-
Teoria das Necessidades de Maslow
A teoria da hierarquia das necessidades, também conhecida como a pirâmide de Maslow (nome de seu criador, o psicólogo Abraham Maslow), é uma das mais intuitivas teorias de motivação.
De acordo com o autor, o comportamento do ser humano é motivado por diversos estímulos internos ou por necessidades.
Essas necessidades seriam diversas, e ele as classificou em uma hierarquia, desde as mais básicas, como as fisiológicas e de segurança, às de nível superior (estima e autorrealização), conforme o seguinte gráfico.
Figura 5.3 – Hierarquia de Maslow
O ponto-chave dessa teoria é exatamente a hierarquia dessas necessidades. A teoria diz que as necessidades devem ser satisfeitas em uma ordem, ou seja, seria necessário suprir as necessidades fisiológicas (as mais básicas) antes que deva existir um trabalho de atendimento das necessidades de estima.
Um exemplo seria uma pessoa que está faminta. Essa pessoa buscará a todo custo suprir a carência (alimento) antes de se preocupar com a sua realização profissional, status e reconhecimento, não é mesmo?
Com isso, o gestor que busca implantar um programa de motivação deve analisar em que estado se encontra seu funcionário e passar a trabalhar sempre o nível hierárquico de necessidades atual, ou o primeiro nível de necessidades acima do atual, ou seja, do que se encontra no momento sendo atendido!
Assim que uma necessidade é atendida, ela perde importância, sendo “ativada” então a necessidade de nível superior.
Uma dúvida constante dos alunos se concentra na diferença entre as necessidades sociais e de estima. Bom, vamos imaginar uma situação prática. As necessidades sociais seriam ligadas ao amor, as amizades etc.
Uma pessoa pode desejar uma vida simples, sem luxos, sem notoriedade, não é verdade? Mas acho que quase todos desejam ter amigos, ter um(a) namorado(a) etc.
Assim, uma pessoa que buscasse ser um pescador em uma pequena vila não busca notoriedade, status, prestígio, não é mesmo? Mas se ele gosta de ter amigos, de namorar etc. tem uma necessidade social.
-
LETRA A
-------------
PIRÂMIDE DE MASLOW
****AUTOREALIZAÇÃO**** 5ª
***************ESTIMA****************** 4ª
*******************SOCIAIS************************ 3ª
********************SEGURANÇA************************ 2ª
***********************FISIOLOGICA**************************** 1ª
MOTIVAÇÃO
''Pirâmide'' de hierarquia DE BAIXO PARA CIMA
1. FISIOLÓGICA (OU BÁSICAS) - inclui fome, sede, abrigo, sexo e outras necessidades corporais.
• Nível inferior – são satisfeitas quase sempre externamente, como remuneração, acordos sindicais, permanência no emprego.
2. SEGURANÇA - segurança e proteção contra danos físicos e emocionais. Ordem e segurança pública, previdência social, planos de aposentadoria, seguros, entre outros.
• Nível inferior – são satisfeitas quase sempre externamente, como remuneração, acordos sindicais, permanência no emprego.
3. SOCIAL - afeição, aceitação por grupos, amizade com colegas e o relações interpessoais harmoniosas.
• Nível superior – são satisfeitas internamente, dentro do indivíduo.
4. ESTIMA (EGO) - fatores internos de estima, como respeito próprio, realização e autonomia, e fatores externos, como status, reconhecimento de mérito e oportunidade de progresso.
• Nível superior – são satisfeitas internamente, dentro do indivíduo.
-
➥Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow.
Maslow apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância e de influenciação. Essa hierarquia de necessidades pode ser visualizada como uma pirâmide. Na base da pirâmide estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e, no topo, as mais elevadas (as necessidades de autorrealização).
Somente quando um nível inferior de necessidades está satisfeito é que o nível imediatamente mais elevado surge no comportamento da pessoa. Em outros termos, quando uma necessidade é satisfeita, ela deixa de ser motivadora de comportamento, dando oportunidade para que um nível mais elevado de necessidade possa se manifestar.
De acordo com Maslow da base para o topo:
As necessidades fisiológicas constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo etc.
As necessidades de segurança constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, preservação do emprego, moradia.
As necessidades sociais incluem a de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade.
A necessidade de estima envolve a auto-apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, de responsabilidade, de prestígio e de consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo.
As necessidades de autorrealização são as mais elevadas. Cada pessoa quer realizar o próprio potencial e autodesenvolver-se continuamente, buscando autonomia, liberdade, crescimento pessoal e profissional.
✿ Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes Online
-
GABARITO: LETRA A
1 - Necessidades Fisiológicas: necessidades de sobrevivência - alimento, água, oxigênio, sono, sexo – e também são instintivas, uma vez que nascem com o homem;
2- Necessidades de Segurança: busca de proteção contra ameaças e privações. Mantém as pessoas em estado de dependência seja com a empresa, seja com outras pessoas;
3- Necessidades Sociais (afeto): relacionadas ao convívio social – amizade, afeto, amor;
4- Necessidade de Estima (Status e Estima): desenvolvimento de sentimentos de autoconfiança e de ser útil e necessário para os outros. Sua frustração produz sentimentos de inferioridade e impotência;
5 - Necessidade de Autorrealização: tendência de explorar suas potencialidades.
-
Questão requer que o candidato assinale a alternativa correta em relação à sequência das necessidades, da base da pirâmide ao topo, segundo a Teoria de Maslow.
Vejamos:
A - CORRETA. As necessidades da teoria de Maslow, da base da pirâmide ao topo, são:
- As necessidades de autorrealização são as mais elevadas. Cada pessoa quer realizar o próprio potencial e autodesenvolver-se continuamente, buscando autonomia, liberdade, crescimento pessoal e profissional.
- A necessidade de estima (4º Necessidade) envolve a autoapreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, de responsabilidade, de prestígio e de consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo.
- As necessidades sociais (3º Necessidade) incluem a de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade.
- As necessidades de segurança (2º Necessidade) constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, preservação do emprego, moradia.
- As necessidades fisiológicas (1º Necessidade) constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo etc.
B - INCORRETA. Não contempla corretamente a distribuição piramidal.
C - INCORRETA. Diverge do teor estabelecido pelo autor.
D - INCORRETA. Destoando da sequência preconizada por Maslow.
Depois de termos visto as alternativas, concluímos que a letra "A" é a correta.
GABARITO: A