SóProvas



Prova IF-RJ - 2010 - IF-RJ - Engenheiro de Segurança do Trabalho


ID
1686571
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com base nos principais conceitos da Norma Brasileira NBR 10.004/04 (Classificação de Resíduos Sólidos), assinale a sentença que deve ser considerada uma informação, integralmente correta, sobre resíduos sólidos.

Alternativas
Comentários
  • Essa deve ser aquela questão que elimina vários candidatos de uma prova onde a temática ambiental não é principal.

    ---

    a) ERRADA - não existe classe III na referida norma.

    B) ERRADA - não existe classe III na referida norma.

    C) ERRADA - os resíduos não são considerados perigosos somente a partir de um teste de lixiviação solubilidade e inflamabilidade. Pode estar contido em tabelas objetivas, como expresso na norma.

    D) ERRADA - aqui está a pegadinha da banca, para ser considerado perigoso, o resíduos não precisa atender as cinco características avaliadas, mas sim, apenas uma das cinco características (item 4.2.1 da ABNT 10004/2004). Além disso, os anexos que se refere a questão, são os anexos A e B da norma (tb do item 4.2.1 da ABNT 10004/2004), de fontes não especificas e específicas, respectivamente. Estes resíduos, se constantes na lista ativa, são considerados perigosos. O gerador pode ainda provar por laudo que o seu resíduos constante na tabela não apresenta nenhuma das características de periculosidade especificadas na norma.

    E) CORRETA - inflamabilidade, item 4.2.1.1 da norma. Resposta curta e correta, digamos, a mais "conservadora".

    ---

    Correta letra E.

    .


ID
1686574
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Analise estas afirmações sobre alguns dos principais regulamentos que compõem a Legislação Ambiental Brasileira.

I. Os corpos hídricos brasileiros são regidos por uma Lei Federal, que estabelece a Política Nacional de Recursos Hídricos. Além disso, essa lei institui os comitês de bacia hidrográfica e, como instrumentos, a outorga dos direitos de uso e a cobrança pela água.

II. ALei de Crimes Ambientais não é mais válida. Essa lei foi revogada. Os ambientalistas entendem que isso foi uma grande perda para a área e que, certamente, foi resultado de uma grande pressão dos grupos econômicos.

III. O Art. 225 da Constituição Federal Brasileira vigente estabelece que todas as indústrias devem manter disponíveis às autoridades ambientais inventários de suas emissões atmosféricas, como forma de respeitar o tratado internacional conhecido como Protocolo de Quioto.

Após a análise e considerando as afirmações verdadeiras, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Cobrança pela água?

  • sim,Alex. vide art. 19 da lei 9.433/97. (I)

    O artigo 225 da CRFB prevê o direito ao ambiente ecologicamente equilibrado, mas não comando expresso acerca emissões industriais. (III)

  • Lei Federal n. 9.433 - PNRH: ART. 5° São instrumentos da Politica Nacional de Recursos Hídricos: 

    (...)

    III - a outorga dos direitos de uso de recursos hídricos;

    IV - a cobrança pelo uso de recursos hídricos;  (PRINCÍPIO DO USUÁRIO - PAGADOR) 

     

    O CONSELHO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS, no uso das competências que lhe são conferidas pelo art. 13 da Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997, pelo art. 1º do Decreto nº 2.612, de 3 de junho de 1998, e conforme o disposto em seu Regimento Interno, e:

    Considerando a necessidade da atuação integrada dos órgãos componentes do
    SNGRH na execução da Política Nacional de Recursos Hídricos, em conformidade com as respectivas competências, resolve:

    Art. 1º A outorga de direito de uso de recursos hídricos é o ato administrativo mediante o qual a autoridade outorgante faculta ao outorgado previamente ou mediante o direito de uso de recurso hídrico, por prazo determinado, nos termos e nas condições expressas no respectivo ato, consideradas as legislações específicas vigentes.

    § 1º A outorga não implica alienação total ou parcial das águas, que são inalienáveis, mas o simples direito de uso. § 2º. A outorga confere o direito de uso de recursos hídricos condicionado à disponibilidade hídrica e ao regime de racionamento, sujeitando o outorgado à suspensão da outorga.

    § 3º O outorgado é obrigado a respeitar direitos de terceiros.

    § 4º A análise dos pleitos de outorga deverá considerar a interdependência das águas superficiais e subterrâneas e as interações observadas no ciclo hidrológico visando a gestão integrada dos recursos hídricos.

  • Acho que deveria ser cobrança pelo uso da água.

  • GABARITO: A

    Sabendo que o item II está errado, já que a Lei de Crimes Ambientais continua válida (LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998), só restava a opção I como correta.


ID
1686577
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Avalie cada afirmação sobre a Lei Federal Nº 6.938/81, que dispõe sobre a Política Nacional de Meio Ambiente, considerando-a como verdadeira (V) ou falsa (F).

( ) O Sistema Nacional de Meio Ambiente conta, entre outros, com dois dos principais órgãos públicos da área ambiental brasileira: o CONAMA e o IBAMA.

( ) O IBAMA é o órgão executivo do SISNAMA, que tem como função executar e fazer executar a política e as diretrizes ambientais fixadas para o Meio Ambiente, inclusive aquelas expedidas pelo CONAMA.

( ) O SISNAMA é o órgão deliberativo, onde são elaboradas Resoluções de validade nacional.

( ) A Política Nacional de Meio Ambiente tem por princípio que a Educação Ambiental seja difundida em todos os níveis de ensino, inclusive na educação da comunidade.

Logo, a ordenação correta de acordo com a Lei Federal Nº 6.938/81, está contida nesta alternativa. 


Alternativas
Comentários
  • SISNAMA

    A lei 6.938, regulamentada pelo decreto 99.274, de 6 de junho de 1990, institui também o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), constituído por órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos municípios e pelas fundações instituídas pelo poder público, responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental, conforme a seguinte estrutura:

    ÓRGÃO SUPERIOR: Conselho De governo; com a função de assessorar o Presidente da República na formulação da política nacional e nas diretrizes governamentais para o meio ambiente e os recursos ambientais

    ORGÃO CONSULTIVO e DELIBERATIVO: Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA); com a finalidade de assessorar, estudar e propor ao Conselho de Governo, diretrizes de políticas governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais e deliberar, no âmbito de sua competência, sobre normas e padrões compatíveis com o meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial à sadia qualidade de vida

    ÓRGÃO CENTRAL: Secretaria do Meio ambiente da PR/Ministério do Meio Ambientel (MMA);  com a finalidade de planejar, coordenar, supervisionar e controlar, como órgão federal, a política nacional e as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente;

    ÓRGÃO EXECUTOR: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Instituto Chico Mendes, com a finalidade de executar e fazer executar a política e as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente, de acordo com as respectivas competências;

    ÓRGÃOS SECCIONAIS: órgãos ou entidades estaduais responsáveis pela execução de programas, projetos e pelo controle e fiscalização de atividades capazes de provocar a degradação ambiental;

    ÓRGÃOS LOCAIS: órgãos ou entidades municipais, responsáveis pelo controle e pela fiscalização dessas atividades, nas suas respectivas jurisdições;

  • Gabarito: letra d.

    Todas estão certas, menos a alternativa que diz "O SISNAMA é o órgão deliberativo, onde são elaboradas Resoluções de validade nacional.", já que o SISNAMA não é um órgão.
     

  • Orgão executivo do SISNAMA? Estranho, coloquei errada por entender que usaram o termo incorretamente ao invés do termo "executor"


ID
1686580
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Norma Regulamentadora Nº 23 do MTE, que trata da proteção contra incêndios, define condições estruturais básicas dos locais de trabalho.

Esta NÃO é uma exigência da NR23.

Alternativas

ID
1686583
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Arelação correta entre a classe de fogo, as suas características e o seu agente extintor adequado é

Alternativas
Comentários
  • Gab: D

    Obs:no comentário abaixo utilizei o texto da NR 23 antiga, mas que para esse caso ainda se aplica perfeitamente.

     

    23.13 Tipos de extintores portáteis.


    23.13.1 O extintor tipo "Espuma" será usado nos fogos de Classe A e B.


    23.13.2 O extintor tipo "Dióxido de Carbono" será usado, preferencialmente, nos fogos das Classes B e C, embora possa ser usado também nos fogos de Classe A em seu início.


    23.13.3 O extintor tipo "Químico Seco" usar-se-á nos fogos das Classes B e C. As unidades de tipo maior de 60 a 150 kg deverão ser montadas sobre rodas. 

     

    Nos incêndios Classe D, será usado o extintor tipo "Químico Seco", porém o pó químico será especial para cada material.


    23.13.4 O extintor tipo "Água Pressurizada", ou "Água-Gás", deve ser usado em fogos Classe A, com capacidade variável entre 10 (dez) e 18 (dezoito) litros.

     

  • 23.9 Classes de fogo.


    23.9.1 Será adotada, para efeito de facilidade na aplicação das presentes disposições, a seguinte classificação de fogo:


    Classe A - são materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, madeira, papel, fibra, etc.;


    Classe B - são considerados inflamáveis os produtos que queimem somente em sua superfície, não deixando resíduos, como óleo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc.;


    Classe C - quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc.

     

    23.9.2 Classe D - elementos pirofóricos como magnésio, zircônio, titânio.


ID
1686586
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Treinamento é CIPA

  • É necessário orientar-se pela tabela de dimensionamento disposta na NR-4. Quantitativo de trabalhadores e o CNAE da empresa influenciarão diretamente no dimensionamento das equipes, bem como na carga horária de seus médicos e engenheiros.

  • Gab: E

     

    Como o SESMT é dimensionado pelo grau de risco e numero de empregados, conforme estabelece o quadro da NR 4, pode siim uma empresa regular não possuir nenhum dos profissionais previstos na NR 4.

    Exemplo: uma farmácia com 10 empregados ou uma construtora com 15 empregados não necessita de SESMT , pois segundo a NR 4, podemos notar a exigência do SESMT a partir de 50 empregados para empresa de grau de risco IV.


ID
1686589
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (NR05), assinale a afirmação FALSA.

Alternativas
Comentários
  • a) Correta

    b) Correta

    c) Incorreta - Segundo a NR 5:

    "DA ORGANIZAÇÃO
    5.6 A CIPA será composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o
    dimensionamento previsto no Quadro I desta NR, ressalvadas as alterações disciplinadas em atos normativos
    para setores econômicos específicos.
    5.6.1 Os representantes dos empregadores, titulares e suplentes, serão por eles designados.
    5.6.2 Os representantes dos empregados, titulares e suplentes, serão eleitos em escrutínio secreto, do qual
    participem, independentemente de filiação sindical, exclusivamente os empregados interessados."

    d) Correta

    e) Correta

     


ID
1686592
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A regulamentação de Transporte de Produtos Perigosos no Brasil impõe padronizações relacionadas, inclusive, à sinalização dos veículos de transporte – com o objetivo de facilitar a identificação dos produtos transportados e seus respectivos riscos.

Com base nos dispositivos legais que disciplinam esse assunto, avalie estas afirmações. 

I. Os veículos devem portar o Rótulo de Risco, que contém o Risco Principal e o Secundário do produto transportado, bem como o seu número ONU.

II. O Painel de Segurança é um retângulo laranja que, em determinados casos, pode ser colocado no veículo sem qualquer numeração.

III. O número ONU do produto é um milhar, composto pela associação do número correspondente ao seu risco principal e seus riscos secundários.

IV. Quando um produto tem potencial de reagir violentamente com a água, o número ONU deve ser precedido por um X.

Logo, a alternativa plenamente correta é a seguinte: 


Alternativas
Comentários
  • Acho que está questão está errada, pois a resposta deve ser qual alternativa está errada.

  • I. Os veículos devem portar o Rótulo de Risco , que contém o Risco Principal e o Secundário do produto transportado, bem como o seu número ONU. - ERRADA (Painel de Segurança)

    II. O Painel de Segurança é um retângulo laranja que, em determinados casos, pode ser colocado no veículo sem qualquer numeração. CERTA (No caso de vários tipos de riscos)

    III. O número ONU do produto é um milhar, composto pela associação do número correspondente ao seu risco principal e seus riscos secundários. ERRADA (Isso acontece com número de risco do produto transportado)

    IV. Quando um produto tem potencial de reagir violentamente com a água, o número ONU deve ser precedido por um X. ERRADA (Isso acontece com número de risco do produto transportado)


ID
1686595
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Dentre estas alternativas, assinale a opção que apresenta um agente ambiental relacionado ao trabalho com atividades e operações insalubres (NR15) e outro, ao trabalho com atividades e operações perigosas (NR16), respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • a) Incorreta: Agentes biológicos - Está relacionado ao trabalho com atividades e operações insalubres (NR15)

    Radiação ionizante - Está relacionado ao trabalho com atividades e operações perigosas (NR16)

    b) Correta

    c) Incorreta: Transporte de produtos inflamáveis - Está relacionado ao trabalho com atividades e operações perigosas (NR16)

    Condições Hiperbáricas - Está relacionado ao trabalho com atividades e operações insalubres (NR15)

    d) Incorreta: Ruído de impacto - Está relacionado ao trabalho com atividades e operações insalubres (NR15)

    Umidade - Está relacionado ao trabalho com atividades e operações insalubres (NR15)

    e) Incorreta:Explosivos - Está relacionado ao trabalho com atividades e operações perigosas (NR16)

    Vibrações - Está relacionado ao trabalho com atividades e operações insalubres (NR15)


ID
1686598
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa que contém uma afirmação plenamente correta .

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: A

    CALOR E UMIDADE  ==> Agentes Físicos

    bactérias, bacilos, vírus, fungos e parasitas  ==> AGENTES BIOLÓGICOS

     

  • a Mara Camisassa, do estratégia, não considerada Umidade como agente físico! Mas ela não considera pq ela sente vontade não!

    Bancas de alto nível, como bancas de auditoria fiscal do trabalho como ESAF, não considera umidade como agente ambiental, muito menos físico... e o curso dela é muito focado pra AFT... mas dentre as alternativas da pra acertar... só ficar atento.

    Resumo para anotar: anexo 10 - Umidade - Não é agente ambiental - Qualitativo - 20% - Caracterização de insalubridade comprovada através de laudo de inspeção do local de trabalho


ID
1686601
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), assinale a alternativa FALSA.

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

     

    6.3 A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:

     

    a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;
    b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e,
    c) para atender a situações de emergência.


ID
1686604
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

As Normas Regulamentadoras Nos 7 e 9 do MTE prevêem o desenvolvimento de dois dos principais programas de segurança e saúde ocupacional a serem implantados nas organizações, o PCMSO (Programa de Controle Médico e de Saúde Ocupacional) e o PPRA(Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).

Sobre esses programas, analise cada afirmação apresentada, considerando-a como verdadeira (V) ou falsa (F)

( ) O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), previsto pela NR09, tem como foco levantar riscos do meio externo à empresa; entendendo que tais riscos têm relação direta com o que ocorre nos processos internos da organização.

( ) Ambos os Programas, PPRA e PCMSO, assim como a CIPA e o SESMT, dependem de dimensionamento e, para que seja definida a existência ou não de obrigação legal, deve ser avaliado o grau de risco da organização e o número de funcionários registrados com carteira assinada.

( ) O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização dos exames médicos Admissional, Periódico, de Retorno ao Trabalho, de Mudança de Função e Demissional.

Logo, a ordenação correta de acordo com essas normas, está contida na seguinte alternativa: 


Alternativas
Comentários
  • F

    F

    V

    Gab. B

  • O PPRA não precisa de dimensionamento. O PCMSO depende do número de funcionários para contratação de médico coordenador. Já a CIPA e o SESMT precisam de dimensionamento e dependem do grau de risco e do número de funcionários. Confere?


ID
1686607
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre os conceitos e requisitos estabelecidos no padrão OHSAS 18001/07 para Não Conformidade, Ação Corretiva e Ação Preventiva, é verdadeira a afirmação contida nesta alternativa.

Alternativas
Comentários
  • 4.5.3.2 Não conformidades, acções correctivas e acções preventivas

    A organização deve estabelecer, implementar e manter um ou mais procedimentos para tratar as não conformidades reais e potenciais e para implementar as ações corretivas e as ações preventivas. Este(s) procedimento(s) deve(m) definir requisitos para:

    a) a identificação e correção da(s) não conformidade(s) e a implementação de ações para minimizar as suas consequências para a SST;

    b) a investigação da(s) não conformidade(s), a determinação da(s) sua(s) causa(s) e a implementação das ações necessárias para evitar a sua recorrência;

    c) a avaliação da necessidade de ações para prevenir não conformidade(s) e a implementação das ações apropriadas, destinadas a evitar a sua ocorrência;

    d) o registo e comunicação dos resultados de ações corretivas e de ações preventivas implementadas; e

    e) a revisão da eficácia de ações corretivas e de ações preventivas implementadas.

    Quando as ações correctivas e preventivas identificam novos perigos ou alterações nos existentes ou a necessidade de novos/alteração de controles existentes, o procedimento deve exigir que as ações propostas devam ser tomadas através do processo de avaliação de riscos antes da sua implementação.

    Todas as ações, corretivas ou preventivas, destinadas a eliminar as causas de não conformidades reais e potenciais devem ser as apropriadas à dimensão dos problemas e proporcionais aos riscos para a SST encontrados.

    A organização deve assegurar que são efetuadas todas as alterações necessárias na documentação do sistema de gestão da segurança e saúde do trabalho, decorrentes das ações corretivas e preventivas.

  • A Ação Preventiva adequada é a investigação e eliminação da causa do desvio ocorrido para que ele não volte a ocorrer.

    se ja ocorreu, tem que fazer medidas corretivas para não ocorrer mais

    as medidas preventivas é para prevenir a ocorrência

    as medidas corretivas é para prevenir a repetição.


ID
1686610
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O item 3 da Especificação OHSAS 18001/07 apresenta o significado válido de diversos termos a serem utilizados para o estabelecimento de Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional. Dentre os mais importantes,figuram: Incidente, Perigo e Risco.

Analise estas informações. 

I. Incidente é o evento relacionado ao trabalho no qual uma lesão ou doença (independente da gravidade) ou fatalidade ocorreu ou poderia ter ocorrido.

II. Um acidente é um Incidente que resultou em doença, lesão ou fatalidade.

III. Perigo é a fonte, situação ou ato com potencial de causar danos humanos, enquanto que Risco é a combinação da probabilidade de ocorrência de um evento perigoso ou exposição (ões) com a gravidade da lesão ou doença que pode ser causada pelo evento ou exposição (ões).

Logo, a alternativa plenamente verdadeira é a seguinte: 


Alternativas
Comentários
  • 3.9 Incidente

    incidente acontecimento(s) relacionado(s) com o trabalho que, não obstante a severidade, origina(m) ou poderia(m) ter originado dano para a saúde (3.8).

    NOTA 1 Um acidente é um incidente que deu origem a lesões, ferimentos, danos para a saúde ou fatalidade.

    NOTA 2 Um incidente em que não ocorram lesões, ferimentos, danos para a saúde ou fatalidade (morte) também se pode designar como um "quase acidente" ou “ocorrência perigosa”. Termos em inglês: “near-miss”, “ “near-hit”, “close call” ou “dangerous ocorrence”.

    NOTA 3 Uma situação de emergência (veja-se 4.4.7) é um caso particular de incidente.

  • LETRA  E

    3.9 INCIDENTE (INCIDENT)
    Evento relacionado ao trabalho no qual ocorreu ou poderia ter ocorrido lesão ou doença (não importando a severidade) ou morte.
    Nota 01: Um acidente é um incidente que ocasionou lesão, doença ou morte.
    Nota 02: Um incidente onde não houve lesão, doença ou morte pode ser chamado de “quaseacidente”, “quase-perda”, “ocorrência perigosa” – do inglês “near-miss, near hit, close call ou dangerous occurrence”.
    Nota 03: Uma situação de emergência (ver requisito 4.4.7) é um tipo particular de incidente.

    3.6 PERIGO (HAZARD)
    Fonte, situação ou ato com um potencial para dano em termos de prejuízo humano ou doença, ou uma combinação destes.

    3.21 RISCO (RISK)
    Combinação entre a probabilidade de ocorrência de um evento ou exposição perigosa e a gravidade da lesão ou doença que pode ser causada pelo este evento ou exposição.

  • Incidente: Evento relacionado ao trabalho no qual poderia ter ocorrido lesão ou doença (quase acidente).

    Acidente: É um incidente que ocorreu lesão, doença ou morte.

  • se a II fala que acidente é um incidente, e que acidente é algo que ocorreu, logo ou as duas estariam certas ou erradas!

    OBS: a atualização da OHSAS 2007 PARA 1999, retirou no conceito de dano, a relação a propriedade, deixando apenas ao ser humano


ID
1686613
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Um trabalhador exerce a função de técnico em química na área operacional de uma empresa de transporte e armazenamento de grandes quantidades de líquidos inflamáveis. Ele realiza diversas análises no laboratório de controle de qualidade, manipulando, entre outros, produtos como etil-benzeno e tolueno, acima de seus limites de tolerância.

Se o salário base do trabalhador é R$ 2.000,00 e o salário mínimo da região é R$ 450,00, calcule a remuneração final desse trabalhador sabendo, ainda, que recentemente foi caracterizada a insalubridade dessa função por agentes biológicos, manipulados em algumas das análises. Considerar insalubridade máxima para os agentes químicos citados e insalubridade média para os agentes biológicos.

Então, a remuneração final desse trabalhador é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    CLT Art. 193 § 1º - O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa

    Súmula 191 TST: O adicional de periculosidade incide apenas sobre o salário básico e não sobre este acrescido de outros adicionais. Em relação aos eletricitários, o cálculo do adicional de periculosidade deverá ser efetuado sobre a totalidade das parcelas de natureza salarial.

    e ainda

    Súmula Vinculante 4: Salvo nos casos previstos na Constituição, o salário mínimo não pode ser usado como indexador de base de cálculo de vantagem de servidor público ou de empregado, nem ser substituído por decisão judicial

    portanto será de 2000 x 1,3 = 2.600

    bons estudos

  • Caso, por meio de perícia, se constate que a atividade exercida seja, concomitantemente, insalubre e perigosa, será facultado aos empregados que estão sujeitos à estas condições, optar pelo adicional que lhe for mais favorável, não podendo perceber, cumulativamente, ambos os adicionais. 

  • Considerar insalubridade máxima para os agentes químicos citados e insalubridade média para os agentes biológicos.

    Questão esquisita. Não existe insalubridade de 30%, e sim de 10%, 20%, 40% sobre o salário mínimo e Periculosidade de 30% sobre o salário base. Não são expressões sinônimas.

  • Em tese ele teria direito aos seguintes adiconais: - Insalubridade - Grau máximo - 40% sobre o salário mínimo: R$450,00 x 40% = R$180,00. - Periculosidade - 30% sobre o salário básico: R$2.000,00 X 30%= R$600,00. Considerando que ele não pode receber ambos os adicionais cumulativamente, deverá optar pelo mais favorável. Por isso a resposta é R$2.600,00.

ID
1686616
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

A Resolução CONAMA Nº 237/97 trata do Instrumento Público de Controle Ambiental, chamado de Licenciamento Ambiental e a Resolução CONAMA Nº 001/86 dispõe sobre os critérios básicos e diretrizes gerais para Avaliação de Impacto Ambiental.

Sobre esses importantes dispositivos legais, avalie estas afirmativas.

I. Os documentos conhecidos como EIA– Estudo de Impacto Ambiental / RIMA– Relatório de Impacto ao Meio Ambiente compõem o rol de requisitos mínimos de qualquer licenciamento ambiental e devem ser produzidos por uma equipe multidisciplinar.

II. O EIA é o documento apresentado ao órgão competente com o objetivo de obter o licenciamento e o RIMA é o Relatório conclusivo obtido pela empresa no momento em que a licença é concedida.

III. Para concessão de uma licença ambiental é possível a realização de audiências públicas, sendo facultada a participação de todos os interessados na questão.

Assinale a alternativa que contempla somente afirmações plenamente FALSAS

Alternativas
Comentários
  • I - Não são aplicáveis a qualquer licenciamento, apenas àqueles que modifiquem o meio ambiente. E mesmo assim existem atividades que afetam significativamente o meio ambiente mas que a legislação dispensa o EIA/ RIMA (mineiração, por exemplo, pode apresentar RCA). Além disso, a necessidade de elaboração por equipe multidisciplinar foi revogada em 1997. 

    II- O RIMA (Relatório de Impacto Ambiental) é o "resumão" do EIA e se destina ao público em geral.

    III - Item correto

     

  • Onde que nas referidas resoluções consta o item III?

  • Nunca li nada relacionado ao item III.

  • errei por acreditar que o item 3 era para uma audiência publica, que deveria ter uma convocação de 50 ou mais pessoas interessadas.

  • Item I - não considero correto, pois o EIA/RIMA não é necessário para todos licenciamentos, mas aqueles de maior potencial impacto ao meio ambiente (vide  Res CONAMA 001/86; Art. 2º);

    Item II -  Res CONAMA 001/86; Art. 9º

    "O relatório de impacto ambiental - RIMA refletirá as conclusões do estudo de impacto ambiental (...)"

    Item III - Res CONAMA 001/86; Art. 11, § 2º

    "Ao determinar a execução do estudo de impacto ambiental e apresentação do RIMA, o estadual competente ou o IBAMA ou, quando couber o Município, determinará o prazo para recebimento dos comentários a serem feitos pelos órgãos públicos e demais interessados e, sempre que julgar necessário, promoverá a realização de audiência pública para informação sobre o projeto e seus impactos ambientais e discussão do RIMA."

  • Esse item III pegou hein. A parte "Para concessão de uma licença ambiental é possível a realização de audiências públicas..." está ok.

    O restante "... sendo facultada a participação de todos os interessados na questão." é que abre espaço pra dúvidas.

    O regulamento que conheço sobre audiência pública para licenciamento ambiental é a Resolução CONAMA n°009/1987, e não consta nada sobre essa parte da afirmação. Alguém conhece outra resolução que trate do tema?

  • o RIMA e obtido pela empresa no momento em que a licença e concedida? Não deveria ser um documento entregue ao orgão ambiental sintetizando o EIA, antes da licença?o item II e bem questionável.


ID
1686619
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O Decreto Federal Nº 96.044/88, que dispõe sobre o Transporte de Produtos Perigosos no Brasil, estabelece a documentação mínima para circulação – em vias públicas – de veículos com essa finalidade.

Estão, entre os documentos obrigatórios previstos por esse decreto, o

Alternativas
Comentários
  • Art. 22. Sem prejuízo do disposto na legislação fiscal, de transporte, de trânsito e relativa ao produto transportado, os veículos que estejam transportando produto perigosos ou os equipamentos relacionados com essa finalidade, só poderão circular pelas vias públicas portando os seguintes documentos:


    I - Certificado de Capacitação para o Transporte de Produtos Perigosos a Granel do veículo e dos equipamentos, expedido pelo INMETRO ou entidade por ele credenciada;

    II - Documento Fiscal do produto transportado. contendo as seguintes informações: a) número e nome apropriado para embarque; b) classe e, quando for o caso, subclasse a qual o produto pertence c) declaração assinada pelo expedidor de que o produto está adequadamente acondicionado para suportar os riscos normais de carregamento, descarregamento e transporte, conforme a regulamentação em vigor;

    III - Ficha de Emergência e Envelope para o Transporte, emitidos pelo expedidor, de acordo com as NBR-7503, NBR-7504 e NBR-8285, preenchidos conforme Instruções fornecidas pelo fabricante ou Importador do produto transportado, contendo, a) orientação do fabricante do produto quanto ao que deve ser feito e como fazer em caso do emergência, acidente ou avaria: e b) telefone de emergência de corporação de bombeiros e dos órgãos de policiamento do trânsito, da defesa civil e do melo ambiente ao longo do itinerário. §1°. É admitido o Certificado internacional de Capacitação dos Equipamentos para o Transporte de Produtos Perigosos a Granel. §2°. 0 Certificado do Capacitação pare o Transporte do Produtos Perigosos a Granel perderá a validade quando o veículo ou o equipamento :

    a) Tiver suas características alteradas; b) não obtiver aprovação em vistoria ou Inspeção; c) não for submetido a vistoria ou inspeção nas épocas estipuladas; e d) acidentado, não for submetido a nova vistoria após sua recuperação. § 3°As vistorias e inspeções serão objeto de laudo técnico e registrados no Certificado de Capacitação previsto no Item I deste artigo. §4°·0 Certificado de Capacitação para o Transporte de Produtos Perigosos a Granel não exime o transportador da responsabilidade por danos causados pelo veículo, equipamento ou produto perigoso, assim como a declaração de que trata a alínea "C" do Item II deste artigo não Isenta o expedidor da responsabilidade pelos danos causados exclusivamente pelo produto perigoso, quando agirem com imprudência, imperícia ou negligência.

  • kkkkkkkkkkkk

  • kkkkkkk

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • deve ser por causa dessas coisas que o psicotécnico é o que mais reprova

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • deu ate tristeza


ID
1686622
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando as disposições da Norma Regulamentadora Nº17 do Ministério do Trabalho e Emprego (Ergonomia), marque a alternativa que contém uma afirmação FALSA.

Alternativas
Comentários
  • 17.3. Mobiliário dos postos de trabalho. 



    17.3.4. Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados sentados, a partir da análise ergonômica do trabalho, poderá ser exigido suporte para os pés, que se adapte ao comprimento da perna do trabalhador.


     17.3.5. Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados de pé, devem ser colocados assentos para descanso em locais em que possam ser utilizados por todos os trabalhadores durante as pausas.

  • 17.3.4. Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados sentados, a partir da análise ergonômica do trabalho, poderá ser exigido suporte para os pés, que se adapte ao comprimento da perna do trabalhador.

  • Bizu dos apoios p/ os pés:

    Regra Geral - A partir de AET

    Anexo I - Checkout - Obrigatório

    Anexo II - Telemarketing -  A partir de AET ou quando os pés do operador não alcançam o piso, mesmo após a regulagem do assento


ID
1686625
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na elaboração de um Laudo Técnico das Condições Ambientais, devem-se levar em consideração a legislação trabalhista e a previdenciária.

Dentre estes agentes ambientais, o único em que o critério avaliado, tanto do ponto de vista previdenciário como do trabalhista, se encontra harmonizado é 

Alternativas
Comentários
  • Alternativa Letra C - Ruído


ID
1686628
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Conforme o parágrafo 1º do Art. 202 do Decreto Nº 6.957, de 9 de setembro de 2009, o que consiste em um multiplicador variável num intervalo contínuo de cinco décimos (0,5000) a dois inteiros (2,0000), aplicado com quatro casas decimais e considerando-se o critério de arredondamento na quarta casa decimal, a ser aplicado à respectiva alíquota, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • O Fator Acidentário de Prevenção – FAP é um multiplicador, atualmente calculado por estabelecimento, que varia de 0,5000 a 2,0000, a ser aplicado sobre as alíquotas de 1%, 2% ou 3% da tarifação coletiva por subclasse econômica, incidentes sobre a folha de salários das empresas para custear aposentadorias especiais e benefícios decorrentes de acidentes de trabalho. O FAP varia anualmente. É calculado sempre sobre os dois últimos anos de todo o histórico de acidentalidade e de registros acidentários da Previdência Social.

    Pela metodologia do FAP, as empresas que registrarem maior número de acidentes ou doenças ocupacionais, pagam mais. Por outro lado, o Fator Acidentário de Prevenção – FAP aumenta a bonificação das empresas que registram acidentalidade menor. No caso de nenhum evento de acidente de trabalho, a empresa é bonificada com a redução de 50% da alíquota.



ID
1686631
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Observe estas afirmações.

I. Todos os gases, exceto o oxigênio, são asfixiantes.

II. Os gases inflamáveis em presença de oxigênio entram em combustão, independente da proporção de cada um.

III. Os gases corrosivos têm sua ação acelerada pela presença de umidade que age como solvente, proporcionando contato íntimo do gás com o objeto e age como ionizador do gás.

IV. Os gases asfixiantes simples agem interferindo no transporte de oxigênio pelo sangue, atuando sobre a hemoglobina.

Logo, a alternativa plenamente correta é a seguinte: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B:

    I - ou asfixiantes simples ou químicos

    II - depende da proporção de cada um, seria o seu ponto de ignição.

    III - certinho, para combater isso podemos usar o zinco que funciona como uma cobaia, ele puxa para ele. (tem uma explicação química do por que, mas eu esqueci)

    IV - esse é o conceito de gases químicos.


ID
1686634
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os produtos perigosos, comumente transportados via terrestre, devem ser classificados conforme o risco apresentado, tornando possível serem identificados. Para isso, as embalagens e os veículos devem ser sinalizados. Dentre as informações, devem constar o número da ONU, a classe e o número de risco.

Assinale a alternativa em que o significado do número de risco está correto.

Alternativas
Comentários
  • Classe 1 - Explosivos.

    Classe 2 - Gases inflamáveis...

    Classe 3 - Líquidos inflamáveis...

    Classe 4 - Sólidos inflamáveis.

    Classe 5 - Substâncias oxidantes.

    Classe 6 - Substâncias tóxicas e infecciosas.

    Classe 7 - Substâncias radioativas.

    Classe 8 - Corrosivos.

    Classe 9 - substâncias perigosas diversas.

  • Com base em ANTT: RELAÇÃO DE PRODUTOS PERIGOSOS E EXCEÇÕES PARA QUANTIDADES LIMITADAS

    2 Desprendimento de gás devido a pressão ou a reação química 3 Inflamabilidade de líquidos (vapores) e gases ou líquido sujeito a autoaquecimento 4 Inflamabilidade de sólidos ou sólido sujeito a auto-aquecimento 5 Efeito oxidante (intensifica o fogo) 6 Toxicidade ou risco de infecção 7 Radioatividade 8 Corrosividade 9 Risco de violenta reação espontânea x A substância reage perigosamente com água (utilizado como prefixo do código numérico) 

    A 239 – gás inflamável, tóxico

    ANTT: 239: gás; inflamável; risco de violenta reação espontânea: ERRADO

    B 362 – gás inflamável, oxidante

    ANTT 362: Inflamável; tóxico; gas: ERRADO

    C 423 – sólido inflamável ao sublimar

    ANTT: sólido inflamável; forma gás inflamável: ERRADO

    D 539 – peróxido orgânico, inflamável, tóxico

    ANTT: Oxidante; inflamável; risco de violenta reação espontânea: ERRADO

    E 723 – gás radioativo, inflamável

    ANTT: radioativo; gás; inflamável: CORRETO


ID
1686637
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo o Anexo Nº 11 da NR15 – Atividades e Operações Insalubres –, a definição para “VALOR TETO” é

Alternativas
Comentários
  • NR 15


    ANEXO 11


    4. Na coluna "VALOR TETO" estão assinalados os agentes químicos cujos limites de tolerância não podem ser ultrapassados em momento algum da jornada de trabalho


ID
1686640
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Analise a alternativa em que as propriedades físico-químicas apresentadas são compatíveis ao gás em questão.

Alternativas
Comentários
  • Monóxido de Carbono (CO) é um gás levemente inflamável, incolor, inodoro e muito perigoso devido à sua grande toxicidade.

  • oxigênio não é tóxico

    nitrogênio não é inflamável

    argônio é um gás nobre inerte que não oferece riscos

    acetileno é altamente reativo


ID
1686643
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para a concessão de aposentadoria especial por exposição a Ruído acima do Limite de Tolerância ao longo da atividade laboral, o empregador deverá fornecer, ao INSS e ao trabalhador, o seguinte documento:

Alternativas
Comentários
  • ´´Lei 8.213 do ART.58. § 1º´´  A comprovação da efetiva exposição do segurado aos agentes nocivos será feita mediante formulário, na forma estabelecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, emitido pela empresa ou seu preposto, com base em Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho - LTCAT, expedido por médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho nos termos da legislação trabalhista. 
    Letra (E).
  • O Perfil Profissiográfico Previdenciário-PPP constitui-se em um documento histórico-laboral do trabalhador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo o período em que este exerceu suas atividades na respectiva empresa.

    PPP tem por objetivo primordial fornecer informações para o trabalhador quanto às condições ambientais de trabalho, principalmente no requerimento de aposentadoria especial.

    O PPP tem como finalidade:

    -Comprovar as condições para habilitação de benefícios e serviços previdenciários, em particular, o benefício de aposentadoria especial;

    -Prover o trabalhador de meios de prova produzidos pelo empregador perante a Previdência Social, a outros órgãos públicos e aos sindicatos, de forma a garantir todo direito decorrente da relação de trabalho, seja ele individual, ou difuso e coletivo;

    -Prover a empresa de meios de prova produzidos em tempo real, de modo a organizar e a individualizar as informações contidas em seus diversos setores ao longo dos anos, possibilitando que a empresa evite ações judiciais indevidas relativas a seus trabalhadores;

    -Possibilitar aos administradores públicos e privados acesso a bases de informações fidedignas, como fonte primária de informação estatística, para desenvolvimento de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como definição de políticas em saúde coletiva.

     

    GABARITO: B

  • A resposta é a alternativa B

    Cuidado para não confundir PPP com LTCAT:

     

    Art. 58. A relação dos agentes nocivos químicos, físicos e biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física considerados para fins de concessão da aposentadoria especial de que trata o artigo anterior será definida pelo Poder Executivo.

     

    § 1º A comprovação da efetiva exposição do segurado aos agentes nocivos será feita mediante formulário (ESTE FORMULÁRIO É O PPP), na forma estabelecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, emitido pela empresa ou seu preposto, com base em laudo técnico de condições ambientais do trabalho expedido por médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho.

     

    As Leis 8.212 e 8.213/91 regulamentam os benefícios da Previdência Social.

     

    Na Subseção referente a Aposentadoria Especial, na Lei 8213, aparece pela 1ª . vez o termo ‘perfil profissiográfico’:

     

    Art. 58, § 4o .: A empresa deverá elaborar e manter atualizado perfil profissiográfico abrangendo as atividades desenvolvidas pelo trabalhador e fornecer a este, quando da rescisão do contrato de trabalho, cópia autêntica desse documento.

     

    Para regulamentar a Seção, O Art. 68 do Decreto 3048 /99 determina que:

     

    § 2º A comprovação da efetiva exposição do segurado aos agentes nocivos será feita mediante formulário denominado perfil profissiográfico previdenciário, na forma estabelecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social, emitido pela empresa ou seu preposto, com base em laudo técnico de condições ambientais do trabalho expedido por médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho. (Redação dada pelo Decreto nº 4.032, de 26/11/2001)


ID
1686646
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Conforme o item 31.5.1.2 da NR31, as ações de melhoria das condições e meio ambiente de trabalho devem abranger os aspectos relacionados aos seguintes riscos:

Alternativas
Comentários
  • letra: C

     

    31.5.1.2 As ações de melhoria das condições e meio ambiente de trabalho devem abranger os aspectos relacionados a: 

    a) riscos químicos, físicos, mecânicos e biológicos; 

  • 31.5.1.2 As ações de melhoria das condições e meio ambiente de trabalho devem abranger os aspectos relacionados

    a: a) riscos químicos, físicos, mecânicos e biológicos; b) investigação e análise dos acidentes e das situações de trabalho que os geraram; c) organização do trabalho


ID
1686649
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural – CIPATR, assinale a alternativa verdadeira.

Alternativas

ID
1686652
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação aos agrotóxicos, é verdadeiro afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A) 31.8.5 é vedado o trabalho em áreas recem tratadas, antes do termino do intervalo de reentrada estabelecidos nos rotulos dos produtos, salvo com o uso de EPI

    B) 31.8.14 Os proutos devem ser mantidos em suas embalegens originais, com seus rotulos e bulas.

    C) 20h

    D) correto

    E)31.8.8 b,....

     responsabilizar-se pela descontaminação do mesmo ao final de CADA jornada de trabalho e substituindo-os sempre que for necessário 

  • A questão exigiu conhecimento da Norma Regulamentadora nº 31, que versa sobre segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura.

    A- Incorreta.

    Em relação às vedações, a referida NR traz o seguinte:

    "31.7.3 São vedados:

    e) a entrada e a permanência de qualquer pessoa na área a ser tratada durante a pulverização aérea;

    f) a entrada e a permanência de qualquer pessoa na área a ser tratada durante a aplicação de agrotóxicos em cultivos protegidos, exceto o aplicador;"

    Ou seja, durante a aplicação, é vedado a entrada de trabalhadores, salvo o aplicador da substância.

    B- Incorreta

    De acordo com a NR-31:

    "3.7.13 Os agrotóxicos, aditivos, adjuvantes e produtos afins devem ser mantidos em suas embalagens originais, com seus rótulos e bulas"

    C- Incorreta

    De acordo com a NR-31:

    "31.5.25 O treinamento terá carga horária mínima de 20 (vinte) horas, distribuídas em, no máximo, 8 (oito) horas diárias.

    a capacitação proporcionada aos trabalhadores, em exposição direta, deve ter carga horária mínima de 10 horas, com programa estabelecido na NR31".

    D- Correto.

    Em relação às vedações, a referida NR traz o seguinte:

    "31.7.3 São vedados:

    a) a manipulação de quaisquer agrotóxicos, aditivos, adjuvantes e produtos afins que não estejam registrados e autorizados pelos órgãos governamentais competentes;

    b) a manipulação de quaisquer agrotóxicos, aditivos, adjuvantes e produtos afins por menores de 18 (dezoito) anos, por maiores de 60 (sessenta) anos e por mulheres gestantes e em período de lactação;"

    Portanto, trabalhador com idade superior a 60 anos e inferior a 1 anos não pode manipular agrotóxicos e produtos afins. 

    E- Incorreta

    31.7.6 O empregador rural ou equiparado deve adotar, no mínimo, as seguintes medidas:

    c) responsabilizar-se pela descontaminação das vestimentas de trabalho e equipamentos de proteção individual ao fim de cada jornada de trabalho, substituindo-os sempre que necessário;

    GABARITO: LETRA D


ID
1686655
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Analise estas atividades e operações perigosas e as respectivas áreas de risco, considerando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Atividades de operação com aparelhos de raios-X / nas salas de irradiação e de operação de aparelhos de raios-X.

( ) Enchimento de vagões-tanque e caminhões-tanque com inflamáveis gasosos liquefeitos / em círculo com raio de 15 (quinze) metros, com centro nos pontos de vazamento eventual (válvula e registros).

( ) Operações de postos de serviço e bombas de abastecimento de inflamáveis líquidos / operador de bomba e trabalhadores que operam na área de risco.

( ) Armazenamento de explosivos / trabalhadores no círculo com raio de 1000 metros da área de armazenagem.

Então, a alternativa que contém a ordenação correta, lida de cima para baixo, é 

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: B

    ( V ) Os aparelhos móveis de raios-X é que não caracterizam periculosidade.

    ( F ) - Caminhão tanque líquidos inflamáveis  ==>  15 metros.
            - Caminhão tanque gasosos inflamáveis  ==>  7,5 metros;


    ( V ) Operações de postos de serviço e bombas de abastecimento de inflamáveis líquidos / operador de bomba e trabalhadores que operam na área de risco. 

    ( F ) Armazenamento de explosivos / Todos os trabalhadores nessa atividade ou que permaneçam na área de risco.


ID
1686658
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Alguns agentes químicos e físicos devem ser rigorosamente avaliados nos exames médicos complementares do trabalhador, principalmente aqueles com interpretação “SC" no Quadro I da NR07.

São eles

I. os éteres organofosforados e carbamatos, o exame de sangue e a análise de colinesterase plasmática e eritrocitária.

II. o monóxido de carbono, o exame de sangue e a análise de carboxihemoglobina.

III. o chumbo, o exame de sangue e a análise de cloreto de chumbo.

IV. o benzeno, o exame de sangue e a análise de ácido metil-hipúrico.

A alternativa plenamente correta é a seguinte: 

Alternativas
Comentários
  • Benzeno, o exame de urina de ácido trans,trans-mucônico e ácido s-fenilmercaptúrio.


ID
1686661
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, a etapa de reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter um destes aspectos.

Alternativas
Comentários
  • NR 9


    9.3.3 O reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter os seguintes itens, quando aplicáveis: a) a sua identificação; b) a determinação e localização das possíveis fontes geradoras; c) a identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho; d) a identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos; e) a caracterização das atividades e do tipo da exposição; f) a obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde decorrente do trabalho; g) os possíveis danos à saúde relacionados aos riscos identificados, disponíveis na literatura técnica; h) a descrição das medidas de controle já existentes. 
  • 9.3.3 O reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter os seguintes itens, quando aplicáveis:

    a) a sua identificação;

    b) a determinação e localização das possíveis fontes geradoras;

    c) a identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho;

    d) a identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos;

    e) a caracterização das atividades e do tipo da exposição;

    f) a obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde decorrente do trabalho;

    g) os possíveis danos à saúde relacionados aos riscos identificados, disponíveis na literatura técnica;

    h) a descrição das medidas de controle já existentes.



ID
1686664
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Estado de choque é um quadro grave, de aparecimento rápido e súbito, traduzido por uma falência do sistema circulatório.

O sintoma que determina se um acidentado está em estado de choque é o seguinte: 

Alternativas
Comentários
  • Sinais e sintomas gerais do choque:
    •hipotensão; •taquicardia;
    •pulso fino e taquicárdico; •pele fria e pegajosa;
    •sudorese abundante; •mucosas descoradas (hemorragia) e secas (desidratação);
    •palidez; •cianose;
    •resfriamento das extremidades;
    •hipotermia (às vezes hipertermia); •respiração superficial, rápida e irregular;
    •sede; •náuseas e vômitos;
    •alterações neurossensoriais (perde noção de tempo e espaço)

     

    ALTERNATIVA "C" 

  • O estado de choque é um grupo de síndromes cardiovasculares agudas que não tem característica e uma definição única que compreenda todas as suas diversas causas e origens, ele se dá quando há mal funcionamento entre o coração, vasos sangüíneos (artérias ou veias) e o sangue, instalando-se um desequilíbrio no organismo.

  • e essa letra "e", ta errado desde quando?

    a pele fica fria devido a baixa circulação nas extremidades, o organismo entende que precisa dar prioridade aos sistemas vitais, e com isso a pele fria e o arroxeamento acontece. eu ein!.


ID
1686667
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando a NR24 – Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

     

     24.1.12 Será exigido 1 um chuveiro para cada 10 (dez) trabalhadores nas atividades ou operações insalubres, ou nos trabalhos com exposição a substâncias tóxicas, irritantes, infectantes, alergizantes, poeiras ou substâncias que provoquem sujidade, e nos casos em que estejam expostos a calor intenso.

  •  

    Alertando pois me confundi:

    24.2.15 Em casos especiais, poderá a autoridade local competente em matéria de segurança e medicina do trabalho, em decisão fundamentada submetida à homologação do MTb, dispensar a exigência de armários individuais para determinadas atividades.

     

    Gabarito: E

  • 24.1.12 Será exigido 1 um chuveiro para cada 10 (dez) trabalhadores nas atividades ou operações insalubres, ou nos trabalhos com exposição a substâncias tóxicas, irritantes, infectantes, alergizantes, poeiras ou substâncias que provoquem sujidade, e nos casos em que estejam expostos a calor intenso.


ID
1686670
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NR26 tem por objetivo fixar as cores que devem ser utilizadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando as canalizações utilizadas nas indústrias para condução de líquidos e gases e advertindo contra os riscos.

A cor laranja deverá ser utilizada para identificar

Alternativas
Comentários
  • 26.1.2 As cores utilizadas nos locais de trabalho para identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar
    tubulações empregadas para a condução de líquidos
    e gases e advertir contra riscos, devem atender ao disposto nas normas
    técnicas oficiais
    .
     

     

    De acordo com a lista de cores dada pelo NORMASLEGAIS.COM.BR
    http://www.normaslegais.com.br/legislacao/trabalhista/nr/nr26.htm

     

    26.1.5.8 Laranja. (126.009-0 / I2)

    O laranja deverá ser empregado para identificar:

    - canalizações contendo ácidos;
    - partes móveis de máquinas e equipamentos;
    - partes internas das guardas de máquinas que possam ser removidas ou abertas;
    - faces internas de caixas protetoras de dispositivos elétricos;
    - faces externas de polias e engrenagens;
    - botões de arranque de segurança;
    - dispositivos de corte, borda de serras, prensas.

  •  a) caixas, contendo máscaras contra gases. (VERDE)

     b) recipientes de materiais radioativos. (ROXO)

     c) canalizações, contendo álcalis. (LILAS)

     d) canalizações em vácuo. (CINZA)

     e) canalizações, contendo ácidos. (LARANJA)

  • Syba Billa, a cor branca é para indicar VAPOR. Para VÁCUO é utilizado o cinza-claro, conforme NBR 6.493/1994.


ID
1686673
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para cada exame médico, conforme o item 31.5.1.3.3, da NR31, deve ser emitido um Atestado de Saúde Ocupacional – ASO, em duas vias.

Esse Atestado (ASO) sobre o trabalhador NÃO precisa conter

Alternativas
Comentários
  • LETRA: A

    31.5.1.3.3 Para cada exame médico deve ser emitido um Atestado de Saúde Ocupacional ASO, em duas vias, contendo no mínimo: 

    a) nome completo do trabalhador, o número de sua identidade e sua função; 

    b) os riscos ocupacionais a que está exposto; 

    c) indicação dos procedimentos médicos a que foi submetido e a data em que foram realizados; 

    d) definição de apto ou inapto para a função específica que o trabalhador vai exercer, exerce ou exerceu; 

    e) data, nome, número de inscrição no Conselho Regional de Medicina e assinatura do médico que realizou o exame. 
     

  • A questão cobra conhecimento acerca das disposições da NR-7. A quer saber qual das alternativas NÃO corresponde a uma exigência mínima relacionada ao conteúdo do ASO.

    A NR-7 dispõe o seguinte sobre o tema:

    7.4.4.3 O ASO deverá conter no mínimo:

    a) nome completo do trabalhador, o número de registro de sua identidade e sua função; (ALTERNATIVA E)

    b) os riscos ocupacionais específicos existentes, ou a ausência deles, na atividade do empregado, conforme instruções técnicas expedidas pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho - SSST; (ALTERNATIVA B)

    c) indicação dos procedimentos médicos a que foi submetido o trabalhador, incluindo os exames complementares e a data em que foram realizados; (ALTERNATIVA C)

    d) o nome do médico coordenador, quando houver, com respectivo CRM;

    e) definição de apto ou inapto para a função específica que o trabalhador vai exercer, exerce ou exerceu; (ALTERNATIVA D)

    f) nome do médico encarregado do exame e endereço ou forma de contato;

    g) data e assinatura do médico encarregado do exame e carimbo contendo seu número de inscrição no Conselho Regional de Medicina. 

    Portanto, entre as alternativas, aquela que traz uma exigência que não consta no item 7.4.4.3 da NR é a letra "a".

    GABARITO DA MONITORA: LETRA A