SóProvas



Prova IFB - 2017 - IFB - Professor - Informática


ID
2314060
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base nas afirmativas acerca da Administração Pública Federal, marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A Administração Pública Direta e Indireta deve considerar na prática dos atos administrativos os princípios da legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
( ) O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença penal condenatória.
( ) Se um servidor público estável tiver seu cargo extinto, ficará em disponibilidade e terá garantida remuneração até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
( ) Como condição para a aquisição da estabilidade, o servidor público poderá ter que se submeter a avaliação de desempenho.
( ) Sem prejuízo da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa acarretarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A.

     

    (F) CF/88 - Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

     

    (F) CF/88 - Art. 41. § 1º O servidor público estável só perderá o cargo: I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

     

    (V) CF/88 - Art. 41. § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

     

    (F) CF/88 - Art. 41. § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

     

    (V) CF/88 - Art. 37. § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

  • olha esse MNEMÔNICO legal que aprendi aqui no QC:

    para adquirir eStabilidade= avaliação eSpecial

     

    o que seria de mim sem a ajuda dos coleguinhas...;)

  • Apesar da ótima explicação do André, ainda tive dúvidas, uma vez que a segunda afirmativa é muito vaga, ou seja, ela não está restringindo se precisa ou não ser transitada em julgado, assim poderia ser aplicado o Art. 92 do Código Penal que diz:

    "Art. 92 - São também efeitos da condenação:
    I - a perda de cargo, função pública ou mandato eletivo:
    a) quando aplicada pena privativa de liberdade por tempo igual ou superior a um ano, nos crimes praticados com abuso de poder ou violação de dever para com a Administração Pública;
    b) quando for aplicada pena privativa de liberdade por tempo superior a 4 (quatro) anos nos demais casos.
    II - a incapacidade para o exercício do pátrio poder, tutela ou curatela, nos crimes dolosos, sujeitos à pena de reclusão, cometidos contra filho, tutelado ou curatelado;
    III - a inabilitação para dirigir veículo, quando utilizado como meio para a prática de crime doloso.”

    Segundo Cezar Roberto Bitencourt (BITENCOURT, Cezar Roberto. Código Penal Comentado. Editora Saraiva. 2ª edição. 2004, p. 306.), trilhando este entendimento, assinala que:

    “1.1.2. Correlação entre crime e atividade exercida

    A perda deve restringir-se somente àquele cargo, função ou atividade no exercício do qual praticou o abuso, porque a interdição pressupõe que a ação criminosa tenha sido realizada com abuso de poder ou violação de dever que lhe é inerente”.

    Ainda sim, tem-se com o mesmo pensar, Luiz Regis Prado(PRADO, Luiz Regis. Comentários ao Código Penal. Editora Revista dos Tribunais. 2002. p. 322) evidencia o seguinte precedente do TJ/SP:

    “A perda de cargo público, por violação de dever inerente a ela, necessita ser por crime cometido no exercício dessa função, valendo-se o acusado do cargo para a prática do crime. Vale dizer, deve ser condenado por crime funcional (TJ/SP - AC - rel. Márcio Bonilha - RT 572/297).”

    Em síntese, para ambas as citações, são perceptíveis que no caso da “Sentença Penal Condenatória”, sem entrar nos méritos do transitado em julgado, permanecendo genérico como descreve a questão, caberia o artigo 92, que diz sobre a possibilidade do Servidor Público estável, perder o cargo. Não havendo assim, nenhuma alternativa que se verifique uma sequência para a questão de V ou F.

    Realmente fiquei com dúvidas nesta questão.

  • a questão tá ambígua, tá muito ruim.

    Mas dá para fazer observando as afirmativas (I) e (IV) como flagrantemente falsas.

  • Isso aí não foi anulada não !? O item três tá no mínimo ambíguo Questão horrível
  • Redação péssima da questão.

  • Questão horrível, pulem para próxima!

  • GABARITO: A

    a) A Administração Pública Direta e Indireta deve considerar na prática dos atos administrativos os princípios da legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. IMPESSOALIDADE

    b) O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença penal condenatória. TRANSITADA EM JULGADO, DENTRE OUTROS CASOS.

    c) Se um servidor público estável tiver seu cargo extinto, ficará em disponibilidade e terá garantida remuneração até seu adequado aproveitamento em outro cargo. CORRETA

    d) Como condição para a aquisição da estabilidade, o servidor público poderá ter que se submeter a avaliação de desempenho. NÃO PODERÁ, DEVERÁ.

    e) Sem prejuízo da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa acarretarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário. CORRETA

  • Na primeira existe dois erros. Pois a adm não deve considerar, mas sim obedecer os princípios

  • No último item não há necessidade de aplicação cumulativa das sanções:

    "Art. 12. Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato:" 

  • A questão aborda a Administração Pública Federal e solicita que o candidato identifique se as afirmativas são verdadeiras ou falsas. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    (F) A Administração Pública Direta e Indireta deve considerar na prática dos atos administrativos os princípios da legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
    Falsa. Conforme estabelece o art. 37, caput, da Constituição Federal, a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

    (F) O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença penal condenatória.
    Falsa. O art. 41, § 1º, da Constituição Federal estabelece que o servidor público, mesmo depois de adquirir a estabilidade, pode perder o cargo em virtude de avaliação periódica de desempenho, processo administrativo em que se assegure ampla defesa ou sentença judicial transitada em julgado. Também existe a hipótese de exoneração para corte de gastos prevista no art. 169 da Constituição Federal.. Também existe a hipótese de exoneração para corte de gastos prevista no art. 169 da Constituição Federal.

    (V) Se um servidor público estável tiver seu cargo extinto, ficará em disponibilidade e terá garantida remuneração até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
    Verdadeira. Nos termos do art. 41, § 3º, da Constituição Federal, "Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo".
        
    (F) Como condição para a aquisição da estabilidade, o servidor público poderá ter que se submeter a avaliação de desempenho.
    Falsa. O art, 41, §4º, da Constituição Federal indica que "Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade".

    (V) Sem prejuízo da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa acarretarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário.
    Verdadeira. A assertiva está em consonância com o disposto no art. 37, §4º, da Constituição Federal: "Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível".

    Gabarito do Professor: A
  • Olha lá, já vão os coleguinhas defenderem o indefensável.

    Amigos, digo neste sentido, em razao de que na omissão da avaliaçao, está nao impedirá do servidor adquirir a sua estabilidade. Logo, dizer "podera" em troca de "deverá" não a torna a alternativa incorreta.

  • GABARITO - A

    (F) A Administração Pública Direta e Indireta deve considerar na prática dos atos administrativos os princípios da legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

    L egalidade

    I mpessoalidade

    M oralidade

    P ublicidade

    E ficiência

    (F) O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença penal condenatória.

    Art. 41 - § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

    (V) Se um servidor público estável tiver seu cargo extinto, ficará em disponibilidade e terá garantida remuneração até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

    (F) Como condição para a aquisição da estabilidade, o servidor público poderá ter que se submeter a avaliação de desempenho.

    Art. 41 - § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.  

    (V) Sem prejuízo da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa acarretarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário.


ID
2314063
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Pode-se afirmar, a partir da Lei nº 8112/90:

Alternativas
Comentários
  • E o que dizer sobre este parágrafo?

     

    "§ 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)"

  • A - ACADIPRORE >>>> bizu do prof. Evandro do ALFACON

    B- EXONERADO.

    C - exclua a palavra ''condenatória''.

    D- CORRETO.

    E - READAPTAÇÃO.

     

  • questao passa a ideia de que so com a aprovação no estagio probatorio que o servidor podera exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação.

    isso esta errado como o nosso amigo Alysson relatou em seu comentario!

  • Questão incorreta! Servidor no estágio probatório já pode exercer cargo em comissão...

  • ARTIGO 20, § 3°  DA LEI 8.112/90

     

    O SERVIDOR EM ESTÁGIO PROBATÓRIO PODERÁ EXERCER QUAISQUER CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO OU FUNÇÕES DE DIREÇÃO, CHEFIA OU ASSESSORAMENTO NO ÓRGÃO OU ENTIDADE DE LOTAÇÃO, 

     

    E SOMENTE PODERÁ SER CEDIDO A OUTRO ÓRGÃO OU ENTIDADE PARA OCUPAR CARGOS DE NATURESA ESPECIAL, CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO DO GRUPO-DIREÇÃO E ASSESSORAMENTO SUPERIORES- DAS, DE NÍVESI 4, 5 E 6

  • Observações: Na questão 02, pede-se para afirmar a partir da Lei 8.112/90, que segundo o gabarito oficial, a questão correta seria a letra “D”, na qual informa o seguinte: “Com a aprovação no estágio probatório, o servidor poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação”. No que se refere o sentido dessa afirmativa, o termo “Com”, dá ideia de ser uma condição para o Servidor exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, ser aprovado no estágio probatório. No entanto, no §3º do artigo 20, da referida lei(Lei 8112/90), o servidor poderá exercer e ocupar o que se refere a questão, mesmo não tendo concluído o Estágio Probatório, como citado abaixo:

    Art. 20. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório... durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo...

    § 3º O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    No entanto, sobre o Estágio Probatório e aquisição da Estabilidade, atualmente, tem entendido o STJ e o STF em suas decisões que para ambos, deve ser de 3(três) anos ou 36(trinta e seis) meses, a fim de coincidir com o período necessário para aquisição da estabilidade, conforme decisão do STF, através do Agravo de Instrumento nº 754.802/2011, que diz o seguinte:

    "Os institutos da estabilidade e do estágio probatório estão necessariamente vinculados, de modo que se lhes aplica o prazo comum de 3 anos. AI 754.802/2011".

    Nesta questão também é perceptível, a ausência de uma afirmativa a partir da Lei nº 8.112/90, como é solicitado no enunciado da questão. Por tanto, não havendo outra questão correta, caso seja entendido a partir do agravo supracitado, o Gabarito deverá ser alterado para a alternativa “A” ou, este agravo não sendo reconhecido, solicitei que fosse anulado a questão. Foi indeferido...

     

  • Continuo a ver que está errada, no entanto, o motivo do indeferimento do recurso abaixo foi:

    Resposta:
    Prezado Candidato,
    Seu recurso foi recebido, porém indeferido pelos motivos que seguem:
    - É necessário o efetivo exercício do servidor para que seja submetido à avaliação.
    - Art. 20 - § 2º O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.
    - A sentença judicial que acarreta a perda do cargo é a sentença penal condenatória, e não qualquer sentença.
    - A assertiva mantém previsão expressa na Lei 8112. Art. 20. Ao servidor em estágio probatório, também é reservado o exercício.
    - Art. 30. O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.
    Att.
    Banca Examinadora

  • Verdade, pois o servidor que apenas tomar posse e não entrar em exercício, não terá como ser avaliado.

    Agora discordo do gabarito ser a letra D, pois para exercer os cargos citados no item não é necessário aprovação no estágio probatório,  mas apenas estar no tal estágio. A restrição só é cabível em caso de o servidor ser cedido.

  • também discordo da D, porque pode exercer cargo em comissão ou chefia mesmo em estágio probatório

     

  • Duas alternativas na minha humilde opinião conferem como certas, sendo a letra A e a C as mais prováveis, pois:

    Na atternativa a, diz:

    Alternativa a) A partir da posse do servidor, ele está sujeito ao estágio probatório de trinta e seis meses, período durante o qual será avaliada sua aptidão e capacidade.

    Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores: (Vide EMC nº 19)

    Sabe-se que de 24 meses se passou agora para 36 meses, portanto 3 anos.

      Alternativa C) O servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado.

      Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    A alternativa marcada como correta, a letra "D", é a menos certa, pois:

      § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes

    E logo na letra D, diz:

    "Com a aprovação no estágio probatório, o servidor poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação."

    Ou seja, a opção considerada certa inverte o sentido literal do artigo, porque não precisa de aprovação em estágio preobatório para ocupar cargos de função de confiança, durante o o estáfio probatório já é concedida tral prerrogativa.

     

     

  • foi a minha visão tambem já que a letra A e C tambem estão corretas

  • Apesar do entendimento consolidado do STF e STJ sobre o prazo de 36 meses, creio q a questão limitou-se apenas no que diz a lei no seu art. 20, embora esteja desatualizado:

    Art. 20. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo.

  • Banca IFB! Estamos esperando a resposta......... o gabarito está obviamente incorreto.

    "§ 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)"

    Reportar abuso

  • Esta questão está errada, pois o servidor não precisa ser estável para ocupar cargo em comissão, chefia ou assessoramento em órgão ou entidade de lotação. 

  • gabarito está D

    eu acho que seria C

  • ta loko, o concurseiro se mata de estudar e vem uma banquinha dessa e quer enfiar essa resposta pela guela. E ainda mais n se pronuncia, n muda gabarito. Mt nehnehenehem dessas banca fulera

  • Passível de anulacao!

    O artigo 20 da lei 8.112/90 paragrafo 3° estabele:

    " O SERVIDOR EM ESTAGIO PROBATORIO PODERA EXERCER QUAISQUER CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSAO OU FUNÇÕES DE DIRECAO, CHEFIA OU ASSESSORAMENTO NO ORGÃO OU ENTIDADE DE LOTACAO ....

  • (Peço vênia para a nosso amigo(a) DD Dan para copiar parte da resposta dada pela banca..)

     

    Assertiva C) O servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado.

    Resposta da banca - A sentença judicial que acarreta a perda do cargo é a sentença penal condenatória, e não qualquer sentença.

    LEI 8112/90, Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    Minha indignação: Em qual momento a Lei, no artigo supracitado, está se referindo a sentença judicial específica ?

  • Concordo. Gabarito errado! Aguardar a confirmação do gabarito final.

     

  • Que danado de questão é essa! afffffffffff

  • O servidor enquanto em ESTÁGIO PROBATÓRIO, em regra, pode exercer qualquer cargo em comissão ou função de direção, chefia ou assessoramento no ÓRGÃO ou ENTIDADE em que TRABALHA ou em outro órgão para os cargos de níveis mais elevados (nível 6, 5 e 4). PORÉM para exercer cargo em comissão em OUTRO ÓRGÃO ou ENTIDADE em qualquer outro nível, é necessário já ser ESTÁVEL

  • A inconsistência da letra "A" está no período do Estágio Probatório que, de acordo com a Lei 8.112, será de 24 meses. Ne verdade, o prazo de 3 anos está na CF e não na respectiva lei. Desta forma percebemos que a quatão é categórica ao dispor "a partir da Lei nº 8112/90".!!!!

  • ⇫ questão nojenta ⇧ 〴⋋_⋌〵

    ✍ Marquei C pelos seguintes motivos:

    C) O servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado.

    A LETRA C está "+ CORRETA", visto que a QUESTÃO NÃO RESTRINGIU, ou seja, não usou "SOMENTE", ele perde sim o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado, além de outras sentenças judiciais transitadas em julgado.

    D) Com a aprovação no estágio probatório, o servidor poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação.

    VEJA que a LETRA D ESCREVE O CONTRÁRIO DO QUE ESTÁ NA LEI quanto ao exercício de certos cargos e funções, enquanto a lei diz explicitamente que podem ser exercidos por servidores durante o estágio probatório.

    "§ 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

     ಠ╭╮ಠ

  • Prestei esse concurso. O mais difícil que já vi. Foda demais!

  • caberia muitos recursos! questão anulada!

  • a) E. No estágio probatório são avaliados cinco fatores. Para lembrar de cada um deles use o mneumônico: P-A-D-R-I:
    1 - Produvidade
    2 - Assiduidade
    3 - Disciplina
    4 - Responsabilidade
    5 - Capacidade de Iniciativa.
    Cuidado: Na Lei 8.112/1990 segundo o artigo 20 o prazo é de 24 meses, enquanto o STF entende que o prazo é de 36 meses.
    b) E. Será exonerado assim como o servidor que não entra em exercício no prazo legal.
    c) E. Nos termos da Lei 8.112/1990 não há a palavra 'condenatória' e sim sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar.
    d) E. C Artigo 20 §3º.
    e) E. O nome disso é readaptação e não aproveitamento.

  • ignorem esse lixo de questão... 

    pelo criterio da letra D, as alternativas A e C também estão corretas... 

  • Ué DDan, pela resposta da banca o gabarito seria C!!

  • Correta Letra C. 

     

    Letra D totalmente errada, uma vez que durante o EP poderá exercer cargos em comissão , função de direção , chefia , assessoramento no órgão ou entidade onde está lotado. Não precisa de aprovação no estágio probatório para exercer tais cargos .

     

    Banca LIXOOO

  •  a)  A partir do EXERCÍCIO do servidor, ele está sujeito ao estágio probatório de trinta e seis meses, período durante o qual será avaliada sua aptidão e capacidade.

  • Acredito que a assertiva C esteja incompleta porque o servidor pode ser demitido também via processo administrativo disciplinar.
  • A- Com o exercício, o servidor estará sujeito e estagio probatório de 24 MESES porque a questão diz pra usar como base a lei 8112/90 e não outras

    B - o servidor não aprovado em estagio probaatório será EXONERADO!!

    C-não é senteça condenatoria é senteça judicial

    D - O SERVIDOR PODE EXERCER QUAIS DESSES CARGOS COM A APROVAÇÃO OU DURANTE O ESTAGIO PROBATORIO ELE NÃO LIMITOU NA QUESTÃO( PEGADINHA)

    E- é READAPTAÇÃO

  • O ESTÁGIO PROBATÓRIO TEERÁ DURAÇÃO DE 36 MESES (3 ANO), E NÃO DE 24 MESES.....CUIDADO COM AS INFORMAÇÕES POSTADAS...PODE PREJUDICAR ALGUÉM.

  • Golpe baixo

  • A banca ou quem concorde com a mesma poderá fazer qualquer tipo de malabarismo exegético possível para tentar justicar a letra D, mas, ao meu ver, isso é impossível, porquanto não há margem para que ocorra nenhum tipo de interpretação senão a pura e simples gramatical/literal.

    At. 20"§ 3o "O servidor EM (durante) ESTÁGIO PROBATÓRIO poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação". Em outras palavras, NÃO É NECESSÁRIO CONCLUI-LO!

  •  

            § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.

     

     

    Este é o inciso.

  • Típica questão "burra" e mal elaborada que tenta induzir o candidato ao erro, e certamente produzida por quem não entende a legislação! 

  • Boa sorte aos que estão se dedicando aos estudos.

    A) O estágio probatório conta a partir do exercício e não da posse;

    B) O servidor não aprovado no estágio probatório será EXONERADO e não demitido (demissão é punissão no serviço público);

    C) O servidor perde a estabilidade por meio de sentença judicial transitada em julgado ou PAD (não existe condenatória)

    D) certa. 8112 - o servidor em estágio probatório pode exercer qualquer cargo (a questão está confusa, mas não fala que só com a aprovação, com a aprovação ele também pode exercer) Acredito que seria possível anular, mas não tenho certeza.

    E) Trata de READAPTAÇÂO e não de aproveitamento.

     

  • Questão mal elaborada! Cabe recurso!

    Na letra C, apesar de estar incompleta, o servidor também pode vir a perder o cargo por sentença judicial condenatória transitado em julgado. 

    A D está errada, pois pela literalidade da Lei "O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes," E o entendimento da alternativa o servidor, para assumir cargo em comissão, TEM que ser aprovado em estágio probatório

     

     

  • A alternativa D diz que eu só posso ter um cargo comissionado após garantir a estabilidade e isso não é verdade. Aff! Cacete! 

  • Questao horrorosa! 

  • Vá pro inferno o examinador desta banca safada!

  • o servidor perderá o cargo em virtude de sentença condenatória transitada em julgado
    em virtude de sentença condenatória transitada em julgado, o servidor perderá o cargo
    perderá o cargo, em virtude de sentença condenatória transitada em julgado, o servidor

     

     

  • Questão hiper confusa...!!! E errônea...

  • ALTERNATIVA CORRETA DADA PELA BANCA: D !

    .

    A questão deveria ter sido anulada! BANCA LIXO!

    .

    A alternativa C está correta, haja vista que, se o servidor for condenado em sentença transitada em julgado, ele perderá o cargo. A alternativa não diz que ele APENAS perderá o cargo se houver sentença transitada em julgado, ela apenas diz que nessa hipótese ele perderá o cargo. 

    .

    LEI 8112/90, Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    .

    A resposta da banca aos recursos foi que a sentença que acarreta a perda do cargo é a penal condenatória e não qualquer sentença.

    .

    Questionamento: Em que parte da literalidade do artigo há a determinação de que a sentença que gera a perda do cargo seja a penal condenatória?

    .

    Alternativa D totalmente errada, uma vez que, durante o estágio probatório, o servidor poderá exercer cargos em comissão, função de direção, chefia, assessoramento no órgão ou entidade onde está lotado. Não precisa de aprovação no estágio probatório para exercer tais cargos .

     

  • questão totalmente errada

  • questão certa é a letra "C"

  • QCONCURSOS, favor excluir esta questão, que é no mínimo estranha e mal formulada.

  • Essa questao se nao foi anulada, deveria. Esta mal formulada, há duplas respostas, embora incompletas. E o gabarito correto jamais pode ser "D".

  • QUERO INFORMAR QUE UM SERVIDOR EM ESTAGIO PROBATORIO PODE ASSUMIR CARGO EM COMISSAO NAO HA VEDACAO QUANTO A ISSO

  • A letra D está incorreta, pois de acordo com a lei, no art. 20, §3º, diz que o servidor em estágio probatório e na alternativa fala, com a aprovação no estágio probatório.... no meu ver a alternativa mais correta seria a letra C, embora na lei não fala em sentença judicial CONDENATÓRIA transitada em julgado, conforme a alternativa, mas somente em sentença judicial transitada em julgado (art. 22 da lei).

  • No meu ponto de vista não temos alternativa correta, pois tem respostas erradas e outras incompletas.

    Não seria o caso de anular?!

  • Teria que ser anulada!

     

    Art. 20 § 3o O servidor EM estágio probatório PODERÁ exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.                    

  • Já é a segunda questão estranha que encontro dessa banca nessa prova. Os examinadores que a fizeram não regulam bem da cabeça. Todas as alternativas foram feitas de modo bobo, idiota, com a finalidade mais de confundir do que selecionar o candidato com maior conhecimento.

     

    Segue o fluxo, vamos para a próxima.

  • antonio,

    eu marquei C.

    mas acho que o erro é:

     servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado.

  • Quanto à alternativa d), talvez a questão seja mais de língua portuguesa do que de direito administrativo. É possível que a banca tenha considerado que não se trata de uma oração adjetiva restritiva ("somente com a aprovação em estágio probatório será possível exercer cargo em comissão), mas sim uma oração com a ordem inversa, o que obriga o uso da vírgula no início da oração. Assim, é possível o exercício de cargo em comissão depois de ter sido aprovado no estágio probatório, bem como é possível o exercício de cargo em comissão antes de ter sido aprovado em estágio probatório.

  • É impressão minha, ou as questões mais confusas não são comentadas pelos professores do QCONCURSOS? Alô, QCONCURSOS, nós pagamos assinatura!

  • É a partir da entrada em exercício, que ocorre num prazo máximo de 15 dias após a posse.

  • Nossa, vc estuda estuda e estuda pra depois ver uma questão dessa e errar por devaneio de banca

  • Acredito que essa questão deve ter sido anulada, pois a alternativa C não está errada apesar de não haver menção ao PAD e apenas a setença condenátoria transitada em julgado.

  • O GABARITO CORRETO É C

  • O cara estuda que nem um condenado pra ver uma palhaçada dessa banca lixo.

  •  § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.                     (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • Isso não é questão, é a tradução do "pé na bunda" dos candidatos 

  • O Examinador estava em outro mundo nessa hora, ademais, a Lei 8112 fala que são 24 meses, se é a partir do texto da Lei, como a questão pede, é a questão passível de anulação, e se não fosse anulada poderia-se entrar com um mandato de injunção. 

  • Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    C) O servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado. 

    Acredito eu que a intenção da banca foi analizar o senso de atenção para com os candidatos, fiquei pasmo tbm com esta questão... Marquei a Letra C, mas olhe o que encontrei à respeito de tal.... Somente esta palavrinha " ESTÁVEL "

  • Banca lixo, resposta certa ITEM C: 

     

    § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.                     (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • A - Errada, pois:

    Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo,

    B - Errada, pois:

      § 2  O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.

    C - Errada, pois:

      Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    D - Certa, pois:

    § 3  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes

    Depois de aprovado no estágio probatório, ele poderá exercer qualquer tipo de cargo, sem a necessidade de ser exclusivamente no seu órgão.

    E - Errada, pois:

    Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • Banca maluca!

  • Questão confusa sou servidor federal e já vivi isso na PRATICA, antes de concluir o meu estágio probatório já no 1 ano de trabalho eu tive uma função gratificada (FG) fui chefe do setor que eu trabalhava durante todo o resto do meu estágio probatório. Inclusive eu tinha subordinados dentro da minha chefia que também estavam em estágio probatório então nessa época eu estava sendo avaliado mais também eu tinha que avaliar o estágio dos meus subordinados ! A forma como eles apresentaram essa questão induziu o erro de muitos.

  • Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:  

    I - assiduidade;

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa;

    IV - produtividade;

    V- responsabilidade.          

    § 1 4 (quatro) meses antes de findo o período do estágio probatório, será submetida à homologação da autoridade competente a avaliação do desempenho do servidor, realizada por comissão constituída para essa finalidade, de acordo com o que dispuser a lei ou o regulamento da respectiva carreira ou cargo, sem prejuízo da continuidade de apuração dos fatores enumerados nos incisos I a V do caput deste artigo.        

    § 2  O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.

    § 3  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.          

    § 4  Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal.           

    § 5  O estágio probatório ficará suspenso durante as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 83, 84, § 1, 86 e 96, bem assim na hipótese de participação em curso de formação, e será retomado a partir do término do impedimento.     

  • A questão aborda a Lei 8.112/90. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    Alternativa "a": Errada. Quando a Constituição Federal foi promulgada, estabelecia, em seu texto original, que os servidores adquiriam estabilidade após dois anos de efetivo exercício. A Lei 8.112/90, em seu art. 20, com a intenção de regulamentar o dispositivo constitucional indicou que o prazo de 2 anos (vinte e quatro meses) receberia o nome de "estágio probatório". Ocorre que, com o advento da Emenda Constitucional 19/98, o prazo de exercício no cargo para que o servidor efetivo adquira a estabilidade passou a ser de três anos. Ressalte-se que o início da contagem do tempo de estágio probatório ocorre com o início do exercício e não com a posse.

    Alternativa "b": Errada. Conforme estabelece o art. 20, § 2o, da Lei 8.112/90, o servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29 da mesma lei.

    Alternativa "c": Errada. O art. 22 da Lei 8.112/90 dispõe que "O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa".
    Por oportuno, cabe destacar que as hipóteses indicadas acima não são as únicas de perda do cargo. O art. 41, § 1º, da Constituição Federal estabelece que o servidor público, mesmo depois de adquirir a estabilidade, pode perder o cargo em virtude de avaliação periódica de desempenho, processo administrativo em que se assegure ampla defesa ou sentença judicial transitada em julgado. Também existe a hipótese de exoneração para corte de gastos prevista no art. 169 da Constituição Federal.

    Alternativa "d": Correta. Nos termos do art. 20, § 3o, da Lei 8.112/90, "O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes".  

    Alternativa "e": Errada. O art. 24, caput, da Lei 8.112/90 estabelece que  "Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica".

    Gabarito do Professor: D

  • caberia recurso

  • Achei q seria a A pq o estágio probatório é realmente 36 meses ou seja 3 anos.

  • Na minha concepção seria a alternativa C... tá muito complicado seguir assim...

  • D) Com a aprovação no estágio probatório, o servidor poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação. Mt estranha ser essa correta porque não precisa ser aprovado no estágio Probatório pra exercer cargos em comissão, direção, chefia...

  • O servidor não está sujeito ao estágio probatório, ele é obrigado a passar por ele. Esse é o erro da letra A.

  • o erro da A esta em dizer que o estagio probatório inicia-se a partir da posse. sendo que, o correto é A PARTIR DO EXERCICIO:

    Art. 20. AO ENTRAR EM EXERCÍCIO, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a ESTÁGIO PROBATÓRIO por período de 36 MESES

  • Pessoal, a questão está muito mal redigida! No entanto, a D realmente está correta.

    A regra é que o servidor em E.P exerce qualquer CC no seu órgão e, em órgão diferente, apenas se for DAS 4,5 ou 6.

    Eu lembrei disso e mesmo assim errei a questão porque pensei: "para o órgão de lotação, não é necessário esperar acabar o EP pra poder assumir qualquer CC".

    .

    Porém, "com a aprovação do E.P" é o mesmo que "após o E.P". Reflitam:

    Antes de terminar o E.P pode assumir qualquer CC no seu órgão? Sim!

    Após o E.P pode assumir qualquer CC no seu órgão? Sim!

  • Pedro Henrique, acredito que alternativa C esteja errada porque o cargo não é comissionado, e sim efetivo. Além disso, o servidor estará submetido ao cargo prestado o concurso, e não "qualquer" um.

  • Alternativa D não está mal formulada, está totalmente errada!

    Ela diz que é "dentro do órgão ou entidade de lotação"!

    O servidor em estágio probatório PODE SIM exercer cargo em comissão ou função gratificada dentro do órgão de lotação!

    Parem de ficar fazendo ilações sobre as assertivas quando elas estão notoriamente erradas!

    Questão que poderia ser anulada!

  • A professora escreveu nada com nada na explicação dela sobre a alternativa D.

    Dá pra ver que ela não tá nem aí para o que os usuários do site estão aprendendo.

  • A letra D está errada porque o servidor não precisa ser aprovado no estágio probatório para poder assumir função de confiança, ou seja, cargo ou função comissionado de direção, chefia e acessoramento.

    A alternativa correta seria a C, pois o servidor poderá perder o cargo por SJTJ, PAD e má desempenho.


ID
2314066
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com relação à estrutura organizacional dos Institutos Federais, prevista na Lei nº 11.892/08, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item D

     

    A) Art. 13. Os campi serão dirigidos por Diretores-Gerais ..

    B) Art 11§ 2° A reitoria, como órgão de administração central, poderá ser instalada em espaço físico distinto de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que previsto em seu estatuto e aprovado pelo Ministério da Educação.

    C) Docentes

    D) Correto. Art. 9° Cada Instituto Federal é organizado em estrutura multicampi, com proposta orçamentária anual identificada para cada campus e a reitoria, exceto no que diz respeito a pessoal, encargos sociais e benefícios aos servidores.

    E) Colégio de Dirigentes  (Consultivo)
    Conselho Superior (Consultivo e Deliberativo)

     

  • Art. 12. da Lei nº 11.892/08

    Os Reitores serão nomeados pelo Presidente da República, para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade escolar do respectivo Instituto Federal, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnico-administrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente. 

    § 1º Poderão candidatar-se ao cargo de Reitor os docentes pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e que atendam a, pelo menos, um dos seguintes requisitos: 
    I - possuir o título de doutor; ou 
    II - estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior. 
    § 2º O mandato de Reitor extingue-se pelo decurso do prazo ou, antes desse prazo, pela aposentadoria, voluntária ou compulsória, pela renúncia e pela destituição ou vacância do cargo. 

  • não entendi o erro da A. Quem adm o IF ñ é o reitor?

  • Questão D 

    Não há instituto federal com um só campus, a sua estrutura é multicampi, ou seja, constituída por um conjunto de unidades. Cada campus, independente do endereço ou data de criação da instituição que lhe deu origem, possui as mesmas atribuições e prerrogativas, condição que não pode servir a uma atuação não sistêmica, mas ao contrário, a medida do trabalho da instituição – ou o cumprimentos de objetivos e metas  é o resultado do todo. 

  • A letra E não está errada, ambos são consultivos sim, no entanto, o Conselho Superior é também deliberativo.

  • A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior

  • Para que a letra E esteja totalmente errada,deveria está imposta na questão "apenas consultiva" .Sabendo que ambas são classificadas como consultiva.

  • Resposta: Letra D

    a) A administração do Instituto Federal é do Reitor.

    Errado - Art. 13, Lei nº 11.892/08 -  Os campi serão dirigidos por Diretores-Gerais, nomeados pelo Reitor para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade do respectivo campus, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnico-administrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente. 

    b) A Reitoria do Instituto Federal deve ser instalada em local distinto dos seus campi, na capital do estado.

    Errado – Art. 11, § 2º, Lei nº 11.892/08 -  A reitoria, como órgão de administração central, poderá ser instalada em espaço físico distinto de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que previsto em seu estatuto e aprovado pelo Ministério da Educação.

    c) Poderá se candidatar ao cargo de Reitor do Instituto Federal qualquer um dos servidores estáveis da autarquia que tenha pelo menos cinco anos de efetivo exercício e que possua o título de doutor.

    Errado – Art, 12, § 1º, Lei nº 11.892/08 - Poderão candidatar-se ao cargo de Reitor os docentes pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e que atendam a, pelo menos, um dos seguintes requisitos: I - possuir o título de doutor; ou II - estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior.

    d) O Instituto Federal é organizado multicampi, sendo que, no que diz respeito a pessoal, encargos sociais e benefícios dos servidores, a proposta orçamentária anual não é identificada por campus.

    Correto – Art. 9º, Lei nº 11.892/08 - Cada Instituto Federal é organizado em estrutura multicampi, com proposta orçamentária anual identificada para cada campus e a reitoria, exceto no que diz respeito a pessoal, encargos sociais e benefícios aos servidores.

    e) O Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior são órgãos consultivos do Reitor.

    Errado – Art. 10, §2º, Lei nº 11.892/08 - O Colégio de Dirigentes, de caráter consultivo, será composto pelo Reitor, pelos Pró-Reitores e pelo Diretor-Geral de cada um dos campi que integram o Instituto Federal.

    Art. 10, §3º, Lei nº 11.892/08 - O Conselho Superior, de caráter consultivo e deliberativo, será composto por representantes dos docentes, dos estudantes, dos servidores técnico-administrativos, dos egressos da instituição, da sociedade civil, do Ministério da Educação e do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal, assegurando-se a representação paritária dos segmentos que compõem a comunidade acadêmica.

  • Típica questão na qual a banca estabelece como correta de acordo com sua vontade...

  • Que questãozinha sacana hein!

  • A adm dos IFF's é realizada pelo Colégio de Dirigentes e Conselho Superior. A PRESIDÊNCIA de ambos é realizada pelo Reitor!  > Para não confundir! 

  • Estela Nunes

    "A letra E não está errada, ambos são consultivos sim, no entanto, o Conselho Superior é também deliberativo."

     

    até ai tudo certo, mas os dois não são em função do reitor, conselho superior, seria dos representantes... caso eu esteja errado, me corrija.

  • QUESTÃO MALVADA DEMAIS;...

  • Na primeira tentativa, eu errei também, porque as respostas demandam profundo conhecimento do aparato legal. Para ajudar, seguem os dispositivos relacionados a cada item da questão.

    (a) Art. 10. A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior. 

    (b) Art. 11/ § 2o A reitoria, como órgão de administração central, poderá ser instalada em espaço físico distinto de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que previsto em seu estatuto e aprovado pelo Ministério da Educação.

    (c) Art. 12. Os Reitores serão nomeados pelo Presidente da República, para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade escolar do respectivo Instituto Federal, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnicoadministrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente.  (Regulamento)

    § 1o Poderão candidatar-se ao cargo de Reitor os docentes pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e que atendam a, pelo menos, um dos seguintes requisitos:

    I - possuir o título de doutor; ou

    II - estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior.

    (d) Art. 9o Cada Instituto Federal é organizado em estrutura multicampi, com proposta orçamentária anual identificada para cada campus e a reitoria, exceto no que diz respeito a pessoal, encargos sociais e benefícios aos servidores.

    (e) Art. 10. A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior.

    § 1o As presidências do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior serão exercidas pelo Reitor do Instituto Federal.

    § 2o O Colégio de Dirigentes, de caráter consultivo, será composto pelo Reitor, pelos Pró-Reitores e pelo DiretorGeral de cada um dos campi que integram o Instituto Federal.

    § 3o O Conselho Superior, de caráter consultivo e deliberativo, será composto por representantes dos docentes, dos estudantes, dos servidores técnico-administrativos, dos egressos da instituição, da sociedade civil, do Ministério da Educação e do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal, assegurando-se a representação paritária dos segmentos que compõem a comunidade acadêmica.

    § 4o O estatuto do Instituto Federal disporá sobre a estruturação, as competências e as normas de funcionamento do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior.


ID
2314069
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base na Lei nº 11.892/08, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item D

     

    A) Art 7°, VI, c:  cursos de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento.

    B) Art 7°, VI, a: de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia.

    C) Finalidade,  Art.6°, I.

    D) Corrteto, Art 8° 

    E) Art 6° VI - qualificar-se como centro de referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização pedagógica aos docentes das redes públicas de ensino;

  • Art. 8o  No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7o desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7o.

     

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

     

    VI - ministrar em nível de educação superior: b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

  • Art. 8o No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7o desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7o.

     

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

     

    VI - ministrar em nível de educação superior:  

    a) cursos superiores de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia;

    b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

    c) cursos de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento;

    d) cursos de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização, visando à formação de especialistas nas diferentes áreas do conhecimento; e

    e) cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado, que contribuam para promover o estabelecimento de bases sólidas em educação, ciência e tecnologia, com vistas no processo de geração e inovação tecnológica.

     

     

     

  • a) forma profissionais para os diferentes setores da economia

    b) não existe este objetivo

    c) não existe este objetivo

    d) verdadeira. 50% das vagas aos cursos técnicos integrados

    e) não existe este objetivo

  • Institutos Federais:

    mínimo 50% vagas para ensino médio técnico integrado

    mínimo 20% para cursos de licenciatura + programas de formação pedagógica

  • O Instituto Federal deve garantir no mínimo 50% para o ensino médio PRIORITARIAMENTE  na modalidade integrado

    Não é EXCLUSIVAMENTE integrado, cuidado.

  • Resposta: Letra D

    Art. 8º, Lei nº 11.892/08 -  No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7º desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7º.

     

    50 % - Art. 7º, I, Lei nº 11.892/08 - Ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

    20 % - Art. 7º, VI, b, Lei nº 11.892/08 - VI - Ministrar em nível de educação superior: b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

  • Art. 6º No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, em cada exercício, deverá garantir  o mínimo de 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para a educação profissional técnica de nível médio, e o mínimo de 20% (vinte por cento) das vagas para cursos de licenciatura e/ou programas especiais de formação pedagógica, ressalvado o caso previsto no § 2º do art. 8º da Lei nº. 11.892/2008

    Revisão Publicada no Diário Oficial da União em 24 de março de 2017. Publicado do boletim de serviço edição especial de março de 2017

     

  • Prioritariamente

  • Art. 8 No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7 desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7.

    Art. 7 Observadas as finalidades e características definidas no art. 6 desta Lei, são objetivos dos Institutos Federais:

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

  • Gab: D

  • Art. 8o No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7o desta Lei [...]

    Art. 7o Observadas as finalidades e características definidas no art. 6o desta Lei, são objetivos dos Institutos Federais:

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;


ID
2314072
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que concerne aos níveis e modalidades de educação e ensino, previstos na Lei nº 9394/96, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, e tem duração ideal de dezoito anos. É durante este período de vida escolar que toma-se posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa. Serve também para tomada de consciência sobre o futuro profissional e área do conhecimento que melhor se adapte.

  • A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.

     

    RESPOSTA LETRA C

  • educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Dos 4 aos 17 anos. Educação infantil dos 4 aos 6 anos de idade. Ensino Fundamental duração de 9 anos e Ensino médio duração de, pelo menos, 3 anos.

     

    Art. 22. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. LETRA D

     

    Art. 23. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

     

    § 1º A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais. LETRA C

     

    § 2º O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto nesta Lei. LETRA E

  • mas, a letar Dnao esta correta or que? sendo que o artigo 22 diz justamente isso.

  • A letra c também não está incompleta? Não entendi essa questão.

  •  c) A escola poderá reclassificar os alunos tendo como base as normas curriculares gerais.

  • a pergunta fala de niveis e modalidades e nao de processo avaliativo

    e nao de v

  • nula todas as resostas tem erro

     

  • Cabível de recurso.

  • Lei 9394/96 - LDB

    Art. 23. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular
    de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por
    forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
    § 1º A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos
    situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.

    RESPOSTA CORRETA LETRA "C"


ID
2324800
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Associe os conceitos de Teoria Geral de Sistemas, apresentados na primeira coluna, com a sua descrição, apresentada na segunda coluna:

I) Homeostase

II) Retroação

III) Entropia

IV) Sinergia

V) Processamento

( ) Parte da saída que retorna ao sistema

( ) Medida do grau de desorganização do sistema

( ) Transforma Entradas em Saídas em um sistema

( ) Capacidade do sistema se manter em Equilíbrio

( ) Interação entre as partes de um sistema

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    I) Homeostase - (ou estado firme) Os sistemas mantêm  o seu funcionamento estável a partir do que recebem e do que fornecem para o meio ambiente.

    II) Retroação - Os sistemas abertos , assim como as organizações, recebem informações não só sobre o ambiente externo, mas também sobre si mesmos, possibilitando seu ajuste estrutural.

    III) Entropia - Processo de desorganização natural das coisas até sua morte

    IV) Sinergia - Interação de todas as suas parte gerando algo maior .

     

    Fonte: Professor Carlos Xavier, Estratégia.

  • Gabarito: Alternativa B

     

    Galera, abaixo alguns conceitos sobre a Teoria de Sistemas que são cobrados em provas e que você pode encontrar no meu livro:

     

    Agora que o leitor já está mais contextualizado e familiarizado com a ideia de sistemas, abaixo seguem as principais características da TGS[i]:

     

    Entrada (input): É tudo que o sistema recebe o importa do mundo exterior. Do lado de fora da organização.

     

    Saída (output): É todo o resultado do que a organização produziu que está sendo externalizado. Exemplos: bens ou serviços, poluição, informações.

     

    Retroação (feedback): É o retorno de uma parte do que foi produzido. Volta à entrada. Este retorno demonstra possíveis discrepâncias e desvios em relação ao estabelecido e implica correções e modificações. A retroação pode ser positiva, quando estimula a saída (produção de resultados), ou negativa, quando inibi a saída.

     

    Caixa Preta (black box): É um sistema que não pode ser facilmente acessado, como o cérebro humano, por exemplo, desta forma, temos acessos apenas às entradas e saídas, o campo periférico. Quando o sistema passa a ser descoberto, é considerado uma caixa branca e aí pode-se estuda-lo por completo.

     

    Homeostasia: É um equilíbrio dinâmico obtido pela auto-regulação. É a capacidade que tem o sistema de manter certas variáveis dentro de limites.

    Tudo tranquilo? Infelizmente, a Teoria de Sistemas é um assunto muito recorrente em provas, e os seus conceitos com as suas respectivas definições são cobradas pelas bancas, que se aproveitam da vastidão do tema, abaixo seguem outros conceitos:

     

    Equifinalidade: Existem vários modos de se atingir um objetivo, e não uma única forma.

     

    Visão Holística: Enxerga a situação ou organização considerando as partes, as interrelações e o todo. Qualquer alteração nas partes afeta o todo.

     

    Entropia: Refere-se à perda de energia em sistemas isolados. Significa que partes do sistema perdem sua integração e comunicação entre si, podendo fazer com que o sistema se decomponha.

     

    Entropia Negativa: Refere-se a uma recarga de energia no sistema, evitando a sua decomposição.

     

    [i] CHIAVENATO. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, p. 418-422.

     

     

    Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.

  • Complexa, gab b

  • Alguns conceitos importantes na TGS

    Homeostase -Quando o sistema consegue se manter em equilíbrio mesmo quando sofre alguma perturbação.

    Unidirecionalidade- apesar das mudanças do ambiente ou da organização, osmesmos resultados são atingidos. O sistema continua orientado para o mesmo fim, usando os mesmos meios.

    Progresso- O sistema mantém, em relação ao fim desejado, um grau de progresso dentro do limite definido como tolerável.

    Fronteiras ou limites- Linha que demarca e define o que está dentro e o que está fora do sistema ou subsistema. Nem sempre a fronteira existe fisicamente.

    Morfogênese- Capacidade de adaptação

    Resiliência- É a capacidade de superar o distúrbio imposto por um fenômeno externo.

    Equifinalidade- Um sistema pode alcançar, por uma variedade de caminhos, o mesmo resultado final, partindo de differentes condições iniciais.

    Entropia- Tendência à degeneração de um sistema

     

  • sabendo o conceito de homeostase ja consegue eliminar as assertativas A, C e D. já facilita bastante a questão.

     

  • Eu fui pelo conceito de homeostase e processamento. deu pra matar a questão

  • Revisex da hora!

  • Questão boa demais ;)


ID
2324803
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Dentre as características está a entropia uma lei universal da natureza que estabelece  que os organismos biológicos, físicos e sociais onde neste último incluem-se as organizações, tendem à desordem ou à morte. Para sobreviver, elas precisam impor um movimento oposto ao processo entrópico: a entropia negativa. O processo entrópico consiste na perda de energia das organizações para seu ambiente e o processo oposto, o que todo gestor deve buscar é reter e fazer com que a energia do meio ambiente organizacional flua para dentro da organização. Este processo, oposto ao entrópico é conhecido como processo entrópico negativo ou sinergia, que permite o funcionamento adequado dos sistemas.

    Como foi exposto, a entropia leva à desorganização dos sistemas em razão da constante perda de energia para o seu meio. Sendo as organizações sistemas abertos e similares aos sistemas biológicos, por esta razão propensa a desenvolver a desorganização natural, o desafio é adotar medidas para manter o processo de entropia negativa. Uma das ações que o gestor deve considerar para a redução da entropia é fundamentar-se no profundo conhecimento dos seus processos de negócio. O trabalho é facilitado com o apoio de uma gama de soluções para a gestão de processos disponíveis, restando entretanto adotá-las e implementá-las levando em consideração o contexto de cada organização.

     

    FONTE: https://lucidarium.com.br/2012/03/24/manter-entropia-negativa/

     

  • Como assim: "estados mais prováveis "?

  • Professora assisti o vídeo do comentário da questão na esperança de que explicasse sobre "estados mais prováveis" e " menos prováveis"  qual a relação com entropia ? não entendi . Alguém saberia me explicar ?  Obrigada.

     

     

     

  • Se o processo natural é a perda de energia então o estado mais provável é que a entropia leve a org de um estado de energia para um estado sem energia. 

     

  • Os sistemas tendem a naturalmente perder energia para o meio, esse processo é chamado de entropia. Assim um estado muito energético é menos provável de ser estável do que um estado mais energético. A entropia (perda de energia para o meio) faz com que os sistemas se tornem cada vez menos energicos e estaveis. Essa estabilidade não é quista na administração, estado mais provável não é "melhor estado"

  • fui por eliminação, mas bem estranha, nunca tinha visto entropia com esse conceito.

    Alguém sabe de qual fonte tiraram isso?

  • Gabarito: B

    Entropia é um conceito original da termodinâmica e tem a ver com medir o grau de irreversibilidade de um sistema, pela desordem. O fato de um sistema (físico, por exemplo) entrar espontâneamente em desordem é a tendência natural e "mais provável" de um sistema em estado de entropia. (Ex: o gelo, quando em forma sólida tem suas partículas organizadas, bem unidas; mas, se deixado ao ambiente externo aumentará o grau de entropia de suas partículas, que, aquecendo-se derreterão, ficando suas partículas afastadas e desorganizadas....até o estado de evaporação, irreversivelmente).

    Entropia, em teoria de sistemas, é algo negativo: reflete a tendência de o sistema entrar em desordem. O mais provável é a desordem!

    Por isso, quando a abordagem de sistemas usa o conceito de "entropia negativa" refere-se à algo positivo: freiar a desorganização do sistema, mantendo-o organizado.

     

  • ENTROPIA é a 2ª lei da termodinâmica e se refere à perda de energia dos sistemas fechados. Significa a tendência para a perda de energia e o desvanecimento do sistema, quando não consegue repor suas perdas.

     

    A entropia é um processo de desorganização natural das coisas até sua morte. Associa ao seguinte: seria a entropia que nos envelhece e que leva à bagunça que pode se instalar no seu armário se você seguir usando sem cuidado.

     

     

    Entropia negativa (ou negentropia) → também é chamada de “informação”, pois de acordo com o princípio da entropia, quanto maior a informação, menor a desordem.

     

    A entropia negativa é a força que o sistema usa para combater a entropia. Pode ser considerada também como o excesso de energia que o sistema importa do ambiente em relação ao que precisa gastar, utilizando-o para combater a entropia. É o reabastecimento de energias que a organização usa para manter sua estrutura organizacional com vigor.
    Ex: No armário de casa, a entropia negativa é o esforço para arrumá-lo de vez em quando, antes que ele se torne inutilizável.

     

    entropia negativa, no âmbito da organização administrativa, é a definição dada a empresa, companhia ou sistema que está se restabelecendo, ou seja, se recuperando da desordem e falência. 

     

    O conceito da entropia negativa consiste em reverter a entropia, o estágio de “bagunça” e “caos”.

  • Entropia negativa (ou negentropia).

    A entropia é um
    processo de desorganização natural das coisas até sua morte.
    Associa ao seguinte: seria a entropia que nos envelhece e que
    leva à bagunça que pode se instalar no seu armário se você
    seguir usando sem cuidado. A entropia negativa é a força que o
    sistema usa para combater a entropia
    . Pode ser considerada
    também como o excesso de energia que o sistema importa do
    ambiente em relação ao que precisa gastar, utilizando-o para
    combater a entropia. É o reabastecimento de energias que a
    organização usa para manter sua estrutura organizacional com
    vigor. No armário de casa, a entropia negativa é o esforço para
    arrumá-lo de vez em quando, antes que ele se torne inutilizável.
    No nosso corpo, seria a possibilidade de vida eterna!

    Fonte: Estrategia 

  • Acredito eu que a entropia (força que desorganiza) leva sistemas de seus estados menos prováveis (Organizados) para seus estados mais prováveis (Desorganizados), já que o sistema usa energia para não desorganizar - Entropia negativa. Então, se a organização não utilizasse energia para se organizar, sua tendência seria o caos.



  • Estou entrando em estado de entropia então...

  • SINÔNIMOS DE ENTROPIA:

    Na física:

    1 grau de degradação da energia de um sistema, grau de desordem de um sistema, grau de irreversibilidade de um sistema, quantidade de energia que não é convertida em trabalho mecânico.

    Desordem:

    2 aleatoriedade, casualidade, desordem, imprevisibilidade, incerteza, indeterminação, variação.

  • Gab.: B

    O estado natural é nascer, crescer e morrer. Logo o estado natural provável de algo existente é a morte. A empresa quer sobreviver e permanecer (estado menos provável) e a entropia faz o inverso, faz o papel natual (estado mais provável).

    Concluindo, a entropia leva do estado menos provável para o mais provável. Cabendo a empresa o trabalho de entropia negativa para a sobrevivência.


ID
2324806
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir sobre regras práticas para se criar um modelo de análise:
I) O modelo de análise deve priorizar as necessidades visíveis do domínio do problema ou do negócio e o nível de abstração desse modelo deve ser baixo.
II) Cada elemento do modelo de análise deve contribuir para entendimento geral dos requisitos de software e fornecer uma visão do domínio de informação, função e comportamento do sistema.
III) O modelo de análise deve incluir considerações sobre modelos não funcionais e arquiteturais.
IV) Deve-se minimizar o acoplamento do sistema representado pelas relações entre classes e funções do mesmo.
V) Deve-se criar vários modelos para atender aos diferentes perfis das partes interessadas, pois validação de requisitos, testes de aceitação e projeto devem ser baseados em modelos diferentes.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas acima que estão CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • I) O modelo de análise deve priorizar as necessidades visíveis do domínio do problema ou do negócio e o nível de abstração desse modelo deve ser baixo.

    II) Cada elemento do modelo de análise deve contribuir para entendimento geral dos requisitos de software e fornecer uma visão do domínio de informação, função e comportamento do sistema. (Correto)

    III) O modelo de análise deve incluir considerações sobre modelos não funcionais e arquiteturais.

    IV) Deve-se minimizar o acoplamento do sistema representado pelas relações entre classes e funções do mesmo. (Correto)

     


ID
2324809
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Avalie as afirmativas abaixo sobre a Modelagem de Requisitos de Software:
I) Elementos orientados a fluxo mostram como o usuário interage com o sistema, apresentando sequências de atividades que ocorrem à medida que o software é utilizado.
II) Elementos baseados em classes modelam os objetos que o sistema irá manipular, suas operações e seus relacionamentos.
III) Os elementos comportamentais são representações de como eventos externos mudam o estado do sistema.
IV) Os elementos baseados em cenários representam o sistema como uma transformação de informações, indicando como os objetos de dados são transformados pelas várias funções do sistema.
V) Um caso de uso é um contrato de comportamento e este contrato define a maneira como um ator utiliza o sistema para alcançar uma meta.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas acima que estão CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Alguém comenta?

  • Os elementos baseados em cenários representam como o usuário interage com o sistema e a sequência específica de atividades que ocorre à medida que o software é utilizado.

     

    Os elementos baseados em classes modelam os objetos que o sistema irá manipular, as operações que serão aplicadas aos objetos para efetuar a manipulação, os relacionamentos entre os objetos e as colaborações que ocorrem entre as classes definidas.

     

    Os elementos comportamentais representam como os eventos externos mudam o estado do sistema ou as classes que nele residem.

     

    Os elementos orientados a fluxos representam o sistema como uma transformação de informações, indicando como os objetos de dados são transformados à medida que fluem pelas várias funções do sistema.  

     

    Portanto, temos o seguinte:

     

    I) trata-se de elementos baseados em cenários

    II) correto

    III) correto

    IV) trata-se de elementos orientados a fluxos

    V) correto

     

    Gab: letra d

     

  • Apenas inverteram os conceitos da I e IV


ID
2324812
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Avalie as afirmativas abaixo sobre a Modelagem de Requisitos de Software.
I) Diagramas de Atividades UML complementam o caso de uso por meio de uma representação gráfica do fluxo da interação em um cenário específico.
II) Em Modelos CRC as responsabilidades são os atributos e operações enquanto os colaboradores são os atores responsáveis pelas operações ou por fornecer as informações relativas aos atributos.
III) Em UML quando uma relação é explicitamente uma indicação de uma relação cliente/ servidor pode-se usar uma dependência.
IV) Uma operação de uma classe pode ser categorizada como: uma operação de manipulação de dados, uma operação de cálculo, uma operação que pesquisa o estado de um objeto ou uma operação que monitora um objeto.
V) Objeto de dados é um conceito equivalente ao de classe na modelagem orientada objetos.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas acima que estão CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Um comentário referente à afirmativa V, objeto de dados é da notação BPMN e está mais relacionado ao diagrama de atividade. Quem quiser se aprofundar mais segue o link:  http://blog.iprocess.com.br/2013/01/um-guia-para-iniciar-estudos-em-bpmn-vi-swimlanes-e-artefatos/

  • Quem não tem acesso:  - -> C


ID
2324815
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Avalie as afirmativas abaixo:
I) A modelagem de comportamento visa descrever o comportamento e o estado dos atores externos quando interagem com o sistema executando suas funções.
II) O estado de um objeto pode ser caracterizado por elementos passivos, que indicam o estado de seus atributos, e por elementos ativos, que indicam o seu estado atual do objeto no contexto do processamento que está sendo realizado.
III) Um diagrama de estados para uma classe representa os estados que objetos da classe podem assumir e os eventos que determinam as mudanças entre estes estados.
IV) Diagramas de sequência explicitam o fluxo de interações entre objetos de um sistema.
V) Um padrão de análise semântica descreve um conjunto de elementos voltados para a análise semântica dos casos de uso de um sistema.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas acima que estão CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da I ?

  • O modelo comportamental descreve o comportamento do interior do sistema, necessário para interagir com o ambiente. Ou seja, define o comportamento interno que o sistema deve ter para se relacionar adequadamente com o ambiente. Portanto, acho que o erro da I está em "o comportamento e o estado dos atores externos".  

  • O erro da I está em dizer que o o diagrama de comportamento descreve o comportamento dos atores, quando na verdade ele descreve do sistema.

  • d-

    I- errado- os atores externos sao os usuarios e outros sistemas que interagem com o sistema modelado. nao se altera o comportamento deles.

    II & III - correto- Os estados possiveis de um objeto variam entre seu estado atual e estado resultante de 1 evento. No projeto, os estados do objeto sao mostrados ao longo de seu cicoo de vida. As fases de estado sao: estado inicial- transicao- estado x - final

    IV - correto- o diagrama de sequencia é um diagrama de comportamento que mostra o agraifco de interacoes no UML atraves da exibicao de troca de mensagens entre objetos por meios de suas linhas de vida.


ID
2324818
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O modelo de processo de software evolucionário que acopla a natureza iterativa da Prototipação com os aspectos sistemáticos e controlados do modelo Cascata denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Palavras chave modelo evolucionário e natureza iterativa. Espiral

  • modelo em espiral combina prototipagem com os aspectos controlados e sistemáticos dos processos em cascata, tendo duas características distintas: 1. É uma abordagem cíclica, para aumentar incrementalmente o grau de definição e de implementação de um sistema enquanto diminui seu grau de risco

  • Modelos Evolucionários:

     

        - Prototipação (identificar os requisitos do software)

     

        - Modelo Espiral (reconhecimento explicito do risco)


ID
2324821
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Concepção, Elaboração, Construção, Transição e Produção são fases do Modelo/Processo

Alternativas
Comentários
  • São as etapa no modelo de Processo Unificado RUP

    CECT

    Concepção
    Elaboração
    Construção
    Transição

  •  a) ISO 12207 - estabele referência comum  para ciclo de vida de software considerando desenvolvimento e a manutenção conduzidos da mesma forma que a disciplina de engenharia. Utiliza terminologia definida e é composta de processos, atividades e tarefas a serem aplicados em operações que envolvam software por aquisição, fornecimento, desenvolvimento, operação ou manutenção, o que une práticas de software, hardware, pessoal
    e negócios.

     

     b) Unificado - Rational Unified Process - c

     

     c)Crystal Clear - metodo agile do Alistair Cockburn com foco na gestão de pessoas. Usa cores como parametros.

     

    d) Cascata - modelo classico criado por Winston W. Royce

     

    e) Espiral -de Barry Boehm, em 1988, e junta cascata e prototipação e é orientado a riscos e nao documentação e codigo.

  • Acertei por eliminação, pois até "Concepção, Elaboração, Construção e Transição" OK!

    e Produção alguém pode me explicar?

     

    Estou acompanhando essa questão!

  • Alô? No RUP não tem a fase "PRODUÇÃO". Por que tem um monte de gente se vangloriando falando que o gabarito é letra C?

    Claro e evidente que essa fase não existe no RUP.

  • GABARITO B

    De acordo com Sommerville, as fases do RUP (Rational Unified Process) são:

    1. Concepção
    2. Elaboração
    3. Construção; e
    4. Transição;

    FONTE: SOMMERVILLE


ID
2324824
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Avalie as afirmativas abaixo sobre desenvolvimento Ágil.
I) Na programação extrema, o feedback provém de três fontes: do Software, do cliente de membros da equipe de desenvolvimento.
II) XP emprega regras e práticas ágeis no contexto das fases de Requisitos, Análise, Projeto Implementação, Testes e Implantação.
III) O emprego da refatoração é uma prática comum e estimulada em XP.
IV) O Registro de trabalhos pendentes é um mecanismo de controle de desenvolvimento de Scrum.
V) O uso de padrões de processo do Scrum tem por objetivo adaptar projetos às áreas chaves do CMMI.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas acima que estão CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Alguém comenta?

  • O feedback provém do software? Eu acredito que nao.

ID
2324827
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Assinale as Alternativas VERDADEIRAS com (V) e as alternativas FALSAS com (F) relativas a Arquitetura de Software.
( ) Os Modelos de Arquiteturas de Software são um facilitador para a comunicação entre todas as partes interessadas no desenvolvimento de um Sistema Computacional.
( ) A Arquitetura de um sistema de software é definida pelas propriedades internas de seus componentes e pelos estados internos que estes componentes podem atingir durante a execuação do mesmo.
( ) É o software operacional sendo mostrado nos seus detalhes sintáticos e semânticos representativos de seu comportamento interno.
( ) As propriedades de seus componentes são as suas características capazes de descrever como os componentes interagem com outros componentes.
( ) Os modelos tubos e filtros, orientado a objetos e arquitetura em camadas são exemplos de estilos arquiteturais.
Assinale a alternativa que contem a sequência de marcação CORRETA dos itens acima, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ( V ) Os Modelos de Arquiteturas de Software são um facilitador para a comunicação entre todas as partes interessadas no desenvolvimento de um Sistema Computacional.

    A documentação da arquitetura do software facilita: a comunicação entre os stakeholders, registra as decisões iniciais acerca do projeto de alto-nível, e permite o reúso do projeto dos componentes e padrões entre projetos.


    ( F ) A Arquitetura de um sistema de software é definida pelas propriedades internas de seus componentes e pelos estados internos que estes componentes podem atingir durante a execução do mesmo.

    A arquitetura de software de um sistema consiste na definição dos componentes de software, suas propriedades externas, e seus relacionamentos com outros softwares.

    ( F ) É o software operacional sendo mostrado nos seus detalhes sintáticos e semânticos representativos de seu comportamento interno.


    ( V ) As propriedades de seus componentes são as suas características capazes de descrever como os componentes interagem com outros componentes.


    ( V ) Os modelos tubos e filtros, orientado a objetos e arquitetura em camadas são exemplos de estilos arquiteturais.

    Pipes e Filtros é um estilo arquitetural (Engenharia de Software) composto por uma cadeia de elementos de processamento, dispostos de forma tal que a saída de cada elemento é a entrada do próximo. É considerado como uma rede pela qual os dados fluem de uma extremidade (origem) à outra (destino). O fluxo de dados se dá através de pipes (canos) e os dados sofrem transformações quando processados nos filtros.


    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_de_software


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Pipes_e_filtros


ID
2324830
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Avalie as afirmativas abaixo sobre projeto de Software.
I) No contexto do desenvolvimento de software orientado a objetos, um componente é formado por uma única classe.
II) A especificação de um componente requer a definição de todas as interfaces necessárias para que este se comunique com outras classes do projeto.
III) Os componentes especificados em uma arquitetura podem ser detalhados tendo como base sua classe de análise correspondente.
IV) O princípio da substituição de Liskov sugere que um componente que usa uma classe base deve funcionar apropriadamente, caso esta seja substituída por sua superclasse.
V) O princípio da inversão de dependência sugere que um componente não deve depender de classes concretas mas sim de abstrações, como Interfaces.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas acima que estão CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Erros das assertivas I e IV:

     

    I) No contexto do desenvolvimento de software orientado a objetos, um componente é formado por uma única classe.

    Um componente pode ser formado por diversas classes.

     

    IV) O princípio da substituição de Liskov sugere que um componente que usa uma classe base deve funcionar apropriadamente, caso esta seja substituída por sua superclasse.

    Aqui o conceito foi invertido, o correto seria: "um componente que usa uma superclasse deve funcionar apropriadamente, caso esta seja substituída por sua classe base."

     


ID
2324833
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Avalie as afirmativas abaixo sobre o projeto de interface com usuário.
I) Deixar o usuário no comando, reduzir a carga de memória do usuário e tornar a interface consistente são regras de ouro para o projeto de uma boa interface de usuário.
II) O projeto de uma interface consistente implica manter as informações visuais organizadas, de acordo com as regras de projeto, ao longo de todas as exibições de telas.
III) O projeto de uma interface de usuário deve maximizar a utilização de recursos gráficos.
IV) Manter a consistência de interface ao longo de uma família de aplicações leva à adoção de padrões já previamente aceitos e incorporados pelo usuário.
V) O layout visual da interface deve se basear em uma metáfora do mundo real.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas acima que estão CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Ótimo resumo.

     

    http://jkolb.com.br/projeto-de-interface/

  • Maximizar o uso de recursos gráficos implica em não ser simples e vai de encontro com a alternativa IV, logo a alternativa III está errada.

ID
2324836
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No projeto de interface com o usuário são considerados 4 modelos ou visões. São eles:

Alternativas
Comentários
  • O projeto de interface concentra-se em 3 áreas de preocupação: 1) proj de interfaces entre componentes do software; 2) proj de interface entre o software e outros produtores e consumidores de informações (não-humanos); 3) proj de interface entre um ser humano e o computador.

    No proj de interface c/o usuário são considerados 4 modelos ou visões: O modelo de usuário, o modelo de projeto, o modelo mental e modelo de implementação.


ID
2324845
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas.
I) Ocultar dados dentro das classes e torná-los disponíveis apenas por meio de métodos é uma técnica muito usada em programas orientados a objetos, chamada de sobreescrita de classes.
II) Uma subclasse pode implementar novamente métodos que foram herdados de uma superclasse. Chamamos isso de sobrecarga de atributos.
III) Em Java não existe herança múltipla como em C++. Essa limitação pode ser parcialmente simulada pelo uso de encaminhamento de métodos a variáveis de instância.
Assinale a alternativa CORRETA com relação às afirmativas acima.

Alternativas
Comentários
  • I) Está errada porque o nome da técnica é encapsulamento, e não sobrescrita de classes.
    II) Está errada porque chamamos isso de polimorfismo, e não de sobrecarga de atributos.


ID
2324848
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Na análise de algoritmos para resolver certos problemas, é necessário avaliar não só o tamanho dos dados de entrada, mas os diferentes cenários para esses dados de entrada. Estes cenários são:

Alternativas
Comentários
  • Na ciência da computação, melhor casopior caso, e o caso médio de um determinado algoritmo, expressa a quantidade de recurso usado nesse algoritmo, no mínimono máximo e em média, respectivamente. Normalmente, o recurso a ser considerado é o tempo de execução, isto é, complexidade do tempo, porém poderia ser também a quantidade de memória usada ou outros recursos.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Melhor_caso,_pior_caso_e_caso_m%C3%A9dio

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
2324851
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Considere a função de complexidade f(n) = 3n3 + 4n2 +2n. Selecione a opção abaixo contendo o menor valor para a constante c, c>0, para que g(n) = c.n3 domine assintoticamente f(n), para n>= 1.

Alternativas
Comentários
  • não sei se esta certo mas apenas somei as quantidades de n por exemplo f(n)=3n^3 + 4n^2+2n

    cortei os numeros e somei os expoentes 3+2+1 

     

    e depois somei com g(n)=c.n^3 que seria 6+3 =9

     

    nao sei se foi cagada mas acertei rs

  • Acredito que seja feito dessa forma:

    3n3 + 4n2 +2n = c.n3

    Para que o c recebe o menor valor possível com n>=1. Então, n deve ser 1.

    3(1)3 + 4(1)2 +2(1) = c.(1)3

    Logo, c=9.

  • EWelton Yoshidome, não entendi como vc chegou ao 9.

  • A partir do n0 = 9 o g(n) começa a dominar o f(n), pois a partir do 9 qualquer constante que for colocada o g(n) sempre será maior

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
2324854
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir considerando que f(n) e g(n) são funções positivas.
I) Se g(n) é O(f(n)), um algoritmo de função de complexidade de tempo f(n) possui Ordem de complexidade g(n).
II) Se g(n) é O(f(n)), f(n) é um limite superior para g(n).
III) Se a função g(n) = 7.log(n) +6 , então a função g(n) é O(log(n)).
IV) Se g(n) = n2 e f(n) = (n+1)2 temos que g(n) é O(f(n)) e f(n) é O(g(n)).
V) Se g(n) = 2n+1 e f(n) = 2n temos que g(n) = O(f(n)).
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Definição: Dadas funções assintoticamente não negativas f e g, dizemos que f está na ordem Ο de g  e escrevemos  f = Ο(g)   se   f(n)    c · g(n)   para algum c positivo e para todo n suficientemente grande.  Em outras palavras, existe um número positivo c e um número n0 tais que f(n) ≤ c · g(n) para todo n maior que n0.

    I) Se g(n) é O(f(n)), um algoritmo de função de complexidade de tempo g(n) possui Ordem de complexidade f(n). ERRADO

    II) Se g(n) é O(f(n)), f(n) é um limite superior para g(n). CORRETO

    III) Se a função g(n) = 7.log(n) +6 , então a função g(n) é O(log(n)). CORRETO: g(n) ≤ 13 · log(n)

    IV) Se g(n) = nˆ2 e f(n) = (n+1)ˆ2 temos que g(n) é O(f(n)) e f(n) é O(g(n)). CORRETO, mesma complexidade

    V) Se g(n) = 2ˆ(n+1) e f(n) = 2ˆn temos que g(n) = O(f(n)). CORRETO g(n) ≤ 2 · f(n)

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
2324857
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir a respeito das principais classes de comportamento assintótico.
I) A complexidade logarítmica é típica de algoritmos que resolvem problemas, transformando-os em problemas menores e depois agrupando as soluções dos problemas menores.
II) A complexidade quadrática é típica de algoritmos onde os dados são processados ao pares muitas vezes com um anel dentro de outro.
III) Um algoritmo com complexidade exponencial é mais rápido que um algoritmo linear.
IV) Um algoritmo com complexidade n! (n fatorial) apresenta um comportamento pior que um algoritmo com complexidade 2n .
V) A complexidade do algoritmo de pesquisa binária é logarítmica.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Na I é dsscrita a complexidade N logN, não logN, que ocorre em programas que resolvem um problema maior transformado-o em uma série de subproblemas menores, assim reduzindo o tamanho do problema por uma certa constante fracionária a cada passo.

  • I) A complexidade logarítmica linear é típica de algoritmos que resolvem problemas, transformando-os em problemas menores e depois agrupando as soluções dos problemas menores.

    logarítmica linear = O(n Log n)

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
2324860
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considerando-se a Arquitetura TCP/IP (Internet), associe as colunas abaixo.
I) Serviço não orientado à conexão.
II) Comutação de Circuitos.
III) Protocolo.
IV) Serviço orientado à conexão.
V) Comutação de pacotes.
VI) Camada.
( ) Compartilha os recursos do canal de comunicação por demanda das entidades de rede comunicantes;
( ) Unidade funcional que divide uma pilha de protocolos;
( ) Promove a troca de informações mútuas de apresentação entre as entidades comunicantes, antes que os dados propriamente ditos sejam enviados;
( ) Compartilha a capacidade do canal de comunicação alocando previamente a utilização do enlace de transmissão independentemente da demanda;
( ) Conjunto de regras que controla o formato e o significado das mensagens que são trocadas entre camadas parceiras;
( ) Promove a troca de dados entre as entidades comunicantes sem nenhuma apresentação prévia;
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo na segunda coluna.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Questão bem tranquila. Só ir eliminando.

    Identificando a definição de Serviço não orientado à conexão (Promove a troca de dados entre as entidades comunicantes sem nenhuma apresentação prévia) ficam apenas as duas últimas alternativas.

    Definição de protocolo também é tranquila (Conjunto de regras que controla o formato e o significado das mensagens que são trocadas entre camadas parceiras)

    Só por aí já mata a questão.

  • Letra D

     

    Apenas para deixar mais claro.

     

    (V) Compartilha os recursos do canal de comunicação por demanda das entidades de rede comunicantes; -> V) Comutação de pacotes.

     

    (VI) Unidade funcional que divide uma pilha de protocolos; -> VI) Camada.

     

    (IV) Promove a troca de informações mútuas de apresentação entre as entidades comunicantes, antes que os dados propriamente ditos sejam enviados;

    Perceba que ela está falando sobre o processo de "Three-way Handshake", em que as entidades que participarão da comunicação farão previamente o estabelecimento da conexão por meio dos SYNs e ACKs"... processo este que se refere ao -> IV) Serviço orientado à conexão.

     

    (II) Compartilha a capacidade do canal de comunicação alocando previamente a utilização do enlace de transmissão independentemente da demanda; -> II) Comutação de Circuitos. Note aqui que ele menciona uma alocação prévia e a comutação de circuitos é típica de um serviço orientado à conexão.

     

    (III) Conjunto de regras que controla o formato e o significado das mensagens que são trocadas entre camadas parceiras; -> III) Protocolo.

     

    (I) Promove a troca de dados entre as entidades comunicantes sem nenhuma apresentação prévia; -> I) Serviço não orientado à conexão.

     


ID
2324863
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre arquitetura de redes e pilhas de protocolos, associe as colunas abaixo.
I) Telnet.
II) Internet Control Message Protocol.
III) Assynchronous transfer mode.
IV) Simple Network Managment Protocol.
V) Address Resolution Protocol.
VI) Point-to-Point Protocol.
( ) Rede.
( ) Enlace.
( ) Aplicação.
( ) Enlace.
( ) Aplicação.
( ) Redes.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo na segunda coluna.

Alternativas

ID
2324866
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir sobre a camada de rede, de acordo com as informações constantes na bibliografia fornecida para a arquitetura de rede Internet/TCP-IP.
I) A camada de rede da Internet oferece o serviço de circuito virtual.
II) A camada de rede da Internet não oferece o serviço de taxa de bits disponível (ABR).
III) A camada de rede da Internet oferece o serviço de garantia de largura de banda.
IV) A camada de rede da Internet garante que pacotes chegarão ao destino na ordem em que foram enviados.
V) A camada de rede da Internet não garante largura de banda mínima e nem faz indicação de congestionamento.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • I - circuito virtual é do TCP e não do IP

    II- CBR ABR E VBR são de redes ATM  e não de redes IP

    III - redes IP trabalham com o serviço de melhor esforço

    IV - quem garante isso é o TCP

    V - controle é feito pelo TCP

  • Resposta letra C.

     

    Matando o item I, mata-se a questão.

    I - A camada de rede da Internet oferece o serviço de circuito virtual.

    Errado. No serviço de circuito virtual, estabalece-se um caminho virtual fixo (sem parâmetros fixos, como na comutação de circuitos) e todos os pacotes seguirão por esse caminho. Uma grande vantagem é que oferece a garantia de entrega dos pacotes, e de uma forma ordenada. Ex: ATM (comutação de células), Frame Relay e X.25;

  • George Silva, cuidado com os conceitos.

    TCP não faz circuito virtual e sim serviço orientados à conexão.

  • Os mecanismos da ABR operam sobre um circuito virtual trocando células ATM especiais, chamadas células de gerenciamento de recursos (Rm – Resource Management) entre a origem e o destino do circuito virtual. O objetivo do envio de células Rm é obter informações sobre o estado do congestionamento na rede até a origem, de modo que a rede possa enviar tráfego em uma taxa apropriada. (Fonte: Petterson)

     

     

    At.te

    Foco na missão ❢


ID
2324869
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considerando-se a sobrecamada de transporte da Internet, e de acordo com o modelo em camadas da arquitetura de rede TCP/IP, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) A camada de transporte fornece protocolos implementados apenas nos sistemas finais, hospedeiros.
( ) O serviço orientado à conexão da camada de transporte é a escolha preferencial das aplicações multimídias.
( ) A camada de transporte garante a entrega de pacotes na ordem em que eles foram enviados.
( ) A camada de transporte é capaz de evitar que uma comunicação orientada à conexão congestione o tráfego entre sistemas finais comunicantes.
( ) A camada de transporte oferece o serviço de circuito virtual entre os sistemas finais.
( ) A camada de transporte fornece comunicação lógica entre processos residindo em hospedeiros distintos.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Uma transmissão orientada à conexão não é um circuito virtual? Se sim, pq na questão está errado?

  • George, é o mesmo caso da afirmativa:

    (F) A camada de transporte garante a entrega de pacotes na ordem em que eles foram enviados: A camada de transporte não garante nada, quem garante é apenas um dos protocolos, que é o TCP, quando fala-se a camada toda esta generalizando, e logo, esta incorreto, é o mesmo caso da sua dúvida.

  • Bom, se o TCP, que garante essa entrega, pertence à camada de Transporte, também não consigo enxergar essa afirmação como F.

  • A comunicação de circuitos virtuais assemelha-se à comutação de circuitos, uma vez que ambas são orientadas à conexão,  o que significa que em ambos os casos os dados são entregues na ordem correta e a sinalização de sobrecarga é requerida durante a fase de estabelecimento de uma conexão. Entretanto, a comutação de circuitos fornece uma taxa de bits e latência constante...

    O que eu acho...

    Num circuito virtual isso não acontece mesmo por que é virtual e existem outras variantes que vão determinar a latência final..num circuito ele é estático, logo não existe essa variação.

     

  • Quando afirmou que: O serviço orientado à conexão da camada de transporte é a escolha preferencial das aplicações multimídias, é falsa pois para transporte de multimedia e voz é mais UDP, o que deixa as alternativas C e E, sendo assim basta analisar a penultima e ultima, que você mata a questão;

  • Letra E

     

    (V) A camada de transporte fornece protocolos implementados apenas nos sistemas finais, hospedeiros.

    Na Camada de Transporte a comunicação acontece Fim-a-Fim, ou seja, a comunicação acontece com a origem e com o destino de fato e não com os nós intermediários.

     

    (F) O serviço orientado à conexão da camada de transporte é a escolha preferencial das aplicações multimídias.

    A escolha preferencial das aplicações multimídias é o serviço não orientado à conexão, UDP.

     

    (F) A camada de transporte garante a entrega de pacotes na ordem em que eles foram enviados.

    Quem garante a entrega de pacotes na ordem em que eles foram enviados é apenas uma parte da camada de transporte, o prot. TCP.

     

    (V) A camada de transporte é capaz de evitar que uma comunicação orientada à conexão congestione o tráfego entre sistemas finais comunicantes.

    Note aqui que ele cita a camada de Transporte, mas particulariza o controle de congestionamento  em uma comunicação orientada à conexão. E, de fato, isso é feito exclusivamente, mais uma vez, pelo protocolo TCP.

     

    (F) A camada de transporte oferece o serviço de circuito virtual entre os sistemas finais.

    Quem oferece o serviço de circuito virtual entre os sistemas finais é apenas uma parte da camada de transporte, o protocolo TCP.

     

    (V) A camada de transporte fornece comunicação lógica entre processos residindo em hospedeiros distintos.

    Conexão lógica = Socket Origem + Socket Destino

    * Socket = combinação de IP e Porta

  • Da mesma forma que a camada de transporte implementa TCP, ela também implementa UDP. Então a camada em si não faz muitas das coisas que foi dito que ela faz, e sim o protocolo. 


ID
2324872
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sob a perspectiva da área de arquitetura de sistemas operacionais, leia as afirmativas a seguir sobre conceitos, componentes e serviços.
I) Threads dentro de um mesmo processo dividem o mesmo espaço de armazenamento.
II) A exclusão mútua implementa uma solução para o problema de dois processos concorrentes entrarem ao mesmo tempo em suas respectivas regiões críticas.
III) Sistemas com múltiplos processadores, usuários ou servidores, se enquadram na categoria de sistemas computacionais do tipo MISD (Multiple Instruction Single Data).
IV) Processos do tipo CPU-Bound estão associados a aplicações comerciais baseadas em um elevado número de operações em bancos de dados.
V) Alocação contígua, alocação encadeada e alocação indexada são exemplos de técnicas usadas por sistemas operacionais para a gerência do espaço em disco.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

     

    III) Sistemas com múltiplos processadores, usuários ou servidores, se enquadram na categoria de sistemas computacionais do tipo MISD (Multiple Instruction Single Data).

    Errado. Enquadram-se na categoria MIMD(Multiple Instruction, Multiple Data streams).

     

    IV) Processos do tipo CPU-Bound estão associados a aplicações comerciais baseadas em um elevado número de operações em bancos de dados.

    Errado. Processo com CPU predominante (CPU-bound) gasta muito tempo realizando computação, ou seja, há poucos surtos longos (ciclos) de CPU.

     

  • MIMDMultiprocessadores, Multicomputadores

    MISD ➸ Apenas teórico; 

    .

    .

    .

    At.te

    Foco na missão 

  • I, II, V


ID
2324875
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

De acordo com os sistemas operacionais e a estrutura diferenciada de sistemas operacionais multimídia (SOM), marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Os requisitos rígidos de temporização impostos por formatos de vídeo como PAL e NTSC trazem aspectos de imprevisibilidade que penalizam o gerenciamento de arquivos de servidores de vídeo.
( ) Sistemas operacionais multimídia diferem dos sistemas tradicionais no que diz respeito ao gerenciamento de processos e disco, e ao sistema de arquivos.
( ) O paradigma tradicional de sistemas de arquivos (abrir, ler/escrever, fechar arquivo) não é apropriado para sistemas multimídia devido aos requisitos operacionais de tempo-real dos SOM.
( ) A heurística de cache conhecida como LRU ainda é a preferencial para dados multimídia, uma vez que os padrões de acesso a dados de vídeo/áudio não são muito diferentes daqueles detectados para aquivos texto, por exemplo.
( ) Servidores de arquivo que operam no modo stream são, muitas vezes, chamados de servidores push (porque eles tomam a iniciativa do envio dos dados para o usuário), em contraste com os servidores tradicionais, chamados servidores pull.
( ) Para servidores de vídeo, o uso de arranjos de discos RAID impõe o melhor desempenho no que diz respeito à entrega de dados na modalidade stream.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • F, V, V, F, V, F


ID
2324878
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considerando-se a arquitetura de sistemas operacionais, assinale a única alternativa em que os conceitos de gerenciamento de memória e a respectiva definição estão CORRETOS.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    swapping é uma técnica criada na tentativa de melhorar o problema da insuficiência de memória durante a execução de alguns processos em ambientes multiprogramados. Essa técnica consiste em transferir automaticamente todo o processo da memoria principal para o disco(swap out) e vice-versa.

     

    Memória Virtual: Os arquivos de paginação nada mais são do que um espaço no disco rígido reservado para ajudar a armazenar os dados da memória RAM quando ela está cheia. É uma forma de estender a quantidade de memória para os dados temporários utilizados pelos aplicativos em execução sem que você precise fazer um upgrade de hardware.

     

    LRU: Algoritmos de troca de página renderam muitas pesquisas nas décadas de 60 e 70. A maioria delas terminou com o desenvolvimento dos sofisticados algoritmos de aproximação LRU (Least Recently Used, Menos Recentemente Usado). Desde então, alguns pressupostos básicos feitos pelas trocas de página tradicionais tornaram-se inválidos, resultando numa nova retomada de pesquisas. Particularmente, as seguintes tendências de comportamento do hardware e do software de usuário passaram a afetar os algorimos de paginação:

    o tamanho da memória primária aumentou em várias ordens de magnitude; com tantos gigabyte de memória primária, os algoritmos que demandavam checagem periódica de cada quadro passaram a ser menos práticos;

    a hierarquia de memória cresceu, e o custo da memória cache de CPU é muito maior, o que exacerba o problema anterior; e

    a localidade de referência dos softwares enfraqueceu, principalmente devido à proliferação de técnicas de programação orientada a objeto que favorecem um grande número de pequenas funções e o uso de estruturas sofisticadas como árvores e tabelas hash, que tendem a resultar em padrões caóticos de referência à memória, e o advento do coletor de lixo que mudou drasticamente o comportamento de acesso à memória dos programas.

     

    Unidade de Gerenciamento de Memória ou MMU (do inglês Memory Management Unit) é um dispositivo de hardware que traduz endereços virtuais em endereços físicos, é geralmente implementada como parte da Unidade Central de Processamento ou CPU (Central Processing Unit), mas pode também estar na forma de um circuito integrado separado. Um MMU é efetivo em gerenciamento de memória virtual, manipulação e proteção de memória, controle de cache e, em arquiteturas mais simples de computador, como em sistemas de 8 bits, bank switching.

    Vamos sempre na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

     

  • A banca tentou confundir:

    (e) MMU (Memory Managment Unity): módulo do sistema operacional responsável por mapear o espaçamento de endereçamento virtual no espaço de endereçamento físico.

    quando o correto seria:

    (e) MMU (Memory Managment Unity): módulo do hardware, ou dispositivo de hardware responsável por mapear o espaçamento de endereçamento virtual no espaço de endereçamento físico.

     

  • Espaço de endereçamento de um processo: conjunto de endereços que um processo utiliza para acessar a memória do sistema, para executar instruções e armazenar dados.


ID
2324881
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considerando-se sistemas de computação e sistemas digitais no aque tange às regras de aritmética envolvendo bases numéricas, analise a expressão na figura abaixo.

S = BB(20) - A1(16) + 15(6) * 0A(20)

Sobre o resultado esperado para a expressão aritmética S, assinale a alternativa CORRETA dentre as mostradas abaixo.

Alternativas
Comentários
  • Ao se tratar de uma questão de sistemas de numeração é de se esperar que para que a operação seja feita a base de todos os números seja a mesma, para isso transforma-se o número em sua respectiva base:

    BB(20) = B*20¹+B*20⁰     A1(16) = A*16¹+1*16⁰  15(6) = 1*6¹+5*6⁰    0A(2) = 0*20¹+A*20⁰,  para realizar esses cáculos é necessário levar emconsideração valores numéricos para A e B, partindo do princípio que todo sistema denumeração que seja maior que o decimal utilize letras após o algarismo 9 temos que A = 10, B = 11, C =12, D =13 ..., o que vai depender do sistema de numeração.

    Com base nas substituições das letras, por algarimos decimais chega-se a seguinte operação: (11*20¹+11*20⁰) - (10*16¹+1*16⁰) + (1*6¹ + 5*6⁰)* (0*20¹+10*20⁰), que é igual a 231 - 161 +(11*10) = 180.

    Analisando as alternativas tem-se:

    A) A*12¹+A*12⁰ = 10*12+10*1 = 130.

    B) B*13¹+B*13⁰ = 11*13+11*1 = 154.

    C) C*14¹+C*14⁰ = 12*14+12*1 = 180. (ALTERNATIVA CORRETA)

    D) D*16¹+D*16⁰ = 13*16+13*1 = 221.

    E) E*20¹+E*20⁰ = 14*20+14*1 = 294.

     

     

     


ID
2324884
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considerando-se a arquitetura e organização de computadores, leia as afirmativas sobre registradores, conforme a participação destes na organização e funcionamento da unidade central de processamento (CPU).
I) Registradores são memórias internas ao processador que auxiliam a minimizar a quantidade de acessos à memória externa, principal, otimizando a velocidade de execução dos programas.
II) Registradores de índice, registradores de segmento e registradores de stack (pilha), são exemplos usuais de registradores de endereçamento. Já contador de programa, registrador de instrução e registrador de endereços são exemplos usuais de registradores de controle.
III) Registradores que agrupam e gerenciam informações sobre o estado de execução do programa (registradores de status) são exemplos de registradores frequentemente alterados por atuação explícita e direta dos programadores.
IV) Nem todos os processadores possuem registradores que funcionam como memória intermediária onde os bits a serem transferidos para o barramento de sistema, e os bits a serem lidos a partir do barramento de dados, são armazenados temporariamente.
V) Registradores de controle e status são utilizados pela unidade de controle e por certas rotinas do sistema operacional, de nível privilegiado, no controle da execução de programas.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

Alternativas

ID
2324887
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considerando-se os estados assumidos por um ciclo de execução de instrução, associe as colunas abaixo.
I) Cálculo do endereço da instrução
II) Busca de instrução
III) Decodificação de instrução
IV) Cálculo do endereço do operando
V) Busca de operando
VI) Operação sobre dados
( ) quando a instrução é lida do seu endereço de memória para o processador.
( ) quando o operando é lido da memória principal ou de um endereço de entrada/saída.
( ) quando a ação assinalada pela instrução é executada.
( ) quando é determinado o endereço da próxima instrução a ser executada.
( ) quando a operação relativa à instrução envolve uma referência a um operando residindo na memória principal ou em um endereço de entrada/saída.
( ) quando a instrução é analisada para determinar o tipo de operação a ser executada pelo processador e o tipo de operando a ser utilizado.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo na segunda coluna.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - C

    I) Cálculo do endereço da instrução

    II) Busca de instrução

    III) Decodificação de instrução

    IV) Cálculo do endereço do operando

    V) Busca de operando

    VI) Operação sobre dados

    ------------------------------------------------

    ( II ) quando a instrução é lida do seu endereço de memória para o processador.

    ( V ) quando o operando é lido da memória principal ou de um endereço de entrada/saída.

    ( VI ) quando a ação assinalada pela instrução é executada.

    ( I ) quando é determinado o endereço da próxima instrução a ser executada.

    ( IV ) quando a operação relativa à instrução envolve uma referência a um operando residindo na memória principal ou em um endereço de entrada/saída.

    ( III ) quando a instrução é analisada para determinar o tipo de operação a ser executada pelo processador e o tipo de operando a ser utilizado


ID
2324890
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considerando-se o conjunto de instruções da plataforma x86, assinale a única alternativa em que a classe da instrução e a respectiva descrição estão CORRETOS.

Alternativas
Comentários
  • Alinéa A


ID
2324896
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considerando-se a taxonomia de sistemas de computação com capacidade de processamento paralelo, associe as arquiteturas de máquinas presentes na primeira coluna (sistemas de computadores) com as descrições sucintas da segunda coluna.
I) SISD
II) SIMD
III) MISD
IV) MIMD
( ) Um conjunto de elementos processadores executa simultaneamente sequências de instruções diferentes em diferentes conjuntos de dados.
( ) Um grupo de elementos processadores executam diferentes sequências de instruções sobre um mesmo conjunto de dados.
( ) Um único processador executa uma única sequência de instruções para operar em dados armazenados em um único sistema de memória principal.
( ) Uma única instrução controla diversos elementos processadores paralelos, cada um atuando sobre o seu próprio conjunto de dados (memória).
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo na segunda coluna.

Alternativas
Comentários
  • Bastava saber o significado das siglas:

    SISD (Single Instruction, Single Data stream)

    SIMD (Single Instruction, Multiple Data streams)

    MISD (Multiple Instruction, Single Data stream)

    MIMD(Multiple Instruction, Multiple Data streams)

     

    Leitura complementar:

    http://thedestination-vaibhav.blogspot.com.br/2010/05/parallel-processing-sisdsimdmimdmisd.html

  • Gabarito: C

  • Provavelmente vc vá ficar entre C e D

    Só lembrar que SISD = Uniprocessador.

    - SISD = SIMPLES INSTRUÇÕES e SIMPLES DADOS, Von Neumann, UNIPROCESSADOR.

    - SIMD = SIMPLES INSTRUÇÕES e MÚLTIPLOS DADOS, Super PC Vetorial, Processador Array, Vetor Pipeline.

    - MISD = MÚLTIPLAS INSTRUÇÕES e SIMPLES DADOS, Nenhum.

    - MIMD = MÚLTIPLAS INSTRUÇÕES e MÚLTIPLOS DADOS, Multiprocessador, Multicomputador.

    GAB C

  • Letra C

    SISD (Single Instruction Single Data)

    • suportam apenas uma sequência de intruções e apenas uma sequência de dados.
    • maior dos computadores com um processador se enquadram nesta categoria.
    • trabalham com dados escalares e, portanto processam vetores sequencialmente (um componente de cada vez)

    SIMD (Single Instruction Multiple Data)

    • suportam apenas uma sequência de instruções, mas múltiplas sequências de dados.
    • permitem a manipulação de vetores inteiros simultaneamente, permitindo a execução de uma mesma instruçao sobre diferentes elementos de um ou mais vetores.

    MISD (Multiple Instruction Single Data)

    • permite múltiplas sequências de instruções e uma única sequência de dados.
    • até o momento, não existe nenhum computador desenvolvido com esta arquitetura.

    MIMD (Multiple Instruction Multiple Data)

    • suporta múltipas sequências de instruções e múltipas sequências de dados.
    • computadores com múltiplos processadores se enquadram nesta categoria.

    Fonte: MACHADO, Francis Berenger; MAIA, Luiz Paulo. Arquitetura de sistemas operacionais . 5 ed. Rio De Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A.-LTC, 2017.


ID
2324899
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considerando-se as diversas abordagens da arquitetura RISC de processadores, assinale a alternativa em que a lista das características consideradas comuns às essas diversas abordagens está CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Arquitetura RISC

     

    A arquitetura RISC é constituída por um pequeno conjunto de instruções simples que são executadas diretamente pelo hardware, onde não há a intervenção de um interpretador (microcódigo), o que significa que as instruções são executadas em apenas uma microinstrução(de uma única forma e seguindo um mesmo padrão). As máquinas RISC só se tornaram viáveis devido aos avanços de software otimizado para essa arquitetura, através da utilização de compiladores otimizados e que compensem a simplicidade dessa arquitetura. Existe um conjunto de características que permite uma definição de arquitetura básica RISC, são elas:

    Utilização de apenas uma instrução por ciclo do datapath (ULA, registradores e os barramentos que fazem sua conexão);

    O processo de carregar/armazenar, ou seja, as referências à memória são feitas por instruções especiais de load/store;

    Inexistência de microcódigo, fazendo com que a complexidade esteja no compilador;

    Instruções de formato fixo;

    Conjunto reduzido de instruções, facilitando a organização da UC de modo que esta tenha uma interpretação simples e rápida;

    Utilização de pipeline ( é uma técnica de dividir a execução de uma instrução em fases ou estágios, abrindo espaço para execução simultânea de múltiplas instruções);

    Utilização de múltiplos conjuntos de registradores.

     

     

    fonte:http://www.sistemasembarcados.org/2015/11/15/processadores-arquitetura-risc-e-cisc/

  • Nem sempre a instrução é realizada em 1 ciclo de máquina. Existem operações que demoram 2, 3 ou até 4 ciclos para serem executadas dependendo do processador. Instruções do tipo LJMP, ICALL, RET, RETI, etc demoram mais do que 1 ciclo de máquina.

    Para consultar algumas instruções de um microcontrolador AVR com arquitetura Harvard segue o link: http://www.atmel.com/webdoc/avrassembler/avrassembler.wb_instruction_list.html

    A letra "B" nesse caso é a mais correta, mas na minha opinião apresenta erro pois deveria conter o texto "no mínimo uma instrução por ciclo de máquina".

  • Características RISC:

    -- Uma instrução por ciclo;

    -- Operações registrador para registrador;

    -- Modos de endereçamento simples;

    -- Formatos de instruções simples.

     

    (Fonte:Stallings)

     

    Alessandro, não concordo com seu questionamento. Veja bem, temos que separar o que é conceito e o que é prática (vida real). As questões de provas são baseadas em conceitos de autores;

  • Alínea B


ID
2324902
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Considerando-se a definição sobre autômatos finitos e linguagens, assinale a única alternativa que contém a disposição correta (da esquerda para a direita) dos tipos de gramática segundo o critério da abrangência das linguagens geradas (gramática mencionada gera linguagem que abrange a linguagem gerada pela gramática a sua direita – hierarquia de Chomsky).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Hierarquia de Chomsky é a classificação de gramáticas formais descrita em 1959 pelo linguista Noam Chomsky. Esta classificação possui 4 níveis, sendo que os dois últimos níveis (os níveis 2 e 3) são amplamente utilizados na descrição de linguagem de programação e na implementação de interpretadores e compiladores. Mais especificamente, o nível 2 é utilizado em análise sintática (computação) e o nível 3 em análise léxica.

    A classificação das gramáticas começa pelo tipo 0, com maior nível de liberdade em suas regras, e aumentam as restrições até o tipo 3. Cada nível é um super conjunto do próximo. Logo, uma gramática de tipo n é conseqüentemente uma linguagem de tipo n - 1.

     

    Tipo-0 Irrestrita

    Tipo-1 Sensível ao contexto

    Tipo-2 Livre de contexto

    Tipo-3 Regular

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
2324908
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considerando-se a descrição sobre expressões regulares, assinale a única alternativa onde está CORRETA a lista formada somente por todas as cadeias de caracteres reconhecidas pela expressão regular da figura (padrão unix). Cadeias estão separadas por vírgula.
[A - Z][a - z]*[_][A -Z][A - Z]

Alternativas
Comentários
  • [A - Z] - Um caracter maiusculo de A a Z

    [a - z]* - Vários caracteres minusculos

    [_] - Um underline

    [A -Z][A - Z] - Dois carateres maiusculos de A a Z

  • Não entendi foi é nada! 

  • [A - Z] => Qualquer caractere alfabetico maiúsculo
    [a - z] => Qualquer caractere alfabetico minusculo
    *  => Indica a presença de zero ou mais ocorrencias do elemento anterior
    [_] => Um underline
    [A - Z] => Qualquer caractere alfabetico maiúsculo
    [A - Z] => Qualquer caractere alfabetico maiúsculo

     

    a) Nova_Era_MG
    b) Borland__BO
    c) Mangue_Seco_BA
    d) Recife-PE


    Gab. E


    Bons estudos!


ID
2324914
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Levando-se em consideração os sistemas gerenciadores de bancos de dados relacionais, associe as colunas abaixo.
I) Processador/Compilador de DDL
II) Modelo relacional
III) Processador/Compilador de DML
IV) Nível Interno (da Arquitetura Banco de Dados)
V) Dicionário de Dados
VI) Controle de recuperação e concorrência.
( ) Fornece a visão, para o usuário, de dados como tabelas.
( ) Metadados ou descritores.
( ) Gerenciador de transações, TP.
( ) Gerenciamento das definições de dados (esquemas e mapeamentos).
( ) Ponteiros, índices, hashing, checksums, words, etc.
( ) Gerenciamento de busca, atualização, exclusão e acréscimo de novos dados.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo na segunda coluna.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E.




ID
2324917
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Na pespectiva dos estudos sobre Bancos de Dados, leia as afirmativas sobre os aspectos formais do modelo, conforme a participação destes no paradigma relacional de dados.
I) Os dados no banco de dados relacional são armazenados como tabelas;
II) Tabelas possuem certas restrições associadas aos tipos de dados de suas colunas, e certas restrições associadas a relações entre tabelas.
III) A operação de projeção extrai linhas específicas da tabela;
IV) A operação de restrição extrai colunas específicas da tabela;
V) Restrição, projeção e junção são operadores que derivam tabelas a partir de outras tabelas.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Alguém comenta?

  • Gabarito está A.

     

    Os dados no banco de dados relacional são armazenados como tabelas, não sei como a I pode estar errada.

  • Os dados no banco de dados relacional são armazenados em tabelas.

    A operação de projeção extrai colunas especificas da tabela;

    A operação de restrição (seleçaoextrai linhas que satisfazem à condição específica da tabela;

     

  • Sávio Carneiro: de maneira genérica a afirmativa I esta correto, porem os dados são armazenados em registros (Linhas) que juntamente com os seus atributos (colunas ), que restringem o tipo de dados que são gravados nos registros, uma especie de formatação dos dados, essa associação entre colunas X linhas ou registros X atributos formam as tabelas.

  • I) Os dados no banco de dados relacional são armazenados como tabelas [linhas]; 

    II) Tabelas possuem certas restrições associadas aos tipos de dados de suas colunas, e certas restrições associadas a relações entre tabelas. 

    III) A operação de projeção [seleção (sql where)] extrai linhas específicas da tabela; 

    IV) A operação de restrição [projeção (sql select)] extrai colunas específicas da tabela; 

    V) Restrição, projeção e junção são operadores que derivam tabelas a partir de outras tabelas. Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas


ID
2324920
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considerando-se a descrição sobre SQL (Structured Query Language), assinale a única alternativa onde a sequência de comandos SQL (da esquerda para a direita) está associada corretamente à sequência de categorias {comando DML, comando DDL, comando TCL}.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

    DML: UPDATE, SELECT, DELETE, INSERT

    DDL: CREATE, DROP, ALTER

    TCL: BEGIN, COMMIT, ROLLBACK

    DCL: GRANT, REVOKE

     

    FFF

     

  • http://titodahora.blogspot.com.br/2016/07/sql-ansi-dml-ddl-dcl-e-dtl.html

  • Os comandos TCL(Transaction Control Language), também conhecidos como DTL(Data Transaction Language) englobam os seguintes nomes: COMMIT , SAVEPOIN e ROLLBACK


ID
2324923
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Seja T uma tabela chamada Brasil contendo as seguintes colunas: estado, região, área, população, PIB. De acordo com aquilo que a bibliografia adotada descreve sobre SQL, assinale a única opção que contém o comando sql, cujo resultado da execução mostra a densidade da população dos estados Bahia, Pará, Goiás e Alagoas.

Alternativas
Comentários
  • que questão mais cretina essa, é prova de informática ou de biologia?

    gabarito C: precisa APENAS saber como calcular a densidade populacional.

  • Na moral essa questão é mais de Geografia kkkkkkkkkkk. Biologia?? kkkkkk

  • biologia kkkkkkkkk

  • Putzzzz, apagou da mente o significado de densidade populacional. Por análise das sentenças observando puramente o SQL, dava pra ficar entre as letras A e C. Problema foi a ordem da divisão :)))))


ID
2324926
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considerando-se os sistemas gerenciadores de bancos de dados relacionais, associe as colunas abaixo.
I) Análise léxica
II) BNF
III) JIT
IV) Análise sintática
V) Token
VI) Lexema
( ) Identifica uma categoria de unidades sintáticas.
( ) Atesta a validade, ou não, de construções de comandos, sequências de controle, expressões.
( ) Agrupamento de caracteres que forma uma unidade sintática.
( ) Traduz código intermediário para código de máquina.
( ) Valida unidades lógicas tais como operadores, identificadores, valores, constantes.
( ) Gramática livre de contexto.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo na segunda coluna.

Alternativas