SóProvas



Prova IF-RS - 2016 - IF-RS - Médico - Clínica


ID
2430154
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, analise as seguintes afirmativas sobre nomeação, posse e exercício: 

I. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes.
II. Somente haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.
III. É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.
IV. O início do exercício de função de confiança sempre coincidirá com a data de publicação do ato de designação.
V. A posse em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas CORRETAS: 

Alternativas
Comentários
  • § 4º O início do exercício de função de confiança coincidirá com a data de publicação do ato de designação, salvo quando o servidor estiver em licença ou afastado por qualquer outro motivo legal, hipótese em que recairá no primeiro dia útil após o término do impedimento, que não poderá exceder a 30 (trinta) dias da publicação.

  • Gabarito letra d).

     

    LEI 8.112/90

     

     

    Item "I") Art. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

     

     

    Item "II") Art. 13, § 4° Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.

     

     

    Item "III") Art. 15, § 1° É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.

     

     

    Item "IV") Art. 15, § 4° O início do exercício de função de confiança coincidirá com a data de publicação do ato de designação, salvo quando o servidor estiver em licença ou afastado por qualquer outro motivo legal, hipótese em que recairá no primeiro dia útil após o término do impedimento, que não poderá exceder a trinta dias da publicação.

     

    * Logo, a expressão "sempre" torna o item errado, pois há uma exceção prevista na Lei 8.112/90.

     

     

    Item "V") Art. 14. A posse em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  •   I->Art. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que NÃO PODERÃO ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    IV->  Art. 15, § 4° O início do exercício de função de confiança coincidirá com a data de publicação do ato de designação, salvo quando o servidor estiver em licença ou afastado por qualquer outro motivo legal, hipótese em que recairá no primeiro dia útil após o término do impedimento, que não poderá exceder a trinta dias da publicação.

    #VemLogoPosse

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8112/90.

    I. INCORRETA.

    Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    II. CORRETA.

    Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação (art.13, §4º).                  

    III. CORRETA.

    É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse (Art. 15, §1º).       

    IV. INCORRETA.

    O início do exercício de função de confiança coincidirá com a data de publicação do ato de designação, salvo quando o servidor estiver em licença ou afastado por qualquer outro motivo legal, hipótese em que recairá no primeiro dia útil após o término do impedimento, que não poderá exceder a trinta dias da publicação (art. 15, §4º).             

    V. CORRETA.

    A posse em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial (Art. 14).

    GABARITO DA QUESTÃO: D.

    Fonte: Lei 8.112/1990.

    Não esqueça:

    >> Remoção >>>>> deslocamento do servidor (art. 36).

    >> Redistribuição >>> deslocamento de cargo (art. 37). 

    >> Recondução >>>>retorno ao cargo anteriormente ocupado (art. 29).

    >> Servidor efetivo escolhido para exercer função de confiança não é “nomeado” e sim “designado”.

    >> Ascensão, acesso e a transferência: formas de provimento declaradas inconstitucionais pelo STF (SV 43) e revogadas pela Lei nº 9.527/97.


ID
2430157
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base nos conceitos presentes na Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, assinale abaixo a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo: 

1. Padrão de Vencimento
2. Plano de Carreira
3. Cargo
4. Ambiente Organizacional
5. Nível de Capacitação

( ) Conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade.
( ) Área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal.
( ) Posição do servidor na Matriz Hierárquica dos Padrões de Vencimento em decorrência da capacitação profissional para o exercício das atividades do cargo ocupado, realizada após o ingresso.
( ) Conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor.
( ) Posição do servidor na escala de vencimento da carreira em função do nível de capacitação, cargo e nível de classificação.

Alternativas
Comentários
  • estao nas definicoes no inicio do artigo.

  • Gabarito: Letra B

     

    #partiuposse

  • 1. Padrão de Vencimento= ESCALA DE VENCIMENTO 

    2. PlaNo DI Carreira- PRINCÍPIOS, NORMAS DIRETRIZES. 

    3. CARgo = ATRIBUIÇÕES e RESPONSABILIDADES 

    4. Ambiente Organizacional = ÁREA

    5. Nível de Capacitação = MATRIZ = 4 NÍVEIS (C4P4CIT4Ç4O)

    LETRA B. 

  • Com tais palavras-chave é possível acertar a maioria, senão todas, das questões que versam sobre o art. 5º:

    - Plano de carreira -> princípios, diretrizes e normas;

    - Nível de classificação -> conjunto de cargos;

    - padrão de vencimento -> escala de vencimento;

    CARgo -> Conjunto Atribuições Responsabilidades

    - Nivel de capacitação -> matriz hierárquica

    Ambiente organizacional -> Área específica...

    - Usuários -> pessoas/coletividades internas ou externas.

  • Bastava ter certeza da primeira assertiva que já dava para marcar a referida opção.

  • 2( ) Conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade. 2. Plano de Carreira

    4( ) Área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal. 4. Ambiente Organizacional

    5( ) Posição do servidor na Matriz Hierárquica dos Padrões de Vencimento em decorrência da capacitação profissional para o exercício das atividades do cargo ocupado, realizada após o ingresso. 5. Nível de Capacitação

    3( ) Conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor. 3. Cargo

    1( ) Posição do servidor na escala de vencimento da carreira em função do nível de capacitação, cargo e nível de classificação. 1. Padrão de Vencimento


ID
2430160
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Analise abaixo as afirmativas relacionadas às formas de ingresso e desenvolvimento do servidor Técnico-Administrativo em Educação segundo a Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo: 

( ) O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, Progressão por Capacitação Profissional ou Progressão por Mérito Profissional.
( ) Será instituído Incentivo à Qualificação ao servidor que possuir educação formal superior ao exigido para o cargo de que é titular, na forma de regulamento.
( ) Para os fins de Progressão por Capacitação não será permitido o somatório de cargas horárias de cursos realizados pelo servidor durante a permanência no nível de capacitação em que se encontra.
( ) O Incentivo à Qualificação somente integrará os proventos de aposentadorias e as pensões quando os certificados considerados para a sua concessão tiverem sido obtidos até a data em que se deu a aposentadoria ou a instituição da pensão.
( ) Progressão por Capacitação Profissional é a mudança de nível de capacitação, no mesmo cargo e nível de classificação, decorrente da obtenção pelo servidor de certificação em Programa de capacitação, compatível com o cargo ocupado, o ambiente organizacional e a carga horária mínima exigida, respeitado o interstício de 12 (doze) meses. 

Alternativas
Comentários
  • ( V) O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, Progressão por Capacitação Profissional ou Progressão por Mérito Profissional.

    Art. 10. O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, Progressão por Capacitação Profissional ou Progressão por Mérito Profissional

    (V ) Será instituído Incentivo à Qualificação ao servidor que possuir educação formal superior ao exigido para o cargo de que é titular, na forma de regulamento.

    Art. 11. Será instituído Incentivo à Qualificação ao servidor que possuir educação formal superior ao exigido para o cargo de que é titular, na forma de regulamento

    ( F) Para os fins de Progressão por Capacitação não será permitido o somatório de cargas horárias de cursos realizados pelo servidor durante a permanência no nível de capacitação em que se encontra.

    § 4o  No cumprimento dos critérios estabelecidos no Anexo III, é permitido o somatório de cargas horárias de cursos realizados pelo servidor durante a permanência no nível de capacitação em que se encontra e da carga horária que excedeu à exigência para progressão no interstício do nível anterior, vedado o aproveitamento de cursos com carga horária inferior a 20 (vinte) horas-aula.

    (V ) O Incentivo à Qualificação somente integrará os proventos de aposentadorias e as pensões quando os certificados considerados para a sua concessão tiverem sido obtidos até a data em que se deu a aposentadoria ou a instituição da pensão.

    § 2o O Incentivo à Qualificação somente integrará os proventos de aposentadorias e as pensões quando os certificados considerados para a sua concessão tiverem sido obtidos até a data em que se deu a aposentadoria ou a instituição da pensão.

    (F ) Progressão por Capacitação Profissional é a mudança de nível de capacitação, no mesmo cargo e nível de classificação, decorrente da obtenção pelo servidor de certificação em Programa de capacitação, compatível com o cargo ocupado, o ambiente organizacional e a carga horária mínima exigida, respeitado o interstício de 12 (doze) meses. 

    § 1o Progressão por Capacitação Profissional é a mudança de nível de capacitação, no mesmo cargo e nível de classificação, decorrente da obtenção pelo servidor de certificação em Programa de capacitação, compatível com o cargo ocupado, o ambiente organizacional e a carga horária mínima exigida, respeitado o interstício de 18 (dezoito) meses.

  • Letra C

  • Sabendo a primeira e a última já dava pra matar a questão.


ID
2430163
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com o teor da Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, nos processos administrativos a Administração Pública observará, dentre outros, os seguintes critérios:

I. Atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei.
II. Interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento aos fins do servidor, facultada a aplicação retroativa de nova interpretação.
III. Adoção de formas rígidas e complexas, em atenção ao princípio do formalismo.
IV. Divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição.
V. Objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas CORRETAS: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra c).

     

    LEI 9.784/99

     

    Art. 2° A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

     

    Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

     

     

    Item "I") II - atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei;

     

     

    Item "II") XIII - interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação;

     

     

    Item "III") IX - adoção de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurança e respeito aos direitos dos administrados;

     

     

    Item "IV") V - divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição;

     

     

    Item "V") III - objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • I. (V )Atendimento a fins de geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei.

    II.(F) Interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento aos fins do servidor (do fim publico), facultada (vedada) a aplicação retroativa de nova interpretação.

    III.(F)Adoção de formas rígidas e complexas e (simples), em atenção ao princípio do formalismo.

    IV.(V )Divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição.

    V. (V )Objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades.

  • A questão versa sobre o Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/99).

    I) CORRETA. Por força do PRINCÍPIO DA SUPREMACIA DO INTERESSE PÚBLICO E DA INDISPONIBILIDADE DO INTERESSE PÚBLICO, tanto a competência quanto os poderes da Administração são irrenunciáveis, pois renunciar a estes equivaleria a renunciar ao próprio interesse público. Nesse sentido o art. 2º, Parágrafo Único, II da lei 9.784/99: “atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei”.

    II) INCORRETA. De acordo com o PRINCÍPIO DA SEGURANÇA JURÍDICA, previsto sobretudo no art. 2º, parágrafo único, XIII da lei 9.784/99, deve haver “interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, VEDADA APLICAÇÃO RETROATIVA DE NOVA INTERPRETAÇÃO.”

    Isso significa que, se a Administração Pública interpreta hoje a norma de um modo, e, no futuro, altera sua orientação, NÃO poderá utilizar essa nova interpretação em relação ao ato que já havia sido praticado sob a égide da interpretação antiga. Ou seja, a NOVA INTERPRETAÇÃO apenas pode ser aplicada para CIRCUNSTÂNCIAS FUTURAS.

    III) INCORRETA. Devem ser adotadas formas simples (não rígidas e complexas), conforme o art. 2º, parágrafo único, IX da lei 9.784/99: “adoção de FORMAS SIMPLES, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurança e respeito aos direitos dos administrados”. Trata-se do PRINCÍPIO DO INFORMALISMO OU DO FORMALISMO MODERADO, encontrado também no art. 22 da lei 9.784/99, segundo o qual “os atos do processo administrativo NÃO dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.”

    IV) CORRETA. Segundo o PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE constante no art. 2º, V da lei 9.784/99, deve haver a “divulgação oficial dos atos administrativos, RESSALVADAS AS HIPÓTESES DE SIGILO previstas na Constituição.” Por sua vez, a Constituição Federal estabelece exceções ao princípio da publicidade em seu art. 5º, LX: “a lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando a DEFESA DA INTIMIDADE ou o INTERESSE SOCIAL o exigirem.”

    V) CORRETA. O PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE é encontrado no art. 2º, parágrafo único, III da lei 9.784/99 (“objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades”).

    GABARITO: “C”, vez que as assertivas I, IV e V estão CORRETAS e as assertivas II e III estão INCORRETAS.


ID
2430166
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere as assertivas abaixo acerca do Recurso Administrativo, previsto na Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo: 

( ) O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de 3 (três) dias, o encaminhará à autoridade superior.
( ) Salvo disposição legal diversa, o recurso administrativo tramitará no máximo por 3 (três) instâncias administrativas.
( ) Quando a lei não fixar prazo diferente, o recurso administrativo deverá ser decidido no prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados do recebimento dos autos pelo órgão competente, vedada a prorrogação do prazo.
( ) O não conhecimento do recurso não impede a Administração de rever de ofício o ato ilegal, desde que não ocorrida preclusão administrativa.
( ) Salvo disposição legal em contrário, o recurso não tem efeito suspensivo. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra e).

     

    LEI 9.784/99

     

     

    Item "I") Art. 56, § 1° O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior.

     

     

    Item "II") Art. 57. O recurso administrativo tramitará no máximo por três instâncias administrativas, salvo disposição legal diversa.

     

     

    Item "III") Art. 59. Salvo disposição legal específica, é de dez dias o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.

     

    § 1° Quando a lei não fixar prazo diferente, o recurso administrativo deverá ser decidido no prazo máximo de trinta dias, a partir do recebimento dos autos pelo órgão competente.

     

    § 2° O prazo mencionado no parágrafo anterior poderá ser prorrogado por igual período, ante justificativa explícita.

     

     

    Item "IV") Art. 63, § 2° O não conhecimento do recurso não impede a Administração de rever de ofício o ato ilegal, desde que não ocorrida preclusão administrativa.

     

     

    Item "V") Art. 61. Salvo disposição legal em contrário, o recurso não tem efeito suspensivo.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • O prazo para recurso é de 10 dias e sua reconsideração, 5 dias.

  • (F) O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de 3 (três) 5 dias dias, o encaminhará à autoridade superior. Art. 56 §1º

     

    (V) Salvo disposição legal diversa, o recurso administrativo tramitará no máximo por 3 (três) instâncias administrativas. Art. 57 

     

    (F) Quando a lei não fixar prazo diferente, o recurso administrativo deverá ser decidido no prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados do recebimento dos autos pelo órgão competente, vedada a prorrogação do prazo. Art. 59 §1º §2º - interpor recurso 10 dias; se a lei não fixar prazo diferente será de 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período mediante justificativa;

     

    (V) O não conhecimento do recurso não impede a Administração de rever de ofício o ato ilegal, desde que não ocorrida preclusão administrativa. Art. 63 §2º

     

    (V) Salvo disposição legal em contrário, o recurso não tem efeito suspensivo. Art. 61

  • Reconsideração = 5 dias

    Recurso Adm tramita por no máx = 3 instâncias

    Decisão de Recurso Adm = máx 30 dias (poderá ser prorrogado por igual período)

    Adm Públ pode rever de ofício o ato ilegal = princípio da oficialidade

    O recurso NÃO tem efeito suspensivo = regra

  • A questão versa sobre o Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/99).

    I) FALSA. O referido prazo é de 5 dias e não de 3 dias, conforme o art. 56, §1° da lei 9.784/99: “O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no PRAZO DE CINCO DIAS, o encaminhará à autoridade superior.”

    II) VERDADEIRA. A assertiva equivale ao art. 57 da lei 9.784/99: “O recurso administrativo tramitará no máximo por três instâncias administrativas, salvo disposição legal diversa.”

    III) FALSA. Não é vedada a prorrogação de prazo, segundo o art. 59, §§ 1º e 2º da lei 9.784/99: “Art. 59, §1º. Quando a lei não fixar prazo diferente, o recurso administrativo deverá ser decidido no prazo máximo de trinta dias, a partir do recebimento dos autos pelo órgão competente.”

    Art. 59, § 2°. “O prazo mencionado no parágrafo anterior PODERÁ SER PRORROGADO POR IGUAL PERÍODO, ANTE JUSTIFICATIVA EXPLÍCITA.”

    IV) VERDADEIRA. A assertiva reproduziu o teor do art. 63, § 2º da lei 9.784/99: “O não conhecimento do recurso não impede a Administração de rever de ofício o ato ilegal, desde que não ocorrida preclusão administrativa.”

    V) VERDADEIRA. Literalidade do art. 61 da lei 9.784/99: “Salvo disposição legal em contrário, o recurso não tem efeito suspensivo.”

    GABARITO: “E”, vez que as assertivas II, IV e V estão VERDADEIRAS e as assertivas I e III estão FALSAS.


ID
2430169
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Sobre o processo de nomeação e os requisitos para candidatura ao cargo de Reitor e Diretor-Geral de Campus previstos na Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, considere as seguintes afirmativas:

I. Os Reitores serão nomeados pelo Presidente da República, para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade escolar do respectivo Instituto Federal.
II. Poderão candidatar-se ao cargo de Reitor os docentes pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que possuam o título de Doutor e estejam posicionados na Classe DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.
III. O mandato de Reitor extingue-se pelo decurso do prazo ou, antes desse prazo, pela aposentadoria, voluntária ou compulsória, pela renúncia e pela destituição ou vacância do cargo.
IV. Os Diretores-Gerais serão nomeados pelo Reitor para mandato de 4 (quatro) anos, vedada a recondução.
V. Para candidatar-se ao cargo de Diretor-Geral, o servidor Docente ou Técnico Administrativo de nível Superior deverá possuir o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e estar posicionado na última Classe da respectiva carreira.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas CORRETAS: 

Alternativas
Comentários
  • I. Os Reitores serão nomeados pelo Presidente da República, para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade escolar do respectivo Instituto Federal. CORRETA

     

    II. Poderão candidatar-se ao cargo de Reitor os docentes pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que possuam o mínimo de 5 anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e que atendam a, pelo menos, um dos seguintes requisitos:

    I - possuir o título de doutor; ou

    II - estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior.

     

    III. O mandato de Reitor extingue-se pelo decurso do prazo ou, antes desse prazo, pela aposentadoria, voluntária ou compulsória, pela renúncia e pela destituição ou vacância do cargo. CORRETA

     

    IV. Os Diretores-Gerais serão nomeados pelo Reitor para mandato de 4 (quatro) anos, vedada a recondução. Permitida a recondução

     

    V. Para candidatar-se ao cargo de Diretor-Geral, o servidor Docente ou Técnico Administrativo de nível Superior deverá possuir o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e estar posicionado na última Classe da respectiva carreira.

    ...que se enquadrem em pelo menos uma das seguintes situações:

    I - preencher os requisitos exigidos para a candidatura ao cargo de Reitor do Instituto Federal;

    II - possuir o mínimo de 2 anos de exercício em cargo ou função de gestão na instituição; ou

    III - ter concluído, com aproveitamento, curso de formação para o exercício de cargo ou função de gestão em instituições da administração pública.

  • Gabarito : A

     

     

    #partiuposse

  • só trocar o "e" da proposição II por "ou"

  • Requisitos:

    Diretor-geral: tem que ocupar um cargo de nível superior.

    Pró-reitor: Docente ou técnico administrativo; 5 anos de experiência em institutos federais; Ter nível superior (Tem que ter diploma de graduação, etc)

    Reitor: Somente sendo docente; Ter doutorado ou estar na classe DIV, DV do magistério; e ter no mínimo 5 anos em institutos federais.

  • Alternativa a).

    Pré-requisitos para candidatar-se ao cargo de reitor:

    -5 anos de efetivo exercício;

    -sejam docentes do quadro permanente;

    -Título de doutor ou estar posicionado nas classes DIV ou DV da carreira do magistério do Ensino Básico.

    #vousernomeado


ID
2430172
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Sobre as vedações ao servidor público contidas no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído por meio do Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

    "Deus é O Maior"

  •  c) É vedado ao servidor retirar da repartição pública qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público, independente de possuir autorização legal para tanto. ERRADO

     

    Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994

    Das Vedações ao Servidor Público

    l) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público;

  • Ah tá, essa questão até eu. Gabarito: C.

  • Gabarito C.

    Lei 1.171, XV

    item a - letra a

    item b - letra h

    item c - letra l

    item d - letra m

    item e - letra e

  • Gabarito C.

    É vedado a servidor retirar qualquer documento da repartição, sem autorização da autoridade competente.

  • GABARITO: LETRA C

    Das Vedações ao Servidor Público

    l) retirar da repartição pública,sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público;

    FONTE: Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994


ID
2430175
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS rege-se pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, pela legislação federal e, entre outros, pelos seguintes instrumentos normativos: 

I. Estatuto.
II. Regimento Geral.
III. Resoluções do Conselho Superior.
IV. Resoluções do Colégio de Dirigentes.
V. Resoluções do Comitê de Desenvolvimento Institucional.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • Colégio de Dirigentes é de carater consultivo. 

  • para fixar:

    colégio de dirigente é consultivo!

  • O IFRS rege-se pelos atos normativos mencionados no caput do Art. 1°, pela legislação federal e pelos seguintes instrumentos normativos:

    I.Estatuto;

    II.Regimento Geral;

    III.Resoluções do Conselho Superior;

    IV.Atos da Reitoria.

    (Alternativa: A)

  • ERC:

    Estatuto

    Regimento geral

    Conselho Superior

     


ID
2430178
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando o que dispõe o Regimento Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul:

I. Considerando o processo educativo e formativo do corpo discente, e ainda, a disponibilidade orçamentária e financeira do IFRS, as atividades que envolvam ensino, pesquisa e extensão deverão ser articuladas, sempre que possível, de forma indissociável.
II. O Professor investido nas funções de Reitor, Pró-reitor, Diretor-Geral ou outros Cargos de Direção na Reitoria ficará desobrigado do exercício das demais atividades docentes, sem prejuízo dos vencimentos, gratificações, vantagens e progressões funcionais.
III. Dentre as demais atribuições previstas, compete ao Reitor atuar no planejamento estratégico e operacional do IFRS, com vistas à definição das prioridades na área de ensino dos campi.
IV. A Instrução Normativa é o instrumento pelo qual o Reitor e os Diretores-Gerais dos campi, em razão de suas respectivas atribuições, dispõem sobre a gestão acadêmica e administrativa.
V. Toda a execução do currículo e o funcionamento acadêmico do IFRS obedecem aos princípios definidos no projeto pedagógico institucional e nas normas da organização didática, aprovados pelo Conselho Superior.

Assinale a alternativa em que todas as questões estão CORRETAS: 

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro do item I?

  • I. Considerando o processo educativo e formativo do corpo discente, e ainda, a disponibilidade orçamentária e financeira do IFRS, as atividades que envolvam ensino, pesquisa e extensão deverão ser articuladas, sempre que possível, de forma indissociável.

    ERRADA. As atividades de extensão constituem um processo educativo , cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável, para viabilizar a relação transformadora entre o IFRS e a sociedade, conforme o Regimento Interno do IFRS:

     

    Art. 66 As atividades de extensão constituem um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável, para viabilizar a relação transformadora entre o IFRS e a sociedade. 


ID
2430181
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas sobre o vencimento e a remuneração do servidor público federal regido pela Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990:

I. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias transitórias estabelecidas em lei.
II. Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado por meio de Decreto.
III. O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível.
IV. O servidor perderá a remuneração do dia em que faltar ao serviço sem motivo justificado.
V. O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

     

    I. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias transitórias estabelecidas em lei. ERRADA

    Art. 41.  Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

     

     

    II. Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado por meio de Decreto. ERRADA

     Art. 40.  Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.

  • GABARITO LETRA D)

     

    Tudo com referência à lei 8.112/90

     

     

    I . ERRADO.  art. 41 - REMUNERAÇÂO é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em LEI

     

    II. ERRADOart 40 - VENCIMENTO é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em LEI.

     

    III. CERTO. art. 41 §3º - O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível

     

    IV. CERTO. art. 44 - O servidor perderá:

    I - a remuneração do dia em que faltar o serviço, sem motivo justificado.

     

    V - CERTO. art. 48 - O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultantes de decisão judicial 

  • I . ERRADO.  art. 41 - REMUNERAÇÂO é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias PERMANENTES estabelecidas em LEI

  • Questão exige do candidato conhecimento acerca do vencimento e remuneração do servidor público federal regido pela Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990:

    I. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias transitórias estabelecidas em lei.

    Incorreto: “Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei”, conforme o art. 41, da Lei 8.112/90.

    II. Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado por meio de Decreto.

    Incorreto: a teor do art. 40 do referido Estatuto Federal: “Art. 40. Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei”.

    III. O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível.

    Correto: conforme o §3º, art. 41: “O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível”.

    IV. O servidor perderá a remuneração do dia em que faltar ao serviço sem motivo justificado.

    Correto: conforme o art. 44 da Lei nº 8.112/90, a seguir reproduzido, in verbis: “Art. 44. O servidor perderá: I - a remuneração do dia em que faltar ao serviço, sem motivo justificado”.     

    V. O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.

    Correto: arresto é uma medida preventiva que consiste na apreensão judicial dos bens do devedor, para garantir a futura cobrança da dívida. O art. 48 blinda o servidor de tal embargo, senão, vejamos “Art. 48. O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial”.

    Como se vê, apenas III, IV, V estão corretos.

    GABARITO: D.

  • Eis os comentários sobre cada assertiva, separadamente:

    I- Errado:

    Na verdade, a remuneração é formada pelo vencimento acrescido de vantagens permanentes, e não das transitórias, tal como foi aqui aduzido pela Banca. No ponto, confira-se o art. 41, caput, da Lei 8.112/90:

    "Art. 41.  Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei."

    II- Errado:

    Em rigor, o vencimento deve ser fixado por meio de lei, e não por decreto, na forma do art. 40 da Lei 8.112/90:

    "Art. 40.  Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei."

    III- Certo:

    Cuida-se de afirmativa plenamente de acordo com o teor do art. 41, §3º, da Lei 8.112/90:

    "Art. 41 (...)
    § 3o  O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível."

    IV- Certo:

    Novamente, o caso é de assertiva escorreita, porquanto afinada com o teor do art. 44, I, da Lei 8.112/90:

    "Art. 44.  O servidor perderá:

    I - a remuneração do dia em que faltar ao serviço, sem motivo justificado;"  

    V- Certo:

    Por fim, esta proposição encontra amparo expresso no art. 48 da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 48.  O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, seqüestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial."

    Do exposto, estão corretas as assertivas III, IV e V.


    Gabarito do professor: D


ID
2430184
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Após o primeiro episódio de TVP a varfarina deve ser mantida por __________, para manter o INR entre ________________. Assinale a alternativa que apresenta as palavras que preenchem CORRETAMENTE as lacunas, na ordem em que aparecem no texto. 

Alternativas
Comentários
  • LETRA A -


ID
2430187
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A bacteriúria assintomática deve ser tratada em todas as situações, EXCETO:

Alternativas

ID
2430190
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A Cetoacidose diabética é uma complicação grave no diabete melito, definida pela presença de:

Alternativas
Comentários
  • A cetoacidose diabética é uma complicação aguda do diabetes, considerada uma emergência médica e caracterizada por cetonemia, acidose metabólica(pH acima de 7,3 e bicarbonato menor de 15mEq/L) e hiperglicemia (glicose maior de 200-250 mg/dL). É uma complicação mais frequente em pacientes jovens (<65 anos), caracteristicamente associada à diabetes tipo 1, podendo ocorrer também no diabetes tipo 2 em condições de estresse extremo (infecção grave, trauma).

    https://www.ufrgs.br/lidia-diabetes/2017/07/15/cetoacidose-diabetica/


ID
2430193
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Dentre as causas de hipertensão arterial secundária, correlacione o diagnóstico suspeito com as características clínicas e assinale a sequência que ilustra o preenchimento CORRETO dos parênteses, de cima para baixo: 

1 – Hipertensão parenquimatosa renal.
2 – Doença renal vascular.
3 – Coarctação da aorta.
4 – Aldosteronismo primário.
5 – Síndrome de Cushing.

( ) Aumento acentuado da creatinina sérica com o início do Inibidor da ECA (Enzima Conversora de Angiotensina).
( ) Fraqueza muscular, obesidade de tronco e estrias purpúricas.
( ) Hipertensão refratária e hipocalemia.
( ) Diferença nos pulsos nos braços e nas pernas.
( ) Creatinina sérica elevada ou EAS (Elementos Anormais do Sedimento) alterado. 

Alternativas

ID
2430196
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

I. Higiene ocupacional trata da antecipação, do reconhecimento e da avaliação, bem como da prevenção e controle dos riscos originados nos locais de trabalho e que podem prejudicar a saúde e o bem estar dos trabalhadores.
II. Equipamentos de proteção individual, ventilação local exaustora, manutenção de processos e equipamentos, métodos úmidos e práticas de trabalho adequadas estão entre as medidas preventivas envolvidas na higiene ocupacional.
III. No contexto da higiene ocupacional deve-se levar em consideração o possível impacto dos riscos originados nos locais de trabalho nas comunidades vizinhas e no meio ambiente em geral.
IV. A prevenção primária em saúde ocupacional compreende uma série de medidas e técnicas que visam eliminar ou reduzir a exposição a riscos para a saúde no ambiente de trabalho.

Alternativas

ID
2430199
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Marque a alternativa na qual todos os fatores apresentados são de risco para desenvolver dengue hemorrágica:

Alternativas
Comentários
  • Quais são as situações especiais que podem aumentar o risco de evolução desfavorável de um paciente com dengue? • Gestantes; • Crianças (menores de 2 anos) e idosos (maiores de 65 anos); • Portadores das seguintes comorbidades com potencial de descompensação clínica: hipertensão arterial sistêmica, cardiopatia, diabetes mellitus, asma, DPOC, doença hematológica (especialmente anemia falciforme) ou renal crônica, hepatopatia, doença cloridro-péptica ou doença auto-imune, uso de anti-coagulante ou anti-agregante plaquetário, imunossupressores, anti-inflamatórios; • Pacientes em risco social (as situações de risco social devem ser avaliadas individualmente e incluem aquelas que possam comprometer a adesão do paciente às recomendações de hidratação e/ou de acompanhamento clínico propostas para o caso em questão); • Presença de petéquias espontâneas ou prova do laço positiva.


ID
2430202
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Marque a alternativa na qual todas as alterações eletrocardiográficas apresentadas são encontradas na hipercalemia:

Alternativas

ID
2430205
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito do Infarto do Miocárdio assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas

ID
2430208
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Quando se inicia antirretrovirais para pacientes com infecção pelo HIV?

Alternativas

ID
2430211
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

São drogas que podem causar necrose tubular aguda, EXCETO:

Alternativas

ID
2430214
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:

Com relação à Lei Federal nº 8.080/90, em seu capítulo VII, que trata do subsistema e acompanhamento durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato; assinale:

( ) Os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde - SUS, da rede própria ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presença, junto à parturiente, de um acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.
( ) Avisos informando sobre a permissão da presença de um acompanhante junto à parturiente devem ser mantidos em local visível, nas dependências de todos os hospitais do país, de forma obrigatória.
( ) O acompanhante permitido a permanecer junto a parturiente será indicado pelo médico obstetra envolvido no trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. 

Alternativas
Comentários
  • 1º parágrafo do Art. 19-J da lei 8.080/90

    O acompanhante de que trata este artigo será indicado pela parturiente, e não pelo médico responsvável.

  • GABARITO B

     

    LEI 8.080

    DO SUBSISTEMA DE ACOMPANHAMENTO DURANTE O TRABALHO DE PARTO, PARTO E PÓS-PARTO IMEDIATO (Incluído pela Lei nº 11.108, de 2005)
    Art. 19-J. Os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde - SUS, da rede própria ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presença, junto à parturiente, de 1 (um) acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.          (Incluído pela Lei nº 11.108, de 2005)
    § 1o O acompanhante de que trata o caput deste artigo será indicado pela parturiente.        (Incluído pela Lei nº 11.108, de 2005)
    § 2o As ações destinadas a viabilizar o pleno exercício dos direitos de que trata este artigo constarão do regulamento da lei, a ser elaborado pelo órgão competente do Poder Executivo.       (Incluído pela Lei nº 11.108, de 2005)
    § 3o Ficam os hospitais de todo o País obrigados a manter, em local visível de suas dependências, aviso informando sobre o direito estabelecido no caput deste artigo.        (Incluído pela Lei nº 12.895, de


ID
2430217
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No que diz respeito às doenças osteomusculares relacionadas com o trabalho (DORT), assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A evolução da doença não depende da maneira como o indivíduo reage às situações agressivas do ambiente, mas sim exclusivamente depende da intensidade dos fatores de risco ao que o mesmo se expõe durante sua atividade laboral.

    Gabarito C


ID
2430220
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

São achados laboratoriais encontrados na anemia ferropriva: 

I. Hipocromia e microcitose.
II. Nível elevado de transferrina.
III. Ferritina <10 ng/ml.

Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S): 

Alternativas

ID
2430223
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR) apresenta elevada ocorrência entre as doenças relacionadas ao trabalho. Analise as afirmativas abaixo e assinale a CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    A perda auditiva costuma ser gradual, progressiva, de origem neurossensorial e irreversível.


ID
2430226
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Qual antibiótico de primeira escolha para as formas graves de leptospirose?

Alternativas

ID
2430229
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sobre as abordagens atuais para o tratamento da asma persistente, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
2430232
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sobre a terapia domiciliar com oxigênio nos pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas

ID
2430235
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O agente etiológico de maior prevalência nas artrites infecciosas não gonocócicas é:

Alternativas

ID
2430238
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação à insuficiência cardíaca assinale a INCORRETA:

Alternativas

ID
2430241
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

São causas de pancreatite aguda, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Hipercalcemia

ID
2430244
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo:

I. Na maioria dos casos o ritmo etiológico na morte súbita cardíaca é a fibrilação ventricular.
II. É incomum doença arterial coronariana grave em vítimas de morte súbita cardíaca.
III. Morte súbita cardíaca é definida como a morte atraumática inesperada em pacientes clinicamente estáveis que morrem dentro de uma hora depois do inicio dos sintomas.

Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S): 

Alternativas

ID
2430247
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação à úlcera péptica, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • udud


ID
2430250
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação às manifestações extraintestinais da doença de Crohn, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas

ID
2430253
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Qual a principal causa de mortalidade em pacientes com diabetes melito?

Alternativas

ID
2430256
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

JB, 23 anos, diagnóstico de infecção pelo HIV há 1 ano, sem acompanhamento, chega ao Pronto Atendimento após crise convulsiva generalizada. Tomografia Computadorizada (TC) do encéfalo revela múltiplas lesões realçadas por contraste nos núcleos da base, envoltas de edema e desvio da linha média. Qual alternativa apresenta a conduta CORRETA a ser adotada?

Alternativas

ID
2430259
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação à sífilis, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Fenômeno ou reação de prozona ocorre quando a quantidade de anticorpos presente na amostra de soro puro é desproporcional em relação à quantidade de antígeno do teste, gerando resultados falso-negativos no exame. Ocorre nos testes não treponêmicos, como o VRDL e o RPR, por exemplo. No secundarismo da sífilis a produção de anticorpos é intensa, e esse fenômeno é observado em cerca de 1 a 2% das amostras destes pacientes. O problema é facilmente solucionado testando-se a amostra em diluições acima de 1/4.


ID
2430262
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Quanto aos achados clínicos mais importantes nas lesões cerebrais por trauma craniano, assinale a sequência que ilustra o preenchimento CORRETO dos parênteses, de cima para baixo: 

1 – Concussão.
2 – Hematoma epidural.
3 – Contusão cerebral.
4 – Hematoma subdural agudo.
5 – Hematoma subdural crônico.

( ) Perda da consciência com depressão, decorticação ou descerebração e anisocoria.
( ) Diminuição da cognição e deficiência focal variável.
( ) Perda de consciência com depressão, alterações posturais e anisocoria.
( ) Perda da consciência com depressão ou agitação e achados focais variáveis.
( ) Amnésia anterógrada e retrógrada. 

Alternativas

ID
2430265
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória sistêmica crônica, de etiologia desconhecida, que visa primariamente os tecidos sinoviais. Quanto às manifestações clínicas: 

I. A doença costuma iniciar nas articulações do quadril e ombros.
II. Pode afetar qualquer articulação sinovial.
III. O desvio ulnar e as deformidades em “pescoço de ganso” são encontrados comumente na doença tardia.
IV. A associação com esplenomegalia e neutropenia caracteriza a síndrome de Felty.

Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S): 

Alternativas

ID
2430268
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A poluição do ar em ambientes de trabalho associa-se a uma extensa gama de doenças respiratórias. Com relação à afirmativa acima atribua "V" para VERDADEIRO e "F" para FALSO e assinale a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo: 

( ) O termo pneumoconiose refere-se às doenças causadas pela inalação de aerossóis sólidos e à consequente reação tecidual do parênquima pulmonar.
( ) A forma mais comum de silicose geralmente está associada a exposições maciças à sílica livre, por períodos que variam de poucos meses até quatro ou cinco anos, como ocorre no jateamento de areia ou moagem de pedra.
( ) Não existem relatos de associação entre silicose e tuberculose.
( ) A asbestose caracteriza- se clinicamente por dispneia de esforços, estertores crepitantes nas bases pulmonares à ausculta, baqueteamento digital, alterações funcionais e pequenas opacidades irregulares de predomínio basal ao radiograma de tórax.
( ) Os mesoteliomas malignos podem afetar pleura, peritônio e pericárdio e a maior parte dos casos está relacionada à exposição ocupacional ao asbesto. 

Alternativas
Comentários
  • Pneumoconiosis is the general term for lung disease caused by inhalation and deposition of mineral dust, with asbestosis more specifically being pneumoconiosis caused by asbestos inhalation.

    Rales are the most important finding during examination. Persistent and dry, they are described as fine cellophane rales or coarse Velcro rales. The rales are best auscultated at the bases of the lungs posteriorly and in the lower lateral areas.

    Finger clubbing is observed in 32-42% of cases. This finding is not necessarily related to the severity of disease.

    Reduced chest expansion in advanced disease correlates with restrictive ventilatory impairment and reduced vital capacity. In advanced disease, patients may show the following signs associated with cor pulmonale: cyanosis, jugular venous distention, hepatojugular reflux, and pedal edema.

    A chest radiograph alone has only a modest positive predictive value for the condition, but when it is combined with abnormal signs (rales) and pulmonary function test results, the positive predictive value is markedly increased. Typical findings include diffuse reticulonodular infiltrates, which are observed predominantly at the lung bases. The diffuse lung infiltrates cause the appearance of shaggy heart borders.

    Silicosis is a fibronodular lung disease caused by inhalation of dust containing crystalline silica or its polymorphs. 

    The clinical picture of silicosis is variable; acute and chronic forms have been recognized. Acute silicosis follows a relatively brief exposure to silica dust. The more common chronic forms manifest after several years of exposure and may be asymptomatic (recognized by chest radiographic findings) or symptomatic, with indolent symptoms or progressive symptoms.

    Acute silicosis follows a large exposure to dust, often in unregulated environments. Symptoms of cough, shortness of breath, and pleuritic pain may develop in days to several weeks, followed by weight loss and fatigue in months to years.


ID
2430271
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

As intoxicações agudas representam 5 a 10% dos atendimentos em emergências e mais de 5% das internações em unidades de terapia intensiva. Correlacione a droga com o antídoto e assinale a sequência que ilustra o preenchimento CORRETO dos parênteses, de cima para baixo: 

1 – Acetaminofen
2 – Varfarina
3 – Anticolinérgicos
4 – Benzodiazepínicos
5 – Beta bloqueadores

( ) Vitamina K
( ) Fisostigmina
( ) Flumazenil
( ) Glucagon
( ) Acetilcisteína

Alternativas
Comentários
  • Para quem esgotou o limite diário GABARITO: A