SóProvas



Prova IF-RS - 2018 - IF-RS - Técnico de Laboratório - Biologia


ID
2765296
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

João Pedro solicitou remoção a pedido, com fundamento no artigo 36 da Lei 8.112/1990, tendo seu pedido sido deferido pela Administração. Com base em tal informação, considere as assertivas a seguir:

I. Em razão do deslocamento para nova sede, João Pedro fará jus ao pagamento de indenização a título de Ajuda de Custo.

II. João Pedro terá no mínimo quinze e no máximo trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.

III. Tendo em vista a mudança do seu local de residência, João Pedro fará jus ao pagamento de Auxílio Moradia, pelo prazo máximo de 4 (quatro) anos.

IV. Na hipótese de João Pedro encontrar-se em licença ou afastado legalmente, a contagem do prazo para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do seu cargo inicia a partir do término do impedimento.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • Remoção

    Pode ser com ou sem mudança sede, o que elimina os itens I e III.

    O prazo de que trata o item II é, no mínimo 10 e no máximo 30 dias.

    Restando a assertiva IV como correta

    Gabarito A

  • GABARITO: LETRA A

     

    I: Art. 53.  A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede.

     

    II:  Art. 18.  O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.

     

    III:   Art. 60-B.  Conceder-se-á auxílio-moradia ao servidor se atendidos os seguintes requisitos: VIII - o deslocamento não tenha sido por força de alteração de lotação ou nomeação para cargo efetivo.

  •      Art. 60-B.  Conceder-se-á auxílio-moradia ao servidor se atendidos os seguintes requisitos:   

            I - não exista imóvel funcional disponível para uso pelo servidor;                

            II - o cônjuge ou companheiro do servidor não ocupe imóvel funcional;                       

           III - o servidor ou seu cônjuge ou companheiro não seja ou tenha sido proprietário, promitente comprador, cessionário ou promitente cessionário de imóvel no Município aonde for exercer o cargo, incluída a hipótese de lote edificado sem averbação de construção, nos doze meses que antecederem a sua nomeação;                   

            IV - nenhuma outra pessoa que resida com o servidor receba auxílio-moradia;        

            V - o servidor tenha se mudado do local de residência para ocupar cargo em comissão ou função de confiança do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, níveis 4, 5 e 6, de Natureza Especial, de Ministro de Estado ou equivalentes;                     

            VI - o Município no qual assuma o cargo em comissão ou função de confiança não se enquadre nas hipóteses do art. 58, § 3o, em relação ao local de residência ou domicílio do servidor;             

            VII - o servidor não tenha sido domiciliado ou tenha residido no Município, nos últimos doze meses, aonde for exercer o cargo em comissão ou função de confiança, desconsiderando-se prazo inferior a sessenta dias dentro desse período; e                       

            VIII - o deslocamento não tenha sido por força de alteração de lotação ou nomeação para cargo efetivo.                        (

         

            IX - o deslocamento tenha ocorrido após 30 de junho de 2006.  


  • I- Ajuda de custo somente remoção de ofício.

     

    II-  Mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo.

     

     

  • I - F

    João Pedro solicitou remoção a pedido. Na remoção de ofício (somente nela), desde que haja mudança de sede, o servidor possuirá o direito à ajuda de custo, prevista no art. 53 da Lei 8.112/1990.

    II - F

    João Pedro terá no mínimo 10 e no máximo trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.

    III- F

    O auxílio-moradia não será concedido por prazo superior a 8 (oito) anos dentro de cada período de 12 (doze) anos (não está na lei 8.112 e muito menos no artigo 36).

  • Gabarito: A

     

    I. Em razão do deslocamento para nova sede, João Pedro fará jus ao pagamento de indenização a título de Ajuda de Custo. (se fosse no interesse da adm faria jus ao pagamento)  art.53

     

    II. João Pedro terá no mínimo quinze e no máximo trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede. (mínimo 10) art.18

     

    III. Tendo em vista a mudança do seu local de residência, João Pedro fará jus ao pagamento de Auxílio Moradia, pelo prazo máximo de 4 (quatro) anos. (auxílio moradia aplica-se somente a ocupantes de cargo em comissão de nível mais elevado (DAS 4, 5 e 6; Natureza Especial, Ministro de Estado ou equivalente). art 60-V

     

     

    IV. Na hipótese de João Pedro encontrar-se em licença ou afastado legalmente, a contagem do prazo para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do seu cargo inicia a partir do término do impedimento. Correto!

     

  • A título de situar-se de acordo com a lei:

    IV. Na hipótese de João Pedro encontrar-se em licença ou afastado legalmente, a contagem do prazo para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do seu cargo inicia a partir do término do impedimento. (Artigo 18, §1º, Lei)

  • Vejamos as assertivas propostas:

    I - Errado:

    A remoção a pedido tem apoio no art. 36, parágrafo único, II, da Lei 8.112/90, o que atrai a incidência da regra do art. 53, §3º, do mesmo diploma, in verbis:

    "Art. 53 (...)
    § 3o  Não será concedida ajuda de custo nas hipóteses de remoção previstas nos incisos II e III do parágrafo único do art. 36."

    Logo, está errada esta assertiva, uma vez que a ajuda de custo não seria devida no caso.

    II- Errado:

    O exame desta proposição deve ser feito com apoio no art. 18, caput, da Lei 8.112/90, que ora colaciono:

    "Art. 18.  O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.

    Logo, revela-se equivocada a afirmativa, ao sustentar que o prazo mínimo seria de 15 dias, quando, na verdade, é de 10 dias.

    III- Errado:

    Na realidade, não será devido o pagamento de auxílio-moradia, porquanto não atendido o requisito versado no art.

    "Art. 60-B.  Conceder-se-á auxílio-moradia ao servidor se atendidos os seguintes requisitos:  

    (...)

    V - o servidor tenha se mudado do local de residência para ocupar cargo em comissão ou função de confiança do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, níveis 4, 5 e 6, de Natureza Especial, de Ministro de Estado ou equivalentes."

    Ora, a hipótese aqui examinada nada dispõe acerca de o servidor passar a ocupar cargo em comissão ou função de confiança nos moldes acima delineados, tratando-se, portanto, apenas de remoção para outra localidade.

    IV- Certo:

    Por fim, cuida-se de afirmativa alinhada com o teor do art. 18, §1º, da Lei 8.112/90:

    "Art. 18 (...)
    § 1o  Na hipótese de o servidor encontrar-se em licença ou afastado legalmente, o prazo a que se refere este artigo será contado a partir do término do impedimento."    

    Do exposto, apenas a proposição IV é correta.


    Gabarito do professor: A


ID
2765299
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

“Há casos em que, de acordo com a Lei Federal nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, a administração pública pode ________________ seus próprios atos por motivo de conveniência e oportunidade; por outro lado, não haverá faculdade, mas dever, de _______________ se constatar neles vício de legalidade. De outra feita, caso seja observado em ato administrativo um defeito sanável, poderá a administração pública, demonstrando a não ocorrência de lesão ao interesse público e nem de prejuízo a terceiros, ________________.”

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento das lacunas, na ordem em que aparecem:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra e).

     

    LEI 9.784/99

     

     

    Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

     

    Art. 55. Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Sinônimos de Repristinar: restabelecer, revalidar.

    Fonte: https://www.dicionarioinformal.com.br/sinonimos/repristinar/

  • Amei essa questão *-*

  • QUESTÃO NÍVEL PRIMÁRIO.

     
  • Resumo

    Anular --- Vício de LEGALIDADE

    Revogar - Conveniência e Oportunidade

    Convalidar (tornar valido ) - Não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros

    Citações dos artigos e mais detalhamento no comentário do André Aguiar

    Gab - E ( para os não assinantes. Basta ir na opção estatísticas que lá tem dizendo a resposta )


    Se você não sabe fazer um comentário que beneficie aos outros, por favor NÃO COMENTE.

  • Gab.: E

    revogar – anulá-los – convalidá-lo

  • Gabarito Letra E.

    Revogar - Anular - Convalidar.

    Sinônimos de Repristinar: restabelecer, revalidar.

  • Gabarito: E

    Anular - ato ilegal

    Revogar - ato conveniente e inoportuno

  • GABARITO: LETRA E

    CAPÍTULO XIV

    DA ANULAÇÃO, REVOGAÇÃO E CONVALIDAÇÃO

    Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

    Art. 55. Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.

    FONTE:  LEI Nº 9.784, DE 29 DE JANEIRO DE 1999.

  • Gab E.

    FORMA E COMPETÊNCIA são elementos do ato que podem ser CONVALIDADOS.

    FO CO NA CONVALIDAÇÃO.

  • A questão versa sobre o Processo Administrativo Federal (lei 9.784/99) e exigiu conhecimento acerca do art. 53 e do art. 55 dessa legislação:

    Art. 53 da lei 9.784/99. “A Administração deve ANULAR seus próprios atos, quando eivados de VÍCIO DE LEGALIDADE, e pode REVOGÁ-LOS por motivo de CONVENIÊNCIA OU OPORTUNIDADE, respeitados os direitos adquiridos.”

    Em sentido semelhante, a súmula 473 do STF: “A administração pode ANULAR seus próprios atos, quando eivados de VÍCIOS QUE OS TORNAM ILEGAIS, porque deles não se originam direitos; ou REVOGÁ-LOS, por motivo de CONVENIÊNCIA OU OPORTUNIDADE, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.”

    Ambos os dispositivos consagram o PRINCÍPIO DA AUTOTUTELA, segundo o qual a Administração Pública:

    ANULA - atos ilegais

    REVOGA - atos incovenientes ou inoportunos

    Ademais, nos termos do art. 55 da lei 9.784/99:

    Art. 55 da lei 9.784/99. “Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, OS ATOS QUE APRESENTAREM DEFEITOS SANÁVEIS PODERÃO SER CONVALIDADOS PELA PRÓPRIA ADMINISTRAÇÃO.”

    Portanto, de acordo com os referidos dispositivos, as lacunas são preenchidas corretamente com os vocábulos REVOGAR, ANULÁ-LOS e CONVALIDÁ-LO, respectivamente.

    GABARITO: “E”.


ID
2765302
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Caio Tácito, hipotético servidor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, ingressou no ano de 2011, no cargo de técnico-administrativo em educação, cuja carreira é regida pela Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Trabalhou com dedicação e cumpriu todas as metas estipuladas em programa de avaliação de desempenho durante o período de 18 (dezoito) meses. Com isto, ele teve mudado seu padrão de vencimento para o imediatamente subsequente. O que ocorreu na carreira de Caio Tácito é intitulado legalmente de:

Alternativas
Comentários
  • Mudou o padrão de vencimento - 18 meses - Progressão por mérito Profissional;

     

  • B

    Mudou o padrão de vencimento - progressão por mérito profissional.

    Mudou o nível de capacitação - Progressão por capacitação profissional.

  • Art. 10 §2°: Progressão por Mérito Profissional é a mudança para o padrão de vencimento imediatamente subsequente, a cada 2 (dois) anos de efetivo exercício, desde que o servidor apresente resultado fixado em programa de avaliação de desempenho, observado o respectivo nível de capacitação.

     

    Art. 10-A: A partir de 1° de maio de 2008, o interstício para Progressão por Mérito Profissional na Carreira, de que trata o §2° do art. 10 desta Lei, passa a ser 18 (dezoito) meses de efetivo exercício.

     

    Gab. B

  • Obrigado Talita

     

  • Art. 10. O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, Progressão por Capacitação Profissional ou Progressão por Mérito Profissional.

    Observação:

    PCP: interstício de 18 meses.

    PMP: interstício de 18 meses, de efetivo exercício*.

  • Desenvolvimento do servidor na carreira:

    exclusivamente

    _ Mudança de nível de capacitação = progressão por capacitação profissional.

    _ Mudança de padrão de vencimento = progressão por mérito profissional. (vencimento é mérito do servidor).

  • Desenvolvimento do servidor na carreira:

    exclusivamente

    _ Mudança de nível de capacitação = progressão por capacitação profissional.

    _ Mudança de padrão de vencimento = progressão por mérito profissional. (vencimento é mérito do servidor).

  • Desenvolvimento do servidor na carreira:

    exclusivamente

    _ Mudança de nível de capacitação = progressão por capacitação profissional.

    _ Mudança de padrão de vencimento = progressão por mérito profissional. (vencimento é mérito do servidor).

  • Desenvolvimento do servidor na carreira:

    exclusivamente

    _ Mudança de nível de capacitação = progressão por capacitação profissional.

    _ Mudança de padrão de vencimento = progressão por mérito profissional. (vencimento é mérito do servidor).

  • Desenvolvimento do servidor na carreira:

    exclusivamente

    _ Mudança de nível de capacitação = progressão por capacitação profissional.

    _ Mudança de padrão de vencimento = progressão por mérito profissional. (vencimento é mérito do servidor).

  • Desenvolvimento do servidor na carreira:

    exclusivamente

    _ Mudança de nível de capacitação = progressão por capacitação profissional.

    _ Mudança de padrão de vencimento = progressão por mérito profissional. (vencimento é mérito do servidor).

  • Eita, Gleice Raquel, arrasou nos comentários.
  • Pegando o gancho da Gleice, dá para pensar: Vencimérito. Kkk
  • so ganha mais dinheiro com merito.

  • Progressão por mérito: padrão de vcto;

    Progressão por capacitação: nível de capacitação.

     

    As progressões acima não mudam o nível de classificação.

  • Progressão por mérito profissional = avaliação de desempenho (palavras chave).

  • A questão leva o candidato a erro. Foi respeitado o interstício de 18 meses para a progressão por capacitação profissional. Contudo, a questão diz que o padrão de vencimento foi mudado e, quando acontece isso, ocorre progressão por mérito profissional

  •  Art. 10 da Lei 11.091

    .

    Progressão por Capacitação Profissional

    mudança de nível de capacitação

    certificação em Programa de capacitação

    respeitado o interstício de 18 meses

    .

    Progressão por Mérito Profissional

    mudança de padrão de vencimento

    resultado Programa de avaliação de desempenho

    a cada 2 anos de efetivo exercício

    .

    A mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento

    não acarretará mudança de nível de classificação

  • Acertei, mas confesso que o que me deixou com a pulga atrás da orelha foi esse Progressão x Promoção, a banca quase me enrolou kkkk.

    Já dei essa dica em outra questão:

    Mérito vem com o tempo, tempo é dinheiro, logo Mérito é dinheiro -> Padrão de Vencimento

  • Gabarito: B

  • TEMPO + AVALIAÇÃO = PROGRESSÃO POR MERITO PROFISSIONAL


ID
2765305
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Analise as seguintes assertivas à luz do Código de Ética do Servidor Público Federal, instituído por meio do Decreto nº 1.171/1994:

I. Em sua conduta, o servidor não pode omitir ou falsear a verdade, exceto quando contrária aos interesses da própria Administração Pública.
II. Os professores contratados temporariamente pela Administração não estarão sujeitos às disposições do Código de Ética, tendo em vista que não ostentam a condição de servidores públicos.
III. A suspensão é uma das penas previstas no código de Ética do Servidor Público Federal, podendo ser convertida em multa, quando houver conveniência para o serviço.
IV. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • I. Em sua conduta, o servidor não pode omitir ou falsear a verdade, exceto quando contrária aos interesses da própria Administração Pública.

    VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública.

    II. Os professores contratados temporariamente pela Administração não estarão sujeitos às disposições do Código de Ética, tendo em vista que não ostentam a condição de servidores públicos.

    XXIV - Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional...

    III. A suspensão é uma das penas previstas no código de Ética do Servidor Público Federal, podendo ser convertida em multa, quando houver conveniência para o serviço.

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura. (A única)

    IV. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso. CORRETA

     

     

  • GABARITO B

  •  IV. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso. CORRETA

  • O servidor não poderá omitir ou falsear a verdade, ainda que contrária aos próprios interesses da administração pública.

    Os professores temporários também estão sujeitos ao Código de Ética.

     IV. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso. 

    GABARITO B




ID
2765308
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Tendo por base as disposições contidas na Lei nº 11.892/2008, que cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento das lacunas, na ordem em que aparecem.

“A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Conselho Superior e o ______________, sendo seus Reitores nomeados pelo ________________, para mandato de ________ anos, ______________ recondução.”

Alternativas
Comentários
  • Art. 10.  A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior.

    § 1o  As presidências do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior serão exercidas pelo Reitor do Instituto Federal.

    § 2o  O Colégio de Dirigentes, de caráter consultivo, será composto pelo Reitor, pelos Pró-Reitores e pelo Diretor-Geral de cada um dos campi que integram o Instituto Federal.

    § 3o  O Conselho Superior, de caráter consultivo e deliberativo, será composto por representantes dos docentes, dos estudantes, dos servidores técnico-administrativos, dos egressos da instituição, da sociedade civil, do Ministério da Educação e do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal, assegurando-se a representação paritária dos segmentos que compõem a comunidade acadêmica.

    Art. 11.  Os Institutos Federais terão como órgão executivo a reitoria, composta por 1 (um) Reitor e 5 (cinco) Pró-Reitores.

    Art. 12.  Os Reitores serão nomeados pelo Presidente da República, para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade escolar do respectivo Instituto Federal, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnico-administrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente.

  • Fernanda, em qual lei você encontrou essas informações? Grata.

  • Gab.: C / Ivony, Lei nº 11.892/08.
  • Lei 11892, Ivony

  • A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior.

    4 ANOS

    PRESIDENTE DA REPÚBLICA

    PERMITIDA RECONDUÇÃO


ID
2765311
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base nas disposições constantes na Lei nº 8.112/1990, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : Letra D

     

    Lei 8112

     

    Letra (a) - Errado

     

    Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

     

    Letra (b) - Errado 

     

    Art. 86.  O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.

     

    Letra (c) - Errado

     

    Art. 59.  O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.

     

    Letra (d) 

     

     Art. 34.  A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.​

     

    Letra (e)

     

    Art. 47.  O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito.

  •  Letra D

     

    Letra (a) - Errado

     

    Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

     

    Letra (b) - Errado 

     

    Art. 86.  O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.

     

    Letra (c) - Errado

     

    Art. 59.  O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.

     

    Letra (d) 

     

     Art. 34.  A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.​

     

    Letra (e)

     

    Art. 47.  O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito.

  • LETRA D CORRETA 

    LEI 8.112

         Art. 34.  A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.

  • Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    Art. 86.  O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral

    Art. 59.  O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias

    Art. 34.  A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.

    Art. 47.  O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito.    

     

     

  • O servidor pode pedir sua exoneração quando quer se desligar do serviço público, por exemplo, OU ela pode ser concedida de ofício, exemplo é quando ele toma posse mas não entra em exercício no prazo legal de 15 dias, nesse caso ele éexonerado de oficio

  • a)Recondução é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. ISSO É REINTEGRAÇÃO

     b)O servidor terá direito à licença remunerada durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral. SEM REMUNERAÇAO

     c)O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 10 (dez) dias. 5 DIAS

     d)A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício. ACERTOOOU, MISERAVI!!!

     e)O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de 30 (trinta) dias para quitar o débito. 60 DIAS

     

  • Débito com o Erário:

    --> 30 dias pra avisar.

    --> 60 dias pra pagar.

  • A - Recondução Reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    B - O servidor terá direito à licença (NÃO) remunerada durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.

    C - O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 10 5 (Cinco) dias.

    D - A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício. GABARITO

    E - O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de 30 60 (sessenta) dias para quitar o débito.

  • A - Reitegraçao

    B - Sem remuneração

    C - 5 dias

    E - 60 dias

  • LEI 8.112

         Art. 34.  A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8.112/90, que disciplina o estatuto dos servidores públicos civis.

    É exigido conhecimento de alguns dispositivos, e solicita que o candidato analise cada uma das afirmativas, devendo assinalar a correta. Passemos então à análise de cada assertiva.

    Alternativa “a” incorreta. Ao contrário do aqui aduzido, a alternativa carrega o teor do instituto da reintegração, no ponto, confira-se o art. 28 “Reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens”. Na linha do exposto, o mestre José dos Santos Carvalho Filho (2015, p. 644) ensina que “Ocorre a reintegração quando o servidor retorna a seu cargo após ter sido reconhecida a ilegalidade de sua demissão. O fato gerador dessa modalidade de provimento é o reconhecimento da ilegalidade, por sentença judicial, do ato que extinguiu a relação jurídica estatutária. O art. 41, §2º, da CF assegura ao ex-servidor o direito de retornar a seu cargo, desde que invalidada por sentença judicial o ato anterior de demissão”.

    Alternativa “b” incorreta. O art. 86 determina “sem remuneração”, verbis “Art. 86. O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral”.

    Alternativa “c” incorreta. O equívoco aqui está no fato de se afirmar “10 (dez) dias”. O art. 59 determina cinco, litteris “Art. 59. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias”.

    Alternativa “d” correta. De acordo com o art. 34, que reproduzo, para melhor visualização “Art. 34. A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício”.

    Alternativa “e” incorreta. O erro reside no fato de se afirmar “30 (trinta) dias”. O art. 47 determina sessenta “Art. 47. O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito”.

    Referência:

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 644.

    GABARITO: D.


ID
2765314
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Mário, servidor público do IFRS, ofendeu fisicamente sua chefia imediata em serviço. Com base no regime disciplinar constante na Lei 8.112/1990, analise as afirmativas abaixo, assinalando, a seguir, a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo:

( ) A infração praticada por Mário é considerada de baixo potencial, punível com a penalidade de advertência.
( ) Em caso de reincidência, Mário ficará sujeito à pena de suspensão por até 90 (noventa) dias.
( ) Como medida cautelar e a fim de que Mário não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.
( ) A conduta praticada por Mário é considerada grave, punível com a penalidade de demissão.
( ) A conduta praticada por Mário é considerada grave, punível com a penalidade de demissão, incompatibilizando, ainda, uma nova investidura em cargo público federal pelo prazo de 5 (cinco) anos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C.

     

    Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos

        VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

     

    Art. 130.  A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias.

     

     

    Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração

     

     

    Art. 137.  A demissão ou a destituição de cargo em comissão, por infringência do art. 117, incisos IX e XI, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de 5 (cinco) anos.

    Art 117-

    XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;

    IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;

     

     

     Parágrafo único.  Não poderá retornar ao serviço público federal o servidor que for demitido ou destituído do cargo em comissão por infringência do art. 132, incisos I, IV, VIII, X e XI.

    I - crime contra a administração pública;

    IV - improbidade administrativa;  

    VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos;

     X - lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional;

     XI - corrupção;

  • por quê a última afirmtiva está falsa, alguém sabe?

  • Tb não entendi pq a última esta errada!!!???

  • Letra C.

     

    Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos

        VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

     

    Art. 130.  A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias.

     

     

    Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração

     

     

    Art. 137.  A demissão ou a destituição de cargo em comissão, por infringência do art. 117, incisos IX e XI, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de 5 (cinco) anos.

    Parágrafo único.  Não poderá retornar ao serviço público federal o servidor que for demitido ou destituído do cargo em comissão por infringência do art. 132, incisos I, IV, VIII, X e XI.

    .

    -> art. 132, incisos I, IV, VIII, X e X ( I - crime contra a administração pública; IV - improbidade administrativa;  VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos;  X - lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional;  XI - corrupção;)

    -> Art 117-XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro; IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;

     

  • A conduta praticada por Mário é considerada grave, punível com a penalidade de demissão, incompatibilizando, ainda, uma nova investidura em cargo público federal pelo prazo de 5 (cinco) anos. Quer dizer então que só serve se for para cargo comissionado demitido ou destituído?

  • C

    Em relação ao último item:

    137.  A demissão ou a destituição de cargo em comissão, por infringência do art. 117, incisos IX e XI, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de 5 (cinco) anos.

    Art 117, XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;

    IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;

  • Alguém pode explicar pq a última afirmação é falsa? Até onde vi no enunciado, não houve crime contra a Administração e muito menos corrupção. Ninguém interpôs recurso?

  • Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

     

    Art. 137.  A demissão ou a destituição de cargo em comissão, por infringência do art. 117, incisos IX e XI, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de 5 (cinco) anos.

            Parágrafo único.  Não poderá retornar ao serviço público federal o servidor que for demitido ou destituído do cargo em comissão por infringência do art. 132, incisos I, IV, VIII, X e XI.

     

    NADA É DITO SOBRE O ITEM VII DO ART 132 .....EM TERMOS DE INCOMPATIBILIZAÇÃO

  • MALDITO "INCOMPATIBILIZANDO" rs 

  • A infração praticada por Mário é considerada de baixo potencial, punível com a penalidade de advertência. - É GRAVE!

    ( ) Em caso de reincidência, Mário ficará sujeito à pena de suspensão por até 90 (noventa) dias. NUM TEM PRA REINCIDENCIA - É DEMISSÃO NA LATA!

    Como medida cautelar e a fim de que Mário não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração. - SIM! ART. 147

     A conduta praticada por Mário é considerada grave, punível com a penalidade de demissão. - SIM!

    A conduta praticada por Mário é considerada grave, punível com a penalidade de demissão, incompatibilizando, ainda, uma nova investidura em cargo público federal pelo prazo de 5 (cinco) anos. - ERRADA PQ, NESTE CASO, A LEI N FALA NADA DA VOLTA DO SERV, acho q eh por isso

  • Acredito que o prazo de 5 anos para retorno ao serviço público é somente para:

     Art. 137.  A demissão ou a destituição de cargo em comissão, por infringência do art. 117, incisos IX e XI, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de 5 (cinco) anos. :

    Art 117:

    IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;

    XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;

     

    Não poderá retornar ao serviço público:

    Art 137  Parágrafo único.  Não poderá retornar ao serviço público federal o servidor que for demitido ou destituído do cargo em comissão por infringência do art. 132, incisos I, IV, VIII, X e XI.   

    Art 132:   I - crime contra a administração pública;

      IV - improbidade administrativa VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos; 

     X - lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional;

     XI - corrupção;

    Dessa forma, a ultima afirmação nao é verdadeira, pois nao se encontra nas especificações acima.

     

  • A última não está mal elaborada, quem lê a 8112 iria acertar.

    Só têm 2 casos que um servidor público federal não poderá retornar ao serviço público federal durante 5 anos:

     

    - Valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública.

     

    - Atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, SALVO quando se tratar de benefício previdenciario ou assistências de parentes até o 2 grau.

     

    um forte abraço! 

  • ( ) A infração praticada por Mário é considerada de baixo potencial, punível com a penalidade de advertência. (O cara bateu na mulher, é demissão!!!)

    ( ) Em caso de reincidência, Mário ficará sujeito à pena de suspensão por até 90 (noventa) dias. (O cara bateu na mulher, é demissão!!!)

    ( ) Como medida cautelar e a fim de que Mário não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

    ( ) A conduta praticada por Mário é considerada grave, punível com a penalidade de demissão.

    ( ) A conduta praticada por Mário é considerada grave, punível com a penalidade de demissão, incompatibilizando, ainda, uma nova investidura em cargo público federal pelo prazo de 5 (cinco) anos. (a lei não cita isso)

  • Vejamos as assertivas, uma a uma:

    ( F ) A infração praticada por Mário é considerada de baixo potencial, punível com a penalidade de advertência.

    Na realidade, a conduta de Mário, consistente em ofensa física em serviço, enquadra-se no art. 132, VII, da Lei 8.112/90, que prevê a penalidade de demissão. Confira-se:

    "Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    (...)

    VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;"

    ( F ) Em caso de reincidência, Mário ficará sujeito à pena de suspensão por até 90 (noventa) dias.

    De plano, considerando que a conduta é passível de demissão, descabe cogitar de reincidência. Este instituto, na realidade, destina-se ao cometimento de condutas passíveis de advertência, de maneira que, quando o servidor volta a cometê-las, ao invés de ser advertido, deve ser suspenso, como se extrai da regra do art. 130 da Lei 8.112/90:

    "Art. 130.  A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias."

    ( V ) Como medida cautelar e a fim de que Mário não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

    Cuida-se agora de afirmativa devidamente apoiada na regra do art. 147, caput, da Lei 8.112/90, que disciplina a figura do afastamento preventivo:

    "Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração."

    ( V ) A conduta praticada por Mário é considerada grave, punível com a penalidade de demissão.

    Conforme exposto nos comentários à primeira afirmativa, a hipótese, de fato, seria de comportamento apenado com a sanção de demissão, por sua natureza grave. Correta, pois, esta proposição da Banca.

    ( F ) A conduta praticada por Mário é considerada grave, punível com a penalidade de demissão, incompatibilizando, ainda, uma nova investidura em cargo público federal pelo prazo de 5 (cinco) anos.
    O exame deste item demanda que seja aplica a norma do art. 137 da Lei 8.112/90, que assim estabelece:

    "Art. 137.  A demissão ou a destituição de cargo em comissão, por infringência do art. 117, incisos IX e XI, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de 5 (cinco) anos.

    Parágrafo único. Não poderá retornar ao serviço público federal o servidor que for demitido ou destituído do cargo em comissão por infringência do art. 132, incisos I, IV, VIII, X e XI."

    Como daí se vê, a infração prevista no art. 132, VII, não está arrolada no caput, tampouco no parágrafo único do citado dispositivo legal, de maneira que é incorreto sustentar que, neste caso, o servidor ficaria incompatível para uma nova investidura em cargo público federal pelo prazo de 5 (cinco) anos.

    Do exposto, a sequência correta sendo F – F – V – V – F.


    Gabarito do professor: C
  • (F) A infração praticada por Mário é considerada de baixo potencial, punível com a penalidade de advertência.

    • Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:
    • VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

    (F) Em caso de reincidência, Mário ficará sujeito à pena de suspensão por até 90 (noventa) dias.

    • Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:
    • VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

    (V) Como medida cautelar e a fim de que Mário não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

    • Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

    (V) A conduta praticada por Mário é considerada grave, punível com a penalidade de demissão.

    • Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:
    • VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

    (F) A conduta praticada por Mário é considerada grave, punível com a penalidade de demissão, incompatibilizando, ainda, uma nova investidura em cargo público federal pelo prazo de 5 (cinco) anos.

    • a lei não cita sobre isso

ID
2765317
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Analise abaixo as assertivas relacionadas à Lei 9.784/1999, assinalando, a seguir, a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo:

( ) As decisões de recursos administrativos e a edição de atos de caráter normativo poderão ser objeto de delegação.
( ) Serão concluídos depois do horário normal os atos já iniciados, cujo adiamento prejudique o curso regular do procedimento ou cause dano ao interessado ou à Administração.
( ) Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo improrrogável de até trinta dias para proferir decisão.
( ) Salvo disposição legal em contrário, o recurso não tem efeito suspensivo; no entanto, havendo justo receio de prejuízo de difícil ou incerta reparação decorrente da execução, a autoridade recorrida ou a imediatamente superior poderá, de ofício ou a pedido, atribuir-lhe efeito suspensivo.
( ) O não conhecimento do recurso não impede a Administração de rever de ofício o ato ilegal, desde que não ocorrida preclusão administrativa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra e).

     

    LEI 9.784/99

     

     

    Art. 13. Não podem ser objeto de delegação:

     

    I - a edição de atos de caráter normativo;

     

    II - a decisão de recursos administrativos.

     

     

    Art. 23, Parágrafo único. Serão concluídos depois do horário normal os atos já iniciados, cujo adiamento prejudique o curso regular do procedimento ou cause dano ao interessado ou à Administração.

     

     

    Art. 49. Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até trinta dias para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada.

     

     

    Art. 61. Salvo disposição legal em contrário, o recurso não tem efeito suspensivo.

     

    Parágrafo único. Havendo justo receio de prejuízo de difícil ou incerta reparação decorrente da execução, a autoridade recorrida ou a imediatamente superior poderá, de ofício ou a pedido, dar efeito suspensivo ao recurso.

     

     

    Art. 63, § 2° O não conhecimento do recurso não impede a Administração de rever de ofício o ato ilegal, desde que não ocorrida preclusão administrativa.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Serão concluídos depois do horário normal os atos já iniciados, cujo adiamento prejudique o curso regular do procedimento ou cause dano ao interessado ou à Administração.

    -->Os atos tem que ser feito em dias úteis e no horário de funcionamento da repartiçao

    -->Prazo dos atos dos processos  geralmente são de 5 dias, podendo ser prorrogado até o dobro, com justificativa

     

    Art. 49. Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até trinta dias para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada.

    Lembrando que após concluida a instrução ocorre a manisfestação dos interessados(prazo máximo de 10 dias

  • NÃO PODEM SER OBJETO DE DELEGAÇAO

    PRAZO DE 30 DIAS, PRORROGAÇÃO DE 30 DIAS EXPRESSAMENTE MOTIVADA.

  • I - Não se pode delegar a CENORA: Competência Exclusiva, Atos Normativos e Recursos Administrativos.

    III - 30 + 30.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Gabarito: Letra E.

  • I) ERRADO.

    Art. 13. Não podem ser objeto de delegação:

     I - a edição de atos de caráter normativo;

    II - a decisão de recursos administrativos;

    II)CORRETO.

    Art. 23. Os atos do processo devem realizar-se em dias úteis, no horário normal de funcionamento da repartição na qual tramitar o processo.

    Parágrafo único. Serão concluídos depois do horário normal os atos já iniciados, cujo adiamento prejudique o curso regular do procedimento ou cause dano ao interessado ou à Administração.

    III) ERRADO.

    Art. 49. Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até trinta dias para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada.

    IV) CORRETO

    Art. 61. Salvo disposição legal em contrário, o recurso não tem efeito suspensivo.

    Parágrafo único. Havendo justo receio de prejuízo de difícil ou incerta reparação decorrente da execução, a autoridade recorrida ou a imediatamente superior poderá, de ofício ou a pedido, dar efeito suspensivo ao recurso.

    Art. 61. Salvo disposição legal em contrário, o recurso não tem efeito suspensivo.

    Parágrafo único. Havendo justo receio de prejuízo de difícil ou incerta reparação decorrente da execução, a autoridade recorrida ou a imediatamente superior poderá, de ofício ou a pedido, dar efeito suspensivo ao recurso.

    V) CORRETO.

    ARTIGO 63

    § 2  O não conhecimento do recurso não impede a Administração de rever de ofício o ato ilegal, desde que não ocorrida preclusão administrativa.

  • Gabarito: E

    Art. 13. Não podem ser objeto de delegação:

     I - a edição de atos de caráter normativo;

    II - a decisão de recursos administrativos;

    III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.

  • A questão versa sobre o Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/99).

    I) FALSA. A lei 9.784/99, em seu art. 13, apresenta 3 situações em que é vedada a delegação de competência: “NÃO podem ser objeto de delegação:  I - a edição de atos de caráter normativo; II - a decisão de recursos administrativos; III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.” A alternativa cobrou justamente as hipóteses dos incisos I e II. Sugere-se memorizar esse dispositivo, pois costuma ser muito cobrado nas provas de concursos. O seguinte método mnemônico pode auxiliar nessa tarefa: CENORA

    CECompetência Exclusiva do órgão ou autoridade (art. 13, III da lei 9.784/99)

    NO – Edição de atos de caráter NOrmativo

    RA – Decisão de Recursos Administrativos

    II) VERDADEIRA. Literalidade do art. 23, Parágrafo único da lei 9.784/99: “Serão concluídos depois do horário normal os atos já iniciados, cujo adiamento prejudique o curso regular do procedimento ou cause dano ao interessado ou à Administração.”

    III) FALSA. O referido prazo pode ser prorrogado por igual período, nos termos do art. 49 da lei 9.784/99: Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até trinta dias para decidir, SALVO PRORROGAÇÃO POR IGUAL PERÍODO EXPRESSAMENTE MOTIVADA.”

    IV) VERDADEIRA. A REGRA é que o recurso administrativo NÃO TEM EFEITO SUSPENSIVO, ou seja, o processo continua a andar normalmente até que sobrevenha uma decisão sobre o recurso. (OBS: Caso o recurso tivesse efeito suspensivo, o processo não teria sequência até ser proferida uma decisão sobre o recurso).

    Porém, EM SITUAÇÕES EXCEPCIONAIS DE PREJUÍZO DE DIFÍCIL OU INCERTA REPARAÇÃO, pode ser concedido efeito suspensivo ao recurso administrativo. Vejamos o art. 61 da lei 9.784/99. “Salvo disposição legal em contrário, o recurso NÃO tem efeito suspensivo. Parágrafo único. Havendo justo receio de prejuízo de difícil ou incerta reparação decorrente da execução, a autoridade recorrida ou a imediatamente superior poderá, de ofício ou a pedido, DAR EFEITO SUSPENSIVO AO RECURSO.”

    V) VERDADEIRA. A assertiva reproduziu o teor do art. 63, § 2º da lei 9.784/99: “O não conhecimento do recurso não impede a Administração de rever de ofício o ato ilegal, desde que não ocorrida preclusão administrativa.”

    GABARITO: “E”, vez que as assertivas II, IV e V estão VERDADEIRAS e as assertivas I e III estão FALSAS.


ID
2765320
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA sobre o Plano de Carreira dos servidores Técnico-Administrativos em Educação, instituído através da Lei 11.091/2005:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    Erros das demais questões:

    B - Essa definção de conceito se refere ao PLANO DE CARREIRA.

    C - Para incentivo a qualificação os percentuais serão MAIOR em áreas de conhecimento com relação DIRETA, e MENOR para áreas com relação INDIRETA.

    D -  O Art. 10 §7 deixa claro que a avaliação de desempenho com resultado favorável é sim condicionante para a liberação do servidor realizar cursos de mestrado e doutorado.

    E - Segundo o Art. 26-A e parágrafo único o afastamento é para colaboração, não constanto no artigo menção sobre colaboração TÉCNICA. Outro erro da questão é que a autorização será dada pelo dirigente máximo do IFE, sendo que o prazo do afastamento será que no máximo 4 anos.


  • Espero uma questa desta na minha prova!

  •  Art. 22. Fica criada a Comissão Nacional de Supervisão do Plano de Carreira, vinculada ao Ministério da Educação, com a finalidade de acompanhar, assessorar e avaliar a implementação do Plano de Carreira, cabendo-lhe, em especial:

           I - propor normas regulamentadoras desta Lei relativas às diretrizes gerais, ingresso, progressão, capacitação e avaliação de desempenho;

           II - acompanhar a implementação e propor alterações no Plano de Carreira;

           III - avaliar, anualmente, as propostas de lotação das Instituições Federais de Ensino, conforme inciso I do § 1 do art. 24 desta Lei; e

           IV - examinar os casos omissos referentes ao Plano de Carreira, encaminhando-os à apreciação dos órgãos competentes.

    Galera ajuda ai quem não tem assinatura.

    Coloquem o artigo e a descrição. Povo enrolado.

  • A- A Comissão Nacional de Supervisão do Plano de Carreira, vinculada ao Ministério da Educação, tem como finalidade acompanhar, assessorar e avaliar a implementação do Plano de Carreira dos servidores Técnico-Administrativos em Educação. ART.22

    B- Ambiente organizacional consiste no conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram a carreira dos cargos Técnico-Administrativos em Educação. ART 5,I PLANO DE CARREIRA

    C- Para os fins de pagamento do Incentivo à Qualificação, a aquisição de título em área de conhecimento com relação indireta ao ambiente organizacional de atuação do servidor ensejará maior percentual do que em área de conhecimento com relação direta. ART.12,I

    D- A avaliação de desempenho com resultado favorável não é condicionante na liberação do servidor para a realização de cursos de Mestrado e Doutorado. ART.10 PARAG.7ª

    E- O afastamento para prestar colaboração técnica a outra instituição federal de ensino poderá ser autorizado pela chefia imediata do servidor, não podendo exceder a 5 (cinco) anos. ART.26-A PARAG. UNICO

  • Gabarito A.

    Erros das demais questões:

    B - Essa definção de conceito se refere ao PLANO DE CARREIRA.

    C - Para incentivo a qualificação os percentuais serão MAIOR em áreas de conhecimento com relação DIRETA, MENOR para áreas com relação INDIRETA.

    D -  Art. 10 §7 deixa claro que a avaliação de desempenho com resultado favorável é sim condicionante para a liberação do servidor realizar cursos de mestrado e doutorado.

    E - Segundo o Art. 26-A e parágrafo único o afastamento é para colaboração, não constando no artigo menção sobre colaboração TÉCNICA. Outro erro da questão é que a autorização será dada pelo dirigente máximo do IFE, sendo que o prazo do afastamento será que no máximo 4 anos.

  • Gabarito A.

    Erros das demais questões:

    B - Essa definção de conceito se refere ao PLANO DE CARREIRA.

    C - Para incentivo a qualificação os percentuais serão MAIOR em áreas de conhecimento com relação DIRETA, MENOR para áreas com relação INDIRETA.

    D -  Art. 10 §7 deixa claro que a avaliação de desempenho com resultado favorável é sim condicionante para a liberação do servidor realizar cursos de mestrado e doutorado.

    E - Segundo o Art. 26-A e parágrafo único o afastamento é para colaboração, não constando no artigo menção sobre colaboração TÉCNICA. Outro erro da questão é que a autorização será dada pelo dirigente máximo do IFE, sendo que o prazo do afastamento será que no máximo 4 anos.


ID
2765323
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Tendo por base as disposições do Regimento Geral do IFRS, preencha as lacunas da sentença a seguir, assinalando, abaixo, a alternativa que contempla todas as respostas corretas:

O orçamento do IFRS será aprovado por seu ______________, sendo a proposta orçamentária anual elaborada pela ________________ em articulação com as demais Pró-reitorias e com base nos elementos colhidos junto à Reitoria e aos campi.

Alternativas
Comentários
  • Regimento Geral do IFRS

    Art. 84 O orçamento do IFRS, aprovado pelo Conselho Superior...

    § 1º A proposta orçamentária anual do IFRS é elaborada pela Pró-Reitoria de Administração em articulação com as outras pró-reitorias e com base nos elementos colhidos junto à Reitoria e aos Campi, 

  • ha tá!Estava procurando isso na Lei 11.892. Classificação errada da questão.

  • Gab.: E

    Conselho Superior – Pró-reitoria de Administração.


ID
2769805
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Uma exsicata pode ser definida como ____________________________.

Alternativas

ID
2769808
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante o procedimento de coleta de vegetais, algumas recomendações básicas devem ser observadas, como:

I. Coletar plantas em fase reprodutiva, visto que os órgãos relacionados à reprodução, de modo geral, são essenciais para a classificação dos vegetais.
II. Quando a planta for herbácea, coletar todo o vegetal, inclusive as raízes.
III. Quanto aos fungos e suas estruturas reprodutivas, podem ser levados ao laboratório em sacos plásticos transparentes sem adição de qualquer produto, não havendo a necessidade de colocá-los em recipientes separados por espécies.
IV. De modo geral, priorizar a coleta em dias chuvosos ou logo após a chuva, para facilitar a manipulação do material, seu acondicionamento e preservação.

Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):

Alternativas

ID
2769811
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Para a coleta de material vegetal em campo, alguns itens são necessários, como:

I. Tesoura de poda, podão, canivete ou faca, facão, pá, sacos plásticos, sacos de papel ou pequenas caixas, prensa de madeira trançada e folhas de jornais ou outro papel absorvente.
II. Sacos plásticos com sílica gel para materiais delicados.
III. Recipientes de vidro com álcool a 95% ou FAA (Fenilalanina, Água e Ácido Clorídrico em suas devidas proporções).
IV. GPS, altímetro, bússola, mapas, binóculos, caderneta de campo, lápis ou caneta de tinta indelével, lupa de bolso, fita adesiva, folhas de papelão e alumínio, luvas de couro, além de roupas e sapatos apropriados aos locais de coleta.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas

ID
2769814
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quando se realiza uma coleta de campo com a finalidade de obter amostras vegetais a serem depositadas em um herbário, é imprescindível a utilização de um caderno de campo para o registro de informações básicas relativas à coleta. “As anotações no caderno, em fichas, fitas e etiquetas de coleta, devem ser feitas a lápis ou com caneta de tinta indelével, incluindo todos os dados necessários para a confecção das etiquetas de herbário e para auxílio aos taxonomistas e cientistas de outras especialidades, em seus estudos de plantas e fungos”.


Texto extraído do Manual de Procedimentos para Herbários, Editora Universitária UFPE, 2013, disponível em: :<http://inct.florabrasil.net/wpcontent/uploads/2013/11/Manual_Herbario.pdf>. Acesso em: 09. abr. 2018.

Assinale a alternativa CORRETA referente aos dados básicos de identificação da coleta que devem ser registrados no próprio local quando se trata de coleta de amostras a serem destinadas a um herbário.

Alternativas

ID
2769817
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quando se realiza uma coleta de campo com a finalidade de obter amostras vegetais a serem depositadas em um herbário, é imprescindível a utilização de um caderno de campo para o registro de informações básicas relativas à coleta. “As anotações no caderno, em fichas, fitas e etiquetas de coleta, devem ser feitas a lápis ou com caneta de tinta indelével, incluindo todos os dados necessários para a confecção das etiquetas de herbário e para auxílio aos taxonomistas e cientistas de outras especialidades, em seus estudos de plantas e fungos”.


Texto extraído do Manual de Procedimentos para Herbários, Editora Universitária UFPE, 2013, disponível em: :<http://inct.florabrasil.net/wpcontent/uploads/2013/11/Manual_Herbario.pdf>. Acesso em: 09. abr. 2018.

Em relação às informações básicas que devem ser registradas relativas às plantas quando se trata de coleta de amostras a serem destinadas a um herbário, considere:

I. Características do habitat.
II. Hábito e forma de vida.
III. Altura do indivíduo coletado.
IV. Características gerais das flores e das folhas (cor, textura, odor, ocorrência de látex e resina).

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas

ID
2769820
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A coleção taxonômica é a reunião ordenada de espécimes mortos ou partes corporais desses espécimes, devidamente preservados para estudos. Frequentemente incorporam-se às coleções objetos e produtos resultantes de atividades dos animais, tais como ninhos e abrigos, excrementos, rastros e pegadas, galerias, galhas, minas e outros. Em relação aos tipos de coleções taxonômicas, relacione as colunas abaixo de forma que haja correspondência entre o título e seu significado.

I. Coleções Didáticas
II. Coleções de Pesquisa (Grandes coleções gerais)
III. Coleções Regionais
IV. Coleções Especiais
V. Coleções de Identificação

( ) Servem de apoio à rotina de identificação de material zoológico para as mais diversas finalidades. Pertencem a instituições primordialmente preocupadas com a prestação de serviços.
( ) Essas coleções reúnem material destinado a fundamentar estudos específicos como de interesse econômico e levantamentos faunísticos.
( ) Conservam material zoológico de todos os grupos, proveniente, se possível, do mundo todo e representado por séries.
( ) Material destinado a ensino, demonstrações e treinamento. Encontram-se nas instituições vinculadas ao ensino da Zoologia.
( ) Reúnem espécies de determinada localidade, área ou região geográfica.

Assinale a sequência que ilustra o preenchimento CORRETO dos parênteses, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • COLEÇÕES DIDÁTICA – Material destinado a ensino, demonstrações e treinamento. Encontram-se nas instituições vinculadas ao ensino da Zoologia.

    COLEÇÕES DE PESQUISA (GRANDES COLEÇÕES GERAIS) – Conservam material zoológico de todos os grupos, proveniente, se possível, do mundo todo e representado por séries.

    COLEÇÕES REGIONAIS – Reúnem espécies de determinada localidade, área ou região geográfica.

    COLEÇÕES ESPECIAIS – Essas coleções reúnem material destinado a fundamentar estudos específicos como de interesse econômico e levantamentos faunísticos.

    COLEÇÕES DE IDENTIFICÃO - Servem de apoio à rotina de identificação de material zoológico para as mais diversas finalidades. Pertencem a instituições primordialmente preocupadas com a prestação de serviços.


ID
2769823
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia

Sobre a Nomenclatura Zoológica, tem-se:

I. A nomenclatura zoológica é regida pelo Código Internacional de Nomenclatura Zoológica (ICZN).
II. Na taxonomia biológica, há outros códigos de nomenclatura, aplicáveis à botânica e à microbiologia. Contudo, o código zoológico é independente dos demais.
III. O objetivo do código zoológico é promover e assegurar que o nome de cada táxon seja único e distinto.
IV. Os nomes zoológicos são palavras latinas ou latinizadas.
V. De acordo com o Código de Nomenclatura Zoológica, os nomes das espécies são binomiais e das subespécies são trinomimais.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas

ID
2769826
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação aos tecidos epiteliais, ou epitélios humanos, afirma-se:

I. São formados por células justapostas, firmemente unidas entre si, com pouca substância entre elas.
II. Todos os epitélios encontram-se assentados sobre o tecido conjuntivo.
III. São formados por células dispersas, com elevada presença de substância intercelular.
IV. Os epitélios encontram-se assentados sobre o tecido muscular.
V. Não há vasos sanguíneos nos tecidos epiteliais.

Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • lll- INCORRETA

    As células do tecido epitelial possuem especializações de membrana que as unem, assim, não há espaço para grandes quantidades de líquidos extracelulares

    IV- INCORRETA

    Como diz a segunda afirmação, TODO tecido epitelial está assentado sobre o conjuntivo, não sobre o muscular.

  • Acredito que a V esteja incorreta e não há gabarito para essa questão
  • quem nunca pegou uma agulha e enfiou na pelezinha do dedo? Sangrou? Não. Então, o tecido epitelial é avascularizado. Quando sangra um corte é devido ao rompimento do tecido conjuntivo que é vascularizadado. Portanto, a alternativa V está correta! 

  • Alternativa D, III e IV incorretas.

    A alternativa V está correta. O tecido epitelial é avascularizado, recebendo o oxigênio e outras substâncias necessárias a partir do tecido conjuntivo adjacente que é vascularizado e forma a lâmina basal.

  • Gabarito D


ID
2769829
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação aos tipos de tecidos musculares humanos, tem-se as seguintes afirmações:

I. O tecido muscular estriado esquelético recebe este nome em função da presença de estrias transversais.
II. Os tecidos musculares são de origem ectodérmica e se relacionam com os vários movimentos do corpo, EXCETO com a contração dos órgãos do tubo digestório e das artérias.
III. O tecido estriado cardíaco ocorre apenas no coração e apresenta contração involuntária.
IV. O tecido muscular não estriado ou liso apresenta somente estrias longitudinais e a contração de suas células é voluntária e rápida.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • II- Origem mesodérmica

    IV- Contração involuntária, lenta, fraca.

  • Tecido muscular liso é encontrado nos órgãos internos como intestino onde são responsáveis pelo peristaltismo, na bexiga pela expulsão da urina, no útero na contração do parto, e também são encontrados nos vasos sanguíneos onde ajuda a regular a pessoa sanguínea. São de contração lenta, fraca e involuntária.
  • Gabarito B

  • Os tecidos musculares são de origem mesodérmica e relacionam-se com a locomoção e outros movimentos do corpo, como a contração dos órgãos do tubo digestório, do coração e das artérias. As células dos tecidos musculares são alongadas e recebem o nome de fibras musculares ou miócitos.


ID
2769832
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

O material nutriente preparado para o crescimento de microrganismos em um laboratório é chamado de meio de cultura. Algumas bactérias podem crescer bem em qualquer meio de cultura, outras requerem meios especiais, e outras ainda não podem crescer em qualquer dos meios não vivos até agora desenvolvidos.

Analise as afirmativas abaixo em relação a esse tema:

I. Os microrganismos introduzidos em um meio de cultura para iniciar o crescimento são chamados de inóculo.
II. Um meio de cultura deve conter os nutrientes adequados para o microrganismo específico que queremos cultivar; também deve conter uma quantidade de água suficiente, um pH apropriado e um nível conveniente de oxigênio ou talvez nenhum.
III. O meio deve ser estéril – isto é, deve inicialmente não conter microrganismos vivos –, dessa forma a cultura conterá somente os microrganismos (e sua descendência) que foram introduzidos.
IV. Os microrganismos que crescem e se multiplicam dentro ou sobre um meio de cultura são denominados cultura. Esta cultura em crescimento deve ser incubada em temperatura apropriada para o crescimento eficiente do microrganismo cultivado.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas

ID
2769835
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Os equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC) devem ser de boa qualidade, permitindo executar operações em condições de salubridade para o operador e demais pessoas do laboratório. É obrigatória a utilização de EPI na execução de qualquer atividade que envolva o manuseio de reagentes químicos e soluções, o translado e o transporte de materiais biológicos perigosos e também a circulação em área externas, consideradas de risco.

Analise as afirmativas abaixo:

I. Os protetores ou máscaras respiratórias contêm filtros que protegem o aparelho respiratório e são um tipo de EPI.
II. Os óculos de proteção protegem os olhos contra riscos de impactos, produtos químicos, radiações, amostras biológicas e são um tipo de EPI.
III. As cabines de segurança biológica são utilizadas no manuseio de produtos biológicos, como cultura de microrganismos e amostras biológicas e são um tipo de EPC.
IV. A proteção dos membros inferiores (pés e pernas) é essencial durante as atividades em laboratórios que ofereçam riscos aos trabalhadores. Pés desprotegidos (pelo uso de sandálias ou chinelos) acarretam problemas sérios e podem gerar situações perigosas. O sapato fechado é de uso obrigatório num laboratório.
V. Os equipamentos de segurança indispensáveis em todos os laboratórios são (i) os chuveiros de emergência, (ii) o lavador de olhos e (iii) os extintores contra incêndios. Todos eles são considerados EPC.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas

ID
2769838
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

As práticas seguras no laboratório são um conjunto de procedimentos que visam reduzir a exposição dos laboratoristas a riscos no ambiente de trabalho. Essas práticas compreendem a ordem e a limpeza dos materiais, a separação e a limpeza das áreas de trabalho, o manuseio adequado de equipamentos elétricos, substâncias químicas, materiais biológicos e radioativos, o uso adequado de equipamentos de proteção e segurança, entre outras.

Abaixo são listados eventos ou atitudes que diminuem a probabilidade dos riscos de acidente em um laboratório, EXCETO:

Alternativas

ID
2769850
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Ao contrário das colorações simples, as colorações diferenciais reagem de modo distinto com diferentes tipos de bactérias, podendo assim ser usadas para diferenciá-las. A coloração diferencial mais frequentemente utilizada para bactérias é a coloração de Gram.

Sobre os princípios e características principais da técnica de coloração de Gram podemos afirmar, EXCETO:

Alternativas

ID
2769853
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os microrganismos obtêm a maioria dos seus nutrientes da água presentes no seu meio ambiente. Portanto, eles requerem água para seu crescimento, sendo que sua composição é de 80 a 90% de água. Antigamente, era muito comum salgar os alimentos para sua conservação em temperatura ambiente, principalmente nos ambientes rurais, onde não havia energia elétrica para o funcionamento de refrigeradores.

O enunciado acima refere-se à pressão osmótica. Com relação a esse tema, assinale a única alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A) .... Célula sofre plasmólise. A plasmólise é a retração do volume das células vegetais e animais por perda de água. Este fenômeno dá-se quando a célula é colocada em meio hipertônico e não isotônico.

  •  a) Quando a concentração de solutos na célula do microrganismo é equivalente à concentração no ambiente externo que a circunda, o meio é considerado isotônico. Até aqui, correto. Nessas condições, o crescimento celular é inibido e a célula sofre plasmólise. Trecho que torna a questão errada, pois não vai haver plasmólise (retração do volume da célula), uma vez que quando está em meio isotônico, a parede celular não oferece resistência à entrada de água, pois não está sendo distendida.

     

    Fonte: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia/cito11.php

     

  • Gabarito "A"

    Plasmólise: a célula perde água até ficar frouxa se mergulhada em solução hipertônica (onde há maior concentração/quantidade) e não isotônica (mesma quantidade de soluto e solução está disponível dentro da célula e fora da célula) como na opção "A".

  • Na letra B, se o meio é hipotônico a água não tende a sair da célula? Me parece errada por isso...

  • Meio isotonico não sofre plasmolise. Ele se mantém em equiibrio


ID
2769856
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Diversas doenças parasitárias que apresentam formas ou estágios no sangue podem ser diagnosticadas com precisão por meio do exame de sangue. Por exemplo, a malária, a filariose brancroftiana, a leishmaniose e a doença de Chagas em fase aguda são diagnosticadas parasitologicamente por esse exame. O exame parasitológico de sangue consiste em se examinar ao microscópio uma gota de sangue do paciente colocada sobre uma lâmina.

Analise as afirmativas abaixo em relação ao exame parasitológico de sangue:

I. Existem dois tipos fundamentais de esfregaços de sangue – o esfregaço em camada delgada e o esfregaço em gota espessa. Ambos são muito utilizados.
II. No exame de sangue direto ou a fresco, a gota de sangue é coletada no centro de uma lâmina e permite visualizar parasitos vivos, porventura existentes, através do microscópio.
III. O exame de sangue por gota espessa permite a visualização de ovos ou larvas de helmintos, cistos, trofozoítos ou oocistos de protozoários.
IV. O exame de sangue a fresco com gota de sangue colocada entre lâmina e lamínula permite a observação de formas sanguíneas do parasito Trypanosoma cruzi.

Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • D

    Apenas I, II e IV.

  • qual o erro da 3?

  • O exame microscópico do sangue constitui valioso recurso para o diagnóstico das doenças parasitárias cujo agentes etiológicos apresentam formas evolutivas sanguíneas.


ID
2769859
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quando falamos em risco, é importante referir que este conceito está ligado a um “processo probabilístico” e que “inexiste o risco zero” para qualquer atividade no campo das Ciências da Vida. O conceito de risco está intimamente relacionado à existência de componentes de natureza física, química ou biológica que possam comprometer a saúde humana, dos demais animais, do meio ambiente ou dos trabalhos desenvolvidos.

Leia abaixo o fragmento de um texto sobre uma passagem histórica que marcou a ciência brasileira:

“Adolpho Lutz foi um dos cientistas que mais se empenhou na busca por respostas para desvendar a etiologia das doenças, não medindo esforços e até expondo o seu próprio corpo a picadas de mosquitos originários de regiões infestadas, para descrever o ciclo de transmissão da febre amarela (...). Lutz, quando fez um trabalho de pesquisa na região Nordeste do Brasil, transportou uma larva até seu laboratório, em Manguinhos, dentro de minúsculas garrafas, as quais as engoliu. Desta forma, Lutz pôde manter as condições ideais de temperatura do seu próprio corpo, que permitiu a sobrevivência das larvas”
(FERREIRA, L.F. Novas crônicas de Manguinhos. Rio de Janeiro: Fiocruz; 1992. 129p.).

Assinale a única alternativa que contém a classificação CORRETA do tipo de risco relatado no texto acima:

Alternativas
Comentários
  • Risco Biológico

  • Risco físico!

  • Gabarito B - Risco Biológico


ID
2769862
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

A avaliação de agentes biológicos considera critérios que permitem o reconhecimento, a identificação e a probabilidade do dano decorrente destes, estabelecendo a sua classificação em classes de risco distintas de acordo com a severidade dos danos.

Os agentes biológicos que afetam o homem, os animais e as plantas são distribuídos em classes de risco assim definidas: classe de risco 1, classe de risco 2, classe de risco 3 e classe de risco 4.

Abaixo são listadas características das classes de risco:

Classe de risco____: Alto risco individual e alto risco para a comunidade. Inclui os agentes biológicos com grande poder de transmissibilidade por via respiratória ou de transmissão desconhecida. Até o momento não há nenhuma medida profilática ou terapêutica eficaz contra infecções ocasionadas por tais agentes. Eles causam doenças humanas e animais, de alta gravidade, com alta capacidade de disseminação na comunidade e no meio ambiente. Esta classe inclui principalmente os vírus. Exemplo: vírus Ebola.

Classe de risco____: Moderado risco individual e limitado risco para a comunidade. Inclui os agentes biológicos que provocam infecções no homem ou nos animais, cujo potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado e para os quais existem medidas terapêuticas e profiláticas eficazes. Exemplo: Schistosoma mansoni.

Classe de risco____: Baixo risco individual e baixo risco para a coletividade. Inclui os agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças em pessoas ou animais adultos sadios. Exemplo: Lactobacillus sp.

Classe de risco____: Alto risco individual e moderado risco para a comunidade. Inclui os que possuem capacidade de transmissão por via respiratória e que causam patologias humanas ou animais potencialmente letais e para as quais usualmente existem medidas de tratamento e, ou, de prevenção. Representam risco se disseminados na comunidade e no meio ambiente, podendo se propagar de pessoa para pessoa. Exemplo: Bacillus anthracis.

Assinale a única alternativa que contém a ordem CORRETA das classes de risco.

Alternativas
Comentários
  • B: 4-2-1-3


ID
2769865
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Os microscópios foram inventados em 1590 e aperfeiçoados durante os anos 1600. As paredes celulares foram visualizadas pela primeira vez por Robert Hooke, em 1665, enquanto observava em um microscópio células mortas da cortiça de carvalho. Em relação à microscopia óptica, analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, de acordo com REECE et al. (2015):

( ) No microscópio óptico, a luz visível é passada através do espécime e então através de lentes de vidro. As lentes refratam (dobram) a luz, de modo que a imagem do espécime é aumentada à medida que é projetada para dentro do olho ou de uma câmera.
( ) A magnificação é a proporção entre o tamanho da imagem do objeto e o seu tamanho real. Os microscópios ópticos podem magnificar com eficácia até cerca de cem vezes o tamanho real do espécime.
( ) A resolução mede a nitidez da imagem (distância mínima na qual dois pontos podem ser separados e ainda serem distinguidos como dois pontos). O microscópio óptico não consegue definir detalhes menores do que 0,2 micrômetros (mm) ou 200 nanômetros (nm), desconsiderando a magnificação.
( ) O contraste é a diferença de brilho entre as áreas claras e escuras de uma imagem. Métodos para aumentar o contraste incluem a coloração ou a marcação de componentes celulares para que se destaquem visualmente.
( ) Com o microscópio óptico é possível estudar as organelas envoltas por membranas no interior das células eucarióticas.

Assinale a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETAS de cima para baixo:

Alternativas

ID
2769868
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas relacionadas às células procariontes e eucariontes, segundo REECE et al. (2015):

I. A principal diferença entre células procarióticas e eucarióticas é a localização do seu DNA. Na célula eucariótica a maioria do DNA está na organela chamada núcleo. Na célula procariótica o DNA está concentrado em uma região não envolta por membrana, chamada de nucleoide.
II. Organismos dos domínios Bacteria e Archaea consistem em células procarióticas. Os protistas (termo informal que se refere a um grupo de eucariotos unicelulares na sua maioria), fungos, animais e plantas consistem em células eucarióticas.
III. As células procarióticas e eucarióticas apresentam uma barreira seletiva chamada de membrana plasmática.
IV. No interior de células procarióticas e eucarióticas existe um semifluido, substância semelhante à gelatina, chamada de citosol.
V. As células procarióticas e eucarióticas contêm cromossomos, que carregam os genes na forma de DNA.
VI. Os ribossomos, minúsculos complexos que sintetizam as proteínas de acordo com as instruções a partir dos genes, são encontrados nas células procarióticas e eucarióticas.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • nucleóide é a região de algumas células procarióticas onde se concentra o material genético. É uma molécula circular de DNA, que se encontra no citoplasma da célula, e não está associado a proteínas. É o nucleóide que determina as características da célula e comanda as suas actividades.

  • Não confundir nucleóide de procariontes com o nucléolo de eucariontes.

    Todas estão corretas.

    Letra E

  • Mas eles diz: O núcleo... nesse caso, o núcleo é mesmo uma organela? nunca ouví falar, porém, se for nucléolo, sim.

  • Não acho cooreta essa observação de " PARTE do material genético " estar dentro .

    A principal diferença entre células procarióticas e eucarióticas é a localização do seu DNA. Na célula eucariótica a maioria do DNA está na organela chamada núcleo. Na célula procariótica o DNA está concentrado em uma região não envolta por membrana, chamada de nucleoide.


ID
2769871
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A célula eucariótica possui membranas internas arranjadas de forma elaborada, que dividem a célula em compartimentos - as organelas. Os compartimentos celulares fornecem meios diferentes que facilitam as funções metabólicas específicas, de modo que processos incompatíveis possam ocorrer simultaneamente dentro de uma única célula. Conforme REECE et al. (2015), relacione as funções a seguir com as organelas abaixo:

Funções:
1. Síntese de lipídeos, metabolismo de carboidratos, desintoxicação de drogas e venenos e armazenamento de íons cálcio.
2. Produtos, como as proteínas, são modificados, armazenados e enviados a outros destinos através de vesículas; remove alguns monômeros de açúcar e substitui outros, produzindo uma ampla variedade de carboidratos.
3. Auxilia na produção de proteínas secretórias, que são liberadas a partir de vesículas de transporte; adiciona carboidratos a glicoproteínas; fabrica membranas para a célula.
4. Apresenta enzimas hidrolíticas que têm a função de digerir (hidrolisar) macromoléculas e reciclar o próprio material orgânico da célula (autofagia).
5. Realiza o processo metabólico que utiliza oxigênio para dirigir a geração de ATP pela extração de energia a partir de açúcares, gorduras e outros combustíveis.

Organelas:
( ) Aparelho de Golgi
( ) Lisossomo
( ) Retículo endoplasmático liso
( ) Retículo endoplasmático rugoso
( ) Mitocôndria

Assinale a sequência que apresenta o preenchimento CORRETO dos parênteses, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta letra a: 2-4-1-3-5

  • a) 2 – 4 – 1 – 3 – 5.

     

     

    Aparelho de Golgi:  Produtos, como as proteínas, são modificados, armazenados e enviados a outros destinos através de vesículas; remove alguns monômeros de açúcar e substitui outros, produzindo uma ampla variedade de carboidratos.

     

     

    Lisossomo: Apresenta enzimas hidrolíticas que têm a função de digerir (hidrolisar) macromoléculas e reciclar o próprio material orgânico da célula (autofagia).

     

     

    Retículo endoplasmático liso: Síntese de lipídeos, metabolismo de carboidratos, desintoxicação de drogas e venenos e armazenamento de íons cálcio.

     

     

    Retículo endoplasmático rugoso: Auxilia na produção de proteínas secretórias, que são liberadas a partir de vesículas de transporte; adiciona carboidratos a glicoproteínas; fabrica membranas para a célula.

     

     

    Mitocôndria: Realiza o processo metabólico que utiliza oxigênio para dirigir a geração de ATP pela extração de energia a partir de açúcares, gorduras e outros combustíveis.

  • Gabarito A.

     1. Síntese de lipídeos, metabolismo de carboidratos, desintoxicação de drogas e venenos e armazenamento de íons cálcio - RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO LISO

    2. Produtos, como as proteínas, são modificados, armazenados e enviados a outros destinos através de vesículas; remove alguns monômeros de açúcar e substitui outros, produzindo uma ampla variedade de carboidratos - APARELHO DE GOLGI

    3. Auxilia na produção de proteínas secretórias, que são liberadas a partir de vesículas de transporte; adiciona carboidratos a glicoproteínas; fabrica membranas para a célula - RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO RUGOSO

    4. Apresenta enzimas hidrolíticas que têm a função de digerir (hidrolisar) macromoléculas e reciclar o próprio material orgânico da célula (autofagia) - LISOSSOMO

    5. Realiza o processo metabólico que utiliza oxigênio para dirigir a geração de ATP pela extração de energia a partir de açúcares, gorduras e outros combustíveis - MITOCONDRIA


ID
2769874
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A membrana plasmática é a fronteira que separa a célula viva de seu ambiente e controla o tráfego de dentro para fora e de fora para dentro da célula. Analise as afirmativas que tratam sobre a estrutura e funções da membrana plasmática, de acordo com REECE et al. (2015):

I. O modelo de mosaico fluido é atualmente o mais aceito para a organização das moléculas na membrana plasmática. Nesse modelo, a membrana é uma estrutura fluida com um “mosaico” de várias proteínas incrustadas em uma bicamada de fosfolipídeos.
II. O fosfolipídeo é uma molécula anfipática, isto é, possui uma região hidrofílica e uma região hidrofóbica. A bicamada fosfolipídica pode formar uma fronteira estável entre dois compartimentos aquosos devido ao arranjo molecular que protege a cauda hidrofóbica dos fosfolipídeos da água, ao mesmo tempo em que expõe as cabeças hidrofílicas à água.
III. Existem duas populações principais de proteínas de membrana: periféricas e integrais. As proteínas periféricas penetram na porção hidrofóbica da bicamada lipídica. As proteínas integrais não estão embebidas na bicamada lipídica.
IV. Entre as funções realizadas pelas proteínas da membrana, estão: transporte, atividade enzimática, transdução de sinais, reconhecimento célula-célula, ligação intercelular e ligação do citoesqueleto à matriz extracelular. Em muitos casos, uma única proteína pode desempenhar várias funções.
V. As substâncias hidrofóbicas são solúveis em lipídeos e passam rapidamente através da membrana, enquanto as moléculas polares geralmente necessitam de proteínas transportadoras. Entre as proteínas transportadoras, estão as proteínas carreadoras, que atuam por meio de um canal hidrofílico usado por determinadas moléculas e íons como um túnel através da membrana, e as proteínas canais, que prendem as moléculas e mudam sua conformação, de modo a transportarem essas moléculas através da membrana.
VI. No transporte passivo, as substâncias se difundem espontaneamente em direção ao gradiente de menor concentração, atravessando a membrana sem gasto de ATP. Já no transporte ativo, algumas proteínas de transporte atuam como bombas, movendo as substâncias através da membrana contra seus gradientes de concentração (ou eletroquímico), com gasto de ATP. Como exemplo de transporte ativo, pode-se citar a bomba de sódio-potássio.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão INCORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • III. Existem duas populações principais de proteínas de membrana: periféricas e integrais. As proteínas periféricas penetram na porção hidrofóbica da bicamada lipídica. As proteínas integrais não estão embebidas na bicamada lipídica.

    Corrigindo: As proteínas integrais penetram na porção hidrofóbica da bicamada lipídica.  As proteínas periféricas não estão embebidas na bicamada lipídica. Elas são apêndices frouxamente ligados à superfície da membrana, frequentemente às porções expostas de proteínas integrais

    V. As substâncias hidrofóbicas são solúveis em lipídeos e passam rapidamente através da membrana, enquanto as moléculas polares geralmente necessitam de proteínas transportadoras. Entre as proteínas transportadoras, estão as proteínas carreadoras, que atuam por meio de um canal hidrofílico usado por determinadas moléculas e íons como um túnel através da membrana, e as proteínas canais, que prendem as moléculas e mudam sua conformação, de modo a transportarem essas moléculas através da membrana.

    Algumas proteínas de transporte, denominadas proteínas canais, atuam por meio de um canal hidrofílico usado por determinadas moléculas e íons como um túnel através da membrana (difusão). Por exemplo, a passagem de moléculas de água através da membrana em determinadas células é bastante facilitada por proteínas canais conhecidas como aquaporinas. Outras proteínas de transporte, denominadas proteínas carreadoras, prendem as moléculas e mudam sua conformação de modo a transportarem essas moléculas através da membrana (transporte ativo ou passivo) 

  • I. O modelo de mosaico fluido é atualmente o mais aceito para a organização das moléculas na membrana plasmática. Nesse modelo, a membrana é uma estrutura fluida com um “mosaico” de várias proteínas incrustadas em uma bicamada de fosfolipídeos.

    II. O fosfolipídeo é uma molécula anfipática, isto é, possui uma região hidrofílica e uma região hidrofóbica. A bicamada fosfolipídica pode formar uma fronteira estável entre dois compartimentos aquosos devido ao arranjo molecular que protege a cauda hidrofóbica dos fosfolipídeos da água, ao mesmo tempo em que expõe as cabeças hidrofílicas à água.

    III. Existem duas populações principais de proteínas de membrana: periféricas e integrais. As proteínas periféricas penetram na porção hidrofóbica da bicamada lipídica. As proteínas integrais não estão embebidas na bicamada lipídica.

    IV. Entre as funções realizadas pelas proteínas da membrana, estão: transporte, atividade enzimática, transdução de sinais, reconhecimento célula-célula, ligação intercelular e ligação do citoesqueleto à matriz extracelular. Em muitos casos, uma única proteína pode desempenhar várias funções.

    V. As substâncias hidrofóbicas são solúveis em lipídeos e passam rapidamente através da membrana, enquanto as moléculas polares geralmente necessitam de proteínas transportadoras. Entre as proteínas transportadoras, estão as proteínas carreadoras, que atuam por meio de um canal hidrofílico usado por determinadas moléculas e íons como um túnel através da membrana, e as proteínas canais, que prendem as moléculas e mudam sua conformação, de modo a transportarem essas moléculas através da membrana.

    VI. No transporte passivo, as substâncias se difundem espontaneamente em direção ao gradiente de menor concentração, atravessando a membrana sem gasto de ATP. Já no transporte ativo, algumas proteínas de transporte atuam como bombas, movendo as substâncias através da membrana contra seus gradientes de concentração (ou eletroquímico), com gasto de ATP. Como exemplo de transporte ativo, pode-se citar a bomba de sódio-potássio.

  • Gabarito "B"

    III. [...] As proteínas periféricas penetram na porção hidrofóbica da bicamada lipídica. As proteínas integrais não estão embebidas na bicamada lipídica. → Proteínas invertidas: as periféricas não estão embebidas na bicamada lipídica e as integrais penetram na porção hidrofóbica da bicamada lipídica

    V. [...] proteínas carreadoras, que atuam por meio de um canal hidrofílico usado por determinadas moléculas e íons como um túnel através da membrana, e as proteínas canais, que prendem as moléculas e mudam sua conformação, de modo a transportarem essas moléculas através da membrana.→ Proteínas invertidas: as carreadoras: prendem as moléculas e mudam sua conformação, de modo a transportarem essas moléculas através da membrana e as canais: atuam por meio de um canal hidrofílico usado por determinadas moléculas e íons como um túnel através da membrana.


ID
2769877
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O processo da divisão celular é parte integrante do ciclo celular (tempo de vida de uma célula desde a formação pela divisão da célula parental até a sua própria divisão em duas células). Geralmente a parte mais curta do ciclo celular é a fase mitótica, que inclui a mitose e a citocinese. Conforme REECE et al. (2015), relacione os estágios da mitose com o seu nome:

Descrição dos estágios da mitose:
1. Os centrossomos estão em polos opostos da célula. Os cromossomos se reúnem em uma placa, que está em um plano equidistante entre os dois polos dos fusos. Os centrômeros dos cromossomos se alinham na placa. Para cada cromossomo, os cinetocoros das cromátides-irmãs são ligados aos microtúbulos do cinetocoro vindos de polos opostos.
2. Ocorre a separação das duas cromátides-irmãs de cada par. Cada cromatina se torna um cromossomo completamente pronto. Os dois cromossomos-filhos liberados começam a se mover em direção às extremidades opostas da célula, à medida que os microtúbulos do cinetocoro encurtam. A célula se alonga.
3. As fibras de cromatina se tornam mais firmemente enroladas, condensando-se em cromossomos separados, visíveis ao microscópio óptico. Cada cromossomo duplicado aparece como duas cromátides-irmãs idênticas, unidas pelos seus centrômeros. O fuso mitótico inicia sua formação. Ele é composto por centrossomos e microtúbulos.
4. Dois núcleos-filhos se formam na célula. O nucléolo reaparece. Os cromossomos se tornam menos condensados. Os microtúbulos remanescentes do fuso desaparecem.
5. O envelope nuclear se fragmenta. Os cromossomos se tornam ainda mais condensados. Cada uma das duas cromatinas de cada cromossomo agora tem um cinetocoro. Alguns microtúbulos se ligam aos cinetocoros, tornando-se “microtúbulos do cinetocoro”, isso empurra os cromossomos para a frente e para trás.

Nomes dos estágios da mitose:
( ) Anáfase
( ) Metáfase
( ) Telófase
( ) Prometáfase
( ) Prófase

Assinale a sequência que apresenta o preenchimento CORRETO dos parênteses, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • RESUMO


    Interfase: Fase G1, S e G2 (intensa produção de atp, duplicação de centríolos, replicação do DNA , etc)


    Prófase: Início da condensação dos cromossomos e da formação do fuso mitótico. Nucleolo desaparece. Centrossomos distanciam-se.


    Prometáfase: Fragmentação da carioteca e aumento na condensação dos cromossomos. Alguns microtúbulos se ligam aos cinetocoros.


    Metáfase: Os cromossomos encontram-se alinhados no meio da célula, formando a chamada "placa equatorial". Estão no grau máximo de condensação e os centrossomos estão em lados opostos.


    Anáfase: Separação das cromátides irmãs, com com cada uma indo pra uma extremidade (caso não haja erro na separação).


    Telófase: A célula se divide em duas(2n), o processo chama-se citocinese. Formação da carioteca, reaparecimento do nucleolo e os cromossomos diminuem a condensação.

  • RESUMO


    Interfase: Fase G1, S e G2 (intensa produção de atp, duplicação de centríolos, replicação do DNA , etc)


    Prófase: Início da condensação dos cromossomos e da formação do fuso mitótico. Nucleolo desaparece. Centrossomos distanciam-se.


    Prometáfase: Fragmentação da carioteca e aumento na condensação dos cromossomos. Alguns microtúbulos se ligam aos cinetocoros.


    Metáfase: Os cromossomos encontram-se alinhados no meio da célula, formando a chamada "placa equatorial". Estão no grau máximo de condensação e os centrossomos estão em lados opostos.


    Anáfase: Separação das cromátides irmãs, com com cada uma indo pra uma extremidade (caso não haja erro na separação).


    Telófase: A célula se divide em duas(2n), o processo chama-se citocinese. Formação da carioteca, reaparecimento do nucleolo e os cromossomos diminuem a condensação.

  • 2 – 1 – 4 – 5 – 3.

  • Um detalhe importante é que como na metáfase da mitose os cromossomos atingem a condensação máxima, essa é a fase do ciclo celular mais indicada para a realização de análise microscópica dos cromossomos.

  • GABARITO B

    2-1-4-5-3

    PROFASE: INICIO DO PROCESSO. PROCESSO MAIS LONGO, O NUCLEO SE DESENTEGRA.

    PROMETAFASE: Os microtúbulos que emergem dos centrossomas nos pólos do aparelho mitótico atingem os cromossomas, agora condensados.

    METAFASE: 3° PARTE / GRAU MAXIMO DE CONDENSAÇÃO DOS CROMOSSOMOS. os centrômeros dos cromossomas estão ligados às fibras ornitocóricas que provêm dos centríolos que se ligam aos microtúbulos do fuso mitótico.

    ANAFASE: ANA SIGNIFICA SEPARAÇÃO.

    TELOFASE: TELOS SIGNIFICA FIM. DESCONDENSAMENTO DOS CROMOSSOMOS E RECONSTREUÇÃO DO NUCLEO.


ID
2769880
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A fertilização e a meiose alternam nos ciclos de vida sexuada, mantendo sempre constante o número de cromossomos em cada espécie de uma geração para a próxima. Analise as afirmativas sobre a meiose, segundo REECE et al. (2015):

I. A meiose é precedida pela duplicação dos cromossomos, que ocorre durante a interfase, antes do início da meiose I.
II. A meiose I é denominada divisão reducional, porque diminui o número do conjunto cromossômico de dois (diploide) para um (haploide).
III. Na meiose II, que também é chamada de divisão equacional, ocorre a separação das cromátides irmãs, produzindo células-filhas haploides. O mecanismo para separação das cromátides-irmãs é virtualmente idêntico na meiose II e na mitose.
IV. No início da metáfase I, cada cromossomo pareia com seu homólogo, alinhando gene com gene, e ocorre o crossing over.
V. Devido ao crossing over que ocorreu na meiose I, as duas cromátides-irmãs de cada cromossomo não são geneticamente idênticas na meiose II.
VI. A meiose somente ocorre durante a formação dos gametas. Na produção dos gametas na espécie humana, a meiose reduz o número cromossômico de 46 (dois conjuntos) para 23 (um conjunto).

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Crossing-over ocorre na Profase l (Paquíteno) 

  • Apenas I, II, III e V.

  • (I. A meiose é precedida pela duplicação dos cromossomos, que ocorre durante a interfase, antes do início da meiose I.) A um esta errada, pois não ocorre a duplicação dos cromossomos e sim do DNA!! A questão esta errada.

  • Essa questão tá meio bugada.

  • meiose equacional???

    não reduz os cromossomos, metade da célula mãe ???

    logo não seria reducional ???

  • (I. A meiose é precedida pela duplicação dos cromossomos, que ocorre durante a interfase, antes do início da meiose I.) A um esta errada, pois não ocorre a duplicação dos cromossomos e sim do DNA!! A questão esta errada....

  • O essa da VI está nessa questão de conjuntos? Onde está o erro?

  • Perdida. A divisão equacional acontece na Metáfase e não na Anáfase que é a separação das cromatides-irmãs .

  • Helaine Lima, A divisão Equacional é todo o segundo processo de divisão da meiose, ou seja, a meiose II, pois mantem o numero de cromossomos, já a Meiose I é chamada de divisão Reducional.

  • Irene o que está errado na VI é que diz que nos gametas os cromossomos reduzem de 46 para 23, mas gametas nunca tem 46 cromossomos, apenas 23. E eles se duplicam não se multiplicam, ou seja, o número de cromossomos nunca aumenta, o que aumenta é a quantidade de DNA.

  • A resposta correta deveria ser a letra E,Porque só número 1 estar errada

  • Tem que prestar muita atenção na afirmativa VI. Os gametas não possuem 46 cromossomos, eles só têm 23..

    Questão pegadinha.

  • Galera, na minha humilde opinião, o erro da VI está em afirmar que a meiose somente realiza a formação de gametas, lembrem se que se trata de uma questão de Biologia, e a meiose também está relacionada à formação de esporos em vegetais.

  • VI. A meiose somente ocorre durante a formação dos gametas. Na produção dos gametas na espécie humana, a meiose reduz o número cromossômico de 46 (dois conjuntos) para 23 (um conjunto). ERRADA!

    Conforme o ciclo, a meiose pode ser classificada como: zigótica, gamética ou espórica. O último tipo de meiose citado é encontrado, por exemplo, em antóceros. Esse tipo caracteriza-se pela alternância de gerações haploide e diploide. O estágio diploide multicelular é chamado de esporófito e nele ocorre a meiose, que produz células haploides chamadas de esporos. Os esporos, por sua vez, dão origem à fase haploide, denominada gametófito que produz gametas e dará origem a próxima geração de esporófitos.

  •  IV. No início da metáfase I, cada cromossomo pareia com seu homólogo, alinhando gene com gene, e ocorre o crossing over. (errada).

    crossing-over ocorre durante a prófase I


ID
2769883
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na maioria das monocotiledôneas e em algumas eudicotiledôneas herbáceas só ocorre crescimento primário. Nas eudicotiledôneas lenhosas (arbustos e árvores), a raiz e o caule apresentam, além do crescimento primário, o crescimento secundário. De acordo com LOPES & ROSSO (2014), analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:

( ) Os meristemas apicais originam a protoderme, o meristema fundamental e o câmbio. Os tecidos derivados destes meristemas são chamados de tecidos primários.
( ) A protoderme origina a epiderme, tecido primário que reveste o corpo da planta, impede a perda excessiva de água e permite as trocas de gases necessários a respiração e a fotossíntese. A epiderme geralmente é uniestratificada, formada por células justapostas, achatadas, clorofiladas e com grande vacúolo. Na epiderme diferenciam-se estruturas anexas, como estômatos, tricomas e acúleos.
( ) O meristema fundamental origina o parênquima, tecido que é formado por células vivas, com parede celular espessa, que se comunicam através dos plasmodesmos. O parênquima desempenha diversas funções, como preenchimento, assimilação e reserva.
( ) O meristema fundamental origina o colênquima e o esclerênquima, tecidos que têm a função de realizar a sustentação das plantas. O colênquima é formado por células mortas e o esclerênquima por células vivas.
( ) Os tecidos vasculares são formados pelo xilema e floema, em que as células podem ser originadas de meristemas primários ou secundários. As células que fazem o transporte da seiva no xilema são os elementos de vaso e os traqueídes. As células responsáveis pelo transporte de seiva no floema são os elementos de tubo crivado e as células crivadas.

Alternativas
Comentários
  • Os erros que encontrei nas alternativas estão destacados abaixo. Qualquer erro ou complementação, por favor, me avisem!

     

    Os meristemas apicais originam a protoderme, o meristema fundamental e o câmbio. Os tecidos derivados destes meristemas são chamados de tecidos primários. FALSO! Os meristemas apicais originam a protoderme, o meristema fundamental e o procâmbio

     

    A protoderme origina a epiderme, tecido primário que reveste o corpo da planta, impede a perda excessiva de água e permite as trocas de gases necessários a respiração e a fotossíntese. A epiderme geralmente é uniestratificada, formada por células justapostas, achatadas, clorofiladas e com grande vacúolo. Na epiderme diferenciam-se estruturas anexas, como estômatos, tricomas e acúleos. FALSO!  A protoderme origina a epiderme, tecido primário que reveste o corpo da planta, impede a perda excessiva de água e permite as trocas de gases necessários a respiração e a fotossíntese. A epiderme geralmente é uniestratificada, formada por células justapostas, achatadas, ACLOROFILADAS e com grande vacúolo. Na epiderme diferenciam-se estruturas anexas, como estômatos, tricomas e acúleos. 

     

    O meristema fundamental origina o parênquima, tecido que é formado por células vivas, com parede celular espessa, que se comunicam através dos plasmodesmos. O parênquima desempenha diversas funções, como preenchimento, assimilação e reserva. FALSO!  O meristema fundamental origina o parênquima, tecido que é formado por células vivas, de paredes primárias delgadas.

     

    O meristema fundamental origina o colênquima e o esclerênquima, tecidos que têm a função de realizar a sustentação das plantas. O colênquima é formado por células mortas e o esclerênquima por células vivas. FALSO! O colêmquima é formado por céluas vivas e o esclerênquima, por células mortas.

     

    Os tecidos vasculares são formados pelo xilema e floema, em que as células podem ser originadas de meristemas primários ou secundários. As células que fazem o transporte da seiva no xilema são os elementos de vaso e os traqueídes. As células responsáveis pelo transporte de seiva no floema são os elementos de tubo crivado e as células crivadas. VERDADEIRO!


ID
2769886
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

A fixação é uma das etapas mais importantes da técnica histológica, pois visa interromper o metabolismo celular, estabilizando as estruturas e os componentes bioquímicos intra e extracelulares, preservando e conservando os elementos teciduais, além de permitir a penetração de outras substâncias subsequentes à fixação. Segundo CAPUTO et al. (2010), analise as afirmativas sobre o procedimento de fixação:

I. Basicamente, existem dois tipos de fixação: a física e a química. De fato, sempre se utiliza uma associação dos dois tipos de fixação, pois mesmo a fixação química sempre pode sofrer a influência de um fator físico ambiental, como a temperatura.
II. A fixação química é obtida quando se utilizam substâncias químicas capazes de formar reações com os sítios das biomoléculas, estabilizando-as e impedindo a alteração tecidual, tanto química quanto física.
III. Os fixadores aldeídos apresentam amplo uso nos laboratórios de histologia. Dentre os fixadores aldeídos, o formaldeído comercial é o mais usado na rotina histológica, devido ao seu baixo custo financeiro, além de ser de fácil preparo.
IV. A formalina 10% (100 ml de formaldeído comercial + 900 ml de água destilada) é uma solução hipotônica que fixa bem as proteínas.
V. Ao manipular formaldeído, ou soluções contendo essa substância, deve-se fazer uso de luvas, máscara com filtro próprio para vapores orgânicos, em local arejado e com exaustão.
VI. Por serem muito voláteis e sensíveis à luz, as soluções contendo formaldeído devem ser guardadas ao abrigo da luz em vidro âmbar firmemente fechado.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Todas as afirmações são verdadeiras.


ID
2769889
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

A inclusão é uma técnica histológica que se baseia em colocar, com o auxílio de uma pinça previamente aquecida, os tecidos que foram previamente infiltrados em parafina no interior de um molde que já contém parafina líquida com a superfície a ser seccionada (a ser cortada ao micrótomo) para baixo. Analise as afirmativas sobre o procedimento de inclusão, de acordo com CAPUTO et al. (2010):

I. Os fragmentos devem ser colocados na parafina após terem esfriado, evitando-se a formação de bolhas de ar em torno deles.
II. Para que o técnico realize uma boa inclusão, é necessário que o fragmento esteja completamente desidratado, clarificado e corretamente impregnado.
III. Quando são observadas áreas opacas ou esbranquiçadas no material, o técnico deve remover a parafina de infiltração com vários banhos de álcool. Posteriormente, o técnico deve desidratar e clarificar novamente o material e, após, infiltrar e incluir o material novamente em parafina.
IV. As centrais de inclusão possuem normalmente uma placa refrigeradora para efetuar a inclusão.

Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) está(ão) INCORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o gabarito, pois já vi métodos em que existem sim uma placa refrigeradora para efetuar a inclusão. Após incluir o material no molde e parafina vc leva a placa refrigeradora para a parafina endurecer. Então, na minha opinião o item IV está correto. Me corrijam se eu estiver enganado.

  • "As centrais de inclusão possuem normalmente duas placas, uma aquecedora para efetuar a inclusão, e outra refrigerada para resfriar os moldes com as amostras incluídas."

    http://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/capitulo_3_vol2.pdf

  • Resposta I, III e IV.

    Corrigindo as afirmativas:

    I - Os fragmentos devem ser colocados na parafina enquanto aquecidos, evitando-se a formação de bolhas de ar em torno deles.

    III - Quando se observa áreas opacas ou esbranquiçadas no material), deve-se remover a parafina de infiltração com vários banhos do agente clarificador (xilol); após a completa remoção da parafina, proceder à remoção do xilol, passando o fragmento por várias trocas do agente desidratante (álcool), ou mesmo água, caso o tecido não tenha sido desidratado corretamente; em seguida, desidratar e clarificar novamente; infiltrar e incluir o material novamente em parafina.

    IV - As centrais de inclusão possuem normalmente duas placas, uma aquecedora para efetuar a inclusão, e outra refrigerada para resfriar os moldes com as amostras incluídas.

    Fonte: Conceitos e Métodos para a Formação de Profissionais em Laboratórios de Saúde.Técnicas histológicas. v. 2, cap. 3. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010.


ID
2769892
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

A utilização de corantes é fundamental para visualizar os tecidos ao microscópio de luz. Após a microtomia, as células e o material extracelular são habitualmente transparentes e os corantes melhoram a visualização das estruturas teciduais. Em relação à coloração dos tecidos, classifique cada uma das afirmativas abaixo como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), conforme CAPUTO et al. (2010):

( ) Os corantes são compostos orgânicos, aromáticos e ionizáveis, fundamentalmente baseados na estrutura do benzeno. Os corantes são incolores e necessitam da adição de novos grupos químicos à sua estrutura, chamados cromóforos.
( ) Os corantes aplicados para corar tecidos que foram previamente fixados são chamados corantes não vitais; como exemplo pode-se citar o vermelho tripan, azul de metileno e o vermelho neutro.
( ) Os corantes usados para corar células em cultura ou células de organismos ainda vivos são chamados corantes vitais. Eles não causam danos às células e também não interferem no metabolismo celular. Como exemplo, pode-se citar a hematoxilina, eosina e fucsina.
( ) As estruturas coradas pelos corantes ácidos são chamadas acidófilas, como o citoplasma e a matriz extracelular. Um exemplo de corante ácido é a hematoxilina.
( ) As estruturas coradas pelos corantes básicos são chamadas basófilas, como o núcleo. Um exemplo de corante básico é a eosina.

Assinale a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETAS de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • ( V ) Os corantes são compostos orgânicos, aromáticos e ionizáveis, fundamentalmente baseados na estrutura do benzeno. Os corantes são incolores e necessitam da adição de novos grupos químicos à sua estrutura, chamados cromóforos.

    ( F ) Os corantes aplicados para corar tecidos que foram previamente fixados são chamados corantes não vitais; como exemplo pode-se citar o vermelho tripan, azul de metileno e o vermelho neutro.

    Os corantes aplicados para corar tecidos que foram previamente fixados são chamados corantes não vitais, como a hematoxilina, eosina, fucsina, entre outros.

    Podemos também corar células em cultura ou células de organismos ainda vivos; nesse caso, é necessária a utilização de corantes chamados vitais, que não causam danos às células e também não interferem no metabolismo celular. Dentre eles, temos: o azul de tripan, verde janus B, vermelho tripan, azul de metileno, vermelho neutro, entre outros.

    (F) Os corantes usados para corar células em cultura ou células de organismos ainda vivos são chamados corantes vitais. Eles não causam danos às células e também não interferem no metabolismo celular. Como exemplo, pode-se citar a hematoxilina, eosina e fucsina.

    (F) As estruturas coradas pelos corantes ácidos são chamadas acidófilas, como o citoplasma.

    A matriz extracelular é uma estrutura basófila e a hematoxilina é um corante básico.

    (F) As estruturas coradas pelos corantes básicos são chamadas basófilas, como o núcleo.

    Eosina é corante ácido

    Letra B