SóProvas



Prova IF-SC - 2015 - IF-SC - Professor - História


ID
1748068
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa em que a afirmativa sobre a Educação Profissional e Tecnológica, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, está CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • letra D

    Art. 41. O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos

  •  Letra D

    Art. 41. 9394- LDB- O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.(Redação dada pela Lei nº 11.741, de 2008).

  • d) O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.

  • d)

    O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.

  • Alternativa D

    LDB, art. 41. O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.


ID
1748071
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Questão 3 Leia com atenção as afirmativas sobre a História da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e, a seguir, marque com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas. 

( ) A transformação das Escolas de Aprendizes Artífices em Liceus Industriais deu-se a partir da necessidade de implantação de cursos técnicos de nível médio.

( ) O ingresso em qualquer curso superior para o aluno concluinte de um curso técnico de nível médio só foi possível a partir da aprovação da Lei nº 9.394, de 20 de fevereiro de 1996.

( ) O processo de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia deu-se por meio da Lei nº 11.892, de 29/12/2008 e o IFSC foi criado mediante transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina.

( ) A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é vinculada ao Ministério da Educação e é constituída pelos Institutos Federais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, os Centros Federais de Educação Tecnológica de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, as Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais e pelo Colégio Pedro II.

( ) Em 1978, todas as Escolas Técnicas Federais existentes foram transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica com a atribuição de formar engenheiros de operação e tecnólogos.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • A transformação das Escolas de Aprendizes Artífices em Liceus Industriais deu-se a partir da necessidade de implantação de cursos técnicos de nível médio.(FALSA) Em 13 de janeiro de 1937, foi assinada a Lei 378 que transformava as Escolas de Aprendizes e Artífices em Liceus Profissionais, destinados ao ensino profissional, de todos os ramos e graus.

     

    O ingresso em qualquer curso superior para o aluno concluinte de um curso técnico de nível médio só foi possível a partir da aprovação da Lei nº 9.394, de 20 de fevereiro de 1996. (FALSA) O Decreto nº 4.127, de 25 de fevereiro de 1942 transforma as Escolas de Aprendizes e Artífices em Escolas Industriais e Técnicas, passando a oferecer a formação profissional em nível equivalente ao do secundário. A partir desse ano, inicia-se, formalmente, o processo de vinculação do ensino industrial à estrutura do ensino do país como um todo, uma vez que os alunos formados nos cursos técnicos ficavam autorizados a ingressar no ensino superior em área equivalente à da sua formação.

     

    O processo de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia deu-se por meio da Lei nº 11.892, de 29/12/2008 e o IFSC foi criado mediante transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina. (VERDADEIRA)



    A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é vinculada ao Ministério da Educação e é constituída pelos Institutos Federais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, os Centros Federais de Educação Tecnológica de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, as Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais e pelo Colégio Pedro II. (VERDADEIRA)

     

    Em 1978, todas as Escolas Técnicas Federais existentes foram transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica com a atribuição de formar engenheiros de operação e tecnólogos. (FALSA) Em 1978, com a Lei nº 6.545, três Escolas Técnicas Federais (Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro) são transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica - CEFETs.Em 1994 a Lei nº 8.948, de 8 de dezembro dispõe sobre a instituição do Sistema Nacional de Educação Tecnológica, transformando, gradativamente, as Escolas Técnicas Federais e as Escolas Agrotécnicas Federais em Centros Federais de Educação Tecnológica – CEFETs, mediante decreto específico para cada instituição e em função de critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação, levando em conta as instalações físicas, os laboratórios e equipamentos adequados, as condições técnico-pedagógicas e administrativas, e os recursos humanos e financeiros necessários ao funcionamento de cada centro.

  • a) F, F, V, V, F

  • A questão aborda o tema história da educação profissional no Brasil. Analisando cada item:

    ( F ) A transformação das Escolas de Aprendizes Artífices em Liceus Industriais deu-se a partir da necessidade de implantação de cursos técnicos de nível médio. Essa transformação ocorreu com a finalidade de uma propagação do ensino profissional de todos os ramos e graus. Essa ideia de educação profissional foi apresentada pela lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937.

    ( F ) O ingresso em qualquer curso superior para o aluno concluinte de um curso técnico de nível médio só foi possível a partir da aprovação da Lei nº 9.394, de 20 de fevereiro de 1996. A permissão dos alunos concluintes dos cursos de educação profissional para cursar o ensino superior veio acontecer em 1961 pela primeira LDB de nº 4029/61. Essa LDB de 1961 tenta romper com o dualismo da educação, isto é, uma educação propedêutica para a classe mais favorecida e uma técnica apenas para os trabalhadores.

    ( V ) O processo de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia deu-se por meio da Lei nº 11.892, de 29/12/2008 e o IFSC foi criado mediante transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina. Correta.

    ( V ) A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é vinculada ao Ministério da Educação e é constituída pelos Institutos Federais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, os Centros Federais de Educação Tecnológica de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, as Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais e pelo Colégio Pedro II. Correta.

    ( F ) Em 1978, todas as Escolas Técnicas Federais existentes foram transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica com a atribuição de formar engenheiros de operação e tecnólogos. Apenas as Escolas Técnicas Federais do Paraná, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais foram transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), pela Lei nº 6.545, de 30 de junho.

    Espero ter contribuído.

    Fonte: http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-professores/30000-uncategorised/68731-historico-da-educacao-profissional-e-tecnologica-no-brasil


ID
1748074
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Todas as alternativas abaixo estão previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSC (2015-2019), EXCETO UMA, assinale-a.

Alternativas

ID
1748077
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas sobre a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, de acordo com a Resolução CNE/CEB nº 6, de 20/09/2012 e verifique sua veracidade.

I. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio.

II. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por eixos tecnológicos e têm suas cargas horárias mínimas indicadas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

III. Possibilita atividades não presenciais de até 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária diária dos cursos técnicos de nível médio, desde que haja suporte tecnológico e atendimento pedagógico especializado.

IV. Estabelece a possibilidade de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma articulada com o Ensino Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • I) Art. 36-B.  A educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida nas seguintes formas: (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    I - articulada com o ensino médio; (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    II - subseqüente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio.(Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)


    II) § 3o  Os cursos de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação organizar-se-ão, no que concerne a objetivos, características e duração, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação. (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    Parecer CNE/CEB nº 39/2004 e Resolução CNE/CEB nº 1/2005, a carga horária total do curso deve ser ampliada, a fim de assegurar, simultaneamente, o cumprimento das finalidades estabelecidas para a formação geral e as condições de preparação específica para o exercício das profissões técnicas. Assim, como regra geral, tem a carga horária total de, no mínimo, 3.200, 3.400 ou 3.600 horas, conforme o número de horas para as respectivas habilitações profissionais indicadas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, além da carga horária eventualmente destinada a estágio profissional supervisionado e/ou a trabalho de conclusão de curso ou similar, e a avaliações finais

    III) ERRADO - Quanto à carga horária obrigatória para os momentos presenciais, devem ser estabelecidos parâmetros, distinguindo-se os cursos do segmento da saúde dos demais. Os da saúde requerem um mínimo de 50% (cinquenta por cento) de atividades presenciais. Nos demais cursos, admite-se uma variação entre 20% (vinte por cento) e 50% (cinquenta por cento), dependendo da natureza tecnológica do curso e do perfil profissional de conclusão desejado para cada curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

    IV) Art. 37 - § 3o  A educação de jovens e adultos deverá articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma do regulamento. (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)


  • Art. 30: a carga horária mínima, para cada etapa com terminalidade de qualificação profissional prevista em um itinerário formativo de curso técnico de nível médio, é de 20% (vinte por cento) da carga horária mínima indicada para a respectiva habilitação profissional no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos instituído e mantido pelo MEC.

  • GAB. Letra C (I, II e IV)

     

    Art. 33 Os cursos técnicos de nível médio oferecidos, na modalidade de Educação a Distância, no âmbito da área profissional da

    Saúde, devem cumprir, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de carga horária presencial, sendo que, no caso dos demais eixos

    tecnológicos, será exigido um mínimo de 20% (vinte por cento) de carga horária presencial, nos termos das normas específicas

    definidas em cada sistema de ensino.

     

     

     

  • Art. 26 A carga horária mínima de cada curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio é indicada no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, segundo cada habilitação profissional.
    Parágrafo único. Respeitados os mínimos previstos de duração e carga horária total, o plano de curso técnico de nível médio pode prever atividades não presenciais, até 20% (vinte por cento) da carga horária diária do curso, desde que haja suporte tecnológico e seja garantido o atendimento por docentes e tutores.

    O percentual é de 20% e não 25% como propoe o item III.

  • Capítulo I
    Formas de Oferta
    Art. 7º A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio:

    Capítulo II
    Organização Curricular

    Art. 12 Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por eixos tecnológicos constantes do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, instituído e organizado pelo Ministério da Educação ou em uma ou mais ocupações da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

    Art. 4º A Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes modalidades, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e com as dimensões do trabalho, da tecnologia, da ciência e da cultura.
    Parágrafo único. A Educação de Jovens e Adultos deve articular-se, preferencialmente, com a Educação Profissional e Tecnológica, propiciando, simultaneamente, a qualificação profissional e a elevação dos níveis de escolaridade dos trabalhadores.

    Questão equivocada!

  • Gab: C

    III. Possibilita atividades não presenciais de até 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária diária dos cursos técnicos de nível médio, desde que haja suporte tecnológico e atendimento pedagógico especializado.

    art 26, parágrafo único: "... até 20% da carga horária diária do curso..."


ID
1748080
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O art. 1º da Lei nº 12.711/2012 estabelece que “as instituições federais de educação superior, vinculadas ao Ministério da Educação, reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas".

Em relação ao preenchimento dessas vagas, 50% deverão ser reservadas aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a quanto?

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     

     

     

     

    Comentários

     

     

    A Lei de Cotas - 12.711/2012, garante no mínimo a reserva de 50% das matrículas, por curso e turno, a alunos oriundos integralmente do ensino médio público, em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos. Os demais 50% das vagas permanecem para ampla concorrência.

     

     

    As vagas reservadas às cotas (50% do total de vagas da instituição) serão subdivididas:

     

     

             1. Metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5

             (um salário mínimo e meioper capita; e,

     

     

             2. Metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar superior a um salário mínimo e meio.

     

     

    Em ambos os casos, também será levado em conta percentual mínimo correspondente ao da soma de pretos, pardos e indígenas no Estado, de acordo com o último censo do IBGE

  • complementando o comentário do juan aguiar, a lei 13.409/2016 alterou os artigos 3º, 5º e 7º.

    dentro dessas alterações foram incluídas as pessoas com deficiência, na proporção dessas na população, segundo o último censo do IBGE.


ID
1748083
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O direito de um aluno contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores, está garantido em que documento?

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima. 

Alternativas
Comentários
  • Na CF/88 fala apenas do direito à defesa e amplo contraditório, e no ECA traz de forma explicita:

    - Artigo 53, inciso III, da lei federal n.8069/90 (ECA)

    III – direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

    Neste caso o aluno tem direito de recorrer a instâncias superiores para compreender critérios avaliativos de suas provas ou recorrer de decisão de reprovação.

  • Se os alunos conhecessem os seus direitos, provavelmente as taxas de reprovação e evasão seriam reduziadas...

  • d) Estatuto da Criança e do Adolescente.

    Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - direito de ser respeitado por seus educadores;

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

    Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.


ID
1748086
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto.

Os Objetos de Aprendizagem são elementos de uma nova metodologia de ensino e aprendizagem baseada no uso do computador e da Internet. É uma tecnologia recente que abre caminhos na educação a distância, trazendo inovações e soluções que podem beneficiar todos os envolvidos no processo.

Acerca dos objetos de aprendizagem, marque as afirmações verdadeiras com (V) e as falsas com (F). 

( ) Os objetos de aprendizagem são recursos digitais que podem ser usados, reutilizados e combinados com outros objetos para formar um ambiente de aprendizado rico e flexível.

( ) Os objetos de aprendizagem podem ser produzidos em qualquer mídia ou formato, podendo ser simples como uma apresentação de slides ou complexos como uma simulação.

( ) Os repositórios dos objetos de aprendizagem possibilitam atender somente aos professores do ensino superior, com recursos de alta qualidade que podem ser identificados e reutilizados em sua prática pedagógica.

( ) A Interoperabilidade e a flexibilidade não constituem características para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem.

( ) A utilização de objetos de aprendizagem representa um novo modo de aprender mediada pelo computador, dessa forma constitui um recurso pedagógico que propicia a participação ativa do aprendiz, eliminando a mediação do professor.

( ) Os objetos de aprendizagem que se utilizam das potencialidades interativas de multimídia e hipermídia representam uma comunicação didática entre professor-estudante e estudante-estudante.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • B correta!

    ( ) Os objetos de aprendizagem são recursos digitais que podem ser usados, reutilizados e combinados com outros objetos para formar um ambiente de aprendizado rico e flexível. verdadeiro

    ( ) Os objetos de aprendizagem podem ser produzidos em qualquer mídia ou formato, podendo ser simples como uma apresentação de slides ou complexos como uma simulação. verdadeiro

    ( ) Os repositórios dos objetos de aprendizagem possibilitam atender somente aos professores do ensino superior, com recursos de alta qualidade que podem ser identificados e reutilizados em sua prática pedagógica. Falso

    ( ) A Interoperabilidade e a flexibilidade não constituem características para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem. Falso

    ( ) A utilização de objetos de aprendizagem representa um novo modo de aprender mediada pelo computador, dessa forma constitui um recurso pedagógico que propicia a participação ativa do aprendiz, eliminando a mediação do professor. Falso

    ( ) Os objetos de aprendizagem que se utilizam das potencialidades interativas de multimídia e hipermídia representam uma comunicação didática entre professor-estudante e estudante-estudante. verdadeiro

  • A utilização de objetos de aprendizagem representa um novo modo de aprender mediada pelo computador, dessa forma constitui um recurso pedagógico que propicia a participação ativa do aprendiz, eliminando a mediação do professor. Falso!


ID
1748089
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia atentamente o texto a seguir:

“Promover a inclusão e formar cidadãos, por meio de educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural" (PDI/IFSC – 2015/2019, p. 27)

De que se trata o texto acima?

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima. 

Alternativas
Comentários
  • Missão => Promover a inclusão e formar cidadãos, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural.

    Visão => Ser instituição de excelência na educação profissional, científica e tecnológica, fundamentada na gestão participativa e na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    Valores

    • ÉTICA, pautada por princípios de transparência, justiça social, solidariedade e responsabilidade com o bem público.

    • COMPROMISSO SOCIAL, pautado pelo reconhecimento às diferenças históricas, econômicas, culturais e sociais.

    • EQUIDADE, pautada pelos princípios de justiça e igualdade nas relações sociais e nos processos de gestão.

    • DEMOCRACIA, pautada pelos princípios de liberdade, participação, corresponsabilidade e respeito à coletividade.

    • SUSTENTABILIDADE, pautada pela responsabilidade social e ambiental.

    • QUALIDADE, pautada no princípio de dignificação humana, por meio do trabalho, do conhecimento e do aprimoramento das relações individuais e sociais. 

  • Gabarito A

    MISSÃO/VALORES/VISÃO

    ·       Missão – a razão pela qual a instituição existe.

    ·       valores – princípios (éticos, crença...) que norteiam a conduta da instituição.

    ·       Visão - o que a instituição pretende alcançar no futuro.


ID
1748092
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto.

A inclusão escolar propõe um modo de organização do sistema educacional que considera as necessidades de todos os alunos, assim a inclusão não atinge apenas alunos com deficiência e ou necessidades específicas, mas todos os demais, promovendo o acesso e a permanência, independentemente de suas necessidades e possibilidades de aprendizagem (Rodrigues, 2008).

Em relação à educação inclusiva, todas as alternativas abaixo são corretas, EXCETO UMA, assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • A lei de nº 9.394/1996, em seu art. 4º, inciso III, diz que o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino. {O erro dessa alternativa foi usar a palavra exclusivamente. A oferta é preferencial.}

    Gabarito: letra (E)
  • O erro é em dizer que a Educação Educaional e oferecida EXCLUSIVAMENTE. Onde no texto da LDB, diz que é PREFERENCIALMENTE.

  • É Preferencialmente e não exclusivamente na rede regular de ensino.

  • Na duas alternativas estão incorretas, Letra A, onde a oferta do curso de LIBRAS é parte integrante dos PCNs nos cursos de magistério (Médio) e Educação Especial e fonoaudiologia (Superior) Lei 10.436/2002 LEI DO SURDO

    e

    LDB onde fala Preferencialmente.

    Portanto: há um erro na formulação da questão, passível de ser anulada!!!

  • A letra A esta correta. O Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, determina a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) “como disciplina obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior [...]"

    Se na prática isso não acontecesse, é outra história.


ID
1748095
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Libâneo (2003, p. 323), “a organização e os processos de gestão escolar assumem diferentes modalidades, conforme a concepção que se tenha das finalidades sociais e políticas da educação em relação à sociedade e à formação dos alunos".

Considerando as diferentes concepções de organização escolar associe corretamente as colunas.

(1) Técnico-Científica

(2) Autogestionária

(3) Interpretativa

(4) Democrática Participativa 

( ) Recusa as normas e os sistemas de controles, acentuando a responsabilidade coletiva.

( ) A organização escolar é concebida como uma realidade objetiva, neutra que funciona racionalmente, devendo ser planejada e controlada para alcançar maiores índices de eficiência e eficácia.

( ) A ação organizadora valoriza as interpretações, os valores, as percepções e os significados subjetivos, destacando o caráter humano.

( ) Fundamenta-se na responsabilidade coletiva, na ausência de direção centralizada e na ênfase da participação direta e por igual de todos os participantes da instituição.

( ) Baseia-se na relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe, defendendo uma forma coletiva de tomada de decisões.

( ) Todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados.

( ) Predomina uma visão burocrática e tecnicista da escola, dando ênfase à estrutura organizacional.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo

Alternativas
Comentários
  • Revista portaleducacao:

    Gestão escolar:. De acordo com Libâneo (2012, p. 411), em relação à organização e gestão escolar:

     

    "No caso da escola, a organização e a gestão referem-se ao conjunto de normas, diretrizes, estrutura organizacional, ações e procedimentos que asseguram a racionalização do uso de recursos humanos, materiais, financeiros e intelectuais assim como a coordenação e o acompanhamento do trabalho das pessoas.

     

    Entende-se hoje a constituição de uma equipe de Gestão Escolar eficiente como sendo composta por: administrador escolar (diretor); supervisor escolar (coordenador pedagógico); orientador educacional. Cada cargo desempenha uma função específica, mas também atua de acordo com as necessidades da escola e em parceria com outros profissionais para que o trabalho pedagógico possa se desenvolver de maneira qualitativa.

    Existem, também, diferentes concepções de Gestão Escolar, sendo as três mais representativas:

    técnico-científica, autogestionária e democrático-participativa.

    Na primeira, técnico-científica, a direção é centralizada em apenas uma pessoa e as decisões são tomadas sem a participação efetiva de todos os profissionais.

    A segunda autogestionária baseia-se na responsabilidade coletiva, sem uma direção centralizada, com participação igual de todos os membros da instituição.

    Na terceira democrático-participativa concepção a tomada de decisões se dá coletivamente através da busca de objetivos comuns assumidos por todos.

     As concepções de gestão escolar refletem diferentes posições políticas e pareceres acerca do papel das pessoas na sociedade. Portanto, o modo pelo qual uma escola se organiza e se estrutura tem dimensão pedagógica, pois tem que ver com os objetivos mais amplos da instituição relacionados a seu compromisso com a conservação ou com a transformação social (LIBÂNEO, 2012, p. 447).

    Fonte : link:

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/compreendendo-o-processo-de-gestao-escolar/67392#


ID
1748098
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto.

“O planejamento, em relação aos diversos níveis, deve ser o instrumento direcional de todo o processo educacional, pois ele tem condições de estabelecer e determinar as grandes urgências, de indicar as prioridades básicas e de ordenar e determinar todos os recursos e meios necessários para a consecução de metas da educação." (Menegolla e Sant'Anna, 2001, p.31)

Considerando as características dos diferentes níveis de planejamento, associe a coluna da direita com a da esquerda.

(1) Planejamento Educacional

(2) Planejamento da Escola

(3) Planejamento curricular

(4) Plano de curso

(5) Plano de disciplina

(6) Plano de aula 

( ) É de fundamental importância para a escola e para o aluno, pois determina os objetivos, relaciona as disciplinas, os conteúdos, as atividades e experiências que possibilitarão o alcance dos objetivos de aprendizagem.

( ) Define a organização de um conjunto de disciplinas que serão ministradas e desenvolvidas em uma escola.

( ) Torna-se necessário, tendo em vista as finalidades da educação, constituindo o instrumento básico para que todo o processo educativo se concretize.

( ) Constitui uma atividade que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição.

( ) Expressa a proposta de trabalho do professor, constituindo a previsão do desenvolvimento do conteúdo. Corresponde ao nível de maior detalhamento do processo de planejamento didático.

( ) Sistematiza a ação do professor, pois expressa a previsão de conhecimentos e conteúdos que serão ministrados, a definição dos objetivos e a seleção de procedimentos e técnicas de ensino.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo

Alternativas
Comentários
  • Planejamento Educacional = também denominado "Planejamento do Sistema de Educação", é o de maior abrangência.

     

    Planejamento Escolar ou Planejamento da Escola = atividade que envolve o processo de reflexão , de tomada de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição (escola).

     

    Planejamento Curricular = é o "[...] processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno". Nesse momento a preocupação é com a aprendizagem  através dos diversos componentes curriculares.

     

    Planejamento de Ensino = é o processo de decisão sobre a atuação concreta dos professores no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações em constante interações entre professor e alunos e entre os próprios alunos.

  • muito difícil essa questão..

  • ORDENANDO PARA FACILITAR A REVISÃO:

    (Planejamento Curricular) É de fundamental importância para a escola e para o aluno, pois determina os objetivos, relaciona as disciplinas, os conteúdos, as atividades e experiências que possibilitarão o alcance dos objetivos de aprendizagem. 

    (Plano de Curso) Define a organização de um conjunto de disciplinas que serão ministradas e desenvolvidas em uma escola. 

    (Planejamento Educacional) Torna-se necessário, tendo em vista as finalidades da educação, constituindo o instrumento básico para que todo o processo educativo se concretize.

    ( Planejamento da Escola) Constitui uma atividade que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. 

    (Plano de Aula) Expressa a proposta de trabalho do professor, constituindo a previsão do desenvolvimento do conteúdo. Corresponde ao nível de maior detalhamento do processo de planejamento didático. 

    (Plano de Disciplina) Sistematiza a ação do professor, pois expressa a previsão de conhecimentos e conteúdos que serão ministrados, a definição dos objetivos e a seleção de procedimentos e técnicas de ensino. 
     


ID
1748101
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto.

“Isto é um currículo: um ser falante, como nós, efeito e derivado da linguagem […] Um ser sem coerência e sem profundidade. Que experimenta razões fracionadas, construídas ao redor de pedaços de falas de cada um. Que pode (pode?) ser qualquer coisa, em qualquer momento. Que não sabe mais para onde vai, mas que mesmo assim, continua em frente, querendo saber das condições históricas e políticas, que produzem as verdades linguajeiras de um currículo" (CORAZZA, 2002, p.14).

Assinale a alternativa que indica a concepção de currículo destacada pelo texto acima. 

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Segundo a concepção pós-estruturalista, o currículo é visto como uma linguagem e, portanto, derivado dela. O texto de Corazza diz que o currículo é "derivado da linguagem".

  • Tenho tanta dificuldade em compreender o que seria um currículo pós-estruturalista! Sempre achei sua pretenciosidade bastante difusa e difícil de definir. Sempre que vejo questões sobre currículo, com um texto bastante vago (como esse da questão), já sei que se trata de um modelo pós-estruturalista.

     

    Espero contar com a sorte na hora da prova... rs

  • Currículo pós estruturalista ou pós crítico: Envolvem relação de gênero, multiculturalismo, alteridade, cultura, sexualidade, verdade, ou seja é a tentativa de dar voz aos excluídos de um sistema padronizado.


ID
1748104
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, em seu art. 8º, determina que “A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino".

A partir dessa premissa, associe as colunas abaixo, analisando as responsabilidades da União, Estados, Distrito Federal e Municípios em relação aos sistemas da educação brasileira. 

(1) União

(2) Estados

(3) Distrito Federal

(4) Municípios 

( ) Exercer ação redistributiva em relação às suas escolas.

( ) Coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação.

( ) Aplicam-se as competências referentes aos Estados e aos Municípios.

( ) Assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio. 

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 9º A União incumbir-se-á de: 

    (1) V - coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação;

    Art. 10. Os Estados incumbir-se-ão de:

    (2) VI - assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem, respeitado o disposto no art. 38 desta Lei;

    (3) Parágrafo único. Ao Distrito Federal aplicar-se-ão as competências referentes aos Estados e aos Municípios.

    Art. 11. Os Municípios incumbir-se-ão de:

    (4) II - exercer ação redistributiva em relação às suas escolas;




  • Queao errada pois cabe a uniao a acao redestribuitiva e nso ao município

  • Eloi Alcântara

     

    Lei 9.394/96

    Art. 11. Os Municípios incumbir-se-ão de:

     

    II - exercer ação redistributiva em relação às suas escolas;

  • 4, 1, 3, 2

  • Você está enganado Eloi, veja na lei e  confirmará.


ID
1748107
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“A História da Educação amplia a memória e a experiência, o leque de escolhas e de possibilidades pedagógicas, o que permite um alargamento do repertório dos educadores e lhes fornece uma visão da extrema diversidade das instituições escolares do passado. Para além disso, revela que a educação não é um 'destino', mas uma construção social, o que renova o sentido da ação quotidiana de cada educador" (CAMBI, 1999, p.13).

A partir da leitura do texto acima, analise as afirmações que seguem e marque com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas. 

( ) A preocupação com o ensinar é antiga e já a encontramos no século XVI, com o “pai da Didática", o autor Jan Amos Comênio que escreveu uma grande obra conhecida como a Didática Magna que marca o início da organização da didática.

( ) O conhecido movimento da Escola Nova opôs-se ao ensino tradicional e agregou muitos teóricos da educação, entre eles Paulo Freire, Pestalozzi e Foucault.

( ) John Locke foi o fundador do empirismo, representante de um pensamento crítico que pretendia submeter todo pensamento a uma prova de experiência. Além disso, contestava práticas de autoritarismo e punições corporais como métodos educativos.

( ) A Paideia relaciona-se à ideia de educação integral, desenvolvida por Henry Wallon e que tem como exemplo a educação da Grécia Antiga.

Assinale a alternativa que indica a ordem CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Os precursor da "Escola Nova"foi John Dewey e no Brasil citamos os representantes Anísio Teixeira e Godofredo Rangel do movimento "Manifesto dos pioneiros".

    Paideia: Modelo ideal de educação grega, que tem como objetivo geral construir o homem como homem e cidadão. Platão define Paidéia da seguinte maneira “(...) a essência de toda a verdadeira educação ou Paidéia é a que dá ao homem o desejo e a ânsia de se tornar um cidadão perfeito e o ensina a mandar e a obedecer, tendo a justiça como fundamento”. 

  • Paidéia: o seu nascimento

     A partir do século V a. C., exige-se algo mais da educação. Para além de formar o homem, a educação deve ainda formar o cidadão. A antiga educação, baseada na ginástica, na música e na gramática deixa de ser suficiente.

     Surge então o modelo ideal de educação grega, que aparece como Paidéia*, que tem como objetivo geral construir o homem como homem e cidadão. Platão define Paidéia da seguinte maneira “(...) a essência de toda a verdadeira educação ou Paidéia é a que dá ao homem o desejo e a ânsia de se tornar um cidadão perfeito e o ensina a mandar e a obedecer, tendo a justiça como fundamento”.

      A noção de Paidéia se afirma de modo orgânico e independente na época dos sofistas e de Sócrates e assinala a passagem explícita – da educação para a Pedagogia, de uma dimensão teórica, que se delineia segundo as características universais e necessárias da filosofia. Nasce a Pedagogia como saber autônomo, sistemático, rigoroso; nasce o pensamento da educação como episteme*, e não mais como éthos* e como práxis* apenas.

    *Paidéia: nas suas origens e na sua acepção comum, indica o tipo de formação da criança (pais), mais idôneo a fazê-lo crescer e tornar-se homem, assume pouco a pouco nos filósofos o significado de formação, de perfeição espiritual, ou seja, de formação do homem no seu mais alto valor. Portanto, podemos dizer que a Paidéia, entendida ao modo grego, é a formação da perfeição humana.
    * Episteme: conhecimento verdadeiro, de natureza científica, em oposição à opinião infundada ou irrefletida.
    * Éthos: conjunto dos costumes e hábitos fundamentais, no âmbito do comportamento e da cultura, característicos de uma determinada época ou região.
    * Práxis: prática.

     
    http://www.pedagogia.com.br/historia/grego3.php

  • Paideia (em grego antigo: παιδεία) é a denominação do sistema de educação e formação ética da Grécia Antiga, que incluía temas como ginástica, gramática, retórica, música, matemática, geografia, história natural e filosofia, objetivando a formação de um cidadão perfeito e completo, capaz de liderar e ser liderado e desempenhar um papel positivo na sociedade. O conceito surgiu nos tempos homéricos e permaneceu em sua essência inalterado ao longo dos séculos, embora variando suas formas de aplicação e as disciplinas envolvidas, e continua a interessar muitos educadores e pensadores contemporâneos.

  • Questão anulada pela banca! 


ID
2063293
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As tecnologias de informação e comunicação (TIC’s), assim como os ambientes virtuais, são elementos reais e estruturantes de uma nova prática pedagógica e de convívio social.
Em relação ao uso das tecnologias e o ensino de história, marque as sentenças verdadeiras com (V) e as falsas com (F).
( ) Conhecer essa nova realidade e perceber como os estudantes se articulam e relacionam com a mesma é uma oportunidade de problematizar os reflexos oriundos das técnicas e tecnologias desenvolvidas historicamente e, assim, discutir questões relativas à história do tempo presente.
( ) A incorporação das tecnologias de informação e comunicação no ensino de história permite o estabelecimento de novas formas de discussão, construção e difusão do conhecimento e propicia um processo de ensino aprendizagem mais participativo.
( ) A utilização das tecnologias de informação e comunicação no ensino de história possui limitações de acordo com os pressupostos teóricos de Piaget, pois o uso das TIC's inviabiliza o processo de interação do estudante com o seu meio, logo não é possível que o mesmo se perceba enquanto um agente histórico.
( ) A inserção das tecnologias de informação e comunicação no ensino de história possibilita a inserção de novos elementos metodológicos, como os recursos multimídias, blog e redes sociais, como também possibilita ao professor e estudantes novos tipos de abordagens a partir da multiplicidade de material e ferramentas disponíveis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas

ID
2063296
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Não é de hoje que o cinema frequenta as aulas de História nas escolas. Os alunos gostam. Os professores também. Como recurso pedagógico, a sétima arte é quase uma unanimidade. Mas é preciso ter cuidado. É bem verdade que o uso do cinema como ferramenta de ensino é capaz de deixar a aula mais dinâmica e divertida; entretanto, o professor deve estar atento para as armadilhas que essa estratégia pode gerar.”
CARDOSO, Oldimar. Baseado em Fatos Reais. Revista Brasileira de História da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro, 04 de outubro de 2008. Disponível em: . Acesso em: 15 de out. 2015.

Oldimar Cardoso defende do uso de fontes audiovisuais no trabalho do professor em sala de aula. Além do cinema, outras fontes estão sendo utilizadas, como a televisão e a canção. Sobre as novas perspectivas relacionadas ao uso dessas fontes descritas pelo historiador, avalie o acerto das afirmações a seguir.
I. O uso da televisão deve ser evitado em sala de aula, pois os programas são apenas produzidos dentro do mercado, sem fins educativos ou questões historiográficas.
II. Ao utilizarem-se canções para a pesquisa ou em sala de aula, o historiador deve considerar também a parte rítmica e melódica, não apenas a letra.
III. O cinema ficcional deve ser evitado em sala de aula, pois não sendo dirigido por historiadores, a versão da “realidade” não tem fundamento acadêmico.
IV. Ao pesquisar sobre o cinema, o historiador deve considerar as três possibilidades básicas de relação entre história e cinema: o cinema na história, a história do cinema e a história no cinema.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações CORRETAS.

Alternativas

ID
2063302
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A adoção de teorias para produção de conhecimento histórico é uma prerrogativa essencial para a cientificidade da História e pressupõe os balizamentos necessários na relação do professor pesquisador com o seu objeto de pesquisa. Associe as teorias expostas na coluna da esquerda, com as devidas características expostas na coluna da direita.
(1) Escola Metódica
(2) Positivismo
(3) Materialismo Histórico
(4) Escola dos Annales

( ) A História é compreendida na perspectiva teórico filosófica como uma ciência pautada na razão e que tem como objetivo estudar os fatos a partir da ideia da universalidade e das leis que regem o desenvolvimento humano.
( ) Pressupõe uma visão objetiva do passado em que o historiador deve se manter “fiel” ao fato. O método está baseado em uma análise crítica documental, pautada em critérios metodológicos rigorosos, a fim de encontrar a verdade histórica objetiva.
( ) Busca a compreensão da História a partir de múltiplas dimensões amparada na concepção interdisciplinar do fazer historiográfico. A produção do conhecimento visa a uma concepção mais global da História em detrimento da fragmentação.
( ) Teoria social que percebe a História a partir de um conjunto de ações dos homens em que se faz presente forças geradoras de transformações estruturais na sociedade.
Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas

ID
2063305
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A trajetória da educação profissional do Brasil passou por transformações que se articulam com demandas e pressupostos ideológicos próprios de cada período histórico. A respeito desse assunto, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO UMA, assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

  • questão complicada, entretanto a alternativa correta é a letra D. quando fala de estudos com base na Propedêutica  que "Pode ser entendida como um curso introdutório que supre a necessidade básica de conhecimento em um assunto, mas não dá capacidades profissionais.


ID
2063308
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A respeito dos contratualistas, associe os pensadores da coluna da esquerda às características expostas na coluna da direita.

(1) Thomas Hobbes

(2) Jean-Jacques Rousseau

(3) John Locke

( ) Defende o dever do Estado em garantir o direito natural de propriedade.

( ) O contrato social tem por finalidade estabelecer e garantir a vontade geral, além de legitimar a propriedade privada.

( ) A partir do contrato social os indivíduos renunciam o seu direito de governar a si mesmo em favor de um Estado que se sobrepõe a todas liberdades individuais.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Thomas Hobbes: A partir do contrato social os indivíduos renunciam o seu direito de governar a si mesmo em favor de um Estado que se sobrepõe a todas liberdades individuais.

    Jean-Jacques Rousseau: O contrato social tem por finalidade estabelecer e garantir a vontade geral, além de legitimar a propriedade privada.

    John Locke: Defende o dever do Estado em garantir o direito natural de propriedade.

  • Locke era um representante da burguesia, sempre querendo a liberdade do povo juntamente com o direito natural da propriedade. Rousseau expressa em seu Contrato Social a vontade geral como sendo a vontade de todas pessoas, não determinadas classes como é em Locke. Hobbes expõe que é necessário um poder uno que governo à todos, para garantir a segurança.

  • A correlação correta é a seguinte:

    John Locke: Defende o dever do Estado em garantir o direito natural de propriedade.

    Jean-Jacques Rousseau: O contrato social tem por finalidade estabelecer e garantir a vontade geral, além de legitimar a propriedade privada.

    Thomas Hobbes: A partir do contrato social os indivíduos renunciam o seu direito de governar a si mesmo em favor de um Estado que se sobrepõe a todas liberdades individuais.

    Resposta: C


ID
2063311
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O colonialismo denota uma relação política e econômica, na qual a soberania de um povo está no poder de outro povo ou nação, o que constitui a referida nação em um império. Diferente dessa ideia, a colonialidade refere-se a um padrão de poder que emergiu como resultado do colonialismo moderno, mas em vez de estar limitado a uma relação formal de poder entre dois povos ou nações, relaciona-se à forma como o trabalho, o conhecimento, a autoridade e as relações intersubjetivas articulam-se entre si, através do mercado capitalista mundial e da ideia de raça.

Analise as afirmações abaixo relacionando-as com o texto. Marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) A proposta teórica da colonialidade pressupõe a permanência das relações de poder mesmo após a descolonização ou emancipação de povos na América, África e Ásia.

( ) Os estudos pós-coloniais são exemplos epistemológicos que partem do conceito de colonialidade como base fundamental por indicarem a permanência da dominação colonial.

( ) A colonialidade se refere a uma dominação no campo das mentalidades e do imaginário social; assim, o colonizador anula o outro em toda a sua instância e coloca no esquecimento os processos históricos anteriores à colonização ocidental.

( ) A colonialidade estabelece conceitos forjados a partir da lógica eurocêntrica, como é o caso do conceito de raça, que operou transformações na mentalidade, capazes de alterar valores, conhecimento e cultura.

( ) O enfoque epistemológico dado pela colonialidade parte de uma concepção pautada nas referências epistêmicas do mundo moderno.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • R: (A)

  • "... a permanência das relações de poder mesmo após a descolonização..."= Dominação que se faz presente até os dias de hoje no continente africano;

    A visão eurocentrica do mundo, ajudam na manutenção de questões/conceitos errados.

  • Anibal Quejano é quem melhor trabalha com "Colonialidade"...

  • Qual é a resposta correta?


ID
2063314
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito dos estudos contemporâneos sobre a diáspora africana, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO UMA, assinale-a.

Alternativas

ID
2063317
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o estudo sobre História e Cultura Afro-Brasileira, é oriunda dos esforços de vários segmentos da sociedade que se dedicaram, ao longo da história republicana brasileira, à luta antirracista, em especial ao Movimento Negro.
O Movimento Negro caracterizou-se de acordo com as nuances históricas do nosso país. A respeito da trajetória do Movimento Negro no Brasil, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO UMA, assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E


ID
2063320
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“No fim do paleolítico — idade da pedra lascada — há 12.000 anos, após centenas de milhares de anos de evolução biológica e cultural, as sociedades humanas haviam chegado a fabricar utensílios cada vez mais variados, aperfeiçoados e especializados, graças aos quais tinham desenvolvido modos de predação (caça, pesca, coleta) diferenciados, adaptados aos meios mais diversos. Essa especialização foi acentuada no neolítico — idade da pedra polida — e foi ao longo desse último período da Pré-história, menos de 10.000 anos depois, que várias dessas sociedades, entre as mais avançadas do momento, iniciaram a transição da predação à agricultura.”
(MAZOYER, Marcel; ROUDART, Laurence. História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea. São Paulo: Editora UNESP; Brasília: NEAD, 2010. p.97)

Nesse contexto de transição entre o paleolítico e o neolítico ocorreu a Revolução Neolítica, considerada resultado de inovações tecnológicas que permitiram novas formas de organização das sociedades humanas.
A respeito desse assunto, leia com atenção as afirmações abaixo e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Apesar das diferenças existentes entre as regiões caçadoras-coletoras para as áreas de irradiação da atividade agrícola, os sistemas de linguagem das sociedades pré-históricas não se alteraram.
( ) A existência de grupos humanos agrícolas e grupos pastoris é resultado de uma fragmentação da sociedade pré-histórica, acarretando no desenvolvimento de um sistema técnico especializado em cada um desses grupos e a natural dissociação dos mesmos.
( ) Os cultivos agrícolas neolíticos utilizaram-se das técnicas de derrubada e queimada dos terrenos arborizados, o que resultou em um desmatamento da região que também foi aproveitado para o desenvolvimento da pecuária.
( ) O aumento populacional propiciou mudanças no modo de vida, como, por exemplo, o estabelecimento de novas formas de moradia. Os grupos humanos saíram das cavernas e se agruparam em pequenos vilarejos a partir de um processo de sedentarização condicionado a uma série de inovações técnicas e tecnológicas.
( ) Um dos centros originários da revolução agrícola neolítica foi o Oriente Próximo. Essa região passou por mudanças climáticas devido ao aquecimento do clima que fez com que as savanas substituíssem a estepe fria, favorecendo a exploração do solo.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Creio que seja anacrônico falar de "desmatamento" e "pecuária" referindo-se ao período Neolítico. Item 3 levou a maioria ao erro.


ID
2063323
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O encontro de culturas entre o mundo ocidental europeu e os povos que já habitavam a América transcorreu de forma que não pode ser generalizada e simplificada. O legado cultural oriundo desses povos também é responsável por constituir, posteriormente, os sujeitos americanos.
Dentre os variados povos que habitaram parte do território americano antes do contato com os europeus, destaca-se a civilização Maia.
Leia com atenção as afirmações a seguir sobre os Maias e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) As técnicas utilizadas pelos maias desde os seus primórdios apresentavam um elevado grau de complexidade e desenvolvimento. Conheciam a roda, faziam uso da tração animal, além do exímio trabalho com metais.
( ) Os cálculos astronômicos realizados pelos maias eram oriundos de um simples e engenhoso sistema que empregava o uso de símbolos: o ponto, a barra e uma forma oval que representa o zero.
( ) A sociedade maia constituía-se a partir de uma elite bem estruturada que compreendia a presença dos sacerdotes que interpretavam a vontade dos deuses, uma nobreza hereditária, em escala intermediária os guerreiros, artistas e artesãos, depois os camponeses e, por fim, os escravos.
( ) Em alguns territórios da civilização maia, cultivava-se o cacau que era consumido pela elite em forma de bebida e considerado um produto de luxo e moeda de troca.
( ) A economia maia ficou marcada pela implantação de um único modelo produtivo que se fez presente em todos os centros populacionais através da cultura de algodão, milho e também pela produção de tecidos bordados e cerâmicas.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO OFICIAL   (B) 

  • O ideal era identificar os erros da última assetiva: "A economia maia ficou marcada pela implantação de UM ÚNICO MODELO produtivo que se fez presente em todos os centros populacionais através da cultura de algodão, milho e também pela produção de TECIDOS BORDADOS e cerâmicas."


ID
2063326
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Os reis portugueses (…) encararam as navegações para a América como '‘cruzadas’', os índios como '‘gentios’' a serem convertidos, a guerra contra os índios como 'guerra santa', tudo na melhor tradição ibérica de conquista e reconquista após o domínio árabe”.
(AZZI, Riolando. O catolicismo popular no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1978, p.32)
A respeito da conquista portuguesa na América e o processo de estruturação do poder na colônia, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO UMA, assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

    O principal objetivo da doação de terras pela Coroa Portuguesa foi garantir a posse da terra contra a ameaça de invasores. A isso deu-se o nome de Capitanias Hereditárias que foi fracassada pelos seguintes fatores:

       - Ausência de centralização político-administrativa;
       - Falta de recursos dos donatários;
       - Distância da Metrópole;
       - Hostilidade indígena;
       - Grande extensão territorial.

     

  • Obrigado, Juh. Por esse e os outros comentários. 

  • O regime das capitanias hereditárias não foi uma inovação na América, pois já era praticado nas ilhas portuguesas do Atlântico.


ID
2063329
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No período da mineração, as irmandades religiosas proliferaram no território das Minas Gerais. Sobre esse assunto, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO UMA, assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C.

     Estas instituições, que existiam naEuropa desde a Idade Média, aparecem no Brasil a partir do século XVIII, emespecial na região de Minas Gerais. A corrida ao ouro levara inúmerosaventureiros em busca de fortuna, mas o estabelecimento das populações nãofoi acompanhado pela construção de igrejas ou conventos que pudessem darassistência religiosa às populações. As irmandades e confrarias religiosassurgiram para colmatar esta falha e são um fenómeno tipicamente urbano. Em1711 existiam já dez irmandades em Minas Gerais. 
    As diversas irmandades eram compostas por membros muito heterogéneos jáque qualquer pessoa podia ser membro de uma dessas associações, homenslivres ou escravos, ricos ou pobres, homens ou mulheres de todas as raças.

    https://www.infopedia.pt/$irmandades-religiosas-no-brasil

    FORÇA GUERREIRO!(a)

  • Se leigo pode ser lido como laico, como eram religiosas?


ID
2063332
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução de 1930 tornou-se um marco na história da república brasileira. A respeito desse assunto, marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas as afirmações que seguem.
( ) As forças oligárquicas foram derrotadas nesse movimento e houve a instauração de um modelo estatal liberal e capitalista que visava atender aos interesses da burguesia industrial.
( ) O novo governo instaurado aderiu a uma proposta desenvolvimentista de governo, além de implantar um processo de desburocratização do Estado e dar ênfase às políticas de cunho nacionalistas.
( ) Os discursos realizados pelo chefe da revolução exaltavam o movimento enquanto uma ruptura na história republicana e associava os novos tempos à ideia de modernidade.
( ) Apesar da proposta inovadora, o novo regime deu continuidade ao sistema oligárquico de poder político.
( ) Houve uma ampliação da atuação do Estado em detrimento da autonomia dos estados, além da inserção de vários segmentos sociais à esfera pública de poder, promovendo assim uma efetiva inclusão social no sistema político.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • gabarito da questão por gentileza!

  • (F) As forças oligárquicas foram derrotadas nesse movimento e houve a instauração de um modelo estatal liberal e capitalista que visava atender aos interesses da burguesia industrial.

    R: Vargas adotou um modelo econômico totalmente oposto ao modelo liberal. Basta lembrarmos das criações de grandes estatais.

    (F) O novo governo instaurado aderiu a uma proposta desenvolvimentista de governo, além de implantar um processo de desburocratização do Estado e dar ênfase às políticas de cunho nacionalistas.

    R: Não houve processo de desburocratização do Estado. Muito pelo contrário! Vargas é o grande responsável pelo Estado inchado que temos hoje.

    (V) Os discursos realizados pelo chefe da revolução exaltavam o movimento enquanto uma ruptura na história republicana e associava os novos tempos à ideia de modernidade.

    (V) Apesar da proposta inovadora, o novo regime deu continuidade ao sistema oligárquico de poder político.

    (F) Houve uma ampliação da atuação do Estado em detrimento da autonomia dos estados, além da inserção de vários segmentos sociais à esfera pública de poder, promovendo assim uma efetiva inclusão social no sistema político.

    R: É complicado falarmos de algo que ocorreu de maneira efetiva em se trantando de Brasil.


ID
2063335
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Tropeirismo foi uma prática utilizada durante um período da história brasileira. A respeito desse fenômeno, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO UMA, assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • INCORRETA B

    O tropeirismo foi uma atividade isolada e contribuiu para o desenvolvimento de uma região limitada no extremo sul do território brasileiro, em virtude das charqueadas.

    #PMPR2020

    "vá e vença e que por vencido não vos conheçam"

  • B

  • Gabarito: B

    → O troperismo foi uma das atividades complementares à economia mineradora ocorrida no Paraná e, principalmente, em Minas Gerais. O transporte do gado outros gêneros solicitados pelas populações que se estabeleciam nos pontos de pernoite ou estadia dos tropeiros eram feito no lombo dos animais, principalmente de muares que são animais facilmente domados.

  • TROPEIROS – XVIII

    Portugal proibiu a agricultura e pecuária na região de MG, pois eram regiões de metais e pedras preciosas, logo, a extração do ouro era mais importante. Portanto, os tropeiros levavam alimento e outras coisas para a região da feira de Sorocaba e de lá iria para outros lugares, caminho de Viamão RS->SP. Quando ocorreu a construção de ferrovias, o tropeirismo perdeu força.

    Para quem vai fazer a PMPR: Os tropeiros paravam no PR esperando o rio baixar, com isso foram sendo criadas cidades no segundo planalto; como: Lapa, Ponta-Grossa, castro, Rio Negro, Campo do Tenente, entre outras.

  • Letra A tbm está errada.

  • PM PR - 2020

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

  • Ao meu ver a letra A também ta errada.

  • gabarito letra B

    a A está correta, pois a ocupação do extremo sul do território brasileiro foi realizada por luso-brasileiros, também durante o século XVIII. No Rio Grande do Sul, a pecuária atendia às necessidades do próprio estado, de Santa Catarina e, mais tarde, de Curitiba, com a fabricação de couro e charque. A pecuária não contribuiu para a formação de contingente de população, mas para a posse da maior parte do território.

    https://brasilescola.uol.com.br/brasil/historia-economica-regiao-sul.htm#:~:text=A%20ocupa%C3%A7%C3%A3o%20do%20extremo%20sul,fabrica%C3%A7%C3%A3o%20de%20couro%20e%20charque.

    bons estudos

  • NOIS TRUPICA MAIS NÃO CAI


ID
2063338
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Presidente Bossa Nova
“Bossa nova mesmo é ser presidente
Desta terra descoberta por Cabral
Para tanto basta ser tão simplesmente
Simpático, risonho, original....”
CHAVES, Juca. Presidente Bossa Nova, 1959.

Juscelino Kubitschek (JK) ficou conhecido por muitos como presidente Bossa Nova, devido à sua imagem ligada à utopia e progresso.
Sobre os anos de 1950 e 1960, período em que a canção acima se refere, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • gabarito, por gentileza!

  • alguém por gentileza pode me oferecer o gabarito dessa questão

  • GAB :D

  • A TROPICALIA NEM NO REGIME MILITAR CONSTESTOU DE FATO O GOVERNO QUEM DIRÁ EM ÉPOCA POPULISTA :)


ID
2063341
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O território que hoje compreende o estado de Santa Catarina foi, em período anterior à chegada dos europeus na América, habitado pelas etnias Guarani, Kaingang e Xokleng.
A respeito da história desses grupos, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO UMA, assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • porque ele fala que pode e não deve. Como há a hipótese de formação do território por desmembramento de um estado (art. 18, § 3º, CF), ta ai nosso gabarito.


ID
2063344
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As transformações no modo de agir e pensar típicos da transição do medievo para a modernidade caracterizam um período histórico marcado por rupturas e permanências.
No que diz respeito às Reformas Religiosas ocorridas na Europa, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO UMA, assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Letra (A) incorreta:

    Pois a Teoria do Iluminismo surgiu na Europa nos séculos XVII e XVIII depois de sucessias experiências sociais e econômicas, portanto foi depois de ocorrer a Reforma e Contrarreforma. 

  • NA minha opniao a resposta b

     

  • Basearam-se em Hegel? Ele não era nascido no século XVI
  • questão pra resolver em 5 segundos

    Leu ''iluminismo'' já sabe que ocorreu APÓS AS REFORMAS E CONTRA REFORMAS DA IGREJA

  • Heigel viveu entre os séculos XVIII e XIX portanto, a alternativa A é incorreta, logo, é a resposta certa.


ID
2063347
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Conhecido como Batalha do Irani, o enfrentamento daquela madrugada de 22 de outubro de 1912 é considerado o início da Guerra do Contestado, uma longa e sangrenta disputa entre os seguidores do monge e as forças policiais e militares. O estopim da batalha inaugural foi alimentado por um intrincado acirramento de ânimos na região. Havia muita coisa em jogo. Os estados de Santa Catarina e Paraná travavam uma disputa territorial. Crescia no campo a concentração de gente pobre e sem lar, inclusive posseiros e colonos expulsos de suas casas para a construção de uma estrada e ferro. A crise alimentava a forte religiosidade popular, criando comunidades autônomas, cuja mera existência desafiava o coronelismo vigente. Depois de Irani, todas essas tensões se converteram em guerra aberta
.” MACHADO, Paulo Pinheiro. Tragédia Anunciada, Revista de História, 01 de outubro de 2012.Disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/tragedia-anunciada. Acesso em: 15 out. 2015.

Nesse texto, o historiador Paulo Pinheiro Machado apresenta os aspectos gerais da Guerra do Contestado. Sobre essa guerra e os conceitos trabalhados pelo historiador, analise as afirmações que seguem.
I. Um dos principais motivos para o início da guerra foi a disputa territorial entre Santa Catarina, Paraná e Argentina.
II. Uma das características dessa guerra foi o movimento messiânico, termo maleável, podendo ressaltar o caráter social ou religioso.
III. A batalha do Irani, além de ser a primeira grande batalha da Guerra do Contestado, teve como um dos mortos o próprio monge José Maria.
IV. A construção da Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande, além de desalojar os posseiros que ali moravam, destruía grande parte dos bens naturais.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • A meu ver, a alternativa número III:  A batalha do Irani, além de ser a primeira grande batalha da Guerra do Contestado, teve como um dos mortos o próprio monge José Maria. Está correta. 
     

  • A Batalha de Irani foi a primeira batalha do Contestado, na qual foi morto José Maria. Questão passível de anulação.

  • A II, III e IV estão corretas. 

    Em 22 de outubro de 1912, a polícia do Paraná deu início a um ataque que resultou na batalha do Irani, em um lugar chamado "Banhado Grande", na qual morreram 11 sertanejos, entre eles o monge José Maria, e 10 soldados, inclusive o coronel João Gualberto Gomes de Sá Filho. 

  • Questão passível de anulação

  • II, IV - gab

    porém a III, também está correta.

  • III- ERRADA, POIS ERA O JOÃO MARIA QUE VEIO PRIMEIRO QUE O JOSÉ MARIA

  • GALERA NUMERO 3 ESTÁ CERTA, JOÃO MARIA VEIO PRIMEIRO, PORÉM DESAPARECEU, JOSÉ MARIA QUE MORREU NA BATALHA DE IRANI, FOI ENTERRADO COM MADEIRAS, POIS ACREDITAVAM QUE RESSUSCITARIA

  • Questão deveria ser anulada, visto que a III também está correta

  • OBS: assertiva III também está correta, portanto, devendo ser anulada.

    conforme:

    Foi no dia 22 de outubro de 1912 no local denominado Banhado Grande, hoje Município do Irani, no Oeste de Santa Catarina, o palco da primeira batalha da Guerra do Contestado. O episódio que marca o início desse conflito, segundo Vinhas de Queiroz (1966) foi a morte de dois comandantes, João Gualberto – comandante da Força Pública do Paraná e José Maria – curandeiro de ervas conhecido como monge e líder de um grupo de sertanejos que perambulavam pela região. FONTE<https://www.unochapeco.edu.br/noticias/guerra-do-contestado-completa-100-anos>

    -----------------

    "(....) os fiéis fugiram para Irani (SC), localidade que na época estava na área do Contestado. (...) Em outubro de 1912, a ação terminou de forma trágica, com 21 mortos. Entre eles, o monge José Maria e o comandante das forças de segurança do Paraná, coronel João Gualberto

    Fonte: Agência Senado <https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/07/01/ha-100-anos-o-fim-da-sangrenta-guerra-do-contestado>

    ---------------

    José Maria foi morto em combate pelo 2º Sargento Joaquim Virgílio da Rosa. Os jagunços, superiores em número e usando facões, foices, machados e armas de fogo, repeliram a tropa paranaense" FONTE<http://www.pmpr.pr.gov.br/Pagina/Campanha-do-Contestado>

    -----------------

    Ademais, para os colegas que irão realizar a prova pmpr - funpar/ufpr - a banca já cobrou esse assunto com base no autor Paulo Pinheiro - texto “Tragédia anunciada” - QUESTAO DE NUMERO - 631087.

    Nesse sentido, tem-se o posicionamento do autor "Cerca de 200 seguidores do monge e curandeiro José Maria estão reunidos em Irani. Todos eles homens simples, sertanejos, refugiaram-se ali na esperança de evitar um confronto com as forças do governo. Mas é tarde demais: a essa altura, o simples agrupamento – em uma região de conflitos fronteiriços e de instabilidade social – já é considerado uma atitude hostil às autoridades. Em resposta à “ameaça”, o governo resolve atacar: uma força de 58 soldados do Regimento de Segurança do Paraná entra em combate com os sertanejos. Morrem 21 pessoas, entre elas os chefes dos grupos em confronto – o coronel João Gualberto Gomes de Sá e o monge José Maria.

        Conhecido como Batalha do Irani, o enfrentamento daquela madrugada de 22 de outubro de 1912 é considerado o início da Guerra do Contestado, uma longa e sangrenta disputa entre os seguidores do monge e as forças policiais e militares". fonte <http://act14-anjovida.blogspot.com/2015/07/tragedia-anunciada.html>

  • Será que questão III está errada pelo motivo de ter considerado a Batalha do Irani como sendo a 1ª "Grande Batalha". Ocorreu a batalha mas será que ela foi equiparada a guerra do contestado ao sei fim quando acontece a morte da Maria rosa em 1915 e Deodato Manuel Ramos, Vulgo adeodato 1916 – vale de Santa Maria

    7 mil homens enviados pelo governo federal

    canhões, metralhadoras, aviões de bombardeiros

    + - 20000 pessoas mortas

  • Questão passível de anulação, pois José Maria e João Maria, ambos morreram na guerra.

  • ...sempre importante lembrar que José Maria era monarquista.


ID
2063350
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A transição do período medieval para o moderno trouxe grandes mudanças na Europa. Não podemos perceber apenas como uma transição política, mas devemos levar em consideração as mudanças culturais, científicas, religiosas, econômicas, militares, entre outras.
Sobre esse período, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Para quem marcou a letra A:

    Os dogmas religiosos foram reafirmados através do Concílio de Trento e de reativação do tribunal da Inquisição.

  • GAB: B

    A-) Errada. O Renascimento Cultura não negou os dogmas religiosos.

    C-) Errada. A pólvora já era conhecida na Europa e foi usada na Guerra dos 100 anos, por exemplo. Os mongóis e os árabes levaram para a Europa no séc. XIII.

    D-) Errada.

    E-) A população urbana só ultrapassou a rural no final do século XIX, na Europa.

  • Complementando , a reforma protestante não negou os dogmas em si, apenas os REFORMOU , ou seja partiu daquele principio pressuposto para fazer um ''aperfeiçoamento''


ID
2063353
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Império Bizantino, apesar de atrelado à conjuntura do mundo europeu ocidental, possuiu características próprias. Sobre a arte bizantina, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO UMA, assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    Iconoclastia é o nome do movimento político-religioso que iniciou no Império Bizantino no século VIII e que rejeitava a veneração de imagens religiosas por considerar o ato como idolatria.

  • O Império foi marcado fortemente pela presença de imagens, considera-se assim que a arte bizantina não influnciada por crise de movimentos iconoclásticos.

  • A arte produzida pelos bizantinos englobava trabalhos de arquitetura, pintura, mosaicos e escultura. Pela importância que a religião cristã teve na vida do Império, podemos afirmar que a arte bizantina se caracterizou por possuir um conteúdo essencialmente religioso.


ID
2063356
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A queda da burguesia e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis.(...) Os proletários nada têm a perder com ela, a não ser as próprias cadeias. E têm um mundo a ganhar. Proletários de todos os países, uni-vos”.
Esse trecho, extraído do Manifesto Comunista de Marx e Engels, foi escrito no contexto histórico marcado pela Revolução Industrial. Para muitos trabalhadores, a indústria trouxe muitos problemas para a classe que estava se formando.
Assinale a alternativa que indica os problemas enfrentados por esses trabalhadores.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito c


ID
2063359
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Grandes mudanças, além das grandes invenções, ocorreram em decorrência da Revolução Industrial. O processo de industrialização teve reflexos nos movimentos sociais, nas mudanças das mentalidades, nas percepções científicas e até mesmo na educação.
Sobre as mudanças ocorridas com a industrialização, analise as afirmações abaixo.
I. As ideias de Thomas Malthus e Davi Ricardo são dois exemplos de concepções que fortaleciam ideologicamente o capitalismo liberal da industrialização.
II. As escolas passaram a se preocupar com a produtividade do conhecimento. Além de ocorrer o crescimento das escolas técnica e profissionalizantes.
III. A diversificação dos produtos foi um dos pontos-chave da industrialização até o início do século XX.
IV. Karl Marx baseou-se nos escritos de Ned Ludd para a elaboração de suas teorias socialistas. Parte de seus artigos são de coautoria com Ludd.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Gabarto: A

     

    Thomas Malthus

     

    Economista inglês que elaborou uma teoria que afirmava que a população iria crescer tanto que seria impossível produzir alimentos suficientes para alimentar o grande número de pessoas no planeta. Dentre suas obras, a principal foi o Princípio da População.

    Para Malthus, a produção de alimentos crescia de forma aritmética, enquanto o crescimento populacional crescia de forma alarmante. Para ele, o mundo deveria sim ter doenças, guerras, epidemias, ele também propôs uma política de controle de natalidade para que houvesse um equilíbrio entre produção de alimentos e população.

     

    https://brasilescola.uol.com.br/geografia/thomas-malthus.htm

     

    Davi Ricardo

     

    A principal questão levantada por Ricardo nessa obra trata da distribuição do produto gerado pelo trabalho na sociedade. Isto é, segundo Ricardo, a aplicação conjunta de trabalho, maquinaria e capital no processo produtivo gera um produto, o qual se divide entre as três classes da sociedade: proprietários de terra (sob a forma de renda da terra), trabalhadores assalariados (sob a forma de salários) e os arrendatários capitalistas (sob a forma de lucros do capital). O papel da ciência econômica seria, então, o de determinar as leis naturais que orientam essa distribuição, como modo de análise das perspectivas atuais da situação econômica, sem perder a preocupação com o crescimento em longo prazo.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/David_Ricardo

     

    Ned Ludd

     

    Ned Ludd é a pessoa cujo nome foi utilizado pelo movimento ludista, constituído na Inglaterra da década de 1810. Os ludistas assim se denominavam e assinavam seus manifestos com o nome de "Ned Ludd" (ou ainda "Capitão Ludd", "Rei Ludd" ou "General Ludd"). Entre outras versões biográficas, afirma-se que Ned Ludd foi originalmente um aprendiz em Anstey, Leicestershire, Inglaterra. Avesso ao regime de trabalho nas máquinas de tecelagem, foi condenado a chicotadas sob alegação de não demonstrar empenho. Em resposta, Ned Ludd destruiu com um martelo a máquina em que trabalhava.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ned_Ludd

     

    Karl Marx

     

    Baseou-se em conceitos, como o materialismo de Feuerbach e também sobre a dialética de Hegel, o que se mostrou um valioso exercício que contemplou as relações entre os indivíduos e com as instituições que balizavam o comportamento social. Seus estudos se debruçaram profundamente sobre em todas essas vertentes, que eram constantemente questionadas e revistas. Foi um grande responsável por reorientar todo o debate entre intelectuais na Europa.

     

    https://www.colegioweb.com.br/biografia-letra-k/principais-ideias-karl-marx.html

     

  • I -    ITEM CORRETO.

    II -   ITEM CORRETO.

    III -  A diversificação dos produtos ganhará fôlego a partir do século XX, com o advento de novas tecnologias. ITEM INCORRETO.

    IV – Parte dos escritos de Karl Marx foram elaborados com a coautoria de Friedrich Engels. ITEM INCORRETO.

    Resposta: A


ID
2063362
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Segunda Guerra Mundial desestruturou o sistema imperialista e provocou uma série de mudanças políticas, econômicas e sociais. A respeito desse assunto, marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Em algumas colônias britânicas, como é o caso de regiões na península arábica, houve um movimento de organização sindical que uniu árabes e judeus na luta contra os domínios ingleses.
( ) A conjuntura do início da Segunda Guerra Mundial favoreceu o fortalecimento da luta anticolonial na Ásia e na África do Norte, em virtude da derrota da França e o enfraquecimento do poder colonial inglês.
( ) Em várias colônias e regiões de influência de nações como França, Inglaterra e Estados Unidos, houve o surgimento de grupos nacionalistas que se engajaram em uma luta antiimperialista.
( ) Em regiões como Palestina, Egito e Iraque observa-se a participação em massa da população árabe em movimentos de apoio ao exército inglês contra os regimes nazifascistas.
( ) A Argentina foi a primeira nação latino-americana a declarar guerra ao Eixo, resultado de uma postura de alinhamento antinazismo e de pressões feitas pelos Estados Unidos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • - Argentina foi a última nação latino-americana a declarar guerra ao Eixo. 

    - Os países árabes faziam parte do protetorado britânico e francês, mas nunca houve mobilização popular para a participação na guerra.

  • (V) . Em algumas colônias britânicas, como é o caso de regiões na península arábica, houve um movimento de organização sindical que uniu árabes e judeus na luta contra os domínios ingleses.

    Os ingleses e judeus eram ingleses eram protetorado ingleses

     (V) A conjuntura do início da Segunda Guerra Mundial favoreceu o fortalecimento da luta anticolonial na Ásia e na África do Norte, em virtude da derrota da França e o enfraquecimento do poder colonial inglês. 

    As colônias asiáticas e africanas aproveitaram a condição frágil da França e Inglaterra para se insurgir

    (V) Em várias colônias e regiões de influência de nações como França, Inglaterra e Estados Unidos, houve o surgimento de grupos nacionalistas que se engajaram em uma luta antiimperialista. 

    (F ) Em regiões como Palestina, Egito e Iraque observa-se a participação em massa da população árabe em movimentos de apoio ao exército inglês contra os regimes nazifascistas.

     (F A Argentina foi a primeira nação latino-americana a declarar guerra ao Eixo, resultado de uma postura de alinhamento antinazismo e de pressões feitas pelos Estados Unidos. 

  • pré-colonial (1500-1530)
  • ... o Chile foi o último país latino-americano a declarar guerra ao eixo, contra o Japão.

  • gab: E


ID
2063365
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Tradicionalmente o continente africano é desvalorizado nos recortes temáticos feitos pelos professores de História. Os temas africanos mais abordados são Antigo Egito, Escravidão Africana, Neocolonialismo e Descolonização, geralmente relacionado-os à história europeia ou apenas como parte do eurocentrismo, ficando assim na marginalidade.
Dentre esses problemas e temas que podem ser trabalhados no ensino básico, podemos destacar os que seguem, analise-os. A afirmação está correta ou não?
I. Estudar as lutas dos povos africanos contra os colonizadores europeus, como, por exemplo, a independência do Haiti.
II. Apresentar os grandes reinos e impérios africanos anteriores à colonização europeia, como, por exemplo, o Império Kush e Mali.
III. Perceber o neocolonialismo através dos problemas político-econômicos africanos anteriores à chegada do europeu.
IV. Apresentar a mentalidade dos africanos escravos na América e como estes se percebiam apenas como uma propriedade sem identidade.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi porque o item III está correo. Alguém pode ajudar?

  • Independentemente dos problemas ocasionados com a chegada dos europeus, estes já existiam como por exemplo a escravidão.

  • Em todas as grandes civilizações antigas (Grecia, Rima, Mesopotâmia) houve escravidão. Mas essa escravidão era movida por dívida, por guerras, não tinha carater racista. Os povos africanos eram assim, eles tinham conflitos e os derrotados viraravam escravos, mas nem todos. Os europeus usaram esses conflitos para comprar os escravos, o que antes era feito por conflitos tribais, entre reinos, agora foi transformado num negócio lucrativo e racista. Racista, pois os europeus com o suporte da igreja viam africanos como sub-raça, selvagens que tinha de ser dominados e salvos. Então, argumentaram que a escravidão era uma forma de disciplinar os negros através do trabalho e da palavra de Deus. Obviamente, isso era a desculpa. Ou seja, a escravidão é uma história muita complexa, mas que os brancos europeus fortaleceram, transformaram em algo racista, lucrativo e exportaram. 

  • Achei a questão confusa. A três fala do porquê da facilidade com que os europeus dominaram a África. Toda uma estrutura que foi forjada através da História do povos africanos. Já a quatro, fala do africano como escravo na América, o que foge de questões africanas, seria mais para História da América, Brasil, ou até mesmo outras ciências de apoio

  • Se a III está correta a I também deveria está. Realmente não entendi.

  • Eu não entendi o porque o item I está esrrado;-;

  • A primeira afirmativa está errada porque o Haiti não é um país da África.


ID
3041665
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme o estabelecido pela Lei nº 8112/90, associe as colunas.


I. Reversão

II. Readaptação

III. Reintegração

IV. Recondução

V. Remoção

VI. Redistribuição


( ) É o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

( ) É o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder.

( ) É o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado.

( ) É a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial.

( ) É o retorno à atividade de servidor aposentado.

( ) É a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção médica.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    L8112


    V - Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.


    VI - Art. 37. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC,  observados os seguintes preceitos


    IV - Art. 29. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de


    III - Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.


    I - Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado


    II - Art. 24. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • Sabendo somente a alternativa I-Reversão  é possível acertar a questão.

  • Acerte a última opção e vá sem medo hehehe.

  • Só acerte a última :-)
  • Banca pequena já dá mole pra candidato.

  • Só lembrei do meu professor falando da reVersao (do V de Viagra) para fazer associação com aposentado. Hahahaha

    Dai foi fácil ver que a opção era a letra C. 

  • Gabarito: C

    Questão massa para relembrar TODAS!

  • ASSERTIVA C

    MACETES:

    I, II, III e IV - São PROVIMENTOS:

    I - reVersão - VELHO - reingresso;

    II - reaDaptação - DEFICIENTE - horizontal; (PS: ESPÉCIE DE VACÂNCIA, também);

    III - reinTegração - TUDO DE VOLTA (sentença judicial);reingresso;

    IV - reCondução - COITADO - reingresso.

    V e VI - São VACÂNCIAS:

    V - reMoção - DESLOCAMENTO DO SERVIDOR - MESMO QUADRO ;

    VI - redistribuiÇÃO - DESLOCAMENTO DE CARGO EFETIVO - mesmo QUADRO GERAL - OUTRO ÓRGÃO ou ENTIDADE - MESMO PODER.

     

  • Que maravila de questão..

    Matou as questões na primeira assertiva

  • c) V, VI, IV, III, I, II

     

     

    Bizu

     

    Eu APROVEITO o disponível

     

     

    Eu REINTEGRO o demitido

     

     

    Eu READAPTO o incapacitado

     

     

    Eu REVERTO o aposentado

     

     

    Eu RECONDUZO o inabilitado e o ocupante do cargo do reintegrado

     

     

    Eu REDISTRIBUIU o cargo de provimento efetivo

  • Quanto ao deslocamento do servidor essas aulas irão ajudar muito:
    Aula 1 Remoção:
    https://youtu.be/Fy02KH8_UEE
    Aula 2 Redistribuição
    https://youtu.be/VAG1Z_eUh-E
    Aula 3 Substituição
    https://youtu.be/L4stCF4duX0

  • V, VI, IV, III, I, II

  • Não precisa perder muito tempo

    ReMOÇÃo: deslocamento da moça, da servidora.

    Mate a questão com isso... Próxima!?

  • GABARITO: C

    Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Art. 37. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC,   observados os seguintes preceitos:

    Art. 29. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de: I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; II - reintegração do anterior ocupante.

    Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

     Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou II - no interesse da administração, desde que: a) tenha solicitado a reversão; b) a aposentadoria tenha sido voluntária; c) estável quando na atividade; d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação; e) haja cargo vago.  

    Art. 24. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção que relaciona adequadamente as colunas. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos. Vejamos:

    I. Reversão

    II. Readaptação

    III. Reintegração

    IV. Recondução

    V. Remoção

    VI. Redistribuição

    (V)- Art. 36, Lei 8.112/90. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    (VI)- Art. 37, Lei 8.112/90. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos:

    (IV)- Art. 29, Lei 8.112/90. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante.

    Parágrafo único. Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.

    (III)- Art. 28, Lei 8.112/90. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    § 1º Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

    § 2º Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.

    (I)- Art. 25, Lei 8.112/90. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    § 2º O tempo em que o servidor estiver em exercício será considerado para concessão da aposentadoria.     

    (II)- Art. 24, Lei 8.112/90. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    Assim:

    C. V, VI, IV, III, I, II.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.