SóProvas



Prova UFRGS - 2018 - UFRGS - Vestibular 4º Dia


ID
2817487
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere as afirmações abaixo, sobre a história das sociedades antigas.


I - O Egito faraônico caracterizava-se pela estrutura política horizontalizada, pela pouca estratificação social e pela economia centrada na piscicultura devido às cheias do rio Nilo.

II - Os fenícios mantiveram uma estrutura social militarizada e terrestre, que permitiu a conquista de outros povos na região do Oriente Médio, culminando com o fim de rotas comerciais marítimas com a Ásia.

III- A expansão do Império Persa, durante o governo de Dario I, foi marcada pela unificação dos sistemas tributário e monetário, pela implementação de um código jurídico e por uma rede de estradas e de comunicação.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Os fenícios tinham como a principal atividade o comércio marítimo e não conquistadores, ou seja, obviamente eles não iriam se auto desintegrar por acabar com os próprios negócios.

    Os egípcios se destacam no campo da economia por meio da sua boa agricultura e da sua pecuária, onde aproveitava das cheias do nilo para aumentar a sua produtividade. Além disso, eles também lucravam com cerâmica, tecidos e mineração.

    Sim, Dario I codificou as leis persas e organizou o sistema monetário e tributário pela implementação de um código jurídico e por uma rede de estradas e de comunicação.

  • Economia do Egito se chamava, segundo os livros didáticos, AGROPASTORIL DE REGADIO

    >Agricultura

    >Pasto

    >Rio

    Os fenícios se caracterizavam pelo seu poder maritimo, ou seja, TALASSOCRACIA

  • Vale lembrar que o modo de produção no Antigo Egito foi o Modo de Produção Asiático, em que a produção agrícola propiciada pelas cheias do rio Nilo - geradora de prosperidade e sustento na região - eram coletivas, porém pertencentes ao Estado, que detinha todo o controle e fiscalização desse processo, uma vez que cobrava tributos e, também, forçava, por isso, o trabalho compulsório dos camponeses a fim de que a economia egípcia estivesse saudável.
  • Egito estrutura vertical


ID
2817490
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre o período da chamada Idade Média.


( ) A prática da vassalagem foi incorporada pelo império carolíngio e definiu uma das características principais do feudalismo.

( ) Os servos, de origem camponesa, eram submetidos aos vilões, indivíduos residentes nas cidades, para quem era devido o tributo conhecido como corveia.

( ) O chamado “movimento das cruzadas” articulou interesses religiosos da Igreja com motivações econômicas da nobreza feudal, na busca de riquezas e conquistas de territórios.

( ) O desenvolvimento dos núcleos urbanos e das práticas comerciais acarretou transformações nas formas da educação, com o aparecimento das primeiras universidades voltadas para a formação de profissionais em áreas como medicina e direito.


A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • (V) A prática da vassalagem foi incorporada pelo império carolíngio e definiu uma das características principais do feudalismo.

    Verdadeira, falou em feudalismo tem que vim na sua cabeça logo essa relação pois é a característica principal do feudalismo e lembrando a ordem de suserania e vassalagem ocorre entre nobres.

     (F) Os servos, de origem camponesa, eram submetidos aos vilões, indivíduos residentes nas cidades, para quem era devido o tributo conhecido como corveia.

    Falsa, os vilões eram aqueles que queriam sair do feudo resumindo os vilões era só mais um na sociedade feudal da época e o tributo da corveia iriam pros mais poderosos clero,nobre.

    (V) O chamado “movimento das cruzadas” articulou interesses religiosos da Igreja com motivações econômicas da nobreza feudal, na busca de riquezas e conquistas de territórios.

    Verdadeira, o principal objetivo das cruzadas foi esse: Lutar em nome de Deus pra buscar a salvação e conquistar mais território pra espalhar assim cada vez mais a religião católica

    (V) O desenvolvimento dos núcleos urbanos e das práticas comerciais acarretou transformações nas formas da educação, com o aparecimento das primeiras universidades voltadas para a formação de profissionais em áreas como medicina e direito.

    Verdadeira, com as práticas comerciais começaram a surgir as primeiras faculdades que foram essas medicina e direito


ID
2817493
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Após a Conquista da América, o governo espanhol implementou a “encomienda”, um sistema de exploração do trabalho indígena em benefício da emergente elite conquistadora.


Assinale a alternativa que indica características da "encomienda".

Alternativas
Comentários
  • foi uma instituição jurídica imposta pela coroa com vistas a regular o recolhimento de tributos e circunscrever a exploração do trabalho indígena. Estabelecida a partir de um arranjo contratual, caracteriza-se pela submissão de um número variável de indígenas “pagadores de impostos” a um encomiendero, 


ID
2817496
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o desenvolvimento do pensamento moderno no Ocidente, entre os séculos XIV e XVIII, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O renascimento foi baseada na razao


ID
2817499
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto abaixo.


Linguisticamente, a Europa tornou-se o lar dos ‘arianos’, falantes de línguas indo-europeias advindas da Ásia. A Ásia Ocidental, por outro lado, foi o lar dos povos nativos de línguas semitas, um ramo da família afro-asiática que inclui a língua falada pelos judeus, fenícios, árabes, coptas, berberes, e muitos outros do norte da África e Ásia. Foi essa divisão entre arianos e outros, incorporada mais tarde nas doutrinas nazistas, que, na história popular da Europa, tendeu a encorajar o subsequente menosprezo das contribuições do Oriente para o crescimento da civilização.

GOODY, Jack. O roubo da história. Como os europeus se apropriaram das ideias e invenções do Oriente. São Paulo: Contexto, 2015. p. 38-39.


Assinale a alternativa que indica a visão de mundo aludida no texto.

Alternativas
Comentários
  • A História pode ser contada a partir de diferentes ângulos e visões ideológicas. Sobre a questão do Eurocentrismo, nessa perspectiva, vale destacar que essa é uma postura muito comum quando se pretende hierarquizar culturas e crenças, afirmando que há degraus de superioridade e inferioridade entre povos, etniais, religiões e, até mesmo, lugares e continentes. Esse fato é o motivo para muitas atrocidades e preconceitos que vivenciamos e vivemos, ainda, essa postura hipócrita do Etnocentrismo, o que é razão para a existência do Eurocentrismo.

ID
2817502
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o segmento abaixo, do escritor indígena Ailton Krenak.


Os fatos e a história recente dos últimos 500 anos têm indicado que o tempo desse encontro entre as nossas culturas é um tempo que acontece e se repete todo dia. Não houve um encontro entre as culturas dos povos do Ocidente e a cultura do continente americano numa data e num tempo demarcado que pudéssemos chamar de 1500 ou de 1800. Estamos convivendo com esse contato desde sempre.

KRENAK, Ailton. O eterno retorno do encontro. In: NOVAES, Adauto (org.). A outra margem do Ocidente. São Paulo: Funarte, Companhia das Letras, 1999. p. 25.


Considerando a história indígena no Brasil, a principal ideia contida no segmento é 

Alternativas
Comentários
  • continuidade histórica do contato cultural entre ocidentais e indígenas.autor é claro em falar sobre o choque de clturaras


ID
2817505
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere as afirmações abaixo, sobre a história do Haiti no século XIX.


I - A revolução da independência teve início como uma grande rebelião de escravos e logo se transformou em uma luta mais ampla pela abolição da escravatura e contra a dominação colonial francesa.

II - O exército francês, enviado por Napoleão Bonaparte, em 1804, conseguiu restabelecer o domínio colonial da ilha, com o retorno da escravidão e com o encerramento do processo revolucionário local.

III- O Haiti, mesmo sendo uma das repúblicas mais antigas das Américas e tendo auxiliado nas lutas de independência de outros países americanos, foi excluído do primeiro encontro das nações americanas independentes, em 1826.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • primeira nação em que os próprios negros declararam independência. justamente isso fez com que outros países demorassem a aceitar eles e os excluir

ID
2817508
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o segmento abaixo.


Nas primeiras décadas do século XIX, a região Centro-Sul consolidou-se como eixo político-econômico do Brasil.


Considerando esse processo histórico, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa D expressa algo verdadeiro, contudo não responde à pergunta feita


ID
2817511
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a sociedade brasileira no século XIX e a construção do Estado imperial, considere as seguintes afirmações.


I - O liberalismo, marcado pela defesa da propriedade privada e livre comércio, foi uma das correntes de pensamento adotadas pelas elites escravocratas brasileiras.

II - A unidade nacional, a integridade territorial e a escravidão estão entre os principais pilares da monarquia.

III- A nobreza imperial, definida como uma classe social distinta, era um segmento restrito reservado àqueles que possuíam vínculos de consanguinidade com a aristocracia europeia.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • D. Apenas I e II.

  • I - O liberalismo, marcado pela defesa da propriedade privada e livre comércio, foi uma das correntes de pensamento adotadas pelas elites escravocratas brasileiras. (Correto)

    II - A unidade nacional, a integridade territorial e a escravidão estão entre os principais pilares da monarquia. (Correto)

    III- A nobreza imperial, definida como uma classe social distinta, era um segmento restrito reservado àqueles que possuíam vínculos de consanguinidade com a aristocracia europeia. (Errado)

    R: Era comum que grandes proprietários de terra comprassem títulos de nobreza.

    GABARITO: LETRA D

  • A elite escravocrata não foi contra o liberalismo econômico (o que tornaria a afirmativa I errada)?

  • Sou contrário quanto a afirmação 2, França era uma monarquia e não tinha escravidão

  • Alguém pode explicar a 1?

  • Nobres,

    I)Correta, nosso liberalismo não era igual ao europeu, havia uma CONTRADIÇÃO de ideias liberais, nossa elite pregava o liberalismo até onde lhe era favorável. Como pode ser liberal e defender a escravidão ?

    Para responder esse item era necessário conhece o nosso liberalismo da época, livre comércio e propriedade privada, porém não ocorreu liberalismo mesmo de fato, já que mais da metade da população era escrava.

    II)Correta, apesar de D Pedro II ser abolicionista, inclusive sua família não tinha escravos, com a abolição da escravidão, a monarquia brasileira perdeu seu último apoio , a elite escravocata - essa mesmo que futuramente será a burguesia cafeeira, com isso associa-se a escravidão como um pilar da monarquia, mesmo já sendo uma monarquia parlamentarista , a qual o imperador já não tinha poder absoluto e os seus atos eram revistos pelo parlamento,

    III)Falsa, era possível comprar-se títulos , no brasil não havia uma nobreza de sangue.


ID
2817514
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Após o fim da Guerra Civil norte-americana (1861-1865), antigos soldados confederados e proprietários rurais sulistas organizaram a Ku Klux Klan, grupo que teria influência duradoura na história política norte-americana.


Assinale a alternativa que indica características ideológicas e práticas dessa organização.

Alternativas

ID
2817520
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre as consequências do fim do regime escravista no Brasil, considere as seguintes afirmações.


I - A ausência, logo após a abolição, de um amplo e efetivo projeto político de integração social e econômica dos indivíduos emancipados pode ser considerada um dos fatores das desigualdades raciais que marcam a história republicana brasileira.

II - A emergência de organizações políticas e culturais, como a Frente Negra Brasileira, na década de 1930, define um importante processo de defesa das condições de cidadania e de combate ao racismo.

III- A reflexão sobre a memória da escravidão e suas consequências sociais manifesta-se na criação de uma Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra e na definição do Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, como Patrimônio Mundial da UNESCO.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • E. I, II e III. 


ID
2817523
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considerando a história social do Brasil durante a Primeira República, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Eu fiquei entre as alternativas D e E. Nesse caso é importante lembrar que o modernismo não se caracterizou pelo afastamento da temática nacional e também não copiou os valores sociais dos europeus. A questão era artística mesmo.

    Logo, a alternativa correta é D.

  • também fiquei em duvida entre D e E , só que não coloquei a é porque foi um militar chamado teodoro da fonseca, se é militar é PATRIOTA logo a E coloquei como errada

  • D - Imigração europeia favoreceu a propagação no movimento operário do Anarco sindicalismo

  • Pra saber se a E está correta ou errada é só lembrar da Semana de Arte Moderna, o modernismo se refere a ela na qual há a valorização do que é nacional e o desejo de criar uma arte de origem brasileira sem interferência dos ideais europeus, logo a alternativa E está errada por dizer que há um afastamento do que é nacional.


ID
2817529
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho abaixo.


A despeito de instituições intervencionistas como o Comitê de Alimentos do Reich, Hitler e a liderança nazista em geral tentaram administrar a economia por meio de um controle rígido do mercado econômico em vez de nacionalização ou tomadas de controle estatais diretas. (...). Além disso, o Ministério da Economia insistiu ativamente na criação de cartéis em áreas-chave, de modo a facilitar ao Estado a direção e o monitoramento de aumentos na produção relacionada à guerra. A despeito desse aumento da intervenção estatal, conforme os porta-vozes nazistas insistiam repetidamente, a Alemanha permaneceria uma economia de livre mercado, na qual o Estado proporcionava liderança e estabelecia as metas primárias.

EVANS, Richard J. O Terceiro Reich no Poder, vol. 2. São Paulo: Planeta, 2010. p. 384.


O trecho faz menção à política econômica implementada pelo nazismo na Alemanha da década de 1930.


Assinale a alternativa que indica essa política.

Alternativas

ID
2817532
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere as afirmações abaixo, sobre a Guerra do Vietnã.


I - Os Estados Unidos envolveram-se no conflito entre o Vietnã do Norte e o Vietnã do Sul após o chamado “incidente do golfo de Tonkin”, em que um de seus navios militares foi atacado pela marinha norte-vietnamita.

II - Uma das justificativas para a intervenção norte-americana na região era a chamada “Teoria do Dominó”, que postulava que uma possível vitória comunista no conflito levaria à propagação do comunismo por todo o Sudeste Asiático.

III- O conflito encerrou-se com a vitória das tropas norte-americanas diante dos norte-vietnamitas e, consequentemente, com a divisão entre Vietnã do Sul e Vietnã do Norte que perdura até os dias de hoje.


Quais estão corretas?

Alternativas

ID
2817535
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere as afirmações abaixo, sobre a história da América Central no século XX.


I - Na década de 1930, uma rebelião camponesa liderada por Farabundo Martí foi reprimida pelo governo militar de El Salvador, com o apoio da oligarquia latifundiária local, ocasionando a morte de mais de trinta mil camponeses.

II - Após uma breve e violenta guerra civil na Costa Rica, na década de 1940, a junta vitoriosa aboliu as forças armadas permanentes e abriu espaço para um longo ciclo de governos democráticos e reformistas.

III- No contexto da Guerra Fria, na Guatemala, o governo reformista de Jacobo Árbenz foi deposto por um golpe militar apoiado pelos Estados Unidos, após a tentativa de implementar uma modesta reforma agrária no país.


Quais estão corretas?

Alternativas

ID
2817538
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre a história política brasileira, durante o período entre 1945 e 1964.

Alternativas
Comentários
  • B. O governo de Getúlio Vargas desenvolveu um projeto estatal, criando empresas e instituições voltadas para o desenvolvimento científico e econômico do país.

  • N entendi. Mas esse fato n ocorreu entre o período indicado!!!!!!


ID
2817541
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre o fim da ditadura civil-militar brasileira, nos anos 1980.


I - Entre as principais consequências da ditadura, estão os altos índices de inflação, de endividamento externo e de concentração de renda.

II - Com o sucesso da política social elaborada pelo governo Sarney, houve um processo de apaziguamento dos conflitos rurais, que marcou a chamada “paz no campo”.

III- Com a função de elaborar uma nova constituição para o país, a Assembleia Nacional Constituinte foi formada por cidadãos que não ocupavam mandatos legislativos.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • A. Apenas I.

  • Fiquei com dúvida na nº II, mas lembrei que essa passagem do fim da ditadura para a democracia, o estabelecimento de uma nova constituição, as eleições diretas (Diretas Já), foi um momento conturbado, não teve nada de "paz" (acredito, eu). Então, em questões que pairam dúvida, e há um questionamento mais específico, é sempre bom lembrar do contexto geral, para "chutar" com mais consciência kkkkkkkkk


ID
2817544
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre as relações entre arte, política e sociedade no século XX.


( ) Pablo Picasso denunciou o regime franquista ao retratar as consequências do bombardeio aéreo na cidade de Guernica, no período da Guerra Civil espanhola.

( ) A arte, durante o Nazismo na Alemanha, foi vinculada aos aspectos étnicos do povo alemão, com a condenação de expressões artísticas consideradas inferiores ou degeneradas.

( ) O chamado “Cinema Novo” no Brasil notabilizou-se por uma estética classicista, pela linguagem parnasiana e pelo predomínio de temáticas urbanas.

( ) Os grupos paramilitares, durante o acirramento das perseguições políticas no Brasil, na ditadura civil-militar, organizaram ações violentas contra manifestações artísticas consideradas “de esquerda”, como o ocorrido no teatro onde era encenada a peça Roda Viva, de Chico Buarque de Holanda.


A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas

ID
2817547
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes a diversos acontecimentos históricos ocorridos no ano de 1968.


( ) Na Polônia, a chamada “crise de março”, quando ocorreram greves e protestos estudantis contra o governo comunista, levou a União Soviética a invadir o país e a auxiliar na repressão das manifestações contra o regime.

( ) Nos Estados Unidos, o presidente Lyndon Johnson recusou-se a assinar o Ato dos Direitos Civis e manteve o amplo apoio do governo à legalidade da segregação racial em todo o país.

( ) No México, a violenta repressão do governo (Partido Revolucionário Institucional) aos protestos dos estudantes reunidos na Praça das Três Culturas causou a morte de manifestantes, no episódio conhecido como “Massacre de Tlateloco”.

( ) No Brasil, a “Passeata dos Cem Mil”, no Rio de Janeiro, levou manifestantes às ruas em protesto contra a ditadura civil-militar e pelo restabelecimento das liberdades democráticas.


A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • D. F – F – V – V.


ID
2817550
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o segmento abaixo.


Milton Friedman aprendeu a explorar os choques e crises de grande porte em meados da década de 1970, quando atuou como conselheiro do ditador chileno, o general Augusto Pinochet. Enquanto os chilenos se encontravam em estado de choque logo após o violento golpe de Estado, o país sofria o trauma de uma severa hiperinflação. Friedman aconselhou Pinochet a impor uma reforma econômica bastante rápida - corte de impostos, livre-comércio, serviços privatizados, corte nos gastos sociais e desregulamentação. (...). Foi a estratégia mais extrema de apropriação capitalista jamais tentada em qualquer lugar, e ficou conhecida como a "revolução da Escola de Chicago"(...).

KLEIN, Naomi. A Doutrina de Choque: a ascensão do capitalismo de desastre. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. p. 17.


O segmento faz menção à política econômica imposta pela ditadura de Augusto Pinochet no Chile (1973-1990), sob a orientação dos economistas da chamada “Escola de Chicago”, entre eles Milton Friedman.


Assinale a alternativa que indica essa política e suas características.

Alternativas

ID
2817553
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere as afirmações abaixo, sobre a história da África contemporânea.


I - Em alguns países, a recente ascensão de grupos fundamentalistas, como o Boko Haram, a AlQaeda e o Al-Shabbab, tem favorecido a desestabilização política na região.

II - No Sul do continente, a vitória recente das guerrilhas socialistas contra os governos de Moçambique e Angola significou uma recolonização formal da região pela China.

III- Em países como Serra Leoa e Libéria, a mineração e o comércio de diamantes foram fundamentais para o maior desenvolvimento econômico e a estabilidade de seus regimes democráticos.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Mas a Al-Qaeda tem origem no Afeganistão/Paquistão...
  • quem leu livro fuves,t mayombe, pepetela, Moçambique fazia lutra contra os colonizadores portugueses e não contra o governo


ID
2817556
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes aos processos eleitorais ocorridos nos últimos dez anos, nas Américas e na Europa.


( ) No pleito presidencial francês de 2017, houve um avanço político das forças de extrema-direita, representado pela conquista da presidência pela Frente Nacional de Marine Le Pen.

( ) Nas eleições presidenciais do Chile, em 2010, e da Argentina, em 2015, foram vitoriosas as forças conservadoras-liberais, representadas, respectivamente, pelas candidaturas de Sebastian Piñera e Mauricio Macri.

( ) Nos Estados Unidos, o Partido Democrata, no governo desde 2008, logrou manter a presidência da república e o controle do Congresso Nacional após as eleições gerais ocorridas em 2016.

( ) Nas eleições parlamentares alemãs de 2017, a extrema-direita nacionalista, representada pelo partido Alternativa pela Alemanha, retornou ao Parlamento após um período de mais de sete décadas de ausência.


A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários

ID
2817559
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Leia abaixo a letra da música As caravanas, de Chico Buarque, lançada em 2017.


É um dia de real grandeza, tudo azul

Um mar turquesa à la Istambul enchendo os olhos

E um sol de torrar os miolos

Quando pinta em Copacabana

A caravana do Arará - do Caxangá, da Chatuba

A caravana do Irajá, o comboio da Penha

Não há barreira que retenha esses estranhos

Suburbanos tipo muçulmanos do Jacarezinho

A caminho do Jardim de Alá - é o bicho, é o

buchicho, é a charanga

Diz que malocam seus facões e adagas

Em sungas estufadas e calções disformes

Diz que eles têm picas enormes

E seus sacos são granadas

Lá das quebradas da Maré

Com negros torsos nus deixam em polvorosa

A gente ordeira e virtuosa que apela

Pra polícia despachar de volta

O populacho pra favela

Ou pra Benguela, ou pra Guiné

Sol, a culpa deve ser do sol

Que bate na moleira, o sol

Que estoura as veias, o suor

Que embaça os olhos e a razão

E essa zoeira dentro da prisão

Crioulos empilhados no porão

De caravelas no alto mar

Tem que bater, tem que matar, engrossa a gritaria

Filha do medo, a raiva é mãe da covardia

Ou doido sou eu que escuto vozes

Não há gente tão insana

Nem caravana do Arará


Considerando a realidade brasileira contemporânea, a composição faz referência

Alternativas
Comentários

ID
2817562
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Tomando-se os números primos compreendidos entre 0 e 20, o número de frações do tipo a /b , em que a < b, que pode ser formado é

Alternativas
Comentários
  • Primos entre 0 e 20: 2,3,5,7,11,13,17 e 20.

    a/b sendo a<b

    7/20 (2/20; 3/20; 5/20; 7/20; 11/20; 13/20 e 17/20) + 6/17 + 5/13 + 4/11 + 3/7 + 2/5 + 1/3

    Logo: 7+6+5+4+3+2+1 = 28 formações.

  • Paulo Henrique, apenas uma correção ao seu comentário:

    20 não é primo. Creio que no lugar dele vc deveria ter colocado 19, pois este sim é primo.

    Obs: número primo é aquele que possui como divisores o número 1 e ele próprio. O número 20 não se enquadra como primo porque ele possui vários outros divisores (2,10,4...)

  • Os primos são 2,3,5,7,11,13,15,17,19. Para cada número no denominador, teremos um número de possibilidades para o numerador, lembrando que o denominador deve ser sempre maior que o numerador.

    Desse modo, se for 19 no denominador, teremos todos os outros como possibilidade, pois 19 é o maior deles. Se for 17 no denominador, teremos todos menos o 19 é o 17 e por aí vai.

    Somando as possibilidades para cada caso, marcamos a resposta correta.


ID
2817565
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sendo a e b números reais quaisquer, considere as seguintes afirmações.


I) (a - b)2 ≥ 0.

II) Se a > b então a3 > b3 .

III) Se a > b >1 então 1/a > 1/b > 1 .


Quais afirmações estão corretas?

Alternativas

ID
2817571
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Dadas as funções reais de variável real ƒ e g, definidas por ƒ(x) = x3 e g (x) = ∛x , o intervalo, tal que ƒ(x) > g (x) , é

Alternativas
Comentários
  • São funções inversas uma da outra, assim a gente pode imaginar que a bissetriz dos quadrantes ímpares é um "espelho". A partir daí, o jeito era montar um esboço do gráfico, com isso uma simples análise já mata a questão, mas vou ficar devendo dessa vez, sem gráfico não vai dar pra entender a questão.

    Sugiro olhem o site Geogebra, quando quiser visualizar um função ou algo de geometria analítica, uma calculadora gráfica que mostra exatamente o que cada função assume.


ID
2817574
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Para produzir determinado tipo de tecido, uma fábrica gasta R$ 2,20 por metro. Além disso, há uma despesa fixa de R$ 2.500,00, independente da quantidade de metros produzidos. Se cada metro do tecido é vendido por R$ 4,00, o número mínimo de metros no qual a fábrica passa a ter lucro com a venda é

Alternativas
Comentários
  • Arredondamento sacaneou, avaliador é um cara mal.


ID
2817577
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

As raízes da equação 2x2 + bx + c = 0 são 3 e − 4. Nesse caso, o valor de b - c é

Alternativas
Comentários
  • Como a questão concede as raízes, podemos usar as relações de Girard.

    1) x1 + x2 = -b/a (soma das raízes) e

    2) x1 . x2 = c/a (produto das raízes)

    1) 3 - 4 = -b /a (o coeficiente a é dado no enunciado: 2)

    -1 = -b / 2

    = - 2= -b .(-1)

    => b = 2

    2) 3 . (-4) = C/2

    -12 = c/2

    => c= -24

    agora soma-se os valores como pedido, lembrando de aplicar as devidas trocas de sinais

    b-c = 2 -(-24) = 2 + 24 = 26 (letra E)

    fonte para correlação entre coeficientes e raízes:

    https://www.somatematica.com.br/fundam/equacoes2/equacoes2_8.php


ID
2817583
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere a função real ƒ definida por ƒ(x) =2-x . O valor da expressão S = ƒ(0) + ƒ(1) + ƒ(2) + ... + ƒ(100) é

Alternativas

ID
2817586
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma escola, as turmas de ensino médio totalizam 231 estudantes. Para uma atividade festiva na escola, todos esses estudantes foram dispostos em filas, obedecendo à seguinte disposição: 1 estudante na primeira fila, 2 estudantes na segunda fila, 3 estudantes na terceira fila, e assim sucessivamente.


O número de filas que foram formadas com todos os estudantes é

Alternativas
Comentários
  • A questão envolve uma PA de razão 1 e número de elementos "n". Vamos calcular o seu último elemento:

    an = a1 + (n-1)*r = 1 + (n-1)*1 = n

    Em seguida, visto que ele dá a soma dos "n" elementos dessa PA, vamos usar a fórmula:

    Sn = ((a1 + an)*n)/2 ==> 231 = ((1+n)*n)/2 => n^2 + n - 462 = 0 => raízes "21" e "-22"

    Como o número de elementos não pode ser negativo, chegamos a resposta

    n = 21

    Letra B)

    NOTA: Quando eu fiz essa questão, ela estava classificada em Conjuntos (Diagrama de Venn), eu n sei o por quê...

  • Essa é uma questão de progressão aritmética. 

    A progressão aritmética é basicamente uma sequencia de numeros gerada pela soma do valor anterior com uma constante. 

    Nesse caso: 

    a1 = 1

    a2 = 1+1 = 2

    a3 = 2+1 = 3

    Perceba que a nossa constante é o valor 1. 

    Nesse caso, a soma dos elementos da nossa PA é 231. 

    1 + 2 +3 + …+ an = 231, sendo an o ultimo elemento da soma. 

    A fórmula da soma dos elementos de uma PA é dada por: 

    S = (a1 + an).n/2

    Tomando an = n, teremos: 

    231 = (1 + n).n/2

    231 = n² + n /2 

    231*2 = n² + n

    n² + n – 462 = 0

    temos aqui uma equação do segundo grau e precisamos ahcar suas raízes. 

    Por Bhaskara: 

    Δ = b2 - 4.a.c 

    Δ = 12 - 4 . 1 . -462 

    Δ = 1 - 4. 1 . -462 

    Δ = 1849Há 2 raízes reais.

    Aplicando Bhaskara:

    x = (-b +- √Δ)/2ax' = (-1 + √1849)/2.1  x'' = (-1 - √1849)/2.1

    x' = 42 / 2          x'' = -44 / 2

    x' = 21             x'' = -22


ID
2817589
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Se log3x + log9x = 1, então o valor de x é

Alternativas
Comentários
  • Para resolver a questão, basta mudar a base do logaritmo log9(x):

    log3(x) + log9(x) = 1

    log9(x) = log3(x) / log3(9) = log3(x) / 2 (mudança de base 9 -> 3)

    log3(x) + log3(x)/2 = 1 -> 2 * log3(x) + log3(x) = 2 -> 3 * log3(x) = 2 -> log3(x) = 2/3 -> 3^(2/3) = x -> x = 3√9

    Nota: a base é o número logo após log (o QConcursos não permite usar formatação)

  • Só dividir as bases

  • https://www.youtube.com/watch?v=5e8q9Qb_TRo&list=PLWGawwzib5fbT6pqKh4uldaxw2BzWlZe8&index=10


ID
2817592
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

As raízes do polinômio P(x) = x4 -1 são

Alternativas

ID
2817595
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia o texto abaixo, sobre terremotos.


Magnitude é uma medida quantitativa do tamanho do terremoto. Ela está relacionada com a energia sísmica liberada no foco e também com a amplitude das ondas registradas pelos sismógrafos. Para cobrir todos os tamanhos de terremotos, desde os microtremores de magnitudes negativas até os grandes terremotos com magnitudes superiores a 8.0, foi idealizada uma escala logarítmica, sem limites. No entanto, a própria natureza impõe um limite superior a esta escala, já que ela está condicionada ao próprio limite de resistência das rochas da crosta terrestre. Magnitude e energia podem ser relacionadas pela fórmula descrita por Gutenberg e Richter em 1935: log(E) = 11,8 + 1,5 M onde: E = energia liberada em Erg ; M = magnitude do terremoto.

Disponível em:<http://www.iag.usp.br/siae98/terremoto/terremotos.htm >. Acesso em: 20 set. 2017.


Sabendo que o terremoto que atingiu o México em setembro de 2017 teve magnitude 8,2, assinale a alternativa que representa a melhor aproximação para a energia liberada por esse terremoto, em Erg .

Alternativas
Comentários
  • Log 10 (E) = 11,8 + 1,5 * M

    Log 10 (E) = 11,8 + 1,5 * 8,2

    Log 10 (E) = 11,8 +12,3

    Log 10 (E) =24,10

    (E) = 10^24,10.


ID
2817598
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um ponto A , que se movimenta sobre uma circunferência, tem sua posição p(t) , considerada na vertical, no instante t , descrita pela relação p(t) = 100 - 20sen(t) , para t ≥ 0 . Nesse caso, a medida do diâmetro dessa circunferência é

Alternativas

ID
2817601
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Se a e b são ângulos agudos e complementares, o valor da expressão sen²(a+b) – cos ²(a+b) é

Alternativas

ID
2817607
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere um triângulo equilátero circunscrito a um círculo. Se a distância de cada vértice do triângulo ao centro do círculo é 2 cm, a área da região do triângulo não ocupada pelo círculo, em cm2 , é

Alternativas
Comentários
  • Depois de vcs desenharem é só fazer lei dos senos com um dos 3 triângulos formados aí você acha o lado do triângulo equilátero.. (lembrando que os ângulos internos do triângulo equilátero são 60° e quando você desenha de acordo como o enunciado pede forma 3 triângulos com ângulos 30 30 e 120°)..sabendo o lado do triângulo equilátero você acha o raio do círculo q é a altura do triângulo interno ou seja, usa teorema de Pitágoras... tendo os dado necessário faz a área do triângulo equilátero menos a área do círculo. Letra B.. deve ter um jeito mais fácil mais eu sou ruim pra enxergar..


ID
2817613
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Fundindo três esferas idênticas e maciças de diâmetro 2 cm, obtém-se uma única esfera maciça de raio

Alternativas
Comentários
  • A esfera tem diâmetro 2, ou seja, raio igual a 1. Considerando pi=3, então:

    Volume de uma esfera = 4/3 * pi * r³

    Volume de uma esfera = 4/3 * 3 * 1³

    Volume de uma esfera = 4 cm³

    Como são 3 esferas, então:

    3 * 4 = 12 cm³ é o volume das 3 esferas juntas

    .

    Sabendo que as três esferas juntas são uma só, então o raio dessa esfera é:

    Volume de uma esfera = 4/3 * pi * r³

    12 = 4/3 * 3 * r³

    12 = 4 * r³

    12 / 4 = r³

    r³ = 3

    r = raiz cúbica de 3

  • Volume não aumenta na mesma proporção que o raio


ID
2817616
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um tanque no formato de um cilindro circular reto, cujo raio da base mede 2 m, tem o nível da água aumentado em 25 cm após uma forte chuva. Essa quantidade de água corresponde a 5% do volume total de água que cabe no tanque.


Assinale a alternativa que melhor aproxima o volume total de água que cabe no tanque, em m3 .

Alternativas
Comentários
  • "tem o nível da água aumentado em 25 cm após uma forte chuva. Essa quantidade de água corresponde a 5% do volume total de água que cabe no tanque", ou seja, se 25 cm corresponde a 5% da altura, então:

    25 cm --------- 5%

    x ---------------100%

    x = 500 cm ou 5m

    Portanto, a altura do tanque é de 5m.

    Volume = área da base * altura

    Volume = pi * r² * altura

    Volume = 3,14 * 2² * 5

    Volume = 62,8m³ (aproximadamente 63 metros cúbicos)


ID
2817622
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere a região delimitada pelas inequações x + y ≥ 1 e x2 + y2 ≤ 4 , representadas em um mesmo sistema de coordenadas cartesianas.


Assinale a alternativa que contém o gráfico que melhor representa essa região.

Alternativas

ID
2817625
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere o lugar geométrico dos pontos P =(x, y) que distam 3 unidades do ponto Q = (2, 3).  


Assinale, entre as alternativas, o gráfico que pode representar esse lugar geométrico.

Alternativas

ID
2817631
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere os números naturais de 1 até 100. Escolhido ao acaso um desses números, a probabilidade de ele ser um quadrado perfeito é

Alternativas
Comentários
  • Quadrados perfeitos: números que possuem como raiz quadrada um número inteiro positivo. Sendo assim:

    1, 4, 9, 16, 25, 36, 49, 64, 81 e 100. Ou seja, 10 números de 1 a 100 possuem um quadrado perfeito.

    Probabilidade:

    10/100 = 1/10 (simplificando por 10)

    Alternativa A.


ID
2817634
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Tomando os algarismos ímpares para formar números com quatro algarismos distintos, a quantidade de números divisíveis por 5 que se pode obter é

Alternativas
Comentários
  • Algarismos ímpares: (1,3,5,7,9);

    Para um número ser divisível por 5 há duas possibilidades: ou ele termina em zero ou em 5;

    Como o zero é par não há essa possibilidade, logo todos os números formados terão 5 como algarismo final; sobram quatro números (1,3,7,9)

    4! = 4*3*2 = 24

  • o 4! não da 24?

  • s algarismos ímpares são: 1,3,5,7,9.

    Queremos formar números de 4 algarismos distintos e que sejam divisíveis por 5.

    Para ser divisível por 5, então esses números deverão terminar em 5:

    _ _ _ (5)

    Como os algarismos devem ser distintos, então para a casa do milhar temos 4 opções, para a casa das centenas temos 3 opções e para casa das dezenas temos 2 opções.

    Portanto, pelo Princípio Multiplicativo, existem 4.3.2 = 24 números divisíveis por 5 de acordo com as restrições dadas.

  • Para que um número seja divisível por 5, ele deve terminar em 5. Para que um número ímpar apareça em uma casa decimal, ele deve ser menor que 10. Tirando o número 5, restam 4 desses números disponíveis para arranjamos de 3 a 3 (Arranjo de 4 escolhe 3). Com isso, temos 4! como resposta

  •  Princípio Multiplicativo, existem 4.3.2 = 24 números divisíveis por 5 de acordo com as restrições dadas.

  • algarismos ímpares: 1,3,5,7,9.

    para formar número com quatro algarismos distintos.

    _ x _ x _ x 1

    para ser divisivel por 5 o número tem que terminar em 5 ou 0

    como a questão pede somente os números ímpares só temos o 5, ficando com uma única opção.

    4 x 3 x 2 x 1 = 24

    gab: D

    obs: sempre reponder primeiramente o condição.