SóProvas



Prova IF-SC - 2015 - IF-SC - Professor - Pedagogia


ID
1748068
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa em que a afirmativa sobre a Educação Profissional e Tecnológica, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, está CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • letra D

    Art. 41. O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos

  •  Letra D

    Art. 41. 9394- LDB- O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.(Redação dada pela Lei nº 11.741, de 2008).

  • d) O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.

  • d)

    O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.

  • Alternativa D

    LDB, art. 41. O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.


ID
1748071
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Questão 3 Leia com atenção as afirmativas sobre a História da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e, a seguir, marque com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas. 

( ) A transformação das Escolas de Aprendizes Artífices em Liceus Industriais deu-se a partir da necessidade de implantação de cursos técnicos de nível médio.

( ) O ingresso em qualquer curso superior para o aluno concluinte de um curso técnico de nível médio só foi possível a partir da aprovação da Lei nº 9.394, de 20 de fevereiro de 1996.

( ) O processo de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia deu-se por meio da Lei nº 11.892, de 29/12/2008 e o IFSC foi criado mediante transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina.

( ) A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é vinculada ao Ministério da Educação e é constituída pelos Institutos Federais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, os Centros Federais de Educação Tecnológica de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, as Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais e pelo Colégio Pedro II.

( ) Em 1978, todas as Escolas Técnicas Federais existentes foram transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica com a atribuição de formar engenheiros de operação e tecnólogos.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • A transformação das Escolas de Aprendizes Artífices em Liceus Industriais deu-se a partir da necessidade de implantação de cursos técnicos de nível médio.(FALSA) Em 13 de janeiro de 1937, foi assinada a Lei 378 que transformava as Escolas de Aprendizes e Artífices em Liceus Profissionais, destinados ao ensino profissional, de todos os ramos e graus.

     

    O ingresso em qualquer curso superior para o aluno concluinte de um curso técnico de nível médio só foi possível a partir da aprovação da Lei nº 9.394, de 20 de fevereiro de 1996. (FALSA) O Decreto nº 4.127, de 25 de fevereiro de 1942 transforma as Escolas de Aprendizes e Artífices em Escolas Industriais e Técnicas, passando a oferecer a formação profissional em nível equivalente ao do secundário. A partir desse ano, inicia-se, formalmente, o processo de vinculação do ensino industrial à estrutura do ensino do país como um todo, uma vez que os alunos formados nos cursos técnicos ficavam autorizados a ingressar no ensino superior em área equivalente à da sua formação.

     

    O processo de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia deu-se por meio da Lei nº 11.892, de 29/12/2008 e o IFSC foi criado mediante transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina. (VERDADEIRA)



    A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é vinculada ao Ministério da Educação e é constituída pelos Institutos Federais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, os Centros Federais de Educação Tecnológica de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, as Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais e pelo Colégio Pedro II. (VERDADEIRA)

     

    Em 1978, todas as Escolas Técnicas Federais existentes foram transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica com a atribuição de formar engenheiros de operação e tecnólogos. (FALSA) Em 1978, com a Lei nº 6.545, três Escolas Técnicas Federais (Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro) são transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica - CEFETs.Em 1994 a Lei nº 8.948, de 8 de dezembro dispõe sobre a instituição do Sistema Nacional de Educação Tecnológica, transformando, gradativamente, as Escolas Técnicas Federais e as Escolas Agrotécnicas Federais em Centros Federais de Educação Tecnológica – CEFETs, mediante decreto específico para cada instituição e em função de critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação, levando em conta as instalações físicas, os laboratórios e equipamentos adequados, as condições técnico-pedagógicas e administrativas, e os recursos humanos e financeiros necessários ao funcionamento de cada centro.

  • a) F, F, V, V, F

  • A questão aborda o tema história da educação profissional no Brasil. Analisando cada item:

    ( F ) A transformação das Escolas de Aprendizes Artífices em Liceus Industriais deu-se a partir da necessidade de implantação de cursos técnicos de nível médio. Essa transformação ocorreu com a finalidade de uma propagação do ensino profissional de todos os ramos e graus. Essa ideia de educação profissional foi apresentada pela lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937.

    ( F ) O ingresso em qualquer curso superior para o aluno concluinte de um curso técnico de nível médio só foi possível a partir da aprovação da Lei nº 9.394, de 20 de fevereiro de 1996. A permissão dos alunos concluintes dos cursos de educação profissional para cursar o ensino superior veio acontecer em 1961 pela primeira LDB de nº 4029/61. Essa LDB de 1961 tenta romper com o dualismo da educação, isto é, uma educação propedêutica para a classe mais favorecida e uma técnica apenas para os trabalhadores.

    ( V ) O processo de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia deu-se por meio da Lei nº 11.892, de 29/12/2008 e o IFSC foi criado mediante transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina. Correta.

    ( V ) A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é vinculada ao Ministério da Educação e é constituída pelos Institutos Federais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, os Centros Federais de Educação Tecnológica de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, as Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais e pelo Colégio Pedro II. Correta.

    ( F ) Em 1978, todas as Escolas Técnicas Federais existentes foram transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica com a atribuição de formar engenheiros de operação e tecnólogos. Apenas as Escolas Técnicas Federais do Paraná, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais foram transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), pela Lei nº 6.545, de 30 de junho.

    Espero ter contribuído.

    Fonte: http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-professores/30000-uncategorised/68731-historico-da-educacao-profissional-e-tecnologica-no-brasil


ID
1748074
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Todas as alternativas abaixo estão previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSC (2015-2019), EXCETO UMA, assinale-a.

Alternativas

ID
1748077
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas sobre a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, de acordo com a Resolução CNE/CEB nº 6, de 20/09/2012 e verifique sua veracidade.

I. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio.

II. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por eixos tecnológicos e têm suas cargas horárias mínimas indicadas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

III. Possibilita atividades não presenciais de até 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária diária dos cursos técnicos de nível médio, desde que haja suporte tecnológico e atendimento pedagógico especializado.

IV. Estabelece a possibilidade de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma articulada com o Ensino Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • I) Art. 36-B.  A educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida nas seguintes formas: (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    I - articulada com o ensino médio; (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    II - subseqüente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio.(Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)


    II) § 3o  Os cursos de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação organizar-se-ão, no que concerne a objetivos, características e duração, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação. (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    Parecer CNE/CEB nº 39/2004 e Resolução CNE/CEB nº 1/2005, a carga horária total do curso deve ser ampliada, a fim de assegurar, simultaneamente, o cumprimento das finalidades estabelecidas para a formação geral e as condições de preparação específica para o exercício das profissões técnicas. Assim, como regra geral, tem a carga horária total de, no mínimo, 3.200, 3.400 ou 3.600 horas, conforme o número de horas para as respectivas habilitações profissionais indicadas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, além da carga horária eventualmente destinada a estágio profissional supervisionado e/ou a trabalho de conclusão de curso ou similar, e a avaliações finais

    III) ERRADO - Quanto à carga horária obrigatória para os momentos presenciais, devem ser estabelecidos parâmetros, distinguindo-se os cursos do segmento da saúde dos demais. Os da saúde requerem um mínimo de 50% (cinquenta por cento) de atividades presenciais. Nos demais cursos, admite-se uma variação entre 20% (vinte por cento) e 50% (cinquenta por cento), dependendo da natureza tecnológica do curso e do perfil profissional de conclusão desejado para cada curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

    IV) Art. 37 - § 3o  A educação de jovens e adultos deverá articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma do regulamento. (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)


  • Art. 30: a carga horária mínima, para cada etapa com terminalidade de qualificação profissional prevista em um itinerário formativo de curso técnico de nível médio, é de 20% (vinte por cento) da carga horária mínima indicada para a respectiva habilitação profissional no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos instituído e mantido pelo MEC.

  • GAB. Letra C (I, II e IV)

     

    Art. 33 Os cursos técnicos de nível médio oferecidos, na modalidade de Educação a Distância, no âmbito da área profissional da

    Saúde, devem cumprir, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de carga horária presencial, sendo que, no caso dos demais eixos

    tecnológicos, será exigido um mínimo de 20% (vinte por cento) de carga horária presencial, nos termos das normas específicas

    definidas em cada sistema de ensino.

     

     

     

  • Art. 26 A carga horária mínima de cada curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio é indicada no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, segundo cada habilitação profissional.
    Parágrafo único. Respeitados os mínimos previstos de duração e carga horária total, o plano de curso técnico de nível médio pode prever atividades não presenciais, até 20% (vinte por cento) da carga horária diária do curso, desde que haja suporte tecnológico e seja garantido o atendimento por docentes e tutores.

    O percentual é de 20% e não 25% como propoe o item III.

  • Capítulo I
    Formas de Oferta
    Art. 7º A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio:

    Capítulo II
    Organização Curricular

    Art. 12 Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por eixos tecnológicos constantes do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, instituído e organizado pelo Ministério da Educação ou em uma ou mais ocupações da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

    Art. 4º A Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes modalidades, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e com as dimensões do trabalho, da tecnologia, da ciência e da cultura.
    Parágrafo único. A Educação de Jovens e Adultos deve articular-se, preferencialmente, com a Educação Profissional e Tecnológica, propiciando, simultaneamente, a qualificação profissional e a elevação dos níveis de escolaridade dos trabalhadores.

    Questão equivocada!

  • Gab: C

    III. Possibilita atividades não presenciais de até 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária diária dos cursos técnicos de nível médio, desde que haja suporte tecnológico e atendimento pedagógico especializado.

    art 26, parágrafo único: "... até 20% da carga horária diária do curso..."


ID
1748080
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O art. 1º da Lei nº 12.711/2012 estabelece que “as instituições federais de educação superior, vinculadas ao Ministério da Educação, reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas".

Em relação ao preenchimento dessas vagas, 50% deverão ser reservadas aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a quanto?

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     

     

     

     

    Comentários

     

     

    A Lei de Cotas - 12.711/2012, garante no mínimo a reserva de 50% das matrículas, por curso e turno, a alunos oriundos integralmente do ensino médio público, em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos. Os demais 50% das vagas permanecem para ampla concorrência.

     

     

    As vagas reservadas às cotas (50% do total de vagas da instituição) serão subdivididas:

     

     

             1. Metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5

             (um salário mínimo e meioper capita; e,

     

     

             2. Metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar superior a um salário mínimo e meio.

     

     

    Em ambos os casos, também será levado em conta percentual mínimo correspondente ao da soma de pretos, pardos e indígenas no Estado, de acordo com o último censo do IBGE

  • complementando o comentário do juan aguiar, a lei 13.409/2016 alterou os artigos 3º, 5º e 7º.

    dentro dessas alterações foram incluídas as pessoas com deficiência, na proporção dessas na população, segundo o último censo do IBGE.


ID
1748083
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O direito de um aluno contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores, está garantido em que documento?

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima. 

Alternativas
Comentários
  • Na CF/88 fala apenas do direito à defesa e amplo contraditório, e no ECA traz de forma explicita:

    - Artigo 53, inciso III, da lei federal n.8069/90 (ECA)

    III – direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

    Neste caso o aluno tem direito de recorrer a instâncias superiores para compreender critérios avaliativos de suas provas ou recorrer de decisão de reprovação.

  • Se os alunos conhecessem os seus direitos, provavelmente as taxas de reprovação e evasão seriam reduziadas...

  • d) Estatuto da Criança e do Adolescente.

    Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - direito de ser respeitado por seus educadores;

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

    Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.


ID
1748086
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto.

Os Objetos de Aprendizagem são elementos de uma nova metodologia de ensino e aprendizagem baseada no uso do computador e da Internet. É uma tecnologia recente que abre caminhos na educação a distância, trazendo inovações e soluções que podem beneficiar todos os envolvidos no processo.

Acerca dos objetos de aprendizagem, marque as afirmações verdadeiras com (V) e as falsas com (F). 

( ) Os objetos de aprendizagem são recursos digitais que podem ser usados, reutilizados e combinados com outros objetos para formar um ambiente de aprendizado rico e flexível.

( ) Os objetos de aprendizagem podem ser produzidos em qualquer mídia ou formato, podendo ser simples como uma apresentação de slides ou complexos como uma simulação.

( ) Os repositórios dos objetos de aprendizagem possibilitam atender somente aos professores do ensino superior, com recursos de alta qualidade que podem ser identificados e reutilizados em sua prática pedagógica.

( ) A Interoperabilidade e a flexibilidade não constituem características para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem.

( ) A utilização de objetos de aprendizagem representa um novo modo de aprender mediada pelo computador, dessa forma constitui um recurso pedagógico que propicia a participação ativa do aprendiz, eliminando a mediação do professor.

( ) Os objetos de aprendizagem que se utilizam das potencialidades interativas de multimídia e hipermídia representam uma comunicação didática entre professor-estudante e estudante-estudante.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • B correta!

    ( ) Os objetos de aprendizagem são recursos digitais que podem ser usados, reutilizados e combinados com outros objetos para formar um ambiente de aprendizado rico e flexível. verdadeiro

    ( ) Os objetos de aprendizagem podem ser produzidos em qualquer mídia ou formato, podendo ser simples como uma apresentação de slides ou complexos como uma simulação. verdadeiro

    ( ) Os repositórios dos objetos de aprendizagem possibilitam atender somente aos professores do ensino superior, com recursos de alta qualidade que podem ser identificados e reutilizados em sua prática pedagógica. Falso

    ( ) A Interoperabilidade e a flexibilidade não constituem características para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem. Falso

    ( ) A utilização de objetos de aprendizagem representa um novo modo de aprender mediada pelo computador, dessa forma constitui um recurso pedagógico que propicia a participação ativa do aprendiz, eliminando a mediação do professor. Falso

    ( ) Os objetos de aprendizagem que se utilizam das potencialidades interativas de multimídia e hipermídia representam uma comunicação didática entre professor-estudante e estudante-estudante. verdadeiro

  • A utilização de objetos de aprendizagem representa um novo modo de aprender mediada pelo computador, dessa forma constitui um recurso pedagógico que propicia a participação ativa do aprendiz, eliminando a mediação do professor. Falso!


ID
1748089
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia atentamente o texto a seguir:

“Promover a inclusão e formar cidadãos, por meio de educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural" (PDI/IFSC – 2015/2019, p. 27)

De que se trata o texto acima?

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima. 

Alternativas
Comentários
  • Missão => Promover a inclusão e formar cidadãos, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural.

    Visão => Ser instituição de excelência na educação profissional, científica e tecnológica, fundamentada na gestão participativa e na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    Valores

    • ÉTICA, pautada por princípios de transparência, justiça social, solidariedade e responsabilidade com o bem público.

    • COMPROMISSO SOCIAL, pautado pelo reconhecimento às diferenças históricas, econômicas, culturais e sociais.

    • EQUIDADE, pautada pelos princípios de justiça e igualdade nas relações sociais e nos processos de gestão.

    • DEMOCRACIA, pautada pelos princípios de liberdade, participação, corresponsabilidade e respeito à coletividade.

    • SUSTENTABILIDADE, pautada pela responsabilidade social e ambiental.

    • QUALIDADE, pautada no princípio de dignificação humana, por meio do trabalho, do conhecimento e do aprimoramento das relações individuais e sociais. 

  • Gabarito A

    MISSÃO/VALORES/VISÃO

    ·       Missão – a razão pela qual a instituição existe.

    ·       valores – princípios (éticos, crença...) que norteiam a conduta da instituição.

    ·       Visão - o que a instituição pretende alcançar no futuro.


ID
1748092
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto.

A inclusão escolar propõe um modo de organização do sistema educacional que considera as necessidades de todos os alunos, assim a inclusão não atinge apenas alunos com deficiência e ou necessidades específicas, mas todos os demais, promovendo o acesso e a permanência, independentemente de suas necessidades e possibilidades de aprendizagem (Rodrigues, 2008).

Em relação à educação inclusiva, todas as alternativas abaixo são corretas, EXCETO UMA, assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • A lei de nº 9.394/1996, em seu art. 4º, inciso III, diz que o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino. {O erro dessa alternativa foi usar a palavra exclusivamente. A oferta é preferencial.}

    Gabarito: letra (E)
  • O erro é em dizer que a Educação Educaional e oferecida EXCLUSIVAMENTE. Onde no texto da LDB, diz que é PREFERENCIALMENTE.

  • É Preferencialmente e não exclusivamente na rede regular de ensino.

  • Na duas alternativas estão incorretas, Letra A, onde a oferta do curso de LIBRAS é parte integrante dos PCNs nos cursos de magistério (Médio) e Educação Especial e fonoaudiologia (Superior) Lei 10.436/2002 LEI DO SURDO

    e

    LDB onde fala Preferencialmente.

    Portanto: há um erro na formulação da questão, passível de ser anulada!!!

  • A letra A esta correta. O Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, determina a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) “como disciplina obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior [...]"

    Se na prática isso não acontecesse, é outra história.


ID
1748095
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Libâneo (2003, p. 323), “a organização e os processos de gestão escolar assumem diferentes modalidades, conforme a concepção que se tenha das finalidades sociais e políticas da educação em relação à sociedade e à formação dos alunos".

Considerando as diferentes concepções de organização escolar associe corretamente as colunas.

(1) Técnico-Científica

(2) Autogestionária

(3) Interpretativa

(4) Democrática Participativa 

( ) Recusa as normas e os sistemas de controles, acentuando a responsabilidade coletiva.

( ) A organização escolar é concebida como uma realidade objetiva, neutra que funciona racionalmente, devendo ser planejada e controlada para alcançar maiores índices de eficiência e eficácia.

( ) A ação organizadora valoriza as interpretações, os valores, as percepções e os significados subjetivos, destacando o caráter humano.

( ) Fundamenta-se na responsabilidade coletiva, na ausência de direção centralizada e na ênfase da participação direta e por igual de todos os participantes da instituição.

( ) Baseia-se na relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe, defendendo uma forma coletiva de tomada de decisões.

( ) Todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados.

( ) Predomina uma visão burocrática e tecnicista da escola, dando ênfase à estrutura organizacional.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo

Alternativas
Comentários
  • Revista portaleducacao:

    Gestão escolar:. De acordo com Libâneo (2012, p. 411), em relação à organização e gestão escolar:

     

    "No caso da escola, a organização e a gestão referem-se ao conjunto de normas, diretrizes, estrutura organizacional, ações e procedimentos que asseguram a racionalização do uso de recursos humanos, materiais, financeiros e intelectuais assim como a coordenação e o acompanhamento do trabalho das pessoas.

     

    Entende-se hoje a constituição de uma equipe de Gestão Escolar eficiente como sendo composta por: administrador escolar (diretor); supervisor escolar (coordenador pedagógico); orientador educacional. Cada cargo desempenha uma função específica, mas também atua de acordo com as necessidades da escola e em parceria com outros profissionais para que o trabalho pedagógico possa se desenvolver de maneira qualitativa.

    Existem, também, diferentes concepções de Gestão Escolar, sendo as três mais representativas:

    técnico-científica, autogestionária e democrático-participativa.

    Na primeira, técnico-científica, a direção é centralizada em apenas uma pessoa e as decisões são tomadas sem a participação efetiva de todos os profissionais.

    A segunda autogestionária baseia-se na responsabilidade coletiva, sem uma direção centralizada, com participação igual de todos os membros da instituição.

    Na terceira democrático-participativa concepção a tomada de decisões se dá coletivamente através da busca de objetivos comuns assumidos por todos.

     As concepções de gestão escolar refletem diferentes posições políticas e pareceres acerca do papel das pessoas na sociedade. Portanto, o modo pelo qual uma escola se organiza e se estrutura tem dimensão pedagógica, pois tem que ver com os objetivos mais amplos da instituição relacionados a seu compromisso com a conservação ou com a transformação social (LIBÂNEO, 2012, p. 447).

    Fonte : link:

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/compreendendo-o-processo-de-gestao-escolar/67392#


ID
1748098
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto.

“O planejamento, em relação aos diversos níveis, deve ser o instrumento direcional de todo o processo educacional, pois ele tem condições de estabelecer e determinar as grandes urgências, de indicar as prioridades básicas e de ordenar e determinar todos os recursos e meios necessários para a consecução de metas da educação." (Menegolla e Sant'Anna, 2001, p.31)

Considerando as características dos diferentes níveis de planejamento, associe a coluna da direita com a da esquerda.

(1) Planejamento Educacional

(2) Planejamento da Escola

(3) Planejamento curricular

(4) Plano de curso

(5) Plano de disciplina

(6) Plano de aula 

( ) É de fundamental importância para a escola e para o aluno, pois determina os objetivos, relaciona as disciplinas, os conteúdos, as atividades e experiências que possibilitarão o alcance dos objetivos de aprendizagem.

( ) Define a organização de um conjunto de disciplinas que serão ministradas e desenvolvidas em uma escola.

( ) Torna-se necessário, tendo em vista as finalidades da educação, constituindo o instrumento básico para que todo o processo educativo se concretize.

( ) Constitui uma atividade que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição.

( ) Expressa a proposta de trabalho do professor, constituindo a previsão do desenvolvimento do conteúdo. Corresponde ao nível de maior detalhamento do processo de planejamento didático.

( ) Sistematiza a ação do professor, pois expressa a previsão de conhecimentos e conteúdos que serão ministrados, a definição dos objetivos e a seleção de procedimentos e técnicas de ensino.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo

Alternativas
Comentários
  • Planejamento Educacional = também denominado "Planejamento do Sistema de Educação", é o de maior abrangência.

     

    Planejamento Escolar ou Planejamento da Escola = atividade que envolve o processo de reflexão , de tomada de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição (escola).

     

    Planejamento Curricular = é o "[...] processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno". Nesse momento a preocupação é com a aprendizagem  através dos diversos componentes curriculares.

     

    Planejamento de Ensino = é o processo de decisão sobre a atuação concreta dos professores no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações em constante interações entre professor e alunos e entre os próprios alunos.

  • muito difícil essa questão..

  • ORDENANDO PARA FACILITAR A REVISÃO:

    (Planejamento Curricular) É de fundamental importância para a escola e para o aluno, pois determina os objetivos, relaciona as disciplinas, os conteúdos, as atividades e experiências que possibilitarão o alcance dos objetivos de aprendizagem. 

    (Plano de Curso) Define a organização de um conjunto de disciplinas que serão ministradas e desenvolvidas em uma escola. 

    (Planejamento Educacional) Torna-se necessário, tendo em vista as finalidades da educação, constituindo o instrumento básico para que todo o processo educativo se concretize.

    ( Planejamento da Escola) Constitui uma atividade que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. 

    (Plano de Aula) Expressa a proposta de trabalho do professor, constituindo a previsão do desenvolvimento do conteúdo. Corresponde ao nível de maior detalhamento do processo de planejamento didático. 

    (Plano de Disciplina) Sistematiza a ação do professor, pois expressa a previsão de conhecimentos e conteúdos que serão ministrados, a definição dos objetivos e a seleção de procedimentos e técnicas de ensino. 
     


ID
1748101
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto.

“Isto é um currículo: um ser falante, como nós, efeito e derivado da linguagem […] Um ser sem coerência e sem profundidade. Que experimenta razões fracionadas, construídas ao redor de pedaços de falas de cada um. Que pode (pode?) ser qualquer coisa, em qualquer momento. Que não sabe mais para onde vai, mas que mesmo assim, continua em frente, querendo saber das condições históricas e políticas, que produzem as verdades linguajeiras de um currículo" (CORAZZA, 2002, p.14).

Assinale a alternativa que indica a concepção de currículo destacada pelo texto acima. 

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Segundo a concepção pós-estruturalista, o currículo é visto como uma linguagem e, portanto, derivado dela. O texto de Corazza diz que o currículo é "derivado da linguagem".

  • Tenho tanta dificuldade em compreender o que seria um currículo pós-estruturalista! Sempre achei sua pretenciosidade bastante difusa e difícil de definir. Sempre que vejo questões sobre currículo, com um texto bastante vago (como esse da questão), já sei que se trata de um modelo pós-estruturalista.

     

    Espero contar com a sorte na hora da prova... rs

  • Currículo pós estruturalista ou pós crítico: Envolvem relação de gênero, multiculturalismo, alteridade, cultura, sexualidade, verdade, ou seja é a tentativa de dar voz aos excluídos de um sistema padronizado.


ID
1748104
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, em seu art. 8º, determina que “A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino".

A partir dessa premissa, associe as colunas abaixo, analisando as responsabilidades da União, Estados, Distrito Federal e Municípios em relação aos sistemas da educação brasileira. 

(1) União

(2) Estados

(3) Distrito Federal

(4) Municípios 

( ) Exercer ação redistributiva em relação às suas escolas.

( ) Coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação.

( ) Aplicam-se as competências referentes aos Estados e aos Municípios.

( ) Assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio. 

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 9º A União incumbir-se-á de: 

    (1) V - coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação;

    Art. 10. Os Estados incumbir-se-ão de:

    (2) VI - assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem, respeitado o disposto no art. 38 desta Lei;

    (3) Parágrafo único. Ao Distrito Federal aplicar-se-ão as competências referentes aos Estados e aos Municípios.

    Art. 11. Os Municípios incumbir-se-ão de:

    (4) II - exercer ação redistributiva em relação às suas escolas;




  • Queao errada pois cabe a uniao a acao redestribuitiva e nso ao município

  • Eloi Alcântara

     

    Lei 9.394/96

    Art. 11. Os Municípios incumbir-se-ão de:

     

    II - exercer ação redistributiva em relação às suas escolas;

  • 4, 1, 3, 2

  • Você está enganado Eloi, veja na lei e  confirmará.


ID
1748107
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“A História da Educação amplia a memória e a experiência, o leque de escolhas e de possibilidades pedagógicas, o que permite um alargamento do repertório dos educadores e lhes fornece uma visão da extrema diversidade das instituições escolares do passado. Para além disso, revela que a educação não é um 'destino', mas uma construção social, o que renova o sentido da ação quotidiana de cada educador" (CAMBI, 1999, p.13).

A partir da leitura do texto acima, analise as afirmações que seguem e marque com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas. 

( ) A preocupação com o ensinar é antiga e já a encontramos no século XVI, com o “pai da Didática", o autor Jan Amos Comênio que escreveu uma grande obra conhecida como a Didática Magna que marca o início da organização da didática.

( ) O conhecido movimento da Escola Nova opôs-se ao ensino tradicional e agregou muitos teóricos da educação, entre eles Paulo Freire, Pestalozzi e Foucault.

( ) John Locke foi o fundador do empirismo, representante de um pensamento crítico que pretendia submeter todo pensamento a uma prova de experiência. Além disso, contestava práticas de autoritarismo e punições corporais como métodos educativos.

( ) A Paideia relaciona-se à ideia de educação integral, desenvolvida por Henry Wallon e que tem como exemplo a educação da Grécia Antiga.

Assinale a alternativa que indica a ordem CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Os precursor da "Escola Nova"foi John Dewey e no Brasil citamos os representantes Anísio Teixeira e Godofredo Rangel do movimento "Manifesto dos pioneiros".

    Paideia: Modelo ideal de educação grega, que tem como objetivo geral construir o homem como homem e cidadão. Platão define Paidéia da seguinte maneira “(...) a essência de toda a verdadeira educação ou Paidéia é a que dá ao homem o desejo e a ânsia de se tornar um cidadão perfeito e o ensina a mandar e a obedecer, tendo a justiça como fundamento”. 

  • Paidéia: o seu nascimento

     A partir do século V a. C., exige-se algo mais da educação. Para além de formar o homem, a educação deve ainda formar o cidadão. A antiga educação, baseada na ginástica, na música e na gramática deixa de ser suficiente.

     Surge então o modelo ideal de educação grega, que aparece como Paidéia*, que tem como objetivo geral construir o homem como homem e cidadão. Platão define Paidéia da seguinte maneira “(...) a essência de toda a verdadeira educação ou Paidéia é a que dá ao homem o desejo e a ânsia de se tornar um cidadão perfeito e o ensina a mandar e a obedecer, tendo a justiça como fundamento”.

      A noção de Paidéia se afirma de modo orgânico e independente na época dos sofistas e de Sócrates e assinala a passagem explícita – da educação para a Pedagogia, de uma dimensão teórica, que se delineia segundo as características universais e necessárias da filosofia. Nasce a Pedagogia como saber autônomo, sistemático, rigoroso; nasce o pensamento da educação como episteme*, e não mais como éthos* e como práxis* apenas.

    *Paidéia: nas suas origens e na sua acepção comum, indica o tipo de formação da criança (pais), mais idôneo a fazê-lo crescer e tornar-se homem, assume pouco a pouco nos filósofos o significado de formação, de perfeição espiritual, ou seja, de formação do homem no seu mais alto valor. Portanto, podemos dizer que a Paidéia, entendida ao modo grego, é a formação da perfeição humana.
    * Episteme: conhecimento verdadeiro, de natureza científica, em oposição à opinião infundada ou irrefletida.
    * Éthos: conjunto dos costumes e hábitos fundamentais, no âmbito do comportamento e da cultura, característicos de uma determinada época ou região.
    * Práxis: prática.

     
    http://www.pedagogia.com.br/historia/grego3.php

  • Paideia (em grego antigo: παιδεία) é a denominação do sistema de educação e formação ética da Grécia Antiga, que incluía temas como ginástica, gramática, retórica, música, matemática, geografia, história natural e filosofia, objetivando a formação de um cidadão perfeito e completo, capaz de liderar e ser liderado e desempenhar um papel positivo na sociedade. O conceito surgiu nos tempos homéricos e permaneceu em sua essência inalterado ao longo dos séculos, embora variando suas formas de aplicação e as disciplinas envolvidas, e continua a interessar muitos educadores e pensadores contemporâneos.

  • Questão anulada pela banca! 


ID
1812325
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma teoria de aprendizagem é uma tentativa de interpretar e sistematizar a área do conhecimento da aprendizagem e representa o ponto de vista de um pesquisador que, ao construir sua teoria, indica o que é e como funciona o processo de construção da aprendizagem.

Nesse contexto, assinale a alternativa que APRESENTA teorias de aprendizagem. 

Alternativas
Comentários
  • Comportamentalismo- A idéia principal do comportamentalismo é de que a aprendizagem ocorre como uma mudança de comportamento. São estudadas as respostas dadas pelo sujeito aos estímulos fornecidos pelo ambiente externo, não levando em consideração o que ocorre em sua mente durante o processo de aprendizagem.  Cognicismo- O cognitivismo enfatiza exatamente aquilo que é ignorado pela visão behaviorista: a cognição, o ato de conhecer , ou seja, como o ser humano conhece o mundo. Na perspectiva dos teóricos humanistas o ser humano independentemente das circunstâncias que o envolvem possui a capacidade inata de assumir o controlo da sua vida e de promover o seu próprio desenvolvimento por meio de das capacidades exclusivamente humanas de escolha, criatividade e auto-realização.

    http://www.uniriotec.br/~pimentel/disciplinas/ie2/infoeduc/aprcomportamentalismo.html

    http://www.profala.com/artpsico85.htm

    http://grupo1supervisao2008.wdfiles.com/local--files/forum:thread/Teoria%20Humanista

     

     

  • Behavorismo = Comportamentalismo


ID
1812328
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Avalie as afirmações relativas ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e marque com (V) as afirmações verdadeiras e com (F) as falsas.

( ) O Plano de Desenvolvimento da Educação está sustentado em seis pilares: visão sistêmica da educação, territorialidade, desenvolvimento, regime de colaboração, responsabilização e mobilização social.

( ) O Plano de Desenvolvimento da Educação foi lançado em abril de 2007 e constitui um plano coletivo de médio e de longo prazo, sistêmico, cujo objetivo é melhorar a qualidade da educação no País, com foco prioritário na educação básica.

( ) Para o sucesso do Plano de Desenvolvimento da Educação, é necessário o engajamento da sociedade civil, pais, alunos, professores e dirigentes em iniciativas que ampliem as condições de permanência e efetiva aprendizagem do aluno na escola.

( ) As modalidades de ensino que foram contempladas com ações do Plano de Desenvolvimento da Educação são: educação de jovens e adultos, educação especial, e educação tecnológica e formação profissional.

( ) O Plano de Desenvolvimento da Educação sistematiza várias ações na busca de uma educação equitativa e de boa qualidade e se organiza em torno de quatro eixos norteadores: educação básica, educação superior, educação especial e alfabetização.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • Última assertiva - O Plano de Desenvolvimento da Educação sistematiza várias ações na busca de uma educação equitativa e de boa qualidade e se organiza em torno de quatro eixos norteadores: educação básica, educação superior, educação especial e alfabetização. Errada. O correto seria educação profissionalizante,

  • Os quatro eixos norteadores do PDE são: Educação básica, Educação Superior, Diversidade e Alfabetização.

  • Os quatro eixos norteadores do PDE são: Educação básica, Educação Superior, Educação Profissional e Alfabetização. p. 15 do PDE.


ID
1812331
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia a metáfora “Currículo do nadador", de Jacques Busquet (1974 apud PEREIRA, 1999, p. 112), ao descrever o “curso de preparação de nadadores":

Imagine uma escola de natação que se dedica um ano a ensinar anatomia e fisiologia da natação, psicologia do nadador, química da água e formação dos oceanos, custos unitários das piscinas por usuário, sociologia da natação (natação e classes sociais), antropologia da natação (o homem e a água) e, ainda, a história mundial da natação, dos egípcios aos nossos dias. Tudo isso, evidentemente, à base de cursos enciclopédicos, muitos livros, além de giz e quadro-negro, porém sem água. Em uma segunda etapa, os alunos-nadadores seriam levados a observar, durante outros vários meses, nadadores experientes; depois dessa sólida preparação, seriam lançados ao mar, em águas bem profundas, em um dia de temporal (PEREIRA, 1999, p. 112). 

Estabeleça a relação entre a metáfora acima e a concepção tecnicista que permeou o processo de formação de docente e marque as afirmações verdadeiras com (V) e as falsas com (F).

( ) A formação de professores fundamentada na concepção tecnicista caracteriza-se pela mobilização de diferentes técnicas, pois o conhecimento não se adquire somente olhando ou contemplando a prática de outro profissional, mas refletindo.

( ) A formação de professores é marcada pela racionalidade técnica, a partir da qual o conceito de prática passa a ser entendido como desenvolvimento de habilidades instrumentais para o exercício da docência.

( ) O processo de formação docente fundamentada na concepção tecnicista visa primordialmente à integração do saber e o fazer.

( ) A formação de professores pautada na concepção tecnicista ora se caracterizou pelo desenvolvimento de habilidades instrumentais, ora pela repetição de modelos descontextualizados.

( ) No processo de formação docente, a concepção tecnicista está fundamentada na repetição de modelos enfatizando a relação teoria e prática.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo

Alternativas
Comentários
  • Alternatica certa: Letra e)

  • TECNICISMO:

       - A formação de professores é marcada pela racionalidade técnica, a partir da qual o conceito de prática passa a ser entendido como desenvolvimento de habilidades instrumentais para o exercício da docência. 

       - A formação de professores pautada na concepção tecnicista ora se caracterizou pelo desenvolvimento de habilidades instrumentais, ora pela repetição de modelos descontextualizados. 

  • Letra C está correta.

  • Pedagogia Tecnicista: Surge à sombra do progressivismo ganhando autonomia na década de 60 inspirada no behaviorismo, abordagem comportamental de ensino estímulo resposta ela tem caráter instrumental, racional, meios e técnicas mais eficazes o professor é administrador e executor do planejamento.


ID
1812334
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Alfabetização Científica considera a necessidade de todos possuírem um mínimo de conhecimentos científicos e habilidades para exercerem seus direitos na sociedade moderna. Gerard Fourez (1994) em suas pesquisas destaca que uma pessoa alfabetizada cientificamente e tecnologicamente terá a habilidade de utilizar os conceitos científicos e seus desdobramentos nas mais diferentes esferas de sua vida, é capaz de integrar valores, e sabe tomar decisões responsáveis no dia a dia.

Considerando o desenvolvimento dessa habilidade anunciada pelo autor é inaceitável ensinar as ciências de maneira?

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima. 

Alternativas
Comentários
  •  b)

    Exclusivamente teórica que as mostre sem vínculo com a possibilidade de realizações na vida cotidiana


ID
1812337
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Vasconcellos (2004), o plano de aula “corresponde ao nível de maior detalhamento e objetividade do processo de planejamento didático" (p.148).

Dessa forma, o autor destaca que ao realizar o seu plano de aula o professor deverá considerar _________________________________________________ .

Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima. 

Alternativas
Comentários
  • Ao fazer um plano de aulas é necessário que o docente faça uma análise da realidade social do aluno, projeção das finalidades daquela aula ( objetivos) e quais serão as formas de mediação.

  • Projeção de finalidades???

  • Por que não `C´?

  • Conforme Vasconcellos, existem três dimensões básicas que precisam ser consideradas no planejamento: a realidade, a finalidade e o plano de ação. O plano de ação pode ser fruto da tensão entre a realidade e a finalidade ou o desejo da equipe.

  • Tbm fiquei com essa dúvida, Caio Daniel.

  • De acordo com Celso Vasconcelos o planejamento é um termômetro vivo para a comunidade escolar para saber se o trabalho planejado esta atingindo seus objetivos políticos e pedagógicos.

    Assim pode-se destacar três dimensões básicas segundo ele:

    Realidade: Tema, assunto contexto, proposta;

    Finalidade: Objetivos, formas de mediação metodologia ;

    Plano de ação: Fruto da realidade e das tensões, desejos da equipe.


ID
1812343
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores para a educação básica em nível superior, em cursos de licenciatura; especialmente o artigo 13 dessa resolução define que a carga horária desses cursos, será efetivada mediante a integralização de, no mínimo?

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 13

    § 1º Os cursos de que trata o caput terão, no mínimo, 3.200 (três mil e duzentas) horas de efetivo trabalho acadêmico, em cursos com duração de, no mínimo, 8 (oito) semestres ou 4 (quatro) anos, compreendendo:

    I - 400 (quatrocentas) horas de prática como componente curricular, distribuídas ao longo do processo formativo;

    II - 400 (quatrocentas) horas dedicadas ao estágio supervisionado, na área de formação e atuação na educação básica, contemplando também outras áreas específicas, se for o caso, conforme o projeto de curso da instituição;

    III - pelo menos 2.200 (duas mil e duzentas) horas dedicadas às atividades formativas estruturadas pelos núcleos definidos nos incisos I e II do artigo 12 desta Resolução, conforme o projeto de curso da instituição;

    IV - 200 (duzentas) horas de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes, conforme núcleo definido no inciso III do artigo 12 desta Resolução, por meio da iniciação científica, da iniciação à docência, da extensão e da monitoria, entre outras, consoante o projeto de curso da instituição


ID
1812349
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Vasconcellos (2004), na educação escolar pode-se realizar planejamentos em diferentes níveis de abrangência. Considerando as características dos diferentes níveis de planejamento associe a coluna da direita com a da esquerda.

(1) Planejamento do Sistema de Educação

(2) Planejamento da Escola

(3) Planejamento Curricular

(4) Planejamento setorial 

( ) Expressa a aprendizagem desenvolvida na escola por determinado período e apresenta caráter interdisciplinar.

( ) Refere-se estritamente ao aspecto didático.

( ) É realizado em âmbito nacional, estadual e municipal.

( ) Representa a proposta de experiências de aprendizagem oferecidas pela escolar.

( ) Compõe-se de marco referencial, diagnóstico e programação.

( ) É o plano dos níveis intermediários ou dos serviços no interior da escola. 

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Falta a descrição dos itens (5) e (6) no ENUNCIADO !!!!!!!


ID
1812352
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A prática escolar está sujeita a diferentes concepções pedagógicas que delineiam modos de desenvolver metodologias e estratégias de ensino. Cada concepção indica maneiras de compreender as relações entre sujeitos e sociedade, constituindo pressupostos de aprendizagem e posições docentes. Podemos destacar duas tendências pedagógicas que, no decorrer da história da educação, contribuíram para a construção de práticas docentes.

Assinale a alternativa que apresentam CORRETAMENTE essas duas tendências. 

Alternativas
Comentários
  • Tendências Liberais:                                                                                Tendências Progressistas:

    Tradicionais;                                                                                             Libertadora;

    Renovadas: progressivistas e não diretivas                                                 Libertertária;

    tecnicistas                                                                                                Critico-social dos contéudos 

     

  • letra C


ID
1812355
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação constitui tarefa complexa que não se resume à realização de provas e atribuição de notas. Nessa perspectiva autores como Haydt (2000), Sant'anna (2001), Luckesi (2002) caracterizam três modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa. Em relação às modalidades de avaliação associe corretamente a coluna da direita com a coluna da esquerda.

 (1) Diagnóstica

(2) Formativa

(3) Somativa

( ) Provoca o distanciamento dos autores que participam do processo ensino e aprendizagem.

( ) Identifica as aptidões iniciais, necessidades e interesses dos estudantes com o objetivo de determinar os conteúdos e as estratégias de ensino mais adequadas.

( ) Constitui uma importante fonte de informações para o atendimento às diferenças culturais, sociais e psicológicas dos alunos.

( ) Fundamenta-se na verificação do desempenho dos alunos, perante os objetivos de ensino previamente estabelecidos no planejamento.

( ) Realizada durante o processo de ensino e aprendizagem, com a finalidade de melhorar as aprendizagens em curso, por meio de um processo de regulação permanente.

( ) Subsidia o planejamento e permite estabelecer o nível de necessidades iniciais para a realização de um planejamento adequado.

( ) Possibilita localizar as dificuldades encontradas no processo de assimilação e produção do conhecimento. 

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  •  (1) Diagnóstica 

    (2) Formativa 

    (3) Somativa

    ( ) Provoca o distanciamento dos autores que participam do processo ensino e aprendizagem.  SOMATIVA

    ( ) Identifica as aptidões iniciais, necessidades e interesses dos estudantes com o objetivo de determinar os conteúdos e as estratégias de ensino mais adequadas. DIAGNÓSTICA

    ( ) Constitui uma importante fonte de informações para o atendimento às diferenças culturais, sociais e psicológicas dos alunos. FORMATIVA

    ( ) Fundamenta-se na verificação do desempenho dos alunos, perante os objetivos de ensino previamente estabelecidos no planejamento. SOMATIVA

    ( ) Realizada durante o processo de ensino e aprendizagem, com a finalidade de melhorar as aprendizagens em curso, por meio de um processo de regulação permanente. FORMATIVA

    ( ) Subsidia o planejamento e permite estabelecer o nível de necessidades iniciais para a realização de um planejamento adequado. DIAGNÓSTICA

    ( ) Possibilita localizar as dificuldades encontradas no processo de assimilação e produção do conhecimento. FORMATIVA


  • Diagnóstica

    FUNÇÃO: Diagnosticar

    PROPÓSITO: Verificar, detectar

    QUANDO: Início da aula ou módulo

    Formativa

    FUNÇÃO: Controlar

    PROPÓSITO: Constatar. Fornecer

    QUANDO: Durante o processo

    Somativa

    FUNÇÃO: Classificar

    PROPÓSITO: Classificar

    QUANDO: Ao final / início de um período letivo ou unidade de ensino


ID
1812358
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme o artigo 6 º da Lei, 11892/08, “Os Institutos Federais têm por finalidades e características: ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional".

Lucília Machado (2008, p. 09) enfatiza que “a Educação Profissional e Tecnológica está sendo convocada não somente para atender às novas configurações do mundo do trabalho, mas também para contribuir com a elevação da escolaridade dos trabalhadores e trabalhadoras em geral.".

Considerando o que determina o artigo 6º da lei 11892/08 e o que enfatiza Machado (2008) sobre o docente da educação profissional e tecnológica, marque as afirmações verdadeiras com (V) e as falsas com (F). 

( ) Atualizar-se na sua área de formação específica e pedagógica, compreendendo o mundo do trabalho e as redes de relações que envolvem as modalidades, níveis e instâncias educacionais, bem como o conhecimento da sua profissão, de suas técnicas, bases tecnológicas e valores do trabalho.

( ) Ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica.

( ) Ministrar no ensino médio, integrando os conhecimentos científicos, tecnológicos, sociais e humanísticos e os conhecimentos e habilidades.

( ) Desenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação com as necessidades acadêmicas.

( ) Ministrar em cursos superiores de bacharelado, engenharia e tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento.

( ) Ministrar em cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • É Verdadeiro dizer que Atualizar-se na sua área de formação específica e pedagógica, compreendendo o mundo do trabalho e as redes de relações que envolvem as modalidades, níveis e instâncias educacionais, bem como o conhecimento da sua profissão, de suas técnicas, bases tecnológicas e valores do trabalho.

    É Verdadeiro Ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica.
    É Falso Ministrar no ensino médio, integrando os conhecimentos científicos, tecnológicos, sociais e humanísticos e os conhecimentos e habilidades.
    É FalsoDesenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação com as necessidades acadêmicas.

    É Verdadeiro ,Ministrar em cursos superiores de bacharelado, engenharia e tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento.

    É Verdadeiro Ministrar em cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica.

     

    NAO TEM ERRO, É FIXAR OS ARTIGOS DA LEI E ENTENDER

  • O certo seria:

    Competências e habilidades.

    Finalidades e caracterísitcas.

  • Art. 6o  Os Institutos Federais têm por finalidades e características:

    I - ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional;

    II - desenvolver a educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais;

    III - promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infra-estrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão;

    IV - orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificados com base no mapeamento das potencialidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural no âmbito de atuação do Instituto Federal;

    V - constituir-se em centro de excelência na oferta do ensino de ciências, em geral, e de ciências aplicadas, em particular, estimulando o desenvolvimento de espírito crítico, voltado à investigação empírica;

    VI - qualificar-se como centro de referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização pedagógica aos docentes das redes públicas de ensino;

    VII - desenvolver programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica;

    VIII - realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico;

    IX - promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais, notadamente as voltadas à preservação do meio ambiente.

  • Questão confusa, pois no enuciado deixa explícito o que preconiza no Art. 6 ( Finalidades e Características dos IF) e nas alternativas, insere os objetivos que estão no Artigo 7. 

  • ESTA QUESTAO DEVERIA TER SIDO ANULADA, ESTA ERRADA. NO ARTIGO 6 ONDE ESTÃO AS FINALIDADES NÃO CONSTA Ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica. O QUE A QUESTÃO EMPREGA COMO VERDADEIRO

  • Alguém poderia dar uma explicação plausível desta questão baseada na Lei? Eu não consegui entender qual a análise a ser feita para responder...

  • Achei sacanagem essa questão. Pois todas as dicas sobre diferenças entre finalidades e objetivos não servem para praticamente nada nesta questão. Sempre disseram que a palavra "Ministrar" está associada aos objetivos, mas neste caso dos quatro itens onde ela aparece temos 3 deles certos e um único errado. O truque neste questão está na revista http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/rev_brasileira.pdf onde a autora faz vários adendos.

  • Essa questão não se baseou apenas na lei. Vejam o enunciado: Considerando o que determina o artigo 6º da lei 11892/08 e o que enfatiza Machado (2008) sobre o docente da educação profissional e tecnológica. Foi necessário saber, também, a opinião de Machado sobre o assunto.

  • Questão poderia ser facilmente anulada. Porque a dar brechas de interpretações diferentes. Se  é pedido sobre o artigo 6 deveria apenas retratar as finalidades e características do IFs.


ID
1812361
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

André (2006) em seu texto “Pesquisa, formação e prática docente", ressalta a importância do espírito investigativo na formação inicial do docente. A autora afirma ser relevante durante o processo formativo que o futuro professor “aprenda a observar, a formular questões e hipóteses e a selecionar instrumentos e dados que o ajudem a elucidar seus problemas e a encontrar caminhos alternativos na sua prática docente" (ANDRÉ, 2006, p. 59). Acerca da pesquisa na formação docente, marque as afirmações verdadeiras com (V) e as falsas com (F).

( ) A atividade de pesquisa na formação inicial tem significado quando possibilita aos futuros docentes investigar, indagar, questionar e produzir explicações sobre o ensino como prática social.

( ) A pesquisa no processo formativo possibilita extrapolar as balizas colocadas pelas concepções tradicional e técnica, possibilitando ao futuro professor que não seja mero consumidor de conhecimentos fragmentados.

( ) A formação pela pesquisa permite ao futuro professor tomar consciência da fragilidade do conhecimento, perceber incertezas e conflitos teóricos e as disputas de poder que envolvem a educação.

( ) A disciplina Metodologia da Pesquisa apresenta os fundamentos teóricos necessários para desenvolver, no futuro professor, atitude crítico-investigativa, capacitando-o a se organizar perante os desafios escolares.

( ) A pesquisa nos cursos de formação de professores tem um importante papel: o de desenvolver uma atitude vigilante e investigativa que o possibilite a tomar decisões sobre o que fazer e como fazer diante dos desafios escolares e sociais.

( ) A articulação ensino e pesquisa na formação docente ocorre quando os docentes dos cursos de formação inserem nos programas de suas disciplinas temas que tratam sobre os diferentes tipos de pesquisa.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ( V ) A atividade de pesquisa na formação inicial tem significado quando possibilita aos futuros docentes investigar, indagar, questionar e produzir explicações sobre o ensino como prática social.

    (V ) A pesquisa no processo formativo possibilita extrapolar as balizas colocadas pelas concepções tradicional e técnica, possibilitando ao futuro professor que não seja mero consumidor de conhecimentos fragmentados.

    (V ) A formação pela pesquisa permite ao futuro professor tomar consciência da fragilidade do conhecimento, perceber incertezas e conflitos teóricos e as disputas de poder que envolvem a educação.

    ( F) A disciplina Metodologia da Pesquisa apresenta os fundamentos teóricos necessários para desenvolver, no futuro professor, atitude crítico-investigativa, capacitando-o a se organizar perante os desafios escolares. como o próprio nome indica: ensina métodos de pesquisas.

    ( V) A pesquisa nos cursos de formação de professores tem um importante papel: o de desenvolver uma atitude vigilante e investigativa que o possibilite a tomar decisões sobre o que fazer e como fazer diante dos desafios escolares e sociais.

    ( F) A articulação ensino e pesquisa na formação docente ocorre quando os docentes dos cursos de formação inserem nos programas de suas disciplinas temas que tratam sobre os diferentes tipos de pesquisa.


ID
1812364
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Oliveira (2006, p. 01), “para a compreensão da gestão democrática como direito de participação, precisamos, antes, entender a escola como uma instituição social que, de acordo com a nossa legislação, tem como função primeira a formação de cidadãos para participar conscientemente da sociedade em que vivem". Acerca da gestão democrática, marque as afirmações verdadeiras com (V) e as falsas com (F).

( ) Gestão democrática e Projeto Político Pedagógico constituem temas intrinsecamente ligados e complexos, portanto é pela gestão democrática que se constrói um projeto pedagógico participativo.

( ) A Gestão Democrática só é passível de concretização na escola quando ela se organiza por meio das Instâncias Colegiais que são respaldadas pelo Projeto Político Pedagógico.

( ) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9394/96, constitui a primeira lei a estabelecer a Gestão Democrática na educação brasileira.

( ) No processo de gestão escolar as instâncias colegiadas colaboram para o aprimoramento do processo educativo, isto é, participam colaborativamente no objetivo principal da escola: o processo de ensino e aprendizagem.

( ) Para a organização da gestão escolar, na perspectiva da gestão democrática, é necessário que todos os autores da comunidade escolar conheçam criticamente os processos avaliativos internos e externos que envolvem a educação escolar.

( ) A gestão colegiada permite à comunidade participar da gestão democrática escolar, pois pode solicitar, por meio de conselhos escolares, melhorias na área pedagógica, financeira e administrativa da escola.

( ) A comunidade vivencia a gestão democrática de forma plena quando participa da eleição da direção escola.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • A CF/88 estabelece no artigo 206 os princípios sobre os quais o ensino deve ser ministrado. Dentre eles, destaca-se a gestão democrática do ensino público, na forma da lei. Cabe, no entanto, aos sistemas de ensino, definirem as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: a) participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; b) participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes

  • Letra E

    .

    O direito à participação na gestão do ensino 

    A Constituição Federal de 1988 declara que o Brasil é um Estado Democrático de Direito que tem dentre seus fundamentos a cidadania (art.1°, II). No restante do texto constitucional, um conjunto de mecanismos necessários ao exercício dessa cidadania são instituídos, destacando-se, em relação à gestão pública, o chamado direito à participação, a ser regulamentado através de lei (Art.37. §3°. A lei disciplinará as formas de participação do usuário na administração pública direta e indireta, ...).

    Em termos educacionais, a Constituição foi ainda mais explícita e inovou em relação aos textos anteriores ao incluir dentre seus princípios a “gestão democrática do ensino público” (art.206, VII). Estes dispositivos constitucionais abriram espaço para a institucionalização de mecanismos de participação na gestão de escolas e sistemas educacionais. 

    Vale ressaltar que os princípios constitucionais do ensino devem ser lidos e interpretados em sua integralidade, portanto, em termos jurídicos, a gestão democrática é tão importante para a “garantia do padrão de qualidade” quanto a “valorização dos profissionais da educação”, a “gratuidade” e o “pluralismo de idéias e concepções pedagógicas” (CF/88, art.206, incisos VII, V, IV e III, respectivamente).    

    A LDB (Lei n° 9.394/1996) toma para si a atribuição de regulamentar parte dos dispositivos constitucionais, reafirma o princípio da gestão democrática e delega para os sistemas de ensino específicos (nacional, estaduais e municipais) a definição das formas de exercitá-lo (LDB, art.3°, VIII, e art.14). O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n° 8.069/1990), por sua vez, estabelece o direito à liberdade de opinião e expressão e de participação na vida política (art.16, II e VI); além disso, dentre os direitos especiais de crianças e adolescentes assegura “o direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias superiores” (art.53, III) e “o direito de organização e participação em entidades estudantis” (art.53, IV). Também estabelece o direito dos pais ou responsáveis de “ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais” (art.53, parágrafo único). 

    Leia o artigo completo:  http://www.acaoeducativa.org.br/index.php/todas-noticias/943-gestao-demografica

  • CORRETAS

    Gestão democrática e Projeto Político Pedagógico constituem temas intrinsecamente ligados e complexos, portanto é pela gestão democrática que se constrói um projeto pedagógico participativo. 

    A Gestão Democrática só é passível de concretização na escola quando ela se organiza por meio das Instâncias Colegiais que são respaldadas pelo Projeto Político Pedagógico. 

     No processo de gestão escolar as instâncias colegiadas colaboram para o aprimoramento do processo educativo, isto é, participam colaborativamente no objetivo principal da escola: o processo de ensino e aprendizagem. 

    Para a organização da gestão escolar, na perspectiva da gestão democrática, é necessário que todos os autores da comunidade escolar conheçam criticamente os processos avaliativos internos e externos que envolvem a educação escolar. 

    A gestão colegiada permite à comunidade participar da gestão democrática escolar, pois pode solicitar, por meio de conselhos escolares, melhorias na área pedagógica, financeira e administrativa da escola. 
     

    ERRADAS
    A comunidade vivencia a gestão democrática de forma plena quando participa da eleição da direção escola. 

    A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9394/96, constitui a primeira lei a estabelecer a Gestão Democrática na educação brasileira. 
     


ID
1812367
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional de Educação (PNE) é uma lei ordinária aprovada no ano de 2014, com vigência de 10 (dez) anos, prevista pela Constituição Federal. Esse documento estabelece metas a serem cumpridas no campo da educação em seus diferentes âmbitos de formação. Assinale CORRETAMENTE a alternativa que indica uma das metas do PNE.

Alternativas
Comentários
  • a)  E - Não é Educação Básica, o correto é Ensino Superior. (Meta 13)

    b) C

    c) E - Não é em toda rede, o correto em 50% da rede. (Mea11)

    d) E - Não é 05 anos, o correto é 06 anos.(Meta 02)

    e) E - Não é até o quinto ano, o correto é até o terceiro ano.(Meta 5) 

  • Lei 13.005/2014 - Plano Nacional de Educação - PNE

    A) ERRADA - Meta 13: elevar a qualidade da educação superior e ampliar a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior para 75% (setenta e cinco por cento), sendo, do total, no mínimo, 35% (trinta e cinco por cento) doutores.

    B) CORRETA - Meta 18: assegurar, no prazo de 2 (dois) anos, a existência de planos de Carreira para os (as) profissionais da educação básica e superior pública de todos os sistemas de ensino e, para o plano de Carreira dos (as) profissionais da educação básica pública, tomar como referência o piso salarial nacional profissional, definido em lei federal, nos termos do inciso VII do art. 206 da Constituição Federal.

    C) ERRADA - Meta 10: triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% (cinquenta por cento) da expansão no segmento público.

    D) ERRADA - Meta 2: universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE.

    E) ERRADA - Meta 5: alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.


ID
1812370
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em uma avaliação considerada formativa e emancipadora, a gestão escolar e a prática docente devem estar articuladas para que essa modalidade de avaliação possa se efetivar.

Assinale a alternativa CORRETA que expressa essas características:

Alternativas
Comentários
  • O Erro da letra E "Diálogo entre todos os representantes da gestão da escola, reflexão da prática pedagógica dos professores pelo supervisor escolar, transparência nos processos institucionais, prática diária de avaliação." Está na  reflexão da prática pedagógica dos professores pelo SUPERVISOR escolar,quando deveri ser pelo professor

     


ID
1812376
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Planejar significa estabelecer objetivos bastante amplos, descobrir a realidade social concreta, observar recursos disponíveis (humanos, materiais e financeiros), determinar uma metodologia (prática) viável e que unifique os diferentes recursos, estabelecer um tempo mínimo e máximo para a execução das etapas e viabilizar itens, que permitam a efetivação desse plano inicial" (TOSI, 2006, p.85).

Ao realizar um planejamento, o professor deve pensar e estruturar um conjunto de objetivos e conteúdos que devem ser trabalhados no decorrer do período previsto no planejamento.

Assinale CORRETAMENTE a alternativa que indica quais conteúdos podem ser delineados no planejamento.

Alternativas
Comentários
  • 1. Conteúdo Factual - Como se Aprende? 
    FATOS, telefones, datas comemorativas, nomes... Uso da memória, exercitar e repetir várias vezes. 

    2. Conteúdo Procedimental - Como se Aprende? 
    PROCEDIMENTOS, dirigir carro, cozinhar, grafia de letras... FREQUÊNCIA, receber ajuda daquele que sabe. 

    3. Conteúdo Conceitual - Como se Aprende? 
    CONCEITOS, Sistema Alfabético; Fotossíntese; Divisão;CONSTRUÇÃO PESSOAL, Pensar, comparar, compreender, estabelecer relações. 

    4. Conteúdo Atitudinal - Como Aprende? 
    ATITUDE, responsabilidade, hábito de leitura, solidariedade, coerência, vivenciar situações que representam valores. 

     

    http://escolameirelles.blogspot.com.br/2011/08/tipos-de-conteudos.html

     

    Gabarito:A

  • Diretamente relacionados aos objetivos da educação estão os conteúdos de aprendizagem. Coll (1986) os agrupa em conteúdos conceituais – fatos, conceitos e princípios – procedimentais – procedimentos, técnicas e métodos – ou atitudinais – valores, atitudes e normas.

  • Além de TOSI (2006), ZABALA (1998) fala sobre estes conteúdos quando aborda "o ensino segundo as características tipológicas dos conteúdos" (ZABALA, 1998, p. 79) em um de seus livros.

    ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.  


ID
1812379
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os estudos sobre aprendizagem mostram que existem várias teorias que tentam definir o que é aprendizagem e como ela acontece. A teoria é uma tentativa de sistematizar uma área do conhecimento, de explicar e de resolver problemas. Entre essas teorias podemos citar o empirismo. Abaixo são apresentadas características relacionadas ao empirismo, leia atentamente cada uma delas, verificando a sua veracidade.

1. O conhecimento é produzido através da experiência, ou seja, o que conhecemos vem dos objetos com que entramos em contato.

2. Recompensas e punições são fundamentais no processo de aprendizagem.

3. O conhecimento é produzido porque cada pessoa possui capacidades inatas de aprender.

4. Aprendizagem é entendida como modificação do comportamento.

Assinale a alternativa que apresenta somente as características CORRETAS. 

Alternativas
Comentários
  • ÚNICA ERRADA: O conhecimento é produzido porque cada pessoa possui capacidades inatas de aprender. 

     

    O principal defensor do empirismo foi John Locke que afirma,  ao nascermos, somos como uma folha em branco. São, então, os sentidos responsáveis pelo preenchimento dessa folha!


ID
1812382
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Toda instituição escolar possui uma estrutura de organização interna, geralmente prevista no regimento escolar ou em legislação específica estadual ou municipal. O termo 'estrutura' tem aqui o sentido de ordenamento e disposição de setores e funções que asseguram o funcionamento de um todo – no caso, a escola. Essa estrutura é com frequência representada graficamente em um organograma — desenho que reflete as inter-relações entre os vários setores e funções de uma organização e serviço. Evidentemente, a forma de desenho reflete a concepção de organização e gestão, com base na legislação dos estados e municípios ou na própria concepção dos integrantes da escola, quando contam com o poder de formular suas próprias formas de gestão"

(LIBÂNEO Et all, 2012, p.463).

Na perspectiva de uma gestão escolar democrática, analise as afirmativas que seguem.

I. A gestão democrática valoriza a participação da comunidade escolar nas tomadas de decisões.

II. As responsabilidades e capacidades individuais são prioridades para a construção dos projetos e planejamentos institucionais.

III. Tem como princípio básico para o alcance dos objetivos o diálogo, o respeito pelas diferentes posições, apostando na construção coletiva de seus processos.

IV. O gestor domina as informações e tem como prerrogativa estabelecer propostas e definir os melhores caminhos para a construção dos objetivos e da tomada de decisões.

V. A formação continuada para o desenvolvimento pessoal e profissional dos integrantes da comunidade escolar é princípio de uma gestão democrática.

Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os pressupostos coerentes com uma gestão democrática. 

Alternativas
Comentários
  • I. A gestão democrática valoriza a participação da comunidade escolar nas tomadas de decisões. CORRETO

    II. As responsabilidades e capacidades individuais são prioridades para a construção dos projetos e planejamentos institucionais. ERRADO (responsabilidades e capacidades coletivas, não individuais)

    III. Tem como princípio básico para o alcance dos objetivos o diálogo, o respeito pelas diferentes posições, apostando na construção coletiva de seus processos. CORRETO

    IV. O gestor domina as informações e tem como prerrogativa estabelecer propostas e definir os melhores caminhos para a construção dos objetivos e da tomada de decisões. ERRADO (Não é o gestor que define os melhores caminhos, eles são construídos coletivamente, com a participação da comunidade escolar)

    V. A formação continuada para o desenvolvimento pessoal e profissional dos integrantes da comunidade escolar é princípio de uma gestão democrática. CORRETO
     

    Estão corretas as afirmativas I, III e V

    Gabarito letra B


ID
1812385
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O conceito central da teoria de David Ausebel é o da aprendizagem significativa, que se caracteriza pela interação entre conhecimentos específicos e relevantes da estrutura cognitiva e as novas informações. Ausebel vê o armazenamento de informações como sendo altamente organizado

PORQUE

forma uma espécie de hierarquia conceitual na qual aspectos mais específicos do conhecimento articulam-se com outras ideias e conceitos mais gerais modificando a estrutura cognitiva.

A respeito dessas proposições assinale a alternativa CORRETA

Alternativas
Comentários
  • O conceito central da teoria de David Ausebel é o da aprendizagem significativa, que se caracteriza pela interação entre conhecimentos específicos e relevantes da estrutura cognitiva e as novas informações. Ausebel vê o armazenamento de informações como sendo altamente organizado 

    PORQUE forma uma espécie de hierarquia conceitual na qual aspectos mais específicos do conhecimento articulam-se com outras ideias e conceitos mais gerais modificando a estrutura cognitiva.


    D As duas proposições são verdadeiras e a segunda é a complementação correta da primeira.


ID
1812388
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as afirmações abaixo.

I. Os processos mentais superiores têm origem em processos sociais; o desenvolvimento cognitivo do ser humano não pode ser entendido sem referência ao meio social.

II. A aprendizagem significante ocorre quando a matéria de ensino é percebida pelo aluno como fundamental para seus próprios objetivos.

III. Tudo no comportamento parte da ação. Até mesmo a percepção é uma atividade e a imagem mental é uma imitação interior do objeto.

IV. Não leva em consideração o que ocorre na mente do indivíduo durante o processo de aprendizagem. O que interessa é o comportamento observável.

Cada uma das afirmativas corresponde à concepção de aprendizagem de um teórico da educação.

Assinale a alternativa em que a sequência dos nomes dos teóricos está de acordo com as assertivas, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • Aprendizagem significante = Rogers

    Aprendizagem significativa = Ausubel

  •  

    Vygotsky, Rogers, Piaget, Skinner

  • IV. Não leva em consideração o que ocorre na mente do indivíduo durante o processo de aprendizagem. O que interessa é o comportamento observável. (errado)

    Skinner não teorizou isso, o que ocorre na "mente" do sujeito é visto como um evento privado. Inclusive, ele discorre sobre como esse eventos privados/ encobertos são construído no âmago social.

    A visão passada pelo item IV é pejorativa sobre a teoria do referido autor.

  • "Preguiça Concurseira", concordo. Apesar de ter acertado, achei muito estranha essa alternativa IV.

  • primeira vez que ouço falar dessa aprendizagem significante em relação a ROGERS.só falta essas bancas perguntarem qual era o papel higienico preferido dos teoricos.


ID
1812391
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Em sua contestação das subjetividades modernas, as teorias pós-críticas não apontam nenhum telos perfeccionista, salvacionista ou progressista. Elas não supõem uma exegese pela qual buscariam a interpretação mais coincidente como o sujeito 'real'. Não constituem uma doutrina geral sobre o que é 'bom ser', nem um corpo de princípios imutáveis do que é 'certo fazer'. Tampouco normatizam as condutas humanas, escorando-as em verdades seguras ou em fundamentos racionais" (CORAZZA, 2002, p.56).

Assinale a alternativa que MELHOR caracteriza uma concepção de currículo a partir das teorias pós-criticas em Educação. 

Alternativas
Comentários
  • LETRA A : correta

    LETRA B: Teoria Crítica

    LETRA C: Teoria Tradicional

    LETRA D: Teoria Crítica 

    LETRA E: Teoria Crítica

  • Os temas centrais para os teóricos pós-críticos são:

    identidade, alteridade, diferença, subjetividade, significação e discurso, cultura, saber, reprodução,gênero, raça, etnia, sexualidade, multicuturalismo, diferença, pós-estruturalismo.

    #PartiuPosse!

  • A teoria pós crítica de currículo envolvem relação de gênero, identidade, verdade, alteridade, multiculturalismo, subjetividade. E a tentativa de dar voz ao excluídos, entendido assim como projeto de identidade.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Trafico é considerado hediondo porque o Brasil adota a Teoria da Legalidade para crimes hediondos, assim sendo considerado hediondos todos aqueles presentes na referida lei e não pelo motivo de serem inafiançáveis.

  • Tráfico de drogas não é hediondo (não consta no rol taxativo da lei 8.072/90), mas é um crime equiparado a hediondo.


ID
1812394
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“O professor, como propositor, deverá funcionar como rede de proteção para o salto-mortal que só o aluno, se quiser, pode dar. Por outro lado, não cabe ao professor praticar estratégias de terapização com a classe. Sua tarefa, quando muito, é proporcionar situações mobilizadoras de forças, elas mesmas disruptoras, de modo que seu trabalho ocorra no sentido de desvelar os processos de cognição como situações de conexão e encadeamento de fluxos heterogêneos, os quais devem ser identificados pelos alunos em sua singularidade" (PEREIRA, 2003,p.183).

Considerando a concepção de professor apresentada no texto acima, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso nas afirmativas sobre formação de professor, relacionadas abaixo.

( ) O recurso de exercício da memória dos futuros professores contribui para que identifiquem suas marcas docentes a partir de suas experiências, formando e transformando suas possibilidades de práticas pedagógicas.

( ) O conhecimento de estratégias de aprendizagem é primordial para a formação de docentes nos cursos de licenciatura, pois possibilitam maior segurança na hora de realizar o planejamento.

( ) Definir o perfil profissional docente é base para o trabalho de formação, porém não é definidor, pois as múltiplas identidades dos sujeitos participantes do processo constroem e reconstroem suas experiências e práticas.

( ) O domínio e a repetição de métodos, técnicas e lógicas didáticas contribuirão para que os futuros professores tornem-se agentes de transformação e inovação nas práticas pedagógicas.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • han??? essa nao entendi...pq o segundo esta errado?


  • ( V) O recurso de exercício da memória dos futuros professores contribui para que identifiquem suas marcas docentes a partir de suas experiências, formando e transformando suas possibilidades de práticas pedagógicas. 

    ( F) O conhecimento de estratégias de aprendizagem é primordial para a formação de docentes nos cursos de licenciatura, pois possibilitam maior segurança na hora de realizar o planejamento. 

    ( V) Definir o perfil profissional docente é base para o trabalho de formação, porém não é definidor, pois as múltiplas identidades dos sujeitos participantes do processo constroem e reconstroem suas experiências e práticas.

    ( F) O domínio e a repetição de métodos, técnicas e lógicas didáticas contribuirão para que os futuros professores tornem-se agentes de transformação e inovação nas práticas pedagógicas. 

    GAB. E

  • Letra D correta

    Referente a assertiva ( F) O conhecimento de estratégias de aprendizagem é primordial para a formação de docentes nos cursos de licenciatura, pois possibilitam maior segurança na hora de realizar o planejamento. 

    De acordo com Libâneo: a formação de professores abrange duas dimensões:

    Formação teórico científica: formação acadêmica nas disciplinas em o docente vai especializar-se ou seja, conteúdos de acordo com à preparação curso de pedagogia conteúdos referentes à este curso ex: filosofia, sociologia, história da educação...

    Formação técnico prática: ou seja, a preparação profissional específica de acordo com o curso de docência.

    Ainda segundo esse autor, a formação profissional é a indissociabilidade entre a teoria e a prática vinculadas a realidade, dessa forma quando centraliza o conhecimento estratégico a assertiva fica errada tendo em vista que apenas isso não é o suficiente para que se tenha uma aprendizagem significativa.


ID
1812397
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“A pedagogia tem efeitos disciplinares sobre a conduta humana e sobre os modos como pensamos, falamos e atuamos em relação a questões educacionais. Tem efeitos disciplinares sobre os modos como os indivíduos veem a si próprios e sobre os modos como agem sobre si mesmos, bem como sobre os modos como significam o mundo e as relações sociais e nelas interferem. A pedagogia está implicada na produção e na fabricação de seres humanos exercendo uma forma de governo aqui entendido como 'conduta da conduta' […] uma maneira de dirigir a conduta dos indivíduos e da população […] de modo a atingir fins úteis"

(GARCIA, 2002, p.23).

Analisando o excerto acima, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
3041665
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme o estabelecido pela Lei nº 8112/90, associe as colunas.


I. Reversão

II. Readaptação

III. Reintegração

IV. Recondução

V. Remoção

VI. Redistribuição


( ) É o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

( ) É o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder.

( ) É o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado.

( ) É a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial.

( ) É o retorno à atividade de servidor aposentado.

( ) É a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção médica.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    L8112


    V - Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.


    VI - Art. 37. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC,  observados os seguintes preceitos


    IV - Art. 29. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de


    III - Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.


    I - Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado


    II - Art. 24. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • Sabendo somente a alternativa I-Reversão  é possível acertar a questão.

  • Acerte a última opção e vá sem medo hehehe.

  • Só acerte a última :-)
  • Banca pequena já dá mole pra candidato.

  • Só lembrei do meu professor falando da reVersao (do V de Viagra) para fazer associação com aposentado. Hahahaha

    Dai foi fácil ver que a opção era a letra C. 

  • Gabarito: C

    Questão massa para relembrar TODAS!

  • ASSERTIVA C

    MACETES:

    I, II, III e IV - São PROVIMENTOS:

    I - reVersão - VELHO - reingresso;

    II - reaDaptação - DEFICIENTE - horizontal; (PS: ESPÉCIE DE VACÂNCIA, também);

    III - reinTegração - TUDO DE VOLTA (sentença judicial);reingresso;

    IV - reCondução - COITADO - reingresso.

    V e VI - São VACÂNCIAS:

    V - reMoção - DESLOCAMENTO DO SERVIDOR - MESMO QUADRO ;

    VI - redistribuiÇÃO - DESLOCAMENTO DE CARGO EFETIVO - mesmo QUADRO GERAL - OUTRO ÓRGÃO ou ENTIDADE - MESMO PODER.

     

  • Que maravila de questão..

    Matou as questões na primeira assertiva

  • c) V, VI, IV, III, I, II

     

     

    Bizu

     

    Eu APROVEITO o disponível

     

     

    Eu REINTEGRO o demitido

     

     

    Eu READAPTO o incapacitado

     

     

    Eu REVERTO o aposentado

     

     

    Eu RECONDUZO o inabilitado e o ocupante do cargo do reintegrado

     

     

    Eu REDISTRIBUIU o cargo de provimento efetivo

  • Quanto ao deslocamento do servidor essas aulas irão ajudar muito:
    Aula 1 Remoção:
    https://youtu.be/Fy02KH8_UEE
    Aula 2 Redistribuição
    https://youtu.be/VAG1Z_eUh-E
    Aula 3 Substituição
    https://youtu.be/L4stCF4duX0

  • V, VI, IV, III, I, II

  • Não precisa perder muito tempo

    ReMOÇÃo: deslocamento da moça, da servidora.

    Mate a questão com isso... Próxima!?

  • GABARITO: C

    Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Art. 37. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC,   observados os seguintes preceitos:

    Art. 29. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de: I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; II - reintegração do anterior ocupante.

    Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

     Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou II - no interesse da administração, desde que: a) tenha solicitado a reversão; b) a aposentadoria tenha sido voluntária; c) estável quando na atividade; d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação; e) haja cargo vago.  

    Art. 24. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção que relaciona adequadamente as colunas. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos. Vejamos:

    I. Reversão

    II. Readaptação

    III. Reintegração

    IV. Recondução

    V. Remoção

    VI. Redistribuição

    (V)- Art. 36, Lei 8.112/90. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    (VI)- Art. 37, Lei 8.112/90. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos:

    (IV)- Art. 29, Lei 8.112/90. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante.

    Parágrafo único. Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.

    (III)- Art. 28, Lei 8.112/90. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    § 1º Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

    § 2º Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.

    (I)- Art. 25, Lei 8.112/90. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    § 2º O tempo em que o servidor estiver em exercício será considerado para concessão da aposentadoria.     

    (II)- Art. 24, Lei 8.112/90. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    Assim:

    C. V, VI, IV, III, I, II.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.