SóProvas



Prova IF-RS - 2016 - IF-RS - Bibliotecário/Documentalista


ID
1902733
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

3. Sobre o percentual relativo ao Incentivo à Qualificação, previsto no Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação – Lei 11.091/2005, analise as seguintes afirmativas:

I. A aquisição de título em área de conhecimento com relação direta ao ambiente organizacional de atuação do servidor ensejará maior percentual na fixação do Incentivo à Qualificação do que em área de conhecimento com relação indireta.

II. Os percentuais de incentivo à qualificação serão acumuláveis e incorporados aos respectivos proventos de aposentadoria e pensão.

III. Para fins de concessão do Incentivo à Qualificação, o Poder Executivo definirá as áreas de conhecimento relacionadas direta e indiretamente ao ambiente organizacional e os critérios e processos de validação dos certificados e títulos, observadas as diretrizes previstas no § 2º do art. 24 da Lei 11.091/2005.

IV. Caso venha a apresentar um certificado relativo a um curso concluído após sua aposentadoria, o servidor passa a ter direito à incorporação do Incentivo à Qualificação aos seus proventos.

Assinale a alternativa que contém (todas) a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • I. Certo. ambiente organizacional: área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal

    ll. Errada. Os percentuais do incentivo à qualificação não são acumuláveis e serão incorporados aos respectivos proventos de aposentadoria e pensão quando os certificados considerados para a sua concessão tiverem sido obtidos até a data em que se deu a aposentadoria ou a instituição da pensão.

    lll. Certo.

    Iv. Errado. Os percentuais do incentivo à qualificação não são acumuláveis e serão incorporados aos respectivos proventos de aposentadoria e pensão quando os certificados considerados para a sua concessão tiverem sido obtidos até a data em que se deu a aposentadoria ou a instituição da pensão.​

  • Gabarito: Letra B

     

    A Questão cobrou a literalidade do Artigo 12º da Lei 11.091/2005 - PCCTAE

     

    Art. 12º (...)

     

    I - a aquisição de título em área de conhecimento com relação direta ao ambiente organizacional de atuação do servidor ensejará maior percentual na fixação do Incentivo à Qualificação do que em área de conhecimento com relação indireta; e. ITEM - I (CERTO)

     

    II - (...)

     

    § 1º - Os percentuais do Incentivo à Qualificação não são acumuláveis e serão incorporados aos respectivos proventos de aposentadoria e pensão. ITEM - II (ERRADO)

     

    § 2º - O Incentivo à Qualificação somente integrará os proventos de aposentadorias e as pensões quando os certificados considerados para a sua concessão tiverem sido obtidos até a data em que se deu a aposentadoria ou a instituição da pensão. ITEM - IV (ERRADO)

     

    § 3º - Para fins de concessão do  Incentivo à Qualificação, o Poder Executivo definirá as áreas de conhecimento relacionadas direta e indiretamente ao ambiente organizacional e os critérios e processos de validação dos certificados e títulos, observadas as diretrizes previstas no § 2o do art. 24 desta Lei. ITEM - III (CERTO)

     

  • LETRA B CORRETA 

    ITEM II INCORRETO 

    LEI 11.091

    ART. 12 § 1o Os percentuais do Incentivo à Qualificação não são acumuláveis e serão incorporados aos respectivos proventos de aposentadoria e pensão.

  • II - Errada. Não são acumuláveis. Quer dizer, os percentuais serão aplicados sobre o vencimento base. 

    Exemplo: R$ 1000 + 15% + 25% = 1000 + 150 + 250 =1400

    E não 1150 + 25% que seria 1437,50

  • Cleyton Barros, o que eu entendi por acumulação é que não pode ter, por exemplo, o percentual de dois certificados de graduação. Esse exemplo que você deu é para dizer que será calculado em cima do vencimento base. O que quero dizer é: você deu a resposta correta em relação ao item, mas concluiu com outra coisa diferente.

  • Gab. B

     

    Concordo com a Anna Oliveira, creio que a lei veda a acumulação no que se refere ao número de diploma que foi utilizado para requerer o Incentivo a Qualificação.

     

    Art. 12

    § 1º - Os percentuais do Incentivo à Qualificação não são acumuláveis e serão incorporados aos respectivos proventos de aposentadoria e pensão.

     

    Por ex: Tenho um cargo em uma Universade Federal, nível de classificação D, porém, como tenho formação superior com nível de relação direta ao cargo que ocupo, tenho direito ao Incentivo Qualificação com percentual de 25%. Caso eu faça uma pós-graduação com relação direta ao cargo, não será possível acumular os 25% do diploma de nível superior + os 30% referente ao diploma de pós-graduação. 

  • Exatamente isso Belmont, não é possível esta acumulação, o percentual sobe em +5% em caso de especialização, +22% no caso de mestrado e assim em diante.


ID
1902742
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

6. Em relação ao processo administrativo disciplinar, conforme a Lei n.º 8.112/1990, a sindicância poderá resultar em:

I. Arquivamento do processo.

II. Instauração de processo disciplinar.

III. Aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 15 (quinze) dias.

Assinale a alternativa que contém (todas) a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Lei 8112

    Art. 145.  Da sindicância poderá resultar: I – arquivamento do processo; II  – aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias; III – instauração de processo disciplinar. 

    Obrigado, de nada!

  • Resposta: B

    Lei 8112

    Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

     Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

            I - arquivamento do processo;

            II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

            III - instauração de processo disciplinar.

            Parágrafo único.  O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.

  • Então a sindicância não poderá resultar em uma advertência de até 15 dias? Só pode ser de 30? Mal formulada demais essa questão.

  • pela interpretação da lei todas estão certas! pq da sindicândia pode resultar suspensão de até 3o dias... logo...pode ser também suspensão de 15 dias, ou 10 dias..o que limita é 30 dias! 30 é o limite...então pode ser menos!

  • e além de super mau formulada ainda sacaneam o candidato..vc fica na dúvida de que opção escolher!

  • Ana Carolina, a assertiva limitando o prazo a 15 dias é incorreta justamente pela colocação que fizeste. 

    Ficando dúvida, é só consultar o art. 145, 8112, pois a banca copiou e colou ele, alterando somente o prazo.

  • MAU FORMULADA A QUESTÃO.

  • O erro do item III está na expressão "suspensão de ATÉ 15 (quinze) dias". Não é até 15 dias, pode ser 16, 17, 18, 19, 20 ... até 30. O limite é 30. Não é 15. Se a questão tivesse dito "suspensão de 15 dias" o gabarito poderia ser questionado.

  • O erro na III é limitar em 15 dias a penalidade, o que torna a alternativa incorreta.

  • III. Aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 15 (quinze) dias. - ERRADO - ATÉ 30 DIAS

  • Gabarito: letra B.

    Art. 145. Da sindicância poderá resultar: I – arquivamento do processo; II – aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias; III – instauração de processo disciplinar. 

  • GABARITO: LETRA B

    Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

    I - arquivamento do processo;

    II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

    III - instauração de processo disciplinar.

    Parágrafo único.  O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

  • A matéria cobrada encontra-se disciplinada pelo art. 145, Lei 8.112/90, que assim estabelece: "Art. 145. Da sindicância poderá resultar: I - arquivamento do processo; II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias; III - instauração de processo disciplinar”.

    Como se vê, as penalidades que podem vir a ser aplicadas com apoio em mera sindicância são a advertência e a suspensão por até 30 (trinta) dias, conforme preconiza o art. 145, II, Lei 8.112/90, e não por até 15 (quinze) dias, conforme equivocadamente aduzido no item III.

    GABARITO: B.


ID
1902748
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

8. Sobre as Comissões de Ética mencionadas no Decreto nº 1.171/1994, considere as assertivas abaixo:

I. Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

II. À Comissão de Ética incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.

III. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de advertência e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

IV. Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei ou contrato preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, sempre mediante retribuição financeira.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão INCORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • III. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de advertência e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.[ERRADO];

    IV. Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei ou contrato preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, sempre mediante retribuição financeira.[ERRADO];

    Apenas III e IV. estão INCORRETAS

    [Gab. A]

    bons estudos

  • III.A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura (e não de advertência) e sua fundamentação constará ao respectivo paraecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do foltoso.

    IV. Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contratado ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira,...(e não sempre mediante retribuição financeira).

  • Que vacilo, não prestei atenção ao enunciado que dizia incorretas, marquei a B, :( 

  • a pene aplicável ao servidor público pela comissão de Ética é a de Censura, e não a de advertência.

    Eu encontrei outros erros em outras respostas, Por favor corrijam, para não prejudicar os desatentos.

  • A minha sorte foi que as próprias opções não me deixaram marcar a CORRETA. Que falta de atenção medonha!

    ->A pena aplicável é a censura pela Comissão de Ética;

    ->Não necessariamente precisa ser remunerado (lembrem-se dos mesários).

  • MONICA BARROS:

    EU TB. kkkkkk

     ESTRANHEI NO ULTIMO MOMENTO , POIS ELIMINEI 3 E AS 2 ULTIMAS POSSUIAM  FRASES INCORRETAS.DAI VI QUE A QUESTAO PEDIA AS ALTERNATIVAS INCORRTAS. KKKKKKKK

     

  • Fui seco procurando as alternativa que tinham as afirmativas corretas, e só depois que percebi que a questão pedia as afirmativas incorretas. Muita calma e atenção na hora de resolver questões.

  •                                                                                       CAPÍTULO II

                                                                             DAS COMISSÕES DE ÉTICA

     

    PARA QUEM NÃO ENTENDEU O II (como eu) É A CÓPIA DA LEI.

     

    VEJA SÓ:

     

    XVIII - À Comissão de Ética incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.

     

          http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm 

     

    LETRA A

     

     

     

     

  • I. Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura. Correto capítulo II, XVI

    II. À Comissão de Ética incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público. Correto Capitulo II, XVIII

    III. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    IV. Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei ou contrato ou qualquer ato jurídico preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira (...)


ID
1902757
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

11. O formato bibliográfico MARC (Machine Readable Cataloging Format) padroniza a representação descritiva automatizada dos acervos bibliográficos. Esse formato é desenvolvido e mantido pela:

Alternativas
Comentários
  • MARC Library of Congress

  • RESOLUÇÃO: Foi desenvolvido nos anos 60 pela Library of Congress.

    Resposta: B


ID
1902760
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

12. A avaliação de uma base de dados bibliográficos é realizada em função de sua utilidade ao responder várias necessidades de informação. Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S), de acordo com os principais critérios para avaliar uma base de dados:

I. Cobertura e Recuperabilidade
.
II. Previsibilidade e Atualidade.

III. Especificidade e Exaustividade.

IV. Pré-Coordenada e Pós-Coordenada.

V. Conteúdo e Formato.

Alternativas
Comentários
  • critérios para avaliar uma base de dados:

     

    Cobertura

    Recuperabilidade

    Atualidade

    Previsibilidade 

  • Cobertura: variedade e quantidade de documentos que a base cobre;
    Recuperabilidade: facilidade em se encontrar documentos utilizando estratégias de buscas razoáveis;
    Previsibilidade: determina se é fácil para o usuário aferir se um item é relevante ou não, apenas utilizando as informações oferecidas pela base; Ataulidade: é um fator determinante em uma base de dados, pois é sempre bom contar com informações atualizadas.

  • Criterios para avaliar uma base de dados

    Cobertura; Recuperabilidade; Atualidade; Previsibilidade 

  • Alguém consegue citar a fonte ou bibliografia para justificar a resposta do gabarito ?

  • Eduardo, a fonte para essa questão é o livro Indexação e resumos do Lancaster.


ID
1902763
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

13. No formato bibliográfico MARC, o campo 856 é utilizado para registrar a localização e acesso eletrônico de um item. Assinale a alternativa INCORRETA com relação a esse campo:

Alternativas
Comentários
  • Campo 856 :

    Campo repetível (R)

    O campo contém a informação necessária para localizar e aceder a recursos electrónicos.

    Utiliza-se no registo bibliográfico de um recurso, desde que este, ou um seu subconjunto, esteja disponível electronicamente.

    Pode ainda ser utilizado na descrição de um recurso não electrónico, para localizar e aceder a uma sua versão electrónica ou a um recurso electrónico relacionado.

    Repete-se o campo 856 quando os elementos de localização variam (URL em |u, ou quando se utilizam os subcampo |a|b|d).

    Repete-se igualmente este campo:

    se se utilizam vários métodos de acesso, se diferentes partes do documento estão disponíveis electronicamente;

    se se registam réplicas de locais web;

    se se indicam formatos/resoluções diferentes com URLs também diferentes;

    se se registam documentos relacionados.

    Ver Directivas para a utilização do campo 856

    Indicadores:

    1º indicador: Método de acesso

    # informação nao fornecida

    0 E-mail

    1 FTP

    2 Ligação reomota (Telnet)

    3 Ligação telefónica

    4 HTTP

    7 Método especificado em 

    2º Indicador : Relação

    # informação nao fornecida

    0 Recurso

    1 Versão do recurso

    2 Recurso relacionado

    8 sem display constant

     

    FOCO e FÈ

     

  • 856 LOCALIZAÇÃO E ACESSO ELETRÔNICO (R)

    Contém informações necessárias para localizar e acessar um recurso eletrônico. Este campo pode ser utilizado no registro bibliográfico de um recurso quando este recurso ou um subconjunto deste estiver disponível eletronicamente. Também pode ser utilizado para localizar e acessar uma versão eletrônica de um recurso não eletrônico descrito no registro bibliográfico ou um recurso eletrônico relacionado.

    O campo 856 é repetido:
    - quando os dados de localização variam, por exemplo, quando utiliza-se a URL no subcampo $u ou subcampos $a, $b, $d;;
    - quando mais de um método de acesso pode ser utilizado;
    - quando diversas partes do documento estão disponíveis eletronicamente;
    - para espelhos de sites;
    - para formatos e resoluções diferentes com indicação de URLs diferentes;
    - para registro de documentos relacionados.

    Utiliza-se com maior frequência o subcampo $u, onde o endereço da URL já está montado.

    Indicadores

    Primeiro - Método de acesso
    Contém um valor que define o método de acesso ao recurso eletrônico. Se um documento é acessível por mais de um método, o campo é repetido com os dados correspondentes a cada um deles. Os métodos definidos são os principais protocolos TCP/IP.
    Quando registrar a URL no subcampo $u o valor corresponderá ao método de acesso (esquema URL), que também é o primeiro elemento na string.

    # - Nenhuma informação fornecida
    Indica que não há informação sobre o método de acesso.

    0 - Email
    Indica que o acesso ao recurso eletrônico é feito através de correio eletrônico (email). Este acesso inclui a assinatura para um periódico ou fórum eletrônico através do software para ser utilizado por um sistema de e-mail.

    1 - FTP
    Indica que o acesso ao recurso eletrônico se dá através de protocolo de transferência de arquivo (FTP).

    2 - Acesso remoto - Telnet
    Indica que o acesso ao documento eletrônico é feito através de acesso remoto (Telnet).

    3 - Linha de acesso discado - Dial-up
    Indica que o método de acesso ao recurso eletrônico é feito através de acesso discado. A informação incluída em outros subcampos do registro permite ao usuário conectar-se a este tipo de recurso.

    4 - HTTP
    Indica que o acesso ao documento eletrônico é feito através de Hypertext Transfer Protocol (HTTP) .

     

    FOCO  E FELICIDADE

    Disponível em Acesso em: 05 de outubro 2018.


ID
1902766
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

14. Um vocabulário controlado é essencialmente uma lista de termos autorizados. Em geral, o indexador somente pode atribuir a um documento termos que constem da lista adotada pela instituição para a qual trabalha. Com relação aos tipos de vocabulários controlados, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Vocabulários controlados: 

     

    Sistemas de classificação

    Tesauros

    Cabecalhos de assuntos

  • Letra C.

     

    Só para complementar o comentário da colega... 

     

     "Um vocabulário controlado é essencialmente uma lista de termos autorizados. [...] destina-se, especialmente, a: 1. controlar sinônimos [...]; 2. diferençar homógrafos [...]; 3. reunir ou ligar termos cujos significados apresentem uma relação mais estreita entre si [...]; São três os tipos principais de vocabulários controlados: esquemas de classificação bibliográfica (como a CDD), listas de cabeçalhos de assuntos e tesauros. Todos procuram apresentar os termos tanto alfabeticamente quanto 'sistematicamente'." (LANCASTER, 2004, p. 19)

  • Acrescentando...

    "Base de dados é uma coleção geral e integrada de dados junto com a descrição deles, gerenciada de forma a atender a diferentes necessidades de seus usuários".

    (ROWLEY, 2002, p. 125).

    Gab. C


ID
1902769
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

o resumo é uma representação sucinta, porém exata, do conteúdo de um documento. Que tipo de resumo procura sintetizar a substância do documento, inclusive seus resultados? Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Resumo é a apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento.

     

    Tipos de resumo:

     

    Resumo crítico - é o resumo redigido por especialista com análise crítica de um documento. Também chamado de resenha. Quando analisa apenas uma determinda edição entre várias, denomina-se recensão.

     

    Resumo indicativo - é aquele que indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original.

     

    Resumo informativo - informa ao leitor finalidades, me

    todologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original. (Tipo aplicado nos trabalhos científicos).

     

     


ID
1902772
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Abrangência e flexibilidade é um dos grandes benefícios do uso do formato MARC. Analise as afirmativas abaixo identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:

( ) O registro MARC é composto por 2 elementos: estrutura do registro e indicação do conteúdo.

( ) O conteúdo dos elementos que compõem um registro MARC são geralmente definidos pelos padrões externos: ISBD, AACR 2, LCSH.

( ) O formato MARC para dados bibliográficos é destinado, somente, a ser o veículo para informação bibliográfica de livros.

( ) Um registro bibliográfico MARC consiste de três componentes principais: o líder, o diretório e os campos variáveis.

( ) Os campos 100 e 130 correspondem, respectivamente, à entrada principal de: nome pessoal e título uniforme. 

Alternativas
Comentários
  • Um registro MARC é composto por três elementos: estrutura, indicação do conteúdo e conteúdo propriamente dito. A estrutura do registro é uma implementação dos padrões internacionais ANSI Z39.2 e ISO 2709. As indicações de conteúdo são códigos e convenções estabelecidos para identificar e caracterizar os dados dentro do registro e permitir sua manipulação.Os conteúdos dos dados que compõe um registro MARC geralmente são definidos por padrões externos ao formato, como: International Standard Bibliographic Description (ISBD), Anglo-American Cataloguing Rules (AACR2), Library of Congress Subject Headings (LCSH) ou outros códigos usados pela instituição criadora do registro.

  • COMPONENTES DE UM REGISTRO MARC 21

    Um registro MARC é composto de três elementos: a estrutura do registro, os campos e outras designações de conteúdo, e o conteúdo dos dados do registro. A estrutura do registro é uma implementação daISO 2709Informação e Documentação - Formato para Troca de Informação. A designação de conteúdo é o conjunto dos campos e dos códigos que identificam e caracterizam os elementos de dados dentro de um registro e suporta a manipulação do conteúdo dos dados. O conteúdo dos elementos de dados que compreendem um registro MARC é geralmente definido por padrões externos aos formatos, tais como regras de catalogação, esquemas de classificação, tesauro de assuntos, listas de códigos, ou outras convenções usadas pela organização que cria um registro. O conteúdo de certos elementos de dados codificados (por exemplo, leader, e campo 008) são definidos no próprio formato MARC .

    A estrutura do registro MARC consiste em três componentes principais: o leader, o diretório, e os campos variáveis.

    http://biblioteca-online.net/unimindelo/bases/marc/ayudas/pt/Introducao.html#components

     

  • A terceira afirmativa é falsa, porque o Formato MARC foi criado para ser um portador de informações bibliográficas em relação a
    livros, arquivos de computador, mapas, músicas, recursos contínuos, materiais visuais e materiais mistos. (Library of Congress, 2012. Disponível em:<http://www.loc.gov/marc/MARC_2012_Concise_PDF/Part3_Bibliographic.pdf>).

    Resposta: e

  • I - Um registro MARC é composto por três elementos: estrutura, indicação do conteúdo e conteúdo propriamente dito;

    III - O formato MARC 21 para dados bibliográficos inclui informação sobre material textual impresso ou manuscrito, arquivo de computador, mapas, música, recurso contínuo, material visual e material misto;

    https://www.dbd.puc-rio.br/MARC21/conteudo.html


ID
1902775
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O desenvolvimento de coleções é, acima de tudo, um trabalho de planejamento que exige comprometimento com metodologias. Avalie as afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA com relação ao desenvolvimento de coleções:

Alternativas
Comentários
  • Questão "D" incorreta!

    Esse processo de desenvolvimento de coleções é contínuo. Abaixo segue uma imagem para melhor entendimento

     

    http://image.slidesharecdn.com/desenvolvimentodoacervo-versofinal2-100928060345-phpapp02/95/desenvolvimento-de-colees-9-728.jpg?cb=1285655086 

  • A letra B também não está incorreta?

     

    O processo de desenvolvimento de coleções é centrado no usuário e não no bibliotecário... 

  • D

  • Resposta letra D

    O processo de desenvolvimento de coleções é contínuo

    Só não entendi a letra B, onde diz que o processo de desenvolvimento de coleções é centrado no bibliotecário.

  • Para mim, a letra B também está errada

  • Tb não concordo com a letra B, mas achei a D mais evidentemente errada, por isso a marquei.

  • jamais seria descontínuo

  • O modelo sistêmico de G. Edward Evans é o mais usado no Brasil e no mundo e possui como caracteristicas:

    a) identificação dos pontos fortes e fracos de uma coleção;

    b) constante avaliação dos recusos informacionais e das necessidades dos usuários;

    c) caracterizado pela continuidade, pelo caráter ciclíco e pela integração sistêmica;

    d) composto por seis etapas distribuídas no mesmo nível: estudo da comunidade, política de seleção, seleção, aquisição, debastamento e avaliação.

    e) a comunidade interfere em todas as etapas, exceto da aquisição.

    Fonte: VERGUEIRO, V. Desenvolvimento de coleções: uma nova visão para o planejamento de recursos informacionais. (...) Disponível em:

  • O modelo sistêmico de G. Edward Evans é o mais usado no Brasil e no mundo e possui como caracteristicas:

    a) identificação dos pontos fortes e fracos de uma coleção;

    b) constante avaliação dos recusos informacionais e das necessidades dos usuários;

    c) caracterizado pela continuidade, pelo caráter ciclíco e pela integração sistêmica;

    d) composto por seis etapas distribuídas no mesmo nível: estudo da comunidade, política de seleção, seleção, aquisição, debastamento e avaliação.

    e) a comunidade interfere em todas as etapas, exceto da aquisição.


ID
1902778
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A política de seleção procura garantir que todo material seja incorporado ao acervo segundo razões objetivas predeterminadas e não segundo idiossincrasias ou preferências pessoais. Waldomiro Vergueiro (1995) apresenta uma variedade de critérios a serem utilizados na seleção de materiais em bibliotecas. Dentre os critérios que abordam o conteúdo dos documentos, podem ser citados:

(VERGUEIRO, Waldomiro. Seleção de materiais de informação: princípios e técnicas.)

Alternativas
Comentários
  • VERGUEIRO, W. Seleção de materias de informação: princípios e técnicas. 2. ed. Brasília, DF: Briquet de lemos/Livros, 1997.

    Consta em:

    Capiltulo: 3 Em busca de critérios de seleção

    Pagina: 21 Critérios que abordam o conteúdo dos documentos 

     

  • LETRA C: Autoridade, Precisão, Imparcialidade, Atualidade, Cobertura/Tratamento.

     

    Critérios de seleção segundo Vergueiro: 

     

    Critérios que abordam o conteúdo dos conteúdo dos documentos: 

    Autoridade: Baseia-se na premissa de que o fato de um autor ter produzido materiais de qualidade no passado é um indicador razoavelmente confiável de sua produção futura.
    Precisão: Visa evidenciar o quanto a informação veiculada pelo documento é exata, rigorosa, correta.
    Imparcialidade: Procura verificar se todos os lados do assunto são apresentados de maneira justa, sem favoritismos, deixando clara, ou não, a existência de preconceitos. Deve-se ter em mente, no entanto, que esta imparcialidade poderá, ou não, ser pré-requisito necessário para inclusão na coleção.
    Atualidade: Para bibliotecas onde a atualidade dos dados tem muita importância, este critério é decisivo. É importante ter esse fato bem claro, pois afetará diretamente a atividade de seleção.
    Cobertura/ Tratamento: Refere-se à forma como o assunto é tratado. Na aplicação deste critério, o bibliotecário distinguirá: se o texto entra em detalhes suficientes sobre o assunto ou se a abordagem é apenas superficial; se todos os aspectos importantes foram cobertos ou alguns foram tratados ligeiramente ou deixados de fora.


    Critérios que abordam a adequação ao usuário:
    Conveniência: Aspectos relativos à idade do usuário, seu desenvolvimento intelectual, etc.
    Idioma: Definição de acessibilidade do usuário aos idiomas.
    Relevância/Interesse: Utilidade para o usuário. Capacidade de despertar a imaginação, a criatividade, a curiosidade.
    Estilo: Adequação do estilo ao usuário-alvo.


    Critérios relativos a aspectos adicionais do documento:
    Características físicas: busca verificar características como tipografia, capa, material, entre outros.
    Aspectos especiais: analisa a inclusão e a qualidade de bibliografias, apêndices, notas, índices, etc.
    Contribuição potencial: identifica a contribuição da obra para o acervo e qual a perspectiva de enriquecimento da coleção.
    Custo: busca identificar alternativas menos custosas para a biblioteca.

     

    VERGUEIRO, W. Seleção de materias de informação: princípios e técnicas. 2. ed. Brasília, DF: Briquet de lemos/Livros, 1997.

     


ID
1902781
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O planejamento de emergência para uma biblioteca deve ser calcado em diversos passos obrigatórios a fim de que haja eficácia no momento do perigo. Analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:

( ) Avaliar os riscos e as condições físicas do terreno e do imóvel em si.

( ) Verificar se os equipamentos dos postos de trabalho estão adequados ao tipo de tarefa, e às características psicofisiológicas dos trabalhadores.

( ) Verificar a existência de sistemas de segurança, tanto passiva como ativa, e se estão em plenas condições de uso, dentro do prazo de validade.

( ) Verificar a vulnerabilidade dos objetos que compõem o acervo.

( ) Verificar se o acervo da instituição está no seguro.

Alternativas
Comentários
  • O enunciado pergunta em planejamento de emergência. A única alternativa que não é relevante en uma emergência é a b.


ID
1902784
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Ergonomia tem como objetivo introduzir melhorias no sistema de trabalho, procurando a otimização de um sistema pela adaptação das condições de trabalho às capacidades e necessidades do homem. Com relação ao assunto, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O local da Biblioteca deve ser projetado para ter iluminação natural, sem que haja uma incidência direta da luz solar no acervo.


ID
1902787
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo extraídas do livro do autor: LANCASTER, F. W, (2004) intitulado Indexação e Resumos: teoria e prática.

I. A indexação exaustiva implica o emprego de termos em número suficiente para abranger o conteúdo temático do documento bastante completo.

II. A indexação seletiva implica o emprego de uma quantidade muito maior de termos, a fim de abranger somente o conteúdo temático principal do documento.

III. Quanto mais termos forem utilizados para indexar um documento mais acessível ele se tornará e, provavelmente, mais vezes será recuperado.

IV. Um Centro de Informação procurará indexar exaustivamente se seus usuários solicitarem com frequência a realização de buscas completas.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Lancaster (2004, p. 27):

    A indexação exaustiva implica o emprego de termos em número suficiente para abranger o conteúdo temático do documento de modo bastante completo. 

    A indexação seletiva, por outro lado, implica o emprego de uma quantidade muito menor de termos, a fim de abranger somente o conteúdo temático principal do documento.

    Quanto mais termos forem utilizados para indexar um documento mais acessível ele se tornará e, provavelmente, mais vezes será recuperado. Um Centro de Informação procurará indexar exaustivamente se seus usuários solicitarem com frequência a realização de buscas completas.

    Gab. E


ID
1902790
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com base nas regras do Capítulo 26 – Remissivas, do Código de Catalogação AngloAmericano (AACR2), 2. ed., rev. 2004, julgue as afirmativas com “V” as VERDADEIRAS e “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:

( ) Faça uma remissiva ver também de um cabeçalho de um nome ou título para outro com o qual está relacionado o cabeçalho de nome, título uniforme ou título.

( ) Ao fazer uma remissiva, registre o nome de uma pessoa, lugar ou entidade do qual é feita a remissiva, com a mesma estrutura que teria o cabeçalho.

( ) Quando for necessária uma orientação mais detalhada do que uma simples remissiva ver ou ver também, faça remissivas explicativas. 

Alternativas
Comentários
  • Regra 26.1C1. Faça uma remissiva ver também de um cabeçalho de um nome ou título para outro com o qual está relacionado o cabeçalho de nome, título uniforme ou título. (V)

    Regra 26.1F1. Ao fazer uma remissiva, registre o nome de uma pessoa, lugar ou entidade do qual é feita a remissiva, com a mesma estrutura que teria o cabeçalho. (V)

    Regra 26.1E1. Quando for necessária uma orientação mais detalhada do que uma simples remissiva ver ou ver também, faça remissivas explicativas. (V)

    Resposta : e

     

  • R. 26.1C1 Faça uma remissiva ver também de um cabeçalho de um nome ou título para outro com o qual está relacionado o cabeçalho de nome, título uniforme ou título.

    R. 26.1F1 Ao fazer uma remissiva, registre o nome de uma pessoa, lugar ou entidade do qual é feita a remissiva com a mesma estrutura que teria como cabeçalho.

    R. 26.1E1 Quando uma remissiva ver ou ver também não der orientação adequada ao usuário do catálogo, faça uma remissiva explicativa que forneça orientação mais detalhada.

    Resposta: E


ID
1902793
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo o Código de Catalogação AngloAmericano (AACR2), 2. ed., rev. 2004, analise as afirmativas abaixo sobre Título Principal.

I. O bibliotecário deverá transcrever o título principal exatamente no que respeitar à redação, ordem e grafia, mas não necessariamente quanto à pontuação e ao uso de maiúsculas.

II. Se o título principal consistir somente do nome de pessoa ou entidade responsável pelo item, registre esse nome como título principal.

III. Se um título principal incluir letras ou iniciais separadas sem pontos entre elas, transcreva-as com espaço.

Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Regras 1.1B1, 1.1B3. e 1.1B6. do AACR2

  • 1.1B1. Transcreva o título principal exatamente no que respeitar à redação, ordem e grafia, mas não necessariamente quanto à pontuação e ao uso de maiúsculas.

    1.1B3. Se o título principal consistir somente do nome de pessoa ou entidade responsável pelo item, registre esse nome como título principal.

    1.1B6. Se um título principal incluir letras ou iniciais separadas sem ponto entre elas, transcreva-as sem espaço.

  • R. 1.1B1 Transcreva o título principal exatamente no que respeita à redação, ordem e grafia, mas não necessariamente quanto à pontuação e ao uso de maiúsculas. 

    R. 1.1B3 Se o título principal consistir somente do nome de uma pessoa ou entidade responsável pelo item, registre esse nome como título principal. 

    R. 1.1B6 Se um título principal incluir letras ou iniciais separadas sem ponto entre elas, transcreva-as sem espaço. 

    Resposta: C


ID
1902796
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os sinais e as tabelas auxiliares comuns da CDU são 16 e estão divididos em 09 tabelas conhecidas por 1a até 1K. Sobre os indicadores de relação, julgue as afirmativas abaixo com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:


( ) O sinal de coordenação ( + ) ou adição liga dois ou mais números consecutivos da CDU. Na ordenação vertical ele vem depois da barra consecutiva e do número simples.

( ) O sinal de extensão ( / ) ou barra oblíqua liga números e assuntos consecutivos, indicando uma série de conceitos. Liga o primeiro e todos os demais números até o último da série sem precisar repetir a raiz dos números.

( ) A relação simples ( : ), ao contrário do sinal de adição e da barra oblíqua, limita ao invés de ampliar os assuntos que liga.

Alternativas
Comentários
  • O sinal de coordenação ( + ) ou adição liga dois ou mais números NÃO consecutivos da CDU. utiliza-se desde sinal para indicar um assunto composto e que não tem um número específico para ele. Também pode separar subdivisões geográficas e cronológicas.

  • Sinal de coordenação ou adição: liga dois ou mais números não consecutivos da CDU; indica um assunto composto para o qual não existe um número simples. Separa também subdivisóes cronológicas e geográficas. Costuma ser confundido com o sinal de relação, entretanto, não se exige uma relaçao múrua entre os assuntos. É reversível. É o sinal de rtelação mais fraca. Na ordenação vertical ele vem em primeiro lugar, antes da barra consecutiva e do número simples.

    SOUZA, Sebastião de. CDU: como entender e utilizar a edição padráo internacional em língua portuguesa. 3.ed. Brasília, DF: Thesaurus, 2004.p.41


ID
1902802
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Numere a coluna 2 de acordo com a 1, associando algumas designações de definições apresentadas na norma NBR 6022 – Informação e Documentação – Artigo em Publicação Periódica Científica Impressa – Apresentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Coluna 1 :

(1) Anexo
(2) Apêndice
(3) Glossário
(4) Ilustração
(5) Legenda


Coluna 2 :

( ) Lista em ordem alfabética de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das seguintes definições.

( ) Texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.

( ) Desenho, gravura, imagem que acompanha um texto.

( ) Texto explicativo redigido de forma clara, concisa e sem ambiguidade para descrever uma ilustração ou tabela.

( ) Texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho.

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE os parênteses, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  •  

    Segundo NBR14724:

     

     

    anexo: Texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.

     

    apêndice: Texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho.

     

    glossário: Relação de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições.

     

    ilustração: Desenho, gravura, imagem que acompanha um texto.

     


ID
1902805
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere as informações abaixo sobre a NBR 10520 – Informação e Documentação – Citações em Documentos – Apresentação:


I. As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem ser contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.

II. As citações diretas, no texto, com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem direita com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas.

III. Quando a citação incluir texto traduzido pelo autor, deve-se incluir após a chamada da citação, a expressão tradução nossa, entre parênteses.


Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • A A alternativa II está errada porque tem q ser destacada da margem esquerda?
  • Sim, pegadinha das boas! 

     

    Segundo a NBR10520:

     

    As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas. No caso de documentos datilografados, deve-se observar apenas o recuo.

     

  • I certo

    II o recuo é da margem esquerda.

    III Certo

  • LETRA D a

    As informações das alternativas I e III estão corretas, o erro da alternativa II é que o recuo deve ser á margem esquerda!

  • Putz, não tinha reparado nesse ¨direita¨ aí.

  • Ninguém reparou Suzane kkkkkk


ID
1902808
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Portal de Periódicos Capes tem por objetivos democratizar o acesso à informação científica, fortalecer os programas de pós-graduação no país e incentivar os investimentos em excelência acadêmica nas instituições de ensino e pesquisa no Brasil.

Qual das proposições abaixo, NÃO está de acordo com a grande motivação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no que diz respeito ao acesso eletrônico a textos completos e a bases de dados referenciais? 

Alternativas
Comentários
  • A palavra "democratizar" no comando da questão já aponta a alternativa errada. 


ID
1902814
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

 Segundo Jean Accart (2012) o bibliotecário de referência deve possuir, além de habilidade para lidar com pessoas, o prazer de trabalhar com o público. Considere as afirmativas abaixo, presentes na obra do autor:

(ACCART, João. Serviço de Referência: do presencial ao virtual) 


I. Um profissional de referência, em virtude de sua “exposição” constante e visibilidade aos olhos do público, das consultas em busca de informação que lhe são formuladas, deve possuir competências diferentes das de um catalogador, de um indexador e de um gerente de patrimônio.

II. Tornar-se um profissional de referência competente, requer experiência adquirida no exercício de uma profissão: formação sólida, cultura geral, conhecimento da área de atuação, domínio dos métodos e instrumentos, uma disposição geral para enfrentar qualquer tarefa.

III. Accart demonstra ainda que são necessárias qualidades intelectuais e comportamentais como: saber ouvir, ter prazer em se comunicar, mostrarse disponível, ter curiosidade, criatividade, abertura de espírito, descrição e adaptabilidade. 


Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S): 

Alternativas
Comentários
  • Enunciando está com a referência incorreta. 

    ACCART, Jean-Philippe. Serviço de referência: do presencial ao virtual. Brasília: Briquet de Lemos, 2012.

  • Gabarito: letra C.
    Muito fácil!

  • Segundo ACCART, Jean-Philippe. 2012. p. 78-80

    Questão I (página 78)

    A equipe de referência... Um profissional de referência, em virtude de sua “exposição” constante e visibilidade aos olhos do público, das consultas em busca de informação que lhe são formuladas, deve possuir competências diferentes das de um catalogador, de um indexador e de um gerente de patrimônio

     

    Questão II (página 79)

    Tornar-se, um profissional de referência competente, requer experiência adquirida no exercício de uma profissão: formação sólida, cultura geral, conhecimento da área de atuação, domínio dos métodos e instrumentos, uma disposição geral para enfrentar qualquer tarefa.

     

    Questão III (página 80)

    As qualidades intelectuais e comportamentais estão entre as qualidades exigidas com mais frequência, em particular:

    - saber ouvir, ter prazer em se comunicar, mostrar-se disponível;

    - mostrar curiosidade, criatividade, abertura de espírito, descrição e adaptabilidade. 

     

     

     


ID
1902817
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As bibliotecas universitárias possuem características próprias: o acervo e os serviços dessas bibliotecas são destinados a suprir as necessidades informacionais da comunidade acadêmica. Refletindo acerca do uso da informação em bibliotecas universitárias, analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:

( ) Livros e periódicos deixaram de ser imprescindíveis nas bibliotecas universitárias que contam, atualmente, com excelentes conexões de internet.

( ) Um estudante universitário irá se relacionar com o acervo da biblioteca universitária conforme suas experiências anteriores.

( ) O uso do acervo de uma biblioteca universitária é ditado, em boa parte, pelas obrigações de leitura exigidas pelos professores.

( ) A biblioteca universitária deve atender, prioritariamente, alunos que precisam de informação para as aulas, interesses de informação para pesquisa e extensão não são prioridade no atendimento ao público.

( ) A qualidade do acervo e dos serviços prestados pela biblioteca universitária têm influência direta na qualidade da Instituição de ensino a qual ela está vinculada.

Alternativas
Comentários
  • BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA

     

    Tem por objetivo apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão por meio de seu acervo e dos seus serviços. Atende alunos, professores, pesquisadores e comunidade acadêmica em geral. É vinculada a uma unidade de ensino superior, podendo ser uma instituição pública ou privada. A Biblioteca Universitária dá continuidade ao trabalho iniciado pela Biblioteca Escolar.

     

    http://snbp.culturadigital.br/tipos-de-bibliotecas/


ID
1902820
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Levando em consideração que a maior parte do acervo de uma biblioteca é composta por obras no suporte papel, a preservação desse tipo de suporte torna-se essencial em uma biblioteca. Sendo assim, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Ações do homem como manuseio incorreto, acondicionamento inadequado, furto e vandalismo causam danos RELEVANTES ao acervo.

    RELEVANTE = é importante ou tem importância.

    IRRELEVANTE = não importante, não essencial.

  • Questão dada!

  • Agentes externos e ambientais

    Temperatura e umidade: contribuem fortemente para deterioração de materiais bibliográficos e favorecem a proliferação de agentes biológicos.

    Ação corretiva: manter a temperatura entre 19 e 23 °C e a umidade relativa do ar entre 50 e 60%, [...].

    Iluminação : a luz solar (UV) e a luz branca (lâmpadas fluorescentes) não devem incidir diretamente sobre o acervo, por serem altamente prejudiciais ao papel, tornando-os escuros (amarelados).

    Ação corretiva: o uso de filtros protetores nas janelas, lâmpadas, e uso de persianas, amenizam a ação da luz solar.

    Agentes de biodeterioração : os agentes biológicos de deterioração são, entre outros, os insetos (baratas, brocas, cupins), os roedores e os fungos, cuja presença depende das condições ambientais favoráveis (temperatura e umidade) e alimentação.

    Ação corretiva: conhecê-los é a melhor medida para evitar ou eliminar o problema.

    Ação do homem : a forma incorreta de manusear um documento é determinante para sua conservação e sua permanência no acervo.

    Ação corretiva: a adoção de normas e procedimentos básicos (treinamento de pessoal) contribui consideravelmente para a conservação preventiva do acervo.

    (VIEIRA, 2014, p. 189-190)

    Gab. E



ID
1902823
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As questões relacionadas à ética do profissional bibliotecário estão contempladas na resolução nº 42, de 11 de janeiro de 2002, que dispõe sobre o Código de Ética do Conselho Federal de Biblioteconomia. Analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:


( ) É dever do profissional de Biblioteconomia prestar serviços da forma que julgar necessário, respeitando seus próprios interesses e objetivos.

( ) O bibliotecário deve interessar-se pelo bem público e, com tal finalidade, contribuir com seus conhecimentos, capacidade e experiência para melhor servir a coletividade.

( ) O bibliotecário deve zelar pelo prestígio da classe, pela dignidade profissional e pelo aperfeiçoamento de suas instituições.

( ) Cumpre ao profissional de Biblioteconomia combater o exercício ilegal da profissão.

( ) A conduta do bibliotecário em relação aos colegas deve ser de acurado senso crítico e pautada nos princípios da individualidade.

Alternativas
Comentários
  • Resolução CFB Nº. 42/2002

    Art. 2° - Os deveres do profissional de Biblioteconomia compreendem, além do exercício de suas atividades:

    a) dignificar, através dos seus atos, a profissão, tendo em vista a elevação moral, ética e profissional da classe;

    b) observar os ditames da ciência e da técnica, servindo ao poder público, à iniciativa privada e à sociedade em geral;

    c) respeitar leis e normas estabelecidas para o exercício da profissão;

    d) respeitar as atividades de seus colegas e de outros profissionais;

    e) contribuir, como cidadão e como profissional, para o incessante desenvolvimento da sociedade e dos princípios leais que regem o país.

    Art. 5º - O Bibliotecário deve, em relação aos colegas, observar as seguintes normas de conduta:

    a) ser leal e solidário, sem conivência com erros que venham a infringir a ética e as disposições legais que regem o exercício da profissão;

    b) evitar críticas e/ou denúncias contra outro profissional, sem dispor de elementos comprobatórios;

    c) respeitar as idéias de seus colegas, os trabalhos e as soluções, jamais usando-os como de sua própria autoria;

    d) evitar comentários desabonadores sobre a atuação profissional;

    e) evitar a aceitação de encargo profissional em substituição a colega que dele tenha desistido para preservar a dignidade ou os interesses da profissão ou da classe, desde que permaneçam as mesmas condições que ditaram referido procedimento;

    f) colaborar com os cursos de formação profissional, orientando e instruindo os futuros profissionais;

    g) tratar com urbanidade e respeito os colegas representantes dos órgãos de classe quando no exercício de suas funções, fornecendo informações e facilitando o seu desempenho;

    h) evitar, no exercício de posição hierárquica, denegrir a imagem de profissionais subordinados e outros colegas de profissão.

    Gab. D


ID
1902826
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Tendo em vista os baixos índices de leitura apontados em pesquisas recentes, as bibliotecas deveriam promover ações visando a atração de novos clientes (usuários). É provável que os potenciais clientes possuam necessidades informacionais que poderão ser supridas pela biblioteca. Sendo assim, o tipo de planejamento voltado a suprir necessidades e desejos deverá ser o de:

Alternativas
Comentários
  • Um plano de marketing nada mais é do que o planejamento das ações de marketing da empresa, buscando alcançar um determinado objetivo – exemplo de objetivos: aumento das vendas, aumento do número de clientes, fidelização dos clientes e etc.

    Portanto, o plano de marketing pode ser considerado como uma ferramenta de gestão para a empresa se manter competitiva no mercado em que ela está inserida, através de estratégias competitivas de marketing.

     

     

    http://marketingdeconteudo.com/como-fazer-um-bom-plano-de-marketing/

  • Suprir as necessidades e desejos é o grande objetivo do Marketing.

  • Sgundo Vieira (2014, p. 203):

    "O marketing em bibliotecas pode ser definido como o conjunto de esforços concentrados na promoção eficiente da satisfação de usuários que necessitam e utilizam produtos e serviços de informação."

    VIEIRA, Ronaldo da Mota. Introdução à teoria geral da biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.

    Gab. B


ID
1902829
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os instrumentos de coleta de dados são de suma importância para a gestão de bibliotecas, é uma forma de o bibliotecário obter informações sobre os usuários e funcionários da biblioteca. O instrumento mais adequado para atingir um grande número de pessoas (respondentes) em diversos lugares, sendo possível manter o anonimato do respondente e a independência para responder as questões é?

Alternativas
Comentários
  • Das alternativas, a única que oferece anonimato é o questionário. O grupo focal é considerado por alguns autores como uma entrevista (só que em grupo), ou seja, contato direto e nenhum anonimato. A observação participante é quando o observador assume uma posição totalmente ativa, envolvendo-se com o fenômeno analisado. Ela pode ser natural ou artificial (quanto a ele pertencer à comunidade), participante total, participante observador ou observador total (segundo o envolvimento do observador).


ID
1902832
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os gráficos de organização podem ser utilizados em biblioteca de forma a ajudar o gestor, sua equipe e até os usuários na visualização dos setores e na organização, bem como no andamento lógico do trabalho da biblioteca. O tipo de gráfico que tenta representar, de forma dinâmica e analítica, a sequência lógica das fases e etapas de um determinado trabalho desenvolvido na biblioteca é o:

Alternativas
Comentários
  • Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feita através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem. Podemos entendê-lo, na prática, como a documentação dos passos necessários para a execução de um processo qualquer. 

  • Funcionograma: variação do organograma que contém informações sobre atribuições dos órgãos. Permite um conhecimento mais detalhado da organização. É útil como ferramenta de O&M [...] (Wiktionário)
    Organograma: "representação gráfica que indica as respectivas relações de vários setores ou funções numa organização ou conjunto organizado." (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 271)
    Fluxograma: "representação gráfica de uma sequência de operações com símbolos apropriados para indicação de procedimentos ou ações que devem ocorrer. Mais específico do que o diagrama de blocos." (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 170)

  • Acrescentando...

    Conforme Maciel e Mendonça (2006, p. 78):

    Fluxogramas - são gráficos que procuram representar, de maneira dinâmica e analítica, a sequência lógica das fases, etapas ou passos de um trabalho desenvolvidos dentro de uma organização, por meio de determinada simbologia.

    Gab. D


ID
1902835
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A lei nº 4.084, de 30 de junho de 1962, dispõe sobre a profissão de bibliotecário e regula seu exercício. A respeito de seu conteúdo podemos afirmar que: Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):

I. A fiscalização do exercício da Profissão do Bibliotecário será exercida pelo Conselho Federal de Biblioteconomia e pelas Associações de Bibliotecários dos respectivos estados.

II. A sede do Conselho Federal de Biblioteconomia será no Distrito Federal.

III. O exercício da profissão de Bibliotecário só será permitido aos Bacharéis em Biblioteconomia, portadores de diplomas que tenham sido obtidos em escolas de Biblioteconomia de nível superior ou equiparadas, oficialmente, e aos bibliotecários cujo diploma tenha sido expedido por instituições estrangeiras, mas validado no Brasil.

IV. São atribuições exclusivas do Bacharel em Biblioteconomia a preservação de acervos: realizando o controle de temperatura e umidade relativa do ar, bem como a higienização do acervo.

Alternativas
Comentários
  • Art 8º A fiscalização do exercício da Profissão do Bibliotecário será exercida pelo Conselho Federal de Biblioteconomia e pelos Conselhos regionais de Biblioteconomia, criados por esta lei.

  • Conforme a Lei 4.084/1962

    Art. 8°. A fiscalização do exercício da Profissão de Bibliotecário será exercida pelo CFB e pelos CRB, criados por esta lei.

    Art. 10°. A sede do Conselho Federal de Biblioteconomia será no Distrito Federal.

    Art. 2°. O exercício da profissão de Bibliotecário, em qualquer de seus ramos, só será permitido:

    a) aos Bacharéis em Biblioteconomia, portadores de diplomas expedidos por Escolas de Biblioteconomia de nível superior, oficiais, equiparadas, ou oficialmente reconhecidas;

    b) aos Bibliotecários portadores de diplomas de instituições estrangeiras que apresentem os seus diplomas revalidados no Brasil, de acordo com a legislação vigente.

    Parágrafo único. Não será permitido o exercício da profissão aos diplomados por escolas ou cursos cujos estudos hajam sido feitos através de correspondência, cursos intensivos, cursos de férias etc.

    Gab. E


ID
1902838
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre o planejamento de espaço físico de uma biblioteca, analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo: 

( ) O planejamento de espaço de uma biblioteca será necessário quando mudar o conceito de missão/função/finalidade da biblioteca.

( ) Levando em consideração a rapidez no crescimento de uma coleção, é importante que 50% do espaço das estantes seja mantido desocupado para atender alguma emergência.

( ) A ampliação da comunidade a ser servida, bem como a ampliação de serviços, certamente levará o bibliotecário e sua equipe a repensar o espaço da biblioteca e a sua organização.

( ) Não é responsabilidade do bibliotecário monitorar o crescimento da coleção.

( ) A falta de espaço ou espaços inadequados ao trabalho podem implicar em problemas de produtividade e conflitos entre membros da equipe da biblioteca. 

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    (V) O planejamento de espaço de uma biblioteca será necessário quando mudar o conceito de missão/função/finalidade da biblioteca.  

    (F) Levando em consideração a rapidez no crescimento de uma coleção, é importante que 50% do espaço das estantes seja mantido desocupado para atender alguma emergência. 

    As recomendações internacionais indicadas por Almeida (2005) são de que 20% do espaço seja mantido desocupado para a inserção de novos materiais. Deve-se manter também um espaço de reserva, que, quando ocupado, demonstra que o acervo está em situação crítica de crescimento.

    (V ) A ampliação da comunidade a ser servida, bem como a ampliação de serviços, certamente levará o bibliotecário e sua equipe a repensar o espaço da biblioteca e a sua organização. 

    (F) Não é responsabilidade do bibliotecário monitorar o crescimento da coleção.

    O bibliotecário deve constantemente monitorar o crescimento do acervo para que não se chegue a uma situação crítica, com pouquíssimo espaço 

    (V) A falta de espaço ou espaços inadequados ao trabalho podem implicar em problemas de produtividade e conflitos entre membros da equipe da biblioteca.

  • GABARITO: E

    2ª e 4ª afirmativas - Segundo Almeida (2005, p. 113):

    "A preocupação com o espaço para o crescimento das coleções é tão grande que uma recomendação internacional indica que 20% do espaço das estantes seja mantido desocupado, para permitir a inserção de novos materiais. A ocupação desse espaço ‘de reserva’ indica que se está entrando em ‘área crítica’ e que é hora de replanejar o espaço. Assim, o bibliotecário responsável pelo desenvolvimento do acervo deve ter, dentre outras atribuições, a de monitorar o crescimento da coleção, o que inclui o monitoramento do espaço para seu armazenamento. Esse monitoramento possibilita que decisões e providências sejam tomadas, em tempo oportuno, de modo a evitar a surpresa da falta de espaço para colocar as novas aquisições".

    Fonte: ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. Brasília, DF: Briquet de Lemos / Livros, 2005.


ID
1902841
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os baixos índices de leitura no Brasil são exaustivamente divulgados, tanto diretamente por órgãos de pesquisa como pelos veículos de comunicação. Analisando a questão da leitura, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Para mim as alternativas B e C  estão erradas, porque estão generalizando duas coisas! .

  • Fui na B, mas também achei que a alternativa generalizou.
  • Também achei que as alternativas "B e C" generalizaram, entretanto a alternativa "C" focou apenas no telespectador diferente da alternativa "B" que generalizou todo um grupo etário.


ID
1902844
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O desenvolvimento de coleções é essencial no controle de crescimento do acervo, bem como na racionalização dos recursos. O planejamento inclui as etapas de seleção, aquisição, desbastamento e avaliação de acervos. Sobre os documentos e processos que envolvem o desenvolvimento de coleções podemos afirmar que:

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

I. A Política de Desenvolvimento de Coleções deve ser um documento suficientemente flexível para que sejam incluídas e excluídas informações referentes ao acervo.

II. A etapa de aquisição é um processo puramente administrativo.

III. A seleção de obras para o acervo deve ser realizada individualmente e, exclusivamente, pelo bibliotecário.

IV. O desbastamento do acervo só é recomendado quando a biblioteca começa a ter problemas de espaço na inserção de novas obras no acervo.

Alternativas
Comentários
  • No livro seleção de materiais de informação Vergueiro diz:


    As várias alternativas para organização das atividades de seleção pordem ser esquematicamente analisadas assim: 


    Alternativa 1
    Existência de uma comissão de seleção, de caráter deliberativo, da qual o bibliotecário participa como membro ou coordenador/presidente. 


    Alternativa 2
    Existência de uma comissão de seleção, de caráter consultivo, para assessoria ao responsável pela selação.


    Alternativa 3
    O bibliotecário faz a seleção de materiais

  • o erro da alternativa III foi o "exclusivamete pelo bibliotecário"

    o debastamente é utilizado para outras finalidades não apenas quando o acervo estiver sem espaço para a inclusão de novas obras.


ID
2154892
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A vacância de cargo público, segundo a Lei n.º 8.112/1990, decorrerá de:

I. Aposentadoria.

II. Falecimento.

III. Remoção.

IV. Redistribuição.

V. Posse em outro cargo inacumulável.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão INCORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Lei 8112

    Art. 33.  A vacância do cargo público decorrerá de: I – exoneração; II – demissão; III – promoção; 29IV – (revogado); 30V – (revogado); VI – readaptação; VII – aposentadoria; VIII – posse em outro cargo inacumulável; IX – falecimento. 

    Obrigado, de nada!

  • Remoção não é forma de vacância de cargo:

    Citando-se as lições doutrinárias de José dos Santos Carvalho Filho, observa-se que remoção não é forma de provimento de cargo público, posto que: "Várias são as forma de provimento, todas dependentes de um ato administrativo de formalização. O art. 8º da Lei nº 8.112/90 enumera essas formas: nomeação, promoção, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração e recondução.(...) Embora possa haver certa semelhança com algumas dessas formas, com elas não se confundem a remoção e a redistribuição. que não são formas de provimento derivado por não ensejarem investidura em nenhum cargo. Em ambas há apenas o deslocamento do servidor: na remoção, o servidor é apenas deslocado no âmbito do mesmo quadro (...). Em qualquer caso, porém, o servidor continua titularizando seu cargo, o que não ocorre nas formas de provimento derivado". RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA Nº 38.539 - BA (2012/0143593-0)

  • O VELHO PADRE PF!

  • PEDRA Furou Pneu Posse em outro cargo inacumulável Exoneração Demissão Remoção Aposentadoria Falecimento Promoção
  • A letra D (remoção e redistribuição) não se insere nas possibilidades de vacância de cargo público

    Lei 8112 Art. 33.  A vacância do cargo público decorrerá de:

            I - exoneração;

            II - demissão;

            III - promoção;

            IV -  (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            V -  (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            VI - readaptação;

            VII - aposentadoria;

            VIII - posse em outro cargo inacumulável;

            IX - falecimento.

  • Mneumonio mega hard

     

     I - exoneração;

            II - demissão;

            III - promoção;

            VI - readaptação;

            VII - aposentadoria;

            VIII - posse em outro cargo inacumulável;

            IX - falecimento.

     

    ¬¬

  • Esses mnemônicos são muito ruins, PARE FPD!

    Promoção

    Aposentadoria

    Readaptação

    Exoneração

    Falecimento

    Demissão

    Posse em outro cargo

    ;-)

  • III. Remoção e IV. Redistribuição são formas de DESLOCAMENTO do servidor. Não geram VACÂNCIA nem PROVIMENTO !

  • Questãozinha bem sapeca! Lendo rápido vc passa pela "remoção" e não vê na casca de banana que pisou!

  • Gabarito letra d).

     

     

    Lei 8.112, Art. 33. A vacância do cargo público decorrerá de:

     

    I - exoneração;

     

    II - demissão;

     

    III - promoção;

     

    VI - readaptação;

     

    VII - aposentadoria;

     

    VIII - posse em outro cargo inacumulável;

     

    IX - falecimento.

     

     

    Mnemônico para as formas de provimento: "PAN4R's"

     

    "P" = Promoção

     

    "A" = Aproveitamento

     

    "N" = Nomeação

     

    "4R's" = Readaptação, Recondução, Reintegração e Reversão

     

     

    Obs: Promoção e Readaptação são os únicos que são formas de vacância e provimento.

     

    Obs: Ascensão e Transferência foram revogados.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa INCORRETA, após analisar cinco itens. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos, em especial acerca da Lei 8.112/1990. Vejamos:

    Art. 33, Lei 8.112/90. A vacância do cargo público decorrerá de:

    I - exoneração;

    II - demissão;

    III - promoção;

    VI - readaptação;

    VII - aposentadoria;

    VIII - posse em outro cargo inacumulável;

    IX - falecimento.

    Dito isso:

    I. CERTO. Aposentadoria.

    Conforme art. 33, VII, Lei 8.112/90.

    II. CERTO. Falecimento.

    Conforme art. 33, IX, Lei 8.112/90.

    III. ERRADO. Remoção.

    Art. 36, Lei 8.112/90. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:                

    I - de ofício, no interesse da Administração;

    II - a pedido, a critério da Administração

    III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração:

    IV. ERRADO. Redistribuição.

    Art. 37, Lei 8.112/90. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos:

    V. CERTO. Posse em outro cargo inacumulável.

    Conforme art. 33, VIII, Lei 8.112/90.

    Assim:

    D. Apenas III e IV.

    GABARITO: ALTERNATIVA D.


ID
2154895
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base na Organização Didática do IFRS, é possível afirmar que:

I. Os cursos deverão ser desenvolvidos, obrigatoriamente, na modalidade presencial.

II. Uma estrutura curricular é a disposição ordenada de componentes curriculares organizados em uma matriz, que expressa a formação pretendida no curso.

III. Os cursos de bacharelado, destinados aos portadores de certificado de conclusão do Ensino Médio, serão planejados de modo a conduzir o estudante a uma formação profissional de nível superior.

IV. O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é órgão consultivo e de assessoramento, vinculado ao Colegiado do respectivo curso de graduação.

V. Os cursos serão avaliados de forma sistêmica, tendo por referência apenas a autoavaliação institucional.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas

ID
2154901
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Quanto à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica pode-se afirmar que:

I. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia constituem, exclusivamente, no âmbito do sistema federal de ensino, vinculado ao Ministério da Educação, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

II. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas.

III. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia possuem natureza jurídica de fundações públicas, detentoras de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.

IV. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, no âmbito de sua atuação, exercerão o papel de instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais.

V. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia para efeito da incidência das disposições que regem a regulação, avaliação e supervisão das instituições e dos cursos de educação superior, são equiparados às universidades federais. 

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS: 

Alternativas
Comentários
  • I - Incorreta. Pois, não podemos esquecer das  Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais

    II - Correta.

    III - Incorreta. possuem natureza jurídica de autarquia

    IV - Correta.

    V - Correta.

  • Art. 1o  Fica instituída, no âmbito do sistema federal de ensino, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vinculada ao Ministério da Educação e constituída pelas seguintes instituições:

    I - Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - Institutos Federais;

    II - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR;

    III - Centros Federais de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ e de Minas Gerais - CEFET-MG;

    IV - Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais.

    IV - Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais; e (Redação dada pela Lei nº 12.677, de 2012)

    V - Colégio Pedro II.  (Incluído pela Lei nº 12.677, de 2012)

    Parágrafo único.  As instituições mencionadas nos incisos I, II, III e V do caput deste artigo possuem natureza jurídica de AUTARQUIA, detentoras de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.

     


ID
2154904
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA em relação ao Regimento Geral do IFRS:

Alternativas
Comentários
  • Lembrando:  O Colégio de Dirigentes é de caráter consultivo.


ID
2154910
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na metodologia utilizada para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI – do IFRS, um dos elementos considerados foi a análise do ambiente interno. Assinale abaixo a alternativa que representa a definição correta para esse elemento:

Alternativas
Comentários
  • Forças e Fraquezas são fatores internos (a instituição tem algum grau de controle).

    Oportunidades e Ameaças são fatores externos.

    (Análise SWOT - Administração)


ID
2154916
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considere as afirmativas I, II e III a respeito dos objetivos dos Institutos Federais. Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):

I. Realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade.
II. Estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional.
III. Ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos.

Alternativas
Comentários
  • LEI 11.892:

    Art. 7o  Observadas as finalidades e características definidas no art. 6o desta Lei, são objetivos dos Institutos Federais:

     

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

    II - realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade

    V - estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional; 

     

    FOCOFORÇAFÉ#@

     

  • GABARITO: E

     

    Art. 7o  Observadas as finalidades e características definidas no art. 6o desta Lei, são objetivos dos Institutos Federais:

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

    II - ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica;

    III - realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade;

    IV - desenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais, e com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos;

    V - estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional; e

    VI - ministrar em nível de educação superior:

    a) cursos superiores de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia;

    b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

    c) cursos de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento;

    d) cursos de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização, visando à formação de especialistas nas diferentes áreas do conhecimento; e

    e) cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado, que contribuam para promover o estabelecimento de bases sólidas em educação, ciência e tecnologia, com vistas no processo de geração e inovação tecnológica.

  • Letra E

    OBJTIVOS:

    3 MINI RED

    I - MINIstrar educação profissional técnica de nível médio

    II - MINIstrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores

    VI - MINIstrar em nível de educação superior

    III - Realizar pesquisas aplicadas,

    V -Estimular e apoiar processos educativos

    IV - Desenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e as finalidades

  • Maravilha esse mnemônico Edson, é o tipo de coisa que ajuda na hora da prova e do nervosismo

ID
2154919
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, em sua atuação, observa os seguintes princípios norteadores:

I. Verticalização do ensino e sua integração com a pesquisa e a extensão.
II. Eficácia nas respostas de formação profissional, difusão do conhecimento científico e tecnológico e suporte aos arranjos produtivos locais, sociais e culturais.
III. Inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais e deficiências específicas.
IV. Estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento humano e socioeconômico local e regional.
V. Inclusão social de pessoas afrodescendentes, indígenas e em situação de vulnerabilidade social.

Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) está(ão) INCORRETA(S):

Alternativas