SóProvas



Prova Quadrix - 2020 - CFP - Especialista em Psicologia - Clínica


ID
3889186
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Conforme estabelecido pela Resolução CFP n.ᵒ 6/2019, o documento psicológico constitui instrumento de comunicação escrita resultante da prestação de serviço psicológico à pessoa, a grupo ou à instituição. Com relação a esse documento, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • C - Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo, a confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação única e exclusiva do usuário do serviço de psicologia, já que o princípio basilar e norteador da relação profissional entre as partes é o sigilo.

  • Resolução 6/2019

    Art. 4º - § 1º - A confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação do usuário do serviço de Psicologia, de seus responsáveis legais, de um profissional específico, das equipes multidisciplinares ou das autoridades, ou ser resultado de um processo de avaliação psicológica.

  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019

    Art. 4º, § 1.º A confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação da(o) usuária(o) do serviço de Psicologia, de seus responsáveis legais, de uma(um) profissional específico, das equipes multidisciplinares ou das autoridades, ou ser resultado de um processo de avaliação psicológica.

    Gabarito: C


ID
3889189
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta ação que contraria um dever fundamental estabelecido pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Alternativas
Comentários
  • Art 1- Deveres:

    d) Prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal;

    Gabarito B!

  • De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo:
    Art. 1º – São deveres fundamentais dos psicólogos: 
    a) Conhecer, divulgar, cumprir e fazer cumprir este Código;  
    b) Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente;
    c) Prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional;
    d) Prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal;
    e) Estabelecer acordos de prestação de serviços que respeitem os direitos do usuário ou beneficiário de serviços de Psicologia;  
    f) Fornecer, a quem de direito, na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional;  
    g) Informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário;
    h) Orientar a quem de direito sobre os encaminhamentos apropriados, a partir da prestação de serviços psicológicos, e fornecer, sempre que solicitado, os documentos pertinentes ao bom termo do trabalho;  
    i) Zelar para que a comercialização, aquisição, doação, empréstimo, guarda e forma de divulgação do material privativo do psicólogo sejam feitas conforme os princípios deste Código;
    j) Ter, para com o trabalho dos psicólogos e de outros profissionais, respeito, consideração e solidariedade, e, quando solicitado, colaborar com estes, salvo impedimento por motivo relevante;
    k) Sugerir serviços de outros psicólogos, sempre que, por motivos justificáveis, não puderem ser continuados pelo profissional que os assumiu inicialmente, fornecendo ao seu substituto as informações necessárias à continuidade do trabalho;
    l) Levar ao conhecimento das instâncias competentes o exercício ilegal ou irregular da profissão, transgressões a princípios e diretrizes deste Código ou da legislação profissional.

    Gabarito do professor: Letra B.

  • resposta: B

    além de estar escrito 1, é também uma questão humanitária.


ID
3889192
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir.

I. O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, garantirá o caráter voluntário da participação dos envolvidos, mediante consentimento livre e esclarecido, salvo nas situações previstas em legislação específica, e respeitando os princípios do Código de Ética Profissional do Psicólogo.
II. O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, avaliará os riscos envolvidos, tanto pelos procedimentos quanto pela divulgação dos resultados, com o objetivo de proteger as pessoas, os grupos, as organizações e as comunidades envolvidas.
III. O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, garantirá o acesso das pessoas, dos grupos ou das organizações aos resultados das pesquisas ou dos estudos, após seu encerramento, sempre que assim o desejarem.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Das Responsabilidades, art. 16° do código de ética.

    Leiam o código, gente. Procurem compreender, para além das provas, ele será de extrema importância para sua prática profissional. Em suma, é um conjunto de princípios que nos faz se orgulhar ainda mais da profissao que temos, com pontos questionáveis e passíveis de melhora, mas, ainda assim, belo numa macro visão, ele "dá gosto de ler".

    Força, galera!


ID
3889195
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Resolução CFP n.ᵒ 6/2019, os documentos psicológicos devem ser elaborados conforme os princípios de qualidade técnica e científica presentes nesse regulamento. No que se refere a esses princípios, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA E. É obrigado numerar e rubricar as laudas. Para que o mesmo não seja adulterado. Já pensou se alguém tira uma pagina do documento? - estando numeradas e rubricadas evita isso :)

  • Resolução 6/2019

    Art. 5º - § 8º - Toda e qualquer modalidade de documento deverá ter todas as laudas numeradas, rubricadas da primeira até a penúltima lauda, e a assinatura da(o) psicóloga(o) na última página.

  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019

    Art. 5º, § 8.º Toda e qualquer modalidade de documento deverá ter todas as laudas numeradas, rubricadas da primeira até a penúltima lauda, e a assinatura da(o) psicóloga(o) na última página. 

    Gabarito: E

  • Achei a letra B equivocada. Deu a entender que todos os documentos decorrem de avaliação psicológica o que nao é verdade.

ID
3889198
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito dos princípios fundamentais estabelecidos pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo, julgue os próximos itens.

I. O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância com os demais princípios deste Código.
II. O psicólogo trabalhará visando a promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
III. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando, crítica e historicamente, a realidade social e cultural, mas sem adentrar em análises de qualquer natureza da realidade política e(ou) econômica, dada a isenção exigida para o exercício da profissão.
IV. O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a psicologia esteja sendo aviltada.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • "Justificativa:A respeito dos princípios fundamentais estabelecidos pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo, os itens I, II e IV da questão estão corretos. Considerando que não há alternativa que atenda ao comando da questão, a banca examinadora opta por sua anulação.Por não atender às exigências propostas nos editais publicados, a questão deve ser anulada e o respectivo ponto atribuído a todos os candidatos."

  • Não tem essa alternativa

  • Eu aqui tentando responder kkkkkkkk


ID
3889201
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As transgressões dos preceitos do Código de Ética Profissional do Psicólogo constituem infração disciplinar com aplicação das seguintes penalidades:

Alternativas
Comentários
  • disposições gerais- artigo 21-

    ADVERTÊNCIA, MULTA E CENSURA PÚBLICA;

    SUSPENSÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL POR ATE 3O DIAS, CASSAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL.


ID
3889204
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da guarda do registro documental que, conforme estabelecido pela Resolução CFP n.ᵒ 1/2009, é de responsabilidade do psicólogo e(ou) da instituição em que ocorreu o serviço, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A Resolução do Conselho Federal de Psicologia n° 1/2009 dispõe sobre a obrigatoriedade do registro  documental decorrente da prestação de serviços psicológicos.
    Segundo tal resolução:
    4°. A guarda do registro documental é de responsabilidade do psicólogo e/ou da instituição em que ocorreu o serviço.  
     § 1.° O período de guarda deve ser de no mínimo 05 anos, podendo ser ampliado nos casos previstos em lei, por determinação judicial, ou ainda em casos específicos em  
    que seja necessária a manutenção da guarda por maior tempo.  
    § 2º. O registro documental deve ser mantido em local que garanta sigilo e privacidade e mantenha-se à disposição dos Conselhos de Psicologia para orientação e  fiscalização, de modo que sirva como meio de prova idônea para instruir processos 
    disciplinares e à defesa legal.

    Gabarito do professor: Letra D.


ID
3889207
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito aos princípios da linguagem técnica do documento psicológico, estabelecidos pela Resolução CFP n.ᵒ 6/2019, assinale alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A. Os documentos psicológicos devem apresentar descrições literais dos atendimentos realizados, salvo quando tais descrições não se justifiquem tecnicamente.

  • A resolução do Conselho Federal de Psicologia n.º 6, de 29 de março de 2019, conhecida como o novo manual de documentos psicológicos, instituiu regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional.

    Vamos analisar cada assertiva de acordo com a resolução:

    A) ERRADA. Art. 6°- § 5.º Os documentos psicológicos não devem apresentar descrições literais  dos atendimentos realizados, salvo quando tais descrições se justifiquem tecnicamente.
    B) CERTA. Art. 6° - §1°.
    C) CERTA. Art. 6° - §4°.
    D) CERTA. Art. 6° - §3°.
    E) CERTA. Art. 6° - §2°


    Gabarito do professor: Letra A.
  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019

    Art. 6º, § 5.º Os documentos psicológicos não devem apresentar descrições literais dos atendimentos realizados, salvo quando tais descrições se justifiquem tecnicamente.

    As descrições literais apenas serão justificáveis quando forem necessárias à argumentação desenvolvida no texto e para evidenciar o contexto de que se trata, e não como resposta a solicitações que extrapolem a condição dos serviços psicológicos e que prejudiquem o sigilo e outras prerrogativas éticas da profissão.

    Gabarito: A


ID
3889210
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a Resolução CFP n.ᵒ 1/2009, julgue os itens que se seguem.

I. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar a identificação do usuário ou da instituição.
II. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar a avaliação de demanda e a definição de objetivos do trabalho.
III. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar o registro da evolução do trabalho, de modo a permitir seu acompanhamento e os procedimentos técnico-científicos adotados.
IV. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar o registro de encaminhamento ou encerramento.
V. Os documentos resultantes da aplicação de instrumentos de avaliação psicológica deverão ser arquivados em pasta de acesso exclusivo do psicólogo.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A resolução do Conselho Federal de Psicologia n° 1 /2009 dispõe sobre a obrigatoriedade do registro  documental decorrente da prestação de serviços psicológicos.
    Segundo tal resolução:
    Art. 2°. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar:  
    I – identificação do usuário/instituição;
    II – avaliação de demanda e definição de objetivos do trabalho;  
    III – registro da evolução do trabalho, de modo a permitir o conhecimento do mesmo e seu acompanhamento, bem como os procedimentos técnico-científicos adotados;  
    IV – registro de Encaminhamento ou Encerramento; 
    V – documentos resultantes da aplicação de instrumentos de avaliação psicológica deverão ser arquivados em pasta de acesso exclusivo do psicólogo.  
    VI – cópias de outros documentos produzidos pelo psicólogo para o usuário/instituição do serviço de psicologia prestado, deverão ser arquivadas, além do registro da data de emissão, finalidade e destinatário.

    Gabarito do professor: Letra E.


ID
3889213
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto ao relatório psicológico, assinale a alternativa incorreta à luz da Resolução CFP n.ᵒ 6/2019.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a resolução do Conselho Federal de Psicologia n.º 6, de 29 de março de 2019, conhecida como o novo manual de documentos psicológicos, que instituiu regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional:

    Art. 11 - III - O relatório psicológico não corresponde à descrição literal das sessões, atendimento ou acolhimento realizado, salvo quando tal descrição se justifique tecnicamente. Este deve explicitar a demanda, os procedimentos e o raciocínio técnico-científico da(o) profissional, bem como suas conclusões e/ou recomendações.
    As demais alternativas estão todas de acordo com a resolução e referem-se a características do relatório psicológico.

    Gabarito do professor: Letra B.



  • O relatório psicológico consiste em um documento que por meio de uma exposição escrita, descritiva e circunstanciada, considera os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida, podendo também ter caráter informativo. Visa comunicar a atuação profissional do psicólogo em diferentes processos de trabalho já desenvolvidos ou em desenvolvimento podendo gerar orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções à situação descrita no documento, não tendo como finalidade produzir diagnóstico psicológico. O relatório psicológico não corresponde à descrição literal das sessões, atendimento ou acolhimento realizado, salvo quando tal descrição se justifique tecnicamente. O relatório psicológico é composto de cinco itens: Identificação, descrição da demanda, procedimento, análise, conclusão.

  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019

    Art. 11, III - O relatório psicológico não corresponde à descrição literal das sessões, atendimento ou acolhimento realizado, salvo quando tal descrição se justifique tecnicamente. Este deve explicitar a demanda, os procedimentos e o raciocínio técnico-científico da(o) profissional, bem como suas conclusões e/ou recomendações.

    Gabarito: B


ID
3899344
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo (Resolução CFP n.ᵒ 10/2005), o psicólogo clínico não deve

Alternativas
Comentários
  • Resposta – letra D

    O psicólogo NÃO pode divulgar procedimentos e apresentar resultados de testes psicológicos, em meios de comunicação, ao público em geral.  

  • De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo:

    Art. 2º – Ao psicólogo é vedado:
    a) Praticar ou ser conivente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão;
    b) Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais;
    c) Utilizar ou favorecer o uso de conhecimento e a utilização de práticas psicológicas como instrumentos de castigo, tortura ou qualquer forma de violência;
    d) Acumpliciar-se com pessoas ou organizações que exerçam ou favoreçam o exercício ilegal da profissão de psicólogo ou de qualquer outra atividade profissional;
    e) Ser conivente com erros, faltas éticas, violação de direitos, crimes ou contravenções penais praticados por psicólogos na prestação de serviços profissionais;
    f) Prestar serviços ou vincular o título de psicólogo a serviços de atendimento psicológico cujos procedimentos, técnicas e meios não estejam regulamentados ou reconhecidos pela profissão;
    g) Emitir documentos sem fundamentação e qualidade técnico-científica;
    h) Interferir na validade e fidedignidade de instrumentos e técnicas psicológicas, adulterar seus resultados ou fazer declarações falsas;
    i) Induzir qualquer pessoa ou organização a recorrer a seus serviços;
    j) Estabelecer com a pessoa atendida, familiar ou terceiro, que tenha vínculo com o atendido, relação que possa interferir negativamente nos objetivos do serviço prestado;  
    k) Ser perito, avaliador ou parecerista em situações nas quais seus vínculos pessoais ou profissionais, atuais ou anteriores, possam afetar a qualidade do trabalho a ser realizado ou a fidelidade aos resultados da avaliação;
    l) Desviar para serviço particular ou de outra instituição, visando benefício próprio, pessoas ou organizações atendidas por instituição com a qual mantenha qualquer tipo de vínculo profissional;
    m) Prestar serviços profissionais a organizações concorrentes de modo que possam resultar em prejuízo para as partes envolvidas, decorrentes de informações privilegiadas;
    n) Prolongar, desnecessariamente, a prestação de serviços profissionais;  
    o) Pleitear ou receber comissões, empréstimos, doações ou vantagens outras de qualquer espécie, além dos honorários contratados, assim como intermediar transações financeiras;
    p) Receber, pagar remuneração ou porcentagem por encaminhamento de serviços;

    q) Realizar diagnósticos, divulgar procedimentos ou apresentar resultados de serviços psicológicos em meios de comunicação, de forma a expor pessoas, grupos ou organizações.

    As demais alternativas se referem na verdade a deveres do psicólogo.


    Gabarito do professor: Letra D.





  • Letra D

    Art. 2º – Ao psicólogo é vedado:

    q-  Realizar diagnósticos, divulgar procedimentos ou apresentar resultados de serviços psicológicos em meios de comunicação, de forma a expor pessoas, grupos ou organizações.

    http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf


ID
3899347
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicoterapia é uma prática do psicólogo por constituir, técnica e conceitualmente, um processo científico de compreensão, análise e intervenção, que se realiza por meio da aplicação sistematizada e controlada de métodos e técnicas psicológicas reconhecidos pela ciência, pela prática e pela ética profissional, promovendo a saúde mental e propiciando condições para o enfretamento de conflitos e(ou) transtornos psíquicos de indivíduos ou grupos. Para efeito da realização da psicoterapia, de acordo com a Resolução CFP n.ᵒ 10/2000 e a Resolução CFP n.ᵒ 1/2009, o psicólogo deverá observar alguns procedimentos. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes.


I. O psicólogo deverá esclarecer à pessoa atendida o método e as técnicas utilizadas, mantendo-a informada sobre as condições do atendimento e sobre seus limites e suas possibilidades. 
II. O psicólogo deverá dispor, para consulta da pessoa atendida, de um exemplar do Código de Ética Profissional do Psicólogo no local do atendimento. 
III. O psicólogo deverá pautar-se em avaliação diagnóstica fundamentada, devendo, ainda, manter registro referente ao atendimento realizado, no qual deverá indicar o meio utilizado para o diagnóstico ou o motivo inicial, a atualização, o registro de interrupção e a alta.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A Resolução do Conselho Federal de Psicologia n.º 010/2000, especifica e qualifica a Psicoterapia como prática do Psicólogo, já  a n° 1/2009, dispõe sobre a obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços  
    psicológicos.

    Vamos analisar cada um dos itens com base nessas resoluções:

    I - CORRETO. De acordo com a resolução 10/2000:

    Art. 2º - Para efeito da realização da psicoterapia, o psicólogo deverá
    observar os seguintes princípios e procedimentos que qualificam a sua prática:

    I – buscar um constante aprimoramento, dando continuidade à sua formação por meio de centros especializados que se pautem pelo respeito ao campo teórico, técnico e ético da psicologia como ciência e profissão;

    II - pautar-se em avaliação diagnóstica fundamentada, devendo, ainda, manter registro referente ao atendimento realizado: indicando o meio utilizado para diagnóstico, ou motivo inicial, atualização, registro de interrupção e alta;

    III – esclarecer à pessoa atendida o método e as técnicas utilizadas, mantendo-a informada sobre as condições do atendimento, assim como seus limites e suas possibilidades;


    IV – fornecer, sempre que solicitado pela pessoa atendida ou seu responsável, informações sobre o desenvolvimento da psicoterapia, conforme o Código de Ética Profissional do Psicólogo;

    V – garantir a privacidade das informações da pessoa atendida, o sigilo e a qualidade dos atendimentos;

    VI – estabelecer contrato com a pessoa atendida ou seu responsável;

    VII – Dispor, para consulta da pessoa atendida, de um exemplar do Código de Ética Profissional do Psicólogo, no local do atendimento.

    II - CORRETO. Conforme artigo anterior:

    VII – Dispor, para consulta da pessoa atendida, de um exemplar do Código de Ética Profissional do Psicólogo, no local do atendimento.

    III - CORRETO. Conforme artigo anterior:

    II - pautar-se em avaliação diagnóstica fundamentada, devendo, ainda, manter registro referente ao atendimento realizado: indicando o meio utilizado para diagnóstico, ou motivo inicial, atualização, registro de interrupção e alta;


    Gabarito do professor: Letra E.











  • O psi deve esclarecer sobre todas suas técnicas utilizadas?

  • Resolução CFP N.º 010/2000

    Especifica e qualifica a Psicoterapia como prática do Psicólogo.

    Art. 1º - A Psicoterapia é prática do psicólogo por se constituir, técnica e conceitualmente, um processo científico de compreensão, análise e intervenção que se realiza através da aplicação sistematizada e controlada de métodos e técnicas psicológicas reconhecidos pela ciência, pela prática e pela ética profissional, promovendo a saúde mental e propiciando condições para o enfrentamento de conflitos e/ou transtornos psíquicos de indivíduos ou grupos.

    Art. 2º - Para efeito da realização da psicoterapia, o psicólogo deverá observar os seguintes princípios e procedimentos que qualificam a sua prática:

    1. buscar um constante aprimoramento, dando continuidade à sua formação por meio de centros especializados que se pautem pelo respeito ao campo teórico, técnico e ético da psicologia como ciência e profissão;
    2. pautar-se em avaliação diagnóstica fundamentada, devendo, ainda, manter registro referente ao atendimento realizado: indicando o meio utilizado para diagnóstico, ou motivo inicial, atualização, registro de interrupção e alta;
    3. esclarecer à pessoa atendida o método e as técnicas utilizadas, mantendo-a informada sobre as condições do atendimento, assim como seus limites e suas possibilidades;
    4. fornecer, sempre que solicitado pela pessoa atendida ou seu responsável, informações sobre o desenvolvimento da psicoterapia, conforme o Código de Ética Profissional do Psicólogo;
    5. garantir a privacidade das informações da pessoa atendida, o sigilo e a qualidade dos atendimentos;
    6. estabelecer contrato com a pessoa atendida ou seu responsável;
    7. Dispor, para consulta da pessoa atendida, de um exemplar do Código de Ética Profissional do Psicólogo, no local do atendimento.

    Art. 3º - Os casos omissos serão resolvidos pelo Plenário do CFP.

  • Isso mesmo @Deni_Pedroso a resolução 10/2000 estabelece que o Psicólogo deve esclarecer os métodos e técnicas utilizados.


ID
3899350
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Recentemente, o Conselho Federal de Psicologia regulamentou, por meio da Resolução CFP n.ᵒ 11/2018, a prestação de serviços psicológicos realizados por meio de tecnologias da informação e da comunicação. Com relação a esses serviços, julgue os itens que se seguem.

I. Um desses serviços é o atendimento de crianças e adolescentes, com o consentimento expresso de, ao menos, um dos responsáveis legais e mediante avaliação de viabilidade técnica por parte do psicólogo.
II. Um desses serviços é o atendimento de pessoas e grupos em situação de violação de direitos ou de violência.
III. Um desses serviços é o atendimento de pessoas e grupos em situação de emergência e desastre.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a resolução citada no comando da questão:

    Art. 5°. - O atendimento de crianças e adolescentes ocorrerá na forma desta Resolução, com o consentimento expresso de ao menos uma das(os) responsáveis legais e mediante avaliação de viabilidade técnica por parte da(o) psicóloga(o) para a realização desse tipo de serviço.
    Art. 7°. - O atendimento de pessoas e grupos em situação de emergência e desastres pelos  meios de tecnologia e informação previstos nesta Resolução é vedado, devendo a prestação desse tipo de serviço ser executado por profissionais e equipes de forma presencial.
    Art. 8°. - É vedado o atendimento de pessoas e grupos em situação de violação de direitos ou de violência, pelos meios de tecnologia e informação previstos nesta Resolução, devendo a prestação desse tipo de serviço ser executado por profissionais e equipes de forma presencial.


    Gabarito do professor: Letra B.




  • Concordo com você.

  • Gabarito B.

    Para os itens II e III não se recomenda a prática de atendimento em modalidade remota/virtual.

  • Errei porque marquei que todas estavam certas e se tivesse feito a prova, teria entrado com recurso, pois o enunciado fala que o CFP regulamentou, por meio da Resolução CFP n.ᵒ 11/2018, e foi isso mesmo, regulamentou e estabeleceu que não pode nos casos II e III. oxe!
  • Segundo essa resolução o atendimento de pessoas pelos meios de

    tecnologia e informação em situação de:

    1. Urgência e emergência é INADEQUADO.
    2. Emergência e desastre é VEDADO.
    3. violação de direitos ou de violência é VEDADO.

    Na primeira situação é permitido a atendimento como suporte técnico a equipe que está presente na situação.

    As duas últimas devem ser feitas de forma presencial.


ID
3899353
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

A Portaria n.ᵒ 251/GM, do Ministério da Saúde, estabelece diretrizes e normas para a assistência hospitalar em psiquiatria no Sistema único de Saúde (SUS). Esses serviços devem oferecer, de acordo com a necessidade de cada paciente, atividades que possam ser desenvolvidas por psicólogos clínicos. A respeito desse tema, julgue os próximos itens.


I. As atividades deverão constituir o projeto terapêutico da instituição, definido como o conjunto de objetivos e ações, estabelecidos e executados pela equipe multiprofissional, voltados para a recuperação do paciente, desde a admissão até a alta. 
II. O projeto terapêutico inclui o desenvolvimento de programas específicos e interdisciplinares, adequados à característica da clientela, e compatibiliza a proposta de tratamento com a necessidade de cada usuário e de sua família. 
III. As atividades deverão incluir a preparação do paciente para a alta hospitalar, garantindo sua referência para a continuidade do tratamento, preferencialmente, em serviço de atenção compatível com hospital-dia.


Assinale a alternativa correta.


Alternativas
Comentários
  • 2.3 - Estes serviços devem oferecer, de acordo com a necessidade de cada paciente, as seguintes atividades:]

    e) preparação do paciente para a alta hospitalar, garantindo sua referência para a continuidade do tratamento em serviço territorial com programa de atenção compatível com sua necessidade (ambulatório, hospital-dia, núcleo/centro de atenção psicossocial), e para residência terapêutica quando indicado, sempre com o objetivo de promover a reintegração social e familiar do paciente e visando prevenir a ocorrência de outras internações;

    f) essas atividades deverão constituir o projeto terapêutico da instituição, definido como o conjunto de objetivos e ações, estabelecidos e executados pela equipe multiprofissional, voltados para a recuperação do paciente, desde a admissão até a alta. Inclui o desenvolvimento de programas específicos e interdisciplinares, adequados à característica da clientela, e compatibiliza a proposta de tratamento com a necessidade de cada usuário e de sua família. Envolve, ainda, a existência de um sistema de referência e contra-referência que permite o encaminhamento do paciente após a alta, para a continuidade do tratamento. Representa, enfim, a existência de uma filosofia que norteia e permeia todo o trabalho institucional, imprimindo qualidade à assistência prestada. O referido projeto deverá ser apresentado por escrito;


ID
3899356
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com o Humaniza SUS, a clínica ampliada deve ser entendida como uma das diretrizes impostas pelos princípios do SUS. A universalidade do acesso, a integralidade da rede de cuidado e a equidade das ofertas em saúde obrigam à modificação dos modelos de atenção e de gestão dos processos de trabalho em saúde. Acerca desse assunto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Clínica ampliada e compartilhada

    O que é?

    A clínica ampliada é uma ferramenta teórica e prática cuja finalidade é contribuir para uma abordagem clínica do adoecimento e do sofrimento, que considere a singularidade do sujeito e a complexidade do processo saúde/doença. Permite o enfrentamento da fragmentação do conhecimento e das ações de saúde e seus respectivos danos e ineficácia.

    Como fazer?

    Utilizando recursos que permitam enriquecimento dos diagnósticos (outras variáveis além do enfoque orgânico, inclusive a percepção dos afetos produzidos nas relações clínicas) e a qualificação do diálogo (tanto entre os profissionais de saúde envolvidos no tratamento quanto destes com o usuário), de modo a possibilitar decisões compartilhadas e compromissadas com a autonomia e a saúde dos usuários do SUS

  • A clinica amplianda NÃO É ESPECIFICO DA psicologia mas sim de todo contigente do SUS. É uma forma de estender a clinica ate a comunidade. Saindo dos moldes tradicional da "clinica/consultório fechado".

    As demais alternativas sao assuntos pertinentes a clinica ampliada.

  • De acordo com a Cartilha da Política Nacional de Humanização:

    A modificação das práticas de cuidado se faz no sentido da ampliação da clínica, isto é, pelo enfrentamento de uma clínica ainda hegemônica que:
    1) toma a doença e o sintoma como seu objeto;
    2) toma a remissão de sintoma e a cura como seu objetivo;
    3) realiza a avaliação diagnóstica reduzindo-a à objetividade positivista clínica ou  
    epidemiológica;
    4) define a intervenção terapêutica considerando predominantemente ou exclusivamente os aspectos orgânicos.

    Ampliar a clínica, por sua vez, implica:
    1) tomar a saúde como seu objeto de investimento, considerando a vulnerabilidade, o  
    risco do sujeito em seu contexto;
    2) ter como objetivo produzir saúde e ampliar o grau de autonomia dos sujeitos;
    3) realizar a avaliação diagnóstica considerando não só o saber clínico e epidemiológico, como também a história dos sujeitos e os saberes por eles veiculados;
    4) definir a intervenção terapêutica considerando a complexidade biopsíquicossocial das demandas de saúde.

    As propostas da clínica ampliada:
    1) compromisso com o sujeito e não só com a doença;
    2) reconhecimento dos limites dos saberes e a afirmação de que o sujeito é sempre maior que os diagnósticos propostos;  
    3) afirmação do encontro clínico entre dois sujeitos (trabalhador de saúde e usuário)  
    que se co-produzem na relação que estabelecem;
    4) busca do equilíbrio entre danos e benefícios gerados pelas práticas de saúde;
    5) aposta nas equipes multiprofissionais e  transdisciplinares;
    6) fomento da co-responsabilidade entre os diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde (trabalhadores de saúde, usuários e rede social);
    7) defesa dos direitos dos usuários.

    Assim, é uma prática multiprofissional e não se restringe a psicólogos.

    Gabarito do professor: Letra A






ID
3899359
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo as concepções de psicologia clínica do professor Claudio Figueiredo, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o autor citado no comando da questão, é  verdade  que  a  clínica  implica  numa intervenção,  mas  é  um  equívoco  pensá-la   como  mera  aplicação  de  conhecimentos  básicos; é  verdade  que  o  sentido  da  intervenção  clínica  se  diferencia  em  alguns  aspectos  dos sentidos  da  intervenção  educacional  e  organizacional,  mas  é  um  equívoco  tratar   a  clínica como  uma  mera  área  de  atuação,  ou  defini-la  pela  sua  intenção  curativa;  é  verdade  que  há um  tipo  de  conhecimento  que  é  produzido  na  clínica  e  só  nela,  mas  é  um  equívoco  tratar  a clínica  como  mera  área  de  conhecimento  separada  de  outras  áreas  a  partir  de  seus  temas.

    FIGUEIREDO, L.C. Revisitando as psicologias. Da epistemologia à ética das práticas e discursos psicológicos. Petrópolis/São Paulo: Vozes/Educ. – Arquivo Charles Lang  
     
     

    Gabarito do professor: Letra  C.



  • Alguém explica?


ID
3899362
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em conformidade com a Portaria n.ᵒ 336/GM/MS, do Ministério da Saúde, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) poderão ser classificados nas seguintes modalidades de serviços: CAPS I; CAPS II; e CAPS III, definidos por ordem crescente de porte/complexidade e abrangência populacional. No que se refere a esse tema, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Portaria n.ᵒ 336/GM/MS:

    § 1º As três modalidades de serviços cumprem a mesma função no atendimento público em saúde mental, distinguindo-se pelas características descritas no Artigo 3o desta Portaria, e deverão estar capacitadas para realizar prioritariamente o atendimento de pacientes com transtornos mentais severos e persistentes em sua área territorial, em regime de tratamento intensivo, semi-intensivo e não-intensivo, conforme definido adiante.

    Logo, não há priorização quanto ao formato de atendimento intensivo.

    Tenho uma ressalva com relação à letra E, pois ela afirma : "entre as atividades desenvolvidas pelos psicólogos no CAPS I, II e III, estão os atendimentos individuais em psicoterapia breve e os atendimentos grupais, como os grupos operativos e(ou) a psicoterapia em grupo"Porém, em nenhuma parte da portaria aparece PSICOTERAPIA BREVE como possibilidade de intervenção. Segundo a Portaria n.ᵒ 336/GM/MS:

    4.2.1 - A assistência prestada ao paciente no CAPS II inclui as seguintes atividades:

    a - atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros);

    b - atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outras);

    c - atendimento em oficinas terapêuticas executadas por profissionalde nível superior ou nível médio;

    d - visitas domiciliares;

    e - atendimento à família;

    f - atividades comunitárias enfocando a integração do doente mental na comunidade e sua inserção familiar e social;

  • De acordo com a legislação referenciada:

    Art.1º Estabelecer que os Centros de Atenção Psicossocial poderão constituir-se nas seguintes modalidades de serviços: CAPS I, CAPS II e CAPS III, definidos por ordem crescente de porte/complexidade e abrangência populacional, conforme disposto nesta Portaria;

    § 1º As três modalidades de serviços cumprem a mesma função no atendimento público em saúde mental, distinguindo-se pelas características descritas no Artigo 3o desta Portaria, e deverão estar capacitadas para realizar prioritariamente o atendimento de pacientes com transtornos mentais severos e persistentes em sua área territorial, em regime de tratamento intensivo, semi-intensivo e não intensivo, conforme definido adiante.


    Gabarito do professor: Letra B.
  • Alternativa B. Mas errei a questão, pois não há nenhuma observação quanto a observação: "inclusive, regime intensivo".

    Coloquei a alternativa E, por não encontrar em lugar algum a expressão: "psicoterapia leve".

    Como explicado pelo colega Ferreira, F.


ID
3899365
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O apoio matricial é uma ferramenta estratégica da Política de Saúde Mental para garantir o princípio da integralidade das ações em saúde. Ele se dá a partir da oferta de saberes/fazeres técnicos especializados. Sendo assim, é correto afirmar que matriciamento é

Alternativas
Comentários
  • Qual seria o erro da alternativa E?

  • Matriciamento não é:

    • encaminhamento ao especialista

    • atendimento individual pelo profissional de saúde mental

    • intervenção psicossocial coletiva realizado apenas pelo profissional de saúde mental

    Matriciamento ou apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica. Na horizontalização decorrente do processo de matriciamento, o sistema de saúde se reestrutura em dois tipos de equipes:

    ♦equipe de referência;

     ♦equipe de apoio matricial.

    Na situação específica do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) funcionam como equipes de referência interdisciplinares, atuando com uma responsabilidade sanitária que inclui o cuidado longitudinal, além do atendimento especializado que realizam concomitantemente. E a equipe de apoio matricial, no caso específico desse guia prático, é a equipe de saúde mental.

    O erro da Letra E consiste em afirmar que “um conjunto de propostas e condutas terapêuticas articuladas pela equipe interdisciplinar do serviço local”, esta articulação é feita em conjunto com o matriciador ou equipe de matriciamento. A equipe local sozinha não faz matriciamento.

    Referência: Guia Prático de Matriciamento Em Saúde Mental .

  • De acordo com o "Guia prático de matriciamento em saúde mental", de Dulce Helena Chiaverini , o matriciamento ou apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em 
    que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.
    No processo de integração da saúde mental à atenção primária na realidade brasileira, esse novo modelo tem sido o norteador das experiências implementadas em diversos municípios, ao longo dos últimos anos. Esse apoio matricial, formulado por Gastão Wagner Campos (1999), tem estruturado em nosso país um tipo de cuidado colaborativo entre a saúde  
    mental e a atenção primária.

    Guia prático de matriciamento em saúde mental / Dulce Helena Chiaverini (Organizadora) ... [et al.]. [Brasília, DF]: Ministério da Saúde: Centro de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva, 2011.  

    Gabarito do professor: Letra  C.


  • Yuki, a alternativa E está incorreta porque traz o conceito de Projeto Terapêutico Singular, se não tivermos bem fixadas as definições de cada um dos dois ficaremos bem confusos diante desta questão.

    "O Projeto Terapêutico Singular (PTS), entendido como um conjunto de propostas e condutas terapêuticas articuladas em discussão coletiva interdisciplinar, configura-se como um dispositivo potencial para o planejamento das ações em saúde na Estratégia de Saúde da Família, especialmente nos serviços onde o trabalho está organizado na lógica de Apoio Matricial e Equipe de Referência.

    Fonte: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/projeto-terapeutico-singular-pts/43914#

    Espero ter ajudado. :)


ID
3899368
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Conforme Bleichmar & Bleichmar: o termo pós-kleiniano designa um grupo de analistas que desenvolveram a teoria e a técnica originais de Melanie Klein e criaram conceitos e novas estratégias. Um de seus membros mais criativos e audazes, tanto para enfocar problemas novos quanto para inventar modelos que podem explicá-los, estabeleceu uma mudança muito importante no pensamento kleiniano, com a ideia de função continente da mãe. A ideia de que o terapeuta deve ser continente das angústias do paciente se generalizou tanto que penetrou nos mais vastos campos, desde a análise até as psicoterapias individuais e de grupo, assim como nas propostas institucionais. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta o nome do psicanalista que incursionou no tratamento dos grupos terapêuticos e se interessou, de maneira especial, pela análise de psicóticos.

Alternativas
Comentários
  • Importante psicanalista britânico, pioneiro das atividades de dinâmica de grupo, Wilfred Ruprecht Bion escreveu Experiências com Grupos (Londres: Tavistock, 1961), uma importante guia para os movimentos da psicoterapia de grupo e de encontro de grupo que começaram nos anos 1960, e transformaram-se rapidamente na pedra-de-toque para o trabalho de aplicações da teoria do grupo em uma larga variedade de campos. O pensamento geral de Bion enquadra-se no pensamento da escola da Teoria das Relações Objetais.


    Gabarito do professor: Letra B.

  • Gabarito B.

    "As mudanças paradigmáticas elaboradas por Bion ensejaram novos horizontes de compreensão dos fenômenos psicóticos pela psicanálise, o que abriu as portas para o aumento das formas de tratar essas condições fora da prática medicamentosa. Além disso, considerar a singularidade de cada indivíduo é condição princeps para o pensamento clínico em psicanálise, o que é o inverso na abordagem psiquiátrica, que propõe o isolamento de um denominador comum de reações químicas no cérebro enquanto elemento principal para se pensar um tratamento. "

    Fonte: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/34444/1/2018_CristinaMartinsRibeiro.pdf


ID
3899371
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às características essenciais para os critérios diagnósticos do transtorno da personalidade borderline, de acordo com o DSM-V, julgue os itens subsequentes.


I. Um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e dos afetos e uma impulsividade acentuada, que surge no começo da vida adulta e está presente em vários contextos, são características desse transtorno de personalidade.

II. Um padrão difuso de deficits sociais e interpessoais, marcado por desconforto agudo e capacidade reduzida para relacionamentos íntimos, bem como por distorções cognitivas ou perceptivas e comportamento excêntrico são características desse transtorno de personalidade.

III. Um padrão de desconfiança e suspeita difusa dos outros, que surge no início da vida adulta, de modo que suas motivações são interpretadas como malévolas, é característico desse transtorno de personalidade.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • I - Transtorno de personalidade borderline

    II - Transtorno de personalidade esquizotípica

    III - Transtorno de personalidade paranoide

    Gabarito: A

  • Os critérios diagnósticos para o Transtorno de Personalidade Borderline são:

    Um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e dos afetos e de impulsividade acentuada que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme indicado por cinco (ou mais) dos seguintes:
     1. Esforços desesperados para evitar abandono real ou imaginado. (Nota: Não incluir comportamento suicida ou de automutilação coberto pelo Critério 5.)
     2. Um padrão de relacionamentos interpessoais instáveis e intensos caracterizado pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização.
     3. Perturbação da identidade: instabilidade acentuada e persistente da autoimagem ou da percepção de si mesmo.
     4. Impulsividade em pelo menos duas áreas potencialmente autodestrutivas (p. ex., gastos, sexo, abuso de substância, direção irresponsável, compulsão alimentar). (Nota: Não incluir comportamento suicida ou de automutilação coberto pelo Critério 5.)
     5. Recorrência de comportamento, gestos ou ameaças suicidas ou de comportamento automutilante.
     6. Instabilidade afetiva devida a uma acentuada reatividade de humor (p. ex., disforia episódica, irritabilidade ou ansiedade intensa com duração geralmente de poucas horas e apenas raramente de mais de alguns dias).
     7. Sentimentos crônicos de vazio.
     8. Raiva intensa e inapropriada ou dificuldade em controlá-la (p. ex., mostras frequentes de irritação, raiva constante, brigas físicas recorrentes).
     9. Ideação paranoide transitória associada a estresse ou sintomas dissociativos intensos.

    Assim, somente o item I está correto. O item II e o III referem-se a personalidade esquizotípica e paranóide, respectivamente.

    Gabarito do professor: Letra  A.







ID
3899374
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Volich, qualquer sintoma, mental, comportamental ou somático, é, antes de tudo, uma manifestação do sofrimento do sujeito, uma demanda oriunda das marcas de seu desamparo, mais fundamental e sistematicamente dirigida para o outro. Independentemente de sua etiologia ou de sua forma, o sintoma e a doença são, por eles mesmos, perturbadores do equilíbrio da economia psicossomática, pela ameaça que representam para a integridade do indivíduo, podendo promover e mesmo intensificar uma desorganização. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.


I. Torna-se bastante problemático sustentar a existência de limites rígidos entre o normal e o patológico, uma vez que ambos se mesclam a fim de atingir, a cada momento, o equilíbrio psicossomático e de assegurar a vida do indivíduo. Toda reação “normal" apresenta também componentes desviantes ou desorganizados, assim como toda patologia também comporta um mínimo de organização, para que a sobrevivência do sujeito ainda seja possível. 
II. Essas perspectivas revelam a importância das interrelações entre fatores e campos de conhecimento, como a biologia, a fisiologia, a anatomia, a genética, a medicina, a psicologia, a sociologia, a educação e a antropologia, geralmente considerados como heterogêneos e alheios uns aos outros por uma visão especializada da ciência. 
III. A experiência clínica sistematicamente revela que, do ponto de vista individual, a tentativa de distinguir dor e sofrimento, dor física e dor moral é difícil, senão impossível, por não corresponder à experiência do sujeito que sofre e, dessa forma, empobrecer a compreensão dessa experiência. Toda dor, mesmo a oriunda de uma lesão real, remete o indivíduo a suas experiências mais primitivas de desamparo.

Assinale a alternativa correta.

 

Alternativas
Comentários
  • Vamos comentar cada um dos itens segundo o autor supracitado:

    I - CORRETO. Volich nos aponta que a perspectiva psicanalítica da psicossomática permite assim compreender tanto o desenvolvimento como a patologia segundo uma relação dialética contínua entre psique e soma, duas dimensões de um funcionamento único do organismo. Ela permite romper com os modelos dualistas que privilegiam uma ou outra dessas dimensões. Torna-se então impossível sustentar a existência de limites rígidos entre o normal e o patológico, uma vez que ambos se mesclam com vistas a assegurar a vida do indivíduo. Em toda reação “ normal " encontramos componentes desviantes ou desorganizados, assim como a patologia é por sua vez composta de um mínimo de organização para que a sobrevivência do sujeito seja ainda possível.
    II - CORRETO. A fluidez dos limites e a inter relação de fatores e de campos revelada pela perspectiva psicanalítica da psicossomática é nesse sentido uma oportunidade de abertura para o conhecimento e para uma verdadeira comunhão entre pesquisadores de diferentes campos de saber.
    III - CORRETO. Segundo o autor, qualquer sintoma, mental ou somático, é, antes de tudo, uma manifestação do sofrimento do sujeito, uma demanda oriunda das marcas de seu desamparo mais fundamental e inevitavelmente dirigida para o outro. Independentemente de sua etiologia ou de sua forma, o sintoma e a doença são por eles mesmos perturbadores do equilíbrio da economia psicossomática, pela ameaça que eles representam para a integridade do indivíduo, podendo promover ou alimentar o torvelinho regressivo, e mesmo intensificar uma desorganização.

    Gabarito do Professor: Letra E.


ID
3899377
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Kholenberg & Tsai, a regra n.ᵒ 1 da psicoterapia analítica funcional (FAP) é prestar atenção aos comportamentos clinicamente relevantes (CRB) e aos problemas que ocorrem na sessão (CRB1), visando a melhorar o resultado da terapia. Portanto, quanto maior for a proficiência do terapeuta em identificar CRB, melhores serão os resultados alcançados. Seguir a regra n.ᵒ 1 conduzirá a uma crescente intensidade, ou seja, a reações emocionais mais fortes entre cliente e terapeuta durante a sessão. Quanto à FAP, julgue os itens seguintes.


I. Em uma sessão de terapia, a consequência primária do comportamento do cliente é a reação do terapeuta. Caso o terapeuta não proceda a uma observação clara do comportamento do cliente, suas reações poderão ser inconsistentes ou antiterapêuticas, o que comprometeria o progresso. 
II. Se o terapeuta não estiver ciente dos comportamentos clinicamente relevantes do cliente que ocorrerem durante a sessão, o reforçamento dos progressos no momento de sua ocorrência será algo do tipo “pegar ou perder”. 
III. Se o terapeuta estiver consciente e prestar atenção nos CRB, ele garantirá que as melhoras sejam reforçadas e os comportamentos desfavoráveis sejam extintos ou punidos, porém isso aumenta a probabilidade de reações inapropriadas do terapeuta.

    

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Todos os itens estão correto exceto o III que fala sobre técnicas do behaviorismo, enquanto a questão é de psicanálise.

  • Ao contrário do comentário da colega Mayra, a questão se refere a FAP, não tem nada a ver com psicanálise. A assertiva 3 está incorreta, pois reforçar a melhora e extinguir comportamentos desfavoráveis aumenta a probabilidade de reações apropriadas do terapeuta.

    A FAP é uma das terapias da terceira geração (ou onda). Muito embora seja uma terapia comportamental ela se diferencia das terapias clássicas, pois tem como pressuposto o envolvimento em uma relação genuína do terapeuta com o cliente.

    A questão foi feita baseada em uma referência específica Kohlenberg & Tsai (2006). Segue a citação que serviu de base para a questão: "Numa sessão de terapia, a conseqüência primária do comportamento do cliente é a reação do terapeuta. Caso o terapeuta não proceda a uma observação clara do comportamento do cliente, suas reações poderão ser inconsistentes ou antiterapêuticas, o que comprometeria o progresso. Em outras palavras, se o terapeuta não estiver ciente dos comportamentos clinicamente relevantes do cliente que ocorrerem durante a sessão, o reforçamento dos progressos no momento de sua ocorrência será algo do tipo “pegar ou perder”. Ainda que estar consciente e prestar atenção não garantam que melhoras sejam reforçadas e comportamentos desfavoráveis sejam extintos ou punidos, isto aumenta a probabilidade de reações apropriadas do terapeuta (p.28)".

  • Errei por ter duvidas na "II"

    Sobre a questão do "pegar ou perder"....


ID
3899380
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa correta no que diz respeito às ações fundamentais do acolhimento e da atenção à alteridade e à ambiência, que são diretrizes do Humaniza SUS que possibilitam a construção de um plano de atenção singular ao usuário, fomentando o vínculo e o acompanhamento terapêutico longitudinal.

Alternativas
Comentários
  • A alteridade:  refere-se à experiência internalizada da existência do outro, não como um objeto, mas como um outro sujeito. Trata-se de colocar-se no lugar do usuário para se comunicar com este com fluidez, ética, empatia e responsabilidade, compreendendo, assim, suas necessidades e demandas de saúde.

    O acolhimento: é uma postura ética, que envolve resolutividade e responsabilidade. Implica estar atento e aberto às diversidades culturais, raciais e étnicas. No processo de acolher, o profissional ouve as queixas dos usuários, por meio da escuta qualificada, analisando a demanda.

    A ambiência: trata do cuidado com os componentes estéticos que podem melhorar a condição de saúde da população, como, por exemplo, o cuidado com o espaço geográfico e afetivo, tal como luminosidade, presença de ruídos e temperatura, ou o cuidado com as características socioculturais, locais e regionais. Inclui a recepção dos usuários e sua relação com profissionais e gestores da forma mais ética, humana, respeitosa e inclusiva possível.

  • A questão trouxe um questionamento acerca das diretrizes da Política Nacional de Humanização (HumanizaSUS) que norteiam o seu trabalho:

    - ACOLHIMENTO: Acolher é reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde. O acolhimento deve comparecer e sustentar a relação entre equipes/serviços e usuários/ populações. Como valor das práticas de saúde, o acolhimento é construído de forma coletiva, a partir da análise dos processos de trabalho e tem como objetivo a construção de relações de confiança, compromisso e vínculo entre as equipes/serviços, trabalhador/equipes e usuário com sua rede socioafetiva.  Deve ser realizado através de uma escuta qualificada oferecida pelos trabalhadores às necessidades do usuário. Assim, é possível garantir o acesso oportuno desses usuários a tecnologias adequadas às suas necessidades, ampliando a efetividade das práticas de saúde. Isso assegura, por exemplo, que todos sejam atendidos com prioridades a partir da avaliação de vulnerabilidade, gravidade e risco.

    - AMBIÊNCIA: Criar espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e sejam lugares de encontro entre as pessoas. A discussão compartilhada do projeto arquitetônico, das reformas e do uso dos espaços de acordo com as necessidades de usuários e trabalhadores de cada serviço é uma orientação que pode melhorar o trabalho em saúde.

    A alteridade não é um dos princípios do HumanizaSUS, mas também está definida na política:

    - ALTERIDADE: A alteridade refere-se à experiência internalizada da existência do outro, não como um objeto, mas como um outro sujeito com presente no mundo das relações intersubjetivas.

    Gabarito do Professor: Letra C.





ID
3899383
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Volich, a intensa implicação exigida do terapeuta no trabalho com os pacientes mais desorganizados em sua economia psicossomática é muitas vezes questionada e, mesmo, criticada por aqueles que se aferram, a todo custo, ao princípio de neutralidade terapêutica e aos dogmas de escolas. Essa implicação é, porém, inevitável, não apenas para tornar minimamente eficaz a clínica desses pacientes, mas, inclusive, antes disso, para viabilizá-la. A partir dessas informações, julgue os próximos itens.


I. É importante considerar que acolher não significa assumir a vida ou o desejo do outro e que compreender não significa ser condescendente. 
II. Compartilhar não implica em realizar concretamente aquilo que os limites do paciente impedem que ele mesmo realize. 
III. A regra da abstinência do analista, preconizada por Freud, continua a ter função em sua essência, mesmo que uma implicação maior do terapeuta seja necessária.


Assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • A questão é implícita e quer saber do candidato sobre formas de neutralidades do terapeuta dentro do setting terapêutico da psicanálise. Todas as alternativas estão corretíssimas.

  • O autor Rubens Marcelo Volich, debate em seu artigo publicado na Internet, sob o título "A clínica dos farrapos: por uma clínica psicanalítica das desorganizações", a intensa implicação exigida do terapeuta no trabalho com os pacientes mais desorganizados em sua economia psicossomática. Tal implicação é muitas vezes questionada e, até mesmo, criticada por aqueles que se aferram, a todo custo, ao principio de neutralidade terapêutica, aos dogmas de escolas. Essa implicação é, porém, inevitável, não apenas para tornar minimamente eficaz a clínica desses pacientes, mas, mesmo antes disso, para viabilizá-la. 

    O autor salienta que é importante considerar que acolher não significa assumir a vida ou o desejo do outro. Compreender não significa ser condescendente. Compartilhar não implica em realizar concretamente aquilo que os limites do paciente impedem que ele mesmo realize. Aguardar o momento em que seja possível para o paciente receber e elaborar interpretações mais profundas, simbólicas, transferências e interpretações das resistências não significa omissão. A regra da abstinência do analista, preconizada por Freud, continua a ter função em sua essência, mesmo que uma implicação maior do terapeuta seja necessária para esses casos.


    Gabarito do Professor: Letra E.


ID
3899386
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Freud (apud Volich) revelou que o sintoma não é apenas um corpo estranho a ser erradicado, mas, antes de tudo, o mensageiro de um apelo a ser compreendido. Por intermédio dele, pode ser resgatada a história do indivíduo, propiciando a reorganização de seus modos de funcionamento psicossomático, condição para a transformação do sujeito. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.


Alternativas
Comentários
  • Questão pede a incorreta que é a letra B pois não se descarta (principalmente em psicanálise) as manifestações subjetivas do paciente.

  • Volich, em seu livro "Psicossomática: de Hipócrates à psicanálise", visa apresentar uma perspectiva sucinta do campo da psicossomática desde as origens da prática médica. Não apenas pela importância do resgate de uma memória, elemento fundador da identidade de um indivíduo ou de um grupo, mas pela possibilidade de compreender que a preocupação com uma visão ampla e integrada do desenvolvimento e do adoecer humano não é um fenômeno recente, de moda, mas inscrita no próprio mito originário da medicina, personificado em Hipócrates. 

    Todas as assertivas estão de acordo com o pensamento desenvolvido pelo autor no livro, exceto pela alternativa B, pois segundo ele toda iniciativa de eliminação pura e simples da sintomatologia, das intercorrências, das reações do paciente à consulta e ao tratamento, ou seja, toda tentativa de assepsia da relação terapêutica, descartando as manifestações subjetivas do paciente relacionadas ao processo terapêutico, empobrece e distorce a experiência de seus protagonistas. Segundo ele, inclusive, a impossibilidade de contato com essas dimensões humanas do ato terapêutico é uma das principais fontes da experiência melancólica do terapeuta, da resistência dos pacientes ao tratamento, dos impasses e dos erros terapêuticos.

    Volich, R. M. Psicossomática: de Hipócrates à psicanálise / Rubens Marcelo Volich. — São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.

    Gabarito do Professor: Letra B.



  • Com relação ao tema em específico (SINTOMA EM PSICANÁLISE) a alternativa incorreta é a letra B.


ID
3899389
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Conforme o DSM-V, os ataques de pânico destacam-se, nos transtornos de ansiedade, como um tipo particular de resposta ao medo. Os transtornos de ansiedade diferem, entre si, nos tipos de objetos ou situações que induzem medo, ansiedade ou comportamento de esquiva e na ideação cognitiva associada. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.


I. As principais características do transtorno de ansiedade social (fobia social) são ansiedade e preocupação persistentes e excessivas acerca de vários domínios, incluindo desempenho no trabalho e escolar, que o indivíduo tem dificuldades de controlar. Além disso, são experimentados sintomas físicos, como, por exemplo, inquietação ou sensação de “nervos à flor da pele”; fadiga; dificuldade de concentração ou “ter brancos”; irritabilidade; tensão muscular; e perturbação do sono. 

II. O indivíduo com agorafobia é temeroso, ansioso ou se esquiva de interações e situações sociais que envolvam a possibilidade de ser avaliado. Estão inclusas também as situações sociais de se encontrar com pessoas que não são familiares, as situações em que o indivíduo pode ser observado comendo ou bebendo e as situações de desempenho diante de outras pessoas. A ideação cognitiva associada é a de ser avaliado negativamente pelos demais, ficar embaraçado, ser humilhado ou rejeitado ou ofender os outros. 

III. Os indivíduos com transtorno de ansiedade generalizada são apreensivos e ansiosos acerca de duas ou mais das seguintes situações: usar transporte público; estar em espaços abertos, estar em lugares fechados; ficar em fila ou estar no meio de uma multidão; ou estar fora de casa sozinho em outras situações. O indivíduo teme essas situações devido aos pensamentos de que pode ser difícil escapar ou de que pode não haver auxílio disponível caso desenvolva sintomas de pânico ou outros sintomas incapacitantes ou constrangedores.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A - Nenhuma correta

    I - Ansiedade generalizada

    II - Fobia social

    III - Agorofobia

  • I. As principais características do transtorno de ansiedade social (fobia social)( ANSIEDADE GERNERALIZADA) são ansiedade e preocupação persistentes e excessivas acerca de vários domínios, incluindo desempenho no trabalho e escolar, que o indivíduo tem dificuldades de controlar. Além disso, são experimentados sintomas físicos, como, por exemplo, inquietação ou sensação de “nervos à flor da pele”; fadiga; dificuldade de concentração ou “ter brancos”; irritabilidade; tensão muscular; e perturbação do sono.

    A fobia social  caracteriza-se por um medo intenso e persistente de situações sociais que envolvam expor-se ao contato interpessoal, demonstrar certo desempenho ou situações competitivas e de cobrança. 

    II. O indivíduo com agorafobia (FOBIA SOCIAL) é temeroso, ansioso ou se esquiva de interações e situações sociais que envolvam a possibilidade de ser avaliado. Estão inclusas também as situações sociais de se encontrar com pessoas que não são familiares, as situações em que o indivíduo pode ser observado comendo ou bebendo e as situações de desempenho diante de outras pessoas. A ideação cognitiva associada é a de ser avaliado negativamente pelos demais, ficar embaraçado, ser humilhado ou rejeitado ou ofender os outros.

    Agorafobia:  o espaço exterior é percebido como sufocante, pesado, perigoso e potencialmente aniquilador

    III. Os indivíduos com transtorno de ansiedade generalizada(AGORAFOBIA) são apreensivos e ansiosos acerca de duas ou mais das seguintes situações: usar transporte público; estar em espaços abertos, estar em lugares fechados; ficar em fila ou estar no meio de uma multidão; ou estar fora de casa sozinho em outras situações. O indivíduo teme essas situações devido aos pensamentos de que pode ser difícil escapar ou de que pode não haver auxílio disponível caso desenvolva sintomas de pânico ou outros sintomas incapacitantes ou constrangedores.

    Transtorno de Ansiedade Generalizada: preocupação constante, agitação e dificuldade de concentração.

  • Todos os itens estão incorretos. Vejamos a correção:

    • As principais características do TAG são ansiedade e preocupação persistentes e excessivas acerca de vários domínios, incluindo desempenho no trabalho e escolar, que o indivíduo tem dificuldades de controlar. Além disso, são experimentados sintomas físicos, como, por exemplo, inquietação ou sensação de “nervos à flor da pele”; fadiga; dificuldade de concentração ou “ter brancos”; irritabilidade; tensão muscular; e perturbação do sono;

    • O indivíduo com fobia social é temeroso, ansioso ou se esquiva de interações e situações sociais que envolvam a possibilidade de ser avaliado. Estão inclusas também as situações sociais de se encontrar com pessoas que não são familiares, as situações em que o indivíduo pode ser observado comendo ou bebendo e as situações de desempenho diante de outras pessoas. A ideação cognitiva associada é a de ser avaliado negativamente pelos demais, ficar embaraçado, ser humilhado ou rejeitado ou ofender os outros;

    • Os indivíduos com agorafobia são apreensivos e ansiosos acerca de duas ou mais das seguintes situações: usar transporte público; estar em espaços abertos, estar em lugares fechados; ficar em fila ou estar no meio de uma multidão; ou estar fora de casa sozinho em outras situações. O indivíduo teme essas situações devido aos pensamentos de que pode ser difícil escapar ou de que pode não haver auxílio disponível caso desenvolva sintomas de pânico ou outros sintomas incapacitantes ou constrangedores.

    Gabarito: A

  • Certíssimo...nenhuma correta


ID
3899392
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Braier, o trabalho terapêutico em psicoterapia breve (PB) está “focado” em uma determinada problemática do paciente, por isso a PB também é chamada de focal, o que permite distingui-la da técnica psicanalítica corrente, a qual não opera com um módulo conceitual de foco. No que concerne à técnica na PB, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A Terapia Breve é algo bem pontual. Palavras chave : Foco, resolução de problemas. resposta - Questão D
  • Como a "E" está correta?

    Apenas uma "hipótese inicial" é capaz de tudo isso?

    Caramba hein...

  • Gabarito D

    O conceito apresentado pela alternativa diz respeito ao que Braier denominou de Hipótese Psicodinâmica Inicial, não focalização.

    A letra E me pareceu muuuuuito estranha, mas fui pesquisar sobre e encontrei a referência, trata-se da perspectiva de Braier, na obra "Psicoterapia Breve de Orientação Psicanalítica", na página 49 menciona exatamente como está posto na alternativa, vejamos:

    "A elaboração de uma hipótese psicodinâmica inicial por parte do terapeuta ou da equipe terapêutica permitirá: a) extrair elementos suficientes para uma devolução diagnóstica ao paciente (ver capitulo 4 , p. 67 ) , que por sua vez aciona a busca de acordo com o paciente sobre as metas terapêuticas, b) desenvolver um plano de tratamento (ver capítulo 5), coerente com a hipótese formulada e com os objetivos selecionados."


ID
3899395
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma parte integrante de todas as terapias é um acordo entre paciente/cliente/usuário e psicoterapeuta, em que se define o que é psicoterapia; para quem e para que se destina, quais seus objetivos ou suas metas, quem será envolvido, onde e com que frequência irão ocorrer os encontros, quais as responsabilidades (ou papéis) dos participantes e o que é esperado de cada um. Os objetivos devem ser aceitos pelo paciente, bem como apropriados, do ponto de vista ético e profissional, ao psicoterapeuta. Esse acordo é chamado de

Alternativas
Comentários

ID
3899398
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Conforme Fishman & Minuchin, o terapeuta de família deve, desde o início, tomar certa posição de liderança. Teoricamente, a família e o terapeuta começam a terapia com os mesmos objetivos. A presença da família é um reconhecimento de que eles querem ajuda e de que estão convidando o terapeuta, um especialista, a se introduzir em seu sistema e a ajudá-los a mudar a situação que está produzindo ou mantendo tensão, desconforto ou sofrimento. Porém, na prática, é possível e frequente que os membros da família e o terapeuta divirjam em sua compreensão quanto à localização do sofrimento, à sua causa e ao processo de cura. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários

ID
3899401
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Rogers postulava a existência, no “organismo”, de certas tendências e linhas de força e de certas necessidades: Como o pleno desenvolvimento dessas tendências é função de condições bem determinadas, nossa teoria implica a noção de um ótimo na atualização do ser humano. Esse ótimo pode ser definido como o objetivo da avaliação social, como o resultado final (ideal) da psicoterapia. A pessoa hipotética que se atualizasse plenamente funcionaria, portanto, de um modo ótimo. Quanto à “teoria do funcionamento ótimo” de Rogers, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D

    O "reconhecimento positivo e assertivo do outro sobre si mesmo" é chamado de consideração positiva, enquanto a consideração positiva de si ou autoconsideração refere-se ao reconhecimento do indivíduo sobre si mesmo.


ID
3899404
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Cordioli, as principais técnicas utilizadas na terapia cognitiva focada em esquemas são assim classificadas: técnicas cognitivas; técnicas comportamentais; técnicas interpessoais; e técnicas experienciais. A respeito desse tema, julgue os itens subsequentes.


I. Diálogo de esquemas é uma técnica experiencial; o paciente deve representar (encenar) dois papéis: o de esquema disfuncional e o de esquema adaptativo. Sua tarefa é a de promover uma discussão entre essas duas partes, argumentando como se fosse cada uma delas. 
II. Revisão da vida é uma técnica interpessoal e busca evidências na história de vida do paciente que realmente corroboram os esquemas. O paciente inicia o processo de distanciamento do esquema e pode identificar-se com ele. 
III. Uma técnica cognitiva é desenvolver cartões que contradizem os esquemas. O paciente é encorajado a levá-los consigo e a lê-los com frequência, principalmente quando há a ativação dos esquemas.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários

ID
3899407
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A atitude do psicólogo, empática e continente das angústias do paciente/cliente ou usuário, em uma disposição para a escuta e para estabelecer um verdadeiro vínculo, deve incluir o paciente no processo, compartilhando o trabalho compreensivo em curso. Segundo Bleger, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O campo da relação interpessoal deve ser predominantemente estabelecido e configurado pelo entrevistado!

  • Porque o item B está errado? Não seria demais estabelecer que nunca alguém pode ser alguma coisa? Pra mim nã faz sentido afirmar isso.

  • Para acertar questões de Bleger você tem que decorar o que mais cai. Após apanhar muito desse autor tive que decorar questões recorrentes. O seu livro "Entrevistas psicológicas" (Apesar de Bleger ser psicanalista e psiquiatra ) sua linguagem é voltada para área médica. Portanto nós como psicólogos ao estudar Bleger devemos ter uma visão que muitas dessas questões não é para psicólogo mas para qualquer profissional da saúde, desde médicos enfermeiros, ass sociais , pedagogos etc.

    A chave fundamental da entrevista está na investigação que se realiza durante seu transcurso. Uma forma de se observar bem é ir formulando hipóteses enquanto observa e, durante a entrevista, verificar e retificar as hipóteses no momento em que ocorrem, em função das observações subsequentes, que, por sua vez, se enriquecem com as hipóteses prévias. >>> CORRETA

    Observar, pensar e imaginar coincidem totalmente e formam parte de um só e único processo dialético. Quem não utiliza sua fantasia poderá ser um bom verificador de dados, porém nunca um investigador. >>> CORRETA

    A entrevista diagnóstica é sempre e, ao mesmo tempo, e, em parte, terapêutica. O primeiro fator terapêutico é sempre a compreensão do entrevistador, que deverá comunicar alguns elementos dessa compreensão que possam ser úteis ao entrevistado. Nesse sentido, Bleger enfatiza a qualidade da relação entre psicólogo e cliente como fator que intervém no efeito terapêutico. >>> CORRETA.

    O entrevistado controla a entrevista, porém quem a dirige é o entrevistador. A relação entre ambos delimita e determina o campo da entrevista e tudo o que nela acontece, contudo o entrevistado deve permitir que o campo da relação interpessoal seja predominantemente estabelecido e configurado pelo entrevistador. >>> ERRADA.

    A BANCA INVERTEU AS DEFINIÇÕES QUEM CONTROLA É O ENTREVISTADOR E QUEM DIRIGE É O ENTREVISTADO.

    Tempo, lugar e papel do profissional são fatores do enquadramento da entrevista. O papel técnico do psicólogo implica que ele nunca deverá ser como um amigo em um encontro fortuito nem pretender outro benefício da entrevista que não sejam os seus honorários e(ou) interesses científicos e(ou) profissionais..>>> CORRETO.

  • Antonio a B está correta...presta atenção no enunciado da questão ela está pedindo a incorreta no caso a letra D.

  • Apesar de todo emergente ser sempre situacional ou, dito em outras palavras, provir de um campo, dizemos que na entrevista tal campo está determinado, predominantemente, pelas modalidades da personalidade do entrevistado. De outra forma, poder-se-ia dizer que o entrevistador controla a entrevista, porém quem a dirige é o entrevistado. A relação entre ambos delimita e determina o campo da entrevista e tudo o que nela acontece, porém, o entrevistador deve permitir que o campo da relação interpessoal seja predominantemente estabelecido e configurado pelo entrevistado.


ID
3899410
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Conforme Sartre, o homem é livre porque não é ele mesmo, mas a presença de si. O ser que é o que é não poderia ser livre. A liberdade é precisamente o nada, que é tendo sido no âmago do homem e obriga a realidade humana a fazer-se em vez de ser. Para a realidade humana, ser é escolher-se. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.
I. A liberdade sartreana em nada equivale à vontade, pelo contrário; segundo o autor, a vontade não é senão uma anunciadora do que a liberdade já escolheu: “Quando delibero, os dados já́estão lançados. Quando a vontade intervém, a decisão já está tomada, e a vontade não tem outro valor senão o de anunciadora”.
II. A escolha fundamental da liberdade sartreana é posterior à reflexão, é irrefletida e espontânea, constitutiva dos próprios caminhos da reflexão. Indica uma principialidade e uma autonomia do irrefletido em Sartre.
III. Escolhe-se simplesmente porque se é liberdade, esta é uma condição ontológica de ser, que significa a determinação por uma natureza substancial. Tal condição de natureza determinante indica, por si só, que cada traço do existir é uma escolha.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Que questão tosca.

    Letra B

  •  Sartre em Teorias e Técnicas Psicoterápicas? Isso tá mais pra Filosofia Clínica, que pra Psicologia.


ID
3899413
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As pessoas nascem dentro de um átomo social, formado por suas famílias imediatas ou, como Moreno denominou, seus grupos-modelo. O átomo social de uma pessoa é um construto dinâmico que cresce, muda e, muitas vezes, encolhe, à medida que o indivíduo vai vivendo sua vida. Ele é espontâneo, momentâneo e se altera constantemente. Sendo assim, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários

ID
3899416
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Dalgalarrondo, embora muitos autores utilizem os termos ansiedade e angústia como sinônimos, cabe ressaltar algumas diferenças. Tem-se definido, em algumas correntes teóricas, certos tipos de angústia e de ansiedade. Considerando essas informações, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Ansiedade persecutória ou paranoide (escola kleiniana). É o tipo de ansiedade vivido como temor de retaliação feroz aos ataques imagináriosfantasmáticos, que o sujeito, em sua fantasiaperpetrou contra seus objetos internos ou externos.

  • O erro da C é a palavra FANTASMATICO. Seria FANTASMAGÓRICO.

  • Me corrijam se eu estiver errada, mas quem trabalha com a conceituação fantasmagórica é Dolto e não Klein...


ID
3899419
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No exame das funções psíquicas, segundo Dalgalarrondo, as alterações qualitativas da sensopercepção são as mais importantes em psicopatologia. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta o nome que se dá ao fenômeno que se caracteriza pela percepção deformada, alterada, de um objeto real e presente.

Alternativas
Comentários
  • O DELIRIO - Um sintoma pode pertencer ao campo da consciência, da atenção, do raciocínio, do afeto, da percepção, da memória, por exemplo, entre outros. No caso do delírio, este diz respeito à uma alteração do juízo (que é uma função do pensamento, assim como o raciocínio). Isto é, a capacidade de discernir a verdade do erro, distinguir qualidades, e utilizar a lógica para validar ou refutar sentenças. De acordo com Paim (1980) “o juízo consiste, do ponto de vista da lógica formal, na afirmação ou negação de uma relação entre dois conceitos” (p. 77). Sendo assim, alterações nesta função mental podem levar a ideias delirantes em diversas temáticas, como, por exemplo, grandeza, perseguição, relação, ciúme, influência, referência, entre outros.

    ALUCINAÇÃO - “Define-se alucinação como a percepção de um objeto, sem que este esteja presente, sem o estímulo sensorial respectivo” (Dalgalarrondo, 2008 p. 124). Vale dizer, que em uma situação dessas, podemos alucinar com qualquer um dos nossos sentidos e as alucinações auditivas são o tipo mais frequente encontrado nos transtornos mentais.

    A Ilusão se difere da alucinação, principalmente, por contar com um estímulo que está presente no ambiente. Na ilusão há o estímulo, mas este é percebido de forma distorcida.

    “O fenômeno descrito como ilusão se caracteriza pela percepção deformada, alterada, de um objeto real e presente. Na ilusão, há sempre um objeto externo real, gerador do processo de sensopercepção, mas tal percepção é deformada, adulterada, por fatores patológicos diversos”.

    (Dalgalarrondo, 2008 p. 119)


ID
3899422
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No ajustamento criativo da gestalt-terapia, o processo de contato é um único todo. A partir dessa informação, julgue os itens a seguir.


I. A primeira etapa da sequência de fundos/figuras é o pré-contato (o corpo é o fundo e o apetite ou o estímulo ambiental é a figura). Nesse momento, vê-se o que está inconsciente como sendo “aquilo que é dado” ou o Id da situação, dissolvendo-se em suas possibilidades. 
II. A segunda etapa da sequência de fundos/figuras é o processo de contato. O excitamento do apetite tornase o fundo e algum “objeto” ou conjunto de possibilidades é a figura. O corpo diminui (ou, contrariamente, na dor, o corpo torna-se figura) e há uma emoção. Há a escolha e a rejeição de possibilidades, a agressão ao se aproximar de obstáculos e ao superá-los e a orientação e manipulação deliberadas. Essas são as identificações e alienações do Ego. 
III. A última etapa da sequência de fundos/figuras é o contato final. Em contraste com um fundo de ambiente e corpo desprovidos de interesse, o objetivo vívido é a figura e está em contato. Relaxa- se de toda deliberação e há uma ação espontânea unitária da percepção. A awareness está em seu ponto mais radiante, na figura do Tu. 


Assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • valha meu Deus k

  • Também achei louca essa questão.

  • Detesto polemizar, mas a questão è sbagliata qndo aponta que o contato final é a última e etapa, quando tem tbm o PÓS CONTATO. alguém concorda?


ID
3899425
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação ao atendimento clínico da pessoa idosa, Cordioli apresenta algumas considerações importantes quanto às abordagens em PB e em psicoterapia de grupo de orientação analítica. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.


I. A estipulação de um limite de tempo da PB pode reforçar as inseguranças do paciente idoso quanto às suas necessidades de dependência. 
II. A atividade do terapeuta no estabelecimento e na manutenção de um foco desempenha papel decisivo na eficácia da PB. 
III. É reconhecido que a psicoterapia de grupo com idosos pode reduzir sintomas de ansiedade, depressão, obsessão, além de aumentar a autoestima e as habilidades de comunicação.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • I. A estipulação de um limite de tempo da PB pode reforçar as inseguranças do paciente idoso quanto às suas necessidades de dependência.

    NÃO, poise o atendimento e focal, não dando margens para inseguranças, e se essa for a demanda o trabalho e realizado de forma proporcional a necessidade .

     II. A atividade do terapeuta no estabelecimento e na manutenção de um foco desempenha papel decisivo na eficácia da Psicoterapia breve.

    SIM, pois o terapeuta é como um totem, o direcionamento é feito com base em toda a experiência do terapeuta, por isso recomenda-se que ele seja capacitado e esteja em constante aperfeiçoamento.

    III. É reconhecido que a psicoterapia de grupo com idosos pode reduzir sintomas de ansiedade, depressão, obsessão, além de aumentar a autoestima e as habilidades de comunicação.

    Não só com idosos. Vale lembrar que em Psicoterapia de grupo existem vários papeis sociais representados nesse micro contexto, e durante o processo varias interações conscientes e inconscientes acontecem, projeções, aprendizado, a PG é muito efetiva nas demandas.


ID
3899428
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Dalgalarrondo afirma que, quando, no exame psíquico, se observa o fenômeno de uma ideia se seguir à outra, de forma extremamente rápida, perturbando-se as associações lógicas entre os juízos e os conceitos, as associações entre as palavras deixam de seguir uma lógica ou finalidade, passando a ocorrer por assonância (por exemplo, amor, flor, cor, ou cidade, idade, realidade etc.), e as ideias se associam muito mais pela presença de estímulos externos contingentes. Nesse caso, o fenômeno (sintoma) e a função psíquica que está alterada são, respectivamente, o(a)

Alternativas
Comentários
  • A Questão se refere a letra C

  • pq "fuga de ideias" se ela está apenas meio preso nas palavras e etc... ?

  • Denian, está igualzinho no livro. Sobre a Fuga de ideias: "É uma alteração do fluxo e da estrutura do pensamento secundária a acentuada aceleração do pensamento, na qual uma ideia se segue a outra de forma extremamente rápida, perturbando-se as associações lógicas entre os juízos e os conceitos. A fuga de ideias pode ser classificada como alteração do curso ou como alteração formal do pensamento."

    Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais (p. 201). Artmed. Edição do Kindle. 


ID
3899431
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicodiagnóstico é um procedimento científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos para identificar e avaliar aspectos específicos da personalidade e(ou) comportamentais ou para classificar o caso e prever seu curso possível. Abrange aspectos do passado, do presente e do futuro e inclui os aspectos sadios e os patológicos. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • "Todo psicodiagnóstico pressupõe a utilização de testes, enquanto no DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO esses instrumentos nem sempre são necessários

    incorreta: letra A O diagnóstico psicológico é a conclusão obtida somente por meio dos resultados da aplicação de testes psicológicos. Na prática clínica, o diagnóstico psicológico ou a conclusão diagnóstica ou a hipótese diagnóstica pode ser expressa nos seguintes termos: descritivo; compreensivo/dinâmico; e nosológico-classificatório.

     

     

  • Não entendi como a "D" está correta.

    Ela diz que o diagnóstico é apenas um ponto de vista sobre o paciente... Sério?

    "Olha aqui Joãozinho, no meu ponto de vista você tem um problema no coração"

    "E Mariazinha, na minha opinião tem um déficit neurológico"