ler a lei e TREINAR, por isso, depois de cada exercício vá ao Código e leia onde está prevista a matéria tratada na questão e principalmente os artigos destacados pelo Professor.


ID
1423819
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

As condições de trabalho estabelecidas na Norma n.º 17 – Ergonomia, do Ministério do Trabalho e Emprego, incluem o(a)

Alternativas
Comentários
  • A: organização do trabalho e o mobiliário. - NR-17
    B: mobiliário (NR-17) e os limites de tolerância dos riscos químicos, físicos e biológicos (NR - 09).
    C: mobiliário (NR-17)  e os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) (NR - 06).
    D: mobiliário (NR-17) e as atividades e operações insalubres (NR - 15).
    E: segurança no posto de trabalho com mobiliário, máquinas e equipamentos (NR - 17 e NR - 12).


  • "17.1.1. As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho, e à própria organização do trabalho."


ID
1423822
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

            Uma determinada Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) recebeu reclamação de trabalhador relatando que as portas de saída de emergência do estabelecimento ficavam fechadas para evitar a possibilidade de estranhos entrarem na empresa.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a correta decisão dos membros da referida CIPA.

Alternativas
Comentários
  • Queria saber porque letra D.

  • NR 5: 

    5.16 A CIPA terá por atribuição:

    m) requisitar ao empregador e analisar as informações sobre questões que tenham interferido na segurança e saúde dos trabalhadores;

  • Por que não B?

  • Questão passiva de anulação.

     

  • Questão correta, item D, questão foi no detalhe do detalhe!

     

    (Não joguem pedra, também marquei a B)

     

    Contudo, o elaborador se baseou no item 23.4 da NR 23, vejam o texto: 23.4 Nenhuma saída de emergência deverá ser fechada à chave ou presa durante a jornada de trabalho.

     

    Ou seja, conforme já postado pelo colega, a CIPA agiu conforme sua atribuição item 5.16 (m) e de acordo com as normas regulamentadoras, neste caso NR 23;

     

    Requerer ao empregador que mantenha as portas de saída de emergência destrancadas (item 5.16 - m), ao menos no horário de trabalho (item 23.4), em conformidade com as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego.

     

     

     

     


ID
1423825
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a maneira como são escolhidos o presidente e o vice-presidente da CIPA.

Alternativas
Comentários
  • Letra C: O empregador designará, entre seus representantes, o presidente da CIPA, e os representantes dos empregados escolherão, entre os titulares, o vice-presidente.

  •  DA ORGANIZA˙ˆO  5.6 A CIPA serÆ composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I desta NR, ressalvadas as alteraçıes disciplinadas em atos normativos para setores econômicos específicos.   5.6.1 Os representantes dos empregadores, titulares e suplentes, serªo por eles designados.  5.6.2 Os representantes dos empregados, titulares e suplentes, serªo eleitos em escrutínio secreto, do qual participem, independentemente de filiaçªo sindical, exclusivamente os empregados interessados.   5.6.3 O nœmero de membros titulares e suplentes da CIPA, considerando a ordem decrescente de votos recebidos, observarÆ o dimensionamento previsto no Quadro I desta NR, ressalvadas as alteraçıes disciplinadas em atos normativos de setores econômicos específicos. 



ID
1423828
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um trabalhador de laboratório de anatomia humana observou a presença de risco ocupacional de origem biológica e química no seu local de trabalho. De acordo com a Norma Regulamentadora n.º 6, que trata de EPI, para evitar dano à saúde do trabalhador, a empresa deverá

Alternativas
Comentários
  • 6.3 A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias: 

    a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho; 
    b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e, 
    c) para atender a situações de emergência.


ID
1423831
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta equipamento muito importante para realizar medidas de primeiros socorros na parada cardiorrespiratória, sendo legalmente obrigatório em determinados locais de grande movimentação de público.

Alternativas
Comentários
  • Letra E: desfibrilador externo automático

  • Mesmo? Não acredito! Não vi esse opção! rs


ID
1423834
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Norma Regulamentadora n.º 24 do Ministério do Trabalho e Emprego estabelece obrigatoriedade sobre as condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho. Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta a condição obrigatória que poderá ser dispensada por autoridade competente em matéria de segurança e medicina do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Ver ítem 24.2.15 NR-24.

  • NR 24

     Em casos especiais, poderá a autoridade local competente em matéria de segurança e medicina do trabalho, em decisão fundamentada submetida à homologação do MTb, dispensar a exigência de armários individuais para determinadas atividades. 


ID
1423837
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de equipamento conjugado de proteção individual.

Alternativas
Comentários
  • Letra C: Máscara de solda para proteção dos olhos e da face contra impactos de partículas volantes, radiação ultravioleta, radiação infravermelha e luminosidade intensa.

  • Amigão, isso já está escrito na questão! Qual a fonte? Onde você encontrou que é conjugado? Obrigado.

  • NR 6

    6.1.1 Entende-se como Equipamento Conjugado de Proteção Individual, todo aquele composto por vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.


  • NR 6


    ANEXO I LISTA DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (Alterado pela Portaria SIT n.º 194, de 07 de dezembro de 2010)


    B - EPI PARA PROTEÇÃO DOS OLHOS E FACE



    B.3 - Máscara de Solda:


    a) máscara de solda para proteção dos olhos e face contra impactos de partículas volantes, radiação ultra-violeta, radiação infra-vermelha e luminosidade intensa. 



    D - EPI PARA PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA



     D.1 - Respirador purificador de ar não motorizado: a) peça semifacial filtrante (PFF1) para proteção das vias respiratórias contra poeiras e névoas; 



    D.2 - Respirador purificador de ar motorizado:



     a) sem vedação facial tipo touca de proteção respiratória, capuz ou capacete para proteção das vias respiratórias contra poeiras, névoas, fumos e radionuclídeos e ou contra gases e vapores; 



    b) com vedação facial tipo peça semifacial ou facial inteira para proteção das vias respiratórias contra poeiras, névoas, fumos e radionuclídeos e ou contra gases e vapores. 

  • Sem noção essa questão

  • Gabarito letra C

     

    Questão fácil e também dedutiva, porém estamos falando de Concurso Público, vejamos:

     

    A máscara de solda, no anexo I é categorizado como EPI para proteção de olhos e face. Apesar de "parecer" óbvio, pela sua descrição, que é um ECPI, ela é classificada como EPI. Lembrando que as outras alterantivas se referem a EPI também listados no Anexo I, justificando-as como EPI.

     

    Talvez o Anexo deveria comentar quais Equipamentos são considerados EPC, como disse, parece óbvio, mas para concurso temos que seguir a letra lei....

     

    Logo, é uma questão passível de anulação, pois a Máscara de Solda é classificada como EPI. Questão mal elaborada!


ID
1423840
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

            Trabalhador, auxiliar de autópsia, que usava EPI inadequado, sofreu acidente cortante ao realizar autópsia.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a primeira providência a ser tomada pelo trabalhador.

Alternativas
Comentários
  • A primeira medida em acidentes de trabalho é sempre procurar o pronto atendimento médico, após isso deve ser realizada a abertura da CAT e os demais procedimentos.


ID
1423849
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Segundo Dangelo e Fattini em Anatomia Humana Básica, “a simples observação de um grupamento humano evidencia de imediato diferenças morfológicas entre os elementos que compõem o grupo”. Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta a denominação dessas diferenças.

Alternativas

ID
1423852
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considerando o biótipo dos indivíduos, os cadáveres magros, em geral compridos, ao contrário dos obesos e baixos, são designados

Alternativas

ID
1423855
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O osso humano que apresenta o maior comprimento chama-se

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra A

    Fêmur= osso longo
  • além de ser o maior, o fêmur também é o mais resistente


ID
1423858
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Acerca do esqueleto axial, do esqueleto apendicular e das relações entre eles, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1423861
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

            As descrições anatômicas exigem um referencial para as posições e partes corporais. Assim sendo, foram criados planos imaginários que atravessam o corpo na posição anatômica.

Assinale a alternativa que apresenta o plano vertical que atravessa o corpo longitudinalmente e de frente para trás, dividindo-o em dois lados de tamanhos diferentes.

Alternativas
Comentários
  • de frente para trás não seria coronal ou frontal?

  • também achei errado essa questão.

  • Achei que seria coronal!!!!
  • "atravessa o corpo longitudinalmente e de frente para trás"

    Ele quis dizer a linha que atravessa o corpo de frente para trás, como se você pegasse a faca e cortasse de frente para trás assim fica duas bandas direita e esquerda.

     

    "dividindo-o em dois lados de tamanhos diferentes."

    Assim não pode ser o plano mediano.

     

    Gabarito: A

     

    Imagem:

    http://4.bp.blogspot.com/_GeG8FQy3gYU/TFno56ZZ5OI/AAAAAAAAAQk/PAyMnKmqFj0/s1600/planos.jpg

  • O plano sagital é paralela a linha Mariana , ou seja , um lado será mais "espesso" que o outro, logo, tamanhos diferentes.

  • Achei essa pergunta mal elaborada. Porque Sagital e Medial para alguns anatomistas referem-se a mesma ideia ou seja divisão em metades direita e esquerda iguais.

  • Me parece o plano coronal, também.


ID
1423864
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

            As descrições anatômicas exigem um referencial para as posições e partes corporais. Assim sendo, foram criados planos imaginários que atravessam o corpo na posição anatômica.

Assinale a alternativa que apresenta o plano vertical que atravessa longitudinalmente o corpo, dividindo-o em duas metades, direita e esquerda.

Alternativas
Comentários
  •    Plano Sagital: são todos os planos verticais com orientação paralela à sutura sagital do crânio (ou da orelha). 
       O plano sagital mediano (ou plano mediano) divide o corpo em duas metades iguais, direita e esquerda.

    A questão é polemica...
  • Plano sagital ou mediano são as mesmas coisas.Isso confundem muito


  • MEDIANO: duas partes iguais... direita e esquerda

    SAGITAL: duas partes diferentes... do ombro (dir) ao braço de um lado e do outro o restante cabeça e o outro ombro (esqu) e braço.

  • sagital


ID
1423867
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

            As descrições anatômicas exigem um referencial para as posições e partes corporais. Assim sendo, foram criados planos imaginários que atravessam o corpo na posição anatômica.

Assinale a alternativa que apresenta o plano que divide o corpo em porção cranial e caudal.

Alternativas
Comentários
  • Plano coronal ou frontal: Plano vertical que passa através do corpo dividindo-o em partes anterior (frente) e posterior (de trás).

    Plano Medial ou Sagital: plano vertical que passa longitudinalmente através do corpo, dividindo-o em metades direita e esquerda.

    Plano horizontal ou tranversal: São planos que passam através do corpo em ângulos retos com os planos coronais e mediano. Divide o corpo em partes superior e inferior.


ID
1423870
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O órgão do tubo digestório que une a cavidade oral ao estômago é o(a)

Alternativas
Comentários
  • O esôfago realiza movimentos peristálticos que faz com que o bolo alimentar vá para o estômago.

  • GAB: E

  • Esofogo


ID
1423873
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Durante a serragem da caixa encefálica, nota-se que as lâminas interna e externa são estruturas ósseas compactas, separadas entre si por uma substância esponjosa chamada díploe. A substância esponjosa é constituída de

Alternativas
Comentários
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em histologia.

    A) ERRADO. Discordo do gabarito fornecido pela banca. A substância esponjosa da díploe é constituída de tecido ósseo esponjoso, que é um tecido especializado, constituído por partes com muitas cavidades intercomunicantes. Essa classificação em tecido ósseo esponjoso e compacto é macroscópica, e histologicamente, ambos têm a mesma composição. Esse tecido é constituído pela matriz (associação de substâncias orgânicas (fibras colágenas do tipo I (95%) e substância fundamental (5%) com sais inorgânicos), células (osteoblastos, osteoclastos, células ósseas progenitoras e osteócitos) e revestimento.
    A cartilagem (ou tecido cartilaginoso) é um tecido  diferente, e essa não é a constituição da substância esponjosa.

    B) ERRADO. As cavidades do osso esponjoso são ocupadas pela medula óssea vermelha, mas a constituição é de tecido ósseo.

    C) ERRADO. A substância esponjosa é constituída de tecido ósseo do tipo esponjoso, e não de medula óssea amarela.

    D) ERRADO. A substância esponjosa é constituída de tecido ósseo do tipo esponjoso, e não de tecido adiposo.

    E) ERRADO. A substância esponjosa é constituída de tecido ósseo do tipo esponjoso, e não de tecido fibroso.

    Gabarito da banca: Alternativa A.
    Gabarito do professor: Cabe anulação, pois não há alternativa correta.


ID
1423876
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A correta retirada do sistema nervoso central para análise macroscópica exige secção da tenda ou do tentório do cerebelo, a fim de não danificá-lo. Repousando sobre a tenda do cerebelo, encontram-se os lobos

Alternativas

ID
1423879
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina

Assinale a alternativa que apresenta as veias da raiz do pescoço (área de junção do pescoço com o tórax) que liberam grande quantidade de sangue após secção.

Alternativas

ID
1423882
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta os três compartimentos que dividem a cavidade torácica.

Alternativas
Comentários
  • O Esterno é um osso chato que prende as duas caixas e protege o coração. Por tal motivo, a letra E está errada.


ID
1423885
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Acerca dos pulmões e do aparelho circulatório, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O pulmão direito possui três lobos: superior, médio e inferior.

    O pulmão esquerdo possui apenas os lobos superior e inferior. 

  • A) Gabarito

    B) Os lobos possuem tamanhos iguais

    C) As artérias pulmonares levam sangue rico em CO2

    D) Anastomose é a ligação entre duas veias ou entre duas fibras musculares

    E) A criança tem coração menor que o adulto (maior em proporção).

  • Letra A correto


ID
1423888
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O diafragma separa a cavidade abdominal da cavidade torácica, possuindo aberturas que permitem a passagem de alguns órgãos. Com relação às aberturas do diafragma, é correto afirmar que o(a)

Alternativas
Comentários
  • A veia cava atravessa o centro tendíneo na junção folíolo anterior com o folíolo direito, onde se adere. Resposta: letra B.
     


ID
1423891
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Acerca das características anatômicas do fígado, é correto afirmar que o(a)

Alternativas

ID
1423894
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o nome correto da porção terminal do intestino delgado, onde ele se une com o intestino grosso, podendo ser amarrado durante a autópsia para impedir o extravasamento de fezes.

Alternativas

ID
1423897
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta os órgãos que devem ser extraídos do retroperitônio do cadáver durante a autópsia.

Alternativas

ID
1423900
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Conhecer a posição dos órgãos urinários e não os lesar durante a evisceração é necessário caso o médico deseje dissecá-los para estudo. O ureter desce dos rins até a bexiga urinária, localizada na pelve, em posição anterior e acompanhando o trajeto do(a)

Alternativas
Comentários
  • Psoas se liga ao iliaco na pelvis. Logo, o ureter desce dos rins até a bexiga urinária, localizada na pelve, em posição anterior e acompanhando o trajeto músculo psoas.

    Letra C


ID
1423903
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A pelve humana está limitada posteriormente por

Alternativas

ID
1423906
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina

Os órgãos humanos retirados durante a autópsia devem ser conservados, processo conhecido por fixação. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta a diluição adequada da formalina (formaldeído a 40%) utilizada como agente fixador universal.

Alternativas

ID
1423909
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Acerca da posse e do exercício, segundo o Estatuto do Servidor Público do estado de Goiás (Lei n.º 10.460/1988), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra c - Correta

    Lei 10.460/88

    Art. 29 - Exercício, como ato personalíssimo, é a efetiva entrada do funcionário em serviço público, caracterizada pela frequência e execução das atividades atribuídas ao cargo ou à função.

    força e fé!!

  • Comentando as outras assertivas:

    Assertiva A, errada: o conceito apresentado nela é o de Posse, conforme disciplinado no caput do artigo 24, da lei 10460/88. Lotação, conforme a referida legislação "é o número de funcionários de cada classe que deve ter exercício em cada repartição ou serviço" (art.29, §1°);

    Assertiva B, errada: o que é admitido por procuração é a posse, em caso de doença devidamente comprovada (artigo 27), agora em relação ao exercício, conforme a legislação "Art. 29 - Exercício, como ato personalíssimo, é a efetiva entrada do funcionário em serviço público, caracterizada pela frequência e execução das atividades atribuídas ao cargo ou à função". Pela expressão "ato personalíssimo", subentende-se que o exercício não pode ocorrer por meio de procuração, portanto;

    Assertiva D, errada, segue transcrição do artigo 32: "O exercício do cargo terá início dentro do prazo de 30 (trinta) dias, contados da:

    I - data da posse;

    II - publicação oficial do ato, nos demais casos;

    III - da cessação do impedimento, na hipótese do art. 27" (Art. 27 - Em casos de doença devidamente comprovada, admitir-se-á a posse por procuração);

    Assertiva E, errada: "artigo 32,§ 1º - A promoção e o acesso não interrompem o exercício, que é contado na nova classe a partir da data da publicação dos respectivos atos".



  • QUESTÃO COM MAIS DE UMA RESPOSTA.

    ART. 27 FALA: Em casos de doença devidamente comprovada, admitir-se-á posse por procurção.

  • Amigo, Rafael Rosa, a Letra B fala em EXERCÍCIO e não em POSSE, por isso está errada constando somente uma resposta (letra c).

    força guerreiro!!

  • # rumo a vitoria

  • A assertiva diz "civilmente responsabilizado" (que é a natureza da ação de improbidade) e não que a responsabilização pela improbidade será feita pelo TCU.

  • A assertiva diz "civilmente responsabilizado" (que é a natureza da ação de improbidade) e não que a responsabilização pela improbidade será feita pelo TCU.


ID
1423912
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Segundo o Estatuto do Servidor Público do estado de Goiás (Lei n.º 10.460/1988), depende de posse o(a)

Alternativas
Comentários
  • Letra "e" - correta

    Lei 10.460/88

    Art. 24 - Posse é a aceitação formal das atribuições, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo público, com o compromisso de bem servir.

    Parágrafo único - Independem de posse os casos de promoção, acesso, reintegração e readaptação.


    Força e Fé!!!

  • Embora a questão apresentada pela banca demonstre a questão certa com a LETRA C, essa questão não poderia ter sido aplicada, já que a readmissão é uma das modalidades de provimento de cargo do Estado de Goiás que não foi recepcionada pela Constituição Federal, já que a mesma em seu Artigo 37 não admite posse em cargo público a não ser via concurso, assim sendo em minha humilde opinião essa questão deveria ser anulada pela Banca, pois a mesma vai em desacordo com a Carta Magna da União. Então duas são as modalidades existentes no Estatuto que não foram recepcionadas ACESSO E READMISSÃO.

  • Acredito que a questão não será anulada, porque embora a nossa CF não recepcione a "readmissão" como forma de provimento ao cargo público, a lei 10.460 no art 24 em seu parágrafo único cita os casos que independem de posse, e são exatamente as outras alterativas da questão, portanto de acordo com a lei (que é o enunciado da questão) nenhuma das outras alternativos poderia está correta.

    Lei 10.460/88

    Art. 24 - Posse é a aceitação formal das atribuições, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo público, com o compromisso de bem servir.

    Parágrafo único - Independem de posse os casos de promoção, acesso, reintegração e readaptação.


  • DIGA EM VOZ ALTA 5X UM DIA ANTES DA PROVA QUE FICARÁ GRAVADO:

     

    Independem de posse os casos de:

    1-ACESSO

    2- PROMOÇÃO

    3- REINTEGRAÇÃO

    4- READAPTAÇÃO

     

     

    Independem de posse os casos de:

    1-ACESSO

    2- PROMOÇÃO

    3- REINTEGRAÇÃO

    4- READAPTAÇÃO

     

    Independem de posse os casos de:

    1-ACESSO

    2- PROMOÇÃO

    3- REINTEGRAÇÃO

    4- READAPTAÇÃO

     

    Independem de posse os casos de:

    1-ACESSO

    2- PROMOÇÃO

    3- REINTEGRAÇÃO

    4- READAPTAÇÃO

     

    Independem de posse os casos de:

    1-ACESSO

    2- PROMOÇÃO

    3- REINTEGRAÇÃO

    4- READAPTAÇÃO

     

  • DESATUALIZADA!!

  • Desatualizada, conforme atual legislação.

    Art. 24 - Posse é a aceitação formal das atribuições, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo público, com o compromisso de bem servir.

    Parágrafo único. Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.
    - Redação dada pela Lei nº 20.023, de 02-04-2018, art. 1º.


ID
1423915
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Quanto ao regime de trabalho, segundo o Estatuto do Servidor Público do estado de Goiás (Lei n.º 10.460/1988), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra "d" - correta

    Lei 10.460/88

    Art. 56 - Ponto é o registro pelo qual se verificarão, diariamente, a entrada e a saída do funcionário em serviço. (explica o  erro da letra "a")

    § 5º - O funcionário poderá ter abonadas até o limite de 3 (três) faltas ao serviço em cada mês civil, desde que devidamente justificadas.


    Força e Fé!!

  • § 7º - As fraudes praticadas no registro de frequência, ou a prática de quaisquer outros atos para justificar ausências indevidas do local de trabalho, acarretarão ao seu autor, se por força das circunstâncias não houver cometimento de outra maior, a pena de:

    I - repreensão, na primeira ocorrência;

    II - suspensão por 60 (sessenta) dias, na segunda ocorrência;

    III - demissão, na terceira.

  • questão DESATUALIZADA.

     

    lei 10.460/88 do estado do Goiás.

    Art. 56 - Ponto é o registro pelo qual se verificarão, diariamente, a entrada e a saída do funcionário em serviço.

    § 5º Em cada mês civil poderão ser abonadas até 03 (três) faltas do servidor, desde que devidamente justificadas por atestado médico e não excedam a 18 (dezoito) em cada exercício. 
    - Redação dada pela Lei nº 18.861, de 10-06-2015.

  • Letra A está errada pois trás a palavra FREQUENCIA, O CORRETO SERIA (PONTO)

  • A - Art. 56 - Ponto é o registro pelo qual se verificarão, diariamente, a entrada e a saída do funcionário em serviço.

    B - § 7º - As fraudes praticadas no registro de frequência, ou a prática de quaisquer outros atos para justificar ausências indevidas do local de trabalho, acarretarão ao seu autor, se por força das circunstâncias não houver cometimento de outra maior, a pena de:

    I - repreensão, na primeira ocorrência;

    II - suspensão por 60 (sessenta) dias, na segunda ocorrência;

    III - demissão, na terceira.

    C - III - demissão, na terceira.

    D - § 5º Em cada mês civil poderão ser abonadas até 03 (três) faltas do servidor, desde que devidamente justificadas por atestado médico e não excedam a 18 (dezoito) em cada exercício.

    E - I - repreensão, na primeira ocorrência;

  • 318

    3 DIAS NO MES E MÁXIMO 18 DIAS DENTRO DO EXERCÍCIO.


ID
1423918
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base no Estatuto do Servidor Público do estado de Goiás (Lei n.º 10.460/1988), poderá concorrer à promoção o funcionário

Alternativas
Comentários
  • Letra "a" - correta

    Lei 10.460/88

    Art. 68 - Promoção é o provimento na referência inicial de cargo vago de classe imediatamente superior àquela que ocupa, dentro da mesma série de classes e da mesma categoria funcional a que pertença, de funcionário efetivo ou estável, que esteja ocupando a última referência horizontal de sua classe.


    Força e Fé.


  • SEÇÃO XI
    Da Promoção

    Art. 68 - Promoção é o provimento na referência inicial de cargo vago de classe imediatamente superior àquela que ocupa, dentro da mesma série de classes e da mesma categoria funcional a que pertença, de funcionário efetivo ou estável, que esteja ocupando a última referência horizontal de sua 

  • PROMOÇÃO É MUDANÇA DE SÉRIE DE CLASSE . OU SEJA DE UMA CLASSE PARA OUTRA .

    JA A PROGRESSÃO HORIZONTAL É A PASSAGEM DE UM PARA O OUTRO DENTRO DA MESMA CLASSE.


ID
1423921
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Acerca da vacância e da exoneração, segundo o Estatuto do Servidor Público do estado de Goiás (Lei n.º 10.460/1988), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra "e" - correta

    Lei 10.460/88

    Art. 136 - Exoneração é o desfazimento da relação jurídica que une o funcionário ao Estado ou a suas entidades autárquicas, operando os seus efeitos a partir da publicação do respectivo ato no órgão de imprensa oficial, salvo disposição expressa quanto à sua eficácia no passado. (Explica o erro da letra "a")

    § 1º - Dar-se-á a exoneração:

    I - a pedido;

    II - de ofício, nos seguintes casos:

    a) a critério da autoridade competente para o respectivo provimento, quando se tratar de cargo em comissão;

    b) quando o funcionário não tomar posse ou deixar de entrar em exercício nos prazos legais;

    c) quando não satisfeitos os requisitos do estágio probatório e não couber a recondução;

    d) quando o funcionário for investido em cargo, emprego ou função pública incompatível com o de que é ocupante;

    e) na hipótese de abandono de cargo, quando extinta a punibilidade por prescrição.


    Força e Fé!!

  • Lei 10.460/88

    Art. 136 - 

    e) na hipótese de abandono de cargo, quando extinta a punibilidade por prescrição.

    Não tem para onde correr, ler o texto de lei.

     

  • Nobre G.S.C. F., a alternativa "A" traz o conceito de EXONERAÇÃO .  e não o de Vacância.

    Art. 135 - Vacância é a abertura de claro no quadro de pessoal do serviço público, permitindo o preenchimento do cargo vago

    Questão maliciosa.

  • Questão estranha, pois o comando pedia da vacância e exoneração.

  • Alternativa A – art. 136, lei nº 10.460/88.

    Alternativa B – art. 136, § 3º, lei nº 10.460/88.

    Alternativa C – art. 136, § 1º, II, “c”, lei nº 10.460/88.

    Alternativa D - art. 136, § 3º, lei nº 10.460/88.

    Alternativa E – CORRETA, art. 136, § 1º, II, “e”, art. 136, § 3º, lei nº 10.460/88.