SóProvas



Prova Marinha - 2017 - Quadro Técnico - Primeiro Tenente - Serviço Social


ID
2610985
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A partir de Lobato (in Guerra, 2016), pode-se afirmar sobre as políticas para idoso no Brasil:

Alternativas

ID
2610988
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Serviço Social nas Forças Armadas tem homens como a maioria dos seus usuários, dadas as características históricas desse espaço sócio-ocupacional. O assistente social, nesse campo de atuação laborai, depara-se com questões relacionadas ao exercício da paternidade. Sobre essas questões, o Estatuto da Criança e Adolescente prevê que

Alternativas
Comentários
  • Lei 8069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente:

    Pátrio Poder - alterado para Poder Familiar

    A) o pátrio poder será exercido pelo pai, cabendo-lhe o direito de transmissão familiar de suas crenças e culturas para os filhos.

    Resposta: Art. 22. Parágrafo Único.

     A mãe e o pai, ou os responsáveis, têm direitos iguais e deveres e responsabilidades compartilhados no cuidado e na educação da criança, devendo ser resguardado o direito de transmissão familiar de suas crenças e culturas, assegurados os direitos da criança estabelecidos nesta Lei.   (Incluído pela Lei nº 13.257, de 2016)

    B) o poder familiar será exercido pelo pai, desde que viva em condições de igualdade socioeconômica com a mãe e cumpra suas obrigações de paternidade.

    Resposta:

    Art. 21.  poder familiar será exercido, em igualdade de condições, pelo pai e pela mãe, na forma do que dispuser a legislação civil, assegurado a qualquer deles o direito de, em caso de discordância, recorrer à autoridade judiciária competente para a solução da divergência. 

    C)  ao pai incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos maiores de idade, em situação de carência socioeconômica.

    Resposta:

    Art. 22. Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais.

    D) o pai poderá acompanhar o período do pré-natal, o trabalho de parto e do pós-parto imediato, se for o acompanhante da preferência da gestante.

    Resposta: art. 8

     § 6o  A gestante e a parturiente têm direito a 1 (um) acompanhante de sua preferência durante o período do pré-natal, do trabalho de parto e do pós-parto imediato.   

    E) a condenação criminal do pai nunca implicará destituição do poder familiar, mesmo privado de liberdade, o pai continua sujeito dos direitos relacionados à paternidade.

    Resposta: Art. 23

    § 2o A condenação criminal do pai ou da mãe não implicará a destituição do poder familiar, exceto na hipótese de condenação por crime doloso, sujeito à pena de reclusão, contra o próprio filho ou filha.       (Incluído pela Lei nº 12.962, de 2014)

    Art. 24. A perda e a suspensão poder poder familiar serão decretadas judicialmente, em procedimento contraditório, nos casos previstos na legislação civil, bem como na hipótese de descumprimento injustificado dos deveres e obrigações a que alude o art. 22.          (Expressão substituída pela Lei nº 12.010, de 2009)        Vigência


ID
2610991
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A partir do estudo de lamamoto e Carvalho (2013), é possível situar o significado dos serviços sociais prestados numa instituição militar como

Alternativas
Comentários
  • os direitos sociais têm por justificativa a cidadania, embora seu fundamento seja a desigualdade de classes.


ID
2610994
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Tendo como base a obra de Jannuzzi (2016) no que tange à avaliação de programas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) A produção de evidências, a compilação de dados e a sistematização dos estudos que aprimorem programas e projetos, bem como seus objetivos, constituem a finalidade da avaliação. (VERDADEIRO)

    B) A avaliação da eficácia de um programa social envolve a averiguação dos impactos sociais mais abrangentes promovidos pelo programa. (EFICÁCIA - RESULTADOS / EFICIÊNCIA - CUSTOS / EFETIVIDADE - IMPACTOS)

    C) A avaliação externa pode facilitar aperfeiçoamentos mais efetivos, pelo envolvimento dos beneficiários e operadores no êxito do programa. (AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA)

    D) A postergação da avaliação de um programa em estágio inicial de implantação pode atrapalhar o processo de resolução dos problemas básicos de qualquer novo projeto no setor público.

    E) O mapa de processos evidencia, ainda que com dificuldades, as demandas de estudos e pesquisas necessárias para assegurar uma representação adequada para a ação programática. ( É UM ARQUÉTIPO INSTRUMENTAL QUE EXPLICITA OS PROCESSOS CRÍTICOS DE UM PROGRAMA)


ID
2610997
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Um assistente social foi convidado para atuar no ciclo de formulação e avaliação de um determinado programa social. Tomando por base o estudo de Jannuzzi (2016), assinale a opção que descreve corretamente as etapas desse ciclo.

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO - LETRA D

    Análise:

    Na definição da agenda política, são tratados os processos relacionados à constituição de soluções possíveis, orientações e programas para lidar com a demanda social definida.(Essa etapa é a formulação e diagnóstico)

    Na formulação de políticas e programas, são constituídos os vários processos que acarretam reconhecimento de uma faceta da questão social como problema público que necessita intervenção governamental. (Essa etapa é a agenda política)

    Na avaliação das políticas e programas é preciso escolher a direção a ser seguida, apresentando ação efetiva ou não, deliberando por uma ou algumas das saídas antes planejadas. (Tomada de decisão)

    Na tomada de decisão técnico-política, é preciso verificar a necessidade de realização de alterações nos programas implementados a fim de buscar a efetividade dos mesmos, interrompê-los ou ajustá-los a nova realidade.(Essa etapa é avaliação)

  • A) Na definição da agenda política, são tratados os processos relacionados à constituição de soluções possíveis, orientações e programas para lidar com a demanda social definida. ( 2ª FASE - FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS E PROGRAMAS)

    B) Na formulação de políticas e programas, são constituídos os vários processos que acarretam reconhecimento de uma faceta da questão social como problema público que necessita intervenção governamental. (1ª FASE - DEFINIÇÃO DA AGENDA POLÍTICA)

    C) Na avaliação das políticas e programas é preciso escolher a direção a ser seguida, apresentando ação efetiva ou não, deliberando por uma ou algumas das saídas antes planejadas. (3ª FASE - TOMADA DE DECISÃO TÉCNICO-POLÍTICA)

    D) Na implementação de políticas ou programas, há uma correspondência aos empenhos de implantação e execução da ação governamental, na alocação de subsídios e desenvolvimento dos processos já escolhidos. (4ª FASE - IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS E PROGRAMAS)

    E) Na tomada de decisão técnico-política, é preciso verificar a necessidade de realização de alterações nos programas implementados a fim de buscar a efetividade dos mesmos, interrompê-los ou ajustá-los a nova realidade. (5ª FASE - AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS E PROGRAMAS)


ID
2611000
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Estatuto da Juventude prevê, no âmbito da ação do poder público, a efetivação do direito do jovem à profissionalização, ao trabalho e á renda. Sobre essa lei, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • ...incentiva as formas coletivas de organização para o trabalho, redes solidárias e livre associação.

  • Art. 15. A ação do poder público na efetivação do direito do jovem à profissionalização, ao trabalho e à renda contempla a adoção das seguintes medidas:

    I - promoção de formas coletivas de organização para o trabalho, de redes de economia solidária e da livre associação;


ID
2611003
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Tomando como referência o estudo de lamamoto (2011), analise as afirmativas abaixo sobre o significado social do trabalho profissional do assistente social em uma instituição militar.


I- Encontra-se na dependência das relações estabelecidas entre esse trabalho e a administração militar que o contratou.

II- É idêntico ao das diferentes instituições em que se realiza esse trabalho profissional, na medida em que é perpassado por relações sociais similares aos demais espaços ocupacionais.

III- É mediado pelas determinações institucionais, pela condição de trabalho do assistente social assalariado e por sua relativa autonomia.

IV- É tensionado pelo projeto ético-político do serviço social e pelos constrangimentos inerentes ao trabalho assalariado alienado.

V- Inscreve-se na divisão social e técnica do trabalho, nesse tipo de instituição, como trabalho concreto, indicado por seu valor de uso dos serviços prestados.


Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • V - I- Encontra-se na dependência das relações estabelecidas entre esse trabalho e a administração militar que o contratou.

    F - II- É idêntico ao das diferentes instituições em que se realiza esse trabalho profissional, na medida em que é perpassado por relações sociais similares aos demais espaços ocupacionais.

    V - III- É mediado pelas determinações institucionais, pela condição de trabalho do assistente social assalariado e por sua relativa autonomia.

    V - IV- É tensionado pelo projeto ético-político do serviço social e pelos constrangimentos inerentes ao trabalho assalariado alienado.

    F - V- Inscreve-se na divisão social e técnica do trabalho, nesse tipo de instituição, como trabalho concreto, indicado por seu valor de uso dos serviços prestados.

  • Iamamoto (2017), o trabalho do A.S. não se esgota na dimensão do trabalho concreto.


ID
2611006
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Antunes (2010) discorre sobre a crise da sociedade do trabalho, apresentando algumas teses acerca do assunto. Sobre essas teses, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • ...o trabalho possui dupla dimensão: uma que expressa a atividade genérico-social e outra que exprime a atividade cotidiana, estranhada e fetichizada sob o regime de produção capitalista.


ID
2611009
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Após três meses de internação hospitalar, a Sra. Violeta, idosa, viúva, diabética e paciente renal crônica sem agravamento, recebeu alta do hospital e foi incluída em um programa voltado para o atendimento domiciliar.


A partir da situação apresentada e da discussão sobre assistência em domicílio, de acordo com Mioto (Org) (2015), pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • ...os serviços de atendimento domiciliar promovem uma rotatividade dos leitos hospitalares e diminuem gastos nas unidades de saúde, na medida em que transferem uma parte dos cuidados dos pacientes para o ambiente domiciliar.


ID
2611012
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Guerra (2016), em sua análise das transformações societárias, do Serviço Social e da cultura profissional, afirma que a produção acadêmico-científica e profissional do Serviço Social brasileiro

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     

    Não entendi os motivos, marquei a D. Alguém tem este livro sabe explicar melhor?

     

  • Marquei D também, o que expressa a importância da leitura da bibliografia.

  • eu tbm marquei a D gostaria de saber de qual livro da Guerra, trata essa questão.

ID
2611015
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Observe o texto a seguir.


O Estado é produto da divisão social do trabalho, ou seja, à medida que esta se complexifica, cria-se uma demanda por certas atividades superestruturais, mediando a produção material.


Segundo Behring (2011), o texto acima se refere

Alternativas
Comentários
  • ...ao capitalismo tardio.

  • O ENUNCIADO REFERE-SE AO CONTEXTO DO PÓS-SEGUNDA GUERRA (1945) - KEYNESIANISMO-FORDISMO - CAPITALISMO TARDIO - POSSIBILIDADE HISTÓRICA DO WELFARE STATE NA INGLATERRA E ELEVAÇÃO DO GASTO SOCIAL DO ESTADO EM VÁRIOS PAÍSES EUROPEUS.


ID
2611018
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Leia o texto abaixo.


“Sabemos que as prisões operam numa quase total falta de transparência quanto à gestão da vida cotidiana de presos e familiares. É um isolamento mudo e surdo: do lado de fora dos muros pouco se sabe, pouco se conhece acerca dos problemas que ocorrem internamente. A interrupção desta surdez e mudez se faz, geralmente, nos momentos de grandes motins, quando a revolta e a indignação dos presos se processam de forma violenta”. (Carvalho et al, 2011).


Marque a opção correta acerca do entendimento dos autores sobre as prisões no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • ...são também espaços de riqueza cultural gerada a partir da vida anômola, de confinamento de sujeitos durantes anos, dias e horas.


ID
2611021
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Suponha que uma militar exerça a função de assistente social em uma Unidade de Saúde da Marinha. Suponha, ainda, que essa profissional receba de um sargento solicitação de Licença para Tratamento de Pessoa da Família (LTSPF). Por ocasião do estudo social, a profissional decide realizar uma visita domiciliar à residência do militar. Tomando como parâmetro o estudo de Amaro (2016), assinale a opção que indica os aspectos a serem observados pela profissional em relação à visita.

Alternativas
Comentários
  • Registrá-la na forma de relatório, no qual devem estar sistematizados os relatos orais, as observações, os depoimentos, os encaminhamentos e as conclusões.


ID
2611024
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Mota (2010), ao discutir a prática do Serviço Social na empresa, afirma que a presença do assistente social confirma a expansão do capital e implica a criação de novas necessidades sociais. Nesse sentido, a empresa passa a requisitar do profissional um trabalho de cunho assistencial e educativo junto ao empregado e sua família. Sendo assim, pode-se afirmar que a principal justificativa da autora para a execução dos serviços sociais na empresa

Alternativas
Comentários
  • ...é a preservação da qualidade da força de trabalho dos empregados.


ID
2611027
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Serviço Social, ao longo dos seus 80 anos de existência no Brasil, vem se afirmando como área de produção de conhecimento na construção de uma cultura política e teórica de esquerda no país. Segundo Mota (2016), é um indicio desse processo:

Alternativas
Comentários
  • ...o perfil da demanda pelas pós-graduações em Serviço Social, principalmente, em nível de doutorado, motivada pela busca de conhecimento crítico de inspiração marxista.


ID
2611030
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma determinada assistente social de uma Organização Militar vem atendendo um militar, usuário abusivo de álcool e com problemas familiares advindos dessa questão. O chefe desse militar tomou conhecimento desses atendimentos e, no intuito de cooperar com o trabalho da profissional, solicitou-lhe informações sobre os problemas enfrentados por seu subordinado. Diante dessa situação, a assistente social passou ao encarregado as informações, obtidas nos atendimentos, julgadas mais importantes para auxílio do seu plano de trabalho.

O militar que vinha sendo atendido por essa profissional, ao tomar conhecimento das informações prestadas por ela ao seu chefe, encaminhou uma denúncia ao Conselho Regional de Serviço Social, tendo como base o Código de Ética Profissional do Assistente Social.


Assinale a opção que indica a infração ética denunciada.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

     

    Art. 15 Constitui direito do/a assistente social
    manter o sigilo profissional.
    Art. 16 O sigilo protegerá o/a usuário/a em tudo
    aquilo de que o/a assistente social tome
    conhecimento, como decorrência do exercício da
    atividade profissional.
    Parágrafo único Em trabalho multidisciplinar só
    poderão ser prestadas informações dentro dos
    limites do estritamente necessário.
    Art. 17 É vedado ao/à assistente social
    revelar sigilo profissional.

    Art. 18 A quebra do sigilo só é admissível quando
    se tratarem de situações cuja gravidade possa,
    envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo
    aos interesses do/a usuário/a, de terceiros/as e
    da coletividade.
    Parágrafo único: A revelação será feita dentro do
    estritamente necessário, quer em relação ao
    assunto revelado, quer ao grau e número de
    pessoas que dele devam tomar conhecimento.


ID
2611033
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma servidora pública integrante da administração indireta, em situação de violência doméstica e familiar, solicitou medidas protetivas de urgência para preservar sua integridade física e psicológica. Com base na Lei Maria da Penha, o juiz poderá assegurar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO> E

    Art. 9o A assistência à mulher em situação
    de violência doméstica e familiar será prestada de
    forma articulada e conforme os princípios e as
    diretrizes previstos na Lei Orgânica da Assistência
    Social, no Sistema Único de Saúde, no Sistema
    Único de Segurança Pública, entre outras normas
    e políticas públicas de proteção, e
    emergencialmente quando for o caso.
    §1o O juiz determinará, por prazo certo, a
    inclusão da mulher em situação de violência
    doméstica e familiar no cadastro de programas
    assistenciais do governo federal, estadual e
    municipal.
    §2o O juiz assegurará à mulher em situação de
    violência doméstica e familiar, para preservar sua
    integridade física e psicológica:
    I - acesso prioritário à remoção quando
    servidora pública, integrante da
    administração direta ou indireta;

    II - manutenção do vínculo trabalhista,
    quando necessário o afastamento do local
    de trabalho, por até seis meses.

    §3o A assistência à mulher em situação de
    violência doméstica e familiar compreenderá o
    acesso aos benefícios decorrentes do
    desenvolvimento científico e tecnológico,
    incluindo os serviços de contracepção de
    emergência, a profilaxia das Doenças
    Sexualmente Transmissíveis (DST) e da
    Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e
    outros procedimentos médicos necessários e
    cabíveis nos casos de violência sexual.


     

     


ID
2611036
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Tomando como parâmetro o estudo de Pequeno (2015), assinale a opção INCORRETA acerca do exercício da relativa autonomia na execução do trabalho do assistente social numa instituição militar,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

    Não entendi por que está incorreta. alguém sabe dizer?


ID
2611039
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação à vida cotidiana, segundo Barroco e Terra (2012), é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • ...é o espaço de reprodução do trabalho do assistente social e de incorporação da alienação.


ID
2611042
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As medidas integradas de prevenção são essenciais para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Segundo a Lei Maria da Penha, essas medidas serão adotadas no campo da política pública e far-se-ão por meio de um conjunto articulado de ações da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e de ações não governamentais, tendo por diretrizes

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    CAPÍTULO I
    DAS MEDIDAS INTEGRADAS DE PREVENÇÃO
    Art. 8o A política pública que visa coibir a
    violência doméstica e familiar contra a mulher
    far-se-á por meio de um conjunto articulado de
    ações da União, dos Estados, do Distrito
    Federal e dos Municípios e de ações nãogovernamentais, tendo por diretrizes:
    I - a integração operacional do Poder
    Judiciário, do Ministério Público e da
    Defensoria Pública com as áreas de
    segurança pública, assistência social, saúde,
    educação, trabalho e habitação;
    II - a promoção de estudos e pesquisas,
    estatísticas
    e outras informações relevantes,
    com a perspectiva de gênero e de raça ou etnia,
    concernentes às causas, às consequências e à
    frequência da violência doméstica e familiar
    contra a mulher, para a sistematização de dados,
    a serem unificados nacionalmente, e a avaliação
    periódica dos resultados das medidas adotadas;
    III - o respeito, nos meios de comunicação
    social, dos valores éticos e sociais da pessoa
    e da família, de forma a coibir os papéis
    estereotipados que legitimem ou exacerbem
    a violência doméstica e familiar.

    IV- a implementação de atendimento policial
    especializado para as mulheres, em particular nas
    Delegacias de Atendimento à Mulher;
    V- a promoção e a realização de campanhas
    educativas de prevenção da violência
    doméstica e familiar contra a mulher
    ,
    voltadas ao público escolar e à sociedade em
    geral, e a difusão desta Lei e dos instrumentos de
    proteção aos direitos humanos das mulheres;
    VI- a celebração de convênios, protocolos,
    ajustes, termos ou outros instrumentos de

    promoção de parceria entre órgãos

    governamentais ou entre estes e entidades nãogovernamentais, tendo por objetivo a
    implementação de programas de erradicação
    da violência doméstica e familiar contra a
    mulher
    ;

    VII- a capacitação permanente das Polícias
    Civil e Militar, da Guarda Municipal, do Corpo de
    Bombeiros e dos profissionais pertencentes aos
    órgãos e às áreas enunciados no inciso I quanto
    às questões de gênero e de raça ou etnia;
    VIII- a promoção de programas
    educacionais que disseminem valores éticos
    de irrestrito respeito à dignidade da pessoa
    humana com a perspectiva de gênero e de
    raça ou etnia;
    IX- o destaque, nos currículos escolares de
    todos os níveis de ensino, para os conteúdos
    relativos aos direitos humanos, à equidade
    de gênero e de raça ou etnia e ao problema
    da violência doméstica e familiar contra a
    mulher.

     

    OBS: particurlamente não gosto do estilo de prova da marinha, eles colocam referências por vezes soltas e pates legais incompletas (como esta questão) que podem trazer duplicidade de sentido. Tem que estar muito atento na prova e ser esperto nas pegadinhas.... mas vamos que vamos. bons estudos.

     

     


ID
2611045
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Tomando como parâmetro o estudo de Duarte (in Almeida, 2014), é correto afirmar sobre a política de drogas e sobre as práticas de cuidado na contemporaneidade que

Alternativas
Comentários
  • ...o tratamento de usuários de drogas em instituições asilares ou fechadas, além de reforçar a estigmatização desses usuários, tem-se mostrado mundialmente ineficaz.


ID
2611048
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com base na lei n° 8.742/1993, que dispõe sobre a organização da assistência sociai, como um direito do cidadão e dever do Estado, assinale a opção correta no que tange à competência da União.

Alternativas
Comentários
  • Cofinanciar, por meio de transferência automática, o aprimoramento da gestão, os serviços, os programas e os projetos de assistência social em âmbito nacional.

  • A) Apoiar técnica e financeiramente os serviços, os programas e os projetos de enfrentamento da pobreza em âmbito nacional.

    B) Estimular e apoiar técnica e financeiramente as associações e consórcios municipais na prestação de serviços de assistência social. ESTADO

    C) Executar os projetos de enfrentamento da pobreza, incluindo a parceria com organizações da sociedade civil. MUNICÍPIO

    D) Efetuar o pagamento dos auxílios natalidade e funeral. MUNICÍPIO

    E) Cofinanciar, por meio de transferência automática, o aprimoramento da gestão, os serviços, os programas e os projetos de assistência social em âmbito nacional. UNIÃO


ID
2611051
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma assistente social recém nomeada e designada para servir numa organização militar de saúde foi questionada por seu chefe, também assistente social, se saberia aplicar, na prática, a teoria que aprendeu ao longo da sua formação, frente às demandas institucionais.

Tomando como parâmetro o estudo de Santos (2011), é INCORRETO afirmar que a concepção de teoria que subjaz ao questionamento do chefe da assistente social em questão é de algo que:

Alternativas
Comentários
  • ...oferece a compreensão da dinâmica social em que se insere o objeto da intervenção profissional.

  • A teoria não existe para ser aplicada, mas para iluminar ou oferecer subsídios para a compreensão da realidade, a qual se insere o trabalho do assistente social.


ID
2611054
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com Pereira (2011), que apresenta algumas concepções e propostas acerca da política social, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A política social ou Welfare Staterepresenta um processo dinâmico entre interesses, geralmente de classes, podendo contemplar proveitos para os dominados e, simultaneamente, corroborar o poder político desses.

  • Política Social não é sinônimo de Welfare State. O Welfare State foi um fenômeno localizado no tempo e no espaço. Esta experiência ocorreu em alguns países europeus (nos seus diversos formatos), no pós-guerra (1945) para reconstruir a Europa e alavancar a retomada das taxas de lucro do capital. Compreende o pacto keynesiano-fordista, que teve como principal medida o pleno emprego, a partir de uma intensa articulação entre o Estado, empresariado e a classe trabalhadora, tendo o seu esgotamento ocorrido no final da década de 60, do século XX, dando lugar a um novo padrão de acumulação baseado na reestruturação produtiva (toyotismo), sob a égide do neoliberalismo.


ID
2611057
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considere a situação hipotética a seguir.


Uma Oficial, recém nomeada para servir numa organização militar da área de pessoal, foi orientada por sua chefe a estudar todas as normas que regiam essa área, uma vez que, segundo ela, os conhecimentos apreendidos por essa Oficial, no curso de Serviço Social, não encontrariam aplicabilidade no cotidiano do exercício profissional naquele setor.


Com relação à situação hipotética relatada acima, tomando como parâmetro o estudo de Coelho (2013), acerca da imediaticidade na prática do assistente social, é correto afirmar que a postura da chefe da Oficial

Alternativas
Comentários
  • ...provém de um saber do fazer profissional guiado pela experiência da certeza sensível.


ID
2611060
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Leia o texto abaixo.


"O sincretismo nos parece ser o fio condutor da afirmação e do desenvolvimento do Serviço Social como profissão, seu núcleo organizativo e sua norma de atuação. Expressa-se em todas as manifestações da prática profissional e revela-se em todas as intervenções do agente profissional como tal. O sincretismo foi um principio constitutivo do Serviço Social." (Netto, in Maranhão, 2016)


Considerando que Maranhão (in Mota & Amarai, 2016) analisa as determinações objetivas que concorrem para favorecer a estrutura sincrética do Serviço Social, marque a opção que constitui uma determinação favorável ao sincretismo do Serviço Social.

Alternativas
Comentários
  • ...o cotidiano do exercício profissional dos assistentes sociais.


ID
2611063
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com base nos instrumentos de gestão da Norma Operacional Básica da Assistência Social, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • ...o financiamento da política de assistência social é detalhado no processo de planejamento por meio do Orçamento Plurianual e anual.


ID
2611066
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma adolescente compareceu a uma determinada clínica, acompanhada da mãe, para uma consulta médica e, após a realização de exames, constatou-se que essa adolescente estava grávida. Em face do diagnóstico, o médico do pronto-atendimento encaminhou a paciente e sua acompanhante ao Serviço Social. O atendimento da Assistente Social pautou-se no Estatuto da Criança e do Adolescente, no que tange ao direito à vida e à saúde. Com base nessa lei, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • ...a clínica deverá manter os registros das atividades, no prontuário da adolescente, pelo prazo de dezoito anos.


ID
2611069
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma assistente social de uma unidade da saúde da Marinha depara-se com a suspeita de violência praticada contra um militar idoso que se encontra no pronto atendimento. Nesse caso, com base no Estatuto do Idoso, a unidade de saúde terá como procedimento compulsório:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    Art. 19. Os casos de suspeita ou confirmação de
    violência praticada contra idosos serão objeto de
    notificação compulsória pelos serviços de
    saúde públicos e privados à autoridade
    sanitária
    , bem como serão obrigatoriamente
    comunicados por eles a quaisquer dos seguintes
    órgãos:
    I – autoridade policial;
    II – Ministério Público;
    III – Conselho Municipal do Idoso;
    IV – Conselho Estadual do Idoso;
    V – Conselho Nacional do Idoso.
     


ID
2611072
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com Forti e Guerra (2015), analise as afirmativas abaixo, com base nas possibilidades de efetivação do Projeto Ético-político Profissional do Serviço Social em uma instituição militar.


I- A efetivação desse projeto encontra-se fundamentada no compromisso do profissional, no conjunto dos seus princípios e ideais, pois a intencionalidade dos agentes profissionais é aspecto central para efetivação desse projeto nesse tipo de instituição.

II- Requer do profissional um certo domínio da teoria social, pois lhe auxilia a entender a realidade na qual se insere esse espaço ocupacional específico, escolher entre os meios e mediações possíveis a serem mobilizados, os quais orientarão sua intervenção.

III- Esse projeto é tensionado por duas principais demandas antagônicas e desiguais: a da instituição militar e a da ética profissional, as quais exercem pressões diferenciadas sobre o profissional.

IV- encontra-se na dependência da relativa autonomia que dispõe o assistente social nesse espaço ocupacional e do conjunto de condições que informa o processo de trabalho nesse tipo de organização.

V- torna-se difícil sua materialização no cotidiano do exercício profissional nessa organização, dados os princípios e os valores que guiam esse tipo de instituição.


Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • F - I- A efetivação desse projeto encontra-se fundamentada no compromisso do profissional, no conjunto dos seus princípios e ideais, pois a intencionalidade dos agentes profissionais é aspecto central para efetivação desse projeto nesse tipo de instituição.

    V - II- Requer do profissional um certo domínio da teoria social, pois lhe auxilia a entender a realidade na qual se insere esse espaço ocupacional específico, escolher entre os meios e mediações possíveis a serem mobilizados, os quais orientarão sua intervenção.

    V - III- Esse projeto é tensionado por duas principais demandas antagônicas e desiguais: a da instituição militar e a da ética profissional, as quais exercem pressões diferenciadas sobre o profissional.

    V - IV- encontra-se na dependência da relativa autonomia que dispõe o assistente social nesse espaço ocupacional e do conjunto de condições que informa o processo de trabalho nesse tipo de organização.

    F - V- torna-se difícil sua materialização no cotidiano do exercício profissional nessa organização, dados os princípios e os valores que guiam esse tipo de instituição.


ID
2611075
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Constituição Federal de 1988 considerou a seguridade social como um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade com vistas a garantir direitos afetos à saúde, à previdência e à assistência social. Dessa forma,' a seguridade social, organizada pelo Poder Público, está ancorada em qual objetivo?

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

    VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados. 

  • UUSEI ESSA DICA

    Universalidade

    Uniformidade

    SEletividade

    Irredutibilidade

    E(ssa)quidade

    DIversidade

    CAráter democrático.


ID
2611078
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com base no texto “Política Social e Democracia”, de Werneck Vianna (in Bravo, 2012), com relação à política social, coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, assinalando, a seguir, a opção correta.


( ) A inclusão da seguridade social na Carta Magna brasileira trouxe à tona um modelo de gestão baseado em uma concepção de proteção universal, democrática, distributiva e não estigmatizadora.

( ) A Constituição Federal de 1988, no quê tange à seguridade social, representou um compromisso com a extensão dos direitos sociais no Brasil diante da grave crise e das demandas de enfrentamento dos índices de desigualdade social.

( ) A seguridade social, ancorada no tripé de saúde, previdência e assistência, ao ser analisada, é apreendida por um enfoque que destaca relações numéricas, simulações, variáveis organizacionais etc.

( ) A conquista da inclusão da seguridade social na Constituição de 1988 sofreu impactos com a legitimação do neoliberalismo no Brasil, que trouxe a redução dos direitos sociais, o desmonte da previdência pública e o sucateamento da saúde.

( ) A partir da Constituição de 1988, houve uma regulação das instituições privadas de proteção social no sentido de modernizar suas posturas, concepções, objetivos e métodos de provisão social, bem como para atender às exigências que se impuseram às políticas sociais.

Alternativas
Comentários
  • (V) A inclusão da seguridade social na Carta Magna brasileira trouxe à tona um modelo de gestão baseado em uma concepção de proteção universal, democrática, distributiva e não estigmatizadora.

    (F) A Constituição Federal de 1988, no quê tange à seguridade social, representou um compromisso com a extensão dos direitos sociais no Brasil diante da grave crise e das demandas de enfrentamento dos índices de desigualdade social.

    (V) A seguridade social, ancorada no tripé de saúde, previdência e assistência, ao ser analisada, é apreendida por um enfoque que destaca relações numéricas, simulações, variáveis organizacionais etc.

    (F) A conquista da inclusão da seguridade social na Constituição de 1988 sofreu impactos com a legitimação do neoliberalismo no Brasil, que trouxe a redução dos direitos sociais, o desmonte da previdência pública e o sucateamento da saúde.

    (F) A partir da Constituição de 1988, houve uma regulação das instituições privadas de proteção social no sentido de modernizar suas posturas, concepções, objetivos e métodos de provisão social, bem como para atender às exigências que se impuseram às políticas sociais.

  • alguém pode explicar por favor? A quarta afirmação não entendi o erro.


ID
2611081
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Tomando como parâmetro a lei n° 8.662, de 07 de junho de 1993, que dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências, pode-se afirmar que o assistente social, numa instituição militar, tem como atribuições privativas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E (eu não achei muito coerente não, pois baseado no código de ética ele muda as palavras, no código não diz "adm militar", e sim aos órgãos.... si lá, ele muda muito as palavras. Se fosse outra banca iria elaborar a questão diferente).

    Art. Constituem atribuições

    privativas do Assistente Social:

    I - coordenar, elaborar, executar,

    supervisionar e avaliar estudos, pesquisas,
    planos, programas e projetos na área de Serviço
    Social;
    II - planejar, organizar e administrar
    programas e projetos em Unidade de Serviço
    Social;
    III - assessoria e consultoria e órgãos da
    Administração Pública direta e indireta, empresas
    privadas e outras entidades, em matéria de
    Serviço Social;

    IV - realizar vistorias, perícias técnicas,
    laudos periciais, informações e pareceres sobre a
    matéria de Serviço Social;
    V - assumir, no magistério de Serviço Social
    tanto a nível de graduação como pós-graduação,
    disciplinas e funções que exijam conhecimentos
    próprios e adquiridos em curso de formação
    regular;
    VI - treinamento, avaliação e supervisão
    direta de estagiários de Serviço Social;

    VII - dirigir e coordenar Unidades de Ensino
    e Cursos de Serviço Social, de graduação e pósgraduação;
    VIII - dirigir e coordenar associações,
    núcleos, centros de estudo e de pesquisa em
    Serviço Social;
    IX - elaborar provas, presidir e compor
    bancas de exames e comissões julgadoras de
    concursos ou outras formas de seleção para
    Assistentes Sociais, ou onde sejam aferidos
    conhecimentos inerentes ao Serviço Social;
    X - coordenar seminários, encontros,
    congressos e eventos assemelhados sobre
    assuntos de Serviço Social;
    XI - fiscalizar o exercício profissional através
    dos Conselhos Federal e Regionais;
    XII - dirigir serviços técnicos de Serviço
    Social em entidades públicas ou privadas;
    XIII - ocupar cargos e funções de direção e
    fiscalização da gestão financeira em órgãos e
    entidades representativas da categoria
    profissional
     

  • Sobre o erro na letra D: Quem fiscaliza o exercício profissional são os CRESS, em suas respectivas jurisdições e não o Assistente Social.


ID
2611084
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Um Oficial, assistente social, após o Curso de Formação de Oficiais ingressou no Serviço Social de uma unidade de saúde da Marinha. Sem experiência nessa área de atuação, buscou suporte no estudo de Vasconcelos (2009) sobre o Serviço Social no cotidiano dos serviços de saúde, na área municipal. De acordo com essa autora, para atuar em consonância com o projeto ético-político profissional, esse oficial deverá adotar a seguinte prática:

Alternativas
Comentários
  • ...operacionalizar as ações do Serviço Social com base no critério das necessidades sociais de saúde e nos interesses dos usuários.


ID
2611087
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em 2014, com a Portaria n° 1.771/MD, foram normatizadas as diretrizes para o emprego e a atuação do Serviço Social das Forças Armadas em situações de emergência, desastres, calamidades públicas e ações humanitárias. Tendo essa portaria como base, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O Serviço Social das Forças Armadas atua em caráter subsidiário às ações executadas pelos órgãos governamentais de assistência social da localidade atingida, quando insuficientes, esgotadas ou colapsadas as possibilidades de ação da assistência.


ID
2611090
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Saúde do trabalhador está incluída no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) como um direito. Vasconcelos (2009) evidencia que, no âmbito do SUS, cabe ao assistente social:

Alternativas
Comentários
  • ...a partir do estudo dos usuários atendidos, informar ao trabalhador, à entidade sindical a qual estiver vinculado e à empresa, sobre riscos de acidente de trabalho e de doença ocupacional.

  • A) a partir do estudo dos usuários atendidos, informar ao trabalhador, à entidade sindical a qual estiver vinculado e à empresa, sobre riscos de acidente de trabalho e de doença ocupacional.

    B) estudar o impacto que as tecnologias provocam à saúde, notificando o empregador sobre a necessidade de interdição de máquinas, de setor de serviço ou de todo ambiente de trabalho.

    (Tornar público o impacto que as tecnologias provocam na saúde)

    (Publicizar dados que indiquem a necessidade de interdição de máquinas, de setor de serviço ou de todo ambiente de trabalho que signifiquem exposição iminente a risco ou saúde dos trabalhadores)

    C) cumprir com as exigências dos manuais no que tange às doenças relacionadas ao estresse que acometem várias categorias profissionais, inclusive os assistentes sociais.

    D) tomar pública a eficiência, eficácia e efetividade (ausência/deficiência) da fiscalização e o controle dos serviços de saúde do trabalhador nas instituições e nas empresas públicas e privadas.

    E) elaborar comunicação às instâncias competentes relatando as doenças congênitas que acometem os trabalhadores, com o intuito de colaborar com o cadastro de profissionais doentes nas entidades sindicais.

    (Participar da comunicação às instâncias competentes sobre as doenças originárias no processo de trabalho, buscando a colaboração das entidades sindicais)

  • Achei que isso era atribuição do técnico em segurança do trabalho.

  • Gabarito: letra A.

    Texto: Serviço Social e Práticas Democráticas na Saúde (Ana Maria de Vasconcelos)

    "No que compete ao SUS, cabe aos assistentes sociais:

    I – Participar da assistência ao trabalhador vítima de acidente de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho;

    II – Participar em estudos, pesquisas, avaliação e controle dos riscos e agravos potenciais à saúde existentes no processo de trabalho;

    III – Tornar público o impacto que as tecnologias provocam à saúde;

    IV – Informar ao trabalhador e à sua respectiva entidade sindical e às empresas, a partir do estudo dos usuários atendidos, sobre os riscos de acidente de trabalho, doença profissional e do trabalho;

    V – Tornar público a ausência/deficiência de fiscalização e controle dos serviços de saúde do trabalhador nas instituições e empresas públicas e privadas;

    VI – Participar da comunicação às instâncias competentes sobre doenças originadas no processo de trabalho, buscando a colaboração das entidades sindicais; e 

    VII – Publicizar dados que indiquem a necessidade de interdição de máquina, de setor de serviço ou de todo o ambiente de trabalho, que signifiquem exposição a risco iminente para a vida ou saúde dos trabalhadores". (pág. 262-263)

    Fonte: Serviço Social e Saúde: formação e trabalho profissional (2009) de Ana Elisabete Mota et al (org.)


ID
2611093
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O ano de 2016 foi voltado à celebração dos 80 anos do Serviço Social no Brasil. Dentre os traços, acontecimentos e dados destacados por Silva (2016) para dimensionar o atual cenário do Serviço Sociai no Brasil, após essa trajetória histórica, pode-se citar

Alternativas
Comentários
  • ...o predomínio, em 2016, de cursos acadêmicos nos programas de mestrado e doutorado em Serviço Social, não havendo programas profissionais na área, evidenciando a resistência da profissão a uma formação tecnicista, produtivista, voltada para o mercado.


ID
2611096
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre a construção do projeto ético-político do Serviço Social, e com relação às dimensões dos projetos societários e dos projetos profissionais, de acordo com Netto (2009), é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • ...nas sociedades capitalistas, os projetos societários são necessariamente projetos de ciasse que preservam uma dimensão política que envolve relações de poder.

  • GABARITO B

    "nos projetos societários (como, aliás, em qualquer projeto coletivo) há necessariamente uma dimensão política, que envolve relações de poder. É claro que esta dimensão não pode ser diretamente identificada com posicionamentos partidários, ainda que se considere que os partidos políticos sejam instituições indispensáveis e insubstituíveis para a organização democrática da vida social no capitalismo contemporâneo"

    Para maiores informações:

    www.instagram.com/profissionaldeluta


ID
2611099
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação ao estudo de Lyra (In Acosta e Vitale, 2008), sobre a interlocução entre cuidado, gênero e família, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • ...somente pela análise das relações de gênero é possível compreender as desigualdades sociais no cuidado.


ID
2611102
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

“Um projeto de pesquisa é fruto do trabalho vivo do pesquisador, (...) é construído artesanalmente por um artífice através do trabalho intelectual. É, portanto, um artefato.” (Deslandes, in Minayo, 2012).


A trajetória de elaboração de um projeto de pesquisa prevê o desenvolvimento de uma dimensão técnica essencial à produção do conhecimento teórico e empírico. Para Minayo (2012), é um elemento constitutivo da técnica de produção do projeto de pesquisa:

Alternativas
Comentários
  • ...a definição do tema, considerando a motivação do pesquisador, a relevância acadêmica e as fontes disponíveis.


ID
2611105
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma assistente social da Unidade de Saúde Mental da Marinha, acompanhará a alta hospitalar de um determinado militar. Esse militar está hospitalizado há três anos e poderá regressar ao seu domicílio imediatamente. Ao analisar a situação, com base nos estudos realizados por Duarte (2012), sobre loucura e família, a assistente social deve considerar que

Alternativas
Comentários
  • ...durante a abordagem com a família, a assistente social deve considerar se há sobrecarga financeira, alterações nas rotinas familiares e manifestações de doenças física e emocional.


ID
2611108
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Estado brasileiro vem ampliando direitos para pessoas com deficiência. Destaca-se, nesse processo, a lei n° 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Com relação à referida lei, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : C

    CAPÍTULO II

    DA IGUALDADE E DA NÃO DISCRIMINAÇÃO

    Art. 4o  Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação.

    § 1o  Considera-se discriminação em razão da deficiência toda forma de distinção, restrição ou exclusão, por ação ou omissão, que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais de pessoa com deficiência, incluindo a recusa de adaptações razoáveis e de fornecimento de tecnologias assistivas.

    § 2o  A pessoa com deficiência não está obrigada à fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa.

     

     

     


ID
2611111
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando as portarias n° 1,432/MD, de 22 de outubro de 2008, e a de n° 1.836/MD, de 10 de dezembro de 2010, assinale a resposta correta.

Alternativas
Comentários
  • Cabe à Comissão de Assistência Social das Forças Armadas colaborar com a coordenação de ações necessárias à implementação de políticas e diretrizes que garantam o bem-estar social do pessoal das Forças Armadas.


ID
2611114
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com Boschetti e Behring (2011), acerca da relação entre política social e liberalismo, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • ...o movimento operário e a concentração e monopolização do capital fizeram parte do enfraquecimento das bases materiais e subjetivas de sustentação dos argumentos liberais.

  • A

    o liberalismo pressupõe que a miséria é insolúvel e que alguns segmentos não possuem condições de competir no mercado de trabalho e, por isso, as políticas sociais devem ser paliativas.

    B

    o Estado liberai possui características de Estado policial e repressor, pois tem a função de intervir na liberdade individual. (Para os liberais, o Estado deve assumir o papel "neutro" de legislador e árbitro)

    C

    a liberdade e a competitividade são predominantes no liberalismo, pois são entendidas como formas de subordinação do indivíduo. (São entendidas como formas de autonomia do indivíduo)

    E

    o Estado social é uma evolução do Estado liberal, porém, apenas o primeiro reconhece direitos sem colocar em xeque os fundamentos do capitalismo. (Não se trata, então, de estabelecer uma linha evolutiva linear entre o Estado liberal e o Estado social, mas sim de chamar a atenção para o fato de que ambos têm um ponto em comum: o reconhecimento de direitos sem colocar em xeque os fundamentos do capitalismos).

  • Enfraquecimento dos pressupostos liberais:

    Fortalecimento do movimento operário (Rev. 1917)

    Concentração e Monopolização do capital ( capital bancário + capital industrial)

    Crise de 1929 - 1932 (Crack da Bolsa de valores - EUA)

  • (A) o liberalismo pressupõe que a miséria é INsolúvel e que alguns segmentos não possuem condições de competir no mercado de trabalho e, por isso, as políticas sociais devem ser paliativas.

    (B) o Estado liberai possui características de Estado policial e repressor, pois tem a função de NÃO intervir na liberdade individual.

    (C) a liberdade e a competitividade são predominantes no liberalismo, pois são entendidas como formas de AUTONOMIA do indivíduo.

    (D) o movimento operário e a concentração e monopolização do capital fizeram parte do enfraquecimento das bases materiais e subjetivas de sustentação dos argumentos liberais.

    (E) (NÃO SE TRATA DE ESTABELECER UMA LINHA EVOLUTIVA LINEAR ENTRE ESTADO LIBERAL E ESTADO SOCIAL), porém, (AMBOS TEM UM PONTO EM COMUM) reconhece direitos sem colocar em xeque os fundamentos do capitalismo.

    Fonte: Política social - fundamentos e história - BEHRING, ELAINE

    http://www.unirio.br/cchs/ess/Members/renata.gomes/2020.1/estagio-supervisionado-ii/Bibliografia/complementar/Politica%20social%20-%20fundamentos%20e%20historia%20-%20BEHRING-%20ELAINE.pdf/view


ID
2611117
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao descrever a prática do Serviço Social desenvolvida por meio de um programa de extensão acadêmica em uma Universidade da Terceira idade, Lobato (in Bravo e Matos, 2010) aponta como eixo central da participação do assistente social no programa:

Alternativas
Comentários
  • ...a prática da assessoria na área do envelhecimento.


ID
2611120
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

"O trabalhador se torna tanto mais pobre quanto mais riqueza produz, quanto mais a sua produção aumenta o poder e extensão. O trabalhador se torna uma mercadoria tão mais barata quanto mais mercadoria cria.” (Marx, 2004).


De acordo com Lara (in Mota e Amaral, 2015), que concepção de trabalhador o trecho acima apresenta?

Alternativas
Comentários
  • O trabalhador como mercadoria.

  • De certa forma, a resposta estava no texto: "O trabalhador se torna uma mercadoria tão mais barata quanto mais mercadoria cria.” 


ID
2611123
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Analise a seguinte situação:


Uma assistente social, chefe de uma equipe interdisciplinar, opta por investir na dimensão técnico-operativa do exercício profissional, visando, sobretudo, responder às exigências burocrático-administrativas, às regras e à disciplina da instituição.


Tomando como parâmetro o estudo de Bonetti et Al. (2012), qual o princípio fundamental do Código de Ética do Assistente Social a que essa postura da profissional vai de encontro?

Alternativas
Comentários
  • Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional.

  • Ao investir na dimensão técnico-operatica, desvinculada das demais dimensões constitutivas do serviço social, a profissional pode comprometer a qualidade dos serviços prestados aos usuários, pois tanto a compreensão da realidade quanto a direção social do trabalho profissional, na perspectiva do projeto ético político, estarão comprometidos. Caracteriza uma prática profissional tecnicista e pragmática. (Minha análise da questão)

  • A expressão "vai de encontro" significa oposição. "Vai ao encontro" significa concordância.

  • "O décimo princípio, por sua vez, estabelece o compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual na perspectiva da competência profissional.

    Primeiramente, cumpre desmistificar certo discurso, ainda vivo no Serviço Social, sobre a competência originária da racionalidade tecnocrática formal burguesa e amplificado no contexto da ditadura militar. A competência, sob esse enfoque, apresenta-se enquanto técnica desenvolvida com eficácia por um sujeito que se submete acriticamente a um corolário de exigências burocrático-administrativas e, também, às regras e à disciplina da organização."

    Fonte: Serviço social e ética: convite a uma nova práxis/Dilsea A.Bonetti (org.)...[et.al.]


ID
2611126
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Portaria n° 893/MD, de 27 de junho de 2007, apresenta a seguinte atribuição:


“Assessorar o Ministro de Estado da Defesa na coordenação das ações necessárias à implementação de políticas e diretrizes que assegurem o bem-estar social do pessoal das Forças Armadas.”


É correto afirmar que o texto acima se refere a uma atribuição

Alternativas
Comentários
  • ...do Conselho Consultivo de Assistência Social das Forças Armadas.


ID
2611129
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Um assistente social, trabalhando no Núcleo de Assistência Social de uma Organização Militar (OM) da Marinha do Brasil, elaborou um projeto social voltado para qualidade de vida dos militares de sua OM, tendo em vista manter a motivação desses militares no cotidiano de trabaiho. De que dependerá o êxito de tal projeto, de acordo com os elementos-chave descritos por Armani (2003)?

Alternativas
Comentários
  • Da construção de uma unidade de propósitos, de um clima de colaboração e envolvimento e de uma clara divisão de responsabilidades dentro da equipe executora.

  • d) Da construção de uma unidade de propósitos, de um clima de colaboração e envolvimento e de uma clara divisão de responsabilidades dentro da equipe executora.

  • A) Da construção de consensos coletivos sobre concepções de fundo e interesses que possam embasar o projeto a ser desenvolvido. (ELEMENTOS-CHAVE - CONSTRUÇÃO DE PROCESSOS PARTICIPATIVOS)

    B) Da definição dos papéis, responsabilidades e limitações dos diversos atores institucionais envolvidos no desenvolvimento da intervenção. (ELEMENTOS-CHAVE - CONSTRUÇÃO DE PROCESSOS PARTICIPATIVOS)

    C) Da promoção da sensibilização dos atores sociais relevantes sobre a questão e da mobilização de órgãos e instituições potencialmente aliados. (Identificação da oportunidade para uma ação social estratégica)

    D) Da construção de uma unidade de propósitos, de um clima de colaboração e envolvimento e de uma clara divisão de responsabilidades dentro da equipe executora. (VERDADEIRA)

  • Resposta explicada e definição dos demais elementos-chave descritas na página 40 da seguinte obra:

    ARMANI, Domingos. Como elaborar projetos sociais? guia prático para elaboração e gestão de projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2009.


ID
2611132
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o processo de renovação do Serviço Social no Brasil, de acordo com Netto (2015), coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo e assinale a opção correta.


( ) Ocorreu nos marcos da autocracia burguesa, uma vez que foi ao longo de todo esse período histórico que se assistiu à erosão e à deslegitimação das formas profissionais consagradas.

( ) Possibilitou uma relativa homogeneidade nas suas projeções teóricas e interventivas, nas propostas e na direção ético-política da profissão.

( ) Desenvolveu-se em três perspectivas: modernizadora, reatualização do conservadorismo e intenção de ruptura. Foi no período de vigência dessa última que a profissão interagiu inicialmente com os renovadores latino-americanos.

( ) Foi impulsionado pela autocracia burguesa num movimento de erosão do serviço social tradicional, que lhe é anterior.

( ) E parte integrante do processo internacional de erosão do serviço social tradicional, razão pela qual não pode ser pensada sem referência ao quadro global em que aquele se desenvolveu.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Mas fiquei com uma dúvida.

    A questão coloca: "Foi impulsionado pela autocracia burguesa num movimento de erosão do serviço social tradicional, que lhe é anterior."

    Até onde entendo a autocracia burguesa teve grande participação na genese do SeSo, o movimento de reconceituação que em longo processo culminou a erosão do SeSo tradicional particu de novas experiências dos AS com a classe trabalhadora, inspirada em novas frentes teóricas (especialmente a marxista). Não foi um movimento impulsionado pela autocracia burguesa, pelo contrário, pelas experiencias com a CT e os MS. 

    O que acharam da questão? Especialmente deste item? 

  • Sobre a Renovação do S.S. :

    "Ocorreu nos marcos da autocracia burguesa, uma vez que foi ao longo de todo esse período histórico que se assistiu à erosão e à deslegitimação das formas profissionais consagradas". ("até o final da década de 1960, e entretanto pelos anos 70 inclusive, no discurso e na ação governamentais há um claro componente de validação e reforço do que, noutro lugar, caracterizamos como Serviço Social "Tradicional".) Referência - Ditadura e S.S.

    "Possibilitou uma relativa homogeneidade nas suas projeções teóricas e interventivas, nas propostas e na direção ético-política da profissão."

    "Desenvolveu-se em três perspectivas: modernizadora, reatualização do conservadorismo e intenção de ruptura. Foi no período de vigência dessa última que a profissão interagiu inicialmente com os renovadores latino-americanos." (a profissão interagiu com os renovadores latino americamos já na década de 1960 - movimento de reconceituação)

    "Foi impulsionado pela autocracia burguesa num movimento de erosão do serviço social tradicional, que lhe é anterior". VERDADEIRO ( Netto atribui à autocracia burguesa "a função de precipitadora de um processo de erosão do Serviço Social "Tradicional", que lhe é anterior (década de 50)). Referência - Ditadura e S.S.

    É parte integrante do processo internacional de erosão do serviço social tradicional, razão pela qual não pode ser pensada sem referência ao quadro global em que aquele se desenvolveu. VERDADEIRO