SóProvas



Prova IF-RS - 2016 - IF-RS - Programador Visual


ID
1902733
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

3. Sobre o percentual relativo ao Incentivo à Qualificação, previsto no Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação – Lei 11.091/2005, analise as seguintes afirmativas:

I. A aquisição de título em área de conhecimento com relação direta ao ambiente organizacional de atuação do servidor ensejará maior percentual na fixação do Incentivo à Qualificação do que em área de conhecimento com relação indireta.

II. Os percentuais de incentivo à qualificação serão acumuláveis e incorporados aos respectivos proventos de aposentadoria e pensão.

III. Para fins de concessão do Incentivo à Qualificação, o Poder Executivo definirá as áreas de conhecimento relacionadas direta e indiretamente ao ambiente organizacional e os critérios e processos de validação dos certificados e títulos, observadas as diretrizes previstas no § 2º do art. 24 da Lei 11.091/2005.

IV. Caso venha a apresentar um certificado relativo a um curso concluído após sua aposentadoria, o servidor passa a ter direito à incorporação do Incentivo à Qualificação aos seus proventos.

Assinale a alternativa que contém (todas) a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • I. Certo. ambiente organizacional: área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal

    ll. Errada. Os percentuais do incentivo à qualificação não são acumuláveis e serão incorporados aos respectivos proventos de aposentadoria e pensão quando os certificados considerados para a sua concessão tiverem sido obtidos até a data em que se deu a aposentadoria ou a instituição da pensão.

    lll. Certo.

    Iv. Errado. Os percentuais do incentivo à qualificação não são acumuláveis e serão incorporados aos respectivos proventos de aposentadoria e pensão quando os certificados considerados para a sua concessão tiverem sido obtidos até a data em que se deu a aposentadoria ou a instituição da pensão.​

  • Gabarito: Letra B

     

    A Questão cobrou a literalidade do Artigo 12º da Lei 11.091/2005 - PCCTAE

     

    Art. 12º (...)

     

    I - a aquisição de título em área de conhecimento com relação direta ao ambiente organizacional de atuação do servidor ensejará maior percentual na fixação do Incentivo à Qualificação do que em área de conhecimento com relação indireta; e. ITEM - I (CERTO)

     

    II - (...)

     

    § 1º - Os percentuais do Incentivo à Qualificação não são acumuláveis e serão incorporados aos respectivos proventos de aposentadoria e pensão. ITEM - II (ERRADO)

     

    § 2º - O Incentivo à Qualificação somente integrará os proventos de aposentadorias e as pensões quando os certificados considerados para a sua concessão tiverem sido obtidos até a data em que se deu a aposentadoria ou a instituição da pensão. ITEM - IV (ERRADO)

     

    § 3º - Para fins de concessão do  Incentivo à Qualificação, o Poder Executivo definirá as áreas de conhecimento relacionadas direta e indiretamente ao ambiente organizacional e os critérios e processos de validação dos certificados e títulos, observadas as diretrizes previstas no § 2o do art. 24 desta Lei. ITEM - III (CERTO)

     

  • LETRA B CORRETA 

    ITEM II INCORRETO 

    LEI 11.091

    ART. 12 § 1o Os percentuais do Incentivo à Qualificação não são acumuláveis e serão incorporados aos respectivos proventos de aposentadoria e pensão.

  • II - Errada. Não são acumuláveis. Quer dizer, os percentuais serão aplicados sobre o vencimento base. 

    Exemplo: R$ 1000 + 15% + 25% = 1000 + 150 + 250 =1400

    E não 1150 + 25% que seria 1437,50

  • Cleyton Barros, o que eu entendi por acumulação é que não pode ter, por exemplo, o percentual de dois certificados de graduação. Esse exemplo que você deu é para dizer que será calculado em cima do vencimento base. O que quero dizer é: você deu a resposta correta em relação ao item, mas concluiu com outra coisa diferente.

  • Gab. B

     

    Concordo com a Anna Oliveira, creio que a lei veda a acumulação no que se refere ao número de diploma que foi utilizado para requerer o Incentivo a Qualificação.

     

    Art. 12

    § 1º - Os percentuais do Incentivo à Qualificação não são acumuláveis e serão incorporados aos respectivos proventos de aposentadoria e pensão.

     

    Por ex: Tenho um cargo em uma Universade Federal, nível de classificação D, porém, como tenho formação superior com nível de relação direta ao cargo que ocupo, tenho direito ao Incentivo Qualificação com percentual de 25%. Caso eu faça uma pós-graduação com relação direta ao cargo, não será possível acumular os 25% do diploma de nível superior + os 30% referente ao diploma de pós-graduação. 

  • Exatamente isso Belmont, não é possível esta acumulação, o percentual sobe em +5% em caso de especialização, +22% no caso de mestrado e assim em diante.


ID
1902742
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

6. Em relação ao processo administrativo disciplinar, conforme a Lei n.º 8.112/1990, a sindicância poderá resultar em:

I. Arquivamento do processo.

II. Instauração de processo disciplinar.

III. Aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 15 (quinze) dias.

Assinale a alternativa que contém (todas) a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Lei 8112

    Art. 145.  Da sindicância poderá resultar: I – arquivamento do processo; II  – aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias; III – instauração de processo disciplinar. 

    Obrigado, de nada!

  • Resposta: B

    Lei 8112

    Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

     Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

            I - arquivamento do processo;

            II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

            III - instauração de processo disciplinar.

            Parágrafo único.  O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.

  • Então a sindicância não poderá resultar em uma advertência de até 15 dias? Só pode ser de 30? Mal formulada demais essa questão.

  • pela interpretação da lei todas estão certas! pq da sindicândia pode resultar suspensão de até 3o dias... logo...pode ser também suspensão de 15 dias, ou 10 dias..o que limita é 30 dias! 30 é o limite...então pode ser menos!

  • e além de super mau formulada ainda sacaneam o candidato..vc fica na dúvida de que opção escolher!

  • Ana Carolina, a assertiva limitando o prazo a 15 dias é incorreta justamente pela colocação que fizeste. 

    Ficando dúvida, é só consultar o art. 145, 8112, pois a banca copiou e colou ele, alterando somente o prazo.

  • MAU FORMULADA A QUESTÃO.

  • O erro do item III está na expressão "suspensão de ATÉ 15 (quinze) dias". Não é até 15 dias, pode ser 16, 17, 18, 19, 20 ... até 30. O limite é 30. Não é 15. Se a questão tivesse dito "suspensão de 15 dias" o gabarito poderia ser questionado.

  • O erro na III é limitar em 15 dias a penalidade, o que torna a alternativa incorreta.

  • III. Aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 15 (quinze) dias. - ERRADO - ATÉ 30 DIAS

  • Gabarito: letra B.

    Art. 145. Da sindicância poderá resultar: I – arquivamento do processo; II – aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias; III – instauração de processo disciplinar. 

  • GABARITO: LETRA B

    Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

    I - arquivamento do processo;

    II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

    III - instauração de processo disciplinar.

    Parágrafo único.  O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

  • A matéria cobrada encontra-se disciplinada pelo art. 145, Lei 8.112/90, que assim estabelece: "Art. 145. Da sindicância poderá resultar: I - arquivamento do processo; II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias; III - instauração de processo disciplinar”.

    Como se vê, as penalidades que podem vir a ser aplicadas com apoio em mera sindicância são a advertência e a suspensão por até 30 (trinta) dias, conforme preconiza o art. 145, II, Lei 8.112/90, e não por até 15 (quinze) dias, conforme equivocadamente aduzido no item III.

    GABARITO: B.


ID
1902748
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

8. Sobre as Comissões de Ética mencionadas no Decreto nº 1.171/1994, considere as assertivas abaixo:

I. Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

II. À Comissão de Ética incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.

III. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de advertência e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

IV. Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei ou contrato preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, sempre mediante retribuição financeira.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão INCORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • III. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de advertência e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.[ERRADO];

    IV. Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei ou contrato preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, sempre mediante retribuição financeira.[ERRADO];

    Apenas III e IV. estão INCORRETAS

    [Gab. A]

    bons estudos

  • III.A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura (e não de advertência) e sua fundamentação constará ao respectivo paraecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do foltoso.

    IV. Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contratado ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira,...(e não sempre mediante retribuição financeira).

  • Que vacilo, não prestei atenção ao enunciado que dizia incorretas, marquei a B, :( 

  • a pene aplicável ao servidor público pela comissão de Ética é a de Censura, e não a de advertência.

    Eu encontrei outros erros em outras respostas, Por favor corrijam, para não prejudicar os desatentos.

  • A minha sorte foi que as próprias opções não me deixaram marcar a CORRETA. Que falta de atenção medonha!

    ->A pena aplicável é a censura pela Comissão de Ética;

    ->Não necessariamente precisa ser remunerado (lembrem-se dos mesários).

  • MONICA BARROS:

    EU TB. kkkkkk

     ESTRANHEI NO ULTIMO MOMENTO , POIS ELIMINEI 3 E AS 2 ULTIMAS POSSUIAM  FRASES INCORRETAS.DAI VI QUE A QUESTAO PEDIA AS ALTERNATIVAS INCORRTAS. KKKKKKKK

     

  • Fui seco procurando as alternativa que tinham as afirmativas corretas, e só depois que percebi que a questão pedia as afirmativas incorretas. Muita calma e atenção na hora de resolver questões.

  •                                                                                       CAPÍTULO II

                                                                             DAS COMISSÕES DE ÉTICA

     

    PARA QUEM NÃO ENTENDEU O II (como eu) É A CÓPIA DA LEI.

     

    VEJA SÓ:

     

    XVIII - À Comissão de Ética incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.

     

          http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm 

     

    LETRA A

     

     

     

     

  • I. Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura. Correto capítulo II, XVI

    II. À Comissão de Ética incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público. Correto Capitulo II, XVIII

    III. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    IV. Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei ou contrato ou qualquer ato jurídico preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira (...)


ID
2154892
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A vacância de cargo público, segundo a Lei n.º 8.112/1990, decorrerá de:

I. Aposentadoria.

II. Falecimento.

III. Remoção.

IV. Redistribuição.

V. Posse em outro cargo inacumulável.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão INCORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Lei 8112

    Art. 33.  A vacância do cargo público decorrerá de: I – exoneração; II – demissão; III – promoção; 29IV – (revogado); 30V – (revogado); VI – readaptação; VII – aposentadoria; VIII – posse em outro cargo inacumulável; IX – falecimento. 

    Obrigado, de nada!

  • Remoção não é forma de vacância de cargo:

    Citando-se as lições doutrinárias de José dos Santos Carvalho Filho, observa-se que remoção não é forma de provimento de cargo público, posto que: "Várias são as forma de provimento, todas dependentes de um ato administrativo de formalização. O art. 8º da Lei nº 8.112/90 enumera essas formas: nomeação, promoção, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração e recondução.(...) Embora possa haver certa semelhança com algumas dessas formas, com elas não se confundem a remoção e a redistribuição. que não são formas de provimento derivado por não ensejarem investidura em nenhum cargo. Em ambas há apenas o deslocamento do servidor: na remoção, o servidor é apenas deslocado no âmbito do mesmo quadro (...). Em qualquer caso, porém, o servidor continua titularizando seu cargo, o que não ocorre nas formas de provimento derivado". RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA Nº 38.539 - BA (2012/0143593-0)

  • O VELHO PADRE PF!

  • PEDRA Furou Pneu Posse em outro cargo inacumulável Exoneração Demissão Remoção Aposentadoria Falecimento Promoção
  • A letra D (remoção e redistribuição) não se insere nas possibilidades de vacância de cargo público

    Lei 8112 Art. 33.  A vacância do cargo público decorrerá de:

            I - exoneração;

            II - demissão;

            III - promoção;

            IV -  (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            V -  (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            VI - readaptação;

            VII - aposentadoria;

            VIII - posse em outro cargo inacumulável;

            IX - falecimento.

  • Mneumonio mega hard

     

     I - exoneração;

            II - demissão;

            III - promoção;

            VI - readaptação;

            VII - aposentadoria;

            VIII - posse em outro cargo inacumulável;

            IX - falecimento.

     

    ¬¬

  • Esses mnemônicos são muito ruins, PARE FPD!

    Promoção

    Aposentadoria

    Readaptação

    Exoneração

    Falecimento

    Demissão

    Posse em outro cargo

    ;-)

  • III. Remoção e IV. Redistribuição são formas de DESLOCAMENTO do servidor. Não geram VACÂNCIA nem PROVIMENTO !

  • Questãozinha bem sapeca! Lendo rápido vc passa pela "remoção" e não vê na casca de banana que pisou!

  • Gabarito letra d).

     

     

    Lei 8.112, Art. 33. A vacância do cargo público decorrerá de:

     

    I - exoneração;

     

    II - demissão;

     

    III - promoção;

     

    VI - readaptação;

     

    VII - aposentadoria;

     

    VIII - posse em outro cargo inacumulável;

     

    IX - falecimento.

     

     

    Mnemônico para as formas de provimento: "PAN4R's"

     

    "P" = Promoção

     

    "A" = Aproveitamento

     

    "N" = Nomeação

     

    "4R's" = Readaptação, Recondução, Reintegração e Reversão

     

     

    Obs: Promoção e Readaptação são os únicos que são formas de vacância e provimento.

     

    Obs: Ascensão e Transferência foram revogados.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa INCORRETA, após analisar cinco itens. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos, em especial acerca da Lei 8.112/1990. Vejamos:

    Art. 33, Lei 8.112/90. A vacância do cargo público decorrerá de:

    I - exoneração;

    II - demissão;

    III - promoção;

    VI - readaptação;

    VII - aposentadoria;

    VIII - posse em outro cargo inacumulável;

    IX - falecimento.

    Dito isso:

    I. CERTO. Aposentadoria.

    Conforme art. 33, VII, Lei 8.112/90.

    II. CERTO. Falecimento.

    Conforme art. 33, IX, Lei 8.112/90.

    III. ERRADO. Remoção.

    Art. 36, Lei 8.112/90. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:                

    I - de ofício, no interesse da Administração;

    II - a pedido, a critério da Administração

    III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração:

    IV. ERRADO. Redistribuição.

    Art. 37, Lei 8.112/90. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos:

    V. CERTO. Posse em outro cargo inacumulável.

    Conforme art. 33, VIII, Lei 8.112/90.

    Assim:

    D. Apenas III e IV.

    GABARITO: ALTERNATIVA D.


ID
2154895
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base na Organização Didática do IFRS, é possível afirmar que:

I. Os cursos deverão ser desenvolvidos, obrigatoriamente, na modalidade presencial.

II. Uma estrutura curricular é a disposição ordenada de componentes curriculares organizados em uma matriz, que expressa a formação pretendida no curso.

III. Os cursos de bacharelado, destinados aos portadores de certificado de conclusão do Ensino Médio, serão planejados de modo a conduzir o estudante a uma formação profissional de nível superior.

IV. O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é órgão consultivo e de assessoramento, vinculado ao Colegiado do respectivo curso de graduação.

V. Os cursos serão avaliados de forma sistêmica, tendo por referência apenas a autoavaliação institucional.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas

ID
2154901
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Quanto à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica pode-se afirmar que:

I. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia constituem, exclusivamente, no âmbito do sistema federal de ensino, vinculado ao Ministério da Educação, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

II. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas.

III. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia possuem natureza jurídica de fundações públicas, detentoras de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.

IV. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, no âmbito de sua atuação, exercerão o papel de instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais.

V. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia para efeito da incidência das disposições que regem a regulação, avaliação e supervisão das instituições e dos cursos de educação superior, são equiparados às universidades federais. 

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS: 

Alternativas
Comentários
  • I - Incorreta. Pois, não podemos esquecer das  Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais

    II - Correta.

    III - Incorreta. possuem natureza jurídica de autarquia

    IV - Correta.

    V - Correta.

  • Art. 1o  Fica instituída, no âmbito do sistema federal de ensino, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vinculada ao Ministério da Educação e constituída pelas seguintes instituições:

    I - Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - Institutos Federais;

    II - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR;

    III - Centros Federais de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ e de Minas Gerais - CEFET-MG;

    IV - Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais.

    IV - Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais; e (Redação dada pela Lei nº 12.677, de 2012)

    V - Colégio Pedro II.  (Incluído pela Lei nº 12.677, de 2012)

    Parágrafo único.  As instituições mencionadas nos incisos I, II, III e V do caput deste artigo possuem natureza jurídica de AUTARQUIA, detentoras de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.

     


ID
2154904
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA em relação ao Regimento Geral do IFRS:

Alternativas
Comentários
  • Lembrando:  O Colégio de Dirigentes é de caráter consultivo.


ID
2154910
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na metodologia utilizada para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI – do IFRS, um dos elementos considerados foi a análise do ambiente interno. Assinale abaixo a alternativa que representa a definição correta para esse elemento:

Alternativas
Comentários
  • Forças e Fraquezas são fatores internos (a instituição tem algum grau de controle).

    Oportunidades e Ameaças são fatores externos.

    (Análise SWOT - Administração)


ID
2154916
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considere as afirmativas I, II e III a respeito dos objetivos dos Institutos Federais. Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):

I. Realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade.
II. Estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional.
III. Ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos.

Alternativas
Comentários
  • LEI 11.892:

    Art. 7o  Observadas as finalidades e características definidas no art. 6o desta Lei, são objetivos dos Institutos Federais:

     

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

    II - realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade

    V - estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional; 

     

    FOCOFORÇAFÉ#@

     

  • GABARITO: E

     

    Art. 7o  Observadas as finalidades e características definidas no art. 6o desta Lei, são objetivos dos Institutos Federais:

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

    II - ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica;

    III - realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade;

    IV - desenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais, e com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos;

    V - estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional; e

    VI - ministrar em nível de educação superior:

    a) cursos superiores de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia;

    b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

    c) cursos de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento;

    d) cursos de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização, visando à formação de especialistas nas diferentes áreas do conhecimento; e

    e) cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado, que contribuam para promover o estabelecimento de bases sólidas em educação, ciência e tecnologia, com vistas no processo de geração e inovação tecnológica.

  • Letra E

    OBJTIVOS:

    3 MINI RED

    I - MINIstrar educação profissional técnica de nível médio

    II - MINIstrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores

    VI - MINIstrar em nível de educação superior

    III - Realizar pesquisas aplicadas,

    V -Estimular e apoiar processos educativos

    IV - Desenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e as finalidades

  • Maravilha esse mnemônico Edson, é o tipo de coisa que ajuda na hora da prova e do nervosismo

ID
2154919
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, em sua atuação, observa os seguintes princípios norteadores:

I. Verticalização do ensino e sua integração com a pesquisa e a extensão.
II. Eficácia nas respostas de formação profissional, difusão do conhecimento científico e tecnológico e suporte aos arranjos produtivos locais, sociais e culturais.
III. Inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais e deficiências específicas.
IV. Estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento humano e socioeconômico local e regional.
V. Inclusão social de pessoas afrodescendentes, indígenas e em situação de vulnerabilidade social.

Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) está(ão) INCORRETA(S):

Alternativas

ID
2154922
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Segundo LUPTON, E. e PHILLIPS, J. Novos Fundamentos do Design. São Paulo: Cosac Naify, 2008, o ponto, a linha e o plano compõem os alicerces do design. É correto afirmar que:

( ) O ponto é um par de coordenadas x, y.
( ) A linha é uma série infinita de pontos que, geometricamente, tem comprimento maior que a largura.
( ) O plano é uma superfície lisa que se estende em altura e largura.
( ) O plano é uma posição no espaço.

Identifique com "V" as afirmativas VERDADEIRAS e com "F"as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:

Alternativas

ID
2154925
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Em design, o ____________ visual age como uma baliza para a forma – e acontece quando o ____________ de uma ou mais coisas está distribuído ____________ no espaço, de acordo com LUPTON, E. e PHILLIPS, J. Novos Fundamentos do Design. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

Assinale a alternativa que apresenta as palavras que preenchem CORRETAMENTE as lacunas, na ordem em que aparecem no texto.

Alternativas

ID
2154928
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Em 1665, Isaac Newton descobriu que um prisma divide a luz em um espectro de cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. Ele as organizou em torno de um disco, muito semelhante ao que os artistas utilizam hoje em dia para descrever a relação entre as cores. Sobre esta relação, é CORRETO afirmar que:

I. No disco cromático, as cores que se encontram próximas no espectro são ditas complementares.
II. O uso das cores análogas produz uma harmonia natural, pois cada cor tem algum elemento comum com as outras da sequência.
III. Duas cores posicionadas diametralmente no disco têm temperaturas opostas.
IV. A decisão de utilizar cores análogas ou contrastantes não altera a atmosfera da composição.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS :

Alternativas
Comentários
  • I. No disco cromático, as cores que se encontram próximas no espectro são ditas complementares. FALSO = cor complementar são cores opostas

     

    II. O uso das cores análogas produz uma harmonia natural, pois cada cor tem algum elemento comum com as outras da sequência. VERDADE = cor análoga estão próximas e, contêm porcentagem das cores próximas a ela e, por essa razão, geram harmonia

     

    III. Duas cores posicionadas diametralmente no disco têm temperaturas opostas. VERDADE = vermelho esquenta o ambiente vs verde esfria o ambiente

     

    IV. A decisão de utilizar cores análogas ou contrastantes não altera a atmosfera da composição. FALSO cores análogas (parecidas) causarão respostas semelhantes e cores constrastantes causarão resposta opostas (como explicado no item III)


ID
2154931
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O grid tem uma longa história na arte e no design modernos como um meio de gerar formas. Um grid é uma rede de linhas que, em geral, cortam um plano horizontal e verticalmente com incrementos ritmados. Sendo assim, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
2154934
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Com relação ao processo de composição, segundo DONDIS, D.A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2000, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
2154937
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

De acordo com DONDIS, D. A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2000, as técnicas visuais oferecem ao designer uma grande variedade de meios para expressão visual do conteúdo. Existem como polaridades de um continuum, ou como abordagens desiguais e antagônicas do significado. Sendo assim, relacione as técnicas a seus respectivos extremos, assinalando a sequência que ilustra o preenchimento CORRETO dos parênteses, de cima para baixo. 

1 – simplicidade, unidade, transparência
2 – sutileza, neutralidade, exatidão
3 – economia, atividade, repetição
4 – planura, sequencialidade, agudeza

( ) profusão, estase, episocidade
( ) profundidade, acaso, difusão
( ) ousadia, ênfase, distorção
( ) complexidade, fragmentação, opacidade 

Alternativas

ID
2154940
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A _______ é um elemento visual que é tanto concreto como virtual. Pode apresentar apenas qualidades óticas e com frequência serve de substituto para as qualidades de outro sentido, o tato.

Assinale a alternativa que apresenta a palavra que preenche CORRETAMENTE a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • A textura é o elemento visual que com freqüência serve de substituto para as qualidades de outro sentido, o tato. Podemos apreciar e reconhecer a textura tanto através do tato quanto da visão, ou ainda mediante uma combinação de ambos. GABARITO: LETRA D.


ID
2154943
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Dois fatores principais afetam o tamanho final de uma página em um livro: o tamanho da folha original do papel e o número de vezes que a folha de papel é dobrada antes de ser refilada. Baseados originalmente em tamanhos de papel padrão, esses formatos são classificados da seguinte forma. Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
2154946
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

____________: esse é o padrão resultante quando os ângulos de retícula dos pontos entram em conflito. Na impressão em quadricromia, esse padrão não ocorre se os ângulos de retícula forem configurados corretamente.

Assinale a alternativa que apresenta a palavra que preenche CORRETAMENTE a lacuna.

Alternativas

ID
2154949
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Uma escolha incorreta do formato de arquivo pode causar inúmeros problemas em todo o ciclo de produção de impressão e, portanto, resultar em prejuízo. Eis alguns formatos de arquivo mais utilizados:

I. GIF (Graphic Interchange File) – é utilizado em imagens gráficas para Web e pode ser compactado, sua qualidade é ideal para imagens e fotos de tom contínuo.
II. JPEG (Joint Photographics Expert Group) – é compactado para economizar espaço de armazenamento e utilizado amplamente para imagens digitais. JPEGs de alta resolução têm qualidade de impressão, enquanto JPEGs de 72 dpi são ideais para uso na Web.
III. PDF (Portable Document Format) – tornou-se o padrão para visualização e impressão de arquivos inicialmente elaborados em outros aplicativos. As fontes são incorporadas, evitando que o destinatário precise da licença.
IV. TIFF (Tagged Image File) – arquivo de rasterização de baixa resolução para imagens em bitmap monocromáticas e coloridas – muito utilizado pelo setor de impressão.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS :

Alternativas
Comentários
  • Os Gifs só têm 256 cores possíveis, tem que fazer mágica com o canal alfa para exibir uma imagens em tom continuo e mesmo - por isso não dá pra dizer que é ideal para esse fim.


ID
2154952
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Uma das técnicas mais indicadas na utilização do software Adobe Photoshop é a de edição não destrutiva que consiste em permitir fazer alterações em uma imagem sem sobrescrever os dados dessa, os quais permanecem disponíveis caso você queira reverter. Como a edição não destrutiva não remove dados de uma imagem, a qualidade da imagem não diminui ao fazer edições. Você pode executar a edição não destrutiva no Photoshop de diversas maneiras.

Das alternativas abaixo qual NÃO corresponde a uma técnica não destrutiva de edição de imagem?

Alternativas

ID
2154955
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Existem diversos formatos de arquivo de imagem capturados através das câmeras digitais, cada um com suas características e possibilidades de manipulação específicas através de diversos softwares.

Um dos formatos mais utilizados recentemente é o Camera Raw e com relação a ele analise as afirmativas abaixo com um "V" quais são VERDADEIRAS e com um "F" são FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo: 


( ) Um arquivo de imagem Camera Raw funciona como um negativo fotográfico. Ele pode ser reprocessado a qualquer momento para se obter os resultados desejados, como equilíbrio de branco, escala de tons completa, contraste, saturação de cores e nitidez.

( ) Quando o Camera Raw é usado para fazer ajustes (incluindo a retificação e o recorte) em uma imagem Camera Raw, os dados originais da imagem não são preservados.

( ) A captura de imagens Camera Raw com uma câmera oferece o mesmo nível de controle do que a captura de imagens em formato JPEG, porque ambos não restringem o processamento feito por essa câmera.

( ) Se o arquivo Camera Raw for aberto no Photoshop, será possível salvar a imagem em outros formatos de imagem, como PSD, JPEG, PSB entre outros, no entanto o Photoshop em si não pode salvar uma imagem no formato Camera Raw. 

Alternativas
Comentários
  • Para quem, como eu, nunca tinha oudivo falar de PSB:

    O PSB (Formato de Documento Grande) oferece suporte para documentos de até 300.000 pixels em qualquer dimensão, além de ser compatível com todos os recursos do Photoshop, como camadas, efeitos e filtros. (Com documentos maiores do que 30.000 pixels de largura ou altura, alguns filtros de plug-in estão indisponíveis).

    Você pode salvar imagens HDR de 32 bits por canal como arquivos PSB.

    Fonte: https://helpx.adobe.com/pt/photoshop/using/file-formats.html


ID
2154958
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Páginas mestres são uma importante funcionalidade presente no Adobe InDesign, pois auxiliam na agilidade de diagramação de produtos de design editorial (como revistas, livros, folders, entre outros) desenvolvidos nesse software. Várias são suas possibilidades de uso e, a partir do que essa ferramenta propicia, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Página-mestra - Recurso dos softwares de diagramação em que colocamos elementos comuns em todas as páginas, como títulos correntes, numeração, fundos, logos etc.

    Produção Gráfica: arte e técnica da mídia impressa, Antonio Celso Collaro, p. 149


ID
2154961
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Adobe InDesign permite a criação de um arquivo de livro que basicamente é uma coleção de documentos que podem compartilhar estilos, amostras, páginas-mestre e outros itens. Muito útil para criação de documentos longos, com ele é possível numerar as páginas dos documentos do livro em sequência, imprimir os documentos selecionados de um livro ou exportá-los.

Sobre a utilização desse tipo de arquivo é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2154964
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação a gráficos vetoriais e bitmaps, analise as afirmativas abaixo identificando com um "V' quais são VERDADEIRAS e com um "F" quais são FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA na sequência de cima para baixo.

( ) Os gráficos vetoriais são ideais para logotipos por serem independentes de resolução, enquanto os gráficos bitmaps têm boa aparência em seu tamanho real e são excelentes para fotografias.
( ) Gráfico vetoriais e bitmaps são independentes de resolução e por isso podem ser redimensionados para qualquer tamanho ou impressos em qualquer tamanho.
( ) Os gráficos vetoriais são compostos de linhas e curvas gerados a partir de descrições matemáticas e mantêm arestas bem definidas ao serem redimensionados; já gráficos bitmaps são mais eficientes na representação de tons contínuos, gradações sutis de sombras e cores, pois é atribuído a cada pixel um local específico e um valor de cor.
( ) Tanto os softwares Adobe Illustrator como Corel Draw trabalham com gráficos vetoriais, e o Adobe Photoshop já é mais indicado na manipulação e edição de gráficos bitmaps, pois permite a seleção edição de pixels em vez de objetos ou formas. 

Alternativas
Comentários
  • B


ID
2154967
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Wheeler (2008) indica um determinado processo de construção de identidade de marca no qual os passos em sequência são? Assinale a alternativa CORRETA:

(WHEELER, Alina. Design de Identidade da Marca.)

Alternativas

ID
2154970
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação aos elementos da identidade visual presentes num SIV (Sistema de Identidade Visual), é INCORRETO afirmar, segundo Peón (2011):
(PEÓN,Maria Luisa. Sistemas de identidade visual.)

Alternativas
Comentários
  • As cores institucionais e o alfabeto institucional são elementos secundários

  • Os componentes da identidade visual podem ser classificados como:

     

    Primários: fundamentais para que o processo funcione, sendo eles o símbolo (sinal que substitui o registro de nome da empresa), e/ou logotipo (forma privada e diferenciada com a qual o nome da instituição é registrado nas aplicações) e a marca (conjunto formado pelo símbolo e logotipo).

    Secundários: são as cores e o alfabeto que predominam nas peças de comunicação da empresa. Esses componentes são pouco explorados, mas requerem atenção tanto na hora da escolha, quanto no momento em que forem utilizados no projeto, pois colaboram para o procedimento de avaliação e fixação da marca no intelecto dos consumidores.

    Terciários: envolve os acessórios e elementos complementares, como por exemplo, grafismos e mascotes.

     

    Fonte: https://www.printi.com.br/blog/importancia-de-uma-identidade-visual-bem-planejada


ID
2154973
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Peón (2011), a especificação é a fase final de um projeto de Sistema de Identidade Visual (SIV). Muitas vezes, é uma das etapas mais trabalhosas, mas é crucial, pois determina as especificações técnicas corretas de implantação desse sistema.

(PEÓN, Maria Luisa. Sistemas de identidade visual.) 

Com relação às especificações das cores de um SIV, Peón indica alguns exemplos de definições: 


I. Especificações na escala ________________, para impressão com cores especiais.

II. Especificações na escala ________________, para reprodução em telas e monitores.

III. Especificações na escala ________________, para impressão em quadricromia, com indicações das cores de seleção (ciano, magenta, amarelo e preto).

IV. Especificações de ________________, para impressão em monocromia, com indicações de porcentagem da retícula que a forma (por padrão, em preto). 

A alternativa que completa de modo adequado as lacunas na sequência de cima para baixo, é: 

Alternativas

ID
2154979
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

"Designers têm contribuído para criar a aparência visual da maioria dos aspectos da atualidade. Eles agora estão trabalhando em como parecerá o futuro, e fazem ao pensar, conceitualizar e desenhar. O desenho é a manifestação visível dos seus processos de pensamento e os desenhos de designers são quase sempre uma arte oculta e privativa em que as marcas no papel são tratadas meramente como um meio para se chegar a esse fim" (PIPES, 2010)
(PIPES, Alan. Desenho para designers.)


Pipes divide o processo de design em 4 etapas relacionadas ao uso do desenho, sendo elas? Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
2154982
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A regra ____________ foi incluída definitivamente na linguagem de folhas de estilo CSS2 (Cascading Style Sheets 2, ou Folhas de Estilo em Cascata 2) em meados dos anos 2000. Ela permite que os navegadores façam o download de informações relativas à fonte, permitindo que, em princípio, qualquer fonte seja usada em qualquer site.

A alternativa que completa adequadamente a lacuna é:

Alternativas

ID
2154985
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Em relação à tipografia, conforme Lupton, 2015, para telas de diferentes dispositivos, analise as afirmativas abaixo identificando com um "V" quais são VERDADEIRAS e com um "F" quais são FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na ordem de cima para baixo.
(LUPTON, Ellen. Tipos na Tela.)

( ) Times New Roman e Verdana são duas das mais populares fontes desenhadas especialmente para utilização na Web.
( ) Fontes modulares ou geométricas podem ser menos legíveis do que aquelas com formas mais orgânicas e individualizadas.
( ) Fontes com alturas de x maiores são boas opções para uso na tela.
( ) Fontes Display são feitas para serem usadas primariamente em corpo de texto.

Alternativas

ID
2154988
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Sobre o Design Responsivo para websites, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Não cria versões diferentes, apenas adequa os elementos ao suporte.

ID
2154991
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

É um formato de arquivo que traz a flexibilidade dos vetores para a web. Assim como outros formatos de arquivo vetoriais, como .ai e .eps, são infinitamente escaláveis. A diferença é que arquivos deste tipo são renderizados diretamente no navegador. Basta copiar o código, colocá-lo em seu arquivo HTML e seu navegador se encarrega do resto. Este formato também permite busca, indexação e impressão. O código para este formato de arquivo, que vem se tornando o favorito para logos na web e em dispositivos móveis, pode ser gerado pelo Adobe Illustrator.

O formato de arquivos descrito no texto acima é o:

Alternativas

ID
2154994
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

De acordo com SANTA ROSA (2008), os participantes de um teste de usabilidade: (SANTA ROSA, José Guilherme. Avaliação e Projeto no design de interfaces.)

Alternativas

ID
2154997
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

De acordo com SANTA ROSA (2008), o Plano de Estrutura, conforme definido por Jesse James Garrett em seus planos de desenvolvimento de sites, diz respeito à:

(SANTA ROSA, José Guilherme. Avaliação e Projeto no design de interfaces.)

Alternativas

ID
2155003
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Sobre os comandos de ajustes de cores no Adobe Photoshop, analise as afirmativas abaixo identificando com um "V" quais são VERDADEIRAS e com um "F" quais são FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo.

( ) O comando Níveis ajusta o equilíbrio de cores definindo a distribuição de pixels para canais de cores individuais.
( ) O comando Exposição altera a mistura geral de cores em uma imagem.
( ) O Comando Misturador de Canais corresponde a cor entre duas fotografias, duas camadas e duas seleções na mesma imagem ou em imagens diferentes.
( ) O comando Curvas fornece até 14 pontos de controle para ajustes de realces, tons médios e sombras de canais individuais.

Alternativas

ID
2155006
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

"É uma faixa de cores que pode ser exibida ou impressa por um sistema de cores. Uma cor que pode ser exibida em RGB pode estar fora desta faixa e, portanto, não pode ser impressa para uma configuração CMYK".

(ADOBE SYSTEMS. Adobe Photoshop CC: Ajuda e tutoriais. 2013.)

A que conceito a descrição acima se refere?

Alternativas
Comentários
  • Conteúdo fantástico sobre gama/gamut de cores aqui: https://epxx.co/artigos/gamut.html


ID
2155009
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Kerning pode ser definido como:

Alternativas
Comentários
  • Kerning: Espaço entre pares de caracteres específicos > ou seja, é um ajuste fino entre diferentes combinações de letras

    Tracking: Espaço entre bloco de caracteres > ou seja, é um ajuste global entre todos os caracteres de uma palavra ou frase.


    https://helpx.adobe.com/br/indesign/using/kerning-tracking.html

    https://www.des1gnon.com/2013/02/o-que-e-kerning/